Rita de Cássia Flores Müller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8003168800901255
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Pós-doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008-UFSC). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do grupo de Pesquisa EPOS: violência, subjetivações e juventude (IMS/UERJ). Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos do Rio de Janeiro (EBEP/RJ). Editora da Revista Epos: genealogias, subjetivações, violências. Pesquisadora colaboradora do Instituto Noos (RJ). Professora assistente do curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta - Unisuam. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Cássia Flores Müller
Nome em citações bibliográficas
MüLLER, R. C. F.;MULLER, R.F.;MÜLLER, RITA FLORES


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A constituição de uma política de saúde para homens no Brasil (2009-2011): bases simbólicas e lugares de enunciação, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Joel Birman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: saúde; biopolítica; políticas públicas; teoria psicanalítica; estudos de masculinidade.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2008
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Homens falados: performances de gênero e corpo nos paradoxos dos serviços públicos de saúde,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Mara Coelho de Souza Lago.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: estudos de masculinidade; saúde; Gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria psicanalítica.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Não se aplica.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.


Formação Complementar


2006 - 2007
Curso de Formação em Psicanálise. (Carga horária: 272h).
Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Santa Catarina, EBP-SC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Psicologia e Direitos Humanos; Processos grupais; Políticas de Saúde, Grupoterapias, Teoria e Técnica psicanalítica, , Impactos da Violência na Saúde, Orientação de TCC. 1. Psicologia e direitos humanos (4 período): Temas atuais em Psicologia: Direitos humanos, relações étnico-raciais, psicologia e meio ambiente; história da loucura e Saúde Mental. 2. Processos grupais (4 período): O processo grupal e as teorias de grupo. Principais fenômenos grupais. A comunicação humana e as relações interpessoais. A pesquisa de grupos na contemporaneidade. Teorias pioneiras sobre estudos de grupo; Kurt Lewin e o estudo experimental dos grupos; O pensamento de Wilfred Ruprecht Bion; Jacob Levy Moreno e o Psicodrama; A proposta dialética de Pichon-Rivière (grupos operativos); Teorias de análise dos processos grupais na sua inserção social e institucional; Reflexões críticas sobre os diferentes referenciais teóricos e as respectivas práticas de intervenção nos grupos; O grupo como dispositivo e a esquizoanálise de Gilles Deleuze e F. Guattari; o grupo-cartel de Jacques Lacan. 3. Grupoterapias: A formação do psicoterapeuta de grupo: habilidades e competências. Contribuições teóricas à psicoterapia de grupo. Técnicas grupais. Modalidades grupais. A ética nas intervenções em grupos. Atendimentos em grupo e interdisciplinaridade. 4. Impactos da violência na saúde: saúde, normalidade e risco; o biopoder de Michel Foucault; a sociedade do controle de Gilles Deleuze; violência e tipologias. Violência institucional; violência estrutural; violência de gênero; violência contra crianças e adolescentes; violência como forma de linguagem; violência contra pessoas idosas; violência contra portadores de deficiência.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 5
Outras informações
Co-ministrante da disciplina de Teoria Psicanalítica.

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .


Instituto de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais, Noos, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Sistematizadora de metodologia, Enquadramento Funcional: Sistematizadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
A pesquisa Mapeamento de instituições que atendem crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro realizada pelo Instituto Noos objetivou organizar um conjunto de informações geograficamente referenciadas sobre instituições que prestem serviços à infância e à adolescência no Município do Rio de Janeiro visando estabelecer contato com elas e criar/fortalecer uma rede de atenção capaz de dar apoio ao público infanto-juvenil que se conectar à linha telefônica disponibilizada pelo projeto 123Alô! A voz da criança e do adolescente. Rita de C. Flores Müller participou deste projeto como assistente de pesquisa.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
A Pesquisa nacional com os disques especializados de alcance social e de utilidade pública insere-se no projeto ?Garantindo o direito de crianças e adolescentes à liberdade de expressão, comunicação e informação?, objeto do Convênio Nº. 700059/2008, firmado entre o Instituto Noos e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República ? SEDH/PR. Rita de C. Flores Müller integrou o projeto como assistente de pesquisa.


SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, SOS Corpo, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Outro (assistente de pesquisa), Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa (entrevistadora), Carga horária: 20


Instituto de Estudos da Religião, ISER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-professora, Carga horária: 8


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 1
Outras informações
Curso de curta duração ministrado Tema: Violência Doméstica. 3 horas/aula. Participação como docente do curso de Mecanismos de Acesso à Acesso à justiça e violência no contexto urbano do Projeto Universidade Favela. Financiado pela Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública ? Renaesp (Ministério da Justiça).



