Marjorie Cristina Rocha da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5363263375476530
  • Última atualização do currículo em 21/07/2014


Psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco com ênfase em construção, validação e padronização de instrumentos psicológicos e educacionais. Tem experiência na área de pesquisa e docência com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, inteligência, fatores de sucesso e fracasso escolar, avaliações educacionais em larga escala, Psicanálise e Educação, e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, UNIFIEO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marjorie Cristina Rocha da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário FIEO, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional.
Avenida Franz Voegeli, 300
Vila Yara
06020190 - Osasco, SP - Brasil
Telefone: (11) 36519914
URL da Homepage: http://www.unifieo.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Psicologia (Conceito CAPES 6).
Universidade São Francisco - Itatiba.
Título: Análise psicométrica do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Ricardo Primi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: avaliação em larga escala; psicometria.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia (Conceito CAPES 6).
Universidade São Francisco - Itatiba.
Título: Evidências de validade de uma Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Claudette Maria Medeiros Vendramini.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
2009
Especialização em andamento em Psicanálise, Grupalidade e Intervenção nas Institu. (Carga Horária: 773h).
Centro de Formação e Assistência à Saúde.
Título: Clínica Psicanalítica.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade São Francisco - Itatiba.
Título: Autoconceito e Desempenho Acadêmico de Universitários em Estatística.
Orientador: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Pirâmides Coloridas de Pfister. (Carga horária: 10h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2013 - 2013
Extensão universitária em Testes de atenção e inteligência para o trânsito. (Carga horária: 10h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2013 - 2013
Extensão universitária em Instrumentalização de testes psicológicos-BPR5/BFP. (Carga horária: 10h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2013 - 2013
Distúrbios de aprendizagem: como identificar, lida. (Carga horária: 10h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2012 - 2012
Extensão universitária em Psico-oncologia. (Carga horária: 20h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2012 - 2012
Extensão universitária em Psicologia Forense: análise do comportamento crimi. (Carga horária: 10h).
Infinity Aprendizagem Corporativa e Desenvolvimento Profissional.
2012 - 2012
Capacitação de Aplicadores do teste SON-R 6-40. (Carga horária: 16h).
Universidade de Brasília.
2012 - 2012
Item Response Theory and Computerized Adaptive Tes. (Carga horária: 20h).
University of Cambridge.
2009 - 2009
The Art and Science of Intelligence Test. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2009 - 2009
Structural Equation Modeling. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2007 - 2007
Introdução aos Modelos de Regressão Multinível. (Carga horária: 8h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2007 - 2007
Construción de medidas tipo likert. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2007 - 2007
Análise multivariada de dados psicológicos e educa. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2007 - 2007
Análise fatorial exploratória confirmatória. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
2003 - 2003
El modelo de Rash: fundamentos y aplicaciones. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.


Atuação Profissional



Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Psicologia Educacional

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário FIEO, .


Faculdades Atibaia, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 8

Atividades

02/2014 - 04/2014
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar
02/2013 - 04/2014
Ensino, Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Técnicas de Exame Psicológico aplicadas à Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo e Emocional
02/2013 - 04/2014
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - Psicanálise
08/2013 - 12/2013
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Diagnósticas em Psicologia V
08/2013 - 12/2013
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Atibaia, .

Estágio realizado
Atividades Práticas VIII (Psicodiagnóstico).
08/2012 - 12/2012
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A aprendizagem como fenômeno cognitivo, social e emocional III
Práticas Diagnósticas em Psicologia V
08/2012 - 12/2012
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Atibaia, .

Estágio realizado
Atividades Práticas VIII (Psicodiagnóstico).

Instituto Nacional de Cursos, INCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Atividades

08/2012 - 08/2012
Ensino, Especialização em Avaliação Psicológica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação da Personalidade e Transtorno da Personalidade I
03/2012 - 03/2012
Ensino, Especialização em Avaliação Psicológica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação da Personalidade: Modelos Teóricos e Instrumentos de Avaliação das crianças

Centro de Reabilitação Boldrini Rede Lucy Montoro, BOLDRINI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30


Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de pareceristas Ad hoc

Atividades

06/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Federal de Psicologia/ SATEPSI, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica.

Faculdades Integradas Einstein de Limeira, FIEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Graduação em Psicologia, Carga horária: 20

Atividades

02/2014 - 04/2014
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
02/2011 - 04/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia, .

02/2011 - 04/2014
Serviços técnicos especializados , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Serviço realizado
Apoio técnico no gerenciamento da Clínica Escola.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
Teorias e Técnicas Psicanalíticas II
08/2013 - 12/2013
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
02/2013 - 06/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Tecnicas Psicanalíticas I
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
02/2013 - 06/2013
Estágios , Departamento de Psicologia, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Básico Supervisionado I - Desenvolvimento.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
Teorias e Técnicas Psicanalíticas II
08/2012 - 12/2012
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão em Estágio Básico II- Áreas de Atuação do Psicólogo.
08/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Cargo ou função
Membro voluntária do Comitê de Ética - CEP/FIEL.
02/2012 - 06/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Técnicas de Exame Psicológico I
Técnicas de Exame Psicológico III
Técnicas Grupais
Teorias e Tecnicas Psicanalíticas I
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
02/2012 - 06/2012
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Básico Supervisionado I - Desenvolvimento.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação Vocacional
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
Teorias e Técnicas Psicanalíticas II
08/2011 - 12/2011
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
08/2010 - 12/2011
Serviços técnicos especializados , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Serviço realizado
Atendimento em Plantão Psicológico aos estudantes e funcionários.
02/2011 - 06/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Supervisão de Estágio em Psicoterapia Psicanalítica
Supervisão em Monitoria Escolar- Educacional
Teorias e Técnicas Psicanalíticas I
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II
02/2011 - 06/2011
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Supervisão em Monitoria Escolar-Educacional
Teorias e técnicas Psicanalíticas II
Teorias e técnicas Psicoterápicas I
08/2010 - 12/2010
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
02/2010 - 06/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Teorias e técnicas Psicanalíticas I
Teorias e técnicas Psicoterápicas II
02/2010 - 06/2010
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicopatologia Psicanalítica
Teorias e técnicas Psicanalíticas II
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I
08/2009 - 12/2009
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.
02/2009 - 06/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e técnicas Psicanalíticas I
Teorias e técnicas Psicoterápicas II
02/2009 - 06/2009
Estágios , Clínica Escola das Faculdades Integradas Einstein de Limeira, .

