Ivana de Oliveira Gomes e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2009), Doutora em Geografia pela UNESP- Presidente Prudente (2013-2017) Realiza pesquisa em Geografia do Trabalho. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Pará, pesquisadora da Universidade Federal do Pará e professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e sociedade, antropologia, pesquisa em geografia do trabalho e teoria crítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivana de Oliveira Gomes e Silva
Nome em citações bibliográficas
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal.
Avenida Presidente Getúlio Vargas - até 1962/1963
Cristo Redentor
68741000 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (93) 35151295
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Federal do Pará (Orientador: Antonio Thomaz Junior).
Título: Conflitos Territoriais na área de controle da UHE Belo Monte (PA): (des) identidades do trabalho e lutas de resistência, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Antonio Thomaz Júnior.
Palavras-chave: Geopolítica na Amazonia; Hidrelétrica de Belo Monte.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: DE AWAETE A ASURINI : HISTÓRIAS DO CONTATO (1971-1991),Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Raymundo Heraldo Maués.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Palavras-chave: antropologia; etnografia; sociedade Tupi-Guarani; Asurini do Xingu; Relações Interétnicas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Educação; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1997 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação em Adorno-reflexões a partir da Teoria Crítica.
Orientador: Paulo Lucas da Silva.




Formação Complementar


2000 - 2000
Pesquisa Educacional. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Relações Humanas no Trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Técnicas de Redação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Capacitação de Alfabetizadores de Adultos. (Carga horária: 60h).
Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, LA SALLE, Brasil.


Atuação Profissional



Prelazia do Xingu, PASTORALINDIGENI, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/1990 - 3/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização bilíngüe
Alfabetização de Jovens e Adultos
8/1990 - 3/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Alfabetização de jovens e adultos

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: supervisor censitário, Carga horária: 40
Outras informações
O trabalho de supervisora censitária, refere-se ao censo realizado no ano 1996.Trabalhei, no período já descrito, no município de Altamira, estado do Pará.

Atividades

05/1996 - 08/2003
Pesquisa e desenvolvimento , IBGE Agência Altamira AGALT/PA, .


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 10
Outras informações
GRUPO DE PESQUISAS DESENVOLVIMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA - GEDTAM- PROJETO: AS MÚLTIPLAS TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO DIRETAMENTE AFETADO PELO EMPREENDIMENTO HIDRELÉTRICO BELO MONTE NA AMAZÔNIA PARAENSE.(2013-2015)

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ASSUMIU A DIREÇÃO INTERINA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO NO PERÍODO ENTRE 04/01/2010 A 02/02/2010. PORTARIA Nº 4979/2009 - REITORIA UFPA.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: pesquisadora colaboradora, Carga horária: 0
Outras informações
GRUPO DE ESTUDOS: DIALÉTICA, EDUCAÇÃO E CULTURA - CAMPO E CIDADE GEDEC-CC O "Grupo Estudos: Dialética, Educação e Cultura - Campo e Cidade" (GEDEC-CC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar e multirreferenciado abrangendo as várias áreas do conhecimento ligadas à Educação, Filosofia e Ciências Sociais, bem como à multiplicidade de referenciais teóricos na área. Basicamente destacam-se, com ênfase, as áreas de Filosofia, Pedagogia, Antropologia, Sociologia e História da Educação. Na investigação de questões educacionais, escolares e não-escolares, destaca-se a predominância de estudos voltados à educação do campo, cultura, trabalho, formação humana, desenvolvimento, currículo, indivíduo e sociedade. Em termos de referencial teórico priorizam-se autores dialético-críticos da Escola de Frankfurt (Adorno e Horkheimer), mantendo, ainda assim, a liberdade de produção e crítica dos mebros desta agremiação. O interesse principal é a criação e estabelecimento de espaços de discussão dos processos dialéticos da educação - campo e cidade - e sua contribuição e fracasso (derrota) no processo de produção da cultura-civilização e formação humana. O GEDEC-CC é formado por professores, técnicos, alunos e pesquisadores que a ele se associam na produção e desenvolvimento de pesquisas e ações pedagógico-educacionais com a intenção de contribuir no processo civilizatório atribuído à Educação. As ações do GEDEC-CC visam a contribuição com o processo educacional acadêmico, na sua estrutura interna e na sua relação com a sociedade e mercado de trabalho. O GEDEC-CC também trabalha com assessoria em pesquisa e elaboração de projetos, em geral, que envolvam temas na área de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e Antropologia.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor público temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 0
Outras informações
Participei como bolsista desenvolvendo atividades junto ao projeto Filosofia e Cultura do Esclarecimento na Teoria Crítica da Sociedade, sob a orientação da prof. Dra. Rosely Cabral Giordano, do Centro de Educação-UFPA.

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
CONSELHEIRA - REPRESENTANTE DOCENTE DO CAMPUS ALTAMIRA NO CONSEPE- UFPA.
2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Altamira, .

08/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRATICA DE ENSINO, ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO,ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS;LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL;
PRÁTICA PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO;AVALIAÇÃO EDUCACIONA;
2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Altamira, .

