Rose Mary Almas de Carvalho

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  • Última atualização do currículo em 05/08/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Gama Filho e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), atuando na formação inicial e continuada de professores. Nos cursos de licenciatura, leciona a disciplina Educação e Comunicação e Mídia. Exerce, nesta Instituição, a função de coordenação de Educação a Distância, sendo responsável pela gestão do processo educacional na modalidade de EAD a fim de inovar as propostas e as formas de operacionalização do currículo com a utilização das tecnologias. Integra como vice-líder o grupo de pesquisa Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação, certificado pelo Instituto Federal de Goiás. Esse grupo tem por objetivo investigar questões epistemológicas que fundamentam as relações entre as tecnologias e a educação, tomando como referência as ações formativas e práticas docentes com uso de tecnologias, especialmente no âmbito da educação pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rose Mary Almas de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, R. M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades.
AVENIDA UNIVERSITÁRIA , 1069
UNIVERSITÁRIO
74605010 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 39461318
Fax: (62) 394671057
URL da Homepage: http://www2.ucg.br/cead


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E A ESCOLA PÚBLICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: MARILIA GOUVEIA DE MIRANDA.
Palavras-chave: INFORMATICA EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Projeto de Criação do Centro de Educação a Distância da Universidade Católica de Goiás.
Orientador: Francisco Ulhoa Botelho.
1991 - 1992
Especialização em Novas Concepções do Processo Didático.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
1985 - 1985
Especialização em Orientação Educacional.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1975 - 1978
Graduação em Pedagogia.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Extensão universitária em Administración y Planificación Educ Distancia. (Carga horária: 90h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2005 - 2005
Planejamento e Gestão em Ed. a Distância. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2005 - 2005
Objetos de Aprendizagem.
Rede de Instituições católicas de Ensino Superior, CVA-RICESU, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento estratégico. (Carga horária: 4h).
Rede de Instituições católicas de Ensino Superior, CVA-RICESU, Brasil.
2004 - 2004
Legislação Educacional. (Carga horária: 4h).
Rede de Instituições católicas de Ensino Superior, CVA-RICESU, Brasil.
2004 - 2004
Custos na Educação a Distância. (Carga horária: 4h).
Rede de Instituições católicas de Ensino Superior, CVA-RICESU, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Estratégia e Tomada de Decisões para Educação a Di. (Carga horária: 45h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

05/1994 - 12/1994
Serviços técnicos especializados , Colégio Piedade - Laboratório de Informática, .

Serviço realizado
Apoio Pedagógico ao Lab. de Informática ? Projeto Horizonte..
03/1979 - 12/1993
Serviços técnicos especializados , Colégio Piedade - Serviço de Orientação e Psicologia Educacional, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de atividades na área de Orientação Educacional para os alunos do Ensino Médio..
03/1975 - 12/1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação de Educação a Distância, Carga horária: 32

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de pesquisa da Matemática, .

Linhas de pesquisa
Ensino da Matemática
02/2005 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação, Comunicação e Mídia
01/2003 - Atual
Direção e administração, Coordenação de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador Geral.
02/2013 - 06/2014
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais
Gestão educacional
04/2012 - 03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Educação, .

04/2003 - 12/2005
Ensino, Formação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação e Educação
08/2001 - 12/2005
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Internet e Educação
Robótica Pedagógica
8/1998 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Centro de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Orientação de Monografia.
3/1998 - 12/2004
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Educação
10/2002 - 02/2003
Extensão universitária , Programa de Educação e Cidadania, .

Atividade de extensão realizada
Implantação do Projeto Utilização da Informática no processo de alfabetização de Portadores da Síndrome de Down. O Projeto integra o Programa de Educação e Cidadania..
02/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Matemática e Física, .

Linhas de pesquisa
Educação e Tecnologia
3/1999 - 12/2000
Ensino, Formação de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ambientes Computacionais de Aprendizagem
08/1995 - 12/2000
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Informática

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Atividades

12/2005 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Avaliação Institucional, Coordenação de Avaliação Institucional.

Atividade realizada
Orientação de relatórios monográficos.
10/2005 - 10/2005
Ensino, Avaliação Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Avançados II

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professor bolsista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Participação na equipe que elaborou o projeto Praça da Ciência a ser instalado no Complexo de Quitino. Esse projeto possuia a proposta da criação de um museu de ciências participativo. Participou também do planejamento e da execução das primeiras atividades para a mobilização da comunidade de escolas públicas da região.

Atividades

03/1994 - 12/1994
Outras atividades técnico-científicas , Projeto Praça da Ciência, Projeto Praça da Ciência.

Atividade realizada
Elaboração do projeto Praça da Ciência..

Instituto federal de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações
participação como professor pesquisador no projeto de pesquisa ECOS E REPERCUSSÕES DOS PROCESSOS FORMATIVOS NAS PRÁTICAS DOCENTES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação.