Estágio realizado
Supervisão de Estágio Clínico em Psicoterapia Psicanalítica.

Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4


Colégio Integração MM, INTEGRAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 8


Consultório Particular, CONSULTORIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 8


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado - FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2001 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

08/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Graduação.

Atividade realizada
Estágio Docente (68 horas) em Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso - Psicologia.
08/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

Atividade realizada
Estágio Docente (60 horas) na disciplina Estatística Aplicada às Ciências Humanas e da Saúde II Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
02/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Graduação.

Atividade realizada
Estágio Docente (68 horas) na disciplina Estatística Aplicada às Ciências Humanas e Sociais curso de Pedagogia.
02/2006 - 06/2006
Outras atividades técnico-científicas , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Graduação.

Atividade realizada
Estágio Docente (68 horas) na disciplina Estatística Aplicada às Ciências Humanas e Sociais curso de Psicologia.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aprimoramento, Enquadramento Funcional: Psicoterapia psicanalítica adulto, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Psiquiatria.

Atividade realizada
Teoria e prática em Psicoterapia Psicanalítica individual em adultos (1.248h).


Linhas de pesquisa


1.
Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na Avaliação Psicológica e Educacional

Objetivo: Uma das preocupações atuais dos órgãos responsáveis pela Educação, no nosso país, está voltada para a avaliação educacional, que necessita de metodologias apropriadas para a sua fundamentação. A utilização de instrumentos de medida para avaliar e acompanhar o conhecimento adquirido pelos alunos, como também o desenvolvimento de habilidades básicas, ao longo do tempo, faz-se cada vez mais necessário. Este fato tem motivado pesquisadores da psicologia e da educação a buscar ferramentas mais poderosas para serem utilizadas nos processos quantitativos dessa avaliação. Uma dessas ferramentas é a teoria de resposta ao item (TRI). Considerando, também, a importância de se considerar instrumentos de qualidade que propiciem a validade das inferências feitas a partir de situações específicas e aplicadas ao contexto educacional a presente pesquisa visa analisar e construir instrumentos de avaliação de habilidades acadêmicas de estudantes do ensino fundamental, médio e superior, utilizando métodos psicométricos mais modernos, e contribuir para o melhor entendimento do desempenho acadêmico dos estudantes em provas destinadas a avaliar tais habilidades, em especial as habilidades acadêmicas em matemática e estatística...
2.
Avaliação e construção de testes de inteligência e de habilidades acadêmicas

Objetivo: A inteligência tem sido foco de atenção de pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, em diferentes contextos e com diferentes tipos de população. Esses estudos têm motivado a busca de instrumentos válidos e fidedignos que possam garantir inferências mais confiáveis e seguras sobre os diferentes aspectos da inteligência. Na área educacional é relevante estudar as habilidades acadêmicas dos estudantes que geralmente estão altamente correlacionadas com as habilidades cognitivas, embora representem construtos separados e distintos. Com o objetivo de contribuir com pesquisadores e profissionais dessa área de conhecimento propõe-se estudar as propriedades psicométricas de instrumentos acadêmicos e de inteligência, bem como interpretar os resultados desses testes em contextos específicos...
3.
Fatores emocionais e cognitivos relacionados às dificuldades de aprendizagem

Objetivo: Verificar características como suporte familiar, autoconceito assim como inteligência que possam estar vinculados às dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental..
4.
Processos educacionais no contexto social e político
5.
Avaliação em desenvolvimento humano e aprendizagem: implicações educacionais


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Produção de sentidos sobre o aprender e as dificuldades de aprendizagem

Descrição: Esse projeto visa contribuir para o avanço teórico-prático das metodologias de avaliação e intervenção nos processos de ensino-aprendizagem por meio da compreensão dos sentidos subjetivos em torno do aprender e as disposições individuais, familiares, institucionais e sociais existentes; bem como reflexões sobre as implicações das medidas de desempenho escolar para o aluno e instituições. Portanto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar as representações psíquicas decorrentes dos processos de aprendizagem e dos resultados das avaliações educacionais na perspectiva de alunos, professores, gestores e familiares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Marjorie Cristina Rocha da Silva - Coordenador / Maria de Fátima Xavier - Integrante / Marisa Irene Siqueira Castanho - Integrante / Geraldo Antônio Fiamenghi Júnior - Integrante.
2013 - Atual
Educação Integral: mapeando experiências de jornada escolar ampliada em dois municípios paulistas

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo produzir conhecimento sobre diferentes concepções e configurações educativas adotadas em realidades locais como solução para a problemática da qualidade do Ensino Fundamental. Especificamente, propõe investigar experiências de implantação de propostas de Educação Integral em dois municípios paulistas, visando contribuir com alguns elementos analíticos a partir da realidade estudada como subsídios para a discussão da Educação Integral nesses municípios. Adota uma metodologia da ação participativa e da produção coletiva do conhecimento a partir de informações objetivas e subjetivas que serão fornecidas pelos participantes (gestores, educadores, pais e alunos) nas unidades escolares selecionadas por critérios de presença de programas de educação integral, de população atendida e de região onde se localiza a escola, de acordo com indicadores de pobreza/exclusão. Espera-se que o conhecimento assim produzido seja favorecedor do desenvolvimento de novas ações nos contextos escolares com impacto significativo na qualidade do processo ensino-aprendizagem de crianças e jovens ofertado pelas propostas de educação integral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marjorie Cristina Rocha da Silva - Coordenador / Marisa Irene Siqueira Castanho - Integrante / Orlando Coelho Barbosa - Integrante / Silvana Gomes Mancini - Integrante / Nitiren Queiroz Castro - Integrante / Irene Vicente de Arruda - Integrante / Terezinha José Inacio Zorzim - Integrante / Viviane da Silva Rocha - Integrante / Francisco Ferreira Cutrim - Integrante / João Batista de Freitas - Integrante / Sonia Casarin - Integrante.
2010 - Atual
Avaliação de questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem: autoconceito, suporte familiar e inteligência

Descrição: O presente trabalho se propõe a averiguar possíveis relações entre autoconceito, percepção de suporte familiar e raciocínio em crianças com dificuldades de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marjorie Cristina Rocha da Silva - Coordenador / Daiene Rigotto - Integrante.
2009 - Atual
Estudos para construção de uma bateria para a avaliação de dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita em crianças

