Branca Falabella Fabricio

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6686961506243048
  • Última atualização do currículo em 27/03/2014


é bacharel em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em implementação de inovações no contexto educacional, atuando principalmente nas seguintes áreas: aspectos socioculturais da educação linguística; interação e processos de construção de conhecimento em contextos presenciais e virtuais; discursos midiáticos e processos de construção de conhecimento; processos de desestabilização identitária; e, trajetória de textos na web. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Branca Falabella Fabricio
Nome em citações bibliográficas
FABRICIO, Branca Falabella

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras.
Av. Brigadeiro Trompowski / SN
Ilha do Fundão
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989746
URL da Homepage: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2010
Pós-Doutorado.
King's College London.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
1998 - 2002
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Implementação de mudanças no contexto educacional: discursos, identidades e narrativas em ação, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Liliana Cabral Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: trabalho - identidade - formação de professores; narrativa - identidade - professor; difusão de inovações; gestão de mudanças.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1993 - 1996
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Interação em contexto educacional: um novo referencial para o ensino de inglês como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Luiz Paulo da Moita Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interação - metodologia - língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Doutorado Sanduiche.
Lancaster University. Ano de finalização: 2000.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1979 - 1983
Graduação em Bacharelado Em Letras Anglo-Germânicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Formação Complementar


2002 - 2002
Curso de Curta Duração.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Curta Duração.
B.A.A.L. Summer School.
1999 - 1999
Extensão universitária.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária.
PRIDE Volunteer Program.


Atuação Profissional



Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Coordenador de GT, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Coordenação do GT Práticas Identitárias na Linguística Aplicada em parceria com Joana Plaza Pinto.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

06/2002 - 07/2002
Ensino, Sistemas de Gestão, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Implementação de mudanças em contextos profissionais - módulo ministrado no Mestrado Profissional de Gestão de Qualidade (INMETRO)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro (Bolsista recém-doutor), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do CNPq

Atividades

03/2005 - Atual
Ensino, Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Realismo Crítico e Socioconstrucionismo
Análise do Discurso Oral: perspectivas micro e macro
Discurso e identidade
Práticas mono e multiculturais em contextos institucionais
Tópicos em análise do Discurso Oral
03/2005 - Atual
Ensino, Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês VI - Discurso Oral
Inglês VII - Critical language awareness
Inglês VII - Media Literacy
Inglês VII - Parâmetros Curriculares Nacionais LE
06/2006 - 06/2009
Direção e administração, Faculdade de Letras - Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro

Atividades

09/2003 - 09/2003
Ensino, Especialização Em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Spoken Discourse
08/2003 - 09/2003
Extensão universitária , Departamento de Letras, Ipel Instituto de Pesquisa Em Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Multiculturalismo e Educação - curso.
05/2003 - 05/2003
Extensão universitária , Departamento de Letras, Ipel Instituto de Pesquisa Em Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Multiculturalismo, Interculturalidade e Prática Exploratória - oficina.
03/2003 - 03/2003
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.

Atividade realizada
Implementação de inovações em contextos de trabalho - palestra.
08/2002 - 08/2002
Ensino, Especialização Em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Spoken Discourse
05/2002 - 05/2002
Extensão universitária , Departamento de Letras, Ipel Instituto de Pesquisa Em Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Disciplina e motivação: questões do aluno ou do professor? - oficina.
08/2001 - 08/2001
Ensino, Especialização Em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Special Issues in Language Teaching
Spoken Discourse
06/2001 - 07/2001
Extensão universitária , Departamento de Letras, Ipel Instituto de Pesquisa Em Ensino de Línguas.

Atividade de extensão realizada
Reading: Imersão em língua inglesa - curso 80 h.
03/2001 - 06/2001
Estágios , Departamento de Letras, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Estágio Docência - bolsista CAPES.
08/1999 - 11/1999
Estágios , Departamento de Letras, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Estágio Docência - bolsista CAPES.
08/1999 - 08/1999
Ensino, Especialização Em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Soken Discourse
08/1998 - 08/1998
Ensino, Especialização Em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Spoken Discourse


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O virtual em contextos de letramentos escolares: trajetórias de socialização e performances semiótico-identitárias

Descrição: As formas de aprendizagem e de produção-circulação discursiva mudaram dramaticamente, em razão do desenvolvimento da Web 2.0. Por seu alcance e velocidade informacionais, pelas inúmeras comunidades de usuários que propiciou, e pelos novos modos de significação e de construção identitária hipersemióticos que o caracterizam, o ciberespaço passou a ser uma realidade inescapável para muito/as estudantes, tornando a influência da cibercultura na vida do alunado cada vez mais evidente. Novas fontes de informação e novas formas de com elas interagir fazem com que a aprendizagem ocorra, além dos limites da sala de aula, em uma vasta gama de espaços da Internet, como blogs, Web pages, Wikipidia e toda sorte de sites educacionais. Pode-se dizer, assim, que os letramentos escolares convencionais têm sido intensamente afetados pelos letramentos virtuais. Tendo em vista esse cenário, o projeto de pesquisa propõe-se a investigar processos de produção de significados e rituais interacionais envolvendo práticas comunicativas entre aluno/as e seus/suas professores/as no contexto virtual (como por exemplo, em sites de relacionamento, blogs educacionais etc.). O objetivo geral é examinar conjuntos de eventos interligados, vivenciados em ambientes virtuais. Meu interesse é pesquisar as relações entre cadeias textuais, atribuição de sentido e performances semiótico-identitárias coconstruídas ao longo de sucessivos encontros interativos na web, atentando tanto para o diálogo entre processos sociohistóricos persistentes e experiências sociais contingentes quanto para a reflexão sobre como o conjunto de rituais interacionais e de modos de construção de sentido no cotidiano virtual está forjando os sujeitos contemporâneos da educação. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Branca Falabella Fabricio - Coordenador / Júlio César Salles Boaventura - Integrante / Gleiton Matheus Bonfante - Integrante / Hellem da Silva Espíndola - Integrante / Murilo Silva de Araújo - Integrante / Fábio dos Reis Júnior - Integrante / Leonardo Dias Cruz - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - Atual
Hibridismo cultura escolar-cultura midiática: a micropolítica de performances discursivas de gênero e sexualidade

Descrição: O presente projeto de pesquisa interroga o contexto educacional brasileiro na atualidade, refletindo sobre os desafios e dilemas colocados pelo momento sócio-histórico da chamada Modernidade recente, momento que envolve uma série de mudanças globais. Dentre elas, a ubiqüidade da mídia televisiva nos processos de produção de sentidos contemporâneos é bastante flagrante. A partir desta moldura geral, o estudo debruça-se sobre o hibridismo cultura midiática-cultura escolar, elegendo a interação face-a-face como lócus privilegiado de investigação dos processos de negociação de sentidos no cotidiano da sala de aula. Para tal, concentra-se na produção de dados que registrem momentos interacionais com potencial desestabilizador da tradição panóptica nos quais intertextos televisivos se entrelaçam a performances de gênero e sexualidade. Tal movimento constituirá o foco analítico da investigação, visando gerar compreensão sobre fenômenos da seguinte natureza: quando, como, em que condições, e com que efeitos (interacionais, identitários, corpóreo-discursivos, e educacionais) a cultura midiática se entrelaça à cultura escolar no dia-a-dia da sala de aula, fazendo emergir estilizações e performances identitárias de gênero e sexualidade?; em que medida estas estilizações e performances engendram microresitências ao panoptismo convencionalizado? Como referencial teórico-metodológico norteador da observação e interpretação das ações intersubjetivas dos participantes da pesquisa, o trabalho propõe a associação da microanálise sóciolingüística (Coupland, 2007; Rampton, 2006) que se detém sobre os detalhes da organização conjunta da fala e de seus efeitos no passo a passo da interação à ótica da microfísica foucaultina (Foucault, 1979/1995), i.e., a análise do nível molecular do exercício do poder na dramatização, reprodução ou transformação das relações sociais. O encadeamento proposto é que o estudo acurado tanto das microações interpessoais na sala de aula com ênfase n.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Branca Falabella Fabricio - Coordenador / Luciana Leitão da Silva - Integrante / Wanisse Lilliam Costa - Integrante / Alvaro Monteiro de Carvalho - Integrante / Flávia Moreno de Marco - Integrante / Paula Mendes - Integrante / Alex Bezerril Toledo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
2005 - 2010
Discurso midiático e desestabilização identitária em contextos institucionais

