Maria Luisa Sprovieri Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1973), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de São Paulo. , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, gestão escolar, educação especial e escola inclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, M. L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.
Av. da Universidade,308
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913099
Ramal: 266
Fax: (11) 38150297
URL da Homepage: http://www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Jogo como componente da Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação especial, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Tizuko Morchida Kishimoto.
Palavras-chave: Educação; Educação especial; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
1982 - 1992
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Concepção de educação Especial e suas Implicações no Desempenho do Professor de deficientes mentais,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Yvonne Gonçalves Khouri.
Palavras-chave: Educação especial; Deficiência Mental; Supervisão e Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
1971 - 1971
Especialização em Especialização Em Educação de Professores do Ensin.
Instituto de Educação Estadual Carlos Gomes de Campinas, IEECG-CAMPINAS*, Brasil.
1981 - 1981
Aperfeiçoamento em Profissionalizacao do Excepcional. (Carga Horária: 160h).
Cenafor Apae, CENAFOR, Brasil. Ano de finalização: 1981.
1970 - 1973
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão Interdepartamental para estudo da oferta de cursos de especialização (Pós-Graduação latu-sensu) no âmbito da FEUSP, área de Educação Especial, por designação da Diretoria da Faculdade..
3/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos ético-político-educacinais para a integração da pessoa portadora de necessidades educativas especiais
9/1999 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Atuação do Professor na escola inclusiva- Intenções, pré-(tensões) e possibilidaddes
1990 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Responsável pelo Convênio FEUSP - APAE/SP para estágios de alunos da Habilitação Ensino de Deficientes Mentais.
1999 - 2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Ético-Político-Educacionais para a integração da Pessoa com Necessidades Educativas Especiais
3/1999 - 6/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Graduação.
3/1984 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Educação especial
Metodologia e Prática de Ensino de Deficientes Mentais
Supervisão de estágios da Hab. Ensino de Deficientes Mentais
Princípios e Métodos de Supervisão escolar
Currículos Métodos e técnicas para o ensino de deficientes mentais
4/1998 - 4/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenadora da Área de Pedagogia.
1996 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão Escolar Tendências e Prioridades
1996 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Supervisão Escolar
1991 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágios da Habilitação ao Ensino de Deficientes Mentais
1991 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos Métodos, Técnicas e Recursos para o Ensino de Deficientes Mentais
1990 - 1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Supervisão de Estágios da Habilitação Ensino de Deficientes Mentais
1986 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Membro do Conselho do EDM.
4/1995 - 4/1996
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Vice coordenadora da Área de Pedagogia.
3/1994 - 3/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Comissão de Educação Especial, coordenadora dos professores da Habilitação em Educação Especial.
1995 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Suplente da Coordenadora da Área de Pedagogia.
12/1989 - 6/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante da Comissão de Educação Especial na Comissão de Graduação.
2/1988 - 6/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante do EDM na Comissão de Educação Especial.
2/1988 - 6/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão de Educação Especial.
11/1989 - 2/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Cargo ou função
Representante da Habilitação Deficientes Mentais na Comissão Interdepartamental de Reformulação do Currículo do Curso de Pedagogia.
1988 - 1990
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Educação Especial da Habilitação Ensino de Deficientes Mentais
1984 - 1990
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Estágio realizado
Estágios Supervisionados do Ensino de Deficientes Mentais.
8/1984 - 12/1984
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Ensino de Deficientes Mentais II
2/1984 - 6/1984
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
2/1984 - 6/1984
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Estágio realizado
Estágios da Habilitação Supervisão Escolar.


