Genesio Mario da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6868821306663236
  • Última atualização do currículo em 31/10/2014


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Santa Maria e ocupa o cargo de Diretor do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM, com campi em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de irrigação e uniformidade de distribuição de água. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Genesio Mario da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS - CESNORS/UFSM.
Campus Universitário
Linha sete de setembro, BR 386, Km 40
98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil
Telefone: (55) 37448967
URL da Homepage: http://WWW.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Engenharia Agrícola.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Simulação Matemática e viabilidade econômica de rotação de culturas irrigadas na região central do Rio Grande do Sul, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Reimar Carlesso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: simulação matemática; rotação de culturas; custos de produção.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem.
Setores de atividade: Produção Vegetal; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1998 - 2000
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Viabilidade econômica da implantação de sistemas de irrigação no Planalto Médio do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Reimar Carlesso.
Palavras-chave: Viabilidade econômica; Engeharia Produção; Produção agrícola.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo / Especialidade: Irrigação e Drenagem.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Assessoria Ou Consultoria de Arquitetura Ou Engenharia.
1990 - 1997
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor de Centro (CESNORS) e Professor do curso de Agronomia e Engenharia Florestal das disciplinas de Desenho Técnico, Irrigação e Drenagem e Construções Rurais

Vínculo institucional

1993 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico Administrativo e Professor Substitu, Carga horária: 40

Atividades

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS - CESNORS/UFSM, .

9/2006 - Atual
Direção e administração, CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS - CESNORS/UFSM, .

Cargo ou função
Diretor Pró-tempore do Centro de Educação Superior Norte RS.
4/1993 - 9/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia, Departamento de Estruturas e Construção Civil.

Serviço realizado
Atividades técnico administrativas.
1/2000 - 3/2001
Ensino, Engenhia Civil Engenharia Mecanica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Descritiva
Desenho CM
Introdução ao Desenho Geométrico
3/1998 - 1/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Departamento de Expressão Gráfica.

Atividade realizada
Pesquisa.

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 6

Atividades

3/2004 - 6/2006
Ensino, Tecnologia Agrozootecnica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edafologia
Gerenciamento e uso de Recursos Hidricos - Irrigação e drenagem
Máquinas e implementos agrícolas

Ministério do Exército, MEX, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial subalterno, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1991 - 3/1993
Estágios , Departamento de Ensino e Pesquisa, .

Estágio realizado
Formação de oficial de exercito.
3/1991 - 3/1993
Treinamentos ministrados .

Treinamentos ministrados
Formação de recrutas
3/1991 - 2/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
legislação e normas
Primeiros socorros
Treinamento fisico militar


Linhas de pesquisa


1.
Planejamento e restauração dos recursos ambientais.
2.
Engenharia de àgua e solo


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ANALISE DOS TEORES DE FÓSFORO E POTÁSSIO EM CAMAS DE AVIÁRIO USADAS COMO ADUBAÇÃO ORGÂNICA

Descrição: Uma das maneiras de pequenas propriedades se manterem economicamente no meio rural é terem uma matrix de produção com múltiplas atividades agropecuárias. Neste sentido, a utilização de cama de aviário como adubação orgânica, propicie a redução dos custos de produção das áreas cultivadas, e também mantém o ganho de produtividade esperado a mesma proporção quando do uso de fertilizantes químicos. Outras vantagens do uso de adubos orgânicos é a melhora nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. Sendo assim o presente trabalho tem o objetivo de determinar os teores de fósforo e potássio das amostras de cama de aviário, coletados de propriedades localizadas na região do Médio Alto Uruguai. As coletas foram realizadas em terrenos com diferentes números de lotes de ocupação, ou seja, aviários com 3, 6, 9, e 12. Os resultados encontrados serão submetidos à análise estatística onde será avaliada a cama de aviário com o maior teor de fósforo e potássio e desta forma podendo ser recomendado para adubação das áreas cultivadas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante / ALEX ROPPA - Integrante / Cibele Zeni - Integrante / Juliano Cesar da Silva - Integrante.
2012 - Atual
Uso de Microcontroladores de Interface Programável para o Monitoramento do Conteúdo da Água no Solo por Técnica Multisensorial

Descrição: Consiste na manufatura de um equipamento multisensorial (sensores resistivos, sensores capacitivos e sensores de temperatura) agregado ao uso de um Microcontrolador de Interface Programável e do desenvolvimento de software capaz de determinar o conteúdo de água do solo. A base contextual para alcançar este objetivo esta baseada no uso de técnicas de aquisição e interpretação de dados, monitorados de forma autônoma por meio de sensores, placas de aquisição de dados e rotinas de programação especificas. O projeto parte do desenvolvimento de modelos interpretativos de sinais eletro/eletrônicos que caracterizam as condições de umidade e a possível variação destas em um determinado meio material, mediante técnicas não destrutivas e de caracterização indireta, possibilitando a quantificação do conteúdo de água no solo. Nesta proposta apresentam-se diferentes áreas do conhecimento interconectadas na solução de um problema que transpassa a possível fragmentação de uma área específica. Profissionais de Física, Sistemas de Informação e Agronomia envolvem-se na construção desta solução tecnológica aplicada a Irrigação Agrícola que agrega os conceitos de Agricultura de Precisão e uso eficiente da água.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Marcia Gabriel - Integrante / Paulo Roberto Bairos da Silva - Integrante / Felipe Daltrozotto Artuzo - Integrante / CESAR AUGUSTO GOMES - Integrante / IULISLOI ZACARIAS - Integrante / FERNANDO CASARIN - Integrante.
2011 - 2012
INFLUÊNCIA ANTRÓPICA NA BACIA DE ABASTECIMENTO DE FREDERICO WESTPHALEN - RS.

Descrição: O trabalho está sendo desenvolvido na micro bacia denominada Lajeado do Pardo do lado esquerdo da BR 386 no sentido sul norte, onde encontra-se localizado o Centro de Educação Norte - RS da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen (RS), será avaliado a vegetação florestal, as condições meteorológicas do local, as características topográficas e as práticas de manejo do solo e água..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Renato Beppler Spohr - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Eliane Pereira dos Santos - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Valdecir José dos Santos - Integrante.
2011 - 2012
Rendimento do Feijoeiro com Parcelamento do Nitrogênio Mineral e Nitrogênio Orgãnico

Descrição: O Rio Grande do Sul apresenta duas épocas de cultivo do feijoeiro ( Phaseolus vulgaris L.); a safra, semeada de agosto a outubro, e a safrinha, semeada de janeiro a fevereiro, sendo que entre ambas existem diferenças climáticas sensíveis no que se refere à temperatura do ar, do solo e disponibilidade hídrica (JAUER, 2006). O feijoeiro é considerado uma planta exigente em nutrientes em decorrência do sistema radicular superficial e do ciclo curto (ROSOLEM; MARUBAYASHI, 1994), onde os nutrientes devem ser colocados à disposição da planta em tempo e locais adequados. A época de maior necessidade de N ocorre no florescimento pleno, razão por que a adubação nitrogenada deve ser realizada em cobertura, até o início do florescimento, com o objetivo de incrementar o número de vagens/planta, refletindo na produtividade (CARVALHO, 2003). A principal fonte de N utilizada para suplementação é a ureia, porém surgem algumas alternativas, para substituir a ureia, como por exemplo, os adubos orgânicos, dentre esses o dejeto liquido suínos (DLS). A busca para diminuição dos custos de implantação da cultura faz com que o dejeto líquido suíno seja uma fonte em destaque, por sua disponibilidade e baixo valor de aquisição. Esse trabalho buscou avaliar a resposta dos componentes do rendimento do feijoeiro, cultivar FEPAGRO 26 a diferentes fontes e parcelamento de N, com utilização de N mineral (ureia) e orgânico (dejeto de suíno)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante / ALEX ROPPA - Integrante / CRISLAINE SARTORI SUZANA - Coordenador / ALEX NEGRINI - Integrante.
2011 - Atual
Determinação dos Níveis de Nitratos e Metais na água e no solo submetidos a adubação com dejetos suínos.

Descrição: O presente projeto justifica-se em razão de que as regiões Noroeste e Norte do estado do Rio Grande do Sul caracterizam-se por pequenas propriedades, onde a suinocultura é a principal atividade econômica, e considerada uma das atividades agropecuárias com maior impacto ambiental. Essa atividade é responsável pela geração de grandes quantidades de efluentes, e esses efluentes devem, pela legislação vigente, ser armazenados em poços de decantação, e destinados para a agricultura como forma de adubação orgânica, principalmente como fonte de nitrogênio. O presente trabalho objetiva determinar os níveis de Nitrogênio Total (amônia, nitrato e nitrito) e metais presentes na água e no solo, em função da adubação do solo com dejeto suíno como fonte de NPK na micro bacia São Roque Localizada no município de rodeio Bonito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Eliane Pereira dos Santos - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante / Valdecir José dos Santos - Integrante.
2009 - 2012
Determinação do Nitrogênio no solo oriundos de cama de aviário, esterco suíno e nitrogênio mineral (uréia) em lisímetros de drenagem.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Coordenador / Rafael Battisti - Integrante / Anderson Luis Zwirtes - Integrante / Diego Ricardo Menegol - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2012
CARACTERIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE METAIS NAS DIFERENTES PARTES DO FRUTO E DA FOLHAS VERDES DE Melia azedarach USANDO ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDXRF).

Descrição: Como o uso desta espécie está se tornando cada vez mais ampliado, pelo fato de ser uma planta de crescimento rápido, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de estudos que avaliem a composição química dos frutos e folhas dessa espécie os quais definirão a real toxidade de suas partes, além de analisar sua utilização como defensivos biológicos que podem dar suporte à economia e à agricultura. Com a definição dos níveis de metais existentes nos frutos e nas folhas de Melia azedarach L., seria possível determinar sua real toxidade e desenvolver estudos futuros sobre sua aplicação como defensivo biológico. Comprovada a composição exata e os níveis dos metais tóxicos existentes nos frutos e nas folhas do cinamomo seria possível identificar quais metais que provocam as reações de intoxicação quando inalados. Além disso seria possível determinar quais são os metais exatos que agem na atuação de defensivo biológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Coordenador / Angela Maria Mendonça - Integrante.
2009 - 2012
CARACTERIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE METAIS NAS DIFERENTES PARTES DO FRUTO E DA FOLHAS VERDES DE Melia azedarach USANDO ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDXRF).