Descrição: Com base em uma visão de que os discursos midíáticos participam ativamente das formas de subjetivação contemporâneas, o projeto investiga a contribuição da mídia para os processos de desestabilização de identidades sociais naturalizadas e cristalizadas. A partir de uma abordagem socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais, a pesquisa focaliza a possibilidade de redescrição identitária (de sexualidade, de gênero, de raça, de idade etc.) em diferentes ordens do discurso: a ordem disciplinar educacional, a ordem do discurso da mídia, a ordem do discurso do trabalho, a ordem do discurso familiar etc.).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) .

Integrantes: Branca Falabella Fabricio - Coordenador / Luiz Paulo da Moita Lopes - Integrante / Miriam Viniskofske - Integrante / Júlio César Salles Boaventura - Integrante / Ana Paula Loureiro - Integrante / Ana Cristina da Rocha Berenger Resende - Integrante / Tatiana Pereira Carvalhal - Integrante / Angela Cristina Fiorani Diniz - Integrante / Aline da Silva Azevedo - Integrante / João Pedro Coutinho Fagerlande - Integrante / Lívia Vieira Cabral - Integrante.

Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 9
2004 - 2004
Mídia e Educação: construindo identidades e diferenças - Projeto apoiado pelo CNPQ (300715/02-1)

Descrição: Com base em uma compreensão do papel central da mídia na construção do mundo social, o projeto focaliza o papel dos intertextos e significados midiáticos no contexto educacional contemporâneo. A partir da combinação da perspectiva da Análise Crítica do Discurso e da Sociolingüística Interacional, analisam-se dados gerados em uma turma de 5a série, durante aulas de História em uma Escola Pública no Rio de Janeiro. O intuito é verificar os efeitos dos discursos e imagens que circulam na mídia no processo de construção do conhecimento em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Branca Falabella Fabricio - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
2003 - 2004
Os PCNs e a implementação de mudanças no contexto educacional: do discurso à prática - Projeto de Pesquisa apoiado pelo CNPq (300715/02-1)

Descrição: O objetivo da pesquisa é focalizar o processo de atualização do discurso presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1998) em um contexto educacional específico: uma escola de ensino fundamental e médio da Ilha do Governador, Rio de Janeiro, que atende a um público misto, envolvendo tanto alunos da classe média e classe média baixa quanto alunos da classe trabalhadora da comunidade. Três professores da escola (de disciplinas distintas) se propuseram a trabalhar de maneira interdisciplinar, sob a orientação da presente pesquisadora, na atualização da proposta dos PCNs em sala de aula e nas discussões dos temas transversais, especialmente os que oferecem maior desafio para os educadores: preconceitos, estereótipos, sexualidade humana, gênero e raça. É foco da pesquisa 1) a observação do trabalho interacional de professores e alunos e das práticas identitárias em jogo; 2) verificação das regras e crenças vigentes no repertório de sentidos dos participantes; e 3) a descrição do processo de negociação de novos discursos e práticas junto aos alunos. Os resultados mostram que uma série de desestabilizações locais e redescrições identitárias ocorrem a partir de um trabalho cooperativo, envolvendo professores e alunos, que visa redescrever práticas sociais correntes no dia a dia da sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Branca Falabella Fabricio - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Veredas (UFJF)
2008 - Atual
Periódico: Reading Research Quarterly
2008 - Atual
Periódico: Novitas: Research on Youth and Language


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Reading Research Quarterly


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: ANÁLISE DO DISCURSO.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Implementação de mudanças em contextos de trabalho.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FABRICIO, Branca Falabella2008FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . A guerra dos carneiros gays : a (re)construção discursiva do fantasma da eugenia sexual. Matraga (Rio de Janeiro), v. 15, p. 64-84, 2008.

2.
FABRICIO, Branca Falabella2007FABRICIO, Branca Falabella . Co-participação tático-reflexiva: formas de (inter)ação na sala de aula de LE com potencial democrático. Calidoscópio (UNISINOS), v. 5, p. 125-138, 2007.

3.
Santos2006Santos ; FABRICIO, Branca Falabella . The English Lesson as a site for the development of critical thinking. TESL-EJ (Berkeley, Calif.), v. 10, p. 01/01-23, 2006.

4.
FABRICIO, Branca Falabella2006FABRICIO, Branca Falabella . Na ordem do dia. Matraga (Rio de Janeiro), v. 19, p. 143-149, 2006.

5.
FABRICIO, Branca Falabella2005 FABRICIO, Branca Falabella . Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Editora PUC-SP, v. 20, n.2, p. 235-263, 2005.

6.
LOPES, Luiz Paulo da Moita2005LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Discurso como arma de guerra: um posicionamento ocidentalista na construção da alteridade. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Editora PUC-SP, v. 21, n.Especial, p. 239-283, 2005.

7.
FABRICIO, Branca Falabella2004FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discursos e vertigens: identidades em xeque em narrativas contemporâneas. Veredas (UFJF), UFJF, v. 6, n.2, p. 11-29, 2004.

8.
FABRICIO, Branca Falabella2004FABRICIO, Branca Falabella . Na impossibilidade da Captura dos Friedman. Cinestesia, Cinestesia, v. 3, 2004.

9.
FABRICIO, Branca Falabella2003FABRICIO, Branca Falabella . Contemplando a mudança no contexto educacional. Pesquisas em Discurso Pedagógico, PUC-RJ, v. 2, n.1, p. 25-46, 2003.

10.
FABRICIO, Branca Falabella1999FABRICIO, Branca Falabella . Interação e construção do conhecimento na sala de aula de língua estrangeira. Intercâmbio (PUCSP), LAEL/PUC-SP, v. VIII, p. 217-234, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINTO, J. P. (Org.) ; FABRICIO, Branca Falabella (Org.) . Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. 1a. ed. Cânone Editorial: Goiânia, 2013. v. 1. 416p .

2.
LOPES, Luiz Paulo da Moita (Org.) ; FABRICIO, Branca Falabella (Org.) ; CRUZ, Cláudia Almada Gavina da (Org.) ; MASSUNAGA, M. R. (Org.) . Língua Estrangeira: Materiais Didáticos. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação, 2006. v. 1. 157p .

Capítulos de livros publicados
1.
FABRICIO, Branca Falabella . A outridade lusófona em tempos de globalização: identidade cultural como potencial semiótico. In: Luiz Paulo da Moita Lopes. (Org.). Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. 1ed.São Paulo: Parábola, 2013, v. , p. 144-168.

2.
FABRICIO, Branca Falabella ; PINTO, J. P. . Inclusão e exclusão sociais em práticas discursivo-identitárias: microrresistências e possibilidades de agenciamento. In: Joana Plaza Pinto; Branca Falabella Fabrício. (Org.). Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. 1aed.Goiânia: Cânone Editorial, 2013, v. , p. 11-31.

3.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Desestabilizações queer na sala de aula: táticas de guerrilha e a compreensão da natureza performativa dos gêneros e das sexualidades. In: Joana Plaza Pinto; Branca Falabella Fabrício. (Org.). Exclusão social e microrresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. 1aed.Goiânia: Cânone Editorial, 2013, v. , p. 281-299.

