Margarete Midori Okazaki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1103231143868896
  • Última atualização do currículo em 15/04/2014


Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em segurança alimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: desinfetante, E. coli O157:h7, verdura, método de diluição de uso e alimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margarete Midori Okazaki
Nome em citações bibliográficas
OKAZAKI, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Tecnologia de Alimentos, Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia.
Av. Brasil, 2880 - Laboratório de Microbiologia
Jardim Chapadão
13070-178 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 37431813
Fax: (19) 37431822
URL da Homepage: www.ital.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Mestrado em Tecnologia de Alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Adaptação do método de suspensão para determinação da atividade bactericida de desinfetantes a base de cloreto de benzalcônio em concentrações acima de 200mg/L,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Arnaldo Yoshiteru Kuaye.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cloreto de benzalcônio; método de suspensão.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Outro.
1985 - 1990
Graduação em engenharia de alimentos.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2000 - 12/2003
Estágios , Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia, .

Estágio realizado
Pesquisa científica - área de microbiologia de alimentos e na área de desinfetantes.
02/1989 - 03/1989
Estágios , Centro de Tecnologia de Carnes, .

Estágio realizado
Análise sensorial de carne de frango mecanicamente separada.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Qualidade microbiológica dos procedimentos de preparação de fórmulas lácteas infantis em mamadeiras de lactários hospitalares da região de Campinas, SP
Descrição: Avaliar as condições higiênico-sanitárias dos procedimentos de preparação de fórmulas lácteas infantis em mamadeiras de lactários hospitalares da região de Campinas, SP, através de ensaios microbiológicos em preparações lácteas reconstituídas, utensílios e água utilizados nos procedimentos de preparação das fórmulas lácteas em mamadeiras, mãos dos lactaristas e ar ambiente do local de preparo das fórmulas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Avaliação da qualidade microbiológica de água para consumo humano em bebedouros de áreas de acesso ao público no município de Campinas, SP e região.
Descrição: O projeto teve como objetivo: Avaliar a qualidade microbiológica de água para consumo humano em bebedouros de áreas de acesso ao público no município de Campinas, SP e região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Avaliação microbiológica das condições higiênico-sanitárias de restaurantes da região metropolitana de Campinas, SP
Descrição: O projeto teve como objetivo, avaliar as condições microbiológicas de mãos de manipuladores e de superfícies de utensílios/equipamentos em 4 unidades de alimentação coletiva (restaurantes) da região metropolitana de Campinas, SP. Os ensaios microbiológicos foram realizados no laboratório de microbiologia do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e compreenderam as pesquisas de: microrganismos aeróbios mesófilos (mãos e superfícies), coliformes totais (mãos e superfícies) e Staphylococcus aureus (mãos). Todas as amostras foram analisadas de acordo com DOWNES & ITO (2001) e os resultados obtidos foram expressos como: unidade formadora de colônia (UFC) por mão (swab de mão) e UFC por cm2 (swab de superfície). .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
PROGRAMA DE SUBSÍDIO EM CAPACITAÇÃO NAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS PREPARADOS NAS UNIDADES DE SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, S.P E/OU REGIÃO
Descrição: O projeto teve como objetivos: -Avaliar as condições higiênico sanitárias de restaurantes de instituições públicas, hotéis e estabelecimentos comerciais do município de Campinas, S.P. e/ou região. - Fornecer capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos aos manipuladores das unidades avaliadas, visando a produção de alimentos inócuos .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margarete Midori Okazaki - Coordenador / MALLER, G. S. - Integrante.
2010 - 2011
SUBSÍDIO EM CAPACITAÇÃO NAS BOAS PRÁTICAS DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UNIDADES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, S.P E/OU REGIÃO
Descrição: O projeto teve como objetivos: -Avaliar as condições higiênico sanitárias de unidades de alimentação e nutrição escolar do município de Campinas, S.P. e/ou região. -Fornecer capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos aos profissionais da alimentação escolar (merendeiras) das unidades avaliadas, visando a inocuidade. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margarete Midori Okazaki - Coordenador / RIBEIRO, F. A. - Integrante.
2009 - 2010
Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos aos funcionários da unidade de alimentação coletiva do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Descrição: O projeto teve como objetivos: -Diagnosticar as necessidades da equipe de funcionárias do restaurante coletivo do ITAL, com relação à manipulação de alimentos para produção de refeições inócuas. -Fornecer capacitação técnica em manipulação de alimentos às funcionárias do restaurante, através de processo participativo objetivando reciclagem de informações, reflexão, motivação e conscientização dos participantes sobre a importância e responsabilidade de seu trabalho. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Margarete Midori Okazaki - Coordenador / Neliane F. A. Silveira - Integrante / MALLER, G. S. - Integrante.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Analytica (São Paulo)


Revisor de periódico


2005 - 2006
Periódico: Ciência e Tecnologia de Alimentos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio ABPVS 2008 - Profissional de destaque Setor Regulatório, ABPVS - Associação Brasileira dos Profissionais de Vigilância Sanitária.
2007
Prêmio ABPVS 2007 - Profissional de destaque Setor Regulatório, ABPVS - Associação Brasileira dos Profissionais de Vigilância Sanitária.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OKAZAKI, M. M.2011OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Unidades de Serviço de Alimentação Coletiva do Município de Campinas, SP. Higiene Alimentar, v. 25, p. 94-96, 2011.

2.
OKAZAKI, M. M.2011OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Importância do Monitoramento da Status de Capacitação Técnica dos Funcionários de Empresas Fornecedoras de Alimentação Coletiva. Higiene Alimentar, v. 25, p. 1189-1191, 2011.

3.
OKAZAKI, M. M.2010OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. . Instrumentação analítica: considerações gerais para a garantia da qualidade laboratorial. Banas Qualidade (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1679-9690 Falando em Qualidade), v. 214, p. 92-93, 2010.

4.
OKAZAKI, M. M.2010OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Experiência do ITAL na implementação da Norma NBR ISO/IEC 17025 nos laboratórios de microbiologia de alimentos. O Biológico, v. 72, p. 24-24, 2010.

5.
OKAZAKI, M. M.2010OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Orientações gerais sobre instrumentação analítica, visando a garantia da qualidade de resultados analíticos. O Biológico, v. 72, p. 24-24, 2010.

6.
OKAZAKI, M. M.2006OKAZAKI, M. M.. Cuidados necessários na seleção dos fornecedores de serviços de calibração. Metrologia & Instrumentação, v. 42, p. 22-25, 2006.

7.
OKAZAKI, M. M.2006OKAZAKI, M. M.. A importância da NBR ISO IEC 17025 para laboratórios de ensaio. Metrologia & Instrumentação, v. 44, p. 44-45, 2006.

8.
SILVA, N.2003 SILVA, N. ; KUAYE, A. Y. ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação do método de diluição de uso para determinação da eficácia antimicrobiana de desinfetantes. Anais do II Simpósio em Ciência de Alimentos, 2003.

