Mariana Machado Hecht

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5898341997683688
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui mestrado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2004), quando conduziu estudos sobre alérgenos da saliva do Triatoma infestans. Em 2008, conclui seu doutorado ( Patologia Molecular , Universidade de Brasília) demonstrando a transferência lateral do DNA mitocondrial de Trypanosoma cruzi para humanos e a herança vertical das mutações. Realizou seu Pós-Doutorado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES) e investigou a ocorrência das mutações de kDNA no genoma de Gallus gallus e sua associação com a auto-imunidade da Doença de Chagas. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, ministrando aulas de Parasitologia e Biologia da Interação Parasito-Hospedeiro. Tem experiência em Parasitologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, Doença de Chagas, Transferência lateral e horizontal de DNA, kDNA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Machado Hecht
Nome em citações bibliográficas
HECHT, M. M.;Hecht, Mariana M.;Hecht, Mariana Machado;HECHT, MARIANA;HECHT, MARIANA M;HECHT, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília.
Universidade de Brasília
70000-010 - Brasilia, DF - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Patologia Molecular.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Transferência horizontal de seqüências de minicírculos de kDNA de Trypanosoma cruzi para o genoma de chagásicos e herança vertical das mutações, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Antônio R L C Teixeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi; integração de kDNA; transferência gênica vertical; retrotransposon; evolução do genoma; Doença de Chagas.
2002 - 2004
Mestrado em Patologia Molecular.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Evidências de Preferência Alimentar de Triatoma Infestans em Aves imunizadas com Antígenos da Saliva desses Triatomíneos,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Antônio Raimundo Lima Cruz Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010
Pós-Doutorado.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.


Formação Complementar


2016 - 2016
Fundamentos da PCR Quantitativa em Tempo real (qPCR): uma abordagem teórico. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2003 - 2003
Bases Bioquímicas e Moleculares do controle biológ. (Carga horária: 120h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2001 - 2001
Estresse: mecanismos sistêmicos e moleculares.
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2000 - 2000
Estudo de proteínas na caracterização de doenças n.
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.
2000 - 2000
O envolvimento da mitocôndria e do DNA mitocondria.
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Voluntária de Parasitologia

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Parasitologia para o curso de Farmácia, UnB Professora de Imunogenética da Pós-Graduação em Patologia Molecular, Faculdade de Medicina, UnB

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Imunogenética para a Pós-graduação em Patologia Molecular



