Vera Lucia de Souza e Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9652501588860296
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Docente do Departamento de Engenharia Civil do CEFET-MG; Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva, POSLIN - da Faculdade de Letras da UFMG; Participante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares em Informação Multimídia (http://piim-lab.decom.cefetmg.br); Mestrado em Tecnologia - CEFET-MG- 1995; Especialização em Metodologia do Ensino de Projetos pelo PCDET-CEFET-MG (1990) Graduação em Formação de Professores para Disciplinas de Segundo Grau pela Universidade do Trabalho (1980). Gestora, na Região Sudeste, do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais - TecNep/SETEC/MEC, 2007 a 2010; Criação e coordenação do Curso de Lato Sensu "Metodologia do Ensino de Projetos", em 1989; Projeto de Criação e captação de recursos para um Curso Pós-Técnico na área de Pré-Modados para construção civil; Projeto de Criação e captação de recursos para cursos de extensão em um Mutirão para a construção de 500 casas - Município de Contagem, MG. - Coordenadora do Programa de Lato Sensu - CEFET-MG, desde 2000; - Aperfeiçoamento em Ergonomia Aplicada ao Trabalho. - Representante do CEFET-MG no Conselho de Educação da FIEMG. - Elaboração do Edital do Programa Rede Universitária de Empreendedorismo - REUNE, para inclusão da disciplina Formação do Empreendedor nos cursos de graduação de Engenharias Elétrica e Mecânica (1998). - Membro do Comitê de Gerenciamento da Incubadora Tecnológica de Automação e Instrumentação Médica - ITAIM - CEFET-MG; Participação na criação conceitual e como Coordenadora Executiva do Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia e Arte - LACTEA, inclusive como designer dos projetos da área física e lay-out e implantação do LACTEA; Participação no comitê editorial da Revista da META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações). Representantes dos Docentes do Lato Sensu como Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - biênio 2007/2008; Tutora e Curadora da Obra artística (musical e escultórica) de Carlos de Lima Goulart Drummond. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lucia de Souza e Lima
Nome em citações bibliográficas
De Souza e Lima, Vera Lúcia;LIMA, Vera Lúcia de Souza;LIMA, VERA LÚCIASOUZA E

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Av. Amazonas, 7675
Nova Gameleira
30510-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 3195213
Fax: (31) 3195212
URL da Homepage: http://www.dppg.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: LÍNGUA DE SINAIS PROPOSTA TERMINOLÓGICA PARA A ÁREA DE DESENHO ARQUITETÔNICO, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação; Edição e edição integrada à impressão.
1991 - 1994
Mestrado em Mestrado em Tecnologia.
CEFET-MG, CEFET-MG, Brasil.
Título: Imagem, Forma e Proporção - um estudo exploratório em educação tecnológica,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: João Francisco de Abreu.
Palavras-chave: forma.
1988 - 1990
Especialização em Metodologia do Ensino de Projetos. (Carga Horária: 360h).
CEFET-MG, CEFET-MG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1977 - 1980
Graduação em Formacao de Professores Para Disciplinas de Segund.
Universidade do Trabalho, UTRAMIG, Brasil.




Formação Complementar


1998 - 1998
EMPRETEC. (Carga horária: 60h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (MG), SEBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2008 - Atual
Extensão universitária , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, .

Atividade de extensão realizada
Edital Nº 9 - PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PROEXT 2008 ? MEC/SESu/DIPES.
2/2000 - Atual
Direção e administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
8/1999 - Atual
Extensão universitária , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Incubadora de Automação e Instrumentação Médica Itaim.

Atividade de extensão realizada
Consultoria em Projetos.
8/1999 - Atual
Treinamentos ministrados , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Incubadora de Automação e Instrumentação Médica Itaim.

Treinamentos ministrados
Produtividade e Competitividade
8/1998 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto do Produto
Tópicos Especiais em Humanidades
1/1989 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educaçcão Tecnológica de Minas Gerais.

Serviço realizado
Consultoria para Elaboração de Projetos, Editais, Criação de Cursos e Laboratório.
1/1988 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Incubadora de Automação e Instrumentação Médica Itaim.

Serviço realizado
Consultoria para Elaboração de Projetos e Editais.
08/2008 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, .



Linhas de pesquisa


1.
Geometria Computacional e Padrões de Projeto

Objetivo: A aplicação de algorítmos desta linha são importantes para melhoria do desempenho computacional dos sistemas principalmente no que diz respeito a pré e pós-processamento..
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Construção.
Palavras-chave: análise estrutural;.


