Tiago Belmonte Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3966101909841102
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Pós-Graduação em Educação - PROEJA pela UFRGS (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Alegrete (2013). Trabalha como Técnico de Laboratório de Física/Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(IFRS). Possui experiência na Rede Federal de Educação atuando na área de Educação Básica, Educação Profissional, tecnológica e Superior, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: - Ensino de Física (Experimentos, Resolução de Problemas, Pedagogia de Projetos, Astronomia). - Engenharia (semicondutores, Sistemas de energia, segurança). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Belmonte Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, T. B.;NASCIMENTO, Tiago Belmonte

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Avenida Osvaldo Aranha, 540. Laboratório de Física
Juventude da Enologia
95700000 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200
Ramal: 414
URL da Homepage: http://bento.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Uma Proposta de Desenvolvimento de Métricas para a Rede da UNIPAMPA,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jorge Pedraza Arpasi.
Palavras-chave: Métricas de Segurança; Processamento da informação; Sistemas eletrônicos; Campus Area Network.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.
2007 - 2009
Especialização em Educação Profissional Integrada PROEJA. (Carga Horária: 375h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA DO IFRS - CAMPUS BENTO GONÇALVES.
Orientador: Augusto Massashi Horiguti.
2007 interrompida
Especialização interrompida em 2007 em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ADOÇÃO DE SOFTWARE LIVRE NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA MARIA.
Orientador: Paulo de Tarso Andrade Aukar.
Ano de interrupção: 2007
1999 - 2005
Graduação em Física Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2007
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração - Gestão.
Escola Técnica Santa Clara, FASCLA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Modelagem Científica no Ensino de Ciências e Matem. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
Regime Diferenciado de Contratação Pública. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Orçamento Público, ABOP, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Codificação de Rede e Aplicações. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Telecomunicações, SBrT, Brasil.
2011 - 2011
LPKF ProTomat S62 /ProToprint. (Carga horária: 14h).
ANACOM ACADEMY, ANACOM, Brasil.
2011 - 2011
Instrumentalização em EAD: Ambiente Virtual. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2007 - 2007
LIBRAS. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Atualização e Aperfeiçoamento. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉC. DE LABORATÓRIO: FÍSICA/ ELETROTÉCNICA, Carga horária: 40

Atividades

10/2011 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho 2011 - Campus Alegrete.
7/2011 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro TAE - Suplente na Comissão Superior de Pesquisa.
12/2010 - 01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Pesquisa do Campus.

Colégio Marista Aparecida, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aux. de Disciplina -Coord. de Turno da Manhã, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física - E.M., Carga horária: 9
Outras informações
Professor de Física para 3 turmas de Ensino Médio


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório/Física, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Profesor Substituto, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso Superior de Licenciatura em Física.
02/2016 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Conselho Superior do IFRS.
11/2016 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Inventário dos Bens Móveis e Patrimônio.
11/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão de Organização e Acompanhamento.
10/2013 - 10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bento Gonçalves, .

Cargo ou função
Comissão Interna de Supervisão.
02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 23
Outras informações
Professor de Física em 5(cinco) turmas do Ensino Médio, Matemática em 1(uma) turma do Ensino Médio, Física em 1(uma) Turma do PROEJA - Técnico em informática, Matemática Financeira em 1(uma) turma do Curso Ténico em Secretariado, Física Aplicada e Hidraulica e Hidrometria em 1(uma) turma do curso Tecnólogo em Irrigação e Drenagem.

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
03/2007 - 12/2007
Ensino, Tecnologia em Irrigação e Drenag, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FÍSICA APLICADA
Hidráulica e Hidrometria
03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
FÍSICA
MATEMÁTICA

Escola de Ensino Fundamental Kinderwelt, E. E. F. KINDERW, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Física do Curso Pré-Vestibular oferecido pela Escola.

Atividades

08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi, CEPRZ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2

Atividades

03/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação científica em nivel de graduação, no projeto: Estudo Sobre Atividades Didáticas de Resolução de Problemas no Endsino de Física.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12
Outras informações
Colaborador no desenvolvimento e operação de sistemas e recursos computacionais do Núcleo de Educação em Ciências (NEC)/UFSM.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica/Graduação, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio Acadêmico no Projeto de Atualização Curricular e Formação de Professores junto ao Grupo de Trabalho de Professores de Física(GTPF).

Atividades

3/2003 - 5/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Núcleo de Educação Em Ciências.

Linhas de pesquisa
Ensino de Física
3/2000 - 5/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Núcleo de Educação Em Ciências.

Serviço realizado
desenvolvimento e Operação de sistemas e recursos computacionais.
5/2005 - 2/2006
Ensino, Física Licenciatura Plena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina de Didática I da Física
3/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
3/2001 - 1/2002
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Projeto Pré Vestibular Popular Alternativa.

Atividade de extensão realizada
Professor do Curso Extensivo e Coordenador da Equipe de Professores de Física..


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento de um sistema automatizado de baixo custo para monitoramento da fermentação alcoólica em vinhos