4.
FABRICIO, Branca Falabella . O processo de negociação de novas identidades profissionais. In: Paula Tatianne Carréra Szundy; Júlio César Araújo; Christine Siqueira Nicolaides; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. 1aed.Campinas: Pontes Editores, 2011, v. , p. 137-157.

5.
FABRICIO, Branca Falabella . . Mise en abîme e vertigens de sentido: a idéia de representação em xeque. In: Cláudio Márcio do Carmo. (Org.). Texto, Arquivo e Práticas de Representação. Curitiba: Editora Honoris Causa Ltda, 2011, v. , p. 49-87.

6.
FABRICIO, Branca Falabella . Recriando a sala de aula de LE: a ordem disciplinar revisitada. In: Ruberval Franco Maciel; Vanessa de Assis Araujo. (Org.). Formação de Professores de Línguas: ampliando perspectivas. 1aed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. , p. 7-38.

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Implementação de mudanças em contextos educacionais: processos de identidade e de negociação identitária. In: Ana Maria Ferreira Barcelos. (Org.). Linguística Aplicada: Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. 1aed.Campinas: Pontes editores, 2011, v. , p. 171-198.

8.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . A dinâmica dos (re)posicionamentos de sexualidade em práticas de letramento escolar : entre oscilações e desestabilizações sutis. In: Luiz Paulo da Moita Lopes; Liliana Cabral Bastos. (Org.). Para além da identidade: fluxos, movimentso e trânsitos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010, v. , p. 283-314.

9.
FABRICIO, Branca Falabella ; Bastos, L.C. . Narrativas e identidade de grupo: a memória como garantia do nós perante o outro . In: Pereira, Maria das Graças Dias; Bastos, Clarissa Rollin Pinheiro; Pereira, Tânia Conceição. (Org.). Discursos socioculturais em interação. Interfaces entre a narrativa, a conversação e a argumentação: navegando nos contextos da escola, saúde, empresa, mídia, política e migração. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2009, v. , p. 39-66.

10.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . (Re-) locating TEFL: The (re-) framing process as a collaborative locus for change. In: Julian, Edge. (Org.). (Re-)locating TESOL in an Age of Empire. 2a.ed.Houndmills, Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009, v. , p. 65-83.

11.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . (Re-) locating TEFL: The (re-) framing process as a collaborative locus for change. In: Guy Cook; Sarah North. (Org.). Applied Linguistics in Action: A Reader. 1aed.Londres: Routledge, 2009, v. , p. 89-103.

12.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Se eu fosse mulher ... performances de gênero e sexualidade em Como Gostais. In: Luiz Paulo da Moita Lopes; Fábio Durão, Roberto Rocha. (Org.). Performances: estudos de literatura em homenagem a Marlene Soares dos Santos.. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007, v. , p. 79-102.

13.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discurso ocidentalista como arma de guerra: a construção de alteridades na mídia. In: Ana Paula Goulart Ribeiro; Maria Lúcia Alves Ferreira. (Org.). Mídia e Memória: a produção de sentidos nos meios de comunicação. 1aed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, v. , p. 237-257.

14.
FABRICIO, Branca Falabella . Professor-pesquisador, alunos e material didático: parceiros na construção do conhecimento. In: Izabela Maria FurtadoKestler; Sílvia Boger de Melo; Roberto Ferreira da Rocha. (Org.). Cânone e Dissidências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007, v. , p. 19-26.

15.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . The (Re-)framing process as a collaborative locus for change. In: Julian Edge. (Org.). (Re)locating TESOL in an age of empire. Houndmills, Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2006, v. , p. 65-83.

16.
FABRICIO, Branca Falabella . Lingüística Aplicada como espaço de. In: Luiz Paulo da Moita Lopes. (Org.). Por uma lingüística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, v. , p. 45-65.

17.
FABRICIO, Branca Falabella . Narrativização da experiência: o triunfo da ordem sobre o acaso. In: Izabel Magalhães; Maria José Coracini; Marisa Grigoletto. (Org.). Práticas Identitárias: Língua e Discurso. 1aed.São Paulo: Editora Claraluz, 2006, v. , p. 191-210.

18.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella ; CRUZ, Cláudia Almada Gavina da ; CRUZ, Magda R Pantoja da ; BICALHO, Mônica Costa Fiães . Línguas Estrangeiras. Reorientação curricular:linguagens e códigos. Rio de Janeiro: Secretaria do Estado de Educação, 2005, v. , p. 87-122.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FABRICIO, Branca Falabella . Identidades e escola Somos múltiplos, mutáveis e fragmentados. Portal MULTIRIO - Nós da Escola, Rio de Janeiro, 27 abr. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Momentos queer no contexto educacional: desafios na construção de performances alternativas para os corpos. In: X Congresso luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009, Braga. X Congresso luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009, Braga. Livro de Actas. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. 4. p. 321-330.

2.
FABRICIO, Branca Falabella . Interação e construção do conhecimento na sala de aula de língua estrangeira. In: Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Alicada (8o InPLA), 1999, São Paulo. INTERCÂMBIO. São Paulo: LAEL - PUC - SP, 1999. v. VIII. p. 217-234.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . A guerra dos carneiros gays : A (re)construção discursiva do fantasma da eugenia sexual. In: Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso e VIII ENIL (Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal), 2007, São Paulo. VIII ENIL 2007. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2007. p. 143-143.

2.
FABRICIO, Branca Falabella . (Re)construyendo el dualismo de género en prácticas de literacidad em contextos escolares. In: VII Congreso Latinoamericano Estudios del Discurso (ALED), 2007, Bogotá. VII ALED - Horizontes de Sentido: Programación y Resúmenes. Bogotá, Colombia: Imprenta Patriótica Instituto Caro y Cuervo, 2007. p. 130-130.

3.
FABRICIO, Branca Falabella . (Re)constructing gender dualism in classroom literacy practices. In: IGALA 4 - Fourth International Gender and Language Association Conference, 2006, Valência, Espanha. International Perspectives on Gender. Valência: Universidade de Valência, 2006. p. 13-13.

4.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Práticas discursivas multimodais na sala de aula: novas sociabilidades de gênero e sexualidade. In: II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2006, Rio de Janeiro. Discurso, Identidade e Sociedade. Rio de Janeiro: Gráfica Teatral, 2006. p. 66-66.

5.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Learning about genders / sexualities in a multimodal school literacy context. In: The 14th World Congress of Applied Liguistics (AILA), 2005, Madison, Wisconsin. The Future is Now. p. 137-137.

6.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Media literacy in classroom practices: positioning and repositioning genders and sexualities. In: First ISCAR Congress - International Society for Cultural & Activity Research, 2005, Sevilha. Acting in changing worlds: learning, communication, and minds in intercultural activities. p. 562-563.

7.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discurso como arma de guerra: questões identitárias e éticas na mídia contemporânea. In: XIX ENANPOLL, 2004, Maceió - AL. ANPOLL - Boletim Informativo. Maceió: Q Gráfica, 2004. v. 32. p. 406-406.

8.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . PCNs and the EFL Classroom: from theory to practice. In: 4th Southern cone TESOL Convention, 2001, Curitiba. Integrating for the growth of ELT, 2001. p. 75-75.

9.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . Learning to speak or speaking to learn. In: 7th BRAZ-TESOL National Convention, 2000, São Paulo. The driving force in ELT, 2000. p. 15-15.

10.
FABRICIO, Branca Falabella . A construção do conhecimento sobre a comunicação na sala de aulada de L.E.. In: V CBLA - V Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 1998, Porto Alegre. A linguagem e seu papel na construção do conhecimento, 1998. p. 159-159.

