Gloria Aparecida Pereira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0746516571580360
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Universidade São Francisco, Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica dos cursos de Licenciatura da Fundação Municipal de Bragança Paulista (2008-2011). Coordenadora do Subprojeto Pibid Pedagogia no período de 2014 a 2018. Atualmente é professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Unifaat, Coordenadora Institucional do Programa Residencia Pedagógica do Centro Universitário Unifaat, e professora do Instituto Federal de São Paulo, campus de Bragança Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gloria Aparecida Pereira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, G.A.P.


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A concepção de egressos de um curso de Pedagogia acerca da contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Roberta Gurgel Azzi.
Palavras-chave: Trabalho de Conclusão de Curso; Formação de Professor; Pedagogia; Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Faculdades Atibaia, UNIFAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 15

Atividades

02/1997 - 08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Universidade São Francisco - Câmpus de Bragança Paulista, Universidade São Francisco - Câmpus de Bragança Paulista.

Atividade realizada
Pesquisa.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEEP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora III


Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pos Graduação em Gestão Escolar

Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas que lecionou na graduação em cursos de licenciatura: Didática - Prática profissional - Trabalho de Conclusão de Curso; Projeto de Pesquisa; Estrutura e Funcionamento do Ensino no Brasil; Metodologia da Pesquisa Científica. Disciplinas que lecionou no curso de pós-graduação em História Sociocultural - Didática do Ensino Superior. Disciplinas que lecionou no curso de pós-graduação em Gestão Escolar - Dimensão da Coordenação; Metodologia da Pesquisa Cientifica e Estágio.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Cordenadora Pedagogica dos cursos de Licenciatura

Atividades

02/2007 - 08/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica
Metodologia do Trabalho Cientifico
Pesquisa em Educação
Pratica Profissional
Topicos Especiais em Educação
Trabalho de Conclusão de Curso
03/2009 - 03/2012
Direção e administração, Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pos Graduação em Gestão Escolar.
03/2008 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, .

Cargo ou função
Representante docente do departamento de Ciências Pedagógicas no Conselho Superior (CONSUP).
03/2009 - 11/2011
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Cientifica e Gestão e Coordenação
01/2007 - 01/2011
Direção e administração, Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, .

Cargo ou função
Coordenadora Pedagogica dos Cursos de Licenciatura - ISE.
02/2005 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teoricos e Metodologicos da Educação basica
02/2004 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do trabalho escolar
Estrutura e funcionamento do ensino
Fundamentos teoricos e metodologicos da educação basica
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2003 - 12/2008
Ensino, Desenho e Artes Plástica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos teoricos e metodologicos da educação basica
Esturtura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Metodologia da Pesquisa em Arte
Organização e Avaliação do Trabalho Escolar
Trabalho de Conclusão de Curso
04/2002 - 12/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino de Geografia
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
Fundamentos teóricos e metodologicos da educação basica
metodologia da Pesquisa em Geografia
Organização e Avaliação do trabalho escolar
Trabalho de Conclusão de Curso
02/2004 - 12/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Estrutura e Funcionamento Do Ensino Fundamental e Médio

Faculdades Atibaia, FAAT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no curso de Pedagogia


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores e diversidade

Objetivo: Formação Inicial e Continuada Docente. Incentivar os alunos futuros professores, e professores a trabalhar com novas metodologias e a pesquisa em sua prática profissional. Estudos sobre formação docente e gênero ..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mapeamento de boas práticas na promoção de uma educação livre de estereótipos de gênero
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Gislaine Medeiros Mendes - Integrante / Aline Venâncio de Oliveira Stano - Integrante / Nicolly Lara Marinelli - Integrante.
2017 - 2018
A inserção das questões de gênero na formação docente dos cursos de Pedagogia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Gislaine Medeiros Mendes - Integrante / Aline Coqueiro Rodrigues - Integrante / Pâmela Suelen Gama da Cruz - Integrante / Aline Venâncio de Oliveira Stano - Integrante / Nicolly Lara Marinelli - Integrante.
2015 - 2016
A construção da identidade de gênero na infância: uma análise de filmes infantis na perspectiva da pedagogia cultural
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Gislaine Medeiros Mendes - Integrante / Maysa Do Carmo Santos - Integrante / Ana Carolina dos Passos - Integrante.
2014 - 2015
Reflexões acerca da construção das relações de gênero no cotidiano das Instituições de Educação Infantil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Gislaine Medeiros Mendes - Integrante / Maysa Do Carmo Santos - Integrante / Vanessa Aparecida Da Silva - Integrante / Horrana Moraes Da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2013
A concepção de alunos das séries iniciais sobre a participação da família no processo de ensino aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Cristiane Ayumi Obo - Integrante / Regiane Bezerra Tomyasu - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2012
Violência escolar na concepção da equipe gestora de uma escola pública do município de Bragança Paulista
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Henrique Maciel Gonçalves - Integrante.
2011 - 2012
Levantamento e analise das necessidades docentes dos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do município de Atibaia: Subsídios para elaboração de Programas de Formação Continuada
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Maria Fernanda Kosour de Oliveira - Integrante.
2010 - 2011
LEVANTAMENTO E ANALISE DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira - Coordenador / Elaine Cibele Carvalho de Moraes - Integrante / Cidinéia Isabel do Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Destaque, Congresso de Pesquisa e iniciação Cientifica Faat.
2008
Professor Homenageado Licenciatura em Educação Artistica, Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, G.A.P.2017OLIVEIRA, G.A.P.; MENDES, G. M. ; RODRIGUES, A. C. ; STANO, A. V. O. ; MARINELLI, N. L. ; CRUZ, P. S. G. . A temática gênero presente nas comunicações de eventos científicos: contribuição para formação docente transformadora. MOMENTUM (ATIBAIA), v. 1, p. 147-164, 2017.