Projeto certificado pela empresa Group Sistemas de Gestão em 07/06/2018.
Descrição: Objetivo Geral: ? ? Desenvolver um sistema automatizado para monitoramento da fermentação alcoólica. Objetivos específicos: Desenvolver a parte mecânica de um sistema de monitoramento, organizando e integrando equipamentos necessários para o funcionamento harmônico do sistema. ? Desenvolver um software gerenciador do hardware integrando o sistema de monitoração e os dados obtidos ao longo das fermentações. ? Validar todo o sistema observando ajustes e melhorias necessárias em aulas práticas e trabalhos investigativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Evandro Ficagna - Integrante / Bruno Cisilotto - Integrante.
2017 - 2018
LaPEC - Laboratório de Prototipagem para Ensino de Ciências
Descrição: O presente projeto tem seus objetivos voltados para pesquisa, elaboração de projetos e prototipagem de materiais didático-experimentais e conceituais ligados ao ensino de Matemática, Física e outras áreas da Ciências e para a inovação tecnológica de produtos e processos educacionais. A pesquisa visa projetar, prototipar e testar materiais didáticos e mecanismos experimentais inovadores ligados à aprendizagem, sobretudo de Matemática e Física, abordados em Nível Médio e de Graduação, além de prototipagem de mecanismos tecnológicos para a realização de tarefas autônomas. A pesquisa se filia na proposta de teórico metodológica de Pesquisa de Desenvolvimento em Projetos Experimentais (COOB, 2003), a qual enfatiza o aprofundamento da compreensão do fenômeno sob investigação pelo pesquisador enquanto a atividade está em andamento. Os propósitos da pesquisa ancoram-se nas potencialidades do espaço denominado LaPEC ? Laboratório de Prototipagem para Ensino de Ciências, o qual dispõe de equipamentos para o processamento de madeira e MDF, incrementado com equipamentos de ponta, tais como impressora 3D, Fresadora CNC, além de ampla diversidade de componentes compatíveis com a plataformas Arduino. O projeto volta-se ao estímulo dos jovens, durante sua formação, nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação educacional. A ação se justifica com base nas tendências contemporâneas de busca por soluções para os processos educacioanais e inovações tecnológicas para a indústria com base no desenvolvimento de ciência básica e aplicada. Ou seja, Educação, Ciência e Tecnologia efetivamente contribuindo para a formação de cidadães que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / delair Bavaresco - Coordenador / Sandra Denise Stroschein - Integrante.
2016 - 2017
Pesquisa e Produção de Materiais Didático-experimentais Inovadores para o Ensino de Matemática e Ciências
Descrição: O presente projeto tem seus objetivos voltados para investigação e produção de materiais didático-experimentais e conceituais, bem como de mecanismos de experimentação para o ensino de Matemática e outras possibilidades na ciência. A pesquisa visa projetar, produzir e testar materiais didáticos verdadeiramente inovadores, com base na fundamentação teórica que permeia os conceitos de alfabetização científica e de aprendizagem significativa, levando em conta a ideia de aprendizagem baseada em projetos. Os propósitos da pesquisa ancoram-se nas potencialidades do espaço LIFE Criatividade do campus Bento Gonçalves, o qual dispõe de equipamentos para o processamento de madeira e MDF, incrementado com equipamentos de ponta, tais como impressora 3D, Fresadora CNC e plataformas Arduino. Alinhado com as premissas de formação de professores com inserção direta na Educação Básica, típica do ambiente de Educação, Ciência e Tecnologia dos Institutos Federais e levando em conta as demandas contemporâneas do sistema educacional brasileiro, espera-se alcançar resultados inovadores que venham a contribuir para melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. A pesquisa, produção e inovação de materiais e mecanismos didático-experimentais a ser desenvolvida juntamente com a formação de professores de Matemática alinha-se de maneira oportuna com os finalidades da instituição. O projeto volta-se ao estímulo dos jovens nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, aliada à formação em nível de excelência. Ou seja, Educação, Ciência e Tecnologia, efetivamente contribuindo para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora do País..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / delair Bavaresco - Coordenador / Rubilar Simões Junior - Integrante / Sandra Denise Stroschein - Integrante.
2013 - 2014
Estudo do efeito de light soaking em módulos fotovoltaicos de filmes finos
Descrição: A energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa de energia e que pode facilmente ser instalada no ambiente construído gerando energia junto à fonte consumidora. Atualmente, além da já consolidada tecnologia de silício na forma cristalina, existem os chamados filmes finos, tecnologias que empregam aproximadamente 100 vezes menos material na fabricação das células do que o silício cristalino. Esses filmes finos, tais quais a-Si, CIS, CIGS e CdTe, apresentam uma série de características especiais, as quais precisam ser estudadas e compreendidas a fim de que a energia gerada por sistemas baseados em filmes finos possa ser corretamente prevista. Dentre essas características está o efeito de light soaking, que consiste em um aumento da eficiência de conversão do módulo após ser exposto por um tempo determinado à radiação solar. Este projeto visa o estudo do efeito de light soaking em módulos de filmes finos de forma a determinar quanto tempo os módulos precisam ser expostos para aumentar a sua eficiência, quanto de aumento na eficiência existe e quanto tempo após serem cobertos por material opaco os módulos levam para perder o efeito de light soaking..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
A Gênese dos Projetos de Extensão Universitária na Unipampa Campus Alegrete
Descrição: Ensino, Pesquisa e Extensão são as bases que sustentam a Universidade. Particularmente no que se refere à extensão, esta resulta de investigações das demandas locais/regionais ou são decisões unilaterais das equipes dos projetos? No presente projeto buscamos, através da análise das minutas de projetos de extensão da Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete, analisar a extensão universitária em uma perspectiva mais democrática e social. A abordagem metodológica adotada será a Análise Textual Discursiva, constituída de um ciclo formado de três elementos, a unitarização, a categorização e a comunicação. Os principais referenciais teóricos utilizados são as contribuições do educador brasileiro Paulo Freire e de Pensadores Latino-Americanos sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), tais como Amílcar Herrera e Renato Dagnino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Estudo sobre o uso da análise termográfica na prevenção de sobre corrente.
Descrição: As sobrecargas em circuitos elétricos representam um perigo tanto para os equipamentos nela ligados quanto para a segurança das pessoas. A análise de temperatura preditiva é a técnica que se fundamenta na monitoração periódica de certos parâmetros de equipamentos em operação, através dos quais identificam-se defeitos em estágios iniciais e procura-se corrigi-los antes da falha. Esta abordagem possibilita que interrupções no funcionamento de equipamentos para a manutenção corretiva sejam executadas quando realmente necessárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Antonio Marcos Teixeira Dalmolin - Integrante / Jumar L. Russi - Integrante / Roger Lorenzoni Farias - Integrante / Maicon Barbieri - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2003 - 2006
Estudo Sobre Atividades Didáticas de Resolução de Problemas no Ensino de Física
Descrição: O presente projeto (regiro GAP/CE/UFSM nº 14.148) se desenvolve como um desdobramento de um projeto de pesquisa mais abrangente intitulado "Atualização Curricular no Ensino de Física e a Formação Continuada de Professores", ora em andamento sob nossa coordenação junto ao Núcleo de Educação em Ciências da UFSM. Uma vez estabelecida a dinâmica de trabalho da equipe responsável pela investigação sobre as atividades de Resolução de Problemas, passamos a nos dedicar tanto aos estudos de aprofundamento sobre as estratégias de Resolução de Problemas presentes na literatura da área de Educação/Ensino de Ciências, quanto a organizar novos ensaios investigativos sobre o uso destas atividades em sala de aula. Dessa forma, as atividades desenvolvidas durante o ano de 2002, sobre a temática de Resolução de Problemas no Ensino de Física, servem como referência e ponto de partida para dar seqüência aos trabalhos e estudos de aprofundamento que se fazem necessários durante este ano de 2003. Reorganizamos, assim, nossas ações investigativas, buscando uma melhor compreensão das possibilidades e do funcionamento das Atividades Didáticas de Resolução de Problemas no Ensino de Física, tendo em vista sua importância no processo de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Luiz Clement - Integrante / Vanessa Immich - Integrante / Eduardo A. Terrazzan - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15


