Telma Brito Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1134914737562713
  • Última atualização do currículo em 13/08/2014


Telma Brito Rocha é Pedagoga - UFBA (2002), Mestre em Educação - UFBA (2005), Doutora em Educação (2010) - UFBA com a tese: Scr@ps de ódio no Orkut: cyberbullying: contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor. É autora do livro Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente, Brasilia, LiberLivro, 2012. Co-organizou o livro: A vida no Orkut: Narrativas e aprendizagens nas redes sociais, Salvador EDUFBA, 2010 e 2012 em 2ª Edição. É Professora de Didática dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Campus Salvador). Coordenou a Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/IFBA (Edital 01/2011) de junho de 2011 a outubro de 2013. Assumiu em novembro de 2013 a Coordenação Institucional do PIBID/CAPES/IFBA (Edital 01/2011) até fevereiro/2014. Coordenou ainda o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE-Campus Salvador), 01/2013 a 03/2014. Desenvolveu em 2011 o projeto de extensão "O Uso da Internet Segura no Ponto de Cultura ALAFIÁ do Município de Santo Amaro-Bahia", aprovado pelo CNPq com base na recomendação do Comitê Julgador do Programade Inclusão Digital e de acordo com o que estabeleceu o Edital MCT/CNPq nº49/2010 - Inclusão Digital e Social; através do referido edital, foi bolsista de Extensão Inovadora CNPQ_Nivel C e orientou seis bolsistas de Apoio a Difusão do Conhecimento_Nível B. Áreas de interesse são: Violência nas escolas, bullying, cyberbullying, educação inclusiva, tecnologias assistivas, redes sociais, educação online, inclusão digital, práticas pedagógicas e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Telma Brito Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, T. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Salvador.
Rua Emídio dos Santos, s/nº
Barbalho
40300-010 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 21029400
URL da Homepage: [http://telmabr.blogspot.com/]


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia.
Título: Scr@ps de ódio no Orkut: cyberbullying, contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Roberto Sidnei Alves Macedo.
Palavras-chave: Violência nas Escolas; Cyberbullying; Redes Sociais.
2003 - 2005
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia.
Título: O Programa TV Escola no Município de Irecê-Bahia: Limites e Possibilidades da Educação a Distância no Interior do Brasil.,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Nelson De Luca Pretto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Televisão, Vídeo e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1998 - 2002
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Televisão e Vídeo na Escola: desafios e possibilidades..
Orientador: Nelson De Luca Pretto.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em ENGLISH. (Carga horária: 40h).
INTERNATIONAL HOUSE NEW YORK.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente Professora de Didática / Avaliação da Aprendizagem dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Campus Salvador). Coordeno a Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na mesma instituição. Coordena o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE-Campus Salvador) Foi professora do Curso de Licenciatura em Computação nos semestres ( 2010.2 , 2011.1 e 2011. 2) no Campus Santo Amaro. Desenvolveu em 2011 o projeto de extensão "O Uso da Internet Segura no Ponto de Cultura ALAFIÁ do Município de Santo Amaro-Bahia", aprovado pelo CNPq com base na recomendação do Comitê Julgador do Programade Inclusão Digital e de acordo com o que estabelece o Edital MCT/CNPq nº49/2010 - Inclusão Digital e Social.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Visitante Campus V UNEB Disciplinas Leecionadas: Currículo, Inclusão e Aprendizagem, Prática Educativa II- Geografia, Novas Tecnologias e Educação, Inclusão e Aprendizagem. Projetos ( Extensão e Ensino) Projeto de Monitoria de Disciplina Novas Tecnologias e Educação ( Aprovado 2008.1(concluído) Projetos de Extensão ( Executado em 2008.1 até 2009.2 Uma bolsista do curso de Geografia) Inclusão do Aluno com Necessidades Educativas Especiais na Educação Básica de Santo Antonio de Jesus: proposições para desenvolvimento da aprendizagem mediada pelas Tecnologias Assistivas. Orientação TCC - Atual (curso letras) Atuação na Universidade Aberta do Brasil (UNEB/UAB) como professora formadora da disciplina Avaliação e EAD do Curso de Especialização em Educação a Distancia por dois semestre.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Política e Gestão Educacional, prática Pedagógica em Gestã e Coordenação, Prática Educativa IV- Gestão, Educação e Novas Tecnologias. Semestres ( 2005.2, 2006.1. 2006.2, 2007,1 e 2. )


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professora dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal da Bahia nas disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino, Educação e Sociedade e Teoria e Prática do Currículo / Faculdade de Educação - Departamento I.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação docente no programa de formação de professores em nível superior no município de Irecê - Bahia.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic-CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Fui Bolsista PIBIC-CNPq no projeto TV e Vídeo: O que é Educativo? Sob orientação do professor Nelson Pretto. A pretensão deste projeto foi recuperar a história da televisão educativa no Brasil. Analisar o significado de educativo associado aos programas atuais da televisão brasileira.

Atividades

03/2004 - 03/2006
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino; Educação e Sociedade; e Teoria e Prática do Currículo
01/2004 - 06/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atauação como professora orientadora de alunos da Graduação em pedagogia - séries iniciais do ensino fundamental, currículo de Ircê-Formação de Professores em Exercício - disciplina ministrada - Polêmicas Contemporâneas em parceria com prof. Nelson P


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Difamação, calúnia e ofensa, a violência virtual no Facebook.