2.
OLIVEIRA, G.A.P.2016OLIVEIRA, G.A.P.. A participação do Curso de Pedagogia-FAAt no programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): novas perspectivas de formação de professores. MOMENTUM (ATIBAIA), v. 1, p. 51-70, 2016.

3.
OLIVEIRA, G.A.P.2008OLIVEIRA, G.A.P.. Formação docente e pesquisa: Uma relação em construção. MOMENTUM (ATIBAIA), v. 1, p. 141-185, 2008.

4.
OLIVEIRA, G.A.P.2006OLIVEIRA, G.A.P.. As atividades acadêmicas e a formação para pesquisa: o trabalho de conclusão de curso. Momentum (Atibaia), v. 1, p. 123-142, 2006.

5.
OLIVEIRA, G.A.P.2006OLIVEIRA, G.A.P.; RONDINA, K. F. . Concepção sobre o processo de ensino-aprendizagem: um estudo no espaço de cursos de formação. Momentum (Atibaia), v. 1, p. 169-177, 2006.

6.
OLIVEIRA, G.A.P.2005OLIVEIRA, G.A.P.. O Curso de Pedagogia e a Formação Docente: Uma Discussão Necessária. MOMENTUM (ATIBAIA), Atibaia, v. 1, n.3, p. 181-207, 2005.

7.
AZZI, R. G.2000 AZZI, R. G. ; RUSSO, M. H. ; OLIVEIRA, G.A.P. ; PEREIRA, M. A. L. ; TAXA, F. O. S. ; PEREIRA, G. E. . Revisitando alguns aspectos de um projeto de parceria desenvolvida entre a universidade e a escola pública. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), Campinas, v. 11, n.1, p. 83-90, 2000.

8.
NATÁRIO, E. G.1999NATÁRIO, E. G. ; OLIVEIRA, G.A.P. ; PEREIRA, M. A. L. ; MEDEIROS, S. H. L. . Conceito de Ciência, Universidade e Pesquisa em Universitários Ingressantes. Revista Educação e Ensino (USF), Bragança Paulista - SP, v. 4, n.1, p. 71-78, 1999.

9.
AZZI, R. G.1998AZZI, R. G. ; OLIVEIRA, G.A.P. ; PEREIRA, M. A. L. . Formação do Pesquisador e Publicações Periódicas Especializadas. Revista Educação e Ensino (USF), Bragança Paulista - SP, v. 3, n.1, p. 19-32, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZZI, R. G. ; OLIVEIRA, G.A.P. ; SADALLA, A. M. F. A. . Psicologia e Formação Docente: Desafios e Conversas. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. v. 1. 322p .

Capítulos de livros publicados
1.
AZZI, R. G. ; OLIVEIRA, G.A.P. . Professor-Pesquisador e Psicologia: Problematizando Relações. In: Azzi, Roberta Gurgel; Sadalla, Ana Maria Falcão de Aragão. (Org.). Psicologia e Formação Docente: Desafios e Conversas. 1ed.São Paulo: Casa do Psicologo, 2002, v. , p. 08-322.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G.A.P.; STANO, A. V. O. ; MARINELLI, N. L. ; CRUZ, P. S. G. . A temática gênero presente nas comunicações de eventos científicos: contribuição para formação docente transformadora. In: EDUCEREUCERE XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. EDUCERE, 2017.

2.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, S. ; ROCHA, L. ; NISHIMAKI, C. A. G. . Lendo mitos, aprendendo história: a participação Pibid/Pedagogia na formação de leitores na escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. EDUCERE, 2017.

3.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, S. ; CUCHINIERK, D. K. ; SANTOS, F. O. R. . A aula passeio e a construção dos saberes escolares em História e Artes: relato de experiência. In: XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. EDUCERE, 2017.

4.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, S. ; NISHIMAKI, C. A. G. ; CUCHINIERK, D. K. ; COUTO, E. M. . O Sarau como instrumento de ensino/aprendizagem: relato de experiência na formação inicial de professores. In: XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba. EDUCERE, 2017.

5.
OLIVEIRA, G.A.P.; MENDES, G. M. ; MARINELLI, N. L. ; CRUZ, P. S. G. ; STANO, A. V. O. ; RODRIGUES, A. C. . Refletindo sobre a perspectiva de gênero na formação docente para uma educação não discriminadora: a contribuição dos eventos científicos. In: REDESTRADO, 2017, Campinas. IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO, 2017.

6.
OLIVEIRA, G.A.P.; MENDES, G. M. . A formação continuada do coordenador pedagógico de Educação Infantil na rede municipal de Atibaia. In: IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO, 2017, Campinas. REDESTRADO, 2017.

7.
OLIVEIRA, G.A.P.; MENDES, G. M. ; SANTOS, M. C. ; SILVA, V. A. ; SILVA, H. M. . Espaço, cenários e roteiros: a construção das relações de gênero no cotidiano das instituições de educação infantil. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista ,sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia, SP. Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016. v. 3. p. 3130-3141.

8.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, S. ; PINHEIRO, P. A. ; PEREIRA, G. S. . A inserção e as ações do PIBID/FAAT Pedagogia por meio do projeto nivelamento na escola parceira Major Juvenal Alvim: relação teoria e prática na formação docente. In: III Congresso Nacional de  Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia, SP. Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016. v. 3. p. 928-937.