Projetos de extensão


2018 - Atual
Inserindo Atividades Experimentais de Óptica no Ensino Médio com Banco Óptico de Baixo Custo
Descrição: Como continuidade ao projeto (Banco óptico funcional de baixo custo) desenvolvido no ano de 2017, onde desenvolvemos um Banco Óptico Funcional para o estudo da Óptica Geométrica, neste projeto pretendemos desenvolver novas unidades didáticas experimentais que visem a compreensão dos conceitos físicos relacionados e aplicá-las nas Escolas Estaduais de Ensino Médio da região da Serra Gaúcha. Sempre com o intuito de aproximar a Física apresentada na sala de aula com a realidade do aluno, adotando a Teoria de Ausubel como referencial teórico. Podendo assim, proporcionar ao aluno um caminho alternativo à matematização e memorização de conceitos. Os resultados deste projeto podem servir de embasamento e/ou como proposta de atividade, para os professores de Física do Ensino Médio e também para professores de Biologia, trabalhando assim a interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Maurício Henrique Andrade - Integrante / Manuel Almeida Andrade Neto - Integrante / Mauricio José TESTA - Integrante / delair Bavaresco - Integrante / Tiago Schipp - Integrante / Dionatan Nadal - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 1
2017 - 2017
Energia: meio ambiente e aplicações
Descrição: Esse programa visa proporcionar aos participantes uma formação complementar à formação recebida nos cursos regulares de graduação em Licenciatura em Física e Matemática. Embora os currículos atuais ofereçam disciplinas com enfoque em meio ambiente, essa não era a realidade dos formados antes de 2005. Dessa forma, este programa pretende fornecer conteúdo e experiência para alunos egressos e alunos em formação na área de física e meio ambiente. Um dos pontos chave é a geração de energia e seu impacto ambiental. Nesse sentido, são propostas atividades que contemplam o referido tema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / Manuel Almeida Andrade Neto - Coordenador / Laiane CAIO - Integrante.
2017 - 2017
Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia
Descrição: Esta ação tem como proposta a criação de um espaço de promoção, desenvolvimento e divulgação de ciência e tecnologia voltadas para os processos educacionais de ensino e aprendizagem de ciências, sobretudo de Física e Matemática. Consiste na criação de um repositório de materiais didáticos e mecanismos experimentais aberto para a comunidade estudantil de Educação Básica e outras instituições da região de abrangência do campus Bento Gonçalves do IFRS. Estes, poderão realizar visitas para conhecer e manipular materiais didáticos e mecanismos experimentais existentes no campus Bento Gonçalves e que, atualmente, encontram-se subutilizados, além de outros que são produzidos e virão a ser adquiridos. Além disso, a reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Física e Matemática prevê ações curriculares de prática de ensino voltadas para a produção de materiais inovadores potencializadores do ensino e facilitadores da aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessário a criação de uma espaço que passa a servir como repositório para essas criação. Com isso, além de incrementar o espaço para a visitação da comunidade externa, passa a servir como um local de prática de ensino para os cursos citados. Baseado na proposta teórico metodológica de Aprendizagem Baseada em Projetos, juntamente com as ideias Aprendizagem Significativa e Alfabetização Tecnológica, a presente proposta pretende constituir um novo espaço de formação diferenciada, bem como de promoção, desenvolvimento e divulgação de ciência e tecnologia, de acordo com as prerrogativas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / delair Bavaresco - Coordenador.
2014 - 2014
APOIO DIDÁTICO/TÉCNICO CONTÍNUO À COORDENADORIA DOS LABORATÓRIOS
Descrição: O projeto pretende familiarizar os discentes dos cursos técnicos e superiores do IFRS quanto às rotinas de utilização dos laboratórios; zelo pela prática da biossegurança; zelo pela limpeza e organização dos laboratórios; auxilio no preparo de atividades práticas; auxilio no controle e manutenção diária dos materiais e equipamentos utilizados. Além do preparo e aplicação minicursos, oficinas e palestras relacionados a sua área de atuação. Espera-se que os alunos participantes adquiram conhecimentos específicos relacionados à utilização dos laboratórios, às normas de segurança, aos conteúdos das disciplinas ministradas, que contribuirão para enriquecer a sua formação acadêmica e profissional. São nas práticas experimentais que o estudante tem a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos e práticos; elaborar o pensamento científico; formar e rever conceitos; desenvolver e executar metodologias analíticas, assim como conscientizar-se a aplicar métodos de prevenção de acidentes e preservação do meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / Cíntia Neitzke Soares de Deus - Integrante / Jonas Heck - Integrante / Pauline Fagundes Rosales - Integrante / Raquel Margarete Franzen de Avila - Integrante / Shana Paula Segala Miotto - Coordenador / Vaneisa Gobatto - Integrante.
2014 - 2014
Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras Agroprodutivas (NUPIA): A pesquisa como instrumento de viabilização do trinômio - ensino-pesquisa-extensão
Descrição: A integração do ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação/capacitação dos atores envolvidos no processo de verticalização do ensino, um dos objetivos centrais dos Institutos Federais. Assim o presente programa esta fundamentado em quatro cenários, admitidos como básicos para este fim com ênfase a sistemas agroprodutivos: i) Abordagem integradora do 'sistema agroprodutivo' no processo de formação profissional: prática em consonância com a teoria; ii) desequilíbrio ocasionado pelo modelo 'convencional' de agroprodução (por exemplo: inadequado uso de insumos agrícolas); iii) ?gargalos? da matriz energética, condicionados pela matriz para produção de alimento; e iv) alocação do fomento para desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão. Acredita-se que a compreensão e sensibilização para estes cenários, estratégicos para planejar interferências, podem ser obtidos na visão de um Núcleo no qual a viabilização de agendas comuns norteie a integração de fato. Assim, o programa de extensão: Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras ?Agroprodutivas? (NUPIA), tem por objetivo geral integrar a pesquisa-ensino-extensão com base em um objeto espacialmente definido, denominado UPIA. Em adição, a palavra ?Agroprodutiva? entre aspas indica produção integrada (ensino-pesquisa-extensão) de alimentos, conhecimento e tecnologias para o ambiente Agro. Nas UPIAs as ações, transversais aos cenários descritos, contemplarão os temas: i) estratégias para 'provocar' a partir da capacitação participativa verticalizada, a sucessão e qualificação rural; ii) processos de integração hierárquica da informação em sistemas 'agroprodutivos': O microrrelevo como estratégia norteadora de diagnose-interferência-monitoramento e iii) boas práticas em sistemas agroprodutivos: Eficiência e eficácia no uso de recursos naturais reaproveitamento de resíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras Agroprodutivas (NUPIA): A pesquisa como instrumento de viabilização do trinômio - ensino-pesquisa-extensão
