Marcos Lobato Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3872499107082536
  • Última atualização do currículo em 16/03/2017


Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2004). Foi professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG),Campus de Diamantina, professor da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo (FPL) e professor da Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Lecionou no curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) de agosto de 2009 a setembro de 2013. Atualmente é professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Diamantina. Tem experiência na área de História Regional, com ênfase em História do Vale do Jequitinhonha (MG) e na área de História Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: mineração de diamantes e homens de negócio de Diamantina, abastecimento e estradas regionais no período 1870-1930, história ambiental de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Lobato Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar de Humanidades.
Rod. MGT 367, Km 583, n. 5000
Alto Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (038) 35321200
URL da Homepage: http://www.ufvjm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em História Econômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os homens de fortuna e os negócios do diamante na praça de Diamantina, MG: 1870-1930, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Antônio Penalves Rocha.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1994 - 1997
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Identidades Sociais e Ação Coletiva: o caso dos garimpeiros da microrregião de Diamantina,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Otávio Soares Dulci.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1993
Graduação em História.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo, FADIPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, FCHPL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2/1999 - 12/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo, .

2/1994 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil II
História do Brasil III

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Coordenação de Departamento, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20

Atividades

2/1994 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Pró-Reitoria de Ensino e Extensão.

Atividade realizada
Chefe do Departamento de História.
2/1994 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
História de Minas


Linhas de pesquisa


1.
Coordenador do Centro Interdisciplinar de Estudos Jurídicos

Objetivo: Promover pesquisas interdisciplinares aplicadas no campo do Direito Desenvolver programa de Iniciação Científica Realizar simpósios e cursos nas áreas de atuação do Centro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Realinhamentos e narrativas políticas gerados pelo Golpe Civil-Militar de 1964 no município de Diamantina
Descrição: A pesquisa pretende analisar a dinâmica política e social no município de Diamantina na virada dos anos 1960 para os anos 1970, mapeando as alterações que o Golpe Civil-Militar de 1964 provocou nos padrões locais de sociabilidade e vida política, bem como os novos alinhamentos político-partidários que se formaram na cidade e as manifestações de apoio e de resistência ao avanço da Ditadura. As fontes utilizadas são depoimentos de moradores e lideranças coevas, matérias da imprensa local, textos de memorialistas e documentos da justiça eleitoral e inquéritos policiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Coordenador / Raphael Martins Cima - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2014
As transformações do campo sul-mineiro na virada para o século XX: a transição da agricultura diversificada para a agroexportação do café
Descrição: Proposto pelo ?Laboratório Sul-Mineiro de História Regional e Ambiental?, grupo de pesquisa vinculado à UNIFAL-MG, este projeto pretende analisar o processo de transformação da agricultura do sudoeste mineiro na virada do século XIX para o século XX, que implicou a hegemonia de uma lavoura de exportação ? o café, a partir da década de 1870 ? sobre a antes destacada produção de mantimentos diversificados destinada ao mercado carioca e fluminense, que dominara a região nas primeiras décadas do Oitocentos. O foco será colocado sobre os impactos da introdução e expansão da cafeicultura sobre a estrutura das fazendas, os arranjos produtivos e de trabalho, as formas de financiamento e a infraestrutura nas áreas do entorno de Alfenas, Guaxupé e Três Pontas. As principais fontes utilizadas serão inventários e escrituras cartoriais (dos cartórios de Ofícios Civis e de Registro de Imóveis) das cidades de Alfenas, Guaxupé e Três Pontas, bem como relatórios, boletins, estatísticas oficiais e almanaques existentes no Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
O afã de diamantes e a letra da lei: negócios minerários, regulação, fiscalização e conflitos de interesses em Diamantina, 1832-1889
Descrição: O projeto investiga a situação da mineração de diamantes no período 1832-1889, os serviços de lavra, mão de obra e técnicas empregadas, as fortunas dos mineradores e o volume/distribuição de arrendamentos de terrenos diamantinos e de concessões de direitos minerários, ao mesmo tempo em que analisa a complexa gama de conflitos e conluios que enredou autoridades, mineradores, negociantes, proprietários de terras e garimpeiros, enfatizando a atuação da Repartição dos Terrenos Diamantinos (criada em 1860), a Coletoria Provincial e as Comarcas do Serro e Diamantina (criada em 1873)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
Produção agrícola e hábitos alimentares em comunidades do Alto Jequitinhonha
Descrição: Estudo histórico-sociológico da produção doméstica de alimentos, dos padrões e modos de consumo e das representações sobre alimentos em seis comunidades do Alto Jequitinhonha, atentando especialmente para os hábitos alimentares e para o processo de transição das formas tradicionais de alimentação para a inserção crescente dessas populações no mercado de produtos alimentares industrializados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Integrante / Tânia Regina Riul - Coordenador / José Newton Coelho de Meneses - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2004
Paragens da Memória: História, Turismo Cultural e Educação Patrimonial na Estrada Real - Trecho do Vau a Mendanha (município de Diamantina)
Descrição: Pesquisa histórica sobre a ponta norte da Estrada Real (traçado, fluxo de tropas e movimento no Mercado de Diamantina, cotidiano dos tropeiros, políticas de transporte para a região na virada do século XIX para o XX, etc.), associada ao recolhimento/análise de depoimentos de antigos tropeiros, comerciantes e moradores das localidades atravessadas pela estrada e a produção de álbum de imagens do patrimônio cultural existente na região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Coordenador / Andréa Casa Nova Maia - Integrante / Rogério Pereira de Arruda - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Memória fotográfica do Sul/Sudoeste de Minas Gerais
Descrição: O projeto "Memória Fotográfica do Sul/Sudoeste de Minas Gerais" pretende constituir acervo imagético sobre a cidade de Alfenas e os municípios do sudoeste do estado, com a participação de pessoas, comunidades e organizações da região, visando ampliar o conhecimento da história regional por meio de estudos elaborados com base em documentos fotográficos. O projeto também contribuirá para a preservação do patrimônio cultural da região, na medida em que desenvolverá ações de captação de acervos fotográficos, recuperação, organização, armazenamento e reprodução de imagens que integrarão o banco de documentos iconográficos do Arquivo Histórico da Universidade Federal de Alfenas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Lobato Martins - Coordenador / Júlia Cristina Cunha - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alfenas - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Cultura histórica & Patrimônio
1999 - 2006
Periódico: Cronos (Pedro Leopoldo)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Minas Gerais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História econômica.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, M. L.2015MARTINS, M. L.. A caça e a pesca na Província de Minas Gerais, décadas de 1820-1870. Cultura histórica & Patrimônio, v. 3, p. 99-135, 2015.