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Tecnologia

Objetivo: Desenvolver estudos sobre a relação entre Educação e Tecnologia com base em três eixos: (a) uma percepção crítica e contextualizada da tecnologia, buscando a compreensão das visões determinista e instrumental para explicar o lugar ocupado pela tecnologia no mundo e suas consequentes apropriações pelo discurso educacional na forma de metáforas; (b) a decorrente necessidade de adoção de uma abordagem sociotécnica para análise das relações entre as tecnologias e a educação, afirmando a necessidade de tomar tais relações como objeto de estudo e (c) a ênfase em processos de formação inicial e continuada em vez de ter a meta inovadora como foco dos programas de formação de professores..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia.
2.
Ensino da Matemática
3.
Teorias Pedagógicas e Práticas Educativas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O trabalho pedagógico em questão: trajetórias de usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joana Peixoto em 07/08/2018.
Descrição: ando prosseguimento a pesquisa anterior (Edital Universal CNPq nº 14/2012) que trabalhou com professores da educação básica do estado de Goiás, propomos como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico escolar a partir da análise dos usos e das apropriações das tecnologias pelos professores da educação básica pública do estado de Goiás. Dentre os 76 professores entrevistados nesta pesquisa anterior, será selecionada uma amostra entre 3 e 10 professores - que possuem uma ativa prática pessoal e profissional com uso de tecnologias - de maneira a abranger diferentes estágios da vida profissional, faixa etária, disciplinas ministradas e níveis de ensino. Como procedimentos de coleta de dados serão adotadas entrevistas aprofundadas e observações. Cada professor será acompanhado e observado pelo período de um ano letivo por uma dupla de pesquisadores. Tais observações visam particularmente a investigação das relações entre as diferentes formas de usos e as distintas apropriações decorrentes de práticas com tecnologias. Com vistas ao resgate da trajetória profissional e de vida dos professores serão realizadas, pelo menos, duas entrevistas aprofundadas no período de um ano letivo, com cada um dos professores selecionados. Propomos dois produtos para a presente pesquisa: um e-book que apresentará o processo de realização da mesma, seus resultados, análise e interpretação dos dados e um vídeo documental. O vídeo documental deverá servir aos próprios professores em seus diálogos com as instituições e políticas educacionais que orientam suas formações no que tange o uso das tecnologias na educação. Ele será distribuído a todas as escolas que fizeram parte da pesquisa e órgãos-instituições relacionados à educação pública e à formação de professores, de modo a possibilitar o debate sobre as práticas educacionais com o uso das tecnologias envolvendo diretamente seus atores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rose Mary Almas de Carvalho - Integrante / Joana Peixoto - Coordenador / Cláudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Denise Cristina Bueno - Integrante / Moema Gomes Moraes - Integrante / Neuvani Ana do - Integrante / Natalia Carvalhaes de Oliveira - Integrante / Adda Daniela L. Figueiredo Echalar - Integrante / Mary Aurora da Costa Marcon - Integrante / Arianny Grasielly Baião Malaquias - Integrante / Jhonny Echalar - Integrante.
2016 - Atual
O trabalho pedagógico em questão: trajetórias de usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joana Peixoto em 22/09/2016.
Descrição: Dando prosseguimento a pesquisa anterior (Edital Universal CNPq nº 14/2012) que trabalhou com professores da educação básica do estado de Goiás, propomos como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico escolar a partir da análise dos usos e das apropriações das tecnologias pelos professores da educação básica pública do estado de Goiás. Dentre os 76 professores entrevistados nesta pesquisa anterior, será selecionada uma amostra entre 3 e 10 professores - que possuem uma ativa prática pessoal e profissional com uso de tecnologias - de maneira a abranger diferentes estágios da vida profissional, faixa etária, disciplinas ministradas e níveis de ensino. Como procedimentos de coleta de dados serão adotadas entrevistas aprofundadas e observações. Cada professor será acompanhado e observado pelo período de um ano letivo por uma dupla de pesquisadores. Tais observações visam particularmente a investigação das relações entre as diferentes formas de usos e as distintas apropriações decorrentes de práticas com tecnologias. Com vistas ao resgate da trajetória profissional e de vida dos professores serão realizadas, pelo menos, duas entrevistas aprofundadas no período de um ano letivo, com cada um dos professores selecionados. Propomos dois produtos para a presente pesquisa: um e-book que apresentará o processo de realização da mesma, seus resultados, análise e interpretação dos dados e um vídeo documental. O vídeo documental deverá servir aos próprios professores em seus diálogos com as instituições e políticas educacionais que orientam suas formações no que tange o uso das tecnologias na educação. Ele será distribuído a todas as escolas que fizeram parte da pesquisa e órgãos-instituições relacionados à educação pública e à formação de professores, de modo a possibilitar o debate sobre as práticas educacionais com o uso das tecnologias envolvendo diretamente seus atores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Rose Mary Almas de Carvalho - Integrante / Joana Peixoto - Coordenador / Cláudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Lenice Miranda Alves - Integrante / Maria Aparecida Candine de Brito - Integrante / Moema Gomes Moraes - Integrante / Renata Luiza da Costa - Integrante / Natalia Carvalhaes de Oliveira - Integrante / Julio César dos Santos - Integrante / Adda Daniela L. Figueiredo Echalar - Integrante / Mary Aurora da Costa Marcon - Integrante / Arianny Grasielly Baião Malaquias - Integrante.
2013 - 2015
CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA CUSTOMIZADO PARA A PLATAFORMA MOODLE
Descrição: Este projeto propõe a criação de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem de matemática, customizado para a plataforma moodle. Já existe em funcionamento na plataforma moodle (Centro de Ensino à distância da PUC Goiás ? CEAD) testes para um ambiente de ensino de geometria analítica iniciados em 2010/2 e cursos on-line de matemática básica I e II. Por outro lado, foi implantado em 2012/2, o projeto Calcule integrado ao projeto PROA, que tem como objetivo principal criar e desenvolver recursos que contribuam para modificar a qualidade da aprendizagem das disciplinas de Cálculo, diminuindo o grande número de reprovações. Assim, as experiências vivenciadas mostram que o apoio aos estudos pode ser complementado por atividades virtuais através do desenvolvimento de objetos de aprendizagem (vídeos, animações/simulações desenvolvidos em softwares de matemática, etc), disponibilizados em ambientes virtuais customizados e mais atrativos para os alunos. Os ambientes virtuais cumprem um importante papel na dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pois podem auxiliar o professor na mediação pedagógica e dar fundamentação aos alunos para um estudo mais autônomo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
ECOS E REPERCUSSÕES DOS PROCESSOS FORMATIVOS NAS PRÁTICAS DOCENTES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joana Peixoto em 22/09/2016.
Descrição: Projeto aprovado na Chamado Universal do CnPq 14/2012, com o seguinte objetivo geral: Analisar, com relação aos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre: o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (6) .