Linhas de pesquisa


1.
Juventude, subjetivações e violências
2.
Traumas e catástrofes


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Projeto Traumas e Catástrofes
Descrição: A pesquisa visa estabelecer uma cooperação acadêmica internacional interdisciplinar entre professores de vários institutos da UFRJ e pesquisadores de diversos departamentos da Universidade Paris-Diderot. As sedes do acordo são o Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ e a École Doctorale de Psychanalyse/Centre de Recherche Psychanalyse, Médecine et Société da Universidade Paris-Diderot. A pesquisa tem financiamento do CNPq e da Université Paris-Diderot..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
EPOS: genealogia, subjetivações e violências
Descrição: TRIÊNIO 2008-2010 O grupo conduziu o projeto Juventudes, Subjetivações e Violências, financiado pela FAPERJ, e que trouxe diversas contribuições para o debate sobre o tema. Enumeramos as mais importantes: Livro: JUVENTUDES, SUBJETIVAÇOES E VIOLêNCIAS. Org. Helena Bocayuva e Sílvia Alexim Nunes. Rio de Janeiro: Contra Capa 2009. Eventos: I Colóquio: JUVENTUDES, SUBJETIVAÇÕES E VIOLÊNCIAS - 12 de setembro de 2008. UERJ. (Palestrantes: Palestrantes: Ignácio Cano, João Camillo Pena, Joel Birman, Paulo Vaz, Maria Lúcia Karam,Marisa Feffermann, Mary Del Priori, Vera Malaguti Batista). II Colóquio: JUVENTUDES, SUBJETIVAÇÕES E VIOLÊNCIAS: OS NOVOS ANORMAIS - 27 de novembro de 2009. UERJ. (Palestrantes: Adriana Facina, Byan Hogeveen, Gizlene Neder, Helena Bocayuva, Joel Birman, Luciana Boiteux, Madel T.Luz, Pedro Cláudio Cunca Bocayuva Cunha, Silvia Alexim Nunes, Wedencley Alves Santana) Seminário PESQUISA EM MOVIMENTO - 11 de junho de 2010. Uerj (Palestrantes: André Pacheco Teixeira Mendes, Anderson Moraes de Castro e Silva, Danielle Brasiliense, Joel Birman, Marildo Menegat, Roberta Duboc Pedrinha) III Colóquio: FRONTEIRAS E BORDAS: DIREITOS, MÍDIAS E SUBJETIVAÇÕES - 24 de setembro de 2010. UERJ. (Palestrantes: Acácio Augusto, Antônio Augusto Madureira de Pinho, Cláudia Braga de Andrade, Jamil Zugueib Neto, Joel Birman, Luis Gustavo Grandinetti, Silvia Alexim Nunes, Victória Sulocki, Vera Malaguti Batista, Wedencley Alves Santana). CURSOS: (Junto ao Programa de Pós_Graduação Strito Sensu do IMS) 1º semestre 2007 MEDO, VIOLÊNCIA E QUESTÃO CRIMINAL: PSICANÁLISE E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO 2º semestre 2008 JUVENTUDE E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO Publicações REVISTA EPOS. Três edições. ISSN: 2178-700x.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Homens nos serviços públicos de saúde: rompendo barreiras culturais, institucionais e individuais"
Descrição: Pesquisa Multicêntrica nacional, que teve como objetivo identificar a percepção de homens e profissionais de saúde sobre a importância de inserção dos homens em programas públicos de saúde reprodutiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Contracepção e planejamento reprodutivo na percepção de usuárias do Sistema Único de Saúde
Descrição: Pesquisa e Desenvolvimento, Ministério da Saúde. Entrevistadora do projeto Contracepção e Planejamento Reprodutivo, sob coordenação nacional da ONG SOS Corpo/ Recife. Aplicação de questionários com mulheres em idade reprodutiva em diferentes municípios do estado de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Genero e sexualidade: um estudo em uma escola alternativa da ilha de Santa Catarina
Descrição: Pesquisa qualitativo de cunho etnogr[afico em um ano, em uma escola de ensino infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Educação intercultural e e movimentos sociais, cidadania e reconhecimento identitários no Sul do Brasil
Descrição: O projeto RIZOMA: Educação intercultural e e movimentos sociais, cidadania e reconhecimento identitários no Sul do Brasil desenvolveu pesquisas interdisciplinares, agregando quatro núcleos de distintas áreas da UFSC e um nucleo da FURB. O resultado final da parceria foi a realização de um seminário internacional "identidade, diferença e mediações"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: REVISTA EPOS (eletrônica)


Revisor de periódico


2008 - 2009
Periódico: Revista Vivência UFRN
2012 - Atual
Periódico: Nova Perspectiva Sistêmica
2012 - Atual
Periódico: REVISTA EPOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria psicanalítica.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de Gênero.


Idiomas


Português
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Certificado de desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina - Pró Reitoria de Ensino de Graduação.
2001
Certificado de desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina - Pró Reitoria de Ensino de Graduação.
2000
Certificado de desempenho acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina - Pró Reitoria de Ensino de Graduação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WOLLZ, LARISSA ESCARCE BENTO2016WOLLZ, LARISSA ESCARCE BENTO ; CERQUEIRA, JULIANA CECILIO ; MÜLLER, RITA FLORES . AS PEQUENAS BAILARINAS DO BABY CLASS: CONSTRUÇÕES DO FEMININO NO ENSINO DO BALÉ. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 11, p. 745-762, 2016.

2.
MÜLLER, RITA FLORES2016MÜLLER, RITA FLORES; BIRMAN, JOEL . Negociando saberes e poderes: a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e a Sociedade Brasileira de Urologia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online), v. 23, p. 703-717, 2016.

3.
MüLLER, R. C. F.2016MüLLER, R. C. F.; NASCIMENTO, A. ; BIANCHINI, B. . O AUTOCONCEITO DE HOMENS GAYS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. PERSPERCTIVAS EM PSICOLOGIA, v. 20, p. 172-199, 2016.