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ika, Dengue e Chikungunya: abordagem multidisciplinar para desenvolvimento de soluções aplicáveis em saúde pública
Descrição: O risco para a transmissão de dengue, chikungunya e zika depende das taxas de infecção de A. aegypti (e outros potenciais vetores) nas áreas estudadas ao longo do tempo (Diallo et al. 2014, Nyari et al. 2016). Recentemente, Zika vírus foi detectado em A. aegypti no Rio de Janeiro e existem evidências de que Culex quinquefasciatus também seja vetor desse vírus (Vogel 2016). Dessa forma, a determinação das taxas de infecção dos mosquitos por arborívus é uma informação epidemiologicamente relevante. Pouco se sabe sobre a dinâmica de transmissão de Zika e Chikungunya por mosquitos no Brasil, assim como não são conhecidas suas taxas de infecção em diferentes cenários epidemiológicos. O conhecimento da variação das taxas de infecção dos mosquitos por esses arbovírus no espaço e no tempo é fundamental para construir um modelo de risco de transmissão na área que poderia auxiliar nas medidas de prevenção e controle. Objetivo Analisar as taxas de infecção de A. aegypti, A. albopictus e Culex spp por arbovírus em municípios brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Machado Hecht - Coordenador / Nadjar Nitz - Integrante / Rodrigo Gurgel - Integrante / ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA - Integrante / Marcos Obara - Integrante / Fernando Abad-Franch - Integrante / Tatsuya Nagata - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Risco, diagnóstico e prognóstico da leishmaniose visceral canina no Distrito Federal.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gustavo Adolfo Sierra Romero em 27/04/2016.
Descrição: O controle da leishmaniose visceral americana é um problema de saúde pública desafiador pois até o momento as tentativas de controle tem falhado. Os cães, principais reservatórios do parasito no ciclo urbano de transmissão tem sido objeto das medidas de controle sem sucesso. Parte do problema radica no desconhecimento sobre os fatores que determinam o risco de infecção e adoecimento da população canina. O presente projeto pretende aplicar metodologia clássica de natureza epidemiológica para estudar determinantes desse processo incluindo de forma inovadora fatores de natureza socioeconômica dos proprietários assim como a qualidade do cuidado em saúde oferecido aos animais em uma área de transmissão muito relevante no Distrito Federal. A detecção da infecção será realizada aplicando uma combinação de testes diagnósticos convencionais e moleculares e os resultados esperados serão úteis para revisar de uma maneira mais ampla e racional a abordagem de controle proposta atualmente para a população canina. Esperasse também que a racionalização no processo de controle redunde no aprimoramento das intervenções para poder atingir o efeito desejado da redução da transmissão da doença para a população humana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Influência da Via de Transmissão do Trypanosoma cruzi na carga parasitária e produção de anticorpos específicos
Descrição: A discrepância entre o imunodiagnóstico e o diagnóstico molecular da doença de Chagas tem sido relatada pela literatura. Talvez, uma baixa carga parasitária seja insuficiente para estimular o sistema imune a produzir os anticorpos específicos. Tal hipótese ganha força ao se verificar que pacientes tratados com drogas tripanocidas passam a apresentar testes imunológicos negativos, enquanto os resultados de PCR permanecem positivos, com quantidades muito pequenas de parasitos. Um aspecto que pode ser determinante na carga parasitária é a via de infecção do hospedeiro. A pesquisa objetiva avaliar se a via de transmissão do Trypanosoma cruzi pode influenciar na determinação da carga parasitária e produção de anticorpos específicos de animais na fase crônica da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Mariana Machado Hecht - Coordenador / Nadjar Nitz - Integrante / Luciana Hagström - Integrante / Marcele Ribeiro - Integrante / Camilla Santana - Integrante.
2015 - Atual
Identificação de marcadores moleculares para diagnóstico e prognóstico da doença de Chagas
Descrição: A doença de Chagas é considerada uma doença negligenciada e gera alta morbidade e mortalidade na América Latina. Tal situação cria desafios aos governos, exigindo o planejamento de estratégias para o diagnóstico rápido, prático e abrangente, para facilitar o tratamento clínico de indivíduos infectados. Atualmente, os métodos de diagnóstico das infecções pelo protozoário Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, são baseados na busca por anticorpos específicos que o sistema imunológico dos humanos gera contra moléculas do T. cruzi. Entretanto, tais testes apresentam limitações, como falsos positivos. Este estudo propõe o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico mediante a identificação de biomarcadores. Proteínas recombinantes do parasito serão analisadas quanto à antigenicidade e testadas em ensaio sorológico com amostras de pacientes chagásicos. Estes antígenos também serão avaliados como possíveis marcadores de prognóstico. Além disso, o diagnóstico molecular por qPCR possibilitará quantificar a carga parasitária em pacientes com diferentes apresentações clínicas, tratados e não-tratados. A qPCR também será utilizada para a quantificação de possíveis marcadores genéticos de prognóstico. Estudos sugerem que regiões do DNA de T. cruzi se integram no genoma do hospedeiro. Estas inserções parecem estar associadas ao desenvolvimento da cardiomiopatia, podendo ser utilizadas como possíveis marcadores de prognóstico. O desenvolvimento de inovações metodológicas para diagnóstico e prognóstico da doença de Chagas possibilitará uma melhor avaliação da evolução clínica dos pacientes e da eficácia do tratamento, sendo de grande importância para a saúde pública e sanitária do Distrito Federal e do país...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Validação dos testes moleculares aplicados na detecção do Trypanosoma cruzi em humanos
Descrição: As infecções pelo Trypanosoma cruzi e a doença de Chagas representam um sério problema de saúde na América Latina. Exames sorológicos para detecção do parasito apresentam com frequência resultados duvidosos ou falso-positivos. Desta forma, os testes moleculares são uma boa alternativa para complementar e/ou firmar o diagnóstico. Diante disto, o objetivo deste estudo é comparar diferentes protocolos de extração de DNA humano e de reações de PCR de maneira a validar uma metodologia molecular para detecção do T. cruzi em humanos. Assim, amostras de sangue periférico de indivíduos com suspeita de infecção pelo cinetoplastídeo passarão por testes imunológicos e serão divididas em três grupos: (1) sorologia positiva, (2) sorologia negativa e (3) sorologia duvidosa. Em seguida, quatro protocolos de extração de células nucleadas sanguíneas serão testados nas amostras com e sem guanidina (fenol-clorofórmio, fervura em resina quelante e utilização de dois kits diferentes). O DNA extraído será amplificado com marcadores moleculares específicos para a detecção do DNA nuclear (nDNA) do T. cruzi através das reações de qPCR com agente intercalante SYBR Green, qPCR com sonda de hidrólise duplamente marcada e nested-qPCR. A validação de técnicas com maior sensibilidade e especificidade permitirão a detecção precoce das infecções, assim como o esclarecimento de diagnósticos duvidosos e casos de reações cruzadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Presença do RNA Vírus de Leishmania está associada ao aumento de mestástase e comprometimento das mucosas na Leishmaniose Tegumentar Americana?
Descrição: A leishmaniose é uma zoonose transmitida por meio da picada de flebotomíneos, causada por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania. A organização Mundial de saúde estima que existam 12 milhões de pessoas infectadas em todo mundo, sendo considerada uma doença tropical negligenciada. A doença pode se apresentar como leishmaniose visceral e tegumentar, subdividida em cutânea, mucocutânea e difusa. A presença do vírus de RNA em espécies sul-americanas do subgênero L. (Viannia) foi detectada há várias décadas, entretanto, apenas recentemente foi descrita a relação no aumento da virulência e metástase das lesões. O RNA Vírus de Leishmania (LRV) detectado em lesões cutâneas de pacientes infectados com Leishmania (V.) guyanensis, mostrou-se um potente imunógeno, induzindo uma resposta inflamatória exacerbada, contribuindo para o aumento da gravidade da doença e persistência do parasito. Entretanto, estudos realizados no Brasil, não demonstrara a relação da gravidade em casos crônicos de leishmaniose tegumentar causados por L. (V) braziliensis. Não se sabe se o LRV estaria envolvido na resistência ao tratamento com anti-leishmanicidas. Pesquisas ratificam a necessidade de mais pesquisas clínicas em que os pacientes pudessem ser acompanhados por um tempo maior. Adicionalmente, a relação da presença do LRV e a resistência tratamento ainda não foi estudada. Dessa forma, é imprescindível a continuidade das pesquisas visando ampliar a compreensão dos processos multifatoriais envolvidos no desenvolvimento das lesões presentes na Leishmaniose Tegumentar Americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Transmissão congênita do Trypanosoma cruzi e tolerização aos antígenos parasitários
Descrição: A transmissão transplacentária do Trypanosoma cruzi pode causar aborto, nascimento prematuro ou lesões fetais em diversos órgãos. O diagnóstico dos infantes costuma ser realizado entre 10-12 meses de idade por identificação microscópica dos parasitos no sangue periférico ou testes sorológicos. Entretanto, resultados negativos nesses exames devem ser analisados com muita cautela. Primeiro porque, na idade em que as crianças são avaliadas, a infecção já está em sua fase crônica e, Página 1 de 6consequentemente, a quantidade de parasitos circulante é muito pequena, dificultando a visualização microscópica. Segundo, é possível que fetos expostos a antígenos parasitários durante as fases iniciais do desenvolvimento embrionário tornem-se hiporresponsivos aos mesmos antígenos se desafiados após o nascimento, o que pode resultar em falsos negativos nos testes imunológicos. Diante do exposto, este projeto visa verificar se camundongos nascidos de mães infectadas com o T. cruzi desenvolvem tolerância imunológica aos antígenos do parasito. Para tanto, realizaremos testes sorológicos para identificação de anticorpos específicos anti-T.cruzi e PCR quantitativa (qPCR) para avaliação da carga parasitária de cada animal. Os filhotes que apresentarem resultados positivos nos testes moleculares e resultados negativos nos testes sorológicos serão desafiados com tripomastigotas para se avaliar a responsividade imunológica. A confirmação de tal hipótese reforçará a necessidade de se rever os métodos de diagnóstico utilizados para triagem neonatal e de doadores de sangue, visto que muitos resultados falso-negativos poderão ser obtidos com as técnicas utilizadas atualmente. OBJETIVO Este projeto tem como objetivo geral avaliar se camundongos que adquiriram o Trypanosoma cruzi pela via congênita tornam-se tolerantes aos antígenos desse parasito. Os objetivos específicos são: ? Avaliar a produção de anticorpos específicos anti-T. cruzi em camundongos nascidos de mães chagásicas; ? Padronizar e realizar PCR quantitativa (qPCR) para se determinar a carga parasitária da prole de camundongos fêmeas chagásicas; ? Desafiar, com formas tripomastigotas, os filhotes que apresentarem testes sorológicos negativos na presença de testes moleculares positivos; ? Reavaliar a produção dos anticorpos específicos anti-T. cruzi e a carga parasitária nos camundongos que receberam o desafio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mariana Machado Hecht - Coordenador / Alessandro Sousa - Integrante / Nitz, Nadjar - Integrante / Moraes, Aline Silva - Integrante / Gurgel-Gonçalves, Rodrigo - Integrante / Marcele Ribeiro - Integrante / Camilla Santana - Integrante / Guilherme Marques - Integrante / Bruno Dallago - Integrante / Thaís Tâmara Minuzzi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Avaliação da possível transmissão sexual do Trypanosoma cruzi em Mus musculus
Descrição: Atualmente, existem 16-18 milhões de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi, e mais de 100 milhões sob o risco de adquirir essa infecção. Destes, um terço irá desenvolver a forma crônica da doença atinge o coração, intestinos e sistema nervoso periférico, podendo tornar o paciente incapacitado para o trabalho e, nos casos mais graves, levá-lo a óbito. Devido à inexistência de deremédios ou vacinas capazes de prevenir o desenvolvimento da patologia crônica, a maneira mais efetiva de se combater a doença de Chagas é interrompendo a sua transmissão. A principal via de transmissão do T. cruzi ocorre por meio de insetos triatomíneos, mas as vias transplacentária, oral e transfusional também desempenham importante papel na disseminação da doença. A transmissão da Doença de Chagas por via sexual ainda não foi relatada, mas existem indícios crescentes de que esta pode ser uma nova via de aquisição do T. cruzi, sendo de fundamental importância a sua confirmação, o que poderá ser feito em modelo experimental, através do cruzamento de camundongos infectados com camundongos sadios e posterior avaliação de aquisição da infecção por testes imunológicos e de biologia molecular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mariana Machado Hecht - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
ASSOCIAÇÃO DE LOCI DAS MUTAÇÕES DE KDNA DE TRYPANOSOMA CRUZI NO GENOMA COM O PROGNÓSTICO DO CHAGÁSICO
Descrição: Nós queremos avaliar freqüência e efeito da integração do kDNA do Trypanosoma cruzi no genoma de chagásicos e sua possível relação com as manifestações clínicas e prognósticos. As infecções pelo T. cruzi serão documentadas pelos testes parasitológicos, imunológicos e pela PCR com seqüências aneladoras específicas. Uma inovação tecnológica ptTAIL-PCR desenvolvida pelos pesquisadores do Núcleo CHAGASDF será empregada para identificar mutações de DNA do T. cruzi inseridas no genoma do chagásico. Os amplicons serão clonados e seqüenciados. As seqüências de minicírculos de kDNA que forem integradas no genoma hospedeiro serão submetidos a análises em banco de dados. Os mapeamentos das mutações de kDNA no genoma humano indicarão os loci de integrações em diferents cromossomos. A ocorrência de ruptura de genes associados às respostas imunes sugerirá análises de polimorfismos e correlação com respostas imunes alteradas. Os dados serão análisados com testes estatísticos robustos visando à correlação entre mutações de kDNA, polimorfismos genéticos e manifestações clinicas da doença de Chagas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Miocardiopatia Inflamatória em Gallus gallus: Transferência e Inibição da Patologia
Descrição: O projeto visa a inibir a patologia auto-imune nas aves mutadas com kDNA de Trypanosoma cruzi...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Os 'pit stops'na viagem do DNA mitocondrial do Trypanosoma cruzi para o sítio de integração no genoma do hospedeiro
Descrição: Objetivos: 1) Produzir infecção de macrófagos humanos com tripomastigotas de T. cruzi, clonar e sequenciar diretamente em vetor competente as bandas contendo o kDNA integrado. 2) Analisar as mutações e identificar alças bents formadas por sequências de bases onde se ligam proteínas relacionadas com origem de replicação, transcrição e integração do DNA exógeno. 3) Identificar as proteínas que exercem funções nos 'check-points' da viagem do kDNA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Transferência de minicírculos de kDNA de Trypanosoma cruzi para o genoma de hospedeiros vertebrados
Descrição: Objetivos - 1) Mapear os sítios de integração do kDNA no genoma de aves e humanos. 2) Verificar se as mutações resultantes da integração do kDNA são transferidas dos parentais para a progênie. 3) Associar as diferentes mutações com a patogênese da Doença de Chagas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores/Especialidade: Entomologia molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi foi premiado em primeiro lugar no XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul, Sociedade Brasileira de Parasitologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIOS, ADRIANO2018RIOS, ADRIANO ; RIBEIRO, MARCELLE ; SOUSA, ALESSANDRO ; PIMENTEL, FERNANDO ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; ANDRADE, RAFAEL ; ALVES, ROZENEIDE M ; Rosa, Ana de Cássia ; TEIXEIRA, ANTÔNIO RL ; Nitz, Nadjar ; HECHT, MARIANA M . Can sexual transmission support the enzootic cycle of Trypanosoma cruzi?. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ, v. 113, p. 3-8, 2018.