Descrição: Como o uso desta espécie está se tornando cada vez mais ampliado, pelo fato de ser uma planta de crescimento rápido, torna-se cada vez mais necessário o desenvolvimento de estudos que avaliem a composição química dos frutos e folhas dessa espécie os quais definirão a real toxidade de suas partes, além de analisar sua utilização como defensivos biológicos que podem dar suporte à economia e à agricultura. Com a definição dos níveis de metais existentes nos frutos e nas folhas de Melia azedarach L., seria possível determinar sua real toxidade e desenvolver estudos futuros sobre sua aplicação como defensivo biológico. Comprovada a composição exata e os níveis dos metais tóxicos existentes nos frutos e nas folhas do cinamomo seria possível identificar quais metais que provocam as reações de intoxicação quando inalados. Além disso seria possível determinar quais são os metais exatos que agem na atuação de defensivo biológico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Coordenador / Angela Maria Mendonça - Integrante.
2009 - 2010
Avaliar e monitorar a qualidade da água da Micro Bacia Lajeado do Pardo na cidade de Frederico Westphalen - RS.

Descrição: A Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul possui uma imensa riqueza em biodiversidade, tanto de solo quanto de hidrografia. As questões ecológicas e de sustentabilidade, são umas maiores preocupações mundiais da atualidade, tanto no ponto de vista econômico quanto político, social e cultural. Sendo assim o presente trabalho teve o objetivo de diagnosticar a presença de contaminantes do solo e da água através do monitoramento da qualidade da água e do solo na micro bacia denominada Lajeado do Pardo, localizado do lado esquerdo da BR 386, entre o Km 35 e o Km 40, em Frederico Westphalen. As avaliações realizadas foram referentes a qualidade da água onde analisou - se a presença e quantificação de metais e nitrogênio total e no solo apenas a presença e quantificação de metais. Os resultados previamente analisados permitiram inferir que a qualidade da água do Lajeado do Pardo é inadequada para o consumo humano e que a contaminação provêm da lixiviação de produtos orgânicos e químicos, utilizados na adubação das lavouras e na criação de suínos na micro bacia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
CARACTERIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE METAIS EM SOLO SUBMETIDO A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO, UTILIZANDO ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDXRF).

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Renato Beppler Spohr - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Mauricio Roberto Cherubin - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Michele Pokulat Sauer - Integrante / João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Desempenho produtivo de aves de corte em aviario sob dois tipos de cobertura

Descrição: O estudo será conduzido em aviários construídos com dois tipos de cobertura (telhas de amianto e telhas de barro), utilizados para a produção de frango industrial (corte). A área em estudo localiza-se na região oeste de Santa Catarina. O objetivo principal do trabalho e avaliar desempenho produtivo de aves de corte em relação as variáveis que compõem conforto térmico das aves e manejo dos aviários. Como segundo objetivo, será realizada análise de custos de implantação das estruturas de aviários, além de realizar estudo comparativo sobre a metodologia de operação destes, com a finalidade de orientar os avicultores e futuros produtores de frango, sobre o custo beneficio do diferentes projetos. Para o estudo serão utilizados dois aviários, sendo um de 12X50 (600m2) coberto com telha de barro, e outro de 14X84 (1204m2) coberto com telha de fibrocimento, com espessura de 5mm. As aves avaliadas são da linhagem Cobb. O desempenho térmico das coberturas será avaliado a partir de índices de conforto térmico, que envolvem as variáveis de temperatura e umidade relativa do ar no interior das instalações. Serão avaliadas ainda variáveis produtiva como: conversão alimentar, ganho de peso, volume total de água ingerido e mortalidade. Na análise dos resultados será utilizada análise estatística de correlação entre as variáveis estudas. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Luciano Vacarin - Integrante / Cleiton Meira Strucker - Integrante.
Número de orientações: 1
2008 - 2009
Produção de hibridos de milho com diferentes doses de nitrogenio sobre irrigação por aspresão na região de Frederiico Westphalen

Descrição: Este trabalho buscou a avaliar novos materiais de milho com a utilização de diferentes doses de N sob manejo de irrigação na região de Frederico Westphalen, composta por lavouras comerciais e de subsistência, verificando o desenvolvimento e a produtividades de desse híbridos, para obter subsídios para uma melhor eficiência na utilização de nitrogênio no sistema irrigado. O projeto foi conduzido no ano agrícola de 2008/09, em área de experimento do Centro de Educação Superior Norte - RS da Universidade Federal de Santa Maria, no campus Frederico Westphalen (RS). Foram avaliados cinco híbridos de milho com recomendação para o estado do Rio Grande do Sul, com diferentes doses de nitrogênio sob manejo de irrigação por aspersão. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Rafael Battisti - Integrante / Anderson Luis Zwirtes - Integrante / Diego Ricardo Menegol - Integrante / ZANATTA. A. L - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2010
Prudutividade do milho através do fornecimento de adubação nitrogenada mineral e orgânica (dejeto suino)

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Rafael Battisti - Integrante / Anderson Luis Zwirtes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2007 - 2008
Determinação do custo das culturas de verão (milho e soja) e estimativa da viabilidade de implantação de sistemas de irrigação por aspersão na região de Frederico Westphalen

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Rafael Battisti - Integrante / Anderson Luis Zwirtes - Integrante.
Financiador(es): Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - Atual
Determinação e avaliação dos níveis de N e outros elementos e compostos lixiviados no solo oriundos de cama de aviário, esterco suíno e nitrogênio mineral (uréia) em lisímetros de drenagem.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Rafael Battisti - Integrante.
Financiador(es): Não informado / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2004 - 2007
Eficiencia e impacto ambiental do controle químico de arroz vermelho em arroz irrigado através de cultivares tolerantes e imdazolinonas

Descrição: Realizou-se experimentos de campo para detrminara o impacto ambiental do controle do arroz vermelho. Esse trabalho vibilizou a elaboração de dias de campo onde foram demostrados os resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Enio Marquesan - Coordenador.
2004 - 2007
Manejo de irrigação e uso racional da água em sistemas agrícolas

Descrição: Realizou-se uma serie de avaliaçãoes em sistemas de irrigação já instalados no Rio Grande do Sul para verificar a eficiencia do uso da água. Com a finalidade de propor alternativas de racionalização do uso da água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Reimar Carlesso - Coordenador / Mirta Terezenha Petry - Integrante.
2003 - 2005
Simulação gráfica dinâmica do crescimento do milho

Descrição: Desenvolveou-se uma metodologia de simulação gráfica do crescimento do milho para através dessa simular a melhor hora e quantidade de aplicação de água via irrigação. Esses resultados foram utilizados no Projeto Irriga- UFSM.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Reimar Carlesso - Coordenador / Mirta terezinha Petry - Integrante / Marcio Zaiosc - Integrante.
2003 - 2004
Fenologia de plantas de milho visando o manejo das culturas e irrigação

Descrição: Realizou-se experimento de campo com varias cultivares de milho para definir o ciclo de cada. Relaciono-se o desenvolvimento da planta a disponibilidade hidrica, com a finalidade de definir lâminas de irrigação que propiciasem o melhor retorno econonico da cultura sob irrigação. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Marcio Zaiosc - Integrante / Reimara carlesso - Integrante.
2002 - 2003
Produção de milho na metade sul do estado do rio grande do sul com cultivo em camalhoes e irrigado por sulco

Descrição: Foram realizados experimentos de campo em propriedade da região que tradicionalmente usam a cultura de arroza irrigado por inundação para testar o uso de produção de milho na varzea com a utilização de camalhoes. Este estudo teve como objetivo propiciar uma cultura alternativa para essa aréas tradicionais no cultivo de arroz irrigado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Reimar Carlesso - Integrante / Giane lavarada Melo - Integrante / Tanane Taschetto - Integrante / Mira terezinha perty - Integrante.
2001 - 2003
Redução no consumo de energia na aplicação de água através do manejo racional da irrigação

Descrição: Foram avaliados diferentes métodos de manejo de irrigação em propriedade onde existem sistemas de irrigação pivô central já estão instalados, visando o uso racional da água e economia de energia. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador.
2001 - 2001
Disponibilidade de água as plantas de feijão em dois sistemas de cultivo

Descrição: Realizou-se um experimento de campo, onde foram avaliados diferentes sistemas de cultivo e lâminas de irrigação utilizados na cultura do feijoeiro, com a finalide de fornecer dados técnicos da necessidade hídrica do feijoeiro para a produção comercial irrigada. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Reimar Carlesso - Integrante / Mirta T Pery - Integrante / Giame Lavarada Melo - Integrante.
1999 - 1999
Determinação de riscos acidentários com máquinas agrícolas e elaboração de cartilha para seus usuários

Descrição: Verifico-se as principais causas de acidentes de trabalhos com máquinas agrícolas na região de Santa Maria RS.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador.
1998 - 2000
Analise da viabilidade economica da implantação de sistemas de irrigação na produção de grãos

Descrição: Realizou-se um estudo comparativo entre regioes e sistemas de irrigação e culturas irrigada para definir a viabilidade economica da utilização de irrigação na região do planalto do Rio Grande do Sul. Esse trabalho deu origem ao I Seminario de Irrigação no Estado deo Rio Grande do Sul realizado em Santa Maria RS em 2001.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Reimar Carlesso - Coordenador.
1997 - 1997
Diagnostico das condições de trabalho do operador (ferrador) na troca de ferramentas e tratamento de cascos em equinos

Descrição: Realizou-se a analise ergonomica das tarefas do ferrador de equinos possibilitando com isso a confecção de um protótipo para amenizar as fadigas sofridas por esse proficional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CONCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM PROPRIEDADES PRODUTORAS DE SUINO EM RODEIO BONITO.