9.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, S. ; RODRIGUES, A. C. ; BENETTI, R. . Experiências formativas vivenciadas por bolsistas PIBID-FAAT do curso de Pedagogia, na disciplina eletiva ?Luz, câmera, ação: o cinema que ensina?. In: Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII  Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia, SP. Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016. v. 3. p. 3384-3390.

10.
OLIVEIRA, G.A.P.; MORATO, M. . Reflexões sobre currículo e diversidade cultural a partir da análise do guia curricular II ciclo da infância ensino fundamental primeiro ao quinto ano de Bragança Paulista 2012. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma Revolução no Campo da Formação de Professores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. p. 11157-11168.

11.
OLIVEIRA, G.A.P.; Márcia Rodrigues dos Santos Carmo ; Izabela Faria Martins Teles ; MORAES, E. C. C. ; Luciana da Silva Mello Pedro ; Susimar Verris . Levantamento e analises das necessidades formativas dos professores de Educação Infantil do município de Bragança Paulista. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de professores/ I Congresso Nacional de formação de professores, 2011, Águas de Lindóia - SP. Por uma politica nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2011. v. 1. p. 09-368.

12.
OLIVEIRA, G.A.P.; MATTOS, C. ; MACHADO, V. B. . Travessias Atraves da arte: um relato de experiencias sobre a aprendizagem e criança com Sindrome de Down. In: X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2009, Aguas de Lindóia - SP. X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de professores e a prática docente: os dilemas contemporâneos. São Paulo: Unesp, 2009.

13.
PEREIRA, M. A. L. ; ROCHA, M.S. ; OLIVEIRA, G.A.P. . Crenças de auto-eficácia de professores localizado produção de estudos (1977-2004). In: IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2007, Aguas de Lindóia. IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2007. p. 03-272.

14.
OLIVEIRA, G.A.P.; ANDRADE, S.B. ; PEREIRA, M. A. L. . Estudo Exploratório sobre as necessidades formativas de professores de Geografia do Municipio de Serra Negra/SP. In: IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2007, Aguas de Lindóia. IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2007. p. 3-272.

15.
OLIVEIRA, G.A.P.; RONDINA, K. . Concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem: um estudo no espaço de cursos de formação de professores. In: XIII ENDIPE ECONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social., 2006, Recife. Anais/Resumo XIII ENDIPE ECONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social.. Recife: Universidade Federal de Pernambuco - UFP, 2006.

16.
OLIVEIRA, G.A.P.. Atividades Acadêmicas: O Trabalho de Conclusão de Curso e sua contribuição para a formação docente na pesquisa. In: XII ENDIPE _ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE _ Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G.A.P.; AZZI, R. G. . As atividades acadêmicas e a formação para pesquisa: O Trabalho de Conclusão de Curso. In: VII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores Teorias Práticas e Imagens e Projetos, 2003, Águas de Lindóia. Textos Geradores e resumos VII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores Teorias Práticas e Imagens e Projetos, 2003. v. 1. p. 09-249.

2.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, M. A. L. ; AZZI, R. G. . Aprendemos quando...concepções sobre aprender que alunos de um curso de licenciatura possuem ao iniciar e ao terminar a disciplina Psicologia Educacional Aprendizagem. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. XXXII Reunião Anual de Psicologia Comunicação Científica. Ribeirão Preto: Complexo Gráfico Villimpress, 2002. v. 1.

3.
OLIVEIRA, G.A.P.; SADALLA, A. M. F. A. ; OLIVEIRA, C. C. ; TASSONI, E. C. M. ; PEREIRA, M. A. L. ; ALMEIDA, P. C. A. ; LAROCCA, P. ; AZZI, R. G. ; BATISTA, S. H. S. S. ; LEITE, S. A. S. . Psicologia e Formação Docente: Desafios e Conversas. In: XXXII Reunião Anual de Psicologia, 2002, Florianópolis. XXXII Reunião Anual de Psicologia Comunicação Científica. Ribeirão Preto: Complexo Gráfico Villimpress, 2002. v. 1.

4.
OLIVEIRA, G.A.P.; AZZI, R. G. . Concepção do Conceito de Pesquisa por Alunas Concluintes de um Curso de Pedagogia. In: VI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2001, Aguas de Lindóia. VI Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores- Unesp, p.406, 2001., 2001. v. 1. p. 1-215.

5.
OLIVEIRA, G.A.P.; AZZI, R. G. . A Monografia no Curso Lato Sensu em Psicopedagogia: análise de suas contribuições para a formação, e das condições facilitadoras e dificultadoras para sua realização, segundo a opinião dos alunos. In: XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2001, Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Psicologia. resumos de Comunicaçôes Científicas. XXXIReunião Anual.. Rio de Janeiro: Complexo Gráfico Villimpress, 2001. v. 1. p. 02-346.

6.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, M. A. L. ; AZZI, R. G. . Contribuições da Psicologia na Formação de Professores: Análise de Periódicos de Psicologia e de Educação. In: XXXI REUNIÃO ANUALA DE PSICOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. A construção da Psicologia Brasileira na Pesquisa e no Ensino, 2001, Rio de Janeiro. XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. Rio de Janeiro: Complexo Gráfico Villimpress, 2001. v. 1. p. 02-346.

7.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, M. A. L. . Visão do Aluno Futuro Professor sobre o trabalho de Conclusão de Curso. In: X ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2000, Rio de Janeiro. 10 ENDIPE - Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos. Rio de Janeiro, p.433-434, 2000., 2000. v. 1. p. 1-528.