2.
MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO2018MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; Nitz, Nadjar ; Cuba, César Augusto Cuba ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; Hecht, Mariana Machado ; SANTANA, CAMILA ; RIBEIRO, MARCELLE ; VITAL, TAMIRES EMANUELE ; SANTALUCIA, MARCELO ; KNOX, MONIQUE ; OBARA, MARCOS TAKASHI ; Abad-Franch, Fernando ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Surveillance of vector-borne pathogens under imperfect detection: lessons from Chagas disease risk (mis)measurement. Scientific Reports, v. 8, p. 151, 2018.

3.
MINUZZI-SOUZA, T. T. C.2018MINUZZI-SOUZA, T. T. C. ; SILVA, L. R. ; HAGSTRÖM, L. ; HECHT, M. ; NITZ, N. ; GURGEL-GONÇALVES, R. . Molecular bloodmeal analyses reveal that -infected, native triatomine bugs often feed on humans in houses in central Brazil. MEDICAL AND VETERINARY ENTOMOLOGY, v. 1, p. 1, 2018.

4.
DE SOUSA FERREIRA, TAUANA2018DE SOUSA FERREIRA, TAUANA ; TIMBÓ, RENATA VELÔZO ; MINUZZI-SOUZA, THAÍS T.C. ; DE ALMEIDA ROCHA, DOUGLAS ; NEIVA, MARIANA ; DE ALBUQUERQUE RIBEIRO, JOANA ; DE ALMEIDA, PAULO SILVA ; HECHT, MARIANA ; Nitz, Nadjar ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . High molecular prevalence of Leishmania in phlebotomine sand flies fed on chicken blood in Brazil. VETERINARY PARASITOLOGY, v. 259, p. 80-84, 2018.

5.
Alves, Daniella de Sousa Mendes Moreira2018Alves, Daniella de Sousa Mendes Moreira ; GONÇALVES, GUSTAVO SOUZA ; Moraes, Aline Silva ; ALVES, LUCIANO MOREIRA ; CARMO NETO, JOSÉ RODRIGUES DO ; Hecht, Mariana Machado ; Nitz, Nadjar ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo ; BERNARDES, GEISA ; CASTRO, ANA MARIA DE ; CHALITA, MARIA REGINA ; VINAUD, MARINA CLARE . The first Acanthamoeba keratitis case in the Midwest region of Brazil: diagnosis, genotyping of the parasite and disease outcome. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA, v. 51, p. 716-719, 2018.

6.
NÓBREGA, YANNA K.M.2017NÓBREGA, YANNA K.M. ; CARVALHO, BRUNA C. DE ; Nitz, Nadjar ; VITAL, TAMIRES E. ; LEITE, FRANCO B. ; SEQUEIRA, INÊS J. ; MOREIRA, ELSA E. ; ANDRADE, JULIANA K.B. DE ; GANDOLFI, LENORA ; PRATESI, RICCARDO ; Hecht, Mariana M. . Rubella Seropositivity in Pregnant Women After Vaccination Campaign in Brazil's Federal District. VIRAL IMMUNOLOGY, v. 10, p. 1, 2017.

7.
MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO2017MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; Nitz, Nadjar ; Cuba, César Augusto Cuba ; SANTALUCIA, MARCELO ; KNOX, MONIQUE ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; FURTADO, CAMILLA BERNARDES ; VITAL, TAMIRES EMANUELE ; OBARA, MARCOS TAKASHI ; Hecht, Mariana Machado ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Synanthropic triatomines as potential vectors of Trypanosoma cruzi in Central Brazil. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA, v. 50, p. 824-828, 2017.

8.
RIBEIRO, MARCELLE2016RIBEIRO, MARCELLE ; Nitz, Nadjar ; SANTANA, CAMILLA ; MORAES, ALINE ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; ANDRADE, RAFAEL ; RIOS, ADRIANO ; SOUSA, ALESSANDRO ; DALLAGO, BRUNO ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo ; HECHT, MARIANA . Sexual transmission of Trypanosoma cruzi in murine model. Experimental Parasitology, v. 162, p. 1-6, 2016.