Descrição: A internet, dada a expansão das redes sociais, evidencia novas formas de interações e subjetividades. Com isso, é possível também identificar o aumento de crimes praticados por meio das tecnologias digitais. Por isso, analisar as práticas de violência virtual, tais como difamação, calúnia e ofensa ou cyberbullying, nas redes sociais é papel importante para os pesquisadores nesta contemporaneidade. O objetivo desta pesquisa é conhecer os aspectos jurídicas para quem comete este tipo de violência, assim como medidas educativas preventivas para minimização deste problema. Neste sentido, a pesquisa vai propor um olhar investigativo sobre o campo de interseção da educação e tecnologias. Por isso, entende-se que a proposta metodológica para o seu desenvolvimento se situa numa abordagem qualitativa, descrevendo a complexidade dos usos da rede internet entre jovens e adultos. Referenciais da etnografia Virtual que estende a tradicional noção de campo e estudo etnográfico, localizado numa perspectiva presencial, fixa, para a observação das interações mediada por computadores, também será utilizada. Pretende-se responder as seguintes questões: como o espaço virtual acentua a elaboração de preconceitos, discriminação e atitudes violentas contra o outro? quais as diferenças entre as práticas de ofensas difamações, calúnia e o cyberbullying? Como os conceitos clássicos de violência podem contribuir com o entendimento do fenômeno do cyberbullying? como os participantes do Facebook manipulam os discursos difamatórios e ofensivos nesse espaço? O que dizem as mensagens de ódio dirigidos aos professores e alunos em grupos escolares que participam de suas redes sociais? como explorar o potencial das redes sociais na educação? Resultados deste trabalho vai possibilitar alunos do Instituto refletirem sobre os usos sociais do Facebook, despertando-os não só para a análise de condutas criminais, mas principalmente o compromisso educativo, político social e de entreten.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Brito Rocha - Integrante / WEMERSON DE JESUS SILVA - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - Atual
Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais na Formação de Professores da Educação Básica.

Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, pojeto desenvolvido no IFBA com finacimento da CAPES. Atua no desenvolvimento de práticas pedagógicas com uso das tecnologias. Propomos o aspecto não instrumental das TIC, dotando-lhes de um papel potencializador de novas práticas pedagógicas, mormente na escola, capazes de ressignificar o trabalho do professor que passa a constituir-se como mediador dos ambientes de aprendizagem e no trabalho do aluno como sujeito ativo e com autonomia intelectual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Telma Brito Rocha - Coordenador / Alex Andrade Alves - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto de Extensão Sessão NAPNE

Descrição: A finalidade do evento é reunir quinzenalmente interessados em discutir a questão da inclusão do aluno com deficiência em turmas do Ensino Médio Integrado, PROEJA, Subsequente e Superior proporcionando o diálogo sobre os desafios da inclusão no IFBA. Programação das atividades: 18/11/2013 - Profª. Drª Theresinha Miranda (UFBA) A Política da Educação Inclusiva (Brasil) 02/12/2013 - Prof. Dr. Anderson Spavier (Università degli Studi di Roma "Foro Italico") Educação Inclusiva (A Experiência de Escolas Italianas) 16/12/2013 - Prof. Ms. Emanoel Nogueira (Université Paris 8) Educação Inclusiva (A Experiência de Escolas Francesas) 06/01/2014 - Prof. Dr. Teófilo Galvão (UFBA) Tecnologia Assistiva para Promoção do Aluno com Deficiência 20/01/2014 - Profª Nanci Bento (UFBA) O Ensino Bilíngue para Surdos 03/02/2014 - Prof. Ms. Luiz Machado (IFBA) Software Educativo para Aprendizagem do Aluno Surdo e Formação de Professores 17/02/2014- Profª. Drª. Nelma Galvão (UFBA) Conhecendo Práticas do Atendimento Educacional Especializado em Escolas de Educação Básica (Salvador) 10/03/2014- Prof. Dr. Danilo de Oliveira (UEFS) Inclusão por Meio do Esporte Adaptado. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Telma Brito Rocha - Coordenador.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Ações Educativas para Uso da Internet Segura no Ponto de Cultura ALAFIÁ do Município de Santo Amaro-Bahia.

Descrição: O presente projeto pretende produzir práticas educativas por meio das tecnologias de informação e comunicação, com uso de software livre, para prevenção de violência virtual e ações criminais na internet no ponto de cultura ALAFIÁ, uma unidade de inclusão digital situada no município de Santo Amaro-Bahia. proposta metodológica para o seu desenvolvimento se situa numa abordagem qualitativa, uma vez que descreve a complexidade dos usos da rede internet entre jovens e adultos usuários do ponto de cultura; inicialmente analisará a interação de certas variáveis, compreenderá e classificará processos dinâmicos vividos por esse grupo social. A atividade de extensão possibilitará aos alunos do instituto refletirem sobre o papel do professor, despertando-os não só para o ensino, mas também para o compromisso com a comunidade local na solução de problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região. Desta forma, espera-se que os alunos do curso valorizem a profissão escolhida e exerçam sua função de maneira crítica e responsável. Por outro lado, estaremos realizando processos formativos para comunidade, acima de tudo de caráter humanístico, que reconheçam o fazer estético, ético, político e inventivo do ser humano e suas relações com o mundo. (Fui bolsista de Extensão Inovadora CNPQ_Nivel C e orientei seis bolsistas de Apoio a Difusão do Conhecimento_Nível B)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Telma Brito Rocha - Coordenador / Jackeline Barbosa Moreira - Integrante / Lílian Silva Santos - Integrante / Silvelane Lima de Queiroz Pereira - Integrante / Diego Souza Matias Matos - Integrante / Creidiane Muniz Conceição Brito - Integrante / Thiago da Rocha Teixeira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Necessidades Educativas Especiais na Educação Básica de Santo Antonio de Jesus: Aplicando atividades de geografia e história mediada pelas Tecnologias Assistivas.