Descrição: Produtos utilizados nas atividades agrícolas como fertilizantes para as culturas tem efeitos residuais no solo e na água agravados ainda pela precipitação pluvial, que acarreta, no solo, a lixiviação de produtos até o lençol freático, sejam superficiais ou subsuperficiais. A contaminação ocorre quando os fertilizantes são aplicados em excesso no solo, independente da natureza do fertilizante. Portanto, este projeto tem como objetivo informar, conscientizar e criar um acultura referente aos efeitos da contaminação da água e do solo por Nitrogênio Total (amônia, nitrito e nitrato), metais (presentes na água e no solo), e por antibióticos provenientes do uso de adubação orgânica através de dejeto suíno. Além disso, busca-se, pelo entendimento dos risco causados pela contaminação, o desenvolvimento de técnicas de tratamento dos resíduos para que estes possam ter o efeito benéfico do uso como matéria orgânica para as atividade agrícolas. As ações terão como base os resultados de avaliações realizadas em cinco propriedades rurais localizadas na bacia São Roque pertencentes no município de Rodeio Bonito, no ano de 2011, resultados divulgados no 3º congresso internacional de Tecnologia para o meio Ambiente. Entre as ações será elaborado um vídeo com o tema educação ambiental, panfletos de divulgação da qualidade da água, do solo e do estado da cobertura vegetal em relação a legislação vigente, fará parte do processo ainda, a apresentação via palestra informativa e educativa dos dados mencionados, para a comunidade alvo. Ao final do processo será elaborado em questionário tendo como público alvo a comunidade São Roque para avaliar a evolução das atividade desenvolvidas. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante / ALEX ROPPA - Integrante / Julia Caitano Manfio - Integrante / Cibele Zeni - Integrante / Juliano Cesar da Silva - Integrante.
2010 - Atual
Gestão Ambiental Rural - subprojeto 01: Corredor Ecológico dos Lajeados Pardo, Pardinho e Tunas

Descrição: Descrição: Este projeto surgiu a partir do 1º Seminário Regional sobre Gestão Ambiental Rural, o evento reuniu as lideranças de públicas e privadas, governamentais e não governamentais que definiram de ações integradas com foco no planejamento ambiental da área rural do município de Frederico Westphalen e região. A partir disto, surgiu o projeto Manejo Sustentável da Área de Captação de Água que tem por objetivo reduzir o assoreamento dos rios e melhorar a qualidade da água que se destina ao abastecimento da cidade de Frederico Westphalen e Caiçara. Integrando Universidade e sociedade, o projeto prevê a adequação das propriedades rurais, levando conhecimento e informação ao meio rural.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Renato Beppler Spohr - Integrante / Rafaelo Balbinot - Integrante.
2009 - 2010
ATIVIDADES INTEGRADAS ENTRE PRODUTORES E UFSM PARA O USO SUSTENTÁVEL DO SOLO E DA ÁGUA NO MICROBACIA LAJEADO DO PARDO

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Arci Dirceu Wastowski - Integrante / Angela Maria Mendonça - Integrante / Marcia Gabriel - Integrante / CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ - Integrante / Alana Caetano Manfio - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2005
Assessoria e consultoria técnica em manejo da irrigação e uso racional da água em sistemas agrícolas

Descrição: Montou-se um grupo de trabalho na UFSM com a finalidade de assessorar os irrigante no estado do Rio Grande do Sul e Centro Oeste do Brasil na tarefa de Gerenciamento da Irrigação .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Reimar Carlesso - Integrante / Marcio Zaiosc - Integrante / Mirta rerezinha Petry - Integrante / renato Spohr - Integrante.
1999 - 1999
Analise ergonomica da tarefa do olericultor

Descrição: Realizou-se a analise ergonomica das tarefa do olericultor e analisou0se as principais fadigas causadas nessas operações .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Marlia Goebel - Coordenador.
1999 - 1999
Desenvolvimento da batatinha em nivel de agricultura familiar e agroindustria na região da 4ª Colonia Italiana

Descrição: Com esse projeto pretendeu-se melhorar a qualidade da produção de batatinha na região da 4ª colonia que é tipica de subistência. Tornando essa atividade atrativa ecomonica mente e com menos risco de poluição ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador / Reimar Carlesso - Integrante / Mirta Terezenha Petry - Integrante / Arno Bernardo Heldwein - Integrante / Dílson Antônio Bisognin - Integrante.
1998 - 1999
Analise ergonomica da tarefa do olericultor

Descrição: Analizou-se as tarefas do olericultor e definuise as proncipais fadigas sofridas por esse profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Coordenador.
1998 - 1998
Proposta de diagnostico de alternativas de desenvolvimento sustentável para a 4ª Colonia

Descrição: Realisou-se uma pesquisa de campo nos nove municipios da região para determinar os principais pontos turisticos e suas potencialidade economicas com a finalidade de fomentar novos negocios e melhorar a renda percapta da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Alberto de Souza Schimidt - Coordenador.
1997 - 1998
Projeto Ergonomico dos equipamentos para toca de ferradura e tratamento de cascos em equinos

Descrição: Levantamento das necessidades existentes na tarefa de troca de ferraduras e tratamento de cascos em equinos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Marilia Goebel - Coordenador / Ronaldo fereira antunes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


1997 - 1999
Projeto ergonomico de equipamento para semeadura de olericolas

Descrição: Estudo da viabilidade técnica da elaboração de um projeto protótipo para a semeadura de olericolas.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Genesio Mario da Rosa - Integrante / Marilia Goebel - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Ceres


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: African Journal of Agricultural Research
2011 - Atual
Periódico: Semina. Ciências Agrárias (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: agua no solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Medalha cinquentenario da Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Mancuso, M. A.2014Mancuso, M. A. ; FLORES, B. A. ; ROSA, G. M. ; SCHROEDER, J. K. ; PRETTO, P. R. P. . CARACTERÍSTICAS DA TAXA DE INFILTRAÇÃO E DENSIDADE DO SOLO EM DISTINTOS TIPOS DE COBERTURA DE SOLO EM ZONA URBANA. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 2890-2998, 2014.

2.
WASTOWSKI, A. D.2013WASTOWSKI, A. D. ; RIGON, J. P. G. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; ROSA, G. M. ; CAPUANI ; SILVA, P. R. B. . Determination of the inorganic constituents of commercial teas and their infusions by the technique of energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry. Journal of Medicinal Plant Research, v. 7, p. 179-185, 2013.

3.
ZWIRTES, A. L.2013ZWIRTES, A. L. ; SPOHR, Renato Beppler ; BARONIO, C. A. ; MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. ; MORAES . Utilização do infiltrômetro de cornell e dos anéis concêntricos para determinação da infiltração de água em um Latossolo Vermelho. Semina. Ciências Agrárias (Online), v. 34, p. 3489-3500, 2013.

4.
RIGON, J. P. G.2012RIGON, J. P. G. ; CAPUANI ; Cherubin, Mauricio Roberto ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . Alllelopathic effects of aqueous extract of Brassica napus on germination of seeds of Phaseolus vulgaris. Agrária (Recife. Online), v. v.7, p. p.450-454, 2012.

5.
RIGON, J. P. G.2012RIGON, J. P. G. ; CAPUANI ; NETO, J.F. de b. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; RIGON, C.A.G. . Dissimilaridade genética e análise de trilha de cultivares de soja avaliada por meio de descritores quantitativos. Revista Ceres, v. 59, p. 233-240, 2012.

6.
MENEGOL, D. R.2012MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. ; BATTISTI, R. ; BARONIO, C. A. ; ROSA, G. M. . PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA FORRAGEM E DOS GRÃOS PRODUZIDOS POR DUAS CULTIVARES DE TRIGO DUPLO PROPÓSITO. Enciclopédia Biosfera, v. v.8, p. 787-797, 2012.

7.
RIGON, J. P. G.2012RIGON, J. P. G. ; CAPUANI ; Cherubin, Mauricio Roberto ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. . Desempenho agronomico e dissimilaridade genética de girassol. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. v.42, p. 1954-1959, 2012.

8.
SUZANA, C. S.2012SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; MIGLIORINI, P. ; ROSA, F. T. . PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES E MANEJOS DE NITROGÊNIO. Enciclopédia Biosfera, v. nº8, p. 1432-1442, 2012.

9.
WASTOWSKI, A. D.2010 WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; Gonsiorkiewicz, J. P. . CARACTERIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE ELEMENTOS QUÍMICOS EM SOLO, SUBMETIDO A DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO, UTILIZADO ESPECTROMETRIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR ENERGIA DISPERSIVA (EDXRF). Química Nova (Online), v. 33, p. 1449-1452, 2010.

10.
ROSA, G. M.2010ROSA, G. M. ; SILVA, F. R. sa . Interiorização do Ensino Superior Público: evolução histórica da Educação em Frederico Westphalen. REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 2, p. 291-306, 2010.

11.
CARLESSO, Reimar2003CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. ; ALMEIDA, Marcio Zaiosc . Controle total: o manejo da irrigação usando estações meteorológicas automáticas, computadores e comunicação via internet garante precisão e menos despesas. Cultivar Máquinas, Pelotas, v. 1, n.16, p. 20-23, 2003.

12.
ROSA, G. M.2001 ROSA, G. M. ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. . Na medida: eficiência do uso da água contribui para o aumento da produção. Cultivar Máquinas, Pelotas, v. 03, n.03, p. 14-16, 2001.

13.
ROSA, G. M.2000ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar . Disponibilidade, eficiência e racionalidade na utilização de recursos hídricos. Ciência Ambiente, Santa Maria, v. 1, n.21, p. 103-118, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARLESSO, Reimar (Org.) ; PETRY, M. T. (Org.) ; ROSA, G. M. (Org.) ; HELDWEIN, Arno Bernardo (Org.) . Usos e benefícios da coleta de dados meteorológicos na agricultura.. 1. ed. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007. v. 1. 170p .

2.
ROSA, G. M. ; RIGHES, Afranio Almir ; AMARAL, Luís Gustavo Henrique Do ; COSTA, Rafael Dalla ; WILLES, Jorge Alex ; GOMES, Ana Carla dos Santos . Determinação da água no solo e nas plantas para irrigação. 1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2003. v. 300. 97p .