9.
MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO2016MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; Nitz, Nadjar ; KNOX, MONIQUE BRITTO ; REIS, FILIPE ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; CUBA CUBA, CÉSAR A. ; Hecht, Mariana Machado ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Vector-borne transmission of Trypanosoma cruzi among captive Neotropical primates in a Brazilian zoo. Parasites & Vectors, v. 9, p. 39, 2016.

10.
PEREIRA, LÍVIA CUSTÓDIO2016PEREIRA, LÍVIA CUSTÓDIO ; ELEFANT, GUITA RUBINSKY ; NÓBREGA, YANNA MEDEIROS ; VITAL, TAMIRES ; Nitz, Nadjar ; GANDOLFI, LENORA ; PRATESI, RICCARDO ; HECHT, MARIANA . Toxocara spp. seroprevalence in pregnant women in Brasília, Brazil. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 49, p. 641-643, 2016.

11.
CARDOSO, REBECCA MARTINS2015CARDOSO, REBECCA MARTINS ; DE ARAÚJO, NADJAR NITZ SILVA LOCIKS ; ROMERO, GUSTAVO ADOLFO SIERRA ; SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO MINUZZI ; DIETRICH, ANA GABRIELA ; MENDES, JÚNIO DONIZETTE ; REIS, MARCELO LIMA ; FERREIRA, JÔNATAS BARBOSA CAVALCANTE ; Hecht, Mariana Machado ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Expanding the knowledge about Leishmania species in wild mammals and dogs in the Brazilian savannah. Parasites & Vectors, v. 8, p. 171, 2015.

12.
FERREIRA, TAUANA DE SOUSA2015FERREIRA, TAUANA DE SOUSA ; MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; ANDRADE, ANDREY JOSÉ DE ; COELHO, THAIS OLIVEIRA ; ROCHA, DOUGLAS DE ALMEIDA ; OBARA, MARCOS TAKASHI ; HECHT, MARIANA ; Nitz, Nadjar ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Molecular detection of Trypanosoma sp. and Blastocrithidia sp. (Trypanosomatidae) in phlebotomine sand flies (Psychodidae) in the Federal District of Brazil. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista, v. 48, p. 776-779, 2015.

13.
GUIMARO, Maria Carolina Cambraia2014GUIMARO, Maria Carolina Cambraia ; Alves, Rozeneide M. ; ROSE, ESTER ; Sousa, Alessandro O. ; DE CÁSSIA ROSA, ANA ; HECHT, M. M. ; SOUSA, MARCELO V. ; ANDRADE, RAFAEL R. ; VITAL, TAMIRES ; PLACHY, JI'Í ; Nitz, Nadjar ; HEJNAR, JI'Í ; GOMES, CLEVER C. ; L. TEIXEIRA, ANTONIO R. . Inhibition of Autoimmune Chagas-Like Heart Disease by Bone Marrow Transplantation. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 8, p. e3384, 2014.

14.
Alves, Daniella de Sousa Mendes Moreira2012Alves, Daniella de Sousa Mendes Moreira ; Moraes, Aline Silva ; Nitz, Nadjar ; Oliveira, Mayara Gabriele Carvalho de ; Hecht, Mariana Machado ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo ; Cuba, César Augusto Cuba . Occurrence and characterization of Acanthamoeba similar to genotypes T4, T5, and T2/T6 isolated from environmental sources in Brasília, Federal District, Brazil. Experimental Parasitology, v. X, p. X-XX, 2012.

15.
de Araújo, Carla Nunes2012de Araújo, Carla Nunes ; Bussacos, Ana Carolina ; Sousa, Alessandro O. ; Hecht, Mariana M. ; Teixeira, Antonio R.L. . Interactome: Smart Haematophagous Triatomine Salivary Gland Molecules Counteract Human Haemostasis During Meal Acquisition. Journal of Proteomics, v. X, p. X-XX, 2012.

16.
Teixeira, Antonio R. L.2012Teixeira, Antonio R. L. ; Nitz, Nadjar ; Bernal, Francisco M. ; Hecht, Mariana M. . Parasite Induced Genetically Driven Autoimmune Chagas Heart Disease in the Chicken Model. Journal of Visualized Experiments, v. 65, p. e3716-9, 2012.

17.
Teixeira, Antonio R. L.2011 Teixeira, Antonio R. L. ; Gomes, Clever ; Nitz, Nadjar ; Sousa, Alessandro O. ; Alves, Rozeneide M. ; Guimaro, Maria C. ; Cordeiro, Ciro ; Bernal, Francisco M. ; Rosa, Ana C. ; Hejnar, Jiri ; Leonardecz, Eduardo ; Hecht, Mariana M. . Trypanosoma cruzi in the Chicken Model: Chagas-Like Heart Disease in the Absence of Parasitism. Plos Neglected Tropical Diseases, v. 5, p. e1000, 2011.

18.
Teixeira, Antônio R.L.2011 Teixeira, Antônio R.L. ; HECHT, M. M. ; GUIMARO, M. C. ; Sousa, Alessandro O. ; Nitz, N . Pathogenesis of chagas' disease: parasite persistence and autoimmunity.. Clinical microbiology reviews (Online), v. 24, p. 592-630, 2011.

19.
Bussacos, Ana C.M.2011 Bussacos, Ana C.M. ; Nakayasu, Ernesto S. ; Hecht, Mariana M. ; Parente, Juliana A. ; Soares, Célia M.A. ; Teixeira, Antônio R.L. ; Almeida, Igor C. . Diversity of anti-haemostatic proteins in the salivary glands of Rhodnius species transmitters of Chagas disease in the greater Amazon. Journal of Proteomics, v. 74, p. 1664-1672, 2011.

20.
Bussacos, Ana C.M.2011Bussacos, Ana C.M. ; Nakayasu, Ernesto S. ; Hecht, Mariana M. ; Assumpção, Teresa C.F. ; Parente, Juliana A. ; Soares, Célia M.A. ; Santana, Jaime M. ; Almeida, Igor C. ; Teixeira, Antônio R.L. . Redundancy of proteins in the salivary glands of Panstrongylus megistus secures prolonged procurement for blood meals. Journal of Proteomics, v. 74, p. 1693-1700, 2011.

21.
HECHT, M. M.;Hecht, Mariana M.;Hecht, Mariana Machado;HECHT, MARIANA;HECHT, MARIANA M;HECHT, M.2010 HECHT, M. M.; Nitz, Nadjar ; Araujo, Perla F. ; Sousa, Alessandro O. ; Rosa, Ana de Cássia ; Gomes, Dawidson A. ; Leonardecz, Eduardo ; Teixeira, Antonio R. L. . Inheritance of DNA Transferred from American Trypanosomes to Human Hosts. Plos One, v. 5, p. e9181, 2010.

22.
TEIXEIRA, A.2009TEIXEIRA, A. ; Gomes, C ; LOZZI, S. P. ; HECHT, M. M. ; Rosa, AC ; MARANHAO, A. C. B. ; Nitz, N ; McManus, C . Environment, interactions between Trypanosoma cruzi and its host, and health. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 24, p. 1-13, 2009.

23.
HECHT, M. M.2009HECHT, M. M.; Nitz, N ; Araujo, Perla F. ; TEIXEIRA, A. . Pathogenesis of Chagas disease: Lateral DNA transfer, genotype. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 42, p. 68-72, 2009.

