Marcelo Mendes dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4100058973353781
  • Última atualização do currículo em 14/09/2011


Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade do Sagrado Coração (1992) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA aplicada a Construção , Validação e Normatização de Instrumentos de Medida aplicados a questões educacionais em Psicologia Escolar, Psicopedagogia e Psicologia do Trânsito. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Mendes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sagrado Coração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Psicologia.
Rua Irmã Arminda , 10-50
Jardim Planalto
17044-160 - Bauru, SP - Brasil - Caixa-postal: 511
Telefone: (14) 21077000
Ramal: 7073
Fax: (14) 21077038
URL da Homepage: http://www.usc.br


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: Formação de Professores : o descompasso entre teoria e prática,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Newton Cesar Balzan.
Bolsista do(a): Fundação Veritas.
Palavras-chave: LICENCIATURA; PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Metodologia do Ensino Superior.
Setores de atividade: Educação.
1988 - 1992
Graduação em Licenciatura em Psicologia.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Veritas.
1988 - 1992
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Veritas.
1981 - 1983
Ensino Médio (2º grau).
EEIPSGES CURSO CIDADE DE BAURU.
1976 - 1979
Ensino Fundamental (1º grau).
CURSOS BRASIL SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO.
1972 - 1975
Ensino Fundamental (1º grau).
GRUPO ESCOLAR IRMA ARMINDA.




Formação Complementar


2004 - 2005
iNFORMÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÀO DE PROFESSORES. (Carga horária: 180h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.


Atuação Profissional



Associaçào de Ensino de Botucatu, UNIFAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Outras informações
Disciplina Ministrada: Atendimento Psicopedagógico II : enfoque institucional

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Atividades

05/2003 - 06/2003
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Atendimento psicopedagógico II: enfoque Institucional

Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Avaliação Psicológica, .

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa: Educação, cotidiano e diálogos contemporâneos, .

08/2006 - Atual
Extensão universitária , Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, .

Atividade de extensão realizada
Trablahos em grupo com crianças e adolescentes em comunidades exposta a riscos psicológicos e sociais.
08/2006 - Atual
Extensão universitária , Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, .

Atividade de extensão realizada
Trabalho de senvolvimento pessoal, relacional e profissional com educadores pertencentes a instituições alocadas em bolsões de pobreza.
08/2006 - Atual
Extensão universitária , Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, .

Atividade de extensão realizada
Trabalho com profissionais integrantes de projetos de atençào a cirança e ao adolescente no Município de Bauru.
02/2006 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem
02/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro efetivo da Comissão para reformulaçào do projeto pedagógico.
02/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

02/2004 - Atual
Ensino, CAPACITAÇÃOPARA PERITO EXAMINADOR, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia de Investigação em Avaliação Psicológica no Trânsito
10/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, .

08/2003 - Atual
Ensino, Teia do Saber, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina: Educação Inclusiva
Oficina : Agressividade, Violências e Bullying
Oficina : Autoconceito
Oficina de ( In ) Disciplina
02/2003 - Atual
Ensino, Formação de Psicólogo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Psicologia Escolar
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
02/2002 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação II
Psicologia da Educação I
02/1998 - Atual
Ensino, Licenciatura em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado de Prática de Ensino de Psicologia em Psicologia da Educação
Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Psicologia no Ensino Fundamental e Médio
02/1998 - Atual
Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina de Intelig6encias Múltiplas
08/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Assossoria operacional.
02/1994 - 02/2003
Ensino, Formação de Psicólogo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa Psicológica
02/2001 - 02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro efetivo.
02/1999 - 02/2001
Direção e administração, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
02/1996 - 02/1998
Ensino, Formação de Psicólogo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Psicologia Aplicado a Terceira Idade
02/1996 - 02/1998
Serviços técnicos especializados , Çlínica de Psicologia Aplicada e Fonoaudiologia, .

Serviço realizado
Psicoterapia.
08/1993 - 02/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Membro do Projeto Político Pedagógico.