3.
RIGHES, Afranio Almir (Org.) ; ROSA, G. M. (Org.) ; RODRIGUES, Marenice (Org.) ; MAGGI, Marcio Furlan (Org.) ; SPOHR, Renato Beppler (Org.) ; DECIAN, Vanderlei Secretti (Org.) . Anais / Mostra dos Trabalhos Científicos do PPGEA do ano de 2002. 1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2002. v. 1. 237p .

4.
ROSA, G. M. (Org.) ; TRINDADE, B. (Org.) ; MEDEIRO, L. S. (Org.) ; TRAVISAN, M. L. (Org.) . Caderno Didático de Desenho Técnico.. Santa Maria: , 1996. v. 1. 55p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, G. M. ; SILVA, F. R. sa . Educação e o desenvolvimento de um novo pólo na Região Norte do RS: acões do Humanismo Econômico. In: Luis Eugenio Di Marco, Adayr da Silva Ilha. (Org.). Los Planes Esperanza del humanismo econónomico: el continente indoamericano, uma expresión solidaria, um testimonio histórico. 1ed.Santa Maria: Facos-UFSM, 2010, v. 1, p. 449-460.

2.
CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; SPOHR, Renato . Estimativa do consumo de água das culturas. In: Reimar Carlesso; Genesio Mario da Rosa; Mirta teresinha Petry. (Org.). Usos e benefícios da coleta automática de dados meteorológicos na agricultura.. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007, v. 1, p. 77-99.

3.
PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. . Variáveis medidas pela estação meteorológica automática. In: Reimar Carlesso; Genesio Mario da Rosa; Mirta teresinha Petry. (Org.). Usos e benefícios da coleta automática de dados na agricultura. 1ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2007, v. 1, p. 39-75.

4.
CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. . Variáveis meteorológicas e o desenvolvimento dos cultivos agrícolas. In: Reimar Carlesso; Genesio Mario da Rosa; Mirta Teresinha Petry; Arno bernardo heldwein. (Org.). Usos e benefícios da coleta de dados meteorológicos na agricultura. 1ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal da Santa Maria, 2007, v. 1, p. 15-37.

5.
CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. . Manejo da irrigação por aspersão visando a redução de custos de produção e de energia. In: Reimar Carlesso; Genesio Mario da Rosa; Mirta Teresinha Petry; Carlos Alberto Ceretta. (Org.). Irrigação por aspersão no Rio Grande do Sul. 1ed.Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001, v. 1, p. 84-98.

6.
ROSA, G. M. ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ZIMMERMANN, F. L. . Irrigação da cultura do milho visando a produção de grãos e silagem de qualidade. In: João Restle. (Org.). Eficiência na produção de bovinos de corte.. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2000, v. 1, p. 147-184.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, G. M. ; SILVA, F. R. sa . Educação e o desenvolvimento de um novo pólo na Região Norte do RS: ações do Humanismo Econômico. Revista trimestral de económia del Centro de Investigaciones Económicas de Córdoba publica dede 1980, Informe Económico CIEC, p. 24 - 24.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; SPOHR, Renato Beppler . Ação antrópica nos níveis dos elementos químicos na camada superficial do solo em uma microbacia de abastecimento no norte do RS. In: FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014, 2014, Bento Gonçalves -RS. FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014. Bento Gonçalves -RS, 2014.

2.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; ZENI, C. ; BENSO, M. R. . Redução no consumo de água e reuso da água de esterqueiras através do uso de coagulantes orgânicos. In: FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014, 2014, Bento Gonçalves -RS. FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014. Bento Gonçalves -RS, 2014.

3.
ZENI, C. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; BENSO, M. R. ; MANFIO, J. C. . Determinação de Nitrogênio em Água Lixiviada de Lisímetro em Solo Submetido a Diferentes Fontes de Adubação. In: FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014, 2014, Bento Gonçalves -RS. FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014. Bento Gonçalves -RS, 2014.

4.
BENSO, M. R. ; WASTOWSKI, A. D. ; KUNDE, D. ; ROSA, G. M. ; ZENI, C. . Uso de resíduos na fabricação de tijolos sustentáveis. In: FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014, 2014, Bento Gonçalves -RS. FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014. Bento Gonçalves -RS, 2014.

5.
HEDLUND, K. F. S. ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; SILVA, T. C. N. ; AMARAL, G. M. . Caracterização de lodo de uma estação de tratamento de efluentes de um laboratório de análises de solos. In: FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014, 2014, Bento Gonçalves -RS. FIEMA - 4º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, 2014. Bento Gonçalves -RS, 2014.

6.
MANFIO, J. C. ; ROSA, G. M. ; ZENI, C. ; SILVA, J. C. ; ROPPA, A. . Influnecia dos diferentes usos do solo sobre a messo e macrofauna edáfica. In: 4º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2014, Bento Gonçalves. 4º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente - FIEMA 2014. Bento Gonçalves, 2014.

7.
SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; SANTOS, V.J dos ; SBARDELOTTO, D. ; MIGLIORINI, P. ; ROSA, F. T. ; SILVA, T. A. . Efeito da alta precipitação na lixiviação de diferentes doses de nitrogênio em trigo. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012, Santa Maria. XVI SEPE-UNIFRA. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012.

8.
WASTOWSKI, A. D. ; TREVISAN, R. ; ROSA, G. M. ; SILVA, P. R. B. ; ARTUZO, F. D. ; TORCHETTO, N. L. ; CONCEICAO, S. R. ; COSTA, O. ; SANDRI, M. R. . Caracterização quali-quantitativa multielementar de resíduos provenientes de postes de madeira tratados com arsêniato de cobre cromatado (CCA). In: 11 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul e 11 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2012, Nova Prata-RS. 11 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2012 e 11 Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2012. v. 1.

9.
STRUCKER, C. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia ; VACARIN, L. . Determinação de nitrogênio em cama de frango industrial em diferentes níveis de reutilização da cama.. In: Ecoeficiência dos Processos. Bento Gonçalves RS: FIEMA Brasil, 2012, Bento Gonçalves. 3º Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária, 2012. v. 1.

10.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENDONÇA, A. M. ; SILVA, P. R. B. . Determinação do acúmulo de cobre e zinco no perfil do solo submetido a diferentes fontes de adubação. In: 3º Congresso Internacional de Tecnologias Para o Meio Ambiente, 2012, Bento Gonçalves. Ecoeficiência dos Processos. Bento Gonçalves RS: FIEMA Brasil, 2012. v. 1.

11.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia ; SPOHR, Renato Beppler . Impactos ambientais: antropização na micro bacia lajeado o Pardo-RS. In: 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2012, Bento Gonçalves. Ecoeficiência dos Processos. Bento Gonçalves RS: FIEMA Brasil, 2012. v. 1.

12.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; CAMPONOGARA, F. C. . Influência antropica na qualidade da água na micro bacia São Roque, Rodeio Bonito RS. In: 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2012, Bento Gonçalves. Ecoeficiência dos Processos. Bento Gonçalves RS: FIEMA Brasil, 2012. v. 1.

13.
WASTOWSKI, A. D. ; SCHMITT, C. ; BRONDANI, E. B. ; ROSA, G. M. ; VOLPATTO, F. . Caracterização química do resíduo sólido gerado na extração de pedra ametista por espectrometria de fluorescência de raios-x por energia dispersiva (EDX). In: 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2012, Bento Gonçalves. Ecoeficiência dos Processos. Bento Gonçalves RS: Fiema Brasil, 2012. v. 1.

14.
SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; MIGLIORINI, P. ; BRUNETTO, A. ; KULCZYNSKI, S. M. . Qualidade fisiológica de sementes de feijão em função do uso de diferentes fontes e manejos de nitrogênio.. In: XX Congresso de Iniciação Cientifica e II Mostra Cientifica - UFPEL, 2011, Pelotas - RS. CIC 2011 20 anos -XX Congresso de Iniciação Cientifica e II Mostra Cientifica - UFPEL. Pelotas: UFPEL, 2011.

15.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. ; WASTOWSKI, A. D. . Metodologia de instalação de lisìmetros de drenagem para avalaição de lixiviação de nitrogênio. In: 2º Congresso Internacional de tecnologia para o meio ambiente, 2010, Bento Gonçalves. 2º Congresso Internacional de tecnologia para o meio ambiente - FIEMA BRASIL. Caxias do Sul: Cromo - Gráfica e Editora, 2010. v. 1.

16.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia . AVALIAR E MONITOPRAR A QUALIDADE DA ÁGUA DA MICRO BACIA LAJEADO DO PARDO NA CIDADE DE FREDERICO WESTPHALEN. In: 8 BIENAL DEL COLOQUIO DE TRSNFORMACIONES TERRITORIALES TERRITORIOS Y TERRITORIALIDADES EN MOVIMENTO, 2010, Buenos Aires. 8 BIENAL DEL COLOQUIO DE TRSNFORMACIONES TERRITORIALES TERRITORIOS Y TERRITORIALIDADES EN MOVIMENTO, 2010. v. 1.

17.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . Mensuração dos níveis de nitrogênio lixiviado em lisímetros de drenagem de diferentes fontes de nitrogênio. In: 8º Bienal Del Coloquio de Transformaciones Territoriales Territorios Y Territorialidades en Movimiento., 2010, Buenos Aires. 8º Bienal Del Coloquio de Transformaciones Territoriales Territorios Y Territorialidades en Movimiento., 2010.

18.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; Gonsiorkiewicz, J. P. . Determinação dos níveis de metais em solo submetidos a diferentes sistemas de uso e manejo. In: XVII Encontro de Química da Região Sul, 2009, Rio Grande. SBOSul Desafio em química tecnologica e ambiental. Rio Grande: FURG, 2009. v. 1.

19.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; SANTOS, E. P. ; Gonsiorkiewicz, J. P. . Análise da composição dos residuos de rochas da extração da pedra preciosa ametista da região sul do Brasil. In: XVI encontro de quimica da Região Sul, 2008, Blumenau. XVI encontro de quimica da Região Sul. Blumenau: FURB, 2008.