Descrição: A integração do ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação/capacitação dos atores envolvidos no processo de verticalização do ensino, um dos objetivos centrais dos Institutos Federais. Assim o presente programa esta fundamentado em quatro cenários, admitidos como básicos para este fim com ênfase a sistemas agroprodutivos: i) Abordagem integradora do 'sistema agroprodutivo' no processo de formação profissional: prática em consonância com a teoria; ii) desequilíbrio ocasionado pelo modelo 'convencional' de agroprodução (por exemplo: inadequado uso de insumos agrícolas); iii) ?gargalos? da matriz energética, condicionados pela matriz para produção de alimento; e iv) alocação do fomento para desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão. Acredita-se que a compreensão e sensibilização para estes cenários, estratégicos para planejar interferências, podem ser obtidos na visão de um Núcleo no qual a viabilização de agendas comuns norteie a integração de fato. Assim, o programa de extensão: Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras ?Agroprodutivas? (NUPIA), tem por objetivo geral integrar a pesquisa-ensino-extensão com base em um objeto espacialmente definido, denominado UPIA. Em adição, a palavra ?Agroprodutiva? entre aspas indica produção integrada (ensino-pesquisa-extensão) de alimentos, conhecimento e tecnologias para o ambiente Agro. Nas UPIAs as ações, transversais aos cenários descritos, contemplarão os temas: i) estratégias para 'provocar' a partir da capacitação participativa verticalizada, a sucessão e qualificação rural; ii) processos de integração hierárquica da informação em sistemas 'agroprodutivos': O microrrelevo como estratégia norteadora de diagnose-interferência-monitoramento e iii) boas práticas em sistemas ?agroprodutivos?: Eficiência e eficácia no uso de insumos e reaproveitamento de resíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / Luis Henrique Gularte Ferreira - Coordenador / Diovane Freire Moterle - Integrante / Evandro Ficagna - Integrante / Jorge Nunes Portela - Integrante / Marcus André Kurtz Almança - Integrante.
2003 - 2004
Grupo de Trabalho de Professores de Física (GTPF): Uma Proposta de Articulação Entre Formação Inicial e Formação Continuada
Descrição: (registro GAP/CE/UFSM nº 14082) O GTPF desenvolve fundamentalmente atividades que visam contribuir para a atualização permanente dos currículos escolares da disciplina de Física do Ensino Médio e, ao mesmo tempo, para o aperfeiçoamento da prática pedagógica de professores de Física, e a sua manutenção no âmbito do NEC constitui-se num trabalho permanente de extensão à comunidade. Desde 2001 o GTPF está dividido em três subgrupos (GT1S, GT2S e GT3S), sendo que cada subgrupo passou a se dedicar à elaboração de Módulos Didáticos (MDs) para uma das três séries do Ensino Médio. Para a realização destas atividades, o GTPF tem mantido regularmente Encontros Semanais, de cerca de quatro horas de duração, tanto para a produção dos materiais de ensino quanto para o acompanhamento e avaliação de todas as ações realizadas. Sendo assim, conta com a participação de: . Professores de Física em serviço na região de Santa Maria/RS; . Alunos de Licenciatura em Física (UFSM) com Iniciação Científica em Educação; . Alunos de Pós-Graduação do Mestrado em Educação (UFSM); . Docentes da UFSM, pesquisadores em Educação em Ciências / Ensino de Física. Dessa forma, procura desenvolver suas atividades seguindo um conjunto de objetivos, descriminados abaixo: . Promover o aprofundamento conceitual e teórico-metodológico dos participantes do grupo no campo da Física, da Didática e da Pedagogia; . Capacitar os participantes para a tomada de decisões no campo profissional da docência; Promover a melhoria das práticas pedagógicas relativas ao Ensino de Física, nas escolas de Ensino Médio da região de Santa Maria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Tatiana Teixeira - Integrante / Sônia Suzana Farias Weber - Integrante / Taniamara costa menegat - Integrante / Marinês Somavilla - Integrante / Leandro Londero da Silva - Integrante / Nilsa Beatriz Fossatti - Integrante / Elisabete Trentin - Integrante / Vanessa Immich - Integrante / Nestor Davino Santini - Integrante / Maria Marcia Hoffman - Integrante / Jaqueline Metke - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2001 - 2002
Pré-Vestibular Popular ALTERNATIVA
Descrição: Curso pré-vestibular gratuito para alunos carentes da região de Santa Maria. O presente projeto consta de uma proposta de manutenção e ampliação do exitoso trabalho realizado no ano de 2000 pelo Grupo Interdisciplinar ECOPOLIS, com o apoio institucional da UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão; da 8ª Coordenadoria de Educação ; do Serviço Social do Comercio - SESC/SM e do Movimento Estudantil, e do DAON - Agronomia. Para o ano de 2001, intensifica-se a parceria com o SESC/SM, iniciada com a experiência don Sobprojeto Curso Intensivo, realizado em nov-dez de 2000. No corrente, realizaremos todas as aulas do projeto extensivo nas dependências do SESC, com a cedencia de 4 salas. Pretendemos, através desta iniciativa, continuar dando nossa pequena, mas significativa contribuição para a comunidade, enquanto estudantes de uma Universidade Pública e Gratuita e que deve ter compromisso social , haja visto que o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas ingressos na UFSM aumentou em 2001 em cerca de 1%..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / José Valentin Bageston - Integrante / Ubiratan Tupinambá da Costa - Coordenador / Vinicius Moreira Pereira - Integrante / Luiz Vagner Nunes Aguzi - Integrante / Sérgio Botton Barcellos - Integrante / Tatiana Weber - Integrante / Vagner Lopes - Integrante / Vilmar da Costa Gomes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro / 8ª Coordenadoria Regional de Educação - Cooperação / Serviço Social do Comércio - Cooperação.