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Analisador morfológico para sinais/palavras em Libras
Descrição: Este projeto aborda o problema da análise morfológica dos sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de técnicas de reconhecimento de padrões e Linguística. Na línguas orais, a exemplo da língua portuguesa, existem múltiplas propostas computacionais que possibilitam a análise morfológica, porém no caso das línguas de sinais, ainda não se pode afirmar a existência de tais processo. Portanto, a pesquisa, visa o desenvolvimento de uma sistema computacional que proceda, morfologicamente, a analise de palavras, ou sinais, em Libras. O principal foco da pesquisa e o de apoiar o desenvolvimento de um analisador morfológico baseado em vários aspectos das formações de sinais valendo-se de recursos de imagem, texto, escrita, a partir do sistema signwriting, que permitiram, de maneira interdisciplinar, fornecer informações automatizadas, no que diz respeito à criação e preservação de sinais em Libras. A validação dos neologismos se dará por meio da analise de um comitê sociolinguístico, composto por: especialistas da área de Linguística e de Visão computacional, surdos e intérpretes. Na concepção desta proposta, os dicionários terminológicos, são tecnologias assistivas para os estudantes surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vera Lucia de Souza e Lima - Coordenador / Felipe de Castro Teixeira - Integrante / Celso Luiz de Souza - Integrante / Flávio Luis Cardeal Pádua - Integrante.
2014 - 2015
GLOSSÁRIO BILÍNGUE DE TERMOS TÉCNICOS DA ÁREA DA ELETRÔNICA
Descrição: O presente projeto pretende proceder ao desenvolvimento de um ?Glossário Bilíngue de Termos Técnicos da Área da Eletrônica?. Tal medida justifica-se pelo fato do CEFET-MG, atualmente, ter três alunos surdos regularmente matriculados no Curso Técnico Subsequente de Eletrônica Pretende-se também Instituir o espaço ?Observatório da Língua de Sinais?, como local que viabilizará o desenvolvimento de glossários de termos científicos, técnicos e culturais em Libras, nas várias áreas do conhecimento, promovendo a difusão da Libras e a democratização da ciência para o surdo. Pretende-se, com o ?Observatório da Língua de Sinais?, o desenvolvimento de glossários de termos científicos, tecnológicos e culturais em Libras, bem como aumentar o contato do deficiente auditivo com o meio acadêmico de modo a prolongar seus estudos tendo acesso a níveis acadêmicos cada vez mais elevados. Almeja-se garantir a resolução do problema de aplicação de materiais didáticos adequados aos surdos, ou deficientes auditivos ,que se expressam, ou não, em Libras.. Experiências acumuladas em tais projetos germinaram a idéia do ?Observatório da Língua de Sinais?, portanto, este projeto visa também a difusão da Língua Brasileira de Sinais, bem como a democratização e popularização da ciência para o sujeito Surdo. Na concepção desta proposta, os dicionários terminológicos, são tecnologias assistivas para os estudantes surdos. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Vera Lucia de Souza e Lima - Coordenador / Felipe de Castro Teixeira - Integrante / Débora da Silva Assunção Carvalho - Integrante / Daniela Legnani de Souza Wilken - Integrante.
2014 - 2015
TERMINOLOGIA EM LIBRAS APLICADA À ÁREA DE QUIMICA: CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE QUIMICA
Descrição: O projeto busca a construção de um glossário científico contendo símbolos e convenções que possibilitem a adequação da língua instrumental em LIBRAS para o ensino de Química para deficientes auditivos. O glossário deverá recolher sinais existentes em Minas Gerais e no Brasil, bem como definir os sinais, ou símbolos gestuais representativos de vários termos científicos utilizados em Química. Este glossário deverá ser utilizado no ensino da disciplina Química para deficientes auditivos ou surdos. A editoração do glossário será realizada tanto em suporte físico, impresso em papel, quanto em suporte digital. Na concepção desta proposta, os dicionários terminológicos, são tecnologias assistivas para os estudantes surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Estudo do desenho universal sob a ótica da sustentabilidade
Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa teórica e aplicada que enfoca aspectos relacionados ao projeto de produtos para além do conceito de acessibilidade, conceito antes definido como exclusão de barreiras físicas no ambiente construído. Este projeto compreende um conceito mais abrangente, o de Desenho Universal, que amplia a convivência com a diversidade em todas as esferas, incluindo as físicas e virtuais. Destaca-se, ainda, pela proposta de aplicação do conceito de sustentabilidade, do ponto de vista das soluções tecnológicas e da biodiversidade, ao Desenho Universal, propondo soluções ?universais? e sustentáveis para o ambiente construído através de um meio virtual também universal e sustentável. Busca-se, com essa pesquisa, contribuir para a inclusão de uma maneira geral não apenas através de seu objeto de pesquisa, mas ainda incluindo como alunos bolsistas alunos de iniciação científica surdos da área de Arquitetura, e Design Gráfico. Assim, o projeto lança luzes sobre uma área ainda pouco visitada: a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no pensar científico e criativo.. Situação: Concluído Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
ELABORAÇÃO DE um MANUAL aplicadO à construção Civil PARA O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO PARA ALUNOS SURDOS