Linhas de pesquisa


1.
Lider da Linha de Pesquisa :Avaliação Psicoeducacional
2.
Lider do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional
3.
Lider da Linha de Pesquisa: Construção, validaçào e precisão de instrumentos de medida
4.
Lider do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica
5.
Lider da Linha de pesquisa: Fundamentos e Medidas em Avaliação Psicoeducacional
6.
Linha de pesquisa: Atuação Educacional Clínica, Institucional e e Comunitária


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Estudos de construção da escla de metas motivacionais- versão para universitários
Descrição: Estudos de construção, validação e precisão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Estudos de construção da Escala de Compreensão Leitora - versões a, b,c - imagens, ´trabals\gráficos e textos
Descrição: Construção, validação e normatização.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Evidências de Validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem - Forma A - Universitários
Descrição: Construção de Instrumento para avaliar estratégias de compreensão leitora e escrita.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Evidências de Validade da Escala de Estratégias de Aprendizagem - Forma B - Escolares
Descrição: Construção de instrumento para avaliação de estratégias de aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Evidências de Validade e Precisão da Escala de Bullying - Forma A- Escolares
Descrição: Construção de Instrumento para avaliação de bullying.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Mendes dos Santos - Coordenador.
2009 - 2010
Evidências de Validade da Escala de Autoconceito Acadêmico - Versão A - Escolares
Descrição: Instrumento para a avaliação de autoconceito acadêmico em escolares do ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Evidências de Validade e Precisão da Escala de Estresse no trânsito
Descrição: Construção de Instrumento de Medida.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Evidências de Validade e Precisão da Escala de Reações ao Estresse no trânsito
Descrição: Construção de Instrumento para a avaliação de reações cognitivas , afetivas e comportamentais no trânsito.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Evidências de Validade e Precisão da Escala de Agressividade Infantil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Serviço de Psicologia Escolar
Descrição: Atividades de suporte acadêmico para professores e universitários.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Brinquedoteca Itinerante
Descrição: atividades sistematizadas de atendimento a comunidade local por meio de formação de educadores brinquedistas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Oficina como estudar
Descrição: atividades de aprimoramento a universitários..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcelo Mendes dos Santos - Coordenador.
2009 - Atual
Formação de Brinquedistas Universitários
Descrição: Formação de brinquedistas para a atuação em sala de espera com crianças da comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2011
Projeto de Extensão Brinquedistas
Descrição: Formação de brinquedistas para atuação em creches, salas de espera das clínicas escolas, entre outros locais diferenciados.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2011
Projeto de Extensão Brinquedistas
Descrição: Formação de brinquedistas para atuação em creches, salas de espera das clínicas escolas, entre outros locais diferenciados.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA/Especialidade: Construção , validação e Precisão de Instrumentos de Medida.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA ESCOLAR.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Premio de Destaque Acadêmico, Universidade do Sagrado Coração.
1998
Diploma de Mérito, Polícia Militar do Estado de São Paulo - CPA/I - 9.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. M.1996SANTOS, M. M.. Clínia-escola ou escola da clínica ? Refelxões sobre a interdisciplinaridade. Anais IV Encontro Estadual de Clínicas - escola, p. 36-45, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, C.V. ; SANTOS, M. M. . Aprender a convier: desafio à arte de viver em família. In: Maria Luiza Puglisi Munoz. (Org.). Questões familiares em temas de psicopeedagogia. 1aed.São Paulo: Memnon, 2003, v. , p. 114-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. M.. Aos que trabaloham com o excepcional. Jornal da Cidade, Bauru, 19 jun. 1991.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. M.; PETRONI, E. T. S. ; CLAUDIA, Z. ; ClaudiaZogheib . iNTERFACES ENTRE TRAÇOS DE PERSONALIDADE E CONDUTA AGRESSIVA EM ESCOLARES. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LINGUAGENS EDUCATIVAS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES NA ATUALIDADE, 2008, Bauru. II SIMPÓSIO INTERNACIONALDE EDUCAÇÃOLINGUAGENS EDUCATIVAS, 2008.

