Marcelo José Gomes da Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5966620282197803
  • Última atualização do currículo em 09/03/2018


possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1997) e mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Engenharia Nuclear (PhD) pela The Pennsylvania State University - Pennsylvania, EUA (2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo José Gomes da Silva
Nome em citações bibliográficas
GOMES DA SILVA, M. J.;da Silva, M.J. Gomes;Silva, Marcelo José Gomes da;Silva, Marcelo J. G.;Gomes da Silva, M. J.;Gomes da Silva, Marcelo José;Gomes da Silva, Marcelo J.;GOMES DA SILVA, M.J.;Marcello J.G. da Silva;DA SILVA, MARCELLO J.G.;DA SILVA, MARCELO JOSÉ GOMES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia.
Campus do Pici - CT - Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais - bloco 729
Pici
60455760 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33669359
Fax: (85) 33669969
URL da Homepage: http://www.metalmat.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2007
Doutorado em Engenharia Nuclear, Ph.D..
The Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.
Título: INFLUENCE OF OXIDE MICROSTRUCTURE ON CORROSION BEHAVIOR OF ZIRCONIUM-BASED MODEL ALLOYS, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Arthur Moses Thompson Motta.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Zr based alloys; zirconio; Zircaloy-4; Corrosao.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Blindagem de Reatores.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Setores de atividade: Elaboração de Combustíveis Nucleares.
1999 - 2001
Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ESTUDO DA TEMPERATURA DE SOLUBILIZAÇÃO DE AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 321 PARA QUE MINIMIZE A SENSITIZAÇÃO DURANTE OPERAÇÃO A TEMPERATURAS DE 550 A 600 OC.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Hamilton Ferreira Gomes de Abreu.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Aços inoxidáveis austeníticos; Sensitização; Solubilização; Tratamentos térmicos.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física / Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.
1998 - 1999
Especialização em Especialização Em Metalurgia. (Carga Horária: 495h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1990 - 1997
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista DCR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


The Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Outro (especifique) Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa Agro Industrial de Desidratação de Frutas Ltda, EMAF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Sócio - Gerente, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MAGNÉTICAS DE AÇOS MARAGING DE ULTRA-ALTA RESISTÊNCIA: RELAÇÃO ENTRE POPRIEDADES E MICROESTRUTURA
Descrição: Esta proposta de projeto de pesquisa envolve pesquisadores e alunos do programa de Pós?graduação em Engenharia e Ciência de Materiais do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Ceará ? UFC. Os aços maraging são ligas Fe-Ni-Co-Mo-Ti de ultra-alta resistência com vasta aplicação na engenharia, onde há necessidade de componentes com elevada resistência mecânica. Apesar da grande importância desses materiais, somente agora, com o desenvolvimento de setores como o aeronáutico, elétrico, naval e nuclear, estas ligas vêm se tornando objeto de estudo em nosso país. A vantagem destes aços é sua boa conformabilidade no estado solubilizado ou temperado aliado a grande capacidade de endurecer por envelhecimento, combinadas com adequadas propriedades magnéticas. O material em do estudo proposto é aplicado em mancais magnéticos nos rotores das super-centrífugas de enriquecimento de combustível nuclear e precisa atender os requisitos de altíssimo limite de escoamento e propriedades magnéticas. Pretende-se entender as relações entre microestrutura e contornos de grão do material e suas alterações decorrentes das séries de tratamentos térmicos a que são submetidos estes materiais, objetivando estabelecer relações entre tamanho de grão da austenita prévia, que é alterado em função da temperatura de tratamento de solubilização e envelhecimento do material, com propriedades mecânicas e magnéticas do material. Pretende-se também estudar estes efeitos com e sem a exposição do material a ambientes ricos em hidrogênio. Este fenômeno ocorre em rotores de ultracentrífugas em virtude do hidrogênio presente no ácido fluorídrico formado quando o hexafluoreto de urânio (UF6) entra em contato com umidade. Para isso serão realizados ensaios de tração com variáveis taxas de deformação que permita a distribuição do hidrogênio adsorvido nas amostras solubilizadas e envelhecidas a uma série de diferentes temperaturas, hidrogenadas e não hidrogenadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo José Gomes da Silva - Coordenador / Sérgio Souto Maior Tavares - Integrante / Abreu, Hamilton F. G. - Integrante / SILVA, MANOEL R. - Integrante / PARDAL, JUAN MANUEL - Integrante.
2014 - Atual
AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA FRAGILIZAÇÃO POR HIDROGÊNIO E DE TEXTURA E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE AÇOS DE ULTRA-ALTA RESISTÊNCIA MARAGING 350 E 350*
Descrição: A presente proposta consiste em estudar a influência das distribuições relações de orientações cristalográficas nas propriedades mecânicas dos aços de ultra-alta resistência maraging 350 (M350) e maraging modificado 350 (M350*), após processos termomecânicos, assim como a avaliação da fragilização destas ligas ferrosas quando expostas a ambientes ricos em hidrogênio. Os aços maraging são ligas Fe-Ni-Co-Mo-Ti de ultra-alta resistência com vasta aplicação na engenharia, desde vasos de alta pressão de operação em processos críticos, componentes aeronáuticos, cascos submarinos até equipamentos esportivos. Apesar da grande importância desses materiais, somente agora, com o desenvolvimento de setores como o aeronáutico, elétrico, naval e nuclear, estas ligas vêm se tornando objeto de estudo em nosso país. A grande vantagem destes aços é a excelente conformabilidade no estado solubilizado ou temperado, grande capacidade de endurecer por envelhecimento, além de alta tenacidade a fratura. Para isso serão realizados ensaios de tração com baixa taxa de deformação que permita a distribuição do hidrogênio adsorvido nas amostras solubilizadas, solubilizadas e envelhecidas, hidrogenadas e não hidrogenadas. Serão também calculadas as funções de distribuição orientação cristalográfica das ligas para uma apurada análise de textura cristalográfica antes e após os processamentos termomecânicos, buscando relacionar uma possível evolução da textura com variações de propriedades mecânicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcelo José Gomes da Silva - Coordenador / Abreu, H.F.G. - Integrante / Miloslav Beres - Integrante / Luis Paulo Mourão dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2010 - 2012
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 304, 316, 317 E UM AÇO SUPER-AUSTENÍTICO FABRICADO A PARTIR DE UMA MODIFICAÇÃO DO AÇO UNS NO8367 PARA APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
Descrição: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 304, 316, 317 E UM AÇO SUPER-AUSTENÍTICO FABRICADO A PARTIR DE UMA MODIFICAÇÃO DO AÇO UNS NO8367 PARA APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA: ASPECTOS DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO LOCALIZADA E MICROESTRUTURA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS FORMADOS EM LIGAS DE AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS DO TIPO Fe-xCr-yMo (x = 13-17%wt e y = 2,5-7%wt) POR TÉCNICAS DE ELETROQUÍMICAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS RETRO-ESPALHADOS (EBSD) E DE DIFRAÇÃO DE RADIAÇÃO SÍNCR
Descrição: CARACTERIZAÇÃO DE ÓXIDOS FORMADOS EM LIGAS DE AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS DO TIPO Fe-xCr-yMo (x = 13-17%wt e y = 2,5-7%wt) POR TÉCNICAS DE ELETROQUÍMICAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS RETRO-ESPALHADOS (EBSD) E DE DIFRAÇÃO DE RADIAÇÃO SÍNCROTRON.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo José Gomes da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2006
Advanced Corrosion-Resistant Zirconium Alloys for High Burnup and Generation IV Applications
Descrição: Investigacao de ligas de Zirconio resistentes a corrosao para aplicacoes em reatores da Geracao IV.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Materials Research (São Carlos. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Corrosion Science