9.
SILVA, N.2003SILVA, N. ; SILVEIRA, N. F. A. ; YOKOYA, F. ; OKAZAKI, M. M. . Ocorrência de E. coli O157:H7 em vegetais e resistência aos agentes de desinfecção de verduras. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 23, n.2, p. 167, 2003.

10.
OKAZAKI, M. M.2003 OKAZAKI, M. M.. Adaptação do método de suspensão para determinação da atividade bactericida de desinfetantes a base de cloreto de benzalcônio em concentrações acima de 200mg/L. Dissertação em mestrado em tecnologia de alimentos - UNICAMP, 2003.

11.
OKAZAKI, M. M.2003 OKAZAKI, M. M.. Adaptação do método de suspensão para determinação da atividade bactericida de desinfetantes a base de cloreto de benzalcônio em concentrações acima de 200mg/L. Dissertação em mestrado em tecnologia de alimentos - UNICAMP, 2003.

12.
SILVA, N.2003SILVA, N. ; SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. . Ocorrência de E. coli O157:H7 em alimentos. Revista NET-DTA Divisão de doenças de transmissão hídrica e alimentar, v. 8, p. 129-134, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. ; NASCIMENTO, M. S. ; GOMES, R. A. R. ; JUNQUEIRA, V. C.A. . Guia de aulas práticas de métodos de análise microbiológica em alimentos. 1. ed. Campinas: , 2013. v. 1. 44p .

2.
CASTRO, M. F. P. M. ; ATHIE, I. ; OLIVEIRA, J. J. V. ; OKAZAKI, M. M. . Segurança em laboratórios - Riscos e medidas de segurança em laboratórios de microbiologia de alimentos e de química. , 2002. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
OKAZAKI, M. M.; CABRERA, H. A. P. ; BAPTISTA, D. J. . Technical benefits obtained by ITAL (Food Technology Institute) after the implementation of ISO/IEC 17025 norm in its analytical units. IV International Congress on Chemical Measurements, Traceability and Quality Assurance.. São Paulo: , 2007, v. , p. 86-89.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; SILVA, R. A. ; PAULA, D. C. ; OKAZAKI, M. M. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS PARA O ISOLAMENTO DE SUJIDADES LEVES EM CHÁS. In: VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013.

2.
OKAZAKI, M. M.; CARDOZO, G. M. B. Q. ; SILVEIRA, N. F. A. ; RIBEIRO, F. A. . HÁBITOS HIGIÊNICO-SANITÁRIOS NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM UNIDADES DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SP E REGIÃO. In: VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013.

3.
DELVECHIO, R. ; OKAZAKI, M. M. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; SILVEIRA, N. F. A. ; IMAZAKI, F. T. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM BEBEDOUROS DE ÁREAS PÚBLICAS, NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS (SP) E REGIÃO. In: 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013, Campinas. 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013.

4.
AMARAL, J. R. C. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; MONTENEGRO, F. M. ; HASHIMOTO, M. ; OKAZAKI, M. M. . AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE Sitophylus sp. EM MASSA ALIMENTÍCIA PRODUZIDA COM FARINHA DE TRIGO INFESTADA. In: 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013, Campinas. 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013.

5.
QUIROGA, L. M. ; SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. ; SREBERNICH, S. M. . CONTAMINAÇÃO FECAL DE HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS CONSUMIDAS NA REGIÃO DE CAMPINAS SP: PRODUTOS DE ORIGEM ORGÂNICA.. In: 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013, Campinas. 7º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2013.

6.
ORMENESE, R. C. S. ; CIPOLLI, K. M. ; GARCIA, A. O. ; MARTON, G. ; OKAZAKI, M. M. ; CAMARGO, G. A. . NEW FRUIT PRODUCT FOR SCHOOL MEALS: ACCEPTABILITY OF CHILDREN. In: 10th Pangborn Sensory Science Symposium, 2013, Rio de Janeiro. 10th Pangborn Sensory Science Symposium, 2013.

7.
QUIROGA, L. M. ; SREBERNICH, S. M. ; LEITE, R. S. S. F. ; OKAZAKI, M. M. ; SILVEIRA, N. F. A. . CONTAMINAÇÃO FECAL DE HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS CONSUMIDAS NA REGIAO METROPOLITANA DE CAMPINAS-SP. In: 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2012, Jaguariuna. 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2012.

8.
SOUZA, M. N. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; PAULA, D. C. ; SILVA, R. A. ; OKAZAKI, M. M. . ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE INVIABILIZAÇÃO DE OVOS DE Sitophilus EM TRIGO. In: 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2012, Jaguariuna. 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica, 2012.

9.
LUCIANO, P. R. S. ; OKAZAKI, M. M. ; MALLER, G. S. ; SILVEIRA, N. F. A. ; CARDOZO, G. M. B. Q. . AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DE RESTAURANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, SP. In: 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2012, Jaguariuna. 6º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC, 2012.

10.
OKAZAKI, M. M.; NASCIMENTO, M. S. ; MALLER, G. S. ; RIBEIRO, F. A. ; SILVEIRA, N. F. A. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS (SP) E REGIÃO. In: XVII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos ENAAL, 2011, Cuiabá. XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011.

11.
MALLER, G. S. ; OKAZAKI, M. M. ; SILVEIRA, N. F. A. . Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos preparados nas unidades de serviço de alimentação coletiva do município de Campinas, SP e/ou região. In: 5o Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2011, 2011, Campinas. 5o Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2011, 2011.

12.
OKAZAKI, M. M.; RIBEIRO, F. A. . Subsídio em capacitação nas boas práticas de preparação de alimentação escolar em unidades de ensino do município de Campinas, SP e/ou região. In: 5o Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2011, 2011, Campinas. 5o Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2011, 2011.

13.
MALLER, G. S. ; OKAZAKI, M. M. . Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos aos funcionários da unidade de alimentação coletiva do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). In: CD do 4º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2010, 2010, Campinas. CD do 4º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2010, 2010.

14.
ALBERS, C. C. M. ; CALDERARI, T. O. ; FERRANTI, L. S. ; TANIWAKI, M. H. ; OKAZAKI, M. M. ; IAMANAKA, B. T. . Fungos e micotoxinas em castanha do Brasil. In: 4º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2010, 2010, Campinas. 4º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica CIIC 2010, 2010.

15.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; LAZARIN, R. A. ; SILVA, R. A. ; TAVARES, P. E. R. ; OKAZAKI, M. M. . Caracterização morfológica de fibras alimentares. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010.

16.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. . Instrumentação analítica: considerações gerais para a garantia da qualidade laboratorial. In: Congresso da Qualidade em Metrologia 2009 ENQUALAB 2009, 2009. Congresso da Qualidade em Metrologia 2009 ENQUALAB 2009.

17.
MIYAGUSKU, L. ; OKAZAKI, M. M. . Occurence of Salmonella sp, Listeria monocytogenes and Campylobacter jejuni in raw chicken meat.. In: V METROCHEM Congresso internacional sobre rastreabilidae em medicos laboratoriais e cadeias produtivas, 2009, São Paulo. V METROCHEM Congresso internacional sobre rastreabilidae em medicos laboratoriais e cadeias produtivas, 2009.

