Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0666049825005265
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, a pesquisadora tem seguido seus estudos e orientações de iniciação científica e TCC, a partir de reflexões produzidas com relação a processos de leitura em gêneros discursivos diversos sob um enfoque discursivo, tendo-se em vista a necessidade de articulação entre as dimensões do texto e do interdiscurso na produção de sentidos. Atuando, em nível de graduação, nas disciplinas de Leitura e produção de textos e Morfossintaxe, a professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo
Nome em citações bibliográficas
DIAS, Luciana Cristina Ferreira;DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.;DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA;FERREIRA DIAS DI RAIMO, LUCIANA CRISTINA;Di Raimo, L. C, F. D.;DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Avenida Colombo, 5790
Jardim Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Tese: Rebate e debate de sentidos sobre o Brasil em antologias de ensaios: discurso, memória e leitura., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Silvana Mabel Serrani-Infante.
Palavras-chave: análise do discurso; identidade; brasilidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1998 - 2001
Mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa)[Assis].
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A construção da(s) subjetividades de professoras em formação: histórias de professores, discurso e reflexão crítica",Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: PhD João Antônio Telles.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: exão crítica; crenças sobre ser professor de língu.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2012 - 11/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe II (subordenação e superordenação)
Oficina de leitura e produção de textos
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe III (período simples)
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da língua portuguesa
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de leitura e produção de textos
08/2010 - 12/2010
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos morfossináticos do texto técnico

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor não titular, Carga horária: 40

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2006 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
06/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filologia Românica
Lingüística I
Língua Portuguesa II (sintaxe)
02/2010 - 08/2010
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa (sintaxe)
02/2009 - 11/2009
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Pòrtuguesa: morfologia
02/2007 - 12/2007
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filologia
02/2007 - 12/2007
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de curso

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

5/2004 - 03/2005
Ensino, Letras, Ciências Contábeis e Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Serviço Social, Leitura e produção de textos e Língua Portuguesa

Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: prestador de serviços, Carga horária: 40

Atividades

03/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Leituras da contemporaneidade
Língua Portuguesa e Produção de Texto
Literatura Portuguesa e Brasileira

Faculdades Integradas Regional de Avaré, FIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor III, Carga horária: 20

Atividades

7/2001 - 7/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística III e IV
Língua Portuguesa III e IV
7/2001 - 7/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III e IV
Lingüística III e IV

Galileo Vestibulares Peparatório, GVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Gramática
Redação
Literatura

Colégio Rezende e Rezende, RR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora nível fundamental e médio responsável pelas disciplinas Língua Portuguesa, Literatura e Inglês Instrumental para vestibulandos

Atividades

6/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
Língua Inglesa Instrumental

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNICENTRO, FAU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação, Carga horária: 20

Atividades

05/2009 - 06/2009
Ensino, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura de LP, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática, discurso e enunciação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Discurso, autoria e ensino: produção de material a partir de textos midiáticos.
Descrição: O projeto de pesquisa em tela está filiado à Análise de discurso materialista e tem como objetivo discutir a relação discurso, leitura/escrita e autoria, tendo em vista a dimensão da textualização, sempre sob a determinação da produção dos efeitos de fecho, unidade, coesão, coerência e responsabilidade, com base em dois gêneros discursivos relacionados à produção do jornalismo on line..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - Coordenador / Bruna Caires Delgado - Integrante / Cíntia Bicudo - Integrante.
2013 - 2016
Análise do discurso de linha francesa e ensino: práticas de leitura no/pelo texto em ambiente on line.
Descrição: O propósito deste projeto é o de estabelecer diálogos entre teoria e prática do ensino de leitura de língua materna a partir de análises textual-discursivas de textos jornalísticos eletrônicos (sítio da revista Veja) que circularam na internet ao longo do ano de 2013. Uma vez que os alunos convivem em seu cotidiano com diferentes formas de linguagem (visual, sonora, corporal, musical), esta pesquisa tem como foco apresentar propostas de prática de leitura, dentro de uma visão discursiva, nas quais a linguagem seja pensada tanto na interdependência formulação na/pela virtualidade (textualização) e constituição dos sentidos (eixo da memória), quanto na imbricação de gêneros discursivos diferentes (reportagem, canção, infográficos, enquetes) que se abrem para o leitor em meio ao gesto de teclar/clicar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - Coordenador / Thamires Nascimento Dearo - Integrante / Caroline Adriana Mendes Burach - Integrante.
2010 - 2013
Entre as páginas do Jornal Folha de São Paulo: elementos para uma reflexão sobre o texto ensaístico à luz da Análise do discurso
Descrição: A pesquisa tem como base uma análise de ensaios publicados no Caderno Ilustríssima do Jornal Folha de São Paulo, compreendendo tal gênero, o ensaístico, como um possível elemento a constituir práticas de leitura ancoradas em uma visão de língua que só se produz em processos discursivos, ou seja, o texto não pode ser visto como produto acabado, mas relacionado às suas condições de produção. Escolherei dentre os temas abordados ensaios que tangenciam ou abordem a literatura e cultura brasileiras, no período compreendido entre outubro de 2010 a outubro de 2011. Em termos teóricos, meu olhar volta-se para a função-autoria nos textos, o que se relaciona à dimensão da organização do texto nas formas de acréscimos, no funcionamento da pontuação e das orações relativas determinativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
?Construção de sentidos sobre ser brasileiro: um estudo discursivo sobre a relação língua materna e processos identificatórios.
Descrição: Este projeto ?Construção de sentidos sobre ser brasileiro: um estudo discursivo sobre acerca da relação língua materna e processos identificatórios?insere-se na linha de pesquisa Língua, Texto e Subjetividade, do grupo de pesquisa LÍNGUAS & LINGUAGENS, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná ? UNICENTRO, Campus de Guarapuava. O estudo, ancorado na perspectiva discursiva (ORLANDI, 2001, PÊCHEUX, 1990, SERRANI, 1997, 2005) e em trabalhos que abordam a problemática da relação linguagem e identidade (HALL, 2005; BAUMAN, 2005; CORACINI, 2003), parte da interdependência entre os eixos do intradiscurso (formulação) e o interdiscurso (constituição dos sentidos, da memória discursiva) para uma compreensão de processos identitários relacionados ao Brasil e à língua materna, a partir de depoimentos de sujeitos-brasileiros (alunos, professores de língua portuguesa e outras disciplinas, profissionais de outras áreas), quando esses atribuem sentidos à nação, à língua e à cultura nacional na medida em que ?o sujeito ao significar, se significa?. (ORLANDI, 1998, p 204). Tendo em mente que ?nos últimos anos o tema ?identidade? tem sido amplamente abordado e debatido na academia e fora dela? (CORACINI, 2003, p. 13), este trabalho segue a tendência dos questionamentos atuais e das problematizações que ora se colocam na pós-modernidade a respeito da identidade, uma compreensão que envolve a nós mesmos e aos outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
?Representações de língua, discurso e identidade nacional na discursividade de antologias ensaísticas: um lugar de memória?
Descrição: Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva (Pêcheux, 1990; Orlandi 1999) e as reflexões produzidas a partir do Grupo de Pesquisa "Antologias, discurso e práticas letradas", este trabalho busca refletir sobre as representações construídas discursivamente sobre o Brasil em quatro antologias/coleções de ensaios, a saber: Nenhum Brasil existe (João Cezar Rocha), Intérpretes do Brasil (Silviano Santiago), Morte e progresso: cultura brasileira como apagamento de rastros (Francisco Foot Hardman) e Formas e mediações do trágico moderno: uma leitura de Brasil (Ettore Finazzi- Agrò e Roberto Vecchi). Na medida em que a antologia é um gênero que funciona como organizador de saberes sobre o Brasil, mostrou-se necessário enfatizar, no trabalho, a distinção entre memória (arquivo) e interdiscurso. Neste sentido, as antologias foram examinadas a partir de sua formulação (ordem do intradiscurso), tendo-se em vista as seções de ensaios que constituem a seleção de textos, os elementos paratextuais (títulos, prefácios, notas, orelhas, prólogos, dados autobiográficos de um autor) e os elementos metatextuais (ensaios críticos e ensaios-guias de leitura), o que coloca em cena a necessidade de compreender, sob um ponto de vista enunciativo-discursivo, os lugares de enunciação que se desdobram no interior da antologia: a posição-locutor organizador-editor, a posição- ensaísta convidado, a posição comentarista-especialista, o que coloca em cena imagens de leitores projetados no discurso: leitor estudante, leitor estudioso, leitor especialista. Dessa forma, a antologia, em termos de função autoria, é marcada pela tensão unidade e dispersão que se desenha no projeto antológico, seja em termos de diversas posições-sujeito, seja em termos de confrontos entre diferentes formações discursivas. Também, a partir da análise das condições de produção do discurso, da formulação da antologia, da constituição dos sentidos e de sua circulação, fo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista Analecta


