Rosemar Antoniassi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2792641230900708
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é pesquisador iii da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: composição e tecnologia de óleos e gorduras; biodiesel. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosemar Antoniassi
Nome em citações bibliográficas
ANTONIASSI, R.;ANTONIASSI, ROSEMAR;ANTONIASSI, R

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, Lab de Oleos Vegetais.
Av. das Americas 29501
Guaratiba
23020470 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24107450
Fax: (21) 24101090
URL da Homepage: http://www.ctaa.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1996
Doutorado em Engenharia de Alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Desacidificacao de oleo de milho com etanol em coluna de discos rotativos, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: Walter Estesves e Antonio Jose de Almeida Meirelles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: oleo vegetal; desacidificacao; degomagem; etanol; extracao liquido-liquido; oleo de milho.
Grande área: Ciências Agrárias
1988 - 1991
Mestrado em Tecnologia de Alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Hidrogenacao de oleo de soja a baixa pressao,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Walter Esteves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hidrogenacao; oleo vegetal; catalisador; oleo de soja.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Nutrição e Alimentação.
1984 - 1987
Graduação em Engenharia de Alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR A, Carga horária: 40
Outras informações
É pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos desde fevereiro de 1995 e atualmente é responsável pelo Laboratório de Óleos Graxos.

Atividades

9/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, Lab de Oleos Vegetais.

