Cristiana Abud da Silva Fusco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9085326429110439
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1982), graduação em Licenciatura Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1982), graduação em Curso de Ingles pela University of Cambridge(1981), mestrado em Programa de Estudos Pos Graduados Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1987) e doutorado em Programa de Pos Graduaçao Em Educaçao Curriculo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2002). Atualmente é Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:aprendizagem, ensino superior, estratégias de aula. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Cristiana Abud da Silva Fusco
Nome em citações bibliográficas
FUSCO, C. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
Rua Marques de Paranaguá , 111
Consolaçao
01303050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31247200
Ramal: 7222
Fax: (11) 31247202
URL da Homepage: http://www.pucsp.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Programa de Pos Graduaçao Em Educaçao Curriculo.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ensino de uma disciplina básica de matemática (Geometria Analitica e cálculo vetorial) num curso de Engenharia, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Marcos Tarciso Masetto.
Bolsista do(a): Conselho de Ensino e Pesquisa da Puc Sp, CEPE, Brasil.
Palavras-chave: aprendizagem; ensino superior; estratégias de aula.
Grande área: Ciências Humanas
1983 - 1987
Mestrado em Programa de Estudos Pos Graduados Em Matematica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ciclotomia,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Alesio João de Caroli.
Palavras-chave: regua e compasso; teoria de Galois.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1980 - 1982
Graduação em Licenciatura Em Matematica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1979 - 1982
Graduação em Bacharelado Em Matematica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em Curso de Ingles.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em Formação Cont. em Educ. a Distância com Tec. Inter. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Mestre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
02/2018 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática para Computação
Álgebra 2
Cálculo Diferencial e Integral 2
08/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Matemática.
07/2013 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 1
Cálculo Diferencial e Integral 3
3/2004 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
03/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, .

3/1998 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
3/1992 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analitica
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 1
Álgebra 3
02/2017 - 06/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Matemática Discreta
Álgebra1
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 2
02/2013 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Cultura e Relações Comunitárias, .

Cargo ou função
Representante da Direção de Campus no Conselho.
11/2012 - 11/2016
Direção e administração, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, .

Cargo ou função
Diretora do Campus Marquês de Paranaguá.
02/2013 - 06/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
02/2013 - 06/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 2
08/2011 - 01/2013
Direção e administração, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Matemática.
07/2012 - 12/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 1
Cálculo Diferencial Integral 3
07/2012 - 12/2012
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear para Computação
07/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
02/2012 - 06/2012
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática para Computação
02/2012 - 06/2012
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 2
Tópicos de Matemática Discreta
02/2012 - 06/2012
Ensino, Matemática Licenciatura - Modalidade EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Euclidiana Espacial
07/2011 - 12/2011
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear para Computação
07/2011 - 12/2011
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 3
Álgebra 1
11/2009 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pequisa campus Monte Alegre (CEP-PUC/SP), .

Cargo ou função
Membro Titular pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET).
08/2009 - 07/2011
Direção e administração, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Matemática.
02/2011 - 06/2011
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 2
Tópicos de Matemática Discreta
02/2011 - 06/2011
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática para Computação
07/2010 - 12/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra 1
07/2010 - 12/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear para Computação
02/2010 - 06/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álbegra 2
Tópicos de Matemática Discreta
02/2010 - 06/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática para Computação
8/2005 - 07/2009
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Vice-Diretora Geral do Centro.
8/1999 - 7/2001
Direção e administração, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1994 - 12/1999
Ensino, Bacharelado Em Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Funcoes Analiticas
8/1997 - 7/1999
Direção e administração, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1995 - 7/1997
Direção e administração, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
vice-diretora geral do Centro.
3/1990 - 12/1993
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
3/1986 - 12/1992
Ensino, Bacharelado Em Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra
Equações Diferenciais
Funções Analíticas
3/1987 - 12/1990
Ensino, Bacharelado Em Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Números
Álgebra
3/1985 - 12/1990
Ensino, Bacharelado Em Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Numeros