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Educação de Professores e Análise do Discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Estudos do Texto e do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA2017DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA; DEARO, THAMIRES NASCIMENTO . O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo. Calidoscópio, v. 15, p. 45-56, 2017.

2.
FRACASSE STEFANIU, LUCIANA2017FRACASSE STEFANIU, LUCIANA ; FERREIRA DIAS DI RAIMO, LUCIANA CRISTINA . O poema o bicho na perspectiva da análise do discurso: processos de produção e efeitos de sentido. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 20, p. 35-55, 2017.

3.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2017DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Abordagem discursiva de leitura de um vídeo digital. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 46, p. 837-849, 2017.

4.
ROCHA, TACIA2017ROCHA, TACIA ; DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias . Prática de leitura em sala de aula a partir dos pressupostos foucaultianos. TEXTO LIVRE, v. 10, p. 66-86, 2017.

5.
SANTOS, K. R. C.2017SANTOS, K. R. C. ; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F. . A INTERTEXTUALIDADE NOSSA DE CADA DIA: O INTERTEXTO NO GÊNERO NOTÍCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. CALETROSCÓPIO, v. 5, p. 63-81, 2017.

6.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2017DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. O vídeo-digital em uma proposta de leitura em língua materna sob um enfoque discursivo. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 50-74, 2017.

7.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2016DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; STEFANIU, L. F. . O espaço urbano, o grafite e a identidade do sujeito catador.. Rua (UNICAMP), v. 1, p. 19-32, 2016.

8.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2016DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PETERMANN, R. . Perguntas de leitura: uma abordagem na perspectiva da interação. Entretextos (UEL), v. 16, p. 145-169, 2016.

9.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2016DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; BURACH, C. A. M. . ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 1, p. 175-201, 2016.

10.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2013DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Olhar discursivo para a produção de ensaios jornalísticos: o suplemento Ilustríssima do jornal Folha de S. Paulo e a cultura brasileira. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 8, p. 50-75, 2013.

11.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2011DIAS, Luciana Cristina Ferreira. NENHUM BRASIL EXISTE: CONTRADIÇÃO E DIFERENÇA NA CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS SOBRE IDENTIDADE DO BRASIL. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 13, p. 100-111, 2011.

12.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2010DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Peron, A. P. . A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 13, p. 319-345, 2010.

13.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2010DIAS, Luciana Cristina Ferreira; CELLA, T . PROPAGANDAS DE CERVEJA E IMAGINÁRIO NACIONAL. Revista Interfaces, v. 1, p. 114-125, 2010.

14.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2009DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Na trama discursiva de antologias de ensaios sobre o Brasil: constituição, formulação circulação de sentidos. Signum. Estudos de Linguagem, v. 12, p. 103-121, 2009.

15.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2009DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Entre ser brasileiro e estrangeiro: a constituição do espaço urbano em uma colônia de italianos. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 1, p. 113-130, 2009.

16.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2009DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Representação da identidade na antologia de ensaios Intérpretes do Brasil: um enfoque discursivo. Revista Querubim, v. vol 8, p. 82-90, 2009.

17.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2009DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologia de ensaios sobre o Brasil: identidades e memórias. Acta Scientiarum (UEM), v. 31, p. 223-230, 2009.

18.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2008DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Formulação e memória na trama discursiva da antologia de ensaios Nenhum Brasil existe: Antonio Candido como discurso fundador na construção da memória crítico-literária nacional. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. esp., p. 35-52, 2008.

19.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2008DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 7, p. 35-46, 2008.

20.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2007DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Lingüística Textual e Análise do discurso: embate e debate de visões. Letra Magna (Online), v. 7, p. www.letramagna, 2007.

21.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2005 DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Linguagem e identidade: discursos sobre ser brasileiro. Revista de Estudos Lingüísticos Gel, v. XXXIV, p. 820-815, 2005.

22.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2004DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Histórias de professoras em formação: discurso autoritário, poder e subjetivação política. Revista Brasileira de Letras (UFSCar), São Carlos-SP, v. 2, p. 51-56, 2004.

23.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2003DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A formação de profesores de línguas em questão: modos de subjetivação no discurso. Anais do V Simpósio Em Filosofia e Ciência, Marília -SP, 2003.

24.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2002 DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Tornando-se professor: as vozes que participaram da formação pessoal/profissional. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas- RS, v. 5, p. 11-24, 2002.

25.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2002 DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O desenvolvimento da professora de língua estrangeira em formação: um processo discursivo-educacional. VI Cbla Anais, Belo Horizonte _ MG, 2002.