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Estrutura dos Metais e Ligas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Engenharia Mecânica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Engenharia Nuclear.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MASOUMI, MOHAMMAD2017MASOUMI, MOHAMMAD ; TAVARES, SÉRGIO SOUTO MAIOR ; PARDAL, JUAN MANUEL ; MARTINS, TABATTA REGIHNA BRITO ; DA SILVA, MARCELO JOSÉ GOMES ; DE ABREU, HAMILTON FERREIRA GOMES . The role of microstructure and grain orientations on intergranular cracking susceptibility of UNS 17400 martensitic stainless steel. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, v. 79, p. 198-207, 2017.

2.
MASOUMI, MOHAMMAD2016MASOUMI, MOHAMMAD ; SANTOS, LUIS P.M. ; BASTOS, IVAN N. ; TAVARES, SERGIO S.M. ; DA SILVA, MARCELLO J.G. ; DE ABREU, HAMILTON F.G. . Texture and grain boundary study in high strength Fe-18Ni-Co steel related to hydrogen embrittlement. Materials & Design, v. 91, p. 90-97, 2016.

3.
CARDOSO, JORGE LUIZ2016CARDOSO, JORGE LUIZ ; SILVA NUNES CAVALCANTE, ALFREDO LEÃO ; ARAUJO VIEIRA, REGINA COELI ; de Lima-Neto, Pedro ; Gomes da Silva, Marcelo J. . Pitting corrosion resistance of austenitic and superaustenitic stainless steels in aqueous medium of NaCl and H2SO4. Journal of Materials Research, v. 31, p. 1-9, 2016.

4.
SANTOS, L.P.M.2015SANTOS, L.P.M. ; BÉRE?, M. ; BASTOS, I.N. ; Tavares, S.S.M. ; Abreu, H.F.G. ; GOMES DA SILVA, M.J. . Hydrogen embrittlement of ultra high strength 300 grade maraging steel. Corrosion Science, v. 101, p. 12-18, 2015.

5.
Gomes da Silva, Marcelo J.2015Gomes da Silva, Marcelo J.; HERCULANO, LUIS F.G. ; URCEZINO, AMANDA S.C. ; ARAÚJO, WALNEY S. ; DE ABREU, HAMILTON F.G. ; de Lima-Neto, Pedro . Influence of Mo content on the phase evolution and corrosion behavior of model Fe-9Cr-xMo (x = 5, 7, and 9 wt%) alloys. Journal of Materials Research, v. 30, p. 1999-2007, 2015.

6.
ABREU, HAMILTON F.G.2015ABREU, HAMILTON F.G. ; SILVA, JEAN J. ; SILVA, MANOEL R. ; Gomes da Silva, Marcelo J. . Influence of reverted austenite on the texture and magnetic properties of 350 maraging steel. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 393, p. 99-104, 2015.

7.
HAYAMA, ALEXANDRA O.F.2014HAYAMA, ALEXANDRA O.F. ; LOPES, JULIANA F.S.C. ; Gomes da Silva, Marcelo J. ; ABREU, HAMILTON F.G. ; CARAM, RUBENS . Crystallographic texture evolution in Ti-35Nb alloy deformed by cold rolling. Materials in Engineering (Cessou em 1982. Cont. ISSN 0264-1275 Materials and Design), v. 60, p. 653-660, 2014.

8.
ABREU, H. F. G.2011ABREU, H. F. G. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; NASCIMENTO, Alex Maia Do ; Francisco Nélio Costa Freitas . Stress induced martensite transformation texture in an AISI 304 austenitic stainless steel. Materials Science and Technology, v. 27, p. 1627-1631, 2011.