Linhas de pesquisa


1.
Perspectivas da escola Inclusiva


Projetos de pesquisa


2001 - Atual
Perspectivas da Escola Inclusiva
Descrição: Projeto não financiado. Estágio atual: levantamento de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Luisa Sprovieri Ribeiro - Coordenador.
2001 - Atual
Informatica - Alternativa Pedagógica para Educação Especial
Descrição: Segundo a estimativa da Organização Mundial de Saúde, 10% da população dos países em desenvolvimento é portadora de algum tipo de deficiência, que pode levar o indivíduo a limitações nas áreas educacional, social e profissional. No mundo moderno, quando a informação se faz presente em todos os segmentos da vida do ser humano, numa evolução constante, os avanços tecnológicos do momento, principalmente a informática, pode se tornar imprescindível na vida dessa população. Esse grupo de pesquisadores pertence aos diferentes departamentos da Feusp, cuja linha de pesquisa predomina a influência da informática no desenvolvimento educacional das pessoas portadoras de NEE como um dos elementos facilitadores da sua inclusão no sistema educacional de ensino e consequentemente na sociedade. O grupo vem estudando e aplicando diferentes ferramentas da informatica com o objetivo de encontrar alternativas que possam contribuir para o atendimento educacional dos sujeitos envolvidos no estudo. Nessa óitca, os pesquisadores se propõem a analisar softwares já existentes em nosso meio e também a criação de novos adaptados às condições de cada deficiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Luisa Sprovieri Ribeiro - Coordenador / E A Mattos - Integrante / N Garcia - Integrante / R Baumel - Integrante / R G Prieto - Integrante / T D P lora - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, M. L. S.1985RIBEIRO, M. L. S.. Da Importância e Validade de um Projeto Conjunto de Supervisão de Estágio na Formação do Professor de Deficientes Mentais.. Caderno de Didática, Sao Paulo, v. 6, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, Roseli (Org.) . Educação Especial - do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

2.
RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, Roseli (Org.) . Educação Especial no Brasil, do querer ao fazer.. Sao Paulo: Editora AVERCAMP, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Coordenação Pedagógica na Escola inclusiva: algumas reflexões.. In: Roseli C. R. de C. Baumel; Idméa Semeghini de Siqueira. (Org.). Integrar incluir: Desafois para a Escola atual. 01ed.SãoPaulo: USP-CCS, 1998, v. 01, p. 01-148.

2.
RIBEIRO, M. L. S.; RIBEIRO, M. L. S. . O Jogo na Organização Curricular para Deficientes Mentais. In: Tizuko Morchida Kishimoto. (Org.). Jogo, Brinquedo , Brincadeira e a Educação. 01ed.São Paulo: Cortez, 1996, v. 1, p. 02-183.

3.
RIBEIRO, M. L. S.; RIBEIRO, M. L. S. . Desafio de garantir igualdade aos diferentes. In: Stela C. Bertholo Piconez. (Org.). A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. 3ed.Campinas: Papirus, 1991, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Escola Inclusiva como Espaço de Formação e Mudança. In: Colóquio Internacional da AFIRSE, 2003, Brasília. Anais do Colóquio, 2003.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Escola Inclusiva como Espaço de Formação e Mudança. In: Colóquio Internacional da AFIRSE, 2003, Brasília. Revista Eletronica da Faculdade de Educação da Univ. de Brasília, 2003.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Formation initiale et continue d'enseignants en vue d'une école en transformation. In: Congres International da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Éducation -AFIRSE, com o tema Formation Initiales et Continues au regard des recherches et de la philosophie de L'Education, 2002. Anais do Congres International da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Éducation -AFIRSE, 2002.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. A supervisão Pedagógica para uma escola transformadora.. In: IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Educação, 2001, Évora - Portugal. Anais do IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Educação, 2001.

5.
RIBEIRO, M. L. S.. O suporte das TICs à Escola Inclusiva: Um convite à reflexão.. In: II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Challenges-2001/ Desafios -2001, 2001, Braga - Portugal. Anais da II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Challenges-2001/ Desafios -2001, 2001.

6.
RIBEIRO, M. L. S.. Perspectivas da Escola Inclusiva: um convite à reflexão.. In: I Colóquio Nacional da AFIRSE Seção Brasileira com o Tema: Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001, Natal. Anais do I Colóquio Nacional da AFIRSE Seção Brasileira, 2001.

7.
RIBEIRO, M. L. S.. As tecnologias de Informação e Comunicação como recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais.. In: X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE, 2000. Anais do X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE, 2000.

8.
RIBEIRO, M. L. S.. A Utilização do Jogo na Prática Pedagógica com Deficientes Mentais:alguns aspectos para reflexão sobre a organização curricular.. In: II Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1996, São Paulo. Anais do II Simpósio de Pesquisa da FEUSP. São Paulo: FEUSP, 1996.