Descrição: O projeto busca a construção de um manual contendo símbolos e convenções que possibilitem a adequação da linguagem instrumental em LIBRAS para o ensino de desenho arquitetônico para deficientes auditivos, habilitando esse público alvo na leitura e representação de projetos arquitetônicos. A proposta de construir tal manual implica consequentemente no embasamento metodológico seja do ponto de vista da linguagem instrumental em LIBRAS que das exigências específicas da área de representação gráfica.Na concepção desta proposta, os dicionários terminológicos, são tecnologias assistivas para os estudantes surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
CRIAÇÃO DE UMA LINGUAGEM INSTRUMENTAL EM LIBRAS, APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO TÉCNICO PARA O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO
Descrição: Descrição: O projeto busca a construção de um glossário técnico contendo símbolos e convenções que possibilitem a adequação da linguagem instrumental em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para o ensino de desenho arquitetônico para deficientes auditivos. O glossário deverá definir sinais para termos técnicos utilizados no desenho arquitetônico. Este glossário deverá ser utilizado no ensino da disciplina Desenho Arquitetônico para deficientes auditivos, habilitando esse público alvo na leitura e representação de projetos arquitetônicos. O objetivo principal deste projeto consiste no despertar de estudantes de nível médio com deficiência auditiva, para a vocação científica, permitindo seu envolvimento em atividades de pesquisa e ampliando sua formação. Para tanto, o objeto deste projeto traduz-se na construção de um glossário técnico, de sinais, símbolos e convenções que possibilite a criação de uma Linguagem Instrumental em Libras - Língua Brasileira de Sinais, acerca do léxico e terminologia técnica próprias da construção civil. Este glossário será utilizado como base para a implementação de disciplinas de representação gráfica para as áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil para deficientes auditivos. Como primeiro objetivo específico, buscar-se-á um levantamento de todos os termos técnicos utilizados no Desenho Arquitetônico e a existência de uma tradução dos mesmos em LIBRAS. Um segundo objetivo específico é a definição de sinais para os termos técnicos que não possuam uma correspondência em LIBRAS. Como terceiro objetivo específico tem-se a elaboração da versão impressa do glossário contendo todos os termos definidos. Na concepção desta proposta, os dicionários terminológicos, são tecnologias assistivas para os estudantes surdos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Passos para a inclusão: implantação de oficinas pedagógicas para o portador de altas habilidades nos parâmetros do MEC, para o ensino profissional
Descrição: Este projeto foi desenvolvido à escassez de instituições de ensino adequadas para receber os Portadores de Altas Habilidades sendo escassa também a bibliografia a respeito. Nesta medida, pretende-se incentivar pessoas PAH a desenvolverem suas habilidades e com isso proporcionar à sociedade um avanço cientifico, tecnológico e cultural para o país. Bolsista Joice Sabrina Abade EEMM.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2012
Polo CEFET-MG - PROJETO DE EXPANSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS ? LICENCIATURA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PROJETO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS ? BACHARELADO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Descrição: O Curso de Graduação em Letras Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais, realizado na modalidade à distância, está sendo oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a participação de nove instituições: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET) e a própria UFSC. A proposta é de expandir este mesmo curso para mais seis instituições: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN) e abrir novas vagas nos pólos que já estão com a primeira turma em andamento, com exceção dos pólos da USP e da UFSM que serão substituídos pela UNICAMP e UFRGS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (43) .
Integrantes: Vera Lucia de Souza e Lima - Coordenador / Marianne Rossi Stumpf - Integrante / Ronice Muller de Quadros - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
SignWeaver: linguística e tecnologia integrando surdos e ouvintes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flávio Luis Cardeal Pádua em 21/11/2017.
Descrição: Descrição: Descrição: Ainda hoje, é demasiado escasso o número de sinais terminológicos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as áreas do conhecimento científico. Este fato, dificulta o acesso do estudante surdo à informação e limita sua formação escolar. A SignWeaver, uma spin-off acadêmica, participante do processo de aceleração de empresas inovadoras do Programa FIEMG-Lab, soluciona o problema da falta de terminologia criando palavras, em Línguas de Sinais, para conceitos técnicos e científicos. O que se almeja é tornar viável a integração entre os surdos e academia e proporcionar-lhes acesso ao mercado de trabalho qualificado. Para tanto, a SignWeaver, vale-se de algoritmos de Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural, validados por teorias linguísticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávio Luis Cardeal Pádua - Coordenador / Celso Luiz de Souza - Integrante / Vera Lúcia de Souza e Lima - Integrante / Carlos Augusto Guerra Carneiro - Integrante / Sarah Rodrigues Moreira dos Santos - Integrante / Felipe de Castro Teixeira - Integrante / Gilberto de Lima Goulart - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3. Situação:.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vera Lucia de Souza e Lima - Integrante / Felipe de Castro Teixeira - Integrante / Gilberto de Lima Goulart - Integrante / Celso Luiz de Souza - Integrante / Flávio Luis Cardeal Pádua - Coordenador / CARLOS AUGUSTO GUERRA CARNEIRO - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Fundação da Spin-off Acadêmica SignWeaver