9.
Abreu, Hamilton2011Abreu, Hamilton ; Morais, Nathanael ; Herculando, Flavio ; Da Silva, Marcelo Gomes ; Nascimento, Alex ; GOMES DA SILVA, M. J. . Variant Selection in Austenitic Stainless Steel Samples after Cold Rolling and Tension Deformation. Diffusion and Defect Data, Solid State Data. Part B, Solid State Phenomena, v. 172-174, p. 55-60, 2011.

10.
ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de2009ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de ; Silva, Marcelo José Gomes da ; Herculano, Luís Flávio Gaspar ; Bhadeshia, Harry . Texture analysis of deformation induced martensite in an AISI 301L stainless steel: microtexture and macrotexture aspects. Materials Research (São Carlos. Impresso), v. 12, p. 291-297, 2009.

11.
Tavares, S.S.M.2009Tavares, S.S.M. ; Pardal, J.M. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; Abreu, H.F.G. ; da Silva, M.R. ; ABREU, H. F. G. . Deformation induced martensitic transformation in a 201 modified austenitic stainless steel. Materials Characterization, v. 60, p. 907-911, 2009.

12.
MOTTA, A. T.2008 MOTTA, A. T. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; YILMAZBAYHAN, A. ; COMSTOCK, R. ; CAI, Z. ; LAI, B. . Microstructural Characterization of Oxides Formed on Model Zr Alloys Using Synchrotron Radiation. Journal of ASTM International (Online), v. 5, p. 1/JAI101257, 2008.

13.
MOTTA, A2007 MOTTA, A ; YILMAZBAYHAN, A ; DASILVA, M ; COMSTOCK, R ; WAS, G ; BUSBY, J ; GARTNER, E ; PENG, Q ; JEONG, Y ; PARK, J ; GOMES DA SILVA, M. J. . Zirconium alloys for supercritical water reactor applications: Challenges and possibilities. Journal of Nuclear Materials, v. 371, p. 61-75, 2007.

14.
Silva, Marcelo J. G.2003 Silva, Marcelo J. G.; Souza, Adailson A. ; Sobral, Ana V. C. ; de Lima-Neto, Pedro ; Abreu, Hamilton F. G. . Microstructural and electrochemical characterization of the low temperature sensitization of AISI 321stainless steel tube used in petroleum refining plants. Journal of Materials Science, v. 38, p. 1007-1011, 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA FILHO, F. A. M. ; RAMOS, R. A. ; PINHEIRO NETO, A. A. ; VIEIRA, M. L. ; GOMES DA SILVA, M.J. . Estudo da ductilidade a quente de vergalhões laminados sem uso da etapa de reaquecimento. In: 54º Seminário de Laminação e Conformação Anais do Seminário de Laminação e Conformação, 2017, São Paulo. 54º Seminário de Laminação e Conformação Anais do Seminário de Laminação e Conformação ISSN 2594-5297 vol. 54, num. 1 (2017), 2017. v. 54. p. 210.

2.
FLOREZ, M. A. C. ; VIEIRA, M. L. ; GUEDES, T. C. S. ; Araújo, W.S. ; GOMES DA SILVA, M.J. . Avaliação da resistência a corrosão de dois aços alto manganês e o aço 9% níquel em solução de H2SO4. In: 72º Congresso Anual da ABM, 2017, São Paulo. 72º Congresso Anual da ABM Anais do Congresso Anual da ABM ISSN 2594-5327 vol. 72, num. 1 (2017), 2017. v. 72. p. 320.

3.
ROCHA FILHO, F. A. M. ; Gomes da Silva, M. J. . ESTUDO COMPARATIVO DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO ENTRE LIGAS METÁLICAS FERROSAS E NÃO FERROSAS. In: 71º Congresso Anual da ABM ? Internacional, 2016, Rio de Janeiro. Anais do 71º Congresso Anual da ABM ? Internacional, 2016.

4.
FEITOSA, A. L. M. ; ALMEIDA, E. S. ; Ribamar, G. G. ; Gomes da Silva, M. J. . ANÁLISE DA MICROESTRUTURA E DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO VERGALHÃO CA-50 EM DIFERENTES ESTADOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. In: 71º Congresso Anual da ABM ? Internacional realizado de 26 a 30 de setembro de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2016, Rio de Janeiro. Anais do 71º Congresso Anual da ABM ? Internacional e ao 16º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, 2016.

5.
FEITOSA, A. L. M. ; Ribamar, G. G. ; Silva, M. S. ; Gomes da Silva, M. J. . Caracterização microestrutural da fase sigma no aço inoxidável superaustenítico ASTM a744 grau CN3MN. In: 70º Congresso ABM internacional - Trabalho ABM 22871, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 70º Congresso ABM internacional, 2015.

6.
PINHO, R. G. ; LEITE, N. R. ; Gomes da Silva, M. J. . ESFEROIDIZAÇÃO DO AÇO SAE 1080. In: 70º Congresso Anual da ABM ? Internacional e ao 15º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, parte integrante da ABM Week, realizada de 17 a 21 de agosto de 2015, Rio de Janeiro, 2015, Rio de /janeiro. Anais do 70º Congresso Anual da ABM ? Internacional e ao 15º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, 2015. p. 2885-2889.

7.
Ribamar, G. G. ; Lobo, C. J. S. ; Gomes da Silva, M. J. . Caracterização de ligas Fe-Ni processadas por metalurgia do pó: influência dos parâmetros nas propriedades mecânicas. In: 69º Congresso Anual da ABM - Internacional, 2014, São Paulo - SP. Anais do 69º Congresso Anual da ABM - Internacional, 2014. p. 1566-1575.