2001 - 2002
Apoio Técnico contínuo do Laboratório de Informática do Centro de educação - LINCE
Descrição: Apoio Técnico contínuo do Laboratório de Informática do Centro de educação - LINCE- realizando pesquisas sobre boot remoto, servidor-cliente, software proprietário e software livre (SISTEMA OPERACIONAL: WINDOWS, LINUX, UNIX, OS2. - HARDWARE : Intel, IBM, ITAUTEC, COMPAQ, MACINTOSH.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador.
2000 - 2000
Atualidades no Ensino de Ciências
Descrição: Projeto APAP registro GAP/CE?UFSM nº5002 produção e divulgação do BOLEFIS- Boletim de Ensino de Física, para divulgaão de Atividaes Didáticas para o ensino de física produzidas ou selecionadas pela equipe. Meio de divulgação impresso e online no site www.ufsm.br/nec..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Grazyela Lunardi - Integrante / José Valentin Bageston - Integrante.
1999 - 2000
APAP/Ciências - Atualização e Aperfeiçoamento de Professores para Ação Pedagógica
Descrição: Atualização continuada para professores de Cências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Grazyela Lunardi - Integrante / José Valentin Bageston - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2018 - Atual
BANCO ÓPTICO FUNCIONAL DE BAIXO CUSTO 2018
Descrição: Como continuidade ao projeto desenvolvido no ano de 2017, onde desenvolvemos um Banco Óptico Funcional para o estudo da Óptica Geométrica, neste projeto pretendemos desenvolver novas unidades didáticas que visem a compreensão dos conceitos físicos relacionados a óptica geométrica. Sempre com o intuito de aproximar a Física apresentada na sala de aula com a realidade do aluno, adotando a Teoria de Ausubel como referencial teórico. Podendo assim, proporcionar ao aluno um caminho alternativo à matematização e memorização de conceitos. Os resultados deste projeto podem servir de embasamento e/ou como proposta de atividade, para os professores de Física do Ensino Médio e também para professores de Biologia, trabalhando assim a interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Maurício Henrique Andrade - Integrante / Paulo Vinícius dos Santos Rebeque - Integrante / Manuel Almeida Andrade Neto - Integrante / Mauricio José TESTA - Integrante / Tiago Schipp - Integrante / Gisele Collaziol Locatelli - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 1
2017 - 2017
Banco Óptico Funcional de Baixo Custo
Descrição: Neste Projeto de Ensino, propõe-se o desenvolvimento de um Banco Óptico Funcional para o estudo da Óptica Geométrica através de uma série de unidades didáticas que visam a compreensão de alguns conceitos físicos relacionados ao funcionamento do olho humano e seus problemas de visão, como a miopia, a hipermetropia e a catarata. Com o intuito de aproximar a Física apresentada na sala de aula com a realidade do aluno, adotando a Teoria de Ausubel como referencial teórico. Podendo assim, proporcionar ao aluno um caminho alternativo à matematização e memorização de conceitos. Os resultados deste projeto podem servir de embasamento e/ou como proposta de atividade, para os professores de Física do Ensino Médio e também para professores de Biologia, trabalhando assim a interdisciplinaridade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Paulo Vinícius dos Santos Rebeque - Integrante / Sirlene Maria Lazzarini - Integrante / Manuel Almeida Andrade Neto - Integrante / Maurício Henrique de Andrade - Integrante / delair Bavaresco - Integrante / Tiago Schipp - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2017 - 2017
Atividades experimentais nas aulas de Física do 1º ano curso técnico em informática para internet.
Descrição: No Projeto de Ensino que aqui apresentamos, temos como objetivo geral promover o desenvolvimento (elaboração e aplicação) de práticas pedagógicas pautadas em atividades experimentais nas aulas de Física do 1° ano do curso Técnico em Informática para Internet. Em nossa percepção, tal proposta surge da necessidade de estabelecimento de um elo entre o mundo dos conceitos,leis e teorias da Física e o mundo cotidiano, pautado na aplicação de alguns dos conteúdos estudados nas aulas de Física. Nesse contexto, fundamentamos nosso projeto na concepção problematizadora da educação para buscarmos uma constante articulação entre os conteúdos teóricos e atividades práticas nas aulas de Física. Para além, temos também como interesse promover uma integração entre os estudantes do curso de Licenciatura em Física com uma turma do 1° ano do curso Técnico em Informática para Internet..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Integrante / Paulo Vinícius dos Santos Rebeque - Coordenador.
2016 - 2016
Visita Técnica ao Centro Regional de Pesquisas Espaciais - INPE e a Universidade Federal de Santa Maria
Descrição: Este Projeto de Ensino consiste na realização de duas visitas técnicas. A primeira visita será realizada no Centro Regional de Pesquisas Espaciais - INPE e a segunda será realizada em alguns programas de pós-graduação da UFSM. Com a realização destas duas atividades pretende-se proporcionar aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, do Campus Bento Gonçalves do IFRS, a possibilidade de estabelecer contato entre o universo profissional e o universo acadêmico. Além de contribuir numa formação mais ampla esta atividade serve como uma ferramenta motivadora para que o aluno não encerre seus estudos na graduação, bem como para diminuir a evasão nestes cursos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) .
Integrantes: Tiago Belmonte Nascimento - Coordenador / Maurício Henrique Andrade - Integrante / Manuel Almeida Andrade Neto - Integrante / Vicente KINALSKI JÚNIOR - Integrante / Mauricio José TESTA - Integrante / Giseli Verginia Sonego - Integrante / Amanda Cristina Siqueira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BALESTRINI, J.2016BALESTRINI, J. ; NASCIMENTO, Tiago Belmonte ; ANDRADE, M. H. . Uma proposta de atividades experimentais sobre eletromagnetismo para o estudo de componentes elétricos no ensino profissionalizante. Revista ScientiaTec, v. 3, p. 224-239, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARPASI, J. P. ; NASCIMENTO, T. B. . Some Necessary Conditions for Abelian Group Codes with prime Information Group. In: XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES, 2011, CURITIBA, PR. Anais do SBrT 2011, 2011.