2.
SANTOS, M. M.; PETRONI, E. T. S. ; Benjamin, Gabriel . AVALIAÇÃO DAS DIFICULDADES DE ESCRITA. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO LINGUAGENSEDUCATIVAS:PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES NA ATUALIDADE, 2008, Bauru. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS EDUCATIVAS, 2008.

3.
SANTOS, M. M.; SANTOS, T. M. M. ; PETRONI, E. T. S. ; GUIMARÃES, C.V. ; CLAUDIA, Z. ; ClaudiaZogheib . INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ENTRE 2000 - 20050. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONALDE EDUCAÇÃOLINGUAGENS EDUCATIVAS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARESNAATUALIDADE, 2008, Bauru. II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃOLINGUAGENSEDUCATIVAS.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. M.. Avaliação das dificuldades de escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, M. M.. Instrumentos de Avaliação de vivências acadêmicas: análise da produção científica entre 2000-2005. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTOS, M. M.. Interfaces entre traços de personalidade e conduta agressiva em escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, M. M.. Vivências acadêmicas do universitário ingresante: um olhar sobre estratégias de aprendizagem noprocesso de implantação da metodologia syllabus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. M.. Desenvolvimento e Aprendizagem: interfaces entre a Psicologia Escolar e Pedagogia Universitária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, M. M.. Psicologia no Ensino Médio. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, M. M.. Reflexões sobre a prática docente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Stress do professor: indicadores e estratégias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Stress: estratégias de enfrentamento. 2006. (Palestra).

6.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, T. M. M. ; SANTOS, M. M. . Psicologia ciência e profissão. 2006. (Palestra).

7.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes. 2006. (Capacitação).

8.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Autoconceito. 2006. (Palestra).

9.
SANTOS, M. M.. Tendências atuais em avaliação psicológica de transtornos de conduta na escola. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Possibilidade do Trabalho Educativo com Crianças e Adolescentes. 2005. (Palestra).

11.
SANTOS, M. M.; PETRONI, E. T. S. . Adolescências construídas: violência escolar e exclusão social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Stress ocupacional de professor: contribuição da Psicologia Escolar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Stress e comportamento. 2004. (Palestra).

14.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . (In) disciplina diversos olhares sobre a educação escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Revisitando a prática da formaçào em psicologia escolar:`contribuições para o estudo da avaliação psicológica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
FURIGO, R. C. P. L. ; SANTOS, M. M. . Ãções efetivas da Psicologia na Escola: construíndo uma interface com a Psicologia Clínica. 2003. (Mesa redonda).

17.
SANTOS, M. M.. Avaliaçào. 2003. (Palestra).

18.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. . Inbtelig6encias múltiplas com enfoque na prática pedagógica. 2003. (Palestra).

19.
SANTOS, M. M.. Desenvolvendo talentos através da Criatividade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
SANTOS, M. M.. Psicologia: ciência e profissão. 2002. (Palestra).

21.
SANTOS, M. M.. Trabalhando com crianças e adolescentes. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
SANTOS, M. M.. Propostas de trabalho com adolescentes. 1999. (Workshop).

23.
SANTOS, M. M.. Ética da Pessoa. 1999. (Palestra).

24.
SANTOS, M. M.. O adolescente e as drogas. 1999. (Palestra).

25.
SANTOS, M. M.. Sou diabético : e agora o que faço com minhas emoções ?. 1997. (Palestra).

26.
SANTOS, M. M.. Psicologia. 1996. (Palestra).

27.
SANTOS, M. M.. A assistência ao paicente oncológico plea equipe multiprofissional. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
SANTOS, M. M.. O shopping das cores. 1994. (Facilitador de vivência).

29.
SANTOS, M. M.. O simbolo gráfico de cada um de nós. 1994. (Facilitação de Vivência).

30.
SANTOS, M. M.. Stress no trabalho. 1993. (Palestra).

31.
SANTOS, M. M.. Integração do deficiente mental na sociedade. 1993. (Palestra).

32.
SANTOS, M. M.. Stress no trabalho. 1993. (Palestra).

33.
SANTOS, M. M.. Orientação a pais. 1991. (Palestra).

34.
SANTOS, M. M.. Crianças excepcionais. 1991. (Palestra).

35.
SANTOS, M. M.. Personalidade. 1991. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZANELATO, L. S.; OLIVEIRA, LC; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Luciana Silva Zanelato.Educação para o trânsito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
ORMROD, T.; OLIVEIRA, LC; SANTOS, M. M.; VALENTIN, M.G.; FURIGO, R. C. P. L.. Participação em banca de Thomas Willian Fonseca Ormrod.Prevalência de consumo de anorexígenos entre estudantes universitáriosas do curso de Psicologia. 2005.