Descrição: Tomando a inclusão social como fator fundamental para equidade e desenvolvimento da sociedade brasileira, hoje é imprescindível que os futuros educadores estejam, permanentemente, informados sobre os processos educacionais e necessidades especiais dos alunos com deficiência e das possibilidades das tecnologias da informação e da comunicação estarem a serviço do desenvolvimento do processo de aprendizagem. O presente projeto teve como finalidade continuar o desenvolvimento de uma pesquisa realizada de 2008.1 a 20010.1, com alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Estadual de Educação Básica de Santo Antônio de Jesus, que objetivou identificar e avaliar as soluções de tecnologias computacionais existentes para apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, a fim de que o aluno possa desenvolver suas atividades didático-pedagógicas na Escola. A proposta desenvolveu atividades de história e geografia com apoio das tecnologias assistivas. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Telma Brito Rocha - Coordenador.
2004 - 2005
O PROJETO TABULEIRO DIGITAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFBA: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA DE USO INSTITUÍDA.

Descrição: Nos últimos tempos, criou-se uma expressão para designar os que não possuem qualquer familiaridade com o mundo da informática: analfabeto digital. Tal designação expressa a importância que cada vez mais é atribuída ao computador e as suas múltiplas formas de uso, a ponto de se estabelecer uma analogia com a incapacidade de ler e escrever. Nesse sentido a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia criou um programa de inclusão digital intitulado Tabuleiro Digital com utilização de Software Livre. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa após um ano de implantação desse projeto, onde se buscou conhecer a cultura de inclusão digital instituída entre os estudantes e toda comunidade. A metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa com aplicação de 257 questionários possibilitou compreender o perfil sócio-econômico, e a política de utilização. Alguns dos resultados revelaram que 58,8 % dos usuários são pertencentes ao sexo masculino, contra 41,2 % do sexo feminino. Possuem entre 14 e 29 anos de idade, 89,5% se declararam negros ou afro- descendentes, 9,3 brancos e 1,2 indígenas. 57,6% são alunos da UFBA, e 42,4 % não são alunos da instituição. Estes resultados indicam que faculdade vem realizando inclusão digital, num processo intenso de convivência entre comunidade e estudantes, ao mesmo tempo em que outros dados indicam a necessidade de realização de campanhas educativas para minimizar o tempo de monopólio do usuário por máquina, entre outras questões. .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Telma Brito Rocha - Coordenador.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista da FACED


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organização da Educação Brasileira/ Política e Gestão da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Eduacação a Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Assistivas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, T. B.2012ROCHA, T. B. . Bullying: conceito e contextos da violência.. Ateliê, v. 00, p. 24-30, 2012.

2.
ROCHA, T. B.2009ROCHA, T. B. ; Miranda, T.G . Acesso e permanência do aluno com deficiência na instituição de ensino superior. Revista Educação Especial (UFSM), v. v. 22, p. 197-212, 2009.

3.
ROCHA, T. B.2009ROCHA, T. B. . A culpa foi do FAKE: o orkut e as identidades inventadas. Tempo (Camaçari), v. 1, p. 35-43, 2009.

4.
ROCHA, T. B.2009ROCHA, T. B. . O TV Escola no Município de Irecê-Bahia: uma análise das práticas pedagógicas.. Cadernos de Educação (UFPel), v. 33, p. 185-198, 2009.

5.
ROCHA, T. B.2008ROCHA, T. B. . A INCLUSÃO DE ALUNOS (AS) COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.. Tempo (Camaçari), v. 05, p. 40-45, 2008.

6.
ROCHA, T. B.2007ROCHA, T. B. . O TV Escola no Município de Irecê -Bahia: fatores que operam como facilitadores e/ou obstáculos a sua plena utilização. Revista da FACED (UFBA. Online), v. 11, p. 157-170, 2007.

7.
ROCHA, T. B.2007ROCHA, T. B. ; Theresinha Guimarães Miranda . Universidade e ainclusão do aluno com deficiência: promoção do acesso e permanência por meio das tecnologias Assistivas.. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia), v. 8, p. 101-118, 2007.

8.
ROCHA, T. B.2006ROCHA, T. B. . Tecnologias na Educação: Reflexão-Ação de Professores com o Programa TV Escola. Tempo (Camaçari), v. 03, p. 109-114, 2006.

9.
ROCHA, T. B.2005ROCHA, T. B. . O PROGRAMA TV ESCOLA NO MUNICÍPIO DE IRECÊ PERCEPÇÕES E PRÁTICAS. Tecnologia Educacional, v. jul 05, p. 1-9, 2005.

