Elisabete da Silva Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2016). Mestre em Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Graduada em Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia (2002). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia desde dezembro de 2011. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Inglês e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Elizabeth Bishop, Processo de Criação, Espaço. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabete da Silva Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Elisabete

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus VI - Caetité - UNEB/DCH.
Avenida Contorno, s/n
São José
46400000 - Caetité, BA - Brasil
Telefone: (77) 34542021


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A poética dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: Uma proposta de edição genética dos poemas The Armadillo e North Haven, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Silvia Maria Guerra Anastácio.
Palavras-chave: Elizabeth Bishop; Crítica Genética; Edição Genética; Espaço.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Estudo de Linguagens.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Identidades entrelaçadas: uma visita ao Brazil, de Elizabeth Bishop,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Carlos Augusto Magalhães.
Palavras-chave: Elizabeth Bishop; Processo de Criação; Representação Social; Multiterritorialidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2002
Graduação em Língua Estrangeira.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Mitos relacionados à água na poesia de Elizabeth Bishop.
Orientador: Silvia Maria Guerra Anastácio.
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, PIBIC, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Inglês. (Carga horária: 70h).
Universal English Course, UEC, Brasil.
2005 - 2005
Programa Nacioanl de Inclusão de Jovens. (Carga horária: 160h).
Faculdade Evangélica de Salvador, FACESA, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada em Tecnologia Educacional. (Carga horária: 80h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 2011.2: Prática de tradução; Estudos Linguísticos I. 2012.1: Aspectos Históricos e Culturais em Língua Inglesa; Língua Inglesa - Intermediário !; Língua Inglesa - Avançado II. 2012.2: Prática de Tradução; Língua Inglesa: Básico II; Estudos Comparativos Linguísticos. 2013.1: Estudos Linguísticos II; Estudos Comparativos Linguísticos; Língua Inglesa - Intermediário III. 2013.2: Prática de Tradução; Língua Inglesa - Intermediário II. 2014.1: Aspectos Históricos e Culturais da Língua Inglesa; Tópicos de tradução; Estudos Linguísticos II. 2014.2:Tópicos de Tradução; Língua Inglesa - Avançado III. 2016.1: Tópicos de Tradução.

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, .


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
1. Atuação como bolsista PIBIC no período de 08/2001 a 08/2002.

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

Linhas de pesquisa
Tradução intersemiótica
03/1999 - 08/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .


Colégio Militar de Salvador, CMS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Santa Edwirgens, ESE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Projovem, PROJOVEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

01/2006 - 01/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
orientação - integração entre a ação comunitária e o projeto de orientação profissonal
Orientação - integração interdisciplinar
Informática
Inglês

Yuppie - Línguas, Artes e Cultura, YUPPIE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino de inglês e português para estrangeiros

Atividades

08/2003 - 03/2006
Ensino, Ensino de Línguas, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português para estrangeiros
Inglês

Colégio Estadual Governador Roberto Santos, CEGRS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2003 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Linha de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNB - Campus Ceilândia, .