11.
FABRICIO, Branca Falabella . Redefining the EFL classroom. In: 1o Encontro de Professores de língua inglesa do Rio de Janeiro (ENPLIRJ), 1998, Rio de Janeiro. Towards the new millenium: rethinking ELT in Brazil, 1998. p. 38-38.

Apresentações de Trabalho
1.
FABRICIO, Branca Falabella . Interação e Construção de Conhecimento na Sala de Aula de língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FABRICIO, Branca Falabella . Identidades culturais em tempos de superdiversidade: (des)encontros (pós-)coloniais . 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Virtual ethnography: ethical and methodological dilemmas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FABRICIO, Branca Falabella . Investigando práticas discursivas virtuais: questões teóricas, metodológicas e éticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Teoria queer como forma de vida institucional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FABRICIO, Branca Falabella . Trajectories of socialization in school settings: discourse journeys on gender and sexuality. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Digital media, superdiversity and the construction of cultural identity: colonial and post-colonial encounters. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FABRICIO, Branca Falabella . Desenvolvimento de competência intercultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FABRICIO, Branca Falabella . Superdiversity and the construction of cultural identity in digital encounters: colonial and post-colonial dialogues. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FABRICIO, Branca Falabella . Intervention Projects in school settings: challenges and dilemmas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FABRICIO, Branca Falabella . Ordem e controle em contextos institucionais contemporâneos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FABRICIO, Branca Falabella . Hibridismo cultura midiática-cultura escolar: desordem ordenada na sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FABRICIO, Branca Falabella . Ordem e disciplina no contexto educacional contemporâneo: regimes em transição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Desestabilizações discursivas queer no letramento escolar: desafiando performances corporais naturalizadas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Momentos queer no contexto educacional: desafios na construção de performances alternativas para os corpos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . TV literacy practices and the construction of identities and alterities in schools. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FABRICIO, Branca Falabella . Representações sociais: realismo crítico e socioconstrucionismo em debate. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FABRICIO, Branca Falabella . Sociolingüística interacional e Análise Crítica do Discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
Santos ; FABRICIO, Branca Falabella . Besides learning English, we are broadening our worldviews : Re-creating classroom practices through co-participation rules. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . A guerra dos carneiros gays : A (re)construção discursiva do fantasma da eugenia sexual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FABRICIO, Branca Falabella . (Re)construyendo el dualismo de género em prácticas de literacidad em contextos escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FABRICIO, Branca Falabella . Dados empíricos e construção de sentidos: uma proposta de diálogo entre as ordens institucional e interacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Práticas Discursivas multimodais na sala de aula: novas sociabilidades de gênero e sexualidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . (Re)construindo posicionamentos discursivos de gêneros e sexualidades na sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FABRICIO, Branca Falabella . Impacto das novas tecnologias nas identidades: linguagem e corpo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Práticas discursivas multimodais na sala de aula: novas sociabilidades de gênero e sexualidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
FABRICIO, Branca Falabella . (Re)constructing gender dualisms in classroom literacy practices. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FABRICIO, Branca Falabella . A co-construção do conhecimento no contexto educacional: entre a tradição e a inovação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FABRICIO, Branca Falabella . Inglês na Educação Infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FABRICIO, Branca Falabella . A co-construção de conhecimento na sala de aula de LE: mudando padrões interacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
FABRICIO, Branca Falabella . O processo de negociação de novas identidades profissionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Learning about genders / sexualities in a multimodal school literacy context. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . Media Literacy in classroom practices: positioning and re-positioning genders and sexualities. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Conversas sobre gêneros e sexualidades em eventos de letramentos: reposicionamentos identitários. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discurso como arma de guerra: questões identitárias e éticas na mídia contemporânea. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FABRICIO, Branca Falabella . Memória, narrativas e identidades profissionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Identidades em xeque em narrativas contemporâneas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Identidades em xeque em narrativas contemporâneas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . 11/9: Identidades e ética na mídia contemporânea . 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FABRICIO, Branca Falabella . A co-construção do conhecimento na sala de aula de L.E.: desfios e múltiplas parcerias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . The language of Empire and the construction of local cultural identities. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discourse as a war weapon: constructing alterities from an occidentalist perspective. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
FABRICIO, Branca Falabella . Mulheres descontroladas: identidades generificadas na contemporaneidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FABRICIO, Branca Falabella . Professor-pesquisador, alunos e material didático: parceiros na construção do conhecimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
FABRICIO, Branca Falabella . Discursos em ação na negociação de novas identidades profissionais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Discurso como arma de guerra: uma construção alteritária contemporânea. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
FABRICIO, Branca Falabella . Issues of gender and identity in the EFL classroom. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
FABRICIO, Branca Falabella . Narratives and the negotiation of professional activities. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
FABRICIO, Branca Falabella . O processo de leitura em L2: interação e desenvolvimento de pensamento crítico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . Constructing new social relations through texbooks. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

51.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . Learning to speak or speaking to learn. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . Constructing knowledge in elementary schools. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
FABRICIO, Branca Falabella . Teacher identity and change processes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

54.
FABRICIO, Branca Falabella . Language, Narratives and Identities. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
FABRICIO, Branca Falabella . Challenging Stereotypes with 10-year-old learners in the Brazilian EFL classroom. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

56.
FABRICIO, Branca Falabella . Reading and critical thinking: interdisciplinary perspectives in the EFL classroom. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FABRICIO, Branca Falabella . Transcontextos educacionais: gêneros e sexualidades em trajetórias de socialização na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2013 (Capítulo de livro - no prelo).

2.
FABRICIO, Branca Falabella . The empire blogs back: superdiversity and the construction of cultural identity. London: Discourse, Context & Media - Elsevier Journals, 2013 (atigo em periódico - no prelo).

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Trajectories of socialization in school transcontexts: discourse journeys on gender and sexuality. Londres: Working Papers in Urban Language & Literacies - King's College, London, 2012 (Working Papers in Urban Language & Literacies 94).

4.
FABRICIO, Branca Falabella . Comunidades de práticas: Lugar onde co-habitam linguagem, gênero e poder. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. (Tradução/Artigo).

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Gerenciamento, Cultura e Discurso em Administração Internacional. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FABRICIO, Branca Falabella . Consultor ad hoc no âmbito do programa Escola de Altos Estudos (EAE). 2013.

2.
FABRICIO, Branca Falabella . III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2011.

3.
FABRICIO, Branca Falabella . 7th International Gender and Language Association Conference. 2011.

4.
FABRICIO, Branca Falabella . CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011.

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Projeto de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Centro de Humanidades da UEC. 2011.

6.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Orientações Curriculares: Áreas Específicas Língua Inglesa 6º - 9º ano. 2011.

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Congresso Internacional Linguagem e InteraçãoII. 2010.

8.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . X Seminário Salínguas. 2010.

9.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . Orientações Curriculares: Áreas Específicas Língua Inglesa 1º - 5º ano. 2010.

10.
FABRICIO, Branca Falabella . Consultoria Educaciona:l "Sucesso Escolar - Novos caminhos, Novas Práticas: reorientação curricular". 2005.

11.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella ; CRUZ, Cláudia Almada Gavina da ; CRUZ, Magda R Pantoja da ; BICALHO, Mônica Costa Fiães . Consultoria Educacional: "Sucesso Escolar - Novos Caminhos, Novas práticas: reorientação curricular". 2004.

12.
FABRICIO, Branca Falabella . Consultoria Educacional. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc Pragmatics and Society. 2014.

2.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc - DCM (Discourse, Context & Media). 2013.

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc - Language Policy (LPOL): thematic issue (language policies in social network sites). 2013.

4.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc Calidoscópio. 2013.

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Revista Interseções (UERJ). 2012.

6.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc L&S (Language & Society). 2012.

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc Revista Calidoscópio. 2012.