10.
ROCHA, T. B.2004ROCHA, T. B. . Mídia e educação:Idéias sobre um Outro Currículo.. Especiaria (UESC), Universidade Est.de Santa Cruz, v. 13, p. 121-130, 2004.

11.
ROCHA, T. B.2003ROCHA, T. B. ; PRETTO, N. L. ; SANTANA, B. . A Ciência na TV. A Ciência na TV, WEB, 2003.

12.
ROCHA, T. B.2003ROCHA, T. B. . Mídia e Educação : Pensando o currículo na era digital.. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 32, p. 91-96, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, T. B. . Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente.. 1. ed. Brasilia: LiberLivro, 2012. v. 1. 188p .

2.
ROCHA, T. B. (Org.) ; Couto, Edvaldo Souza (Org.) . A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais.. 2. ed. SALVADOR: Edufba, 2012. v. v.1. 270pp .

3.
ROCHA, T. B. (Org.) ; Couto, Edvaldo Souza (Org.) . Edvaldo Souza Couto; Telma Brito Rocha. (Org.). A vida no Orkut. Narrativas e aprendizagens nas redes sociais.. Salvador: EDUFBA, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, T. B. ; Couto, Edvaldo Souza . Identidades contemporâneas: a experimentação de "eus" no orkut.. In: Telma Brito Rocha; Edvaldo Souza Couto. (Org.). A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais.. 2ed.SALVADOR: Edufba, 2012, v. 1, p. 13-32.

2.
PRETTO, N. L. ; ROCHA, T. B. ; SOUZA, J. S. . Tabuleiro Digital: uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional.. In: Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto. (Org.). Inclusão Digital e polêmica contemporânea.. Salvador: EDUFBA, 2011, v. , p. -.

3.
Couto, Edvaldo Souza ; ROCHA, T. B. . As identidades múltiplas, nômades ou mais ou menos inventadas: os perfis 'fakes' no Orkut.. In: Edvaldo Souza Couto; Telma Brito Rocha. (Org.).. (Org.). A vida no Orkut. Narrativas e aprendizagens nas redes sociais.. Salvador: EDUFBA, 2010, v. , p. -.

4.
ROCHA, T. B. ; Theresinha Guimarães Miranda . A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise de seu acesso e permanência. In: Félix Días; Miguel Bordas; Nelma Galvão e Theresinha Miranda. (Org.). Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: questões contemporâneas.. : , 2009, v. , p. 27-38.

5.
ROCHA, T. B. . Currículo e Tecnologias: refletindo o fazer pedagógico na era digital.. In: Nelson De Luca Pretto. (Org.). Tecnologias e Novas Educações. Salvador: EDUFBA, 2005, v. 1, p. 13-230.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, T. B. . Cyberbullying: conheça medidas preventivas e onde denunciar.. Boletim Campus Salvador (IFBA), Salvador, p. 4 - 5, 04 mar. 2013.

2.
ROCHA, T. B. . Na mira dos alunos:CIBERBULLYING | Professores são alvo de estudantes que, por causa de uma nota baixa ou pura implicância, usam a internet para humilhá-los publicamente.. Revista Carta na Escola_Edição mensal para professores da Revista Carta Capital, São Paulo, 01 out. 2010.

3.
ROCHA, T. B. . Mercado Negro de Monografias. Webjornal Laboratório do Curso de Jornalismo da FIB, www.assimcomunicacao.com.br, 01 nov. 2004.

4.
ROCHA, T. B. . Resenha do livro de PEREIRA, Sonia Maria de Souza: Bullying e suas implicações no ambiente escolar.. Revista da FACED (Impresso), Salvador, , v. n.15, p. 205 - 208.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, T. B. . SUJEITOS VIGIADOS NAS REDES SOCIAIS DO ORKUT: DISPOSITIVOS DE CONTROLE QUE ATINGEM A ESCOLA.. In: 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2010, Caxambu. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: ANPED, 2010. v. 1. p. 01-336.

2.
ROCHA, T. B. . O Orkut e as identidades múltiplas, nômades, ou mais ou menos inventadas.. In: 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009. v. 1.

3.
ROCHA, T. B. . XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Acesso e Permanência do aluno com deficiência na Educação: Focalizando o diagnóstico, a interação e as tecnologias assistivas., 2008.

4.
ROCHA, T. B. ; Miranda, T.G . Tecnologias Assistivas e Inclusão do Aluno com Deficiência na Instituição de Ensino Superior.. In: 18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Alagoas, 2007.

5.
ROCHA, T. B. ; Theresinha Guimarães Miranda . Acesso e Permanência do Aluno Com Deficiência numa Instituição de Ensino Superior.. In: Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 2007.

6.
ROCHA, T. B. ; Theresinha Guimarães Miranda . A INCLUSÃO DE ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SEU ACESSO E PERMANENCIA.. In: I Congresso Baiano de Educação Inclusiva CBE I, 2007, Salvador. A INCLUSÃO DE ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE SEU ACESSO E PERMANENCIA., 2007.

7.
ROCHA, T. B. . O Programa TV Escola no Município de Irecê: Limites e Possibilidades da Educação a Distância no interior do Brasil.. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino., 2006, Recife. Anais do XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino., 2006.

