Ricardo Nakamura

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008). Ocupa cargo de professor doutor da Universidade de São Paulo. Sua principal área de pesquisa é a dos jogos digitais, em especial suas interfaces, técnicas e aplicações. Atualmente é membro da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Nakamura
Nome em citações bibliográficas
NAKAMURA, Ricardo;Nakamura, Ricardo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.
Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, 158 - Departamento de Engenharia Elétrica - Bloco 2 - Sala C2-45
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915263
URL da Homepage: http://www.interlab.pcs.poli.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Vídeo-Avatar com Detecção de Colisão para Realidade Aumentada e Jogos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Romero Tori.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos; Colisões (Detecção); Realidade Aumentada; Vídeo-Avatar.
Grande área: Engenharias
2000 - 2002
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Modelagem e Desenvolvimento de uma Biblioteca para a Construção de Ambientes Virtuais Tridimensionais Multiusuários,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Romero Tori.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ambiente Virtual Multiusuário; Realidade Virtual; Computação Gráfica.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1994 - 1998
Graduação em Engenharia Mecânica - Automação e Sistemas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Docência em Ambientes Virtuais: Orientação de trab. (Carga horária: 3h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1995 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

9/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 3559 - Tecnologia para Aplicações Interativas
9/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 3859 - Tecnologia para Aplicações Interativas
8/2018 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 3549 - Design e Programação de Games
10/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais.

2/2018 - 7/2018
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 3539 - Tecnologia de Computação Gráfica
8/2017 - 12/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 2530 - Design e Programação de Games
2/2017 - 6/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 2520 - Tecnologia de Computação Gráfica
9/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 5018 Ambientes Virtuais Tridimensionais e suas Aplicações nas Áreas de Saúde, Educação e Lazer
8/2016 - 12/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 2530 - Design e Programação de Games
2/2016 - 6/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 2520 - Tecnologia de Computação Gráfica
9/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 5018 Ambientes Virtuais Tridimensionais e suas Aplicações nas Áreas de Saúde, Educação e Lazer
8/2015 - 12/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 2530 - Design e Programação de Games
3/2015 - 7/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 2520 - Tecnologia de Computação Gráfica
8/2014 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 2530 - Design e Programação de Games
8/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 5018 Ambientes Virtuais Tridimensionais e suas Aplicações nas Áreas de Saúde, Educação e Lazer
3/2014 - 7/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 2520 - Tecnologia de Computação Gráfica
3/2014 - 7/2014
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2214 - Fundamentos de Engenharia de Computação
7/2013 - 7/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .

Cargo ou função
Coordenador da Câmara de TCC do Curso de Design.
3/2011 - 3/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, .

Cargo ou função
Coordenador do Grupo de Trabalho de Tema Básico do PCS.
8/2013 - 12/2013
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 - Fundamentos de Computação I
PCS 2530 - Design e Programação de Games
PCS 2390 - Projeto e Engenharia de Produto IV
3/2013 - 7/2013
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 - Fundamentos de Computação II
PCS 2520 - Computação Gráfica
3/2013 - 7/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2214 - Fundamentos de Engenharia de Computação
12/2010 - 3/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Politécnica, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágio do PCS.
8/2012 - 12/2012
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 Fundamentos de Computação I
PCS 2530 Design e Programação de Games
8/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2057 Hipermídia e Multimídia
3/2012 - 7/2012
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2214 Fundamentos de Engenharia de Computação I
3/2012 - 7/2012
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2290 Fundamentos de Computação II
PCS 2520 Computação Gráfica
8/2011 - 12/2011
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 Fundamentos de Computação I
PCS 2530 Programação e Design de Games
8/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 5018 Ambientes Virtuais Tridimensionais e suas Aplicações nas Áreas de Saúde, Educação e Lazer
3/2011 - 7/2011
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS2214 Fundamentos de Engenharia de Computação I
3/2011 - 7/2011
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS2290 Fundamentos de Computação II
8/2010 - 12/2010
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2190 Fundamentos de Computação I
PCS 2390 Projeto e Engenharia de Produto IV
PCS 2530 Design e Programação de Games
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2057 Hipermídia e Multimídia
03/2010 - 7/2010
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2520 Computação Gráfica
PCS 2290 Fundamentos de Computação II
8/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS 2057 Hipermídia e Multimídia
8/2009 - 12/2009
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PCS2190 Fundamentos de Computação I
PCS2390 Projeto e Engenharia de Produto IV
2002 - 2006
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica (Laboratório)
2/1995 - 8/1997
Estágios , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica.

Estágio realizado
Desenvolvimento de Software de Simulação para Risers em Catenária.

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais, de 01/2009 a 06/2009.

Atividades

2/2009 - 6/2009
Direção e administração, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.
1/2009 - 6/2009
Ensino, Bacharelado em Design: Interfaces Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação Interativa
1/2009 - 6/2009
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório Experimental de Jogos
6/2008 - 6/2009
Ensino, Bacharelado em Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Interdisciplinar III
3/2008 - 6/2009
Ensino, Games Produção e Programação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programação 3D
Programação em Redes
Técnicas de Programação para Games
6/2008 - 12/2008
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador II

Insituto Sumaré de Educação Superior, ISES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

2/2003 - 12/2003
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Computação Gráfica

Mak Engenharia e Sistemas, MAK, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento, Carga horária: 40

Atividades

6/1999 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Mak Engenharia e Sistemas, .

Serviço realizado
Análise de Sistemas e Desenvolvimento de Software.

General Motors do Brasil, GMB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 10/1998
Estágios , General Motors do Brasil, .

Estágio realizado
Estágio no Setor de Projeto de Ferramentas.


Linhas de pesquisa


1.
Realidade virtual e aumentada

Objetivo: Investiga novas formas de interação tridimensional e de aplicação baseadas na integração entre elementos/ambientes virtuais e elementos/ambientes reais tridimensionais. Engloba tanto o desenvolvimento de novas tecnologias de hardware e software quanto o design de interfaces e aplicações inovadoras, especialmente nas áreas de saúde e educação..
2.
Tecnologias interativas na educação

Objetivo: Explora novas fronteiras da tecnologia educacional com o uso de tecnologias interativas na redução de distância e no aumento da sensação de presença.São desenvolvidas pesquisas no âmbito de novas tecnologias e interfaces, ferramentas e aplicações, ações de aprendizagem, metodologias e materiais didáticos e na avaliação dessas tecnologias e de sua influência na aprendizagem..
3.
Jogos digitiais

Objetivo: A pesquisa em jogos digitais, motivada inicialmente pelo crescimento na complexidade dos projetos dessa área, inclui diferentes campos de conhecimento como interfaces humano-computador, engenharia de software, computação gráfica, simulação de comportamento, design, comunicação e psicologia. No Interlab, esta linha de pesquisa se concentra principalmente nos aspectos de jogos digitais relacionados a tecnologias interativas, tais como experiência de usuário e técnicas de interação..