Descrição: Posto que as dificuldades de aprendizagem implicam em características tanto psicossociais como cognitivas e a crescente necessidade de um procedimento de avaliação que cubra todos esses aspectos e de conta de analisar tais dificuldades como um todo, este estudo se propõe a desenvolver uma bateria de instrumentos de avaliação psicoeducacional visando um melhor diagnóstico das dificuldades escolares dos alunos. Participarão da pesquisaestudantes do ensino fundamental que freqüentam de quartas séries à nonas provenientes de escolas e públicas e particulares de cidades do interior do estado de São Paulo de ambos os sexos e com idades entre 8 e 14 anos. Serão aplicados instrumentos de avaliação da memória de trabalho, atenção, problemas de aprendizagem e outros de rastreio de funções executivas e habilidades sociais de forma coletiva após a autorização dos responsáveis...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marjorie Cristina Rocha da Silva - Integrante / Daniel Bartholomeu - Coordenador / José Maria Montiel - Integrante.
2007 - Atual
A Validade do ENADE para Avaliação da Qualidade dos Cursos de Instituições de Ensino Superior

Descrição: Sistemas de avaliação em larga escala, desenvolvidos por entidades públicas, têm um papel fundamental para levantar informações sobre a eficiência e qualidade das organizações que provêm bens públicos fundamentais à população. Um ponto fundamental desses sistemas para instituições educacionais é a construção de medidas da qualidade das organizações. Uma questão que permeia tais sistemas é legitimidade das medidas que são utilizadas. A legitimidade dessas medidas deve ser estabelecida por um conjunto de estudos delineados para testar se as informações e interpretações que são feitas a partir dos dados dos instrumentos estão funcionando como planejado. Na literatura psicométrica, isso é tratado dentro do tema validade. As informações dos estudos de validade trazer fundamentais sobre a legitimidade e limitações das explicações dos resultados obtidos a partir dos instrumentos e apontam caminhos que devem ser seguidos para aumentar sua eficácia. Apesar da importância, existem poucos estudos de validade feitos com os sistemas de avaliação desenvolvidos pelo MEC. Dada o impacto social que tais sistemas possuem, é urgente que estudos desse tipo sejam desenvolvidos. Assim o presente projeto foi desenvolvido propondo um enquadramento metodológico amplo embasando a realização de estudos de validade dos sistemas de avaliação do ensino superior empregando principalmente o ENADE (mas também o ENEM). O projeto foi apresentado e aprovado na chamada CAPES/INEP Observatório da Educação e é atualmente financiado por essas entidade e dispõe dos bancos de dados desses instrumentos aplicados em todo o país e em todos os cursos.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Marjorie Cristina Rocha da Silva - Integrante / Claudette Maria Medeiros Vendramini - Integrante / Ricardo Primi - Coordenador / Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes - Integrante / Lucas de Francisco Carvalho - Integrante / Fabiano Koich Miguel - Integrante / Sannyo Drumond - Integrante / Daniel Bartholomeu - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - 2010
Periódico: Psico-USF


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2011 - 2011
Periódico: IMPULSO: Revista de Ciências Sociais e Humanas
2011 - Atual
Periódico: Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia
2012 - Atual
Periódico: Psico-USF (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA CLÍNICA/Especialidade: Psicoterapia Psicanalítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Professora Homenageada Turma Psicologia ano 2011, Faculdades Integradas Einstein de Limeira.
2006
Indicação da banca de defesa de mestrado para ingresso direto no Doutorado, Universidade São Francisco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRIMI, R.2013 PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; Santana, P. R. ; Muniz, M. ; Almeida, L. S. . The use of the bi-factor model to test the uni-dimensionality of a battery of reasoning tests. Psicothema (Oviedo), v. 25, p. 115-122, 2013.

2.
SOUZA, A. M.2013SOUZA, A. M. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . Validade preditiva de um processo seletivo em relação ao desempenho de universitários de Psicologia. Encontro (Santo André), v. 16, p. 55-68, 2013.

3.
SILVA, M. C. R.2012SILVA, M. C. R. ; Ferraz, V. E. ; Oswaldo, Y. C. . Auto-Eficácia: uma avaliação do formando universitário frente à transição para o mercado de trabalho. Encontro (Santo André), v. 15, p. 107-120, 2012.

4.
Bartholomeu, D.2011Bartholomeu, D. ; CARVALHO, L. F. ; SILVA, M. C. R. ; MIGUEL, F. K. ; Machado, Afonso Antonio . Aceitação e Rejeição entre pares e habilidades sociais em universitários. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 16, p. 155-162, 2011.

5.
Bartholomeu, D.2011Bartholomeu, D. ; SILVA, M. C. R. ; MONTIEL, J. M. . Teste de habilidades sociais para crianças: evidências psicométricas de uma versão inicial. Psico-USF (Impresso), v. 16, p. 33-43, 2011.

6.
SILVA, M. C. R.2011SILVA, M. C. R. ; Fontana, E. . Psicologia Jurídica: caracterização da prática e instrumentos utilizados. Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 2, p. 56-71, 2011.

7.
SILVA, M. C. R.2011SILVA, M. C. R. ; Gigich, A. R. . Atuação do psicólogo social comunitário: o romper de um ciclo. Encontro (Santo André), v. 14, p. 63-78, 2011.

8.
PRIMI, Ricardo2011 PRIMI, Ricardo ; HUTZ, Claudio Simon ; SILVA, M. C. R. . A prova do ENADE de Psicologia 2006: Concepção, Construção e Análise Psicométrica da Prova. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 10, p. 271-294, 2011.

9.
CARVALHO, L. F.2010CARVALHO, L. F. ; Bartholomeu, D. ; SILVA, M. C. R. . Instrumentos para Avaliação dos Transtornos da Personalidade no Brasil. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 9, p. 289-298, 2010.

10.
SILVA, M. C. R.2010SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; LOPES, F. L. . Diferenças entre gênero e perfil sócio-econômico no Exame Nacional de Desempenho do Estudante. Avaliação (UNICAMP), v. 15, p. 185-202, 2010.

11.
LOPES, F. L.2010LOPES, F. L. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . O perfil do estudante de Pedagogia no Brasil. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, v. 14, p. 125-139, 2010.

12.
SILVA, M. C. R.2010SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; NUNES, C. H. S. S. . Proposta de organização das variáveis do questionário socioeconômico do ENADE para pesquisas em eficácia escolar. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, v. 14, p. 221-239, 2010.

