Felipe Soeiro Chaimovich

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8793669576740117
  • Última atualização do currículo em 01/09/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1989), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1993), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo(1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2000). Atualmente é Professor Titular Pleno do Fundação Armando Álvares Penteado e Curador da Museu de Arte Moderna de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Filosofia, Estética, Neoplatonismo, Shaftesbury. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Felipe Soeiro Chaimovich
Nome em citações bibliográficas
CHAIMOVICH, F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Artes Plásticas, Departamanto de Artes Plásticas.
Rua Alagoas, 903
Higienópolis
01242-902 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36621662
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Escrita e Leitura - Técnica pedagógica e testemunho filosófico na obra de Shaftesbury, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Luiz Fernando Batista Franklin de Matos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Filosofia; Estética; Neoplatonismo; Shaftesbury.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Estética.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia da Arte.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1990 - 1993
Mestrado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O conhecimento do mundo exterior em John Locke,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Oswaldo de Assis Porchat Pereira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Filosofia; Teoria do Conhecimento; Ceticismo; História da Filosofia Moderna; Empirismo; John Locke.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia Moderna.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1986 - 1989
Graduação em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.


Pós-doutorado


1999 - 2000
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia da Arte.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Crítica de Arte.


Atuação Profissional



Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular Pleno, Carga horária: 6

Atividades

2/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Crítica de Arte II
Evolução das Artes Visuais V
02/2008 - 06/2011
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte e do Design
2/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte e do Desenho Industrial V

Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Curador, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Consultivo de A. Plásticas

Atividades

01/2007 - Atual
Direção e administração, Curadoria, .

Cargo ou função
Curador.
08/2002 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo de Artes Plásticas, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo de Artes Plásticas.

Empresa Folha da Manhã, FSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Crítico de Arte, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Crítico de arte do jornal "Folha de São Paulo"

Atividades

10/2000 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Ilustrada, .

Serviço realizado
Crítico de arte.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Visual Resources: An International Journal of Documentation


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Curadoria.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica/Especialidade: Estética.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Public's Voice Winner Book-Writing, ALICE (Artistic Landmarks in Contemporary Art).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAIMOVICH, F. S.2016CHAIMOVICH, F. S.. El ballet como movimiento del cuerpo reprimido. CALIBÁN - REVISTA LATINO AMERICANA DE PSICANÁLISE, v. 14, p. 230-239, 2016.

2.
CHAIMOVICH, F. S.2010CHAIMOVICH, F. S.. Academia Contemporânea. Anuário do Museu Nacional de Belas Artes., v. 1, p. 73-86, 2010.

3.
CHAIMOVICH, F. S.2008 CHAIMOVICH, F. S.. Mirrors of society: Versailles and the use of flat reflected images. Visual Resources: An international journal of documentation, v. XXIV, p. 353-367, 2008.

4.
CHAIMOVICH, F. S.1998CHAIMOVICH, F. S.. O mito romântico de Leonilson. Margem (PUCSP), São Paulo, n.6, p. 155-173, 1998.

5.
CHAIMOVICH, F. S.1998CHAIMOVICH, F. S.. A História da Arte fora de seu tempo. Cadernos de Subjetividade (PUCSP), São Paulo, v. 5, n.1, p. 133-144, 1998.

6.
CHAIMOVICH, F. S.1997CHAIMOVICH, F. S.. A Filosofia na Trilha do Belo - Platão, Plotino e a autenticidade estética. Discurso - Departamento de Filosofia da FFLCH DA USP, São Paulo, v. 28, n.28, p. 61-87, 1997.

7.
CHAIMOVICH, F. S.1995CHAIMOVICH, F. S.. Existe ou não uma estética no século XVII?. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), Campinas, v. V, n.1-2, p. 247-260, 1995.

8.
CHAIMOVICH, F. S.1994CHAIMOVICH, F. S.. Lógica e Racionalidade em Lévi-Strauss. Cadernos de Campo (USP), São Paulo, n.2, p. 86-94, 1994.

9.
CHAIMOVICH, F. S.1994CHAIMOVICH, F. S.. Locke e o argumento do sonho. Revista Latinoamericana de Filosofía, Buenos Aires, v. XX, n.1, p. 135-143, 1994.

10.
CHAIMOVICH, F. S.1991CHAIMOVICH, F. S.. O empirismo inglês de Hume e Locke. Insight, São Paulo, n.5, p. 24-25, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Grupo de Estudos de Curadoria. 1ª. ed. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008. 271p .

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Iran do Espírito Santo. 1ª. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 119p .

Capítulos de livros publicados
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Os dedos inconscientes. In: Inês Bogéa. (Org.). Passado-Futuro: textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança. 1ed.São Paulo: Martins Fontes, 2014, v. 1, p. 65-75.

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Cordisburgo. In: Moacir dos Anjos. (Org.). Lucia Koch. Rio deJaneiro: Aeroplano, 2009, v. , p. 67-71.

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Greenberg after Oiticica: Teaching Art Criticism Today. In: James Elkins; Michael Newman. (Org.). The state of art criticism. 1ªed.New York: Routledge, 2008, v. , p. 317-318.

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Espaço e democracia: Lugares para a arte brasileira desde os anos 1980. In: Lisbeth Rebollo Gonçalves. (Org.). Arte brasileira no século XX. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007, v. , p. 241-250.

5.
NESTROVSKY, A. ; CHAIMOVICH, F. S. . Artes Plásticas. In: Arthur Nestrovsky; Alcino Leite Neto; Inês Bogéa; Pedro Alexandre Sanches; Pedro Butcher; Sérgio Salvia Coelho. (Org.). Em branco e preto: artes brasileiras na Folha, 1990-2003. 1ªed.São Paulo: Publifolha, 2004, v. , p. 9-113.

6.
CHAIMOVICH, F. S.. Apresentação. In: Rosângela Rennó. (Org.). Rosângela Rennó. 1ed.São Paulo: Edusp, 1997, v. , p. 7-8.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHAIMOVICH, F. S.. On the rocks. Select, São Paulo, p. 127 - 127, 02 abr. 2012.

2.
CHAIMOVICH, F. S.. El Bulli está morto, viva El Bulli!. Select, São Paulo, p. 123 - 123, 01 ago. 2011.

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Prisão contemporânea. Bravo!, São Paulo, p. 83 - 83, 01 jun. 2006.

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Batalha no céu. Bravo!, São Paulo, p. 45 - 45, 01 maio 2006.

5.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição no Instituto Tomie Ohtake constata a destreza de Miró. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 jan. 2006.

6.
CHAIMOVICH, F. S.. Artista levou impressionismo ao estatuto dos clássicos. Folha de São Paulo, São Paulo, 04 jan. 2006.

7.
CHAIMOVICH, F. S.. Coleção Tavares representa projeto hegemônico. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 13 dez. 2005.

8.
CHAIMOVICH, F. S.. Coletânea homenageia Sérgio Milliet. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 18 out. 2005.

9.
CHAIMOVICH, F. S.. Dicionário traz arte popular com delimitação conservadora. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 09 jul. 2005.

10.
CHAIMOVICH, F. S.. Reedição vê caminhos da vanguarda. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 15 - E 15, 04 jun. 2005.

11.
CHAIMOVICH, F. S.. Sempre viva. Wish Report, São Paulo, p. 92 - 101, 01 jun. 2005.

12.
CHAIMOVICH, F. S.. Objetos de Farnese de Andrade revelam universalidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 28 maio 2005.

13.
CHAIMOVICH, F. S.. Filme tenta catequizar com lugar-comum. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 22 maio 2005.

14.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição sintetiza dilemas da arte moderna. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 23 abr. 2005.

15.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra sobre design discute limite entre a arte e o desenho industrial. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 05 abr. 2005.

