Paulo Lucas da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9416262645462548
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (Habilitação para Filosofia e Psicologia, 2° Grau; e História, 1° e 2° Graus), pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC (1989, Viamão, RS); Especialização em Docência do Ensino Superior - UFPA (1998, Altamira, PA); Mestrado em Educação: Políticas Públicas - UFPA (2001, Belém, PA) e Doutorado em Educação Conhecimento e Inclusão Social FAE/UFMG (2006, Belo Horizonte, MG). Atualmente é professor efetivo - Associado I - da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, Pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em História da Filosofia e Filosofia da Educação, Metodologia e Pesquisa Educacional, Novas Tecnologias e Trabalho Docente, Educação Rural (do Campo), Pedagogia da Alternância e Casas Familiares Rurais, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, dialética, ética e estática, emancipação e formação humana, Filosofia, pesquisa e metodologia, educação rural e educação na atualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Lucas da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Paulo Lucas da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal.
Avenida dos Universitários - s/n
Jaderlândia
68746360 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 33114600
URL da Homepage: https://campuscastanhal.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Minima moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Eloísa Helena Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO RURAL; FORMAÇÃO HUMANA; CASA FAMILIAR RURAL; PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA; THEODOR ADORNO; TEORIA CRÍTICA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Desenvolvimento Rural.
1998 - 2001
Mestrado em Educação Políticas Públicas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação e Emancipação: a formação do sujeito em Adorno,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Rosely Cabral Giordano.
Palavras-chave: Educação; Emancipação; Adorno; Sujeito; Formação; Teoria Crítica da Sociedade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1996 - 1997
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A ética existencialista em Kierkegaard e sua influência na Educação.
Orientador: Maria Neusa Monteiro.
1987 - 1989
Graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFIMC, Brasil.
Título: Platão: O amor e a alma na busca do Belo.
Orientador: Luis Evandro Hinrisch.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em CURSO DE TEOLOGIA a DISTÂNCIA.
Associação Literária São Boaventura, BOAVENTURA, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Normalização de Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA, FACED, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção da Faculdade de Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Portaria nº 0786/2009 - Reitoria da UFPA.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sou professor no Campus Universitário de Altamira, embora tenha estado em Belém de 1998 até 2001, quando lecionei e chefiei o DFE (por 4 meses).

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisador com produção relacionada com as linhas de pesquisa Políticas Públicas e Sociedade,Cultura e Educação, inclusive no desenvolvimento da tese de doutorado em curso.