08/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário de Altamira, .

07/2011 - 08/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
10/2010 - 11/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRATICA DE ENSINO I
11/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INICIACAO ANTECIPADA A DOCENCIA I; INICIACAO ANTECIPADA A DOCENCIA I I


Linhas de pesquisa


1.
pesquisa do orçamento familiar POF
2.
supervisão censitária
3.
Educação, Cultura, Sociedade e Indivíduo (GEDEC - CC)
4.
GRUPO DE PESQUISAS DESENVOLVIMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NA AMAZÔNIA - GEDTAM- PROJETO: AS MÚLTIPLAS TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO DIRETAMENTE AFETADO PELO EMPREENDIMENTO HIDRELÉTRICO BELO MONTE NA AMAZÔNIA PARAENSE.(2013-2015)
5.
Coordenei projeto de Iniciação Científica. 01 Bolsista IC. Projeto pesquisou a Formação Docente em Serviço (PARFOR-UFPA Campus Altamira).


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
DES-ENVOLVIMENTOS NA AMAZÔNIA:GRANDES PROJETOS E POPULAÇÕES ATINGIDAS
Descrição: O projeto trata de conflitos socioambientais patrocinados pelos empreendimentos (neo)desenvolvimentistas no território Amazônico. As ações e representações de resistência e adaptação dos sujeitos, marcados pelas diferenças étnicas e de classe, que produzem espacialidades distintas em contextos ambientais diversos, serão investigadas e analisadas no presente trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Coordenador.
2013 - Atual
AS MÚLTIPLAS TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO DIRETAMENTE AFETADO PELO EMPREENDIMENTO HIDRELÉTRICO BELO MONTE NA AMAZÔNIA PARAENSE.
Descrição: Compreender as transformações ocorridas no território em função da implantação do empreendimento Hidrelétrico de Belo Monte. De forma sucinta o que se pretende, com a execução do projeto é atender a meta estabelecida pelo grupo de estudo (GEDTAM) na perspectiva de compreender os processos desencadeados pelo empreendimento hidrelétrico de Belo Monte no território, qualificando a interpretação feita da realidade em que se insere a pesquisa. E ainda, olhar para o problema de pesquisa dando a totalidade das relações alteradas e/ou desencadeadas entre agrário e urbano em função do empreendimento hidrelétrico Belo Monte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Formação e Práticas Pedagógicas nas Escolas rurais: práxis, razão e história
Descrição: Pesquisa a formação acadêmica ofertada aos professores que atuam na rede de educação básica, sem a certificação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN ( Lei nº. 9394/96), atendidos pelo Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), no Campus Altamira- UFPA, Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Coordenador / Marília dos Santos Gomes (Marília dos Santos Gomes) - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2012
Educação do Campo, formação específica e semiformação: entre o particular e o universal e os desafios da formação cultural no campo
Descrição: Projeto coordenado pelo professor Dr. Paulo Lucas da Silva, do qual participo na condição de colaboradora com carga horária de 10h. A pesquisa em questão faz parte dos estudos realizados pelo grupo de pesquisas GEDEC CC e conta com uma bolsista de Iniciação Científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (6) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Paulo Lucas da silva - Coordenador / Andreany Silva dos Santos - Integrante / Jakson José Gomes de Oliveira - Integrante / Michel Cleyton do Carmo Silva - Integrante / Maria Aparecida Sousa de Lima - Integrante.
2008 - Atual
Grupo de Pesquisas e Estudos Dialética, Educação e Cultura ? Campo e Cidade (GEDEC-CC)
Descrição: O "Grupo Estudos: Dialética, Educação e Cultura - Campo e Cidade" (GEDEC-CC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar e multirreferenciado abrangendo as várias áreas do conhecimento ligadas à Educação, bem como à multiplicidade de referenciais teóricos na área. Basicamente destacam-se, com ênfase, as áreas de Pedagogia, Filosofia, Sociologia e História da Educação. Na investigação de questões educacionais, escolares e não-escolares, destaca-se a predominância de estudos voltados à educação do campo, cultura, trabalho, formação humana, desenvolvimento, curriculo, indivíduo e sociedade. Em termos de referencial teórico predominam autores críticos da Escola de Frankfurt (Adorno e Horkheimer), mantendo, ainda assim, a liberdade de produção e crítica dos mebros desta agremiação. Nosso interesse principal é a discussão dos processos dialéticos da educação - campo e cidade - e sua contribuição e fracasso (derrota) no processo de produção da cultura-civilização e formação humana. O GEDEC-CC é formado por professores, alunos e pesquisadores que a ele se associam na produção e desenvolvimento de pesquisas e ações pedagógico-educacionais com a intenção de contribuir no processo civilizatório atribuído à educação. As ações do GEDEC-CC visam a contribuição com o processo educacional escolar, na sua estrutura interna e na sua relação com a sociedade e mercado de trabalho. O GEDEC-CC também trabalha com assessoria e assessorado em pesquisa e elaboração de projetos, em geral, que envolvam temas na área de Educação, Filosofia e Antropologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Paulo Lucas da silva - Coordenador / Almires Martins Machado - Integrante / Andreany Silva dos Santos - Integrante / Angela Maria Trindade Paiva - Integrante / Eliane da Silva Sousa - Integrante / Francilene de Aguiar Parente - Integrante / Jakson José Gomes de Oliveira - Integrante / Lindomal dos Santos Ferreira - Integrante / Maria do Socorro Lacerda Lima - Integrante / Michel Cleyton do Carmo Silva - Integrante / Rosani de Fátima Fernandes - Integrante.
2007 - 2009
DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO: ensaios sobre a educação rural como necessidade cultural e interesse de mercado
Descrição: A proposta de pesquisa, neste projeto, é investigar a inter-relação entre educação rural como produção cultural, humanamente necessária, e como interesse de mercado, como necessidade e pseudonecessidade de sobrevivência humana e social. A pretensão é responder: como a pedagogia da alternância, das Casas Familiares Rurais da Transamazônica, trabalha a dicotomia existente entre educação como necessidade cultural e educação como interesse de mercado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Paulo Lucas da silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2000 - 2006
Grupo de Pesquisa Filosofia, História, Indivíduo, Memória e Cultura na Amazônia
Descrição: Este grupo de pesquisa tem origem nas necessidades postas por uma realidade que se caracteriza pelo estado de menoridade sociocultural imposto pelo ordenamento capitalista, tendo como horizonte contribuir com o processo de emancipação social por meio da produção teórico-científica.Busca produzir e socializar conhecimento através de eventos e publicações científicos, buscando a aformação de recursos humanos, nos diferentes níveis de ensino. Busca analisar à luz do pensamento marxiano e da Escola de Frankfurt, os pressupostos político-filosóficos das ações e dos saberes a elas inerentes, por diversas instituições (públicas e privadas)interessadas no desenvolvimento da região Amazônica, verificando a promoção ou não da emancipação das populações da Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Rosely Cabral Giordano - Coordenador / Paulo Lucas da silva - Integrante / Raimundo Sérgio de Farias Júnior - Integrante / Aldinéia do Socorro Oliveira Maia - Integrante / Carlos Alberto Ferreira Lima - Integrante / Haroldo César Souza de Andrade - Integrante.
Número de produções C, T & A: 12
2000 - 2000
Projeto Filosofia e Cultura do Esclarecimento na Teoria Crítica da Sociedade
Descrição: Projeto de Pesquisa orientado pela prof. Dra. Rosely Cabral Giordano, pertencente ao Centro de Educação da Ufpa. O projeto se enquadra nas seguintes áreas de atuação: Fundamentos da Educação;Filosofia;História da Filosofia;Filosofia da Educação;Psicologia;Psicologia Social;Políticas Públicas;Análise Institucional. O Plano de Trabalho aprovado como parte do Projeto Filosofia e Cultura do Esclarecimento na Teoria Crítica da Sociedade, é intitulado "Adorno e a Educação:limites e possibilidades do exercício do pensamento autônomo", tendo como eixo norteador a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente a produção do filósofo alemão Theodor W. Adorno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Rosely Cabral Giordano - Coordenador / Paulo Lucas da silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9