18.
OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Analytical instrumentation: relevant considerations regarding laboratory quality assurance.. In: V METROCHEM Congresso internacional sobre rastreabilidae em medicos laboratoriais e cadeias produtivas., 2009, São Paulo. V METROCHEM Congresso internacional sobre rastreabilidae em medicos laboratoriais e cadeias produtivas., 2009.

19.
OKAZAKI, M. M.. Comitê de Alimentos da REMESP: importância, contribuição e benefícios para a cadeia produtiva de alimentos. In: Congresso da Qualidade em Metrologia 2007 ENQUALAB 2007, 2007. Congresso da Qualidade em Metrologia 2007 ENQUALAB 2007.

20.
OKAZAKI, M. M.; MANTOVANI, D. M. B. . Atividades e novos desafios do Time de Metrologia do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). In: Congresso da Qualidade em Metrologia 2007 ENQUALAB 2007, 2007. Congresso da Qualidade em Metrologia 2007 ENQUALAB 2007.

21.
OKAZAKI, M. M.; CABRERA, H. A. P. ; BAPTISTA, D. J. . Technical benefits obtained by ITAL (Food Technology Institute) after the implementation of ISO/IEC 17025 norm in its analytical units. In: IV International Congress on Chemical Measurements, Traceability and Quality Assurance, 2007. IV International Congress on Chemical Measurements, Traceability and Quality Assurance.

22.
OKAZAKI, M. M.. Cuidados necessários na seleção dos fornecedores de serviços de calibração. In: Congresso da Qualidade e Metrologia - ENQUALAB 2006, 2006, São Paulo. ENQUALAB 2006, 2006.

23.
OKAZAKI, M. M.; SILVA, N. . Importância da Norma NBR ISO/IEC 17025 aos laboratórios de ensaios da Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia de Alimentos do ITAL. In: Congresso da Qualidade e Metrologia - ENQUALAB 2006, 2006. ENQUALAB 2006.

24.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; TEIXEIRA NETO, R. O. . Aplicação da confiabilidade metrológica na pesquisa de alimentos e seu efeito, junto à comunidade geral. In: Congresso da Qualidade e Metrologia - ENQUALAB 2006, 2006. ENQUALAB 2006, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OKAZAKI, M. M.; PAIVA FILHO, O. M. ; DELVECHIO, R. ; MIYAGUSKU, L. ; IMAZAKI, F. T. . Condições microbiológicas da água de bebedouros em estações rodoviárias da região de Campinas,SP. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

2.
OKAZAKI, M. M.; HORITA, H. C. ; LUCIANO, P. R. S. ; MIYAGUSKU, L. ; IMAZAKI, F. T. . Avaliação microbiológica de mãos de manipuladores de alimentos em unidades de serviço de alimentação coletiva do município de Campinas, SP. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013.

3.
OKAZAKI, M. M.; LUCIANO, P. R. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; SILVEIRA, N. F. A. . Hygienic-sanitary conditions of 5 food service units in the city of Campinas, São Paulo State. In: 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012.

4.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; SILVA, R. A. ; OKAZAKI, M. M. . Howard Count Using Staining. In: 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012.

5.
MIYAGUSKU, L. ; OKAZAKI, M. M. . Traceability of foods - Important tool to assure safe and healthy raw chicken meat. In: 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012.

6.
SILVEIRA, N. F. A. ; WEINSTEIN, E.T ; ALVES, M.L.T.M ; HERVATIN, H. L ; OKAZAKI, M. M. ; SANTOS, L.O. . MICROBIOLOGICAL PROFILE AND HYGIENIC QUALITY OF FRESH AND DEHYDRATED BEE POLEN. In: 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th IUFOST World Congress of Food Science and Technology, 2012.

7.
OKAZAKI, M. M.; CARDOZO, G. M. B. Q. ; LUCIANO, P. R. S. ; SILVEIRA, N. F. A. . Avaliação microbiológica de utensílios e equipamentos de unidades de serviço de alimentação coletiva (restaurantes) do município de Campinas (SP). In: VI Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, João Pessoa. VI Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012.

8.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; Paula, D. C ; SILVA, R. A. ; OKAZAKI, M. M. . Pesquisa de Sujidades Leves em Chás. In: IV SICTA (Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos), 2012, João Pessoa. IV SICTA (Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos), 2012.

9.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; Guerreiro, S. M. C ; Melo, A. M. T. ; TAVARES, P. E. R. ; OKAZAKI, M. M. . Caracterização estrutural de Cachi. In: IV SICTA (Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos), 2012, João Pessoa. IV SICTA (Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos), 2012.

10.
OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Unidades de Serviço de Alimentação Coletiva do Município de Campinas, SP. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar, 2011. v. 25. p. 94-96.

11.
OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Importância do monitoramento da status de capacitação técnica dos funcionários de empresas fornecedoras de alimentação coletiva. In: V Congresso Latino Americano e XI Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2011, Salvador. Higiene Alimentar, 2011. v. 25. p. 1189-1191.

12.
SAIKI, M.Y. ; LIMA, E. C. ; OLIVEIRA, R.M ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação da qualidade físico-química de carne moída comercializada em um supermercado do município de Poços de Caldas - MG. In: 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009.

13.
SILVEIRA, N. F. A. ; HERVATIN, H. L ; BORGHINI, R. G. ; TEIXEIRA, E. W. ; ALVES, M. L. T. M. F. ; OKAZAKI, M. M. ; MORETI, A. C. C. M. . Avaliação microbiológica do pólen apícola in natura. In: Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos, 2008. Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos.

14.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; KOURY, F. G ; ALMEIDA, I. A. ; MILANI, M. F. . Avaliação microbiológica de dieta enteral por sistema fechado nos tempos zero, doze e vinte e quatro horas de infusão. In: Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos., 2008. Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos..

15.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; HERVATIN, H. L . Proposta de norma técnica para regulamentação do setor dos minimamente processados, elaborada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S. Paulo. In: Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos., 2008. Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos..

16.
SREBERNICH, S. M. ; MAEDA, M. ; FILIPONI, T. ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de cachorro quente, comercializado no município de Campinas/SP. In: Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos., 2008. Simpósio IAFP América Latina de Inocuidade de Alimentos..

17.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; BAPTISTA, D. J. ; SILVEIRA, N. F. A. . Ocorrência de bactérias do grupo coliformes em alfaces minimamente processadas, comercializadas na cidade de Campinas/SP. In: Simpósio Brasileiro sobre Microbiologia de Alimentos, 2007. Simpósio Brasileiro sobre Microbiologia de Alimentos.

18.
OKAZAKI, M. M.; KUAYE, A. Y. ; SAIKI, M.Y. . Eficácia do método de diluição de uso na determinação da atividade bactericida de desinfetantes a base de cloreto de benzalcônio. In: do 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007. do 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

19.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; MAEDA, M. ; FILIPONI, T. . Qualidade higiênico-sanitária de cachorros quentes, comercializados no município de Campinas/SP. In: do 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007. do 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

20.
SAIKI, M.Y. ; FERREIRA, R. R. ; OKAZAKI, M. M. . Pesquisa de cisticercos em corações de bovinos provenientes do município de Caldas- Minas Gerais. In: 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007. 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

21.
SAIKI, M.Y. ; FERREIRA, R. R. ; BARROS, C. E. L. ; SANTOS, C. A. ; OLIVEIRA, R. M ; OKAZAKI, M. M. . Qualidade físico-química da carne moída bovina, comercializada em supermercados do município de Poços de Caldas (MG). In: 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007. 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.