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flávio Luis Cardeal Pádua em 03/11/2017.
Descrição: Descrição: Ainda hoje, é demasiado escasso o número de sinais terminológicos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as áreas do conhecimento científico. Este fato, dificulta o acesso do estudante surdo à informação e limita sua formação escolar. A SignWeaver, uma spin-off acadêmica, participante do processo de aceleração de empresas inovadoras do Programa FIEMG-Lab, soluciona o problema da falta de terminologia criando palavras, em Línguas de Sinais, para conceitos técnicos e científicos. O que se almeja é tornar viável a integração entre os surdos e academia e proporcionar-lhes acesso ao mercado de trabalho qualificado. Para tanto, a SignWeaver, vale-se de algoritmos de Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural, validados por teorias linguísticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávio Luis Cardeal Pádua - Coordenador / Celso Luiz de Souza - Integrante / Vera Lúcia de Souza e Lima - Integrante / Carlos Augusto Guerra Carneiro - Integrante / Sarah Rodrigues Moreira dos Santos - Integrante / Felipe de Castro Teixeira - Integrante / Gilberto de Lima Goulart - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


1997 - 1997
Periódico: Revista da Meta CEFET-MG
1996 - 1996
Periódico: Revista da Meta CEFETMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Teórica e Descritiva.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Terminologia e Terminografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Assistivas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão de Projetos.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Mineiro de Inovação 1º Lugar na Categoria Menção Honrosa na Educação, Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais,.
2015
Menção Honrosa na XIX Semana da Graduação, UFMG - Semana do Conhecimento.
2014
Prêmio Trabalhos Científicos do 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2º lugar, Câmara Brasileira do Livro - CBL.
2014
Semana do Conhecimento âmbito da Graduação,, UFMG.
2014
XV edição do UFMG JOVEM - Categoria Ensino Médio, UFMG.
2013
Honorable Mention: Terminus, Fundação Getúlio Vargas e The University of Texas at Austin.
2013
Grupo Boticário Challenge Winner: Terminus, Fundação Getúlio Vargas e The University of Texas at Austin.
2013
Outstanding Presentations: Terminus, Fundação Getúlio Vargas e The University of Texas at Austin.
2013
COMPETIÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS SOCIAIS Transforma Brasil, Fundação Getúlio Vargas e ICE - Instituto de Cidadania Empresarial.
2013
3º Lugar no E-WEEK CHALLENGE, em 21/11/2013, UFMG.
2010
Comenda Selo Escolas-Irmãs 2010 Programa Escolas-Irmãs, Gabinete Pessoal da Presidência da República - Palácio do Planalto.
2009
1º Encontro de Jovens Pesquisadores - Construção de um glossário técnico para adequação da linguagem instrumental em Libras, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Cetec.
2009
"Sociedade e Cidadania" conferido ao Manual de Ensino de Desenho Arquitetônico para Surdos, CEFET-MG.
2007
LCA Award 2008 - ?Entre a cultura e a sustentabilidade ? do Chafariz de Ouro Preto aos Profetas de Congonhas?, UNEP-SETAC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, CELSO L.2018SOUZA, CELSO L. ; PÁDUA, F. L. C. ; De Souza e Lima, Vera Lúcia ; LACERDA, ANISIO ; CARNEIRO, CARLOS A.G. . A computational approach to support the creation of terminological neologisms in sign languages. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION, v. 26, p. 517-530, 2018.

2.
SOUZA, C. L.2014SOUZA, C. L. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza ; PADUA, F. L. C. . Abordagem Interdisciplinar para a Criação e Preservação de Novos Sinais para Dicionários Terminológicos em Libras. Acta Semiótica et Linguística, v. 19, p. 1-15, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEAO, A. R. C. ; GOULART, G. L. . A língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. In: Luis Gonçalves. (Org.). A língua portuguesa e a língua brasileira de sinais. 1ed.Roosevelt: Boavista Press, 2014, v. 1, p. 321-326.

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. The creative and scientific thinking of the teenager and young adult deaf person. In: 13th International Public Communication of Science and Technology Conference. (Org.). The creative and scientific thinking of the teenager and young adult deaf person. 1ed.: PCST, 2014, v. 1, p. 9-18.

3.
De Souza e Lima, Vera Lúcia; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. ; OLIVEIAdemar Alves de Oliveira JúniorRA JUNIOR, A. A. . TRAVESSIA EM SILÊNCIO NO TERRITÓRIO DA ARQUITETURA. In: Albertina Pereira Medeiros; Marcelo Gitirana Gomes. Ferreira. (Org.). IDEMi: INTEGRAÇÃO PARA A INOVAÇÃO. 1ªed.Florianópolis: UDESC, 2012, v. 1, p. 341-352.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, RONNIE FAGUNDES DE ; SHINTAKU, MILTON ; LIMA, VERA LÚCIASOUZA E ; BARRETO, MADSON BARROS . PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE UM SISTEMA DE REVISTAS TRADUZIDO PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. In: 16° Ergodesign Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher Proceedings, 2017. p. 2297.

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; SOUZA, C. L. . TRADUÇÃO DE TERMOS TÉCNICOS E A PRODUÇÃO TERMINOLÓGICA EM LÍNGUAS DE SINAIS . In: V Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2016, Florianópolis. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/174522, 2016.

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. ; OLIVEIAdemar Alves de Oliveira JúniorRA JUNIOR, A. A. . TRAVESSIA EM SILÊNCIO NO TERRITÓRIO DA ARQUITETURA.. In: II International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation,, 2012, Florianópolis. IDEMI 2012 PROCEEDINGS. Florianópolia: UDESC, 2012.

4.
De Souza e Lima, Vera Lúcia; BARRETO, M. B. . ANALISE DIACRÔNICA DO PROCESSO EDUCACIONAL DO SUJEITO SURDO. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, 2011, Natal. SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, 2011. v. 1. p. 53-181.

5.
De Souza e Lima, Vera Lúcia; CALIXTO, R. M. F. . A INCLUSÃO DO JOVEM SURDO NO AMBIENTE PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVI, ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA MEDIADA POR INTERFACES INTERINSTITUCIONAIS E TECNOLÓGICAS. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, 2011, Natal. SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE CULTURAL DOS POVOS SURDOS, 2011. v. 1. p. 53-62.

6.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. . Contribuindo com o currículo da educação profissional de surdos: entre o visuo-espacial da libras e a linguagem visuo-espacial da arquitetura.. In: Seminário Nacional de educação Profissional e Tecnológica, 2010, Belo Horizonte. SENETP ANAIS. Belo Horizonte: SENEPT, 2010. v. 1.