2.
MARTINS, M. L.2015MARTINS, M. L.. Uma história das relações sociedade-natureza no Vale do Mucuri:1852-1983. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 19, p. 413-439, 2015.

3.
MARTINS, M. L.2015MARTINS, M. L.. Ferrovias e desenvolvimento regional em Minas Gerais: o caso da Bahia-Minas. Saeculum (UFPB), v. 16, p. 69-90, 2015.

4.
MARTINS, M. L.2015MARTINS, M. L.. Antes da pianolatria: flautas, violas e tambores nas práticas musicais da primeira metade do século XIX. Outros Tempos, v. 12, p. 95-121, 2015.

5.
MARTINS, MARCOS LOBATO2014MARTINS, MARCOS LOBATO. Os conflitos na mineração e a Justiça Diamantina, Minas Gerais, décadas de 1850-1880. Varia História (UFMG. Impresso), v. 30, p. 207-230, 2014.

6.
MARTINS, M. L.2014MARTINS, M. L.. A marcha do café no Sul de Minas, décadas de 1880-1920: Alfenas, Guaxupé, Machado e Três Pontas. Territórios e Fronteiras (Online), v. 7, p. 287-320, 2014.

7.
MARTINS, M. L.2014MARTINS, M. L.. As paisagens do passado no Sul de Minas: os ambientes no município de Alfenas e seu entorno (décadas de 1870-1920). Revista de História Regional, v. 19, p. 127-155, 2014.

8.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2013MARTINS, M. L.. Plantar, pastorar e fiar na Vila Formosa de Alfenas, MG: Décadas de 1850-1890. Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso), v. 43, p. 397-429, 2013.

9.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2012MARTINS, M. L.. Memorialistas e ensino de História Local na Diamantina do século XX. Cultura histórica & Patrimônio, v. 1, p. 39-64, 2012.

10.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2012MARTINS, M. L.. Os futuros do passado:projetos oitocentistas para o desenvolvimento do 'Norte de Minas'. História Econômica & História de Empresas, v. XV, p. 5-38, 2012.

11.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2012MARTINS, M. L.. A mineração de diamantes e a Administração Geral dos Terrenos Diamantinos: Minas Gerais, décadas de 1830-1870. Revista de Historia (USP), v. -, p. 129-163, 2012.

12.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2012MARTINS, M. L.. O debate sobre trabalho escravo, abolicionismo e trabalho livre no Sul de Minas (Décadas de 1870-1880). Esboços, v. 19, p. 208-235, 2012.

13.
LOPES, M. A.2011LOPES, M. A. ; MARTINS, M. L. . Negócio à moda antiga: tropas de comércio em Diamantina nos meados do século XX. História (São Paulo. Online), v. 30, p. 332-348, 2011.

14.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2011MARTINS, M. L.. La política forestal, el negocio de la leña y la deforestación: Minas Gerais, 1890-1950. Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña, v. 1, p. 29-54, 2011.

15.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2011MARTINS, M. L.. Uma história da navegação da a vapor no sul de Minas (1880-1960). Diálogos (Maringá), v. 15, p. 409-436, 2011.

16.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2010MARTINS, M. L.. Ocupação e desflorestamento numa área de fronteira: Vale do Mucuri, MG - 1890 a 1950. Revista de História Regional, v. 15, p. 40-77, 2010.

17.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2010MARTINS, M. L.. Regionalidade e História: reflexões sobre regionalização nos estudos historiográficos mineiros. Caminhos da História (UNIMONTES), v. 15, p. 135-153, 2010.

18.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2010MARTINS, M. L.. Do Jequitinhonha ao Pampã: uma história de migrações no interior do Brasil. Historia & Perspectivas (UFU), v. 23, p. 215-249, 2010.

19.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2010MARTINS, M. L.. O comércio de "gêneros do país" no Mercado de Diamantina, Minas Gerais: décadas de 1880 a 1930. Locus (UFJF), v. 16, p. 157-173, 2010.

20.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2010MARTINS, M. L.. Olhares sobre o "Mar de Minas": percepções dos moradores de Alfenas e Fama relativas ao Lago de Furnas (1963-1999). Ambiente e Sociedade (Campinas), v. 13, p. 347-363, 2010.

21.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2009MARTINS, M. L.. De especulação também se vive: as crises financeiras do século XVIII-XX. Leituras da História, v. 3, p. 42-53, 2009.

22.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2009MARTINS, M. L.. As mudanças nos marcos regulatórios da mineração diamantífera e as reações dos garimpeiros: o caso da Região do Alto Jequitinhonha. Geografias (UFMG), v. 5, p. 37-49, 2009.

23.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. Utopia e Ficção Científica: a "geografia real" e os futuros (im)prováveis. Leituras da História, v. Ano I, p. 20-27, 2008.

24.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. História Ambiental e recursos hídricos nos domínios do carste. Cadernos Manuelzão, v. 3, p. 13-19, 2008.