8.
FABRICIO, Branca Falabella . Paracer ad-hoc Revista Signótica. 2012.

9.
FABRICIO, Branca Falabella . Anais do CBLA- Parecer de artigos submetidos para publicação. 2012.

10.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica. 2011.

11.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecer ad-hoc Revista Calidoscópio. 2011.

12.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecista ad-hoc Calidoscópio. 2009.

13.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc - D.E.L.T.A.. 2008.

14.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc - Reading Research Quarterly. 2008.

15.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc - Narrative Inquiry. 2005.

16.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc do processo de seleção de candidatos ao Prociência (Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística) - UERJ. 2005.

17.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc - Applied Linguistics. 2004.

18.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc REVISTA VEREDAS - Revista de Estudos Lingüísticos do Mestrado em Letras da Universidade Federal de JUIZ de Fora. 2004.

19.
FABRICIO, Branca Falabella . Parecerista ad-hoc - Pesquisa em Discurso Pedagógico. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
FABRICIO, Branca Falabella . X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - comissão científica. 2013. (membro da comissão científica).

2.
FABRICIO, Branca Falabella . Práticas comunicativas em tempos de superdiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Desenvolvimento de competência intercultural na sala de aula de línguas estrangeiras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FABRICIO, Branca Falabella ; NUNES, Myriam Brito Correa . Multiculturalismo e práticas com potencial multicultural. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Relatório técnico-científico. 2004. (Relatório de pesquisa).

6.
FABRICIO, Branca Falabella ; Bannel ; Candau . Multiculturalismo e Educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Implementação de mudanças em contextos profissionais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FABRICIO, Branca Falabella . Redefining the EFL Classroom: utopia?. 2002. .

9.
FABRICIO, Branca Falabella . Learners, teachers and materials: partners in the construction of knowledge. 2002. .

10.
FABRICIO, Branca Falabella ; Pinto . Spoken Discourse. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
FABRICIO, Branca Falabella ; Miller ; Bannel . Disciplina e motivação: questões do aluno ou do professor?. 2002. .

12.
FABRICIO, Branca Falabella . Reading. 2002. .

13.
FABRICIO, Branca Falabella ; Mazillo . Socialcultural issues in the language classroom. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos . Enhancing young learners' critical thinking through reading. 2000. .

15.
FABRICIO, Branca Falabella ; Santos ; Marques, Amadeu . Show and Tell. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático - coleção).

Demais trabalhos
1.
FABRICIO, Branca Falabella . A co-construção do conhecimento na sala de aula de LE: desafios e múltiplas parcerias. 2004 (palestra) .

2.
FABRICIO, Branca Falabella . Constructing new social relationsthrough textbooks. 2000 (comunicação em congresso) .

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Contando histórias no contexto pedagógica. 1999 (mesa redonda) .

4.
FABRICIO, Branca Falabella . Portugês - Língua estrangeira : Como promover a competencia comunicativa. 1999 (comunicação em congresso) .

5.
FABRICIO, Branca Falabella . Enhancing communicative competence in the EFL classroom. 1999 (comunicação em congresso) .

6.
FABRICIO, Branca Falabella . Relações de trabalho e construção de identidades sociais no contexto educacional. 1999 (comunicação em congresso) .

7.
FABRICIO, Branca Falabella . Identidades encenadas no contexto educacional. 1999 (comunicação em congresso) .

8.
FABRICIO, Branca Falabella . Construção do conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. 1998 (comunicação em congresso) .

9.
FABRICIO, Branca Falabella . Redefining the EFL classroom. 1998 (comunicação em congresso) .

10.
FABRICIO, Branca Falabella . The English Language. 1998 (mini curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALENCAR, C. N.; FABRICIO, Branca Falabella; PRAXEDES, P. H. L.. Participação em banca de Emanoel Pedro Martins Gomes. A constatação da corrupção enquanto performatização de um discurso: uma análise de reportagens de VEJA em casos de corrupção política. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; Oliveira, L.P.. Participação em banca de Victor Brandão Schultz. Inglês como construção discursiva: o que pensam os professores em uma comunidade online internacional?. 2013. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; SILVA, P. A. P.. Participação em banca de Ana Maria Pantoja Massunaga. Construções discursivas situadas sobre práticas sociais de fãs em ambientes virtuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Pinto; FABRICIO, Branca Falabella; DOBEDEI, V. L. D. L. M.; OLIVEIRA, A. J. B.. Participação em banca de Grasiele Barreto Rangel Monteiro. Ah ... se essa biblioteca falasse ... : narrativas, memória e identidades na Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FABRICIO, Branca Falabella; Miller; LOPES, Luiz Paulo da Moita. Participação em banca de Natalia de Andrade Raymundo. Negociações interacionais de relações de poder em uma sala de aula de inglês em contexto militar. 2012. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MARTINS, H. F.; FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.. Participação em banca de Bruno Antonio Bimbi. A disputa pelas palavras matrimônio e casamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; PINTO, J. P.. Participação em banca de Tiago Pellim da Silva. Performances narrativas de e sobre um professor homoerótico fora do armário". 2011. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Zilles, Ana Maria Stahl; FABRICIO, Branca Falabella; LIMA, M.. Participação em banca de Cristiane Ely Lemke. "O Profe, esse daí é o ponto de interrogação": a co-contrução da narrativa em uma sal de aula bilíngue. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gaduação em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

9.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; Pereira, M.G.D.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Thiago de Oliveira Simões. "SOS Laboratórios de engenharia genética a cosntrução discursiva da branquitude em uma comunidade do site ORKUT. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
NUNES, Myriam Brito Corrêa; DANTAS, R. A.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Luciana Leitão da Silva. Leitura em ILE: conceitos em jogo. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; Louro, Guacira; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Thayse Figueira Guimarães. A construção performativa do gênero e da sexualidade nas práticas discursivas em uma Lan House. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; OLIVEIRA, Maria Do Carmo Leite de. Participação em banca de Miriam Viniskofske. Falo o que nego quer ouvir. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; Pereira, M.G.D.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Rodrigo Borba. Alteridades em fricção: discurso e identidades na prevenção de DST/AIDS entre travestis. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Pereira, M.G.D.; FABRICIO, Branca Falabella; Hemais, B.. Participação em banca de Karin Rangel Terra. O humor conversacional na fala-em-interação em aulas de língua inglesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; MILLER, Inés Kayon de; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Leda Maria Boaventura. Letramento televisivo na escola:os discursos sobre raça em xeque. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
FABRICIO, Branca Falabella; Ferreira, L.M.A.; LOPES, Luiz Paulo da Moita. Participação em banca de Júlio César Salles Boaventura. "Ser mãe pode ser chatíssimo": performances identitárias alternativas na internet. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
FABRICIO, Branca Falabella; MILLER, Inés Kayon de; NUNES, Myriam Brito Correa. Participação em banca de Ana Paula Loureiro. Construindo outras experiências de si em práticas de letramento computacional na aula de inglês como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
MARTINS, I.; MARTIMER, E. F.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Rita Vilanova Prata. O discurso sobre saúde na educação de jovens e adultos: uma visão sobre a produção de materiais educativos de ciências para a Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde NU) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
MILLER, Inés Kayon de; FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.. Participação em banca de Sabine Mendes Lima Moura. Aprendizados na tarefa de orientar: ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
NUNES, Myriam Brito Correa; FABRICIO, Branca Falabella; CANEN, A.. Participação em banca de Luciana Maria da Silva Figueiredo. Educação multicultural e ensino de inglês na escola pública: da teoria à prática, reinventando um ato educativo. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
NUNES, Myriam Brito Correa; MILLER, Inés Kayon de; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Danielle Martins de Andrade. Contribuições do trabalho em dupla para a construção do conhecimento nas aulas de inglês. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
NUNES, Myriam Brito Correa; Oliveira, L.P.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Cláudia Pereira Ramos. A construção do conhecimento em sala de aula de língua estrangeira no Ensino Fundamental I: aspectos da relação de poder. 2007. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.. Participação em banca de Anderson da Silva Lopes. A construção discursiva da masculinidade em práticas sociais de letramento não-escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; Bannel. Participação em banca de Alba Regina Loredo Gama Tamanini. Práticas discursivas midiáticas em aulas de inglês: flexibilizando as fronteiras da identidade social de gênero. 2006. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
Cavalcanti; FABRICIO, Branca Falabella; MAHER, T. J. M.. Participação em banca de Samima Amade Patel. Olhares sobre a educação bilingue e seus professores em uma região de Moçambique. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
PAULIUKONIS, M. A. L.; GEHARDT, A. F. L. M.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Luciano Carvalho do Nascimento. A materialidade lingüística da construção do ethos - uma perspectiva discursiva e cognitivista. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
FABRICIO, Branca Falabella; OLIVEIRA, Maria Do Carmo Leite de; BASTOS, Clarissa Rolin Pinheiro. Participação em banca de Cláudia Regina de Souza. A (re)construção de identidade profissional e organizacional e a experiência de afiliação no contexto das instituições de ensino de inglês. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