4.
TONELI, MARIA JURACY FILGUEIRAS2015TONELI, MARIA JURACY FILGUEIRAS ; MÜLLER, RITA FLORES . A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e suas engrenagens biopolíticas: o uso do conceito de gênero como regime de luzes. Fractal: revista de psicologia, v. 27, p. 195-202, 2015.

5.
MÜLLER, RITA FLORES2015MÜLLER, RITA FLORES. Pelo direito da população masculina a saude. REVISTA EPOS (ELETRÔNICA), v. 6, p. 98-116, 2015.

6.
MÜLLER, RITA FLORES2015MÜLLER, RITA FLORES; NICOLAU, A. C. A. S. . O racismo cordial e autoimagem:: um estudo sobre os efeitos da adolescência de jovens negras na baixada fluminense. Conexóes Psi, v. 3, p. 1-22, 2015.

7.
MüLLER, R. C. F.2013MüLLER, R. C. F.. Violência, vulnerabilidade e risco na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. REVISTA EPOS, v. 4, p. 23-32, 2013.

8.
MüLLER, R. C. F.2013MüLLER, R. C. F.. Por uma cartografia do direito do homem à saúde: considerações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e a agenda de direitos reprodutivos e sexuais. Conexões Psi, v. 1, p. 35-56, 2013.

9.
Tonelli, M. J. F.2010Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. ; SOUZA, M. G. C. . Masculinidades e práticas de saúde: retratos da experiência de pesquisa em Florianópolis/SC.. Physis (UERJ. Impresso), v. vol 20, p. 23-32, 2010.

10.
MüLLER, R. C. F.2006MüLLER, R. C. F.. Encontros de Gênero, Família e Trabalho no Brasil Atual: Múltiplas Dimensões de Pesquisa. Revista Estudos Feministas, v. 7, p. 564-566, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, C. O. (Org.) ; MULLER, R.F. (Org.) . Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade. 1. ed. rio de janeiro: Contra Capa, 2017. v. 1000. 200p .

2.
MÜLLER, RITA FLORES; SANTOS, C. O. (Org.) . Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade. 4. ed. RIO DE JANEIRO: Contracapa, 2017.

3.
Tonelli, M. J. F. (Org.) ; LAGO, M. C. S. (Org.) ; Beiras, A. (Org.) ; MüLLER, R. C. F. (Org.) ; VAVASSORI, M. (Org.) . Gênero e pesquisa em psicologia social. Casa do Psicólogo, 2008.

4.
GROSSI, M. P. (Org.) ; BECKER, S. (Org.) ; MENDES, J. C. (Org.) ; PORTO, R. M. (Org.) ; MüLLER, R. C. F. (Org.) . Movimentos sociais, educação e sexualidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
MÜLLER, RITA FLORES. A Politica Nacional de Atenção Integral a Saude do Homem: estratégias de sensibilização e gestao da população masculina. In: Cristiane Oliveira & Rita Flores Muller. (Org.). Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade. 1ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2017, v. , p. 179-195.

2.
MÜLLER, RITA FLORES; WOLLZ, LARISSA ESCARCE BENTO . Aspectos da construção da identidade masculina a partir do filme À procura de Eric (no prelo). Cinema e comensalidade 2. 2ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 9, p. 100-134.

3.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. . Masculinidade e violência de gênero. In: Instituto Promundo; Cultura Salud/EME; REDMAS; Instituto Noos.. (Org.). Programa P: manual para o exercício da paternidade e do cuidado. 1ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. 1, p. 188-205.

4.
MüLLER, R. C. F.. O paradoxo da universalidade no Sistema Único de Saúde: entre o universal e o particular no acesso de homens aos serviços públicos.. In: Mériti de Souza; Maria Juracy Filgueiras Toneli; Mara Coelho de Souza Lago. (Org.). Sexualidade, gênero, diversidades. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. 1, p. 113-130.

5.
MüLLER, R. C. F.; LONGHINI, G. N. . Trabalho feminino, trabalho masculino: desdobramentos da divisão sexual do trabalho. In: Louise Lhullier. (Org.). Quem é a psicóloga brasileira: mulher, psicologia e trabalho. 1ed.Brasília: CFP, 2013, v. 1, p. 65-72.

6.
BONASSI, B. C. ; MüLLER, R. C. F. . A feminização da profissão e a presença das mulheres na psicologia. In: Louise Lhullier. (Org.). Quem é a psicóloga brasileira: mulher, psicologia e trabalho. 1ed.Brasília: CFP, 2013, v. 1, p. 93-101.

7.
LHULLIER, L. ; BONASSI, B. C. ; MULLER, R.F. ; LONGHINI, G. N. . Introduçao: a pesquisa, seus antecedentes e a proposta que a orientou.. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013, v. 1, p. 11-20.

8.
Tonelli, M. J. F. ; MULLER, R.F. . a diferença sexual inflacionada e o imperativo do feminino em psicologia. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. 1ed.Brasilia: Conselho Federal de Psicologia, 2013, v. 1, p. 21-50.

9.
BERNARDES, A. G. ; Tonelli, M. J. F. ; MULLER, R.F. . Racionalidades em psicologia: articulações entre feminino e cuidado. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Psicologia: uma profissão de muitas e diferentes mulheres. 1ed.Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2013, v. 1, p. 149-172.