25.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. A crise dos negócios do diamante e as respostas dos homens de fortuna no Alto Jequitinhonha, décadas de 1870-1890. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, v. 38, p. 611-638, 2008.

26.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. A arte de fabricar motins: os marcos regulatórios da mineração diamantífera em perspectiva histórica. Geonomos, v. 16, p. 66-77, 2008.

27.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. O Jequitinhonha dos viajantes, séculos XIX e XX: olhares diversos sobre as relações sociedade-natureza no nordeste mineiro. Varia História (UFMG. Impresso), v. 24, p. 702-728, 2008.

28.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2008MARTINS, M. L.. Assombrações de Diamantina. Leituras da História, v. 1, p. 56-66, 2008.

29.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2007MARTINS, M. L.. Violência, criminalidade e justiça: desafios para os historiadores brasileiros. Maquinações (UEL), v. 1, p. 64-65, 2007.

30.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2006MARTINS, M. L.. As variáveis ambientais, as estradas regionais e o fluxo das tropas em Diamantina, MG: 1870-1930. Revista Brasileira de História, v. 26, p. 141-169, 2006.

31.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2005MARTINS, M. L.. Transportes e abastecimento local na ponta norte da Estrada Real: Diamantina, 1870-1930. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo, n.9, p. 113-131, 2005.

32.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2004MARTINS, M. L.. As irrupções do fanatismo religioso na modernidade. Mediações, Londrina, PR, v. 9, n.1, 2004.

33.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2003MARTINS, M. L.. Nas barrancas do Rio das Velhas: Fidalgo e Quinta do Sumidouro na passagem do século XIX para o século XX. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo, MG, n.7, 2003.

34.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2002MARTINS, M. L.. As paisagens, os recursos naturais e o modo de vida na região de Fidalgo e Sumidouro (1860-1930). Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo,MG, n.5, 2002.

35.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2001MARTINS, M. L.. A fraqueza da terra e do rio e a força do moinho de moer gente: as transformações no Vale do Jequitinhonha nas últimas décadas. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo,MG, n.3, 2001.

36.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2001MARTINS, M. L.. A construção social da figura emblemática do garimpeiro. Cadernos da Fafidia/UEMG, Diamantina, n.especial, 2001.

37.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO2000MARTINS, M. L.. A historiografia "clássica" diamantinense: notas sobre as diferenças temáticas entre as obras de Joaquim Felício dos Santos e Aires da Mata Machado. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo,MG, n.2, 2000.

38.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO1999MARTINS, M. L.. Agricultura e abastecimento na Comarca do Serro Frio da Capitania de Minas Gerais: 1717-1820. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo, MG, n.1, 1999.

39.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO1994MARTINS, M. L.. Mineração, agricultura e degradação ambiental em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. LPH: Revista de História, Ouro Preto, n.4, 1994.

40.
MARTINS, M. L.;MARTINS, MARCOS LOBATO1993MARTINS, M. L.. O Colégio Nossa Senhora das Dores de Diamantina e a educação feminina no norte/nordeste mineiro. Educação em Revista (Marília), Belo Horizonte, n.17, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SAES, A. M. (Org.) ; MARTINS, M. L. (Org.) ; GAMBI, T. F. R. (Org.) . Sul de Minas em urbanização: modernização urbana no início do século XX. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2016. v. 1. 500p .

2.
MARTINS, M. L.. Breviário de Diamantina: uma história do garimpo de diamantes nas Minas Gerais (século XIX). 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. v. 1. 434p .

3.
SAES, A. M. (Org.) ; MARTINS, M. L. (Org.) . Sul de Minas em transição: a formação do capitalismo na passagem para o século 20. Bauru, SP: EDUSC, 2012. v. 1. 368p .

4.
MARTINS, M. L.. História e Meio Ambiente. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2007. v. 1. 144p .

5.
MARTINS, M. L.. Pedro Leopoldo: memória histórica. 2. ed. Pedro Leopoldo: Gráfica Editora Tavares, 2006. v. 1. 217p .

6.
MARTINS, M. L.. A Pesta das Almas: histórias de fanatismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. v. 1. 115p .

7.
MARTINS, M. L.. Da bateia à enxada: Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. 1. ed. Diamantina: Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, 2000. v. 1.

8.
MARTINS, M. L.. Breve História de Diamantina. 1. ed. Diamantina: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1996. v. 1.

9.
MARTINS, M. L.. Pedro Leopoldo: Memória Histórica. 1. ed. Belo Horizonte: Personal Editora Gráfica, 1994. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, M. L.. Três visões oitocentistas do Sul de Minas: situação e perspectivas regionais. In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins; Thiago Fontelas Rosado Gambi. (Org.). Sul de Minas em urbanização: modernização urbana no início do século XX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 57-85.

2.
MARTINS, M. L.. A marcha do café no Sul de Minas, décadas de 1880-1920: Alfenas, Guaxupé, Machado e Três Pontas. In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins; Thiago Fontelas Rosado Gambi. (Org.). Sul de Minas em urbanização: modernização urbana no início do século XX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 141-172.

3.
MARTINS, M. L.. Paisagens do passado no Sul de Minas: os ambientes rurais regionais e sua transformação pelo avanço da cafeicultura (décadas de 1870-1920). In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins; Thiago Fontelas Rosado Gambi. (Org.). Sul de Minas em urbanização: modernização urbana no início do século XX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 173-201.

4.
MARTINS, M. L.. A trajetória de Alfenas no período 1830-1930: de centro de invernada a "Atenas do Sul". In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins; Thiago Fontelas Rosado Gambi. (Org.). Sul de Minas em urbanização: modernização urbana no início do século XX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. 1, p. 345-386.