20.
CARLESSO, Reimar ; MELO, G. L. ; MICHELON, C. J. ; SPOHR, Renato ; ROSA, G. M. . CARACTERIZAÇÃO DE SISTEMAS DE CULTIVO EM ÁREAS IRRIGADAS POR ASPERSÃO NO SUL DO BRASIL. In: Taller Internacional:"Modernización de Riegos y Uso de Tecnologías de Información" con la participación de las Redes de Riego del PROCISUR y CYTED, 2007, La Paz. "Modernización de riegos y uso de tecnologías de la información", 2007.

21.
CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; ALMEIDA, Marcio Zaiosc . Weather station and computer network to provide evapotranspiration information in Southern Brazil through internet. In: 2003 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2003, Las Vegas. In: 2003 ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, Las Vegas. Annual International Meeting, 2003. v. 1.

22.
PETRY, M. T. ; MELO, G. L. ; CARLESSO, Reimar ; MICHELON, C. J. ; ROSA, G. M. . Crop growth, development and grain yield of soybean submitted to different irrigation management. In: 2003 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2003, Las vegas. 2003 ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, Las Vegas. Annual International Meeting, 2003. v. 1.

23.
MICHELON, C. J. ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. ; ALMEIDA, Marcio Zaiosc ; KUNZ, J. H. . Fenologia de plantas de milho visando o manejo da cultura e irrigação. In: XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 2003, Santa Maria. XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, Santa Maria. Situação Atual e Perspectivas da Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 551-552.

24.
GALLARRETA, Claudio Cesar Garcia ; CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; MELO, G. L. . Water deficit effects on maize yield in Southern Brazil. In: 2002 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2002, Chicago. ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, 2002.

25.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. ; MICHELON, C. J. . Relações hídricas e índice de área foliar do milho cultivado em duas épocas de semeadura. In: XIV REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2002, CUIABÁ. Os (des) caminhos do uso da água na agricultura brasileira, 2002.

26.
MICHELON, C. J. ; CARLESSO, Reimar ; KUNZ, J. H. ; BONA, F. D. ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. . Adubação nitrogenada em cobertura e o crescimento de arroz de sequeiro irrigado por aspersão no RS . In: 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002, Florianópolis. 1º CONGRESSO DA CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ E VII REUNIÃO NACIONAL DE PESQUISA DE ARROZ - RENAPA, 2002. v. 1. p. 511-414.

27.
CARLESSO, Reimar ; ZIMMERMANN, F. L. ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. ; BONA, F. D. ; KUNZ, J. H. . Soil water storage and maize growth and development under two tillage systems in Southern of Brazil. In: 2002 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, CHICAGO, 2002, CHICAGO. 2002 ASAE ANNUAL INTERNATIONAL MEETING, CHICAGO. 2002 ASAE Annual International Meeting, 2002. v. 1.

28.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar ; ALMEIDA, Marcio Zaiosc . Manejo da irrigação a partir de dados coletados por estação meteorológica automática. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA., 2002, Salvador. XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, SALVADOR. A Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002. v. 1.

29.
FIORIN, Tatiana Tasquetto ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. ; MICHELON, C. J. ; BONA, F. D. . Aspectos morfo-fisiológicos e armazenamento de água no solo da cultura do milho sob diferentes épocas de semeadura. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA., 2002, Salvador. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, SALVADORA Engenharia Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável, Água, Energia e meio Ambiente, 2002. v. 1.

30.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar ; MELO, G. L. ; KUNZ, J. H. . Manejo da irrigação com a utilização de estação meteorológica compacta associada à software para a determinação do balanço hídrico. In: : XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA., 2001, Fortaleza. Água e Meteorologia no Novo Milênio, 2001. v. 02. p. 373-374.

31.
ROSA, G. M. ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; BONA, F. D. ; MICHELON, C. J. . Variação do armazenamento de água em solos de diferentes texturas para a cultura do feijoeiro irrigado e submetido a déficit hídrico. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, Fortaleza. Água e Agrometeorologia no Novo Milênio, 2001. v. 02. p. 523-524.

32.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar . Irrigation needs for maize, soybeans and drybeans during crop growing season in Southern Brazil. In: ASAE Annual International Meeting, 2001, Sacramento. 2001 - ASAE Annual International Meeting, 2001. v. 01.

33.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar ; WOLSCHICK, D. . Water excess effects on nitrogen losses by percolation during crop growing season of maize plants. In: ASAE Annual International Meeting, 2001, Sacramento. 2001 - ASAE Annual International Meeting, 2001. v. 1.

34.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; ZIMMERMANN, F. L. ; CARLESSO, Reimar ; MELO, G. L. . Evapotranspiração real de plantas de soja submetidas a déficit hídrico e cultivadas em solos de texturas distintas.. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, Fortaleza. Água e Agrometeorologia no Novo Milênio, 2001. v. 02. p. 489-490.

35.
ROSA, G. M. ; GOEBEL, Marilia ; ANTUNES, R. F. . Análise Ergonômica da tarefa do Olericultor. In: I Encontro sobre Integração da UFSM no CONESUL, 1998, Santa Maria.. Anais do I Encontro sobre Integração da UFSM no CONESUL, 1998. v. 1.

36.
ROSA, G. M. ; CARLESSO, Reimar . Ferramentas Gerenciais: Uma Necessidade do Setor Agrícola para Enfrentar a Competitividade na Era da Globalização e do MERCOSUL. . In: 18 Encontro Nacional de engenharia de Produção e 40 Congresso Internacional de Engenharia Industrial - ENEGEP, 1998, - Niterói - RJ. Anais do 18 Encontro Nacional de engenharia de Produção e 40 Congresso Internacional de Engenharia Industrial - ENEGEP, 1998. v. 1.

37.
ROSA, G. M. ; GODOY, L. P. ; CARLESSO, Reimar . Produção Agrícola: Uma Breve Análise da Situação do Setor Agrícola. In: 18 Encontro Nacional de engenharia de Produção e 40 Congresso Internacional de Engenharia Industrial - ENEGEP, 1998, Niterói - RJ. Anais do 18 Encontro Nacional de engenharia de Produção e 40 Congresso Internacional de Engenharia Industrial - ENEGEP, 1998. v. 1.

38.
ROSA, G. M. ; GOEBEL, Marilia . Elaboração de Projeto Industrial: Uso do laboratório de aprendizagem, Integrando áreas de Ensino. In: II Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e no Desenho e 13 Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico - Graphica-98., 1998, Salvador - BH. Anais do II Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e no Desenho e 13 Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico - Graphica-98., 1998. v. 1.

39.
ROSA, G. M. . Elaboração de Projeto Industrial: Equipamento de segurança para Tarefa do Ferrador de Eqüinos. In: VI Jornada de Jovens Investigadores Grupo de Montevideo, 1998, Santa Fé - Argentina.. Anais da VI Jornada de Jovens Investigadores Grupo de Montevideo - Santa Fé - Argentina. 1998, 1998.

40.
ROSA, G. M. ; GOEBEL, Marilia ; ANTUNES, R. F. . Análise ergonômica da tarefa do tratador de eqüinos. In: 4o Congresso Latino Americano de Ergonomia., 1997, Florianópolis. 4o Congresso Latino Americano de Ergonomia., 1997. v. 1.

41.
ROSA, G. M. ; ANTUNES, R. F. ; GOEBEL, Marilia . Diagnóstico das condições de trabalho do operário (ferrador) na troca de ferraduras e tratamento dos cascos em equinos. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa, extensão e ensino., 1997, Santa Maria. Anais da IV Jornada Integrada de Pesquisa, extensão e ensino., 1997. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHMITT, C. ; WASTOWSKI, A. D. ; BRONDANI, E. B. ; ROSA, G. M. ; SILVA, P. R. B. ; Gabriel, Marcia . CARACTERIZAÇÃO DOS DEJETOS DA PEDRA AMETISTA COMO UM COMPONENTE NA CONSTRUÇÃO. In: XXII Mostra de Iniciação Cientifica - Ecossustentabilidade, 2012, 2012, Passo Fundo. XXII Mostra de Iniciação Cientifica - Ecossustentabilidade, 2012. UPF, 2012.

2.
TREZZI, I. C. ; ROSA, G. M. ; CAMPONOGARA, F. C. ; MINUZZI, M. D. ; Gabriel, Marcia . APLICAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL E SUAS EVOLUÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA E MÉDIA PROPRIEDADE RURAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DA VÁRZEA. In: I CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESPAÇO RURAIS E CONTEMPORANIEDADE, 2012, Santa Maria. COLASER, 2012.

3.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; VOLPATTO, F. ; MANFIO, J. C. ; ZENI, C. ; MENDONÇA, A. M. ; ROPPA, A. . Niveis de Fósforo e Cobre em águas de Consumo Humano e Animal em Propriedades Rurais Produtora de Suíno. In: XXII Mostra de Iniciação Cientifica - Ecossustentabilidade, 2012, Passo Fundo. XXII Mostra de Iniciação Cientifica - Ecossustentabilidade, 2012. UPF, 2012.

4.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; SANTOS, V.J dos . CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR ELEMENTOS QUÍMICOS ORIUNDO DA FABRICAÇÃO DE FIBERGLASS. In: V Congresso sobre Uso e Manejo do Solo, 2011, CAMPINAS. V Congresso sobre Uso e Manejo do Solo. CAMPINAS: UNICAMP, 2011.

5.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; WASTOWSKI, A. D. . DETERMINAÇÃO DOS NIVEIS DE ELEMENTOS QUIMICOS NO SOLO ORIUNDO DO USO EM UMA MICROBACIA HIDROGRAFICADA.. In: V Congresso sobre Uso e Manejo do Solo, 2011, CAMPINAS. V Congresso sobre Uso e Manejo do Solo. CAMPINAS: UNICAMP, 2011.

6.
SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; NEGRINI, A. ; ROPPA, A. ; Gabriel, Marcia ; MIGLIORINI, P. . Resposta do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) pelo parcelamento do nitrogênio mineral e orgânico nos componentes do rendimento.. In: 10º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2011, Goiânia. Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão, 2011.

7.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATO AQUOSO FOLIAR DE CANOLA SOBRE A GERMINAÇAÕ E O DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE FEIJÃO. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA /I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010, João Pessoa -PB. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA /I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010. v. 4. p. 2036-2040.

8.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; MORAES ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO DE CULTIVARES DE GIRASSOL NA REGIÃO ADS MISSÕES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL, NA SAFRA 2009/2010. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEOGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010, João Pessoa -PB. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA/ I sIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010. v. 4.