8.
VIEIRA, M. L. ; ROCHA FILHO, F. A. M. ; FLOREZ, M. A. C. ; GOMES DA SILVA, M.J. ; ARAUJO, W. S. . Estudo da resistência à corrosão entre vergalhões com diferentes microestruturas frente aos íons cloretos. In: 72º Congresso Anual da ABM, 2014, São Paulo. 72º Congresso Anual da ABM Anais do Congresso Anual da ABM ISSN 2594-5327 vol. 72, num. 1 (2017), 2017. v. 72. p. 1453.

9.
DIAS, D. H. F. ; CARDOSO, J. L. ; LIMA NETO, P. ; Gomes da Silva, M. J. . Influência da temperatura na resistência à corrosão por CO2 do aço 904L. In: 68º Congresso ABM internacional., 2013, Belo Horizonte - MG. 68º Congresso ABM internacional - Trabalho ABM 22871, 2013.

10.
LIMA NETO, P. ; Correia, A. N. ; ARAUJO, W. S. ; Cardoso, A. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; Herculano, Luís Flávio Gaspar ; ABREU, H. F. G. ; Filho, J. D. V. S. ; BELO, J. S. . Influência do conteúdo de molibdênio e do tratamento térmico sobre o comportamento da corrosão em ligas Fe-Cr-Mo em meio ácido. In: Intercorr 2012, 2012, Salvador. Intercorr 2012_215, 2012. v. 1.

11.
LIMA NETO, P. ; Cardoso, J. L. ; Cavalcante, A. L. S. N. ; ABREU, H. F. G. ; GOMES DA SILVA, M. J. . Comparação da resistência à corrosão por pites do aço inoxidável austenítico 316L e do aço super austenítico AL-6XN PLUS? em meio aquoso de H2SO4 e NaCl. In: Intercorr 2012, 2012, Salvador. Intercorr 2012_198, 2012. v. 1.

12.
Lobo, C. J. S. ; Figueredo, N. C. ; Gomes da Silva, M. J. . Caracterização de ligas Fe-Ni processadas por metalurgia do pó: influência dos parâmetros nas propriedades mecânicas. In: 67th abm international annual congress, 2012, Rio de Janeiro - RJ. 67th abm international annual congress, 2012. v. 1. p. 503-509.

13.
Freitas, F. N. ; Abreu, H.F.G. ; GOMES DA SILVA, M. J. . Influência da recristalização na textura cristalográfica e nas perdas magnéticas por histerese de um aço elétrico GNO. In: 67th abm international annual congress, 2012, Rio de Janeiro - RJ. 67th abm international annual congress, 2012. v. 1. p. 168-177.

14.
BELO, J. S. ; Holanda, L. S. ; Martins, H. C. ; Deus, E. P. ; Gomes da Silva, M. J. ; Abreu, Hamilton F. G. . Identificação das alterações nas propriedades mecânicas causadas por deformação plástica em fios-máquina. In: 67th abm international annual congress, 2012, Rio de Janeiro - RJ. 67th abm international annual congress, 2012. v. 1. p. 2517-2525.

15.
Gomes da Silva, M. J.; Cardoso, J. L. ; Cavalcante, A. L. S. N. ; LIMA NETO, P. ; Abreu, Hamilton F. G. ; BELO, J. S. . Avaliação e comparação da resistência à corrosão por pites do aço superaustenítico AL-6XN PLUS? e de um aço inoxidável austenítico AISI 317L. In: 67th abm international annual congress, 2012, Rio de Janeiro - RJ. 67th abm international annual congress, 2012. p. 481-493.

16.
Cardoso, J. L. ; Cavalcante, A. L. S. N. ; BELO, J. S. ; L NETO, P. ; Gomes da Silva, M. J. . Avaliação e comparação da resistência à corrosão por pites dos aços 304L e 316L. In: 20° CBECIMAT, 2012, Joinville-SC. 20º CBECIMAT, 2012. p. 106.

17.
MOTTA, A. T. ; YILMAZBAYHAN, A. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; COMSTOCK, R. ; LAI, B. ; CAI, Z. . Zirconium Alloy Oxide Structure Studied Using Microbeam Synchrotron Radiation Diffraction and Fluorescence. In: TMS 2011 140th Annual Meeting & Exhibition, 2011, San Diego. 2011 TMS Annual Meeting & Exhibition, 2011.

18.
BELO, J. S. ; PINHEIRO, V. M. ; GUIMARAES, R. F. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; ABREU, H. F. G. . Efeito da variação do teor de molibdênio nas propriedades mecânicas de ligas Fe-9Cr-xMo. In: 65º ABM International Congress - Anais Proceedings ISSN 1516-392X, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 65º Congresso Anual da ABM, 2010. p. 1532-1538.

19.
OLIVEIRA, L. A. S. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; NEGREIROS, Y. S. . Estudo de propriedades mecânicas de compósitos híbridos de resina poliéster reforçada com fibra de vidro e folha de 1,2 mm de aço 1020. In: 65º ABM International Congress - Anais Proceedings ISSN 1516-392X, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Anais do 65º Congresso Anual da ABM, 2010. p. 1085-1091.

20.
MOTTA, A. T. ; J. Bischoff ; A. Siwy ; GOMES DA SILVA, M. J. ; COMSTOCK, R. ; CAI, Z. ; LAI, B. . Characterization of Oxide Layers Formed During Corrosion in Supercritical Water - paper #4868. In: 17th NACE International Corrosion Congress, 2009, Las Vegas, Nevada - USA. 17th NACE International Corrosion Congress, 2009.

21.
Luis Flávio Gaspar Herculano ; GOMES DA SILVA, M. J. ; ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de ; LIMA NETO, Pedro de . Determinação da microestrutura e microtextura das camadas de óxido formadas no aço Fe-Cr-Mo em altas temperaturas. In: 8º Congresso Brasileiro de Corrosão e 2º International Corrosion Meeting, 12 a 16 de maio de 2008, 2008, Recife-PE. Trabalho 057 Determinação da microestrutura e microtextura das camadas de óxido formadas no aço Fe-Cr-Mo em altas temperaturas, 2008.

