Alessandra Mara Rotta de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0408070345271777
  • Última atualização do currículo em 10/04/2017


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e Doutora em Educação (2008) pela mesma Universidade, com Doutorado Sanduíche na Universitá Cattolica del Sacro Cuore (Milão / Itália, 2006-2007), tendo como tema investigativo a linguagem da escultura e imaginação entre as crianças pequenas. Estágio pós-doutoral na Università Degli Studi di Firenze (2015-2016) tendo como foco o teatro para crianças de 0 a 3 anos de idade e a pedagogia da Infância. Professora Adjunta III da Universidade Federal de Santa Catarina, atua como docente junto ao Centro de Ciências da Educação - Departamento de Metodologia de Ensino, ministrando disciplinas relacionadas a arte, imaginação, brinquedos e brincadeiras na educação da infância. Realiza pesquisas com ênfase nas temáticas: arte, imaginação, práticas pedagógicas na educação infantil e formação de professores(as). Desenvolve ações de extensão vinculadas a infância, arte. Como pesquisadora é membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA), Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância (NUPEIN) ambos da UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Mara Rotta de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (048) 3721
Ramal: 4504
URL da Homepage: www.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano (Orientador: Cecilia de Carli).
Título: Escultura e Imaginação Infantil: um mar de histórias sem fim, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Gilka Elvira Ponzi Girardello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação, arte e imaginação; Escultura e educação infantil; Imaginação e infância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Do outro lado: a infância sob o olhar das crianças no interior da Creche,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Ana Beatriz Cerisara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Infância; Educação Infantil; Cultura.
Grande área: Ciências Humanas
1995 - 1998
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Università Degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.


Formação Complementar


2016 - 2016
METODO ERRANTE.
ASSOCIAZIONE RAFFAELLO SANZIO, ASSOCIAZIONE RAF, Itália.
2014 - 2015
Scuola di Studi Umanistici e della Formazione.
Università Degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.
2006 - 2007
Master in Servzi educativi per il Patrimonio Artis. (Carga horária: 240h).
Università Cattolica del Sacro Cuore - Milano, UNICATT, Itália.
1992 - 1992
Dança Contemporânea.
Ballet Studio, BAS, Brasil.
1990 - 1991
Técnico em Processamentos de Dados. (Carga horária: 2976h).
ESCOLA DE 1 E 2 GRAUS DA FAPES, FAPES, Brasil.
1990 - 1990
Dança Contemporânea. (Carga horária: 12h).
Ballet Cármen Orofino, BCO, Brasil.
1990 - 1990
Ballet Clássico Intermediário. (Carga horária: 12h).
Ballet Cármen Orofino, BCO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16
Outras informações
Desenvolvimento de atividades de bosista no projeto "As práticas de letramento na Educação Infantil", sob coordenação da professora Luciana Esmeralda Ostetto. Projeto vinculado ao Centro do Ciências da Educação - Departamento de Metodologia de Ensino.

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolveu atividades de monitoria na disciplina Educação Popular, ministrada pela professora Dr. Maristela Fantin - CED .

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN7110 - Arte, Imaginação e Educação
04/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN 7110 - Arte, Imaginação e Educação
03/2015 - 08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN7110 - Arte, Imaginação e Educação
MEN7105 - Educação e Infância V: Conhecimento, Jogo, Interação e Linguagem I
12/2012 - 03/2014
Direção e administração, Secretaria de Arte e Cultura da UFSC, .

Cargo ou função
Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura da UFSC.
04/2011 - 12/2011
Extensão universitária , CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, .

Atividade de extensão realizada
ARTE NO MURO - Ação de Extensão envolvendo artistas, crianças do Núcleo de Desenvolviemnto Infantild a UFSC, suas famílias e a comuniade de forma mais ampla..
3/2010 - 6/2010
Extensão universitária , CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, .

Atividade de extensão realizada
CURSO DE CURTA DURAÇÃO: BONECAS - HISTÓRIA, ARTE E CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
11/2009 - 11/2009
Extensão universitária , CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO, .

Atividade de extensão realizada
III ANIMANDO O MUSEO DO BRINQUEDO: O INVISÍVEL ACONTECE.
03/2008 - 03/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Infantil I
Jogo, Interaçao e Linguagem na Educaçao Infantil
03/2001 - 02/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INAFNTIL II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I
FUNDAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGO, INTERAÇÃO E LINGUGAEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
4/1998 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.

Atividade de extensão realizada
As práticas de letramento na Educação Infantil.
9/1996 - 11/1996
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação.

Atividade de extensão realizada
Curso Formação de Educadores do Albergue Santa Rita de Cássia.

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas: Linguagem e Infância II; Fundamentos Filo´soficos, Sociaológicos e Antropológicos da Educação da Infância.

Atividades

02/2008 - 04/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos filosóficos, sociológicos e antropológicos da Educação da Infância
Linguagem e Infância II
08/2003 - 02/2004
Ensino, Pedagogia - Habilitação Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ARTE-EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL I
ARTE-EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II
METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS
PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II
03/2003 - 07/2003
Ensino, Pedagogia - Habilitação Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ARTE-EDUCAÇAÕ NA EDUCAÇÃO INFANTIL I
METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador
Outras informações
Participante como pesquisadora colaboradora do GEDEST - Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética, vinculado ao PPGE/MESTRADO EM EDUCAÇÃO, coordenado pela professora Maria Isabel F. P. Leite, desde 2004.


Botinha Amarela Berçário Maternal e Jardim de Infância, BA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Atividades

6/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 6 ANOS DE IDADE)

ESCOLA ESTADUAL DE 1 E 2 GRAUS JOSÉ BONIFÁCIO, EEJB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA(Contrato temporário), Carga horária: 20

