Celma Regina Borghi Rodriguero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7614746235519783
  • Última atualização do currículo em 02/06/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos temas que se referem à Psicologia e Educação Especial. É membro do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (PROPAE); Coordena o Projeto de Extensão "Recursos Alternativos para Alunos com Deficiência e Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior" e, o Programa de Monitoria Especial da Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celma Regina Borghi Rodriguero
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUERO, C. R. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Avenida Colombo, 5790 - Jardim Universitário
Zona 07
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
Ramal: 5028


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Retratos da Região Sudeste do Brasil, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Nerli Nonato Ribeiro Mori.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Sala de Recursos Multifuncionais.
2000 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Desenvolvimento Humano e Aquisição da Linguagem: uma investigação acerca da concepção da família sobre a criança surda,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Solange Franci Raimundo Yaegashi.
Palavras-chave: Linguagem Comportamento social Família criança sur.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
1997 - 1999
Especialização em Especialização em Educação Especial Area de Concen.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1980 - 1985
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 1999
Curso de Ensino Religioso. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1993 - 1993
Técnicas Modernas de Seleção de Pessoal.
Comanda Recursos Humanos Ltda, COMANDA, Brasil.
1993 - 1993
Aplicação da Técnicas da Neurolinguística na Contr.
Associação Brasileira de Marketing Direto, ABEMD, Brasil.
1992 - 1992
Curso Introdutório à Grafologia. (Carga horária: 17h).
Seleta Recursos Humanos, SELETA, Brasil.
1992 - 1992
Criatividade Profissional. (Carga horária: 16h).
Instituto de Organização Racional do Trabalho, IDORT, Brasil.
1991 - 1991
Técnicas de Atendimento ao Público. (Carga horária: 16h).
Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá Ltda, COCAMAR, Brasil.
1991 - 1991
Relações Humanas. (Carga horária: 8h).
Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá Ltda, COCAMAR, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Prontidão e Alfabetização: uma proposta alternativ. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Experiências Acumulativas de Grupos Operativos. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1986 - 1986
Aplicação/Avaliação do Texte de Personalidade (PMK. (Carga horária: 30h).
Central de Desenvolvimento Empresarial, CDE, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Alfabetiza~ção pelo Método Montessori. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Aspectos Psicológicos e Técnicas Psicomotoras do P. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Publico, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 24

Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 0

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação,
05/1999 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Atividades técnico-Administrativas.
05/2005 - 05/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento da Linguagem e do Pensamento da criança de 0 a 6 anos
Metodologia da Educação Infantil - Modulo de Educação Especial
Problemas de Aprendizagem
Psicologia da Educação II

Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá Ltda, COCAMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Selecionador de Pessoal, Carga horária: 44


Faculdade Unissa de Sarandi, UNISSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas Psicologia da Educação I e II Fundamentos da Educação Especial

Atividades

07/2001 - 5/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial
Psicologia da Educação II
Psicologia da Educação I

Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 4

Atividades

03/2003 - 02/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos da Orientação Educacional
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Faculdade Adventista Paranaense, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 6

Atividades

07/2002 - 12/2002
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento
07/2002 - 12/2002
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologias Aplicada à Administração

Administração de Recursos Humanos Ltda, ADM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 44


Apoio Trabalho Temporário Ltda, APOIO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Selecionadora de Pessoal, Carga horária: 44


Prefeitura do Município de Maringá, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0
Outras informações
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica/Escolar/Trabalho Total da carga horária: 600 horas


Sanatório Maringá, SM, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0
Outras informações
Carga horária total: 500 horas