8.
ROCHA, T. B. . Formação de Professores e Tecnologias: O Caso do Programa TV Escola Em Irecê Bahia.. In: II COLÓQUIO SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO PEC / UNEB, 2006, Salvador. II COLÓQUIO SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO PEC / UNEB, 2006.

9.
ROCHA, T. B. . O Projeto Tabuleiro Digital na Faculdade de Educação da UFBA. In: IX Semana de Mobilização Científica SEMOC, 2006, Salvador. IX Semana de Mobilização Científica SEMOC, 2006.

10.
ROCHA, T. B. . Inclusão Digital com Software Livre: O Caso do Tabuleiro Digital e a Política de Uso Institída na Faculdade de Educação da UFBA.. In: Segundo Encuentro en Línea de Educación y Software Libre, EDUSOL 2006, 2006, Mexico. Segundo Encuentro en Línea de Educación y Software Libre, EDUSOL 2006., 2006. v. 2.

11.
ROCHA, T. B. . O programa TV Escola no município de Irecê. In: XVII - Encontro Norte Nordeste de Pesquisa Educacional, 2005, Belém. XVII Epenn- Encontro norte nordeste de pesquisas educacionais.. Belém: EDUFPa, 2005.

12.
ROCHA, T. B. . Currículo e Tecnologias: refletindo o fazer pedagógico na era digital. In: VIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica da Universidade Católica do Salvador, 2005, Salvador. VIII SEMOC - Semana de Mobilização Científica, 2005.

13.
ROCHA, T. B. . Currículo e Tecnologias: Novas Conexões, Novas educações e outras práticas pedagógicas.. In: II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas, 2005, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom), 2005. v. 2.

14.
ROCHA, T. B. ; PRETTO, N. L. . TV e Vídeo: o que é educativo?. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. TV e Vídeo: o que é educativo?. São Cristovão: UFS, 2003. v. XVI.

15.
ROCHA, T. B. . TV e Vídeo: O que é educativo?. In: Seminário de Pesquisa da Faced-UFBA, 2002, Salvador. TV e Vídeo: O que é educativo?, 2002.

16.
ROCHA, T. B. ; PRETTO, N. L. . TV e Vídeo: o que é educativo?. In: XXI Seminário Estudantil e III Seminário de Pesquisa e Pós- Graduação, 2002, Salvador. III Seminário de Pesquisa e Pós- Graduação. Ceará: CD+ marca registrada do Nordeste Digital lineS/A, 2002. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, T. B. . Educação eTecnologias: percepções e práticas com o TV Escola. In: I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica., 2006. I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Gráfica e Editora Qualidade, 2006. v. único. p. 1-185.

2.
ROCHA, T. B. . O Programa TV Escola no município de Irecê: Limites e possibilidades da educação a distância no interior do Brasil.. In: 58ª Reunião anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião anual da SBPC, 2006. v. Único.

3.
ROCHA, T. B. . O Programa TV Escola no município de Irecê: Limites e possibilidades da educação a distância no interior do Brasil.. In: 58ª Reunião anual da SBPC, 2006, Santa Catarina. 58ª Reunião anual da SBPC, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
ROCHA, T. B.2005ROCHA, T. B. . O Programa TV Escola no Município de Irecê: limites e possibilidades da educação a distância no interior do Brasil.. Revista FAEEBA, Salvador, v. 14, n.n. 232, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, T. B. . Cyberbullying e trabalho docente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, T. B. ; MARINHO, E. . A experiência Pedagógica do Núcleo de Atendimento as Pessoas com necessidades específicas do IFBA (Campus Salvador). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, T. B. ; SANTOS, E. . Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, T. B. . Inovações Metodológicas na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, T. B. . 'Tecnologias e produção de Violência: desafios a escola Contemporânea.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROCHA, T. B. . Cyberbullying em comunidades do orkut: o que dizem os scr@ps de ódio contra professores.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROCHA, T. B. ; ALVES, A. A. . Práticas docentes e tecnologias na formação de professores: o caso da ampliação do PIBID/IFBA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ROCHA, T. B. ; ALVES, A. A. ; JESUS, R. N. . Práticas docentes e tecnologias informáticas na formação de professores: o caso do PIBID/IFBA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ROCHA, T. B. ; BRITO, C. M. C. ; TEIXEIRA, T. R. ; MATOS, D. S. M. ; PEREIRA, S. L. Q. . AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA VIRTUAL EM COMUNIDADE AFRODESCENDENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHA, T. B. . Inclusão do Aluno com Necessidades Educativas Especiais na Educação Básica de Santo Antonio de Jesus: proposições para desenvolvimento da aprendizagem mediada pelas Tecnologias Assistivas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROCHA, T. B. . Inclusão do Aluno com Necessidades Educativas Especiais na Educação Básica de Santo Antonio de Jesus: proposições para desenvolvimento da aprendizagem mediada pelas Tecnologias Assistivas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, T. B. ; Serpa, Felippe . Rascunho Digital - Diálogos com Felippe Serpa. Salvador: EDUFBA, 2004 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROCHA, T. B. . Redação de Itens para certificação ocupacional de professor alfabetizador do Estado da Bahia. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, T. B. . elaborou o parecer técnico-científico sobre a obra RESTAURANDO A PAZ NAS ESCOLAS. 2012.