9.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; MORAES ; ARNUTI ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE GIRASSOL NA REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS, 2010, João Pessoa - PB. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS - INCLUSÃO SOCIAL E ENERGIA, 2010. v. 4. p. 1163-1168.

10.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; MORAES ; BATTISTI, R. ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . EFEITO DE DOSES DE ENXOFRE E PERCELAMENTO DO NITROGÊNIO EM COBERTURA NA CULTURA DA CANOLA. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS - INCLUSÃO SOCIAL E ENERGIA, 2010, João pessoa- PB. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS - INCLUSÃO SOCIAL E ENERGIA, 2010. v. 4. p. 1333-1338.

11.
Cherubin, Mauricio Roberto ; BATTISTI, R. ; MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. ; ZWIRTES, A. L. ; A. L, Z. . Avaliação da produtividade de grãos e massa seca de cultivreas de trigo duplo-propósito; em pastejo simulado; como alternativa de utilização no manejo da intregação lavoura - pecuária. In: I ANISUS, 2010, Chapecó -SC. I ANISUS, 2010. v. 1.

12.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; MORAES ; ARNUTI ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERES AGRONÔMICOS EM GENÓTIPOS DE GIRASSOL NA REGIÃO DAS MISSÕES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOAS ENERGÉTICAS - INCLUSÃO SOCIAL E ENERGIA, 2010, João Pessoa- PB. IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOAS ENERGÉTICAS - INCLUSÃO SOCIAL E ENERGIA, 2010. v. 4. p. 1547-1552.

13.
BATTISTI, R. ; P.F.G ; ROSA, G. M. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. ; A. L, Z. . COMPARAÇÃO DO CICLO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DE GRÃOS DE TRIGO-DUPLO PROPÓSITO; COM SILMULAÇÃO DE PASTEJO; AO TRIGO GRÃO. In: I ANISUS, 2010, Chapecó-SC. IANISUS, 2010. v. 1.

14.
Gonsiorkiewicz, J. P. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; CAPUANI ; MORAES ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE MILHO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE GUARANI DAS MISSÕES-RS, SAFRA 2009/210. In: 55 Reunião Técnica Anual do milho / 38 Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2010, Vacaria / RS. 55 Reunião Técnica Anual do milho / 38 Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2010.

15.
Cherubin, Mauricio Roberto ; Gonsiorkiewicz, J. P. ; CAPUANI ; MORAES ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . AVALIAÇÃO E CORRELAÇÃO DOS COMPONENTES RENDIMENTO DE CULTIVARES DE MILHO CULTIVADAS NO MUNICÍPIO DE GUARANI DAS MISSÕES -RS, safra 2009/2010. In: 55 Reunião Técnica Anual do Milho/ 38 Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2010, Vacaria /RS. 55 Reunião Técnica Anual do Milho/ 38 Reunião Técnica Anual do Sorgo, 2010.

16.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENDONÇA, A. M. ; SANTOS, V.J dos . AVALAIAÇÃO DA LIXIVIAÇÃO DO NITROGÊNIO ORIUNDO DE DIFERENTES FONTES EM LÍMSÍMETROS DE DRENAGEM. In: XIV SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO -responsabilidade socioambiental, 2010, Santa Maria. XIV SIMPÓSIO DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO -responsabilidade socioambiental, 2010.

17.
ZWIRTES, A. L. ; MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. ; BATTISTI, R. ; A. L, Z. . Avaliação de Hibridos de Milho com Diferentes Doses de Nitrogênio sob Irrigção por Aspersão. In: 24 jornada Acadêmica Integrda, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. 24 jornada Acadêmica Integrda, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

18.
BARONIO. C.A ; SPOHR, Renato Beppler ; ZWIRTES, A. L. ; MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. . CARACTERIZAÇÃO FISICO- HÍDRICA DE SOLOS SUBMETIDOS A DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA REGIÃO DE FREDERICO WESTPHALEN. In: 24 Jornada Acadêmica Integrda, da Universidade federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. 24 Jornada Acadêmica Integrda, da Universidade federal de Santa Maria, 2009.

19.
RONHR, M. R. ; MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. ; BARONIO. C.A ; ZWIRTES, A. L. . Avaliação de Trigo Duplo em Pastejo Simulado na Região do Médio e Alto Uruguai. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

20.
MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. ; BARONIO. C.A ; RONHR, M. R. ; BATTISTI, R. ; ROSA, G. M. . Avaliação da produtividade de grãos e massa seca de cultivares de trigo duplo-propósito , em pastejo simulado, na região de Frederico Westphalen. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

21.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . METODOLOGIA DE INSTALAÇÃO DE LISÍMETROS DE DRENAGEM. In: 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009, Santa Maria. 24 Jornada Acadêmica Integrada, da Universidade Federal de Santa Maria, 2009.

22.
BATTISTI, R. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . Determinação e Avaliação dos Nivéis de N e Outros elementos e compostos lixiviados no solo oriundo de Cama de Aviário, esterco Suino e Nitrogênio Mineral (Uréia) em Lispimetros de Drenagem no ano agricola 2008/2009. In: 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008, Santa Maria. 23 Jornada Acadêmica Integrada, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRES, J. ; WASTOWSKI, A. D. ; TOMASI, J. C. ; ROSA, G. M. . ANÁLISE DE ELEMENTOS QUÍMICOS DE TIJOLOS FEITOS A PARTIR DE REJEITOS UTILIZADOS ESPECTRÔMETRO DE RAIO-X POR ENERGIA DISPERSIVA. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

2.
BENSO, M. R. ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; KUNDE, D. ; VOLPATTO, F. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MADEIRA DA ATELEIA GLAZIOVIANA BAIL. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

3.
ZENI, C. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia ; MANFIO, J. C. ; ROPPA, A. . DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO TOTAL E METAIS PRESENTES NA ÁGUA LIXIVIADA DE SOLO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO ORGÂNICA E QUÍMICA. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

4.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENDONÇA, A. M. ; SUZANA, C. S. ; VOLPATTO, F. . CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM PROPRIEDADES PRODUTORAS DE SUÍNO. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

5.
MANFIO, J. C. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; ZENI, C. ; HEDLUND, K. F. S. ; SILVA, J. C. . LEVANTAMENTO DA MESO E MACROFAUNA EDÁFICA EM DIFERENTES MANEJOS DE SOLO. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

6.
ROPPA, A. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia ; SILVA, J. C. ; ZENI, C. . ANÁLISE DOS TEORES DE NITROGÊNIO, FOSFORO E POTÁSSIO EM CAMAS DE AVIÁRIO USADAS COMO ADUBAÇÃO ORGÂNICA. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

7.
VALLE, C. D. ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; SCHORR, L. P. B. ; Gabriel, Marcia . GESTÃO ADMINISTRATIVA EM PROPRIEDADE RURAL. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

8.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; SPOHR, Renato Beppler ; Gabriel, Marcia ; MENDONCA, R. A. B. . GESTÃO AMBIENTAL NA MICROBACIA LAJEADO DO PARDO. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

9.
SILVA, J. C. ; ROSA, G. M. ; MANFIO, J. C. ; ROPPA, A. ; VALLE, C. D. ; MENDONÇA, A. M. . RESTAURAÇÃO DAS ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A PRODUÇÃO LEITEIRA DA PROPRIEDADE DALLA VALLE. (LINHA TURCHETTO/ TAQUARUÇU DO SUL. In: 27ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012.

10.
ZENI, C. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; GABRIEL, M. ; BENSO, M. R. ; MANFIO, J. C. ; HEDLUND, K. F. S. . Determinação de N-Total em água lixiviada de solo submetido á adubação organica e quimica na cultura de aveia. In: XXII Mostra de iniciação cientifica - Ecossustentabilidade, 2012, Passo Fundo. XXII Mostra de iniciação cientifica - Ecossustentabilidade. Passo Fundo: UPF, 2012.

11.
GRASSI, A. C. ; TOMAZELI, A. J. ; GRASSMANN, A. ; TREVISAN, R. ; WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . Resistência natural da madeira de Pinus Elliottii Engelm em campo de apodrecimento. In: XXII Mostra de iniciação cientifica - Ecossustentabilidade, 2012, Passo Fundo. XXII Mostra de iniciação cientifica - Ecossustentabilidade. Passo Fundo: UPF, 2012.

12.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; WASTOWSKI, A. D. ; SPOHR, Renato Beppler ; ROPPA, A. . Adequação ambiental na Nascente Micro Bacia Lajeado do Pardo na cidade de Frederico Westphalen RS.. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

13.
SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; Gabriel, Marcia ; NEGRINI, A. . EFEITO DO PARCELAMENTO DE NITROGÊNIO MINERAL E NITROGÊNIO ORGÂNICO NOS COMPONENTES DO RENDIMENTO DO FEIJOEIRO (Phaseolus Vulgaris L.). In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

14.
SCHMITT, C. ; WASTOWSKI, A. D. ; SANTOS, E. P. ; ROSA, G. M. ; BRONDANI, E. B. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DOS REJEITOS DE PEDRA DA MINERAÇÃO DE AMESTISTA POR LIXIVIAÇÃO CONTÍNUA. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

15.
VACARIN, L. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; FIORENTIN, M. L. ; BELLE, C. ; STRUCKER, C. M. . DETERMINAÇÃO DE FÓSFORO ( P ) E POTÁSSIO ( K ) PRESENTES EM CAMA DE FRANGO INDUSTRIAL EM DIFERENTES LOTES. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011.

16.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia ; WASTOWSKI, A. D. ; SPOHR, Renato Beppler . Influência Antrópica na qualidade da água da Micro Bacia Lajeado do Pardo na cidade de Frederico Westphalen - RS.. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

17.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; ZWIRTES, A. L. ; WASTOWSKI, A. D. ; BARONIO. C.A . Mensuração dos níveis de nitrogênio lixiviado em lisímetros de drenagem de diferentes fontes de nitrogênio. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

18.
MARCO, R. ; ROSA, G. M. . Elaboração de material didático - desenho técnico. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

19.
SUZANA, C. S. ; ROSA, G. M. ; Gabriel, Marcia . AVALIAÇÃO DE DOSES DE NITROGÊNIO EM TRIGO EM ANOS DE ELEVADA PRECIPITAÇÃO. In: 25ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, 2010, Santa Maria. 25ª Jornada Acadêmica Integrada, 2010.