Outros Projetos


2012 - Atual
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E ESTRUTURAÇÃO DE UM NÚCLEO EDUCACIONAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Descrição: O trabalho com a implantação da lei 11.645/08 excede o espaço escolar, pois estudar sociedades historicamente excluídas requer um olhar crítico não somente para os livros didáticos, mas também para os nossos valores religiosos, as nossas relações sociais dentro e fora da escola, e, principalmente, como somos e estamos diante da sociedade excludente da qual fazemos parte. A educação é, afinal, uma prática social constituída na estreita relação com o conjunto das ciências sociais e outras áreas do conhecimento. Como estratégia metodológica para trabalhar a implantação da legislação que trata do combate às desigualdades, o uso da pesquisa-ação se mostra adequado por várias razões, a saber, por se tratar de uma pesquisa que articula a relação entre teoria e prática no processo mesmo de construção do conhecimento, ou seja, a dimensão da prática ? que é constitutiva da educação ? seria fonte e lugar privilegiado da pesquisa. Além disso, a própria investigação se converteria em ação, em intervenção social, possibilitando ao pesquisador uma atuação efetiva sobre a realidade estudada. Reflexão e prática, ação e pensamento, pólos antes contrapostos, agora seriam acolhidos em uma modalidade de pesquisa que considera a intervenção social na prática como seu princípio e seu fim último..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA FORMAÇÃO REVISTA ELETRÔNICA


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Margens (UFPA)
2011 - Atual
Periódico: Revista Artifícios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Prática de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
http://www.sumarios.org/autores/ivana-de-oliveira-gomes-e-silva  Data: 15/01/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2016GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . USOS DO CONCEITO GEOGRÁFICO ?TERRITÓRIO? E SUA RELEVÂNCIA NA ANÁLISE DE CONFLITOS TERRITORIAIS E SOCIOAMBIENTAIS NA AMAZÔNIA. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. 17, p. 47-66, 2016.