13.
PRIMI, R.2010PRIMI, R. ; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. ; SILVA, M. C. R. . Análise do funcionamento diferencial dos itens do Exame Nacional do Estudante (ENADE) de psicologia de 2006. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 379-393, 2010.

14.
Vendramini, C. M. M.2009Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. . Avaliação de atitudes de estudantes de psicologia via modelo de crédito parcial da TRI. Psico-USF (Impresso), v. 14, p. 287-298, 2009.

15.
PRIMI, R.2009 PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; MATA, A. S. . Questões Metodológicas Referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC), v. 38, p. 125-134, 2009.

16.
PRIMI, R.2009PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. ; Vendramini, C. M. M. . Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na Interpretação das Notas do ENADE de Psicologia. Revista de Educação AEC (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-5280 Revista de Educação ANEC), v. 38, p. 115-124, 2009.

17.
NORONHA, A. P. P.2007NORONHA, A. P. P. ; SILVA, M. C. R. ; HATAMOTO, C. T. ; RABELO, I. S. ; COBERO, C. ; BIGHETTI, C. A. . Estudo correlacional entre instrumentos de avaliação de interesses profissionais. Encontro (Santo André), v. 11, p. 11-30, 2007.

18.
JOLY, M. C. R. A.2007JOLY, M. C. R. A. ; SILVA, M. C. R. ; NUNES, M. F. O. ; SOUZA, M. S. . Análise da produção científica em painéis dos Congressos Brasileiros de Avaliação Psicológica. Avaliação Psicológica, v. 6, p. 239-252, 2007.

19.
SILVA, M. C. R.2006SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, p. 177-196, 2006.

20.
SILVA, M. C. R.2005SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Autoconceito e Desempenho de Universitários na disciplina Estatística. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 9, p. 261-268, 2005.

21.
Vendramini, C. M. M.2004Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; CANALLE, M. . Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, p. 331-342, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Bartholomeu, D. (Org.) ; SILVA, M. C. R. (Org.) ; MONTIEL, J. M. (Org.) . Teste de Habilidades Sociais para crianças e adolescentes em situação escolar (THAS-C). Manual técnico e cadernos de aplicação.. 1. ed. São Paulo: Menon, 2014. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
Bartholomeu, D. ; MONTIEL, J. M. ; SILVA, M. C. R. ; Cozza, H. P. ; Machado, Afonso Antonio . Transtornos de personalidade e personalidade no esporte. In: Lucas de Francisco Carvalho; Ricardo Primi. (Org.). Perspectivas em psicologia dos transtornos da personalidade: Implicações teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. , p. 56-66.

2.
SILVA, M. C. R. ; MONTIEL, J. M. ; Bartholomeu, D. . A importância das Emoções no processo de aprendizagem e no entendimento sobre as dificuldades de aprendizagem. In: Bartholomeu, D.; Montiel, J. M.; Carvalho, L. F.; Miguel, F. K.; & Bueno, J. M. H... (Org.). Atualização em avaliação e tratamento das emoções. 1ed.São Paulo: Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda, 2013, v. 1, p. 353-366.

3.
CECATO, J. F. ; SILVA, M. C. R. ; Cozza, H. P. ; PESSOTTO, F. . O desenvolvimento infantil e a expressão emocional por meio do lúdico. In: Bartholomeu, D; Montiel, JM; Miguel, FK; Carvalho, LF; Bueno, JMH.. (Org.). Atualização em avaliação e tratamento das emoções. 1ed.São Paulo: Vetor, 2013, v. 1, p. 201-218.

4.
Bartholomeu, D. ; SILVA, M. C. R. ; Pires, S. D. ; PRIMI, R. . Estabelecimento de pontos de corte pela TRI para uma prova equalizada com o ENADE. In: Fernando Cesar Capovilla. (Org.). (Org.). Transtornos de aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2ed.São Paulo: Memnon, 2011, v. , p. 303-312.

5.
SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; PRIMI, R. . Teoria de Resposta ao Item: equalização da prova de Administração do ENADE. In: Fernando Cesar Capovilla. (Org.). (Org.). Transtornos de aprendizagem: Progressos em avaliação e intervenção preventiva e remediativa. 2ed.São Paulo: Memnon, 2011, v. , p. 313-320.

6.
Vendramini, C. M. M. ; DIAS, A. S. ; SILVA, M. C. R. . Aprendizagem de conceitos estatísticos em estudantes de diferentes níveis de ensino. In: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly; Célia Vectore. (Org.). Questões de pesquisa e práticas em Psicologia Escolar. 1ed.São Paulo: Casa do psicólogo, 2006, v. , p. 171-190.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . Application of Item Response Theory in the attitudes evaluation. In: ICME 11 - International Congress on Mathematical Education, 2008, Monterrey, México. ICME 11 - International Congress on Mathematical Education, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. C. R. ; Pires, S. D. ; Bartholomeu, D. . Estudos Psicométricos aplicados à área de Avaliação Educacional. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Livro de resumos do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

2.
OTTATI, F. ; AMBIEL, R. A. M. ; SCADUTO, A. A. ; SILVA, M. C. R. . Grupo de estudantes de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica (GEPAP): Apresentação, Atividades e Propostas. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Livro de Resumos do III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

3.
NOGUEIRA, S. O. ; SILVA, M. C. R. . A Utilização do Inventário Fatorial da Personalidade nos Processos Seletivos. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2008, Florianópolis/SC. III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2008.

4.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; LOPES, F. L. . Diferenças entre gênero no Exame Nacional de Desempenho do Estudante. In: 5ª Jornada de Educação, 2008, Itatiba/SP. 5ª Jornada de Educação, 2008.

5.
SILVA, M. C. R. ; PRIMI, R. . Evidencias de validade do Exame Nacional de Desempenho do Estudante para avaliação da qualidade do curso de engenharia. In: VI Encontro de Pós Graduação, 2007, Bragança Paulista. XIII Encontro de Iniciação Científica, VI Encontro de Pós-Graduação, II Encontro de Extensão Universitária, 2007. p. 2-2.

6.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; DIAS, A. S. . Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na avaliação de atitudes. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007, João Pessoa. III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007. p. 43-43.

7.
SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; Vendramini, C. M. M. ; BRITO, M. R. F. . Contribuição da Iniciação Científica para o desempenho dos estudante no ENADE. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007, João Pessoa. III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007. p. 127-127.