16.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra condensa trajetória de Antonio Dias. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 22 mar. 2005.

17.
CHAIMOVICH, F. S.. Holofote e poeira nos museus. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Mais8 - Mais8, 13 mar. 2005.

18.
CHAIMOVICH, F. S.. Arte construtiva é desafiada hoje. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 19 fev. 2005.

19.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição no MAC-USP silencia sobre época da ditadura na Bienal. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 15 fev. 2005.

20.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra reproduz miscigenação da cultura nacional. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 29 jan. 2005.

21.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra sóbria evidencia academicismo atual. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 07 dez. 2004.

22.
CHAIMOVICH, F. S.. Crítica acuada. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Mais4 - Mais4, 28 nov. 2004.

23.
CHAIMOVICH, F. S.. Cícero Dias mostra Brasil aquarelado em exposição. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 23 nov. 2004.

24.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição mostra hermetismo introspectivo de Tàpies. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 10 nov. 2004.

25.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra testemunha o engajamento radical do irracionalismo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 28 out. 2004.

26.
CHAIMOVICH, F. S.. Montagem de obras favorece um roteiro rápido na Bienal. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 02 out. 2004.

27.
CHAIMOVICH, F. S.. Louvre é o maior, mas não o mais querido. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. F 9 - F 9, 27 set. 2004.

28.
CHAIMOVICH, F. S.. Com prosa fluente, obra resgata polêmicas sobre a Bienal de SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 20 set. 2004.

29.
CHAIMOVICH, F. S.. Irregularidade marca 'Mulheres Pintoras'. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 13 set. 2004.

30.
CHAIMOVICH, F. S.. Cordel alimenta poesia de Samico. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 25 ago. 2004.

31.
CHAIMOVICH, F. S.. Coletiva mostra arte atual como acadêmica. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 14 ago. 2004.

32.
CHAIMOVICH, F. S.. Retrospectiva moralizante exige compaixão. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 20 jul. 2004.

33.
CHAIMOVICH, F. S.. Acervo do Museu Stedelijk dialoga com os brasileiros. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 06 jul. 2004.

34.
CHAIMOVICH, F. S.. Amelia Toledo amadurece conservadora. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 21 jun. 2004.

35.
CHAIMOVICH, F. S.. Em duas exposições, diversidade técinca desfocaliza comparações. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 02 jun. 2004.

36.
CHAIMOVICH, F. S.. O senhor dos jardins. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Sin26 - Sin26, 25 maio 2004.

37.
CHAIMOVICH, F. S.. Leirner mostra procissão de brinquedos. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 22 maio 2004.

38.
CHAIMOVICH, F. S.. Nuno Ramos ocupa CCBB com imponência. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 08 maio 2004.

39.
CHAIMOVICH, F. S.. Tríptico atesta conservadorismo de Jan van Dornicke. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 22 abr. 2004.

40.
CHAIMOVICH, F. S.. Obra de Nassar explora ordem tosca e instável. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 29 mar. 2004.

41.
CHAIMOVICH, F. S.. Somadas, coleções Klabin se fortalecem. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 21 mar. 2004.

42.
CHAIMOVICH, F. S.. Fragmentação de coleção esconde sentido originário. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 14 mar. 2004.

43.
CHAIMOVICH, F. S.. Malfatti freia vanguarda em arte irregular. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 08 mar. 2004.

44.
CHAIMOVICH, F. S.. Cada um por si. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 12 - E 12, 21 fev. 2004.

45.
CHAIMOVICH, F. S.. Muralista Orozco perde força em São Paulo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 07 fev. 2004.

46.
CHAIMOVICH, F. S.. Oca mostra Picasso didático em ordem cronológica. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 01 fev. 2004.

47.
CHAIMOVICH, F. S.. MAC atenta para desafios atuais ao homenagear USP. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 27 jan. 2004.

48.
CHAIMOVICH, F. S.. Formalismo impera em 'Nova Geometria'. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 23 dez. 2003.

49.
CHAIMOVICH, F. S.. Coletiva exuberante contrasta com discrição de Tomie Ohtake. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 10 - E 10, 06 dez. 2003.

50.
CHAIMOVICH, F. S.. Urgência em entender imprevisível da guerra faz obra atual. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 01 dez. 2003.

51.
CHAIMOVICH, F. S.. Corpo cria diálogo de veternos e iniciantes. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 23 nov. 2003.

52.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra justapõe Bispo a contemporâneos. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 9 - E 9, 31 ago. 2003.

53.
CHAIMOVICH, F. S.. Formalismo de Mendes é redimensionado. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 9 - E 9, 25 ago. 2003.

54.
CHAIMOVICH, F. S.. Pinacoteca centenária se mostra conservadora em mostra no SESI. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 23 ago. 2003.

55.
CHAIMOVICH, F. S.. Niilista, 'flash mob' é apenas um divertido entretenimento de rua. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 16 ago. 2003.

56.
CHAIMOVICH, F. S.. Continuar a tradição. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 09 ago. 2003.

57.
CHAIMOVICH, F. S.; BOGEA, I. . Espetáculo reinventa ordenação do corpo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 9 - E 9, 09 ago. 2003.

58.
CHAIMOVICH, F. S.. Elogio prevalece sobre rigor em obra sobre o artista. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 12 - E 12, 17 jul. 2003.

59.
CHAIMOVICH, F. S.. Duas revistas e os dilemas da arte na USP. Trópico, São Paulo, 10 jul. 2003.

60.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostras diplomáticas esclarecem geopolítica atual. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2, 09 jul. 2003.

61.
CHAIMOVICH, F. S.. Site do Vaticano ainda esconde ouro do acervo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 07 jul. 2003.

62.
CHAIMOVICH, F. S.. Pinturas conduzem à sombra e ao didatismo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 22 jun. 2003.

63.
CHAIMOVICH, F. S.. Gotas de pop se fundem ao centro paulistano. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 16 jun. 2003.

64.
CHAIMOVICH, F. S.. Trinca de revistas muda perspectiva de debate. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 9 - E 9, 02 jun. 2003.

65.
CHAIMOVICH, F. S.. Artista transferiu tecnologia da Europa no pós-guerra. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 14 maio 2003.

66.
CHAIMOVICH, F. S.. Cosmococa resgata experimentalismo reprimido. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 12 maio 2003.

67.
CHAIMOVICH, F. S.. Com maestria, Daumier retrata sociedade da mentira. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Esp 1 - Esp 1, 27 abr. 2003.

68.
CHAIMOVICH, F. S.. MAC faz reflexão irregular em aniversário. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 21 abr. 2003.

69.
CHAIMOVICH, F. S.. Livro privilegia disciplina de Senise. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 14 abr. 2003.

70.
CHAIMOVICH, F. S.. "Claraluz" mergulha em fragmentos sobre o espaço. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 10 abr. 2003.

71.
CHAIMOVICH, F. S.. Experimentalismo é jogado entre amigos. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 18 mar. 2003.

72.
CHAIMOVICH, F. S.. Síntese de única imagem parece impossível. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 mar. 2003.

73.
CHAIMOVICH, F. S.. Museu abafa experimenalismo do movimento Fluxus. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 18 fev. 2003.

74.
CHAIMOVICH, F. S.. Sacilotto foi aliança entre o modernismo e a industrialização. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 13 fev. 2003.

75.
CHAIMOVICH, F. S.. "Pele, Alma" revaloriza o tema do corpo. Folha de São Paulo, São Paulo, p. Esp 4 - Esp 4, 09 fev. 2003.

76.
CHAIMOVICH, F. S.. Albert Ekhout representa o puro pop colonial. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 21 jan. 2003.