7.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. . Interinstitutional Nets for the construction of a Glossary and a Manual of Architectonical Drawing Teaching for Deaf People. In: International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation, 2009, Porto. International Conference on Integration. In: International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation,, 2009, Porto. IDEMI 2009 PROCEEDINGS. PORTO: FEUP PORTO, 2009. v. 1. p. 670-680.

8.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. . Programa Inclusivo de Representação Gráfica e Imagética em Arquitetura e Engenharia.. In: III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 2009, Belo Horizonte. Anais Hipertexto 2009. Campinas: Anais Hipertexto, 2009. v. 1. p. 116-126.

9.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. G. ; PAIXAO, E. L. ; SOUZA, V. B. F. S. . UM PANORAMA NACIONAL DO ENSINO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E DA APRENDIZAGEM DISCENTE. In: COBENGE: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. ABENGE Associação Brasileira de Educação em Engenharia COBENGE: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Artigos 2009, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; SEABRA, M. C. T. C. . O PAPEL DOS ESTUDOS DO LÉXICO E DA PRODUÇÃO DE DICIONÁRIOS TERMINOLÓGICOS BILÍNGUES E BIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. In: X ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL, 2015, Rio de Janeiro. X ENGTLEX - RESUMOS EXPANDIDOS, 2015.

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; STUMPF, M. R. ; LEAO, A. R. C. . Terminology and Science Popularization: The creative and scientific thinking of the teenager and young adult deaf person.. In: I Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica, 2014, Florianópolis. Mesas Redondas, 2014. v. 1. p. 1-1.

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; SEABRA, M. C. T. C. . PRODUÇÃO LEXICAL PARA UM GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO BILINGUE: LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. In: IX ENGTLEX IX ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL, 2013, Caxias do Sul. IX ENGTLEX - Resumos Expandidos. Caxias do Sul: IX ENGTLEX - Resumos Expandidos, 2013.

4.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO CATALOGAÇÃO, CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS: O GLOSSÁRIO DA ARQUITETURA E ENGENHARIA. In: VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL, 2011, Belo Horizonte. VIII ENGTLEX - Resumos Expandidos, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; PADUA, F. L. C. ; TEIXEIRA, F. C. . ANALISADOR MORFOLÓGICO PARA SINAIS/PALAVRAS EM LIBRAS. In: 12ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2016, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS DA 12ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Belo Horizonte: DPPG-CEFET-MG, 2016. p. 50-50.

2.
CARNEIRO, C. A. G. ; PADUA, F. L. C. ; LIMA, VERA LÚCIASOUZA E . REPRESENTAÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS POR MEIO DE UM AVATAR TRIDIMENSIONAL. In: 12ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2015, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS DA 10ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Belo Horizonte: DPPG-CEFET-MG, 2015. p. 185-185.

3.
RODRIGUES, G. S. ; LIMA, VERA LÚCIASOUZA E . CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: 10ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2014, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS DA 10ª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Belo Horizonte: DPPG-CEFET-MG, 2014. p. 59-59.

4.
BAPTISTA, A. C. M. V. C. D. ; TEIXEIRA, F. C. ; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . CRIAÇÃO DE UMA LINGUAGEM INSTRUMENTAL EM LIBRAS APLICADA À CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO TÉCNICO PARA O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO. In: VIIª SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2011, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS DA VII Semana de Ciência & Tecnologia. Belo Horizonte: DPPG-CEFET-MG, 2011. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, C. L. ; PADUA, F. L. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza ; LACERDA, A. M. ; CARNEIRO, C. A. G. . A Computational Approach to Support the Creation of Terminological Neologisms in Sign Languages. Computer Applications in Engineering Education, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, F. C. ; PADUA, F. L. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . O SISTEMA SIGNWEAVER DE PRODUÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Direitos Linguísticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; CARNEIRO, C. A. G. . A Criação do Dicionário Técnico em Libras do CEFET-MG. Iniciativa acelerada no FIEMG-Lab, Novos Negócios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. INTEGRAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO SURDOS E OUVINTES NA ACADEMIA E MERCADO DE TRABALHO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; CARNEIRO, C. A. G. . SignWeaver: linguística e tecnologia integrando surdos e ouvintes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. ?Educação Inclusiva e pesquisa científica: a realidade atual?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. A formação do professor pesquisador: entre a teoria e a prática, promovendo transformação do cotidiano escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; SOUZA, C. L. . Pesquisa, Extensão e Interface Tecnológica: o ambiente de pesquisa visando a promoção do acesso da pessoa com deficiência ao pensar criativo e científico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Mesa Redonda ? Libras e termos técnicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; CARVALHO, D. S. A. ; BRISON, F. V. ; SANTOS, J. F. . A Profissionalização do Estudante Surdo: O ponto de vista do CEFET-MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; SEABRA, M. C. T. C. . O PAPEL DOS ESTUDOS DO LÉXICO E DA PRODUÇÃO DE DICIONÁRIOS TERMINOLÓGICOS BILÍNGUES E BIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. . Terminologia em Língua de Sinais na Área do Desenho Arquitetônico: Acessibilidade para o Estudante Surdo no Espaço Acadêmico e no Espaço Construído. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o Pensar Cientifico e Criativo do Estudante Surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LEAO, A. R. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Produção Terminológica em línguas minoritárias: o caso das línguas de sinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
STUMPF, M. R. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Diálogo Interinstitucional: Promovendo Instancia de Validação Acadêmica de Sinais Terminológicos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEAO, A. R. C. ; GOULART, G. L. . Mesa Redonda - A Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FERRARI, A. L. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Acessibilidade, educação e cultura.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
De Souza e Lima, Vera Lúcia; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. . MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO SUJEITO SURDO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. PRODUÇÃO LEXICAL PARA UM GLOSSÁRIO TERMINOLÓGICO BILINGUE: LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Educação Profissional e Tecnológica: Perspectivas no século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. ; OLIVEIAdemar Alves de Oliveira JúniorRA JUNIOR, A. A. . TRAVESSIA EM SILÊNCIO NO TERRITÓRIO DA ARQUITETURA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. G. . Contribuindo com o Currículo da Educação Profissional de Surdos: entre o Visuo-Espacial da Língua LIBRAS e a Linguagem Visuo-Espacial da Arquitetura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. G. . Interinstitutional Nets for the construction of a Glossary and a Manual of Architectonical Drawing Teaching for Deaf People. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. G. . PROGRAMA INCLUSIVO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E IMAGÉTICA EM ARQUITETURA E ENGENHARIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. Regina Célia Guedes LeiteG. . PROGRAMA INCLUSIVO DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E IMAGÉTICA EM ARQUITETURA E ENGENHARIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. I. Congreso Internacional de Lexicología, Lexicografía y Terminología: ?Tendiendo puentes hacia nuevos escenarios lexicológicos, lexicográficos y terminológicos?,. 2017.