8.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; NOGUEIRA, S. O. . Evidência de validade da prova de Pedagogia do ENADE 2005. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007, João Pessoa. III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007. p. 203-203.

9.
DIAS, A. S. ; SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; BRITO, M. R. F. . Hábitos de leitura dos estudantes de Matemática que participaram do ENADE 2005. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007, João Pessoa. III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007. p. 220-220.

10.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na avaliação de uma escala de autoconceito acadêmico. In: III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007, João Pessoa. III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2007.

11.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Autoconceito Acadêmico de estudantes de Psicologia. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007.

12.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; DIAS, A. S. . Atitudes de estudantes de Psicologia. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João del Rey. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007.

13.
SILVA, M. C. R. ; SALVIATTI, M. ; SANTOS, M. O. O. . O papel da família na hospitalização de pacientes com câncer. In: ª Jornada Científica do Curso de Psicologia e Semana de Estudos do Curso de Psicologia, 2007, Itatiba. ª Jornada Científica do Curso de Psicologia e Semana de Estudos do Curso de Psicologia, 2007.

14.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . University Students Attitudes towards Statistics. In: 7th International Conference on Teaching Statistics, 2006, Salvador. ICOTS-7 Conference Proceedings on CD. United States: Allan Rossman, Beth Chance. p. 64-64.

15.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Evidências de validade de uma Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística. In: V Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2006, Itatiba. V Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu. Itatiba: Diretoria Acadêmica de Pós-Graduação da Universidade São Francisco, 2006. v. 1. p. 37-37.

16.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Autoconceito Acadêmico de Universitários em Estatística. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

17.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . Atitudes de universitários em relação à Estatística. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

18.
SANTOS, A. A. A. ; JOLY, M. C. R. A. ; SUEHIRO, A. C. B. ; SILVA, M. C. R. ; CAMPOS, P. C. ; EVANGELISTA, A. P. . Identificação dos Estilos de Aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

19.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; JOLY, M. C. R. A. . Autoconceito e desempenho acadêmico em estatística. In: VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005, Curitiba. VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

20.
BUENO, B. W. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Ghiraldelli, C . Avaliação do raciocínio estatístico pela teoria de resposta ao item. In: I Congresso Nacional de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2003, Campinas. Livro de resumos: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Campinas, 2003. v. 1. p. 108-108.

21.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; BUENO, B. W. ; SILVA, L. S. . Avaliação da dimensionalidade dos traços latentes medidos em uma prova de desempenho estatístico. In: I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2003, Campinas. Livro de Resumos: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. Campinas, 2003. v. 1. p. 93-93.

22.
Vendramini, C. M. M. ; BUENO, B. W. ; SILVA, L. S. ; SILVA, M. C. R. . Estudo para a validação de uma prova de matemática e estatística. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Anais do VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. v. 1. p. 28-28.

23.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; BUENO, B. W. . Análise de itens em testes educacionais. In: Primer Congreso Marplatense de Psicología: La Psicología Hoy, 2003, Mar del Plata. Primer Congreso Marplatense de Psicología: La Psicología Hoy. Mar de Plata, 2003. v. 1. p. 104-105.

24.
BUENO, B. W. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Ghiraldelli, C . Avaliação do Raciocínio Estatístico pela Teoria de Resposta ao Item. In: I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2003, Campinas. Livro de Resumos: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2003. v. 1. p. 108-108.

25.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; CANALLE, M. ; FRANCO, G. . Análise clássica e moderna dos itens de uma prova de estatística. In: VIII Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2002, Bragança Paulista. VIII Encontro de Iniciação Científica. Bragança Paulista: Departamento gráfico da Universidade São Francisco, 2002. v. 1. p. 38-38.

26.
CANALLE, M. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; FRANCO, G. . Aplicação da teoria de resposta ao item na avaliação do desempenho em estatística. In: VIII Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu, 2002, Bragança Paulista. VIII Encontro de Iniciação Científica. Bragança Paulista: Departamento Gráfico da Universidade São Francisco, 2002. v. 1. p. 36-36.

27.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; CANALLE, M. ; FRANCO, G. . A Teoria de resposta ao item na avaliação de uma prova de estatística. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, 2002. p. 1278-1278.

Artigos aceitos para publicação
1.
Oswaldo, Y. C. ; CORREA, D. A. ; SILVA, M. C. R. . DROGADICÇÃO NO TRABALHO: RISCO A QUALIDADE DE VIDA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL. Psicologia Argumento (PUCPR. Online), 2015.

2.
XAVIER, M. F. ; RODRIGUES, P. H. J. ; SILVA, M. C. R. . A importância da família na recuperação de dependentes químicos. Encontro: revista de psicologia, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
Fontana, E. ; SILVA, M. C. R. . Psicologia Jurídica: caracterização da pratica e suas ramificações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, M. C. R. ; Moreira, J. T. ; Ferraz, V. E. . Auto-eficácia: uma avaliação do formando universitário frente a transição para o mercado de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, M. C. R. ; Gigich, A. R. . A Atuação do psicólogo social comunitário: o romper de um ciclo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LOPES, F. L. ; Vendramini, C. M. M. ; MATA, A. S. ; SILVA, M. C. R. . Teoria de Resposta ao Item: Contribuições para a interpretação da Prova de Pedagogia - ENADE 2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. C. R. ; PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; Bartholomeu, D. ; MATA, A. S. ; DRUMMOND, S. . Teoria de Resposta ao Item: equalização da prova de Administração do ENADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MATA, A. S. ; Vendramini, C. M. M. ; PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Bartholomeu, D. ; DRUMMOND, S. . Teoria de Resposta ao Item: análise dos distratores de itens do ENADE de Psicologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, M. C. R. . Utilização da Teoria de Resposta ao Item em avaliações educacionais em larga escala. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; LOPES, F. L. . Análise do desempenho dos estudantes no ENADE 2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. ; LOPES, F. L. . Avaliação de uma escala de autoconceito acadêmico via modelo de créditos parciais da TRI. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Vendramini, C. M. M. ; LOPES, F. L. ; SILVA, M. C. R. . Contribuições da TRI para a interpretação das questões e prova de pedagogia do ENADE 2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Sirota, A. ; SILVA, M. C. R. . intérprete (português-espanhol) do palestrante André Sirota. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; CARVALHO, L. F. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. . Análise Psicométrica da prova do ENADE de Engenharia de Computação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; CARVALHO, L. F. ; Bartholomeu, D. ; Rosés, C. F. . Evidências de validade da estrutura teórica do ENEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LOPES, F. L. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . Semelhanças do perfil docente de estudantes de Pedagogia entre gêneros. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. . Application of Item Response Theory in the attitudes evaluation. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, M. C. R. ; PRIMI, R. . Valor agregado nos cursos de Administração, Direito e Engenharia da Computação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, M. C. R. ; PRIMI, R. . Evidencias de validade do Exame Nacional de Desempenho do Estudante para avaliação da qualidade do curso de engenharia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. C. R. . O Teste de Zulliger no Sistema Compreensivo 2009 (Resenha).