8.
OLIVEIRA, G.A.P.; AZZI, R. G. ; PEREIRA, M. A. L. . Leitura de Periódicos Especializados Como Fonte de Atualização Profissional, Por Alunos da Pós-Graduação Lato Sensu. In: XXIX REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA-SBP, 1999, Campinas. Anais XXlX Reunião Anual de Psicologia - SPB - Puc Campinas, SP,p.203, 1999.. Ribeirão Preto: SPB/ Legis Summa, 1999. v. 1. p. 4-338.

9.
OLIVEIRA, G.A.P.; NATÁRIO, E. G. ; PEREIRA, M. A. L. . Conceito de Ciência e Pesquisa em Universitário Ingressantes dos Cursos de Ciência e Pedagogia. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia _ SBP_ PUC Campinas, 1999, Campinas. Anais, XXIX Reunião Anual de Psicologia _SPB _ Puc Campinas, p.169, 1999.. Ribeirão Preto: SBP/ Legis summa, 1999. v. 1. p. 4-338.

10.
OLIVEIRA, G.A.P.; NATÁRIO, E. G. ; PEREIRA, M. A. L. . Conceito de Universidade em Estudantes de Primeiro e Segundo Ano de um Curso de Pedagogia. In: XXIX Reunião Anual de Psicologia _ SBP - Puc-Campinas, 1999, Campinas. Anais, XXIXIReunião Anualde Psicologia _ SPB - Puc - Campinas,p.169, 1999. Ribeirão Preto: SBP/Legis Summa, 1999. v. 1. p. 4-338.

11.
OLIVEIRA, G.A.P.; NATÁRIO, E. G. ; PEREIRA, M. A. L. ; MEDEIROS, S. H. L. . Conceito de Universidade Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes. In: XXVIII Reunião Anula de Psicologia _ SBP - Ribeirão Preto, 1998, 1998, Ribeirão Preto. Anais, XXVIII Reunião Anual de Psicologia _ SPB - Ribeirão Preto, 1998. p. 150-150.

12.
OLIVEIRA, G.A.P.; NÁTARIO, E. G. ; PEREIRA, M. A. L. ; MEDEIROS, S. H. L. . Conceito de Universidade Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes do Curso de Ciências da USF. In: I Congresso de Pesquisa e extensão e IV Encontro de Iniciação Científica _ Universidade São Franscisco, 1998, 1998, Bragança Paulista. Anais, I Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Encontro de Iniciação Cientifica, 1998, 1998. p. 37-37.

13.
OLIVEIRA, G.A.P.; NATÁRIO, E. ; PEREIRA, M. A. L. ; MEDEIROS, S. H. L. . Conceito de Universidade Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes do Curso de Pedagogia. In: I Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Encontro de Iniciação Científica - USF, 1998, 1998, Bragança Paulista. Anais, I Congresso de Pesquisa e Extensào e IV Encontro de Iniciação CXientífica- Universidade São Francisco,1998, 1998. p. 148-148.

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, G.A.P.; LIMA, D. L. . Guia de orientação para normalização de trabalhos acadêmicos 2017 (Material Didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, G.A.P.; LIMA, D. L. . Guia de orientação para normalização de trabalhos acadêmicos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, G.A.P.; DAMAZO, R. F.. Participação em banca de Rafaela Fernanda da Silva. Diagnóstico e intervenção Psicopedagogia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia.

2.
OLIVEIRA, G.A.P.; PEREIRA, M. A. L.; Torres, AR. Participação em banca de Julio Wink Filho. Avaliação formativa, mediadora ou operacional, alternativas para a avalição da aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Professores com ênfase no Ensino Superior) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Lilian Bela de Almeida Passos. O papel do orientador profissional no ensino médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia.

4.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Bruna Rodrigues Arenas Perdigão e Thamiris Aparecida Paes da. A importancia do lúdico no processo de avaliação psicopedagógico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia.

5.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Mariana Paola Martins Domingo; Valeria Maria Tavares Blanco. A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem: perspectiva dos professores das séries iniciais do ensino fundamental.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades de Atibaia.

6.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Juliana Aparecida Gomes Figueiredo. Intervenção equoterapêutica com crianças com Sindrome de Down - um enfoque psicopedagógico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

7.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Idinês Santos de Andrade Silva. Habilidades e Dificuldades de Leitura no Ensino Fundamental II com intervenção psicopedagógica. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades de Atibaia.

8.
SOUZA, R. A. P.; Valerio, R. A.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Rosemary Aparecida Pereira de Souza. Gestão democrática na escola pública: análise da implementação em Bragança Paulista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista.

9.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Benedito Aparecido Lopes Dias. Aprendendo conceitos através de jogos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

10.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Aparecida Benedita julio. Orientação profissional: modelo desenvolvido em um cursinho pré-vestibular - Educafro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

11.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Carolina Mamede Filismino. Contribuições da dimensão lúdica para o diagnóstico psicopedagógico. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

12.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Claudia da Silva. Comunicação nas Instituições. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

13.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Lucia Ribeiro Mira Rodrigues. Educação de Jovens e |Adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

14.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Sergio José Fagundes Júnior. Liderança na Escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia e FAATNET.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GALVÃO, G.M.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Adriana Aparecida Zanella.Pedagogia Hospitalar: uma nova forma de atuação do pedagogo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

2.
GALVÃO, G.M.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Glaucia Graziela de Lima Almeida.Interação familia e escola: uma revisão histórica, sociológica e pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

3.
FERRARO,J.R; OLIVEIRA, F. M.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Elisangela Geralda Azzi.O ensino de história no espaço da sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

4.
SIMÕES, ELAINE .C; OLIVEIRA, G.A.P.; GIANI, G.C. Participação em banca de Andreia Penha dos Santos.o papel da brinquedoteca na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