2.
4SILVA, Paulo Lucas da2012SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES. Saberes (Natal), v. 7, p. 34-54, 2012.

3.
2GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2010 GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Awaete ou Asurini? Histórias do contato. Tellus (UCDB), v. 18, p. 195-226, 2010.

4.
3GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2008GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Política Indigenista no Brasil: a concórdia totalitária pela eliminação das diferenças. Publicação do CEPE, v. 13, p. 1-18, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HESPANHOL, R. A. M. ; MELAZZO, E. S. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; THOMAZ JR . A GEOGRAFIA DO PARÁ EM MÚLTIPLAS PERPECTIVAS: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 1. ed. TUPÂ: ANAP, 2017. v. 2. 228p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; THOMAZ JR . PRECEDENTES E INTERESSES ENVOLVIDOS NA TERRITORIALIZAÇÃO DO SETOR ENERGÉTICO NA AMAZÔNIA E NO PROJETO DA UHE BELO MONTE. In: Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol; Everaldo Santos Melazzo (coordenadores). (Org.). A geografia do Pará em múltiplas perspectivas: políticas públicas, gestão e desenvolvimento territorial. 1ed.TUPÃ SP: ANAP, 2017, v. 1, p. 41-66.

2.
SIMOES, M. S. ; VIDAL, E. L. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; SILVA, M. I. C. . FAMÍLIAS RIBEIRINHAS: memória de trabalho e de vida face ao projeto Belo Monte. In: Maria do Socorro Simões. (Org.). Da Pré-história à Modernidade: Navegando entre o rio e a floresta em busca das origens.. 33ed.Belém: Edufpa, 2013, v. , p. 177-195.

3.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . ENSAIO SOBRE REALIDADE E CONCEITO DE EDUCAÇÃO. In: Abreu, Waldir Ferreira de; Oliveira, Damião Bezerra. (Org.). Entre Educação e Filosofia: Conhecimento, Linguagem e Pensamento.. Belém: GEPEIF, 2011, v. , p. 259-279.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; THOMAZ JR ; SILVA, Paulo Lucas da . BELO MONTE E DES-ENVOLVIMENTOS NA AMAZÔNIA. In: XII ENANPEGE - Geografia, Ciência e Política, 2017, Porto Alegre. http://www.enanpege.ggf.br/2017/anais/. Dourados MS: UFGD, 2017. v. 1.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; OLIVEIRA, J. J. G. ; OLIVEIRA,A.L.A. . PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: VIII Forum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz MA. Ebook [recurso eletrônico] / 8º Fórum Internacional de Pedagogia: Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. Imperatriz: Ethos, 2016. v. 1. p. 1-2582.

3.
SANTOS, A.S. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; SILVA, Paulo Lucas da . O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO: SEU USO NUMA PESQUISA QUALITATIVA. In: VIII FIPED, 2016, Imperatriz MA. Ebook [recurso eletrônico] / 8º Fórum Internacional de Pedagogia: Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. Imperatriz MA: Ethos, 2016. v. 1. p. 1-2.582.

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Às margens de Belo Monte: classes subalternas, resistências e desterreação. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015, PRESIDENTE PRUDENTE. XI Encontro Nacional da ANPEGE: A diversidade da geografia brasileira-escalas e dimensões da análise e da ação. Dourados MS: UFGD, 2015. v. 1.

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. A CONCÓRDIA TOTALITÁRIA PELA ELIMINAÇÃO DAS DIFERENÇAS: HISTÓRIAS DO CONTATO. In: Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento, 2008, Belém. Anais do Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. Belém: NAEA, 2008.

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Professor - para quê?. In: Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação, 2004, Piracicaba. Colóquio Internacional (UNIMEP). Piracicaba: UNIMEP, 2004. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Verdade e verossimilhança nos discursos e práticas indigenistas: o Estado "protetor" e totalitário na negação das diferenças. In: V Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem, 2009, São Leopoldo. Caderno de Resumos do 12° Colóquio de Filosofia da UNISINOS,° Colóquio de Filosofia da Linguagem e Semana Acadêmica do Curso de Filosofia. São Leopoldo RS: Editorial Philosofia, 2009. v. 1. p. 62-66.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . 9369 - DIALÉTICA E MULTIPLICIDADE CULTURAL: DA SUBMISSÃO AO DIÁLOGO ENTRE CULTURAS. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Vienna. Resumenes Abstracts 54 ICA Viena 2012, 2012.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; GOMES, M. S. G. M. S. . Formação e Práticas Pedagógicas nas Escolas rurais: práxis, razão e história. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA - 2012, 2012, Belém. LIVRO DE RESUMOS DO XXIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA - 2012. BELÉM: UFPA, 2012. v. 1.

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. A concórdia totalitária pela eliminação das diferenças: histórias do contato. In: Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento, 2008, Belém. Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento - livro de resumos. Belém: NAEA/UFPA, 2008. p. 49-49.