77.
CHAIMOVICH, F. S.. Livro articula olhares sobre artista paulistano. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 23 dez. 2002.

78.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição apresenta o retrato oficial do Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 17 dez. 2002.

79.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra constrói imagem da modernidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 11 dez. 2002.

80.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra diversa molda-se a prédio eclético. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 04 dez. 2002.

81.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra atesta rococó contemporâneo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 26 nov. 2002.

82.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição recupera os embates de Leiner. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 07 nov. 2002.

83.
CHAIMOVICH, F. S.. Nuno Ramos transforma espaço em trincheira. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 10 - E 10, 05 out. 2002.

84.
CHAIMOVICH, F. S.. Paço mostra experimentalismo carioca. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 22 set. 2002.

85.
CHAIMOVICH, F. S.. Sandra Cinto explora arquitetura da belle époque. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 19 set. 2002.

86.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposições agrupam reflexões sobre pintura. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 10 set. 2002.

87.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição aborda arte de modo simplista. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 01 set. 2002.

88.
CHAIMOVICH, F. S.. 'Emoção' compete com jogos eletrônicos na Paulista. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 25 ago. 2002.

89.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra transforma literatura em visuais. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Esp 3 - Esp 3, 15 ago. 2002.

90.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra recupera valores da indústria do luxo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Esp 1 - Esp 1, 10 ago. 2002.

91.
CHAIMOVICH, F. S.. A perspectiva como fio condutor. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 05 ago. 2002.

92.
CHAIMOVICH, F. S.. Artista desconstruiu a racionalidade das engrenagens. Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 jul. 2002.

93.
CHAIMOVICH, F. S.. Biógrafo francês resgata artista revolucionário. Folha de S. Paulo, São Paulo, 06 jul. 2002.

94.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição discreta retorna às origens da abstração paulistana. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. Esp 2 - Esp 2, 23 jun. 2002.

95.
CHAIMOVICH, F. S.. Oca expõe visão ocidentalizada soviética. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E7 - E7, 15 jun. 2002.

96.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição resgata nostalgia de Mira Schendel. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 25 maio 2002.

97.
CHAIMOVICH, F. S.. Fora do debate contemporâneo. Trópico, São Paulo, 21 maio 2002.

98.
CHAIMOVICH, F. S.. Venezuelano mobiliza limites com ilusão. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 8 - E 8, 06 maio 2002.

99.
CHAIMOVICH, F. S.. Rebeldia no tubo de tinta. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 28 abr. 2002.

100.
CHAIMOVICH, F. S.. Evento mostra arte correta, mas sem propostas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 06 abr. 2002.

101.
CHAIMOVICH, F. S.. Beecroft faz apresentação tediosa. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 26 mar. 2002.

102.
CHAIMOVICH, F. S.. Agnaldo Farias mapeia produção contemporânea. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 23 mar. 2002.

103.
CHAIMOVICH, F. S.. Entre a assepsia e o sangue. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 21 mar. 2002.

104.
CHAIMOVICH, F. S.. Ensaios de Herkenhoff reinvindicam posição dos cariocas. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 09 mar. 2002.

105.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra no MAM faz desaparecer antagonismos. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 24 fev. 2002.

106.
CHAIMOVICH, F. S.. Bienal do Mercosul exime-se de reflexão autônoma. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 10 dez. 2001.

107.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra revisita fraturas da cultura. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 29 nov. 2001.

108.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra de Antönio Dias opta pelo formalismo. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 20 nov. 2001.

109.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra contrasta frieza institucional com ousadia. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 6 - E 6, 03 nov. 2001.

110.
CHAIMOVICH, F. S.. Esporte é mostrado com superficialidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 27 out. 2001.

111.
CHAIMOVICH, F. S.. Cordeiro sobrevive à amnésia nacional. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 4 - E 4, 11 out. 2001.

112.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição mostra universo moderno em desfile em SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 09 out. 2001.

113.
CHAIMOVICH, F. S.. Artista resgatou corpo humano. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E3 - E3, 06 out. 2001.

114.
CHAIMOVICH, F. S.. 'Espelho Cego' constrói memória do galerista Marcantônio Vilaça. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 12 set. 2001.

115.
CHAIMOVICH, F. S.. Artista cubano traz poética ao caos urbano. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 21 ago. 2001.

116.
CHAIMOVICH, F. S.. Correta, exposição celebra pintura espanhola em três fases do país. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 7 - E 7, 02 ago. 2001.

117.
CHAIMOVICH, F. S.. Vik Muniz caminha sobre o fio da navalha. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 27 jun. 2001.

118.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra instigante no MAC proporciona reflexão sobre o tema. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 17 jun. 2001.

119.
CHAIMOVICH, F. S.. Courtney Smith. Tema Celeste, Milão, p. 91 - 91, 01 jun. 2001.

120.
CHAIMOVICH, F. S.. Bienal, 50, esté em crise de identidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 30 maio 2001.

121.
CHAIMOVICH, F. S.. As novas feiras. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 13 - E 13, 20 maio 2001.

122.
CHAIMOVICH, F. S.. Livro mostra galerista sem ambigüidade. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 9 - E 9, 03 maio 2001.

123.
CHAIMOVICH, F. S.. Livro é composto de belas imagens e textos pouco esclarecedores. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 5 - E 5, 21 abr. 2001.

124.
CHAIMOVICH, F. S.. O narcisismo contemporâneo de Gustavo Rezende. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 05 abr. 2001.

125.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição de Ernesto Neto é decorativa e repetitiva. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 1 - E 1, 02 jan. 2001.

126.
CHAIMOVICH, F. S.. Dinamarqueses que estão em 'Eyegoblack' são para inglês ver. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 14 dez. 2000.

127.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostra intelectualiza obra de Barrio. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 15 nov. 2000.

128.
CHAIMOVICH, F. S.. São Paulo vê expressionismo alemão adocicado. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 04 nov. 2000.

129.
CHAIMOVICH, F. S.. Varejão amadurece pesquisa. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 2 - E 2, 23 out. 2000.

130.
CHAIMOVICH, F. S.. MAC começa e vencer as traças, mas descuida da curadoria. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. E 3 - E 3, 15 out. 2000.

131.
CHAIMOVICH, F. S.. Antônio Dias. Folha de S. Paulo, Milão, p. 86 - 86, 01 out. 2000.

132.
CHAIMOVICH, F. S.. Cidade engole a arte. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 out. 1997.

133.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição para colonizados. Jornal da Tarde, São Paulo, 15 set. 1997.

134.
CHAIMOVICH, F. S.. Religiosidade no entalhe da madeira. Jornal da Tarde, São Paulo, 09 set. 1997.

135.
CHAIMOVICH, F. S.. MAM expõe modernismo de Rego Monteiro. Jornal da Tarde, São Paulo, 14 ago. 1997.

136.
CHAIMOVICH, F. S.. Lema da Geração 80 inspira as praias de Fernando Barata. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 jul. 1997.

137.
CHAIMOVICH, F. S.. A fotografia brasileira em debate com questões históricas. Jornal da Tarde, São Paulo, 07 jul. 1997.

138.
CHAIMOVICH, F. S.. Intervalos confusos. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 jul. 1997.

139.
CHAIMOVICH, F. S.. Cucchi, espremido no saguão. Jornal da Tarde, São Paulo, 24 jun. 1997.

140.
CHAIMOVICH, F. S.. Megaprodução supre mostra reduzida. Jornal da Tarde, São Paulo, 29 maio 1997.

141.
CHAIMOVICH, F. S.. Pintor anunciou a arte moderna. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 maio 1997.

142.
CHAIMOVICH, F. S.. Porque o impressionismo é referência no imaginário popular. Jornal da Tarde, São Paulo, 27 maio 1997.