3.
PIVATTO, D.R.; GREGHI, M.P.K.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Deide Renata da Silva Pivatto.As considerações do Médico a respeito do trabalho do Psicólogo no tratamento da dor crônica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
ROSSI, L; DI FLORA , M.C.; PASCHOAL, S.M.A.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Liene Regina Rossi.Avaliação Neuropsicológica de crianças com queixas de aprendizado escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
YAMASHITA, L.H.; KOBAYAHI, M. C.; MENDES, L.C.S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Leila Heruko Yamashita.A construção das relações espaço geométrics em crianças com dificuldades auditivas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
ESTEVÀO, N.E.C.; KOBAYAHI, M. C.; MARTINS, I.; SANTOS, M. M.; MELARE, D.. Participação em banca de Natércia Ester da Conceiçào Estevão.O desenvolvimento sócio-moral e de fé em um estudo em crianças de Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, M. M.; MARTINS, I.; MELARE, D.; KOBAYAHI, M. C.; PETRONI, E. T. S.. II Simpósio em educação em Pedagogia. 2003. Universidade do Sagrado Coração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas.Variáveis de Impacto de uma Instituição de Ensino Superior na Comunidade: um estudo dos marcadores de qualidade. 2010. (Simpósio).

2.
III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas.Demanas Focadas para assessoria em Psicologia Escolar Educacional. 2010. (Simpósio).

3.
III Simpósio Internacional Linguagens Educativas.Brinquedoteca Itinerante: formação de brinquedistas educadores. 2010. (Simpósio).

4.
III Simpósio Internacional Linguagens Educativas.Escala de Estressores no trânsito ( ESET). 2010. (Simpósio).

5.
III Simpósio Internacional Linguagens Educativas.Análise preliminar dos itens da Escala de Reações ao Estresse no Trânsito. 2010. (Simpósio).

6.
Mostra de Psicologia.Brinquedoteca Itinerante. 2009. (Outra).

7.
Tecnologias de apoio ao ensino: caso da PUCCAMP. 2006. (Outra).

8.
Debatendo o ECA`nas Universidades. 2005. (Outra).

9.
I Simpósio Internacional, processo pedagógico na atualidade.Psicologia no contexto da educação infantiol: olhares para o suporte a equipe. 2005. (Simpósio).

10.
I Simpósio Internacional :Linguagens educativas e processo pedagógico na atualidade.Intrerferência do contexto social nas squestões inerentes ãs dificuldades de comportamento nas séries iniciais. 2005. (Simpósio).

11.
I Simpósio Internacional Linguagens educativas, processo pedagógico na atualidade.Formalizando a ludoteca como espaco educativo. 2005. (Simpósio).

12.
I Simpósio Internacional Linguagens educativas, processo pedagógico na atualidade.Laboratório de Pesquisa em Psicologia Escolar Ediucacional: espaço coletivo para a formação. 2005. (Simpósio).

13.
I Simpósio Internacional Linguagens educativas, processo pedagógico na atualidade.Programa de Informaçao Profissional. 2005. (Simpósio).

14.
I Simpósio Internacional Linguagens educativas e processo pedagógico na atualidade.Focalizando a leitura e a ewscrita como garantia da aprendizagem nas séries iniciais. 2005. (Simpósio).

15.
I Simpósio Internacional Linguagens educativas processo pedagógico na atualidade.Estudo correlacional entre expressão de agressoividade sob a ótica de karen machover e baixo rendimento acadêmico. 2005. (Simpósio).