Integrantes: Rose Mary Almas de Carvalho - Integrante / Joana Peixoto - Coordenador / Cláudia Helena dos Santos Araújo - Integrante / Denise Cristina Bueno - Integrante / Lenice Miranda Alves - Integrante / Maria Aparecida Candine de Brito - Integrante / Moema Gomes Moraes - Integrante / Renata Luiza da Costa - Integrante / Neuvani Ana do - Integrante / Natalia Carvalhaes de Oliveira - Integrante / Julio César dos Santos - Integrante / Adda Daniela L. Figueiredo Echalar - Integrante / Mary Aurora da Costa Marcon - Integrante / Arianny Grasielly Baião Malaquias - Integrante / Jhonny Echalar - Integrante.
2012 - 2015
COS E REPERCUSSÕES DOS PROCESSOS FORMATIVOS NAS PRÁTICAS DOCENTES MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS: a visão de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na educação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joana Peixoto em 07/08/2018.
Descrição: Projeto aprovado na Chamado Universal do CnPq 14/2012, com o seguinte objetivo geral: Analisar, com relação aos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre: o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Projeto Calcule!
Descrição: O Projeto Calcule! é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação conjuntamente com os professores do Departamento de Matemática, Física, Química e Engenharia de Alimentos. Este projeto tem como objetivo principal criar e desenvolver recursos que contribuam para modificar a qualidade da aprendizagem das disciplinas de Cálculo diminuindo o grande número de reprovações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A autonomia do aluno no Ensino Superior a Distância
Descrição: Mapear o tipo e o nível de autonomia dos alunos dos pólos de Quirinópolis e de Luziânia do Curso de Licenciatura em Física a distância vinculado ao Pró-licenciatura ofertado em uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás, a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e a Universidade Federal de Goiás, visando verificar até que ponto são adotadas medidas didático-pedagógicas para apoiar o desenvolvimento de tal autonomia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
A autonomia do aluno no ensino superior a distancia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joana Peixoto em 07/08/2018.
Descrição: A presente pesquisa deverá partir do mapeamento do tipo e do nível de autonomia dos alunos do Curso de Licenciatura em Física a distância vinculado ao Programa de Formação de Professores de Educação Básica da Rede Pública de Ensino (Pró-licenciatura) ofertado em uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás, a Universidade Católica de Goiás e a Universidade Federal de Goiás. A partir deste mapeamento serão investigadas as possíveis ações desenvolvidas no sentido de apoiar e desenvolver tal autonomia e o seu alcance. A idéia é de colocar em questão se são adotadas medidas didático-pedagógicas que visam compensar a falta de autonomia dos alunos, gerando condições para que estes a desenvolvam no decorrer do próprio curso. E, ao avaliar o alcance de tais medidas, indicar caminhos para o estreitamento da distância entre a visão ideal de um aluno que já possui as condições para cursar um programa a distância e a consideração de um aluno concreto que pode ser apoiado para que se torne capaz de superar suas dificuldades ou limites e usufruir de maneira mais adequada de um curso a distância...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE ROBÓTICA E ROBÓTICA PEDAGÓGICA NA UCG
Descrição: Este trabalho propõe a realização de um estudo relativo aos ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente, na utilização de softwares simuladores de ambientes para aplicação de recursos de robótica. A finalidade desse estudo é identificar se a criação de um ambiente virtual com a utilização de um simulador poderá contribuir para implementar o processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Robótica - para o curso de Engenharia da Computação e de Robótica Pedagógica - para os cursos de Licenciaturas, da Universidade Católica de Goiás..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2005
Programa de Formação de Professores da UCG: avaliação, diretrizes curriculares e redimensionamento do currículo. Sub-projeto: A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores.
Descrição: O projeto se desenvolve com a metodologia da pesquisa-ação, tendo como objeto o Programa de Formação de Professores da UCG e como objetivos desenvolver estudos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para subsidiar o processo de redimensionamento curricular realizado pelo Colegiado das Licenciaturas; avaliar o desempenho dos egressos do 7º e 8º períodos durante os anos 2004 a 2006 a fim de identificar o impacto no mercado de trabalho da aplicação dos diferentes saberes da formação do licenciado e do especialista da UCG e promover a integração de pesquisadores em núcleos/unidades de investigação das Universidades de Aveiro/Portugal e Sevilha/Espanha. O referencial teórico é tecido por meio de eixos básicos que incluem sistemas de avaliação de larga escala, avaliação institucional, avaliação das políticas de formação de professores, Diretrizes Curriculares Nacionais e concepções de currículo de Cursos do Ensino Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2004
ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E PEDAGÓGICA
Descrição: Este projeto pretende verificar a implicações do uso de kits de robótica utilizados em atividades de Robótica Pedagógica no ensino fundamental e médio nas escolas de Goiânia; e a partir desse estudo desenvolver um protótipo de kit de robótica para as escolas que atenda às necessidades dos professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. Possui, portanto, duas etapas: identificação das dificuldades vivenciadas por professores e alunos nas atividades de Robótica Pedagógica e o desenvolvimento de um protótipo de kit de Robótica Pedagógica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2002
Internet: portais educacionais X contexto de aprendizagem
Descrição: Estudo das características de portais educacionais direcionados à educação formal, especificamente, ao ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - 2013
PIBID PUC Goiás Subprojeto Pedagogia
Descrição: Atuação como professor coordenador de área no Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Nessa ação, coordena 20 alunas bolsistas em três escolas da rede pública (duas escolas municipais e uma escola estadual), na cidade de Goiânia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Rose Mary Almas de Carvalho - Coordenador.
2003 - 2017
Cátedra UNESCO Ciência da Educação para a Formação de Professores e Investigação Científica
Descrição: Atuei como representante da PUC Goiás junto a Cátedra UNESCO Ciência da Educação para a Formação de Professores e Investigação Científica . A Cátedra tem como missão promover e realizar projetos e atividades de formação docente para a Educação Básica e Investigação Educativa que contribuam para melhorar a qualidade da educação. E, entre os seus objetivos, pode-se destacar os de proporcionar o acesso aos cursos superiores de formação inicial e continuada de professores de educação básica, articulando com ações e programas que visam também a permanência dos alunos nestes cursos e de contribuir para a construção de uma política sólida de formação de professores em nível superior a fim de inovar as propostas e as formas de operacionalização do currículo com a utilização das tecnologias. Contribuir para o desenvolvimento de metodologias que contemplem a utilização de tecnologias no processo educacional, bem como, de produção de material didático com suporte em recursos midiáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Aprendizagem em EAD