Atividades

7/1997 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
Introdução à Educação
Filosofia da Educação I, II, III
Filosofia da Educação
Concepções Filosóficas da Educação
Seminário de Pesquisa I, II
Metodologia da Pesquisa em Educação
5/2001 - 9/2001
Direção e administração, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
VIOLÊNCIA ESCOLAR: DISCRIMINAÇÃO, BULLYING E RESPONSABILIDADE
Descrição: A proposta Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade tem como tema a violência cuja origem se verifica, conforme Horkheimer e Adorno (1985), desde o processo do Esclarecimento. Este possibilitou, de um lado, devido à sua contradição imanente, as condições materiais para a emancipação da humanidade da miséria e, assim, a existência de uma sociedade racional, justa, igualitária e não opressiva, mas, limitou, de outro, a consciência dos homens acerca dessa possibilidade. Se é impossível avançar socialmente, há a regressão à barbárie, expressa em diversas formas de violência; paradoxalmente, a violência é incentivada em indivíduos e grupos, pois, à medida que não podem se formar e fazer parte da cultura voltam-se contra ela: o ressentimento é sua base. Adorno (1995a, 2004) indicou o fracasso da formação e da educação, incluindo a escolar, tendo em vista ou a conivência de indivíduos, embora podendo ser considerados bem formados, com práticas de tortura existentes ao longo do Nacional-Socialismo, ou, principalmente, mesmo enquanto membros de uma cultura altamente desenvolvida produziram uma forma de violência, requintada, : a mais alta tecnologia a serviço do extermínio de multidões. Ainda segundo Adorno, a educação escolar, entre outras formas de educação, deveria ter como princípio fundamental evitar que os indivíduos desenvolvessem a insensibilidade própria à conservação de uma sociedade que, para se manter, suscita a violência oficial e não oficial entre os mesmos. Dessa forma, há de se supor que a escola reproduza a violência, provinda fora de seus muros, por meio de mecanismos próprios e mediante os que são desenvolvidos na formação mais ampla, pela cultura. Desse modo, ao se estudar a violência que se revela na escola, pode-se pensar quer a diferenciação entre suas diferentes expressões, quer formas de poder evitá-las. Tomando estes fundamentos teóricos, esta proposta envolve uma rede multidisciplinar de 27 pesquisadores de 14 instituições públicas do ensino superior das 05 regiões da federação e de 04 cidades de outros países. Embasando-se na investigação social empírica, os objetivos da proposta são: realizar a pesquisa delineada nas diferentes localidades abrangidas pela rede, envolvendo, em cada uma delas, 240 alunos de oito escolas públicas da última série do ensino fundamental (além de professores, gestores e auxiliares) e, com os próprios sujeitos envolvidos (das escolas e universidades) propor ações locais que subsidiem a proposição de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência escolar nas diferentes formas em que esta se manifesta (em particular: bullying, discriminação, marginalização dos, diferentes, e exclusão dos alunos em situação de inclusão), o que visa ampliar o exercício da cidadania com o consequente aprimoramento da democracia. Tais ações envolvem a constituição de Observatórios de Educação: violência, inclusão e direitos humanos nas universidades participantes o que se justifica pela urgência da identificação e combate à manifestação do preconceito, contribuindo para a superação do pensamento estereotipado em relação às minorias, vítimas do preconceito na escola. Um dos objetivos desses Observatórios é a criação de um banco de dados sobre a violência escolar, contendo tanto os dados obtidos na pesquisa quanto os disponíveis em bancos de dados oficiais. Além dos Observatórios de Educação, previmos, quando possível, a articulação com os Núcleos de Acessibilidade das universidades participantes, como possibilidade de maior integração entre os ensinos superior e básico, sobretudo em relação à problematização de diferentes formas de manifestação de violência dirigida a estudantes considerados em situação de inclusão. As atividades previstas nesta proposta serão divulgadas não só por meio de livro, artigos científicos, mas, de cartilhas a serem distribuídas nas escolas etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2015 - Atual
LEITURA,INTERPRETACAO,PRODUCAO E EXPOSICAO DE TEXTOS ACADEMICO-FILOSOFICOS
Descrição: O PROJETO AVALIA A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA NA UFPA E UEPA CAMPUS ALTAMIRA. PRIVILEGIA ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETACAO DE TEXTOS ACADEMICOS INICIALMENTE E PRODUCAO E EXPOSICAO DE TEXTOS DOS BOLSISTAS EM UMA SEGUNDA FASE DO PROJETO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / ANDREANY DOS SANTOS SILVA - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Outra.
2014 - Atual
MANUAL DE FILOSOFIA DA EDUCACAO: PERCURSOS FILOSOFICOS DA EDUCACAO NO OCIDENTE
Descrição: PESQUISA BIBLIOGRAFICA DA PRODUCAO FILOSOFICA QUE FUNDAMENTA A EDUCACAO NO OCIDENTE; DADOS BIO-BIBLIOGRAFICOS DOS FILOSOFOS DAS DIVERSAS ESCOLAS; HISTORIA DA FILOSOFIA DA EDUCACAO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
MANUAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: percurso filosófico da educação no ocidente
Descrição: Este projeto quer estudar a História da Filosofia pelo viés da educação, pelas posições pedagógicas dos diversos filósofos, de Tales até o fim da primeira década de 2000. Com isto se procurará avivar o estudo e a discussão filosófica entre professores e jovens em formação, tanto na Universidade, quanto no ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E ESTRUTURAÇÃO DE UM NÚCLEO EDUCACIONAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Descrição: Projeto que articula ensino, pesquisa e extensão. PAPIM. Temática Educação e Relações étnico-raciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Integrante / Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
ENSINO-APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA Metodologias e recursos pedagógicos para o ensino superior e médio
Descrição: O projeto em tela atende à chamada do Edital 004/2011 UFPA/PAPIM, propondo uma intervenção junto à prática acadêmica dos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia, dos professores de Ensino Médio que ministrem disciplinas de Filosofia e alunos do mesmo nível. Propõe a organização extra-classe de um grupo de estudos, dirigidos pela equipe técnica do projeto, leitura de textos filosóficos, interpretação de textos e categorias filosóficas e a construção de textos filosóficos, vinculados aos conteúdos das disciplinas filosóficas do PPC de Licenciatura Plena em Pedagogia, Campus de Altamira (Res. 3930/2010-CONSEPE) e aos conteúdos ministrados no Ensino Médio, de acordo com a Lei Federal nº 11.684/2008. O processo de estudos procederá com o uso de recursos e metodologias, como experiência, para desenvolver e aperfeiçoar procedimentos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia, consolidando-se como um curso de aperfeiçoamento e tendo por finalidade (telos) a criação de um curso permanente de Licenciatura Plena em Filosofia, neste Campus. Trata-se de um projeto interdisciplinar e inter-níveis de ensino, pesquisa e extensão a ser desenvolvido sob procedimentos da pesquisa-ação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / Rosely Cabral Giordano - Integrante / Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante.
2010 - 2011
?EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO ESPECÍFICA E SEMIFORMAÇÃO: entre o particular e o universal e os desafios da formação cultural no campo?.
Descrição: Sob o título: ?Educação do campo, formação específica e semiformação: entre o particular e o universal e os desafios da formação cultural no campo? procuraremos investigar a relação contraditória entre o universal e o particular nos apelos de valorização das minorias, no interior do mundo globalizado, no que diz respeito à formação e semiformação, desvelando uma possível ideologia de ocultação (intencional) do universal em prejuízo da formação cultural humanizada, partindo da análise da realidade dos movimentos sociais e da experiência formativa das Casas Familiares Rurais da Transamazônica e Xingu (Medicilândia, Altamira, Brasil Novo, Uruará e Gurupá) a partir dos discursos, práticas e objetivos, sob a luz dos aportes teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente a obra de Adorno e Horkheimer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Viviane Speroto - Integrante / Maria Aparecida Silva de Lima - Integrante.Número de orientações: 1
2008 - Atual
Grupo de Pesquisas e Estudos Dialética, Educação e Cultura ? Campo e Cidade (GEDEC-CC)
Descrição: O "Grupo Estudos: Dialética, Educação e Cultura - Campo e Cidade" (GEDEC-CC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar e multirreferenciado abrangendo as várias áreas do conhecimento ligadas à Educação, bem como à multiplicidade de referenciais teóricos na área. Basicamente destacam-se, com ênfase, as áreas de Pedagogia, Filosofia, Sociologia e História da Educação. Na investigação de questões educacionais, escolares e não-escolares, destaca-se a predominância de estudos voltados à educação do campo, cultura, trabalho, formação humana, desenvolvimento, curriculo, indivíduo e sociedade. Em termos de referencial teórico predominam autores críticos da Escola de Frankfurt (Adorno e Horkheimer), mantendo, ainda assim, a liberdade de produção e crítica dos mebros desta agremiação. Nosso interesse principal é a discussão dos processos dialéticos da educação - campo e cidade - e sua contribuição e fracasso (derrota) no processo de produção da cultura-civilização e formação humana. O GEDEC-CC é formado por professores, alunos e pesquisadores que a ele se associam na produção e desenvolvimento de pesquisas e ações pedagógico-educacionais com a intenção de contribuir no processo civilizatório atribuído à educação. As ações do GEDEC-CC visam a contribuição com o processo educacional escolar, na sua estrutura interna e na sua relação com a sociedade e mercado de trabalho. O GEDEC-CC também trabalha com assessoria e assessorado em pesquisa e elaboração de projetos, em geral, que envolvam temas na área de Educação, Filosofia e Antropologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Lindomal dos Santos Ferreira - Integrante / Jakson José Gomes de Oliveira - Integrante / Ana Lúcia Almeida de Oliveira - Integrante / MICHEL CLEYTON DO CARMO SILVA - Integrante / ANDREANY DOS SANTOS SILVA - Integrante.Número de orientações: 12
2007 - 2009
DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO: ensaios sobre a educação rural como necessidade cultural e interesse de mercado
Descrição: A proposta de pesquisa, neste projeto, é investigar a inter-relação entre educação rural como produção cultural, humanamente necessária, e como interesse de mercado, como necessidade e pseudonecessidade de sobrevivência humana e social. A pretensão é responder: como a pedagogia da alternância, das Casas Familiares Rurais da Transamazônica, trabalha a dicotomia existente entre educação como necessidade cultural e educação como interesse de mercado. Investigo o objeto ?educação rural desenvolvida pelas Casas Familiares Rurais (CFR?s), na Transamazônica?. A hipótese é a de que o direcionamento unilateralizado, da educação rural, para a atividade econômica, produtiva, produz cultura, afinal, mas reduz as possibilidades humanas das pessoas do campo. De certa forma, o que se oferece no meio urbano, como educação profissionalizante, é o que se oferece como ?educação? no campo, limitando o acesso destas populações à cultura mesma, sob os argumentos de que o agricultor não precisa de certos conhecimentos para ser agricultor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / Ivana de Oliveira Gomes e Silva - Integrante / Lindomal dos Santos Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CULTURAL: estudos sobre a formação humana na educação rural sob as categorias de adaptação e resistência cultural.
Descrição: Este trabalho pretende discutir as possibilidades de promoção de formação humana a partir das categorias de adaptação e resistência cultural no interior da Casa Familiar Rural, sob a luz dos aportes teóricos da Teoria Crítica da Sociedade (Escola de Frankfurt). É uma discussão sobre os limites da resistência à cultura urbana e mercadológica, no interior da formação no meio rural, oferecida pela CFR, bem como servirá para propor uma formação cultural que corresponda aos princípios da formação/emancipação humana, tal como propõe a metodologia de alternância das CFR?s..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Lucas da Silva - Coordenador / Juscelino da Silva Brito - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15


Outros Projetos


2014 - Atual
MANUAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: percurso filosófico da educação no ocidente
Descrição: Este projeto quer estudar a História da Filosofia pelo viés da educação, pelas posições pedagógicas dos diversos filósofos, de Tales até o fim da primeira década de 2000. Com isto se procurará avivar o estudo e a discussão filosófica entre professores e jovens em formação, tanto na Universidade, quanto no ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Margens
2009 - Atual
Periódico: Educar em Revista - UFPR
2011 - Atual
Periódico: Linhas Críticas (UnB)
2010 - 2010
Periódico: Linhas Críticas (UnB)
2011 - 2011
Periódico: Reflexão e Ação
2011 - Atual
Periódico: Reflexão e Ação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO/Especialidade: PESQUISA EDUCACIONAL.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LABORATÓRIO DE PESQUISA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Paulo Lucas da Silva  Data: 09/08/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. S.2018SILVA, A. S. ; SANTOS, K. B. ; SILVA, Paulo Lucas da . Educação, Sujeitos da educação e Relações Etnicorraciais. NOVA REVISTA AMAZÔNICA, v. 1, p. 31-48, 2018.