5.
MARTINS, M. L.; NORONHA, M. S. G. . O debate sobre o trabalho escravo, o abolicionismo e o trabalho livre no Sul de Minas (décadas de 1870 e 1880). In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins. (Org.). Sul de Minas em transição: a formação do capitalismo na passagem para o século 20. 1ed.Bauru, SP: EDUSC, 2012, v. 1, p. 117-148.

6.
MARTINS, M. L.; SOUZA, A. S. . Notas sobre as propriedades rurais de Alfenas, MG: décadas de 1860-1880. In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins. (Org.). Sul de Minas em transição: a formação do capitalismo na passagem para o século 20. 1ed.Bauru, SP: EDUSC, 2012, v. 1, p. 149-174.

7.
MARTINS, M. L.. Uma história da navegação a vapor no Sul de Minas Gerais (1880-1960). In: Alexandre Macchione Saes; Marcos Lobato Martins. (Org.). Sul de Minas em transição: a formação do capitalismo na passagem para o século 20. 1ed.Bauru, SP: EDUSC, 2012, v. 1, p. 209-238.

8.
MARTINS, M. L.. Utopias na Era de Aquário. In: Marcos Antônio Lopes; Renato Moscateli. (Org.). Histórias de países imaginários: variedades dos lugares utópicos. 1ed.Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. 1, p. 143-167.

9.
MARTINS, M. L.. Os futuros do passado: projetos oitocentistas para o desenvolvimento do "Norte de Minas". In: João Valdir Alves de Souza; Maria das Dores Pimentel Nogueira. (Org.). Vale do Jequitinhonha: desenvolvimento e sustentabilidade. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2011, v. 1, p. 65-101.

10.
MARTINS, M. L.. Utopia e ficção científica. In: Marcos Antônio Lopes; Renato Moscateli. (Org.). Histórias de países imaginários: variedades dos lugares utópicos. 1ed.Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2011, v. 1, p. 131-142.

11.
MARTINS, M. L.. Eric Hobsbawm. In: Marcos Antônio Lopes; Sidnei J. Munhoz. (Org.). Historiadores de nosso tempo. 1ed.São Paulo: Alameda, 2010, v. , p. 71-92.

12.
MARTINS, M. L.. História Regional. In: Carla Bassanezi Pinsky. (Org.). Novos temas nas aulas de história. 1ed.São Paulo: Contexto, 2009, v. 1, p. 135-152.

13.
MARTINS, M. L.. História e Meio Ambiente. In: Cássio Eduardo Viana Hissa. (Org.). Saberes ambientais: desafios para o conhecimento disciplinar. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. 65-77.

14.
MARTINS, M. L.. Joaquim Felício dos Santos e a modernização republicana. In: Marcos Antônio Lopes. (Org.). Grandes nomes da História Intelectual. 1ed.São Paulo: Contexto, 2003, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, M. L.. Comercio, industria e projecao regional da Diamantina oitocentista: as fragilidades do grande emporio do norte. In: XI Congresso Brasileiro de Historia Economica, 2015, Vitoria. Anais do XI Congresso Brasileiro de Historia Economica & XII Conferencia Internacional de Historia de Empresas. Vitoria: Associacao Brasileira de Pesquisadores de Historia Economica e Departamento de Economia da UFES, 2015. v. 1. p. 1-36.

2.
MARTINS, M. L.. A marcha do café no Sul de Minas, décadas de 1880-1920: Alfenas, Guaxupé, Machado e Três Pontas. In: XVI Seminário sobre a Economia Mineira, 2014, Diamantina. Anais do XVI Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/UFMG, 2014.

3.
MARTINS, M. L.. A mineração de diamantes e a Administração Geral dos Terrenos Diamantinos: Minas Gerais, décadas de 1830-1870. In: XV Seminário sobre a Economia Mineira, 2012, Diamantina. Anais do XV Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2012.

4.
MARTINS, M. L.. A agricultura diversificada e a introdução do café na Vila Formosa de Alfenas, MG: décadas de 1850-1890. In: XV Seminário sobre a Economia Mineira, 2012, Diamantina. Anais do XV Seminário sobre a Economia Mineira. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2012.

5.
MARTINS, M. L.. Paisagens do centro de Minas Gerais, 1950-1970: as representações pictóricas de Edgar Walter Simmons. In: II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migrações - Florianópolis - SC ? Brasil. Florianópolis: UFSC, 2012.

6.
MARTINS, M. L.. Terras, fazendas e fortunas ruras em Alfenas, MG (1850-1880). In: IX Congresso Brasileiro de História Econômica e X Conferência Internacional de História de Empresas, 2011, Curitiba. Anais do IX Congresso Brasileiro de História Econômica e da X Conferência Internacional de História de Empresas. Curitiba: Departamento de Economia da UFPR, 2011.

7.
MARTINS, M. L.. A política florestal, os negócios de lenha e o desmatamento: Minas Gerais, 1890-1950. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH). São Paulo: ANPUH, 2011.

8.
MARTINS, M. L.. Quintais, chácaras, intendências e abastecimento alimentar em Diamantina: séculos XIX e XX. In: XIV Seminário sobre a Economia Mineira, 2010, Diamantina. Anais XIV Seminário sobre a Economia Mineira, 2010.

9.
MARTINS, M. L.. Notas sobre as propriedades rurais de Alfenas, MG: décadas de 1870-1880. In: I Encontro de Economia do Sul de Minas, 2010, Itajubá. II ECOSUL Encontro Cinetífico Sul Mineiro (Administração, Contabilidade e Economia). Itajubá: Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá, 2010.

10.
MARTINS, M. L.. "Estradas móveis" no Sul de Minas: a navegação nos rios Grande e Sapucaí (1880-1960). In: XVII Encontro Regional de História: o lugar do conhecimento no mundo contemporâneo - conhecer, pesquisar e ensinar história, 2010, Uberlândia. CD dos Anais do XVII Encontro Regional de História (ANPUH-MG). Uberlândia: ANPUH-MG, 2010.