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Memória e Formação Docente: a auto-reflexão como eixo na formação em serviço. In: Congresso Internacional A Indústria Cultural Hoje, 2006, Piracicaba. Congresso Internacional A Indústria Cultural Hoje. PIRACICABA: UNIMEP, 2006. v. 1. p. 02-83.

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Professor - para quê?. In: Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação, 2004, Piracicaba. Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação - 13 a 17 de setembro de 2004- Anais e Programação. Piracicaba: UNIMEP, 2004. v. 1. p. 3-79.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Mesa Redonda: Educação, Pesquisa e Universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e conceituais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. As margens de Belo Monte: classes subalternas, resistências e desterreação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; SARAIVA, M. P. . Educação, Pesquisa e Universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. ; SANTOS, A.S. . PESQUISA EM POPULAÇÕES TRADICIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, J. J. G. . Mesa Redonda ?A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Dialéctica e multiplicidade cultural: da submissão ao diálogo entre culturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. A concórdia totalitária pela pela eliminação das diferenças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Professor - para quê?. Piracicaba: UNIMEP, 2004 (Pôster).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Educação em Adorno: reflexões a partir da Teoria Crítica. Altamira: Mimeo, 2003 (Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; CHEVALIER, I. J. M. E. E. . UREMAMA'E APAAWA -NY'I URE RAMU - VOCABULÁRIO ASURINI DE KOATINEMO. Altamira: mimeografado, 1992 (Dicionário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Formação e Valorização dos Profissionais da Educação. 2009.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. 2009.

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. 2009.

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Relações Étnico-Raciais e Educação. 2012.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Educação em Adorno:reflexões a partir da Teoria Crítica. 2003.

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Adorno e a Educação: limites e possibilidades do exercício do pensamento autônomo. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; LOPES, P.S.O. . ?Conflitos territoriais na Amazônia: (des)identidades do trabalho e lutas de resistência na área de controle da UHE de Belo Monte (PA)?.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom Erwin Krautler. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom Erwin Krautler. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; OLIVEIRA, J. J. G. . A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. . OFICINA TRABALHADORES E POPULAÇÕES TRADICIONAIS: RESISTÊNCIA E ADAPTAÇÃO - PRÁTICAS DE PESQUISA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. ; SANTOS, A.S. . OFICINA 29 - TRABALHADORES E POPULAÇÕES TRADICIONAIS: RESISTÊNCIA E ADAPTAÇÃO - PRÁTICAS DE PESQUISA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Mini-Curso ?IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO: Um olhar sobre o PARFOR e a práxis docente?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; OLIVEIRA, J. J. G. . Mini-Curso 'Produção de trabalhos acadêmicos (TCC)'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; OLIVEIRA, J. J. G. ; OLIVEIRA,A.L.A. . Oficina de Metodologia Científica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Mini Curso ?A questão da diversidade e o direito à diferença.?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Pesquisa em Populações Tradicionais: Indígenas, ribeirinhos e quilombolas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Trabalho de campo a partir das contribuições de Malinowski. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo dirigido).

10.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Identidade étnica indígena - Os Awaete Asurini do Xingu e o contato com a sociedade brasileira. 2007. (Palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Identidade étnica indígena - Os Awaete/Asurini do Xingu e o contato com a sociedade brasileira.. 2007 (Palestra).

2.
SILVEIRA, F. L. A. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . II Forum Temática Paisagem e Cultura: Dinâmicas do Patrimônio e da Memória na Atualidade. 2007 (Forum de Debates).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. 2006 (SEMINÁRIO).

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Filosofia,História,Memória e Cultura Na Amazônia. 2001 (Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica).

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Vygotsky e a Educação. 2000 (Palestra).

6.
GIORDANO, Rosely Cabral ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Filosofia e Cultura do Esclarecimento na Teoria Crítica da Sociedade. 2000 (Programa de Iniação científica).

7.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Adorno e a Educação: limites e possibilidades do exercício do pensamento autônomo. 2000 (Plano de Trabalho - Pesquisa).

8.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Exclusão e Inclusão Social na Realidade Amazônica. 2000 (Palestra).

9.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Ciclo de Palestras: Educação e a Questão Indígena. 1998 (Palestra).

10.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Repensando a educação:Educação na atualidade e LDB/1996;Educação popular;Educação e a questão do negro e do adolescente;Educação Rural;Educação Indígena;Educação e a Mulher;Educação e Negros.. 1997 (Organização de Evento - Seminário).

11.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Forum de Debates sobre LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1995 (Forum de Debates).

Demais trabalhos
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Congresso Internacional Theoria Aesthetica. 2003 (Participação em Congresso Internacional) .

2.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Educação e Emancipação: a formação do sujeito em Adorno. 2002 (Participação em Palestra) .

3.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . I Seminário sobre Genêro,Sexualidade,Educação. 2002 (Participação em Seminário) .

4.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob ; OHANA, Maria Lúcia L ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Seminário Regional Norte Reforma do Estado e a Crise da Universidade Pública. 2001 (Participação em Seminário) .