143.
CHAIMOVICH, F. S.. Mapplethorpe e a armadilha da sedução. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 mar. 1997.

144.
CHAIMOVICH, F. S.. Toporowicz expõe ligações perigosas da publicidade. Jornal da Tarde, São Paulo, 05 mar. 1997.

145.
CHAIMOVICH, F. S.. MAM abre hoje mostra polêmica de Mapplethorpe. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 mar. 1997.

146.
CHAIMOVICH, F. S.. De Dürer a Warhol. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 fev. 1997.

147.
CHAIMOVICH, F. S.. O mundo feminino de Niki Saint-Phalle. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 fev. 1997.

148.
CHAIMOVICH, F. S.. Galeria abre espaço para artistas e suas pesquisas incipientes. Jornal da Tarde, São Paulo, 18 fev. 1997.

149.
CHAIMOVICH, F. S.. Espécie rara na arte brasileira. Jornal da Tarde, São Paulo, 10 jan. 1997.

150.
CHAIMOVICH, F. S.. O estilo de vida californiano em exposição. Jornal da Tarde, 10 dez. 1996.

151.
CHAIMOVICH, F. S.. O melhor e o pior da mostra. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 dez. 1996.

152.
CHAIMOVICH, F. S.. Solha: o impasse da sedução. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 nov. 1996.

153.
CHAIMOVICH, F. S.. Loja mostra projetos da Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 14 nov. 1996.

154.
CHAIMOVICH, F. S.. Pintura sedutora. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 nov. 1996.

155.
CHAIMOVICH, F. S.. Jardim das delícias. Jornal da Tarde, São Paulo, 07 nov. 1996.

156.
CHAIMOVICH, F. S.. Novíssimos amplia espectro da fotografia. Jornal da Tarde, São Paulo, 07 nov. 1996.

157.
CHAIMOVICH, F. S.. 242/1: Problemas de montagem. Jornal da Tarde, São Paulo, 06 nov. 1996.

158.
CHAIMOVICH, F. S.. Acheiropoietoi: conceito supera realização. Jornal da Tarde, São Paulo, 06 nov. 1996.

159.
CHAIMOVICH, F. S.. Novíssimos chega à quarta geração. Jornal da Tarde, São Paulo, 31 out. 1996.

160.
CHAIMOVICH, F. S.. Desenhos de Basquiat exibem traços de ingenuidade. Jornal da Tarde, São Paulo, 29 out. 1996.

161.
CHAIMOVICH, F. S.. Galeria expõe obras de Kapoor. Jornal da Tarde, São Paulo, 26 out. 1996.

162.
CHAIMOVICH, F. S.. Nan Goldin busca cotidiano perdido. Jornal da Tarde, São Paulo, 24 out. 1996.

163.
CHAIMOVICH, F. S.. Sol Lewitt mostra produção recente. Jornal da Tarde, São Paulo, 23 out. 1996.

164.
CHAIMOVICH, F. S.. Fotografia: a arte indispensável. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 out. 1996.

165.
CHAIMOVICH, F. S.. Entenda o tema da mostra. Jornal da Tarde, São Paulo, 05 out. 1996.

166.
CHAIMOVICH, F. S.. Beatriz Milhazes dá voz aos ornamentos. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 out. 1996.

167.
CHAIMOVICH, F. S.. Panorama atual. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 out. 1996.

168.
CHAIMOVICH, F. S.. A Bienal das Bienais. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 out. 1996.

169.
CHAIMOVICH, F. S.. Picasso. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 out. 1996.

170.
CHAIMOVICH, F. S.. Brasileiros em todo o pavilhão. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 out. 1996.

171.
CHAIMOVICH, F. S.. Mira Schendel em retrospectiva. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 out. 1996.

172.
CHAIMOVICH, F. S.. Instalação de Antônio Dias tenta mudar sua imagem. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 out. 1996.

173.
CHAIMOVICH, F. S.. Rodrigo Naves lança bases para a história da arte brasileira. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 set. 1996.

174.
CHAIMOVICH, F. S.. São Paulo vira capital das artes. Jornal da Tarde, São Paulo, 27 set. 1996.

175.
CHAIMOVICH, F. S.. Masp mostra arte espanhola de segunda. Jornal da Tarde, São Paulo, 25 set. 1996.

176.
CHAIMOVICH, F. S.. Excesso discute tema da Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 24 set. 1996.

177.
CHAIMOVICH, F. S.. Amélia Toledo abranda experimentalismo. Jornal da Tarde, São Paulo, 24 set. 1996.

178.
CHAIMOVICH, F. S.. Basquiat e Kapoor fora da Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 23 set. 1996.

179.
CHAIMOVICH, F. S.. Produções em fase de pesquisa. Jornal da Tarde, São Paulo, 17 set. 1996.

180.
CHAIMOVICH, F. S.. Universo colonial. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 set. 1996.

181.
CHAIMOVICH, F. S.. Esforço raro. Jornal da Tarde, São Paulo, 28 ago. 1996.

182.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição veste o mundo de beige. Jornal da Tarde, São Paulo, 27 ago. 1996.

183.
CHAIMOVICH, F. S.. A gravidade caótica de Marco Paulo Rolla. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 ago. 1996.

184.
CHAIMOVICH, F. S.. Discussão especializada. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 ago. 1996.

185.
CHAIMOVICH, F. S.. A antítese da Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 20 ago. 1996.

186.
CHAIMOVICH, F. S.. Um passeio pelos vários estilos de Picasso. Jornal da Tarde, São Paulo, 13 ago. 1996.

187.
CHAIMOVICH, F. S.. Mostras no MAM vão complementar a Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 ago. 1996.

188.
CHAIMOVICH, F. S.. Diálogos em torno da linha. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 ago. 1996.

189.
CHAIMOVICH, F. S.. Trans desmistifica arte latina. Jornal da Tarde, São Paulo, 09 ago. 1996.

190.
CHAIMOVICH, F. S.. Roupas de Mercedes num varal confuso. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 ago. 1996.

191.
CHAIMOVICH, F. S.. McCarthy e Marcaccio inauguram exposição tensa. Jornal da Tarde, São Paulo, 08 ago. 1996.

192.
CHAIMOVICH, F. S.. A arte angustiada de Rainer. Jornal da Tarde, São Paulo, 06 ago. 1996.

193.
CHAIMOVICH, F. S.. A arte moderna uruguaia no MAM. Jornal da Tarde, São Paulo, 01 ago. 1996.

194.
CHAIMOVICH, F. S.. Basquiat levou o grafite para a arte. Jornal da Tarde, São Paulo, 30 jul. 1996.

195.
CHAIMOVICH, F. S.. As leituras de Escritos. Jornal da Tarde, São Paulo, 30 jul. 1996.

196.
CHAIMOVICH, F. S.. Foto contemporânea. Jornal da Tarde, São Paulo, 26 jul. 1996.

197.
CHAIMOVICH, F. S.. Warhol corrosivo é esquecido pela Bienal. Jornal da Tarde, São Paulo, 23 jul. 1996.

198.
CHAIMOVICH, F. S.. Raras presenças. Jornal da Tarde, São Paulo, 22 jul. 1996.

199.
CHAIMOVICH, F. S.. Distorções espaciais no MASP. Jornal da Tarde, São Paulo, 16 jul. 1996.

200.
CHAIMOVICH, F. S.. A Bienal de Aguilar. Jornal da Tarde, São Paulo, 16 jul. 1996.

201.
CHAIMOVICH, F. S.. Contradições pós-modernas. Jornal da Tarde, São Paulo, 12 jul. 1996.

202.
CHAIMOVICH, F. S.. As loucuras da razão. Jornal da Tarde, São Paulo, 05 jul. 1996.

203.
CHAIMOVICH, F. S.. Fotógrafos que passaram dos limites. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 jul. 1996.