11.
MARTINS, M. L.; NUNES, M. A. . "O povo saía quando o recurso era pouco": migrações rurais do Médio Jequitinhonha para o Vale do Pampã na primeira metade do século XIX. In: Seminário Visões do Vale 4, 2009, Belo Horizonte. Trabalhos apresentados. Belo Horizonte: Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, 2009.

12.
MARTINS, M. L.. Regionalidade e História: reflexões sobre a regionalização nos estudos historiográficos mineiros. In: XVI Encontro Regional de História de Minas Gerais, 2008, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos XVI Encontro Regional de História ANPUH-MG. Belo Horizonte: ANPUH-MG, 2008.

13.
MARTINS, M. L.. Os Mata Machado de Diamantina: Negócios e política na virada do século XIX para o século XX. In: XIII Seminário sobre a economia mineira, 2008, Diamantina. Anais XIII Seminário sobre a economia mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR-UFMG, 2008.

14.
MARTINS, M. L.. Mineração, identidade garimpeira e meio ambiente: os conflitos em torno da extração de diamantes no Alto Jequitinhonha, 1989-1995. In: XXIV Simpósio Nacional de História - 2007, 2007, São Leopoldo. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos: Anais do XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

15.
MARTINS, M. L.. As variáveis ambientais, as estradas regionais e o fluxo das tropas na região de Diamantina: 1870-1930. In: XV Encontro Regional de História, 2006, São João del Rei. Anais Eletrônicos do XV Encontro Regional de História - Seção de Minas Gerais, 2006.

16.
MARTINS, M. L.. Os garimpeiros da ficção: as representações literárias mineiras do universo do garimpo de ouro e pedras preciosas. In: XV Encontro Regional de História da Anpuh-MG, 2006, São João del Rei. Anais Eletrônicos do XV Encontro Regional de História - Anpuh-MG, 2006.

17.
MARTINS, M. L.. Produção alimentar, transportes e abastecimento na ponte norte da Estrada Real: Diamantina, 1870-1930. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. Anais suplementar, 2005.

18.
MARTINS, M. L.. Transportes e abastecimento local na ponta norte da Estrada Real: Diamantina, 1870-1920. In: XIV Encontro Regional de História, 2004, Juiz de Fora. Anais do XIV Encontro Regional de História, 2004.

19.
MARTINS, M. L.. A crise da mineração e os negócios do diamante no Nordeste de Minas, 1870-1910. In: XI Seminário sobre a economia mineira, 2004, Diamantina. Anais do XI Seminário sobre a economia mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/FACE/UFMG, 2004.

20.
MARTINS, M. L.. A presença da fábrica no "grande empório do norte": surto industrial em Diamantina entre 1870 e 1930. In: IX Seminário sobre a economia mineira, 2000, Diamantina. Anais do IX Seminário sobre a economia mineira. Belo Horizonte: CEDEPLAR/FACE/UFMG, 2000. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, M. L.. O Jequitinhonha dos viajantes, séculos XIX e XX: olhares diversos sobre as relações sociedade-natureza no nordeste mineiro. In: IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental, 2008, Belo Horizonte. História ambiental e cultura da natureza: resumos do IV Simpósio da Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental. Diamantina: Maria Fumaça, 2008. v. 1. p. 161-161.

2.
MARTINS, M. L.. Textos exemplares: o uso dos memorialistas nas escolas de Diamantina. In: XIII Encontro Regional de História, 2002, Belo Horizonte. Resumo dos Trabalhos do XIII Encontro Regional de História, 2000.

3.
MARTINS, M. L.. Visões da República na Atenas do Norte: os intelectuais diamantinenses e os projetos nacionais para o Brasil da Belle Époque. In: XII Encontro Regional de História, 2000, Belo Horizonte. Resumo dos trabalhos do XII Encontro Regional de História, 2000.

4.
MARTINS, M. L.. Sexualidade feminina e exclusão: o Beco do Mota e a prostituição em Diamantina na Primeira República. In: I Encontro de Divulgação da Produção Científica da Universidade do Estado de Minas Gerais, 1999, Varginha. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento e I Encontro de Divulgação da Produção Científica. Varginha: UEMG/Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, 1999. v. 1. p. 61-61.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARTINS, MARCOS LOBATO. Comércio, indústria e projeção regional da Diamantina oitocentista: as fragilidades do 'grande empório do Norte'. História (São Paulo. Online), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, M. L.. Sobre a feição da 'heroica província': mosaico de regiões desarticuladas ou território crescentemente integrado?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARTINS, M. L.. Estado de natureza ou Leviatã encabulado? A esfera estatal e o garimpo de diamantes nas Minas Gerais oitocentistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, M. L.. Paisagens e territórios: unidades de análise em história ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, M. L.. O abastecimento de gêneros do país e o Mercado de Diamantina, 1880-1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, M. L.. A caça e a pesca na Província de Minas Gerais, décadas de 1820 a 1870. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINS, M. L.. Estruturas e conjunturas da mineração de diamantes no século XIX em Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARTINS, M. L.. Violas e tambores nas práticas musicais brasileiras da primeira metade do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, M. L.. A arte de fabricar motins: os marcos regulatórios da mineração diamantífera em perspectiva histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, M. L.. Alma de serra: estórias do Espinhaço. Diamantina: Arte Desemboque, 2016 (Literatura (contos)).

2.
MARTINS, M. L.. Apresentação. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MARTINS, M. L.. La Mezza Notte: o lugar social do músico diamantinense e as origens da Vesperata. Diamantina, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARTINS, M. L.. Parecer para a revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2014.