Cargo ou função
Supervisor do Sistema da Qualidade.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Definição de padrão de identidade e qualidade, valor nutricional e aplicações do óleo do híbrido interespecífico de palma
Descrição: A Embrapa é a única instituição nacional a desenvolver um programa de melhoramento genético do dendê e do caiaué e lançou em 2010, um dentre os três únicos híbridos interespecíficos (HIE) de palma comerciais registrados no mundo (BRS Manicoré). Atualmente, a produção de óleo do híbrido no Pará é estimado em 7000 ton/ano mas houve um aumento significativo da área plantada nos últimos anos, especialmente com o BRS Manicoré. Pouco se conhece sobre a composição do HIE, mas alguns dados publicados indicam que pode apresentar maior conteúdo de ácido oléico, de carotenóides e de tocoferóis e tocotrienóis e menor acidez que o óleo da palmeira africana. A Colômbia também produz óleo de híbrido de palma e desde 2013 está pleiteando junto ao Codex Alimentarius um padrão internacional para este óleo, com características de composição que representam o produto daquele país e o Brasil não tem dados de composição do produto nacional para subsidiar o padrão. O padrão do Codex Alimentarius é referência internacional para os países, para a Organização Mundial do Comércio e para a legislação brasileira. Neste projeto, propõe-se determinar o Padrão de Identidade e Qualidade do óleo do híbrido interespecífico (HIE) de modo a subsidiar a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) frente às demandas do Codex Alimentarius e o Ministério da Agricultura (MAPA) e as câmaras setoriais de óleo de palma quanto à composição e qualidade do óleo. Além disso, o valor nutricional do óleo devido à presença de carotenóides que são pró-vitamina A, de tocoferóis e tocotrienóis com atividade de vitamina E e ao teor de esteróis, além das características físicas e de estabilidade do óleo serão determinadas. O projeto também dará suporte ao melhoramento agronômico de plantas de híbridos em cultivo na Embrapa. Serão avaliadas alternativas de uso do óleo para consumo direto em virtude de sua baixa acidez e maior valor nutricional, além de outros usos não convencionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Caracterização dos compostos bioativos e avaliação do Padrão de Identidade e Qualidade de azeites de oliva monovarietais produzidos em Minas Gerais
Descrição: O objetivo geral da proposta é caracterizar azeites de oliva extra virgem monovarietais de diferentes safras, obtidos a partir de diferentes cultivares de oliveira cultivadas em três condições de altitude em Minas Gerais, quanto ao padrão de identidade e qualidade, composição em tocoferóis, compostos fenólicos e compostos voláteis e características sensoriais. A proposta está estruturada em cinco Planos de Ação: PA1 ? Plano gerencial; PA 02: Definição do ponto de colheita de azeitonas para extração de azeite, produzidas em Minas Gerais; PA 03: Efeito da altitude na composição de azeites de oliva extra virgem monovarietais produzidos em Minas Gerais; PA 04: Caracterização sensorial e estudo de vida útil de azeites produzidos em Minas Gerais; PA 05: Desenvolvimento de banco de dados relativo à caracterização de azeites de oliva brasileiros.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
QUALIDADE, VALOR NUTRICIONAL E EXPECTATIVA DO CONSUMIDOR FLUMINENSE PARA AZEITES DE OLIVA PRODUZIDOS NO BRASIL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Humberto Ribeiro Bizzo em 18/02/2016.
Descrição: O Brasil vem incentivando a ampliação da olivicultura no país, através de instituições de pesquisa como a EMBRAPA e a EPAMIG, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul apresentam regiões com características de clima e solo bastante favoráveis ao cultivo de oliveiras, o que propiciou o lançamento de diversos azeites de oliva comerciais no Brasil, despertando o interesse de produtores da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, onde o clima também é favorável à olivicultura. O desenvolvimento dessa cultura representa para os produtores uma oportunidade de ampliar e diversificar sua participação no agronegócio brasileiro, uma vez que a olivicultura está associada a produtos de elevado valor comercial, cujo consumo no país tem aumentado nos últimos anos. No entanto, informações quanto ao valor nutricional, à presença de compostos bioativos e aos padrões de identidade e qualidade dos azeites de oliva produzidos no Brasil ainda são escassas, não se dispondo na literatura científica de uma ampla caracterização de diferentes cultivares e localizações geográficas, acompanhadas em diferentes safras. Além disso, pouco se sabe sobre a expectativa do consumidor brasileiro quanto aos azeites nacionais ou importados e seu entendimento sobre as diversas categorias de azeite. O presente projeto tem como objetivo avaliar a qualidade, o valor nutricional, o padrão de identidade de azeites de oliva extra virgem produzidos no Brasil, bem como avaliar a expectativa do consumidor fluminense quanto ao produto brasileiro. Os resultados obtidos poderão embasar novos empreendimentos de cultivo e de produção de azeite de oliva no país e no Estado do Rio, além de comparar o valor nutricional e as características de composição em relação aos padrões de identidade e qualidade que são requisitos regulamentares nacionais e internacionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Validação dos procedimentos analíticos para determinação do perfil de ácidos graxos e de CLA em leite
Descrição: A análise do perfil de ácidos graxos é uma demanda de pesquisa para os mais diversos produtos alimentícios (leite e derivados, carnes, peixes, óleos, oleaginosas, cereais etc) e para os alimentos utilizados em dietas de animais (forragens, rações e concentrados), importante tanto do ponto de vista nutricional quanto do melhoramento genético de plantas. Esta análise é realizada em cromatógrafos a gás que estão disponíveis em diversas unidades da empresa, em virtude do investimento em infraestrutura realizado nos últimos anos na Embrapa e da versatilidade de uso deste equipamento em diversas análises. Para a cadeia produtiva do leite, há expectativa de crescimento na comercialização de produtos lácteos com elevado potencial nutricional e/ou funcional. Com as recentes descobertas em relação ao papel da gordura na alimentação humana, é esperado que ocorra uma mudança no perfil de consumo, bem como aumento da ingestão de ácidos graxos linoleico conjugados (CLA), presentes na gordura de leite. Para tanto, é fundamental que os laboratórios das unidades da Embrapa estejam preparados para gerar resultados para seus projetos de pesquisa e para atender a demanda da sociedade. Para dar confiança aos resultados de análise e garantir a rastreabilidade, é necessário padronizar e validar os métodos de análise, adotar requisitos da gestão da qualidade e capacitar os empregados tanto na operação dos equipamentos quanto na realização da análise. Neste projeto, uma equipe multidisciplinar liderada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, que é acreditada pelo INMETRO em diversos ensaios pela NBR ISO IEC 17025 inclusive na análise de composição em ácidos graxos, vai oferecer orientação e acompanhamento na validação do método de análise de composição em ácidos graxos de leite, em pelo menos 4 laboratórios da Embrapa, segundo os requisitos das normas internacionais expressos no documento INMETRO CGCRE 008:rev 4 (2011). Será oferecido também treinamento tanto na operação dos cromatógrafos a gás, na execução da análise e nos requisitos de qualidade e rastreabilidade aplicáveis. Para atender aos requisitos de validação serão promovidos ensaios interlaboratoriais com e sem material certificado de referência (MCR) segundo os requisitos da norma ISO IEC 17043 (2011), tanto para as unidades da Embrapa que realizam a validação do ensaio quanto para as unidades que realizam a análise de perfil de ácidos graxos, além de cinco parceiros externos. Este é um dos requisitos para validação, ainda hoje pouco disponível para os laboratórios no Brasil. O treinamento foi planejado em etapas sendo que as etapas iniciais atenderão a 14 unidades da Embrapa que demandem treinamento tanto no equipamento quanto na análise de perfil de ácidos graxos, além de dois parceiros externos. A capacitação será realizada por especialistas da própria Embrapa para reduzir custos, visto que se trata de um treinamento específico e de alto investimento. Ao longo de três anos espera-se atender à demanda da Embrapa em treinamento nesta análise, capacitar os empregados e os laboratórios para execução da análise de perfil de ácidos graxos em óleos, alimentos e rações, validar o ensaio de perfil de ácidos graxos em gordura de leite e obter resultados com desempenho satisfatório frente aos requisitos das normas de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Variação no rendimento, na composição em ácidos graxos e no teor de compostos bioativos do óleo de palma produzido por clones F1 e RC1 em diferentes condições climáticas e locais de cultivo
Descrição: Neste projeto, clones de planta de híbridos F1 (Eo x Eg) e de plantas do retrocruzamento RC1 ((Eo x Eg) x Eg), cultivados em diferentes condições edafoclimáticas serão comparados para as características de rendimento, qualidade do óleo e composição do óleo quanto ao perfil de ácidos graxos, carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
ÓLEO DE PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE, CAMB.) MODIFICADO VISANDO À MELHOR ESTABILIDADE FÍSICA NO ARMAZENAMENTO
Descrição: Neste projeto o óleo de pequi foi instesterificado para melhoria de suas características físicas quanto à separação de duas fases. O óleo foi analisado quanto à sua composição química e física..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
QUALIDADE NUTRICIONAL DE MANTEIGA ENRIQUECIDA COM CLA
Descrição: A expressão ácido linoléico conjugado (CLA: conjugated linoleic acid) compreende um conjunto de isômeros do ácido linoléico (C18:2), com duas ligações duplas conjugadas, sendo os mais abundantes o C18:2 9c,11t e o 10t,12c. Esses ácidos graxos ocorrem em laticínios e carnes de ruminantes, mas estão concentrados na manteiga. A descoberta de que o CLA apresenta benefícios à saúde humana, destacando-se a atividade anticancerígena, levou a um grande esforço de pesquisa sobre o seu enriquecimento no leite dos animais através da dieta, bem como no desenvolvimento de métodos de análise para a caracterização e quantificação de cada isômero, de modo que suas atividades biológicas pudessem ser avaliadas separadamente. A Embrapa Agroindústria de Alimentos tem analisado gordura de leite enriquecida com CLA proveniente dos projetos de pesquisa com a Embrapa Gado de Leite, nos quais se manipula a dieta de vacas mestiças, através do emprego de forragens e da adição de óleos vegetais ricos em ácido linoléico à ração. Além disso, existe uma parceria com a UFRJ, para a realização de análises por Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Os ácidos graxos de manteiga são analisados por cromatografia gasosa em coluna capilar de 100 metros, mas não ocorre separação de todos os isômeros cis ou trans e dos isômeros de CLA. Para se atingir separação mais eficiente é possível utilizar a cromatografia em fase gasosa multidimensional (CG X CG) que é uma poderosa técnica de análise de misturas complexas. O objetivo deste projeto é desenvolver um método analítico utilizando CG x CG acoplado a um coletor automático de frações, de modo que os componentes da fração de CLA, uma vez eficientemente separados, serão caracterizados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas e por ressonância magnética nuclear. O método vai propiciar a avaliação nutricional da manteiga enriquecida com CLA, quanto à sua composição em ácidos graxos, incluindo o CLA, colesterol e sua estabilidade oxidativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Humberto R. Bizzo - Integrante / Marco Antonio Sundfeld da Gama - Integrante / Fernando César Ferraz Lopes - Integrante / Faria-Machado, A.F. - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2010 - 2012
Avaliação do amadurecimento de frutos de pinhão-manso no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é considerado como uma alternativa potencial para a produção de biodiesel em várias partes do mundo, mas pouco se conhece sobre seu sistema de produção, produtividade, custos de produção, incidência de pragas, fisiologia, composição da semente e processos de extração de óleo. Um dos maiores entraves para viabilizar a cultura é a floração descontínua (entre e dentre inflorescências), com frutos na mesma inflorescência de idades diferentes, que implica em amadurecimento não homogêneo e dificuldades quanto à colheita. Assim todos os frutos são deixados na planta até secar, prática que pode reduzir a qualidade do óleo. Nada se conhece sobre o acúmulo de óleo na semente durante o amadurecimento, sua composição e os efeitos desta secagem dos frutos na planta sobre a qualidade do óleo, especialmente sobre a acidez que é indesejada na produção de biodiesel. Para avaliação do ensaio de amadurecimento, os frutos serão fotografados para se estabelecer ao final do trabalho uma escala de cores que possa auxiliar na comparação dos resultados. Os frutos serão identificados considerando-se o tempo decorrido após a floração. A coleta dos frutos será realizada considerando um número de repetições de pelo menos 8 repetições por coleta. O início da coleta será a partir de 60 dias após floração, com acompanhamento do amadurecimento e secagem dos frutos na própria planta. A casca dos frutos será removida e as sementes para extração de óleo e as sementes serão secas para determinação da umidade, rendimento em óleo, compoisção em ácidos graxos e acidez..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Humberto R. Bizzo - Integrante / Guilherme Kangussu Donagemma - Integrante / Faria-Machado, A.F. - Integrante / Pedro Corrêa Damasceno Junior - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2006 - 2015
Avaliação de oleaginosas, nativas e exóticas, quanto ao teor e qualidade do óleo e viabilidade para a produção de biodiesel
Descrição: Este é um plano de ação de um projeto de Macro Programa 1 financiado pela Embrapa e uma meta de um projeto financiado pela Finep para avaliaçãodo rendimento e da qualidade de óleo de macaúba, pequi, nhandiroba, murumuru e bucha para produção de biodiesel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto R. Bizzo - Integrante / Nilton Tadeu Vilela Junqueira - Integrante / Faria-Machado, A.F. - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15
2005 - 2008
Avaliação de rendimento e das frações obtidas da síntese de ésteres etílicos a partir de óleo de mamona e girassol
Descrição: Neste projeto a Embrapa acompanhou os experimentos da PESAGRO quanto às matérias-primas cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o programa Rio Biodiesel. Os farelos desengordurados foram analisados. Foi estudado um método de análise da fração obtida da síntes de ésteres metílicos por cromatografia de camada delgada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Luiz Antonio Antunes de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2007
Biodiversidade de peixes da região pantaneira: avaliação quanto à composição em ácidos graxos, colesterol e nutrientes
Descrição: Neste projeto de macroprograma 3 da Embrapa, foi realizada a avaliação da biodiversidade das espécies de peixe da região do Pantanal, quanto à composição de nutrientes, valor calórico, ácidos graxos, colesterol e minerais. Foram estudadas 8 espécies que foram coletadas nos períodos de seca e de cheia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante / Silvana Pedroso Oliveira - Integrante / Debora Calheiros - Integrante / Agostinho Catella - Integrante / Jorge Lara - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2007
Atividade antioxidante e biológica de oleorresinas e de extratos de plantas
Descrição: Neste projeto, foi realizada a avaliação da atividade antioxidante de vários extratos, tanto em sistemas lipídicos (peroxidação lipídica) quanto em sistemas aquosos. A atividade biológica foi realizada no I. Microbiologia da UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Humberto R. Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
2004 - 2007
Biodiesel: avaliação de matérias-primas, transesterificação de óleos e assistência para implantação dos projetos de biodiesel de Feira de Santana (BA) e Riobiodiesel (RJ)
Descrição: Neste projeto foram avaliadas as matérias-primas cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o programa Rio Biodiesel. Variedades de girassol, mamona e gergelim foram comparadas quanto à qualidade e rendimento em óleo em cinco áreas de cultivo no Estado do Rio de Janeiro. Foi estudada a transesterificação de óleos para produção de biodiesel. Foram estudadas as condições para implantação de uma usina piloto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2004 - 2007
Avaliação de rendimento de produção de mamona e girassol nas áreas de cultivo no Estado Rio de Janeiro para o projeto Riobiodiesel
Descrição: Neste projeto a Embrapa acompanhou os experimentos da PESAGRO quanto às matérias-primas cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o programa Rio Biodiesel. Variedades de girassol, mamona e gergelim foram comparadas quanto à qualidade e rendimento em óleo em cinco áreas de cultivo no Estado do Rio de Janeiro. O método de determinação de óleo por RMN foi comparado ao método por Soxhlet e os farelos desengordurados foram analisados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto R. Bizzo - Integrante / Luiz Antonio Antunes de Oliveira - Integrante / LUIZ DE MORAES REGO FILHO - Integrante / GUILHERME EUGÊNIO MACHADO LOPES - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2000 - 2003
Potencial antioxidante de extratos vegetais e extração seletiva de antioxidantes para fins industriais e alimentícios
Descrição: Neste projeto (código 10.2000.749) os óleos essenciais e macerados e extratos de alho e de condimentos e extratos de plantas foram avaliados quanto á atividade antioxidante em sistema lipídico (óleo de soja ou azeite de oliva). A estabilidade oxidativa das amostras e o ensaio de estufa foram utilizados para monitorar a atividade antixoidante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Daise Lopes - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8
1994 - 1998
SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DIFERENTES CULTIVARES DE GERGELIM PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEO
Descrição: Neste projeto (código 07.0.94.005.08) diferentes variedades de gergelim desenvolvidas pela Embrapa foram analisadas quanto à sua composição centesimal e rendimento em óleo. O óleo foi analisado quanto ao seu padrão de identidade e qualidade, o que inclui composição em ácidos graxos, esteróis, teor de matéria insaponificável, densidade e índice de refração, além do indice de estabilidade oxidativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Nair Helena Castro Arriel - Integrante / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Melhorias de processos de obtenção de coprodutos a partir da semente, resíduo da indústria de suco e polpa de maracujá
Descrição: A indústria de suco do maracujá do Estado do Rio de Janeiro responde por 8% da produção nacional e tem capacidade instalada que pode atingir 50.000 toneladas anuais de frutos. Projetos desenvolvidos nos últimos anos em parceria entre Embrapa, UENF e Pesagro-Rio, financiados pela FAPERJ, CNPq e Embrapa contribuíram para a melhoria da cadeia produtiva, tanto em relação a questões agronômicas quanto em relação ao processamento de co-produtos. Os resíduos gerados na indústria de suco de maracujá correspondem a 70% da fruta. As sementes apresentam óleo de elevado valor de mercado para uso em cosméticos e aplicações terapêuticas enquanto que a casca é rica em fibra alimentar com várias aplicações alimentícias. Processos tecnológicos da semente e da casca representam oportunidades para a cadeia produtiva do maracujá no Estado do Rio de Janeiro, com ganhos econômicos, sociais e ambientais. O objetivos deste projeto É otimizar o processamento da semente de maracujá por prensagem para obtenção de óleo de alta qualidade e determinar seu tempo de vida de prateleira. Este plano de ação faz parte do projeto Inovação Tecnológica do Arranjo Produtivo do Maracujá nas Regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro, liderado pelo Dr. Sergio A. Cenci..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2011
Controle dos fatores tóxicos e alergênicos presentes nos co-produtos de mamona e pinhão manso
Descrição: Este é um plano de ação do projeto "Qualidade nutricional de farelos destoxificados de mamona e pinhão manso" que é um projeto MP3 da Embrapa. Neste plano de ação, os farelos desengordurados processados e coletados serão avaliados quanto à presença de fatores anti-nutricionais, tóxicos e alergênicos. A determinação de ésteres de forbol e fator anti-tripsina do pinhão manso será realizada na Embrapa Agroindústria de Alimentos, enquanto que a avaliação da presença de ricina, curcina e fatores alergênicos será realizada pela Dra. Olga Machado da UENF, parceira da Embrapa em vários projetos. Determinar a presença de ésteres de forbol e fator fator anti-tripsina do pinhão manso. Avaliar a presença de ricina, curcina e fatores alergênicos nos farelos de pinhão manso e mamona..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2009 - 2011
Otimização do refino de óleo de girassol para produção de biodiesel
Descrição: Entre os combustíveis renováveis destaca-se o biodiesel que recebeu enorme impulso e interesse do governo brasileiro e da comunidade científica no mundo todo. Os óleos vegetais são obtidos por extração com solvente ou prensados obtendo-se um óleo bruto que contém ácidos graxos livres, fosfolipídios, umidade, esteróis, hidrocarbonetos, ceras e outras impurezas. O óleo de girassol é facilmente obtido por prensagem em pequena e média escala e hoje existem muitas cooperativas e agricultores empenhados em produzir óleo de girassol bruto, especialmente para produção de biodiesel. Da mesma maneira existem equipamentos de pequena escala disponíveis também para síntese de biodiesel, já em uso no Brasil. Pouco se conhece sobre o conteúdo de fosfolipídios, de acidez e de outras impurezas presentes nos óleos de girassol bruto extraídos no Brasil. Estas impurezas reduzem o rendimento de síntese de biodiesel, dificultando a separação de fases de ésteres e glicerol após a síntese que gera um produto de baixa qualidade, que não atende aos padrões da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A remoção destas impurezas do óleo bruto pode ser realizada por processos de refino como a degomagem úmida e seca, seguido de neutralização alcalina e branqueamento. Quanto maior o número de processos necessários, maior será o investimento necessário e os custos de produção. Neste projeto as condições dos processos de refino serão otimizadas para se obter óleo de girassol parcialmente refinado com o menor número de etapas de refino possível, com maior rendimento de síntese de biodiesel e maior velocidade de separação de fases. O efeito da presença de impurezas serão avaliadas no óleo bruto e nos óleos submetidos a processos de refino visando a otimização da síntese de biodiesel metílico e etílico quanto ao rendimento, velocidade de separação de fases e qualidade do biodiesel produzido. O óleo de girassol bruto obtido em pequenas e médias empresas extratoras será avaliado.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - 2010
Produção de Biodiesel por transesterificação em escala de planta piloto, avaliação da qualidade e ensaios em motores de ciclo diesel
Descrição: Este é um plano de ação (Código: 01.04.3.01.07.04) de um projeto de Macro Programa 1 (Desenvolvimento de tecnologias agro-industriais para obtenção de biocombustíveis derivados de óleos vegetais, cujo líder é João Flavio Veloso) financiado pela Embrapa e uma meta de um projeto financiado pela Finep. Neste plano de ação a síntese de biodiesel é realizada em escala de planta piloto e o produto é avaliado em motores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro Freitas - Integrante / Humberto R. Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Processo de purificação de glicerol resultante da síntese de biodiesel
Descrição: Este é um plano de ação (Código: 01.04.3.01.05.05) de um projeto de Macro Programa 1 (Desenvolvimento de tecnologias agro-industriais para obtenção de biocombustíveis derivados de óleos vegetais, cujo líder é João Flavio Veloso) financiado pela Embrapa e uma meta de um projeto financiado pela Finep. Neste plano de ação a composição das fases glicerólicas que são sub-produtos da síntese de ésteres metílicos e etílicos de ácidos graxos é avaliada. Processos de recuperação do glicerol para atender aos níveis usuais de comercialização são estudados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Efeito das impurezas presentes no óleo na separação de fases resultantes da síntese de ésteres etílicos
Descrição: Este é um plano de ação (Código: 01.04.3.01.06.04) de um projeto de Macro Programa 1 (Desenvolvimento de tecnologias agro-industriais para obtenção de biocombustíveis derivados de óleos vegetais, cujo líder é João Flavio Veloso) financiado pela Embrapa e uma meta de um projeto financiado pela Finep. Neste plano de ação as impurezas presentes em óleos vegetais de soja, palma, girassol, canola e mamona são avaliadas e seu efeito quantificado no rendimento e na velocidade de sepração de fases..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Humberto Ribeiro Bizzo - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
Avaliação de processos de obtenção de extratos de soja quanto à presença de fatores antinutricionais, atividade de lipoxigenase (LOX) e qualidade sensorial
Descrição: O objetivo do projeto foi avaliar o efeito dos processos para obtenção de extratos de soja, na inativação de fatores antinutricionais e da LOX, na qualidade sensorial e protéica das bebidas. A qualidade sensorial e nutricional do extrato de soja de variedade desprovida de LOX será comparada ao extrato de soja de variedade convencional. Neste trabalho, serão avaliadas as variedades desprovidas de LOX (213 e 257) e outra adequada para uso no extrato (BRM 9452273)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Rosires Deliza - Integrante / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Ilana Felberg - Integrante / Tais da Siva Rosa - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
1996 - 1998
OBTENÇÃO DE MOLHO CREMOSO A BASE DE LEITE DE SOJA E ÓLEOS VEGETAIS
Descrição: Neste projeto foi desenvolvido um molho cremoso como substituto da maionese tradicional, em escala de planta piloto utilizando-se homogeneizador de alta pressão, com leite de soja integral e óleos vegetais, com intuito de eliminar os ovos e reduzir a quantidade de óleo e colesterol..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Rosemar Antoniassi - Coordenador / Leopold Hartman - Integrante / Lair Chaves Cabral - Integrante / Denise Carvalho Pereira Campos - Integrante / Ilana Felberg - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: International Journal of Food Science & Technology (Online)
2010 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
2009 - Atual
Periódico: Brazilian journal of food technology (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Ceres
2010 - Atual
Periódico: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Industrial Crops and Products (Print)
2012 - Atual
Periódico: Ciência Rural (UFSM. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Aquaculture (Amsterdam)
2015 - Atual
Periódico: Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: International Journal of Food Properties
2016 - Atual
Periódico: Food Analytical Methods (Internet)
2017 - Atual
Periódico: FOOD CHEMISTRY
2017 - Atual
Periódico: GRASAS Y ACEITES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Óleos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO-LIMA, CARLOS F.2018ARAUJO-LIMA, CARLOS F. ; FERNANDES, ANDREIA S. ; GOMES, ERIKA M. ; OLIVEIRA, LARISSE L. ; MACEDO, ANDREA F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; WILHELM, ALLAN E. ; AIUB, CLAUDIA A. F. ; FELZENSZWALB, ISRAEL . Antioxidant Activity and Genotoxic Assessment of Crabwood (Andiroba, Carapa guianensis Aublet) Seed Oils. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, v. 2018, p. 1-11, 2018.