20.
MENDONÇA, A. M. ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. . Avaliar e monitorar a qualidade da água da Micro Bacia Lajeado do Pardo da cidade de Frederico Westphalen - RS. In: 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI, Santa Maria, 2009, Santa Maria - RS. 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI, Santa Maria, 2009.

21.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; Gonsiorkiewicz, J. P. . Potencial Alelopático de Extrato aquoso de folhas secas de Canola (brassica napus) sobre a germinação de feijão (phaseolus vulgaris). In: 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI, Santa Maria, 2009, Santa Maria - RS. 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI, Santa Maria, 2009.

22.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. ; Cherubin, Mauricio Roberto ; Gonsiorkiewicz, J. P. . Análise e Determinação da Migração dos Resíduos de Pesticidas das Embalagens de Papel/Papelão para os Alimentos.. In: 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI - UFSM, 2009, Santa Maria - RS. 24a Jornada Acadêmica Integrada -JAI - UFSM, 2009.

23.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . METODOLOGIA DE INPLANTAÇÃO DE LISÍMETRO DE DRENAGEM. In: XVII JORNADAS DE JOVENS INVESTIGADOPRES, 2009, CONCORDIA - ARGENTINA. XVII JORNADAS DE JOVENS INVESTIGADOPRES. CONCORDIA: uNIVERSIDAD NACIONAL DE ENTRE RIOS, 2009. v. 1. p. 457-457.

24.
MENEGOL, D. R. ; ROSA, G. M. ; ZWIRTES, A. L. ; BATTISTI, R. . Avaliação da produtividade de grãos e de matéria seca de cultivares de trigo e triticale duplo-propósito, em pastejo simulado, na Região do alto Médio Uruguai em Frederico Westphalem, RS. In: XVI Seminario institucional de integração de pesquisa e pós-graduação e VI seminário de extensão, 2008, Frederico Estphalen. XVI Seminario institucional de integração de pesquisa e pós-graduação e VI seminário de extensão, 2008.

25.
BATTISTI, R. ; ROSA, G. M. ; ZWIRTES, A. L. . DETERMINAÇÃO DO CUSTO DAS CULTURAS DE VERÃO (MILHO E SOJA) E ESTIMATIVA DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO NA REGIÃO DE FREDERICO WESTPHALEN (MÉDIO ALTO URUGUAI).. In: XVI Seminario institucional de integração de pesquisa e pós-graduação e VI seminário de extensão, 2008, Frederico Estphalen. XVI Seminario institucional de integração de pesquisa e pós-graduação e VI seminário de extensão, 2008.

26.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . Determinação da migração dos residuos dos conservantes de madeira halofenois daas embalagens de papel/papelão para os alimentos por cromatografia gasosa. In: 23 Jornada Academica Integrada da UFSM, 2008, Santa Maria. 23 Jornada Academica Integrada da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2008.

27.
WASTOWSKI, A. D. ; ROSA, G. M. . analise e detrminação da migração dos residuos de pesticidas das embalagens de papelão pra os alimentos. In: 23 Jornada Academica Integrada da UFSM, 2008, Santa Maria. 23 Jornada Academica Integrada da UFSM. Santa Maria: UFSM, 2008.

28.
BATTISTI, R. ; ROSA, G. M. ; ZWIRTES, A. L. . Determinação do custo das culturas de verão (milho e soja) e estimativa da viabilidade de implantação de sistemas de irrigação por aspersão na região de Frederico Westphalen. In: 22º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, de 22 a 25 de outubro de 2007, 2007, Santa Maria. Anais da 22º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2007.

29.
KUNZ, J. H. ; CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; GALLARRETA, Claudio Cesar Garcia ; PETRY, M. T. ; MELO, G. L. . Adubação nitrogênio do arroz de sequeiro irrigado por aspersão no RS . In: XXV REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 2002, RIO DE JANEIRO. Agricultura: bases ecológicas para o desenvolvimento social e econômico sustentado., 2002.

30.
ROSA, G. M. ; ZIMMERMANN, F. L. ; MICHELON, C. J. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar . Extração de água do solo por plantas de milho submetidas a déficit hídrico terminal em um argissolo vermelho. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina. Ciência do Solo: Fator de Produtividade Competitiva com Sustentabilidade, 2001. v. 01. p. 266.

31.
ROSA, G. M. ; WOLSCHICK, D. ; CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ZIMMERMANN, F. L. . Perdas de nitrogênio por lixiviação durante o ciclo de desenvolvimento da cultura do milho em anos com precipitações normais e com EL Ni o. In: XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2000, Santa Maria. Biodinãmica do Solo, 2000. p. 124.

32.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar ; WOLSCHICK, D. ; ZIMMERMANN, F. L. . Crescimento e produção de grãos de plantas de milho submetidas à diferentes manejos da adubação nitrogenada em anos com precipitações normais e com EL Ni o. In: XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2000, Santa Maria. Biodinâmica do Solo, 2000. v. 1. p. 83.

33.
ROSA, G. M. ; GOEBEL, Marilia . Laboratório de Aprendizagem: Integrado às Área de Ensino. In: VI Jornada de Jovens Investigadores Grupo de Montevideo, 1998, Santa Fé. Anais da VI Jornada de Jovens Investigadores Grupo de Montevideo, 1998. v. 1.

34.
ROSA, G. M. . Sistematização dos acidentes rurais ocorridos na região de Santa Maria e determinação de cartilha didática educativa. In: XVI Jornada Acadêmica Integrada, 1998, Santa Maria, 1998. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
WASTOWSKI, A. D. ; SILVA, V. R. ; RIGON, J. P. G. ; ROSA, G. M. ; SILVA, P. R. B. . Chemical characterization of organic residues agro-industrial and urban waste using Energy Dispersive X-ray Fluorescence Spectrometry.. Communications in Soil Science and Plant Analysis, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, B. A. ; Mancuso, M. A. ; ROSA, G. M. . Estimativa de taxa de infiltração de ares permeáveis no perimetro urbano de Frederico Westphalen (RS). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, F. R. sa ; ROSA, G. M. . POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO SUPERIOR: EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL- RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENDONÇA, A. M. . MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS DE NITROGÊNIO LIXIVIADOEM LISÍMETRO DE DRENAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; MENEGOL, D. R. ; ZWIRTES, A. L. . METODOLOGIA DE INPLANTAÇÃO DE LISÍMETRO DE DRENAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
ROSA, G. M. ; GOEBEL, Marilia ; ANTUNES, Ronaldo Ferreira . Suporte de segurança para manuseio de cascos em equinos. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
Gabriel, Marcia ; ROSA, G. M. ; MENDONÇA, A. M. ; WASTOWSKI, A. D. ; SANTOS, V.J dos . CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR ELEMENTOS QUÍMICOS ORIUNDO DA FABRICAÇÃO DE FIBERGLASS. 2011.

2.
CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; ROSA, G. M. . Manejo de irrigação e avaliação de pivô central na Fazenda Pamplona - SLC Agrícola Ltda . 2003.

3.
CARLESSO, Reimar ; ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. . Manejo da irrigação e avaliação de pivô central. 2002.

4.
ROSA, G. M. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, Reimar . Manejo da irrigação e avaliação de pivô central na Fazenda Ana Paula Ltda . 2002.

5.
CARLESSO, Reimar ; PETRY, M. T. ; MICHELON, C. J. ; ROSA, G. M. . Rendimento de grãos e produção de silagem de dois híbridos de milho cultivados em diferentes espaçamentos e densidades de plantio . 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, G. M. . O impacto da Interiorização da Universidade Pública no Desenvolvimento Regional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROSA, G. M. . A Interiorização da Universidade Pública Fomentando o Desenvolvimento Regional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, J. H. R.; ROSA, G. M.; EVANGELISTA, M. L.. Participação em banca de Marieli Mulinari. Análise do processo de produção da extração de pedras preciosas visando alternativas rentáveis e ambientalmente eficazes.. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CARLESSO, Reimar; ROSA, G. M.; PETRY, Mirta Terezenha. Participação em banca de Alberto Eduardo Knies. Resíduos vegetais na superficie e os impactos na amplitude térmica e umidade de um solo cultivado com milho. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CARLESSO, Reimar; ROSA, G. M.; PETRY, Mirta Rerezinha. Participação em banca de Alberto Eduardo Knies. Temperatura e umidade de um solo franco arenoso cultivado com milho. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
ROSA, G. M.; CARLESSO, Reimar; ELTEZ, Flavio Foleto. Participação em banca de Giane Lavada Mello. Caracterização de sistemas de cultivo em áreas irrigadas por aspersão no Rio Grande do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
ROSA, G. M.; CARLESSO, Reimar; PETRY, Mirta Terezinha; STRECK, N. A.; DALMAGO, G. A.. Participação em banca de Juliano Dalcin Martins. Relação hidrica e a viabilidade econômica da irrigação deficitária em milho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSA, G. M.; WASTOWSKI, A. D.; SPOHR, Renato Beppler. Participação em banca de Angela Maria Mendonça.MONITORAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL NA MICROBACIA LAJEADO DO PARDO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SPOHR, Renato Beppler; ROSA, G. M.; BASSO, C.. Participação em banca de Anderson Luiz Zwirtes.CARACTERIZAÇÃO FÍSICO - HÍDRICA DO SOLO SUBMETIDO A DIFERENTES MANEJOS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
ROSA, G. M.; LAMEGO, F. P.; BASSO, C.. Participação em banca de João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon.Desempenho produtivo e divergência gética de cultivares de milho e girassol.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SANTOS, E. P.; ROSA, G. M.; Silveira, L. G. da. Participação em banca de Marcelo Giovenardi Karnal.Degradação do efluente de beneficiamento de Pedras Preciosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica Industrial) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSA, G. M.; SPOHR, Renato Beppler; FIGUEREDO, O. A. T.. BANCA EXAMINADORA DA SELEÇÃO PÚBLICA -NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA , SUBÁREA DESENHO TÉCNICO. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Mancuso, M. A.; BREUNIG, F. M.; ROSA, G. M.; SPOHR, Renato Beppler; RODRIGUES, A. C.. Concurso públio - Area de Geociencia, subarea Sensoriamento Remoto. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
ROSA, G. M.; CARVALHO JUNIOR, O.; SPOHR, Renato Beppler; BREUNIG, F. M.. banca examinadora de seleção Pública na área de Ciencias extas e da terra, sub-área desenho técnico para depertamento de Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SPOHR, Renato Beppler; ROSA, G. M.; SUTILLI. F.J; MANTOVANI, N. C.. Banca examinadora de concurso público para professor assistente, naárea de gestão Ambiental. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Andrade, A. M. H. de; Santos Junior, R. de L.; MANTOVANI, N. C.; ROSA, G. M.. Banca de seleção pública de Professor Substituto, na área de Mátemática. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Marin, S. R.; ROSA, G. M.; Glassenap, S.; Potter, L.. Banca de seleção pública de Professor Substituto, na área de Produção Operacional e Marketing. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
Santini, E. J.; Denardi, L.; ROSA, G. M.; Andrade, A. M. H. de. Concurso público para professor Assitente, na área de Tecnologia da Madeira. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
Andrade, A. M. H. de; Denardi, L.; Santos Junior, R. de L.; ROSA, G. M.. Banca de seleção pública de Professor Substituto, na área de Topografia. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
ROSA, G. M.; Andrade, A. M. H. de; Moraes, C. V. de; Cantarelli, E. B.. Concurso Público para professor adjunto na área de Topografia e Cartografia CESNOR/UFSM. 2007. CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS - CESNORS/UFSM.