Projetos de pesquisa


2003 - 2007
enJine
Descrição: O enJine é um engine escrito na linguagem Java para o desenvolvimento de jogos multi-usuários em rede. Entre as suas características, destacam-se: Fornecer serviços de entrada do usuário, vídeo, áudio e rede; Apresentar uma abstração das entidades de alto nível do jogo tais como jogador, personagem etc.; Baixo acoplamento entre as classes centrais e a tecnologia de implementação; Voltado para o desenvolvimento de jogos de aventura, ação e RPG, buscando oferecer recursos adequados para aplicações de jogos em educação. O FootBot é um jogo de futebol entre robôs, criado para utilizar o enJine. No protótipo atualmente em desenvolvimento dois jogadores conectados em uma rede local ou através da Internet podem se enfrentar, utilizando robôs criados em um Editor de Robôs e mapas configuráveis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ricardo Nakamura - Coordenador / Romero Tori - Integrante / João Luiz Bernardes Jr - Integrante / Roberto Bianchini - Integrante / Eduardo Jacober - Integrante / Daniel Makoto Tokunaga - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
7VR Wonders ? 7 Maravilhas Antigas em Realidade Virtual
Descrição: PROGRAMA PIPE-FAPESP Nos dias atuais vemos cada vez mais a permutação das tecnologias alterando ações rotineiras. Simples atos como acordar, decidir caminhos e buscar informações se tornaram dependentes de dispositivos que automatizam e agilizam grande parte do dia a dia de seus usuários. A ubiquidade da disponibilidade de Internet e o avanço das capacidades de baterias e miniaturização de eletrônicos têm levado os smartphones a ocupar uma posição única de verdadeiros computadores pessoais. Atualmente existem já mais celulares que habitantes no Brasil e cerca de 70% do total de celulares são smartphones, uma quantia aproximada de 45 milhões de dispositivos (Fonte Abinee/IDC). Tanto é essa influência que não podemos ignorar suas repercussões em áreas como a Educação, provavelmente de maneiras ainda maiores do que a televisão e áudio gravados. Neste âmbito acreditamos que a tecnologia será um grande diferencial no ensino nos próximos anos, com profundas mudanças em metodologias e materiais. Outra área que foi recentemente impactada pelo desenvolvimento dos smartphones foi a da Realidade Virtual (RV). Devido à crescente busca de telas de com maior qualidade fabricantes criaram telas com densidades com mais de 300 pontos por polegadas (dpi), tais quais podem ser utilizadas em visores que próximos ao rosto simulam telas de mais de 72 polegadas com uma imersão nunca antes alcançada. Não obstante, os sensores e processadores são muito mais rápidos e possibilitam interações praticamente instantâneas que permitem que ações no mundo real sejam traduzidas com uma rapidez imperceptível ao usuário. Por exemplo, o movimento de uma cabeça é interpretado e a tela se move, mas tudo tão rápido que o usuário não nota o processamento. Em tal contexto propomos a criação de um ambiente virtual voltado para a educação histórica, também chamado de Arqueologia Virtual, aonde se tornará possível a visitação a lugares únicos da antiguidade conhecidos como as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Vale ressaltar que destas Sete Maravilhas, apenas uma se mantém intacta e passível de visitação (As Pirâmides de Giza), todas as outras foram destruídas e apenas restaram ruínas. O que torna ainda mais interessante a recriação fidedigna destes monumentos. Como tecnologias alvo do projeto visamos o desenvolvimento para o Oculus Rift ("Oculus Rift - Developer Center," [s.d.]) e o Google Cardboard ("Google Cardboard," 2015), o primeiro visando o maior nível de realismo possível e o segundo para potencializar a distribuição e divulgação da experiência..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Acta Ludica


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Colloquium Exactarum
2013 - Atual
Periódico: SBC Journal on 3D Interactive Systems


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Computação e Sistemas Digitais/Especialidade: Jogos e Entretenimento Digital.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Computação e Sistemas Digitais/Especialidade: Realidade Virtual.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Realidade Aumentada.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Artigo premiado (1o. colocado) na categoria "Comparative Study" no XV Symposium on Virtual and Augmented Reality 2013., Sociedade Brasileira de Computação.
2011
Melhor Projeto de Formatura de 2011. Trabalho: Fusion4D. Alunos: Keila K. Matsumura e Roberto Sonnino., Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, CLÉBER G.2018CORRÊA, CLÉBER G. ; NUNES, FÁTIMA L.S. ; RANZINI, EDITH ; Nakamura, Ricardo ; TORI, Romero . Haptic interaction for needle insertion training in medical applications: The state-of-the-art. MEDICAL ENGINEERING & PHYSICS, v. 1, p. 1, 2018.

2.
FREIBERGER, E. C.2014FREIBERGER, E. C. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Service-Oriented Platform for Reuse of Interactive Content of Virtual Reality Applications. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, v. 4, p. 224, 2014.

3.
CAMARA, P. G.2013CAMARA, P. G. ; Nakamura, Ricardo . Design de jogos e a experiência de exploração de espaços. Obra Digital: journal of communication and technology, v. 5, p. 20-35, 2013.

4.
RODRIGUES SANCHES, SILVIO RICARDO2012RODRIGUES SANCHES, SILVIO RICARDO ; Nakamura, Ricardo ; FREIRE DA SILVA, VALDINEI ; TORI, Romero . Bilayer Segmentation of Live Video in Uncontrolled Environments for Background Substitution: An Overview and Main Challenges. Revista IEEE América Latina, v. 10, p. 2138-2149, 2012.

5.
BERNARDES JR, João Luiz2011 BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Comprehensive Model and Image-Based Recognition of Hand Gestures for Interaction in 3D Environments. The International Journal of Virtual Reality, v. 10, p. 11-23, 2011.

6.
NUNES, F. L. S.2011NUNES, F. L. S. ; BISCARO, H. H. ; DELAMARO, M. E. ; TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo . LApIS: developing research applied to health care area.. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 2, p. 63-66, 2011.

7.
TORI, Romero2011TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. ; BERNARDES JR, João Luiz ; FERREIRA, M. A. G. V. ; RANZINI, E. . Interlab: Interactive Technologies Laboratory. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 2, p. 94-97, 2011.