2.
BARROSO, M. V.2017BARROSO, M. V. ; CARVALHO, C. V. A. ; ANTONIASSI, R. ; CERQUEIRA, V. R. . The copepod Acartia tonsa as live feed for fat snook (Centropomus parallelus) larvae from notochord flexion to advanced metamorphosis. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 45, p. 159-166, 2017.

3.
MACIEL GUEDES, ANDRÉA MADALENA2017MACIEL GUEDES, ANDRÉA MADALENA ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; GALDEANO, MELICIA CINTIA ; GRIMALDI, RENATO ; DE CARVALHO, MARIO GERALDO ; WILHELM, ALLAN EDUARDO ; MARANGONI, ALEJANDRO GREGORIO . Length-scale Specific Crystalline Structural Changes Induced by Molecular Randomization of Pequi Oil. J OLEO SCI, v. 1, p. 5-10, 2017.

4.
FREIRE, FERNANDA CAMPOS2017FREIRE, FERNANDA CAMPOS ; ADORNO, MARIA ANGELA TALLARICO ; SAKAMOTO, ISABEL KIMIKO ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; CHAVES, ANA CAROLINA SAMPAIO DÓRIA ; DOS SANTOS, KARINA MARIA OLBRICH ; SIVIERI, KATIA . Impact of multi-functional fermented goat milk beverage on gut microbiota in a dynamic colon model. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL, v. 99, p. 315-327, 2017.

5.
GAMA, M A S2017GAMA, M A S ; FILHO, H G B ; BIZZO, H R ; ANTONIASSI, R . Analytical shortcomings and other considerations related to the identification of biomarkers of dairy fat intake. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL NUTRITION, v. 71, p. 1022-1023, 2017.

6.
GUEDES, ANDRÉA MADALENA MACIEL2017GUEDES, ANDRÉA MADALENA MACIEL ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; DE FARIA-MACHADO, ADELIA FERREIRA . Pequi: a Brazilian fruit with potential uses for the fat industry. OCL, v. 24, p. D507, 2017.

7.
REGIS, S. A.2017REGIS, S. A. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. ; RESENDE, E. D. . Yellow passion fruit pulp residue: Seed, oil and aril flour yields. trends in chemical engineering, v. 16, p. 75-83, 2017.

8.
Teles, D.A.A2016 Teles, D.A.A ; BRAGA, M. F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; Junqueira, N.T. V. . Yield Analysis of Oil Palm Cultivated Under Irrigation in the Brazilian Savanna. Journal of the American Oil Chemists' Society, v. 93, p. 193-199, 2016.

9.
AZEVEDO PEIXOTO, L.2016AZEVEDO PEIXOTO, L. ; LAVIOLA, B. G. ; Simone Mendonça ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Oil content increase and toxicity reduction in jatropha seeds through family selection. Industrial Crops and Products (Print), v. 80, p. 70-76, 2016.

10.
SILVA JUNQUEIRA, VINÍCIUS2016SILVA JUNQUEIRA, VINÍCIUS ; AZEVEDO PEIXOTO, LEONARDO DE ; GALVÊAS LAVIOLA, BRUNO ; LOPES BHERING, LEONARDO ; MENDONÇA, SIMONE ; AGOSTINI COSTA, TANIA DA SILVEIRA ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Bayesian Multi-Trait Analysis Reveals a Useful Tool to Increase Oil Concentration and to Decrease Toxicity in Jatropha curcas L.. Plos One, v. 11, p. e0157038, 2016.

11.
ALVARENGA BOTREL, DIEGO2016ALVARENGA BOTREL, DIEGO ; VILELA BORGES, SORAIA ; VICTÓRIA DE BARROS FERNANDES, REGIANE ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; FERREIRA DE FARIA-MACHADO, ADELIA ; PESSOA DE ANDRADE FEITOSA, JUDITH ; CELIA MONTEIRO DE PAULA, REGINA . Application of cashew tree gum on the production and stability of spray-dried fish oil. Food Chemistry, v. 221, p. 1522-1529, 2016.

12.
REGIS, S.A.2015REGIS, S.A. ; RESENDE, E. D. ; ANTONIASSI, R. . Oil quality of passion fruit seeds subjected to a pulp-waste purification process. Ciência Rural (UFSM. Impresso), p. 00-00, 2015.

13.
BARROSO, M. V.2015BARROSO, M. V. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Use of the copepod Oithona hebes as a bioencapsulator of essential fatty acids. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 63, p. 331-336, 2015.

14.
Mourthe, MHF2015Mourthe, MHF ; GAMA, M. A. S. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; LOPES, F. C. F. . Perfil de ácidos graxos do leite de vacas Holandês x Gir em pastagem de capim-marandu suplementado com quantidades crescentes de grão de soja tostado. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Online), v. 67, p. 1150-1158, 2015.

15.
CONCEICAO, L. D. H. C. S.2015CONCEICAO, L. D. H. C. S. ; ANTONIASSI, R. ; Junqueira, N.T. V. ; BRAGA, M. F. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FARIA-MACHADO, A. F. . Genetic diversity of macauba from natural populations of Brazil. BMC Research Notes, v. 8, p. 406-414, 2015.

16.
FARIA-MACHADO, A. F.2015 FARIA-MACHADO, A. F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; Junqueira, N.T. V. . Discrimination of Pulp Oil and Kernel Oil from Pequi ( Caryocar brasiliense ) by Fatty Acid Methyl Esters Fingerprinting, Using GC-FID and Multivariate Analysis. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 63, p. 10064-10069, 2015.

17.
WILHELM, A. E.2014WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; BIZZO, H. R. ; REIS, S. L. R. ; CENCI, S. A. . Diferentes taxas de alimentação de prensa do tipo expeller na efi ciência de extração e na qualidade do óleo de semente de maracujá. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 44, p. 1312-1318, 2014.

18.
SANTOS, R.R.2014SANTOS, R.R. ; MURICI, L. N. M. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; SILVA, J. P. L. ; DAMASO, M. C. T. . Characterization of Different Oil Soapstocks and Their Application in the Lipase Production by Aspergillus niger under Solid State Fermentation. Journal of Food and Nutrition Research, v. 2, p. 561-566, 2014.

19.
LOBO, CÁTIA MARIA DE OLIVEIRA2014LOBO, CÁTIA MARIA DE OLIVEIRA ; TORREZAN, RENATA ; DE FURTADO, ÂNGELA APARECIDA LEMOS ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; FREITAS, DANIELA DE GRANDI CASTRO ; DE FREITAS, SIDINÉA CORDEIRO ; PENTEADO, ANA LÚCIA ; DE OLIVEIRA, CÁSSIA SOARES ; JUNIOR, CARLOS ADAM CONTE ; MÁRSICO, ELIANE TEIXEIRA . Development and nutritional and sensory evaluation of cachapinta ( Pseudoplatystoma sp) pâté. Food Science & Nutrition, v. 33, p. n/a-n/a, 2014.

20.
Oliveira, J. S.2013Oliveira, J. S. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. ; MULLER, M. D. . Composição química da glicerina produzida por usinas de biodiesel no Brasil e potencial de uso na alimentação animal. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 43, p. 509-512, 2013.

21.
BARROSO, M. V.2013 BARROSO, M. V. ; CARVALHO, C. V. ; ANTONIASSI, R. ; CERQUEIRA, V. R. . Use of the copepod Acartia tonsa as the first live food for larvae of the fat snook Centropomus parallelus. Aquaculture (Amsterdam), v. 388-391, p. 153-158, 2013.

22.
ANTONIASSI, R.;ANTONIASSI, ROSEMAR;ANTONIASSI, R2013ANTONIASSI, R.; ARRIEL, N. H. C. ; GONCALVES, E. B. ; FREITAS, S. C. ; ZANOTTO, D. ; BIZZO, H. R. . Influência das condições de cultivo na composição da semente e do óleo de gergelim. Revista Ceres, v. 60, p. 301-310, 2013.

23.
MOTHÉ, C. G.2013MOTHÉ, C. G. ; DAMICO, A. ; ANTONIASSI, R. . Rheological behavior of Soy Mayonnaise with low calorie. International Journal of Rheology, v. 1, p. 33-39, 2013.

24.
JESUS COELHO CASTRO, RENATA2013JESUS COELHO CASTRO, RENATA ; SOBRINHO, FAUSTO S. ; SUNDFELD DA GAMA, MARCO A. ; CASTRO BARRA, PATRÍCIA M. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; OLIVEIRA, MARCONE A. L. . Analysis of the main conjugated linoleic acid (CLA) precursors (C18:2 n-6 and C18:3 n-3) in Brachiaria ruzizienses by capillary zone electrophoresis. Central European Journal of Chemistry, v. 11, p. 1286-1296, 2013.

25.
ROSA, P. M.2011ROSA, P. M. ; ANTONIASSI, R. ; GONÇALVES, Elisabeth Borges ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; SILVA, A. J. R. . Extração de ácido clorogênico de farelo de girassol desengordurado. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 41, p. 719-724, 2011.

26.
Aquino, L.P.2011Aquino, L.P. ; BORGES, S. V. ; Ferrua, F.Q. ; ANTONIASSI, R. ; CIRILLO, M.A. . Extraction of oil from pequi fruit (Caryocar Brasiliense, Camb.) using several solvents and their mixtures. Grasas y Aceites, v. 62, p. 245-252, 2011.

27.
RODRIGUES, I.A.2011RODRIGUES, I.A. ; ALVIANO, D.S. ; ANTONIASSI, R. ; SILVA, A. J. R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; ALVIANO, C.S. ; ROSA, M.S.S. . In vitro anti-Leishmania amazonensis activity of the polymeric procyanidin-rich aqueous extract from Syagrusm coronata. Journal of Medicinal Plant Research, v. 5, p. 3781-3790, 2011.

28.
GONÇALVES, Elisabeth B2010GONÇALVES, Elisabeth B ; ANTONIASSI, R. . Incerteza em resultados analíticos e verificação de conformidade de qualidade de alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 30, p. 917-927, 2010.

29.
HARTMAN, L.2009HARTMAN, L. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. P. . CHARACTERIZATION OF FIVE SUNFLOWER VARIETIES CULTIVATED IN BRAZIL. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online), Curitiba - PR, v. 17, n.2, p. 145-152, 2009.

30.
CAMPOS, D. C. P.2009CAMPOS, D. C. P. ; ANTONIASSI, R. ; DELIZA, R. ; FREITAS, S. C. ; FELBERG, Ilana . Molho cremoso à base de extrato de soja: estabilidade, propriedades reológicas, valor nutricional e aceitabilidade do consumidor. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 29, p. 919-926, 2009.

31.
FELBERG, Ilana2009FELBERG, Ilana ; ANTONIASSI, R. ; DELIZA, R. ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; DELLA MODESTA, R. C. ; CABRAL, L. C. . Soy and Brazil nut beverage: processing, composition, sensory, and color evaluation. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 29, p. 609-617, 2009.

32.
Aquino, L.P.2009Aquino, L.P. ; Ferrua, F.Q. ; BORGES, S. V. ; ANTONIASSI, R. ; Correa, J.L.G. ; Cirillo, M. A. . Influência da secagem do pequi (Caryocar brasiliense Camb.) na qualidade do óleo extraído. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 29, p. 354-357, 2009.

33.
ROSA, P. M.2009ROSA, P. M. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; OLIVEIRA, M. F. . Chemical composition of Brazilian sunflower varieties. Helia (Novi Sad), v. 32, p. 145-155, 2009.

34.
FREITAS, S. C.2008FREITAS, S. C. ; GONÇALVES, Elisabeth B ; ANTONIASSI, R. ; FELBERG, Ilana ; OLIVEIRA, S. P. . META-ANÁLISE DO TEOR DE SELÊNIO EM CASTANHA-DO-BRASIL. Brazilian Journal of Food Technology (Online), v. 11, p. 54-62, 2008.