26.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2001 DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Análise do discurso subsidiando a pesquisa sobr formação de professores: um diálogo entre fronteiras disciplinares. Revista de Estudos Lingüísticos Vol Xxx, meio eletrônico, v. XXX, 2001.

27.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira2001DIAS, Luciana Cristina Ferreira; SABELLA, Patrícia ; SATO, Alessandra ; LOPES, Marcela ; SILVA, Sonia Rodrigues ; COSTA, Patricia . Ensino e aprendizagem de línguas: o resgate da história de professoras em formação e em serviço. Revista de Estudos Lingüísticos, meio eletrônico, v. XXX, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
FRACASSE STEFANIU, LUCIANA ; OLIVEIRA, D. O. ; DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias . ANÁLISE DE DISCURSO E ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.. In: FRACASSE STEFANIU, L. ; OLIVEIRA, D.O.. (Org.). Práticas de leitura e escrita nos níveis fundamental II e Médio num viés discursivo: Pibid Letras Português, ensino e autoria. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. , p. 15-25.

2.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fracasse, L. ; Dalla Veccia, A. . O sujeito professor no discurso das propagandas governamentais: formações ideológicas e silenciamentos. In: VENTURINI, M. C.; BIAZI, T. M. D.; OLIVEIRA, S. E. (Org.). O professor no Brasil: dizeres contemporâneos. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2012, v. 1, p. 93-110.

3.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Peron, A. P. . A(s) identidade(s) do professor de língua portguesa na contemporaneidade: entre as falas de professores e os documentos oficiais. In: : VENTURINI, M. C.; BIAZI, T. M. D.; OLIVEIRA, S. E... (Org.). O professor no Brasil: dizeres contemporâneos. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2012, v. 1, p. 111-125.

4.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fracasse, L. ; Dalla Veccia, A. . O sujeito professor no discurso das propagandas governamentais: interdiscurso e construção da identidade. In: : PEREIRA,Ariane; PEGORARO, Everly; DREWINSKI, Jane Maria de Abreu; SILVA, Manuel Moreira da; STANCZYK FILHO, Milton. (Org.). A trama das Humanidades: olhares, discursos, intervenções. 1eded.Guarapuava: Unicentro, 2010, v. 1, p. 93-111.

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Peron, A. P. . Trajetos discursivos de leitura: identidades em questão. In: carazzai, M. R. P, Teixeira, N. R. B, Gonçalves, R.. (Org.). Língua, leitura e literatura: perspectivas de ensino. 1ed.Guarapuava: Editora Unicentro, 2009, v. 1, p. 193-215.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. LEITURA DISCURSIVA E PRÁTICAS ESCOLARES: UMA ABORDAGEM DE UM TEXTO MIDIÁTICO. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017, Maringá-PR. Anais do V Conali, 2017. v. 1. p. 1-2810.

2.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. LEITURA DISCURSIVA E PRÁTICAS ESCOLARES: UMA ABORDAGEM DE UM TEXTO MIDIÁTICO. In: Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2017, Maringá. Anais do V Conali, 2017.

3.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; LACERDA, G. H. . MEMES E O(S) DISCURSO(S) NAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS. In: Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2017, Maringá. Anais do V Conali, 2017.

4.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; BICUDO, C. . ARTIGO DE OPINIÃO: AUTORIA NO VESTIBULAR,. In: V Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2017, Maringá. Anais do V Conali, 2017.

5.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Delgado, B. C. . DO OLD SCHOLL AO COOL: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCURSO EM PRÁTICAS DE LEITURA DE CAPAS DE DISCOS DE RAP. In: V Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2017, Maringá. Anais do V Conali, 2017.

6.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. VÍDEOS-RESENHAS DE FILMES NO SÍTIO ELETRÔNICO DA REVISTA VEJA: A DIVULGAÇÃO DA CULTURA EM MEIO AO ESPETÁCULO. In: 3a. JIED (Jornada Internacional de Estudos do discurso e 2o. Encontro Internacional de Imagem em Discurso - Eiid,, 2015, Maringá. Anais da 3a. JIED e do 2o. EIID. Maringá, 2015.

7.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. ? DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA: RECONFIGURANDO A ABORDAGEM DESSE INSTRUMENTO EM PRÁTICAS DE LEITURA SOB UM ENFOQUE DISCURSIVO. In: VI ENIEDUC ? Encontro Interdisciplinar de Educação, 2015, Campo Mourão. Anais do VI ENIEDUC ? Encontro Interdisciplinar de Educação, 2015.

8.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Ensaios jornalísticos na Folha de S. Paulo: memória e circulação de sentidos sobre o Brasil. In: 2 JIED (Jornada Internacional de Análise do discurso) e 1 EIID- Encontro Internacional da Imagem em discurso, 2012, Maringá. Anais da 2 JIED (Jornada Internacional de Análise do discurso) e 1 EIID- Encontro Internacional da Imagem em discurso, 2012.

9.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A prática ensaística nas páginas do Jornal Folha de São Paulo. In: III Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2011, Maringá. Anais do III Conali, 2011.

10.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios sobre o Brasil: discurso e memória. In: I Jornada Internacional de Estudos do discurso (JIED), 2008, Maringá. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008.

11.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios sobre o Brasil: memória, discurso e leitura. In: Anais do SETA, 2008, Campinas. Anais do SETA (vol 2), 2008.

12.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Knupel, M A. C. ; Biazi, T. M. D ; Sousa, A. J ; Oliveira, D. O. ; STUTZ, L. . Lingüística Aplicada e a Análise de discurso de linha francesa: um diálogo possível?. In: Universidade em foco: o caminho das humanidades, 2008, Guarapuava. Anais do evento Universidade em foco: o caminho das humanidades, 2008.

13.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Práticas de leitura em contexto acadêmico: uma relação entre texto e memória. In: 16 COLE- Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16 COLE, 2007.

14.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Sousa, A. J ; Angelo, C. M. C . Práticas de leitura no ensino fundamental: uma visão discursiva. In: III SELL- UNI (Simpósio de estudos lingüísticos e literários da Unicentro, 2007, Guarapuava. Anais do III III SELL- UNI (Simpósio de estudos lingüísticos e literários da Unicentro). Guarapuava: Unicentro Editora, 2007. v. 2. p. 47-59.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A relação língua portuguesa e identidade: uma análise de três gramáticas brasileiras. In: CIELLI- Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Anais do I CIELLI, 2010.

2.
Biazi, T. M. D ; DIAS, Luciana Cristina Ferreira . O que é Lingüística Aplicada. In: Universidade em foco, 2008, Guarapuava. Universidade em foco, 2009.

3.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios e a identidade nacional: representações do Brasil. In: XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2007, Guarapuava. Anais do XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2007.