16.
I Simpósio Internacional L Linguagens educativas, processo pedagógico na atualidade.Reconstruindo o processo de leitura e escrtia: formando bons leitores e escrtiores no segundo ciclo do ensino fundamental. 2005. (Simpósio).

17.
I Simpósio Iternacional Linguagens educativas, processo pedagógico na atualidade.Avaliação Psicológica do autoconceito como ferramenta para a construção de propostas de orientação para o trabalho. 2005. (Simpósio).

18.
O Eca no Brasil Hoje. 2005. (Outra).

19.
VII Encontro de Avaliaçào Psicológica. 2005. (Encontro).

20.
Evento científico do Curso de Psicologia - USC / Bauru.Sonho de uma noite de verão: contribuições da Psicologia Clínica. 2004. (Outra).

21.
II Fórum de Pesquisa.Estresse em adolescente e eventos de vida: um estudo de correlação. 2004. (Outra).

22.
II Fórum de Pesquisa em Psicologia.( In) disciplina: itinerários em construção. 2004. (Outra).

23.
Portal UniversitárIO E ead: perspectivas e tendências na USC. 2004. (Outra).

24.
XXIX Semana de Estudos do Corpo Docente. 2004. (Outra).

25.
I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológivca. 2003. (Congresso).

26.
Identificaçào e atendimento educacional inclusivo de alunols com altas habilidades / superdotaçào. 2003. (Outra).

27.
II Simpósio de Educação em Pedagogia.Eixo temático: Prática educativas. 2003. (Simpósio).

28.
II Simpósio de Educaçào em Pedagogia: Educação, cultura e Conhecimento. 2003. (Simpósio).

29.
II Workshop de Psicologia Clínica. 2003. (Outra).

30.
I Simpósio de Psicologia: Psicologia e Formação: faces e interfaces. 2003. (Simpósio).

31.
I Simpósio de Psicologia : Psicologia e Formação : faces e interfaces.Ética na formação universitária. 2003. (Simpósio).

32.
I Simpósio sobre formaçào em Psicologia. 2003. (Simpósio).

33.
Plano de Ensino. 2003. (Outra).

34.
I Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Estresse e resili6encia na adolescência. 2002. (Congresso).

35.
I Congresso de Psicopedagogia da Unisa. 2002. (Congresso).

36.
I Congresso de Psicopedagogia da UNISA. Psicanálise como método: uma questão epistemológica em psicopedagogia. 2002. (Congresso).

37.
I Congresso de Psicopedagogia da Unisa. Família e Aprendizagem: olhares ue se cruzam. 2002. (Congresso).

38.
II Seminário de Pesquisa e Estudos Qualitativos: a pesquisa qualitativa em debate.Reflexões sobre o sentido do trabalho. 2002. (Seminário).

39.
I Simpósio de Educaçào em Pedagogia. 2002. (Simpósio).

40.
I Simpósio de Educação em Pedagogia.Cooirdenação das comunicações orais: eixto tremático práticas educativas. 2002. (Simpósio).

41.
Jornada de Psicologia. 2002. (Outra).

42.
VI Encontro de Psicologia Social Comunitária. 2002. (Encontro).

43.
VII Encontro de Psicologia Social Comunitária.Descobrindo Pathos e Reconstruíndo Ethos. 2002. (Encontro).

44.
I Simpósio Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. 2001. (Simpósio).

45.
II Encontro de Psicologia: Psicologia: descobrindo caminhos para o futuro.Psicologia da Educação: Evolução científica e Novos paradigmas. 2000. (Encontro).

46.
Construção do Projeto Político-Pedagógico. 1999. (Outra).

47.
Gestão educacional. 1999. (Outra).

48.
X Congresso Paulista de Cardiologia. 1999. (Congresso).

49.
Lógicas de Organizaçào e Produçào Acadêmica. 1998. (Seminário).

50.
Diálogo da Educação Católica nas Américas. 1997. (Seminário).

51.
Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericnas. 1997. (Congresso).

52.
IV Encontro Estadual de Clínicas-Escola.Interdisciplinaridade: reflexões. 1996. (Encontro).

53.
IV Encontro Estadual de Clínicas-Escoola. 1996. (Encontro).

54.
6a semana da comunidade da Universidade do Sagrado Coração. 1994. (Outra).