204.
CHAIMOVICH, F. S.. Uma história por foto. Jornal da Tarde, São Paulo, 03 jul. 1996.

205.
CHAIMOVICH, F. S.. O documentarista da miséria na rota dos exilados. Jornal da Tarde, São Paulo, 18 jun. 1996.

206.
CHAIMOVICH, F. S.. No MAM, a arte engajada de Carlos Zílio. Jornal da Tarde, São Paulo, 13 fev. 1996.

207.
CHAIMOVICH, F. S.. De corpo presente. Revista Paparazzi, São Paulo, , v. 4, p. 36 - 43.

208.
CHAIMOVICH, F. S.. Fragmentos de imagens. Revista Paparazzi, São Paulo, , v. 5, p. 32 - 41.

209.
CHAIMOVICH, F. S.. Adriana Varejão. Art and Text, Paddignton, , v. 56, p. 88 - 89.

210.
CHAIMOVICH, F. S.. Adriana Varejão. Poliester Pintura y no Pintura, México, , v. 17, p. 60 - 61.

211.
CHAIMOVICH, F. S.. Carina Weidle. Poliester Pintura y no Pintura, México, , v. 18, p. 38 - 41.

212.
CHAIMOVICH, F. S.. A fotografia subversiva de Rosângela Rennó. Casa Vogue, São Paulo, , v. 136, p. 142 - 145.

213.
CHAIMOVICH, F. S.. Fernanda Gomes. Poliester Pintura y no Pintura, México, , v. 20, p. 42 - 45.

214.
CHAIMOVICH, F. S.. Edgard de Souza. Art and Text, Paddington, , v. 59, p. 86 - 86.

215.
CHAIMOVICH, F. S.. A coleção no ambiente familiar. Casa Vogue, São Paulo, , v. 155, p. 144 - 149.

216.
CHAIMOVICH, F. S.. Iran do Espírito Santo. Art and Text, Paddington, , v. 62.

217.
CHAIMOVICH, F. S.. Testemuna e objeto. Casa Vogue, São Paulo, , v. 159, p. 134 - 137.

218.
CHAIMOVICH, F. S.. Studio visit to Iran do Espírito Santo. Trans, Nova Iorque, , v. 5.

219.
CHAIMOVICH, F. S.. XXIV São Paulo Biennial. Art and Text, Paddington, , v. 64, p. 88 - 89.

220.
CHAIMOVICH, F. S.. Julião Sarmento. Art and Text, Paddington, , v. 66, p. 83 - 83.

221.
CHAIMOVICH, F. S.. A beleza será convulsiva - A contemporaneidade de Farnese de Andrade. Revista do MAM, São Paulo, , v. 2, p. 25 - 31.

222.
CHAIMOVICH, F. S.; AYROSA, G. M. . Imagem adulterada. Mundo Mix Magazine, São Paulo, , v. 5, p. 16 - 17.

223.
CHAIMOVICH, F. S.. O vídeo como feitiço. Casa Vogue, São Paulo, , v. 176, p. 92 - 95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHAIMOVICH, F. S.. O jardim paisagístico e o falso problema da preservação da natureza. In: XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015. v. 1. p. 13-20.

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Os museus de arte e o conceito de moderno. In: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013. p. 497-507.

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Szeemann e o ceticismo. In: I Simpósio Internacional do Curso de Arte: Crítica e Curadoria da PUC-SP, 2014, São Paulo. Arte: história, crítica e curadoria. São Paulo: Educ, 2010. p. 85-90.

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Die brasilianischen Instituitionen der Kunst und das Bild der Natur als etwas, das es zu bewahren gilt. In: Diversity of development(s)? - New Concepts of Sustainability in Latin America, 2013, Potsdam. Nachhaltige Entwicklung in einer pluralen Moderne. Latinamerikanische Perspecktiven. Berlin: Matthes & Seitz, 2013. p. 224-230.

5.
CHAIMOVICH, F. S.. A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera. In: XXXI Colóquio do CBHA, 2011, Campinas. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2011. p. 179-186.

6.
CHAIMOVICH, F. S.. Quadros de espelho e o modelo de Versalhes. In: XXVIII Colóquio do Comtê Brasileiro de História da Arte, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008. p. 575-582.

7.
CHAIMOVICH, F. S.. Estoicismo e institucionalização da arte contemporânea. In: XLI AICA Congress, 2009, São Paulo. Proceedings of the XLI AICA Congress. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. p. 233-238.

8.
CHAIMOVICH, F. S.. A bliblioteca do MAMSP como lugar para a arte contemporânea. In: I Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa, 2009, São Paulo. I Seminário Internacional Arquivos de Museus de Pesquisa. São Paulo: MAC USP, 2009. p. 136-139.

9.
CHAIMOVICH, F. S.. Perspectiva: uma herança franciscana?. In: XXIX Colóquio do CBHA, 2009, Vitória. Anais do XXIX Colóquio do CBHA, 2009. p. 187-193.

10.
CHAIMOVICH, F. S.. O museu nômade. In: Colóquio Internacional História em Movimento, 2008, São Paulo. Atas do Colóquio Internacional História em Movimento. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2008. p. 61-69.

11.
CHAIMOVICH, F. S.. Elementos para uma história do gosto contemporâneo. In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007, São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/ Arte, 2006. p. 52-60.

12.
RAND, S. ; KOURIS, H. ; CHAIMOVICH, F. S. . Objects or reflexion: Brazilian cultural situation. In: Inside out: Reassessing cultural influence, 2006, Wroclaw. On cultural influence: collected papers from Apexart International Conferences 1999-2006. Nova York: Apexart, 2006. v. 1. p. 20-26.

13.
CHAIMOVICH, F. S.. Do quadro-vivo à peformance. In: Manifestação Internacional de Performance, 2003, Belo Horizonte. Manifestação Internacional de Performnce. Belo Horizonte: Centro de Experimentação e Informação de Arte, 2003. v. 1. p. 189-192.

14.
CHAIMOVICH, F. S.. O conceito de autenticidade na poética de Leonilson. In: Colóquio Morte na Arte hoje, 1993, Belo Horizonte. Morte na Arte hoje. Belo Horizonte: Laboratório de Estética da FAFICH/UFMG, 1993. p. 98-101.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Como formular questões sobre arte contemporânea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Objects or Reflection Brazilian cultural situation. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Periodização da arte contemporânea. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Como a imprensa brasileira escreve a história da arte brasileira. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CHAIMOVICH, F. S.. Inquiry como gênero da filosofia moral em Shaftesbury. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHAIMOVICH, F. S.. O sentido de nacionalidade no Panorama da Arte Brasileira de 1997. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CHAIMOVICH, F. S.. Método e representação na pintura barroca. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CHAIMOVICH, F. S.. O conceito estético de originalidade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHAIMOVICH, F. S.. Existe ou não uma estética no século XVII?. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CHAIMOVICH, F. S.. O conceito de autenticidade na poética de Leonilson. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CHAIMOVICH, F. S.. Locke e o argumento do sonho. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CHAIMOVICH, F. S.. Locke e a concepção cartesiana de conhecimento. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CHAIMOVICH, F. S.. O conhecimento do mundo exterior em Locke. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Permanecer moderno: o desafio da contemporaneidade. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018 (Texto de catálogo de exposição de arte).

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Da ilustração pedagógica ao museu como escola. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018 (Texto de catálogo de exposição de arte).

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Abstração informal após a vanguarda dos anos 1960. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018 (Texto de curadoria própria).

4.
CHAIMOVICH, F. S.. O impressionismo e o Brasil: o nascimento da arte industrial. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2017 (Texto de curadoria própria).