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professor

Objetivo: Grupo de Pesquisa: Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática "PEA-MAT"..
2.
Ensino aprendizagem em matemática


Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Pearson Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Menção Honrosa na área de Matemática-Ciências Exatas e da Terra, PUC-SP.
2009
Chefe de Departamento de Matemática, PUC-SP.
2004
Orientação de melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências Exatas e da Terra - Matemática Aplicada: Estruturas algébricas, algorítimos e criptografia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2003
Orientação de melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências Exatas e da Terra - Matemática: Um estudo da parábola e suas aplicações na engenharia., Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FUSCO, C. A. S.2014FUSCO, C. A. S.; COELHO, S. P. . Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais. Um pouco da teoria dos números: da antiguidade até os dias atuais, v. 1, p. 1-12, 2014.

2.
FUSCO, C. A. S.2004FUSCO, C. A. S.; GUIMARÃES, Daniele . As novas tecnologias e a velha matemática. Revista UNICSUL, v. 01, n.11, p. 16-21, 2004.

3.
FUSCO, C. A. S.1991 FUSCO, C. A. S.. Construçoes com regua e compasso. Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática, Curitiba, v. 12/13, p. 27-32, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
FUSCO, C. A. S.; GATTI, D. C. . A Misericórdia e a Tecnologia. In: Jarbas Vargas Nascimento. (Org.). Misericórdia e Vida Acadêmica. 1ed.São Paulo: EDUC - Editora da PUC-SP, 2016, v. 1, p. 49-60.

2.
FUSCO, C. A. S.. Ensino de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial. In: Marcos T. Masetto. (Org.). Ensino de Engenharia Técnicas para Otimização das Aulas. 1ed.São Paulo: AVERCAMP, 2007, v. 1, p. 37-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUSCO, C. A. S.; PARANHOS, M. M. ; ROSSINI, R. . Abordagem de Objetos Matemáticos em Ambiente Computacional. In: Congresso Iberoamericano de Educação Matemática - VII CIBEM, 2017, Madrid. Abordagem de Objetos Matemáticos em Ambiente Computacional, 2017.

2.
FUSCO, C. A. S.; ALMOLOUD, S. A. . Interpretação e compreensão de demonstrações em matemática: uma dificuldade para professores de matemática dos Ensinos Fundamental II e Médio. In: XIV CIAEM 2015 - Interamerican Conference on Mathematics Education, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Interpretação e compreensão de demonstrações em matemática: uma dificuldade para professores de matemática dos Ensinos Fundamental II e Médio, 2015.

3.
FUSCO, C. A. S.; ALMOLOUD, S. A. . Provas e Demonstrações em Matemática: uma questão problemática nas práticas docentes no ensino básico. In: X Encontro Nacional de Educação Matemático, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

4.
FUSCO, C. A. S.; ALMOLOUD, S. A. . Prova e Demonstração: uma questão problemática para professores de Ensino Básico. In: X Simpósio de Educação Matemática, 2009, Chivilcoy - Argentina. Prova e Demonstração: uma questão problemática para professores de Ensino Básico, 2009.

5.
FUSCO, C. A. S.; SILVA, M. J. F. ; ALMOLOUD, S. A. . O COMPORTAMENTO DE UM PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO FRENTE A UMA SITUAÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO EM MATEMÁTICA. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2007, Belo Horizonte - MG. IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belo Horizonte - MG, 2007.

6.
FUSCO, C. A. S.. Aulas Iniciais de Disciplina do Ensino Superior: desenho em grupo e debate com a classe. In: XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.

7.
FUSCO, C. A. S.. Discutindo algumas dificuldades de professores dos ensinos fundamental e médio a respeito do conceito de demonstração em matemática. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. III - SIPEM, 2006.

8.
FUSCO, C. A. S.. Educação Superior: estratégia de aula aliando pesquisa e recursos multimídias. In: 28ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, 2005, Caxambu, 2005.