Linhas de pesquisa
Espaço e Narrativa


Linhas de pesquisa


1.
Tradução, Processo de Criação e Mídias Sonoras (PRO.SOM)

Objetivo: O objeto desta pesquisa é a tradução de textos em língua inglesa e alemã para o português, os quais serão gravados em audiolivros. O objetivo geral é acompanhar toda a trajetória da tradução desses textos e registrar como ocorre a sua passagem para uma mídia oral. Trata-se de uma proposta interdisciplinar, que conta com a parceria da Escola de Teatro e da Faculdade de Comunicação da UFBA. Justifica-se a pesquisa pela escassez de mídias sonoras no mercado brasileiro e por dar maior acessibilidade a obras literárias nas línguas inglesa e alemã. O projeto permite que os pesquisadores envolvidos ampliem e aprofundem os seus conhecimentos sobre os autores, as culturas as quais pertencem os textos de partida e os de chegada, incluindo os poli-sistemas sociais, políticos, literários, econômicos, religiosos aos quais tanto o texto fonte como o alvo estão inseridos. Espera-se que o público-alvo, que inclui sujeitos que apreciam literatura, se beneficiem com as mídias sonoras gravadas. Trata-se ainda de uma atividade relevante por se propor a derrubar barreiras para o portador de deficiência visual, que terá acesso a textos literários com o auxílio dessa mídia. Será utilizada a metodologia dos Estudos de Processo de Criação; as teorias descritivas de tradução; os estudos sobre a estética do invisível, que contemplam as teorias do gesto vocal, essenciais à produção da mídia oral. O referencial teórico contará com: a fortuna crítica da Semiótica de Peirce; os estudos descritivos da tradução, que privilegiam a perspectiva dos poli-sistemas de Even-Zohar e Toury; a estética radiofônica de Rudolf Arnheim; a performatividade vocal proposta por Paul Zumthor; e a acessibilidade promovida pelos estudos de Yves Gambier. Os resultados da pesquisa irão beneficiar não só o público-alvo, mas também os pesquisadores envolvidos e empenhados em propor um currículo com experiências sensoriais enriquecedoras, que se preocupe com a questão da inclusão social..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Crítica Genética; Elizabeth Bishop; Manuscrito.
2.
Crítica Genética/ Processos de Criação
3.
Tradução intersemiótica
4.
Leitura: Linguagens e Educação Contemporânea

Objetivo: Esta linha de pesquisa pretende discutir como a leitura das múltiplas linguagens pode subsidiar os diferentes aspectos da educação contemporânea. De que forma as múltiplas linguagens que nos cercam hoje, com destaque para as linguagens híbridas da TV, do cinema, da HQ, podem fazer parte da construção de práticas docentes que ocupem as salas de aula, principalmente das redes públicas de ensino? Como elaborar estratégias para a construção do aluno como Leitor-Sujeito?.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Leitura; Linguagens; Educação contemporânea.
5.
Espaço e Narrativa