8.
TORI, Romero2011TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. ; BERNARDES JÚNIOR, J. L. ; FERREIRA, M. A. V. G. ; RANZINI, E. . Interlab: Interactive Technologies Laboratory. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 2, p. 94-97, 2011.

9.
Bernardes, João2009 Bernardes, João ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; Tokunaga, Daniel ; TORI, Romero . Integrating the Wii controller with enJine. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1, 2009.

10.
NAKAMURA, Ricardo;Nakamura, Ricardo2002NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . Uma Biblioteca de Classes Utilizando Java 3D para o Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Multi-Usuários. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PCS, São Paulo, v. 0223, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
HANNS, D. K. ; NAKAMURA, Ricardo ; ABE, L. . Um Estudo sobre Tecnologias, Técnicas e Temáticas. In: Patricia Moran Fernandes, Janaina Patrocinio. (Org.). Machinima. 1ed.São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011, v. , p. 52-63.

2.
BERNARDES JR, João Luiz ; TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre . Augmented Reality Games. In: Olli Leino, Hanna Wirman, Amyris Fernandez. (Org.). Extending Experiences. 1ed.Rovaniemi: Lapland University Press, 2008, v. 1, p. 228-246.

3.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JR, João Luiz ; BIANCHINI, Roberto ; JACOBER, Eduardo ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre . Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. Realidade Virtual e Aumentada: Uma Abordagem Tecnológica. 1ed.Porto Alegre: Editora SBC, 2008, v. 1, p. 277-308.

4.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . enJine. In: Alexandre Cardoso, Claudio Kirner, Edgard Lamounier, Judith Kelner. (Org.). Tecnologias para o Desenvolvimento de Sistemas de Realidade Virtual e Aumentada. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2007, v. 1, p. 177-190.

5.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JR, João Luiz ; BIANCHINI, Roberto ; JACOBER, Eduardo ; CALIFE, Daniel ; TOMOYOSE, Alexandre . Jogos e Entretenimento com Realidade Virtual e Aumentada. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projetos e Aplicações. 1ed.Porto Alegre: Editora SBC, 2007, v. 1, p. 192-222.

6.
BIANCHINI, Roberto ; BERNARDES JR, João Luiz ; CUZZIOL, Marcos ; JACOBER, Eduardo ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: TORI, R.; KIRNER, C.. (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006, v. , p. 199-219.

7.
NAKAMURA, Ricardo; CUZZIOL, Marcos ; BERNARDES JR, João Luiz ; JACOBER, Eduardo ; BIANCHINI, Roberto ; TORI, Romero . Jogos Eletrônicos e Realidade Virtual. In: Cláudio Kirner; Romero Tori. (Org.). Realidade Virtual: Conceitos e Tendências. 1ed.: , 2004, v. 1, p. 159-176.

8.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . Ambientes Virtuais em Java. In: Alexandre Cardoso; Edgard Lamounier. (Org.). Realidade Virtual: Uma Abordagem Prática. 1ed.: , 2004, v. 1, p. 71-96.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NAKAMURA, Ricardo. O Segredo da EyeToy. GameMaster, , v. 10.

2.
NAKAMURA, Ricardo. Muito além da TV e do Joystick. GameMaster, , v. 11.

3.
NAKAMURA, Ricardo. Simulação Física: como e por quê. GameMaster, , v. 19.

4.
NAKAMURA, Ricardo. Várias coisas ao mesmo tempo. GameMaster.

5.
NAKAMURA, Ricardo. O Motor que move vários games. GameMaster.

6.
NAKAMURA, Ricardo. Conheça mais sobre os games MMO. GameMaster.

7.
NAKAMURA, Ricardo. Os culpados pelo lag. GameMaster.

8.
NAKAMURA, Ricardo. Interação nos Jogos. GameMaster.

9.
NAKAMURA, Ricardo. Colisões em Jogos, parte 1. GameMaster.

10.
NAKAMURA, Ricardo. Colisões em Jogos, parte 2. GameMaster.

11.
NAKAMURA, Ricardo. O que é Conteúdo Procedural. GameMaster, , v. 16.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, H. ; NAKAMURA, Ricardo . BRINGING DESIGN AND ENGINEERING STUDENTS TOGETHER IN A GAME DEVELOPMENT COURSE. In: International Technology, Education and Development Conference, 2018, Valencia. INTED2018 Proceedings. Valencia: IATED, 2018. v. 1. p. 228-232.

2.
PITUBA, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . Desenvolvimento de um Jogo para o ensino de Física com Design Centrado no Usuário. In: Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos, 2016, Covilhã, Portugal. Atas da Videojogos 2016 - 9ª Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2016. v. 1. p. 97-104.

3.
TABUTI, LUCY MARI ; Nakamura, Ricardo . Métodos para o Desenvolvimento de Jogos Digitais de Lógica: Uma Revisão Sistemática. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 41.

4.
TABUTI, L. M. ; ROCHA, R. L. A. ; NAKAMURA, Ricardo . Análise da Interação Humano-Computador de um Jogo de Lógica com Diferentes Dispositivos de Entrada e Saída. In: XX Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE 2015), 2015, Santiago, Chile. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2015. v. 11.

5.
COSTA, A. F. ; NAKAMURA, Ricardo . Experiência de usuário e experiência de jogador: discussão sobre os conceitos e sua avaliação no projeto de jogos digitais. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina, PI. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015.

6.
KAYATT, P. ; NAKAMURA, Ricardo . Influence of a head-mounted display on user experience and performance in a virtual reality-based sports application. In: Latin American Conference on Human Computer Interaction, 2015, Córdoba, Argentina. Proceedings of the Latin American Conference on Human Computer Interaction. New York, EUA: ACM, 2015.

7.
GUTIERREZ, M. ; NAKAMURA, Ricardo . Estudo do método Guessability em um jogo para tela multi-toque. In: Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2014, Barcelona. Anais da 9a. Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2014.

8.
CIRELLI, MAURICIO ; Nakamura, Ricardo . A Survey on Multi-touch Gesture Recognition and Multi-touch Frameworks. In: the Ninth ACM International Conference, 2014, Dresden. Proceedings of the Ninth ACM International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces - ITS '14, 2014. p. 35.

9.
SANCHES, SILVIO R. R. ; SILVA, VALDINEI F. ; Nakamura, Ricardo ; TORI, Romero . Objective assessment of video segmentation quality for augmented reality. In: 2013 IEEE International Conference on Multimedia and Expo (ICME), 2013, San Jose. 2013 IEEE International Conference on Multimedia and Expo (ICME). p. 1.

10.
LEMESZENSKI, D. A. ; NAKAMURA, Ricardo . A marker-free calibration and registration process for multiple depth maps from structured light sensors and its application in Video Avatar systems. In: Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2013, Cuiabá, MT. Proceedings of XV Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 73-82.