9.
FUSCO, C. A. S.. Ensino Superior: diversificando estratégias de aulas. In: II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, São Paulo. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003.

10.
FUSCO, C. A. S.. La ensenanza de una disciplina básica de matemática (geometria analítica y cálculo vectorial) en pro de una formación más ampla del engeniero. In: II Congresso Internacional de Matemática Aplicada a la Ingeniería y Ensenanza de la Matemática en Ingeniería, 2003, Buenos Aires. Anais do II Congresso Internacional de Matemática Aplicada a la Ingeniería y Ensenanza de la Matemática en Ingeniería, 2003.

11.
FUSCO, C. A. S.. Ensino de uma disciplina básica da área de Matemática (Geometria Analítica e Cálculo Vetorial) num curso de Engenharia. In: V Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduaçào em Educação Matemática (VEBRAPEM), 2001, São Paulo. V Encontro brasilaiero da Estudantes de pós-graduação em educação Matemática. São Paulo, 2001. v. 1. p. 126-129.

12.
FUSCO, C. A. S.; ALMOLOUD, S. A. . Um estudo da transposiçao didática da derivada. In: IV EPEM, 1996, Sao Paulo. Anais do IV EPEM, 1996. p. 316-322.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FUSCO, C. A. S.; CAMPOS, T. M. M. ; MAGINA, S. ; CANOAS, S. . Is back to basic teaching more mathematics to teacher?. In: 8o Congresso Internacional de Educacion Matematica (ICME), 1996, Sevilha. Anais do 8o ICMI, 1996. p. 566-566.

Apresentações de Trabalho
1.
FUSCO, C. A. S.. Abordagem de Objetos Matemáticos em Ambiente Computacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FUSCO, C. A. S.. Interpretação e compreensão de demonstrações em matemática: uma dificuldade para professores de matemática dos ensinos Fundamental II e Médio.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FUSCO, C. A. S.. Prova e Demonstração: uma questão problemática para professores de ensino básico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FUSCO, C. A. S.. O comportamento de um professor do Ensino Básico frente a uma situação de demonstração em Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FUSCO, C. A. S.. Ensino de uma disciplina básica de matemática (geometria analítica e cálculo vetorial) num curso de engenharia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FUSCO, C. A. S.. Discutido algumas dificuldades de professores dos ensinos Fundamental e Médio a respeito do conceito de demonstração em Matemática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FUSCO, C. A. S.. Ensino de uma disciplina básica de Matemática (Geometria Analítica e Cálculo Vetorial) num curso de Engenharia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FUSCO, C. A. S.. A utilização de jogos nas aulas de Matemática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FUSCO, C. A. S.. Estratégias de Aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FUSCO, C. A. S.. Estratégias de Aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FUSCO, C. A. S.. Revista Ensino de Matemática em Debate (ISSN:2358-4122. 2018.

2.
FUSCO, C. A. S.. NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO FORMA DE PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE E MITIGAR A DIVERSIDADE. 2017.

3.
FUSCO, C. A. S.. Educação Financeira: um estudo diagnóstico sobre as concepções de alunos de um curso de Engenharia de Produção. 2016.

4.
FUSCO, C. A. S.. Educação Financeira: um estudo diagnóstico sobre as concepções de alunos de um curso de Engenharia de Produção. 2016.

5.
FUSCO, C. A. S.. Da resolução de problemas à explicitação do racicocínio matemático: uma experiência em contexto de estágio. 2015.

6.
FUSCO, C. A. S.. Uma Discussão a Respeito da(s) Matemática(s) na Formação Inicial de Professores de matemática. 2015.

7.
FUSCO, C. A. S.. Educação Financeira: um estudo diagnóstico sobre as concepções de alunos de um curso de Engenharia de Produção. 2015.

8.
FUSCO, C. A. S.. Resignificando o Teorema de Pitágoras com o curso de GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais. 2014.