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista de Aprendizagem em EAD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Permanente.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Paraninfa na Formatura do curso de Licenciatura em Física, vinculado ao Pró-Licenciatura na modalidade a distância., Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2004
Professor Homenageado na Formatura do curso de Licenciatura em Física, Universidade Católica de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ECHALAR, A. D. L. F.2018ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . TRABALHO DOCENTE MEDIADO POR TECNOLOGIAS: ECOS E REPERCUSSÕES. 1022195/2447-5246v23n120183297, v. 23, p. 319-340, 2018.

2.
ECHALAR, A. D. L. F.2016ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . ?A tecnologia não tem que ser maior que o professor?: a visão dos professores quanto ao uso de tecnologias no contexto escolar. Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, p. 160-180, 2016.

3.
PEIXOTO, J.2014PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública. EDUCATIVA (UCG), v. 17, p. 577-603, 2014.

4.
PEIXOTO, J.2011PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Mediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias?. Teoria e Prática da Educação, v. 14, p. 31-38, 2011.

5.
PEIXOTO, J.2010PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . A noção moderna de autonomia e o papel do aluno na Educação a Distância. Educativa (UCG), v. 13, p. 275-284, 2010.

6.
CARVALHO, R. M. A.2009CARVALHO, R. M. A.; MARTELLI, I. . A educação a distância na Universidade Católica de Goiás. Colabor@ (Curitiba), v. Setembro, p. 255-279, 2009.

7.
PEIXOTO, J.2007PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Os desafios de um trabalho colaborativo. Educativa (Goiânia. Online), v. 10, p. 191-210, 2007.

8.
CARVALHO, R. M. A.2005CARVALHO, R. M. A.; MISSENO, E. . Curso de Língua Brasileira de Sinais ? LIBRAS ON-LINE: Relato de uma experiência. Colabor@ (Curitiba), v. 3, n.9, p. 1-6, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEIXOTO, J. ; ECHALAR, A. D. L. F. ; CARVALHO, R. M. A. . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1. ed. Goânia: PUC Goiás, 2016. 141p .

2.
RODRIGUES, C. A. C. (Org.) ; FARIA, J. G. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) . Gestão e Formação em educação a distância. 1. ed. Goiânia: PUC Goiás, 2015.

3.
ECHALAR, A. D. L. F. (Org.) ; PEIXOTO, J. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. 142p .

4.
CARVALHO, R. M. A.; RODRIGUES, C. A. C. (Org.) . Educação a Distância: teorias e práticas. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011. 150p .

5.
GIRAFFA, L. M. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) ; TORRES, P. L. (Org.) . e-book RICESU: 10 anos de história da EAD nas IES CAtólicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. v. 1.

6.
CARVALHO, R. M. A.; PEIXOTO, J. . Windows98 Kids. Goiânia: Editora Terra, 2000. v. 2.

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, R. M. A.; Nascimento . PIBID: o olhar dos futuros professores. In: Elianda Figueiredo Arantes Tiballi; Vanda Domingos Vieira. (Org.). Educação Básica: alternativas metodológicas. 1ªed.Goiânia: PUC Goiás, 2016, v. , p. 51-70.

2.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para uso de tecnologias: os sentidos atribuídos pelos professores. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 77-91.

3.
MORAES, M. G. ; OLIVEIRA, N. C. ; CARVALHO, R. M. A. . A visão dos professores sobre o uso de tecnologias na educação. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias.. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 112-126.

4.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Uma pesquisa com foco na racionalidade docente.. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 127-136.

5.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Tecnologias, práticas e formação: o olhar do professor na configuração de um objeto de pesquisa. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 59-76.

6.
CARVALHO, R. M. A.; PARIZOTTO, G. . Objetos de aprendizagem para o ensino de física. In: RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho; FARIA, Juliana Guimarães de; CARVALHO, Rose Mary Almas de. (Org.). Gestão e Formação em educação a distância. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2015, v. , p. 199-216.

7.
CARVALHO, R. M. A.; LARIUCCI, c. ; GONTIJO, E. J. A. . A gestão acadêmico-administrativa do curso de Licenciatura em Física a distância - Pró_licenciatura. In: RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho; FARIA, Juliana Guimarães de; CARVALHO, Rose Mary Almas de. (Org.). Gestão e Formação em educação a distância. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2015, v. , p. 105-115.