2.
NASCIMENTO, Tiago Belmonte; PETERLE, T. S. ; GIRARDI, A. ; COLLA, K. A. L. . A MONTAGEM DE UM CIRCUITO BÁSICO DE CORRENTE CONTÍNUA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE. In: III MICTI-Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2009, Camboriú. III MICTI, 2009.

3.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz ; IMMICH, Vanessa . UM ESTUDO SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE PROBLEMAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FÍSICA. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO XVI SNEF, 2005.

4.
IMMICH, Vanessa ; NASCIMENTO, T. B. . CARACTERIZAÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA MODERNA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA. In: XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2005.

5.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz . Reapresentação: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciencias (ABRAPEC), 2005, Bauru/SP. In: Anais do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciencias, 2005.

6.
CLEMENT, Luiz ; NASCIMENTO, T. B. . ENSINO DE CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS POR MEIO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: V ANPed Sul, 2004, Curitiba. Anais do VANPed Sul, 2004.

7.
CLEMENT, Luiz ; NASCIMENTO, T. B. . CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE FÍSICA. In: IX EPEF- ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2004, Jaboticatubas/MG. ANAIS DO IX ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - IX EPEF, 2004.

8.
CLEMENT, Luiz ; NASCIMENTO, T. B. . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA BASEADO NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. In: IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciencias (ABRAPEC), 2003, Bauru. IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciencias, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHIPP, T. ; NASCIMENTO, T. B. ; ANDRADE NETO, M. A. . PANORAMA DO ENSINO EXPERIMENTAL DE FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO DE BENTO GONÇALVES/RS. In: 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Unipampa., 2017, Santana do Livramento. Anais do 9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. v. 9.

2.
KINALSKI JUNIOR, V. ; TESTA, M. J. ; NASCIMENTO, T. B. ; ANDRADE NETO, M. A. . O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA no Evento. In: VI Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2016, Bento Gonçalves. VI Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, 2016.

3.
MIOTTO, S. P. S. ; GOBATTO, V. ; PINHEIRO, L. A. ; HECK, J. ; BERND, L. P. ; NASCIMENTO, T. B. ; BACKES, G. T. ; CANSIAN, R. L. . VIABILIDADE DE CEPAS MICROBIANAS EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAGEM. In: II Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI Erechim, 2016, Erechim. Anais do II CONIGTI e III CSBEA, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. M. M. ; NETTO, J. S. ; ANDRADE, M. H. ; NASCIMENTO, T. B. ; WAGNER, R. ; SOUZA, V. P. . EXPERIMENTANDO A MATEMÁTICA EM SISTEMAS FÍSICOS. In: Festival da Matemática Serra Gaucha, 2018, Bento Gonçalves. Festival da Matemática Serra Gaucha, 2018.

2.
TESTA, M. J. ; ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. ; REBEQUE, P. V. S. . Workshop - Pós Graduação em Física e Desenvolvimento Tecnológico. In: Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018, Bento Gonçalves. Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018.

3.
NADAL, D. ; SCHIPP, T. ; TESTA, M. J. ; ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. . Banco Optico de Baixo Custo como instrumento didático para o Ensino de Física. In: Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018, Bento Gonçalves. Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018.

4.
LOCATELLI, G. C. ; ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. . O ensino experimental de óptica: Uma busca por experimentos de baixo custo. In: Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018, Bento Gonçalves. Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018.

5.
SCARIOT, G. ; VIGNATTI, E. ; NASCIMENTO, T. B. ; ANDRADE NETO, M. A. . Determinação da constante de Planck usando LEDs. In: Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018, Bento Gonçalves. Mostra Técnico-Científica 2018 (MTC 2018), 2018.

6.
SCHIPP, T. ; NASCIMENTO, Tiago Belmonte ; ANDRADE NETO, M. A. ; ANDRADE, M. H. ; REBEQUE, P. V. S. . UM LEVANTAMENTO SOBRE OS LABORATÓRIOS DE FÍSICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DA 16º CRE-RS. In: Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017, Porto Alegre. Atas do VII Encontro Estadual de Ensino de Física. Porto Alegre: UFRGS ? Instituto de Física, 2017. p. 53-53.

7.
SCHIPP, T. ; TOSCAN, J. G. ; LAZZARINI, S. M. ; NASCIMENTO, T. B. ; ANDRADE NETO, M. A. . Déficit de carga horária da disciplina de física no Ensino Médio. In: VII Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - VII SICIT, 2017, Bento Gonçalves, RS. An. Sal. Iniciaç. Cient. Inov. Tecnol.. Bento Gonçalves, RS: IFRS, 2017. v. 7.

8.
CAIO, L. ; ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. . PROJETO ENERGIA, MEIO AMBIENTE E APLICAÇÕES: VISITA TÉCNICA AO PARQUE EÓLICO DE OSÓRIO. In: XIII MOSTRA TÉCNICA IFRS-BG, 2017, Bento Gonçalves, RS. Anais da XIII MOSTRA TÉCNICA IFRS-BG, 2017.

9.
LAZZARINI, S. M. ; NASCIMENTO, T. B. ; ANDRADE, M. H. . Um Estudo Experimental de Óptica Geométrica a partir dos Problemas de Visão. In: VII Semana Acadêmica das Licenciaturas, 2016, Bento Gonçalves/RS. VII Semana Acadêmica das Licenciaturas, 2016.

10.
TESTA, M. J. ; KINALSKI JUNIOR, V. ; SIQUEIRA, A. C. ; ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. . A importância de Visitas Técnicas na formação do graduando. In: XII MOSTRA TÉCNICA IFRS-BG, 2016, Bento Gonçalves, RS. XII MOSTRA TÉCNICA IFRS-BG, 2016.

11.
PINHEIRO, L. A. ; NASCIMENTO, T. B. ; HECK, J. ; GOBATTO, V. ; MIOTTO, S. P. S. . Viabilidade de cepas de Staphylococcus aureus estocadas à diferentes temperaturas.. In: 4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS., 2015, Bento Gonçalves/RS. Anais do 4º SICT do IFRS, 2015. p. 116-116.