10.
Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. . A divisão sexual do cuidado com a saúde: homens, mulheres e a economia do gênero nos significados de saúde/doença em Florianópolis/SC. In: Zeide Araujo Trindade; Maria Cristina Smith Menandro; Célia Regina Rangel Nascimento. (Org.). Masculinidades e Práticas de Saúde. Vitória: GM Editora, 2011, v. 1, p. 79-97.

11.
Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. . Zona de Convergência entre Saúde Pública e Masculinidade em favor de uma política feminista de desidentificação dos (bio)homens como sujeito universal.. In: Zeide Araújo Trindade; Maria Cristina Smith Menandro; Célia Regina Rangel Nascimento.. (Org.). Masculinidades e Práticas de Saúde. Vitória: GM Editora, 2011, v. 1, p. 57-78.

12.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. . O sujeito universal do cuidado no SUS: gênero, corpo e cuidado com a saúde nas falas de profissionais, usuários Hospital Universitário, Florianópolis, Santa Catarina. In: Marlene Neves Strey; Conceição Nogueira, Mariana Ruwer de Azambuja. (Org.). Gênero e Saúde: diálogos ibero-brasileiros. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 279-302.

13.
Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Araújo, Suzana Almeida ; Beiras, A. . Estou doente, e agora? Discutindo o acesso de homens aos serviços de saúde. In: Sandra Caponi; Marco Aurélio Peres; Luciana Medeiros; Denise Erig; Nádia Kunkel; Karine Ávila. (Org.). Desigualdades em Saúde no Brasil: O Desafio da Saúde Coletiva (no prelo). 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. 1, p. 737-744.

14.
MüLLER, R. C. F.. Gênero e Sexualidade nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (FCC). In: Miriam Grossi; Simone Becker; Juliana Cavilha Losso; Rozeli Porto; Rita de C. Flores Müller. (Org.). Movimentos Sociais, Educação e Sexualidades. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2005, v. , p. 9-277.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MüLLER, R. C. F.; TAGLIAMENTO, G. . Educação Sexual para Quem?. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. . Os homens e o masculino na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Brasil. In: V Coloquio Internacional de Estudios sobre Varones y Masculinidades, 2015, Santiago. Actas V Coloquio, 2015.

2.
MüLLER, R. C. F.. Por uma política feminista de desidentificação de homens com o sujeito universal: considerações sobre a atual Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem. In: Fazendo Gênero 9: diásporas, diversidades e deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 9: diásporas, diversidades e deslocamentos, 2010.

3.
LAGO, M. C. S. ; SALVARO, G. I. J. ; MüLLER, R. C. F. . Novas lutas, antigas concepções?: mulheres e homens em movimentos pelo direto à saúde. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009.

4.
Araújo, Suzana Almeida ; LAGO, M. C. S. ; Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. . Gênero, homens e políticas públicas: retratos de uma experiência de pesquisa em Santa Catarina. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. Anais VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Porto Alegre, 2007.

5.
MüLLER, R. C. F.. Psicanálise, gênero e saúde: considerações para se pensar a inserção de homens nos serviços de saúde. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. Anais XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social, 2007.

6.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. ; KASZUBOWSKI, E. ; LAGO, M. C. S. ; SOUZA, C. D. . Sobre o que se lê nas entrelinhas: o que mais meninos e meninas podem ler numa história infantil?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

7.
MüLLER, R. C. F.; LAGO, M. C. S. ; Beiras, A. . O ter em oposição ao ser: reflexões sobre masculinidade em um grupo de meninos. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

8.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. . Lugares da fala, lugares da falta: a constituição do gênero como locus de (in)satisfação. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos, 2006, Florianópolis. Anais Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006.

9.
Beiras, A. ; Araújo, Suzana Almeida ; MüLLER, R. C. F. ; Tonelli, M. J. F. ; TAGLIAMENTO, G. . Homens, Gênero e Saúde: discutindo lugares de permanência. In: V Congreso Internacional de Salud Mental y derechos Humanos, 2006, Buenos Aires. Anais V Congreso Internacional de Salud Mental y derechos Humanos, 2006.

10.
Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; LAGO, M. C. S. . Falas e Performances: o masculino lido nas entrelinhas das identificações em meninos de 4 a 6 anos. In: VIII Jornadas Nacionales de Historia de Las Mujeres y III Congreso Iberoamericano de Estudios de Género, 2006, Cordoba. Anais VIII Jornadas Nacionales de Historia de Las Mujeres y III Congreso Iberoamericano de Estudios de Género, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. ; Tonelli, M. J. F. . Saúde Pública, Gênero e Homens em Santa Catarina: Políticas Públicas e a questão do sujeito. In: XV Jornadas Jovens Pesquisadores da AUGM, 2007, Asunción - Paraguai. Anais XV Jornadas Jovens Pesquisadores da AUGM, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRAJANO, T. L. ; MULLER, R. C. F. ; MüLLER, R. C. F. . Mídia e Subjetividade: um estudo dos impactos midiáticos na produção de subjetividade entre mulheres de 20 a 29 anos no Rio de Janeiro.. In: VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: os jovens e seus outros, 2015, Rio de Janeiro. VI JUBRA: Caderno de resumo das comunicações, 2015. p. 220-220.

2.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. ; Araújo, Suzana Almeida . A humanização da saúde do trabalhador: homens e outras inteligibilidades em saúde. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: corpo, violência e poder, 2008, Florianópolis. Anais do Fazendo Gênero 8 Anais, 2008.