22.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Normatização e regulamentação do setor de produtos minimamente processados no Brasil: ponto essencial para segurança alimentar. In: V Simpósio Internacional ABRAPA de inocuidade de alimentos; III Seminário ITAL de Segurança Alimentar e IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia de Alimentos, 2006. V Simpósio Internacional ABRAPA de inocuidade de alimentos; III Seminário ITAL de Segurança Alimentar e IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia de Alimentos, 2006.

23.
SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. ; OKAZAKI, M. M. ; FERREIRA, R. R. ; BARROS, C. E. L. ; SANTOS, C. A. . Ocorrência de cisticercos em corações de bovinos, provenientes dos municípios de Cachoeira de Minas e Caldas Minas Gerais. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006.

24.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Benefícios da norma NBR ISO/IEC 17025 para a Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia de Alimentos, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006.

25.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Importância da Norma NBR ISO/IEC 17025 no monitoramento da qualidade microbiológica das refeições do programa Bom Prato. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA.

26.
SAIKI, M.Y. ; OKAZAKI, M. M. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Legislação: ferramenta para o controle de qualidade para os alimentos minimamente processados. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos CBCTA, 2006.

27.
SANTAELLA, S. R. R ; ALMEIDA, C. G. ; PSILLAKIS, C. N ; MESQUITA, F. ; OKAZAKI, M. M. ; CABRAL, N. T. ; QUARENTEI, S. S. ; SANTOS, T. B. A. ; NITZSCHE, T. . Hortifrutícolas minimamente processados: necessidade de legislação específica para atender às inovações tecnológicas e à inocuidade alimentar. In: III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária SIMBRAVISA, 2006. REVISA. Revista Brasileira de Vigilância Sanitária, 2006.

28.
SREBERNICH, S. M. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SIQUEIRA, R. F. ; OKAZAKI, M. M. ; BAPTISTA, D. J. . Efeito de diferentes concentrações e tempos de contato do ácido peracético na desinfecção de cheiro verde minimamente processado. In: III Simpósio em Ciência de Alimentos (SIMPOCAL), 2005. III Simpósio em Ciência de Alimentos (SIMPOCAL), 2005.

29.
SILVEIRA, N. F. A. ; LEITAO, M. F. F. ; BALDINI, V. ; SILVEIRA, E. T. F. ; OKAZAKI, M. M. ; SREBERNICH, S. M. . Influência da temperatura e potencial para formação de histamina em filés de curimbatá e correlação com população microbiana. In: III Simpósio em Ciência de Alimentos (SIMPOCAL), 2005. III Simpósio em Ciência de Alimentos (SIMPOCAL), 2005.

30.
CHESCA, A. C. ; SILVA, N. ; NAHAS, E. ; OKAZAKI, M. M. . Efeito de diferentes tratamentos de desinfecção sobre Yersinia enterocolitica inoculada em alface. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. XIX CBCTA, 2004.

31.
OKAZAKI, M. M.; SILVA, N. ; KUAYE, A. Y. . Evaluation of the suspension test method for the determination of antimicrobial efficacy of benzalkonium chloride- based disinfectants in concentrations above 200ppm. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. XIX CBCTA, 2004.

32.
OKAZAKI, M. M.; SILVA, N. ; KUAYE, A. Y. . Avaliação do método de diluição de uso para determinação da eficácia antimicrobiana de desinfetantes. In: II Simpósio em Ciências de Alimentos, 2003, Florianópolis. II Simpósio em Ciências de Alimentos, 2003.

33.
TANIWAKI, M. H. ; MARTINS, C. P. ; IAMANAKA, B. T. ; LEITE, R. S. S. F. ; VICENTE, E. ; OKAZAKI, M. M. . Incidence of toxigenic Fungi in dried fruits from different origin. In: VII Congreso Latinoamericano de microbiologia e higiene de alimentos, 2002, Chile. Incidence of toxigenic Fungi in dried fruits from different origin, 2002.

34.
SILVA, N. ; SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. . Ocorrência de E. coli O157:H7 em alimentos. In: II Simpósio de Segurança Alimentar e Saúde do Estado de S. Paulo, 2002, São Paulo. II Simpósio de segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo, 2002.

35.
TANIWAKI, M. H. ; MARTINS, C. P. ; IAMANAKA, B. T. ; LEITE, R. S. S. F. ; VICENTE, E. ; OKAZAKI, M. M. . Incidence of toxigenic fungi in dried fruits from different origin. In: II Simpósio de segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo, 2002, São Paulo. II Simpósio de segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo, 2002.