Objetivo: Dentro dessa linha de pesquisa, os pesquisadores se propõem a estudar, refletir e aplicar as teorias de teóricos que abordaram as questões do espaço refletidas na obra literária, isto é, em que medida o espaço contribui para os efeitos de sentido produzidos dentro da obra..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Espaço; Topoanálise; Literatura; Cenário; Ambiente; Natureza.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A poética dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: um estudo da criação do signo literário a partir do manuscrito moderno
Descrição: Esta pesquisa adota como objeto os manuscritos de poemas da escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979) que privilegiam a representação espacial. O critério de seleção de poemas para o presente estudo considerou o fato de Bishop posicionar-se no mundo como uma viajante ou como uma expatriada, o que foi transposto para os seus poemas como temática. Seus diversos trânsitos fizeram com que os críticos de sua obra a identificassem com o desterro (OLIVEIRA, 1998), o exílio (DORESKI, 2003; COSTELLO, 1991) e a viagem (GOLDENSOHN, 1992). O recorte deste estudo inclui os poemas Sandpiper, Pink Dog, Arrival at Santos, Under the Window: Ouro Preto, Manuelzinho, The Burglar of Babylon, Santarém e The imaginary Iceberg. Busca-se entender como a dimensão geográfica, não só vista sob uma perspectiva física, como também emocional, se constrói em sua obra e serve de fator de ?retroalimentação? (SILVA; ANASTÁCIO, 2010) do sistema em estudo. Ainda pensando na obra como sistema que se inter-relaciona com o mundo real, questiona-se acerca dos espaços construídos ficcionalmente, pois acredita-se que eles encontram ressonância nos espaços reais. Diante disso, questiona-se de que forma os espaços representados como ?lugares antropológicos? ou ?não-lugares? (AUGÉ, 2000) dialogam com a ?geografia emocional? (ANASTÁCIO, 1999, 85) da autora, e em que medida eles podem ser considerados como movimentos que fazem parte de uma multiterritorialização (HAESBAERT, 2007). Partimos da hipótese de que, assim como propõe Augé (2000), os espaços representados por Bishop possam ser classificados sob a rubrica de lugares antropológicos ou de não lugares, conforme a relação subjetiva e a experiência vivenciada nestes espaços. Supomos ainda que o espaço material possa ser pensado como componente de uma multiterritorialidade que abarca o universo ficcional e o emocional da escritora. No que concerne ao signo linguístico, a atenção se volta para o manuscrito como locus da espacialização do pensamento do escritor, com vistas a discutir aspectos da produção literária como materialização do pensamento criativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Elisabete da Silva Barbosa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2016
A construção dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: diálogos entre criação literária e as diversas territorializações
Descrição: Esta pesquisa propõe o estudo do processo criativo de poemas da norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979) que privilegiam a temática do espaço. O critério de seleção de poemas para este estudo levou em consideração o fato de Bishop se posicionar no mundo como uma viajante ou como uma expatriada. O interesse por questões geográficas acaba sendo transposto para seus poemas, como se observa na composição deste dossiê de estudo: Manuelzinho, Jeronimo?s house, Filling Station, Sestina, Poem, End of March, Song for the raining season, Dear, my compass still points North, The Gentleman of Shallot, Questions of Travel, Armadillo, One Art e Sandpiper. A Crítica Genética norteará esta pesquisa, pois se trata de um campo de estudo que fornece uma metodologia para o tratamento de documentos da criação e uma teoria para o estudo do processo. Outros conceitos que norteiam esta pesquisa são os de identidade (Stuart Hall) e a multiterritorialidade (Rogério Haesbaert). Pensando a obra como sistema que se inter-relaciona com o mundo real, questionamos se os espaços construídos ficcionalmente encontram ressonância nos espaços reais e de que forma os espaços representados dialogam com a geografia emocional da autora, contribuindo para a construção de identificações transpostas para os poemas. O espaço material deve ser pensado como componente de uma multiterritorialidade que abriga o universo ficcional e o emocional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elisabete da Silva Barbosa - Coordenador / Ana Cláudia Neris de Jesus - Integrante / Amanda Vanele Prates Domingues - Integrante.Número de orientações: 2
1999 - 2002
O processo de criação como uma aventura cognitiva: trabalhando com os manuscritos de Elizabeth Bishop
Descrição: Este projeto justifica-se por estar inserido na linha de pesquisa em crítica genética, que é uma disciplina jovem no campo das humanidades e da literatura em particular, e que por isso, precisa de contribuições para a sua consolidação e estruturação. Tem-se como objetivo de análise os manuscritos dos poemas brasileiros da poetisa norte-americana Elizabeth Bishop (1927-1979), a partir dos quais aborda-se a trajetória da sua criação, além de se pensar sobre a construção poética pela perspectiva da alteridade; o enfoque proposto se delineia pelo olhar que essa estrangeira, que residiu no Brasil por cerca de vinte anos, entre as décadas de 50 a 70, vai construindo a respeito da cultura e da gente brasileiras. Articulando fundamentos da crítica genética e da semiótica peirceana tem-se a metodologia do trabalho, uma vez que ambas as áreas fornecem subsídios teóricos e metodológicos para estruturar a pesquisa. Como resultados, espera-se a produção de textos analíticos que englobem questões de literatura e estudos de expressões identitárias, uma análise comparativa, que atende para aspectos culturais, em que a alteridade se traduz em imagens memoráveis. Finalmente, pretende-se um aprofundamento da questão cognitiva, aplicando-se, para tanto, as categorias da fenomenologia peirceana, no que concerne à dinâmica da criação poética..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elisabete da Silva Barbosa - Integrante / Silvia Maria Guerra Anasácio - Coordenador / Isaías Francisco de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9