3.
MüLLER, R. C. F.; LAGO, M. C. S. . Serviços de Saúde e Corpo: com a palavra, os homens. In: X Congresso Latino Americano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2007, Salvador. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2007.

4.
MüLLER, R. C. F.; LAGO, M. C. S. ; Tonelli, M. J. F. . Homens, gênero e serviços de saúde na Ilha de Santa Catarina. In: X Congresso Latino Americano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2007, Salvador. Anais X Congresso Latino Americano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2007.

5.
Araújo, Suzana Almeida ; Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. . Políticas públicas para homens: a importância da inserção destes nos serviços de saúde. In: IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006, Belo Horizonte. IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006. p. 42-43.

6.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. ; Beiras, A. . Linguagens de gênero: masculinidades faladas por meninos de 4 a 6 anos. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão: Enfrentando as dívidas históricas da sociedade brasileira, 2006.

7.
MüLLER, R. C. F.; SCHUCMAN, L. V. . Pesquisa e Subjetividade: relatos do fazer-se pesquisador em campo. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

8.
GROSSI, M. P. ; MüLLER, R. C. F. . Gênero e Sexualidade em uma escola da Ilha de Santa Catarina: um estudo com crianças de 4 a 6 anos. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

9.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. . Gênero, Infância e Psicanálise: pelos caminhos do portal da capes. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

10.
Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; Araújo, Suzana Almeida ; Tonelli, M. J. F. ; TAGLIAMENTO, G. . Estou doente, e agora? Discutindo o acesso de homens aos serviços de saúde. In: I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, 2006, Florianópolis. Anais I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva, 2006.

11.
MüLLER, R. C. F.. Gênero e os Lugares da Falta. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006. p. 166-166.

12.
MüLLER, R. C. F.; GOMES, M. A. . Nas entrelinhas do portal da capes: a história (não) contada da psicologia. In: IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006, Belo Horizonte. Anais IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2006. p. 49-49.

13.
Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. ; Lodetti, A. S. ; Beiras, A. . O "não lugar" do jovem pai nas políticas públicas de saúde. In: VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006.

14.
MüLLER, R. C. F.; SCHUCMAN, L. V. . Re-construções de gênero: singularidades e coletividades em crianças de 4 a 6 anos. In: XIII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2005, Belo Horizonte. Anais do XIII Encontro Nacional da ABRAPSO. Belo Horizonte: ABRAPSO, 2005.

15.
MüLLER, R. C. F.. Gênero e sexualidade em uma escola alternativa da Ilha de Santa Catarina: um estudo com crianças de 4 a 6 anos. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2004, Florianópolis. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

16.
MüLLER, R. C. F.. Um ilustre e desejado desconhecido: Lacan, o falo e um possível diálogo com teóricas feministas. In: Fazendo Genero 6, 2004, Florianópolis. Anais Fazendo Gênero 6. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

17.
MüLLER, R. C. F.. Os Estudos de Genero e os cadernos de Pesquisa da Fundaçao Carlos Chagas: um levantamento bibliografico. In: IV Encontro Nacional da Rede de Estudos e Pesquisas Feministas (REDEFEM), 2003, Florianopolis. Anais do IV Encontro Nacional da REDEFEM, 2003. p. 23-24.