5.
SILVA, R. P.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de JANAINA DOS SANTOS DE SOUZA.O professor iniciante e as dificuldades em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

6.
COSTA, D. A. H.; VERNALHA, M. I. R.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Daiana Aparecida Henrique Costa.Releitura e sua interpretação na prática pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

7.
CARDOZO, C. A.; BELLEBONI, R. C.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Romão Gonçalves de Souza Junior.A politica brasileira frente a imigração. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

8.
SILVA, R. P.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Cecilia Camargo Araújo Martins.As aulas de Língua Portuguesa e sua constituição para a formação da autonomia dos alunos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

9.
PEREIRA, M. A. L.; OLIVEIRA, G.A.P.; SOUZA, R. A. P.. Participação em banca de Adriana Deusdinéia Moraes.A contribuição do brincar para o aprendizado da criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

10.
OLIVEIRA, G.A.P.; MERCADANTE, H.. Participação em banca de Maria Olímpia D. R. de Oliveira.A moda como veiculo de arte nos anos setenta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

11.
OLIVEIRA, G.A.P.; PATÉIS, C. S.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Valéria de Cássia Martins Oliveira.Patrimônio histórico na construção da geografia urbana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

12.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Darcy Olivotti de Morais.Representação, percepção do espaço geográfico, alfabetização cartográfica.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

13.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Marcelo Pinheiro de Camargo.A práxis do ensino da Geografia para pessoas com necessidades especiais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

14.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Renata de Oliveira Campos Munes.Inclusão dos portadores de deficiência (paraplégicos) nas escolas públicas municipais de Bragança Paulista/SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

15.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Maria Luisa Braggion Martins.A relação teoria e prática no ensino de Geografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

16.
VERNALHA, M. I. R.; OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Daiana Aparecida Henrique Costa.Releitura e sua Interpretação na prática pedagógica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

17.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Tais Klink Bartololomei.Geografias Literárias: analise de vidas secas de Graciliano Ramos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

18.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Altair Carlos Barbosa.Espaço Urbano e o deficiente fisico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

19.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Prisicla Fernanda Aparecida Brollo.Imigração italiana em jarinu. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

20.
OLIVEIRA, G.A.P.; CAZETTA, V.. Participação em banca de Fabíola Crestini.A educação como caminho para educação social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

21.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Antonia Alves da Silva.A criança e a proteção ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

22.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Tatiane dos Santos.O desenvolvimento do bairro Recreio Estoril/Atibaia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

23.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Cleuziregis R. F. Giraldi.Consumo x Meio Ambiente: Uma Proposta Pedagógica com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

24.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Magna Cristina dos Santos.O transporte urbano de Bragança Paulista, opinião dos usuários sobre a qualidade dos serviços. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

25.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Ana Lúcia Oliveira de Almeida.Conjuntos habitacionais e as transformações socioespaciais em Bragança Paulista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

26.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Kelli Cristina da Silva Leite.Uso, ocupação do solo e impactos ambientais do bairro do Portão/Atibaia - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

27.
OLIVEIRA, G.A.P.. Participação em banca de Vanil Moura de Paula.Os resíduos sólidos urbanos: um problema global análise da questão para Bragança Paulista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

28.
OLIVEIRA, G.A.P.; MARINHO, V. L. F.. Participação em banca de Selma Araújo de Andrade.Globalização e Educação no Ensino Médio: um desafio rumo ao futuro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista.

29.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.. Participação em banca de Catarina Makalski Turman.A Educação Ambiental no Convívio Escolar: uma proposta interdisciplinar na terceira série do Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

30.
OLIVEIRA, G.A.P.; FERNANDES, P.. Participação em banca de Samantha Luppe Dias.A criança e o ambiente escolar: uma proposta de educação ambiental com a 4ª série do ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, G.A.P.. Banca de Seleção Docente do Curso de História. 2009. Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, G.A.P.. XVI Mostra Científica do Colégio Faat. 2017. Faculdades Atibaia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EDUCERE XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO. A aula passeio e a construção dos saberes escolares em História e Artes: relato de experiência. 2017. (Congresso).

2.
EDUCERE XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO. Lendo mitos, aprendendo história: a participação Pibid/Pedagogia na formação de leitores na escola. 2017. (Congresso).

3.
EDUCERE XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO. O Sarau como instrumento de ensino/aprendizagem: relato de experiência na formação inicial de professores. 2017. (Congresso).

4.
EDUCERE XIII Congresso Nacional de Educação VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO. A temática gênero presente nas comunicações de eventos científicos: contribuição para formação docente transformadora. 2017. (Congresso).

5.
IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO. Refletindo sobre a perspectiva de gênero na formação docente para uma educação não discriminadora: a contribuição dos eventos científicos. 2017. (Congresso).

6.
16º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica CONIC/SEMESp. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ATIBAIA. 2016. (Congresso).

7.
16º Congresso Nacional de Iniciação Cientifica CONIC/SEMESP. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DE FILMES INFANTIS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CULTURAL. 2016. (Congresso).

8.
II Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica da Faat Faculdade. Espaço, Cenários e roteiros: a construção das relações de gênero no cotidiano das Instituições de Educação Infantil. 2016. (Congresso).

9.
II Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica da Faat Faculdades. História e memória da Escola Estadual Major Juvenal Alvim: Projeto PIBID Pedagogia-Faat. 2016. (Congresso).

10.
II Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica da FAAT Faculdades. Participação do PIBID Pedagogia -Faat no processo de aprendizagem sobre. 2016. (Congresso).

11.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. A inserção e as ações do PIBID/FAAT pedagogia por meio do projeto nivelamento na escola parceira Major Juvenal Alvim: relação teoria e prática na formação docente. 2016. (Congresso).