35.
Nascimento, R. J. S.2008Nascimento, R. J. S. ; COURI, Sonia ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. P. . Composição em ácidos graxos do óleo da polpa de açaí extraído com enzimas e com hexano. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 30, p. 498-502, 2008.

36.
ANTONIASSI, R.;ANTONIASSI, ROSEMAR;ANTONIASSI, R2007ANTONIASSI, R.; SOUZA, D. F. S. ; FREITAS, S. C. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . ESTABILIDADE OXIDATIVA DOS ÓLEOS DE MACADÂMIA E DE PISTACHE. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online), v. 25, p. 141-156, 2007.

37.
FREITAS, Sidinéa Cordeiro2006FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; ANTONIASSI, R. ; CECCHI, H. M. . Uso do injetor PTV na determinação de triacilgliceróis da gordura de leite. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 61, p. 407-410, 2006.

38.
PIMENTEL, S. A.2006PIMENTEL, S. A. ; TAKEMOTO, E. ; ANTONIASSI, R. ; BADOLATO, E. S. G. . Composition of tocopherols in sesame seed oil: an indicative of adulteration. Grasas y Aceites, v. 57, p. 205-210, 2006.

39.
GONÇALVES, Elisabeth B2006GONÇALVES, Elisabeth B ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; Germani, Rogério . Busca de Estimativas de Incerteza em Medições Analíticas em Laboratórios de Alimentos. Brazilian Journal of Food Technology (Online), v. 9, p. 237-247, 2006.

40.
ANTONIASSI, R.;ANTONIASSI, ROSEMAR;ANTONIASSI, R2006ANTONIASSI, R.; MACHADO, G. C. ; CHAVES, J.P.C. . COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS E CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE ÓLEOS HIDROGENADOS DE COCO BABAÇU. Revista Ceres, v. 53, p. 463-470, 2006.

41.
ANTONIASSI, R.2005ANTONIASSI, R.. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE ÓLEOS E GORDURAS. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online), v. 19, p. 353-380, 2005.

42.
LAGO, R. C. A.2005LAGO, R. C. A. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DE COBERTURA DE SARDINHAS EM CONSERVA ARMAZENADAS EM TEMPERATURA AMBIENTE. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online), v. 18, p. 177-192, 2005.

43.
FELBERG, Ilana2004FELBERG, Ilana ; DELIZA, R. ; GONÇALVES, Elisabeth Borges ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; CABRAL, L. C. . Bebida mista de extrato de soja integral e castanha-do-brasil: caracterização físico-química, nutricional e aceitabilidade do consumidor. Alimentos e Nutrição (UNESP), v. 15, p. 163-174, 2004.

44.
RODRIGUES, C. E. C.2003 ANTONIASSI, R.; RODRIGUES, C. E. C. ; MEIRELLES, A. J. A. . Equilibrium Data for the System Rice Bran Oil + Fatty Acids + Ethanol + Water at 298.2 K. Journal of Chemical & Engineering Data (Online), v. 48, p. 367-373, 2003.

45.
LOPES, D.1999LOPES, D. ; ANTONIASSI, R. . Análise química dos frutos do Mapati (Pourouma cecropiifolia Martius). Brazilian Journal of Food Technology (Preprint Series), Campinas SP, v. 2, n.1/2, p. 45-50, 1999.

46.
ANTONIASSI, R.;ANTONIASSI, ROSEMAR;ANTONIASSI, R1998 ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Pretreatment of corn oil for physical refining. Journal of the American Oil Chemists' Society, Champaign, IL, v. 75, n.10, p. 1411-1415, 1998.

47.
ANTONIASSI, ROSEMAR1998ANTONIASSI, ROSEMAR; PEREIRA, D. A. ; JABLONKA, F. H. ; SZPIZ, R. R. ; LAGO, R. C. A. . Avaliação das características de identidade e qualidade de amostras de azeite de oliva. Brazilian Journal of Food Technology (Online), v. 1, p. 32-43, 1998.

48.
ESTEVES, W.1994ESTEVES, W. ; ANTONIASSI, R. ; BARRERAARELLANO, D. . Composição de ácidos graxos e triglicerídeos de quatro cultivares de cacau. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas SP, v. 14, n.2, p. 247-252, 1994.

49.
ESTEVES, W.1991ESTEVES, W. ; ANTONIASSI, R. ; ARELLANO, D. B. . Teores de componentes lipídicos de amêndoas de quatro cultivares de cacau. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas SP, v. 25, n.1, p. 22-26, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
Junqueira, N.T. V. ; ANTONIASSI, R ; CONCEICAO, L. D. H. C. S. . Acrocomia spp.: macaúba. In: VIEIRA, R. F.; CAMILLO, J.; CORADIN, L. (Ed.).. (Org.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: Região Centro-Oeste. 1ed.Brasilia: , 2016, v. 1, p. 1-1162.

2.
CONCEICAO, L. D. H. C. S. ; Junqueira, N.T. V. ; MOTOIKE, S. Y. ; PIMENTEL, L. D. ; FAVARO, S. P. ; BRAGA, M. F. ; ANTONIASSI, R. . Macauba. In: Lopes, R,, Olieveira, M.S.P., Cavallari, M.M., Barbieri, R.L., Conceição, L.D.A.C.S.. (Org.). Palmeiras Nativas do Brasil. 1ed.Brasilia: Embrapa Informação Tecnológica, 2015, v. 1, p. 269-305.

3.
BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R. . Fixed Oils and Antimicrobial Effects. In: GOVIL, J.N.. (Org.). Recent Progress in Medicinal Plants Vol. 33 Fixed Oils and Fats. : Studium Press, 2012, v. 33, p. 273-285.

4.
ANTONIASSI, R.; SOUZA, D. F. S. . GERGELIM - COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE. In: BELTRÃO, N. E. M.; VIEIRA, D. J.. (Org.). O agronegócio do gergelim no Brasil. : EMBRAPA, 2001, v. 1, p. -.

5.
ANTONIASSI, R.. Enriquecimento de óleos, gorduras e derivados com vitamina A. In: Marília R. Nutti. (Org.). Enriquecimento e restauração de alimentos com micronutrientes- uma proposta para o Brasil. São Paulo, SP: ILSI, Brasil, 2000, v. 1, p. 111-117.

6.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Determination of Trans Fatty Acids in Oils and Fats. In: IUPAC; Embrapa Agroindústria de Alimentos. (Org.). Workshop on Fats, Oils and Oilseeds Analysis. Book of Conferences. Rio de Janeiro: , 2000, v. , p. 172-185.

7.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Lipid Extraction from Different Matrices. In: IUPAC; Embrapa Agroindústria de Alimentos. (Org.). Workshop on Fats, Oils and Oilseeds Analysis. Book of Conferences. Rio de Janeiro: , 2000, v. , p. 160-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIA-MACHADO, A. F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; WILHELM, A. E. ; GUEDES, A. M. M. ; SCOFANO, M. ; BIZZO, H. R. . FATTY ACID COMPOSITION OF MONOVARIETAL OLIVE OILS GROWN IN BRAZIL. In: EXPOLIVA XVIII Scientific-technical Symposium, 2017, Jaen, Espanha. Proceedings of EXPOLIVA 2017, 2017.

2.
FARIA-MACHADO, A. F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; BIZZO, H. R. . ANALYSIS OF VOLATILE COMPOUNDS FROM BRAZILIAN VIRGIN OLIVE OILS. In: EXPOLIVA XVIII Scientific-technical Symposium, 2017, Jaen, Espanha. Proceedings of EXPOLIVA 2017, 2017.

3.
FELBERG, Ilana ; ANTONIASSI, R. ; SA, D. G. C. F. ; DELIZA, R. ; FREITAS, S. C. ; GALDEANO, M. C. ; TORREZAN, RENATA . Obtenção e avaliação da aceitação sensorial de salgadinho de soja com redução de gordura e sal. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 6, 2017, Belém. ENAAL. Seção Trabalhos. Ref. 2931. Promoção: SBAAL. 13 a 16 de agosto. 6 p., 2017.

4.
SA, D. G. F. ; TORREZAN, RENATA ; ANTONIASSI, R. ; GUEDES, A. M. M. ; WILHELM, A.E. ; FARIA-MACHADO, A. F. . Aceitação sensorial de batatas fritas com redução de gorduras. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 6, 2017, Belém. ENAAL. Seção Trabalhos. Ref.2574. Promoção: SBAAL. 13 a 16 de agosto. 6 p., 2017.

5.
ANTONIASSI, R.; GAMA, M A S ; WILHELM, A. E. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; GUEDES, ANDRÉA MADALENA MACIEL ; BIZZO, H R . Interferência de solventes utilizados na extração da gordura do leite na determinação do perfil de ácidos graxos por cromatografia gasosa. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 6, 2017, Belém. ENAAL. Seção Trabalhos. Ref.2564. Promoção: SBAAL. 13 a 16 de agosto. 6 p., 2017.

6.
ANTONIASSI, R; LOPES, R. ; GODOY, R. L. O. ; PACHECO, S. ; DOMINGUES, A. F. N ; GOMES JUNIOR, R. A. ; WILHELM, A. E. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; GUEDES, A. M. M. ; BIZZO, H. R. . Valor nutricional de óleo de híbridos de palma quanto ao teor de carotenoides, tocoferóis e tocotrienóis. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 6, 2017, Belém. ENAAL. Seção Trabalhos. Ref. 2582. Promoção: SBAAL. 13 a 16 de agosto. 6 p., 2017.

7.
GUEDES, A.M.M. ; ANTONIASSI, R. ; TONON, R.V. ; MATTA, V.M. ; WILHELM, A. E. ; SILVA, L.F.M. . Desacidificação de óleo vegetal por microfiltração em sistema não aquoso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 57, 2017, Gramado. Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química. Rio de Janeiro: ABQ, 2017. 5 p, 2017.

8.
FARIA-MACHADO, A. F. ; WILHELM, A. E. ; OLIVEIRA, M. E. C. ; GUEDES, A.M.M. ; YOKOYAMA, R. ; BORGES, P. P. V. ; BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R . Óleo de palma de alto oleico produzido no Brasil. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1, 2017, Lisboa. ACTAS PORTUGUESAS DE HORTICULTURA, 29, CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1. Lisboa: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HORTICULTURA (APH), 2017. p. 581-586.

9.
FARIA-MACHADO, A. F. ; WILHELM, A. E. ; GUEDES, A.M.M. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. . Qualidade de azeites de oliva extra virgem produzidos no Brasil. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1, 2017, Lisboa. ACTAS PORTUGUESAS DE HORTICULTURA, 29, CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1. Lisboa: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HORTICULTURA (APH), 2017. p. 531-536.

10.
BRIGIDA, A. I. S. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Influência do tamanho molecular das frações peptídicas na capacidade antioxidante de hidrolisado de gelatina de tilápia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 21, 2016, Fortaleza. Anais eletrônicos do CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2016.

11.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; WILHELM, A. E. ; GUEDES, A. M. M. ; GALVÊAS LAVIOLA, BRUNO . Variação do teor de óleo, de fitato e de inibidor de tripsina em genótipos de pinhão manso. In: 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2016, Natal. Proceedings, 2016.

12.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. ; WILHELM, A. E. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; LAVIOLA, B. G. . Composição em ácidos graxos e presença de metais e fosfolipídios em óleo de genótipos de pinhão manso. In: 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2016, Natal. Proceedings, 2016.

13.
ANTONIASSI, R.; WILHELM, A. E. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; DUARTE, O. R. . Oil yield and fatty acid compsition of frutis of Attalea maripa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 4, 2015, Buzios. Anais, 2015.

14.
ESTEVES, T. C.F. ; FELBERG, Ilana ; GODOY, R. L. O. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; ANTONIASSI, R. ; CARRÃO-PANIZZI, M. C. . Caracterização de linhagem de soja preta quanto a sua composição química, compostos bioativos e atividade antioxidante. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 7.; MERCOSOJA 2015, 2015, FLORIANÓPOLIS. Proceedings, 2015.

15.
WILHELM, A. E. ; ESTEVES, T. C.F. ; ANTONIASSI, R. ; FELBERG, Ilana ; CARRÃO-PANIZZI, M. C. . Caracterização de linhagens de soja preta quanto aos ácidos graxos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 7.; MERCOSOJA 2015, 2015, FLORIANÓPOLIS. Anais, 2015.

16.
FARIA-MACHADO, A. F. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. . Determination of phenolic compounds in olive oil.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS, 4, 2015, Buzios. Proceedings. Rio de janeiro: SBPFH, 2015.

17.
ESTEVES, T. C.F. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; FELBERG, Ilana ; ANTONIASSI, R. . Atividade antirradical livre de compostos bioativos de soja preta ( glycine max (L.) merrill).. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 2014, FLORIANÓPOLIS. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2014.

18.
ROGERIO, J. B. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; Faria-Machado, A.F. ; Junqueira, N.T. V. ; ANTONINI, J. C. A. . Produtividade de genótipos de palma cultivados no Cerrado. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 245-246.