9.
RIBEIRO, M. L. S.. Discussão do Projeto de Dissertação de Mestrado.. In: Seminários de Pesquisa., 1985, Sao Paulo. Anais dos Seminários de Pesquisa.. Sao Paulo: Publicação da FE-USP, apoio FAPESP, 1985. p. 177-178.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Formation initiale et continue d'enseignants en vue d'une école en transformation.. In: Congres International da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Éducation -AFIRSE, com o tema Formation Initiales et Continues au regard des recherches et de la philosophie de L'Education, 2002. Livro do Colóquio do Congres International da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Éducation -AFIRSE, 2002.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Perspectivas da Escola Inclusiva: um convite à reflexão.. In: I Colóquio Nacional da AFIRSE Seção Brasileira com o Tema: Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001, Natal. Resumos dos I Colóquio Nacional da AFIRSE Seção Brasileira, 2001.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. As tecnologias de Informação e Comunicação como recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais.. In: X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE, 2000. Livro do Colóquio do X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE, 2000.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Educação Especial.. In: 6ª CBE, 1991, Sao Paulo. Resumos dos Anais da 6ª CBE. Sao Paulo: Editora da USP, 1991. p. 112-113.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Formation initiale et continue d'enseignants en vue d'une école en transformation.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, M. L. S.. A supervisão Pedagógica para uma escola transformadora.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, M. L. S.. O suporte das TICs à Escola Inclusiva: Um convite à reflexão.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Perspectivas da Escola Inclusiva: um convite à reflexão.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, M. L. S.. As tecnologias de Informação e Comunicação como recurso à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Especiais.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, M. L. S.. Mitos e Realidade do Fracasso escolar no Brasil.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIBEIRO, M. L. S.. O Ensino Profissionalizante no Japão.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIBEIRO, M. L. S.. Inclusão: A fala da escola pública.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RIBEIRO, M. L. S.. Refletindo sobre a Escola Inclusiva: um Programa de Formação Continuada de Professores.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
RIBEIRO, M. L. S.. O Jogo como Componente da Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Especial.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
RIBEIRO, M. L. S.. Formação de Professores de Educação Especial.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RIBEIRO, M. L. S.. A Utilização do Jogo na Prática Pedagógica com Deficientes Mentais: alguns aspectos para reflexão sobre a organização curricular.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIBEIRO, M. L. S.. Educação Especial e Inclusão.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RIBEIRO, M. L. S.. O Jogo na Clase Especial de Deficientes Mentais-uma Proposta de Aplicação na Prática Pedagógica.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RIBEIRO, M. L. S.. Algumas Noções Básicas de Educação Especial.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RIBEIRO, M. L. S.. Necessidades Educativas da Criança Portadora de Deficiência Mental.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RIBEIRO, M. L. S.. Aspectos Gerais da Deficiência Mental e o Papel da Família para a Estimulação da Linguagem.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RIBEIRO, M. L. S.. A Educação Especial no Brasil.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIBEIRO, M. L. S.. Concepção Pedagógica da Deficiência Mental: Análise da Realidade Escolar .. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
RIBEIRO, M. L. S.. Alguns Aspectos da Realidade do Atendimento Educacional ao Portador de Deficiência Mental .. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
RIBEIRO, M. L. S.. Um Projeto de Orientação ao Deficiente Mental nas Escolas Públicas - Dimensões do ponto de vista do estagiário.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, M. L. S.. Trabalho Pedagógico com a Pessoa Deficiente Mental.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
RIBEIRO, M. L. S.. Uma Didática Especializada para Alunos Especiais ou Aunos Especiais para a Didática?. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RIBEIRO, M. L. S.. Pesquisa em Educação Especial.. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, M. L. S.. O Atendimento Educacional da Pessoa Deficiente Mental. Formas de Atendimento Educacional Formal (Pré-Escola).. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RIBEIRO, M. L. S.. Fatores Didáticos do Fracasso Escolar. Uma Real Questão a ser enfrentada: as dificuldades do aprendizado na escola.. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIBEIRO, M. L. S.. Currículo e Proposta Curricular do Serviço de Educação Especial .. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Sugestões Metodológicas para o Ensino de Deficientes Mentais Educáveis.. Sao Paulo: SE-CENP, 1982 (Cadernos SE-CENP).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Habilitação em Educação Especial da FEUSP. 1989. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Novas diretrizes do CENESP.. 1985. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Educação Especial.. 1985. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, M. L. S.. A Função social da Escola e as condições objetivas de trabalho. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material Didático).

2.
RIBEIRO, M. L. S.. As funções do supervisor, coor.ped. e orient. educ.: possibilidades e tendências. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Autonomia da escola e o processo decisório: níveis de participação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
RIBEIRO, M. L. S.. O currículo como instrumento de formação da cidadania. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didaático).