Apresentações de Trabalho
1.
MULLER, R.F.. A psicologia e a reforma psiquiátrica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MULLER, R. C. F. ; MÜLLER, RITA FLORES . Masculinidades, saúde e cidade: espaços do fazer viver/fazer cuidar no município do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MÜLLER, RITA FLORES. Para além da fé: laicidade e garantia de direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. . Os homens e o masculino na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MÜLLER, RITA FLORES. Atendimento interdisciplinar a mulheres mastectomizadas.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MÜLLER, RITA FLORES. Sexualidades, medicalização e subjetivações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MÜLLER, RITA FLORES. Projeto Digaí Maré: experiência de psicanálise com grupos na Maré. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MüLLER, R. C. F.. Algumas reflexões sobre os estudos: ?Homens e serviços de saúde: rompendo barreiras institucionais, culturais e individuais? e ?Masculinidades e práticas de saúde?.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MüLLER, R. C. F.. SUJEITOS, EXPRESSÕES DE SUBJETIVIDADES E DISPOSITIVOS DE SABER/PODER: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MÜLLER, RITA FLORES. IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MULLER, R.F.. Redistribuição de direitos a saúde integral e de qualidade: desafiospara o atendimento da populaçao masculina no sistema Unico de saúde do Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MüLLER, R. C. F.. Violência, vulnerabilidade e responsabilização: reflexões sobre a atual Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MULLER, R.F.. Por uma política feminista de desidentificação de homens como sujeito universal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MULLER, R.F.; Araújo, Suzana Almeida ; LAGO, M. C. S. . A humanização da saúde do trabalhador: homens e outras inteligibilidade em saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. ; Lodetti, A. S. ; Tonelli, M. J. F. ; CLIMACO, D. A. . Violência de gênero e saúde mental: perspectivas de atendimento a homens que cometem agressão em três países da América Latina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Beiras, A. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. ; MULLER, R.F. ; Araújo, Suzana Almeida . Homnes, genero e serviços de saúde na ilha de Santa Catarina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LAGO, M. C. S. ; MüLLER, R. C. F. . Serviços de saúde e corpo: com a palavra, os homens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. ; LAGO, M. C. S. . Lugares da fala, lugares da falta: a constituição de gênero como locus de (in) satisfação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MüLLER, R. C. F.; Beiras, A. ; KASZUBOWSKI, E. ; SOUZA, C. D. . Sobre o que se lê nas entrelinhas: o que mais meninos e meninas podem ler numa história infantil?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MüLLER, R. C. F.; LAGO, M. C. S. ; Beiras, A. . O ter em oposição ao ser: reflexões sobre masculinidade em um grupo de meninos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Lodetti, A. S. ; CABRAL, G. A. ; MüLLER, R. C. F. . Reflexões e Debates: narrativas sobre cotidianos de violência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Araújo, Suzana Almeida ; Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. . Políticas Públicas para Homens: a importância da inserção destes nos serviços de saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, M. A. ; MüLLER, R. C. F. . Nas entrelinhas do portal da Capes: a história (não) contada da psicologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Araújo, Suzana Almeida ; Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. . Estou doente, e agora? Discutindo o acesso de homens aos serviços de saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MüLLER, R. C. F.. Gênero e os Lugares da Falta. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Beiras, A. ; Lodetti, A. S. ; Tonelli, M. J. F. ; MULLER, R.F. . O 'não lugar do jovem pai nas políticas publicas de saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MULLER, R.F.. Falas e performances: o masculino lido nas entrelinhas das identificações entre meninos de 4 a 6 anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MULLER, R.F.. Genero, infancia e psicanálise: Pelos caminhos do portal da CAPES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
MULLER, R.F.. Linguagens de Genero: masculinidades faladas por meninos de 4 a 6 anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MULLER, R.F.. Genero e sexualidade em uma escola da ilha de Santa Catarina: um estudo com crianças de 4 a 6 anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
MULLER, R.F.. Pesquisa e Subjetividade: relatos do fazer-se pesquisador em campo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
MULLER, R.F.. Politicas publicas para homens: a importancia da inserção destes nos serviços de saude. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, C. O. ; MÜLLER, RITA FLORES . Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SANTOS, C. O. ; MÜLLER, RITA FLORES ; NUNES, S.A. . Editorial. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SANTOS, C. O. ; MÜLLER, RITA FLORES ; NUNES, S.A. . Editorial. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
Teixeira, M. S. ; MULLER, R.F. . Tolerncia institucional a violencia contra mulheres. Brasilia: Fundo para desigualdade de Genero da ONU, 2014 (RELATÓRIO DE PESQUISA).

5.
Abreu, V. I. ; Frenandes, C. ; MüLLER, R. C. F. . Pelo direito à participação: a metodologia do 123Alô! - A voz da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2010 (Sistematização de metodologia).

6.
MÜLLER, RITA FLORES; GROSSI, M. P. ; BECKER, S. ; PORTO, R. M. ; MENDES, J. C. . Articulando redes e buscando diálogos no campo da sexualidade. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MüLLER, R. C. F.. Curso de Extensão Univesitária Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
MÜLLER, RITA FLORES. Coordenadora da mesa-redonda Despatologização da transexualidade: contribuições interdisciplinares. 2017.

2.
MÜLLER, RITA FLORES. Debatedora na Mesa-redonda 'A palavra é...genocídio. O que é a qual o papel da psicologia frente a ele?. 2017.

3.
MÜLLER, RITA FLORES. Relacionamentos amorosos heterossexuais: expectativas masculinas. 2017.

4.
MÜLLER, RITA FLORES. Participação em mesa-redonda 'Psicologia e Raça/Racismo: debates atuais no exercício da profissão. 2015.

5.
MÜLLER, RITA FLORES. Participação em mesa-redonda 'Configurações familiares na atualidade. 2015.

6.
MüLLER, R. C. F.; BECKER, S. ; Tonelli, M. J. F. . Debatedora de Simpósio Temático Gênero, Direito e Psicanálise. 2010.

7.
MüLLER, R. C. F.. Emissão de parecer em artigo científico. 2009.

8.
MüLLER, R. C. F.. Avaliadora de pôsteres no Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006.

9.
MüLLER, R. C. F.. Monitoria Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006.

10.
MüLLER, R. C. F.. Relatório Técnico Florianópolis Março - Dezembro 2006 / Pesquisa Homens e Saúde. 2006.

11.
MüLLER, R. C. F.. Monitoria no XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006.

12.
MüLLER, R. C. F.. Comissão de organização da I Jornada Margens. 2006.

13.
MüLLER, R. C. F.. Contracepção e planejamento reprodutivo na percepção de usuárias do Sistema Único de Saúde. 2005.

14.
MüLLER, R. C. F.. Comissão de organização do II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MüLLER, R. C. F.. Programa Fala Juventude. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MüLLER, R. C. F.; Teixeira, M. S. . Políticas para as mulheres e entraves institucionais: um estudo sobre tolerância institucional à violência contra as mulheres. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
Teixeira, M. S. ; MüLLER, R. C. F. . O que pensam as usuárias sobre os Centros especializados de Atendimento à Mulher. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
MüLLER, R. C. F.. Sobre o im-possível em nós: educação, políticas públicas e psicanálise na atualidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MüLLER, R. C. F.. Violência de gênero. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Teixeira, M. S. ; MüLLER, R. C. F. . Relatório de campo da Pesquisa Nacional com os disques de alcance social e de utilidade pública. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
MüLLER, R. C. F.. Coordenação de Simpósio Temático. 2008. (Coordenaçao).