19.
AZEVEDO, D. M. P. ; DUARTE, I. D. ; ROGERIO, J. B. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. . Avaliação do rendimento e dos ácidos graxos do óleo de sementes de pinhão-manso da Embrapa Meio-Norte, Piauí. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 347-348.

20.
DUARTE, I. D. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. . Efeito da maturação de frutos de macaúba no rendimento de óleo e na composição em ácidos graxos. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 253-254.

21.
ROGERIO, J. B. ; DUARTE, I. D. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. ; Duboc, Eny . Variação da composição dos ácidos graxos dos óleos de polpa e amêndoa de pequi. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 275-276.

22.
TARDEM, V. S. ; JESUS, F. F. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; FREITAS, S. C. ; BIZZO, H. R. . Efeito do refino de óleo de girassol na estabilidade oxidativa do biodiesel. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. nais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 795-796.

23.
JESUS, F. F. ; TARDEM, V. S. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. . Influência do refino de óleo de girassol na síntese de biodiesel etílico. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 799-800.

24.
Oliveira, J. S. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. ; MULLER, M. D. . Glicerol, coproduto do biodiesel: restrições qualitativas para uso na alimentação animal. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 1609-1610.

25.
PIRES, J. M. F. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R. ; LAVIOLA, B. G. . Conteúdo de éster de forbol vs. produção de grãos de pinhão-manso. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012. p. 803-804.

26.
ANTONIASSI, R.; Junqueira, N.T. V. ; Faria-Machado, A.F. ; CONCEICAO, L. D. H. C. S. ; ROGERIO, J. B. ; DUARTE, I. D. . Variabilidade de genótipos de macaúba quanto às características físicas de fruto e rendimento em óleo. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves, RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 4896-4899.

27.
CONCEICAO, L. D. H. C. S. ; Junqueira, N.T. V. ; LICURGO, F. M. ; ANTONIASSI, R. ; WILHELM, A. E. ; BRAGA, M. F. . Teor de óleo em frutos de diferentes espécies de macaubeira (acrocomia spp.).. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves, RS. anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012. p. 4883-4886.

28.
Pimenta, T. V ; Andrade. M.H.C. ; ANTONIASSI, R. . EXTRAÇÃO, NEUTRALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ÓLEOS DO FRUTO DA MACAÚBA (Acrocomia Aculeata). In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Buzios, RJ. anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012.

29.
ANTONIASSI, R.; FELBERG, Ilana ; Farah, A. ; Donangelo, C.M. . Extrato de soja em pó: estabilidade dos ácidos graxos durante armazenamento. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Anais do V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011.

30.
FREITAS, S. C. ; Monte, D.C. ; ANTONIASSI, R. . Valor Nutricional de variedades de Banana. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011. Anais do V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011.

31.
SANTOS, C. F. ; Pires, J.M.F. ; Faria-Machado, A.F. ; DAMASCENO JUNIOR, P. C. ; ANTONIASSI, R. . Avaliação do rendimento de óleo no amadurecimento de frutos de pinhão-manso. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011, Brasilia. Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011.

32.
ASCHERI, J. L. R. ; Carvalho, C.W.P. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; Simone Mendonça . Efeito do CaO no processamento da torta de pinhão-manso (Jatropha curcas L.) por extrusão. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011, Brasilia. Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011.

33.
ANTONIASSI, R.; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. ; Simone Mendonça . Ésteres de forbol em tortas de pinhão manso. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011, Brasilia. Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa de Pinhão-Manso, 2011.

34.
DUARTE, I. D. ; ROGERIO, J. B. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. . Variação da composição de ácidos graxos dos óleos de polpa e amêndoa de macaúba. In: 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010.

35.
ROGERIO, J. B. ; DUARTE, I. D. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. . Rendimento em óleo e composição em ácidos graxos de frutos de tucumã coletados no Estado do Mato Grosso. In: 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, bELO hORIZONTE. Anais do 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010.

36.
Pimenta, T. V ; ANTONIASSI, R. ; Andrade. M.H.C. . Neutralização do óleo da polpa da macaúba. In: 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010.

37.
Pimenta, T. V ; Andrade. M.H.C. ; ANTONIASSI, R. . Parâmetros de qualidade, estrutura lipídica e características de fusão dos óleos do fruto da palmeira Macaúba. In: 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010.

38.
SUASSUNA, T. M. ; SMIRDELE, O. ; ANTONIASSI, R. . Avaliação preliminar da qualidade tecnológica do amendoim produzido em Roraima. In: IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas 2010, 2010, João Pesoas. Anais do IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas 2010, 2010.

39.
RUOSO, J. ; SIMAS, D. L. R. ; Campos, R.S. ; ANTONIASSI, R. . LINEARIDADE DE RESPOSTA DA DETERMINAÇÃO DE GLICEROL NO MÉTODO OFICIAL AOCS Ea 6-94. In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros, MG. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009.

40.
SIMAS, D. L. R. ; RUOSO, J. ; Oliveira, J. S. ; Campos, R.S. ; ANTONIASSI, R. . ACURÁCIA INTRALABORATORIAL DA DETERMINAÇÃO DE GLICEROL EM SUBPRODUTOS DA SÍNTESE DE BIODIESEL. In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009, Montes claros, MG. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009.

41.
ROGERIO, J. B. ; Mesquita, D.L. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; Junqueira, N.T. V. ; Duboc, Eny ; LOPES, P. S. N. ; ANTONIASSI, R. . RENDIMENTO E QUALIDADE DO ÓLEO DE PEQUI ANÃO (Caryocar brasilense subsp. intermedium). In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009, Montes Claros, MG. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009.

42.
Mesquita, D.L. ; DONAGEMMA, G. K. ; DUARTE, I. D. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. . RENDIMENTO E QUALIDADE DO ÓLEO DE PINHÃO MANSO (Jatropha curcas). In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009, Montes Claros, MG. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009.

43.
Mesquita, D.L. ; DUARTE, I. D. ; Silva, C.J. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. . EXTRAÇÃO DE ÓLEO DE PINHÃO MANSO POR PRENSAGEM. In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros, MG. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel:, 2009.

44.
LOPES, D. ; BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R. . Atividade antioxidante de oleorresina de pimentas brasileiras pelo método do DPPH. In: XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007, Fortaleza. Anais do XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007.

45.
ANTONIASSI, R.; LOPES, D. ; BIZZO, H. R. . Ácidos graxos de genótipos de pimentas brasileiras. In: XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007, Fortaleza. Anais do XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007.

46.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. . Comparação entre temperaturas no método de determinação de umidade em estufa à vácuo. In: XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007, Fortaleza. Anais do XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007.

47.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. . Avaliação da qualidade analítica do laboratório na determinação de umidade. In: XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007, Fortaleza. Anais do XV Congresso Latino Americano de Analistas de alimentos, 2007.

48.
COURI, Sonia ; DAMASO, M.C.T. ; ANTONIASSI, R. ; LAGO, R. C. A. . Selectivity of the lipase extract from aspergillus niger 11T53A14. In: WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY - IUFOST, 2006, Nantes. Proceedings of the XIII WORLD CONGRESS OF FOOD SCIENCE & TECHNOLOGY, IUFOST, 2006.

49.
LOPES, D. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Avaliação da estabilidade oxidativa de azeites aromatizados com ervas condimentares e óleos essenciais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR, 2005, São Luiz Gonzaga. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL E AGROINDÚSTRIA FAMILIAR, 2005. v. 1. p. 1705-1713.

50.
Nogueira R.I. ; Cornejo, F.E. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FREITAS, S. P. . Effects of drying parameters on pepper (Capsicum spp) quality.. In: ENPROMER - MERCOSUR CONGRESS ON CHEMICAL ENGINEERING, 2005, Búzios. Anais do II ENPROMER - MERCOSUR CONGRESS ON CHEMICAL ENGINEERING, 2005. v. 1.

51.
FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; ANTONIASSI, R. ; GONÇALVES, Elisabeth B ; ALVES, A N G . Precisão intralaboratorial de análises físico-químicas e de minerais. In: SIMPÓSIO AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE DE LA AOAC INTERNACIONAL, 5, 2003, Lima, Peru. Anales SIMPÓSIO AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE DE LA AOAC INTERNACIONAL, 5, Lima: Pontifícia Universidad Católica del Perú, 2003. Ref. M16. 1 CD-Rom., 2003.

52.
MOTHÉ, C. G. ; AZEVEDO, Aline Damico de ; ANTONIASSI, R. . Rheological characterization of emulsions from soymilk. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON FOOD RHEOLOGY AND STRUCTURE, 3, 2003, Stuttgard. Procedings of the 3rd INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON FOOD RHEOLOGY AND STRUCTURE, 2003. p. 53-54.

53.
ANTONIASSI, R.; GODOY, R. L. O. ; ROSA, P. M. . Esteróis de girassol e gergelim: isolamento e identificação por CGAR/EM.. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002. p. 2519-2522.

54.
ANTONIASSI, R.; GODOY, R. L. O. ; SOUZA, D. F. S. ; PEÇANHA, B. R. B. ; ARRIEL, N. H. C. . Isolamento de sesamina e sesamolina de variedade de gergelim desenvolvida pela Embrapa. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002. p. 2536-2539.

55.
FREITAS, S. C. ; SANTOS, Neida M S ; ANTONIASSI, R. . Selênio em castanhas do Brasil (Berthollethia excelsa). In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002. p. 2527-2530.

56.
FREITAS, S. P. ; CABRAL, L. C. ; HARTMAN, L. ; ANTONIASSI, R. . Estimativa de custos para o preparo do molho cremoso de soja em escala comercial. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002. p. 3472-3475.

57.
GOMES, R.C.M ; CAVALCANTI, N.B ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. ; BORGES, S.V ; MAIA, C.A. . Perfil lipídico e mineral de semente de umbu. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002, Porto Alegre. Anais do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2002. p. 2121-2124.

58.
ANTONIASSI, R.; CARVALHO, Jose Luiz Viana ; FERLBERG, Ilana ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; GONÇALVES, Elisabeth Borges ; GODOY, R. L. O. ; FURTADO, Angela A L . Credenciamento de projetos de pesquisa em boas práticas de laboratório na Embrapa Agroindústria de Alimentos.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA / BIENNIAL CONGRESS WAITRO, 2002, Porto Alegre. Anais do CONGRESSO INTERNACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA / BIENNIAL CONGRESS WAITRO, 2002.

59.
LAGO, R. C. A. ; ANTONIASSI, R. . Composição de esterois em óleo de café por cromatografia gasosa de alta resolução. In: I Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2000, Poços de Caldas. Anais do I Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2000. v. I. p. 744-747.

60.
CAMPOS, D. C. P. ; ANTONIASSI, R. ; CABRAL, L. C. . Propriedades reológicas de algumas marcas de maionese e molho cremoso comerciais e de emulsão leite de soja/óleo. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998. p. 1592-1595.

61.
ANTONIASSI, R.; ROBBS, C. F. ; SILVA, O. F. ; FARIAS, A. X. . Problemas decorrentes do processamento de castanha-do-brasil. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos. p. 1943-1946.

62.
ANTONIASSI, R.; CHAVES, M. B. . Separação de tocoferóis por cromatografia líquida de alta eficiência em coluna de sílica. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos. p. 490-493.

63.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Efeito da adição de óleo de abacate na estabilidade oxidativa dos óleos de soja e girassol. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998. p. 1208-1211.

64.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Avaliação da composição de produtos encapsulados comercializados no Estado do Rio de janeiro. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro, RJ. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciênica e Tecnologia de Alimentos, 1998. p. 47-50.

65.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. . Otimização de metodologia oficial da AOCS (Official method Ca 12 55) para determinação de conteúdo de fósforo em óleos. In: 6º Congresso e exposição latinoamericano sobre processamento de óleos e gorduras, 1995, Campinas, SP. Proceedings do 6º Congresso e exposição latinoamericano sobre processamento de óleos e gorduras, 1995. p. 211-215.

66.
ANTONIASSI, R.; ARELLANO, D. B. . Monitoramento da produção enzimática de ésteres de ceras por TLC FID. In: IV Congreso Latinoamericano de cromatografia, 1992, Cidade do Mexico, MEXICO. Memorias del IV Congreso Latinoamericano de cromatografia, 1992. p. 1-4.

67.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. . Influência das variáveis de processo na hidrogenação seletiva de óleo de soja à pressão atmosférica: II - isomerização geométrica e posicional. In: International Meeting on Fats and Oils Technology, 1991, Campinas, SP. Proceedings of the International Meeting on Fats and Oils Technology, 1991. p. 200-203.

68.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. . Influência das variáveis de processo na hidrogenação seletiva de óleo de soja à pressão atmosférica: I - atividade e seletividade. In: International Meeting on Fats and Oils Technology, 1991, Campinas, SP. Proceedings of the International Meeting on Fats and Oils Technology, 1991. p. 197-199.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Pires, J.M.F. ; Frauches, C. ; SOUZA, R.C.S. ; Faria-Machado, A.F. ; Simone Mendonça ; ANTONIASSI, R. . Éster de forbol em sementes e tortas de pinhão manso. In: 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Anais da 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.

