Carmem Lúcia Faraco Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1249669267501718
  • Última atualização do currículo em 25/03/2016


Graduada em Pedagogia e Belas Artes, possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Alfabetizadora na escola pública e aposentada por tempo de serviço (1992). Foi coordenadora do curso de Pedagogia Coordenadora Geral das FaFEM. Atualmente é vice-diretora das Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa e professora titular do curso de Pedagogia Coordenadora do Programa Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização do Programa Ler e Escrever junto às FAFEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, leitura, formação de leitores, formação de professores, projetos de alfabetização, projetos de leitura, projetos para alunos em defasagem de alfabetização.Atualmente coordena o curso de Pedagogia das FaFEM e o Bolsa Formação FaFEM/FUNVIC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmem Lúcia Faraco Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, C. L. F.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa.
Avenida Monsenhor Demósthenes Paraná Brasil Pontes, 2131
Jd. São José
13730-000 - Mococa, SP - Brasil
Telefone: (19) 36565516
URL da Homepage: http://www.fafem.com.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aleitura na Formação Básica do Pedagogo -Reflexão e Proposta,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva.
Palavras-chave: pedagogia leitura educação alfabetização artigos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1992
Especialização em Metodologia e a Didática do Ensino. (Carga Horária: 384h).
Faculdades Integradas Claretianas, FIC, Brasil.
Título: Metodologia do Planejamento Educacional.
Orientador: Delma Montefeltro Dessen.
1976 - 1978
Graduação em Educação Artística.
Faculdade de Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
1973 - 1976
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santana, FFCLS, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, FAFEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral II
10/2009 - Atual
Direção e administração, faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Vice-diretora das Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa.
04/2009 - Atual
Extensão universitária , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Atividade de extensão realizada
Capacitação de alunos -pesquisadores do Programa Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização.
01/2009 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Serviço realizado
Elaboração do Projeto do Programa Escola Pública e Universidade na Alfabetização.
02/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Interna.
03/2010 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Serviço realizado
Membro Titular de Concurso Público Graduaçaode Ciência da Computação.
01/2010 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa.

Atividade realizada
Membro Titular da Banca examinadora de Concurso Público.
02/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos Metodologias e Praticas de Arte
Fundamentos e Práticas de Alfabetização
02/2006 - 09/2009
Direção e administração, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral das Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa.
03/2008 - 08/2008
Extensão universitária , E.E.Barão de Monte Santo, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto Tempo de Aprender - adolescentes em defasagem de leitura e escrita.
02/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos mtodologias e práticasde Arte
Fundamentos metodologias e práticas de alfabetização
03/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Mococa, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Municipal de Educação.Representante do Ensino Superior.
02/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Metodologia do Ensino Fundamental
Literatura Infantil
Estrtutura e Funcionamento do Ensino Médio
História da Arte
Metodologia da Educação Básica
02/2005 - 07/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Educação Básica
História da Arte
03/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Mococa, .

Cargo ou função
Representante do Ensino Superior no Conselho Municipal de Educação.
02/2000 - 12/2004
Extensão universitária , Alfabetização Solidária, .

Atividade de extensão realizada
Capacitação de professores das cidades de Arara,Boaventura e Maturéia -Estado da Paraíba.
02/2004 - 07/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas da Educação Infantil
Introdução às Ciências Sociais
Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio
Literatura Infantil
02/2003 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Métodos e Tecnicas da Educaçção Infantil
Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio
Metodologia do Ensino de 1o Grau
Introdução às Ciências Sociais
02/2002 - 12/2003
Extensão universitária , Artesanato do Centro Social Católico de Mococa, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora da Oficina do Jornal.Trabalho com crianças e adolescentes em defasagem de alfabetização.
03/2003 - 08/2003
Serviços técnicos especializados , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Serviço realizado
Elaboração do Prjeto Político Pedagógico do Curso Normal Superior.
02/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
Métodos e Técnicas da Educação Infantil
Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio
Metodologia do Ensino de 1o Grau
Introdução às Ciências Sociais
02/2002 - 12/2002
Ensino, Aperfeiçoamento/Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura e Produção de Texto
09/2002 - 10/2002
Ensino, Aperfeiçoamento/Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A impotância do Lúdico na Educação Especial
02/2001 - 12/2001
Ensino, Aperfeiçoamento/Especialização, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática de Leitura e Produção de Texto
02/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte e Literatura na Universidade Aberta à Terceira Idade
02/2000 - 12/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Artística
literatura Infantil
Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio
Introdução às Ciências Sociais
Metodologia do Ensino de 1o Grau
02/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Coordenadora de Currículo da Universidade Aberta à Terceira Idade.
02/1999 - 12/2000
Extensão universitária , EE Dr CArlos Lima Dias, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Grupo de Apoio aos alunos em defasagem de alfabetiazção.
02/1999 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Educação e Cultura.