12.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. Espaço, Cenários e roteiros: a construção das relações de gênero no cotidiano das Instituições de Educação Infantil. 2016. (Congresso).

13.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. Experiências formativas vivenciadas por bolsistas PIBID-FAAT do curso de Pedagogia, na disciplina eletiva ?Luz, câmera, ação: o cinema que ensina?. 2016. (Congresso).

14.
VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR.O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2016. (Seminário).

15.
15º Congresso de Iniciação Cientifica CONIC /SEMESP. REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Congresso).

16.
X Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional LAGE.A inserção e as ações do Pibid /Faat subprojeto Pedagogia na escola estadual de tempo integral Major Juvenal Alvim. 2015. (Simpósio).

17.
X Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional LAGE.A construção docente e o Pibid: vivencias no aprender a ensinar. 2015. (Simpósio).

18.
I Congresso de Pesquisa e Iniciação Cientifica da Faat- Confaat. Tarefas escolarese a representação de alunos das séries iniciais sobre a participação da familia. 2014. (Congresso).

19.
I Congresso de Pesquisa e Iniciação Cientifica da Faat- Confaat. Aproximação entre teoria e prática na formação de alunas do curso de Pedagogia Faat, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). 2014. (Congresso).

20.
I Congresso de Pesquisa e Iniciação Cientifica da Faat- Confaat. O PIBID e a formação inicial docente: as disciplinas eletivas do programa escola de tempo integral como proposta diferenciada de aprendizagem na educação básica. 2014. (Congresso).

21.
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Professores. Levantamento e análise das necessidades docentes dos professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do municipio de Atibaia/SP. Subsídios para elaboração de programas de formação continuada. 2014. (Congresso).

22.
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Professores. Reflexões sobre o curriíulo e diversidade cultural a partir da análise do Guia Curricular II Ciclo da Infancia Ensino Fundamental primeiro ao quinto ano de Bragança Paulista 2012. 2014. (Congresso).

23.
I Congresso nacional de Formação de Professores. XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores de. Levantamento e analise das necessidades formativas de professores de educação infantil do municipio de Bragança Paulista. 2011. (Congresso).

24.
VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - Plano Nacional de Educação o que há de novo?. 2011. (Simpósio).

25.
XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Levantamento e análise das necessidades formativas dos professores de Educação Infantil do municipio de Bragança Paulista. 2011. (Congresso).

26.
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE; OS DILEMAS CONTEMPORÂNEOS. Travessias atreavés da arte: um relato de experiencia sobre a aprendizagem e a criança com Sindrome de Down. 2009. (Congresso).

27.
IX CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Estudo exploratório sobre as necessidades formativas de professores de geografia do municipio de Serra Negra/SP. 2007. (Congresso).

28.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Aividades Acadêmicas: O Trabalho de Conclusão de Curso e sua contribuição para a formação docente. 2004. (Congresso).

29.
VII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - imagens e projetos. As atividades acadêmicas e a formação para a pesquisa: o Trabalho de Conclusão de Curso. 2003. (Congresso).

30.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. Psicologia e Formação Docente: desafios e Conversas. 2002. (Congresso).

31.
XXXII Reunião Anual de Psicologia. Aprendemos quando...concepções sobre aprender que alunos de um curso de licenciatura possuem ao iniciar e ao terminar a disciplina Psicologia educacional Aprendizagem. 2002. (Congresso).

32.
VI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Educadores: Desafios e Perspectivas para o Século XXI. Concepção do Conceito de Pesquisa por Alunas Concluintes de um Curso de Pedagogia. 2001. (Congresso).

33.
XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. Crenças de Alunos de Licenciatura na Disciplina Psicologia Educacional-Aprendizagem sobre as Necessidades Docentes. 2001. (Congresso).

34.
XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. Concepção de Aprendizagem de Alunos da Disciplina Psicologia Educacional-Aprendizagem em Um Curso de Licenciatura. 2001. (Congresso).

35.
XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. Contribuições da Psicologia na Formação de Professores: Análise de Periódicos de Psicologia e da Educação. 2001. (Congresso).

36.
XXXI REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA. A Monografia no Curso Lato Sensu em Psicopedagogia: Análise de suas Contribuições para a Formação, e das Condições Facilitadoras e Didficultadoras para sua Realização, Segundo a Opinião dos Alunos. 2001. (Congresso).

37.
X ENCONTRO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE. Visão do Aluno Futuro Professor sobre o Trabalho de Cocnlusão de Curso em Pedagogia. 2000. (Congresso).

38.
Universidade e Escola: pesquisa colaborativa para melhoria do ensino público.Melhoria do Ensino Através da Ação Cooperativa entre a Universidade e a Escola Pública. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, G.A.P.. Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, G.A.P.. I Ciclo de Inclusão da Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista - Fesb. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Aline Rodrigues,Nicolly Marinelli, Aline Stano Pâmela Cruz. A inserção das questões de gênero na formação docente dos cursos de Pedagogia. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberta Leonidas Oliveira Gimenez. Gestação, adolescência e politicas públicas: um estudo exploratório no município de Atibaia, SP.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

2.
Elisanges Batista Santos; Thaís Marchelli Bernardi. Possibilidades de Pareceria entre o Psicopedagogo Clínico e o Professor no processo de Intervenção das Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades de Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

3.
Mabel Silvana de Lima Francisco. A relação escola-familia na gestão democratica: a atribuição da equipe gestora. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

4.
Sandra Pereira. Analise da implantação do plano municipal de educação do municipio de Atibaia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Coqueiro Rodrigues. A inclusão nas escolas municipais de Atibaia: políticas públicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