36.
NASCIMENTO, M. S. ; SILVA, N. ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação comparativa da eficácia do cloro, vinagre, ácido acético e ácido peracético na redução da população de microrganismos mesófilos em verduras e frutas. In: II Simpósio de segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo, 2002, São Paulo. II Simpósio de segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Unidades de Serviço de Alimentação Coletiva do Município de Campinas, SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OKAZAKI, M. M.; MALLER, G. S. ; CARDOZO, G. M. B. Q. ; RIBEIRO, F. A. . Importância do Monitoramento da Status de Capacitação Técnica dos Funcionários de Empresas Fornecedoras de Alimentação Coletiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OKAZAKI, M. M.; RIBEIRO, F. A. ; MALLER, G. S. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias em unidades de alimentação e nutrição escolar do município de Campinas (sp) e região.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OKAZAKI, M. M.; RIBEIRO, F. A. ; MALLER, G. S. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS (SP) E REGIÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MALLER, G. S. ; OKAZAKI, M. M. . Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos aos funcionários da unidade de alimentação coletiva do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALBERS, C. C. M. ; CALDERARI, T. O. ; FERRANTI, L. S. ; TANIWAKI, M. H. ; OKAZAKI, M. M. ; IAMANAKA, B. T. . Fungos e micotoxinas em castanha do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Experiência do ITAL na implementação da Norma NBR ISO/IEC 17025 nos laboratórios de microbiologia de alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Orientações gerais sobre instrumentação analítica, visando a garantia da qualidade de resultados analíticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARDOZO, G. M. B. Q. ; LAZARIN, R. A. ; SILVA, R. A. ; TAVARES, P. E. R. ; OKAZAKI, M. M. . Caracterização morfológica de fibras alimentares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. . Instrumentação analítica: considerações gerais para a garantia da qualidade laboratorial.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OKAZAKI, M. M.; MIYAGUSKU, L. . Analytical instrumentation: relevant considerations regarding laboratory quality assurance. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MIYAGUSKU, L. ; OKAZAKI, M. M. . Occurence of Salmonella sp, Listeria monocytogenes and Campylobacter jejuni in raw chicken meat. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SAIKI, M.Y. ; LIMA, E. C. ; OLIVEIRA, R. M ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação da qualidade físico-química de carne moída comercializada em um supermercado do município de Poços de Caldas - MG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SREBERNICH, S. M. ; MAEDA, M. ; FILIPONI, T. ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de cachorro quente, comercializado no município de Campinas/SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; HERVATIN, H. L . Proposta de norma técnica para regulamentação do setor dos minimamente processados, elaborada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S. Paulo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SILVEIRA, N. F. A. ; HERVATIN, H. L ; BORGHINI, R. G. ; TEIXEIRA, E. W. ; ALVES, M. L. T. M. F. ; OKAZAKI, M. M. ; MORETI, A. C. C. M. . Avaliação microbiológica do pólen apícola in natura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; KOURY, F. G ; ALMEIDA, I. A. ; MILANI, M. F. . Avaliação microbiológica de dieta enteral por sistema fechado nos tempos zero, doze e vinte e quatro horas de infusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. . Instrumentação analítica: considerações gerais para a garantia da qualidade laboratorial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
OKAZAKI, M. M.; KUAYE, A. Y. ; SAIKI, M.Y. . Eficácia do método de diluição de uso na determinação da atividade bactericida de desinfetantes a base de cloreto de benzalcônio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
SAIKI, M.Y. ; FERREIRA, R. R. ; BARROS, C. E. L. ; SANTOS, C. A. ; OLIVEIRA, R. M ; OKAZAKI, M. M. . Qualidade físico-química da carne moída bovina, comercializada em supermercados do município de Poços de Caldas (MG). 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SAIKI, M.Y. ; FERREIRA, R. R. ; OKAZAKI, M. M. . Pesquisa de cisticercos em corações de bovinos provenientes do município de Caldas- Minas Gerais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; SILVEIRA, N. F. A. . Ocorrência de bactérias do grupo coliformes em três tipos de hortaliças minimamente processadas, comercializadas na cidade de Campinas/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; MAEDA, M. ; FILIPONI, T. . Qualidade higiênico-sanitária de cachorros quentes, comercializados no município de Campinas/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
OKAZAKI, M. M.; CABRERA, H. A. P. ; BAPTISTA, D. J. . Technical benefits obtained by ITAL (Food Technology Institute) after the implementation of ISO/IEC 17025 norm in its analytical units. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SREBERNICH, S. M. ; OKAZAKI, M. M. ; BAPTISTA, D. J. ; SILVEIRA, N. F. A. . Ocorrência de bactérias do grupo coliformes em alfaces minimamente processadas, comercializadas na cidade de Campinas/SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
OKAZAKI, M. M.; MANTOVANI, D. M. B. . Atividades e novos desafios do Time de Metrologia do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
OKAZAKI, M. M.. Comitê de Alimentos da REMESP: importância, contribuição e benefícios para a cadeia produtiva de alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SANTAELLA, S. R. R ; ALMEIDA, C. G. ; PSILLAKIS, C. N ; MESQUITA, F. ; OKAZAKI, M. M. ; CABRAL, N. T. ; QUARENTEI, S. S. ; SANTOS, T. B. A. ; NITZSCHE, T. . Hortifrutícolas minimamente processados: necessidade de legislação específica para atender às inovações tecnológicas e à inocuidade alimentar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
SAIKI, M.Y. ; OKAZAKI, M. M. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Legislação: ferramenta para o controle de qualidade para os alimentos minimamente processados. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Benefícios da norma NBR ISO/IEC 17025 para a Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia de Alimentos, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SILVEIRA, N. F. A. ; SAIKI, M.Y. ; OKAZAKI, M. M. ; FERREIRA, R. R. ; BARROS, C. E. L. ; SANTOS, C. A. . Ocorrência de cisticercos em corações de bovinos, provenientes dos municípios de Cachoeira de Minas e Caldas Minas Gerais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Importância da Norma NBR ISO/IEC 17025 no monitoramento da qualidade microbiológica das refeições do programa Bom Prato. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
OKAZAKI, M. M.; SAIKI, M.Y. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; ALMEIDA, C. G. . Normatização e regulamentação do setor de produtos minimamente processados no Brasil: ponto essencial para segurança alimentar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; SANTOS, T. B. A. ; TEIXEIRA NETO, R. O. . Aplicação da confiabilidade metrológica na pesquisa de alimentos e seu efeito, junto à comunidade geral. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
OKAZAKI, M. M.. Importância da Norma NBR ISO/IEC 17025 aos laboratórios de ensaios da Unidade Laboratorial de Referência de Microbiologia de Alimentos do ITAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
OKAZAKI, M. M.. Cuidados necessários na seleção dos fornecedores de serviços de calibração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
OKAZAKI, M. M.; TEIXEIRA NETO, R. O. . Benefícios técnicos obtidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, após a implementação da Norma NBR ISO/IEC 17025 em suas Unidades Analíticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
SILVEIRA, N. F. A. ; LEITAO, M. F. F. ; BALDINI, V. ; SILVEIRA, E. T. F. ; OKAZAKI, M. M. ; SREBERNICH, S. M. . Influência da temperatura e potencial para formação de histamina em filés de curimbatá e correlação com população microbiana.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
SREBERNICH, S. M. ; SILVEIRA, N. F. A. ; SIQUEIRA, R. F. ; OKAZAKI, M. M. ; BAPTISTA, D. J. . Efeito de diferentes concentrações e tempos de contato do ácido peracético na desinfecção de cheiro verde minimamente processado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
OKAZAKI, M. M.; SILVA, N. ; KUAYE, A. Y. . Evaluation of the suspension test method for the determination of antimicrobial efficacy of benzalkonium chloride based disinfectants in concentrations above 200 ppm. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
CHESCA, A. C. ; SILVA, N. ; OKAZAKI, M. M. . Efeito de diferentes tratamentos de desinfecção sobre Yersinia enterocolitica inoculada em alface. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
OKAZAKI, M. M.; SILVA, N. ; KUAYE, A. Y. . Avaliação do Método de Diluição de Uso para Determinação da Eficácia Antimicrobiana de Desinfetantes. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
TANIWAKI, M. H. ; MARTINS, C. P. ; IAMANAKA, B. T. ; LEITE, R. S. S. F. ; VICENTE, E. ; OKAZAKI, M. M. . Incidence of Toxigenic Fungi in Dried Fruits from Different Origin. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
SILVA, N. ; SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. . Ocorrência de Escherichia coli O157:H7 em alimentos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

45.
TANIWAKI, M. H. ; MARTINS, C. P. ; IAMANAKA, B. T. ; LEITE, R. S. S. F. ; VICENTE, E. ; OKAZAKI, M. M. . Incidence of Toxigenic Fungi in Dried Fruits from Different Origin. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

46.
NASCIMENTO, M. S. ; SILVA, N. ; OKAZAKI, M. M. . Avaliação Comparativa da Eficácia do Cloro, Vinagre, Ácido Acético e Ácido Peracético na Redução da População de Microrganismos Aeróbios Mesófilos em Verduras e Frutas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
OKAZAKI, M. M.. Curso teórico-prático Métodos de análise microbiológica de alimentos.. 2009. .