5.
RIBEIRO, M. L. S.. O Projeto político pedagógico e o trabalho coletivo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
RIBEIRO, M. L. S.. ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL E O PAPEL DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
RIBEIRO, M. L. S.. Currículo Planificação e Investigação de Atividades na área de Deficiência Intelectual e TGD. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
RIBEIRO, M. L. S.. o DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
RIBEIRO, M. L. S.. Aplicação das Teorias de Ensino na Aprendizagem. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
RIBEIRO, M. L. S.. EDUCAÇÃO ESCOLAR /O ENSINO ? BARREIRAS PEDAGÓGICAS A REPERCUSSÃO DAS DIFICULDADES PEDAGÓGICAS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aterial Didático).

11.
RIBEIRO, M. L. S.. A escola como local de trabalho e sua especificidade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aterial Didático).

12.
RIBEIRO, M. L. S.. Planejamento Pedagógico Elaboração de Projetos, Planos de Aula e Portfólio. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
RIBEIRO, M. L. S.. A Coordenação do Trabalho Escolar no Sistema e na Escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

14.
RIBEIRO, M. L. S.. A Natureza do trabalho pedagógico no interior da escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

15.
RIBEIRO, M. L. S.. Métodos e Técnicas de Ensino de Pessoas portadoras de deficiência mental.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
RIBEIRO, M. L. S.. Conceito e Significado do Jogo Educativo: oJogo e o Projeto Pedagógico da Escola e o trabalho com os componentes curriculares. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
RIBEIRO, M. L. S.. Coordenador Pedagógico : Identidade em Construção.. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
RIBEIRO, M. L. S.. Medidas Psicoeducacionais do Deficiente Mental.. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
RIBEIRO, M. L. S.. Atendimento ao Deficiente Mental .. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
RIBEIRO, M. L. S.. Deficiência Mental: Análise e Reflexão.. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
RIBEIRO, M. L. S.. Supervisão de Estágios em Educação Especial .. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
RIBEIRO, M. L. S.. Curso para Profissionais da Área de Deficiência Mental.. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
RIBEIRO, M. L. S.. Atualização em Educação Especial para Professores e Profissionais das Áreas de Deficiência Mental e Visual.. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Maria Cláudia Alves de Santana Regis. As Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação Especial: uma análise do ensino de surdos nas classes especiais.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Sueli Maria da Silva Santos da Silva Franca. O processo ensino-aprendizagem da criança deficiente mental na escola regular: um estudo de caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Wanderleia Azevedo Medeiros. Representações de Professores sobre Educação Especial diante da Inclusão Escolar do Aluno com Necessidades Educativas Especiais na escola comum. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Adriano Monteiro de Castro. Materiais e recursos para o ensino de ciências aos alunos com deficiência visual.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Rosângela Viana de Andrade. Trabalho de reeducação quanto à Comunicação oral de crianças portadoras de alterações sensório-motoras de origem sindrômica (0 a 3 anos): Enfoque na orientação às mães.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Maria Lúcia Ovídio. Saberes dos Professores: Um estudo acerca dos docentes do ciclo inicial do - Ensino Fundamental - Cidade Tiradentes.. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

7.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Juana Maria Rei Cardoso. Era uma vez, nós. crianças. A Literatura infantil como elemento enriquecedor do processo de alfabetização de crianças com baixa visão: estratégias para a autonomia. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

8.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Sueli Maria Santos da Silva Franca. O Processo- Ensino-Aprendizagem da Criança Deficiente Mental na Escola Regular: Um Estudo de Caso.. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade São Marcos.

9.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Reynaldo Mauá Júnior. O Estágio Supervisionado e o Supervisor de Ensino: O Caminho e o Espelho.. 1998. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade de Guarulhos.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Shirley Rodrigues Maia. Descobrindo Crianças com surdo cegueira e com deficiência múltipla sensorial,no brincar. 2011 - Faculdade de Educação da Usp.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Carla Cilene Baptista da Silva. O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil.. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Carla Cilene Baptista da Silva. O lugar do brinquedo e o jogo nas escolas especiais de educação infantil. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Sonia Maria Perroud da Silveira Foresti. Utilização do Brinquedo como estratégia pedagógica em creches públicas: opinião de professores.. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

5.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Tomásia Dirce Peres Lora. Professores Especializados no Ensino de Deficientes Visuais- Um estudo centrado em seus papéis e competências.. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Magali Bussab Picchi. Da integração desejável à possível do portador de deficiência mental na classe comum da rede de ensino do estado de São Paulo.. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

