Cláudia Souza Nunes de Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7841875913274095
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Foi bolsista do Programa de apoio ao pós-doutorado/BBP ? FAPERJ com o projeto "Musicologia como Escuta ? Uma contribuição a partir do estudo da música popular", junto ao Programa de Pós-graduação e Música - PPGM/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Possui Doutorado (2009) e Mestrado (2002) em Música pela (PPGM/UNIRIO), além de graduação em Comunicação Social ? habilitação: Jornalismo ? pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 1991). Tem experiência em Musicologia, Semiótica da música, Cognição Musical e Etnografia, com ênfase em música popular urbana. É pesquisadora associada do grupo Música Urbana no Brasil (PPGM/UNIRIO). Entre 2011/01 e 2014/01, atuou como docente junto ao IVL/UNIRIO nas disciplinas Análise da Música Popular II e III, além de Tópicos Especias no PPGM (2014/01). Durante 2010 e 2011, foi editora assistente da revista on line, IASPM Journal, da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular. É do corpo editorial do Journal of Metal Music Studies desde sua criação em 2014. Em sua tese de doutorado, desenvolveu pesquisa sobre heavy metal no Rio de Janeiro e, em especial, o subgênero black metal, através de análise semiótica. Foi bolsista PDEE/Capes na Noruega, entre fevereiro e julho de 2008, junto ao Departamento de Musicologia da Universidade de Oslo. Sua dissertação de mestrado girou em torno da música de concerto contemporânea de compositores do Rio de Janeiro, e sua interface com a música popular, tema surgido a partir da experiência como bolsista de aperfeiçoamento (AP) junto à pesquisa Música de concerto no Brasil, realizada durante sua passagem pelo curso de Licenciatura em Música (IVL/UNIRIO ? 1995 - 1999). Atualmente, pesquisa temas relacionados à formação de sentido no contexto da produção de música gravada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Souza Nunes de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, Cláudia


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Oslo (Orientador: Professor Doutor Stan Hawkins).
Título: "É para ser escuro!" - Codificações do black metal como gênero audiovisual., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Professora Doutora Martha Tupinambá de Ulhôa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise de música popular; heavy metal; história do Brasil; metal extremo; subculturas urbanas; Semiótica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2000 - 2002
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A presença de música popular urbana na obra de concerto de compositores nascidos no Rio de Janeiro, entre 1955 e 1965.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Ricardo Tacuchian.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música contemporânea brasileira; compositores contemporâneos; música de concerto; música de concerto no Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
1987 - 1991
Graduação em Comunicação Social Hab Jornalismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Vo-po-cê-pê fa-pa-la-pa a-pa lín-pín-gua-pa do-po vi-pi-de-pe-o-po cli-pi-pe-pe?.
Orientador: Ronaldo Reis.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador associado ao grupo de pesquisa Música Urbana no Brasil (PPGM/UNIRIO).

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: estudante - Mestrado, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista AP, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa na área de música brasileira de concerto na segunda metade do século XX.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades como monitora, elaborando roteiros para vídeos institucionais, educativos e científicos, no NCP - Núcleo de Criação e Produção - UFRJ.



Outros Projetos


2010 - Atual
Inventário crítico da produção acerca da análise de música popular urbana realizada nos programas de pós-graduação em Música no Brasil
Descrição: A pesquisadora desenvolve projeto de compilação e exame de teses e dissertações dedicadas a questões referentes à análise de música popular urbana. O objetivo é realizar um inventário crítico do estado da arte da pesquisa na área, realizada por docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação em Música brasileiros, de modo a detectar e compreender as dinâmicas que regem os seguintes aspectos: adoção de referenciais teóricos (autores e publicações), escolha de repertório a ser analisado, impacto sobre o estado da arte, além de possíveis características locais e cronológicas. Em sua primeira etapa (2010), o projeto terá, como foco, teses de doutorado defendidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Cláudia Souza Nunes de Azevedo - Coordenador.
2005 - 2009
Black Metal no Rio de Janeiro e Oslo - etnografia e análise semiológica
Descrição: O subgênero de metal extremo, black metal, apresenta estética transnacional, dificultando a identificação de procedência de artistas, existentes aos milhares, em todas as partes do mundo. O projeto pretende identificar e comparar os significados atribuídos às estruturas musicais mais frequentemente utilizadas em produções neste subgênero musical, por fãs das cidades do Rio de Janeiro e Oslo, de modo a verificar e analisar a interseção e a divergência entre significados entre fãs de localidades tão distintas. A escolha de Oslo é pertinente por ter sido, esta cidade, um dos pólos cristalizadores do black metal no início da década de 1990. As principais bases teóricas da pesquisa são: a) a teoria da tripartição (Jean-Jacques Nattiez), semiótica aplicada à música (Philip Tagg), teoria dos gêneros musicais (Franco Fabbri) e teoria de competência musical (Gino Stefani). Outros autores são consultados para elucidar questões referentes a parâmetros musicais relevantes para o subgênero, especialmente timbre, textura, ritmo e harmonia..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Cláudia Souza Nunes de Azevedo - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Journal of Metal Music Studies
2012 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista
2009 - 2011
Periódico: IASPM Journal - International Association for the Study of Popular Music