Atividades

02/1990 - 01/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Encontros Poéticos: as experiências de criação artística das crianças na educação infantil em diálogo com a arte contemporânea
Descrição: Objetivo Geral: investigar as experiências poéticas das crianças nas linguagens da arte em contexto de Educação Infantil, a partir da articulação entre o campo conceitual da educação da infância e da arte, em especial, da arte contemporânea, visando construir subsídios teórico-metodológicos para o fortalecimento, construção e expansão de práticas pedagógicas que valorizem e potencializem tais poéticas. Específicos: aprofundar e expandir as reflexões teóricas a respeito da arte contemporânea e suas linguagens, bem como sobre experiência poética na infância; promover espaços e tempos que potencializem as experiências poéticas das crianças pequenas no campo da arte, considerando o lúdico e a imaginação infantil; tecer relações entre arte contemporânea e as experiências poéticas infantis, traçando possíveis caminhos para a construção de estratégias pedagógicas que valorizem e fortaleçam tais poéticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1
2012 - 2014
As linguagens da arte e a educação das crianças de 0 a 3 anos de idade: aproximações à produção acadêmica no campo da Educação (2007-2011)
Descrição: A investigação de cunho qualitativo e empregando a análise de conteúdo buscou inventariar a produção acadêmica voltada a educação dos bebês (de 0 a 3 anos de idade) destacando tendências, ênfases, escolhas metodológicas e teóricas no que diz respeito aos trabalhos apresentados no período de cinco anos nos Grupos de Trabalho: GT 07 ? Educação da Criança de 0 a 6 Anos e GT 24 ? Educação e Arte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (NAPED). De um total de 92 trabalhos apresentados entre 2007-2001 no GT 24 e 84 trabalho no GT 07, nenhum deles tinha como foco a educação dos bebês e as linguagens da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador.
2009 - 2012
A produção artística das crianças e os brinquedos: dimensões culturais e imaginativas para a educação da infância e a formação de educadores(as)
Descrição: RESUMO A pesquisa tem como objetivo geral a exploração e ampliação de um referencial teórico-metodológico que possibilite refletir sobre as dimensões da produção e fruição artística das crianças, assim como dos brinquedos e das relações que estas estabelecem com este objeto-lúdico, ressaltando seus aspectos culturais e imaginativos, a fim de construir indicativos para a educação da infância e a formação de educadores(as) no Brasil. Assim, a mesma compreenderá: 1) estudo teórico das dimensões da arte, dos brinquedos e da imaginação infantil, considerando suas vinculações com a cultura e a educação das crianças; 2) análise: da produção artístico-cultural das crianças, em particular a plástica, e dos processos imaginativos engendrados na fruição e/ou no fazer artístico destas; dos brinquedos de ontem e de hoje e as relações culturais, artísticas e imaginativas que as crianças estabelecem com os mesmos; 3) reflexão e sistematização dos aspectos anteriormente citados, de modo que possam contribuir para a construção e/ou fortalecimento de propostas pedagógicas para a educação da infância, assim como para a formação de educadores(as)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
POÉTICAS DE JOAN MIRÓ E DAS CRIANÇAS PEQUENAS
Descrição: Modalidade Minicurso. Protocolo de Extensão na UFSC - Número 2015.5827.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
CICLO DE DEBATES: ARTE, POÉTICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
Descrição: Resumo: ciclo de debates voltado à comunidade externa e interna da Universidade Federal de Santa Catarina, SC/ do Campus Florianópolis, tendo como foco a promoção de tempos e espaços para a reflexão sobre arte, poética, infância e educação. Objetivos: 1.Promover e estimular encontros de estudos e debates sobre arte e suas linguagens tendo como foco as poéticas nelas engendradas, tecendo relações com a produção teórica que versa sobre a(s) infância(s), a(s) criança(s) e o campo da educação; 2. Expandir e diversificar repertórios artísticos e culturais dos(as) participantes do Ciclo; 3. Incentivar a pesquisa e o compartilhamento de materiais (fílmicos, obras impressas, audiovisuais etc.) referentes ao tema de cada encontro; 4. Ampliar as bases teóricas, as reflexões e as experiências dos(as) participantes de modo a colaborar para com a construção de práticas pedagógicas significativas e de qualidade junto às crianças, considerando a arte, suas linguagens e poéticas. Metodologia: Encontros presenciais; leitura e debate de textos previamente selecionados considerando o artista, obra, linguagem e temática em discussão em cada encontro; visitas dialogadas a exposições de arte, seguidas de debate; visionamento e debate de filmes, espetáculos teatrais, musicais e /ou de dança; compartilhamento por parte dos participantes do ciclo de materiais (fílmicos, obras impressas, audiovisuais etc.) referentes ao tema de cada encontro; construção de registros dos debates (individuais e/ou coletivos) incentivando a criação nas diferentes linguagens da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador / Eloisa Acires Candal Rocha - Integrante / Roselane Fátima Campos - Integrante / Kátia Adair Agostinho - Integrante / Zenilde Durli - Integrante / Leopoldo Nogueira e Silva - Integrante / Adriana Alves da Silva - Integrante / Simone Cristiane Silveira Cintra - Integrante / Rogério Machado Rosa - Integrante.
2015 - Atual
XXV CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL
Descrição: SOCIALIZAÇÃO DE PESQUISAS E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LEVADAS A EFEITO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE ESTUDO DE RELATÓRIOS DE PESQUISA, ANÁLISE DE ARTIGOS ACADÊMICOS, RELATOS DE ATIVIDADES DE EXPERIÊNCIAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICAS DE DOCÊNCIA, DEBATES EM TORNO DE QUESTÕES SUSCITADAS PELOS ESTUDOS E RELATOS APRESENTADOS NAS SESSÕES DO CICLO QUE ESTÃO PREVISTAS PARA OCORRER QUINZENALMENTE COM DURAÇÃO DE 4 HORAS POR SESSÃO, ENVOLVENDO PESQUISADORES, PROFESSORES DAS REDES DE ENSINO, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERESSADOS NA TEMÁTICA DOS ESTUDOS DA INFÂNCIA EM BUSCA DE CONTRIBUIR PARA O APERFEIÇOAMENTO DA DOCÊNCIA NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS, DAS RELAÇÕES CRECHE-FAMÍLIAS E MELHORIA DOS SERVIÇOS EDUCACIONAIS PARA A INFÂNCIA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Integrante / Eloisa Acires Candal Rocha - Coordenador / Kátia Adair Agostinho - Integrante / João Josué da Silva Filho - Integrante.
2014 - 2015
ARTE NO MURO: uma tela a céu aberto