2.
SILVA, M. C. R. . Desafios da orientação profissional em diversos âmbitos. São Paulo: Psic: Revista de Psicologia da Vetor Editora, 2007 (Resenha).

3.
SILVA, M. C. R. . Desafios da orientação sexual na infância. Revista Avaliação Psicológica, 2007 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. C. R. . Testagem Adaptativa e suas aplicações pelo INEP. 2012.

2.
SILVA, M. C. R. . Estudo das Relações entre as Razões da Opção pelo Magistério e o Desempenho no ENADE (2005). 2007.

Processos ou técnicas
1.
Bartholomeu, D. ; SILVA, M. C. R. ; MONTIEL, J. M. . Teste de Habilidades Sociais para crianças em situação escolar (THAS-C). 2013.

Trabalhos técnicos
1.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Medicina. 2010.

2.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Tecnologia em Gestão de Turismo. 2010.

3.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Odontologia. 2010.

4.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Nutrição. 2010.

5.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Fisioterapia. 2010.

6.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Farmacia. 2010.

7.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Enfermagem. 2010.

8.
PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; Pires, S. D. ; CARVALHO, L. F. ; MATA, A. S. . Programa de Avaliação Continuada - Análise Psicométrica e Resultados dos alunos da USF - Educação Física. 2010.

9.
PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; DRUMMOND, S. ; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. ; MATA, A. S. . Análise Psicométrica e Resultados do Curso de Administração da USF. 2008.

10.
PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; DRUMMOND, S. ; MATA, A. S. ; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. . Análise Psicométrica e Resultados dos Alunos da USF Direito. 2008.

11.
PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; CARVALHO, L. F. ; MIGUEL, F. K. ; SILVA, M. C. R. ; Bartholomeu, D. ; DRUMMOND, S. ; MATA, A. S. . Análise Psicométrica e Resultados dos Alunos da USF Psicologia. 2008.

12.
NUNES, C. H. S. S. ; CARVALHO, L. F. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; PRIMI, R. ; Vendramini, C. M. M. ; MIGUEL, F. K. ; NOGUEIRA, S. O. . Análise Psicométrica da Prova Pluridisciplinar do Curso de Enfermagem e Estudo Comparativo com os Resultados do ENADE 2004. 2007.

13.
SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; CARVALHO, L. F. ; PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; MIGUEL, F. K. ; NOGUEIRA, S. O. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Farmácia e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

14.
DIAS, A. S. ; SILVA, M. C. R. ; CARVALHO, L. F. ; PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; MIGUEL, F. K. ; NOGUEIRA, S. O. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Nutrição e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

15.
PRIMI, R. ; MIGUEL, F. K. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; CARVALHO, L. F. ; NOGUEIRA, S. O. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Medicina e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

16.
MIGUEL, F. K. ; PRIMI, R. ; NUNES, C. H. S. S. ; Vendramini, C. M. M. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. ; CARVALHO, L. F. ; NOGUEIRA, S. O. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Educação Física e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

17.
Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; PRIMI, R. ; NOGUEIRA, S. O. ; SILVA, M. C. R. ; LOPES, F. L. ; DIAS, A. S. ; MIGUEL, F. K. ; CARVALHO, L. F. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Odontologia e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

18.
Vendramini, C. M. M. ; NUNES, C. H. S. S. ; PRIMI, R. ; NOGUEIRA, S. O. ; SILVA, M. C. R. ; LOPES, F. L. ; DIAS, A. S. ; MIGUEL, F. K. ; CARVALHO, L. F. . Análise Psicométrica da prova Pluridisciplinar do curso de Fisioterapia e estudo comparativo com os resultados do ENADE 2004. 2007.

19.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na avaliação da Habilidade Matemática. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. C. R. . Noções básicas de SPSS -. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JOLY, M. C. R. A. ; SILVA, M. C. R. ; DIAS, A. S. . Leitor Estrategico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. C. R. ; Vendramini, C. M. M. . Aplicação da Teoria de Resposta ao Item na Avaliação da Habilidade Matemática. 2001. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Vendramini, C. M. M.; SILVA, M. C. R.; JOLY, M. C. R. A.. Participação em banca de Juliana Maximila de Paula Bueno. Análise das habilidades avaliadas pelo ENEM por meio da teoria CHC: um estudo de validade. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

2.
JOLY, M. C. R. A.; SILVA, M. C. R.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Alessandra Agostinho. Estudo exploratório do teste informatizado e dinâmico da escrita em alunos do ensino fundamental II. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

3.
RIBEIRO, A. F.; HESSEL, G.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Giovana da Silva Tavares Enes. Fibrose cística: estreitando laços maternos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Saúde da Criança e Adol) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
Vendramini, C. M. M.; SILVA, M. C. R.; JOLY, M. C. R. A.. Participação em banca de Adriano Lopes de Lima. Avaliação de provas de habilidades acadêmicas em computação: equalização com o ENADE via TRI. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

Teses de doutorado
1.
Vendramini, C. M. M.; Primi, R; CAPITAO, C. G.; SILVA, M. C. R.; REPPOLD, C. T.. Participação em banca de Fernanda Luzia Lopes. Construção e estudos psicométricos de uma escala informatizada de atitudes frente ao ENADE. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

Qualificações de Doutorado
1.
PRIMI, R.; CARVALHO, L. F.; Vendramini, C. M. M.; SILVA, M. C. R.; MIGUEL, F. K.. Participação em banca de Sanyo Drummond Pires. Equalização de provas do ENADE de Psicologia de 2006 a 2009. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