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Música Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2000
melhor trabalho na área de Música, XIV SEDEC ? Semana de Debates Científicos, UNIRIO.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ULHOA, M. T. (Org.) ; TROTTA, F. (Org.) ; AZEVEDO, Cláudia (Org.) . Made in Brazil: Studies in Popular Music. 2. ed. Nova York: Routledge, 2015. v. 1. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, Cláudia; FULLER, C. ; OSBORNE, B. ; GUERRERO, J. ; KALER, M. . An Ambiguous Murder: Questions of Intertextuality in PJ Harvey's 'The Words That Maketh Murder'. In: Ralf von Appen, André Doehring, Allan F. Moore, Dietrich Helms. (Org.). Song Interpretation in 21st-Century Pop Music. 1ed.Surrey, UK: Ashgate Publishing Limited, 2015, v. 1, p. 175-195.

2.
AZEVEDO, Cláudia. Colin A. McKinnon, Niall Scott & Kristen Sollww (eds.) Can I play with madness? Metal, dissonance, madness and alienation.. In: Gérome Guibert; Jedediah Sklower. (Org.). Volume! - Contre-Cultures - Utopies, dystopies, anarchie/Dossier. 1ªed.Pays de la Loire: Editions Seteun, 2013, v. 9-2, p. 213-215.

3.
AZEVEDO, Cláudia. Metal in Rio de Janeiro, 1980-2008: An Overview. In: Scott, Niall W. R.. (Org.). Reflections in the Metal Void. 1ªed.Oxford: Inter-Disciplinary Press, 2012, v. , p. 89-100.

4.
AZEVEDO, Cláudia. Metal in Rio de Janeiro 1980´s - 2008: an overview. In: Niall W. R. Scott; Imke von Helden. (Org.). The Meta Void: First Gatherings. 1ed.Oxford, United Kingdom: Inter-Disciplinary Press, 2009, v. , p. 331-340.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AZEVEDO, Cláudia. Subgêneros de heavy metal no Rio de Janeiro a partir da década de 1980. Cadernos do Colóquio (Online), Rio de Janeiro, 30 dez. 2005.

2.
AZEVEDO, Cláudia. A Rádio MEC como centro difusor da música de concerto no Brasil. Brasiliana - Revista da Academia Brasileira de Música, Rio de Janeiro, p. 2 - 13, 01 maio 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, Cláudia. Testes de recepção, grupos de controle e subjetividade: lidando com a experiência êmica do pesquisador fã. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM, 2009.

2.
AZEVEDO, Cláudia. Black metal: mais do que musical, um gênero conceitual. In: 5o. Encontro de Música e Mídia - E(st)éticas do Som, 2009, São Paulo. E(st)éticas do Som - 5o. Encontro de Música e Mídia - Anais. Santos, SP: Realejo Livros e Edições, 2009.

3.
AZEVEDO, Cláudia. Fronteiras do metal. In: XVII Congresso ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais XVII Congresso ANPPOM São Paulo 2007, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, Cláudia. The efficacy of a semantic system: "My homage to the land of winter"- a case study. In: Popular Music Worlds, Popular Music Histories - 15th Biennal International Conference/IASPM - International Association for the Study of Popular Music, 2009, Liverpool. Popular Music Worlds, Popular Music Histories. Liverpool: IASPM/Institute of Popular Music - University of Liverpool, 2009. p. 22-22.