55.
I Encontro de Psicologia da USC. 1994. (Encontro).

56.
Técnicas Terapeuticas Junguianas. 1994. (Outra).

57.
Terapia Familiar. 1994. (Outra).

58.
Técnicas Terapêuticas Junguianas. 1993. (Outra).

59.
Formaçào de agentes multiplicadores de informações sobre a AIDS. 1992. (Outra).

60.
IV Semana Cultural do Curso de Psicologia. 1992. (Outra).

61.
II Semana do Diabético de Bauru. 1991. (Outra).

62.
Semana do Magistério. 1991. (Outra).

63.
O DEFICIENTE, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE. 1990. (Encontro).

64.
Semana Cultural do Curso de Psicologia. 1990. (Outra).

65.
2a Semana Cultural do Curso de Psicologia. 1989. (Outra).

66.
~2a Semana de Psicologia. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. M.. II MOSTRA DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃOEMPSICOLOGIA. 2008. (Outro).

2.
SANTOS, M. M.; THOMAZINI, C. ; SILVA, E. I. . Conselho Tutelar. 2007. (Concurso).

3.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. ; THOMAZINI, C. ; SILVA, E. I. . Semana Monteiro Lobado. 2006. (Exposição).

4.
SANTOS, M. M.. I MOSTRA DE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA. 2006. (Outro).

5.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. ; SANTOS, T. M. M. ; SILVA, E. I. . Conselho Tutelar. 2005. (Concurso).

6.
GUIMARÃES, A.C. ; GUIMARÃES, C.V. ; SANTOS, M. M. ; COSTA, M.I.M. ; SOUSA, M.M ; GREGHI, M.P.K. ; SANTOS, T. M. M. . II Workshop de Psicologia Clínica. 2003. (Outro).

7.
PETRONI, E. T. S. ; SANTOS, M. M. ; FURIGO, R. C. P. L. ; THOMAZINI, C. . Ações efetivas: prevenção ao uso de substâncias psicoativas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fátima Nunes Markus. Relação Professor- Aluno : contribuições da Psicopedagogia Institucional. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

2.
Tatiane de Souza Pereira. Construção de habilidades básicas para a aprendizagem: contribuições da Psicomotricidade para a avaliação psicopedagógica. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

3.
Rosana Martins Batisteli. Manejo do estresse e estratégias de enfrentamento: desafios para a intervenção psicopedagógica. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).

4.
Marivete Abreu de Souza. Dificuldades de Aprendizagem e Tecnologia: desafios e possibilidades. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosana da Silva Furlani. Expectativas , medos e ansiedades da mudança de ciclo das sérias iniciais para a quinta série. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

2.
Rosana da Silva Furlani. Expectativas , medos e ansiedades da mudança de ciclo das sérias iniciais para a quinta série. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

3.
Maria de Fatima T. Chiachia. Leitura: concepções e import6ancia no processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

4.
ANA MARIA FLORIAN. Contos estórias : contribuições para a psicopedagogia institucional. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

5.
LILIAN DECÁSSIA FONSE MASLAVASI. FRACASSO ESCOLAR E ALFABETIZAÇÃO. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

6.
ELIANA AMARA TORRES DA SILVA BOSO. REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

7.
DENISE B. V. CINCOTTO. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

8.
ANDRÉA MARIA JACOB RAMOS. EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTOS E ESTÓRIAS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

9.
CIBELE APARECIDA DE LUCA. O LÚDICO NA APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Cassina Arantes Moura et al. Um caminho informativo para o diabetes. 2003. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Marcelo Mendes dos Santos.



Outras informações relevantes


Monitor - disciplina Psicologia geral e experimental I - março/junho 1992;
Membro Titular do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente 2010
Membro Suplente do Conselho de Assistência Social - 2010
Líder da Comissão Docente do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia - 2008-2009
Líder da Comissão Docente do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia - 2010
Membro efetivo da Comissão de Otimização da Leitura e Escrita- Curso de Psicologia - 2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 12:21:51