Outros Projetos


2014 - 2015
Interdisciplinaridade, formação docente e temas transversais
Descrição: Trata-se de projeto interdisciplinar que visa a iniciar os estudantes das Licenciaturas do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI ? a saber, Ciências Biológicas, Geografia, Letras Vernáculas, Letras com Inglês, História e Matemática ? no cotidiano da educação básica com vistas promover reflexões acerca de problemas relacionados a questões próprias da realidade escolar. Sabe-se que a interdisciplinaridade representa um desafio à formação de professores, já que o campo científico e o modo de transmissão do conhecimento no ambiente escolar estruturam-se em disciplinas que acabam por fragmentar o saber. Em decorrência desse modo de organização curricular, observa-se que tanto os discentes da graduação como os da educação básica apresentam dificuldades para realizar tarefas de cunho interdisciplinar, o que se evidencia no momento em que necessitam aplicar os conteúdos estudados em contextos reais. A presente proposta de trabalho de iniciação à docência visa a proporcionar aos bolsistas um arcabouço teórico e metodológico para a prática da interdisciplinaridade. Envolve, além dos alunos de graduação, dois professores da Escola Estadual Tereza Borges de Cerqueira na condição de supervisores..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (65) .
Integrantes: Elisabete da Silva Barbosa - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Cenas Educacionais
2017 - Atual
Periódico: Revista Topus. Espaço, literatura e outras artes


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada/Especialidade: Crítica Genética.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos de Cultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Elisabete2018BARBOSA, Elisabete. O estudo do processo criativo do poema The Armadillo a partir de categorias espaciais. TABULEIRO DE LETRAS, v. 11, p. 92-108, 2018.

2.
BARBOSA, Elisabete2017BARBOSA, Elisabete. Apontamentos sobre o estudo do processo de criação literária a partir de categorias espaciais. Revista Topus. Espaço, literatura e outras artes, v. 3, p. 67-82, 2017.

3.
BARBOSA, Elisabete2003BARBOSA, Elisabete. O imaginário brasileiro no poema The Riverman. Manuscrítica (São Paulo), v. 11, p. 257-260, 2003.

4.
ANASÁCIO, S. M. G.2003 ANASÁCIO, S. M. G. ; BARBOSA, Elisabete . Lendas brasileiras e a poesia de Elizabeth Bishop. Manuscrítica (São Paulo), v. 11, p. 165-188, 2003.

5.
BARBOSA, Elisabete2003BARBOSA, Elisabete; ANASÁCIO, S. M. G. . Marginalização social nas manchetes do Rio de Janeiro: O ladrão da Babilônia por Elizabeth Bishop. Revista da ANPOLL (Impresso), Gramado, Rio Grande do Sul, v. 11, p. 165-188, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, Elisabete. A espacialidade no conto Marido, de Lídia Jorge. In: Sidney Barbosa; Ozíris Borges Filho; Luiz Marques de Moraes. (Org.). O espaço literário na obra de Lídia Jorge. 01ed.Rio de Janeiro: Bonecker, 2018, v. , p. 197-212.

2.
BARBOSA, Elisabete. Apontamentos sobre o manuscrito moderno e sua remediação para outras mídias. In: Cecília Almeida Salles; Sílvia Maria Guerra Anastácio. (Org.). Apontamentos sobre o manuscrito moderno e sua remediação para outras mídias. 01ed.Salvador: UFBA, 2018, v. 01, p. 73-80.

3.
BARBOSA, Elisabete. BRAZIL - BRASIL: Elizabeth Bishop e os editores Time-Life. In: SILVA, Márcia Rios da; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. (Org.). Literatura e Cultura: Exercícios de Leitura. 1ed.Salvador: Eduneb, 2012, v. , p. 63-108.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, Elisabete. Colecionar como a arte de possuir o mundo. Continuum, São Paulo, 01 jan. 2011.

2.
BARBOSA, Elisabete. Lendo o mundo através do som: o áudio-livro possibilitando novas interações sociais. Varal de Notícias: Jornal dos alunos da disciplina Sociologia da Leitura, Salvador, p. 8 - 8, 21 dez. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Elisabete. Olhando pelo espelho:a construção das imagens do poema The gentleman of Shalott. In: I Congresso Internacional de Estudos Filológicos / VI Seminário de Estudos Filológicos: Filologia, Críticas e Processos de Criação, 2012, Salvador. Filologia, Críticas e Processos de Criação. Salvador: Quarteto, 2012. v. 1. p. 1-8.