2.
AZEVEDO, Cláudia. Metal in Rio de Janeiro 1980's-2008: an overview. In: 1st Global conference - Heavy Fundametalists: Music, Metal and Politics, 2008, Salzburgo. 1st Global conference - Heavy Fundametalists: Music, Metal and Politics. Oxford: Inter-Disciplinary.Net, 2008.

3.
AZEVEDO, Cláudia. Darkness in sound: the rhetoric of black metal. In: 14th Biennial conference - International Association for the Study of Popular Music, 2007, Cidade do México. Que viva la música popular! International Association for the Study of Popular Music - 14th biennial conference - Programme, 2007. p. 164-165.

4.
AZEVEDO, Cláudia. A bateria em metal extremo. In: XI Colóquio de Pesquisa do PPGM - UNIRIO, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XI Colóquio de Pesquisa do PPGM, 2006.

5.
AZEVEDO, Cláudia. Subgêneros de metal no Rio de Janeiro a partir da década de 1980. In: X Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, PPGM, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2005, Rio de Janeiro. Resumos - X Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, PPGM, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2005.

6.
AZEVEDO, Cláudia. A presença de música popular urbana em peças de concerto de compositores do Rio de Janeiro, nascidos entre 1955 e 1965 ? Conclusõe. In: VII Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2002, Rio de Janeiro. Resumos VII Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2002.

7.
AZEVEDO, Cláudia. Quatorze compositores brasileiros falam sobre sua experiência. In: VI Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2001, Rio de Janeiro. Resumos VI Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2001.

8.
AZEVEDO, Cláudia. Caminho rumo ao fim das dicotomias nacional x estrangeiro e erudito x popular ? uma breve retrospectiva. In: V Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, UNIRIO, 2000, Rio de Janeiro. Resumos - V Colóquio do PPGM, 2000.

9.
AZEVEDO, Cláudia. A influência da música popular urbana sobre compositores de música de concerto brasileira no pós-guerra. In: XIV SEDEC ? Semana de Debates Científicos, UNIRIO, 2000, Rio de Janeiro. Resumos XIV SEDEC ? Semana de Debates Científicos, UNIRIO, 2000.

10.
AZEVEDO, Cláudia. As novas gerações de compositores de música de concerto no Brasil. In: XIII Semana de debates científicos da UNIRIO e I encontro de iniciação científica do IME, 1999, Rio de Janeiro. Resumos, 1999. p. 166-166.

11.
AZEVEDO, Cláudia. Panoramas da Música Brasileira. In: Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Instituto Villa-Lobos, 1998, Rio de Janeiro. Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Resumos - 1998. Rio de Janeiro: PPGM - UNIRIO, 1998.

12.
AZEVEDO, Cláudia. O papel da Rádio MEC na divulgação da música brasileira. In: XII Semana de debates científicos - UNIRIO, 1998, Rio de Janeiro. Resumos, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, Cláudia. The Construction of a Retro Flying Saucer Take Off. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AZEVEDO, Cláudia. A mulher como performer e pesquisadora em rock e metal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
AZEVEDO, Cláudia. Black Metal and Music Meaning ? A Case Study in Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AZEVEDO, Cláudia; FIORE, A. A. . Os quarenta e três anos do demônio metálico: Análise cronológica e conceitual da iconografia referente ao demoníaco no metal 1970 ? 2013.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AZEVEDO, Cláudia. A estratégia do teste de recepção/entrevista: o caso de ?Neguinho?.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AZEVEDO, Cláudia. In the shadows of the solar aura ? the recording production of black/death metal bands of Rio de Janeiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AZEVEDO, Cláudia. The Reception Test/Interview Strategy ? A Case Study of ?Neguinho?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AZEVEDO, Cláudia. Reception of Norwegian Black Metal in Rio de Janeiro, Brazil - A Report from Field Work. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AZEVEDO, Cláudia. Through layers of sound - power and control in black metal drumming. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AZEVEDO, Cláudia; HICKAM, B. ; SPRACKLEN, K. . Tools of the trade - Scholarly apparatus and the future of metal studies. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
AZEVEDO, Cláudia; GUERRERO, J. ; FULLER, C. ; OSBORNE, B. ; KALER, M. . Words that maketh murder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
AZEVEDO, Cláudia. Panorama da pesquisa sobre música popular urbana realizada nos programas de pós-graduação em música brasileiros.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
AZEVEDO, Cláudia. The efficacy of a semantic system:. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AZEVEDO, Cláudia. Testes de recepção, grupos de controle e subjetividade: lidando coma experiência êmica do pesquisador fã. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AZEVEDO, Cláudia. Black metal: mais do que musical, um gênero conceitual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AZEVEDO, Cláudia. Metal in Rio de Janeiro 1980's - 2008: an overview. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AZEVEDO, Cláudia. O sentimento da política: produzindo ?zuluidade? em um estúdio de gravação sul-africano, 2005. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
AZEVEDO, Cláudia; SCOTT, N. ; SPRACKLEN, K. ; HELDEN, I. V. ; VARAS-DIAZ, N. . International Society for Metal Music Studies. 2013. (Editoração/Periódico).