Projetos de extensão


2016 - Atual
Recursos alternativos para alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais no ensino superior
Descrição: O projeto Recursos Alternativos para Alunos com Deficiência e Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior se propõe a constituir-se como espaço para o planejamento e execução de ações que voltadas à produção de recursos didáticos, que favoreçam a aprendizagem de alunos em condições de deficiência e necessidades educacionais especiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
1994 - Atual
Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Necessidades Educativas Especiais
Descrição: Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (PROPAE) éesponsável pelo atendimento a acadêmicos com deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais (NEE), além do recebimento e encaminhamento das questões da acessibilidade da UEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Homenagem, V Encontro dos Corais do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUERO, C. R. B.2000 RODRIGUERO, C. R. B.. O Desenvolvimento da Linguagem e a Educação do Surdo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 5, n.2, p. 99-116, 2000.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUERO, C. R. B.; YAEGASHI, S. F. R. . A Família e o Filho Surdo: uma investigação acerca do desenvolvimento psicológico da criança segundo a abordagem histórico-culttural. 1ª. ed. Curitiba: CRV, 2013. v. 1. 109p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. A criança, a escola, a hospitalização: refletindo sobre a prática educativa no ambiente hospitalar. In: Marta Chaves; Maria Eunice França Volsi. (Org.). Desafios e Êxitos da Escola Atual. 1ed.Maringá: EDUEM, 2014, v. , p. 121-132.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.; YAEGASHI, S. F. R. . A Criança Surda na Concepção da família. In: Solange Franci Raimundo Yaegashi; Ana Maria T. Benevides-Pereira. (Org.). Psicologia e Educação: conexão entre saberes. 1ªed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. , p. 29-55.

3.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; Cabreira, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada: um olhar para a diversidade. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho; Rosangela Célia Faustino. (Org.). Educação e Diversidade Cultural. 2ªed.Maringá: EDUEM, 2012, v. , p. 163-184.

4.
RODRIGUERO, C. R. B.. O Desenvolvimento Cognitivo:enfoque construtivista. In: Janira Siqueira Camargo; Sheila Maria Rosin. (Org.). Psicologia da Educação para o Curso de História. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 65-74.

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. O Desenvolvimento da Personalidade e as implicações na Educação: abordagem psicanalítica. In: Sheila Maria Rosin; Janira Siqueira Camargo. (Org.). Psicologia da Educação na Formação docente em Ciências Biológicas. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 39-52.

6.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; Cabreira, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada: um olhar para a diversidade. In: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho; Rosângela Célia Faustino. (Org.). Educação e Diversidade Cultural. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 159-179.

7.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada: memórias e perspectivas. In: Elaine Rodrigues & Sheila Maria Rosin. (Org.). Pedagogia 35 Anos: história e memória. 1ed.Curitiba: Instituto Memória, 2009, v. , p. 299-311.

8.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Concepção Behaviorista de Aprendizagem. In: Janira Siqueira Camargo; Sheila Maria Rosin. (Org.). Psicologia da Educação e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento. 2ed.Maringá: EDUEM, 2009, v. , p. 27-34.

9.
ALENCAR, Gizeli Aparecida Ribeiro ; RODRIGUERO, C. R. B. . Curriculo e Adaptações Curriculares: um olhar para as diversidades. In: Maria Terezinha Bellanda Galuch; Nerli Nonato Ribeiro Mori. (Org.). Aprendizagem e Desenvolvimento: intervenção pedagógica para pessoas com deficiência sensorial auditiva. 1ed.Maringá: EDUEM, 2008, v. , p. 51-71.

10.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Concepção Behaviorista de Aprendizagem. In: Janira Siqueira Camargo; Sheila Maria Rosin. (Org.). Psicologia da Educação e os Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimwento. 1ed.Maringá: EDUEM, 2005, v. 12, p. 27-34.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCISCO, L. S. ; RODRIGUERO, C. R. B. . Desenvolvimento Infantil: reflexões iniciais sobre a importância do brincar. In: V Encontro de Pesquisa em Educação - XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar, 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá, 2010. v. 1.

2.
SANTOS, Patricia Alves ; RODRIGUERO, C. R. B. . Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar: o brincar como recurso no processodo desenvolvimento. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação - XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar, 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia. Maringá, 2010.

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. A familia e a Criança Surda: o processo de aceitação. In: III Congresso Internacional de Psicologia e IX Semana de Psicologia, 2007, Maringá. Anais do III Congresso Internacional de Psicologia e IX Semana de Psicologia, 2007. v. 1.