4.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Dias, S. A. Y. . A coletânea Crônicas de Gabriel Gárcia Márquez: sociedade e discurso. In: XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2007, Guarapuava. Anais do XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2007.

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A formação de professores de língua em questão: modos de subjetivação no discurso. In: V Simpósio de Filosofia e Ciências, 2003, Marília. Anais do V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003.

6.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A formação de professores de línguas em questão: modos de subjetivação no discurso. In: VSimpósio em Filosofia e Ciência, 2000, Marília-SP. Anais do VSimpósio em Filosofia e Ciência, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios literários sobre o Brasil: formulação e circulação de sentidos. In: Sinagel (I Simpósio Nacional de Grupos de Pesquisa em Estudos Literários ), 2009, Maringá. Anais do I Sinagel, 2009.

2.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios e análise do discurso: identidade(s) do Brasil. In: 56 Seminários do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo), 2008, São José do Rio Preto. Anais do 56 Seminários do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo), 2008.

3.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A imbricação texto e memória na discursividade de antologias de ensaios: o Brasil e a identidade nacional. In: XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007, Ponta Grossa-PR. Caderno de Resumos do XVIII CELLIP, 2007.

4.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias de ensaios sobre o Brasil: memória, discurso e leitura. In: XIII SETA (Seminários de Teses em andamento), 2007, Campinas. Caderno de resumos do XIII SETA, 2007.

5.
KAPUSINSKI, L. ; DIAS, Luciana Cristina Ferreira . Campanhas publicitárias de cerveja no Brasil: discurso e processos de identificação entre sujeitos. In: XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007.

6.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Zoschke, A. C. L. . Práticas de leitura e produção textual no Ensino Médio: discurso, memória histórica e história de leituras. In: XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007.

7.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Grando, R. K. . O discurso jornalístico sobre as enciclopédias virtuais: a trama de sentidos sobre o que é conhecimento, leitura e tecnologia. In: XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007.

8.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A identidade nacional em questâo: a discursividade da ensaística brasileira atual. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET- Programação, 2006.

9.
KAPUSINSKI, L. ; DIAS, Luciana Cristina Ferreira . As relações dialógicas entre futebol e identidade nacional em campanhas publicitárias. In: XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2006, Guarapuava. XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET- Programação, 2006.

10.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Antologias como lugar de memória sócio-cultural: texto, discurso e identidade em aulas de língua materna. In: XII SETA (Seminários de tese em andamento), 2006, Campinas. Anais do XII SETA, 2006.

11.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Linguagem e identidade: os discursos sobre ser brasileiro. In: XXXXIV Seminários do Gel (Grupo dos Estudos Lingüísticos de São Paulo), 2005, Campinas. Anais do XXXVI Seminários do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de Sâo Paulo), 2005.

12.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O desenvolvimento profissional de professoras de língua estrangeira: discurso, subjetividade e papel social.. In: III Simpósio Internacional em Análise do Discurso, 2002, Belo Horizonte, 2002.

13.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. A construção do professor de línguas estrangeiras: desenvolvimento profissional, subjetividade e discurso. In: XVII JELI (Jornada de Língua Inglesa), 2001, Assis-SP. Caderno da XVII JELI (Jornada de Língua Inglesa), 2001.

14.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O desenvolvimento da professora de língua estrangeira: um processo discursivo-educacional. In: VI CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada), 2001, Belo Horizonte- MG. CAderno de Resumos do VI CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada), 2001.

15.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; SABELLA, Patrícia ; SATO, Alessandra Mitie ; LOPES, Marcela ; COSTA, Patricia ; SILVA, Sonia Rodrigues . Ensino e aprendizagem de línguas: o resgate de histórias de professoras em formação e em serviço. In: XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo- GEL, 2000, Assis- SP. Caderno de Resumos dos XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo- GEL, 2000.

16.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Análise do Discurso subsidiando a pesquisa sobre formação de professores: um diálogo entre fronteiras disciplinares. In: XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo- GEL, 2000, Assis-SP. Anais do XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo- GEL, 2000.

17.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O uso do computador em atividades de língua inglesa. In: XVI JELI (Jornada de Língua Inglesa), 2000, Bauru-SP. Anais da XVI JELI, 2000.

18.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O caráter interdisciplinar da Pesquisa Narrativa estabelecendo fronteiras entre a Lingüística Aplicada e a Educação. In: XVI JELI (Jornada de Língua Inglesa), 2000, Bauru-SP. Caderno de Resumos da XVI JELI, 2000.

19.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Subjetividade em processo mutante: relatos pessoais de professoras em formação. In: XIV Spring Conference, 2000, Jundiaí-SP. Anais da XIV Spring Conference, 2000.

20.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O estágio de docência na graduação da CAPES: fornecendo subsídios para a iniciação à Lingüística Aplicada. In: XIV Spring Conference, 2000, Jundiaí-SP. Anais da XIV Spring Conference, 2000.

21.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. As contribuições da AD para a pesquisa de naturez aplicada: subjetividade, heterogeneidade e poder. In: III Seminário de Análise do Discurso, 2000, Araraquara- SP. Cadernno de Resumos do III Seminário de Análise do Discurso, 2000.

22.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Professoras iniciantes de Língua Estrangeira e suas histórias de vida e socialização: uma prática discursiva desencadeando reflexão crítica. In: III Simpósio em Filosofia e Ciência, 1999, Marília- SP. Anais do III Simpósio em Filosofia e Ciência, 1999.

23.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Professoras inciantes de LE e suas histórias de vida e socialização. In: I Encontro de Educação do Oeste Paulista, 1999, Assis-SP. Caderno de Resumos do I Encontro de Educação do Oeste Paulista, 1999.

24.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. História de professores pré-serviço em LE e os reflexos das crenças sobre tornar-se professor. In: XIII Spring Conference, 1999, Marília-SP. Caderno de resumos da XIII Spring Conferende, 1999.

25.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O processo de aprender a ensinar: histórias de vida, subjetividade e crenças sobre ser/tornar-se professor. In: III Simpósio Salínguas (Pesquisa em sala de aula de línguas), 1999, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do III Simpósio Salínguas, 1999.

26.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Pesquisa Etnográfica: um estudo sobre as implicações e sobre a utilização por pesquisadores em sala de aula. In: V EPPLE - Internacional- Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 1998, Assis-SP. Anais do V EPPLE - Internacional- Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Fracasse, L. . O espaço urbano, o grafite e a identidade do sujeito catador. Rua (UNICAMP), 2016.

2.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Entre o ser brasileiro e estrangeiro: a constituição do espaço urbano em uma colônia de italianos. Revista da ANPOLL, 2010.