2.
GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira2016GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; SILVA, Paulo Lucas da . USOS DO CONCEITO GEOGRÁFICO ?TERRITÓRIO? E SUA RELEVÂNCIA NA ANÁLISE DE CONFLITOS TERRITORIAIS E SOCIOAMBIENTAIS NA AMAZÔNIA. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. 17, p. 47-66, 2016.

3.
SILVA, Paulo Lucas da2012SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e . Pesquisa Acadêmica e Realidade Danificada: reflexões. Saberes (Natal), v. 1, p. 34-54, 2012.

4.
SILVA, Paulo Lucas da2011SILVA, Paulo Lucas da. DIALÉTICA, CULTURA E CONHECIMENTO EM ADORNO (II). Argumentos: Revista de Filosofia (Online), v. 6, p. 58-69, 2011.

5.
SILVA, Paulo Lucas da2010SILVA, Paulo Lucas da. Sobre formação cultural e educação no campo. Margens (UFPA), v. 4, p. 105-122, 2010.

6.
SILVA, Paulo Lucas da2009SILVA, Paulo Lucas da. Sobre educação, cultura e humanidade em Adorno. Trilhas Filosóficas (Online), v. 1, p. 9-25, 2009.

7.
SILVA, Paulo Lucas da2009SILVA, Paulo Lucas da. DIALETICA,CULTURA E CONHECIMENTO EM ADORNO (I). Publicação do CEPE, v. 16, p. 1-18, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; ABREU, W. F. . Ideias de Educação e Filosofia. 1. ed. Belém: EdUFPA, 2013. v. 1. 310p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, M. S. ; ALVES,L.S. . Questões Etnicorraciais no IFPA: a importância da educação profissional e técnica na ascensão escolar do negro. In: ROCHA, H.S.C.. (Org.). Diversidades e questões etnicorraciais. 1ed.Belém: Ed. do IFPA, 2011, v. , p. 100-126.

2.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e . ENSAIO SOBRE REALIDADE E CONCEITO DE EDUCAÇÃO. In: Abreu, Waldir Ferreira de; Oliveira, Damião Bezerra. (Org.). Entre Educação e Filosofia: Conhecimento, Linguagem e Pensamento.. Belém: GEPEIF, 2011, v. , p. 9-279.

3.
ALVES, B.V.O. ; BITTENCOURT, R.N. ; SILVA, A.L.O. ; ALMEIDA, J.M. ; LAUXEN, R.R. ; GONÇALVES, H.H. ; SILVA, Paulo Lucas da ; MARTINS, J.S. ; REDYSON, D. ; PORTELLA, S. . Notas sobre a importância da metafísica no interior de uma cultura humanizadora. In: Bernardo Veiga; Jasson Martins; Sergio Portela. (Org.). METAFÍSICA E ÉTICA: O FUNDAMENTO EM QUESTÃO. SÃO LEOPOLDO - RS: Nova Harmonia, 2010, v. , p. 133-154.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. S. ; SILVA, Paulo Lucas da . O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO: SEU USO NUMA PESQUISA QUALITATIVA. In: VIII Forum Internacional de Pedagogia, 2016, Imperatriz MA. Ebook [recurso eletrônico] / 8º Fórum Internacional de Pedagogia: Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. Imperatriz MA: Ethos, 2016. v. 1. p. 1-2582.

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Minima moralia e educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural. In: Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento, 2008, Belém. Anais do Seminário Internacional Amazônia e Fronteiras do Conhecimento. Belém PA: NAEA/UFPA, 2008.

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e humanidade em Adorno. In: Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação, 2004, Piracicaba. Colóquio Internacional (UNIMEP). Piracicaba: UNIMEP, 2004. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Paulo Lucas da. Princípios de conduta na argumentação: sobre a produção de uma consciência verdadeira em Adorno. In: V Colóquio nacional de Filosofia da Linguagem, 2009, São Leopoldo RS. Caderno de Resumos do XII Colóquio de Filosofia da UNISINOS,V Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem e Semana Acadêmica do Curso de Filosofia "Argumentação e Pragmática". Porto Alegre RS: Editorial Philosofia, 2009. v. 1. p. 90-94.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . ?A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II'. In: V FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2013, VITORIA DA CONQUISTA BA. Anais do V FIPED, 2013.

2.
SILVA, Paulo Lucas da. 9276 - Minima moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Vienna. Resumenes Abstracts 54 ICA Viena 2012, 2012.

3.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e . 9369 - DIALÉTICA E MULTIPLICIDADE CULTURAL: DA SUBMISSÃO AO DIÁLOGO ENTRE CULTURAS. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Vienna. Resumenes Abstracts 54 ICA Viena 2012. Vienna, 2012.

4.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . A importância da Teoria no Trabalho de Conclusão de Curso I. In: IV Forum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba PI. Anais do IV FIPED, 2012.

5.
SILVA, Paulo Lucas da. Minima moralia e educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural. In: Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento, 2008, Belém. Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento - livro de resumos. Belém: NAEA/UFPA, 2008.

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e humanidade em Adorno. In: Colóquio Internacional Teoria Crítica e Educação, 2004, Piracicaba. Colóquio Internacional Teoria crítica e Educação -13 a 17 de setembro de 2004 - Anais e programação. Piracicaba: UNIMEP, 2004. v. 1. p. 3-79.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. A indústria cultural e o crítico dialético da cultura: do uno à possibilidade do diferente. In: Congresso Internacional Theoria Aesthetica, 2003, Belo Horizonte. Theoria Aesthetica - Theodor Adorno. Belo Horizonte: Segrac Editora e Gráfica Limitada, 2003. v. 1. p. 28-28.

8.
SILVA, Paulo Lucas da. Irracionalidade, racionalidade e Filosofia. In: I Simpósio sobre ensino de filosofia da região sudeste, 2003, Piracicaba. I Simpósio sobre ensino da Filosofia da região sudeste. Piracicaba: UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, 2003. v. 1. p. 23-23.

9.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e Emancipação:investigações acerca da formação do sujeito em Adorno. In: Encontro Internacional Filosofia e Educação-Fórum do Centro-Oeste sobre ensino de Filosofia-, 2001, Brasília - DF. Programação oficial, 2001. v. único. p. 59-59.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . ELEMENTOS PARA A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, Paulo Lucas da. GEOGRAFIA E EPISTEMOLOGIA: UM OLHAR DIALÉTICO SOBRE SUAS CATEGORIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, Paulo Lucas da; SPOSITO, E. S. . EPISTEMOLOGIA: RIGOR E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA EM CIÊNCIAS HUMANAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . DIALÉTICA, PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA NA GRADUAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Minima moralia e educação:reflexões sobre a formação humana na educação rural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e . Dialéctica e multiplicidade cultural: da submissão ao diálogo entre culturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, Paulo Lucas da. Princípios de conduta na argumentação: sobre a produção de uma consciência verdadeira em Adorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, Paulo Lucas da. FÉ E OS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO PARA A AMAZÔNIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, Paulo Lucas da. Minima moralia e educação: reflexões sobre a formação humana na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . Pesquisa em formação humana e educação na teoria crítica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, Paulo Lucas da. QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS ARTÍSTICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, Paulo Lucas da. QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, Paulo Lucas da. ÉTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SILVA, Paulo Lucas da. EDUCAÇÃO E ÉTICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, Paulo Lucas da. UNIVERSIDADE: CONHECIMENTO E SABERES NA AMAZÔNIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVA, Paulo Lucas da. PSEUDOCULTURA E PSEUDOCONCRETICIDADE: APROXIMAÇÕES ENTRE ADORNO E KOSÍK. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, Paulo Lucas da. A indústria cultural e o crítico dialético da cultura: do uno à possibilidade do diferente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e Emancipação: a formação do sujeito em Adorno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVA, Paulo Lucas da. IRRACIONALIDADE, RACIONALIDADE E FILOSOFIA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Paulo Lucas da. Sobre o Sujeito: Abordagem de Adorno. Altamira - Pará: mimeografado, 2002 (Texto-Base para Palestra).