Atividade realizada
Coordenadora Geral da Educação de Jovens e Adultos do Programa Parâmetros em Ação da Região Sudeste.
03/1998 - 12/2000
Direção e administração, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
03/2000 - 03/2000
Extensão universitária , Prefeitura Municipal de Arceburgo, .

Atividade de extensão realizada
Palestra Leitura e Escrita no Ensino Fundamental.
02/1999 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Artística
Metodologia do Ensino de 1o Grau
02/1998 - 12/1999
Extensão universitária , Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto Bornal de Histórias com as alunas do cursode Pedagogia.Contar histórias para crianças da periferia da cidade.
02/1997 - 12/1999
Direção e administração, Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso de Pedagogia.
02/1998 - 12/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação Artística
Introdução às Ciências Sociais
Metodologia do Ensinode 1o Grau
02/1997 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Prefeitura Municipal de Mococa, Prefeitura Municipal de Mococa.

Atividade realizada
Coordenadora do Ensino Rural.
02/1992 - 12/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação Artística
Metodologia do Ensinode 1o Grau
02/1996 - 02/1996
Extensão universitária , Prefeitura Municipal de Jaru, .

Atividade de extensão realizada
Capacitação de professores alfabetizadores.


Membro de corpo editorial


2002 - 2002
Periódico: Anais do Terceiro Congresso Regional de Educação


Revisor de periódico


2002 - 2002
Periódico: Anais do Terceiro Congresso Regional de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Premio incentivo a divulgação da obra de Bruno Giorgi, Prefeitura Municipal de Mococa Departamento de Cultura Educação e Turismo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, C. L. F.1999RODRIGUES, C. L. F.. A questão da instrução pública para construção do Estado Nação. Revista do Instituto, Mococa-SP, v. 02, p. 17-23, 1999.

2.
RODRIGUES, C. L. F.1997RODRIGUES, C. L. F.. Do dito e do não dito: uma leitura do MST. Cidadania -Textos -UNICAMP-FE-GEMDEC, Campinas, v. 10, p. 102-116, 1997.

3.
RODRIGUES, C. L. F.1996RODRIGUES, C. L. F.. Currículo e pobreza. Revista do Instituto, Mococa - S.P, v. 01, p. 51-55, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, C. L. F.. O leitor r o professor - um encontro nas histórias de leitura. 1a. ed. São Paulo: ALTANA, 2002. v. 01. 140p .

2.
RODRIGUES, C. L. F.. Tirando de Letra. São Paulo: Ática, 1994. v. 02. 302p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, C. L. F.. Narradores de Imagens. Contra regra, São João da Boa Vista/SP, p. 10 - 11, 02 maio 2003.

2.
RODRIGUES, C. L. F.. O queijo e os Vermes -uma resenha. TREM DA CULTURA, Mococa, p. 01 - 02, 10 out. 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, C. L. F.. Educação e Violência - Violência e Educação. In: Educação e Violência - Violência e Educação, 2006, Mococa. Educação e Violência - Violência e Educação. Mococa: Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, 2006. v. 01.

2.
RODRIGUES, C. L. F.. O Leitor e o Professor - um encontro nas históriasde leitura. In: Docência no Ensino Superior, 2004, Águasda Prata. Ser ou Estar Professor?. São Paulo: Reis Editorial, 2004. v. 01. p. 07-170.

3.
RODRIGUES, C. L. F.; Anais . A Formação do Professor em Tempos de Barbarie. In: III Congresso regional de Educação, 2002, Mococa. Anais do Terceiro Congresso Regional de Educação. Mococa: Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa, 2002. v. 01.

4.
RODRIGUES, C. L. F.. A leitura na formação básica do pedagogo. In: 13 Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Com Todas as Letras. Campinas: Mercadode Letras, 2001. v. 01. p. 06-256.

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, C. L. F.. DO dito e o não dito - uma leitura do MSTMST. Campinas: Editora da Unicamp, 1997 (revista científica).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, C. L. F.. Programa Aliás. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, C. L. F.. "Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização - FaFEM". 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto "Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização").