24.
HECHT, M. M.;Hecht, Mariana M.;Hecht, Mariana Machado;HECHT, MARIANA;HECHT, MARIANA M;HECHT, M.2006HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; LOZZI, S. P. ; SANTANA, J. M. ; TEIXEIRA, A. . Triatoma infestans chooses to feed upon immune prey.. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 75, p. 893-900, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
TEIXEIRA, A. ; Nitz, N ; HECHT, M. M. . The Pathogenesis of Chagas Disease in Mammals and Birds. In: Antonio Teixeira; Marina Vinaud; Ana Maria Castro. (Org.). Emerging Chagas Disease. : , 2009, v. , p. 132-137.

2.
TEIXEIRA, A. ; HECHT, M. M. ; SOUSA, A. . Medical-Social Aspects of Chagas Disease. In: Antonio Teixeira; Marina Vinaud; Ana Maria Castro. (Org.). Emerging Chagas Disease. : , 2009, v. , p. 168-173.

3.
TEIXEIRA, A. ; Gomes, C ; LOZZI, S. P. ; HECHT, M. M. ; Rosa, AC ; Monteiro, PS ; MARANHAO, A. C. B. ; Nitz, N ; McManus, C . Environment, Interactions between Trypanosoma cruzi and its Host and Health. In: Antonio Teixeira; Marina Vinaud; Ana Maria Castro. (Org.). Emerging Chagas Disease. : , 2009, v. , p. 156-167.

4.
TEIXEIRA, A. ; HECHT, M. M. . O agente infeccioso e o hospedeiro. In: Finatec, UnB. (Org.). Doença de Chagas e Evolução. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2007, v. 1, p. 51-58.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Nitz, N ; SANTANA, C. ; RIBEIRO, M. ; Araújo CN ; DALLAGO, B. ; HAGSTROM, L. ; HECHT, M. . Humoral tolerance to Trypanosoma cruzi antigens in congenitally infected mice.. In: XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2017, Búzios. XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2017.

2.
MORAES, A. S. ; HECHT, M. . nteração de Vesículas secretadas pelo Trypanosoma cruzi com a célula hospedeira. In: 52o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016.

3.
RODRIGUES, L. ; MORAES, A. S. ; HAGSTROM, L. ; Nitz, N ; HECHT, M. . Vesículas de exocitose do Trypanosoma cruzi como carreadoras de kDNA. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016.

4.
JESUS, B. F. ; MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; HECHT, M. ; Gurgel R ; Nitz, N . Papel do roedor Necromys lasiurus como hospedeiro de espécies de Trypanosoma no Cerrado. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016, Maceió. 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2016.

5.
Moraes, Aline Silva ; QUEIROZ, P. R. M. ; HECHT, M. M. ; VINAUD, M. C. ; Alves, Daniella de Sousa Mendes Moreira . Caracterização morfológica, molecular e do potencial patogênico de isolados de Acanthamoeba provenientes de piscinas públicas do Distrito Federal. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) e XXIII congresso latinoamericano de parasitologia (FLAP), 2015, Salvador. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) e XXIII congresso latinoamericano de parasitologia (FLAP), 2015.

6.
SANTANA, C. ; RIBEIRO, M. ; MORAES, A. S. ; MARQUES, G. ; DALLAGO, B. ; ANDRADE, R. ; Rosa, AC ; Nitz, N ; HAGSTROM, L. ; HECHT, M. M. . Trypanosoma cruzi infection route influences parasite load and antibodies production. In: 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014, Brasília. 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014. v. 1. p. 26-26.

7.
RIBEIRO, M. ; SANTANA, C. ; MORAES, A. S. ; OLIVEIRA, B. ; FERREIRA, D. ; ANDRADE, R. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N . Evaluation of possible sexual transmission of Trypanosoma cruzi in the chronic phase of Chagas disease, in Mus musculus. In: 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014, Brasília. 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014. v. 1. p. 30-30.

8.
VITAL, T. ; VERAS-CARVALHO, B. ; MARQUES, G. ; BEZERRA, E. ; ALMEIDA, A. B. ; Araujo, Perla F. ; HAGSTROM, L. ; TEIXEIRA, A. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N . Identification of Leishmania in semen of individuals from Amazonia. In: 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014, Brasília. 1st Host-Pathogen Interactions Meeting, 2014. v. 1. p. 37-37.

9.
Teixeira, Antonio R. L. ; Nitz, N ; HECHT, M. M. . The Trypanosoma cruzi infection in humans and experimental animals: Parasite-free chagas heart disease in the chicken model. In: International Conference on Pathology, 2012, Philadelphia. International Conference on Pathology, 2012.

10.
Guimaro, Maria C. ; HECHT, M. M. ; ROSE, E. ; Nitz, N ; Alves, Rozeneide M. ; ANDRADE, R. ; VITAL, T. ; SOUSA, A. ; Teixeira, Antonio R.L. . Insights into the transfer of Trypanosoma cruzi kDNA minicircle sequence and its role in genotype and autoimmunity in Chagas heart disease. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 77-78.

11.
Hecht, Mariana M.; Nitz, N ; Guimaro, Maria C. ; ROSE, E. ; Araújo CN ; Teixeira, Antonio R.L. . Trypanosoma cruzi kDNA minicircle integrates in the dystrophin gene of parasite-free chickens. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 78-78.

12.
ROSE, E. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; Guimaro, Maria C. ; VITAL, T. ; ANDRADE, R. ; Alves, Rozeneide M. ; Teixeira, Antonio R.L. . Vertical transfer of mitochondrial DNA (kDNA) minicircle sequences from Trypanosoma cruzi to chicken progeny. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 95-95.

13.
Araujo, Perla F. ; ALMEIDA, A. B. ; HECHT, M. M. ; BRITTO, M. ; Rosa, Ana de Cássia ; Nitz, N ; Teixeira, Antonio R.L. . Congenital Transmission Appears to Account for a Majority of Trypanosoma cruzi infections in the Amazon. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 98-98.

14.
BRITTO, M. ; HAGSTROM, L. ; Araujo, Perla F. ; HECHT, M. M. ; Nitz, Nadjar ; Teixeira, Antonio R.L. . Inheritance and fixation of Trypanosma cruzi mitochondrial minicircle (kDNA) in a chagasic family. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 100-100.

15.
Teixeira, Antonio R.L. ; Nitz, Nadjar ; HECHT, M. M. . The Trypanosoma cruzi infection in Humans and Experimental animals: Parasite-free Chagas Heart Disease in the Chicken Model. In: XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012, Caxambu. XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2012. v. 1. p. 22-22.

16.
HECHT, M. M.; Nitz, N ; Guimaro, Maria C. ; Leonardecz, Eduardo ; Teixeira, Antonio R.L. . Pathogenesis of Chagas disease: Rupture of the dystrophin gene by Trypanosoma cruzi kDNA minicircle. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I. p. 133-133.

17.
Nitz, Nadjar ; RIBEIRO, M. ; Araujo, Perla F. ; ALMEIDA, A. B. ; HAGSTROM, L. ; HECHT, M. M. ; Teixeira, Antonio R.L. . Mixed Infections by Leishmania spp. and Trypanosoma cruzi in the Amazon. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I. p. 49-49.

18.
ALMEIDA, A. B. ; Araujo, Perla F. ; SOUZA, D. M. ; SOUZA, T. C. ; REIS, F. A. ; BARRA, N. R. ; HECHT, M. M. ; Nitz, Nadjar ; Teixeira, Antonio R.L. . Atempt to associate clinical manifestations of Chagas disease with Trypanosoma cruzi minicircle KDNA mutations at specific loci. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I.