22.
GOMES DA SILVA, M. J.; Luis Flávio Gaspar Herculano ; ABREU, H. F. G. . Análise por EBSD da microestrutura de um aço inoxidável duplex UNS S31803 submetido à tração: análise de fases e microtextura. In: 18º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 24 a 28 de novembro de 2008, 2008, Porto de Galinhas - PE. Trabalho 302-069 Análise por EBSD da microestrutura de um aço inoxidável duplex UNS S31803 submetido à tração: análise de fases e microtextura, 2008.

23.
YILMAZBAYHAN, A. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; MOTTA, A. T. ; KIM, H. ; JEONG, Y. H. ; PARK, J. ; COMSTOCK, R. ; LAI, B. ; CAI, Z. . CHARACTERIZATION OF OXIDES FORMED ON MODEL ZIRCONIUM ALLOYS IN 360°C. In: 12th International Conference on Environmental Degradation of Materials in Nuclear Power System ? Water Reactors ?TMS (The Minerals, Metals & Materials Society), 2005, Salt Lake City. Proceedings of the 12th International Conference on 12th International Conference on Environmental Degradation of Materials in Nuclear Power System ? Water Reactors, 2005. p. 201-210.

24.
JEONG, Y. H. ; PARK, J. ; BUSBY, J. T. ; GARTNER, E. ; COMSTOCK, R. ; CHU, Y. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; MOTTA, A. T. . Corrosion of Zirconium-based Fuel Cladding Alloys in Supercritical Water.. In: 12th International Conference on Environmental Degradation of Materials in Nuclear Systems?Water Reactors, 2005, Salt Lake City, Utah. Proceedings of the 12th International Conference on Environmental Degradation of Materials in Nuclear Systems?Water Reactors, 2005. p. 01-10.

25.
GOMES DA SILVA, M. J.; ANA VLÁDIA C. SOBRAL, M. J. GOMES DA SILVA, PEDRO ; L NETO, P. ; ABREU, H. F. G. . Avaliação Microestrutural da Sensitização do aço AISI 321. In: 56° Congresso Anual da Associação Brasileira de Materiais (ABM), 2001, Belo Horizonte - MG. Anais em CD - trabalho 0026. p. 631-638.

26.
GOMES DA SILVA, M. J.; SOBRAL, ANA V. C ; SOUZA, J.A. ; LIMA NETO, P. ; ABREU, H. F. G DE . Estudo da ocorrência de sensitização em aços inoxidáveis austeníticos AISI 321 utilizando técnicas eletroquímicas. In: 21º Congresso Brasileiro de Corrosão (CONBRASCORR)/ 5o COTEQ, 2001, São Paulo -SP. Pp.1-6, 090, 2001 ( artigo completo em congresso nacional)., 2001. p. 01-06.

27.
GOMES DA SILVA, M. J.; MENDES, M. P. ; SOUZA, J.A. ; LIMA NETO, Pedro de ; ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de . ESTUDO DA SENSITIZAÇÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 321 QUE OPERAM EM REFINARIA DE PETRÓLEO EM TEMPERATURAS ENTRE 550 E 600 C.. In: XI Congreso Nacional de Metalurgya e Materiales, 2000, La Serena, Chile. ESTUDO DA SENSITIZAÇÃO EM AÇOS INOXIDÁVEIS AISI 321 QUE OPERAM EM REFINARIA DE PETRÓLEO EM TEMPERATURAS ENTRE 500 E 6000 C., 2000.

28.
NOGUEIRA, M. I. C. ; COLARES, R. P. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; LIMA-NETO, P. ; ABREU, Hamilton Ferreira Gomes de . AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE DUTOS DE AISI 321 APÓS DOIS ANOS DE OPERAÇÃO EM INDUSTRIA DO SETOR PETROQUÍMICO. In: XX congresso Brasileiro de Corrosão e II Seminário de Degradação de Materiais, 2000, Fortaleza, Ce. Anais XX Congresso Brasileiro de Corrosão, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, S. K. ; FREITAS NETO, G. ; ALMEIDA, E. S. ; Ribamar, G. G. ; Gomes da Silva, M. J. . ANÁLISE DA MICROESTRUTURA E DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS VERGALHÕES CA-50 DE AÇO CARBONO E AÇO MICROLIGADO EM DIFERENTES ESTADOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. In: 22º CBCimat - 22° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal, RN.. Anais do 22° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016.

2.
Ribamar, G. G. ; Jardini, A. L. ; Abreu, H.F.G. ; Gomes da Silva, M. J. ; Beres, M. . Microstructural evolution during heat treatment of Ti-6Al-4V alloy produced by direct metal laser sintering.. In: XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014, 2014, João Pessoa - Pb.. Anais do XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014, 2014.

3.
Santos, L. P. M. ; Jardini, A. L. ; Ribamar, G. G. ; Almeida, Arthur A. ; Coelho, Hanna L. F. ; Gomes da Silva, Marcelo J. ; ABREU, H. F. G. ; Beres, M. . Effect of Cooling Rate on Microstructure of Ti-6Al-4V Alloy Produced by Direct Metal Laser Sintering. In: International Symposium on Crystallography - 100 years of History, 2014, Fortaleza - Ceará. International Symposium on Crystallography - 100 years of History, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FLOREZ, M. A. C. ; ROCHA FILHO, F. A. M. ; VIEIRA, M. L. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; ARAÚJO, WALNEY S. . Estudo Comparativo da Resistência a Corrosão entre aços alto manganês e o aço 9% níquel em solução aquosa de H2SO4 para aplicações criogênicas. In: Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2017, Natal, RN.. https://proceedings.galoa.com.br/sibee, 2017.