11.
SONNINO, R. ; MATSUMURA, K. K. ; BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Fusion4D: 4D unencumbered direct manipulation and visualization. In: 2013 XV Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2013, Cuiabá, MT. Proceedings of XV Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 134-141.

12.
SOUSA JR., V. D. ; NUNES, F. L. S. ; ARAUJO, L. ; NAKAMURA, Ricardo ; MONTEIRO, C. B. M. . MoVER: Serious Game aplicado a reabilitação motora usando sensor de movimento Kinect. In: Workshop de Informática Médica, 2013, Maceió. Anais do Workshop de Informática Médica - WIM, 2013. p. 1-10.

13.
FREIBERGER, EVANDRO CESAR ; Nakamura, Ricardo ; TORI, Romero . Architectural Model for VR and AR Applications in the Cloud. In: 2013 XV Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2013, Cuiabá - Mato Grosso. 2013 XV Symposium on Virtual and Augmented Reality. v. 1. p. 280-283.

14.
FREIBERGER, E. C. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Plataforma Orientada a Serviços para Aplicações de Realidade Virtual. In: Conferência Ibero-Americana www/Internet 2013, 2013, Porto Alegre. Anais da Conferência IADIS Ibero-Americana www/Internet 2013, 2013. v. 1. p. 107-114.

15.
FREIBERGER, E. C. ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. . Abordagens de Reuso em Aplicações de Realidade Virtual e Aumentada. In: Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012, Paranavaí. Anais do Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2012.

16.
TSUDA, F. ; NAKAMURA, Ricardo . A technique for collision detection and 3D interaction based on parallel GPU and CPU processing. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. Anais do X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2011.

17.
CORREA, C. G. ; TOKUNAGA, D. M. ; SANCHEZ, S. R. R. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Immersive Teleconferencing System Based on Video-Avatar for Distance Learning. In: XIII Symposium on Virtual Reality (SVR), 2011, Uberlândia. Proceedings of the XIII Symposium on Virtual Reality. Porto Alegre: SBC, 2011. p. 197-206.

18.
CORREA, C. G. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Avaliação de disciplina ministrada em curso de Design por docentes da Engenharia da Computação. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge 2011, 2011, Blumenau. Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau: Odorizzi, 2011. p. 1-10.

19.
ABE, L. ; NAKAMURA, Ricardo ; HANNS, D. K. . Jogos para Idosos e a usabilidade além do mensurável. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. Anais do X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011.

20.
LEMESZENSKI, D. A. ; NAKAMURA, Ricardo . Multiple 3D data acquisition system setup based on Structured Ligth technique for Immersive Videoconferencing applications. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 2011, UBERABA. ANAIS DO WRVA. Porto Alegre: SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2011.

21.
TSUDA, F. ; NAKAMURA, Ricardo . Metodologia para Convers ̃ o de Algoritmos para CUDA: Estudo de Caso em a Sistema de V ́deo-Avatar com Realidade Aumentada. In: WORKSHOP DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA, 2011, UBERABA. ANAIS DO WRVA. Porto Alegre: SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 2011.

22.
NAKAMURA, Ricardo; LAGO, L. ; CARNEIRO, A. B. ; CUNHA, A. J. C. ; ORTEGA, F. J. M. ; BERNARDES JR, João Luiz ; TORI, Romero . 3PI experiment: immersion in third-person view. In: ACM SIGGRAPH Symposium on Video Games, 2010, Los Angeles, EUA. Sandbox '10 Proceedings of the 5th ACM SIGGRAPH Symposium on Video Games, 2010.

23.
TORI, Romero ; TOKUNAGA, D. M. ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. ; CORREA, C. G. ; PICCHI, F. L. . Visualização não-fotorrealística no design de interação do ambiente VIDA. In: P&D Design - Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2010, São Paulo. Anais do 9º P&D Design - Congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2010. p. 1-14.

24.
BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Design and Implementation of a Flexible Hand Gesture Command Interface for Games Based on Computer Vision. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre: SBC, 2009.

25.
TORI, Romero ; NUNES, F. L. S. ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JR, João Luiz ; CORREA, C. G. ; TOKUNAGA, D. M. . Design de Interação para um Atlas Virtual de Anatomia Usando Realidade Aumentada e Gestos. In: Interaction South America 09, 2009, São Paulo. Proceedings of Interaction South America 09. São Paulo: IXDA Brasil, 2009. p. 1-12.

26.
TOKUNAGA, D. M. ; SANCHEZ, S. R. R. ; TRIAS, L. ; BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Video-Based Microfacet-Billboard Avatar for Educational Immersive Teleconference Systems. In: XI Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2009, Porto Alegre. Proceedings of XI Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2009. p. 199-209.

27.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . Improving Collision Detection for Real-Time Video Avatar Interaction. In: Symposium of Virtual and Augmented Reality, 2008, João Pessoa. Proceedings of the X Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2008. p. 105-114.

28.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . A Technique for Collision Detection and Real-Time Video Avatar Interaction in Mixed Reality Environments. In: Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2007, Petrópolis. Proceedings of the IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2007. v. 1.

29.
BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; CALIFE, Daniel ; TOKUNAGA, D. M. ; TORI, Romero . Integrating the Wii controller with en- Jine: 3D interfaces extending the frontiers of a didactic game engine. In: Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2007, São Leopoldo. Anais do VI Simp´osio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. Porto Alegre: Editora SBC, 2007.

30.
TORI, Romero ; BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo . Teaching Introductory Computer Graphics Using Java 3D, Games, and Customized Software: A Brazilian Experience. In: XXXIII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques, 2006, Boston, 2006.

31.
NAKAMURA, Ricardo; BERNARDES JR, João Luiz ; TORI, Romero . enJine: Architecture and Application of an Open-Source Didactic Game Engine. In: Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2006, Recife. Anais do V Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital, 2006.

32.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero ; BERNARDES JR, João Luiz ; BIANCHINI, Roberto ; JACOBER, Eduardo . A Practical Study on the Usage of a Commercial Game Engine for the Development of Educational Games. In: II Games and Digital Entertainment Workshop, 2003, Salvador. Proceedings of WJogos 2003, 2003.

33.
PRADO, Renata ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Uma Ferramenta Didática de Modelagem 3D. In: XI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Carlos, 2003.

34.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; SALLES, E. R. ; PRADO, Renata . Uma Metodologia Interativa para Ensino e Aprendizagem de Java 3D. In: COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2002, Piracicaba. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2002.