19.
Alves, Rozeneide M. ; ANDRADE, R. ; Guimaro, Maria C. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; Teixeira, Antonio R.L. . Chagas Disease in the Chicken Model: Inhibition of Pathology by Bone-Marrow Transplantation. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I.

20.
Guimaro, Maria C. ; ROSE, E. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; Alves, Rozeneide M. ; ANDRADE, R. ; Teixeira, Antonio R.L. . Functional features of Trypanosoma cruzi kDNA mutations in Gallus gallus. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I.

21.
PIMENTEL, C. F. ; Nitz, Nadjar ; HECHT, M. M. ; HAGSTROM, L. ; ALMEIDA, A. B. ; Araujo, Perla F. ; Teixeira, Antonio R.L. . Vertical transfer of Trypanosoma Cruzi minicircle sequences to descendents of chagasics. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012. v. I.

22.
Teixeira, Antonio R. L. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; GUIMARO, M. C. ; Leonardecz, Eduardo . The pathogenesis of chagas disease: Rupture of the dystrophin gene by Trypanosoma cruzi kDNA minicircle. In: International Conference on Translational Medicine, 2012, Santo Antonio, texas. International Conference on Translational Medicine, 2012. v. 2. p. 3-3.

23.
ROSE, E. ; GUIMARO, M. C. ; Nitz, N ; HECHT, M. M. ; MAGALHAES, R. ; ANDRADE, R. ; Teixeira, Antonio R. L. . Extensão das sequências dos sítios de inserção de mutações de kDNA em células germinativas no modelo Gallus gallus. In: 8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2011, Brasília. 8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2011, Brasília. 8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2011, Brasília. 8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2011.

24.
Teixeira, Antonio R. L. ; Nitz, Nadjar ; Hecht, Mariana M. ; Rosa, Ana de Cássia ; Araujo, Perla F. ; ALMEIDA, A. B. ; Sousa, Alessandro O. ; GUIMARO, M. C. ; ALVES, R. M. ; CORDEIRO, C. ; Leonardecz, Eduardo . Transfer of kDNA from American Trypanosomoes to Human Hosts and Pathogenesis of Chagas Disease. In: Tribute to Warren Johnson, Jr - forty years of contribution to global health and research in Brazil, 2010, Salvador. Tribute to Warren Johnson, Jr - forty years of contribution to global health and research in Brazil. Salvador: UFBA, 2010. v. 1.

25.
Nitz, Nadjar ; HECHT, M. M. ; Perla Fabíola de Araújo ; Sousa, Alessandro O. ; Leonardecz, Eduardo ; Teixeira, Antonio R. L. . Bioinformatic Analysis of kDNA Minicircle integration sites in human genome. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 98-98.

26.
Araujo, Perla F. ; Rosa, AC ; ALMEIDA, A. B. ; BARRA, N. R. ; SOUSA, A. ; HECHT, M. M. ; Nitz, Nadjar ; Teixeira, Antonio R. L. . Molecular Diagnosis in the infections by Trypanosoma cruzi in patients contaminated by oral mode and their family in the brazilian Amazon region. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 98-98.

27.
GUIMARO, M. C. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; ROSE, E. ; ALVES, R. M. ; OLIVEIRA NETO, O. S. ; CORDEIRO, C. ; SOUSA, A. ; TEIXEIRA, A. . A Clean Model to study the kdna transfer and Chagas-like inflamatory cardiomyopathy. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 99-99.

28.
SOUSA, A. ; SA, A. ; ARAUJO NETO, L. ; HASHIMOTO, H. ; Nitz, N ; Rosa, AC ; GUIMARO, M. C. ; CORDEIRO, C. ; HECHT, M. M. ; TEIXEIRA, A. . Integration of kdna minicircle from Trypanosoma cruzi into the mouse genome. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 102-102.

29.
HAGSTROM, L. ; Araujo, Perla F. ; SOUSA, A. ; SOUZA, D. M. ; PIMENTEL, C. F. ; ALVES, R. M. ; HECHT, M. M. ; Nitz, N ; TEIXEIRA, A. ; ALMEIDA, A. B. . Molecular Diagnosis in the acute phase of Chagas disease in the Pará State, Brazil. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 103-103.

30.
CORDEIRO, C. ; MARANHAO, A. C. B. ; HECHT, M. M. ; GUIMARO, M. C. ; Nitz, N ; TEMER, A. C. ; SOUSA, A. ; TEIXEIRA, A. . The kinases secreted in salivary glands from triatominae (Hemiptera: Reduviidae). In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 126-126.

31.
ALMEIDA, A. B. ; COELHO DE SOUZA, T. ; SOUZA, D. M. ; RODRIGUES, N. ; TIBERIO, C. T. ; REIS, C. F. ; Nitz, N ; HECHT, M. M. ; TEIXEIRA, A. . The epidemiology of the acute Chagas disease in the state of Pará, Brazil. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz de Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 160-160.

32.
ALMEIDA, A. B. ; SOUZA, D. M. ; COELHO DE SOUZA, T. ; RODRIGUES, E. D. ; TIBERIO, C. T. ; Nitz, N ; HECHT, M. M. ; TEIXEIRA, A. . Symptomatic acute Chagas disease in the Amazonian satate of Pará, BR. Clinic-epidemiologic study of cases seen in the hospital Gaspar Vianna, Belém, 2009. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 2010. p. 160-160.

33.
HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; LOZZI, S. P. ; SANTANA, J. M. ; TEIXEIRA, A. . Triatoma infestans chooses the immune prey for feeding upon. In: XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology, 2007. XXXVIAnnual meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology.

34.
HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; LOZZI, S. P. ; SANTANA, J. M. ; TEIXEIRA, A. . Evidences of feeding preference of Triatoma infestans for immune chickens. In: XX Reuniâo Anual da SBPZ, 2004, Caxambu. XX Reuniâo Anual da SBPZ, 2004.

35.
HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; TEIXEIRA, A. ; LOZZI, S. P. . Influência da Imunidade contra Antígenos da Saliva de Triatoma infestans no Ciclo de Vida desses Triatomíneos. In: 7º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília, 2001, Brasília. 7º Congresso de Iniciação Científica da UnB. Brasília: Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, 2001. v. 1. p. 221-221.

36.
LOZZI, S. P. ; Guimarães, L.M. ; MARANHAO, A. C. B. ; HECHT, M. M. ; NASCIMENTO, R. J. ; TEIXEIRA, A. . Prevalence of Trypanosoma Cruzi Infections in Brazilian Amerindians. In: XXVIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease & XVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2001, Caxambu. XXVIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease & XVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology. Rio de Janeiro: Brazilian Society of Protoozoology, 2001. v. 1. p. 123-124.