8.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Tecnologias, práticas e formação: o olhar do professor na configuração de um objeto de pesquisa. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 55-70.

9.
PEIXOTO, J. ; MORAES, M. G. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para o uso da tecnologia: os sentidos atribuídos pelos professores. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 71-84.

10.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; OLIVEIRA, N. C. ; CARVALHO, R. M. A. . A visão dos professores sobre o uso de tecnologias na educação. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 103-116.

11.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Uma pesquisa com foco na racionalidade docente. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 117-126.

12.
PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Autonomia do aluno no ensino superior a distância.. In: Rede de Insituições Católicas de Ensino Superior. (Org.).. (Org.). Qualidade e gestão na educação a distância: experiências das insituições da RICESU.. 0ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. , p. 0-0.

13.
RODRIGUES, C. A. C. ; CARVALHO, R. M. A. . Reflexões sobre os processos de gestão da educação a distância. In: Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Educação a distância: teorias e práticas. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011, v. , p. 35-52.

14.
CARVALHO, R. M. A.; MARTELLI, I. . A Educação a Distância na Pontifícia Universidade Católica de Goiás: desafios e conquistas.. e-book RICESU: 10 anos de história da EAD nas IES Católicas.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 1-9.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARVALHO, R. M. A.. Informática e Educação. Jornal de Psicopedagogia, Goiânia.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ECHALAR, A. D. L. F. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . OS PROCESSOS FORMATIVOS NO TRABALHO DOCENTE MEDIADO POR TECNOLOGIAS: ECOS E REPERCUSSÕES. In: 38ª Reunião da ANPED, 2017, São Luiz. 38ª Reunião da ANPED. São Luiz: UFMA, 2017. p. 1-17.

2.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Trabalho docente com uso de tecnologias: questões emergentes. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Cuiabá, 2016.

3.
PEIXOTO, J. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para o uso da tecnologia: o olhar do professor.. In: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2016, Brasília. XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Brasília: UnB, 2016.

4.
SIQUEIRA, R. M. ; CARVALHO, R. M. A. . La Responsabilidad Social de las Universidades: Implicaciones para la América Latina y el Caribe. In: La Responsabilidad Social de las Universidades: Implicaciones para América Latina y el Caribe, 2015, San Jose. La Responsabilidad Social de las Universidades: Implicaciones para América Latina y el Caribe, 2014. p. 193-212.

5.
CARVALHO, R. M. A.; Nascimento . PIBID na formação iniciald e professores: o olhar dos professores sobre sua formação. In: Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação pontes para mudança, 2013, Porto. II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013.

6.
CARVALHO, R. M. A.; PARIZOTTO, G. ; MORAES, S. . A produção de objetos de aprendizagem para o ensino de Física. In: V EDIPE, 2013, Goiânia. Didática e Formação de Professores: a qualidade da Educação em Debate.

7.
MARTELLI, I. ; CARVALHO, R. M. A. . OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FISICA (PRO-LICENCIATURA). In: 16º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2010, Foz do Iguaçu. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2010.

8.
MARTELLI, I. ; CARVALHO, R. M. A. . A educação a distância na Católica de Goiás. In: Seminário de Educação em Rede, 2009, Goiânia. Modelos de EAD no Brasil, 2009.

9.
CARVALHO, R. M. A.; MARTELLI, I. . REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA NÃO PRESENCIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: I Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância, 2005, São Leopoldo. Desafios para a transformação social, 2005.

10.
CARVALHO, R. M. A.; MARTELLI, I. . Cursos presenciais e não presenciais de formação de professores: é possível uma metodologia articulada?. In: 12º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE: Conhecimento local e conhecimento universal, 2004.

11.
Iria, Brzezinski ; MARTELLI, I. ; CARVALHO, R. M. A. . Docência no ensino superior e formação de formadores: ambientes em cursos presenciais e semi-presenciais. In: 3º Congresso Internacional de Docência Universitária e Inovação, 2004, Girona. Docência Universitária e Inovação, 2004.

12.
CARVALHO, R. M. A.. Robótica Pedagógica: uma atividade de ensino de enriquecimento para a formação do professor. In: V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste, 2002, Uberlândia. V Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Uberlândia: Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste, 2002.

13.
CARVALHO, R. M. A.. Internet: portais educacionais X contexto de aprendizagem. In: XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002, São Leopoldo. Metodologias, tecnologias e aprendizagem dentro do cenário da Informação na Educação. São Leopoldo: UNISINOS, 2002. p. 566-568.

14.
CARVALHO, R. M. A.. Informatica Educativa na Universidade Católica de Goiás. In: II Jornada de Informática Educativa, 1998, Buenos |Aires. II Jronada de Informática Educativa, 1998.

15.
CARVALHO, R. M. A.. A Linguagem da Informática. In: IV Encontro Regional de Psicopedagogia, 1996, Goiânia. Encontro Regional de Psicopedagogia, 1996.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, R. M. A.; GONTIJO, E. J. A. ; VIEIRA, V. D. . AÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO. In: VI Congresso Ibero-Americano e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018, Lérida - Espanha. Política e Gestão da Educação Básica, Pós-obrigatória e da Educação Superior. Recife: Livro eletrônico - ANPAE. v. 1. p. 575-578.

2.
CARVALHO, R. M. A.. Educação híbrida: quais os desafios enfrentados na mediação pedagógica?. In: XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016, 2016, Curitiba. 21 anos: trajetórias plurais entre passados e futuros. XI Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.. Curitiba: UFPR, 2016. p. 298-299.