2.
AZEVEDO, Cláudia; ULHOA, M. T. ; TROTTA, F. . Made in Brazil ? Studies in Popular Music. Routledge Global Popular Music Series. 2013. (Editoração/Livro).

3.
AZEVEDO, Cláudia. Música Popular em Revista. 2013. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AZEVEDO, Cláudia; ARAUJO, S.; MACHADO, R.; BRAGA, L. O.. Participação em banca de Lívia Scarinci Nestrovski. Sambop: O scat singing brasileiro a partir da obra de Leny Andrade (1958-1965). 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BOLONHINI, C. Z.; José Roberto Zan; ALOS, A. P.; VILLACA, M. M.; AZEVEDO, Cláudia. Participação em banca de Marli Aparecida Rosa. Aquarelas de um País Tropical: Brasil, que país é esse?. 2011. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AZEVEDO, Cláudia; LINS, E. T.; MERHY, S. A.; ARAUJO, S.; ALVES, G.. Participação em banca de Álvaro Simões Corrêa Neder. ?Enquanto este novo trem atravessa o litoral central?: platinidad, poéticas do deslocamento e (des)construção identitária na canção popular urbana de Campo Grande, MS.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16th Biennial IASPM Conference - Situating Popular Music. Through layers of sound - power and control in black metal drumming. 2011. (Congresso).

2.
Heavy Metal and Place - International Conference Home of Metal. Tools of the trade - Scholarly apparatus and the future of metal studies. 2011. (Congresso).

3.
Summer School "Methods of Popular Music Analysis".Words that maketh murder - análise de canção popular. 2011. (Seminário).

4.
Música e saberes em trânsito - I Congresso IASPM Portugal. Panorama da pesquisa sobre música popular urbana realizada nos programas de pós-graduação em música brasileiros.. 2010. (Congresso).

5.
VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 6. 2010. (Simpósio).

6.
15th Biennial Conference International Association for the Study of Popular Music. The efficacy of a semantic system: My homage to the land of Winter. 2009. (Congresso).

7.
5o. Encontro Música e Mídia - MusiMid. Black metal: mais do que musical, um gênero conceitual. 2009. (Congresso).

8.
Heavy Metal and Gender. 2009. (Congresso).

9.
XIX Congresso da ANPPOM. Testes de recepção, grupos de controle e subjetividade: lidando com a experiência êmica do pesquisador fã. 2009. (Congresso).

10.
15th Nordic Congress of Musicology - Voicing/Sounding/Visualizing. 2008. (Congresso).

11.
1st Global Conference - Heavy Fundametalists: Music, Metal and Politics. Metal in Rio de Janeiro 1980's - 2008: an overview. 2008. (Congresso).

12.
14th Biennial Conference Que viva la musica popular! International Association for the Study of Popular Music. Darkness in sound: the rhetoric of black metal. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AZEVEDO, Cláudia; HICKAM, B. . Beyond the Black: Masks and Face-paint through Genres, History & Cultures. 2013. (Exposição).

2.
AZEVEDO, Cláudia; HICKAM, B. ; WALLACH, J. ; CLIFFORD, A. ; CLINTON, E. . Heavy Metal & Popular Culture. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Mattos. O produtor como compositor (provisório). Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carlos Eduardo Gisi. Canto Popular Brasileiro - Considerações estilísticas sob a ótica da análise musical. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael do Nascimento Freitas. METAL JAM: IDEOLOGIAS, VALORES, RECURSOS E EXPERIÊNCIAS PARA O APRENDIZADO MUSICAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística, Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Cláudia Souza Nunes de Azevedo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 3:47:29