Qualificações de Mestrado
1.
JOLY, M. C. R. A.; SILVA, M. C. R.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Alessandra Agostinho. Estudo psicométrico do teste informatizado e dinâmico da escrita em alunos do ensino fundamental II. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

2.
Vendramini, C. M. M.; SILVA, M. C. R.; JOLY, M. C. R. A.. Participação em banca de Juliana Maximila de Paula Bueno. Avaliação das habilidades que melhor explicam o desempenho dos estudantes no ENEM. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

3.
Vendramini, C. M. M.; SILVA, M. C. R.; Primi, R. Participação em banca de Adriano Lopes de Lima. Avaliação de provas de habilidades acadêmicas em computação: equalização com o ENADE via TRI. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
XAVIER, M. F.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Ariane Carla da Silva.O impacto psicológico a partir do diagnóstico de recidiva do câncer: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

2.
XAVIER, M. F.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Priscila Antunes Pereira.O impacto psicológico a partir do diagnóstico de recidiva do câncer: um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

3.
RIGOTTO, D.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Juliana Ap Miranda Enyede Galvão.Correlação entre depressão infantil e a percepção do suporte familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

4.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Leticia Louzada Grecco.O profissional de saúde no contexto hospitalar frente à situação de morte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

5.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Mayra Rodrigues Timpani.Diferenças de comportamento e valores sobre gênero entre homens e mulheres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

6.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Maristela Devito Medeiros Martines.Mulheres: um estudo sobre a qualidade de relacionamento conjugal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

7.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Larissa Caroline Dias da Silva.Relação entre ciúmes e auto-estima em adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

8.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Janaína Aparecida de Oliveira Augusto.Relação entre neuroticismo e auto-estima em praticantes de religiões afto-brasileiras e outras religiões. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

9.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Cleber Jorge Gonçalves Alho.Afecções psíquicas nos líderes protestantes em decorrência da lide com suas comunidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

10.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Silvana Alves da Silva.Um estudo sobre o nível de agressividade em crianças do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

11.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Adriane C. Vilches.Correlação entre aceitação/ rejeição e agressividade com estudantes de escola pública e privada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

12.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Nayane Martoni Piovezan.Estratégias e compreensão em leitura em alunos do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

13.
SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Roberta Aparecida Demasi.Compreensão de texto e estratégias de leitura em universitários: um estudo comparativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

14.
CAMPOS, L. L.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Aline da Costa Rossi.Assédio moral nas organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

15.
CAMPOS, L. L.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Ana Victória Galindo Borges.Levantamento acerca da inserção de deficientes em empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

16.
CAMPOS, L. L.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Barbara Pereira Calderani.Motivação para o trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

17.
CAMPOS, L. L.; SILVA, M. C. R.. Participação em banca de Regiane Vivone Caetano.Um estudo acerca do sofrimento psíquico em colaboradores de uma rede de supermercados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

18.
SILVA, M. C. R.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Roberta Rocha Rodrigues Gomes Figueira.Relação entre obesidade e habilidades sociais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

19.
SILVA, M. C. R.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Mary Hellen Saunders.Habilidades Sociais em adolescentes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

20.
SILVA, M. C. R.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de André Luis Pires de Camargo.Estresse laboral em profissionais da área de enfermagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Oswaldo, Y. C.; SILVA, M. C. R.; RIGOTTO, D.. Seleção de professor para disciplinas de Avaliação Psicológica. 2013. Faculdades Integradas Einstein de Limeira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Estresse, Depressão e Síndrome do Pânico. 2013. (Simpósio).

2.
Simpósio Regional: Neurologia e Neuropsicologia: aplicação na saúde mental e transtornos de aprendizagem.Simpósio Regional: Neurologia e Neuropsicologia: aplicação na saúde mental e transtornos de aprendizagem. 2013. (Simpósio).

3.
Simpósio Cefas "O bem-estar e mal-estar na cultura: um diagnóstico do cinema, teatro, artes, informática , literatura, grupos, propaganda saúde mental".A construção do vínculo terapêutico no atendimento a pacientes borderlines. 2012. (Simpósio).

4.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A atuação do Psicólogo escolar na compreensão do desempenho escolar. 2012. (Encontro).

5.
Semana de Psicologia FIEL 2012.Automutilação: um olhar sobre a psicose. 2012. (Outra).

6.
III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Estudos Psicométricos aplicados à área de Avaliação Educacional. 2010. (Congresso).

7.
Semana de Psicologia: Interfaces da Psicologia na Sociedade Contemporânea.Psicologia Jurídica: caracterização da pratica e suas ramificações. 2010. (Encontro).

8.
I Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item. Teoria de Resposta ao Item: Contribuições para a interpretação da Prova de Pedagogia - ENADE 2005. 2009. (Congresso).

9.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, V Congresso Brasileiro de Rorschach e Outros Métodos Projetivos. Utilização da Teoria de Resposta ao Item em Avaliações em larga escala. 2009. (Congresso).

10.
XVIII Congresso Latino-Americano FLAPAG e X Simpósio CEFAS. Intérprete (português-espanhol) do palestrante André Sirota. 2009. (Congresso).

11.
6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Análise Psicométrica da prova do ENADE de Engenharia de Computação. 2009. (Congresso).

12.
5ª Jornada de Educação.Diferenças entre gênero no Exame Nacional de Desempenho do Estudante. 2008. (Simpósio).

13.
XIV Encontro de Iniciação Científica, VII Encontro de Pós-Graduação, III Encontro de extensão Universitária.Valor agregado nos cursos de Administração, Direito e Engenharia da Computação. 2008. (Encontro).

14.
III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Contribuição da Iniciação Científica para o desempenho dos estudantes no ENADE. 2007. (Congresso).

15.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Autoconceito Acadêmico de estudantes de Psicologia. 2007. (Congresso).

16.
XIII Encontro de Iniciação Científica, VI Encontro de Pós-Graduação, II Encontro de Extensão Universitária.A validade do Exame Nacional de Desempenho do Estudante para avaliação da qualidade do curso de engenharia. 2007. (Encontro).

17.
1ª Jornada Científica do Curso de Psicologia e Semana de Estudos do Curso de Psicologia.O papel da família na hospitalização de pacientes com câncer. 2007. (Encontro).

18.
V Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu. Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em Estatística. 2006. (Congresso).

19.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Autoconceito Acadêmico de Universitários em Estatística. 2006. (Congresso).

20.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Atitudes de universitários em relação à Estatística. 2006. (Congresso).