2.
ROCHA, T. B. . Comissão de Horário (Campus Santo Amaro). 2010.

3.
ROCHA, T. B. . Trabalhos de Conclusão de Curso Pedagogia - Projeto Irecê/ FACED-UFBA. 2007.

4.
ROCHA, T. B. . Pesquisa sobre Atitudes e Comportamentos dos usuários do Tabuleiro Digital na Faced. 2005.

5.
ROCHA, T. B. . Curso sobre concepções de educação. 2004.

6.
ROCHA, T. B. . Curso de Formação Continuada de Professores do Município de Irecê-Ba. 2003.

7.
ROCHA, T. B. . Pesquisa observação/ diagnóstico do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. 2002.

8.
ROCHA, T. B. . Avaliação de Impacto Social de Políticas Educacionais - em busca de um modelo sociológico para avaliar políticas de educação básica. 2000.

9.
ROCHA, T. B. . Projeto de Avaliação Externa do Projeto Nacional de Qualificação Profissional- PEQ/BA- 2000. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, T. B. . Programa Aprovado (Rede Bahia). 2011.

2.
ROCHA, T. B. . Avaliação e EAD Especialização em Educação à distância.. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, T. B. . Bullying, Cyberbullying e a Violência nas Escolas.. 2012; Tema: Violência nas Escolas.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, T. B. . Avaliação e EAD. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Modulo Impresso de Curso de Especialização UNEB/UAB).

2.
ROCHA, T. B. . 'Arte Cultura e Currículo Escolar: uma visão possível?. 2013. (Parecer técnico).

3.
ROCHA, T. B. . Redes Sociais e Educação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROCHA, T. B. . Tecnologias na docência do ensino superior. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ROCHA, T. B. . Bullying Homofóbico nas escolas e locais de trabalho e suicídios entre lésbicas, gays, travestis e transexuais.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ROCHA, T. B. . Tecnologias, Comunicação e Educação.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ROCHA, T. B. . O Orkut e as relações sociais na contemporaneidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ROCHA, T. B. . Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ROCHA, T. B. ; Miranda, T.G . Tecnologias Assistivas para promoção da inclusão do aluno com deficiência na UFBA. 2007. (Relatório de pesquisa).

10.
ROCHA, T. B. . Curso TV e Vídeo: Ressignificando a prática pedagógica.. 2006. .

11.
ROCHA, T. B. . Curso TV e Vídeo: Ressignificando a prática pedagógica.. 2006. .

12.
ROCHA, T. B. . Formação de Professores Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ROCHA, T. B. . Ensinar e Aprender: Caminhos Metodológicos e Mapas de Navegação. 2001. .

14.
ROCHA, T. B. . Oficina de Internet para Coordenadores e Professores do PRONERA. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ROCHA, T. B. . Programa Aprovado. 2011.

2.
ROCHA, T. B. . Aratu Notícias 1 ª Edição da Tv Aratu (Salvador). 2010.

3.
ROCHA, T. B. . Vídeo Tabuleiro Digital. 2004 (Vídeo).

4.
ROCHA, T. B. . Mostra de Vídeo - Ver Ciência. 2003 (Mostra de Vídeo).

5.
ROCHA, T. B. . Participação do programa Mesa Redonda - Rádio AM Excelso. 2003.

Demais trabalhos
1.
ROCHA, T. B. . TV e Vídeo na Escola: Desafios e Possibilidades.. 2002 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MACIEL, A. M. R.; ANTUNES, H. S.; SARTURI, R. C.; ROCHA, T. B.. Participação em banca de Francieli Lorenzi Fracari Della Flora. Cyberbullying e ambiência escolar: os adolescentes e seus professores convivendo na cultura digital.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Nohara vanessa Figueiredo Alcântara Gões. O Webfólio na prática docente: contribuiçoes rpara desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva.. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação -GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Nohara vanessa Figueiredo Alcântara Gões. Webfólio: possibilidades para a prática do professor crítico e reflexivo.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação -GESTEC) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de SCHEILA BORGES. O uso da Informática Educacional por Deficientes Visuais na Rede Municipla de Ensino: Uma Análise sobre a Realidae de Feira de Santana.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização lato sensu em Educação Especial) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Aldinéia Vasconcelos.Memorial: relembrando minhas vivências a partir do olhar docente relata sua história de vida.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFBA/ Irêce) - Universidade Federal da Bahia.

2.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Edilânia Pereira.Minha história de vida com enfoques em aspecto pessoais e profissionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFBA/ Irêce) - Universidade Federal da Bahia.

3.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Annilma Q. Silva.TV Escola: uma análise dos fatores que operam como obstáculos à sua plena utilização numa escola municipal de Feira de Santana.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
ROCHA, T. B.; PRETTO, N. L.; PICANCO, A.. Participação em banca de Renata Afonso.O Uso da Tv e Vídeo na sala de aula.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

5.
ROCHA, T. B.; BONILLA, M. H. S.. Participação em banca de larissa Palma Coelho.Inclusão D igital: Estudo de caso no onda digital e eletrocooperativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

6.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Tereza Maria Gomes Figueiredo.Telecurso 2000: um estudo de caso na tele-sala da Faculdade de Educação.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

7.
ROCHA, T. B.. Participação em banca de Maaria Madalena Gonçalves Costa.Jogos eletrônicos e desenvolvimento intelectual da criaça de 7 a 12 anos segundo teoria cognitivista de Piaget.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, T. B.. Membro da Banca do Concurso Público Docente para Magistério Superior da Disciplina Prática Pedagógica/ Estágio Supervisionado em Letras (UNEB).. 2010. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Projeto de Extensão Sessão Napne. 2014. (Outra).