9.
FUSCO, C. A. S.. Recurso didático computacional do ensino dos números reais. 2014.

10.
FUSCO, C. A. S.. Recurso didático computacional do ensino dos números reais. 2014.

11.
FUSCO, C. A. S.. Interagindo com os Números Complexos. 2013.

12.
FUSCO, C. A. S.. Parecer técnico: A importância da Comunicação e da Interação nas Aulas de Matemática: da elaboração oral à construção de conhecimentos. 2012.

13.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 013/2011. 2011.

14.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 034/2011. 2011.

15.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 054/2011. 2011.

16.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 055/2011. 2011.

17.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 069/2011. 2011.

18.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 139/2011. 2011.

19.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 140/2011. 2011.

20.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 070/2011. 2011.

21.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 158/2011. 2011.

22.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 171/2011. 2011.

23.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 214/2011. 2011.

24.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 215/2011. 2011.

25.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 216/2011. 2011.

26.
FUSCO, C. A. S.. Protocolo de Pesquisa número 141/2011. 2011.

27.
FUSCO, C. A. S.. Álgebra Linear e suas Aplicações. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
NOBRE, A. M. V. ; BIANCHINI, B. L. ; MIGUEL, M. I. R. ; FUSCO, C. A. S. . Teoria Elementar dos Números (TEN). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para Curso de Licenciatura em Matemática EAD).

2.
FUSCO, C. A. S.. Construtor de Vetores. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BIANCHINI, B. L.; FUSCO, C. A. S.; CELESTINO, M. R.. Participação em banca de Raquel Santos Silva. Estudo da reta em geometria analítica: uma proposta de atividades para o ensino médio a partir de conversões de registros de representação semiótica com uso do software geogebra. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Silvia Dias Alcantara Machado; FUSCO, C. A. S.; Nilson José Machado. Participação em banca de Wagner Marcelo Pommer. EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UM DESAFIO MOTIVADOR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FUSCO, C. A. S.. Participação em banca de PÉRCIO JOSÉ SOARES. O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NA APROPRIAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
FUSCO, C. A. S.; IGLIORI, S. B. C.; OLIVEIRA, G. P.; FONSECA, R. F.; MARTINO, M. A.. Participação em banca de Jayme do Carmo Macedo Leme. Aprendizagem da derivada: uma perspectiva de análise pelos fluxos do pensamento. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FUSCO, C. A. S.; MANRIQUE, A. L.; MILONE, G.; BARACAT, D. E.; TRALDI JUNIOR, A.. Participação em banca de Marcos de Miranda Paranhos. Parametrização e movimentação de curvas e superfícies para uso em modelação matemática.. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FUSCO, C. A. S.; DAMBROSIO, U.; DALCIN, A.; LORETO JUNIOR, A. P.; SILVA, B. A.. Participação em banca de Lydia Rossana Nocchi Ziccardi. O Curso de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Uma história de sua construção/desenvolvimento/legitimação. 2009. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
FUSCO, C. A. S.. Participação em banca de Jayme do Carmo Macedo Leme. Um estudo sobre as potencialidades didáticas da teoria dos três mundos da matemática para a compreensão conceitual da derivada.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
FUSCO, C. A. S.. Participação em banca de Marcos de Miranda Paranhos. Parametrização e movimentação de curvas e superfícies por meio da modelagem matemática. 2013 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
FUSCO, C. A. S.. Participação em banca de Lydia Rossana Nocchi Ziccardi. O Curso de Matemática da Pontifícia Univesidade Católica de São Paulo: Uma História de sua Construção/Desenvolvimento/legitimação. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
FUSCO, C. A. S.. Participação em banca de Raquel Santos Silva. Equação da reta: uma proposta de atividades para o Ensino Médio a partir de conversões de registros de representação semiótica com o urso do software GeoGebra. 2013 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BIANCHINI, B. L.; FUSCO, C. A. S.; ALMOLOUD, S. A.; Garabed Kenchian. Comissão Especial de Avaliação para Carreira de Professor Titular. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecologia de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
26º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.Avaliador de Projetos de Iniciação Científica da área de Matemática. 2017. (Encontro).