Descrição: "ARTE NO MURO III - uma tela a céu aberto"! visa ser um espaço ativo de reflexão e divulgação das proposições engendradas comas crianças pequenas, dentro do projeto criado e desenvolvido junto ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, vinculado ao Centro de Ciências da Educação. Na sua terceira edição, nos propomos a sistematizar os registros das atividades desenvolvidas em 2013 com os bebês, a instituição e a comunidade de forma mais ampla. A divulgação em meio eletrônico (blog do projeto) perspectiva o compartilhamento da experiência, o fortalecimento de práticas pedagógicas que promovam o conhecimento, as experiências sensíveis e criadoras das crianças em creches e pré-escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador / Gilberto Lopes Lerina - Integrante / Vania Maria Broering - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2014
EVENTOS DA SECULT - 2013
Descrição: FOMENTAR A PRODUÇÃO CULTURAL JUNTO AS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA, CONTEMPLANDO PROPONENTES DE DIVERAS ÁREAS DO FAZER ARTÍSTICO E CULTURAL, CONDUZINDO A UFSC A UM PATAMER DE EXCELÊNCIA E DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO E FRUIÇÃO CULTURAL..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador.
2012 - 2013
Arte no muro II: uma tela a céu aberto
Descrição: OBJETIVOS: - promover experiências sensíveis e a criação poética entre os bebês (crianças de 2 a 3 anos de idade), as professores(as) e servidores técnicos administrativos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, tendo como suportes privilegiados de intervenção artística os muros da instituição; - fortalecer e expandir as forças da imaginação e da criação poética dos bebês no campo das artes visuais, oportunizando novas experiências sensíveis com a materialidade terra, assim como ampliando e diversificando seus encontros com a arte e produção artística na linguagem da pintura e da modelagem; - alargar e aprofundar os estudos teóricos no campo da arte contemporânea, da criação poética na primeira infância, da imaginação e das práticas pedagógicas entre os profissionais que orientam as experiências sensíveis e a produção plástica das crianças de 2 a 3 anos de idade no contexto de educação infantil; - desenvolver, registrar, analisar e divulgar as experiências sensíveis e seus processos criações poética, visando à construção de práticas pedagógicas significativas para as crianças pequenininhas. METODOLOGIA: - Pesquisa e estudo coletivo (professora-coordenadora do projeto, professores(as) do NDI, servidores técnicos administrativos) sobre a bibliografia nacional e estrangeira com o seguinte foco: arte contemporânea, a linguagem da escultura em argila, as artes plásticas e a educação dos bebês em contextos formais de educação. - Criação de um arquivo bibliográfico e banco de imagens (virtual) para consulta da comunidade do NDI sobre: criação poética na infância; arte contemporânea e intervenções urbanas; artistas que têm a terra como materialidade de trabalho; pinturas, modelagens e esculturas no barro; linguagem da escultura de modo geral. - Organização e desenvolvimento de tempos, espaços e materiais para as experimentações e criações poéticas dos bebês com a materialidade terra, buscando explorar suas infinitas possibilidades plásticas desta, vis.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador.
2011 - 2011
Arte no muro: uma tela a céu aberto
Descrição: Objetivos:- promover o encontro e a produção artística entre artistas plásticos, crianças e professores(as) do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC, tendo como suportes privilegiados de criação os muros da instituição; - ampliar os estudos e o debate entre os envolvidos no projeto sobre arte pública, as experiências sensíveis e a produção plástica das crianças pequenas nos contextos de educação infantil; - desenvolver, registrar, analisar e divulgar estratégias de atuação pedagógica engendradas no encontro de artistas e crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador.
2010 - 2010
BONECAS: história, arte e criação na formação de(as) professores(as) da educação infantil
Descrição: Objetivo geral: aprofundar os estudos e discussões teóricas sobre a boneca entre os(as) professores(as) da educação da infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis, buscando expandir suas experiências estéticas, seus repertórios artístico-culturais, seus modos percepção das representações e empregos deste objeto lúdico na arte, assim como impulsionar processos de pesquisa-criação de bonecas(os). Metodologia: o curso será desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2010 com encontros presenciais a partir de aulas expositivas-dialogadas; estudos e pesquisas dirigidos sobre o brinquedo boneca; leituras de reproduções de arte, obras e brinquedos; visitas a exposição do acervo parcial do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina\UFSC; oficinas voltadas aos processos investigativos e criadores no campo artístico e do brinquedo-boneca..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO: o invisível acontece
Descrição: Objetivos: celebrar os 10 anos da criação do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina/UFSC; promover a reflexão junto ao público acadêmico e a comunidade em geral sobre o papel deste museu na universidade e na sociedade contemporânea; debater sobre os limites e as possibilidades de ações políticas, museais e pedagógicas, assim como de pesquisa e extensão voltadas a este museu. Metodologia: encontro aberto ao público universitário e a comunidade em geral com a seguinte programação: exposição ?Museu, arte e infância? (no hall de entrada do CED/UFSC); mesa com a temática:?Museu do brinquedo: o invisível acontece? (auditório do CED/UFSC); homenagens aos fundadores e colaboradores do museu(auditório do CED/UFSC; apresentação artístico-cultural: Canções para Brincar(auditório do CED/UFSC; visita orientada ao acervo parcial do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina em exposição na Biblioteca Central da UFSC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Alessandra Mara Rotta de Oliveira - Coordenador / GILKA ELVIRA PONZI GIRARDELLO - Integrante / Tema Anita Piacentini - Integrante / Monica Fantin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. M. R.2005 OLIVEIRA, A. M. R.. Ouvindo Crianças: um encontro com a infância na creche. Reflexão e Ação, v. 13, p. 65-89, 2005.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.1996OLIVEIRA, A. M. R.. Reflexões sobre as mutações da política brasileira. Quando O Aluno Ensaia, FLORIANÓPOLIS, p. 97-108, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; LERINA, Gilberto. L. ; BROERING, Vania. M. . Arte no Muro: imaginação e criação poética entre bebês. In: PEIXE, Débora Cristina de Sampaio; NEIVERTH, Thaisa. (Org.). Creches Catarinenses: experiências de formação e práticas pedagógicas. 1ed.FLORIANÓPOLIS: NUP - NÚCLEO DE PUBLICAÇÕES/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014, v. I, p. 23-44.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.. DO ENCONTRO COM AS VÊNUS E BRUXAS NASCEM ESTÁTUAS-DEUSAS E MUITO MAIS!. In: VASQUES, Carla K: SCHLICKMANN, Maria Sirlene P; CAMPOS, Rosania. (Org.). EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: MÚLTIPLOS OLHARES, OUTRAS LEITURAS. IJUÍ -RS: UNIJUÍ, 2009, v. , p. 51-62.