12.
NASCIMENTO, Tiago Belmonte; ARPASI, J. P. . Desenvolvendo Métricas de Segurança para a Rede da UNIPAMPA. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2012, Bagé. Anais do IV SIEPE, 2012. v. 4.

13.
Barbieri, Maicon ; NASCIMENTO, T. B. ; DALMOLIN, A. M. T. ; RUSSI, J. L. . ESTUDO SOBRE O USO DA ANÁLISE TERMOGRÁFICA NA PREVENÇÃO DE SOBRE CORRENTE. In: II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Uruguaiana. II Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

14.
NASCIMENTO, T. B.. A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO NO APRENDIZADO DE FÍSICA. In: II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da região sul, 2008, CEFET-RS/ PELOTAS. II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da região sul. PELOTAS, 2008.

15.
NASCIMENTO, T. B.. TIPOS DE CONTEÚDOS NAS PROVAS DE FÍSICA DO VESTIBULAR DA UFSM. In: XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2006, Santa Maria. ANAIS da XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2006.

16.
TRENTIN, Elisabete ; FOSSATTI, Nilza Beatriz ; NASCIMENTO, T. B. . RELATO DO TRABALHO COM MÓDULOS DIDÁTICOS DE FÍSICA NA 1ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. In: V ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÂO NA ESCOLA, 2004, LAJEADO. Anais do V Encontro Sobre Investigação na Escola, 2004.

17.
NASCIMENTO, T. B.; IMMICH, Vanessa . UM ESTUDO SOBRE UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS NAS ATIVIDADES INTEGRANTES DOS MÓDULOS DIDÁTICOS DO GTPF. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004, porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2004.

18.
NASCIMENTO, T. B.; IMMICH, Vanessa . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIENCIA COM USO DE BLOG. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2004, Santa Maria. ANAIS da XIX Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2004.

19.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz . RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. In: VI Escola de Verão para Professores de Pratica de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins, 2003, Rio de Janeiro. Coletânea da VI Escola de Verão para Professores de Pratica de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins, 2003.

20.
CLEMENT, Luiz ; NASCIMENTO, T. B. . UMA ANÁLISE DO USO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

21.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz . UMA ANÁLISE SOBRE OS EXERCÍCIOS/QUESTOES/PROBLEMAS PRESENTES EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FÍSICA. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

22.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz . ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. In: IV Encontro Sobre Investigação na Escola, 2003, Lajeado. IV Encontro Sobre Investigação na Escola. Lajeado: UNIVATES Editora. p. 55-57.

23.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz . UMA ANÁLISE DOS EXERCÍCIOS/QUESTÕES/PROBLEMAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. In: XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003.

24.
LUNARDI, Grazyela ; WEBER, Sônia Suzana Farias ; NASCIMENTO, T. B. ; MENEGAT, Tania Costa ; TEIXEIRA, Tatiana Priscila ; OLIVEIRA, Silvana Silva . MELHORANDO AS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MÓDULOS DIDÁTICOS. In: IV Encontro Sobre Investigação na Escola, 2003, Lajeado/RS. ANAIS do IV Encontro Sobre Investigação na Escola. p. 116-119.

25.
LUNARDI, Grazyela ; NASCIMENTO, T. B. ; BAGESTON, José Valentin ; GRISA, Sandra . BOLETIM DE ENSINO DE FÍSICA BOLEFIS SEF/NEC. In: XV Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2000, Santa Maria. ANAIS da XV Jornada Acadêmica Integrada UFSM. Santa Maria: UFSM editora, 2000. p. 732-732.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE NETO, M. A. ; NASCIMENTO, T. B. . Máquina a Vapor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
NASCIMENTO, T. B.. Web Site do Núcleo de Educação em Ciências da UFSM -www.ufsm.br/nec. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, T. B.; ANDRADE, M. H. ; Versteg, A. ; PETERSON, L. . OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, M. H. ; NASCIMENTO, T. B. . Observações Astronômicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NASCIMENTO, Tiago Belmonte. MEDIDAS FÍSICAS - Básico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NASCIMENTO, T. B.; CLEMENT, Luiz ; IMMICH, Vanessa . ATIVIDADES DIDÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA: ALGUNS EXMPLOS.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NASCIMENTO, T. B.; WAGNER, Jairo A . ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ADRP) NO ENSINO DE FÍSICA: ALGUNS EXEMPLOS. 2005. .

6.
NASCIMENTO, T. B.. EDITANDO TEXTOS NO OPENOFFICE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
NASCIMENTO, T. B.; IMMICH, Vanessa ; CLEMENT, Luiz . USO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE FÍSICA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
TRENTIN, Elisabete ; FOSSATTI, Nilsa Beatriz ; NASCIMENTO, T. B. . MÓDULOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MECÂNICA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CLEMENT, Luiz ; NASCIMENTO, T. B. . ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÂO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
NASCIMENTO, T. B.; LUNARDI, Grazyela ; BAGESTON, José Valentin ; GRISA, Sandra . BOLEFIS - Boletim de Ensino de Física. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, M. H.; SILVA NETO, J.; DEBOM, C. R.; OLIVEIRA, A. M. M.; NASCIMENTO, T. B.. Participação em banca de BÁRBARA PANIZZI.A VISUALIZAÇÃO DOS RAIOS DE LUZ NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: EXPLORANDO A REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
ANDRADE NETO, M. A.; OLIVEIRA, A. M. M.; DEBOM, C. R.; ANDRADE, M. H.; NASCIMENTO, T. B.. Participação em banca de Jordana Gabana Toscan.A FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
SILVA NETO, J.; OLIVEIRA, A. M. M.; NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Participação em banca de Fernanda Cristina Pansera.Proposta didática para ensinar a temática energia com enfoque CTS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
Buhler, Alexandre José; NASCIMENTO, Tiago Belmonte. Participação em banca de Ana Paula Picolo.Uma abordagem sobre os princípios básicos de funcionamento e aplicações da energia eólica a nível de ensino médio e técnico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
BOLDO, J. L.; NASCIMENTO, Tiago Belmonte; ANDRADE, M. H.; REBEQUE, P. V. S.. Participação em banca de Robson Trevisan.A dualidade onda-partícula da radiação eletromagnética: uma proposta didático experimenta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
REBEQUE, P. V. S.; BALZAN, C. F. P.; FILIPETTO, L. M.; NASCIMENTO, T. B.. Participação em banca de Sandra Luiza Forest.As percepções dos alunos do NEEJACP - Metamorfose sobre a disciplina de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DEBOM, C. R.; MARCAL, N.; NASCIMENTO, T. B.. BANCA DIDÁTICA DO CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR EBTT DO IFRS-VACARIA. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NASCIMENTO, T. B.; SILVA NETO, J.; OLIVEIRA, C. S.. Seleção de Professor Substituto IFRS - Campus Bento Gonçalves - edital 01/2012. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
NASCIMENTO, T. B.. Avaliação da prova de Física do Concurso Público Vestibular. 2002. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, T. B.. IX Mostra Técnica do IFRS - Campus Bento Gonçalves. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
NASCIMENTO, T. B.. 4ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional. 2010. Escola Estadual Técnica de Agricultura - Viamão - RS.