4.
CRUZ, Patricia Volponi da ; MARTINELLI,Telma Adriana Pacífico ; MULLER, Veronica Regina ; RODRIGUERO, C. R. B. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PELA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA COM A GINÁSTICA NA ESCOLA A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA e IX SEMANA DE PSICOLOGIA, 2007, Maringá. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA e IX SEMANA DE PSICOLOGIA, 2007.

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. Surdez e Inclusão: uma reflexão. In: I Congresso Internacional de Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Desenvolvimento Humano, 2004.

6.
RODRIGUERO, C. R. B.. Educação do Surdo: um olhar histórico. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2000, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE, 2000. p. 61-67.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Concepção da Família sobre a Criança Surda. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. Anais do I Seminário Internacional de Educação, 2001. p. 43-47.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. Desenvolvimento e aprendizagem numa abordagem sócio-cultural. In: VI Semana de Educação de Cianorte, 2000, Cianorte. O Pedagogo e o III Milênio, 2000. p. 91-98.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. O Ensino de Conteúdos da Psicologia da Educação em Curso de Formação de Instrutores Surdos. In: XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte., 2003, Maringá. A Formação de Professores para o Século XXI: Dilemas e Perspectivas, 2003.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. Língua de Sinais possibilitando a emancipação de sujeitos surdos: uma reflexão sobre o ensino da Psicologia da Educação em Curso de Formação de Instrutores. In: I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM., 2003, Maringá. Anais do I Congresso Internacional de Psicologia e V Semana de Psicologia da UEM, 2003.

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. Investigação acerca da Concepção da Família sobre a Criança Surda. In: VI Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoeste, 2001, Maringá. Anais do VI Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoeste, 2001. p. 259-259.

4.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Educação do Surdo e a Inclusão: uma reflexão. In: V Encontro Anual de Pesquisa e de Iniciação Científica da Unoeste, 2000, Presidente Prudente. Anais V Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoeste, 2000. p. 235-235.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANCISCO, L. S. ; RODRIGUERO, C. R. B. . Desenvolvimento Infantil: reflexões iniciais sobre a importância do brincar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Patricia Alves ; RODRIGUERO, C. R. B. . Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar: o brincar como recurso no processo do desenvolvimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; Cabreira, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada: Memória e Perspectiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; Cabreira, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica em Ambiente Hospitalar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. Desenvolvimento Infantil e a Formação de Professores: estudos e intervenções necessárias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. O Desenvolvimento Infantil e suas Diversidades 2008 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Escola, A Criança, A Hospitalização: reflexões sobre a prática educativa no ambiente hospitalar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. Contribuições da Abordagem Histórico-Cultural para a atuação do pedagogo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. Falando sobre Inclusão e Políticas Públicas em Ambiente Hosi´pitalar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. . A Formação do Pedagogo frente às novas demandas sociais: em cena a pedagogia hospitalar enquanto prática humanizadora. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Primeira Vista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; RODRIGUERO, C. R. B. ; CABREIRA, L. G. ; Cabreira, Luzia Grandini . Intervenção Pedagógica junto à criança hospitalizada: memórias e perspectivas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CALEGARI-FALCO, A. M. ; CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, Luzia Grandini ; RODRIGUERO, C. R. B. . Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RODRIGUERO, C. R. B.. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2006. .

9.
RODRIGUERO, C. R. B.. Fundamentos da Psicopedagogia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
RODRIGUERO, C. R. B.. Fundamentos Histórico-Filosóficos de Psicopedagogia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
RODRIGUERO, C. R. B.. Apoio Específico e Metodologia de Ensino para atuação junto às pessoas com deficiência auditiva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
RODRIGUERO, C. R. B.. Aprendizagem e Desenvolvimento: uma proposta de estudo e reflexão. 2004. .

13.
RODRIGUERO, C. R. B.. Fundamentos da Educação Especial. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
RODRIGUERO, C. R. B.. Desenvolvimento Infantil. 2003. .

15.
RODRIGUERO, C. R. B.. Apoio Específico e Metodologia de Ensino para atuação junto ao deficiente auditivo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
RODRIGUERO, C. R. B.. Liderança e Motivação: a pessoa da catequista. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
RODRIGUERO, C. R. B.. Formação de Lideranças e Motivação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
RODRIGUERO, C. R. B.. Relacionamento Familiar. 1999. (Palestra).