2.
SANTOS, J. R. ; CASTRO, M. O. ; FLOREZ, M. A. C. ; Gomes da Silva, M. J. . Análise do Comportamento Eletroquímico de Liga Modelo de Aço inoxidável Superferrítico contendo 0,07%de Boro. In: XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2017, Natal, RN.. https://proceedings.galoa.com.br/sibee, 2017.

3.
ROCHA FILHO, F. A. M. ; FLOREZ, M. A. C. ; VIEIRA, M. L. ; Gomes da Silva, M. J. ; Araújo, W.S. . Corrosão por cloreto em aços para construção civil com diferentes microestruturas. In: XXI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2017, Natal, RN.. https://proceedings.galoa.com.br/sibee/, 2017.

4.
Vieira, R. C. A. ; Silva, Rafael L. ; ABREU, H. F. G. ; Gomes da Silva, Marcelo J. . Evolution of crystallographic texture in alloys Zircaloy 4 with cold deformed, code ASDD. In: XIV Brazil MRS Meeting, 2015, Rio de Janeiro - RJ. Anais do XIV Brazil MRS Meeting, 2015.

5.
Vieira, R. C. A. ; Jardini, A. L. ; Coelho, Hanna L. F. ; Ribamar, G. G. ; ABREU, H. F. G. ; Gomes da Silva, M. J. ; Beres, M. . Effects of processing on microstructure and mechanical properties of Ti-6Al-4V fabricated by direct metal laser sintering technique.. In: XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014, João Pessoa - Pb.. Anais do XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014, 2014.

6.
Silva, Rafael L. ; Marques, Davi A. ; Abreu, Hamilton F. G. ; Gomes da Silva, M. J. . Texture analysis for different cold rolling reductions of zircaloy-4. In: XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014. Anais do XIII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2014, 2014.

7.
Cardoso, J. L. ; CAVALCANTE, A. L. S. N. ; DIAS, D. H. F. ; LIMA NETO, P. ; Gomes da Silva, M. J. . Estudo da resistência à corrosão de dois aços inoxidáveis superausteníticos em meio aquoso saturado de CO2. In: XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica - 01 a 05 de abril de 2013, 2013, Campos do Jordão -SP. XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica - 01 a 05 de abril de 2013, 2013.

8.
Santos, L. P. M. ; Mesquita, I. M. ; Beres, M. ; Abreu, Hamilton F. G. ; Gomes da Silva, Marcelo J. . Study of the phase identification by X-ray diffraction and SEM in the ultra high strength 18Ni maraging 350M steel. In: XII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2013, Campos do Jordão -SP. XII Encontro da SBPMAt - Brazilian MRS Meeting, 2013.

9.
GOMES DA SILVA, M. J.; Herculano, Luís Flávio Gaspar ; BELO, J. S. ; NASCIMENTO, Alex Maia Do ; VIEIRA, J.D. ; ABREU, H. F. G. . Influence of molybdenum content in model Fe-Cr-Mo alloys (9Cr-xMo, x = 5, 7 and 9 wt.%) and in a commercial P9 (8Cr-1Mo wt.%) alloy at elevated temperatures (between 450°C and 650ºC). In: X Brazilian MRS Meeting, X Encontro SBPMat, 2011, Gramado. X Brazilian MRS Meeting, X Encontro SBPMat, 2011.

10.
ABREU, H. F. G. ; MENEZES, H. T. F. ; SILVA, J. J. M. ; SILVA, M. R. ; GOMES DA SILVA, M. J. ; Tavares, S.S.M. . Reverted austenite in an 18Ni 350 Maraging steel: influence on magnetic properties and texture aspects. In: 11th International Conference on Advanced Materials - VIII Encontro SBPMat, 2009, Rio de Janeiro, RJ. Anais - 11th International Conference on Advanced Materials - VIII Encontro SBPMat, 2009.


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
GOMES DA SILVA, M. J.. Crock Fruit, frutas liofilizadas. 1997.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, I. M.; GOMES DA SILVA, M. J.. Participação em banca de Ítalo Martins Gomes.ANÁLISE DOS MECANISMOS DE DANOS DO AÇO-CARBONO ASTM A 106 GRAU B EM FORNOS DE REFINARIA DE PETRÓLEO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará.

2.
OLIVEIRA, L. A. S.; GOMES DA SILVA, M. J.. Participação em banca de Luis Alex Santos de Oliveira.ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADAS POR FIBRAS DE VIDRO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Abreu, Hamilton F. G.; Tavares, S.S.M.; SANTOS, D. B.; Gomes da Silva, M. J.. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Mateirias. 2014. Universidade Federal do Ceará.

2.
CORREA, R. C.; SOUZA, C. P.; PINHEIRO, P. R.; Gomes da Silva, M. J.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Adjunto, sujeito ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União no Setor de Estudo Algoritmos e Otimização Combinatória, Edital no 35-2014 da UFC, publicado no D.O.U. de 21 de fevereiro de 2014. 2014. Universidade Federal do Ceará.