3.
OLIVEIRA, A. M. R.. AS HISTÓRIAS DE UMA ILHA E A PRODUÇÃO ESCULTÓRICA DAS CRIANÇAS. In: PASSOS, Mailsa Carla Pinto; PEREIRA, Rita Marisa Ribes. (Org.). IDENTIDADE, DIVERSIDADE: PRÁTCIAS CULTURAIS EM PESQUISA. PETRÓPOLIS / RIO DE JANEIRO: DP et Alii / Faperj, 2009, v. , p. 197-212.

4.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ . Do outro lado: a infância sob o olhar de crianças no interior da creche. In: Silvia Cruz. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, v. , p. 283-285.

5.
OLIVEIRA, A. M. R.. Escultura e imaginação entre as crianças pequenas. In: Celdon Fritzen e Gladir s. Cabral. (Org.). Infância: imaginação e educação em debate. 1ed.Campinas: Papirus, 2007, v. , p. 73-90.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Entender o Outro (...) exige mais quando, o Outro é uma criança. Reflexões em torno da alteridade da infância no contexto da educação infantil.. In: Manuel Jacinto Sarmento e Ana Beatriz Cerisara. (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e da educação. 1ed.Braga: ASA, 2004, v. , p. 181-203.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; VÂNIA BROERING ; LERINA, Gilberto. L. . Arte e imaginação poética na educação das crianças pequenas ? reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC).. In: II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação, 2016, Lisboa. Atas do VII Encontro do CIED ? II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. Lisboa: CIED ? Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais Campus de Benfica do IPL, 2016. v. I. p. 3-492.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.. ??Teatrinho de fantoches?? na educação das crianças pequenas: repensá-lo, por quê? Por onde começar?. In: XXV Seminário Nacional de Arte Educação: poéticas, pesquisa e docência, 2016, Montenegro, RS. XXV Seminário Nacional de Arte Educação: poéticas, pesquisa e docência, 2016. v. I. p. 01-457.

3.
OLIVEIRA, A. M. R.. Da exposição à criação: a educação estética das crianças na educação infantil. In: V CICLO DE INVESTIGAÇÕES DO PPGAV-UDESC: TRANSPOSIÇÕES, 2010, FLORIANÓPOLIS. V CICLO DE INVESTIGAÇÕES DO PPGAV-UDESC: TRANSPOSIÇÕES, 2010.

4.
OLIVEIRA, A. M. R.. As histórias de uma ilha e a produção escultórica das crianças. In: I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: tendências e desafios contemporâneos., 2008, Juiz de Fora. Anais do I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: tendências e desafios contemporâneos., 2008.

5.
OLIVEIRA, A. M. R.. Culturas da infância: aproximações às produções simbólicas das crianças pequenas nos contextos de Educação Infantil. In: II Fórum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação, 2005, Torres - RS. II Fórum Nacional de Educação: Formação, Trabalho e Educação. Torres - RS: ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, 2005.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Escultura e imaginação nos pequeninos. In: Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais, 2005, Criciúma -SC. Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais. Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, 2005.

7.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; Rivero ; BATISTA . Partilhando olhares sobre as crianças pequenas: reflexões sobre o estágio na Educação Infantil. In: XII ENDIPE, 2004, Curitiba - Paraná. XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba - PR: UFPR, 2004.

8.
OLIVEIRA, A. M. R.. Entender o Outro (...) exige mais quando o outro é uma criança: reflexões em torno da alteridade da infância no contexto da Educação Infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPED, 2002, CAXAMBU - MG. EDUCAÇÃO: MANIFESTOS, LUTAS E UTOPIAS, 2002.

9.
OLIVEIRA, A. M. R.. A arte e a diversidade cultural nos contextos de Educação Infantil. In: III CONGRESSO NACIONAL DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR, 2002, BLUMENAU-SC. TEMPORALIDADES HUMANAS E CURRÍCULO. BLUMENAU: EDIFURB, 2002. v. 1. p. 39-50.

10.
OLIVEIRA, A. M. R.. O desenho como produção cultural das crianças e como fonte de pesquisa. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2002, FLORIANÓPOLIS. NA CONTRACORRENTE DA UNIVERSIDADE OPERACIONAL. FLORIANÓPOLIS: UFSC,/NUP/CED, 2002. v. 1.

11.
OLIVEIRA, A. M. R.. Com olhos de criança: o que elas falam, sentem e desenham sobre a sua infância no interior da creche. In: Reunião Anual da ANPED, 2001, Caxambu - MG. Reunião Anual da ANPED, 2001.

12.
OLIVEIRA, A. M. R.. "A creche que eu queria ter": a criança pequena desenha o espaço da Educação Infantil. In: III Seminário Pesquisa em Educação Regiao Sul, 2000, Porto Alegre. III Seminário Pesquia em Educação Região Sul, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; BROERING, Vania. M. . Boneco, pra que te quero: oficinas de criação na na formação de professores(as) da educação da infância e o teatro de animação. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: investigação, formação docente e cultura da infância, 2016, Braga, Portugal. Livro de Resumos - II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: investigação, formação docente e cultura da infância. Braga: Universidade do Minho, 2016. v. I. p. 03-121.

2.
RAMOS, F. H. ; OLIVEIRA, A. M. R. . Poéticas das crianças pequenas - das amassaduras ao castelo. In: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de infância. Investigação, formação e culturas da infância., 2016, Braga. Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de infância. Investigação, formação e culturas da infância.. Braga: Universidade do Minho, 2016. v. I. p. 3-221.

3.
OLIVEIRA, A. M. R.. BOLINHAS DE SABÃO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DAS CRIANÇAS E A ARTE EFÊMERA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO"DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: NFÂNCIA DA EDUCAÇÃO', 2010, RIO DE JANEIRO. V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO "DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO'. RIO DE JANEIRO: GRÁFICA DA UERJ, 2010. p. 44-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. R.. O teatro mignon na educação da primeiríssima infância: entre funções e transgressões. In: XXV Seminário Nacional de Arte Educação: poéticas, pesquisa e docência, 2016, Montenegro, RS. XXV Seminário Nacional de Arte Educação: poéticas, pesquisa e docência, 2016. v. I. p. 3-457.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.; LERINA, Gilberto. L. ; VÂNIA BROERING . Arte e Imaginação Poética na Educação das Crianças Pequenas - reflexões sobre o projeto Arte no Muro (NDI/MEN/CED/UFSC). In: VII Encontro do CIED ? II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação, 2015, Lisboa. VII Encontro do CIED ? II Encontro Internacional Estética e Arte em Educação. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa, 2015. v. I. p. 3-55.