5.
SAMPAIO, Maria Regina Maneschy Faria ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Brasil, Educação 500 Anos:Inquirir o passado para indagar do futuro. 2000 (Participação em Seminário) .

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. 2000 (Participação em Seminário) .

7.
GIORDANO, Rosely Cabral ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Curso Pesquisa Educacional. 2000 (Participação em curso) .

8.
MAUÉS, Olgaíses Cabral ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Comemorações dos 45 anos do Curso de Pedagogia. 1999 (Participação em Seminário) .

9.
DIAS, Edmundo ; DINIZ, Cristovam ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Autonomia Universitária. 1999 (Participação em Debate) .

10.
ALMEIDA, Mariene Gomes de ; MAGALHÃES, Maria das Graças ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . 1 Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1997 (Participação em Conferência) .

11.
SILVA, Paulo Lucas da ; SILVA, Diana Amorim da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Repensando a Educação. 1997 (Participação em Seminário) .

12.
MONTEIRO, Maria Neusa ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Ética Profissional. 1996 (Participação em Debate) .

13.
VIANNA, Sonia Maria Pinheiro ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA. 1995 (Participação em Seminário) .

14.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Fórum de Debates sobre LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1995 (Participação em Fórum de Debates) .

15.
GUIMARÃES, Albertina Arruda ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Curso Relações Humanas no Trabalho. 1994 (Participação em curso) .

16.
ISRAEL, Sílvia Cristina S ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Curso de Técnicas de Redação. 1994 (Participação em curso) .

17.
CARTAXO, Carlos José ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Oficina de Teatro. 1994 (Participação em curso) .

18.
MENEGAT, Gregório ; FOSSÁ, Eugênio Alberto ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Capacitação de alfabetizadores de adultos no método Paulo Freire. 1992 (Participação em curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de Andreany dos Santos silva e Kátia Barros Santos. Educação,sujeito da educação e relações etnicorraciais:um estudo de caso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de Lourival Ferreira dos Santos e Marilza Bolsanello Tesch. História e cultura afrobrasileira,legislação e escola: um pequeno estudo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

3.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Participação em banca de Mesailde Souza de Oliveira e Luzia dos Santos Alves. A importância da educação profissional e técnica na ascensão escolar do negro. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

4.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; NETO, J.Q.M.. Participação em banca de José Roberto Araujo de Sousa. Educação no Brasil: Trajetória sócio-histórica da escola rural. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará.

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Adriana Ferreira de Jesus. Preconceito e Racismo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará.

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da; SALM, R.A.. Participação em banca de Elisangela Enes Alves de Sousa. Um olhar sobre a educação ambiental no espaço escolar: história, trajetórias e práticas educativas através das artes integradas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará.

7.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Miguel Teixeira de Freitas. CONCEPÇÃO DE HOMEM E EDUCAÇÃO EM ERNANI FIORE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; AGUIAR, E.. Participação em banca de Suanara Malaquias Nogueira Costa.MATERNAGEM E EDUCAÇÃO RELATOS E REFLEXÕES SOBRE AS SINGULARIDADES EDUCACIONAIS DE UMA CRIANÇA AUTISTA ? FAMILIA E ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
RAMOS, J. B. S.; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; NASCIMENTO, E.R.L.. Participação em banca de Eliab Azevedo de Oliveira.Afetividade e Educação: a importância dessa relação para os alunos nos anos iniciais da educação básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Participação em banca de Rayani Farias de Araújo.Filosofia e Educação: apontamentos sobre o percurso filosófico no ocidente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Participação em banca de João Marcos Ramalho Fonseca.Abordagens Filosóficas da Educação: positivismo, dialética e fenomenologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; CARDOSO, N.S.; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de EVANDA MENEZES DA SILVA BOTELHO.LIVRO DIDATICO E MUSICA BRASILEIRA: REPRESENTACOES ACERCA DOS POVOS INDIGENAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de DAYLCE TORRES BOTO.EDUCACAO, FORMACAO HUMANA E CONSTRUCAO DO SUJEITO ETICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Participação em banca de Selma Almeida Lopes.Memória e Educação na Transamazônica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
SANTOS, A.S.; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Maília dos Santos Gomes.Formação de professores em serviço: um olhar sobre a práxis no curso de licenciatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Participação em banca de Andriele Marreiro de Sousa.As concepções de Amazônia nos livros didáticos:uma análise dos livros didáticos de geografia utilizados no 7 ano do Ensino Fundamental PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

10.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; CORDOVIL, J. C. S.. Participação em banca de Andriele Marreiro de Oliveira.As concepções de Amazônia nos livros didáticos: uma análise dos livros didáticos de Geografia utilizados no 7º Ano do Ensino Fundamental no Município de Altamira-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