2.
BARBOSA, Elisabete. Espaços reais e espaços ficcionais em diálogo: um estudo do processo de criação de Elizabeth Bishop como registro de Memória e Identidade. In: Poéticas da Criação, 2012, Vitória - ES. Poéticas da Criação, E.S. 2012: Territórios, memórias e identidades. São Paulo: Intermeios, 2012. v. 1. p. 385-389.

3.
BARBOSA, Elisabete. A VIAGEM E O ENCONTRO COMO UM MODO DE PRODUÇÃO DE IDENTIDADES: O LIVRO BRAZIL, DE ELIZABETH BISHOP. In: V ENECULT ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2009, Salvador. V ENECULT ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador, 2009. v. 1.

4.
BARBOSA, Elisabete. O movimento criador do livro Brazil revelando um jogo de espelhamentos: o papel intelectual e Elizabeth Bishop. In: IX Congresso APCG, 2008, Vitória. Processo de Criação e Interações: a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino. Belo Horizonte: C/Arte, 2008. v. 2. p. 77-81.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Elisabete; ANASTACIO, S. M. G. . Lendas Brasileiras e a Poesia de Elizabeth Bishop: O Ribeirinho. In: VII Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito Literário:'Poética da criação', 2002, Niterói. Manuscrítica (São Paulo). São Paulo: Annablume, 2002. v. 1. p. 165-188.