Demais trabalhos
1.
RODRIGUES, C. L. F.. Semana de estudos Pedagogicos-uma reflexão teoria/prática. 2006 (Semana de Estudos Pedagógicos) .

2.
RODRIGUES, C. L. F.. A importância do Lúdico na educação Especial. 2002 (Educação Especial) .

3.
RODRIGUES, C. L. F.. Semana do Magistério. 2002 (Programa de Formação Continuada) .

4.
RODRIGUES, C. L. F.. Formação de Professores. 2002 (PCN em Ação) .

5.
RODRIGUES, C. L. F.. Arte e Literatura na Universidade Aberta para a Terceira idade. 2001 (Universidade Aberta para a Terceira Idade) .

6.
RODRIGUES, C. L. F.. Alfabetização e Letramento -reflexões para a prática. 2001 (Programa de Formação Continuada) .

7.
RODRIGUES, C. L. F.. Letramento- uma construção social. 2001 (PCN em Ação) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Avaliação:eis a questão. 2015. (Simpósio).

2.
Educação e Violência - Violência e Educação.Moderadora de Mesa. 2006. (Simpósio).

3.
Magistério e Tecnologias: Uso de mídias. 2004. (Seminário).

4.
1o GETEC-Congresso de Gestão, Educação e Tecnologia. Anais. 2003. (Congresso).

5.
Seminário de Estudos de Alfabetização.Projeto de Alfabetização. 2003. (Seminário).

6.
1a Conferência FTD de Educação e Cultura- A leitura literária, os mitos e a Internet na formação do leitor. 2002. (Outra).

7.
Conversando com quem Gosta de Ensinar:oficina de vivências. 2002. (Oficina).

8.
III Congresso regional de Educação. Abertura do Congresso. 2002. (Congresso).

9.
Semana do Magistério.Formação de Professores. 2002. (Simpósio).

10.
Trabalho e Atividade (com uma história filosófica do conceito de atividade). 2002. (Outra).

11.
"Dois Antonios, a Educação Brasileira e o Cenário Internacional". 2001. (Encontro).

12.
13 COLE/III Seminário sobre Leituras do Protfessor. A leitura na Formação Básica do pedagogo-reflexão e proposta. 2001. (Congresso).

13.
1o Seminário do Ensino Superior Municipal do Estado de São Paulo- Conselho Estadual de Educação. 2001. (Seminário).

14.
2o Seminário do Ensino superior Municipal do estado de São Paulo- Conselho Estadual de Educação. 2001. (Seminário).

15.
II Congresso regional de educação. Anais. 2001. (Congresso).

16.
III seminário sobre Leituras do Professor /13 COLE. 2001. (Congresso).

17.
Parâmetros Currriculares em Ação.Letramento-uma construção social. 2001. (Encontro).

18.
Programa Parâmetros em Ação da Região Sudeste. 2000. (Seminário).

19.
12 Congresso de Leitura do Brasil/COLE. 1999. (Congresso).

20.
I Congresso de Hisstória da Leitura e do Livro no Brasil. 1998. (Congresso).

21.
Literatura e Pluralidade Cultural. 1998. (Oficina).

22.
Seminário de Integração do Grupo ALLE/Alfabetização Leitura e Escrita. 1998. (Seminário).

23.
Experiências de prientação de Pesquisa em Programsa de Pós-Graduação em educação. 1997. (Seminário).

24.
IV Seminário nacionald e Estudos e Pesquisas "História, sociedade e educação no Brasil. 1997. (Seminário).

25.
Encontros Preparatórios ao Congresso Paulista de agentes Formadores na Área de Pedagogia. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, C. L. F.. Sociedadde tecnológica:Desenvolvimento Humano e sustentabilidade. 2007. (Congresso).

2.
RODRIGUES, C. L. F.; Jorge Gomes dos Santos Soares . Educação e Violência - Violência e Educação. 2006. (Outro).

3.
RODRIGUES, C. L. F.. Congresso de Gestão,Educação e Tecnologoia. 2003. (Congresso).

4.
RODRIGUES, C. L. F.; Anais . III Congresso Regional de Educação. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dulce Schiavon Rosseto. A formação do professor alfabetizador. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

2.
Ivani Donizete Claudino. O Desenho Infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

3.
Tainara Visnadi Basso. Literatura Infantil:semeando magia e sedução. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

4.
Luiz Geraldo do Nascimento. A linguagem no "mundo da Criança". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

5.
Monica Ap. S.Risso. A História de uma conquista. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

6.
Mônica de Cássia Herculano. A construção da linguagem oral e escrita. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