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Ensaio sobre a questão:o homem faz o homem. Belo Horizonte -MG: mimeografado, 2002 (Texto-Base para Seminário).

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Emancipação Humana e Questão de Gênero. Altamira - Pará: mimeografado, 2001 (Texto base para palestra).

4.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e emancipação: investigações acerca da formação do sujeito em Adorno 2001 (Dissertação de Mestrado).

5.
SILVA, Paulo Lucas da. Neoliberalismo e Globalização. Belém - Pará: mimeografado, 2000 (Texto base para palestra e debate).

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Ética e relações interpessoais na Escola. Barcarena - PA: mimeografado, 1999 (Texto base para palestra e curso de curta duração).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, Paulo Lucas da. Consultor ad hoc em anais de evento internacional. 2017.

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Consultor ad doc em anais de evento internacional VIII Fiped. 2016.

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Consultor ad hoc da Educar em Revista. 2012.

4.
SILVA, Paulo Lucas da. O Papel do Estado na garantia do Direito à educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional. 2009.

5.
SILVA, Paulo Lucas da. Democratização do Ensino, Permanência e Sucesso Escolar. 2009.

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Sociedade e Educação: análises sobre a educação escolar e o contexto atual em Altamira PA. 2009.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. Conselho Estadual das Cidades. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Paulo Lucas da. Representante Docente do Campus Castanhal no CONSEPE UFPA. 2018.

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Representante Docente do Campus Castanhal no CONSUN UFPA. 2018.

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Conselheiro da FAPED - UFPA CAMPUS CASTANHAL. 2017.

4.
SILVA, Paulo Lucas da. Representante Docente da FAPED no Conselho Universitário do Campus Castanhal UFPA. 2017.

5.
SILVA, Paulo Lucas da. Conselheiro da Faculdade de Educação - Campus Altamira. 2016.

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Sociedade e Educação: análises sobre a educação escolar e o contexto atual em Altamira PA. 2009.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. Comitê Técnico e Científico -Anais da IX SICA. 2009.

8.
SILVA, Paulo Lucas da. Direção Interina da Faculdade de Educação - UFPA/Campus Altamira. 2008.

9.
SILVA, Paulo Lucas da. ANAIS DA 7 SEMANA DE INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS Desenvolvimento Agrícola Sustentável:limites e potencialidades no cenário amazônico. 2007.

10.
SILVA, Paulo Lucas da. Conselho Distrital de Saúde Indígena de Altamira. 2007.

11.
SILVA, Paulo Lucas da; AMADOR, Z. ; NASCIMENTO, R. J. ; SILVA, J.M.M. . GT da Implementação da Lei nº 10.639/2003. 2007.

12.
SILVA, Paulo Lucas da. Conselho do Campus Universitário de Altamira. 2006.

13.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e Emancipação: investigações acerca do sujeito em Adorno. 2001.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. . A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, Paulo Lucas da. DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. ; OLIVEIRA,A.L.A. ; SILVA, A. S. ; SILVA, M. C. C. . http://gedec.blogspot.com.br/2009/05/gedec-cc.html. 2009; Tema: DIALETICA EDUCACAO E CULTURA - GRUPO DE PESQUISA. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . 'OFICINA 41 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . OFICINA 50 - ELEMENTOS PARA A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. . Mini-Curso 'Produção de trabalhos acadêmicos (TCC)'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, Paulo Lucas da. Filosofia I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. ; OLIVEIRA,A.L.A. . Oficina de Metodologia Científica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, Paulo Lucas da. A Prática Docente na Perspectiva Pluricurricular. 2011. (palestra).

7.
SILVA, Paulo Lucas da. Políticas Públicas e Políticas Públicas Educacionais. 2011. (palestra).

8.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . Projetos de Pesquisa em Educação na Teoria Crítica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, Paulo Lucas da. Pressupostos Filosóficos, Pedagógicos e Políticos no Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO NA TEORIA CRITICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA, Paulo Lucas da. EDUCAÇAO DO CAMPO:PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DA EMANCIPAÇAO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SILVA, Paulo Lucas da. A importância da Formação do Educador do Campo na Perspectiva da Pedagogia da Alternância. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula Magna).

13.
SILVA, Paulo Lucas da. Teoria da evolução e cultura: notas introdutórias sobre a espécie humana e sua cultura. 2009. (palestra).

14.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . Pesquisa em formação humana e educação na teoria crítica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . Pesquisa em Formação Humana e Educação na Teoria Crítica. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

16.
SILVA, Paulo Lucas da. Família e Escola - Valores. 2008. (palestra).

17.
SILVA, Paulo Lucas da. Professores: entre a Direção, Alunos e o Conhecimento. 2008. (palestra).

18.
SILVA, Paulo Lucas da. O papel do professor frente aos desafios do século XXI. 2008. (palestra).

19.
SILVA, Paulo Lucas da. Ética e Políticas Públicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SILVA, Paulo Lucas da. Noções Básicas de Projetos e Pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SILVA, Paulo Lucas da. Ética e Políticas Públicas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

22.
SILVA, Paulo Lucas da. ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TRABALHOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SILVA, Paulo Lucas da. EDUCAÇÃO ? PARA QUÊ? O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO (ministrado para a turma de Pedagogia 2004). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e Emancipação: perspectivas da formação do sujeito em Adorno. 2000. (palestra e debate).

25.
SILVA, Paulo Lucas da. Neoliberalismo e Globalização. 2000. (palestra e debate).

26.
SILVA, Paulo Lucas da. Ética e relações interpessoais na Escola. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
SILVA, Paulo Lucas da. Espiritualidade e a Existência do ser. 1999. (palestra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, Paulo Lucas da. II Encontro dos Docentes da UFPA. 2008 (Seminário).

2.
SILVA, Paulo Lucas da. II Encontro dos Docentes da UFPA. 2008 (Seminário).

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Irracionalida, racionalidade e Filosofia. 2003 (Comunicações).

4.
SILVA, Paulo Lucas da. A indústria cultural e o crítico dialético da cultura: do uno à possibilidade do diferente. 2003 (Comunicações).

5.
SILVA, Paulo Lucas da. Estudo do Diagnóstico de três localidades do Município de Brasil Novo. 2003 (Seminário).

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Seminário de Projetos de Pesquisa para o TCC. 2003 (Seminário).

Demais trabalhos
1.
SILVA, Paulo Lucas da. PRINCIPIOS DE CONDUTA NA ARGUMENTAÇAO:SOBRE A PRODUÇAO DE UMA CONSCIENCIA VERDADEIRA EM ADORNO. 2009 (Comunicação) .

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e humanidade em Adorno. 2004 (Comunicação) .