Artigos aceitos para publicação
1.
MINUZZI-SOUZA, THAÍS TÂMARA CASTRO ; Nitz, Nadjar ; Cuba, César Augusto Cuba ; SANTALUCIA, M. ; HAGSTRÖM, LUCIANA ; FURTARDO, C. B. ; VITAL, TAMIRES ; OBARA, M. ; Hecht, Mariana Machado ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Synanthropic triatomines as potential vectors of Trypanosoma cruzi in central Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Rios, A S ; Nitz, N ; Sousa, Alessandro O. ; RIBEIRO, M. ; HAGSTROM, L. ; GUIMARO, M. C. ; ANDRADE, R. ; Teixeira, Antonio R. L. ; HECHT, M. M. . Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Rios, A S ; Nitz, N ; SOUSA, A. ; RIBEIRO, M. ; MAGALHAES, R. ; HAGSTROM, L. ; ANDRADE, R. ; TEIXEIRA, A. ; HECHT, M. M. . Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi em Mus musculus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HECHT, M. M.; Nitz, Nadjar ; Guimaro, Maria C. ; Leonardecz, Eduardo ; Teixeira, Antonio R.L. . Pathogenesis of Chagas disease: Rupture of the dystrophin gene by Trypanosoma cruzi kDNA minicircle. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; LOZZI, S. P. ; TEIXEIRA, A. . Triatoma infestans chooses the immune prey for feeding upon. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HECHT, M. M.; MARANHAO, A. C. B. ; LOZZI, S. P. ; TEIXEIRA, A. . Evidences of feeding preference of Triatoma Infestans for immune chickens. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Nitz, N ; HECHT, M. M. ; Gurgel R ; Araújo CN ; Machado ER . Educação em Saúde:Parasitoses. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Hecht, Mariana Machado; CASTRO, A. M.; DALLAGO, B.. Participação em banca de Ana Luisa Pereira Marques. Uso da biologia molecular no diagnóstico da doença de Chagas: uma abordagem teórico-experimental com foco em qPCR. 2016. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

2.
HECHT, M. M.; BORGES, T. K. S.; NEVES, D.. Participação em banca de Camilla Alves Santana. Influência da Via de Transmissão do Trypanosoma cruzi na carga parasitária e produção de anticorpos específicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

3.
Hecht, Mariana M.. Participação em banca de Filipe Tavares Carneiro. Estudo da infecção por hemoplasmas em canídeos e felídeos selvagens de cativeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Animal) - Universidade de Brasília.

4.
Hecht, Mariana M.; NOBREGA, Y.. Participação em banca de Isabella Marcia Soares Nogueira Teotonio. Efeitos anti-inflamatórios de espécies de Pouteria spp sobre macrófagos murinos RAW264.7 estimulados com LPS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de Brasília.

5.
HECHT, M. M.. Participação em banca de Paula Beatriz de Medeiros Santiago. Análise proteômica revela que a saliva de Dipetelogaster maxima é rica em lipocalinas e possui apirase da família 5´- nucleotidase. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
HECHT, M. M.. Participação em banca de Amabel Fernades Correa. Avaliação da atividade antifúngica de extratos de plantas do cerrado brasileiro sobre isolados clínicos de Candida spp. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de Brasília.

2.
HECHT, M. M.. Participação em banca de Viviane Fragoso de Moure. Análise epidemiológicada leishmaniose visceral humana no Brasil: contribuição às políticas de controle. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

3.
Hecht, Mariana M.. Participação em banca de Paula Beatriz de Medeiros Santiago. Descrição extensiva dos sialomas de Rhodnius neglectus e Triatoma dimidiata, vetores da doença de Chagas.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

4.
GANDOLFI, L.; Nitz, N; PEREIRA, R. W.; CASTRO, L. C. G.; Hecht, Mariana Machado. Participação em banca de Lucas Malta Almeida. Análise do risco genético associado à presença de alelos HLA-DQ em pacientes com doença celíaca. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

5.
PRATESI, R.; CASTRO, L. C. G.; Hecht, Mariana Machado. Participação em banca de Eduardo Lourenço da Silva. Efeitos da Silimarina em células Caco-2 exposta ao peptídeo gliadina. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

6.
PRATESI, R.; BEZERRA, V. L. A.; GUIMARAES, V. C. C.; FONSECA, S. F.; GANDOLFI, L.; HECHT, M. M.. Participação em banca de Luiz Claudio Gonçalves de Castro. Estudo da tendência temporal da idade de início do diabetes mellitus tipo 1 no período de 1981 a 2010 no Distrito Federal. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
HECHT, M. M.. Participação em banca de Fernanda Coutinho de Almeida. Avaliação do efeito anti-inflamatório de plantas do cerrado brasileiro sobre modelo in vitro da doença celíaca. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

2.
Cavalcante Neto, FF; Hecht, Mariana Machado; MAZZEU, J. F.. Participação em banca de Leandro Rodrigues da Cunha. Avaliação da modulação gênica de peptídeos de avenina em modelo celular para doença celíaca.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

3.
Nitz, Nadjar; HECHT, M. M.; NEVES, D.; Araújo CN. Participação em banca de George Harrison Ferreira de Carvalho. Identificação e caracterização de moléculas presentes em Anacardium Occidentale (ANACARDIACEAE) com atividade tóxica sobre artrópodes vetores de doenças. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

4.
Nitz, N; HECHT, M. M.; MONTEIRO, R. V.; OBARA, M. T.; ANDRADE, A. J.. Participação em banca de Rebecca Martins Cardoso. Detecção de Espécies de Leishmanias em Unidades de Conservação e Entorno do Distrito Federal. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

5.
HECHT, M. M.; MAGALHAES, P.; MELLO, M.; SILVEIRA, D.. Participação em banca de Patrícia Maria Fritsch. Estudo das interações de Peptídeos Imunogênicos de Gliadina em Células caco2: Análise de Patogênese da doença Celíaca em modelo in vitro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília.

6.
Teixeira, Antonio R. L.; Corrêa JR; Brígido MM; HECHT, M. M.. Participação em banca de Alessandro Oliveira de Sousa. Análise da Integração de Minicírculos de kDNA no genoma de camundongos infectados pelo Trypanosoma cruzi. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

7.
Cleudson Nery de Castro; Charneu, SO; HECHT, M. M.. Participação em banca de Danielle Lacerda Pires. Caracterização Anti-hemostáticana saliva do Diptelogaster maximus. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
Charneu, SO; Hecht, Mariana Machado; SOW, C. B.. Participação em banca de Marta Carolina Deusdará Rocha. Purificação da Apirase Salivar de Rhodnius Prolixus. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Molecular) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAMOS, D. A. R.; CARNEIRO, F. P.; Hecht, Mariana Machado. Processo de Seleção Simplificada para Professor Substituto, edital nº 215/2016. 2016. Universidade de Brasília.

2.
Cavalcante Neto, FF; Galvão, MF; HECHT, M. M.. Avaliação dos candidatos inscritos no processo de seleção simplificada para professor substituto de Patologia. 2013. Universidade de Brasília.

3.
Gurgel R; Nitz, N; HECHT, M. M.. Avaliação dos candidatos inscritos no processo de seleção simplificada para professor substituto de Parasitologia. 2013. Universidade de Brasília.

4.
Nitz, N; TEIXEIRA, A.; HECHT, M. M.. Processo de seleção simplificada para Professor Visitante de Parasitologia - UnB. 2011. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
HECHT, M. M.; Araújo CN; NAKANISHI, M.. Processo de seleção de Doutorado do Programa PPGCM. 2014. Universidade de Brasília.

2.
Duarte EC; Nobrega OT; Nakanishi M; HECHT, M. M.. Avaliação para processo de seleção de alunos de Mestrado em Ciências Médicas. 2011. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. Dynamics of Trypanosoma cruzi kDNA integration into host genome. 2017. (Congresso).

2.
XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) e XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia (FLAP). Transmissão Congênita do Trypanosoma cruzi e tolerização aos antígenos parasitários. 2015. (Congresso).

3.
1st Host-Pathogen Interactions Meeting. 2014. (Congresso).