5.
CHAIMOVICH, F. S.. Paisagens na coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2017 (Texto de curadoria própria).

6.
CHAIMOVICH, F. S.. Arte e ecologia. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016 (Texto de curadoria própria).

7.
CHAIMOVICH, F. S.. Educativo MAM: 20 anos de transfromação. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016 (Texto de curadoria própria).

8.
CHAIMOVICH, F. S.. Dançando o museu. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2015 (Texto de curadoria própria).

9.
CHAIMOVICH, F. S.. Descobrir a idéia. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2014 (Texto de curadoria própria).

10.
CHAIMOVICH, F. S.; OLIVA, F. . O retorno da coleção Tamagni: até as estrelas por caminhos difíceis. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012 (Texto de curadoria própria).

11.
CHAIMOVICH, F. S.. Homo cocus. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012 (Texto de curadoria própria).

12.
CHAIMOVICH, F. S.. Astrolábio. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2012 (Texto de curadoria própria).

13.
CHAIMOVICH, F. S.. Vida mole. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010 (Texto de curadoria própria).

14.
CHAIMOVICH, F. S.. Ecológica. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010 (Texto de curadoria própria).

15.
CHAIMOVICH, F. S.. Você tem fome de quê? Jardins e alimentação no século XXI. Sã Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010 (Texto de curadoria própria).

16.
CHAIMOVICH, F. S.. Brazil: Art after 1980.. Oxford: Oxford University Press, 2010 (verbete de enciclopédia virtual).

17.
CHAIMOVICH, F. S.. 1960: The Brazilian Experiment. Tokyo: Esquire Magazine Japan, 2008 (Texto de catálogo de exposição de arte).

18.
CHAIMOVICH, F. S.. Marcius Galan - Arquipélago. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007 (Texto de catálogo de museu).

19.
CHAIMOVICH, F. S.. Marepe - O Telhado. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007 (Texto de catálogo de museu).

20.
CHAIMOVICH, F. S.. Jardim do Poder. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2007 (Texto de curadoria própria).

21.
CHAIMOVICH, F. S.. Pintura e trabalho 2006 (Texto de catálogo de exposição de arte).

22.
CHAIMOVICH, F. S.. Ponto e fuga. São Paulo: Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006 (Texto de catálogo de exposição de arte).

23.
CHAIMOVICH, F. S.. Limite em ampliação. Goiânia: Salão Nacional de Artes de Goiás, 2006 (Texto de catálogo de exposição de arte).

24.
CHAIMOVICH, F. S.. Even the greatest stars lived their lives in the looking-glass. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2006 (Texto de catálogo de exposição de arte).

25.
CHAIMOVICH, F. S.. Space and democracy: Places for art in Brazil since the 80's. Leeds: Henry Moore Institute, 2006 (Texto de catálogo de exposição de arte).

26.
CHAIMOVICH, F. S.. Primeiro andar: escrita. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2006 (Texto de curadoria própria).

27.
CHAIMOVICH, F. S.. Academia Contemporânea. São paulo: Museu de Arte Moderna de São paulo, 2005 (Texto de curadoria própria).

28.
CHAIMOVICH, F. S.. Do Brooklyn ao Bom Retiro. São Paulo: Graphbox, 2004 (Texto de curadoria própria).

29.
CHAIMOVICH, F. S.. Cinqüenta 50. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2004 (Texto de curadoria própria).

30.
CHAIMOVICH, F. S.. Pintura transcendental. São Paulo: Galeria Baró Cruz, 2004 (Texto de catálogo de exposição de arte).

31.
CHAIMOVICH, F. S.. 2080. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2003 (Texto de curadoria própria).

32.
CHAIMOVICH, F. S.. Desenhistas e Coloristas. São Paulo: Litoarte, 2002 (Texto de curadoria própria).

33.
CHAIMOVICH, F. S.. A construção da pintura. São Paulo: Galeri Brito Cimino, 2001 (Texto de catálogo de exposição de arte).

34.
CHAIMOVICH, F. S.. Sofá. São Paulo 2000 (Texto de curadoria própria).

35.
CHIARELLI, T. ; CHAIMOVICH, F. S. ; CINTRAO, R. . O sono da razão. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2000 (Texto de curadoria própria).

36.
CHAIMOVICH, F. S.. Corpo Estranho - Marcelo Arruda. São Paulo 1999 (Texto de catálogo de exposição de arte).

37.
CHAIMOVICH, F. S.. Nelson Leirner - Panorama da Arte Brasileira. São Paulo 1999 (Texto de catálogo de exposição de arte).

38.
CHAIMOVICH, F. S.. Gustavo Rezende - Panorama da Arte Brasileira. São Paulo 1999 (Texto de catálogo de exposição de arte).

39.
CHAIMOVICH, F. S.. Vento Luz II - Carlos Nader. São Paulo 1999 (Texto de catálogo de exposição de arte).

40.
CHIARELLI, T. ; CHAIMOVICH, F. S. ; CINTRAO, R. . Medidas de si. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1999 (Texto de curadoria própria).

41.
CHAIMOVICH, F. S.. Medidas de Si. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1998 (Texto de curadoria própria).

42.
CHAIMOVICH, F. S.. A autenticidade na poética de Leonílson. São Paulo 1998 (Texto de catálogo de exposição de arte).

43.
CHAIMOVICH, F. S.. Keila Alaver - Antártica Artes com a Folha. São Paulo: Cosac e Naify, 1998 (Texto de catálogo de exposição de arte).

44.
CHAIMOVICH, F. S.. Construtivismo da fragilidade - Gaudêncio Fidelis. Porto Alegre 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

45.
CHAIMOVICH, F. S.. Todo mundo é uma ilha - Arte Construtora. Porto Alegre 1997 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

46.
CHAIMOVICH, F. S.. Ao Cubo Ausente. São Paulo 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

47.
CHAIMOVICH, F. S.. Forma Perversa. São Paulo 1997 (Texto de curadoria própria).

48.
CHAIMOVICH, F. S.. Fora de Registro. São Paulo 1997 (Texto de curadoria própria).

49.
CHAIMOVICH, F. S.. Dora Longo Bahia - VI Bienal de Havana. Havana 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

50.
CHAIMOVICH, F. S.. Rosângela Rennó - VI Bienal de Havana. Havana 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

51.
CHAIMOVICH, F. S.. Sandra Cinto. São Paulo 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

52.
CHAIMOVICH, F. S.. Keila Alaver - I Bienal do Mercosul. Porto Alegre 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

53.
CHAIMOVICH, F. S.. Iran do Espírito Santo - Panorama da Arte Brasileira. São Paulo 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

54.
CHAIMOVICH, F. S.. Keila Alaver - Panorama da Arte Brasileira. São Paulo 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

55.
CHAIMOVICH, F. S.. Rosângela Rennó - Panorama da Arte Brasileira. São Paulo 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

56.
CHAIMOVICH, F. S.. Exposição de quadros. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997 (Texto de catálogo de exposição de arte).

57.
CHAIMOVICH, F. S.. Las flores del mal - Dora Longo Bahia. São Paulo 1996 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

58.
CHAIMOVICH, F. S.. Arte e Ornamento. São Paulo 1996 (Texto de curadoria própria).

59.
CHAIMOVICH, F. S.. Exercícios para ver o mundo - Rochelle Costi. São Paulo 1995 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

60.
CHAIMOVICH, F. S.. José Fujocka Neto. São Paulo 1995 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

61.
CHAIMOVICH, F. S.. Novíssimos. São paulo 1994 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

62.
CHAIMOVICH, F. S.. Seis Suicidas - Dora Longo Bahia. São Paulo 1994 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

63.
CHAIMOVICH, F. S.. Homem Sanduíche. São Paulo 1993 (Texto de catálogo de exeposição de arte).

64.
CHAIMOVICH, F. S.. Na falta da verdade. São Paulo 1993 (Texto de catálogo de exeposição de arte).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CHAIMOVICH, F. S.. O modelo teórico do formalismo: Kant e Greenberg. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Panorama da Arte Brasileira 99. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Problemas Teóricos da Arte Contemporânea. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CHAIMOVICH, F. S.; BRANDÃO, E. B. . Fotografia de Arte e Moda. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CHAIMOVICH, F. S.; MAGALHAES, A. G. ; COSTA, H. . MAM 70: MAM e MAC-USP. 2018 (Exposição).