3.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade. Horizontes (UnB), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; STEFANIU, L. F. . Discurso e leitura: condições de produção, autoria e efeitos de sentidos em diferentes materialidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Peron, A. P. . Análises discursivas de diferentes materialidades: conceitos e diálogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; COITO, R. F. ; BOTTEGA, R. M. D. . Experiência docente de pesquisa na graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; DEARO, T. N. . Oficina de pesquisa: ANÁLISE DO DISCURSO E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE NATUREZA APLICADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Uma relação intersubjetiva: o ensino, a pesquisa e a extensão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira. O lugar da pesquisa ma formação do profissional de Letras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; TELLES, João ; SATO, Alessandra Mitie ; MARINHO, Bruna Ramos ; COSTA, Patricia ; SABELLA, Patrícia ; SILVA, Sonia Rodrigues ; MORAES, Julia ; LOPES, Marcela . Vídeo-narrativas de professoras em formação 2001 (Vídeo narrativa).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; GRECO, E. A. . Banca de elaboração da Prova de Língua Portuguesa. 2012. (Elaboração de questões de língua portuguesa para a Prova do Processo Seriado da UEM).

2.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. ANALISE DE LIVRO PARA PUBLICAÇÃO. 2012. (Revisora-parecerista de livro no prelo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA; COITO, R. F.; PFEIFFER, C. R. C.. Participação em banca de Bruna Caires Delgado. Discurso e ensino: capas de disco de RAP em propostas de leitura. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

2.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; COITO, R. F.; FELDMAN, A. K. T.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Dacome Bueno. Uso do véu islâmico: táticas, estratégias e resistência(s). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

3.
GRECO, E. A.; RITTER, L. C. B.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Participação em banca de Rosiane Cardoso dos Santos Moratto. Leitura discursiva em vlogs: uma experiência em sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Prof LETRAS) - UEM.

4.
MENEGASSI, R. J.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; BELOTI, A.. Participação em banca de Fernando Henrique Ribeiro Lima. O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5 ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

5.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; ROMUALDO, E. C.; SOUZA, R. A.. Participação em banca de Thamires Nascimento Dearo. Proposta teórico-metodológica de Leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos: propostas para o Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

6.
TASSO, I. V.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; SILVA, E. D.. Participação em banca de Claudineia Cristina Valim. Moda plus size em governamentalidade: (in)visibilidades sobre o corpo da mulher gorda na contemporaneidade brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

7.
SILVA, M. M. A.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; ALVES, I. M.. Participação em banca de Edh Carlos Soares Pagani. Energias renováveis: a terminologia da biomassa em Português Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

8.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; JUNG, N. M.; LOPES, M. F. R.. Participação em banca de Rafael Peterman. Fala-em-interação em sala de aula no Ensino Médio: participação e construção conjunta de conhecimento em uma equipe de trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

9.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PASSETI, M. C. C.; Venturini, M. C.. Participação em banca de Flávia Cristina Barbosa. As manifestações de rua na mídia: sentidos sobre a atual instância cidadã, representatividade e democracia no jornal impresso. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

10.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PANTE, M. R.; OLIVEIRA, E. G.. Participação em banca de Geisa Pelissari Silvério. Contudo, entretanto e no entanto: uma breve análise do valor anafórico dos termos adversativos.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

11.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; JUNG, N. M.; HUBES, T. C.. Participação em banca de Marina Casaril. Prova Brasil: é possível propor avaliações de abrangência nacional em termos de letramento como prática social?. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

12.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PERES, A. F.; Navarro-Barbosa, P.. Participação em banca de Leliane Fossaluza Bassiga. Prova Brasil: a leitura em contexto de avaliação-análise e proposta. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

13.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; GRECO, E. A.; MINCOF, L. B. P.. Participação em banca de Marlei Cleis Pereira. ). A leitura no contexto de privação de liberdade: análise da abordagem na leitura no livro didático.. 2015. Dissertação (Mestrado em Prof LETRAS) - UEM.

14.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; GRECO, E. A.; MINCOF, L. B. P.. Participação em banca de Maria Mõnica Gimenes Berti. Recursos coesivos em narrativas orais e escritas: uma sequência didática a partir de causos populares. 2015. Dissertação (Mestrado em Prof LETRAS) - UEM.

15.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Seide, M.; Hintze, A. C.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Estudo da referenciação em artigos do colunista José Simão.. 2014.

Teses de doutorado
1.
Navarro-Barbosa, P.; TASSO, I. V.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; DORNE, V. D.; BEDE, J. A. S.. Participação em banca de Daniela Polla. Dispositivos e práticas cotidianas de existência da terceira idade em instituições maringaenses. 2018. Tese (Doutorado em PLE (Programa de Pós-Graduação em Letras)) - UEM.

2.
PASSETI, M. C. C.; BARROS, D. H. C.; DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias; LAGAZZI, S. M.; SOUZA, R. A.. Participação em banca de Rejone Valentim Alves. Não é adolescente, é bandido-imagens do sujeito adolescente em conflito com a lei em discursivizações da mídia digital. 2017. Tese (Doutorado em PLE (Programa de Pós-Graduação em Letras)) - UEM.

3.
JUNG, N. M.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; TASSO, I. V.; ALTENHOFEN, C. V.; Silva, R. C. M.. Participação em banca de Jakeline Aparecida Semechechem. O multilinguismo em uma comunidade de imigração ucraniana no Paraná. 2016. Tese (Doutorado em PLE (Programa de Pós-Graduação em Letras)) - UEM.

Qualificações de Mestrado
1.
MENEGASSI, R. J.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; BELOTI, A.. Participação em banca de Fernando Henrique Ribeiro de Lima. O desenvolvimento de habilidades de leitura e competências linguístico-discursivas em alunos do 5 ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

2.
COITO, R. F.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; FELDMAN, A. K. T.; FERNANDES, C. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Dacome Bueno. Estratégias e táticas de resistência pós-colonial em A girl walks home alone at night: a produção de sentidos no cinema como via de transformação do imaginário ocidental acerca das mulheres islâmicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

3.
MINCOF, L. B. P.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; HILA, C. V. D.. Participação em banca de Adriana Luzia Gomes Demori. Enunciados ou consignas nas produções escritas de alunos do ensino fundamental.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Prof LETRAS) - UEM.