7.
Danielly C. Pratali. A importância da música na Educação Infantil. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

8.
Alexandra dos Reis Pratali. Formar crianças leitoras: um desafio para a escola. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

9.
Michelli Simone Ferreira. A importância da escola na formção do professor. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensinode Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

10.
Andreia Dias Duarte. É possível desenvolver uma metodologia de educação centrada na criança especial capaz de educar e alfabetizar ?. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

11.
Fernanda Maria de Oliveira. Ressignificando o ato de ler. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

12.
Lânia Aparecida Cagnoni. A importância da leitura para as crianças que "não sabem ler". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

13.
Lourdes de Fátima da Silva. Leitura e Cidadania. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

14.
Mônica Carvalho Naufel Brisighuello. O olhar para o ensino da Arte. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

15.
Mônica Elisa Monteiro Santiago. A educaçãode jovens e adultos. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especizalização/aperfeiçoamento) - Faculdades da Fundação de Ensinod e Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

16.
Patricia Franzoni Guisso. Atividade diversificada e representação. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprefeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensinode Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

17.
Rafaela Geraldo Guimarães. A rotina na Educação Infantil. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprefeiçoamento/especizalição) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

18.
Rita de Cássia Cilli Sanches. Era uma Vez .... 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

19.
Sandra da Silva e Souza. Escola, família e formação de leitores. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

20.
Luciene Pereira Moreira de Souza. Políticas públicas Educacionais. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Faculdadesda fUndação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

21.
Janaina de Oliveira. A leitura como objeto de transformação social e intelectual. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprefeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensinode Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

22.
Maria de Lourdes Pucciarelli Balan. A produção de leitura e escrita na área de Ciências Físicas e Biológicas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

23.
Marilez Aparecida Franco da Silva. Os fatores de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

24.
Ana Flávia Guiaro. O professor frente às Inteligências Múltiplas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

25.
Ana Lúcia Rota. Creche: ontem e hoje. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

26.
Vera Lúcia Pereira dos Santos. A dança na Educação. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Valeria Chaves. Alfabetizar no programa Ler e Escrever -a construçãoda escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

2.
Daieli Fernanda Moraes. A proposta do ensino da esrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental:Programa Ler e Escrever. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

3.
Dirce Maria Oliveira dos Santos. Ler e Escrever na Psicogênese da Língua Escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

4.
Elias José da Silva. A contribuição do Programa Bolsa Alfabetização na formação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

5.
Tatiane Renata Moraes. A formação do leitor começa pela leitura do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

6.
Patricia Leonardo da Silva. A importância das Artes no processo de ensino aprendizagem da criança de 0 a 5 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

7.
Mariana dos Santos Pio. Um novo conto na alfabetização:os contos de fadas como auxílio pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

8.
Lúcia Helena Cardoso de Faria Marques. A pesquisa no Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

9.
Mariana Félix Ghewer. A Escola e o proconceito linguístico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

10.
Claudia Gonçalves Chrispim. Alfabetização:leitura e escrita -um estudoconstrutivista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensinode Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

11.
Flavia Helena Domingues Pizetti. Alfabetização:construção da escrita nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensinode Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

12.
Letícia Rodrigues da Silva. A mediação na aquisição da linguagem:um estudo de Vigotsky. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

13.
Elizabeth de Cassia C.Mota Resende. Um novo olhar para a leitura na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades da Fundação de Ensino de Mocca. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

14.
Bruna M.Geraldo. A importância dos contos de fadas para crinças de 0 a 06 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

15.
Eliandra de Fátima Thomaz. Como contar historias para crianças de 0 a 06 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

16.
Juliana Ezidoro. Dsenvolvimento cognitivo da criança de 0 a 03 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

17.
Juliana Aparecida M.Prodócimo. A Linguagem e a Escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

18.
Olga Donizete Ramalho. Por uma Educação Infantil de Qualidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

19.
Sandra R.de Paula Tripoloni. O papel dos Contos de Fadas na Alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

20.
Priscila Cristina De Sordi. \o m\undo maravilhoso dos Contos de Fadas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

21.
Patrícia Geraldo de Freitas. A magia de ser educador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

22.
Kelma Elineide Lopes. O Desenvolvimento dos vínculos afetivos na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.

23.
Lesandra Roberta Lanzoni. O Ensino da Linguagem Estrangeira na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior de Mococa. Orientador: Carmem Lúcia Faraco Rodrigues.



Outras informações relevantes


Autora do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização uma parceria com a FDE e SEE.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:45:27