4.
1st International Workshop on Anthropization and Vector-Borne Diseasei. 2013. (Outra).

5.
XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi em Mus musculus. 2013. (Congresso).

6.
XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi. 2013. (Congresso).

7.
XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine. Pathogenesis of Chagas disease: Rupture of the dystrophin gene by Trypanosoma cruzi kDNA minicircle. 2012. (Congresso).

8.
XXVIII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoologogy. Trypanosoma cruzi kDNA minicircle integrates in the dystrophin gene of parasite-free chickens. 2012. (Congresso).

9.
8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UnB. Extensão das sequências dos sítios de inserção de mutações de kDNA em células germinativas no modelo Gallus gallus. 2011. (Congresso).

10.
XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology/ XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas' Disease. 2010. (Congresso).

11.
XXXVI Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology Conference. Triatoma infestans chooses the immune prey for feeding upon. 2007. (Congresso).

12.
XXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia/ XXXII Reunião sobre Pesquisa Básica em Doença de Chagas. 2006. (Congresso).

13.
XX Reunião Anual da SBPz. Evidences of feeding preference of Triatoma infestans for immune chickens. 2004. (Congresso).

14.
XXVII Meeting of tne Brazillian Society of Immunology. 2002. (Congresso).

15.
XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2001. (Congresso).

16.
XXVIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease and XVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozzology. 2001. (Congresso).

17.
46º Congresso Nacional de Genética. 2000. (Congresso).

18.
52ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Charneu, SO ; Magalhães, Kelly ; Hecht, Mariana Machado . II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MOISÉS WESLEY DE MACEDO PEREIRA. AVALIAÇÃO DO ACÚMULO DE INTEGRAÇÕES DE MINICÍRCULOS DE KDNA DE TRYPANOSOMA CRUZI EM MODELO MURINO. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Bruna Caroline Veras de Carvalho. Presença de RNA vírus de Leishmania está associada ao aumento de metástase e comprometimento das mucosas na Leishmaniose Tegumentar Americana?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Ester Rose. Avaliação de papel anticancerígeno de vesículas secretadas pelo Trypanosoma cruzi.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Aline Silva Moraes. ELUCIDAÇÃO DOS MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO DE MINICÍRCULOS DE KDNA DE TRYPANOSOMA CRUZI NO GENOMA DO HOSPEDEIRO. Início: 2016. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Tamires Vital. Diagnóstico Molecular de leishmaniose canina no Distrito Federal. Início: 2015. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

4.
Marcelle Araújo Ribeiro. Novas estratégias diagnósticas e identificação de marcadores genéticos prognósticos para Doença de Chagas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Tatiana Shiroma Borges ferreira. AVALIAÇÃO DO ACÚMULO DE INTEGRAÇÕES DE MINICÍRCULOS DE KDNA DE TRYPANOSOMA CRUZI EM MODELO MURINO. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Biomedicina) - Centro Universitário de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Jehny Pereira de Souza Alves. Avaliação da taxa de anticorpos específicos anti-T. cruzi e anti-proteínas cardíacas e intestinais na doença de Chagas aguda e crônica.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Luisa Marques. Comparação de métodos de biologia molecular para detecção do Trypanosoma cruzi. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mariana Machado Hecht.

2.
Aline Silva Moraes. DINÂMICA DAS INTEGRAÇÕES DE MINICÍRCULOS DE kDNA DE TRYPANOSOMA CRUZI NO GENOMA HOSPEDEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Machado Hecht.

3.
Camilla Santana. Transmissão sexual do Trypanosoma cruzi e tolerização aos antígenos parasitários. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília, . Orientador: Mariana Machado Hecht.

4.
Marcelle Araújo Ribeiro. Avaliação da possível transmissão sexual de Trypanosoma cruzi, na fase crônica da Doença de Chagas, em Mus musculus. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

5.
Tamires Emanuele Vital. Determinação de DNA de Leishmania spp. no sangue e em esperma de indivíduos residentes na região Amazônica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

6.
Adriano Rios da Silva. Estudo de Transmissão Sexual do Trypanosoma cruzi em Mus musculus. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

7.
Ciro Davi Cordeiro. Identificação, clonagem e sequenciamento de quinases da saliva de Triatoma infestans. 2011. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

8.
Ester Cardoso. Transferência vertical de minicírculo de kDNA de Trypanosma cruzi no modelo Gallus gallus. 2011. Dissertação (Mestrado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

Tese de doutorado
1.
LILIANE DA ROCHA SIRIANO. INTEGRAÇÃO DE MINICÍRCULOS DE kDNA DO Trypanosoma cruzi EM CÉLULAS SANGUÍNEAS DE MENORES DE UM ANO DE IDADE NASCIDOS DE CHAGÁSICAS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS ? GOIÂNIA, GOIÁS. 2013. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Mariana Machado Hecht.

2.
Maria Carolina Cambraia Guimaro Diniz. Herança e fixação de sequências de minicírculos de kDNA de Trypanosoma cruzi no genoma. 2012. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Mariana Machado Hecht.

Iniciação científica
1.
Gabriella Dias Viana. Análise molecular e sorológica em parceiros sexuais de camundongos infectado com Trypanosoma cruzi cepa Colombiana. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Machado Hecht.

2.
Guilherme Marques Diniz. Análise de atividade antitumoral de vesículas secretadas pelo Trypanosoma cruzi sobre células HeLa e Caco-2. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Machado Hecht.

3.
Guilherme Diniz Marques. Estimativa da carga de ectoparasitas em bovinos do Distrito Federal pelo uso da Termografia Infravermelha (TIV).. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Machado Hecht.

4.
Luísa Rodrigues e Rodrigues. Avaliação de protocolos para o diagnóstico molecular da doença de Chagas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília. Orientador: Mariana Machado Hecht.

5.
Bernard Furtado Montes Oliveira. Análise molecular e sorológica de camundongos chagásicos crônicos e seus parceiros sexuais. 2013. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Mariana Machado Hecht.

6.
Danyelle Assis Ferreira. Utilização de diagnóstico molecular e sorológico para determinar a tolerização a antígenos do T. cruzi em camundongos infectados por via congênita. 2013. Iniciação Científica - Universidade de Brasília. Orientador: Mariana Machado Hecht.

7.
Jaqueline Bidin. Integração de minicírculos de kDNA de Trypanosoma cruzi no gene da distrofina de Gallus gallus. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mariana Machado Hecht.

8.
Jaqueline Bidin. Avaliação da possível transmissão sexual do Trypanosoma cruzi em Mus musculus ? Análise histológica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mariana Machado Hecht.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Teixeira, Antonio R. L.2012Teixeira, Antonio R. L. ; Nitz, Nadjar ; Bernal, Francisco M. ; Hecht, Mariana M. . Parasite Induced Genetically Driven Autoimmune Chagas Heart Disease in the Chicken Model. Journal of Visualized Experiments, v. 65, p. e3716-9, 2012.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Charneu, SO ; Magalhães, Kelly ; Hecht, Mariana Machado . II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Patologia Molecular. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação como consultora "Ad hoc" na Avaliação de Projetos de Pesquisa submetidos na Chamada Pública n.º 003/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás entre os dias 11/09/2010 e 21/12/2010, emitindo 4 pareceres.
Orientadora cadastrada nos programas de pós-graduação em Patologia Molecular e Ciências Médicas da Faculdade de Medicina, Universidade de Brasília.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 14:02:27