3.
OLIVEIRA, A. M. R.; Rivero ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; CAMPOS, Rosânia ; BATISTA ; BODNAR, R. ; FERNANDES . A formação das professoras e a produção simbólica das crianças de 0 a 6 anos: uma experiência de pesquisa. In: 28a Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambú. 40 anos de Pós-graduação em Educação no Brasil: produção de conhecimentos, poderes e práticas, 2005. p. 235-236.

4.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; Rivero ; BATISTA ; FERNANDES . Aproximações as crianças e professoras da educação infantil: um estudo sobre as produções culturais infantil e as práticas pedagógicas em instituições de educação infantil. In: III Fórum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre. III Fórum Mundial de Educação, 2004.

5.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; Rivero ; BATISTA ; FERNANDES . Pesquisando sobre as produções simbólicas das crianças e das professoras de educação Infantil. In: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro / II Congresso CIDInE, 2004, Florianópolis -SC. I Congresso Interncaional Luso-Brasileiro / II Congresso CIDInE, 2004.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Arquitetando: as crianças e os espaços da creche. In: II SEPEX, 2002, FLORIANÓPOLIS -SC. II SEMANA DE ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSC. FLORIANÓPOLIS: UFSC, 2002.

7.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; TASSINARI, ANTONELA M I . Cultura, crianças pequenas e educação: trilhando os caminhos da pesquisa e da prática pedagógica. In: V SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2002, FLORIANÓPOLIS -SC. NA CONTRACORRENTE DA UNIVERSIDADE OPERACIONAL. FLORIANÓPOLIS: UFSC, UDESC, UNIVALE, FURB, 2002. v. 1. p. 275-275.

8.
OLIVEIRA, A. M. R.. Entender o outro (...) exige mais quando o outro é uma criança: reflexões em torno da alateridade da infância nos contextos de Educação Infantil. In: 25 REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2002, CAXAMBU. EDUCAÇÃO; MANIFESTOS, LUTAS E UTOPIAS OS 25 ANOS, 2002.

9.
OLIVEIRA, A. M. R.. Em cena na cultura infantil:Tiazinha, As Meninas e a Poposuda. In: I SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSC, 2000, FLORIANÓPOLIS - SC. I SEPEX - SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFSC / UFSC 40 ANOS DE INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE. FLORIANÓPOLIS-SC: EDITORA DA UFSC, 2000. v. 1. p. 1999-1999.

10.
OLIVEIRA, A. M. R.; OUTROS . O que é, o que é? Reflexões sobre a criança pequena e a ação do aluno estagiário a partir de imagens gravadas durante o estágio supervisionado em Educação Infantil. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED, 1999, CURITIBA. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED. CURITIBA: UFPR, 1999.

11.
OLIVEIRA, A. M. R.; NUNES, F. . O meio ambiente sob o olhar da 1a. Série. In: I MOSTRA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS DA UFSC, 1997, FLORIANÓPOLIS-SC. DAS PRÁTICAS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS DA UFSC - SOCIALIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DAS LICENCIATURAS DA UFSC. FLORIANÓPOLIS-SC: EDITORA DA UFSC, 1997. v. 1. p. 74-74.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. M. R.. Esperienzie d?arte al nido: il ruolo dell?educattore. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, A. M. R.. Il potere delle inezie: un possibile rapporto tra bambini - arte - educatori. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, A. M. R.; BROERING, V. . Boneco, para que te quero: oficinas de criação na formação de professores(as) da educação da infância e o teatro de animação??. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, A. M. R.. Teatro contemporâneo para as crianças pequenas e a Pedagogia da Infância: um primeiro olhar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RAMOS, F. H. ; OLIVEIRA, A. M. R. . Poéticas das crianças pequenas: das amassaduras ao castelo na argila. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Pelos bosques da ficção: caminhos possíveis entre a educação infantil e a arte contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, A. M. R.. Onde termina a árvore e começam os sonhos? Diálogos entre a arte contemporânea e a educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, A. M. R.. Onde termina a árvore e começam os sonhos? Diálogos entre a arte contemporânea e a educação infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, A. M. R.. Nos bosques da ficção: encontros possíveis e necessários entre a educação infantil e a arte contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, A. M. R.. Arte e Educação Infantil: interlocuções possíveis e necessárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, A. M. R.. MUSEU DE ARTE: espaço de pesquisa, ensino e extensão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, A. M. R.. Linguagens da arte na infância. Que arte a criança faz? O que percebemos desta arte?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, A. M. R.. DISCOS PRATEADOS, PEDRAS E POESIA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DAS CRIANÇAS NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
OLIVEIRA, A. M. R.. Encontro da Diversidade Cultural Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
OLIVEIRA, A. M. R.. DAS ÁGUAS ONDE NADA UM TUBARÃO ÀS ESCULTURAS DE GELO PRODUZIDAS POR CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, A. M. R.; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi . CHEIRO DE AREIA MOLHADA: O TELÚRICO NAS ESCULTURAS, NA VIDA E NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, A. M. R.. CULTURA GLOBAL, CULTURA LOCAL: A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E PEDAGÓGICAS PARA COM A CULTURA INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, A. M. R.. ENTRE ESCULTURAS E HISTÓRIAS DE LOS NIÑOS DE LA ISLA DE SANTA CATARINA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
OLIVEIRA, A. M. R.. A infância e o mundo da arte na cidade de Torino - Itália: considerações sobre o ateliê de pintura, escultura e literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, A. M. R.. Caminhos da imaginação e da arte na infância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
OLIVEIRA, A. M. R.. Do encontro com as Vênus e as bruxas nascem as "estátuas-deusas" e muito mais: uma empolgante produção narrativa&escultórica das crianças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, A. M. R.. Museu: de fantasma a temer à um espaço para imaginar&conhecer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
OLIVEIRA, A. M. R.. Cores, texturas, formas e histórias de uma infância: as cem linguagens das crianças e a construção de práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
OLIVEIRA, A. M. R.. Escultura e imaginação nos pequenino - Educação, Imaginação e as Linguagens Artístico-Culturais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA ; FERNANDES ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; Rivero ; CAMPOS, Rosânia . Pôster: A formação das professoras e a produção simbólica das crianças de 0 a 6 anos: uma experiência de pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
OLIVEIRA, A. M. R.. Reflexões sobre a alteridade da infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
OLIVEIRA, A. M. R.. Pôster: Do labirinto dos dinossauros ao labirinto das crianças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
OLIVEIRA, A. M. R.. Pôster: Do labirinto dos dinossauros ao labirinto das crianças. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; Rivero ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; BATISTA ; CAMPOS, Rosânia ; FERNANDES . Pôster: Aproximações às crianças e professoras da educação infantil: um estudo sobre as produções simbólicas infantis e as práticas pedagógicas em instituições de educação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
OLIVEIRA, A. M. R.. Brinquedos e Brincadeiras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
OLIVEIRA, A. M. R.. Entender o Outro (...) exige mais quando o Outro é uma criança: reflexões em torno da alteridade da infância no contexto da Educação Infantil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
OLIVEIRA, A. M. R.. Cultura, crianças pequenas e educação: trilhando os caminhos da pesquisa e da prática pedagógica - O desenho como produção cultural das crianças e como fonte de pesquisa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
OLIVEIRA, A. M. R.. As culturas infantis: o que as pesquisas revelam. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
OLIVEIRA, A. M. R.. Com olhos de criança: o que elas falam, sentem e desenham sobre a sua infância na creche. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
OLIVEIRA, A. M. R.. Arquitetura da imaginação:os espaços, ascrianças e a cultura infantil no contexto das instituições de educação de 0 a 6 anos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
OLIVEIRA, A. M. R.. Infância e creche: olhares de crianças. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
OLIVEIRA, A. M. R.. "A creche que eu queria ter" - a criança pequena desenha o espaço da educação infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
OLIVEIRA, A. M. R.. Pôster: Do outro lado: a infância sob o olhar de crianças. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
OLIVEIRA, A. M. R.; NUNES, F. ; FREITAS, N. ; BATISTA . O que é, o que é? Reflexões sobre a criança pequena e a ação do aluno estagiário a partir de imagens gravadas durante o estágio supervisionado em Educação Infantil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, A. M. R.. Curso de Capacitação em Assuntos Educacionais. 2002.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.. Curso de Capacitação em Assuntos Educacionais. 2001.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; BROERING, Vania. M. ; LERINA, Gilberto. L. . Arte no muro - uma tela a céu aberto. 2011; Tema: Educação Infantil e Arte. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; VÂNIA BROERING . BONECAS: HISTÓRIA, ARTE E CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA ; Rivero ; SCHIMIT, R. . ORIENTAÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPALD E FLORIANÓPOLIS -SC. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CRIAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL).