3.
NASCIMENTO, T. B.. 7ª Feira de Tecnologia, Ciências e Artes do PEIES - Juiz de Projetos. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE),. 2017. (Outra).

2.
II Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação da URI. VIABILIDADE DE CEPAS MICROBIANAS EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAGEM. 2016. (Congresso).

3.
4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.Viabilidade de cepas de Staphylococcus aureus estocadas a diferentes temperaturas. 2015. (Seminário).

4.
VI Encontro Estadual de Ensino de Física - RS. 2015. (Encontro).

5.
XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES.Some Necessary Conditions for Abelian Group Codes with prime Information Group. 2011. (Simpósio).

6.
II Seminário de Desenvolvimento Profissional: construindo a "identidade UNIPAMPA". 2010. (Seminário).

7.
10° Fórum Internacional Software Livre. 2009. (Outra).

8.
SEMINÁRIO DE PESQUISA PROEJA - PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO E PARA A VIDA. 2008. (Seminário).

9.
I JORNADA TECNOLÓGICA DE ZOOTECNIA. 2007. (Encontro).

10.
I SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL. 2006. (Outra).

11.
XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Simpósio).

12.
XVI SNEF.XVI SNEF - ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA. 2005. (Oficina).

13.
XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM.XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM. 2005. (Outra).

14.
IX ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.IX ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. 2004. (Encontro).

15.
V Encontro Sobre Investigação na Escola.IV ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. 2004. (Encontro).

16.
XIX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM.XIX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM. 2004. (Outra).

17.
XVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFRGS.XVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFRGS. 2004. (Outra).

18.
IV ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA.IV ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA. 2003. (Encontro).

19.
VI Escola de Verão para Professores de Prática de ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins.VI ESCOLA DE VERÃO PARA PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO. 2003. (Outra).

20.
XVIII Jornada Acadêmica Integrada.XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA. 2003. (Outra).

21.
XV Salão de Iniciação Científica, XII Feira de Iniciação Cientifica da UFRGS.XV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2003. (Outra).

22.
II Congresso em Física da Camada Limite Planetaria e Modelagem de Processos de Dispersão. 2001. (Congresso).

23.
PROLICEN 2001 - SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE LICENCIATURAS. 2001. (Seminário).

24.
VII SEMANA ACADÊMICA DA FÍSICA. 2000. (Outra).

25.
XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM.XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM. 2000. (Outra).

26.
5ª Semana Acadêmica do Curso de Física. 1999. (Outra).

27.
Mini-Curso: Tópicos de Ensino de Física. 1999. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, T. B.. I SEMANA TECNOLÓGICA DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO. 2007. (Outro).

2.
NASCIMENTO, T. B.. Curso de Extensão MÓDULOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Diônatan Nadal. Inserindo Atividades Experimentais de Óptica no Ensino Médio com Banco Óptico de Baixo Custo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Angelo Gava. Desenvolvimento de um sistema automatizado de baixo custo para monitoramento da fermentação alcoólica em vinhos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
GISELE COLLAZIOL LOCATELLI. BANCO ÓPTICO FUNCIONAL DE BAIXO CUSTO 2018. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Vignatti. Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Cosmologia no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

2.
Sirlene Maria Lazzarini. O ESTUDO EXPERIMENTAL DE ÓPTICA GEOMÉTRICA A PARTIR DOS PROBLEMAS DE VISÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

3.
Jandrei Balestrini. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SOBRE ELETROMAGNETISMO PARA O ESTUDO DE COMPONENTES ELÉTRICOS NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

4.
Robson Trevisan. A dualidade onda-partícula da radiação eletromagnética: uma proposta didático experimenta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

Iniciação científica
1.
Tiago Schipp. Banco Óptico Funcional de Baixo Custo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

2.
Vicente KINALSKI JÚNIOR. O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

3.
Maurício José Testa. A importância de Visitas Técnicas na formação do graduando. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

4.
Ludmila Akemi Pinheiro. Implementação da Coleção de Microrganismos para fins Didáticos e de Pesquisa no IFRS, campus Bento Gonçalves. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

5.
Roger Lorenzoni Farias. Estudo sobre o uso da análise termográfica na prevenção de sobre corrente.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Fundação Universidade Federal do Pampa. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.

6.
Maicon Barbieri. Estudo sobre o uso da análise termográfica na prevenção de sobre corrente.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Tiago Belmonte Nascimento.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BALESTRINI, J.2016BALESTRINI, J. ; NASCIMENTO, Tiago Belmonte ; ANDRADE, M. H. . Uma proposta de atividades experimentais sobre eletromagnetismo para o estudo de componentes elétricos no ensino profissionalizante. Revista ScientiaTec, v. 3, p. 224-239, 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE, M. H. ; NASCIMENTO, T. B. . Observações Astronômicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público:

* 2006 - Técnico em Laboratório de Física - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA 

* 2008 - Professor Substituto Física/Matemática - ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRETE/RS

* 2008 - Professor Substituto Física - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL/RS

* 2008 - Técnico em Laboratório de Física - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/CENTRO DE EDUCAÇÃO NORTE RS (CESNORS) FREDERICO WESTPHALEN

* 2009 - Técnico em Laboratório de Física/Eletrotécnica - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 2:46:12