2.
Silva, P.N. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Análise de metanol em glicerina por headspace estático/CG/EM. In: 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2011, Florianópolis. Anais da 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2011.

3.
REGIS, S.A. ; RESENDE, E.D. ; ANTONIASSI, R. ; GRAVINA, G.A. . Influência do estádio de maturação sobre rendimento e qualidade do óleo das sementes de maracujá-amarelo. In: Simpósio de Ciência e tecnologia de Alimentos, 2011. Anais do III Simpósio de Ciência e tecnologia de Alimentos, 2011.

4.
PEREZ, J.B. ; SOUZA, R.C.S. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; GAMA, M. A. S. ; LOPES, F. C. F. . Perfil de ácidos graxos em cultivares de capim elefante utilizados na alimentação de vacas leiteiras. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

5.
SIMAS, D. L. R. ; Silva, P.N. ; Campos, R.S. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; Oliveira, J. S. . Composição de amostras de glicerina bruta provenientes da síntese de biodiesel. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

6.
ROGERIO, J. B. ; Mesquita, D.L. ; ANTONIASSI, R. ; DUARTE, I. D. ; Junqueira, N.T. V. ; Lopes, J. F. . Qualidade e composição em ácidos graxos do óleo da semente de bucha vegetal (Luffa cylindrica).. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

7.
Mesquita, D.L. ; ROGERIO, J. B. ; ANTONIASSI, R. ; DUARTE, I. D. ; Junqueira, N.T. V. ; Lopes, J. F. . Quantificação de dienos e trienos conjugados no óleo de Fevillea trilobata. In: 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Aguas de Lindoia. Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

8.
Silva, P.N. ; SIMAS, D. L. R. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. . Otimização de métodos de análise para fase de glicerina da síntese de biodiesel. In: Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010. Anais da 33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

9.
LOPES, F. C. F. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; GAMA, M. A. S. . Effect of milking time on fatty acid profile of cows fed tropical forage-based diets supplemented with soybean oil. In: XXVI World Buiatrics Congress, 2010, Santiago. Proceedings of the XXVI World Buiatrics Congress, 2010.

10.
GAMA, M. A. S. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; LOPES, F. C. F. . DELTA-9 Desaturase indexes in holstein X zebu cows receiving or not cobalt-EDTA as a liquid phase marker in diets containing different soybean oil levels. In: XXVI World Buiatrics Congress 2010, 2010, Santiago. Proceedings of the XXVI World Buiatrics Congress 2010, 2010.

11.
Mesquita, D.L. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. ; Duboc, Eny ; Pereira, L. M. ; LOPES, P. S. N. . Rendimento de óleo e composição em ácidos graxos de pequi. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos do 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

12.
Pereira, L. M. ; ANTONIASSI, R. ; Mesquita, D.L. ; Junqueira, N.T. V. ; CARGNIN, A. . Rendimento em óleo e carotenóides de macaúba (Acrocomia acculeata). In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

13.
Ross Jr, I. ; ANTONIASSI, R. ; OLIVEIRA, L. A. A. ; REGO FILHO, L. M. ; BEZERRA NETO, F. V. . Rendimento das variedades de mamona da Embrapa Nordestina e Paraguaçu cultivadas no Município de Campos, Estado do Rio de Janeiro. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 2008, Salvador, BA. Anais do III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 2008.

14.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. ; OLIVEIRA, L. A. A. ; LOPES, G.E.M. ; Ross Jr, I. . Composição de farelo desengordurado de variedades de mamona cultivadas no Município de Itaocara, Estado do Rio de Janeiro. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 2008, Salvador, BA. Anais do III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA, 2008.

15.
LOPES, F. C. F. ; GAMA, M. A. S. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. . Índices de aterogenicidade e trombogenicidade de manteigas oriundas do leite de vacas consumindo dietas com óleo de soja. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimento, XXI, CBCTA 2008, 2008, Belo Horizonte. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

16.
ANTONIASSI, R.; FELBERG, Ilana ; FREITAS, S. C. . Efeito do cozimento na inativação de lipoxigenases da variedade de soja IAS-5. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

17.
ANTONIASSI, R.; GAMA, M. A. S. ; LOPES, F. C. F. ; BIZZO, H. R. . Separação de ácidos graxos da gordura de leite em diferentes condições por cromatografia em fase gasosa. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimento, CBCTA 2008, 2008, Belo Horizonte MG. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimento, CBCTA 2008, 2008.

18.
Lima, L. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; OLIVEIRA, L. A. A. ; REGO FILHO, L. M. . Rendimento em óleo das variedades de girassol cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o projeto Riobiodiesel. In: 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2008, Lavras, MG. Anais do 4 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2008.

19.
Ross Jr, I. ; Mesquita, D.L. ; Pereira, L. M. ; ANTONIASSI, R. . Análise do teor de óleo em sementes de gergelim por ressonância magnética nuclear (RMN) de baixa resolução. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, 2007, Seropérica, RJ. Anais da JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, 2007.

20.
Baso, E.A. ; Ross Jr, I. ; Bezerra, A.R. ; ANTONIASSI, R. . Análise de teor de óleo de girassol por ressonância magnética nuclear (RMN) de baixa resolução. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007, São Carlos, SP. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007.

21.
ANTONIASSI, R.; Baso, E.A. ; Bezerra, A.R. ; Ross Jr, I. . Rendimento em óleo das variedades de mamona cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o Projeto Riobiodiesel. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007, São Carlos, SP. Anais do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007.

22.
Ross Jr, I. ; Baso, E.A. ; Bezerra, A.R. ; ANTONIASSI, R. . Rendimento em óleo das variedades de gergelim cultivadas no Estado do Rio de Janeiro para o projeto Riobiodiesel. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007, São Carlos, SP. Anais do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICACONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTIFICA, 2007.

23.
Almeida, S.M. ; Rosa, T.S. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. ; Bispo, E.G.L. . Composição centesimal e de ácidos graxos de filé de cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) da região do Pantanal. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, 2006, Seropedica. Anais da JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, 2006.

24.
LOPES, D. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. ; SILVA, A. J.R. . Determinação da pungência de molhos de pimenta comerciais por cromatografia liquida de alta eficiência com fase reversa. In: 28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, C. F. A. ; AIUB, C. A. F. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . In vitro toxicological profile of different (Andiroba, Carapa guianensis Aublet, Meliaciae) Crabwood seed oils. In: XIII CONGRESSO DA MUTAGEN -BRASIL, 2017, Ribeirão Preto - SP. Livro de Resumos (Abstracts) do XIII CONGRESSO DA MUTAGEN -BRASIL, 2017.

2.
BIZZO, Humberto Ribeiro ; FARIA-MACHADO, A. F. ; ANTONIASSI, R. ; WILHELM, A. E. . Cyanogenic compounds from mesocarp and epicarp flours of passion fruit (passiflora edulis flavicarpa). In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CAPILLARY CHROMATOGRAPHY, 40.; GCxGC SYMPOSIUM, 13., 2016, Riva del Garda. Abstract book. Messina: Chromaeont. Messina: Chromaleont, 2016. p. 482.

3.
BIZZO, H. R. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. . Simultaneous determination of carotenoids and tocochromanols from palm hybrid oil by hplc with photodiode array and fluorescence detectors. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON CAPILLARY CHROMATOGRAPHY, 40.; GCxGC SYMPOSIUM, 13, 2016, Riva del Garda. Abstract book. Messina: Chromaeont, 2016. p. 483.

4.
GUEDES, A. M. M. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Oil Content and Fatty Acid Composition of French Fries of Brazil.. In: AOCS ANNUAL MEETING & EXPO, 2016, Salt Lake City, Utah. Experience the science and business dynamics driving the global fats and oils industries: abstracts. Urbana: AOCS, 2016. p. 30.

5.
GUEDES, A. M. M. ; ANTONIASSI, R. ; GALDEANO, M. C. ; GRIMALDI, R. ; WILHELM, A. E. . Physical and chemical characterization of interesterified Brazilian Pequi oil. In: AOCS ANNUAL MEETING & EXPO, 2016, Salt Lake City, Utah. Experience the science and business dynamics driving the global fats and oils industries: abstracts. Urbana: AOCS, 2016. p. 15.

6.
GUEDES, A.M.M. ; WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. . Interesterificacion del aceite de pequi. In: WORLD CONGRESS ON OILS & FATS AND ISF LECTURESRIP SERIES 31.; CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GRASAS Y ACEITES, 2015, Rosario. Proceedings. Rosario: ASAGA World Congress, 2015.

7.
GUEDES, A.M.M. ; ANTONIASSI, R. ; WILHELM, A. E. . Propriedades físicas del aceite de pequi interesterificado. In: WORLD CONGRESS ON OILS & FATS AND ISF LECTURESRIP SERIES 31.; CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GRASAS Y ACEITES, 2015, Rosario. Proceedings. Rosario: ASAGA World Congress, 2015.

8.
WILHELM, A. E. ; ANTONIASSI, R. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; GUEDES, A.M.M. . Análisis cromatrográfico de aceites con el método de metilación directa de Hartman E Lago. In: WORLD CONGRESS ON OILS & FATS AND ISF LECTURESRIP SERIES 31.; CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GRASAS Y ACEITES, 2015, Rosario. Proceedings. Rosario: ASAGA World Congress, 2015.

9.
WILHELM, A. E. ; GONCALVES, E. B. ; BRAGA, M. F. ; Junqueira, N.T. V. ; ANTONIASSI, R. . Composición de ácidos grasos en aceite de palma del cerrado brasileño. In: WORLD CONGRESS ON OILS & FATS AND ISF LECTURESRIP SERIES 31.; CONGRESSO LATINOAMERICANO DE GRASAS Y ACEITES, 2015, Rosario. Proceedings. Rosario: ASAGA World Congress, 2015.

10.
BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; GUEDES, A.M.M. ; WILHELM, A.E. . Sterols profile in monovarietal olive oils produced in Brazil.. In: 38th International Symposium on Capillary Chromatography and 11 th GCxGC Symposium, 2014, Riva Del Garda. Proceedings of 38th International Symposium on Capillary Chromatography and 11 th GCxGC Symposium, 2014.

11.
BIZZO, Humberto Ribeiro ; ANTONIASSI, R. ; FARIA-MACHADO, A. F. ; GUEDES, A.M.M. ; WILHELM, A.E. . Composition of fatty acids from monovarietal olive oils produced in Brazil.. In: 38th International Symposium on Capillary Chromatography and 11 th GCxGC Symposium, 2014, Riva Del Garda. Proceedings of 38th International Symposium on Capillary Chromatography and 11 th GCxGC Symposium, 2014.

12.
GUEDES, A.M.M. ; CAMPOS, G.A. ; WILHELM, A.E. ; Faria-Machado, A.F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR ; ANTONINI, J. C. A. . Oil yield and quality of four varieties of palm (Elaeis guineensis) grown in Brazil under irrigation. In: XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013, Santiago do Chile. Anais do XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013.

13.
GUEDES, A.M.M. ; WILHELM, A.E. ; Faria-Machado, A.F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Quality, Composition and Oxidative Stability of Avocado Oil. In: XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013, Santiago do Chile. Anais do XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013.

14.
WILHELM, A.E. ; GUEDES, A.M.M. ; Faria-Machado, A.F. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Effect of different screw press feed rates on extraction efficiency, quality parameters and fatty acid composition of passion fruit seed oil. In: XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013, Santiago do Chile. Anais do XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013.

15.
WILHELM, A.E. ; GUEDES, A.M.M. ; CENCI, S. A. ; REGIS, S.A. ; ANTONIASSI, ROSEMAR . Differences in passion fruit seed oil quality according to fruit processing. In: XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013, Santiago do Chile. Anais do XV Latin American Congress and Exhibition on Fats and Oils, 2013.

16.
ANTONIASSI, R.; GAMA, M. A. S. ; LOPES, F. C. F. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Oxidative stability, fatty acid composition and cholesterol content of milk fat from cows fed sunflower oil-supplemented diets. In: 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013, Antalya. Book of Abstracts of the 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013.

17.
ANTONIASSI, ROSEMAR; Junqueira, N.T. V. ; ANTONINI, J. C. A. ; CAMPOS, G. A. ; WILHELM, A. E. ; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Variation in fatty acids of palm oil from brazilian tropical savanna. In: 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013, Antalya. Book of Abstracts of the 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013.

18.
ANTONIASSI, ROSEMAR; WILHELM, A. E. ; Faria-Machado, A.F. ; REGIS, S.A. ; CENCI, S. A. . Effect of seed moisture on pressing efficiency and quality of passion fruit seed oil. In: 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013, Antalya. Book of Abstracts of the 11Th Euro Fed Lipid Congress, 2013.