3.
OLIVEIRA, A. M. R.. ESCULTURA INFANTIL, EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS PEQUENAS E OS ESPAÇOS ARTÍSTICO-CULTURAIS. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
OLIVEIRA, A. M. R.. Formação de monitores de Artes para o trabalho com crianças e jovens em espaços não formais de educação - Módulo: Infância e Cultura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, A. M. R.. Culturas da infância: aproximações às produções simbólicas das crianças pequenas nos contextos de Educação Infantil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Formação em parceria com o MEC/FNDE - Tecendo reflexões sobre a Pedagogia da Infância Grupo A. 2004. .

7.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; Rivero ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; TRISTAO, F. C. D. ; BODNAR, R. ; BATISTA ; CAMPOS, Rosânia ; FERNANDES . Relatório Técnico: Relatório Anual de atividades desenvolvidas no Programa de Cooperação Internacional firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação - Brasil e a Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança - Portugal.. 2004. (Relatório de pesquisa).

8.
OLIVEIRA, A. M. R.. Infância e produção cultural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
OLIVEIRA, A. M. R.. Grupo de Discussão dos Supervisores da Educação Infantil. 2003. .

10.
OLIVEIRA, A. M. R.. Formação Descentralizada. 2003. .

11.
OLIVEIRA, A. M. R.. Grupo de discussão da educação infantil e ensino fundamental. 2003. .

12.
OLIVEIRA, A. M. R.; CERISARA, ANA BEATRIZ ; Rivero ; COUTINHO, ANGELA SCALABRIN ; BATISTA ; FERNANDES ; CAMPOS, Rosânia ; TRISTAO, F. C. D. ; BODNAR, R. . Relatório Técnico: Relatório Anual de atividades desenvolvidas no Programa de Cooperação Internacional firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação - Brasil e a Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança - Portugal.. 2003. (Relatório de pesquisa).

13.
OLIVEIRA, A. M. R.. Arte e cultura - questões sobre a cultura das crianças no campo das artes (ênfase: desenho). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
OLIVEIRA, A. M. R.. Ressignificando a Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
OLIVEIRA, A. M. R.. Criatividade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
OLIVEIRA, A. M. R.. A arte e a diversidade cultural nos contextos de educação infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
OLIVEIRA, A. M. R.. Linguagens como eixo da organização pedagógica nos contextos de Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
OLIVEIRA, A. M. R.; A . Vai, vai vai começar a brincadeira. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho de Conclusão de Curso).

19.
OLIVEIRA, A. M. R.. Desenho Infantil: de estratégias metodológica de pesquisa à objeto de investigação - diversas reflexões que desembocam na prática pedagógica. 2002. (COORDENADORA DE MESA).

20.
OLIVEIRA, A. M. R.; FREITAS, N. ; NUNES, F. ; BATISTA . O que é, o que é?. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, A. M. R.. La nostra torre di Babele. 2007. Escultura.