19.
RODRIGUERO, C. R. B.. Relacionamento Humano. 1999. (Palestra).

20.
RODRIGUERO, C. R. B.. Relacionamento Humano. 1999. (Palestra).

21.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável. 1999. (Palestra).

22.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável e Prevenção da Excepcionalidade. 1998. (Palestra).

23.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Resposável e Prevenção da Excepcionalide. 1997. (Palestra).

24.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável e Prevenção da Excepcionalidade. 1996. (Palestra).

25.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável e Prevenção da Excepcionalidade. 1996. (Palestra).

26.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável e Prevenção da Excepcionalidade. 1996. (Palestra).

27.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável. 1995. (Palestra).

28.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável. 1995. (Palestra).

29.
RODRIGUERO, C. R. B.. Paternidade Responsável. 1994. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Tálita Aparecida Ali Rodrigues. Diagnóstico Psicopedagógico: peça fundamental para o atendimento clínico. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Adriana Nóbrega Bitencourt de Barros. Violência Doméstica, Abuso Psicológico e Aprendizagem: algumas reflexões. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Sabrina Camargo Silva Leva. Psicopedagogia e Resiliência: articulações possíveis. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Jane Cristina limeira da Silva. Desenvolvimento Infantil e Psicopedagogia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Ivone Rocha da Silva. Perspectiva Política e Pedagógica: o papel da EaD Brasileira enquanto facilitadora do acesso ao conhecimento. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Haroldo Barbosa dos Santos. Tutoria em Educação a Distância:papel, função e importância no Curso de Administração a Distância da UEM. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Maria de Jesus Nogueira Geron. A Importância do Tutor no Processo de Aprendizagem em Educação a Distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Janete Aparecida Ferreira Narata. O Desenvolvimento Humano e sua Relação com a Arte. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação pela Arte) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Paula regina Négri.A utilização da literatura infantil e em especial dos contosde fada, na pedagogia hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Iolanda Maria Rossato.A dimensão do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Patricia Sá Teles de castro.Educação de fato e de direito para alunos surdos - o olhar de surdos adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Quézia Guerreiro Martins.Literatura Infantil: a figura da mulher idosa nos contos de fada folclóricos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Jaqueline Siqueira Lopes.Brincadeiras Infantis: ontem e hoje. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Nayara dos Anjos Pirola.Análise de Livros didáticos de ciência da quarta série do ensino fundamental: a sexualidade e a educação sexual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Camila Alves Murara.Educação Sexual no Ensino Infantil: mediação da ação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Camila Furtado Quero.Parceria - família e escola: discutindo sobre sexualidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Ariane Camila Tagliacolo Miranda.Educação Sexual na Formação de Professores/ras: fundamentos necessários à atuação pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Cláudia Aran Borin.Análise do enfoque da abordagem histórico-cultural nos textos da ANPED (2005-2008). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Liége Depieri Dominguez.Sexualidade Infantil nas Escolas: respostas e ações dos/das educadores/as. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Aline Palharini.O Conhecimento Giminico na Cultura Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Patricia Volponi da Cruz.A Produção de Material Didático pela Criança: uma experiencia de ginástica na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Kelly Cristina Antunes Ribeiro.Dança e Cognição: uma experiência com crianças com deficit de atenção e memória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Fisica) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Thais Tirme Sakamoto da Silva.O lúdico no contexto hospitalar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade.

16.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Sandra Regina F. Gomes.Pedagogia Hospitalar: um novo campo de atuação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade.

17.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Sheila C. Rocha.Discutindo os problemas de aprendizagem no contexto educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade.