7.
Beiras, A. ; Araújo, Suzana Almeida ; MüLLER, R. C. F. ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. . Relatório final campo Florianópolis/ SC - Homens e serviços de saúde: rompendo barreiras culturais, institucionais e individuais. 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
MüLLER, R. C. F.. Curso de Extensão Univesitária Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
TAGLIAMENTO, G. ; VAVASSORI, M. ; MüLLER, R. C. F. . Tramas da Sexualidade na Juventude. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MüLLER, R. C. F.. Homens, Gênero e Saúde. 2006. .

11.
MüLLER, R. C. F.. Curso Extensão Universitária Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: conhecer para ajudar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Araújo, Suzana Almeida ; TAGLIAMENTO, G. ; Tonelli, M. J. F. ; MüLLER, R. C. F. . Relatório parcial - Homens e serviços de saúde: rompendo barreiras culturais, institucionais e individuais. 2006. (Relatório de pesquisa).

13.
MüLLER, R. C. F.. Gênero, sexualidade e currículo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
MüLLER, R. C. F.. Pensando as Relaçoes de genero em nosso cotidiano. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MüLLER, R. C. F.; SAYAO, D. T. . Oficina Genero, Educacao e Sexualidades. 2003. (Coordenaçao).

16.
MüLLER, R. C. F.. Violencias, Feminismos e Masculinidades. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
MüLLER, R. C. F.. Direitos Humanos e das Mulheres. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MüLLER, R. C. F.. Fala juventude. 2006.

Demais trabalhos
1.
MüLLER, R. C. F.; SAYAO, D. T. . Educação Gênero e sexualidades. 2003 (Coordenação) .

2.
MüLLER, R. C. F.. Gênero, sexualidade e currículo. 2003 (Oficinas) .

3.
MüLLER, R. C. F.. Gênero no tablado. 2002 (Oficinas) .

4.
MüLLER, R. C. F.. Direitos Humanos e das Mulheres. 2002 (Oficinas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BIRMAN, J.; RIOS, A. R.; BATISTA, M. B.; MüLLER, R. C. F.. Participação em banca de Mariah Fernandes Maia. O interdito sexual em famílias de recasamento. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MüLLER, R. C. F.; LHULLIER, L.; AGUIAR, F. B.. Participação em banca de Adriana Rodrigues. A psicanálise na política de assistência social brasileira: possibilidades, limites e desafios. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MULLER, R.F.; CAPONI, S.; SILVA, M. B. B. E.. Participação em banca de Kelliane de Sá Cruz. Drogas ou psicofármacos? Entre uma ética da intensidade e da extensão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Instituto de Medicina Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BIRMAN, J.; RIOS, A. R.; MüLLER, R. C. F.. Participação em banca de Mariah Fernandes Maia. O interdito sexual em famílias de recasamento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MULLER, R.F.; WOLLZ, L.. Participação em banca de Julia Mariano Gaigher e Greice Nascimento da Silva.Relacionamentos amorosos na pós modernidade: uma leitura de psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta.

2.
MULLER, R.F.; WOLLZ, LARISSA ESCARCE BENTO. Participação em banca de Alan da Costa Castro.Estilos parentais e o desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta.

3.
GABRIEL, M. O.; Pieri, R. V.; MüLLER, R. C. F.. Participação em banca de Jaqueline Wanderley Sampaio Pereira.Análise da violência pelo olhar de crianças moradoras da comunidade da Maré: uma leitura através de desenhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta.

4.
GABRIEL, M. O.; PALIERAQUI, R. B.; MüLLER, R. C. F.. Participação em banca de Adriana Alcântara de Melo.Os desejos dos eus-feminino: uma leitura psicanalítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MüLLER, R. C. F.. Comissão de Avaliação de Pôster/ Seminário Internacional Fazendo Gênero VII. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Subjetivações e gestão dos riscos na atualidade.Sexualidades, medicalização e subjetivações. 2014. (Simpósio).

2.
II Semana Unisuam de Psicologia e VI Fórum de Práticas Psi Unisuam. 2013. (Simpósio).

3.
Palestra Projeto Digaí Maré: experiência de psicanálise com grupos na Maré. 2013. (Outra).

4.
I Colóquio do Projeto Juventudes, Subjetivações e Violências. 2008. (Seminário).

5.
X Congresso Latino Americano de Medicina Social; IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Serviços de Saúde e Corpo: com a palavra, os homens. 2007. (Congresso).

6.
XIV Jornadas Jovens Pesquisadores da AUGM.Políticas Públicas e a Questão do Sujeito em Psicologia Social. 2007. (Simpósio).

7.
Colóquio Memória e Imaginação. 2006. (Outra).

8.
Gênero, Infância e Mídia. 2006. (Encontro).

9.
I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. Estou doente, e agora? Discutindo o acesso de homens aos serviços de saúde. 2006. (Congresso).

10.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Gênero, Infância e Psicanálise: pelos caminhos do portal da Capes. 2006. (Congresso).

11.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Linguagens de gênero: masculinidades faladas por meninos de 4 a 6 anos. 2006. (Congresso).