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. member of the Scientific Committee of the VI Encontro Mundial sobre o Ensino de Português & I Simpósio de Português Língua se Herança (VI World Conference of Teaching of Portuguese & I Symposium of Portuguese as Heritage Language. 2017.

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LÍNGUAS DE SINAIS. 2016.

4.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; NETTO, T. L. F. . Qualificação Profissional do Mutirão do Bairro Sapucaia Incluindo Projeto de Alfabetização na Obra. 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; BRISON, F. V. ; CARVALHO, D. S. A. ; GOULART, G. L. . Sinal de um Futuro Melhor - UFMG, Sebrae e Sedectes lançam Livro do PII na Finit. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Como a Sign Weaver promove o acesso de surdos à educação universitária. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; PADUA, F. L. C. . SIGNWEAVER. promove inclusão de surdos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
De Souza e Lima, Vera Lúcia. Dicionários Terminológicos em Libras para a Educação do Estudante Surdo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; CARVALHO, D. S. A. ; TEIXEIRA, F. C. ; GOULART, G. L. ; SALVIANO, B. N. . Inclusão dos surdos - Brasil das Gerais. 2013.

6.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. COMO QUEBRAR O SILÊNCIO QUE HÁ ENTRE SURDOS E OUVINTES?. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; PADUA, F. L. C. ; SOUZA, C. L. ; CARNEIRO, C. A. G. ; TEIXEIRA, F. C. ; GOULART, G. L. . SIGNWEAVER. 2017; Tema: Produção Terminológica em Línguas de Sinais. (Site).

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; PADUA, F. L. C. ; CARNEIRO, C. A. G. ; SOUZA, C. L. ; TEIXEIRA, F. C. ; GOULART, G. L. . SIGNWEAVER. 2017; Tema: Produção neológica em Línguas de Sinais. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, VERA LÚCIASOUZA E. Relações intrainstitucionais e interinstitucionais na produção do léxico terminológico em Línguas de Sinais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PADUA, F. L. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza ; SOUZA, C. L. ; CARNEIRO, C. A. G. ; TEIXEIRA, F. C. ; GOULART, G. L. . SIGNWEAVER. 2017. (PITCH - INOVA-MINAS).

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; PADUA, F. L. C. ; CARNEIRO, C. A. G. ; SOUZA, C. L. ; TEIXEIRA, F. C. ; GOULART, G. L. . Términus. 2016. (PITCH - https://www.youtube.com/watch?v=mw-2VD2xG1g).

4.
CARVALHO, D. S. A. ; GOULART, G. L. ; TEIXEIRA, F. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Palestra e oficina Escrita de Sinais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Carlos Goular ; De Souza e Lima, Vera Lúcia . Obra Musical do Compositor Carlos Goulart. 2010. (Manutenção de obra artística/Outro).

6.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; CARVALHO, M. C. R. . Metodologia do Ensino de Projetos. 1989. (Curso de Especialização).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; PADUA, F. L. C. ; SOUZA, C. L. ; LACERDA, A. M. ; CARNEIRO, C. A. G. . SISTEMA E MÉTODOS PARA GERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS EM LÍNGUAS DE SINAIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201700216, título: "SISTEMA E MÉTODOS PARA GERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS EM LÍNGUAS DE SINAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/02/2017