2.
III Seminário Baiano do Pibid/IAT. 2013. (Seminário).

3.
III Seminário Baiano do Pibid/IAT. 2013. (Seminário).

4.
III Seminário Baiano do Pibid/IAT. 2013. (Seminário).

5.
II Seminário Baiano do Pibid/IAT.Da iniciação à profissão: o processo de construção da identidade docente.. 2012. (Seminário).

6.
II Seminário Baiano do Pibid/IAT. 2012. (Seminário).

7.
Jornadas Acadêmicas/ Mestrado em Educação -UMINHO.Cyberbullying: ódio, violência virtual e profissão docente.. 2012. (Seminário).

8.
II (IN) FORMACCE.Currículo, tecnologias e culturas contemporâneas: emergências.. 2012. (Encontro).

9.
Jornada Pedagógica 2011.Fatores didáticos e psicossociais que interferem no ensino-aprendizagem.. 2011. (Seminário).

10.
IV SEMINÁRIO DE ENERGIA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (IV SEMAD).Tecnologia, Cidadania e Classes Populares: políticas de acesso as tecnologias digitais pelas classes populares.. 2011. (Seminário).

11.
I SEMINÁRIO BAIANO PIBID. 2011. (Seminário).

12.
Mesa Redonda: Cinema e Política em Debate..Mesa Redonda: Cinema e Política em Debate, com participação de Cineasta Silvio Tendler com seu longa metragem Utopia e Barbárie.. 2011. (Outra).

13.
Ciber Comunica 6.0.Cyberbullying: conceito e contextos da violência virtual.. 2011. (Outra).

14.
Curso de Formação para professores do IFBA.Módulo I: Concepções de Aprendizagem. 2011. (Outra).

15.
I Congresso de Ciências da Saúde e Educação. Violência Virtual e Mal Estar Docente.. 2010. (Congresso).

16.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.SUJEITOS VIGIADOS NAS REDES SOCIAIS DO ORKUT: DISPOSITIVOS DE CONTROLE QUE ATINGEM A ESCOLA. 2010. (Outra).

17.
Seminário temático II da Turma de Especialização em Educação e Pluralidade Cultural.Tecnologias, Comunicação e Educação.. 2008. (Seminário).

18.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).

19.
O Programa TV Escola no município de Irecê: Limites e possibilidades da educação a distância no interior do Brasil.. 58ª Reunião anual da SBPC. 2006. (Congresso).

20.
IV Feira do Semi-Árido.Alfabetizção e Inclusão Digital.. 2006. (Seminário).

21.
Seminário: Política Educacional: Perspectivas atuais..Seminário: Política Educacional: Perspectivas atuais.. 2006. (Seminário).

22.
V Encontro Científico da Facudade Metropolitana de Camaçari.Vendo Cinema: uma sessão sobre o processo educativo em diferentes sociedades.. 2006. (Encontro).

23.
Seminário Seminário EAD na UFBA: Troca de Experiências.Seminário EAD na UFBA: Troca de Experiências. 2005. (Seminário).

24.
II Semana de Software Livre da FACED/UFBA.II Semana de Software Livre da FACED/UFBA. 2005. (Seminário).

25.
XVII Encontro Norte Nordeste de Pesquisa Educacional..XVII Encontro Norte Nordeste de Pesquisa Educacional.. 2005. (Encontro).

26.
Seminário ACC- TV Escola e Internet.Integrando TV Escola com a Internet. 2005. (Outra).

27.
I Fórum Baiano de Inclusão Digital e II Fórum Baiano de Software Livre.I Fórum Baiano de Inclusão Digital e II Fórum Baiano de Software Livre. 2005. (Outra).

28.
II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas.II Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, Tendências e Perspectivas. 2005. (Outra).

29.
Seminário de Pesquisa da FACED 2004.Seminário de Pesquisa da FACED 2004. 2004. (Seminário).

30.
Colóquio Internacional - Pluralismo e Formação do Educador. 2004. (Outra).

31.
Oficina : Olhares Leitores. 2003. (Oficina).

32.
XVI Encontro Norte Nordeste de Pesquisa Educacional..XVI Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

33.
INFORUM 2003.INFORUM 2003. 2003. (Encontro).

34.
Painel Temático: Educação e Ludicidade.Painel Temático: Educação e Ludicidade. 2003. (Outra).

35.
III Semana da Alfabetização. 2002. (Congresso).

36.
XX Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós Graduação.XX Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós Graduação. 2002. (Seminário).

37.
Workshop Discovery na escola. 2002. (Seminário).

38.
XXI Seminário Estudantil de Pesquisa e III Seminário de Pesquisa e Pós Graduação.XXI Seminário Estudantil de Pesquisa e III Seminário de Pesquisa e Pós Graduação. 2002. (Seminário).