2.
OLIVEIRA, A. M. R.. Mujer. 1994. Desenho.

3.
OLIVEIRA, A. M. R.. Máscaras (adereços). 1991. Outra.

4.
OLIVEIRA, A. M. R.. Mozart. 1991. Desenho.

5.
OLIVEIRA, A. M. R.. Homenagem a Mozart. 1991. Desenho.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Cenários. 1989. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, ANDRESSA JOSEANE; OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de ANDRESSA JOSEANE DA SILVA. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA INFLUÊNCIA NA EXPRESSÃO CULTURAL DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS. 2010. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
SILVA, M. H. P.; OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de MARIA HELENA PÉRICO DA SILVA. QUAIS OS ESPAÇOS IMAGINATIVOS PRESENTES NAS AULAS DE ARTE? UM ESTUDOD E CASO COM ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DA E. E. B. PROFESSORA MARIA GARCIA PESSI. 2009. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; ROCHA, E. A. C.; SIMÂO, M. B.; CAMPOS, R.F.. Participação em banca de Fernanda Hartmann Ramos.Das amassaduras na argila ao castelo: poéticas da criação entre os bebês no contexto do projeto Arte no Muro - NDI/MEN/CED/UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi; AGOSTINHO, K. A.; SIMÂO, M. B.; OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Karla Regina de Souza.Reflexões sobre o desenho das crianças pequenas, a partir de um estágio em Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ROCHA, E. A. C.; AGOSTINHO, K. A.; SCHLINDWEIN, L. M.; OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Gabriela Botelho P. Korus.Linguagem e Brincadeira: implicações para a ação pedagógica". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
AGOSTINHO, K. A.; OLIVEIRA, A. M. R.; GIRARDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Participação em banca de Catrine de Moraes Pereira.Contribuições do registro fotográfico para a prática docente na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
LATERMAN, I.; SILVA, M. A.; FANTIN, M.; OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Ketlyn Ayara da Silva Coelho.Brincadeira tradicional e novas gerações: uma reflexão a partir do boi de mamão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Nataly Kelly Silveira.Educação de bebês em creche: perspectivas dialógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Caroline veiga Gralik.Espaços da Creche: uma análise das possibilidades educativas para os bebês. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Bruna Brando de Medeiros.Os espaços da Educação Infantil como alvo de políticas educacionais: uma análise dos documentos regulatórios das décadas de 1990 e 2000. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Renata do Prado Souza.O currículo como experiência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Liliane dos Santos Lorscheiter.Interações sociais dos beb~es na creche: intencionalidade e planejamento docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Gislaine de Souza.Avaliação na Educação Infantil: análise da prática com bebês. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Gesse Andrion Valente.A literatura Infantil e a Infância: algumas contribuições para pensar a experiência estétca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA; Rivero. Participação em banca de Cláudia Coelho.Você está no trem? Não estou no bi...bi...! Uma reflexão sobre a produção de brimquedos com materiais reciclados na educação infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

14.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA; Rivero. Participação em banca de Selma Zimermam dos Anjos.Os espaços externos da creche e as experiências lúdicas das crianças. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

15.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA. Participação em banca de Geovana de Souza Albino.Desenho das crianças da primeira série do Ensino fundamental: algumas reflexões. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Habilitação Ensino Fundamental) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

16.
OLIVEIRA, A. M. R.; BATISTA. Participação em banca de Marli Lorenzetti Gomes.Descobrindo as experiências sonoras das crianças pequenas no contexto da creche. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

17.
OLIVEIRA, A. M. R.. Participação em banca de Daniela Leindecker.Nesta Rua. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS.DISCOS PRATEADOS, PEDRAS E POESIA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DAS CRIANÇAS NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Seminário).

2.
3 Fórum Nacional de Museus. 2008. (Outra).

3.
Giornate di Studio e di Scambio "Dialoghi sull'educazione". 2007. (Outra).

4.
A fotografia entre gestos e registros.A FOTOGRAFIA ENTRE GESTOS E REGISTROS. 2006. (Oficina).

5.
Colóquio memória e imaginação.COLÓQUIO MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO. 2006. (Outra).

6.
Encontro de formação continuada para professores da mostra:. 2006. (Encontro).

7.
Expografia de Arte: história e conceitos. 2006. (Oficina).

8.
III CICLO DE HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA, MÓDULO 6. 2006. (Outra).

9.
Perdidos no espaço do centro de Porto Alegre.PERDIDOS NO ESPAÇO DO CENTRO DE PORTO ALEGRE. 2006. (Outra).

10.
28 REUNIAÃO ANUAL DA ANPED. 2005. (Congresso).

11.
CONGRESSO EDUCASUL 2005. 2005. (Congresso).

12.
SEMINÁRIO QUESTÕES DO IMAGINÁRIO I. 2005. (Seminário).

13.
VII Ciclo de Debates em Educação Infantil. 2005. (Outra).

14.
Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil. XV CONFAEB - Federação de Arte educadores do Brasil. 2004. (Congresso).

15.
III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO - A educação para um mundo possível.LABIRINTO. 2004. (Outra).

16.
Lugares do Olhar.SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA. 2004. (Seminário).

17.
SEMINÁRIO ESPECIAL SOBRE ETNOGRAFIA NA PESQUISA EDUCACIONAL COM A INFÂNCIA.SEMINÁRIO ESPECIAL SOBRE ETNOGRAFIA NA PESQUISA EDUCACIONAL COM A INFÂNCIA. 2004. (Seminário).

18.
Ciclo de Debates: pesquisa em educação infantil.CICLO DE DEBATES: pesquisa em Educação Infantil. 2003. (Outra).

19.
II CONGRESSO SUL AMERICANO DE CRIATIVIDADE, VII JORNADA GAÚCHA DE ARTE TERAPIA E IV ENCONTRO DE TERAPIAS EXPRESSIVAS.II CONGRESSO SUL AMERICANO DE CRIATIVIDADE, VII JORNADA GAÚCHA DE ARTE TERAPIA E IV ENCONTRO DE TERAPIAS EXPRESSIVAS. 2003. (Outra).

20.
16 SEMINÁRIO REGIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO 1 ENCONTRO REGIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA.16 SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO 1 ENCONTRO REGIONAL DA REDE ARTE NA ESCOLA. 2002. (Seminário).

21.
25 REUNIÃO ANUAL DA ANPED.25 REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2002. (Outra).

22.
CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.VI CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2002. (Outra).

23.
I CONGRESSO SUL AMERICANO DE CRIATIVIDADE VI JORNADA GAÚCHA DE ARTE TERAPIA III ENCONTRO DE TERAPIAS EXPRESSIVAS. I CONGRESSO SUL AMERICANO DE CRIATIVIDADE VI JORNADA GAÚCHA DE ARTE TERAPIA III ENCONTRO DE TERAPIAS EXPRESSIVAS. 2002. (Congresso).

24.
III JORNADA DE DEBATES "MÍDIA E IMAGINÁRIO INFANTIL".III JORNADA DE DEBATES "MÍDIA E IMAGINÁRIO INFANTIL". 2002. (Outra).

25.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL.IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2002. (Seminário).

26.
24 REUNIÃO ANUAL DA ANPED.24 REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2001. (Outra).

27.
FÓRUM MUNIDAL DE EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO NO MUNDO GLOBALIZADO.FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. 2001. (Outra).

28.
V CICLO DE DABATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL.V CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL - Formação de professoras leigas da área da Educação Infantil. 2001. (Outra).

29.
V CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.V CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL - Simplesmente complexo: a política e a pedagogia da Educação infantil na Itália. 2001. (Outra).