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Educação e emancipação: investigações acerca da formação do sujeito em Adorno. 2001 (Comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMADOR, A.C.F.B.; PAIS, C.A.F.; COSTA, A.A.T.; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Katya Regina Matos batista. A implementação do regime de competência na qualidade das informações contábeis: uma análise de suas características na tomada de decisão dos gestores públicos da grande Belém. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em gestão de Empresas) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de Erwin Uchôa da Silva e Eliane Uchôa da Silva. A representação da imagem do negro nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇOES ETNICORRACIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
SILVA, Paulo Lucas da; SALM, R.; MELO, G.E.L.. Participação em banca de Daniel Falcadi. Queixas mais frequentes em consultas médicas na comunidade de ribeirinhos do Rio Xingu - Pará. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em X Curso de Especialização em Saúde Pública) - Universidade do Estado do Pará.

3.
SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de ANA LÚCIA MAIA DA SILVA. EDUCAÇÃO RURAL: UMA NOVA VISÃO DE FORMAÇÃO HUMANA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Problemas Regionais) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de ROSENILDE SAMPAIO.DIFICULDADES DE LEITURA NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS: PERCEPCOES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de ELIANE TEIXEIRA DE SOUSA.PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NO 1 CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS: DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGOGICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de IRES DE SANTANA LACERDA.A RELACAO PROFESSOR-ALUNO E OS DESAFIOS PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MELVIN JONES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de MARIA IZABEL JORGE.RELACAO PROFESSOR-ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de ROSA MARIA DE MATOS.DESAFIOS PARA IMPLANTACAO DAS DIMENSOES INDISSOCIAVEIS NA EDUCACAO INFANTIL: CUIDAR E EDUCAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de OLGA JURASTIH DA SILVA.LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS: CONCEPCAO DOS PROFESSORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de PAULO CESAR KNIERIM GURUNGA.EDUCACAO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIENCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de GERLY OLIVEIRA DA LUZ.PROJETO POLICO PEDAGOGICO: IMPLICACOES PARA O ENSINO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de RONIVIA TEIXEIRA PONTES.LUDICIDADE: RELATO DE EXPERIENCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de MARIA DA CONCEICAO DO NASCIMENTO SILVA.MULTISSÉRIE:LUDICIDADE COMO ESTRATEGIA DE ENSINO DA MATEMATICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de ELDIMA FAGUNDES VIEIRA.A IMPORTANCIA DA LEITURA E A SUA RELACAO COM O ENSINO DA MATEMATICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de MARIA RISALVA DA SILVA COSTA.HISTORIA DE VIDA: TRAJETORIA DE UMA PROFESSORA DA TRANSAMAZONICA - URUARA-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de EUNICE LEAL BUENO.LEITURA E PLANEJAMENTO EM SALAS DE MULTISSERIADO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, Paulo Lucas da; CARDOSO, N.S.. Participação em banca de OZENRINA DA SILVA BATISTA.AS DIFICULDADES DE LEITURA ENTRE OS ALUNOS DO 3 E 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE ANTONIO NA ZONA RURAL DE PLACAS-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
SILVA, Paulo Lucas da; FERREIRA, Lindomal dos Santos. Participação em banca de Elisangela Trzeciak de Mesquita.Influências da exploração madeireira na comunidade do Pontal, Medicilândia, PA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
FERREIRA, Lindomal dos Santos; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Francinalva Santos de Souza.Um estudo sobre a utilização do planejamento diária na EMEF Antônio Roque Lopes, Uruará, PA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; SILVA, Paulo Lucas da. Participação em banca de Lindomar Bonfim de Souza.As faces da violência escolar: um estudo introdutório. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

18.
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; SILVA, Paulo Lucas da; MONTE, M. A. B.. Participação em banca de Claudinéia Barbosa Cabral Silva e Willamis S. Flor de Lima.EDUCAÇÃO RURAL E CLASSES MULTISSERIADAS: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS EDUCADORAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

19.
SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; SILVA, Paulo Lucas da; MONTE, M. A. B.. Participação em banca de Diva Oliveira de Souza e Elineide Davi Silva Lopes.Sistema multisseriado de ensino no município de Vitória do Xingu. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

20.
SILVA, Paulo Lucas da; PADILHA, Raimundo Wanderley Correa; HERRERA, José Antonio. Participação em banca de Michel Cleyton do Carmo Silva e Fabiana Elbi Rodrigues.Fundamentos políticos do conceito de cidadania do Projeto Educação cidadã na Transamazônica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

21.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; FERREIRA, Lindomal dos Santos. Participação em banca de Elaine Cardoso dos Santos.Casa Familiar Rural: uma análise do plano de formação como currículo escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

22.
SILVA, Paulo Lucas da; CARVALHO, A. M. O. T.. Participação em banca de Haroldo César S. Andrade.Populações ribeirinhas:às duas margens do rio. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MILEO, I. S. O.; SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, M. I. C.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

2.
MILEO, I. S. O.; SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, M. I. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor da Carreira do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

3.
MILEO, I. S. O.; SILVA, Paulo Lucas da; LOPES, R. S.. Concurso Publico para Professor do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

4.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2014. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

5.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2014. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

6.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2014. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2014. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

8.
Silva Júnior, W.; DIAS, M. B.; SILVA, Paulo Lucas da. Concurso Público para o Magistério Superior - (Prof. Assistente)Matéria Ensino de Geografia. 2010. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

9.
TAVARES, M.G.C.; SILVA, Paulo Lucas da. Concurso Público para Magistério Superior -(Prof Assistente) Matéria Geografia Humana. 2010. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

10.
SANTANA, D.S.; SILVA, L.F.; SILVA, Paulo Lucas da. Concurso Público para o Magistério Superior (Prof Assistente) Matéria Vivência Pré-profissional-Metodologia do Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado. 2010. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

11.
COSTA, G.D.; SILVA, Paulo Lucas da; MIRANDA, J. V. A.. Concursos Públicos de Provas e Títulos para o provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior-Didática Geral. 2009. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

12.
OLIVEIRA, N. C. M.; SILVA, Paulo Lucas da; REIS, N.. Concursos Públicos de Provas e Títulos para o provimento de cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior- Política e Legislação da Educação. 2009. Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA.

13.
SILVA, Paulo Lucas da; MEGUINS, Rosimê da Conceição; MIRANDA, J. V. A.. Provas e Títulos para Ingresso no Magistério Superior. 2009. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

14.
SILVA, Paulo Lucas da; MEGUINS, Rosimê da Conceição; MIRANDA, J. V. A.. Concurso Público - Provas e Títulos para ingresso no Magistério Superior. 2009. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

15.
SILVA, Paulo Lucas da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; MELO, L. B.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NA MATÉRIA LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2007. Universidade Federal do Pará.

16.
SILVA, Paulo Lucas da; SOUSA, C. A. M.. Processo seletivo simplificado para seleção de professor substituto - Matéria História da Educação. 2006. Universidade Federal do Pará.

17.
GIORDANO, R. C.; PINHEIRO, G. A. S.; SILVA, Paulo Lucas da. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Matéria Psicologia da Educação. 2006. Universidade Federal do Pará.

18.
SILVA, Paulo Lucas da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; BARROS, Flavio Bezerra. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto - Matéria Pesquisa Educacional. 2005. Universidade Federal do Pará.

19.
SILVA, Paulo Lucas da. COMISSÃO JULGADORA DA SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - Matéria:Legislação da Educação. 2003. Universidade Federal do Pará.

20.
GIORDANO, R. C.; SOARES, R. L. M.; SILVA, Paulo Lucas da. Processo de seleção para professor substituto da disciplina Filosofia da Educação. 2000. Universidade Federal do Pará.