2.
Aline Venâncio de Oliveira Stano. A discriminação racial nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo através da metodologia da problematização.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

3.
Ana Carolina Dos Passos. Alfabetização bilíngue: o ensino-aprendizado da segunda língua no Ensino Fundamental I e o fator idade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

4.
Ana Carolina Goldschmidt. Crianças: os artistas da natureza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

5.
Eliana Carlos Nogueira. Música e terceira idade: a aprendizagem da música e a qualidade de vida de idosos.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

6.
Lígia Sabino Garcia. A inclusão dos alunos surdos no sistema educacional público na cidade de Atibaia-SP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

7.
Nicoli Costa de Oliveira. A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

8.
Rosely Moreira da Silva. A inclusão de crianças autista na educação infantil e a preparação adequada dos professores para trabalhar o desenvolvimento deste aluno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

9.
Julia Peranovich Nunes Rosa. A formação do professor para atuar em escolas indígenas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

10.
Vanessa Aparecida da Silva. Jogos teatrais como recurso para o desenvolvimento das habilidades sociais em alunos do Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

11.
Gislaine Medeiros Mendes. A função do Coordenador Pedagógico na formação continuada docente: um estudo nas escolas de educação infantil na rede municipal de Atibaia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

12.
Eliane da Silva. Importância da psicomotricidade para a educação de crianças entre três a cinco anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

13.
Keila Fernanda de Andrade. A inclusão do aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no Ensino Fundamental I. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

14.
Pâmela Jaíne de Souza. O projeto de vida nas escolas de ensino integral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

15.
Juliana Turato. O papel do mediador escolar na inclusão da criança autista na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

16.
Edna Maria de Queiroz Antunes. A importância da afetividade na aprendizagem do aluno nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

17.
Caroline de Oliveira Tricoli. As especificidades da Equoterapia e a atuação do pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

18.
Graziele Ferreira da Silva. A importância das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

19.
Daniela Maria Alexandre Amador. Crianças rotuladas no âmbito escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

20.
Gabriele da Silva Pereira. Intervenções no processo de aprendizagem e desenvolvimento do individuo autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

21.
Gabriela Patrocínio Lugue. A contribuição da rotina na creche para o desenvolvimento integral da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

22.
Ana Beatriz Rodrigues Pereira. O brincar e suas contribuições para a criança na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

23.
Roseane dos Santos Pedroso. O Programa Bolsa Alfabetização e a formação inicial docente: relato de experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

24.
Camila Oliveira. Indisciplina na sala de aula das series iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

25.
Camilia Silva Picarelli. Formação continuada de professores das series Iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

26.
Ana Aparecida de Araújo. Pedagogia Social e o educador social, segundo o pensamento de Paulo Freire. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

27.
Kate Ellen Leme Lopes. Cotidiano escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

28.
Elaine Cibele Carvalho de Moraes. Atividades lúdicas auxiliando as dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

29.
Ana Paula Loyolla Pereira Ferreira. a educação inclusiva no municipio de Bragança Paulista: politicas públicas e suas ações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

30.
Leilane Teixeira Pinto. Classe Hospitalar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

31.
Selma Cassimiro Santos. Brincadeiras antigas e sua contribuição para o processo de socialização infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

32.
Diana Maria Russi. As relações interativas entre professor /aluno e o processo ensino e aprendizagem na perspectiva construtivista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

33.
Camila de Carvalho. A organização pedagogica e a construção de generos na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

34.
Driele Laiara Ramos Pires. A importancia da relação da familia com a escola no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

35.
Camila Alves Pinto. A arte egípcia no espaço escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

36.
Patrick Fernando Pedro Luiz. Técnicas de ensino em geografia para o ensino fundamental e médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

37.
Cecilia Teixeira Pinto. Pedagogia Hospitalar - o atendimento pedagógico em hospitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

38.
Maíra Aparecida Lima Cinira. A dança afro-brasileira e sua contribuição na formação da identidade de alunos do Ensino Fundamental I. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

39.
Patrick Fernando Pedro Luiz. técnicas de Ensino em Geografia para o Ensino Fundamental e Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

40.
Andreia Aparecida Correa da Silva. A importância da educação ambiental nas séries iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

41.
Ana Paula Vieira Maciel. Infancia tempo de brincar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

42.
Aline Suelle Vacari e Quezia Rosa. Problematizando o ensino de Lingua Portuguesa de 5ª a 8ª séries. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

43.
Cesar Ricardo Tamassia. Memória e patrimonio histórico: industria textil São João de Atibaia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

44.
Noemia Aparecida Moreira de Oliveira. A distribuição de terras no Brasil: a reforma agrária e o movimento sem terras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

45.
Vania Aparecida de Oliveira. A obra de Candido Portinari - a realidade e a expressividade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

46.
Claudia Maria Nogueira de Mattos. A influência da arte no desenvolvimento da criança com Sindrome de Down. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

47.
Marcia dos Santos Lima. A importância da Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

48.
Jaqueline Gomes Bizerra. A inclusão social das pessoas com necessidades especiais através da Arte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

49.
Daiane Celeste de Carvalho. A arte e a criança com Sindrome de Down. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

50.
Miriã Fernandes Conceição. O uso e a influencia das cores na decoração do ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

51.
Tatiane Alves de Andrade. Sebastião Salgado: Arte e emoção através de imagens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

52.
Daniela de Siqueira. A história educacional do Brasil durante a ditadura militar: a trajetória do movimento estudantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