11.
MIRANDA NETO, J. Q.; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; MARINHO, J. A. M.. Participação em banca de Elaine Cristina Leão Carvalho.Os desafios do ensino de geografia no ensino fundamental: Reflexões e propostas metodológicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA, J. J. G.. Participação em banca de Jorge Ferreira da Silva e Juscelino da Silva Brito.Educação e Emancipação: Ensaios sobre educação, educação rural e formação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; COSTA, G. D.. Participação em banca de Siméia Braga do Nascimento.Negritude e fala oficial: Estudo introdutório sobre cotas, reservas de vagas para negros na Universidade Pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA, J. J. G.. Participação em banca de Alain John da Costa Lemos.Música e Educação: uma abordagem introdutória sobre a importância e possibilidade da música na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da; MONTE, Maria Aparecida Brandão. Participação em banca de Clarisneide Alves da Silva e Gilvana Fátima Teixeira.A interdisciplinaridade no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SOUSA, R.. Participação em banca de Claodinéia Bernardi e Fernanda Ferreira de Sousa.A compreensão da interdisciplinaridade como maximização da qualidade de ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da; MONTE, Maria Aparecida Brandão. Participação em banca de CARLENE SARAIVA E GIOCLEZIA ALVES.FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Concurso Público Magistério Superior-Auxiliar- DMCF/ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOLOGIA/Cargo: ESPECIALISTA/40H. 2010. Universidade do Estado do Pará.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Concurso Magistério Superior- Auxiliar- DAC/PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO/Cargo: ESPECIALISTA/40H. 2010. Universidade do Estado do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX FIPED- IX Fórum Internacional de Pedagogia.Trabalhadores e Populações Tradicionais-Resistência e Adaptação: práticas de pesquisa. 2017. (Outra).

2.
VIII FIPED."GT 43 ? ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". 2016. (Outra).

3.
VIII Forum Internacional de Pedagogia."GT 26 ? TRABALHO E EDUCAÇÃO". 2016. (Outra).

4.
VII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DE CAMPO NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES. 2015. (Outra).

5.
XI Encontro Nacional da Anpege.Às margens de Belo Monte: classes subalternas, resistências e desterreação. 2015. (Encontro).

6.
COLOQUIO EPISTEMOLOGIA E CIENCIAS HIUMANAS. 2014. (Outra).

7.
V Forum Internacional de Pedagogia.PESQUISA EM POPULAÇÕES TRADICIONAIS. 2013. (Outra).

8.
IV FIPED -A pesquisa na graduação: emancipação humana, práxis docente, trabalho e educação.Oficina PROJETO DE PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA. 2012. (Simpósio).

9.
II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos.Formação Docente e práticas pedagógicas nas escolas rurais em Altamira-PA: práxis,razão e história. 2011. (Seminário).

10.
27 Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) ? Belém Brasil Plural: Conhecimentos, Saberes Tradicionais e Direitos à Diversidade.Awaete ou Asurini do Xingu?. 2010. (Outra).

11.
III FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED.OFICINA: ETNOGRAFIAS E POPULAÇÕES TRADICIONAIS. 2010. (Outra).

12.
II FIPED - SEÇÃO BRASIL - 2009/Campina Grande/PB.Populações tradicionais: Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas. 2009. (Outra).

13.
Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento.A concórdia totalitária pela eliminação das diferenças: histórias do contato. 2008. (Seminário).

14.
3ª Conferência Estadual das Cidades. 2007. (Outra).

15.
A pesquisa e a Pós-Graduação na Universidade.Pesquisa e Pós-Graduação na UFPA. 2007. (Outra).

16.
Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas: desafios para uma educação superior.Grupo de trabalho Para que formar juristas indígenas no Brasil?. 2007. (Oficina).

17.
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - PERSPECTIVAS DE ANÁLISE.A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - PERSPECTIVAS DE ANÁLISES. 2006. (Seminário).

18.
IV Feira Pan-Amazônica do Livro. 2000. (Seminário).

19.
Palestra Vygotsky e a Educação.Palestra: Vygotsky e a Educação. 2000. (Outra).

20.
VI seminário de Extensão do Campus de Altamira.VI Seminário de Extensão do Campus de Altamira. 1995. (Seminário).

21.
Oficina de teatro.Oficina de teatro. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Comissão Científica do IX FIPED. 2017. (Outro).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. IX FIPED. 2017. (Congresso).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016. (Congresso).

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; OLIVEIRA, J. J. G. . Maio Rural:Seminário de Pesquisa e Educação no Campo - "Campo, Cultura e Desenvolvimento. 2009. (Outro).

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. V Semana de Estudos Pedagógicos. 2009. (Outro).

6.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - PERSPECTIVAS DE ANÁLISE. 2006. (Outro).

7.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Semana do Calouro de Pedagogia. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Erica Silva Sousa. PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E ESTRUTURAÇÃO DE UM NÚCLEO EDUCACIONAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS ? NEAF. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Para - Pro-Reitoria de Ensino e Graduação. (Orientador).