19.
Faria-Machado, A.F. ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, H. R. ; DAMASCENO JUNIOR, P. C. ; FREITAS, S. C. ; DONAGEMMA, G. K. . Fatty Acid Profile and Chemical Composition of Seeds from Jatropha curcas During Fruit ripening. In: 103rd AOCS (American Oil Chemists? Society) Annual Meeting & Expo, 2012, Long Bech, CA, USA. Proceedings, 2012.

20.
ANTONIASSI, R.; Faria-Machado, A.F. ; BIZZO, H. R. ; Junqueira, N.T. V. . Fatty Acid Composition and Oil Yield from Different Genotypes of Macauba (Acrocomia aculeata). In: 103rd AOCS (American Oil Chemists? Society) Annual Meeting & Expo, 2012, Long Bech, CA. Proceedings of the 103rd AOCS (American Oil Chemists? Society) Annual Meeting & Expo, 2012.

21.
BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R. ; Faria-Machado, A.F. ; CONCEICAO, L. D. H. C. S. ; Junqueira, N.T. V. . SEPARATION OF ISOMERS OF TRIENOIC CONJUGATED FATTY ACIDS BY MULTIDIMENSIONAL GAS CHROMATOGRAPHY. In: 36th International Symposium on Capillary Chromatography 9th GC x GC Symposium, 2012, Riva Del Garda, Italy. Book of abstracts of the 36th International Symposium on Capillary Chromatography 9th GC x GC Symposium, 2012.

22.
BIZZO, H. R. ; ANTONIASSI, R. ; GAMA, M. A. S. ; LOPES, F. C. F. . SEPARATION OF CRITICAL PAIRS OF C18:1 ISOMERS AND CONJUGATED LINOLEIC ACIDS IN MILK FAT. In: 36th International Symposium on Capillary Chromatography 9th GC x GC Symposium, 2012, Riva Del Garda, Italy. Book of abstracts of the 36th International Symposium on Capillary Chromatography 9th GC x GC Symposium, 2012.

23.
REGIS, S.A. ; RESENDE, E.D. ; ANTONIASSI, R. ; GRAVINA, G.A. . Caracterização da escala de maturação de sementes de maracujá-amarelo para aplicação em processos de purificação de resíduos de extração da polpa. In: Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do 9 SLACA, 2011.

24.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. ; FELBERG, Ilana ; AGUIAR, P. F. ; CARRÃO-PANIZZI, M. C. . Effect of sodium bicarbonate blanching on protein solubility in brazilian soybean varieties. In: III Congreso Internacional de Ciencia y Tecnolofgia de los Alimentos, 2009, Cordoba, Argentina. Resumos do III Congreso Internacional de Ciencia y Tecnolofgia de los Alimentos, 2009. p. GP 116.

25.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. ; FELBERG, Ilana ; AGUIAR, P. F. . Effect of sodium bicarbonate blanching on the reduction of lipoxygenase activity in four brazilian soybean varieties.. In: World Soybean Research Conference VIII (WSRC VIII), 2009, Beijing, China. Proceedings oh the World Soybean Research Conference VIII (WSRC VIII), 2009.

26.
Pereira, L. M. ; Ross Jr, I. ; Mesquita, D.L. ; ANTONIASSI, R. . Separação de classe de lipídios da síntese de biodiesel por cromatografia de camada delgada. In: XVIII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais da Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro, XVIII, 2008. cd room, 2008.

27.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. ; OLIVEIRA, L. A. A. . Rendimento em óleo das variedades de girassol cultivadas no estado do Rio de Janeiro para o projeto RioBiodiesel. In: 4 Congresso Brasileiro de plantas oleaginosas, óleos, gordura e Biodiesel, 2007, Varginha. Anais do 4 Congresso Brasileiro de plantas oleaginosas, óleos, gordura e Biodiesel, 2007.

28.
Vieira, D.G. ; Carvalho, L.M.J. ; ANTONIASSI, R. ; CARVALHO, José Luiz Viana de . Seleção de azeite de oliva extra virgem com maior estabilidade oxidativa: estudo preliminar. In: V CONGRESSO RIOPHARMA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, 2007, Rio de Janeiro. Anais do V CONGRESSO RIOPHARMA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, 2007.

29.
Aquino, L.P. ; FERRUA, F.Q. ; BORGES, S. V. ; ANTONIASSI, R. ; CIRILLO, M.A. . Estudo da extração do óleo de pequi (caryocar brasiliense camb.) por vários solventes e suas misturas. In: VII SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007, Campinas, SP. Anais do VII SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2007.

30.
DELLA MODESTA, R. C. ; ANTONIASSI, R. ; FOLEGATTI, M.I.S . Avaliação química e sensorial da farinha de licuri.. In: XX CONGRESSO BRASIELIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, Curitiba. Anais do XX CONGRESSO BRASIELIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006.

31.
ANTONIASSI, R.; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FOLEGATTI, M.I.S ; Bispo, E.G.L. . Esteróis de gordura de licuri (Syagrus coronata). In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, Curitiba. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006.

32.
FOLEGATTI, M.I.S ; FREITAS, Sidinéa Cordeiro ; ANTONIASSI, R. ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Desenvolvimento de biscoitos mistos de fécula de mandioca e licuri: otimização da formulação e análise da composição. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, Curitiba. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006.

33.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. . Selênio e bário em castanha-do-brasil provenientes do Estado do Pará (Bertholletia excelsa). In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, Curitiba. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006.

34.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. . Incidência de selênio e prospecção de bário em castanha-do-brasil (bertholletia excelda) provenientes do Acre. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006, Curitiba. Anais do XX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2006.

35.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. . Triacylglycerol in milk and milk products. In: VI BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006, São José do Rio Preto. Proceedings of the VI BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006.

36.
ANTONIASSI, R.; BIZZO, Humberto Ribeiro ; Vieira, D.G. ; Rosa, T.S. . Antioxidative activity of capsicum pepper oleoresin in soybean oil.. In: BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006, São José do Rio Preto. Proceedings of the VI BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006.

37.
ANTONIASSI, R.; Almeida, S.M. ; FREITAS, S. C. ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; LARA, J. ; Calheiros, D.F. ; CATELLA, A.C. . Fatty acid profile and proximated composition of cachara fish. In: VI BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006, São José do Rio Preto. Proceedings of the VI BRAZILIAN MEETING ON CHEMISTRY OF FOOD AND BEVERAGES, 2006.

38.
DELIZA, R. ; FELBERG, Ilana ; ANTONIASSI, R. ; CARRÃO-PANIZZI, M. C. . Estudo sobre novas variedades de soja visando a produção de extrato hidrossolúvel. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 2006, Londrina, PR. Resumos do IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 2006. p. 55-56.

39.
Citadin, C. ; ANTONIASSI, R. ; Monte, D.C. . Ácidos graxos de banana prata. In: VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. Anais do VI Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

40.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. ; OLIVEIRA, S. P. ; VIEIRA, Thais M F S ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FOLEGATTI, M.I.S . Valor nutricional da amêndoa de licuri (Syagrus coronata) utilizada em preparações culinárias na regiío do semi-árido baiano. In: VI Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Ca,pinas. Anais do VI Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

41.
ANTONIASSI, R.; NASCIMENTO, M G F ; VIEIRA, Thais M F S ; BIZZO, Humberto Ribeiro . Variação do teor de colesterol em ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro. In: VI Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. VI Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

42.
ANTONIASSI, R.; FREITAS, S. C. ; VIEIRA, Thais M F S ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; FOLEGATTI, M.I.S . Chemical and fatty acid composition of Siagrus coronata. In: XIII Congresso Italo-Latino Americano di Etnomedicina, 2004, Roma. Anais do XIII Congresso Italo-Latino Americano di Etnomedicina, 2004.

43.
FELBERG, Ilana ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. ; GONÇALVES, Elisabeth B ; CABRAL, L. C. . Comparação entre bebidas à base de extratos de soja e de castanha-do-Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004, Recife. Anais do XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2004.

44.
ANTONIASSI, R.; NASCIMENTO, M G F ; VIEIRA, Thais M F S ; LIGNON, G B ; BIZZO, Humberto Ribeiro ; NASCIMENTO, e R . Determinação do teor de colesterol em gema de ovos orgânicos em função da dieta.. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas, SP. Resumos do V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

45.
BATISTA, E. A. C. ; ANTONIASSI, R. ; MACIEL, M. R. Wolf ; MEIRELLES, A J A . Desacidificação de óleo de milho por extração líquido-líquido usando etanol aquoso como solvente. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas , SP. Resumos do V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

46.
BATISTA, E. A. C. ; ANTONIASSI, R. ; MEIRELLES, A J A . Predição do equilíbrio líquido-líquido para sistemas óleo de milho, diglicerídeos, ácidos graxos e etanol. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003, Campinas, SP. Resumos do V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.

47.
LAGO, R. C. A. ; ANTONIASSI, R. ; LEITE, J. E. M. . Fevillea trilobata L. (nhandiroba) a promising source of trienoic conjugated fatty acids.. In: WORLD CONGRESS AND EXHIBITION OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR FAT RESEARCH (ISF), 25, 2003, 2003, Bordeaux, França. A. Abstracts of the 25th WORLD CONGRESS AND EXHIBITION OF THE INTERNATIONAL SOCIETY FOR FAT RESEARCH (ISF), AFECG: Euro Fed Lipid. p. 43.

48.
ANTONIASSI, R.; ROSA, P. M. . Variedade de girassol Embrapa F2 BRS: composição da semente e do óleo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 13, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 13 ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003. p. 141.

49.
FREITAS, S. C. ; ANTONIASSI, R. . Determinação de lipídios em alimentos complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 13 ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, SBAL, 2003, 2003. p. 140.

50.
ANTONIASSI, R.; BIZZO, Humberto Ribeiro . Análise e identificação da fração insaponificável de farinha de banana verde integral. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 13 ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, SBAL, 2003, 2003. p. 129.

51.
FREITAS, S. C. ; STEPHAN, M P ; ANTONIASSI, R. . Nitrogênio protéico e não protéico em farinha de pele de rã. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 13 ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, SBAL, 2003, 2003.

52.
FREITAS, S. P. ; CAETANO, M F ; COURI, Sonia ; ANTONIASSI, R. . Composição em ácidos graxos de variedades de girassol cultivadas no Brasil.. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, 2003, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 13 ENCONTRO NACIONAL DE ANALISTAS DE ALIMENTOS, SBAAL, 2003, 2003. p. 125.

53.
ANTONIASSI, R.; AZEVEDO, Aline Damico de ; MOTHÉ, Cheila . Estabilidade térmica e estudo cinético de maionese de soja. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TÉRMICA E CALORIMETRIA, 2002, Poços de caldas. Livro de Resumos do III CONGRESSO BRASILEIRO DE ANÁLISE TÉRMICA E CALORIMETRIA, 2002. p. 30.

54.
PIMENTEL, S. A. ; TAKEMOTO, E. ; ANTONIASSI, R. ; BADOLATO, E. S. G. . Composition of tocopherols in vegetable oils: indicative of adulteration. In: IV Brazilian Meeting on Chemistry and Beverages, 2002, Campinas. Resumos do IV Brazilian Meeting on Chemistry and Beverages, 2002. p. 285.

55.
PIMENTEL, S. A. ; TAKEMOTO, E. ; ANTONIASSI, R. ; BADOLATO, E. S. G. . Composição de tocoferóis em óleos vegetais: indicativo da presença de adulterantes. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. 45-46.

56.
ANTONIASSI, R.; GODOY, R. L. O. ; SOUZA, D. F. S. ; PEÇANHA, B. R. B. ; ARRIEL, N. H. C. . Isolamento de sesamina e sesamolina de variedade de gergelim desenvolvida pela EMBRAPA. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001. v. 1. p. 66.

57.
ANTONIASSI, R.; GODOY, R. L. O. ; ROSA, P. M. . Isolamento e identificação de esteróis de girassol e gergelim por CGAR/EM. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. 66-67.

58.
DAMICO, A. ; CORREIA, D. Z. ; ANTONIASSI, R. ; MOTHÉ, C. G. . Estudo do comportamento reológico e da estabilidade de emulsão à base de leite de soja utilizando diferentes tipos de gomas comerciais e a goma de cajueiro. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001. v. 1. p. 231.

59.
ANTONIASSI, R.; ROSA, P. M. ; FREITAS, S. C. ; OLIVEIRA, M. F. . Variedade de girassol EMBRAPA 122 V2000 - Composição e características. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001. v. 1. p. 307.

60.
ANTONIASSI, R.; ROSA, P. M. ; FREITAS, S. C. ; ARRIEL, N. H. C. . Cultivares de Gergelim desenvolvidas pela EMBRAPA - Composição da semente e do óleo. In: IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001, Campinas, SP. IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2001. v. 1. p. 181.

61.
LAGO, R. C. A. ; ANTONIASSI, R. ; FREITAS, S. C. . Composição centesimal e de aminoácidos de café verde, torrado e de borra de café solúvel. In: II Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2001, Vitório, ES. II Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2001. v. 1. p. 104.