53.
Claudia Helena Ajudarte. Impacto ambiental no entorno do Lago do Taboão: condições ambientais e qualidade de vida no municipio de Bragança Paulista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

54.
José Bonilha Garcia Juniror. Trabalho de campo no ensino de Geografia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

55.
Eduardo Tadeu C. A. Nascimento. O Jogo de RPG e o Ensino de Geografia: Trilhando Caminhos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

56.
Neiva Accioli Souza Santos. Gravidez Precoce e exclusão social em Bragança Paulista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

57.
Luciano de Paiva Pereira. O professor de Geografia e o ensino de climatologia na educação básica do municipio de Camanducaia/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

58.
Alicia de Fátima Costa Pinheiro. A produção do espaço: a Praça Cônego Ulisses de Campo Belo/MG: um estudo de caso.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

59.
Clodoaldo Serafim. Meio ambiente, saúde e educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

60.
Renata Gonçalves Pires. Inclusão escolar do deficiente fisico e adaptação do espaço fisico nas escolas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

61.
Edna Maria A. Oliveira Cavalcanti. A representação do negro nos livros didáticos de Geografia de Ensino Fundamental de 5ª a 8 ª série. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

62.
Daniela Pereira de Lima. Educação ambiental na pré-escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

63.
Mariana Ribeiro Vieira. O ensino da arte favorecendo a inclusão de portadores de síndrome de Down na educação infantil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

64.
Ângela Hideko Todaka da Silva. Aplicação da Proposta Triangular nas escolas de Bragança Paulista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

65.
Juliana Aparecida de Sousa Takamisama. A arte através dos auto-retratos de Frida Kahlo: as cores e as dores da artista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

66.
Mauricio Zanoni. As congadas como expressão religiosa popular: uma tradição cultural do município de Atibaia/SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

67.
Neusa Dias Almeida. A importância do desenho no Ensino Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

68.
Wilma Bianco. Um estudo sobre Ana Mae Barbosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

69.
Barbara Cristina Zmerkhol. Conservação e Restauro em Obras de Arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

70.
Mariana Paula Santos. O lugar da mulher no mercado de trabalho:uma análise a partir das categorias geografia e genero. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

71.
Luis Fernando Pais. Ensino da geografia para alunos surdos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

72.
Glória Elena Silva Dias. Evasão escolar e trabalho infantil:um estudo sobre a região bragantina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

73.
Patricia Aparecida de Lima Macedo. Representações sociais de alunos de uma escola da rede estadual de Bragança Paulista sobre a disciplina Geografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

74.
Camila Aparecida Guiraldello. Aprendizagem Significativa no Ensino de Relevo: uma investigação junto a professores de geografia na educação básica no município de Águas de Lindóia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

75.
Maria Cristina de Oliveira Fernandes. A Revista Nova Escola e sua Contribuição para Atualização do Professor de Geografia do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

76.
Adão Pedro Pereira da Silva. Normas Ambientais e Industriais: Uma análise sobre a aplicação das normas na empresa OSG Ferramentas de Precisão LTDA.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

77.
Marco Aurélio Liza. Politicas públicas educacionais e a formação continuada do professor frente as novas tecnologias - a implantação do software Sim City. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

78.
Samantha Bitencourt de Andrade. Necessidades formativas de professores de geografia: um estudo exploratório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

79.
Roseli de Carvalho Santos. Dificuldades no Ensino Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Busca de Soluções Através da Metodologia da Problematização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

80.
Ricardo José de Campos. Espaço de Exclusão Social: O Processo de Remoção de Área - Vila São José - Atibaia - SP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

81.
Guilherme Pinto de Souza. A Concepção dos Alunos do Ensino Médio Supletivo Sobre a Disciplina de Geografia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

82.
Frederico Ozanam Magalhães. A Cidade de Itatiba e a Imigração Italiana: A Sociedade de Ajuda e Socorro Mútuo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

83.
Milena Mariana de Abreu. O Ensino de Geografia na 3º Série do Ensino Fundamental: Análise de uma Prática Pedagógica Construtivista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

84.
Ana Carolina Camargo Fagundes. A Disciplina Geografia no Ensino Fundamental e sua Contribuição para Formação da Cidadania: Um Estudo de Caso.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Fundação Municipal do Ensino Superior de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Maysa Santos, Gislaine Mendes, Ana Carolina Passos. A construção da identidade de gênero na infância: uma análise de filmes infantis na perspectiva da pedagogia cultural. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

2.
Gislaine M. Mendes, Mayra do Carmo S, Vanessa Ap. da Silva.. Espaço, cenários e roteiros: a construção das relações de gênero no cotidiano das instituições de educação infantil. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

3.
Cristiane Ayumi Obo; Regiane Bezerra Tomyasu. A concepção de alunos das séries iniciais sobre a participação da família no processo de ensino aprendizagem. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdades Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

4.
Henrique Gonçalves. Violencia escolar na concepção da equipe gestora de uma escola pública do municipio de Bragança Paulista. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Ciencia e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

5.
Maria Fernanda Kosour de Oliveira. Levantamento e analise das necessidades docentes dos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do município de Atibaia: Subsídios para elaboração de Programas de Formação Continuada. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdades de Atibaia. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.

6.
Elaine Cibele Carvalho de Moraes;Márcia Rodrigues dos Santos. Levantamento e analise das necessidades formativas dos professores de educação infantil do município de Bragança Paulista.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Ciencias e Letras de Bragança Paulista. Orientador: Gloria Aparecida Pereira de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AZZI, R. G. ; OLIVEIRA, G.A.P. ; SADALLA, A. M. F. A. . Psicologia e Formação Docente: Desafios e Conversas. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. v. 1. 322p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:45:36