28.
FABRICIO, Branca Falabella; SALIÉS, Tânia Mara Gastão; MILLER, Inés Kayon de. Participação em banca de Danielle Barboza Pacheco. Vem cá minha rainha Qué pagá quanto?: O humor como função das estratégias de envolvimento no processo de negociação em uma feira livre. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

29.
Pereira, M.G.D.; Bastos, L.C.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Michele Abreu Vivas. Literatura Mulherzinha: A construção de feminilidades na tirinha da série Mulheres Alteradas. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

30.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; MILLER, Inés Kayon de. Participação em banca de Isabel Fabres Campos. Histórias de vida de professores de línguas: construções discursivas situadas. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
Lagorio; FABRICIO, Branca Falabella; SOTO, U.. Participação em banca de Fabiana Teixeira Lopes. Letramento no contexto educacional militar: a (re-)construção da feminilidade hegemônica. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
FREIRE, A. M. F.; FABRICIO, Branca Falabella; Oliveira, L.P.. Participação em banca de Cristina Souza de Siqueira. A sala de aula corporativa de inglês como língua estrangeira. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

33.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; MAGALHAES, C.. Participação em banca de Mirna Cristina de Andrade Palmeira. "Eu sou café com leite": A construção discursiva da identidade de raça em contexto de letramento escolar. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Corrêa; Celani, M.A.A.. Participação em banca de Solange Pereira Diniz Faraco. Diálogo entre fatores sócio-históricos e a participação de leitores em um curso de ESP. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Bastos, L.C.. Participação em banca de Cláudia Almada Gavina da Cruz. Interferindo na Construção Discursiva da Masculinidade Hegemônica na Escola: Uma Pesquisa-ação. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Bastos, L.C.. Participação em banca de Raquel Souza de Oliveira. As construções identitárias do gênero social nas narrativas do rap carioca. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Cavalcanti. Participação em banca de Bianca Andreza da Silva Dias. A desconstrução da masculinidade hegemônica em eventos de letramento escolar. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Lagorio. Participação em banca de Giane da Silva Mariano Lessa. "Lá na América Latina ..." Um estudo sobre a (re)construção das identidades culturais na sala de aula de espanhol L.E.. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Meure. Participação em banca de Hellem da Silva Espíndola. A construção discursiva da masculinidade hegemônica de adolescentes em conflito com a lei. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Corrêa; Silveira. Participação em banca de Eliane Mariano de Oliveira Albuquerque. O descompasso entre a formação do professor de inglês para leitura e a sua prática. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

41.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Corrêa; Balocco, A.E.. Participação em banca de Maria Inês Azeredo Alonso. A construção de sentido do texto num trabalho de grupo de leitura em língua inglesa. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
FABRICIO, Branca Falabella; Pinto; Bittencour, S.. Participação em banca de Vanessa Lage de Almeida. A produção de estórias: estratégias discursivas em narrativas em uma audiência de conciliação. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