2.
BARBOSA, Elisabete. O português como solução poética nos poemas de língua inglesa escritos por Elizabeth Bishop. In: VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002, Feira de Santana. VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
Moreira, Rosângela ; BARBOSA, Elisabete . Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações no poema Santarém. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, Douglas ; BARBOSA, Elisabete . Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações no poema The Burglar of Babylon. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, Thaís ; BARBOSA, Elisabete . A criação literária e as diversas territorializacoes no poema Arrival at Santos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, Douglas ; BARBOSA, Elisabete . A criação dos espaços no poema The burglar of babylon: um estudo genético e topoanalítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARBOSA, Elisabete. A produção e a circulação dos poemas The armadillo e North Haven de Elizabeth Bishop. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARBOSA, Elisabete. O estudo do processo criativo de Elizabeth Bishop a partir de categorias espaciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BARBOSA, Elisabete. A representação do espaço como monumento: Um estudo do poema North Haven, de Elizabeth Bishop. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARBOSA, Elisabete. Apontamentos sobre o manuscrito moderno e sua remediação para outras mídias a partir do estudo do processo de criação do poema The Armadillo, de Elizabeth Bishop. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA, Elisabete. O Brazil imaginado por Elizabeth Bishop. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, Elisabete. O Brazil imaginado por Elizabeth Bishop. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARBOSA, Elisabete. Olhando pelo espelho: a construção das imagens do poema The Gentleman of Shalott. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BARBOSA, Elisabete. Elizabeth Bishop e a questão autobiográfica: um estudo dos rastros da criação como vestígios de memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARBOSA, Elisabete. Espaços reais e espaços ficcionais em diálogo: um estudo do processo de criação de Elizabeth Bishop como registro de memória e identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA, Elisabete. Uma visita ao Brazil imaginado por Elizabeth Bishop. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARBOSA, Elisabete. A viagem e o encontro como um modo de produção de identidades: o livro Brazil, de Elizabeth Bishop.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARBOSA, Elisabete. O movimento criador do livro Brazil revelando um jogo de espelhamentos: o papel intelectual de Elizabeth Bishop. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARBOSA, Elisabete. Mitos relacionados à água na poesia de Bishop. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BARBOSA, Elisabete; ANASTACIO, S. M. G. . Marginalização Social nas Manchetes do Rio de Janeiro: O ladrão da Babilônia, Elizabeth Bishop. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, Elisabete. Identidades Entrelaçãdas: uma visita ao Brazil de Elizabeth Bishop. Salvador: UNEB, 2010 (Dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARBOSA, Elisabete. n. 71.2 - Jan/Abr 2019 da revista Ilha do Desterro: a Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, Elisabete. O estudo dos bastidores da criação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARBOSA, Elisabete. Os mitos relacionados à água na poesia de Elizabeth Bishop. 2002. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
BARBOSA, Elisabete; ANASÁCIO, S. M. G. . A Nova Escócoa revisitada no poema Sestina de Elizabeth Bishop. 2001 (No prelo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, Elisabete; ARAUJO, G. C.; CRUZ, E. P.. Participação em banca de Regiane Dias Cardoso. Contribuições da Internet na perspectiva dos hipertextos para a formação do leitor em processo de escolarização. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares (PPGPDI)) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Jabez Fernandes Pessoa. Representação da língua inglesa: o olhar de alunos do ensino médio de uma escola pública de Caetité como ponto de partida pra a construção da prática didática interdisciplinar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, Elisabete; CAIRES, Zelinda A.; SANTOS, Keila M.. Participação em banca de Leidimar Magalhães Silva.O ensino de língua inglesa nas escolas públicas: estratégias de aprendizagem aplicadas nas atividades orais nas aulas de LI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Gisele Ferreira de Araújo Cotrim.Estratégias para a aquisição de língua estrangeira: um estudo do processo de aprendizagem de LI no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Robério Alves dos Santos.Língua inglesa e comunicação: desenvolvimento da habilidade oral na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Fábio Guimarães de Souza.Aba Engish: uma ferramenta tecnológica auxiliar ao aprendizado de LI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Samir Silveira Souza Teixeira.A questão do complexo de Édipo nas obras Hamlet e os Irmãos Karamazov. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
CAIRES, Z. A. S.; DUARTE, D.; BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Renné Rodrigues da Rocha Xavier.Recursos audiovisuais como contribuição pedagógica nas aulas de língua inglesa em séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
RESENDE, L.; DUARTE, D.; BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Ana Claudia Neres de Jesus.Autobiografia e ficção no poema One Art de Elizabeth Bishop. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
FERREIRA, Reinaldo; BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Valmário José dos Santos.Repensando o ensino de língua inglesa na escola pública: Relação entre teoria e prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
CAIRES, Z. A. S.; BARBOSA, Elisabete; LADEIA, S.R.. Participação em banca de Dyane da Silva Lima.O uso de recursos audiovisuais na aprendizagem de língua inglesa para crianças de séries iniciais em uma escola pública de Caetité. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
CAIRES, Zelinda A.; BARBOSA, Elisabete. Participação em banca de Dyane da Silva Lima.O processo do ensino/aprendizagem de língua inglesa para crianças de séries iniciais, por meio de recursos audiovisuais em uma escola pública de Caetité. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
BARBOSA, Elisabete; RESENDE, L.; FERREIRA, Reinaldo. Participação em banca de Renan Rocha Meira.Sobre a fantasia e o herói no conto Leaf by Niggle, de Tolkien. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
BARBOSA, Elisabete; ALVES, P. C. R.; LADEIA, S.R.. Participação em banca de Eliana Matos Costa e Solange de Matos Costa.A influência das novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
CAIRES, Zelinda A.; BARBOSA, Elisabete; SANTOS, Keila M.. Participação em banca de Elaine Aparecida P. dos Reis e Noélia de Santana Guimarães.A música como recurso pedagógico no ensino de língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
BARBOSA, Elisabete; ALVES, P. C. R.; CAIRES, Z. A. S.. Participação em banca de Aline Santos Carvalho e Débora Luísa Frenandes Moura.Como as atividades orais são exploradas nas aulas de língua inglesa no ensino fundamental de uma escola em Caetité - BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário.O estudo do processo criativo de Elizabeth Bishop a partir de categorias espaciais. 2016. (Outra).