62.
FREITAS, S. P. ; CAMPOS, D. C. P. ; CABRAL, L. C. ; ANTONIASSI, R. . Estudo de pré-viabilidade econômica para produção do molho cremoso de soja. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. v. 3. p. 12.10.

63.
LAGO, R. C. A. ; ANTONIASSI, R. ; CABRAL, L. C. . É viavel o aproveitamento dos lipídios da borra de café solúvel?. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. v. 3. p. 12.11.

64.
FREITAS, S. C. ; SOUZA, D. F. S. ; ANTONIASSI, R. . Composição de triacilgliceróis e ácidos graxos dos óleos de macadâmia e pistache. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. v. 2. p. 5.129.

65.
SOUZA, D. F. S. ; ANTONIASSI, R. . Influência da adição de óleos de macadâmia e pistache na etabilidade oxidativa dos óleos de girassol e soja. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza. Livro de Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000. v. 2. p. 5.186.

66.
SOUZA, D. F. S. ; ANTONIASSI, R. . Avaliação da estabilidade oxidativa de óleos de macadâmia e pistache. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, SP. Livro de programa e resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 18.

67.
CAMPOS, D. C. P. ; ANTONIASSI, R. ; CABRAL, L. C. ; DELIZA, R. . Avaliação sensorial de molho cremoso de baixo teor calórico à base de leite de soja e óleos de soja e girassol. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, SP. Livro de programa e resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 114.

68.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Composição em ácidos graxos do óleo de cobertura de sardinhas em conserva armazenadas à temperatura ambiente. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, SP. Livro de programa e resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 37.

69.
FREITAS, S. P. ; ANTONIASSI, R. ; HARTMAN, L. . Caracterização de cinco variedades de girassol cultivadas no Brasil. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, SP. Livro de programa e resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999.

70.
CAMPOS, D. C. P. ; ANTONIASSI, R. ; FARIAS, A. X. ; CABRAL, L. C. . Avaliação do processo de sanitização em homogeneizador de alta pressão para obtenção de molho cremoso de soja de baixa caloria. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador, BA. Resumo do XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999. p. 374.

71.
ANTONIASSI, R.; CAMPOS, D. C. P. ; CABRAL, L. C. . Avaliação de emulsões cremosas preparadas com óleo de soja e leite de soja com teor de sólidos variando de 6 a 12%. In: Congresso Brasileiro de Soja, 1999, Londrina, PR. Resumos do Congresso Brasileiro de Soja, 1999.

72.
CAMPOS, D. C. P. ; CABRAL, L. C. ; ANTONIASSI, R. . Efeito de espessantes nas propriedades reológicas e na estabilidade de molho cremoso à base de leite de soja e óleo de soja. In: III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999, Campinas, SP. Livro de programa e resumos do III Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1999. p. 153.

73.
ANTONIASSI, R.; ARRIEL, N. H. C. . Avaliação da composição qímica de cultivares de gergelim desenvolvidas pela EMBRAPA. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas, SP. Anais do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997. p. 64.

74.
ANTONIASSI, R.; LAGO, R. C. A. . Avaliação do padrão de identidade e qualidade de 44 amostras de azeite de oliva comercializado no Brasil. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas, SP. Anais do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997. p. 64.

75.
ANTONIASSI, R.; CHAVES, M. B. . Otimização da separação de tocoferóis por cromatografia líquida de alta eficiência em coluna de sílica. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas, SP. Anais do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997. p. 64.

76.
ANTONIASSI, R.; SZPIZ, R. R. ; LAGO, R. C. A. . Influência do processamento na estabilidade oxidativa de óleos de abacate. In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas, SP. Anais do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997. p. 140.

77.
LOPES, D. ; ANTONIASSI, R. . Análise química dos frutos do mapati (Pourouma cecropifolia Martius). In: II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997, Campinas, SP. Anais do II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 1997. p. 141.

78.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Refino físico de óleo de milho. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. Resumos do XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996. p. 197.

79.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Remoção de ácidos graxos, triglicerídios e glicerídios parciais na desacidificação de óleo de milho com etnaol. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas. Resumos do XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996. p. 196-197.

80.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Selection of a solvent for the deacidification of corn oil. In: American Oil Chemists Society Annual Meeting & Expo, 1995. INFORM, 1995. v. 6. p. 489.

81.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Deacidification of corn with ethanol by a continuous process. In: American Oil Chemists Society Annual Meeting & Expos, 1995. Inform, 1995. v. 6. p. 489.

82.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; GONÇALVES, L. A. G. . Degumming of rice bran oil for physiscal refining. In: American Oil Chemists Society Annual Meeting & Expo, 1995. INFORM, 1995. v. 6. p. 489.

83.
ANTONIASSI, R.; MEIRELLES, A. J. A. ; ESTEVES, W. . Influence of silica adsorbents on the bleaching of corn oil for physical refining. In: American Oil Chemists Society Annual Meeting & Expos, 1995. INFORM. v. 6. p. 489.

84.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. ; MEIRELLES, A. J. A. . Simultaneous degumming and dewaxing of corn oil. In: American Oil Chemists Society Annual Meeting & Expos, 1995. INFORM, 1995. v. 6. p. 489.

85.
ANTONIASSI, R.; MEIRELLES, A. J. A. ; ESTEVES, W. . Deacidification of corn oil with ethanol II - liquid liquid extraction. In: 9Th CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1995, BUDAPEST. Proceedings of the 9Th CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1995. p. 52.

86.
ANTONIASSI, R.; MEIRELLES, A. J. A. ; ESTEVES, W. . Deacidification of corn oil with ethanol I Equilibrium data. In: 9Th CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1995, Budapest. Proceedings of the 9Th CONGRESS OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, 1995. p. 52.

87.
ESTEVES, W. ; ANTONIASSI, R. . Pré-tratamento de óleo de milho para refino físico. In: XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1994, São Paulo, SP. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1994. p. 86.

88.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. . Desempenho de catalisadores comerciais de níquel na hidrogenação de óleo de soja: II isomerização geométrica e posicional. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992, São Paulo, SP. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992. p. 144.

89.
ANTONIASSI, R.; ESTEVES, W. . Desempenho de catalisadores comerciais de níquel na hidrogenação de óleo de soja: I Atividade e seletividade. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992, São Paulo, SP. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1992. p. 145.

90.
ESTEVES, W. ; ARELLANO, D. B. ; ANTONIASSI, R. . Aplicação de técnicas cromatográficas na análise da fração lipídica de sementes de cacau. In: III Congresso Lationo Americano de Cromatografia, 1990, Águas de São Pedro, SP, Brasil. Book of abstracts III COLACRO, 1990. v. 1. p. 86.

91.
ESTEVES, W. ; ARELLANO, D. B. ; ANTONIASSI, R. . Caracterização do componente lipídico de variedades brasileiras de cacau. In: XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1989, Rio de Janeiro, RJ. XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1989. p. 147.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mariana Tobias Ferreira. Análise de redimento de óleo de azeitona e do seu padrão de identidade e qualdiade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Carine Moutinho da Silva. Análise do padrão de qualidade e identidade de óleo de híbrido de palma. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thiago Vasconcelos Pimenta. Metodologias de obtenção e caracterização dos óleos do fruto da Macaúba com qualidade alimentícia: da coleta a utilização. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Rosemar Antoniassi.

2.
Daniela Gouveia Vieira. Avaliação da estabilidade oxidativa de azeite de oliva extra virgem após adição de trans resveratrol. 2008. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Rosemar Antoniassi.

3.
Patrícia Mattos Rosa. Extração de ácido clorogênico e composição das variedades de girassol da Embrapa F2 BRS e Embrapa 122. 2002. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . Orientador: Rosemar Antoniassi.

4.
Aline Damico de Azevedo. Propriedades reológica e térmica de emulsões de emulsões a partir de óleo de soja. 2002. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosemar Antoniassi.

5.
Denise de Fátima Silva de Souza. Avaliação da estabilidade oxidativa de óleos de macadâmia e pistache. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . Orientador: Rosemar Antoniassi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamires Teixeira Dantas. ANÁLISE DA ATIVIDADE DE INIBIÇÃO DE PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA EM MEIO AQUOSO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

2.
Mariana Tobias Ferreira. EFEITO DO PONTO DE COLHEITA NO TEOR DE ÓLEO E NA COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS DE AZEITONAS PRODUZIDAS NA SERRA DA MANTIQUEIRA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

3.
ESTEPHANIE PEREIRA DO NASCIMENTO BATISTA. ANÁLISE DO TEOR DE ÁCIDOS GRAXOS EM ÓLEO DE HÍBRIDO DE PALMA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

4.
Gisele Ferreira Hygino da Silva. DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE ESTERÓIS EM AZEITE DE OLIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

5.
KAYLANE JENIFER DA SILVA TERRA. Análise simultânea de carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis de palma por cromatografia líquida de alta eficiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

6.
JOÃO PAULO DE MENEZES. TEOR DE ÓLEOS E ÁCIDOS GRAXOS DE BATATAS FRITAS BRASILEIRAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

Iniciação científica
1.
Thamires Teixeira Dantas. Análise do padrão de identidade de óleo de híbrido de palma. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

2.
Gisele Ferreira Hygino da Silva. Análise simultânea de carotenóides e tococromanóis. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

3.
KAYLANE JENIFER DA SILVA TERRA. Análise simultânea de carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis de palma por cromatografia líquida de alta eficiência. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

4.
Rafaela Pedrosa Dourado da Silva. Análise simultânea de carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis de palma por cromatografia líquida de alta eficiência. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

5.
JOÃO PAULO DE MENEZES. Análise simultânea de carotenóides, tocoferóis e tocotrienóis de palma por cromatografia líquida de alta eficiência. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

6.
Bruna da Silva Gomes Pereira. Determinar o perfil de ácidos graxos de produtos lácteos e da gordura do leite. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

7.
Cristiane Frauches dos Santos. Avaliação do amadurecimento de frutos de pinhão-manso no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Rosemar Antoniassi.

8.
Juliana Borges Perez. Determinar o perfil de ácidos graxos de produtos lácteos e da gordura do leite. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

9.
Diogo Lemos Mesquita. Caracterização de óleos de pequi e macaúba e viabilidade para a produção de biodiesel. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

10.
Immer Gomes Ross Júnior. AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DE MAMONA, GIRASSOL E GERGELIM CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEOS BRUTOS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

11.
Leonardo Moreira de Lima. AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DE OLEAGINOSAS CULTIVADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SÍNTESE DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE MAMONA E GIRASSOL. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em engenharia química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

12.
Flávia Rocha de Barros. Avaliação de capsaicinóides, cor e vitaminas em genótipos de pimenta. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

13.
Flavio Afonso Badaro. Avaliação de capsaicinóides, cor e vitaminas em genótipos de pimenta. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

Orientações de outra natureza
1.
Keyla Guimarães de Freitas. Composição em ácidos graxos de clones de plantas híbradas de palma. 2017. Orientação de outra natureza. (Farmácia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

2.
Jessica Cristina Galvão da Silva. Análise de frutos de macauba quanto ao rendimento em óleo e perfil de ácidos graxos. 2016. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

3.
Nádia Alves de Lima. Análise de rendimento e qualidade de óleo de semente de maracujá. 2015. Orientação de outra natureza. (Química - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

4.
Iara Duprat Duarte. Análise físico-química e do perfil de ácidos graxos de plantas RC1. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia de alimentos) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

5.
Tissiane Alves de Oliveira. Análise de frutos de macaúba quanto ao rendimento e qualidade do óleo. 2013. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

6.
Vanessa Santos Tardem. Síntese de Biodiesel metílico em óleos de girassol. 2012. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

7.
Fernanda Freire de Jesus. Síntese de Biodiesel etílico em óleos de girassol. 2012. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Rosemar Antoniassi.

8.
JOICE BARBOSA ROGÉRIO. Caracterização do teor e qualidade do óleo da polpa e da amêndoa de macaúba de maciços mapeados em diversos estados. 2011. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

9.
Flavia Maria Licurgo. Análise de fator anti-tripsina em semente de pinhão manso, tortas e/ou farelos processados por extrusão. 2011. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

10.
Iara duprat Duarte. Análise de ferro e fosforo em amostras de óleos para síntese de biodiesel. 2010. Orientação de outra natureza. (Engenharia de alimentos) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

11.
Iara Duprat Duarte. Avaliação de oleaginosas, nativas e exóticas, quanto ao teor e qualidade do óleo e viabilidade para a produção de biodiesel. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia de alimentos) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

12.
Josi Macillo Firmo Pires. Análise de ésteres de forbol em semente de pinhão manso e tortas e/ou farelos processados por extrusão. 2009. Orientação de outra natureza. (qUIMICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

13.
Renata Cabral Silva de Souza. Síntese de biodiesel. 2009. Orientação de outra natureza. (zootecnia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.

14.
Iara Duprat Duarte. aVALIAÇÃO DE RENDIMENTO E QUALIDADE DE ÓLEOS DE OLEAGINOSAS ALTERNATIVAS. 2008. Orientação de outra natureza. (Engenharia de alimentos) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosemar Antoniassi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:18:03