2.
MARTINS, M. L.. Parecer para a revista Cultura histórica & Patrimônio. 2014.

3.
MARTINS, M. L.. Parecer para a revista Cultura histórica & Patrimônio v.3, n.1. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, M. L.. Historiografia Mineira: balanço e perspectivas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MARTINS, M. L.. A contribuição da História para os Estudos Regionais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, M. L.. Vale do Mucuri: história demográfica e econômica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, M. L.. Minas de História. 2008. (Blog).

5.
MARTINS, M. L.. Metodologia do Aprendizado. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LESSA, S. N.; MARTINS, M. L.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Rozalina Cassia de Andrade Ruas Costa. A territorialização do Bairro Morrinhos em Montes Claros: o olhar e a voz dos moradores sobre sua história, memória e estigma. 2014. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
MARTINS, M. L.; ABREU, I. R.; RODRIGUES, R. M.. Participação em banca de Leila Cordeiro de Aquino. Clientelismo e tradição familiar na política de Brasília de Minas - MG (1958-1980). 2013. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
MARTINS, M. L.; ANDRADE, L. A. G.; GIROLETTI, D. A.. Participação em banca de Ricardo Ferraz Bastos. A imagem da organização do bando de Lampião e sua liderança. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo.

Teses de doutorado
1.
MENESES, J. N. C.; CHUVA, M. R. R.; GOODWIN JR, J. W.; MARTINS, M. L.; ARRUDA, R. P.. Participação em banca de Dayse Lucide Silva Santos. Imagens da cidade de vidro. A fotografia e o registro da tradição e da mudança em Diamantina, 1900 a 1940. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GALVAO, A. M. O.; MELO, D.; GOUVEA, M. C. S.; OLIVEIRA, M. A. T.; MARTINS, M. L.; GOODWIN JR, J. W.. Participação em banca de Helder de Moraes Pinto. Entre a casa e a rua: uma história da mocidade de Diamantina (MG) no final do século XIX. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SADDI, A.; YAZIGI, E. A.; MORAES, F. B.; MARTINS, M. L.; VALADAO, R. C.. Participação em banca de Mariana de Oliveira Lacerda. Paisagem da terra dos diamantes: passado e presente a favor de uma reflexão prospectiva. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
DUARTE, R. H.; PADUA, J. A.; RIBEIRO, L. M. R.; PARRELA, I. D.; MARTINS, M. L.. Participação em banca de Carolina Marotta Capanema. A natureza política das minas: mineração, sociedade e ambiente no século XVIII. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FERREIRA, A. L. A.; MARTINS, M. L.; MENDONÇA, E. M. S.; TEIXEIRA, R. B.; FELIPE, J. L. A.. Participação em banca de Paulo José Lisboa Nobre. Combater as secas e defender as florestas: a natureza nos desafios da ciência e da técnica para modernizar o Brasil (1889-1934). 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALLAIN, L. R.; MARTINS, M. L.; RAMOS, F. N.. Participação em banca de Karina Adriele Pereira Nunes e Raiane Franciscon Marques.Memória Ambiental dos moradores da Fazenda Porto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
MARTINS, M. L.; SILVA, C. C.. Participação em banca de Catia Cilene Batista Mendes.Hospital São João Batista: uma visão sobre o perfil do doente e da instituição - 1936 a 1945. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo.

3.
MARTINS, M. L.; COSTA, F. V.; SOUSA, H. L. M.. Participação em banca de Thaís Mendes de Oliveira.Sistema carcerário brasileiro frente ao princípio da dignidade humana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo.

4.
MARTINS, M. L.; COSTA, F. V.; SOUSA, H. L. M.. Participação em banca de Fernando Henrique Silva de Queiróz.A problemática do acesso à jurisdição e à justiça desportiva: um estudo acerca da obrigatoriedade de esgotamento das instâncias desportivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo.

5.
MARTINS, M. L.; CASTRO, C. A. E.. Participação em banca de Carlos Troyack Mundstein.A política partidária em Pedro Leopoldo de 1945 a 1964. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo.

6.
MARTINS, M. L.; MOTA, C.. Participação em banca de Viviane Áurea de Abreu.A história de Lagoa Santa e a trajetória de Lund no século XIX. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo.

7.
MARTINS, M. L.. Participação em banca de Ocimar Roberto Oliveira.A indústria do vinho em Diamantina, 1890-1930. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG.

8.
MARTINS, M. L.. Participação em banca de Adriana de Souza.A atividade tropeira em Turmalina, 1920-1950. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG.

9.
MARTINS, M. L.. Participação em banca de Hélder de Morais Pinto.Vultos do passado: de vila a cidade - a transformação do imaginário gouveiano. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG.

10.
MARTINS, M. L.; Fernandes, A. C.. Participação em banca de Edson Virgolino de Barros.As lapidações em Diamantina na virada do século XIX para o XX. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, M. L.; HORNOS, Marcelo Steffens; NETO, Mário Danieli. Concurso de Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. 2011. Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia.

2.
TOLEDO, M. R. A.; SOARES, O. P.; RUI, A. J.; LIMA, P. L. O; MARTINS, M. L.. História Contemporânea I, II e III. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

3.
JAUARÁ, M.; SOARES, O. P.; RUI, A. J.; FARIA, M. R.; MARTINS, M. L.. História da África I e II. 2010. Universidade Federal de Alfenas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Paisagens do centro de Minas Gerais, 1950-1970: as representações pictóricas de Edgar Walter Simmons. 2012. (Simpósio).

2.
XVIII Encontro Regional ANPUH-MG Dimensões do Poder na História.Três visões oitocentistas do Sul de Minas: situação e perspectivas regionais. 2012. (Encontro).

3.
XV Seminário sobre a Economia Mineira.A mineração de diamantes e a Administração Geral dos Terrenos Diamantinos: Minas Gerais, décadas de 1830-1870. 2012. (Seminário).