39.
XXI Seminário Estudantil de Pesquisa e III Seminário de Pesquisa e Pós Graduação.XXI Seminário Estudantil de Pesquisa e III Seminário de Pesquisa e Pós Graduação. 2002. (Seminário).

40.
II Semana da Aalfabetização. 2001. (Congresso).

41.
Sala de Aula Interativa.Sala de Aula Interativa. 2000. (Outra).

42.
I Seminário de Engenharia de Produção.I Seminário de Engenharia de Produção. 1999. (Seminário).

43.
I Bienal de Cultura da União Nacional de Estudantes. 1999. (Encontro).

44.
Pedagogia da Leitura. 1998. (Seminário).

45.
Conferência Estadual de Educação. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, T. B. . Projeto de Extensão Sessão Napne. 2014. (Outro).

2.
ROCHA, T. B. . III Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2013. (Outro).

3.
ROCHA, T. B. . II Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2012. (Outro).

4.
ROCHA, T. B. . II Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2012. (Outro).

5.
ROCHA, T. B. . II Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2012. (Outro).

6.
ROCHA, T. B. . II Seminário Baiano do PIBID/IAT. 2012. (Outro).

7.
ROCHA, T. B. ; Miranda, T.G . Congresso Baiano de Educação Inclusiva. 2007. (Congresso).

8.
ROCHA, T. B. . III Semana de Software Livre da FACED/UFBA. 2007. (Outro).

9.
ROCHA, T. B. . Seminário: Política Educacional: Perspectivas atuais.. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Enia dos Santos Costa. Políticas públicas e regulamentação do ensino a distância: novos paradigmas dos processos de produção do conhecimento.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Instituições Públicas de Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Orientador: Telma Brito Rocha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ilmara Rodrigues Sampaio Lemos Lobo. O lúdico no Ensino da Língua Inglesa do Fundamental II. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Telma Brito Rocha.

2.
Claudinéia da Silva Oliveira. A inteligência Interpessoal na Aprendizagem de Língua Inglesa: Uma Análise na Escola Estadual Feliz Gaspar.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Telma Brito Rocha.

3.
Silvania dos Santos Senna. Inclusão de Portadores de Necessiddaes Especiais na Escola: O caso do Autismo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

4.
Eliene Guimarães. A política da Educação Especial no brasil Atual.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

5.
Lenierverson de Santana. Tecnologias e Educação: Desafios contemporâneos à educação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

6.
Rosa maria da Conceição Barbosa. A escola na era da informação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

7.
Tânia De Jesus. A Influência da TV na Educação de Crianças de 5 a 8 anos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

8.
Maria das Dores Gonçalves. A relação Família e Escola e as Políticas Sociais para o Setor no Brasil: o caso da Bolsa Família em Camaçari.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

9.
Daniela Silva. Pedagogia da Alternância. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

10.
Josefa Jailda Santos. Educação Infantil na Contemporaneidade.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Metropolitana de Camaçari. Orientador: Telma Brito Rocha.

11.
Tereza Maria Gomes Figueiredo. Telecurso 2000: um estudo de caso na tela-sala da Faculdade de Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Telma Brito Rocha.

12.
Maria Madalena Gonçalves Costa. Jogos eletrônicos e desenvolvimento intelectual da criança de 7 a 12 anos segundo a teoria cognitivista de Piaget.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Telma Brito Rocha.

13.
Renata Afonso. O Uso da Tv e Vídeo na sala de aula.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Telma Brito Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, T. B. . Cyberbullying e trabalho docente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, T. B. . Projeto de Extensão Sessão Napne. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ROCHA, T. B. . Bullying, Cyberbullying e a Violência nas Escolas.. 2012; Tema: Violência nas Escolas.. (Blog).



Outras informações relevantes


-Fui membro eleita do Conselho Escolar do IFBA (Campus Santo Amaro)  de 09 de dezembro de 2010 a fevereiro de 2012. 

-Aprovada em seleção pública para professora substituta do departamento I Faculdade de Educação da UFBA nas disciplinas  Didática e Alfabetização obtendo o 4º lugar e Estrutura  e Funcionamento de Ensino e Educação e Sociedade  obtendo o 2º lugar sendo convocada para as duas últimas.

-Aprovação em seleção para Programa Alfabetização Solidária em outubro de 2000 para realização de formação de professores alfabetizadores e acompanhamento pedagógico em classe de alfabetização do programa. (26/05/2005)

-Aprovada em seleção pública para professora substituta do departamento de Educação da  Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS  obtendo o 1º lugar na disciplina Política e Gestão Educacional. ( maio  /2006)

-Aprovada em concurso público para professora na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, obtendo o 3º  lugar, disciplina organização da educação brasileira - políticas públicas de educação.

-Aprovada  em 1º lugar para Professora Visitante na Universidade Estadual da Bahia -  Disciplinas:  Didática/Avaliação e Planejamento Educacional/Políticas Públicas de Educação e Organização do Ensino/Currículo.  Públicado em diário oficial do Estado da Bahia em 11/04/2007.  

-Aprovada em concurso público ara professora da UNEB -2009, 2º .lugar  (  Tecnologias e Educação).

-Aprovada em concurso público para professora do IFBA- 2010,  1º lugar (Pedagogia)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/08/2014 às 12:42:17