2.
OKAZAKI, M. M.. Curso Capacitação em boas práticas de fabricação: HACCP - conceitos.. 2009. .

3.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; JUNQUEIRA, V. C.A. . Curso teórico-prático de métodos de análises microbiológicas em alimentos. 2008. .

4.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; JUNQUEIRA, V. C.A. . Curso teórico-prático: aspectos tecnológicos e microbiológicos em suco de laranja. 2008. .

5.
OKAZAKI, M. M.. Qualidade laboratorial: importância do uso da lista de verificação (check list) em laboratórios de ensaios.. 2008. .

6.
OKAZAKI, M. M.. Fatores que influem na contaminação microbiológica de sucos de frutas e métodos de controle. 2008. .

7.
JUNQUEIRA, V. C.A. ; SILVEIRA, N. F. A. ; NASCIMENTO, M. S. ; OKAZAKI, M. M. . Determinação de esporos de bactérias termófilas acidófilas (Alicyclobacillus), bactérias láticas, bolores e leveduras. 2008. .

8.
OKAZAKI, M. M.; SILVEIRA, N. F. A. ; JUNQUEIRA, V. C.A. . Curso teórico-prático de métodos de análises microbiológicas em alimentos. 2007. .

9.
OKAZAKI, M. M.. Segurança em laboratórios aspectos relevantes. 2007. .

10.
OKAZAKI, M. M.. Qualidade laboratorial: importância do uso da lista de verificação (check list) em laboratórios de ensaios.. 2007. .

11.
OKAZAKI, M. M.. Segurança em laboratórios. 2007. .

12.
OKAZAKI, M. M.. Metrologia e confiabilidade de análises microbiológicas. 2007. .

13.
OKAZAKI, M. M.. Fatores que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos. 2007. .

14.
OKAZAKI, M. M.. Sistema da Qualidade ISO 17025. 2007. .

15.
OKAZAKI, M. M.. Microrganismos importantes em microbiologia de alimentos: bactérias, bolores e leveduras e fatores que condicionam seu desenvolvimento. 2007. .

16.
OKAZAKI, M. M.. APPCC- Princípio 1ao 7 Exercícios em grupo. 2006. .

17.
OKAZAKI, M. M.. Check list. 2006. .

18.
JUNQUEIRA, V. C.A. ; SILVEIRA, N. F. A. ; OKAZAKI, M. M. . Curso teórico-prático de métodos de análises microbiológicas em alimentos. 2006. .

19.
OKAZAKI, M. M.. Segurança de laboratórios. 2006. .

20.
OKAZAKI, M. M.. 5S. 2006. .

21.
OKAZAKI, M. M.. Microbiologia e segurança alimentar. 2006. .

22.
OKAZAKI, M. M.. Qualidade Laboratorial. 2006. .

23.
OKAZAKI, M. M.. : Implantação de programas de qualidade em laboratórios de análises microbiológicas de água e alimentos.. 2006. .

24.
OKAZAKI, M. M.. Segurança em laboratórios de análises de água e alimentos.. 2006. .

25.
OKAZAKI, M. M.. Apresentação da Norma NBR ISO/IEC 17025. 2006. .

26.
OKAZAKI, M. M.. Importância da ISO 17025 em laboratórios de controle de qualidade de alimentos. 2005. .

27.
OKAZAKI, M. M.. Aspectos relevantes em segurança em laboratórios de análises microbiológicas. 2005. .

28.
OKAZAKI, M. M.. Fatores que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos. 2005. .

29.
OKAZAKI, M. M.. Boas Práticas de Laboratório. 2005. .

30.
OKAZAKI, M. M.. Segurança e Prevenção de Acidentes em Laboratórios de Microbiologia de Alimentos. 2004. .

31.
OKAZAKI, M. M.. Fatores que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos e Métodos físicos e químicos para o controle microbiológico em alimentos. 2004. .

32.
OKAZAKI, M. M.. NORMA ISO/IEC 17025. 2004. .

33.
OKAZAKI, M. M.. NORMA ISO/IEC 17025. 2003. .

34.
OKAZAKI, M. M.. Implantação do Sistema de Análise de perigos e Pontos Críticos de Controle na indústria de alimentos. 2003. .

35.
OKAZAKI, M. M.. Fatores que condicionam o desenvolvimento microbiano em alimentos e Métodos físicos e químicos para o controle microbiológico em alimentos. 2003. .

36.
OKAZAKI, M. M.. Segurança e Prevenção de Acidentes em Laboratórios de Microbiologia de Alimentos. 2003. .

37.
OKAZAKI, M. M.. Segurança e Prevenção de Acidentes em Laboratórios de Microbiologia de Alimentos. 2002. .

38.
OKAZAKI, M. M.. Noções básicas de cromatografia. 2002. .

39.
OKAZAKI, M. M.. Determinação de ocratoxina A por imunoafinidade e cromatografia de camada delgada em análise visual. 2002. .

40.
OKAZAKI, M. M.. Noções sobre Normas de Credenciamento de Laboratório segundo ref. Norma ISO/IEC 17025. 2002. .

41.
OKAZAKI, M. M.. Métodos para avaliação de desinfetantes. 2001. .

42.
OKAZAKI, M. M.. Análise Microbiológica de Alimentos. 2001. .

43.
OKAZAKI, M. M.. Segurança e Prevenção de Acidentes em Laboratórios de Microbiologia de Alimentos. 2001. .

44.
OKAZAKI, M. M.. Microbiologia básica- curso de curta duração aos funcionários e estagiários do Laboratório de Microbiologia do ITAL. 2000. .

45.
OKAZAKI, M. M.. Métodos aplicados à avaliação da eficiência de sanificantes: testes de diluição de uso e de suspensão. 2000. .

46.
OKAZAKI, M. M.. Microbiologia de alimentos - curso de curta duração aos alunos da Escola SENAI Prof. Euclydes de Jesus Zerbini. 1994. .

47.
OKAZAKI, M. M.. Microbiologia de alimentos - curso de curta duração aos alunos da Escola SENAI Prof. Euclydes de Jesus Zerbini. 1993. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Cálculo de incerteza de medições em microbiologia.. 2009. (Oficina).