4.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; ROMUALDO, E. C.; REIS, S.. Participação em banca de Thamires Nascimento Dearo. Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas do nono ano do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

5.
TASSO, I. V.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; NASCIMENTO, C. A. G. S.. Participação em banca de Claudineia Cristina Valim. Moda plus size em governamentalidade: (in)visibilidades sobre o corpo da mulher gorda na contemporaneidade brasleira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

6.
DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias; COITO, R. F.; PFEIFFER, C. R. C.. Participação em banca de Bruna Caires Delgado. Discurso e ensino: capas de disco de RAP em uma proposta discursiva de leitura. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

7.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PANTE, M. R.; OLIVEIRA, E. G.. Participação em banca de Geisa Pelissari Silvério. Contudo, entretanto e no entanto: uma breve análise do valor anafórico dos termos adversativos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

8.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PASSETI, M. C. C.; Venturini, M. C.. Participação em banca de Flávia Cristina Silva Barbosa. As manifestações de rua na mídia: sentidos sobre a atual instância cidadã, represemtatividade e democraria no Jornal impresso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

9.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; COITO, R. F.; GHIRALDELO, C. M.. Participação em banca de Caroline Adriana Mendes Burach. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

10.
SILVA, M. M. A.; Seide, M.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Participação em banca de Edh Carmos Pagani. Energias renovavéis: a terminologia da biomassa em Português brasileiro e sua variação intralinguística. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

11.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; JUNG, N. M.; LOPES, M. F. R.. Participação em banca de Rafael Petermann. . Participação e aprendizagem: um estudo da fala-em-interação em uma oficina de aprendizagem no Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

12.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; JUNG, N. M.; HUBES, T. C.. Participação em banca de Marina Casaril. Prova Brasil: é possível propor avaliações de abrangência nacional em termos de letramento como prática social?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Hintze, A. C.; Seide, M.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Estudo da referenciação em artigos do colunista José Simão. Dia 9/06/2014.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

14.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; PERES, A. F.; BARBOSA, P. L. N.. Participação em banca de Lellane Fossaluza Bassiga. Prova Brasil, livro didático e desenvolvimento da prática leitora. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM.

15.
GRECO, E. A.; MINCOF, L. B. P.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Participação em banca de Marlei Cleis Pereira. A leitura no contexto de privação de liberdade: análise da abordagem na leitura no livro didático.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Prof LETRAS) - UEM.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Oliveira Sheila Elias; Venturini, M. C.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Patrícia Weber Drugos. A produção de sentidos nas composições musicais do período pós-ditatorial brasileiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
Venturini, M. C.; Oliveira Sheila Elias; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Maria Luísa Wrubel Plestch. Análise sintática. Perspectiva discursiva da noção de sujeito. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
Oliveira Sheila Elias; DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fernandes, C. B.. Participação em banca de Míriam Rossi. Textos publicitários na sala de aula: uma proposta de trabalho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
Fernandes, C. B.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Venturini, M. C.. Participação em banca de Claudinéia Grzeszezezyn. Questões Sociais no Discurso da Mafalda: Uma Análise Discursiva. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fernandes, C. B.; Venturini, M. C.. Participação em banca de Andrea Regina Gonçalves. Um Estudo Analítico Discursivo acerca da Representação da Família pelos Adolescentes.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
Witzel, D. G.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fernandes, C. B.. Participação em banca de Letícia Kapusinski. Discurso e Mídia: A construção da Imagem de Barack Obama.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
GONCALVES, R.; Borges Teixeira; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Lilhane Bayer Moreira. A escrita de Clarice Lispector: uma visão particular sobre a mulher. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e contemporaneidade) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
Thimóteo, M. N. F. G.; GONCALVES, R.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Marco Antonio Cacilho. A poesia como imagem visual: o concretismo e seus desdobramentos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e contemporaneidade) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Lara, R. M.; Souza, R. C.; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Participação em banca de Milena Beatriz da Silva.O imbricamento material pintura-cinema e seu funcionamento discursivo no projeto Film meets art, de Vugar Efendi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes visuais) - UEM.

2.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Borges Teixeira. Participação em banca de Dienifer Lopes.A representação da figura feminina da obra "A moça tecelã" de Marina Colasanti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
Borges Teixeira; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Leonardo José Altomar da Silva.A ditatura pelo olhar de uma criança: cenas singelas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Peron, A. P.. Participação em banca de Annye Gisele Kudelski.Getúlio Vargas e Lula nas comemorações do 1 de maio: discursos do trabalho ou do trabalhador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Pinheiro, N. G.. Participação em banca de Elaine Lino Figueiredo.Uma breve análise dos delírios em outra volta do parafuso de Henry James. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Pinheiro, N. G.. Participação em banca de Cristiane Silva.Rabbit Proof: a cinematografia e a geração roubada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Peron, A. P.. Participação em banca de Beatriz Letícia Rocha.A (des)construção da imagem da mulher-mãe em uma defesa do tribunal do Júri. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Venturini, M. C.. Participação em banca de João Francisco Xavier Junior.Representação do sujeito e código lingüístico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
Pawloski, C.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Micheli de Fátima Bento.A movimentação dos sentidos no discurso social presente na canção popular brasileira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
Carvalho, R. C.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Jaqueline A. Semechechem.O discurso pedagógico: uma análise dos registros regulativos e instrucional e suas implicações na aula de LE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

11.
Fernandes, C. B.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Eder Damer.Rap: a voz do oprimido. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
Knupel, M A. C.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Participação em banca de Elaine Gaspar de Abreu.O fracasso escolar e as dificuldades em língua portuguesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Roman, E. C.; Cattelan, J. C.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Concurso público da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão- Fecilcam para provimento efetivo no cargo de professor de ensino superior. 2009. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

2.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Oliveira Sheila Elias; Venturini, M. C.. Teste Seletivo para Professor Colaborador em Língua Portuguesa. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Oliveira Sheila Elias; Venturini, M. C.. Teste seletivo para professor colaborador em Lingüística. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
Saleh, P. B. O; Raisa, G. S.; Petri, V. S.; DIAS, Luciana Cristina Ferreira. Concurso público para provimento do cargo de professor não titular da carreira do magistério público no estado do Paraná na área de. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
DIAS, Luciana Cristina Ferreira; Fernandes, C. B.; Navarro-Barbosa, P.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores (Unicentro- campus Irati). 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Outras participações
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; HILA, C. V. D.; Antonelli, A, L.. Teste seletivo para professores colaboradores. 2017. UEM.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16o. COLE (Congresso de Leitura). ?Práticas de leitura em contexto acadêmico: uma relação entre texto e memória discursiva. 2007. (Congresso).

2.
III Seminário do SELL- UNI (Simpósio de estudos lingüísticos e literários da Unicentro).O discurso antológico sobre a brasilidade: identidade, discurso e memória. 2007. (Simpósio).

3.
II Jornada do Grupo de Pesquisa CNPQ Linguagem, identidade e memória.A identidade nacional na textura do discurso antológico: antologias, discurso e memória. 2007. (Outra).

4.
XIII SETA (Seminários de Tese em andamento).Antologias de ensaios sobre o Brasil: memória, discurso e leitura. 2007. (Seminário).