35.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . Uma biblioteca de classes utilizando Java 3D para o desenvolvimento de ambientes virtuais multi-usuários. In: SVR - Symposium on Virtual Reality, 2002, Fortaleza. Proceedings of SVR 2002. Fortaleza, CE: BNB, 2002. p. 353-361.

36.
PRADO, Renata ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Ferramenta Virtual Interativa para Aprendizagem de Java 3D. In: X Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002, São Carlos, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DEZANI, H. ; NAKAMURA, Ricardo ; MARRANGHELLO, N. . Automatic generation of interactive narratives for an educational adventure game using Petri net. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames 2017. Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 598-601.

2.
CALIFE, Daniel ; NAKAMURA, Ricardo . Profile Comparison Between Players Segmentation According to Bartle's Taxonomy and K-Means Algorithm. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames 2017. Porto Alegre: SBC, 2017. v. 1. p. 650-655.

3.
PITUBA, J. L. ; NAKAMURA, Ricardo . Design Centrado no Usuário para um Jogo de Física em nível Universitário. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Proceedings of SBGames 2016. Porto Alegre: SBC, 2016. p. 777-780.

4.
FREIBERGER, E. C. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Service-oriented Platform for Virtual Reality Application Development. In: 9th International Conference on Evaluation of Novel Software Approaches to Software Engineering, 2014, Lisboa. Proceedings of the 9th International Conference on Evaluation of Novel Software Approaches to Software Engineering, 2014. p. 196-203.

5.
TOKUNAGA, D. M. ; SANCHEZ, S. R. R. ; TSUDA, F. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Análise de um Sistema de Interação Tangível 3D para Jogos com Realidade Aumentada. In: VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA 2010, 2010. Anais do VII Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, 2010. p. 14-19.

6.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero ; BERNARDES JR, João Luiz ; BIANCHINI, Roberto ; JACOBER, Eduardo . EnJine: engine para jogos 3D multiusuários em Java. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, 2005. p. 10-13.

7.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; BERNARDES JR, João Luiz . Interlab3D: Ambiente Interativo para Aprendizagem de Java 3D. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, 2005. p. 23-27.

8.
BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; DIAS, Jeferson Souza ; TORI, Romero . InterlabGames: Portal de Pesquisa de Entretenimento Digital. In: II Workshop TIDIA, 2005, São Paulo. Anais das Sessões Técnicas da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, 2005. p. 28-31.

9.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero ; JACOBER, Eduardo ; BIANCHINI, Roberto ; BERNARDES JR, João Luiz . Development of a Game Engine using Java. In: II Games and Digital Entertainment Workshop, 2003, Salvador. Proceedings of WJogos 2003, 2003.

10.
BERNARDES JR, João Luiz ; TORI, Romero ; JACOBER, Eduardo ; NAKAMURA, Ricardo ; BIANCHINI, Roberto . A Survey on Networking for Massively Multiplayer Online Games. In: II Games and Digital Entertainment Workshop, 2003, Salvador, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOKUNAGA, D. M. ; CORREA, C. G. ; NAKAMURA, Ricardo ; NUNES, F. L. S. ; TORI, Romero . Non-photorealistic rendering in stereoscopic 3D visualization. In: International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques, 2010, Los Angeles, EUA. ACM SIGGRAPH 2010 Posters, 2010.

2.
Bruno Duarte Corrêa ; Thiago Pastor ; Nakamura, Ricardo . Avaliação do impacto de efeitos com Deferred Shading. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010.

3.
Viana, Paulo R. R. ; Mesquita, Edson M. F. ; Cheng, Jonathan ; Nakamura, Ricardo ; Silva, Magno T. M. . Rainbow Strings: Jogo para aprendizado de violino com processamento de áudio. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010.

4.
NUNES, F. L. S. ; CORREA, C. G. ; PICCHI, F. L. ; MELO, C. R. M. E. ; TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo . A importância da avaliação na engenharia de requisitos em sistemas de Realidade Virtual e Aumentada: um estudo de caso. In: SVR 2010 - XII Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2010, Natal. Proceedings of XII Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2010. p. 1-4.

5.
TOKUNAGA, D. M. ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Non-photorealistic 3D video-avatar. In: International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques, 2009, New Orleans, EUA. SIGGRAPH '09: Posters, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Nakamura, Ricardo. Serious Games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; TORI, Romero . Design and Implementation of a Flexible Hand Gesture Command Interface for Games Based on Computer Vision. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NAKAMURA, Ricardo; TORI, Romero . Processing como Ferramenta para Game Design. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NAKAMURA, Ricardo. Técnicas de Detecção de Profundidade e Reconstrução 3D para Realidade Aumentada. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NAKAMURA, Ricardo. Mapas de Profundidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NAKAMURA, Ricardo. Comitê de programa do 6o. Simpósio de Iniciação Científica da EPFIPP. 2014.

2.
NAKAMURA, Ricardo. Comitê de programa do 7o. Simpósio de Iniciação Científica da EPFIPP. 2013.

3.
NAKAMURA, Ricardo. Comitê de programa do 6o. Simpósio de Iniciação Científica da EPFIPP. 2012.

Programas de computador sem registro
1.

2.
TORI, Romero ; NAKAMURA, Ricardo ; SALLES, E. R. . Interlab3D. 2002.

3.
BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo . FACT - Ferramenta de Análise de Colisões de Trânsito. 1998.

4.
MARTINS, C. A. ; BERNARDES JR, João Luiz ; NAKAMURA, Ricardo ; ROCHA, G. V. ; SILVA, M. A. A. E. . Poliflex. 1995.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NAKAMURA, Ricardo; SILVA, F. S. C.; STIUBIENER, I.. Participação em banca de Jessica Leite Pituba. Jogos educativos adaptativos utilizando estilos de aprendizagem Felder-Silverman. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

2.
NUNES, F. L. S.; LIMA, A. M.; NAKAMURA, Ricardo; FERREIRA, D. J.. Participação em banca de Rafael Siqueira Torres. Segmentação semiautomática de conjuntos completos de imagens do ventrículo esquerdo. 2017. Dissertação (Mestrado em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO) - Universidade de São Paulo.