21.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Identificação dos Estilos de Aprendizagem em alunos do Ensino Fundamental. 2006. (Congresso).

22.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Autoconceito e Desempenho Acadêmico em Estatística. 2005. (Congresso).

23.
IV Encontro de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia.Evidências de Validade de uma Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística. 2005. (Encontro).

24.
I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Avaliação do Raciocínio Estatístico pela Teoria de Resposta ao Item. 2003. (Congresso).

25.
I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.Avaliação da dimensionalidade dos traços latentes medidos em uma prova de desempenho estatístico. 2003. (Encontro).

26.
I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. A Teoria de Resposta ao Item na Avaliação de uma Prova de Estatística. 2002. (Congresso).

27.
VIII Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu.Análise Clássica e Moderna dos Itens de uma Prova de Estatística. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oswaldo, Y. C. ; SILVA, M. C. R. ; XAVIER, M. F. . Semana de Psicologia 2012 - O Saber psicológico e o compromisso com a realidade brasileira: práticas emergente. 2012. (Outro).

2.
Oswaldo, Y. C. ; SILVA, M. C. R. ; XAVIER, M. F. . Semana da Psicologia 2011: Desafios da Psicologia na Diversidade. 2011. (Outro).

3.
Oswaldo, Y. C. ; SILVA, M. C. R. ; Oliveira, S. A. R. . Semana de Psicologia: Interfaces da Psicologia na Sociedade Contemporânea. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Lucia Gomes do Prado. Intervenção Psicopedagógica nas dificuldades de escrita: contribuições da psicomotricidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

2.
Bruna Machado Samora. Intervenção Psicopedagógica: as habilidades sociais como alternativa ao estresse. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

3.
Marlene de Oliveira Leite. A intervenção do psicopedagogo na dificuldade de escrita no ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

4.
Andrea dos Santos Caroceiras. A intervenção do psicopedagogo na dificuldade de escrita no ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

5.
Mariana Paola Martins Domingo. A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem: perspectiva dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

6.
Valeria Maria Tavares Blanco. A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem: perspectiva dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação lato Sensu em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Farias da Silva. Escolha Objetal Amorosa: Uma Reflexão Psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

2.
Liliane Ester Schio Pereira. Escolha Objetal Amorosa: Uma Reflexão Psicanalítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

3.
Jéssica Torres Martins. A importância das cuidadoras na constituição psíquica de crianças institucionalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

4.
Nellie Torres Martins. A importância das cuidadoras na constituição psíquica de crianças institucionalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

5.
Rita Marques de Lima Mazini. Atuação do Psicólogo com Amputados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

6.
Vanessa Muniz. Atuação do Psicólogo com Amputados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

7.
Andrea Cristina Bruno Gomes. Gravidez não planejada: implicações psíquicas para mãe e o bebê. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

8.
Alexandre Azevedo Barbosa. Fatores da constituição psíquica, familiar e social que poderiam levar um indivíduo à drogadição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

9.
Erika di Célio. A importância do vínculo na constituição do sujeito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

10.
Cristiane Aparecida da Silva. O lúdico para criança hospitalizada: uma reflexão à luz da Psicanálise. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

11.
Emerson Eliseu Guimarães. Formas de constituição da identidade paterna e o impacto da paternidade no vínculo do casal e no desenvolvimento do bebê. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

12.
Geovana Momesso. A figura feminina na teoria psicanalítica de Freud e Lacan. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

13.
Márcio Kobayashi. Relação entre alcoolismo e história de vida no sujeito dependente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

14.
Maria Eduarda Rosa. Relação entre personalidade, cuidados parentais e tendência anti-social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

15.
Priscila Dias Medeiros. Processo de constituição da identidade materna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

16.
Rodrigo da Silva. A Clínica Psicanalítica no Tratamento de pacientes dependentes do Álcool e de Drogas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

17.
Silvana Gagliardi Cortissa. Olhar psicanalítico sobre as angústias de morte para pacientes e familiares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

18.
Quézia Lucena de Almeida. Contribuições da psicanálise na atenção ao paciente hospitalizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

19.
Cidele Gonçalves dos Santos. Efeitos da hospitalização no desenvolvimento psicológico da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

20.
Aline de Andrade Redigulo. Automutilação: um olhar sobre a psicose. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

21.
Cleonice Belmira de Souza. Relação entre personalidade, comportamentos agressivos na escola e aceitação e rejeição entre pares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

22.
Raquel Coran de Oliveira. Relação entre personalidade, comportamentos agressivos na escola e aceitação e rejeição entre pares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

23.
Dayse Adriani Ramos. Avaliação do impacto emocional do diagnóstico do câncer de mama e tratamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

24.
Paula Santos Bortolan. Avaliação do impacto emocional do diagnóstico do câncer de mama e tratamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

25.
Bruna Done dos Reis. A importância do vínculo terapêutico no atendimento de pacientes borderlines. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

26.
Edivaldo Tagliari. Dificuldades no vínculo familiar, social e psicoterápico decorrentes da adoção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

27.
Ariani Ragazzi Gigich. Atuação do psicólogo social comunitário: o romper de um ciclo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

28.
Elisandra Fontana. Psicologia Jurídica: caracterização da prática e suas ramificações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

29.
Vinícius Eduardo Ferraz. Auto eficácia: Uma avaliação do formando universitário frente à transição para o mercado de trabalho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
JOSIANE MIRANDA. Avaliação de questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem: autoconceito, suporte familiar e inteligência. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

2.
DALILEIA CARNEIRO. Avaliação de questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem: autoconceito, suporte familiar e inteligência. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.

3.
WILLIAM PERES DOS SANTOS. Avaliação de questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem: autoconceito, suporte familiar e inteligência. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Orientador: Marjorie Cristina Rocha da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, M. C. R.2012SILVA, M. C. R. ; Ferraz, V. E. ; Oswaldo, Y. C. . Auto-Eficácia: uma avaliação do formando universitário frente à transição para o mercado de trabalho. Encontro (Santo André), v. 15, p. 107-120, 2012.

2.
PRIMI, R.2013 PRIMI, R. ; SILVA, M. C. R. ; Santana, P. R. ; Muniz, M. ; Almeida, L. S. . The use of the bi-factor model to test the uni-dimensionality of a battery of reasoning tests. Psicothema (Oviedo), v. 25, p. 115-122, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/09/2014 às 8:15:25