2.
CHAIMOVICH, F. S.; CAVALCANTI, L. . Oito décadas de abstração informal. 2018 (Exposição).

3.
CHAIMOVICH, F. S.. O impressionismo e o Brasil. 2017 (Exposição).

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Paisagem na coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2017 (Exposição).

5.
CHAIMOVICH, F. S.; BOMPAS, S. ; PARR, H. . Cidade da Língua: Bompas & Parr. 2017 (Exposição).

6.
CHAIMOVICH, F. S.; LEYTON, D. . Educação como matéria-prima. 2016 (Exposição).

7.
CHAIMOVICH, F. S.. Natureza franciscana. 2016 (Exposição).

8.
CHAIMOVICH, F. S.; BOGEA, I. . Museu Dançante. 2015 (Exposição).

9.
CHAIMOVICH, F. S.. Paisagem opaca. 2015 (Exposição).

10.
CHAIMOVICH, F. S.. Paulo Bruscky. 2014 (Exposição).

11.
CHAIMOVICH, F. S.; OLIVA, F. . O retorno da coleção Tamagni. 2012 (Curadoria de exposição de arte).

12.
CHAIMOVICH, F. S.; SUAUDEAU, L. . Encontros de arte e gastronomia. 2012 (Curadoria de exposição de arte).

13.
CHAIMOVICH, F. S.; PEYTON-JONES, J. ; OBRIST, H. U. ; OBRIEN, S. . Wolfgang Tillmans. 2012 (Curadoria de exposição de arte).

14.
CHAIMOVICH, F. S.. Ordem e progresso: vontade construtiva na arte brasileira. 2011 (Curadoria de exposição de arte).

15.
CHAIMOVICH, F. S.; NETO, E. . Dengo. 2010 (Curadoria de exposição de arte).

16.
CHAIMOVICH, F. S.. Ecológica. 2010 (Curadoria de exposição de arte).

17.
CHAIMOVICH, F. S.; COLLEU-DUMOND, C. . Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera. 2010 (Curadoria de exposição de arte).

18.
CHAIMOVICH, F. S.. Dez anos do Núcleo Contemporâneo. 2010 (Curadoria de exposição de arte).

19.
CHAIMOVICH, F. S.. Viagem a Campos: o MAM-SP visita o Palácio Boa Vista. 2009 (Curadoria de exposição de arte).

20.
CHAIMOVICH, F. S.. Duchamp-me. 2008 (Curadoria de exposição de arte).

21.
CHAIMOVICH, F. S.. Jardim do Poder. 2007 (Curadoria de exposição de arte).

22.
CHAIMOVICH, F. S.. Dez dias de arte conceitual. 2007 (Curadoria de exposição de arte).

23.
CHIARELLI, T. ; ALVES, C. ; CHAIMOVICH, F. S. . MAM na Oca. 2006 (Curadoria de exposição de arte).

24.
CHAIMOVICH, F. S.. 29º Panorama da Arte Brasileira. 2005 (Curadoria de exposição de arte).

25.
CHAIMOVICH, F. S.. Cinqüenta 50. 2004 (Curadoria de exposição de arte).

26.
CHAIMOVICH, F. S.. Sheila Goloborotko - Dez séries de gravuras. 2004 (Curadoria de exposição de arte).

27.
CHAIMOVICH, F. S.. 2080. 2003 (Curadoria de exposição de arte).

28.
CHAIMOVICH, F. S.. Desenhistas e Coloristas. 2002 (Curadoria de exposição de arte).

29.
CHAIMOVICH, F. S.. Obra em Contexto - Iran do Espírito Santo. 2000 (Curadoria de exposição de arte).

30.
CHAIMOVICH, F. S.. Capela Sistina. 2000 (Curadoria de exposição de arte).

31.
CHAIMOVICH, F. S.. O sono da razão. 1999 (Curadoria de exposição de arte).

32.
CHAIMOVICH, F. S.. Vento Luz II - Carlos Nader. 1999 (Curadoria de exposição de arte).

33.
CHAIMOVICH, F. S.. Medidas de Si. 1998 (Curadoria de exposição de arte).

34.
CHAIMOVICH, F. S.; TREVISAN, R. . Ponto Cego. 1998 (Curadoria de exposição de arte).

35.
CHAIMOVICH, F. S.. Medidas de Si. 1998 (Curadoria de exposição de arte).

36.
CHAIMOVICH, F. S.. Forma Perversa. 1997 (Curadoria de exposição de arte).

37.
CHAIMOVICH, F. S.; BRANDÃO, E. B. . Fora de Registro. 1997 (Curadoria de exposição de arte).

38.
CHAIMOVICH, F. S.. Ouro de Artista. 1996 (Curadoria de exposição de arte).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONÇALVES, L. R.; CHAIMOVICH, F. S.; FREIRE, M. C. M.. Participação em banca de Jean Martin Tidori. Entre visões críticas: XXVII Bienal de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

2.
DIAS FILHO, G. S.; CHAIMOVICH, F. S.; CHIARELLI, T.. Participação em banca de José Carlos de Castro Contini. Composições geométricas como suporte na representação icônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

3.
GONÇALVES, L. R.; CHAIMOVICH, F. S.; CHIARELLI, T.. Participação em banca de Polyana Canhête Lopes. MAM-Bienal-MAC: Processos de ruptura. 2007. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo.

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Lygia Caselato. Solilóquio, ou Conselho a um Autor - Tradução e Comentário. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Teses de doutorado
1.
ELUF, L. A.; JARDIM, E. C. F. P.; WEISS, L.; ALBANO, A. A. M.; CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Maria Carolina Duprat Ruggeri. O artista e a paisagem: uma correspondência entre a natureza do artista e a natureza. 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FAJARDO, C. A.; CHAIMOVICH, F. S.; GOLDBERG, S. S.; GROS, M. C. C.; JORGE, L. A.. Participação em banca de Lucia Machado Koch. Estados alterados do lugar. 2008. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

3.
CHAIMOVICH, F. S.; FABRIS, A.; FARIAS, A. A. C.; GOLDBERG, S. S.; GROSS, M. C. C.. Participação em banca de Georgia Evangelos de Almeida Kyriakakis. Forças, fluxos e a astúcia dos líquidos. 2006. Tese (Doutorado em Artes) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CHAIMOVICH, F. S.; ANDRADE, R.; FAJARDO, C. A.. Participação em banca de André Allessandrini Feliciano. Arte Florescentista. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAIMOVICH, F. S.; MORAES, M. J. S.; PARIGI, R.. Participação em banca de Fernanda de Lima Galvão.Éden. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
CHAIMOVICH, F. S.; Ronaldo Entler; FERNANDES, R.. Participação em banca de Isis Ferreira Gasparini.Olhar outro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística**) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
CHAIMOVICH, F. S.; SALADINI FILHO, M.; BICHIR, A. S.. Participação em banca de Frederico Meira.Tião. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

4.
CHAIMOVICH, F. S.; SALLES, L. R.; MOSCHETA, M.. Participação em banca de Ana Helena Garcia Santana.Estratos eletivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