3.
CARVALHO, R. M. A.; ALVES, L. M. . Ecos y repercusiones de los procesos formativos en las prácticas docentes mediadas por las tecnologías.. In: Primer Encuentro de la Red Chilena de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 2014, Santiago -Chile. Primer Encuentro de la Red Chilena de Ciencia, Tecnología y Sociedad - Libro de resúmenes, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. ; BUENO, D. . A inserção das tecnologias no contexto escolar: a percepção de professores da Rede Pública da Educação Básica do Estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na Educação Pública. In: Culturas: Encontros e Desencontros, 2014, Rio de Janeiro. 4º Colóqui de Pesquisa em Educação e Mídia. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. p. 596-601.

2.
MARTELLI, I. ; CARVALHO, R. M. A. . Courses with Distance leraning methodologies: a study for quality implementacion. In: 22nd Internationl Council For Open and Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. Promoting Quality in On0line Flexible and Distance Education, 2006.

3.
CARVALHO, R. M. A.; MARTELLI, I. . Formação de Professores: buscando articular metodologias de cursos presenciais e não presenciais. In: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE, 2004, Florianópolis. Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas educativos português e brasileiro: dinâmicas e tendências.. Goiânia: Editora: UCG, 2004.

4.
CARVALHO, R. M. A.; Rosa, Miriam . Utilização de software simulador nas disciplinas de Robótica e Robótica Pedagógica - UCG. In: VII Jornada de Iniciação Científica do Centro-Oeste, 2003, Campo Grande. VII Jornada de Científica, 2003.

5.
CARVALHO, R. M. A.. Tecnologia da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência. In: V Congresso Estadual de Informática na Educação, 2001, Rio de Janeiro. V COINFE, 2001.

6.
CARVALHO, R. M. A.. Informática Educativa na Universidade Católica de Goiás: uma experiência em andamento. In: V Congresso Estadual de Informática na Educação, 2001, Rio de Janeiro. V COINFE, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, R. M. A.; GONTIJO, E. J. A. . Ensino hibrido: possibilidades e desafio na educação superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARVALHO, R. M. A.. Ensino híbrido: possibilidades e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ECHALAR, A. D. L. F. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . OS PROCESSOS FORMATIVOS NO TRABALHO DOCENTE MEDIADO POR TECNOLOGIAS: ECOS E REPERCUSSÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, R. M. A.. Educação a Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEIXOTO, J. ; ECHALAR, A. D. L. F. ; CARVALHO, R. M. A. . ECOS E REPERCUSÕES DAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, R. M. A.. Educação híbrida: quais os desafios enfrentados na mediação pedagógica?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SIQUEIRA, R. M. ; CARVALHO, R. M. A. . La Responsabilidad Social de las Universidades: Implicaciones para la América Latina y el Caribe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CARVALHO, R. M. A.. EAD na PUC Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARVALHO, R. M. A.. A relação entre conteúdo e interação em modelos de Educação a Distância. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MARTELLI, I. ; CARVALHO, R. M. A. . OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FISICA (PRO-LICENCIATURA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, R. M. A.; SIQUEIRA, R. M. . El Compromiso de la PUC Goiás con la Calidad de la Formación de Profesores: La Experiencia del Examen Vestibular de Admisión para Estudiantes de Escasos Recursos. Venezuela: UNESCO-IESALC, 2015 (III Encontro de Cátedras UNESCO de Educación Superior.).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LARIUCCI, c. ; PARIZOTTO, G. ; AVELAR, I. ; CARVALHO, R. M. A. . Objetos de Aprendizagem para o curso de Licenciatura em Física. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, R. M. A.. Educação a Distância. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARVALHO, R. M. A.. II Simpósio de Educação e Tecnologia: Gestão pedagógica das Mídias na Educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, V. D. ; CARVALHO, R. M. A. . Conceitos Elementares de Matemártica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).

2.
CAMILO, A. ; CARVALHO, R. M. A. ; SILVA, M. M. . Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).

3.
CARVALHO, R. M. A.. Orientações para utilização de equipamentos audiovisuais e introdução ao aplicativo PowerPoint. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARVALHO, R. M. A.; GONTIJO, E. J. A. . Ambiente virtual de aprendizagem: qual metodologia?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GONTIJO, E. J. A. ; CARVALHO, R. M. A. . PowerPoint (Intermediário). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GONTIJO, E. J. A. ; CARVALHO, R. M. A. . PowerPOint (Intermediário). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CARVALHO, R. M. A.; PEIXOTO, J. ; RODRIGUES, C. A. C. . Formação Acadêmica e Gestão em EAD. 2013. (Projeto Pedagógico do curso de Especialização Lato Sensu Formação Acadêmica e Gestão em EAD).

8.
CARVALHO, R. M. A.. Ambiente virtual de aprendizagem: qual metodologia de ensino?. 2013. (Material didático).

9.
CARVALHO, R. M. A.; ARINO, E. ; MISSENO, E. ; GONTIJO, E. J. A. . Projeto Pedagógico do curso superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva. 2012. (Projeto Pedagógico de curso).

10.
CARVALHO, R. M. A.. Inclusão Social: oficnas de informática. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).

11.
CARVALHO, R. M. A.. Manual do ambiente virtual Moodle. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material instrucional).

12.
CARVALHO, R. M. A.. Desenvolvimento de material para o curso de Informática básica. 2008. (Material didático).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OSORIO, F. A. P.; CARRIJO, E. C.; CARVALHO, R. M. A.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
Iria, Brzezinski; GOMES, M. P.; CARVALHO, R. M. A.. Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
QUITERO, P.; PRADO, L. A. S.; CARVALHO, R. M. A.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
Cunha, Flávio Ricardo Leal da; Resende, Paulo Sérgio de Oliveira; CARVALHO, R. M. A.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2011.