43.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Pereira, M.G.D.. Participação em banca de Fernanda Alves da Silva. Hipertexto como um novo espaço para o evento social de leitura: a construção das masculinidades. 2003. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Corrêa; Miller. Participação em banca de Helen Suely da Silva Moreira. Conhecer e mudar a realidade: o desenvolvimento profissional - Uma pesquisa ação. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Corrêa; Balocco, A.E.. Participação em banca de Verônica Souza de Oliveira. O ensino de leitura em inglês em uma escola municipal: reflexões sobre teoria e prática. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
FABRICIO, Branca Falabella; LOPES, Luiz Paulo da Moita; Oliveira, L.P.. Participação em banca de Talita de Oliveira. RPG (Roleplaying Games): A Aventura do Letramento e da (Re)construção de Identidades Sociais no Contexto Escolar. 2003 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
FABRICIO, Branca Falabella; Pinto; Bittencour, S.. Participação em banca de Vanessa Lage de Almeida. A produção de estórias: estratégias discursivas em narrativas em uma audiência de conciliação do PROCON. 2003 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; MEYER, D. E. E.; SZUNDY, P. T. C.; Gago. Participação em banca de Lúcia Gomes Pinheiro. (Re)construindo performances discursivas de maternidade e não-maternidade em espaços virtuais. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; Coelho; Lima, F.; Bastos, L.C.. Participação em banca de Raquel Souza de Oliveira. Performances discursivas de artrítico/as reumatoides nos domínios virtuais: a (re-)definição das sociabilidades ditas doentes. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; SILVA, D. N. E.; SZUNDY, P. T. C.; Cavalcanti. Participação em banca de Thayse Figueiras Guimarães. Embates entre performances corpóreo-discursivas em trajetórias textuais: uma etnografia multissituada. 2014. Tese (Doutorado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Pereira, M.G.D.; SALIÉS, Tânia Mara Gastão; FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.; Souza Couto. Participação em banca de Priscila Starosky. O role-playing game como proposta pedagógica de co-construção de histórias no contexto da surdez. 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MARTINS, I.; Carvalho; FABRICIO, Branca Falabella; Loureiro; Rezende. Participação em banca de Laísa Maria Freire dos Santos. Discursos de Educação Ambiental na formação de educadores(as) ambientais: uma abordagem a partir da Análise Crítica do Discurso. 2010. Tese (Doutorado em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde N) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MILLER, Inés Kayon de; Bastos, L.C.; FABRICIO, Branca Falabella; Balocco, A.E.; OLIVEIRA, Maria Do Carmo Leite de; Oliveira, L.P.. Participação em banca de Renata Gaspar Nascimento. Eu, nós, a gente... tamu junto e misturado : construção de identidade(s) e estratégias discursivas na ocupação do espaço midiático pela transformação social. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
Buarque de Holanda, H.H.O.; Alanca, A.M.A.; Martins Costa, A.L.B.; FABRICIO, Branca Falabella; Vieira, M.A.A.. Participação em banca de Maria do Socorro Brito Araujo. Nas quebradas da voz: o lugar e a mãe na crônica poética do rap. 2009. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MARTINS, H. F.; MILLER, Inés Kayon de; Vereza, S.; FABRICIO, Branca Falabella; Bannel; Oliveira, L.P.. Participação em banca de Cristiane Pereira Cerdera. A noção de entendimento na Prática Exploratória: uma reflexão wittgensteiniana. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
Bastos, L.C.; FABRICIO, Branca Falabella; Pereira, M.G.D.; Coelho; PASSOS, M. D.. Participação em banca de William Soares dos Santos. O longo caminho até Damasco: rede e fluxo de mudanças em narrativas de conversão religiosa. 2007. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
Bastos, L.C.; FABRICIO, Branca Falabella; Coelho; Pereira, M.G.D.. Participação em banca de Sonia Maria de Souza Rosas. Entrevistas com o assistente social: identidade, doença e estigma em uma enfermaria de adolescentes. 2006. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
Bannel; Candau; FABRICIO, Branca Falabella; VEIGA NETO, A.; BRANDAO, Z.. Participação em banca de Patrícia Monteiro Lacerda. De perto, ninguém é anormal: a construção discursiva de identidades, em narrativas de trajetória escolares longas, de" pessoas com deficiência". 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
FABRICIO, Branca Falabella; Gago; Coelho; Pereira, M.G.D.; OLIVEIRA, Maria Do Carmo Leite de. Participação em banca de Marcos Fernandes de Souza. A expressão do jeitinho brasileiro em interações via call center. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
Pereira, M.G.D.; Oliveira, L.P.; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Terezinha Maria Barroso Santos. Construindo um modelo teórico e analítico do discurso argumentativo nas primeiras séries do ensino fundamental: uma abordagem sociocognitiva e sociodiscursiva do texto de opinião. 2005. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.; Miller; Oliveira, L.P.; Vereza, S.. Participação em banca de Mônica Spitalnik Nathan. Conflitos em sala de aula: relações construídas entre professor e alunos em um curso universitário. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
FABRICIO, Branca Falabella; Miller; Oliveira, L.P.; Gago; Bastos, L.C.. Participação em banca de Edna Campos Pacheco Fernandes. Atendimento telefônico para captação de anúncios classificados: uma análise da quebra da expectativa do Discurso Institucional. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; DAHER, M. C.. Participação em banca de Fábio Sampaio de Almeida. Performances corpóreo-discursivas de identidade profissional de uma docente em prova de seleção. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; PINTO, J. P.. Participação em banca de Luciana Lins Rocha. Teoria Queer e sala de aula de inglês na Escola Pública: performatividade, indexicalidade e estilização. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; OSTERMANN, A. C.; Lima, F.. Participação em banca de Rodrigo Borba. (Trans)identidades (trans)textuais: circulação de discursos e interação no processo transexualizador. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; SILVA, D. N. E.. Participação em banca de Thayse Figueiras Guimarães. Performances corpóreo-discursivas em trajetórias textuais: uma etnografia multissituada. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; MEYER, D. E. E.. Participação em banca de Lúcia Gomes Pinheiro. (Re)construindo performances discursivas de maternidade e não-maternidade em espaços virtuais. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella; Lima, F.. Participação em banca de Raquel Souza de Oliveira. Performances discursivas de artrítico/as reumatoides nos domínios virtuais: a (re-)definição das sociabilidades ditas doentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Cavalcanti; FABRICIO, Branca Falabella; MAHER, T. J. M.. Participação em banca de Alba Cecília Cossi Bizon. Performances Identitárias e posicionamentos no processo de dês(re)territorialização de estudantes congoleses do convênio PEC-G: pistas para a reflexão sobre políticas de línguas em tempos de internacionalização. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Miller; FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.. Participação em banca de Gysele da Silva Colombo Gomes. Discurso, identidades e representações sociais nas histórias de professoras: uma análise de narrativas de professoras de inglês em formação continuada. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MARTINS, I.; FABRICIO, Branca Falabella; Prata. Participação em banca de Maria Cristina do Amaral Moreira. A relação entre pesquisa em educação em ciências e ensino de ciências: um estudo do livro didático de ciências e de química. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde N) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
OLIVEIRA, Maria Do Carmo Leite de; MILLER, Inés Kayon de; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Alba Regina Loredo Gama Tamanini. Segmentos de filmes como recurso pedagógico: ressignificando a assimetria e os papéis interacionais de professores e alunos na sala de ILE. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
Pereira, M.G.D.; Coelho; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Fernanda Henrique Dias. Narrativas de deslocamento de estudantes de intercâmbio em cidades do interior de Minas Gerais. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
Buarque de Holanda, H; Matos, C.N. de; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Maria do Socorro Brito Araujo. Nas quebradas da voz: o lugar, os nomes e a mãe na crônica poética do rap. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Bannel; FABRICIO, Branca Falabella; Candau. Participação em banca de Patrícia Lacerda. A construção discursiva de identidades de brasileiros(as) com deficiência no seu processo de escolarização II. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
Bastos, L.C.; FABRICIO, Branca Falabella; Pereira, M.G.D.; CARNEIRO, P. F.. Participação em banca de William Soares dos Santos. O longo caminho até Damasco: construção de identidades sociais em relatos de conversão religiosa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
Bannel; FABRICIO, Branca Falabella; Candau. Participação em banca de Patrícia Lacerda. A construção discursiva de identidades de brasileiros(as) com deficiência nos seus processos de escolarização I. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
FABRICIO, Branca Falabella; Bastos, L.C.; Pereira, M.G.D.. Participação em banca de Sonia Maria de Souza Rosas. A construção de identidades em situação de atendimento com o serviço social. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
Pinto; FABRICIO, Branca Falabella; DOBEDEI, V. L. D. L. M.; OLIVEIRA, A. J. B.. Participação em banca de Grasiele Barreto Rangel Monteiro. Ah ... se essa biblioteca falasse ... : narrativas, memória e identidades na Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Ângela Corrêa Pereira da Motta. Frame analysis: the mosaic of frames in a TV show interview. 2004 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Clarisse Guedes Pinto. Investigating the turn-taking system in an EFL class for young learners: institutional and interactional agendas in action. 2004 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Flávia Moreno de Marco. Ele pode perceber que sou virgem? : os diferentes significados atribuídos à virgindade em contexto de novos letramentos digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
LOPES, Luiz Paulo da Moita; FABRICIO, Branca Falabella. Participação em banca de Mariana Romariz Leivas.Como se constrói uma feminista? Uma etnografia da (re)construção das identidades sociais no letramento digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Ivo, E.; FABRICIO, Branca Falabella; Heffner, H.. Participação em banca de Luciana Penna Fernandes.As origens circenses do cinema: primeiro-cinema, circo-teatro e a teatralidade circense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FABRICIO, Branca Falabella; SILVA, D. N. E.; FRANCA, M. B.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo de Letras e Linguística. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NEIVA, Aurora Maria Soares; FABRICIO, Branca Falabella; FARIA, Selma Borges Barros de. Processo seletivo público para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Rocha, D.; FABRICIO, Branca Falabella; Leitão, M.L.. Concurso Público para Professor Assistente de Lingüística. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Correa; NEIVA, Aurora Maria Soares; TAVARES, Kátia. Banca examinadora (elaboração / provas) no Exame de seleção do Curso de Mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Correa; NEIVA, Aurora Maria Soares. Exame de seleção do Curso de Mestrado, no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada - Interação e Discurso. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
FABRICIO, Branca Falabella; SZUNDY, P. T. C.. Banca avaliadora - pedido de Bolsa Sanduiche CAPES. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FABRICIO, Branca Falabella; TAVARES, Kátia; SANTOS, M. S.. Exame de seleção de Mestrado e Doutorado para o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada 2013. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FABRICIO, Branca Falabella; MARTINS, I.; Vieira, M.A.A.. Membro de Comissão de Estágio Probatório. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FABRICIO, Branca Falabella. Igala Book Prize. 2012. International Gender and Language Association.