10.
BISOGNIN, Dílson Antônio; Marchiori, J.N.C.; SALAMONI, A. T.; ROSA, G. M.. Concurso Público para professor adjunto na área de Anatomia da Madeira e Botânica CESNOR/UFSM. 2007. CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS - CESNORS/UFSM.

11.
Cantarelli, E. B.; SALAMONI, A. T.; Andrade, A. M. H. de; ROSA, G. M.. Banca examinadora para seleção de pedidos de ingresso e reingresso do Curso Engenharia Florestal. 2007.

12.
Cantarelli, E. B.; SALAMONI, A. T.; Andrade, A. M. H. de; ROSA, G. M.. Banca de seleção pública de Professor Substituto, na área de Entomologia Florestal. 2007.

Outras participações
1.
MANTOVANI, N. C.; Cantarelli, E. B.; Balbinot, R.; SPOHR, Renato Beppler; FIGUEREDO, O. A. T.; ROSA, G. M.; BREUNIG, F. M.. Colegiado do curso de Engenharia Florestal. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CARLESSO, Reimar; DALMAGO, G. A.; ROSA, G. M.; PETRY, Mirta Rerezinha; STRECK, N. A.. RELAÇÕES HÍDRICAS E A VIABILIDADE ECONÔMICA DA IRRIGAÇÃO DEFICITÁRIA EM MILHO. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
ROSA, G. M.; WASTOWSKI, A. D.; SPOHR, Renato Beppler. Banca de Defesa de Estagio Supervisionado. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MANTOVANI, N. C.; SPOHR, Renato Beppler; ROSA, G. M.. CULTIVO IN VITRO DE PLANTAS: técnicas e aplicações. 2011. Universiodade Federal de Santa Maria.

5.
ROSA, G. M.; SCHIMIDT, D.; SANTI, A. L.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NA EMPRESA AGROPLAN SERVIÇOS AGRÍCOLAS.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
ROSA, G. M.; JACOME, I. M. T. D.; SPOHR, Renato Beppler. RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NA COOPERATIVA A1 - UNIDADE DE PALMITOS.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ROSA, G. M.; WERNER, V.; SPOHR, Renato Beppler. RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NA COTRIPAL - COTRIPAL AGROPECUÁRIA COOPERATIVA.. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
WASTOWSKI, A. D.; ROSA, G. M.; SILVA, V. R.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
SILVA, V. R.; WASTOWSKI, A. D.; ROSA, G. M.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal do Academico Odirlei Costa. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

10.
MANTOVANI, N. C.; BREUNIG, F. M.; ROSA, G. M.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

11.
MANTOVANI, N. C.; BREUNIG, F. M.; ROSA, G. M.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

12.
MANTOVANI, N. C.; BREUNIG, F. M.; ROSA, G. M.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

13.
SILVA, V. R.; WASTOWSKI, A. D.; ROSA, G. M.. Relatório de Estágio Supervisionado em Engenharia Florestal. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
ROSA, G. M.. AVALIADOR DE TRABALHO DA 25ª JORNADA ACADÊMICA DA UFSM. 2010.

15.
ROSA, G. M.. 6ª Mostra de Educação Profissional - MEP/2009. 2009. Secretaria da Educação Superintendência da Educação Profissional.

16.
CARLESSO, Reimar; ELTEZ, Flavio Foleto; ROSA, G. M.. Levantamento de sistemas de cultivo utilizado em áreas irrigadas por aspersão no Rio Grande do Sul. 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Mostra do Conhecimento - Multiplicando Caminhos para o Conhecimento. Determinação dos teores de nitrito, nitrato e nitrogênio amonial dos poços de abastecimento do múnicipio de Frederico Westphalen- Projeto CNPq Vale. 2103. (Exposição).

2.
XI Mostra do Conhecimento - Multiplicando Caminhos para o Conhecimento. Determinação de nitrogenio Lixiviado de solo em água como forma de motivação de estudantes de ensino médio á pesquisa - Projeto CNPq Vale. 2013. (Exposição).

3.
XI Mostra do Conhecimento - Multiplicando Caminhos para o Conhecimento. Uso de sonda multiparâmetros no monitoramento da qualidade da água de abastacimento em poços tubulares. 2013. (Exposição).

4.
CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

5.
3 Congresso Internacional de tecnologia para o Meio Ambiente. 2012. (Congresso).

6.
3 Seminário de Gestão Ambiental na Agropecuária. 2012. (Seminário).

7.
XXII Mostra de Iniciação Cientifica- Ecossustentabilidade.Caracterização dos rejeitos da pedra ametista como um componente na construção civil. 2012. (Outra).

8.
XXII Mostra de Iniciação Cientifica- Ecossustentabilidade.Niveis de fosforo e Cobre em àguas de consumo Humano e Animal em propriedades Rurais Produtora de Suíno. 2012. (Outra).

9.
2º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente - FIEMA BRASIL. Metodologia de instalação de lisimetros de drenagem para avaliação de lixiviação de nitrogênio. 2010. (Congresso).

10.
IISeminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Politicas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminho..POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENSINO SUPERIOR: EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL - RS.. 2010. (Seminário).

11.
XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores: universidade, conocimiento y desarrollo regional. Metodologia de instalação de lisimetros de drenagem. 2009. (Congresso).

12.
Conferência Intermunicipal de Educação - CIME. 2009. (Outra).

13.
I Encontro Latino Americano de Universidades Sustentaveis. 2008. (Encontro).

14.
Concresso Distrital 2007. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, G. M. . Festival Cultural Atena. 2012. (Festival).

2.
ROSA, G. M. . Conferencia Intermunicipla de educação - CIME. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcia Gabriel. A influencia do manejo de aplicação de fungicida sobre a produção e qualidade de soja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

2.
Cleiton Meira Strucker. Determinação de nitrogênio em cama de frango industrial em diferentes níveis de reutilização da cama.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

3.
Crislaine Sartori Suzana. Avaliação da qualidade fisiologica de sementes de faijão utilizadas pelos agricultores de alguns municipios da região do Alto Uruguai. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

4.
ANGELA MARIA MENDONÇA. GESTÃO AMBIENTAL NA MICROBACIA LAJEADO DO PARDO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

Iniciação científica
1.
Angela Maria Mendonça. INFLUÊNCIA ANTRÓPICA NA BACIA DE ABASTECIMENTO DE FREDERICO WESTPHALEN - RS.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

2.
Angela Maria Mendonça. Avaliação da qualidade da água, uso solo e cobertura vegetal da micro bacia lajeado do pardo na cidade de Frederico Westphalen - RS. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

3.
Luciano Vacarian - Cleiton Meira Strucker. DESEMPENHO PRODUTIVO DE AVES DE CORTE EM AVIÁRIOS SOB DOIS TIPOS DE COBERTURA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

4.
Angela Maria mendonça - Marcia Gabriel. Avaliar e monitorar a qualidade da água da Micro Bacia Lajeado do Pardo na cidade de Frederico Westphalen - RS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

5.
Angela Maria Mendonça. ATIVIDADES INTEGRADAS ENTRE PRODUTORES E UFSM PARA O USO SUSTENTÁVEL DO SOLO E DA ÁGUA NO MICRO BACIA LAJEADO DO PARDO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

6.
Diego Ricardo Menegol. Avaliação da produtividade de grãos e de matéria seca de cultivares de trigo e triticale duplo-propósito, em pastejo simulado, na Região do alto Médio Uruguai em Frederico Westphalem, RS. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

7.
Diego Menegol. Avaliação da produtividade de grão e matéria seca de cultivares de trigo e triticale duplo proposito, em pastejo simulado, na região do alto médio Uruguai.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Universiodade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

8.
Anderson Luiz Zwirtes. Determinação do nitrogênio no solo oriundo de cama de aviario, esterco suino e nitrogênio mineral (ureia) em lisimetros de drenagem. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

9.
Angela Maria Mendonça. Meio ambiente e ambiente interno. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

10.
Rafael Batisti. Determinação do custo das culturas de verão (milho e soja) e estimativa da viabilidade de implantação de sistemas de irrigação por aspersão na região de Frederico westphalen. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

11.
Anderson Luis Zwirtes. Prudutividade do milho através do fornecimento de adubação nitrogenada mineral e orgânica (dejeto suino). 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Genesio Mario da Rosa.

Orientações de outra natureza
1.
João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AGRONOMIA. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Genesio Mario da Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, G. M. . Festival Cultural Atena. 2012. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/11/2014 às 9:45:47