5.
XVIII Seminário do CELLIP.A imbricação texto e memória em antologias de ensaios: o Brasil e a identidade nacional. 2007. (Seminário).

6.
XII SETA (Seminários de Tese em andamento).Antologias como lugar de memória sócio-cultural: texto, discurso e identidade em aulas de língua materna. 2006. (Seminário).

7.
XVIII Serminário de Pesquisa, XVIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense dos Grupos PET.A identidade nacional em questão; a discursividade da ensaística brasileira. 2006. (Seminário).

8.
V Simpósio em Filosofia e Ciência.V Simpósio em Filosofia e Ciência. 2003. (Simpósio).

9.
II Simpósio Análise do Discurso.II Seminário Internacional Análise do Discurso. 2002. (Seminário).

10.
VI CBLA. VI CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2001. (Congresso).

11.
III Seminário de Análise do Discurso.III Seminário de Análise do Discurso. 2000. (Seminário).

12.
I Jornada do CEICOMHU.I Jornada do CEICOMHU (Centro de Estudos Interdisciplinar da Comunicação Humana). 2000. (Outra).

13.
XLVIII Seminários do GEL.X:VIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2000. (Seminário).

14.
I Encontro de Educação do Oeste Paulista.I Encontro de Educação de Oeste Paulista. 1999. (Encontro).

15.
III Simpósio de Filosofia e Ciência. III Simpósio de Filosofia e Ciência. 1999. (Congresso).

16.
III Simpósio Salínguas.III Simpósio Salínguas (Pesquisa em sala de aula de línguas). 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANCESCHINI, M. A. ; SILVA, A. C. A. ; ZANUTTO, F. ; ROMUALDO, E. C. ; PRADO, M. R. ; BARTH, P. A. ; LIMA, R. A. ; MARINS, L. C. ; WIELEWICKI, V. H. G. ; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F. . V Conali. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michelly Luteski. O GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO E O MEIO DIGITAL COMO REFERENTE: UM OLHAR DISCURSIVO PARA UM NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Prof LETRAS) - UEM. (Orientador).

2.
Bruna Caires Delgado. Discurso e cultura em sala de aula: uma prática de leitura com o gênero musical rap. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM. (Orientador).

3.
Thamires Nascimento Dearo. Proposta discursiva de leitura de contos pós-modernos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM. (Orientador).

4.
Cintia Bicudo. O artigo de opinião e as (im)possibilidades de emergência de autoria nas condições do vestibular. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM. (Orientador).

5.
Caroline Adriana Mendes Burach. A imbricação verbal e visual em práticas de leitura de curtas em sala de aula. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Cíntia Bicudo. A identidade brasileira materializada nas cenas da Cia. Barbixas de humor: discurso e leitura. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Letras) - UEM. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruna Caires Delgado. Discurso e ensino: capas de disco de RAP em propostas de leitura. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

2.
Caroline Adriana Mendes Burach. Materialidades audiovisuais: uma proposta de leitura discursiva para o Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

3.
Thamires Nascimento Dearo. Proposta teórico-metodológica de leitura discursiva de contos urbanos pós-modernos para turmas do nono ano do Ensino Fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE)) - UEM, . Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanderlei França. Representações sobre o Brasil e sobre o presidente Lula na imprensa internacional: elementos para uma prática de leitura em sala de aula. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

2.
Patrícia Valéria Risso. O Brasil nas charges: leitura e identidade na aula de língua portuguesa.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

3.
Patrícia Weber Drugos. A produção de sentidos nas composições musicais do período pós-ditadorial brasileiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de LP e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tangriane B. Cella. Propagandas de cerveja e o imaginário nacional: a construção da brasilidade no espaço publicitário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

2.
Caroline Kapler. Os Sentidos Sobre a Corporeidade da Mulher: Uma análise discursiva de capas de revistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

3.
Adriana Regina Pereira. A desconstrução da celebridade na mídia: análise discursiva de textos jornalísticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

4.
Paulo Cesar Kulak. Análise discursiva de charges do presidente estadunidense George W. Bush. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

5.
Soeli Ferreira. análise discursiva do discurso de posse de Fernando Collor de Mello: dois momentos, duas imagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

6.
Taísa Alves de Lima. A abordagem da identidade nacional em livros didáticos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

7.
Tatiani Serbai. Análise da divulgação de eventos: efeitos de sentidos e jogo de imagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

8.
Nelson Rodrigo Mendes. A representação do feminino e do masculino em propagandas de cerveja.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

9.
Marilda Lachovski França. A identidade do garoto-propaganda na pós-modernidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

10.
Viviane E. Brocco Gandra. Identidade cultual e variação lingüística do gaúcho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

11.
Carmem Aparecida Araújo. A ideologia do afro-descente em canções de Chico César e Gilberto Gil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

12.
Jucilene Aparecida Castro. A identidade sócio-cultural do negro no conto Negrinha de Monteiro Lobato. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

13.
Kelin Cristina dos Santos Oliveira. A relação discurso e identidade na trama discursiva da canção Faroeste Cabloco de Renato Russo: contemporaneidade absoluta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

14.
Luciane Witkovski. A representação do lobo na discursividde das fábulas e contos de fadas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

15.
Elisa Lampugnani. Quem lê produz sentidos: os efeitos de sentido produzidos pelos interlocutores a partir das propagandas DOVE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

16.
Patricia Weber Drugos. A polissemia e as formas do silêncio em Cálice e Apesar de você de Chico Buarque. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

17.
Karina Marina kuczmarski. A construção da identidade paranaense no discurso literário: uma abordagem discursiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

18.
Maria Luísa Wrubel Pletsch. Entre a tradição e a inovação: a busca de verdade sobre a discursividade da Língua Portuguesa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

19.
Letícia Kapusinski. As campanhas publicitárias de cerveja: discurso, mídia e identidade.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

20.
Ana Cristina L. Zoschke. A memória discursiva em aulas de leitura: o caso Collor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

21.
Luzia Zavorochuka. Análise do discurso de posse do presidente Lula: de 2003 à posse de 2006.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

22.
Fábio Vieira dos Santos. Três perspectivas acerca do estrangeirismo na língua portuguesa: uma análise discursiva.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

Iniciação científica
1.
Cíntia Bicudo. A IDENTIDADE BRASILEIRA MATERIALIZADA NAS CENAS DA CIA. BARBIXAS DE HUMOR: DISCURSO E LEITURA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UEM. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

2.
Aline Gonçalves de Lima. O gênero canção no livro didático de língua portuguesa: discurso e ensino. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UEM, UEM. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

3.
Bruna Perez dos Santos. Autoria e fórmulas fixas em produções textuais de uma 5 a. série: um olhar discursivo?. 2013. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

4.
Fabio Henrique Cardoso da Silva. A conjugação entre a materialidade verbal e visual em capas e reportagens da Revista Veja: designação e efeitos de sentidos?.. 2013. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