3.
DANTAS, D.; NAKAMURA, Ricardo; PASCHOARELLI, L. C.. Participação em banca de Marcelo de Carvalho Pirk. Estudo de parâmetros de design para otimização da inserção de textos em português em teclados virtuais de dispositivos móveis de pequenas dimensões equipados com telas sensíveis ao toque. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

4.
KON, F.; NAKAMURA, Ricardo; MANZOLLI, J.. Participação em banca de Wilson Kazuo Mizutani. VORPAL: Um middleware de trilhas sonoras em tempo real para jogos digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

5.
FILGUEIRAS, L. V. L.; AQUINO JUNIOR, P. T.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Roberto Vagner Gomes. Experiência do usuário no paradigma da internet das coisas: Estudo exploratório em um sistema de gestão empresarial integrado. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Computação) - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

6.
NAKAMURA, Ricardo; FILGUEIRAS, L. V. L.; DANTAS, D.. Participação em banca de Marylia Gutierrez. Análise de métodos para criação de vocabulário de gestos para aplicações em superfície multi-toque. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

7.
NAKAMURA, Ricardo; FILGUEIRAS, L. V. L.; HIRATA JUNIOR, R.. Participação em banca de Mauricio Cirelli. The MiTable Engine for Multi-touch and Multi-user Tabletop Applications. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

8.
CARDOSO, A.; GOMES, L. C.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Clarissa Avelino Xavier de Camargo. Um sistema baseado em interfaces naturais para reabilitação de pacientes pós-mastectomia. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia.

9.
OLIVEIRA NETO, J. D.; TITTON, L. A.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Anderson de Andrade Santos. Debriefing formativo e personalizado em jogos de simulação de empresas. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

10.
NAKAMURA, Ricardo; COSTA, A. H. R.; CARDOSO, A.. Participação em banca de DANIEL DE ANDRADE LEMESZENSKI. Técnica de reconstrução geométrica da superfície do corpo humano baseada em múltiplos sensores de profundidade para aplicação em teleconferência imersiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

11.
SILVA, F. S. C.; CORREA, P. L. P.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Diego Mira David. Protocolos de interação baseados em conhecimento: implementação da plataforma JamSession. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

12.
NAKAMURA, Ricardo; COSTA, A. H. R.; CARDOSO, A.. Participação em banca de Daniel de Andrade Lemeszenski. Técnica de reconstrução geométrica da superfície do corpo humano baseada em múltiplos sensores de profundidade para aplicação em teleconferência imersiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

13.
NAKAMURA, Ricardo; SATO, L. M.; SILVA, F. S. C.. Participação em banca de Fernando Tsuda. Utilização de técnicas de GPGPU em sistema de Vídeo-Avatar. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

14.
TORI, Romero; Carlos Hitoshi Morimoto; Nakamura, Ricardo. Participação em banca de Daniel Makoto Tokunaga. Técnicas de Reconstrução e Renderização de Vídeo-avatares para Educação e Jogos Eletrônicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
NUNES, F. L. S.; ROCHITTE, C. E.; BISCARO, H. H.; NAKAMURA, Ricardo; PEDRINI, H.. Participação em banca de Leila Cristina Carneiro Bergamasco. Recuperação de objetos médicos 3D utilizando harmônicos esféricos e redes de fluxo. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

2.
SILVA, F. S. C.; NAKAMURA, Ricardo; ARAUJO, C. J. A.; RODRIGUEZ, C. L.; MANZONI, S. L.. Participação em banca de Luiz Carlos Vieira. Avaliação de diversão a partir de análise de imagens faciais. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade de São Paulo.

3.
MARCONDES FILHO, C. J. R.; OLIVEIRA, P. C.; MATTAR, S.; NAKAMURA, Ricardo; STECZ, S. S.. Participação em banca de Francisco Tupy Gomes Corrêa. Ponto de equilíbrio entre a nova teoria da comunicação, o vídeo game e o minecraft. 2017. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

4.
COSTA, C. R. Z.; HANNS, D. K.; VASSAO, C. A.; NAKAMURA, Ricardo; GOMES, R. C. L. F.. Participação em banca de Leandro Manuel Reis Velloso. O espaço nos videogames: dentro e fora do círculo mágico. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

5.
SOUSA, M. W.; ROSA, A. A.; SILVA, J. P. A. S.; NAKAMURA, Ricardo; LINS, G. R. S.. Participação em banca de Marcelo Henrique Leite. Efeitos especiais digitais na imagem técnica: a desocultação da arte. 2015. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

6.
TORI, Romero; NAKAMURA, Ricardo; NAKAO, O. S.; SOARES, L. P.; CONCILIO, I. A. S.. Participação em banca de Ana Cláudia Melo Tiessi Gomes de Oliveira. Método de deformação elástica para simulação visual e háptica de procedimentos de punção. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

7.
SOUSA, M. W.; CORREA, E. N. S.; ARANHA FILHO, F. J. E.; NAKAMURA, Ricardo; SILVA, W. S. E.. Participação em banca de Fabiano Alves Onça. A era dos games na sociedade da escolha. 2014. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

8.
FILGUEIRAS, L. V. L.; SOUZA, P. C.; LODI, A. C. B.; NAKAMURA, Ricardo; AQUINO JUNIOR, P. T.. Participação em banca de Soraia Silva Prietch. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

9.
MARTINS, C. A.; PESCE, C. P.; NAKAMURA, Ricardo; VAZ, M. A.; TANAKA, R. L.. Participação em banca de Rodrigo Provasi Correia. Contribuição ao projeto de cabos umbilicais e tubos flexíveis: ferramentas de CAD e modelo de macro elementos. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, F. S. C.; BRAGHETTO, K. R.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Maricy Caregnato. Um modelo para detecção de traços de comportamento depressivo em rede social. 2017.

2.
TORI, Romero; FILGUEIRAS, L. V. L.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Cléber Gimenez Corrêa. SISTEMA PARA TREINAMENTO VIRTUAL EM ANESTESIA BUCAL. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

3.
FILGUEIRAS, L. V. L.; SOUZA, P. C.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de SORAIA SILVA PRIETCH. PROJETO DE RECURSO MEDIADO POR TECNOLOGIA PARA APOIO ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ESTUDANTES SURDOS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
FILGUEIRAS, L. V. L.; AQUINO JUNIOR, P. T.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Roberto Vagner Gomes. Experiência do usuário com sistema de gestão empresarial integrado no paradigma da internet das coisas: um estudo exploratório. 2017.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAZZILLI, C. T. S.; GOLDCHMIT, S. M.; NAKAMURA, Ricardo; LOPES, C. H.. Participação em banca de Maísa Fernanda de Oliveira.Raiar. Interface para site mobile de capacitação docente sobre Dislexia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

2.
DANTAS, D.; HANNS, D. K.; NAKAMURA, Ricardo; STATERI, J.. Participação em banca de Caio Caly Pereira.Redesign de jogo de tabuleiro a partir de análise de usabilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

3.
BEIGUELMAN, G.; DANTAS, D.; NAKAMURA, Ricardo; BARROS, G. G.. Participação em banca de Renan Garcia Miguel Kikuche.Redesenho de objeto digital de aprendizagem para auxiliar na educação de Física no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