5.
Chalfun, Felipe Ramos; Oliveira, Flávio Gomes de; CARVALHO, R. M. A.. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2010.

Outras participações
1.
MONTENEGRO, L. R. F.; AQUINO, J. C. R.; HATO, E. T.; CARVALHO, R. M. A.. Banca Examinadora de Processo Seletivo. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
LIMIRO, A. F.; SILVA, S. R. C. E.; CARVALHO, R. M. A.. |Processo Seletivo de Pessoal Docente. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologia. Ensino hibrido: possibilidades e desafio na educação superior. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018. (Congresso).

3.
III Colóquio de Educação Aberta, Continuada e a Distância.EAD: as possibilidades de democratização com qualidade. 2018. (Outra).

4.
VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. AÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO. 2018. (Congresso).

5.
Fórum das Licenciaturas do IFG. Modalidade semipresencial nas Licenciaturas: questões e reflexões..Educação híbrida. 2016. (Outra).

6.
I Colóquio de Educação Aberta, Pública e a Distância do IFG.Palestra. 2015. (Simpósio).

7.
VI Simpósio Nacional Ciência, Tecnologia e Sociedade.GT Mediações e tecnologia. 2015. (Simpósio).

8.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.A inserção das tecnologias no contexto escolar: a percepção de professores da Rede Pública da Educação Básica do Estado de Goiás sobre os usos das tecnologias na Educação Pública. 2014. (Outra).

9.
ESOCITE 4S Annual Meeing.Tecnologias, ambientes formativos e questões de identidade. 2014. (Encontro).

10.
19° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2013. (Congresso).

11.
IV Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás. 2013. (Outra).

12.
V Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino - EDIPE.A produção de objetos de aprendizagem para o ensino de física. 2013. (Encontro).

13.
V Encontro Estadual de ídática e Práticas de Ensino - EDIPE. 2013. (Encontro).

14.
18º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2012. (Congresso).

15.
3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2012. (Outra).

16.
17º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2011. (Congresso).

17.
Encontro Nacional do Fórumde Pró-reitores de Graduação. 2009. (Encontro).

18.
II Seminário de Educação em Rede.Modelos de EAD no Brasil: a trajetória da PUC Goiás. 2009. (Seminário).

19.
V Semana Integrada de Ciênica e Tecnologia. 2009. (Outra).

20.
14 Cong. Internac. EAD: Mapeando o impacto da EAD na cultura do Ensino/Aprendizagem. 2008. (Congresso).

21.
Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância. 2008. (Outra).

22.
40a. Assembléia da ABESC.Educação a Distância: cenário atual e principais ações no Ensino Supeiror Brasileiro. 2007. (Outra).

23.
VIII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil. 2007. (Encontro).

24.
22nd ICDE World Conference on Distance Education. 2006. (Congresso).

25.
ForGrad: Regional Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

26.
II Encontro Nacional de Pró-Reitores e Diretores de Graduação - ABESC. 2006. (Encontro).

27.
Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância. Reflexôes sobre a utilização de metodologia não presencial em cursos de formação de professores. 2005. (Congresso).

28.
XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2005. (Simpósio).

29.
ForGrad:Implantando a Política Nacional de Graduação (PNG). 2004. (Seminário).

30.
I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE. Formação de Professores: buscando articular metodologias de curso presenciais e não presenciais. 2004. (Congresso).

31.
XIV Semana de Planejamento Acadêmico Integrado.Minicurso Perspectivas Pedagógicas do Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem no Apoio ao Ensino Presencial. 2004. (Outra).

32.
XIV Semana de Planejamento Acadêmico Integrado.Minicurso: A modalidade de EaD no curso de Extensão de LIBRAS Online. 2004. (Outra).

33.
XV Semana de Integração Acadêmica e Planejamento da UCG.Metodologias de Ensino Presenciais e não-presenciais: é possível uma articulação?. 2004. (Outra).

34.
1er. Congresso Internacional Tec. de la Inf. yCom. y EAD. 2003. (Congresso).

35.
XIII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da UCG.Padrões de Qualidade na educação a distância. 2003. (Outra).

36.
V Encontro de Pesquisadores em Educação do Centro Oeste.Robótica Pedagógica: uma atividade de ensino de enriquecimento para a formação do professor. 2002. (Encontro).

37.
VI COINFE. VI COINFE / V Congresso de Informática na Educação da UERJ/ XI Encontro da Educação com a Informática da Unicarioca. 2002. (Congresso).

38.
XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Internet X Contexto educacional. 2002. (Simpósio).

39.
V COINFE. Informática Educativa na Universidade Católica de Goiás: uma experiência em andamento. 2001. (Congresso).

40.
V Congresso Estadual de Informática e Educação. Tecnologia da informação e da comunicação e a escola pública: relato de uma experiência. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, J. C. ; CARVALHO, R. M. A. . VI ESOCITE - Grupo Temático: Tecnologia e mediações. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES, C. A. C. ; CARVALHO, R. M. A. . 4º Seminário de Educação em Rede. 2011. (Outro).