2.
III JOEEL - Jornada Internacional de estudos sobre o espaço literário.A representação do espaço como monumento: Um estudo do poema North Haven, de Elizabeth Bishop. 2015. (Outra).

3.
XII Congresso da APCG: Estudos de processo no século XXI: Multilinguismo, multimídia e multi-verso. Apontamentos sobre o manuscrito moderno e sua remediação para outras mídias a partir do estudo do processo de criação do poema The Armadillo, de Elizabeth Bishop. 2015. (Congresso).

4.
II Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução. 2014. (Simpósio).

5.
Transcribing Multilingual Notes and Drafts in the Digital Age (Workshop no II Simpósio Internacional de Crítica Genética e Tradução). 2014. (Oficina).

6.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos / VI Seminário de Estudos Filológicos: Filologia, Críticas e Processos de Criação. Olhando pelo espelho: a construção das imagens do poema The gentleman of Shalott. 2012. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos / VI Seminário de Estudos Filológicos: Filologia, Críticas e Processos de Criação. Crítica Textual e Crítica Genética: Dossiês de Gênese e Interfaces 1. 2012. (Congresso).

8.
II Colóquio de Literatura, Autoria e Biografias.Espaços da Autoria. 2012. (Outra).

9.
II Colóquio de Literatura, Autoria e Biografias.Elizabeth Bishop e a questão autobiográfica: um estudo dos rastros da criação como vestígios de memória. 2012. (Outra).

10.
Poéticas da Criação. 2012. (Seminário).

11.
Poéticas da Criação.Espaços reais e espaços ficcionais em diálogo: um estudo do processo de criação de Elizabeth Bishop como registro de memória e identidade. 2012. (Seminário).

12.
Arquivo, Manuscrito e Pesquisa / Archives, Manuscrits et Recherche. 2009. (Outra).

13.
Arquivo, Manuscritos e Pesquisa. 2009. (Outra).

14.
Mito e Literatura: O duplo, o labirinto e a viagem na narrativa latino-americana. 2009. (Outra).

15.
Roland Barthes, os jogos de linguagem e uma nova analítica dos estudos educacionais. 2009. (Outra).

16.
V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A viagem e o encontro como um modo de produção de identidades: o livro Brazil, de Elizabeth Bishop. 2009. (Encontro).

17.
9º Congresso Internacional da APCG. O moviemrnto criador do livro Brazil revelando um jogo de espelhamentos: o papel intelectual de Elizabeth Bishop. 2008. (Congresso).

18.
A criação do romance. 2008. (Outra).

19.
Análise do discurso na fronteira e entremeio e sua importância nos estudos de linguagem. 2008. (Outra).

20.
II Seminário Internacional Acolhendo Línguas Africanas. 2008. (Seminário).

21.
Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógicos. 2008. (Outra).

22.
A sintaxe e a semântica na literatura musical. 2003. (Outra).

23.
Reunião do Centro de Estudos do Processo de Criação.Elizabeth Bishop e a reconstrução do Outro. 2003. (Encontro).

24.
16th Braz-Tesol Bahia Conference. 2002. (Outra).

25.
III Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação / XXI Seminário Estudantil de Pesquisa.Mitos relacionados à água na poesia de Elizabeth Bishop. 2002. (Seminário).

26.
O olhar do axé sobre a cidadania. 2002. (Outra).

27.
VI Congresso Nacional de Estudos Lingüísticos e Literários. O português como solução poética nos poemas de língua inglesa escritos por Elizabeth Bishop. 2002. (Congresso).

28.
VII Encontro Internacional de Pesquidadores do Manuscrito Literário.O imaginário brasileiro no poema The Riverman. 2002. (Encontro).

29.
VII Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito Literário.O imaginário brasileiro no poema The Riverman. 2002. (Encontro).

30.
VII Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito Literário - MINICURSO: Biblioteca de Escritores e a Criação Literária. 2002. (Outra).