2.
Analita Freitas Duarte. PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E ESTRUTURAÇÃO DE UM NÚCLEO EDUCACIONAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS ? NEAF. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Para - Pro-Reitoria de Ensino e Graduação. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edimar de Andrade Machado e Roberto Oliveira da Silva. Ensaio sobre as possibilidades de utilização de recursos audiovisuais como mediadores nos debates sobre cultura africana e afro-brasileira. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

2.
Erwin Uchôa da Silva e Eliane Uchôa da Silva. A representação da imagem do negro nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

3.
Alzinete de Sousa Oliveira e Josué Xavier de Oliveira. Implementação da Lei 10.639/2003:um estudo de caso na EMEF Carlos Leocárpio Soares. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

4.
Albeneci Ventura da Silva e Simone Pereira de Moura. As relações etnicorraciais:um estudo de caso na EMEF Princesa do Xingu. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

5.
Gorete Silva de Sousa e Marinez Gomes Lima. O negro no livro didático:novas abordagens?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnicorraciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GLAUCILENE FERREIRA DA SILVA. O Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Maior e suas metodologias: um estudo preliminar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

2.
CLAUDINÉIA SILVA E WILLAMIS DE LIMA. EDUCAÇÃO RURAL E CLASSES MULTISSERIADAS:EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

3.
DIVA SOUZA E ELINEIDE LOPES. SISTEMA MULTISSERIADO DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

4.
MARIA DILKILENE CABRAL. DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO. 2006. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

5.
LINDOMAR DE SOUZA E ROSANE LIMA. AS FACES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR:Uma análise Teórico-empírica. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.

Iniciação científica
1.
Marília dos Santos Gomes. Formação e Práticas Pedagógicas nas escolas rurais: práxis, razão e história. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Orientador: Ivana de Oliveira Gomes e Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2008GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Política Indigenista no Brasil: a concórdia totalitária pela eliminação das diferenças. Publicação do CEPE, v. 13, p. 1-18, 2008.

2.
4SILVA, Paulo Lucas da2012SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES. Saberes (Natal), v. 7, p. 34-54, 2012.

3.
2GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2010 GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Awaete ou Asurini? Histórias do contato. Tellus (UCDB), v. 18, p. 195-226, 2010.


Livros e capítulos
1.
HESPANHOL, R. A. M. ; MELAZZO, E. S. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; THOMAZ JR . A GEOGRAFIA DO PARÁ EM MÚLTIPLAS PERPECTIVAS: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 1. ed. TUPÂ: ANAP, 2017. v. 2. 228p .

1.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . ENSAIO SOBRE REALIDADE E CONCEITO DE EDUCAÇÃO. In: Abreu, Waldir Ferreira de; Oliveira, Damião Bezerra. (Org.). Entre Educação e Filosofia: Conhecimento, Linguagem e Pensamento.. Belém: GEPEIF, 2011, v. , p. 259-279.

2.
SIMOES, M. S. ; VIDAL, E. L. ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; SILVA, M. I. C. . FAMÍLIAS RIBEIRINHAS: memória de trabalho e de vida face ao projeto Belo Monte. In: Maria do Socorro Simões. (Org.). Da Pré-história à Modernidade: Navegando entre o rio e a floresta em busca das origens.. 33ed.Belém: Edufpa, 2013, v. , p. 177-195.


Apresentações de Trabalho
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, J. J. G. . Mesa Redonda ?A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira . Dialéctica e multiplicidade cultural: da submissão ao diálogo entre culturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. ; SANTOS, A.S. . PESQUISA EM POPULAÇÕES TRADICIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. Mesa Redonda: Educação, Pesquisa e Universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; SARAIVA, M. P. . Educação, Pesquisa e Universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da ; OLIVEIRA, J. J. G. . Mini-Curso 'Produção de trabalhos acadêmicos (TCC)'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. ; SANTOS, A.S. . OFICINA 29 - TRABALHADORES E POPULAÇÕES TRADICIONAIS: RESISTÊNCIA E ADAPTAÇÃO - PRÁTICAS DE PESQUISA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; OLIVEIRA,A.L.A. . OFICINA TRABALHADORES E POPULAÇÕES TRADICIONAIS: RESISTÊNCIA E ADAPTAÇÃO - PRÁTICAS DE PESQUISA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom Erwin Krautler. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; SILVA, Paulo Lucas da . UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Dom Erwin Krautler. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira; LOPES, P.S.O. . ?Conflitos territoriais na Amazônia: (des)identidades do trabalho e lutas de resistência na área de controle da UHE de Belo Monte (PA)?.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SILVA, Paulo Lucas da ; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; OLIVEIRA, J. J. G. . A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. VIII Forum Internacional de Pedagogia. 2016. (Congresso).

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira. IX FIPED. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Membro da Associação Brasileira de Antropologia - ABA

Aprovação em concurso público:O Reitor da Universidade Federal do Pará torna pública a
homologação do resultado final dos Concursos Públicos para provimento
do cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior,
conforme especificado abaixo:
Campus de Altamira, para a disciplina Prática de Ensino
(Pedagogia), Professor Auxiliar, processo nº 003922/2009, objeto do
Edital nº 43, publicado no DOU em 17/03/2009.
1º lugar: Ivana de Oliveira Gomes e Silva;
Aprovação em concurso público: UFPA/CEPS Edital 001/2009 - Técnicos em Assuntos Educacionais (Pedagogia) - 3º lugar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 6:06:18