4.
XV Seminário sobre a Economia Mineira.A agricultura diversificada e a introdução do café na Vila Formosa de Alfenas, MG: décadas de 1850-1890. 2012. (Seminário).

5.
IX Congresso Brasileiro de História Econômica e X Conferência Internacional de História de Empresas. Terras, fazendas e fortunas rurais em Alfenas, MG (1850-1880). 2011. (Congresso).

6.
XXVI Simpósio Nacional de História. A política florestal, os negócios de lenha e o desmatamento: Minas Gerais, 1890-1950. 2011. (Congresso).

7.
XXVI Simpósio Nacional de História.A política florestal, os negócios de lenha e o desmatamento: Minas Gerais, 1890-1950. 2011. (Simpósio).

8.
Conferência Internacional de Patrimônio e Desenvolvimento Regional. Significados do "Mar de Minas": percepções dos moradores de Alfenas e Fama relativas ao lago de Furnas (1963-1999). 2010. (Congresso).

9.
I Encontro de Economia do Sul de Minas.Notas sobre as propriedades rurais de Alfenas, MG: décadas de 1870-1880. 2010. (Seminário).

10.
Seminário Visões do Vale 5.Planejamento urbano, redes sociais e desenvolvimento local. 2010. (Seminário).

11.
Seminário Visões do Vale 5.Os futuros do passado: projetos oitocentistas para o desenvolvimento do "Norte de Minas". 2010. (Seminário).

12.
XIV Seminário sobre a Economia Mineira.Quintais, chácaras, intendências e abastecimento alimentar em Diamantina: séculos XIX e XX. 2010. (Seminário).

13.
XVII Encontro Regional de História da ANPUH-MG. "Estradas móveis" no Sul de Minas: colonização, expansão da produção e navegação nos rios Grande, Sapucaí e Verde. 2010. (Congresso).

14.
VII Encontro Regional Gestão & Tecnologia.A arte de fabricar motins: os marcos regulatórios da mineração diamantífera em perspectiva histórica. 2008. (Seminário).

15.
VIII Encontro Regional Gestão & Tecnologia.Ficção Científica e a construção do futuro. 2008. (Seminário).

16.
I Encontro de Entidades Sociais da Bacia do Ribeirão da Mata.As redes de entidades sociais, marketing social e desenvolvimento regional. 2007. (Encontro).

17.
I Seminário Acadêmico da UNIPAC Almenara.Representações, identidades e desenvolvimento regional no Vale do Jequitinhonha. 2007. (Seminário).

18.
I Seminário Técnico de Lagoas Cársticas.História Ambiental e recursos hídricos nos domínios do carste. 2007. (Seminário).

19.
Semana do Turismo da UNILESTE.História, Meio Ambiente e Turismo: os trade-offs da reconversão econômica no Vale do Jequitinhonha. 2007. (Seminário).

20.
Semana Intercursos do Instituto Superior de Educação das FPL.Patrimônio sócio-ambiental: preservação X desenvolvimento. 2007. (Simpósio).

21.
VII Encontro Regional Gestão & Tecnologia.Desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e internalização de empresas. 2007. (Seminário).

22.
I Jornada Vinícius Caldeira Brant sobre Segurança Pública em Minas.A historiografia mineira sobre criminalidade e justiça: balanço e desafios. 2006. (Seminário).

23.
Seminário sobre Histórias Regionais de Minas Gerais.A crise dos negócios de diamantes e as respostas dos homens de fortuna no Alto Jequitinhonha, 1870-1890. 2006. (Seminário).

24.
Dia do Meio Ambiente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pedro Leopoldo.História e Meio Ambiente. 2005. (Simpósio).

25.
IX Semana de História da FAFIDIA/UEMG.O povo nas ruas: revoltas populares e as ciências sociais. 2004. (Seminário).

26.
IX Semana de História da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo.A economia do diamante no século XIX: da euforia ao desalento. 2003. (Seminário).

27.
VIII Semana de História da Fafidia/UEMG.Os bacharéis e a construção do Estado nacional. 2003. (Seminário).

28.
I Seminário Nacional sobre Digitalização e Microfilmagem para Preservação. 2001. (Seminário).

29.
Simpósio JK, Niemeyer e as Modernidades.JK e sua época: aspectos econômicos, políticos e culturais. 2001. (Simpósio).

30.
Simpósio JK, Niemeyer e as modernidades; 33 Festival de Inverno da UFMG.Jk e sua época: aspectos econômicos, políticos e culturais. 2001. (Simpósio).

31.
V Semana de História da FAFIDIA/UEMG.Futebol e cultura urbana no Brasil. 2000. (Seminário).

32.
V Semana de História da FAFIDIA/UEMG.O ensino de História na escola pública fundamental. 2000. (Simpósio).

33.
IV Semana de História da Fafidia/UEMG.Imaginário ibérico e epopéia das grandes navegações. 1999. (Seminário).

34.
Semana de História da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo.Mineração, agricultura e degradação ambiental na Capitania de Minas Gerais. 1996. (Seminário).

35.
Seminário Aspectos Culturais de Diamantina.Notas prévias sobre a preservação da memória. 1994. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, M. L.. III Simpósio Temático Sul de Minas: economia, política e sociedade. 2016. (Congresso).

2.
SAES, A. M. ; MARTINS, M. L. . II Simpósio Temático Sul de Minas: economia, sociedade e política. 2012. (Congresso).

3.
MARTINS, M. L.; NETO, Mário Danieli ; HORNOS, Marcelo Steffens . I Jornada de História Regional José Pedro Xavier da Veiga. 2011. (Congresso).

4.
SAES, A. M. ; MARTINS, M. L. . Simpósio Temático História do Sul de Minas: sociedade, economia e política. 2010. (Congresso).