3.
Rodrigues, C. A. ; CARVALHO, R. M. A. . 3º Seminário de Educação em Rede. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucília de Lima Queiroz. Docência on line: uma experiência na disciplina de Educação, Comunicação e Mídia da PUC GOIÁS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

2.
ELIANA BOMTEMPO SILVA. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO ANDAMENTO PROCESSUAL NO SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

3.
Marcia Andréa Ferreira. Afetividade no atendimento ao público. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

4.
Sandra de Oliveiraria Dias. Projeto pedagógico do curso Compartilhamento de Informações e Aperfeiçoamento de Serventuários do Poder Judiciário. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

5.
Agadyr Ferreira da Silva. Projeto Pedagógico do Curso Recursos Tecnológicos e o Gerenciamento de Informações. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

6.
Laura Borges do Nascimento Afonso Marquez. Relatório de Tutoria na EAD. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

7.
Divina Duarte. Relatório Monográfico - Avaliação Institucional UEG - UNU ESEFFEGO. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Institucional) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

8.
Juliana Faria e Ana Paula Pereira. Relatório Monográfico Avaliação Institucional UEG - UNU Silvânia. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Institucional) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

9.
Carla Conti e Luciana de Paula. Relatório Monográfico Avaliação Institucional UEG - UnU Inhumas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Institucional) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

10.
Eliane Rosa de Faria. AMBIENTE VIRTUAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM?. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

11.
Elivânia Maria da Silva Queiroz. A utilização da Informática na Educação Infantil. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

12.
Carla Mendonça Lisboa. A Informática na Educação Infantil. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

13.
Márcia Barros de Sales. Os desafios da educação adistância mediada pela internet nos cursos de pós-graduação. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

14.
EDNA LEITE DA SILVA. A SOCIEDADE INFORMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

15.
Wilza Karla de Oliveira Maia. Globalização e Informática. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

16.
Simony Silva Sales. O professor num contexto de uma educação informatizada. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

17.
João Carlos do Nascimento. INTERNET, SOCIEDADE E ESCOLA. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Sirlene Aparecida de Jesus. ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA E PEDAGÓGICA. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Organização das Volúntárias de Goiás. Orientador: Rose Mary Almas de Carvalho.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ECHALAR, A. D. L. F.2018ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . TRABALHO DOCENTE MEDIADO POR TECNOLOGIAS: ECOS E REPERCUSSÕES. 1022195/2447-5246v23n120183297, v. 23, p. 319-340, 2018.


Livros e capítulos
1.
ECHALAR, A. D. L. F. (Org.) ; PEIXOTO, J. (Org.) ; CARVALHO, R. M. A. (Org.) . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2015. 142p .

2.
PEIXOTO, J. ; ECHALAR, A. D. L. F. ; CARVALHO, R. M. A. . Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1. ed. Goânia: PUC Goiás, 2016. 141p .

1.
CARVALHO, R. M. A.; PARIZOTTO, G. . Objetos de aprendizagem para o ensino de física. In: RODRIGUES, Cleide Aparecida Carvalho; FARIA, Juliana Guimarães de; CARVALHO, Rose Mary Almas de. (Org.). Gestão e Formação em educação a distância. 1ed.Goiânia: PUC Goiás, 2015, v. , p. 199-216.

2.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Tecnologias, práticas e formação: o olhar do professor na configuração de um objeto de pesquisa. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 55-70.

3.
PEIXOTO, J. ; MORAES, M. G. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para o uso da tecnologia: os sentidos atribuídos pelos professores. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 71-84.

4.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; OLIVEIRA, N. C. ; CARVALHO, R. M. A. . A visão dos professores sobre o uso de tecnologias na educação. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 103-116.

5.
FIGUEIREDO, A. D. L. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Uma pesquisa com foco na racionalidade docente. In: Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar; Joana Peixoto; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.Goiânia: Kelps, 2015, v. 1, p. 117-126.

6.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Formação para uso de tecnologias: os sentidos atribuídos pelos professores. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 77-91.

7.
MORAES, M. G. ; OLIVEIRA, N. C. ; CARVALHO, R. M. A. . A visão dos professores sobre o uso de tecnologias na educação. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias.. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 112-126.

8.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Uma pesquisa com foco na racionalidade docente.. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 127-136.

9.
ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A. . Tecnologias, práticas e formação: o olhar do professor na configuração de um objeto de pesquisa. In: ECHALAR, A. D. L. F. ; PEIXOTO, J. ; CARVALHO, R. M. A.. (Org.). Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. 1ed.GOIÂNIA: PUC Goiás, 2016, v. 1, p. 59-76.


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, R. M. A.. EAD na PUC Goiás. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEIXOTO, J. ; ECHALAR, A. D. L. F. ; CARVALHO, R. M. A. . ECOS E REPERCUSÕES DAS TECNOLOGIAS NO TRABALHO DOCENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ECHALAR, A. D. L. F. ; Nascimento ; CARVALHO, R. M. A. . OS PROCESSOS FORMATIVOS NO TRABALHO DOCENTE MEDIADO POR TECNOLOGIAS: ECOS E REPERCUSSÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, R. M. A.. Orientações para utilização de equipamentos audiovisuais e introdução ao aplicativo PowerPoint. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
VIEIRA, V. D. ; CARVALHO, R. M. A. . Conceitos Elementares de Matemártica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).

2.
CAMILO, A. ; CARVALHO, R. M. A. ; SILVA, M. M. . Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).

3.
CARVALHO, R. M. A.. Inclusão Social: oficnas de informática. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialinstrucional).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, J. C. ; CARVALHO, R. M. A. . VI ESOCITE - Grupo Temático: Tecnologia e mediações. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Representante junto a UNESCO da Cátedra UNESCO em Ciência da Educação para a Formação de Docentes e Investigação Científica (Ref. Chair 43). Atuando na coordenação da Cátedra desde 2003 com o desenvolvimento de ações direcionadas a formação inicial e continuada de professores,e no desenvolvimento de pesquisas na área de ensino e aprendizagem.

Integra como vice-líder o grupo de pesquisa Kadjót - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação, certificado pelo Instituto Federal de Goiás. Esse grupo tem por objetivo investigar questões epistemológicas que fundamentam as relações entre as tecnologias e a educação, tomando como referência as ações formativas e práticas docentes com uso de tecnologias, especialmente no âmbito da educação pública.



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