12.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Pesquisa e Subjetividade: relatos do fazer-se pesquisador em campo. 2006. (Congresso).

13.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Gênero e os Lugares da Falta. 2006. (Simpósio).

14.
IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Nas entrelinhas do Portal da CAPES: a história (não) contada da psicologia. 2006. (Simpósio).

15.
IV Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Políticas Públicas para Homens: a importância da inserção destes nos serviços de saúde. 2006. (Simpósio).

16.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7: gênero e preconceitos.Sobre o que se lê nas entrelinhas: o que mais meninos e meninas podem ler numa história infantil?. 2006. (Seminário).

17.
V Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. Debates e Reflexões: narrativas sobre cotidianos de violência. 2006. (Congresso).

18.
VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. O "não lugar" do jovem pai nas políticas públicas de saúde. 2006. (Congresso).

19.
VIII Jornadas Nacionales de Historia de Las Mujeres y III Congreso Iberoamericano de Estudios de Género. Falas e performances: o masculino lido nas entrelinhas das identificações. 2006. (Congresso).

20.
XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Simpósio).

21.
Conferência: Relações de gênero, de classe e de etnia: a história das enfermeiras no Canadá.Relações de gênero, de classe e de etnia: a história das enfermeiras no Canadá. 2004. (Simpósio).

22.
Projeto Nossa Antropologia. 2004. (Encontro).

23.
II Encontro de Publicações Feministas. II Encontro Internacional de Publicações Feministas. 2003. (Congresso).

24.
II Seminário Internacional Educação Intercultural, gênero e movimentos sociais-identidade, diferença e mediações.II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais - identidade, diferença e mediações. 2003. (Seminário).

25.
Seminario Novas Tecnologias Reprodutivas Conceptivas.Seminario Novas Tecnologias Reprodutivas Conceptivas. 2003. (Seminário).

26.
Turismo sexual e prostituição.Turismo sexual e prostituição. 2003. (Simpósio).

27.
Seminários de Estudos NIGS.Seminários NIGS: a obra de Jane Flax. 2002. (Encontro).

28.
II Encontro de Estudos de Gênero: corpo, sujeito e poder.II Encontro de Estudos de Gênero: corpo, sujeito, poder. 2001. (Encontro).

29.
XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2001. (Encontro).

30.
I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2000. (Outra).

31.
Simpósio Internacional Brasil: 500 anos de encontros e desencontros.Simpósio Internacional Brasil: 500 anos de encontros e desencontros. 1999. (Simpósio).

32.
I Fórum de Psicologia.I Fórum de Psicologia - Pesquisas. 1996. (Outra).

33.
Curso de gerontologia.Curso de Gerontologia. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MÜLLER, RITA FLORES. Gênero, saúde mental e reforma psiquiátrica: desafios atuais. 2017. (Outro).

2.
MÜLLER, RITA FLORES. Saúde Mental e clínica ampliada: desafios no/do território. 2017. (Outro).

3.
MÜLLER, RITA FLORES. Relatos de luta: memorias de uma trabalhadora da reforma psiquiátrica. 2017. (Outro).

4.
MÜLLER, RITA FLORES. Trauma, risco e segurança. 2016. (Congresso).

5.
Araújo, Suzana Almeida ; Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. . XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Outro).

6.
MüLLER, R. C. F.. Seminário Homens, Gênero e Saúde. 2006. (Outro).

7.
Beiras, A. ; MüLLER, R. C. F. ; VAVASSORI, M. ; LAGO, M. C. S. ; Tonelli, M. J. F. . I Jornada Margens: Modos de Vida, Família e Relações de Gênero. 2006. (Outro).

8.
MüLLER, R. C. F.. Seminário Internacional Fazendo Gênero VII. 2006. (Congresso).

9.
MüLLER, R. C. F.. Comissão de organização do XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Congresso).

10.
MüLLER, R. C. F.. Seminario Movimentos Sociais, Educaçao e Sexualidade. 2003. (Congresso).

11.
MüLLER, R. C. F.. II Seminário Internacional Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Simone Amorim. Representações da mulher na Revista Veja: uma análise histórico-social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

2.
Bárbara Bianchinni e Ariadne Nascimento. A autopercecpção de homens gays no município do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

3.
Leonardo Machado. Relações de gênero, preconceito e trabalho docente no primeiro segmento do ensino fundamental: um estudo com professores homens.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

4.
Silvana Lanes. Rede Social, um novo espaço para elaboração do luto: um estudo de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

5.
Adriana Alcântara. Os desejos dos eus-feminino na atualidade: uma leitura psicanalítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

6.
Marco Aurélio da Silva. Sentidos do envelhecer para idosos da UNATI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

7.
July Moreira. Um estudo sobre o castigo físico na infância e seus reflexos na vida adulta.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

8.
Thaís Lopes Trajano. Mídia e subjetividade: um estudo dos impactos midiáticos na produção de subjetividade entre mulheres de 20 a 29 anos no Rio de Janeiro.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.

9.
Ana Caroline Areias. O racismo cordial e a autoimagem: um estudo sobre os efeitos na adolescência de jovens negras na baixada fluminense/RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Augusto Motta. Orientador: Rita de Cássia Flores Müller.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MüLLER, R. C. F.. Violência de gênero. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MüLLER, R. C. F.. Curso Extensão Universitária Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: conhecer para ajudar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 1:53:45