5.
MARTINS, M. L.; GOODWIN JR, J. W. . Simpósio Temático História Regional: o Nordeste de Minas no fim do Império e na República. 2008. (Congresso).

6.
MARTINS, M. L.. Águas, paisagens ribeirinhas, espaço urbano na Bacia do Jequitinhonha, séculos XIX e XX. 2008. (Congresso).

7.
MARTINS, M. L.; GOODWIN JR, J. W. ; ANDRADE, M. V. ; Andrade, L. T. ; COTTA, F. A. ; DUARTE, E. A. . I Jornada Vinícius Caldeira Brant sobre Segurança Pública em Minas Gerais. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Edgardo Pires Braga. A democracia na gestão da escola pública: um estudo de caso da Escola Odilon Behrens. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Pedro Leopoldo, . Orientador: Marcos Lobato Martins.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cláudia Maria Cabral. Ramal de Alfenas da Rede Mineira de Viação: história e memória da ferrovia no Sul de Minas (1897-1963). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Marcos Lobato Martins.

2.
Cézar Moreno Conceição Tavares. O sertão das matas do Jequitinhonha. História, memória e território. Séculos XVIII e XIX. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

3.
Francisco Sérgio Santos. A emancipação política de Matozinhos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

4.
Cecília Maria de Lima Vieira. Os primeiros passos da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais: 1893-1897. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

5.
Tereza Cristina Fernandes Ribeiro. Chica da Silva, a rainha do Tijuco: a construção literária de uma heroína da história regional. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

6.
Wanderley de Souza Nunes. A economia mineira no século XIX: Sul de Minas e Zona da Mata. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

7.
Deborah Lima Gonçalves Lopes. Os cassinos em Poços de Caldas: o debate na imprensa local sobre o fechamento dos cassinos. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

8.
Eloísa Villas Boas Correia. Memória e Cidade: lembranças de Ribeirão das Neves na voz de seus moradores. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Cultura Mineira) - Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victor Bastos da Silveira. Garimpo e violência:a correlação dos dois problemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Marcos Lobato Martins.

2.
Vinícius Guimarães de Almeida. A concepção de patrimônio: uma análise do Conselho Patrimonial e da historiografia de Itajubá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Marcos Lobato Martins.

3.
Marcella Ariane Nunes Paiva. Diamantina e a mineração de diamantes ao longo do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Marcos Lobato Martins.

4.
André Silva de Souza. Famílias, negócios e poder entre as elites rurais da região de Alfenas, 1850-1910. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Marcos Lobato Martins.

5.
Josie Reis. Trajetórias das festas de Nossa Senhora do Rosário em Pedro Leopoldo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

6.
Cotiguara Alves da Costa. Abordagem jurídica dos crimes praticados por jovens no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

7.
Fernando Daniel Fraga Fonseca. A importância da cultura orgânica para o desenvolvimento de Capim Branco, MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

8.
Joelma Aparecida Campos Brandão. A cafeicultura nas chapadas do Alto Jequitinhonha: um estudo de caso da microrregião de Capelinha (1974-1995). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG. Orientador: Marcos Lobato Martins.

9.
Mônica Maria Lopes Lages. A mão-de-obra feminina na Fábrica Cedro e Cachoeira, 1900-1920. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

10.
Tatiana Gonçalves da Silva. O Mercado de Diamantina e as trocas comerciais no Norte mineiro na passagem do século XIX para o XX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

11.
José Leopoldo Melo Corrêa. A Câmara e o comércio em Itapecerica, 1891-1906. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

12.
Ocimar Roberto Oliveira. A indústria do vinho em Diamantina, 1890-1930. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG. Orientador: Marcos Lobato Martins.

13.
Adriana de Souza. A atividade tropeira em Turmalina, 1920-1950. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG. Orientador: Marcos Lobato Martins.

14.
Adnilson Tadeu Aquiles do Carmo. A contribuição dos sírio-libaneses na formação comercial de Pedro Leopoldo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

15.
Ana Paula Dornelas. As grandes fazendas da região de Pedro Leopoldo, 1888-1930. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

16.
Hélder de Morais Pinto. Vultos do passado: de vila a cidade - a transformação do imaginário gouveiano. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG. Orientador: Marcos Lobato Martins.

17.
Leonardo Souza Araújo Miranda. Olhar moribundo: o discurso das elites sobre a decadência do Serro, 1912-1919. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina/UEMG. Orientador: Marcos Lobato Martins.

18.
Edilene Assunção Vieira. A mão de obra feminina na Fábrica de Tecidos de Pedro Leopoldo de 1945 a 1964. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.

Iniciação científica
1.
Raphael Martins Cima. Realinhamentos e narrativas políticas gerados pelo Golpe Civil-Militar de 1964 no município de Diamantina. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcos Lobato Martins.

2.
Carolina Messias Cação. ? Os anos iniciais da cafeicultura no Sul de Minas, 1870-1890: a lavoura da rubiácea na imprensa regional. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcos Lobato Martins.

3.
Mariana Selena Gregatti Noronha. Libertação de cativos e abolicionismo na região de Alfenas (1860-1888). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcos Lobato Martins.

4.
André Silva de Souza. Elites agrárias de Alfenas, segunda metade do século XIX. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcos Lobato Martins.

5.
Manoel Júlio de Paula. Aproveitamento turístico na ponta norte da Estrada Real. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade Pedro Leopoldo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Marcos Lobato Martins.

6.
Élica Viveiros. Fidalgo e Quinta do Sumidouro nas primeiras décadas do século XX: agricultura, meio ambiente e cultura material. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade Pedro Leopoldo, Faculdade Pedro Leopoldo. Orientador: Marcos Lobato Martins.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 17:07:03