3.
Gomes da Silva, M. J.. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto do Campus de Russas da Universidade Federal do Ceará Curso de Computação. 2014. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
Gomes da Silva, M. J.; Tavares, S.S.M.; Macêdo, M. C. S.. Estudo do Efeito de Parâmetros de Processo GTAW Pulsado na Resistência à Corrosão Intergranular e por Pite do Aço Inoxidável Duplex UNS S32304. 2011. Universidade Federal do Espírito Santo.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LUCIANA NOGUEIRA BALDAN. Estudo de propagação de trincas em tubos de aço API sem costura para aplicações na indústria de transporte de óleo e gás. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
RODRIGO ALVES RAMOS. Efeito da composição da escória siderúrgica na formação de inclusões não-metálicas em placas de aço API. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
ABRAÃO DANILO GOMES BARRETO. Efeito do espaçamento interlamelar (gamma) nas propriedades mecânicas de aços C-Mn eutetóides. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
DAYANE DE SOUSA CARVALHO. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E MAGNÉTICAS DE AÇOS MARAGING DE ULTRA-ALTA RESISTÊNCIA: RELAÇÃO ENTRE PRORIEDADES E MICROESTRUTURA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
LUIZ GASTÃO DE OLIVEIRA FILHO. Estudo do efeito memória de forma em ligas Fe-Ni & Fe-Ni-Mo fabricadas por metalurgia do pó. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

6.
ARTHUR CÉSAR MINA ALBUQUERQUE COELHO. Efeito das interfaces precipitado-matriz em ligas de Alumínio naval. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Pablo Bruno Paiva Leão. Análise de inclusões não matálicas em blocos de aço API para aplicações da indústria naval. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Mauro Andres Cerra Florez. Comparative Study of Corrosion Resistance between Four High Manganese Steels and 9% Nickel Steel in Aqueous Solutions of H2SO4 and NaCl. Início: 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Letícia Rabelo Muniz. Avaliação das propriedades mecânicas de aços maraging de ultra-alta resistência: relação entre proriedades e microestrutura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Soraia Karoline Castro e Silva. Avaliação das propriedades mecânicas de aços maraging de ultra-alta resistência: relação entre proriedades e microestrutura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Alberto Marreiros da Rocha Filho. Análise comparativa de resistência à corrosão entre o Aço 9%Ni e Aços com alto teor de Mn utilizados em aplicações criogênicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

2.
Mauro Andres Cerra Florez. Metalurgia Física de ligas modelo Fe-Mn para aplicações em temperaturas criogênicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

3.
Maria do Socorro da Silva,. Estudo da Metalurgia Física e Resistência a Corrosão de Aços Super-austeníticos Fundidos. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

4.
Luis Paulo Mourão dos Santos. Avaliação da fragilização por hidrogênio nos aços maraging 350 e mararing 350*. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

5.
Ricardo Henrique Da Penha Martins. Susceptibilidade à fragilização de ligas de zircônio pela precipitação de hidretos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

6.
Jorge Luis Cardoso. Estudo comparativo da microestrutura e resistência à corrosão por pites entre os aços AISI 304, 316, 317 e o aço super-austenítico Al 6XN Plus aplicados a indústria petroquímica. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

Tese de doutorado
1.
Juliane Ribeiro dos Santos. Metalurgia Física de ligas modelo de Aço Inoxidáveis Super-ferríticos aplicados em tubulações soldadadas. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

2.
MAURO ANDRES CERRA FLOREZ. Comparative Study of Corrosion Resistance between Four High Manganese Steels and 9% Nickel Steel in Aqueous Solutions of H2SO4 and NaCl. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

3.
Jorge Luis Cardoso. Estudo da microestrutura e resistência à corrosão por pites entre os aços AISI 304, 316, 317 e o aço super-austenítico Al 6XN Plus em meios de sulfetos e hidrogênio a alta pressão petroquímica. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

4.
Cândido Jorge de Sousa Lobo. SINTERIZAÇÃO DE MATRIZES METÁLICAS À BASE DE CAVACO DE AÇO INOXIDÁVEL COM PÓ DO MESMO MATERIAL PARA UTILIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE PEÇAS APLICADAS NA ROBÓTICA. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

5.
Luis Flávio Gaspar Herculano. Influência do teor de molibdênio na resistencia à corrosão e formação de fases em ligas modelo Fe-Cr-Mo. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: Marcelo José Gomes da Silva.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Jorge Luis Cardoso. 2017. Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Marcelo José Gomes da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Virginia Ribeiro Sampaio. COMPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADES MECÂNICAS, COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PRESENÇA DE FASES ENTRE AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS, AUSTENÍTICOS E DÚPLEX, E SUAS RESPECTIVAS APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Petrobras. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

2.
Fabio Cavalcante Pereira Junior. AÇOS INOXIDÁVEIS SUPERFERRÍTICOS: COMPOSIÇÃO QUÍMICA, PROPRIEDADES MECÂNICAS, FASES SECUNDÁRIAS E APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

3.
Emmanuelle de Oliveira Sancho. Review: AÇOS MARAGING. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Petrobras. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

4.
Daniel Soares Cysneiros. Aplicação do uso do aço super Austenítico em tubulações na exploração do Óleo na Camada pré-sal ao combate a corrosão por Pite. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Petrobras. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

5.
Cauby Amorim Rodrigues Junior. Revisão bibliográfica da síntese e caracterização das de Hexaferritas do tipo M composta de Bário ou Estrôncio (BaxSr1-xFe12O19) para aplicações na geração e distribuição de energia.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Petrobras. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Aldenor Pinheiro Neto. Caracterização e análise de influência da martensita nas propriedades mecânicas do aço ca-50 com composição definida.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

2.
Carlos Magno Gomes de Brito. Influência dos tratamentos térmicos de recozimento pleno e normalização na microestrutura e propriedades mecânicas de aços com baixo e alto teor de carbono.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

3.
João Victor Ferreira Azevedo. Estudo da influência do chumbo na aparência de revestimentos da linha de zincagem contínua 2 da csn e otimização na adequação à diretiva Rohs. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

4.
Misael Peixoto Gomes. Caracterização microestrutural do aço sae 1015 para análise das morfologias da ferrita quando submetido a diferentes tratamentos térmicos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

5.
Pedro Henrique Alves Sobrinho. Pedro Henrique Alves Sobrinho Influence of volume, temperature and electrolyte aging of plasma electrolytic oxidation coating made on az31 magnesium alloys. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