21.
AIRES, J. L.; SILVA, Paulo Lucas da; ABREU, W. F.. Processo Seletivo para professor substituto - edital 001/99 do CCSE/UEPA. 1999. Universidade do Estado do Pará.

Outras participações
1.
MOREIRA, D. A.; SILVA, Paulo Lucas da; MAGALHÃES, F.P.. Progressão Funcional por Interstício Adjunto IV para Classe D - Associado I. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

2.
SILVA, M. S.; SILVA, Paulo Lucas da; SARAIVA, M. P.. Membro do Nucleo Docente Estruturante NDE da Fauldade de Geografia Campus Altamira. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

3.
MOREIRA, D. A.; SILVA, Paulo Lucas da; SILVA. R. M.. Banca de Análise de Relatório de Ativividades para Progressão Funcional por Insterstício. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

4.
PARRY, M. M.; SILVA, Paulo Lucas da; MOREIRA, D. A.. Banca de Análise de Relatório de Atividades para Progressão Funcional por Interstício. 2016. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

5.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE ANÁLISE DE RELATÓRIOS PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL POR INTERSTÍCIO. 2013. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

6.
SILVA, Paulo Lucas da. BANCAS DE ANÁLISE DE RELATÓRIOS PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL. 2013. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

7.
SILVA, Paulo Lucas da. ANÁLISE DE RELATÓRIOS PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL POR INTERSTÍCIO. 2012. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

8.
SILVA, Paulo Lucas da; MIRANDA, J. V. A.; COSTA, G.D.. Processo Seletivo do Curso de Especialização em. 2009. Faculdade de Educação UFPA Campus Altamira.

9.
SILVA, Paulo Lucas da; PARRY, M. M.; NOGUEIRA, R. C.. Banca de Análise de atividades para progressão Funcional (Prof. Dr. José Valdinei A. Miranda). 2008. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

10.
SILVA, Paulo Lucas da; TESTON, J. A.. Banca de Análise do Relatório de Atividades para Progressão Funcional (Daniela dos Santos Santana). 2008. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

11.
SILVA, Paulo Lucas da; PARRY, M. M.; TESTON, J. A.. Banca de Análise do Relatório de Atividades para progressão Funcional (Prof. Dr. Francisco Ricardo Negri). 2008. Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira.

12.
SILVA, Paulo Lucas da; LINDOSO, S.; SOUSA, F. N.; ARAUJO, R. S.; JANUÁRIO, R. S.; SILVA, J. F.. COMISSÃO ELEITORAL (ELEIÇÃO À COORDENAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA). 2007. Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, Paulo Lucas da; MOREIRA, D. A.; MAGALHÃES, F.P.. COMISSÃO DE ANÁLISE DE PROCESSO DE ASCENÇÃO FUNCIONAL (Prof. Me. Lindomal dos Santos Ferreira). 2006. Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, Paulo Lucas da; FERREIRA, Lindomal dos Santos; BARROS, Flavio Bezerra. Seleção para Professor substituto da matéria Pesquisa Educacional. 2004. Universidade Federal do Pará.

15.
SILVA, Paulo Lucas da; PADILHA, Raimundo Wanderley Correa; FERREIRA, Lindomal dos Santos. Processo de Seleção Simplificado para Professor Substituto de Filosofia da Educação. 2003. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário Nacional de Educação Básica.Elementos para a pesquisa sobre formação humana e educação na Teoria Crítica. 2017. (Oficina).

2.
IX FIPED.Oficina PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA. 2017. (Oficina).

3.
VIII Fórum Internacional de Pedagogia (VIII FIPED).GT 37 ? FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. 2016. (Outra).

4.
XXVII SEMINIC UFPA.Relatório Final IC. 2016. (Seminário).

5.
COLOQUIO EPISTEMOLOGIA E CIENCIAS HIUMANAS.EPISTEMOLOGIA E RIGOR CIENTÍFICO EM CIENCIAS HUMANAS. 2014. (Outra).

6.
V Forum Internacional de Pedagogia.A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Oficina).

7.
54 International Congress of Americanists.Dialéctica e multiplicidade cultural: da submissão ao diálogo entre culturas. 2012. (Simpósio).

8.
Aula Inaugural PROCAMPO/PARFOR IFPA.Educação do Campo, Currículo e Práticas Sociais. 2011. (Outra).

9.
II Seminário de Pesquisa em Educação do Campo: desafios teóricos e práticos.Educação do Campo e realidade: reflexões sobre o locus humano. 2011. (Seminário).

10.
III FIPED Forum Internacional de Pedagogia- FECLESC.Projeto de Pesquisa em Educação na Teoria Crítica. 2010. (Outra).

11.
2ª edição do Ciclo de Palestras em Biodiversidade.Teoria da evolução e cultura: notas introdutórias sobre a espécie humana e sua cultura. 2009. (Seminário).

12.
5ª SEMANA DE ESTUDOS PEDAGOGICOS SEP ALTAMIRA UFPA.O QUE É SER EDUCADOR?. 2009. (Outra).

13.
Colóquio sobre Metodologias da Aprendizagem.Metodologias de Ensino. 2009. (Seminário).

14.
II FIPED FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.PESQUISA EM EDUCAÇAO NA TEORIA CRITICA. 2009. (Outra).

15.
XXVIII REUNIAO DO FORUMDIR.AVALIAÇAO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS ALTAMIRA UFPA. 2009. (Encontro).

16.
I Fórum Internacional de Pedagogia - I FIPED.Pesquisa em formação humana e educação na teoria crítica. 2008. (Oficina).

17.
PALESTRA E DEBATE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.DEBATES SOBRE VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO/RECUPERAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, OU: PARA ALÉM DA CIDADANIA BURGUESA. 2008. (Outra).

18.
Seminário do Movimento Consciência Negra.20 de novembro: a luta pela igualdade entre os povos e combate à discriminação racial. 2008. (Seminário).

19.
Seminário do Movimento Consciência Negra.Educação e Etnocidadania. 2008. (Seminário).

20.
Seminário Internacional Amazônia e fronteiras do conhecimento.Minima moralia e educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural. 2008. (Seminário).

21.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.DELEGADO DO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA. 2007. (Outra).

22.
3ª CONFERENCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO PARÁ.DELEGADO DA PRELAZIA DO XINGU - ALTAMIRA -PA. 2007. (Outra).

23.
ASSEMBLÉIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA.QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS ARTÍSTICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS. 2007. (Outra).

24.
ASSEMBLÉIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MEDICILÂNDIA.Qualidade Social da Educação e Democratização dos processos artísticos, científicos e tecnológicos. 2007. (Outra).

25.
IV SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS DO CAMPUS DE ALTAMIRA -UFPA.MINI-CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE PROJETOS DE PESQUISA. 2007. (Outra).

26.
Encontro de Coordenadores(as) de Cursos de Pedagogia da UFPA.Avaliação do Curso de Pedagogia no Campus de Altamira. 2006. (Encontro).

27.
4ª ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (PARA OS MONITORES DAS CASAS FAMILIARES RURAIS ? ARCAFAR N/NE).Os monitores e os instrumentos da Pedagogia da Alternância. 2004. (Outra).

28.
COLÓQUIO INTERNACIONAL TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO.Educação e humanidade em Adorno. 2004. (Outra).

29.
II Forum Municipal de Educação.A participação da Família na Escola. 2004. (Outra).

30.
1ª ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (PARA OS MONITORESDAS CASAS FAMILIARES RURAIS - ARCAFAR N-NE). 2003. (Outra).

31.
2ª ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL (PARA OS MONITORES DAS CASAS FAMILIARES RURAIS ? ARCAFAR N/NE). 2003. (Outra).