7.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Tomásia Dirce Peres Lora. O professor habilitado no ensino de Deficientes Visuais- um estudo centrado em seus papéis e atribuições.. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Fabiana Cristina Frigieri de Vitta. Análise das atividades de cuidados no berçario e a infância nas necessidades especiais de desenvolvimento da criança de 0 a 8 meses. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Carla Cilene Baptista da Silva. O lugar do Brinquedo e do Jogo na Educação Infantil de Escolas Especiais.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Magali Bussab Picchi. Da integração desejável à possível do portador de deficiência mental na classe comum da rede de ensino do estado de São Paulo.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Tomásia Dirce Peres Lora. O professor habilitado no ensino de deficientes visuais: um estudo centrado em seus papéis e atribuições.. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Priscila de Giovani. Formação do gestor coordenador :contribuições para a formação continuada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Luiz Fernando Correia de Oliveira.Educação Ambiental e Deficiência Mental: Uma Proposta Pedagógica.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Outros tipos
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Maria Cláudia Alves de Santana Regis. As Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação Especial: uma análise do ensino de surdos nas classes especiais.. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Wanderleia Azevedo Medeiros. As representações do professor sobre Educação diante da Escola Inclusiva: Formação e Atuação.. 2001. Outra participação, Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Maria Lúcia Ovídio. Saberes dos Professores: Um estudo acerca dos docentes do ciclo inicial do - Ensino Fundamental - Cidade Tiradentes.. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

4.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação em banca de Juana Maria Rei Cardoso. A Literatura infantil como elemento enriquecedor do processo de alfabetização de crianças com baixa visão: estratégias para a autonomia.. 1998. Outra participação, Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Participação como suplente na composição da banca de Efetivação, Profa. Nely Garcia.. 2003. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Processo seletivo de alunos especiais para as vagas remanescentes da Habilitação em Supervisão Escolar na FEUSP.. 1989. Faculdade de Educação da Usp.

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Processo seletivo de alunos especiais para vagas remanescentes das Habilitações de Deficientes Mentais e Visuais.. 1989. Faculdade de Educação da Usp.

3.
RIBEIRO, M. L. S.. Processo seletivo de alunos especiais para as vagas remanescentes das Habilitações em Ensino de Deficientes Mentais e Visuais.. 1988. Faculdade de Educação da Usp.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso do Estado de São Paulono apoio ao Escolar em Tratamento de Saúde e 2 Campanha de Incentivo à Escolarização de Crianças e Jovens em Contínuo Tratamento de Saúde em Hospitais, Ambulatórios e Domicílios de. 2018. (Congresso).

2.
Colóquio Internacional da AFIRSE.Escola Inclusiva como Espaço de Formação e Mudança. 2003. (Outra).

3.
Formation Initiales et Continues au regard des recherches et de la philosophie de L'Education. Congres International da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Éducation -AFIRSE.. 2002. (Congresso).

4.
II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Challenges-2001/ Desafios -2001. II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Challenges-2001/ Desafios -2001. 2001. (Congresso).

5.
IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Educação. IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias de Educação.. 2001. (Congresso).

6.
X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE. X Colóquio da Seção Portuguesa da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Ëducation AFIRSE.. 2000. (Congresso).

7.
IV Congresso Internacional de Educação-Educador97. IV Congresso Internacional de Educação-Educador97.. 1997. (Congresso).

8.
Homenagem Latino-Americana pelo Centenário de Nascimento de Jean Piaget.. Congresso Internacional O Construtivismo e a Educação.. 1996. (Congresso).

9.
Seminário coordenado pelo Prof. Eric Plaisance.L'Integration scolaire des enfants handicapés: l'evolution de l'éducation speciale en France et en Europe.. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, M. L. S.. Exposição Comemorativa do Projeto de Educação Continuada.. 1997. (Exposição).

2.
RIBEIRO, M. L. S.. Encontro de professores de Educação Especial da rede pública estadual de São Paulo.. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Claudia Alves de Santana Regis. As Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação Especial: uma análise do ensino de surdos nas classes especiais.. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Luisa Sprovieri Ribeiro.

2.
Wanderleia Azevedo Medeiros. Representações de Professores sobre Educação Especial diante da Inclusão Escolar do Aluno com Necessidades Educativas Especiais na escola comum. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Luisa Sprovieri Ribeiro.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
RIBEIRO, M. L. S.. A Coordenação do Trabalho Escolar no Sistema e na Escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
RIBEIRO, M. L. S.. A Natureza do trabalho pedagógico no interior da escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).




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