5.
Andressa Fabiane Ventura Siqueira. Diferentes materialidades e linguagens na constituição do texto infográfico on line em sites de notícias: elementos para uma proposta de leitura. 2013. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá, UEM. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

6.
Aline Gonçalves Lima. Materialidades visuais e verbais no ensino de línguas: o período da ditadura nas capas da Revista Veja. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Licenciatura única) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

7.
Bruna Caires Delgado. Proposta de leitura de textos verbo-visuais publicados na obra "O Pasquim - Antologia ? 1969 - 1971": os efeitos de sentido do humor na/pela memória.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UEM. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

8.
Vagner da Silva. O componente cultural no livro didático de língua portuguesa: entre a língua e o discurso. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - UEM. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

9.
Patrícia Tagliaferro. O livro-reportagem de Caco Barcellos: formulação, constituição e circulação de sentidos sobre a violência e a cidadania no Brasil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

10.
Evane Cecílio. Divulgação científica: entre o rigor da ciência e a divulgação do conhecimento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

11.
Marieli Mietz. Cultura, discurso e canção no livro didático de Língua Portuguesa: identidades em questão. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

12.
Suellen A. Y. Dias. 50 anos de Bossa Nova no Brasil: uma análise discursiva de artigos da revista Cult. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

13.
Suellen Alessandra Yoshihara Dias. A coletânea Crônicas (Obra Jornalística 5) de Gabriel Gárcia Márquez como lugar de memória sócio-cultural: o encontro da literatura com o jornalismo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

14.
Roziane Keila Grando. O discurso jornalístico sobre a Wikipédia: a trama dos sentidos sobre o que é conhecimento, leitura e tecnologia. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

Orientações de outra natureza
1.
Marcia Ester Santos Machado. A PROPOSTA MULTIDIMENSIONAL-DISCURSIVA E A CULTURA NORDESTINA EM SALA DE AULA: possíveis encaminhamentos para uma abordagem da diferença. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional)) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

2.
Roseli Mendonça. DIÁLOGOS POSSÍVEIS E NECESSÁRIOS ENTRE A LINGUÍSTICA E O ENSINO TRADICIONAL. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional)) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

3.
Salvador de Brito Gondim. A arte de contar histórias como um incentivo à leitura e à produção escrita.. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional)) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

4.
Nair Bonfim Nogueira. Memórias: um gênero e um possível caminho para práticas de oralidade, leitura e produção escrita.. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional)) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

5.
Jane Silva Scamaral. Orkut, afetividade e produção de textos na escola. 2008. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

6.
Eloíza Perpétua Oliveira Cobalchini. Gênero textual canção em sala de aula provocando o despertar do leitor crítico. 2008. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

7.
Rosi Portugal Penna Weber. Histórias em quadrinhos: discurso e leitura. 2008. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

8.
Sandra Mara Basségio. Os Os efeitos de sentidos atribuídos pelos sujeitos ao discurso sobre a violência no cotidiano.. 2008. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.

9.
Elizabete Mendes. Análise do discurso na abordagem do jornal em sala de aula.. 2008. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.2013DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.. Olhar discursivo para a produção de ensaios jornalísticos: o suplemento Ilustríssima do jornal Folha de S. Paulo e a cultura brasileira. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 8, p. 50-75, 2013.

2.
DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA2017DIAS DI RAIMO, LUCIANA C. FERREIRA; DEARO, THAMIRES NASCIMENTO . O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo. Calidoscópio, v. 15, p. 45-56, 2017.

3.
FRACASSE STEFANIU, LUCIANA2017FRACASSE STEFANIU, LUCIANA ; FERREIRA DIAS DI RAIMO, LUCIANA CRISTINA . O poema o bicho na perspectiva da análise do discurso: processos de produção e efeitos de sentido. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 20, p. 35-55, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Fracasse, L. . O espaço urbano, o grafite e a identidade do sujeito catador. Rua (UNICAMP), 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; DEARO, T. N. . Oficina de pesquisa: ANÁLISE DO DISCURSO E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DE NATUREZA APLICADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; STEFANIU, L. F. . Discurso e leitura: condições de produção, autoria e efeitos de sentidos em diferentes materialidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DIAS DI RAIMO, Luciana C. F.; Peron, A. P. . Análises discursivas de diferentes materialidades: conceitos e diálogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANCESCHINI, M. A. ; SILVA, A. C. A. ; ZANUTTO, F. ; ROMUALDO, E. C. ; PRADO, M. R. ; BARTH, P. A. ; LIMA, R. A. ; MARINS, L. C. ; WIELEWICKI, V. H. G. ; DIAS DI RAIMO, Luciana C. F. . V Conali. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


1)Atividades de extensão:
Estágio de docência na gradução
Curso ofercido: Metodologia do trabalho científico
Local: UNESP- ASSIS
Período- agosto a outubro de 2000.

2)Aprovação em Concurso Público
- Classificação em 3o. lugar no Concurso Público para admissão de professor efetivo não titular da UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) na área de Letras (disciplina: Leitura e Produção textual).
Data: 20/dez/2001
Aprovação em Teste Seletivo na área de Lingüística/Língua Portuguesa- Universidade Estadual de Londrina
Data: dez/2003
Aprovação no concurso para professor assistente I na área de língua Portuguesa- Departamento de Letras- Fundação Universidade Federal Rio Grande Data: julh/2005
Aprovação em concurso para professor assistente na área de Língua Portuguesa- Departamento de Letras e Artes- Universidade Federal de Viçosa- MG-
Data: agost/2005
Aprovação em concurso para professor não titular da carreira de ensino superior do Paraná promovido pela UNICENTRO-Guarapuava. Data: março/2006 

3)Participação em grupos de pesquisa:
Participação em grupo de pesquisa no período de 1998-2001 Narrativas de vida de professores, coordenado pelo professor Dr.João Telles na UNESP-Assis
Participação Grupo de pesquisa no Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Londrina na área de concentração de Língua Portuguesa debtro da linha de pesquisa " Estudos do Texto/Discurso) durante o ano de 2004.
Participação grupo de pesquisa Plurilinguismo, sílabo cultural e escrita coordenado pela professora Dra. Silvana Serrani no período de 2005.
Participação no Projeto e grupo de pesquisa "Antologias Bilíngües, Discurso e Práticas Letradas" com apoio do CNPq e da FAPESP coordenado pela professora Silvana Serrani no IEL-Unicamp durante o ano de 2006.

4)Participações em cursos e seminários durante a graduação

- Curso "Tópicos de Sintaxe Funcional do Português", ministrado pelo professor Dr. Jorge Morais Barbosa, UNESP/Assis (1998).
Carga h



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:48:52