32.
3ª Semana de Integração das Ciências Agrárias.Formação como proposta para o desenvolvimento rural. 2003. (Seminário).

33.
ASSEMBLÉIA GERAL DAS CASAS FAMILIARES RURAIS DO ESTADO DO PARÁ (Criação da ARCAFAR PARÁ). 2003. (Outra).

34.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO E EDUCAÇÃO: processos de produção elegitimação de saberes.Trabalho e Educação - perspectivas da Teoria Crítica. 2003. (Seminário).

35.
SEMINÁRIO:ESTUDO DO DIAGNÓSTICO DE TRÊS LOCALIDADES DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO.DEBATEDOR. 2003. (Seminário).

36.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC.EDUCAÇÃO E VALORES ÉTICOS. 2003. (Seminário).

37.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DAS CASAS FAMILIARES RURAIS NORTE/NORDESTE DO BRASIL. 2002. (Encontro).

38.
I SIMPÓSIO SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA DA REGIÃO SUDESTE.Irracionalidade, racionalidade e Filosofia. 2002. (Simpósio).

39.
Projeto Quintas das Ciências.Palestra: Sobre os Estudos de línguas indígenas no Brasil. 2002. (Outra).

40.
Encontro Internacional Filosofia e Educação-Fórum do Centro-Oeste sobre Ensino de Filosofia.Encontro Internacional de Filosofia e Educação - Fórum do Centro-Oeste sobre Ensino de Filosofia. 2001. (Encontro).

41.
Seminário Regional Norte - Reforma do Estado e a Crise da Universidade Pública.Seminário Regional Norte do ANDES-SN - Reforma do Estado e a Crise da Universidade Pública. 2001. (Seminário).

42.
I Semana Teológica sobre Exclusão e Inclusão Social na Realidade Amazônica.I Semana Teológica Exclusão e Inclusão social na Realidade Amazônica. 2000. (Outra).

43.
debate Autonomia Universitária.Debate sobre Autonomia Universitária. 1999. (Outra).

44.
I Seminário de Implantação do Currículo do curso de Pedagogia.I Seminário de Implantação do Currículo do Curso de Pedagogia. 1999. (Seminário).

45.
III Seminário de Dissertações e Teses do Centro de Educação da UFPA.III Seminário de Dissertações e Teses do Centro de Educação da UFPA. 1998. (Seminário).

46.
II Seminário de Iniciação Científica do Centro de Educação da UFPA.II Seminário de Iniciação Científica do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará. 1998. (Seminário).

47.
1 Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Altamira. 1997. (Outra).

48.
III Encontro de Professores sobre a interiorização da UFPA e II Encontro de Docentes da UFPA.Encontro de Professores da Interiorização e docentes da UFPA. 1997. (Encontro).

49.
I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará.I Seminário de iniciação científica do Centro de Educação - UFPA. 1997. (Seminário).

50.
Seminário Teorias da Globalização.Teorias da globalização. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Paulo Lucas da; GOMES E SILVA, Ivana de Oliveira ; OLIVEIRA, J. G. O. ; OLIVEIRA,A.L.A. . Comissão Organizadora IX Fiped. 2017. (Outro).

2.
SILVA, Paulo Lucas da. Comissão Organizadora VIII Fiped. 2016. (Congresso).

3.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. ; BRITO, J. S. . II Maio Rural: Seminário de Pesquisa e Educação no Campo. 2009. (Outro).

4.
SILVA, Paulo Lucas da. I MAIO RURAL. 2008. (Outro).

5.
SILVA, Paulo Lucas da. IV SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. 2007. (Outro).

6.
SILVA, Paulo Lucas da. Assembléia Municipal de Educação de Altamira. 2007. (Outro).

7.
SILVA, Paulo Lucas da. Seminário Repensando a Educação: Educação na atualidade e a LDB-96,Ed. Popular, Ed. e questão da criança/adolescente,Ed. rural, Ed. indígena, Ed. e mulher.. 1997. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Lindinalva B. da C. B. de Oliveira. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PARFOR: UMA ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS EDUCADORES DA REGIÃO DA TRANZAMAZÔNICA/XINGU. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Supervisão e Formação de Professores) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

2.
LOURIVAL FERREIRA DOS SANTOS. UM ESTUDO DOS RESULTADOS DA GESTÃO DOS PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO ?SE LIGA E ACELERA? FIRMADO PELO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA E A FUNDAÇÃO AYRTON SENNA E A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).

3.
Paulo Altino Freitas da Cruz. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO EDUCACIONAL, O MODELO DE ORGANIZAÇÃO E AS FORMAS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS VIVENCIADAS NO IFPA CAMPUS DE ALTAMIRA. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
JAKSON JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA. Teoria Administrativa e Educação. Um estudo de caso da gestão da educação pública na Amazônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Paulo Lucas da Silva.

Tese de doutorado
1.
Jakson José Gomes de Oliveira. La percepción de los maestros de la educación básica sobre la política de formación docente en Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidad Kennedy, . Coorientador: Paulo Lucas da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
LUZIA DOS SANTOS ALVES E MESAILDE SOUZA DE OLIVEIRA. QUESTOES ETNICORRACIAIS NO IFPA:A IMPORTANCIA DA EDUCACAO PROFISSIONAL E TECNICA NA ASCENSAO ESCOLAR DO NEGRO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇOES ETNICORRACIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

2.
Lourival Ferreira dos Santos e Marilza Bolsanello Tesch. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, LEGISLAÇÃO E ESCOLA: UM PEQUENO ESTUDO.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇOES ETNICORRACIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

3.
Andreany dos Santos silva e Kátia Barros Santos. Educação,sujeito da educação e relações etnicorraciais:um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇOES ETNICORRACIAIS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

4.
Adriana Ferreira de Jesus. Multiculturalismo, preconceito e educação. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

5.
Elisangela Enes Alves de Sousa. Educação Ambiental e Práticas ambientalistas na escola: um estudo sobre a prática docente. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

6.
José Roberto Araujo de Sousa. Educação no Brasil: Trajetória sócio-histórica da escola rural. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

7.
Miguel Teixeira de Freitas. Concepção de Homem e educação em Ernani Fiori. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Cultura: Confluências) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

8.
Daniel Falcadi. Queixas mais frequentes em consultas médicas na comunidade de ribeirinhos do Rio Xingu - PA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em X Curso de Especialização em Saúde Pública) - Universidade do Estado do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

9.
WALDINÉA S. CASTRO ANDRADE. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: Uma análise do PANFLOR. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Problemas Regionais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

10.
Maria Fritzen. Avaliação de 1ª a 4ª série segundo os PCN's. 2002. 32 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Problemas Regionais) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOAO MARCOS RAMALHO FONSECA. ABORDAGENS FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO: POSITIVISMO, FENOMENOLOGIA E DIALÉTICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

2.
MARIANO LUIZ SOUSA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO E SEMIFORMAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

3.
CRISTIANA GLEISE DOS REIS SOBRINHO. ESTUDO CRÍTICO DA OBRA CLÁSSICA SOBRE O OFICIO DO ESCRITOR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

4.
ANNE CAROLINE DE OLIVEIRA ANDRADE. FILOSOFIA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

5.
Rayani Farias de Araújo. Filosofia e Educação: Apontamentos sobre o percurso filosófico no Ocidente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

6.
EVANDA MENEZES DA SILVA BOTELHO. LIVRO DIDÁTICO E MÚSICA BRASILEIRA: REPRESENTACÕES ACERCA DOS POVOS INDÍGENAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