4.
NAKAMURA, Ricardo; FLEURY, A. L.; AZEVEDO, B. F.. Participação em banca de Karina Izumi Gushiken.Entendendo o tal do UX - projeto de sistematização de conceitos do campo do design de experiência do usuário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

5.
NAKAMURA, Ricardo; DANTAS, D.; MAZZILLI, C. T. S.; KEI, A.. Participação em banca de Gustavo Silva Eda.Kaidan: jogo de tabuleiro cooperativo e narrativo com temática de terror na cultura japonesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

6.
GIORGI JR., G.; HANNS, D. K.; NAKAMURA, Ricardo; LOPES, L.. Participação em banca de Thomaz Abramo Assumpção.Esfregando grafite: sensores táteis artesanais de baixo custo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

7.
BOGEA, M.; BAROSSI, A. C.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Daniel Lolling Cerri Hebling.Arquitetura em jogos eletrônicos: o projeto em universos simulados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

8.
BERTOLDI, C. A.; NAKAMURA, Ricardo; MURAMATSU, M.. Participação em banca de Henrique Corazza.Projeto de instalação interativa sobre astronomia para museus de ciência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

9.
NAKAMURA, Ricardo; DANTAS, D.; GIORGI JR., G.; TSUKUMO, F.. Participação em banca de Natasha Abe Higa.Natureco: jogo educativo analógico como ferramenta para auxílio na identificação de problemas cognitivos na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

10.
NAKAMURA, Ricardo; HANNS, D. K.; FERNANDES, P. M.; LUZ, A. R.. Participação em banca de Marina de Novaes Benedicto.Alt+Ego: Um jogo sobre redes sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

11.
BEIGUELMAN, G.; MARCHI, P. M.; NAKAMURA, Ricardo; CAMBRICOLI, F.. Participação em banca de Vinicius Souza Sueiro.Visualização de dados oficiais sobre microcefalia associada ao vírus zika. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

12.
NAKAMURA, Ricardo; COSTA, C. R. Z.; HANNS, D. K.. Participação em banca de Bruno Santos Viana.Narrativas Interativas no Espaço. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

13.
HANNS, D. K.; ROMANINI, A. V.; NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Tiago Oliveira Valentim.Livro Ilustrado Multimídia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

14.
MAZZILLI, C. T. S.; NAKAMURA, Ricardo; GALISI, D.. Participação em banca de Fabio Carrari Sayegh.TFGame - desenvolvimento de um meta-game. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

15.
NAKAMURA, Ricardo; HANNS, D. K.; PAULA, B. C.. Participação em banca de Pedro Gardel Câmara.Design de jogo computacional para experiência de jogador caracterizada pelo conceito de "exploração". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

16.
HANNS, D. K.; VASSAO, C.; Nakamura, Ricardo. Participação em banca de Eduardo Arias Junior.O Design de interfaces digitais e os desafios propostos pela Internet móvel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo.

17.
NAKAMURA, Ricardo. Participação em banca de Davi Favaro, Fernando Yoshino, Fernado Santos, Regina Moreti.F2Dr - Jogo 3D Multiplayer para Celulares. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Technology, Education and Development Conference. Bringing Design and Engineering Students Together in a Game Development Course. 2018. (Congresso).

2.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2017. (Simpósio).

3.
Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2017. (Simpósio).

4.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2015. (Simpósio).

5.
Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2015. (Simpósio).

6.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Simpósio).

7.
6o. Congresso Acadêmico de Tecnologia e Informática. Serious Games. 2013. (Congresso).

8.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Simpósio).

9.
XIII Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2013. (Oficina).

10.
Semana de Computação do Oeste Paulista. Desenvolvimento de Jogos Digitais. 2012. (Congresso).

11.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2012. (Simpósio).

12.
Workshop on Scientific Computing in Health Applications. 2012. (Oficina).

13.
XII Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2012. (Oficina).

14.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2011. (Simpósio).

15.
XI Workshop de Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2011. (Oficina).

16.
Seminário Internacional "A Economia do Conhecimento sob a Ótica da Inclusão.Rede de Apoio de Empreendedores. 2010. (Seminário).

17.
Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. 2010. (Simpósio).

18.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2010. (Simpósio).

19.
XXXVII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. Non-photorealistic rendering in stereoscopic 3D visualization. 2010. (Congresso).

20.
Encontro da Computação do Centro Universitário Senac.Oficina sobre Desenvolvimento de Jogos. 2009. (Encontro).

21.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Design and Implementation of a Flexible Hand Gesture Command Interface for Games Based on Computer Vision. 2009. (Simpósio).

22.
XXXVI International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. Non-photorealistic 3D video-avatar. 2009. (Congresso).

23.
Simpósio de tecnologia e ciências exatas da Universidade São Judas Tadeu.Realidade Aumentada em Jogos. 2008. (Simpósio).

24.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2008. (Simpósio).

25.
VI Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital.Integrating the Wii controller with enJine: 3D interfaces extending the frontiers of a didactic game engine. 2007. (Simpósio).

26.
WICA'06 - Workshop de Informática e Computação Aplicada.Jogos Eletrônicos e Realidade Aumentada. 2006. (Oficina).

27.
XXXIII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. XXXIII International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques. 2006. (Congresso).

28.
II Workshop TIDIA.II Workshop TIDIA. 2005. (Oficina).

29.
I Workshop de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.I Workshop de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. 2005. (Oficina).

30.
Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital. 2005. (Congresso).

31.
II Encontro Design de Games Anhembi Morumbi.Fazendo seu próprio engine. 2004. (Encontro).

32.
I Latin American Computer Graphics Education Workshop. 2003. (Oficina).

33.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2003. (Simpósio).

34.
VI Symposium on Virtual Reality. 2003. (Simpósio).

35.
XI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2003. (Simpósio).

36.
Congresso Internacional de Tecnologia e Inovação para Jogos de Entretenimento. 2002. (Congresso).

37.
VIII Brazilian Symposium on Multimedia and Hypermedia Systems. 2002. (Simpósio).

38.
V Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2002. (Simpósio).

39.
V Symposium on Virtual Reality. 2002. (Simpósio).

40.
X Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2002. (Simpósio).

41.
XV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2002. (Simpósio).

42.
XXX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Interlab3D. 2002. (Congresso).

43.
IV SBC Symposium on Virtual Reality. 2001. (Simpósio).

44.
IV Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2001. (Oficina).

45.
VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 2001. (Simpósio).

46.
XIV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIZUTANI, W. K. ; NAKAMURA, Ricardo . Sede USP da Global Game Jam 2018. 2018. (Outro).