5.
CHAIMOVICH, F. S.; PASTA, P.; OLIVA, F.. Participação em banca de Luiz Carlos Prieto Junior.O quinto ciclo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

6.
CHAIMOVICH, F. S.; SILVA, H. P.; SANMARTIN, S. M.. Participação em banca de Fernando Davis R. Silva.Espiral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

7.
CHAIMOVICH, F. S.; DUPRAT, M. C.; ELUF, L.. Participação em banca de Jadde Salim Flores.Corpo, máquina orgânica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

8.
CHAIMOVICH, F. S.; Ronaldo Entler; Fernanda Borges. Participação em banca de Mila Junqueira Zacharias.A dialética do olhar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

9.
KOCH, L. M.; CHAIMOVICH, F. S.; VASSAO, C. A.. Participação em banca de Floriana Danesi Breyer.Murulhos tantos a casa, a rua e o jardim. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

10.
CHAIMOVICH, F. S.; JOHAS, R. H.; SALLES, L. R.. Participação em banca de Ana Cecília Marchioni Kesserling.Vestígios, Remains. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

11.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Luiz Alfredo F.S.G. de Assis.Instalação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

12.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Paulo Almeida.Pintura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

13.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Alberto do Amaral Domingues.Pintura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

14.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Marie Caterine Silva de Lanna.Instalação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

15.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Ana Elisa Egreja de Barros.Pintura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

16.
CHAIMOVICH, F. S.. Participação em banca de Naiah Mendonça.Fotografia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CHAIMOVICH, F. S.. Comissão de Seleção e Premiação do 34º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. 2006. Casa do Olhar - Prefeitura Municipal de Santo André.

2.
CHAIMOVICH, F. S.. Comissão de Seleção do Salão Nacional de Arte de Goiás. 2006. Flamboyant Shopping Center.

3.
CHAIMOVICH, F. S.. Comissão Julgadora do Programa da Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto. 2004. Museu de Arte de Ribeirão Preto.

4.
CHAIMOVICH, F. S.. Comissão de Seleção do Programa de Artistas do Centro Cultural São Paulo. 1999. Centro Cultural São Paulo.

5.
CHAIMOVICH, F. S.. Comissão de Aquisições do Panorama da Arte Brasileira. 1999. Museu de Arte Moderna de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Preconference Colloquium of the 106th College Art Association Annual Conference.Mirrors and the invention of perspective. 2018. (Simpósio).

2.
XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte-CBHA.Os parques nacionais coo paisagem pitoresca efêmera. 2017. (Simpósio).

3.
34th World Congress of Art History. Mirrors as the Origin of Contemporary Art. 2016. (Congresso).

4.
Art History Hangzhou Seminar for CIHA 2016.Mirrors as the origin of contemporary art. 2016. (Seminário).

5.
XXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.O jardim paisagístico e o falso problema da preservação da natureza. 2015. (Simpósio).

6.
XXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Os museus de arte moderna e o conceito de moderno. 2013. (Simpósio).

7.
Diversity of Development(s) - New Concepts for Sustainability in Latin America.Brazilian Art Institutions and the Preservationist Image of Nature. 2012. (Simpósio).

8.
II Semana de História da Arte da UNIFESP.Versalhes como obra de arte total. 2011. (Encontro).

9.
XXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera. 2011. (Simpósio).

10.
I Simpósio Internacional do Curso de Arte: História, Crítica e Curadoria.Curadoria, memória e processos de legitimação. 2010. (Simpósio).

11.
VII Congresso de Estética e História da Arte. Produção e circulação da arte. 2010. (Congresso).

12.
I Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa.A biblioteca do MAMSP como lugar para a arte contemporânea. 2009. (Seminário).

13.
Seminário Internacional: Arte Contemporânea e Crítica de Arte.O conceito de arte ocidental e a crítica de arte contemporânea. 2009. (Seminário).

14.
XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Perspectiva: uma herança franciscana?. 2009. (Simpósio).

15.
Colóquio Internacional História em Movimento.Expansão do museu para a natureza. 2008. (Simpósio).

16.
Workshop Uma História da Arte de Pernambuco?.O fim da história da arte?. 2008. (Oficina).

17.
Workshop Uma História da Arte de Pernambuco?.Pesquisa e artes plásticas em Pernambuco. 2008. (Oficina).

18.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Quadros de espelho e o modelo de Versalhes. 2008. (Simpósio).

19.
XLI Congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA). Estoicismo e institucionalização da arte contemporanea. 2007. (Congresso).

20.
III Ciclo de História da Arte Brasileira.Arte Contemporânea e Arte Acadêmica. 2006. (Oficina).

21.
XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.O ensino da história da arte. 2006. (Simpósio).

22.
XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Elementos para uma história do gosto. 2006. (Simpósio).

23.
Galeristas y artistas del futuro.Crítica de arte no Brasil. 2005. (Encontro).

24.
História da arte brasileira no acervo da Pinacoteca do Estado.Arthur Luiz Piza. 2005. (Outra).

25.
Simpósio Internacional Padrões aos Pedaços.Arte Nacional e Arte Internacional. 2005. (Simpósio).

26.
II Congresso de Estética e História da Arte. A teologia do foco: perspectiva, cinema e fotografia. 2004. (Congresso).

27.
II Foro Internacional de Expertos en Arte Contemporaneo.Arte barato: perspectivas del coleccionismo contemporaneo en Brasil. 2004. (Encontro).

28.
A Bigger Splash - Arte britânica da Tate - 1960-2003.Arte contemporânea dos anos 60 e 70. 2003. (Outra).

29.
Seminário da Casa da Imagem.Arte e reprodução. 2003. (Seminário).

30.
Seminário Fotografia e Arte Contemporânea.Espelho e fotografia. 2003. (Seminário).

31.
Salão de Arte de Ribeirão Preto em discussão.Critérios e fundamentos de julgamentos sobre arte contemporânea e os desafios democráticos. 2002. (Simpósio).

32.
A Crítica da Crítica.A crítica de arte após a Guerra Fria. 2001. (Encontro).

33.
Ateliê Livre.Problemas Teóricos da Arte Contemporânea. 1999. (Oficina).

34.
Inside Out: Reassessing International Cultural Influence.Objects or Reflection: Brazilian Contemporary Art. 1999. (Encontro).

35.
V Semana de Arte de Londrina.Como a imprensa escreve a história da arte brasileira. 1998. (Encontro).

36.
II Encontro de Estudos Filosóficos do Século XVII.Inquiry como gênero da filosofia moral em Shaftesbury. 1997. (Encontro).

37.
IX Colóquio de História da Ciência.Método e representação na pintura barroca. 1995. (Encontro).

38.
Colóquio da Associação de Estudos do Século XVII.Existe ou não uma estética no século XVII?. 1994. (Encontro).

39.
Colóquio "Questões do Ceticismo".Locke e o argumento do sonho. 1993. (Encontro).

40.
Colóquio da Associação de Estudos do Século XVII.Locke e a concepção cartesiana de conhecimento. 1993. (Encontro).

41.
Colóquio Morte na Arte hoje.O conceito de autenticidade na poética de Leonilson. 1993. (Encontro).

42.
V Encontro Nacional de Filosofia.O conhecimento do mundo exterior em Locke. 1992. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiza Martins Marques. T(t)erra: propostas artístico-pedagógicas para cultivo da cultura ecológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Felipe Soeiro Chaimovich.

2.
André Feliciano. A cultura da fotografia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Felipe Soeiro Chaimovich.

3.
Joana Cooper. Desenho da Observação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado. Orientador: Felipe Soeiro Chaimovich.



Outras informações relevantes


Pesquisa Google em fevereiro de 2013 com a palavra "Felipe Chaimovich" aponta 15700 resultados.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 15:12:04