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; STUMPF, M. R.; OLIVEIRA, J.. Participação em banca de Francielle Cantarelli Martins. Terminologia de Psicologia em Libras. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SONZA, A. P.; Luiz Carlos Barros de Freitas; Chaves, Carlos Henrique Freitas; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Angela Deise Santos Guimarães. Leitores surdos e acessibilidade virtual mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional T) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; CARVALHO, M. C. R.. Participação em banca de Jussara Provenzani de Almeida. Capacitação profissional de pessoas com deficiência na área da construção civil: estudo de caso no CEFET-MG. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HIRASHIMA, S. Q. S.; LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEITE, R. C. G.. Participação em banca de Breno Ricardo Cotrim Wanderley..Aplicação de uma ferramenta de plataforma BIM em projeto de habitação de interesse social. 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
ROCHA, Hugo Brito; De Souza e Lima, Vera Lúcia; ALMEIDA, Jussara Provenzani. Participação em banca de Thiago Dias Campos.GESTÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL NA CAPITAL MINEIRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
Rosciano, Pia Coeli; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Igor Almeida Fassarella.PERÍCIA IMOBILIÁRIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
BORBA, A. L.; SOUZA, Rafael Miranda de; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Gustavo Mendes Borges.Blocos Reciclados: Reutilização dos Resíduos Sólidos na Construção Civil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
RODRIGUES; MARQUES, Guilherme Fernandes; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Matheus Abreu e Souza.Utilização dos Rejeitos Provenientes do Beneficiamento do Minério de Ferro Como Filler em Fibrocimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
CARVALHO, M. C. R; Rosciano, Pia Coeli; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Suerley Kelma Ferreira Cortezão.Personalização de Apartamentos: modificações arquitetônicas durante a execução de um edifício de alto luxo em Belo Horizonte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - CEFET-MG.

7.
BORBA, A. L.; TOMASI, Antônio de Pádua Nunes; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Renato Pereira Aboim Tavares.Gestão de Pessoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - CEFET-MG.

8.
BORBA, A. L.; TOMASI, Antônio de Pádua Nunes; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Participação em banca de Yolanda de Melo Silva Friche.A terceirização do Gerenciamento e Acompanhamento de Obras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - CEFET-MG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; LEAO, A. R. C.; ARAO, L. A.; BAPTISTA, P. R. T.. Processo de seleção de professor substituto.. 2016. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
VILLELA, A. M. N.; CARVALHO, D. S. A.; SOUSA JUNIOR, M. A.; LIMA, Vera Lúcia de Souza. Processo de seleção de professor substituto.. 2014.

3.
De Souza e Lima, Vera Lúcia; CALIXTO, R. M. F.; SILVA, G. D.. edital 121 , CEFET-MG: Contratação de professor temporário disciplina Libras. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENELELS - I Encontro Nacional de Ensino e Letramento em Escrita da Língua de Sinais.A ESCRITA DE SINAIS, PESQUISA E INTERFACE TECNOLÓGICA, VISANDO A PRODUÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS EM LIBRAS. 2016. (Encontro).

2.
?I Semana de Letras-Libras: Pensar a surdez, pensar a diferença?,n.Os estudos do léxico e a produção terminológica em Libras.. 2015. (Seminário).

3.
SIMPÓSIO CAMINHOS DA INCLUSÃO: SABERES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS. SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO SURDO.A contribuição das Ciências do Léxico para a Produção Terminológica da Língua Brasileira de Sinais. 2015. (Simpósio).

4.
XIV Congresso Internacional do INES. PUBLICAÇÕES EM LIBRAS E SOCIEDADE. 2015. (Congresso).

5.
Letras Debate.Responsabilidade social, dicionários terminológicos e o pensar cientifico e criativo do estudante surdo.. 2014. (Seminário).

6.
Palestra na UFSC.Produção Terminológica em Línguas Minoritárias. 2014. (Outra).

7.
Brasil das Gerais.Divulgação ao Público em Geral acerca da produção de dicionários bilíngues Língua Portuguesa e Libras. 2013. (Outra).

8.
VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL.Proposta metodológica para desenvolvimento, catalogação, criação e validação de sinais em libras: o glossário da Arquitetura e Engenharia. 2011. (Encontro).

9.
VIII ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA E TERMINOLOGIA DA ANPOLL.Proposta metodológica para desenvolvimento, catalogação, criação e validação de sinais em libras: o glossário da Arquitetura e Engenharia. 2011. (Encontro).

10.
2o. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Contribuindo com o Currículo da Educação Profissional de Surdos: entre o Visuo-Espacial da Língua LIBRAS e a Linguagem Visuo-Espacial da Arquitetura. 2010. (Seminário).

11.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. A INCLUSÃO DO JOVEM SURDO NO AMBIENTE PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL, ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA MEDIADA POR INTERFACES TECNOLÓGICAS. 2010. (Congresso).

12.
Primeiro Fórum franco brasileiro sobre museus, museologia e sociedade..Curadoria de Exposição de Obras de Arte - "Os sentidos da linha - um convite à imaginação". 2009. (Outra).

13.
Ciência e Museologia: Universo Imaginário.Avaliação do Ciclo de Vida: entre a cultura e a sustentabilidade, do Chafariz de Ouro Preto aos Profetas de Congonhas. 2008. (Seminário).

14.
SEMINÁRIO do Grupo de pesquisa e estudos em Museologia -Arte- Estética na Tecnologia, Educação e Ciência..EXPOSIÇÃO: ESPAÇO DO DIÁLOGO E DA CONSTRUÇÃO. 2007. (Seminário).

15.
Audiência Pública.Altas habilidades e superdotados. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; FAULSTICH, E. L. J. ; STUMPF, M. R. ; SANTOS, P. T. ; CASTRO JUNIOR, G. ; OLIVEIRA, J. S. . I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. 2018. (Congresso).

2.
De Souza e Lima, Vera Lúcia. ORGANIZAÇÃO DAS 43 BANCAS E DO PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DE TCCs. 2012. (Outro).