30.
IV CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.IV CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL - Linguagem oral, linguagem escrita: aprofundando o debate. 2000. (Outra).

31.
IV CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.IV CICLODE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL - A literatura infantil na educação de crianças pequenas. 2000. (Outra).

32.
IV CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL.IV CICLO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL - A pedagogia da Educação Infantil e as múltiplas linguagens. 2000. (Outra).

33.
SEMINÁRIO A INFÂNCIA SOB UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR.A INFÂNCIA SOB UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR. 2000. (Seminário).

34.
II CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL.III CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1999. (Outra).

35.
II SEMINA´RIO DE PERSQUISADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED.II SEMINÁRIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 1999. (Seminário).

36.
SEMINÁRIO 25 ANOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: RESGATE, SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS.SEMINÁRIO 25 ANOS DO PROGRAMA DE ´PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: RESGATE, SITUAÇÃO E PERPECTIVAS. 1999. (Seminário).

37.
ENCONTROS DE MAIO.ENCONTROS DE MAIO. 1998. (Encontro).

38.
I CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL.I CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1998. (Outra).

39.
II CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. 1998. (Outra).

40.
I SEBRINQ.I SEMINÁRIO SOBRE O BRINQUEDO E ABRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - I SEBRINQ. 1998. (Seminário).

41.
OFICINA DE BONECOS.OFICINA DE BONECOS. 1998. (Oficina).

42.
I MOSTRA DE PRATICAS DE ENSINO E ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFSC.I MOSTRA DE PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UFSC. 1997. (Outra).

43.
CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ALBERGUE SANTA RITA DE CÁSSIA.CUSRO FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ALBERGUE SANTA RITA DE CÁSSIA. 1996. (Outra).

44.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.VIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 1996. (Encontro).

45.
I SENELP.I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA - SENELP " A LEITURA E A APRENDIZAGEM". 1994. (Seminário).

46.
6 SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO.6 SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE-EDUCAÇÃO. 1992. (Seminário).

47.
FÓRUM REGIONAL DE ALFABETIZAÇÃO.FÓRUM REGIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 1990. (Outra).

48.
I SEMINÁRIO ESTADUAL DA PEDAGOGIA FREINET.I SEMINÁRIO ESTADUAL DA PEDAGOGIA FREINET. 1990. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; BERTON, Paulo R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; RAMOS, C. N. S. ; PINHEIRO, H. F. S. ; COUTO, R. M. ; SILVA, R. ; PEREIRA, S. R. V. ; BRITO, S. S. . Quem faz cem anos ou +. 2013. (Outro).

2.
BERTON, Paulo R. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; PINHEIRO, H. F. S. ; COUTO, R. M. ; SILVA, R. ; PEREIRA, S. R. V. ; RAMOS, C. N. S. . Cafés Culturais. 2013. (Outro).

3.
BERTON, Paulo R. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; COUTO, R. M. ; RAMOS, C. N. S. ; PEREIRA, S. R. V. ; SILVA, R. ; PINHEIRO, H. F. S. ; BRITO, S. S. . Seminário de Mobilização Estadual: Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Outro).

4.
OLIVEIRA, A. M. R.; VÂNIA BROERING . BONECAS: HISTÓRIA, ARTE E CRIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Outro).

5.
OLIVEIRA, A. M. R.; OUTROS . III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO: O INVISÍVEL ACONTECE. 2009. (Outro).

6.
OLIVEIRA, A. M. R.. Oficinas Temáticas. 2001. (Outro).

7.
OLIVEIRA, A. M. R.. I Seminário sobre Brinquedo e a brincadeira na Educação Infantil - I SEBRINQ. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Hartmann Ramos. Das amassaduras na argila ao castelo: poéticas da criação entre os bebês no contexto do projeto Arte no Muro -NDI/MEN/CED/UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

2.
Gabriela Sabrina Vazquez. O AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO GARANTIA PARA A CRIAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS: diálogos com a Pedagogia da Infãncia e as experiências de educação infantil no norte da Itália.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

3.
Angela Franzoni de Araujo. A linguagem da pintura entre os bebês num contexto de Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

4.
Bruna Aline Faria. A linguagem da música entre os bebêss num contexto de Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

5.
Mariana da Silva. ABRE A RODA TIN, DÔ, LÊ, LÊ: as cantigas de roda nos relatórios, artigos e memorais de estágio de educação infantil do curso de pedagogia da UFSC (1988-1913.1). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

6.
Amanda Prado Pires. Infância, criação e imaginação: um estudo de caso numa escola da Pedagogia Waldorf. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.

7.
Ana Lúcia da Cruz. Matheus: - "O que tu tá desenhando"?; Douglas: - "Uma cobra que vai comer uma barata": reflexões em torno do desenho no contexto da creche. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - Habilitação Educação Infantil) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Alessandra Mara Rotta de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; BERTON, Paulo R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; RAMOS, C. N. S. ; PINHEIRO, H. F. S. ; COUTO, R. M. ; SILVA, R. ; PEREIRA, S. R. V. ; BRITO, S. S. . Quem faz cem anos ou +. 2013. (Outro).

2.
BERTON, Paulo R. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; PINHEIRO, H. F. S. ; COUTO, R. M. ; SILVA, R. ; PEREIRA, S. R. V. ; RAMOS, C. N. S. . Cafés Culturais. 2013. (Outro).

3.
BERTON, Paulo R. ; OLIVEIRA, A. M. R. ; MORAES, Ana Lúcia de ; COUTO, R. M. ; RAMOS, C. N. S. ; PEREIRA, S. R. V. ; SILVA, R. ; PINHEIRO, H. F. S. ; BRITO, S. S. . Seminário de Mobilização Estadual: Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, A. M. R.; BROERING, Vania. M. ; LERINA, Gilberto. L. . Arte no muro - uma tela a céu aberto. 2011; Tema: Educação Infantil e Arte. (Blog).



Outras informações relevantes


De outubro de 2014 a janeiro de 2015, realizou sua Licença de Capacitação de Curta Duração, sob a orientação do professor Dr. Gianfranco Staccioli na Università Degli Studi di Firenze (UNIFI), Scuola di Studi Umanistici e della Formazione, com o projeto intitulado: Arte,Infância e Educação. Na ocasião, participou de atividades de formação junto a Federazione Italiana dei Centri di Esercitazione ai Metodi dell?Educazione Attiva (CEMEA) e da Libera Università dell?Educazione Attiva LUDEA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 14:59:28