31.
XVII Encontro Nacional da ANPOLL.Marginalização social nas manchetes do Rio de Janeiro: O ladrão da Babilônia por Elizabeth Bishop. 2002. (Encontro).

32.
I Seminário de Literaturas de Línguas Inglesa e Alemã. 1999. (Seminário).

33.
III Seminário de Linguística Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COORDENADOR, S. M. G. A. -. ; ROMANELLI, S. ; BARBOSA, Elisabete .  XII  Congresso  da  APCG:  Estudos  de  processo  no   século  XXI:  Multilinguismo,  multimídia  e  multi-­‐verso  . 2015. (Congresso).

2.
BARBOSA, Elisabete; DUARTE, D. ; SANTOS, J. ; SANTOS, Keila M. ; RESENDE, L. ; LIMA, M. A. ; ALVES, P. C. R. ; FERREIRA, Reinaldo ; SOUZA, R. ; LADEIA, S.R. ; MAGALHÃES, S. R. ; CAIRES, Z. A. S. . II Semana de Letras/Inglês: Reflexões sobre a formação do docentre de línguas estrangeiras. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anderson José Fernandes Castro. Novas tecnologias e aprendizagem de língua inglesa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Ítalo Iuri Fernandes Ramos. Língua Inglesa no ensino médio técnico: novas tecnologias como estratégias metodológicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rosangela Silva Moreira. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Santarém e The imaginary iceberg. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

2.
Thaís Santos Pereira. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Arrival at Santos e Under the window: Ouro Preto. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Dayane Escobar Teixeira. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Sandpiper e Pink Dog. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

4.
Douglas Lima Rodrigues. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações no poema The Burglar of Babylon. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

5.
Dayane Escobar Teixeira. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Sandpiper e Pink Dog. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

6.
Marcos Bricio Silva dos Santos. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Arrival at Santos e Under the window: Ouro Preto. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

7.
Albano Victor Nunes Aguiar. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações nos poemas Santarém e The imaginary iceberg. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica. (Orientador).

8.
Douglas Lima Rodrigues. Diálogos entre a criação literária e as diversas territorializações no poema The Burglar of Babylon. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Regiane Dias Cardoso. Contribuições da Internet na perspectiva dos hipertextos para a formação do leitor em processo de escolarização. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sidnéia Santos de Oliveira. O livro didático de língua Inglesa: uma abordagem intercultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

2.
Gisele Ferreira de Araújo Cotrim. Estratégias para a aquisição de LE: um estudo do processo da aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

3.
Fábio Guimarães de Souza. Aba English: uma ferramenta tecnológica auxiliar ao aprendizado de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

4.
Robério Alves dos Santos. Língua inglesa e comunicação: desenvolvimento da habilidade oral na sala de aula do 9o. ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

5.
Samir Silveira Souza Teixeira. A questão do complexo de Édipo nas obras Hamlet e os Irmãos Karamazov. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

6.
Ana Claudia Neres de Jesus. Autobiografia e ficção no poema One Art de Elizabeth Bishop. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

7.
Renan Rocha Meira. sobre a fantasia e o herói no conto Leaf by Niggle, de Tolkien. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

Iniciação científica
1.
Amanda Vanele Prates Domingues. A construção dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: um estudo dos poemas Questions of Travel e Sandpiper. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.

2.
Ana Claudia Neres de Jesus. A construção dos espaços na obra de Elizabeth Bishop: um estudo dos poemas Armadillo e Sestina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Elisabete da Silva Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARBOSA, Elisabete2017BARBOSA, Elisabete. Apontamentos sobre o estudo do processo de criação literária a partir de categorias espaciais. Revista Topus. Espaço, literatura e outras artes, v. 3, p. 67-82, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Elisabete. Elizabeth Bishop e a questão autobiográfica: um estudo dos rastros da criação como vestígios de memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, Elisabete. O estudo do processo criativo de Elizabeth Bishop a partir de categorias espaciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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