2.
Ferramentas da biologia molecular aplicadas à identificação de microrganismos. 2008. (Oficina).

3.
Biotecnologia aplicada a alimentos. 2007. (Oficina).

4.
Curso de Avaliadores Prêmio Banas Excelência em Metrologia. 2007. (Oficina).

5.
Curso de preparação de auditor líder. 2007. (Oficina).

6.
Curso Interpretação de certificados de calibração. 2007. (Oficina).

7.
Princípios de ciência de alimentos. 2007. (Oficina).

8.
Curso Controle de Meios de Medição. 2006. (Oficina).

9.
Curso Técnicas básicas para análise microbiológica de alimentos. 2006. (Oficina).

10.
Curso Técnicas para determinação da periodicidade da calibração. 2006. (Oficina).

11.
Curso 2o Treinamento em Boas Práticas de Laboratório. 2005. (Oficina).

12.
Curso Definição de critério de aceitação, adequação ao uso e freqüência da calibração. 2005. (Oficina).

13.
Curso Fungos e micotoxinas em alimentos. 2005. (Oficina).

14.
Curso Garantia da Qualidade de Resultados Metrológicos. 2005. (Oficina).

15.
Curso Gerenciamento de resíduos. 2005. (Oficina).

16.
Curso Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaios segundo a Norma NBR ISO/IEC 17025 e Cálculo de incertezas em medições analíticas. 2005. (Oficina).

17.
Curso Métodos de calibração de equipamentos. 2005. (Oficina).

18.
Curso Reciclagem de auditores internos. 2005. (Oficina).

19.
Curso: Teoria de erros e número significativo. 2004. (Oficina).

20.
Curso Incerteza de medição em Química. 2004. (Oficina).

21.
Curso ISO 17025. 2004. (Oficina).

22.
Curso Orientação para validação de métodos analíticos. 2004. (Oficina).

23.
Ervas e especiarias. 2004. (Seminário).

24.
Microday: boas práticas de pesagem. 2004. (Oficina).

25.
Princípios de medição e aplicação de massa e pesagem. 2004. (Oficina).

26.
Treinamento de pH, condutividade, Redox e OD. 2004. (Oficina).

27.
XIX CBCTA. XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2004. (Congresso).

28.
2o Simpósio em Ciência de Alimentos.2o Simpósio em Ciência de Alimentos. 2003. (Simpósio).

29.
2o Simpósio em Ciência de Alimentos.2o Simpósio em Ciência de Alimentos. 2003. (Simpósio).

30.
2o Simpósio em Ciência de Alimentos.2o Simpósio em Ciência de Alimentos. 2003. (Simpósio).

31.
Exportação para os EUA.Exportação para os EUA. 2003. (Seminário).

32.
Fungos e micotoxinas em alimentos.Fungos e micotoxinas em alimentos. 2003. (Outra).

33.
Implantação do Sistema da Qualidade ISO/IEC 17025.Implantação do Sistema da Qualidade ISO/IEC 17025. 2003. (Outra).

34.
Importância da medição do pH em soluções aquosas.Importância da medição do pH em soluções aquosas. 2003. (Outra).

35.
I Seminário de segurança alimentar do ITAL.I Seminário de segurança alimentar do ITAL. 2003. (Seminário).

36.
Logística e requisitos técnicos de exportação de produtos perecíveis para os EUA e Europa.Logística e requisitos técnicos de exportação de produtos perecíveis para os EUA e Europa. 2003. (Seminário).

37.
Métodos modernos de controle de alimentos - módulo 1: GMP/SSOP.Métodos modernos de controle de alimentos - módulo 1: GMP/SSOP. 2003. (Outra).

38.
Métodos modernos de controle de alimentos - módulo 2: HACCP.Métodos modernos de controle de alimentos - módulo 2: HACCP. 2003. (Outra).

39.
Métodos modernos de controle de alimentos - módulo 3: auditoria.Métodos modernos de controle de alimentos- módulo 3: auditoria. 2003. (Outra).

40.
O conceito de segurança alimentar e o papel do ITAL no programa fome zero.O conceito de segurança alimentar e o papel do ITAL no programa fome zero. 2003. (Seminário).

41.
Sistemas naturais de tratamento de efluentes de insústrias de alimentos e possibilidades de reuso da água.Sistemas naturais de tratamento de efluentes de indústrias de alimentos e possibilidades de reuso da água. 2003. (Outra).

42.
Tratamento de efluentes na indústria de alimentos e gestão ambiental.Tratamento de efluentes na indústria de alimentos e gestão ambiental. 2003. (Outra).

43.
Treinamento em auditoria interna em Laboratórios na NBR ISO/IEC 17025.Treinamento em auditoria interna em Laboratórios na NBR ISO/IEC 17025. 2003. (Outra).

44.
Utilização do BAX System para a detecção de Salmonella, Listeria e E. coli O157:H7, por PCR.Utilização do BAX System para a detecção de Salmonella, Listeria e E. coli O157:H7, por PCR. 2003. (Outra).

45.
Utilização do Riboprinter System para a ribotipagem, identificação e classificação taxonômica de bactérias.Utilização do Riboprinter System para a ribotipagem, identificação e classificação taxonômica de bactérias. 2003. (Outra).

46.
Boas práticas de fabricação (GMP) e análise de perigos e pontos críticos de controle (HACCP).Boas práticas de fabricação (GMP) e análise de perigos e pontos críticos de controle (HACCP). 2002. (Outra).

47.
Conceito de segurança alimentar no contexto internacional.Conceito de segurança alimentar no contexto internacional. 2002. (Seminário).

48.
Cromatografia em alimentos.Cromatografia em alimentos. 2002. (Outra).

49.
Cromatografia líquida de alta eficiência aplicada em análise de alimentos.Cromatografia líquida de alta eficiência aplicada em análise de alimentos. 2002. (Outra).

50.
Determinação de critério de aceitação, interpretação de certificado de calibração e cálculo de incerteza de medição.Determinação de critério de aceitação, interpretação de certificado de calibração e cálculo de incerteza de medição. 2002. (Outra).

51.
Determinação de ocratoxina A em café por imunoafinidade e cromatografia em camada delgada com análise visual e densitométrica.Determinação de ocratoxina A em café por imunoafinidade e cromatografia em camada delgada com análise visual e densitométrica. 2002. (Outra).

52.
Equipamentos de proteção respiratória.Equipamentos de proteção respiratória. 2002. (Outra).

53.
II Simpósio de Segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo.II Simpósio de Segurança alimentar e saúde do Estado de S. Paulo. 2002. (Simpósio).

54.
II Simpósio de Vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar.II Simpósio de Vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar. 2002. (Simpósio).

55.
I Mostra estadual de experiências bem sucedidas em vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar e segurança de alimentos.I Mostra estadual de experiências bem sucedidas em vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar e segurança de alimentos. 2002. (Outra).

56.
Métodos de análise microbiológica em alimentos.Métodos de análise microbiológica em alimentos. 2002. (Outra).

57.
Produtos lácticos clandestinos.Produtos lácticos clandestinos. 2002. (Seminário).

58.
Reciclagem de auditores internos do Sistema da Qualidade ISO 9001:2000.Reciclagem de auditores internos do Sistema da Qualidade ISO 9001:2000. 2002. (Outra).

59.
Us correto e manutenção de EPIs: respiradores e protetores auditivos.Uso correto e manutenção de EPIs: respiradores e protetores auditivos. 2002. (Outra).

60.
X Encontro Nacional de Micotoxinas.X Encontro Nacional de Micotoxinas. 2002. (Encontro).

61.
Formação de auditores internos do Sistema da Qualidade ISO 9001:2000.Formação de auditores interno da Sistema da Qualidade ISO 9001:2000. 2001. (Outra).