18.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Valéria Luíza Gonçalves Rosa.O pedagogo e sua contribuição em busca da qualidade toral no desempenho de funções em empresas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

19.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Edna Bollote Molina.Sexualidade e deficiência mental: intervenções educacionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

20.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Jane Maria Muller Fascina.Jogos: instrumentos para a aprendizagem escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

21.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Elizabete Aparecida Mantovani Lopes.Educação Precoce e Deficiência Mental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

22.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Lucia Pinheiro da Silva.A Inclusão do Sindrome de Down na escola regular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

23.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Cornélia Maria dos santos.O brincar, sua história e influências na educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.

24.
RODRIGUERO, C. R. B.. Participação em banca de Rosana de Oliveira.O brincar no desenvolvimento e aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Práticas Educativas e Conquistas Coletivas em Ambiente Hospitalar.Falando sobre Inclusão e Políticas Públicas em Ambiente Hospitalar. 2010. (Seminário).

2.
V Encontro de Pesquisa em Educação - XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Jornada de Gestão Escolar.Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar: o brincar como recurso no processo de desenvolvimento". 2010. (Outra).

3.
IV Encontro de Pesquisa em Educação, XVI Semana de Pedagogia da UEM, II Jornada de Gestão Escolar: A Formação do Professor e Intervenções Pedagógicas Humanizadoras. A Formação do Pedagogo frente às novas Demandas Sociais: em cena a pedagogia hospitalar enquanto prática humanizadora. 2009. (Congresso).

4.
III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Educacional e XV Semana de Pedagogia. Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada: Memória e Perspectiva. 2008. (Congresso).

5.
I Workshop: Brincadeiras em ambiente hospitalar. 2008. (Outra).

6.
V Ciclo de Palestras: políticas públicas na atualidade - educação e diversidade cultural.Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar. 2008. (Seminário).

7.
VI Congresso Internacional de Salud Mental e Derechos Humanos. A Educação Especial e o Processo de Hospitalização. 2007. (Congresso).

8.
Estudos e Práticas Educativas para Educação Infantil: desafios e conquistas de Professores e Crianças.Desenvolvimento Infantil e a Formação de Professores: estudos e intervenções necessárias. 2006. (Outra).

9.
Estudos e Práticas Educativas para Educação Infantil: desafios e qonquistas de Professores e Crianças. 2006. (Outra).

10.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Surdez e Inclusão: uma reflexão. 2004. (Congresso).

11.
I Seminário Marxismo e Educação.I Seminário Marxismo e Educação: atualidade de uma perspectiva teórico-metodológica e política.. 2003. (Seminário).

12.
XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte.XI Semana de Pedagogia da UEM e VII Semana de Educação de Cianorte. 2003. (Encontro).

13.
I Seminário Internacional de Educação.I Seminário Internacional de Educação. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUERO, C. R. B.. II Seminário de Práticas Educativas e Conquistas Coletivas em Ambiente Hospitalar. 2010. (Outro).

2.
RODRIGUERO, C. R. B.. V.V Encontro de Pesquisa em Educação - XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Joranada de Gestão Escolar. 2010. (Outro).

3.
RODRIGUERO, C. R. B.. Evento de Extensão: Práticas Educativas e Conquistas Coletivas em Ambiente Hospitalar. 2009. (Outro).

4.
RODRIGUERO, C. R. B.. Semana da Criança/Hospital Universitário de Maringá. 2009. (Outro).

5.
RODRIGUERO, C. R. B.. Evento de Extensão: II Workshop: Brincadeiras em Ambiente Hospitalar. 2008. (Outro).

6.
RODRIGUERO, C. R. B.. A Importancia do Desenvolvimento da Linguagem e da Respiração Nasal para a Aprendizagem Escolar. 2007. (Outro).

7.
RODRIGUERO, C. R. B.. Estudos e Práticas Educativas para Educação Infantil: desafios e conquistas de Professores e Crianças. 2006. (Outro).

8.
RODRIGUERO, C. R. B.. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensdino e XIII Semana de Pedagogia. 2006. (Outro).

9.
RODRIGUERO, C. R. B.. Infância e Práticas Educativas: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino e XIII Semana de Pedagogia da UEM. 2006. (Outro).

10.
RODRIGUERO, C. R. B.. II Ciclo de Palestras em Desenvolvimento Humano e Promoção da Saúde: as inter-relações entre educação e saúde. 2006. (Outro).