3.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. II SEMINARIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Celso Luiz de Souza. SISTEMA COMPUTACIONAL DE APOIO À CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO TERMINOLÓGICA EM LÍNGUAS DE SINAIS: NEOLOGISMOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA. Início: 2014. Tese (Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jussara Provenzani de Almeida. Capacitação Profissional de Pessoas com Deficiência na Área da Construção Civil: Estudo de Caso no CEFET/MG. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Vera Lucia de Souza e Lima.

2.
FERNANDA ISONI DE PAIVA ALVES. A FAMÍLIA INCLUSIVA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Tecnológica I) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Vera Lucia de Souza e Lima.

3.
MARIA CRISTINA FERREIRA BICALHO. AVALIAÇÃO VIA PORTFÓLIO ? POSSIBILIDADES E PERCALÇOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SÉCULO XXI. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização) - CEFET-MG. Orientador: Vera Lucia de Souza e Lima.

4.
Pedro Mateus Alves Menezes. Estudo de Caso sobre os Escritórios de Engenharia Pública vigentes e uma nova proposição para estes através da criação do Escritório de Engenharia Pública do CEFET-MG.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção Civíl) - CEFET-MG. Orientador: Vera Lucia de Souza e Lima.



Inovação



Patente
1.
 LIMA, VERA LÚCIASOUZA E; PADUA, F. L. C. ; SOUZA, C. L. ; LACERDA, A. M. ; CARNEIRO, C. A. G. . SISTEMA E MÉTODOS PARA GERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS EM LÍNGUAS DE SINAIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201700216, título: "SISTEMA E MÉTODOS PARA GERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS EM LÍNGUAS DE SINAIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 01/02/2017


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERRARI, A. L. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Acessibilidade, educação e cultura.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Inovação e Responsabilidade Social: Dicionários Terminológicos para o Pensar Cientifico e Criativo do Estudante Surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEAO, A. R. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Produção Terminológica em línguas minoritárias: o caso das línguas de sinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Mesa Redonda ? Libras e termos técnicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; CARVALHO, D. S. A. ; BRISON, F. V. ; SANTOS, J. F. . A Profissionalização do Estudante Surdo: O ponto de vista do CEFET-MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. A formação do professor pesquisador: entre a teoria e a prática, promovendo transformação do cotidiano escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TEIXEIRA, F. C. ; PADUA, F. L. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . O SISTEMA SIGNWEAVER DE PRODUÇÃO DE NEOLOGISMOS TERMINOLÓGICOS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Direitos Linguísticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; CARNEIRO, C. A. G. . A Criação do Dicionário Técnico em Libras do CEFET-MG. Iniciativa acelerada no FIEMG-Lab, Novos Negócios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, D. S. A. ; GOULART, G. L. ; TEIXEIRA, F. C. ; LIMA, Vera Lúcia de Souza . Palestra e oficina Escrita de Sinais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; TEIXEIRA, F. C. ; BRISON, F. V. ; CARVALHO, D. S. A. ; GOULART, G. L. . Sinal de um Futuro Melhor - UFMG, Sebrae e Sedectes lançam Livro do PII na Finit. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, Vera Lúcia de Souza. Como a Sign Weaver promove o acesso de surdos à educação universitária. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
De Souza e Lima, Vera Lúcia. Dicionários Terminológicos em Libras para a Educação do Estudante Surdo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Vera Lúcia de Souza; FAULSTICH, E. L. J. ; STUMPF, M. R. ; SANTOS, P. T. ; CASTRO JUNIOR, G. ; OLIVEIRA, J. S. . I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Currículo Profissional aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais para serviços ESPECIALIZADOS DE CONSULTORIA EXTERNA. (Diário oficial MG 12.12.1998.
- Criação e coordenação do Curso de Lato Sensu "Metodologia do Ensino de Projetos", em 1989.
- Projeto de Criação e captação de recursos para um Curso Pós-Técnico na área de Pré-Modados para construção civil.
- - Projeto de Criação e captação de recursos para cursos de extensão em um Mutirão para a construção de 500 casas - Município de Contagem, MG. 
- Coordenadora do Programa de Lato Sensu - CEFET-MG, desde 02.2000. 
- Aperfeiçoamento em Ergonomia Aplicada ao Trabalho.
- Representante do CEFET-MG no Conselho de Educação da FIEMG.
- Elaboração do Edital do Programa Rede Universitária de Empreendedorismo - REUNE, para inclusão da disciplina Formação do Empreendedor nos cursos de graduação de Engenharias Elétrica e Mecânica (1998).
- Membro do Comitê de Gerenciamento da Incubadora Tecnológica de Automação e Instrumentação Médica - ITAIM - CEFET-MG.
- Participação como Consultora no Plano SEBRAE-N de Incubadoras, através do Edital PSI02 - Recursos Recebidos = R$ 48 mil reais, para exercícios nos anos 2000 e 2001.
- Participação na criação conceitual de Laboratório Aberto de Ciencia, Tecnologia e Arte - LACTEA, inclusive projetos da área física e lay-out e implantação.
- Participação no comitê editorial da Revista da META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações).

2007 Representantes dos Docentes do Lato Sensu: Professores Vera Lúcia de Souza e Lima -Membro Titular do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - biênio 2007/2008. 
2008 - Publicação científica: ISBN 9788599872123 - CD do Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário. Título da Publicação: "Avaliação do Ciclo de Vida: entre a cultura e a sustentabilidade, do Chafariz de Ouro Preto aos Profetas de Congonhas." UFMG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:12:53