2.
NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G. ; MIZUTANI, W. K. . Sede USP da Global Game Jam 2017. 2017. (Outro).

3.
NAKAMURA, Ricardo; SOARES, L. P. . Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2016. (Congresso).

4.
NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G. . Sede USP da Global Game Jam 2016. 2016. (Outro).

5.
NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G. . Sede USP da Global Game Jam 2015. 2015. (Outro).

6.
NAKAMURA, Ricardo; SCHWARTZ, G. . Sede USP da Global Game Jam 2014. 2014. (Outro).

7.
MUSTARO, P. N. ; NAKAMURA, Ricardo . Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (co-organizador geral). 2013. (Congresso).

8.
NAKAMURA, Ricardo; TUPY, F. ; SCHWARTZ, G. . Sede USP da Global Game Jam 2013. 2013. (Outro).

9.
NAKAMURA, Ricardo; ITO, M. . Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde. 2013. (Outro).

10.
NAKAMURA, Ricardo; ROQUE, Licinio Gomes ; BONIFÁCIO, Rodrigo . Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Chair da trilha de Computação). 2012. (Congresso).

11.
NAKAMURA, Ricardo; AVILA, C. ; Prazeres, J. ; MARQUES NETO, M. . Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Chair de Tutoriais). 2011. (Congresso).

12.
NAKAMURA, Ricardo; HANNS, D. K. . I Workshop on Computer Graphics as Interactive Visual Media. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Hardy José Santos de Miranda. Análise de métodos para reconstrução de artefatos voltados à paleontologia virtual em museus. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Lucy Mari Tabuti. Transposição de jogos de lógica físicos para o meio digital. Início: 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jessica Leite Pituba. Jogos educativos adaptativos utilizando estilos de aprendizagem Felder-Silverman. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

2.
André Febeliano da Costa. Interação em jogos com interfaces multimodais. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

3.
Pedro Monteiro Kayatt. Arcabouço para Jogos Digitais em Interfaces Distribuídas. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

4.
Maurício Cirelli. Técnicas de reconhecimento de gestos em superfícies multitoque. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

5.
Marylia Gutierrez. Técnicas de interação em superfícies multitoque. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

6.
DANIEL LEMESZENSKI. Técnica de reconstrução geométrica da superfície do corpo humano baseada em múltiplos sensores de profundidade para aplicação em teleconferência imersiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

7.
FERNANDO TSUDA. Utilização de técnicas de GPGPU em sistema de Vídeo-Avatar. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ricardo Nakamura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Passos Neto. Jogo com Geração Procedural de Conteúdo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

2.
Grupo de alunos (vide campo Outras Informações). Jogos Digitais em Múltiplos Dispositivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

3.
Anderson Koyama Vieira. Design Generativo - Estudo exploratório sobre o uso de programação no design. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

4.
Artur dos Santos Lisboa Varandas. Um estudo sobre comportamento de usuários de jogos para aparelhos mobile baseado em dados quantitativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

5.
Grupo de alunos (vide outras informações). RK3D - Reconstrução Tridimensional de Objetos para Decoração. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

6.
Grupo de alunos (vide outras informações). Framework para reconhecimento de gestos em mesa multi-toque e multi-usuário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

7.
Carina Missae Batista da Costa. Práticas de Documentação para Projeto de Games. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

8.
Pedro Gardel Câmara. Design de um ambiente virtual para jogo eletrônico projetado em torno do conceito ?exploração?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

9.
Bruno Santos Viana. Interatividade entre Narrativa e Espaço. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

10.
Grupo de alunos (vide outras informações). Aplicação de localização e mapas acessível para deficientes visuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Escola Politécnica. Orientador: Ricardo Nakamura.

11.
Grupo de alunos (vide outras informações). Jogo com realidade aumentada em dispositivos móveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Escola Politécnica. Orientador: Ricardo Nakamura.

12.
Luísa Midori Amorim Enomoto. Desenvolvimento de um website educativo voltado para a iniciação ao ensino da língua inglesa para crianças do ensino fundamental entre 9 a 12 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

13.
Grupo de alunos (vide outras informações). Estudo de BDI e Blackboard para jogos digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

14.
Grupo de alunos (vide outras informações). Interactive Augmented Reality 3D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

15.
Grupo de alunos (vide outras informações). Deferred Rendering em uma Game Engine Modularizável. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

16.
Grupo de alunos (vide outras informações). Jogo interativo com captação de áudio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

17.
Luciana Yumi Abe. Jogos Eletrônicos para Idosos: Análise e discussão da relação do idoso com o lúdico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

18.
Pedro Monteiro Kayatt. Sistemas de Redes Objetivando Plataformas de Jogos Digitais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ricardo Nakamura.

19.
Grupo de alunos (vide outras informações). 3PI Experiment: Desenvolvimento e análise de usabilidade de uma interface imersiva em terceira pessoa com realidade aumentada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Escola Politécnica. Orientador: Ricardo Nakamura.

Iniciação científica
1.
Gabriel Cordaro. Avaliação de técnicas de interação para um jogo digital em superfície multitoque. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica - Ênfase em Computação) - Universidade de São Paulo, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Ricardo Nakamura.

2.
Ligia Maria Moreira Zorello. Desenvolvimento de um avatar 3D para comunicação em LIBRAS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica - Ênfase em Computação) - Universidade de São Paulo, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Ricardo Nakamura.

3.
Luís Gustavo Moneda dos Santos. Plataforma para o ensino de Computação através de jogos digitais para alunos do ensino médio. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Elétrica - Ênfase em Computação) - Universidade de São Paulo, Associação dos Engenheiros Politécnicos. Orientador: Ricardo Nakamura.

4.
Leonardo Shimizu Yojo. Interação 3D com realidade aumentada e jogos digitais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Escola Politécnica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Nakamura.

5.
MARCELO MITA. Ferramenta de software para ensino de computação através do desenvolvimento de jogos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Nakamura.

6.
VINICIUS COSTA FERREIRA. PORTAL TECNOLOGIAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E ENTRETENIMENTO. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade de São Paulo, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Ricardo Nakamura.

Orientações de outra natureza
1.
Tamires Dias Campos. Livro Aberto para Ensino de Fundamentos de Computação para Designers. 2010. Orientação de outra natureza. (Design) - Universidade de São Paulo, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO. Orientador: Ricardo Nakamura.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Nakamura, Ricardo. Serious Games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUSTARO, P. N. ; NAKAMURA, Ricardo . Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (co-organizador geral). 2013. (Congresso).

2.
NAKAMURA, Ricardo; ITO, M. . Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Presidente da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação, exercício 2014-2016.



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