6.
Stefano Augusto Davi Feitoza. Caracterização física e mecânica de peças cerâmicas fabricadas com matriz de granito asa branca e reforço de produtos da combustão do carvão mineral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

7.
Victor Freire Montezuma. Estudo do crescimento do grão da austenita prévia no aço maraging 300 e 350 solubilizados.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

8.
Francisco Alberto Marreiros da Rocha Filho. Estudo Comparativo de Resistência à Corrosão entre Ligas Metálicas Ferrosas e não Ferrosas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

9.
LAÉRCIO PEREIRA CAITANO. ESTUDO COMPARATIVO DE RESISTÊNCIA AO DESGASTE DOS AÇOS FERRAMENTA DIN X 190 WCrV 2-1 E DIN X 155 CrVMo 12-1 (AISI D2) EM GUIAS DE LAMINAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

10.
Márcio José Gazelli Filho. DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO DE MAPEAMENTO DE DIAGRAMAS DE FASES TERNÁRIOS E QUATERNÁRIOS APLICÁVEIS NOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE AÇO INOXIDÁVEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

11.
MARCOS PAULO MESQUITA DA CRUZ. ESTUDO COMPARATIVO DO TRATAMENTO TÉRMICO DE RECOZIMENTO EM CAIXA E CONTÍNUO PARA APLICAÇÕES EM EMBALAGENS METÁLICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

12.
Rafale Silva Lima. ESTUDO DA CINÉTICA DE RECRISTALIZAÇÃO EM LIGAS ZIRCALOY - 4 E SUA INFLUÊNCIA NA MACROTEXTURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

13.
Yuri Soares Negreiros. ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BOBINAS LAMINADAS A QUENTE BQD PELA ALTERAÇÃO DOS PARÂMETROS DE SOLDA A TOPO POR CENTELHAMENTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

14.
Luis Fernando Leite Sabóia Jácome. EFEITO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DE RESISTÊNCIA A CORROSÃO DA LIGA AA 6201 PARA UTILIZAÇÃO EM CABOS PARA CONDUÇÃO DE ELETRICIDADE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Companhia de Eletricidade do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

15.
Nathália Cândido Figueiredo. Caracterização metalúrgica de fass em uma liga Fe-30Ni processada por metalurgia do pó. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

16.
José Demontier Vieira de Souza Filho. AVALIAÇÃO DAS FASES FORMADAS EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-Cr COM ALTO TEOR DE MOLIBDÊNIO (AVALIAÇÃO DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE LIGAS Fe-Cr-Mo TRATADAS TERMICAMENTE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

17.
Ítalo Martins Gomes. ANÁLISE DOS MECANISMOS DE DANOS DO AÇO-CARBONO ASTM A 106 GRAU B EM FORNOS DE REFINARIA DE PETRÓLEO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Petrobras. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

18.
Arthur César Miná Albuquerque Coelho. EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO NA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DA LIGA DE ALUMÍNIO AA5086 H116. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

19.
Luis Alex Santos de Oliveira. ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER REFORÇADAS POR FIBRAS DE VIDRO PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

Iniciação científica
1.
Soraia Karoline Castro e Silva. Análise da microestrutura e das propriedades mecânicas dos vergalhões ca-50 de aço carbono e aço microligado em diferentes estados de tratamento térmico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

2.
Geraldo Freitas Neto. Análise da microestrutura e das propriedades mecânicas dos vergalhões ca-50 de aço carbono e aço microligado em diferentes estados de tratamento térmico. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

3.
Ana Larissa de Melo Feitosa. Estudo da influência da fase sigma no comportamento do aço inxodável superaustenítico astm a744 gr. Cn3mn: microdureza e resitência à corrosão localizada. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

4.
Ana Larissa Melo Feitosa. ESTUDO DE SUSCEPTIBILIDADE DE FRAGILIZAÇÃO POR HIDROGÊNIO E DE TEXTURA EM PROPAGAÇÃO DE TRINCAS EM AÇOS MARAGING DE ALTA RESISTÊNCIA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

5.
Giovani Gonçalves Ribamar. Caracterização de ligas Fe-Ni processadas por metalurgia do pó: influência da energia de moagem e temperatura de sinterização sobre as transformações de fases, tamanho de grão e propriedades mecânicas das peças sinterizadas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

6.
Mirela Oliveira de Castro. AVALIAÇÃO DAS FASES FORMADAS EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-Cr COM ALTO TEOR DE MOLIBDÊNIO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

7.
José Demontier Vieira de Souza Filho. AVALIAÇÃO DAS FASES FORMADAS EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-Cr COM ALTO TEOR DE MOLIBDÊNIO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

8.
Alfredo Leão Silva Nunes Cavalcante. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS AISI 304, 316, 317 E UM AÇO SUPER-AUSTENÍTICO FABRICADO A PARTIR DE UMA MODIFICAÇÃO DO AÇO UNS NO8367 PARA APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA: ASPECTOS DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO LOCALIZADA E MICROESTRUTURA. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

9.
Jardel de Souza Belo. AVALIAÇÃO DAS FASES FORMADAS EM ALTAS TEMPERATURAS EM LIGAS Fe-Cr COM ALTO TEOR DE MOLIBDÊNIO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.

10.
Jardel de Souza Belo. CARACTERIZAÇÃO DAS CAMADAS DE ÓXIDOS FORMADAS EM ALTAS TEMERATURAS EM LIGAS DE AÇOS INOXIDÁVEIS FERRÍTICOS DO TIPO Fe-xCr-yMo (x = 9%p e y = 5-9%p) UTILIZANDO TÉCNICAS DE OIM (ORIENTATION IMAGING TECHNIQUE) ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE EBSD (ELECTRON BACKSCATTER DIFFRACTION). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo José Gomes da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:51:46