11.
RODRIGUERO, C. R. B.. II Encontro de Integração do Curso de Pedagogia - Período: 24 a 26.04.00. 2000. (Outro).

12.
RODRIGUERO, C. R. B.. IX Semana de Pedagogia (Processo nº 1576/99) - Período: 01 a 03.03.99. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francielle Cristina Canuto. Pedagogia Hospitalar: reflexões iniciais. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Jacqueline Cristina de Andrade. O Brinquedo: instrumento de mediação no contexto hospitalar.. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Madalena Costa. Sistema Braille e Educação do deficiente visual: reflexões iniciais. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Bruna e Geisa Gasparoto. O Papel do Pedagogo no Contexto Hospitalar. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Patricia Alves Santos. O Brincar no Contexto Hospitalar. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Larissa Sayumi Francisco. Desenvolvimento Infantil: a importância do brincar. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Monica Miyuki Tanaka. Psicopedagogia e Desenvolvimento: a criança de 5 anos no Ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

2.
Maria Francisca Garcia Ueda. Inclusão Escolar: uma reflexão necessária. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

3.
Priscila Karen Nishiyama. Desordem no Processamento Auditivo Central e Distúrbios de Aprendizagem. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

4.
Cacilda Terezinha Tachini Garcia. Síndorme de Down e Integração Familiar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

5.
Cláudia Leite Coelho. O Processo de Inclusão e a Educação Especial. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial: formação intd) - Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Jandaia do Sul. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

6.
Maria Helena Grego Brassal. O deficiente auditivo e sua comunicação com a sociedade. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: formação integrada e apoio espe) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

7.
Amanda Aline de Carvalho. Caminhos e referência no desenvolvimento da criança surda. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: formação integrada e apoio espe) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

8.
Luciana Macanhã B. Silva. O desenvolvimento da linguagem oral no deficiente auditivo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: formação integrada e apoio espe) - Faculdade de Jandaia do Sul. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taissa Vieira Lozano. Recursos Pedagógicos: uma análise das contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do deficiente intelectual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

2.
Karla Jaqueline da Fonseca. Desenvolvimento e Deficiência Intelectual: a contribuição das artes plásticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

3.
Patricia Gisele Luiz Schoffen. Afetividade e Desenvolvimento em Piaget e Wallon: primeiras reflexões. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

4.
Sara Marchioti. A brincadeira no hospital: a importância da intervenção pedagógica para o desenvolvimento de crianças hospitalizadas2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

5.
Talita Jéssica Alvarez Real. Surdez, Desenvolvimento e Inclusão: limites e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

6.
Gisele Alessandra Rubio Motta. Inclusão: algumas reflexões. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

7.
Beatriz Piassa de Camargo Favaron. Hiperatividade: refletindo sobre alguns mitos e verdades. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Associação Educacional São José. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

8.
Elizângela Lopes da Silva. Formação de |Professor e Inclusão: algumas reflexões. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

9.
Viviane Romero Girotto. Identidade do Surdo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

10.
Adriana Haupt Vaz. O intérprete de Lingua de Sinais no processo de ensino-aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.

11.
Cleonice Tavares Alves. Os avanços e as conquistas da cultura surda na educação e no mercado de trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unissa de Sarandi. Orientador: Celma Regina Borghi Rodriguero.



Outras informações relevantes


1. Presidente de Mesa Receptora de votos
Processo de Eleição para Reitor e Vice-reitor da UEM Gestão 2010-2014
Data: 18/08/2010
Horário: 12h30 às 17h30.



2. Projeto de Extensão"Intervenção Pedagógica junto à Criança Hospitalizada" (Processo n. 3682/2005)
Coordenação do Projeto
Início: 2008 até a presente data
Carga Horária: 8 h/a semanais


4. V Encontro de Pesquisa em Educação - XVII Semana de Pedagogia da UEM - III Joranada de Gestão Escolar
Período: 20 a 24/09/2010
Realização: UEM/CCH/DTP/DFE
Função: Coordenadora de Sessão de Comunicações



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 20:38:14