7.
JACIRENE VIEIRA DE SOUZA. EDUCACAO INCLUSIVA: RESPEITO A DIVERSIDADE NA ESCOLA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

8.
EVERALDO GENEROSO. UMA HISTORIA DE VIDA NA PERSPECTIVA DA FORMACÃO PROFISSIONAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

9.
MARCILENE AMORIM DE SOUZA. A FORMACÃO CIDADÃ DA CRIANCA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

10.
GEILSON LIMA VASCONCELOS. ETICA E EDUCACÃO: IMPLICACOES NA EDUCACAO CONTEMPORANEA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

11.
DELVAN BENTO DA SILVA. AS CONTRADICOES NAS POLITICAS EDUCACIONAIS: QUALIDADE NA EDUCACAO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

12.
GUNNAR VINGREN BARRA DA SILVA. EDUCACAO INCLUSIVA E PRATICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE PLACAS-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

13.
DAYLCE MORAES TORRES. Educação, Formação Humana e Construção do Sujeito Ético,. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Campus Altamira UFPA. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

14.
Maria Aparecida Silva de Lima. Cultura e educação rural:análise inicial da experiência em CFR's na Transamazõnica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

15.
KEYLA MÁRCIA PEDROSA. Educação, linguagem e novas tecnologias: passos e descompassos de linguagem entre professores e alunos no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

16.
Viviane Speroto. Formação dos jovens agricultores nas Casas Familiares Rurais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

17.
Alain John da Costa Lemos. Música e Educação: uma abordagem introdutória sobre a impotância e a possibilidade da música na escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

18.
Siméia Braga do Nascimento. Negritude e fala oficial: Estudo introdutório sobre as cotas, reservas de vagas para negros na Universidade Pública. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

19.
Jorge Ferreira da Silva e Juscelino Silva Brito. Educação e Emancipação: Ensaios sobre educação, educação rural e formação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

20.
Marla Cristina de Lima Costa e Sidneia Santos de Sousa. Pedagogia da alternância e Casa Familiar Rural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

21.
Eliane Coelho dos Santos e Joselândia Barbosa de Aquino. O papel da família e da escola na educação dos filhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

22.
Raimunda Nunes de Oliveira e Vanir Maria do Amaral. A interdisciplinaridade como prática na produção do conhecimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

23.
Hosana Tavares da Silva e Verônica Núncio de Almeida. Educação e Cidadania: uma introdução sobre as possibilidades educacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

24.
Agnaldo Patrocínio de Oliveira. Casa Familiar Rural e Pedagogia da Alternância: uma metodologia viável para educação no campo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

25.
Clarisneide Alves da Silva e Gilvana de Fátima Teixeira. A interdisciplinaridade no Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

26.
Edson Nascimento dos Santos e Isaías da Conceição Jacinto. Casa Familiar Rural de Brasil Novo: estudos sobre a relação família-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

27.
CARLENE SARAIVA E GIOCLEZIA ALVES. FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PA. 2005. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

28.
Maria da Glória Alves Portugal e Orduene Peres da Silva. A Casa Familiar Rural na Transamazônica e o Espaço do Pedagogo. 2003. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

29.
Maisa Cestaro Bortolotti e Marcia Patricia Sousa dos Santos. Adorno, o Pedagogo e o Mercado de Trabalho. 2003. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

30.
Climênia Maria Lacerda de Oliveira e Irene Lopes Cavalcante. Educação em Paulo Freire. 2003. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

31.
Ivana de Oliveira Gomes e Silva. Educação em Adorno: reflexões a partir da Teoria Crítica. 2003. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

32.
Cláudio Wilson Soares Barbosa. A justiça em A República de Platão. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Instituto Regional Para Formação Presbiteral Cnbb N2. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

Iniciação científica
1.
Marcílio da Silva Ribeiro. Entre a formação e semiformação no campo: dicotomia produzida e reconciliação dialética do universal e do particular. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

2.
Rafaela Lima Coelho. Entre a formação e semiformação no campo: dicotomia produzida e reconciliação dialética do universal e do particular. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - (UFPA) Campus Universitário de Altamira, Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Orientador: Paulo Lucas da Silva.

3.
Maria Aparecida Silva de Lima. Educação no campo, formação específica e semiformação. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Lucas da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, A. S.2018SILVA, A. S. ; SANTOS, K. B. ; SILVA, Paulo Lucas da . Educação, Sujeitos da educação e Relações Etnicorraciais. NOVA REVISTA AMAZÔNICA, v. 1, p. 31-48, 2018.


Livros e capítulos
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; ABREU, W. F. . Ideias de Educação e Filosofia. 1. ed. Belém: EdUFPA, 2013. v. 1. 310p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Paulo Lucas da. Minima moralia e educação:reflexões sobre a formação humana na educação rural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e . Dialéctica e multiplicidade cultural: da submissão ao diálogo entre culturas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, Paulo Lucas da; OLIVEIRA, J. G. O. . DIALÉTICA, PESQUISA E FORMAÇÃO HUMANA NA GRADUAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, Paulo Lucas da. GEOGRAFIA E EPISTEMOLOGIA: UM OLHAR DIALÉTICO SOBRE SUAS CATEGORIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. . A IMPORTÂNCIA DA TEORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, Paulo Lucas da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e ; OLIVEIRA, J. G. O. ; OLIVEIRA,A.L.A. ; SILVA, A. S. ; SILVA, M. C. C. . http://gedec.blogspot.com.br/2009/05/gedec-cc.html. 2009; Tema: DIALETICA EDUCACAO E CULTURA - GRUPO DE PESQUISA. (Blog).



Outras informações relevantes


Gestão: Atuou como Diretor da Faculdade de educação (FAE), Campus Universitário de Altamira -UFPA.(Portaria nº 0786/2009 da Reitoria da UFPA. (março/2009 - dez/2010)
Resumo da Tese de Doutorado 
FAE/UFMG

Minima moralia e Educação: reflexões sobre a formação humana na educação rural
 
Defesa: 10 de julho de 2006.

Busca a compreensão do que significa, qual é o sentido e extensão da proposta de formação integral humana na educação rural proposta pela Casa Familiar Rural, no desenvolvimento da Pedagogia da alternância. É uma leitura da realidade prescrita e realizada da CFR, sob os aportes teóricos da Escola de Frankfurt.

A CFR se propõe ao desenvolvimento global do meio rural por meio de duas formações integrais específicas: a técnico-profissional e a integral humana.
 No aspecto técnico-profissional a CFR representa um avanço, se comparada com outras propostas de educação rural implementadas no país até a década de 1990, com abrangência nacional. Pode-se destacar:
a pedagogia da alternância, com períodos de convivência e estudo na CFR e períodos de estudo, pesquisa e convivência na propriedade (comunidade); 
temas geradores tomados da própria realidade pra serrem estudados como conteúdo da formação escolar; 
a qualificação em nível de escolarização formal para jovens, amiúde, desassistidos pela escola pública; 
uma formação com a participação das famílias, pessoas da comunidade e órgãos técnico-profissionais do meio rural; 
a preocupação com a inserção de mão-de-obra qualificada no mercado, levando em conta as especificidades rurais. 
No aspecto humano, no entanto, CFR é muito escassa, reducionista e, humanamente, insuficiente:
os pontos que orientam o eixo humano estão vinculados quase exclusivamente a características humanas de ordem biológicas e físicas: há uma preocupação determinante com o que é exterior; 
a formação cultural, condição precípua da humanização, é reduzida à profissionalização rural e o que extrapola isto é rechaçado.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 20:15:23