5.
FABRICIO, Branca Falabella; TAVARES, Kátia; Montez, Luiz. Exame de seleção de Mestrado e Doutorado para o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Apliacada. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FABRICIO, Branca Falabella; TAVARES, Kátia; Pietrolongo, Marcia. Banca de credenciamento de novos docentes junto ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FABRICIO, Branca Falabella; Heberle; Costa. Prêmio ANPOLL 2010. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
TAVARES, Kátia; ROCHA, Roberto; FABRICIO, Branca Falabella. Exame de seleção para o Curso de Mestrado do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
FABRICIO, Branca Falabella; TAVARES, Kátia; FARIA, Selma Borges Barros de. Exame de seleção de Professor Substituto para o Departamento de Letras Anglo-Germânicas. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
FABRICIO, Branca Falabella; NUNES, Myriam Brito Correa; NEIVA, Aurora Maria Soares. Banca Examinadora de Língua Instrumental - Inglês. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Anual do GT Práticas Identitárias na Linguística Aplicada.Linguagem e resistência. 2013. (Simpósio).

2.
Encontro anual do GT Práticas identitárias na Lingüística Aplicada-ANPOLL.Identidade e resistência. 2009. (Seminário).

3.
XXIV Encontro Nacional da ANPOLL.Olhares Críticos em Letras e Linguística: avaliação interna e externa. 2009. (Encontro).

4.
XXIII Encontro Nacional da ANPOLL.Produção do conhecimento em Letras e Lingüística: identidade, impacto e visibilidade. 2008. (Encontro).

5.
IX Semana Acadêmica de Letras "Letras em diálogo: Língua & Literatura e Prática.A co-construção do conhecimento no contexto educacional: entre a tradição e a inovação. 2006. (Seminário).

6.
XIV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - UFRJ.Discurso e Construção das identidades sociais contemporâneas. 2006. (Simpósio).

7.
XIII Congersso da ASSEL-Rio. Práticas Discursivas Mediadas e a construção da identidade. 2005. (Congresso).

8.
15o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - PUC-SP.Discursos, identidades sociais e instituição. 2005. (Simpósio).

9.
XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos - UFRJ.Ressignificando a sala de aula de língua estrangeira. 2005. (Simpósio).

10.
III Fórum CLAC - UFRJ.Avaliação e performance em sala de aula. 2005. (Simpósio).

11.
III Fórum CLAC - UFRJ.Fatores Extra-Lingüísticos no Ensino de LE. 2005. (Simpósio).

12.
Estudos do Discurso.I Jornada de Estudos do Discurso - PUC-Rio. 2002. (Seminário).

13.
Promoting Understanding of Language in Use. BAAL 33rd Annual Meeting - Cambridge, UK. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRICIO, Branca Falabella ; Pinto ; BORBA, R. ; LEWIS, E. . 4th International Queering Paradigms Conference. 2012. (Congresso).

2.
PINTO, J. P. ; FABRICIO, Branca Falabella . Linguagem e Resistência. 2012. (Outro).

3.
FABRICIO, Branca Falabella . Teoria Queer e educação: um diálogo possível em construção em instituições brasileiras. 2012. (Outro).

4.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita . X Seminário SALÍNGUAS - Leituras e Releituras. 2010. (Congresso).

5.
FABRICIO, Branca Falabella ; PINTO, J. P. . Linguagem e exclusão. 2010. (Outro).

6.
FABRICIO, Branca Falabella ; PINTO, J. P. . Identidade e resistência. 2009. (Outro).

7.
Cavalcanti ; Angelis, P. ; FABRICIO, Branca Falabella ; Rüschoff, B. ; Wolff, D. . AILA Solidarity Award Committee. 2008. (Congresso).

8.
LOPES, Luiz Paulo da Moita ; FABRICIO, Branca Falabella . IX Seminário SALÍNGUAS - "Discurso, Conhecimento e Construção da Vida Social . 2007. (Congresso).

9.
FABRICIO, Branca Falabella ; KESTLER, Izabella Maria Furtado ; NUNES, Myriam Brito Correa . XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2005. (Congresso).

10.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita ; NUNES, Myriam Brito Corrêa . VIII Seminário Salínguas - Pesquisa na Sala de Aula de Línguas. 2004. (Congresso).

11.
FABRICIO, Branca Falabella ; ROCHA, Roberto ; KESTLER, Izabella Maria Furtado ; MELLO, Erica Gertrud Gudde de Hollanda ; REIS, Ana Cristina Silva dos . XII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos. 2004. (Congresso).

12.
FABRICIO, Branca Falabella ; LOPES, Luiz Paulo da Moita ; NUNES, Myriam Brito Corrêa . VII Seminário Salínguas - Pesquisa na sala de aula de línguas. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alvaro Monteiro Carvalho. Práticas de letramento Queer na sala de aula de ILA: discursos e performances identitárias em fricção. 2013. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

2.
Wanisse Liliam Costa. Performances corpóreo-discursivas de identidades de gênero e sexualidade em redes sociais: estabilidades e mobilidades em diálogo. 2012. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

3.
Aline da Silva Azevedo. Re-construindo identidades discursivas de raça na sala de aula de língua estrangeira. 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

4.
Ângela Cristina Fiorani Diniz. Interação sala de aula de LE Ciberespaço: entre a manutenção e a reconstrução de práticas discursivo-identitárias no contexto educacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

5.
Tatiana Pereira Carvalhal. Análise multimodal da construção discursiva de "Brasil" e de "brasileiros" em uma série telejornalística. 2009. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

6.
Miriam Viniskofske. Falo o que nego quer ouvir:" identidades camaleônicas na nova ordem do trabalho. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

7.
César Salles Boaventura. Ser mãe pode ser chatíssimo": performances identitárias alternativas na internet. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

8.
Ana Paula Loureiro. Construindo outras experiências de si em práticas de letramento computacional na aula de inglês como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

9.
Ana Cristina da Rocha Berenger Resende. Ser velho não significa que não vá fazer as coisas": conversas sobre textos culturais como local de rearticulação de regimes de verdade. 2005. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Branca Falabella Fabricio.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Belarmino de Santana. Análise da interação na perspectiva sociointeracional em sala de aula. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: ensino-aprendizagem) - UNAES - Centro Universitário de Campo Grande. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

2.
Lívia Vieira Cabral. "Love is in the air": a social semiotic study of media discourse. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Inglesa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

3.
Ricardo Fernandes Bernardes. Researcher and Teacher as partners in the construction of knowledge. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Inglesa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

4.
Valéria Zebende dos Santos. O papel da leitura em LE na formação de cidadãos críticos. 2005. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Inglês-LE) - Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

5.
Marília Vianna Dutra Vinson. An action research project concerning students'development of oral skills. 2005. 45 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada Ao Ensino de Inglês-LE) - Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

6.
Gizele Dias Pereira. From Exploratory Practice to Action Research: Reflecting on Pedagogic Practices from a critical perspective. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Língua Inglesa) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

7.
Cristiane Ricardo Figueiredo. The reflective practitioner: exploring pedagogical practices from a critical perspective. 2004. Monografia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

8.
Daniele Barboza Pacheco. "Do you really want that?": The discourse strategies used to persuade clients. 2003. Monografia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

9.
Beatriz Gouveia Berto. Redefining the EFL classroom for beginners. 2003. Monografia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

10.
Vania Ormond Teixeira. The role of multiple intelligences in the learning process. 2003. Monografia - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

Iniciação científica
1.
Alex Bezerril Toledo. O governo da masculinidade hegemônica: discursos e conflitos identitários. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

2.
João Pedro Coutinho Fagerlande. "Quanto vale o meu talento": a construção midiática da identidade profissional no Novo Capitalismo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Português Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Branca Falabella Fabricio.

Orientações de outra natureza
1.
Flávia Moreno de Marco. Queering CLAC: Aproximando língua e sociedade na formação de cidadãos e usuários críticos da linguagem. 2012. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Ingles) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Branca Falabella Fabricio.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/04/2014 às 19:16:58