2.
VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. 2017. (Congresso).

3.
III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Coordenador do grupo de discussão Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática. 2015. (Congresso).

4.
III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. 2015. (Congresso).

5.
XIV CIAEM - Interamercian Conference on Mathematics Education. 2015. (Congresso).

6.
II Encontro do Departamento de Matemática da PUC/SP. 2014. (Encontro).

7.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

8.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Provas e Demonstrações em Matemática: uma questõa problemática nas práticas docentes no Ensino Médio. 2010. (Encontro).

9.
10º Simpósio de Educación Matemática. 2009. (Simpósio).

10.
18º Encontro de Iniciação Cientifica da PUC/SP. 2009. (Encontro).

11.
18º Encontro de Iniciação Científica da PUC-SP.Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2009. (Encontro).

12.
Aulas iniciais de disciplina do ensino superior: desenho em grupo e debate com a classe..XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

13.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM. 2006. (Congresso).

14.
V Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo.. 2006. (Encontro).

15.
Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. 28ª Reunião Anual da ANPED. 2005. (Congresso).

16.
VII Encontro Paulista de Educação Matemática - Matemática na Escola: conteúdos e contextos.VII Encontro Paulista de Educação Matemática - Matemática na Escola: conteúdos e contextos. 2004. (Encontro).

17.
VII EPEM. 2004. (Outra).

18.
II Congresso Internacional de Matemática aplicada a la Ingeniería y Ensenanza de la Matemática en Ingeniería. II Congresso Internacional de Matemática aplicada a la Ingeniería y Ensenanza de la Matemática en Ingeniería. 2003. (Congresso).

19.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2003. (Seminário).

20.
V EBRAPEM.V Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2001. (Encontro).

21.
IV EPEM.IV Encontro Paulista de Educação Matemática. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FUSCO, C. A. S.. 18º Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Danilo Palmeira Rangel. Teoria dos Números: noções básicas e aplicações. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

2.
VICTOR BRAUM MASETTO. SISTEMAS LINEARES E SUAS RESOLUÇÕES COMO FERRAMENTAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA. 2009. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

3.
César Linhares Rosa. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como apoio às atividades de Geometria Analítica.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho de Ensino e Pesquisa da Puc Sp. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

4.
Daniele Guimarães. Um estudo da parábola e suas aplicações na Engenharia. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho de Ensino e Pesquisa da Puc Sp. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

5.
Agnes Naomi Sato e Felipe Falce de Almeida. Estruturas Algébricas, Algorítimos e Criptografia.. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho de Ensino e Pesquisa da Puc Sp. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

Orientações de outra natureza
1.
Mariana Ruiz Silveira. Orientação de Monitoria da disciplina de Álgebra 2 - Ciência da Computação. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

2.
João Marcelo Ferreira Arabal. Orientação de Monitoria da disciplina Tópicos de Matemática Discreta - Ciência da Computação. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

3.
Lucas Massao Miyata. Orientação de Monitoria da disciplina Álgebra 2. 2015. Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

4.
Victor Pisani Zucchi. Orientação de Monitoria da disciplina Tópicos de Matemática Discreta. 2015. Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

5.
Michel dos Santos Lomba. Orientação de Monitoria Tópicos de Matemática Discreta. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

6.
Michel dos Santos Lomba. Orientação de Monitoria da disciplina Tópicos de Matemática Discreta. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

7.
Fillipe Tonello Romero. Orientação de Monitoria da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

8.
Ricardo da Rocha Kurata. Tópicos de Matemática Discreta. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

9.
Ruany Gomes de Azevedo. Orientação de Monitoria Algebra 1. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

10.
Hatsumi Higuchi Hashinaga. Álgebra 1. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.

11.
Jéssica Estillac Leal Araujo. Tópicos de Matemática Discreta. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Cristiana Abud da Silva Fusco.



Outras informações relevantes


Estudo Individual para a realização de trabalhos publicados em congressos, pareceres e material didático das disciplinas ministradas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 5:05:36