62.
Fundamentos de metrologia química e utilização de material de referência.Fundamentos de metrologia química e utilização de material de referência. 2001. (Outra).

63.
Programa de treinamento com extintores.Programa de treinamento com extintores de incêndio. 2001. (Outra).

64.
Segurança básica no trabalho.Segurança básica no trabalho. 2001. (Outra).

65.
SSOP - Procedimentos padronizados de operações de limpeza, PRP - Programa de Redução de Patógenos.SSOP - Procedimentos padronizados de operações de limpeza, PRP - Programa de Redução de Patógenos. 2001. (Outra).

66.
Teoria e prática de cromatografia em análise de alimentos aplicada ai engenheiro de alimentos.Teoria e prática de cromatografia em análise de alimentos aplicada ao engenheiro de alimentos. 2001. (Outra).

67.
Análise microbiológica de água para consumo.Análise microbiológica de água para consumo. 2000. (Outra).

68.
Biossegurança em laboratórios.Biossegurança em laboratórios. 2000. (Outra).

69.
Cálculos de incerteza.Cálculos de incerteza. 2000. (Outra).

70.
Ferramentas estatísticas para a qualidade assegurada em laboratórios.Ferramentas estatísticas para a qualidade assegurada em laboratórios. 2000. (Outra).

71.
Implementação de Sistema da Qualidade em Laboratórios conforme o Guia ISO 25.Implementação de Sistema da Qualidade em Laboratórios conforme o Guia ISO 25. 2000. (Outra).

72.
Segurança em laboratórios.Segurança em laboratórios. 2000. (Outra).

73.
Tratamento de efluentes industriais e de laboratórios.Tratamento de efluentes industriais e de laboratórios. 2000. (Seminário).

74.
Purificação de água e seu impacto no laboratório moderno.Purificação de água e seu impacto no laboratório moderno. 1999. (Outra).

75.
Qualidade em cosméticos: aspectos microbiológicos e toxicológicos críticos.Qualidade em cosméticos: aspectos microbiológicos e toxicológicos críticos. 1999. (Outra).

76.
Criação e lançamento de novos produtos alimentícios.Criação e lançamento de novos produtos alimentícios. 1997. (Seminário).

77.
Inglês avançado.Ingês avançado. 1997. (Outra).

78.
Estatística aplicada à análise sensorial (módulo 2).Estatística aplicada à análise sensorial (módulo2). 1996. (Outra).

79.
Avanços recentes em tecnologia de alimentos.Avanços recentes em tecnologia de alimentos. 1994. (Seminário).

80.
Curso avançado de conversação idioma espanhol.Curso avançado de conversação idioma espanhol. 1994. (Outra).

81.
Estatística aplicada à análise sensorial - módulo 1.Estatística aplicada à análise sensorial - módulo 1. 1994. (Outra).

82.
Avaliação e controle de qualidade da farinha de trigo.Avaliação e controle de qualidade da farinha de trigo. 1993. (Outra).

83.
Óleos e gorduras.Óleos e gorduras. 1993. (Seminário).

84.
Princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes.Princípios de controle do processamento térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes - conforme prescritos pelo FDA dos EUA. 1993. (Outra).

85.
Qualidade na indústria de alimentos.Qualidade na indústria de alimentos. 1993. (Seminário).

86.
Seminário latino americano sobre a importância dos valores limiares na avaiação toxicológica.Seminário Latino americano sobre a importância dos valores limiares na avaliação toxicológica. 1993. (Seminário).

87.
Suprimento/aperfeiçoamento do sistema de produção Just in Time & Kanban.Suprimento / aperfeiçoamento do sitema de produção Just in Time & Kanban. 1993. (Outra).

88.
Controle de qualidade microbiológica de alimentos.Controle de qualidade microbiológica de alimentos. 1992. (Outra).

89.
Controle de qualidade microbiológica de alimentos.Controle de qualidade microbiológica de alimentos. 1992. (Outra).

90.
Hazard analysis critical control point approach.Hazard analysis critical control point approach. 1992. (Outra).

91.
Aromatização.Aromatização. 1991. (Outra).

92.
Controle de pragas e saneamento.Controle de pragas e saneamento. 1991. (Outra).

93.
Controle de qualidade na indústria de alimentos.Controle de qualidade na indústria de alimentos. 1991. (Seminário).

94.
Controle estatístico de processos analíticos.Controle estatístico de processos analíticos. 1991. (Outra).

95.
Reações de transformação e vida de prateleira de alimentos processados.Reações de transformação e vida de prateleira de alimentos processados. 1991. (Outra).

96.
VII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos.VII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos. 1991. (Encontro).

97.
Chocolataria.Chocolataria. 1990. (Outra).

98.
Desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos.Desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OKAZAKI, M. M.. ENQUALAB 2008. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Harumi Colussi Horita. Qualidade microbiológica dos procedimentos de preparação de fórmulas lácteas infantis em mamadeiras de lactários hospitalares da região de Campinas, SP.. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biomédicas) - Faculdade Metropolitana de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Rafaela Delvechio. Avaliação da qualidade microbiológica de água para consumo humano em bebedouros de áreas de acesso ao público no município de Campinas, SP e região.. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de alimentos) - Faculdade de Jaguariúna, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Paula Regina dos Santos Luciano. Avaliação microbiológica das condições higiênico-sanitárias de restaurantes da região metropolitana de Campinas, SP. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade Paulista (Campinas). Orientador: Margarete Midori Okazaki.

2.
Graciele de Souza Maller. Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos preparados nas unidades de serviço de alimentação coletiva do município de Campinas, SP e/ou região. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade Paulista (Campinas), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

3.
Fabiana Aparecida Ribeiro. Subsídio em capacitação nas boas práticas de preparação de alimentação escolar em unidades de ensino do município de Campinas, SP e/ou região. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade Paulista (Campinas), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

4.
Graciele de Souza Maller. Programa de subsídio em capacitação nas boas práticas de manipulação de alimentos preparados nas unidades de serviço de alimentação coletiva do município de campinas, sp e/ou região. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Nutrição) - Universidade Paulista (Campinas), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

Orientações de outra natureza
1.
Dayane A. Miquelace Gomes. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR).. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

2.
Caroline Capeli. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2011. Orientação de outra natureza. (técnico em alimentos) - Escola SENAI Mário Amato - Campinas. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

3.
Karina Kaminobo Takaezu. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2010. Orientação de outra natureza. (engenharia de alimentos) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

4.
Cairê Vasconcelos Notaro. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Bioquímica) - Escola Técnica Conselheiro Antonio Prado. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

5.
Alina Bueno Zákia. : Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

6.
Natália Ruggeri Barbaro. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Margarete Midori Okazaki.

7.
Zenilda de Fátima da Silva. Treinamento em métodos de análise microbiológica de alimentos por técnicas tradicionais e métodos moleculares (PCR). 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Margarete Midori Okazaki.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OKAZAKI, M. M.; RIBEIRO, F. A. ; MALLER, G. S. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS (SP) E REGIÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:36:26