Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos

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  • Última atualização do currículo em 15/12/2018


Professora de Ciências e Biologia do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/ UFRJ).Possui doutorado em educação - PUC/Rio, no qual desenvolveu uma pesquisa sobre a articulação entre o ensino de ciências e processos de ensino-aprendizagem em leitura e escrita. Participante do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Humano e Educação (GruDHE - PUC/Rio). Mestre também em Educação, com dissertação desenvolvida em Educação Ambiental na FE/UFRJ (2009). Completou a graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura plena pela UFRJ (2005) e graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha pela UFRJ (2003). Atua na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências e Biologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, M.;MATOS, M. C. F. G.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio de Aplicação da UFRJ, Setor de Biologia.
Rua J.J. Seabra sem número
Jardim Botânico
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115338


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Ler e escrever nas aulas de Ciências: potencialidades e limites, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Zena Eisenberg.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Biológicas
2006 - 2009
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação.
UFRJ - Faculdade de Educação, UFRJ/ FE, Brasil.
Título: Panorama da Educação Ambiental Brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de educação Ambiental,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro.
Palavras-chave: Educação Ambiental; V Forum Brasileiro de Educação Ambiental; Panorama.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura plena.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Relatório de Prática de Ensino - Colégio de Aplicação/2004.
Orientador: Jacqueline Girão, Maria Margarida Gomes e Celina Costa.
1999 - 2003
Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Marinha.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Microfitoplâncton da Baía de Sepetiba (RJ, Brasil): Composição, Abundância e Distribuição (Primavera/ 2001 e Outono/ 2002).
Orientador: Denise Rivera Tenenbaum.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2010
Infografia. (Carga horária: 16h).
Consórcio de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
2012 - 2012
Escola de Altos Estudos (PROPED) - Pinar. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Teorias de curriculo - PROPED. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
Desenho instrucional de material impresso para EAD. (Carga horária: 80h).
Consórcio de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
2005 - 2005
Literatura e Ciência - capacitação para EXPO. (Carga horária: 16h).
Fundação Oswaldo Cruz/ Museu da Vida, FIOCRUZ, Brasil.
2005 - 2005
Educação Ambiental na escola. (Carga horária: 72h).
Faculdade de Educação da UFRJ, FE/ UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Temas de pesquisa na Educação em Ciências. (Carga horária: 72h).
Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde, NUTES, Brasil.
2004 - 2004
Dinoflagelados Marinhos da Costa Brasileira. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Curso Parcerias. (Carga horária: 36h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação para o ensino de Ecologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação para ensino de Dinâmica da Terra. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2003 - 2003
Material Didático para o Ensino de Solos. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Formação de Professores da Uerj, FFP/UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Evolução e a Mente Humana. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Dinâmicas em Educação Ambiental. (Carga horária: 8h).
"Conhecer para Conservar", ONG, Brasil.
2001 - 2001
Educação Ambiental Prazer em Conhecê-la. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Filosofia da Ciência. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Mergulho Básico. (Carga horária: 160h).
Fundação de Estudos do Mar - Deep Blue, FEMAR /DEEP BLUE, Brasil.
1999 - 1999
Biologia de Tubarões e Raias.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1999 - 1999
Mergulho Básico.
Fundação de Estudos do Mar, FEMAR, Brasil.
1998 - 1998
Capacitação para professores de Macaé e região. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1998 - 1998
DNA Desvendando o Segredo em Plantas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 1997
Plantas em Movimento. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Diretoria da Regional 2, Enquadramento Funcional: Tesoureira, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 4


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Organizadora e participante de debates, Carga horária: 10
Outras informações
Participei como colaboradora do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade, após defender meu mestrado. Nessa colaboração ajudei a organizar debates e grupos de estudos.

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projeto de extensão, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvi enquanto integrante do Centro Acadêmico de Biologia (Instituto de Biologia/ UFRJ)um projeto de extensão com apoio da PR-5envolvendo Educação Ambiental com crianças da Vila Residencial da UFRJ.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Enquanto estagiária do Laboratório de Recursos pesqueiros (Depto. Biologia Marinha/Instituto de Biologia/UFRJ) participei de um projeto de pesquisa em etnoecologia com uma comunidade de pescadores da Lagoa do Camorim (RJ).

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 16
Outras informações
Enquanto bióloga colaboradora trabalhei com análise de amostras de água para estudo do fitoplâncton marinho e elaboração de relatórios ambientais para consultoria ambiental e divulgação científica.

Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20
Outras informações
Enquanto estagiária do Laboratório de Fitoplâncton Marinho (Depto. Biologia Marinha/Instituto de Biologia/ UFRJ) desenvolvi dois projetos de iniciação científica com apoio do CNPq (bolsa PIBIC) e PNUD (ONU).

Atividades

6/2003 - 6/2005
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CEDERJ - Dinâmica da Terra
CEDERJ - Elementos de Ecologia
6/2001 - 5/2005
Extensão universitária , Instituto de Biologia, .

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental com crianças na Vila Residencial da UFRJ.
6/2004 - 12/2004
Estágios , Instituto de Biologia, .

Estágio realizado
Participante do projeto de Diagnóstico da comunidade de pescadores da Lagoa do Camorim (RJ).
03/2004 - 11/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Licencianda da 5ª série (CAp/UFRJ)
3/2004 - 11/2004
Ensino, Colégio de Aplicação/UFRJ, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Licencianda do 1º ano (CAp/ UFRJ)
8/2004 - 8/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria do Encontro do Projeto Fundão Biologia (LOI/ Instituto de Biologia/ UFRJ): "O saber docente e o saber escolar"
6/1999 - 8/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biologia, .

Cargo ou função
Participante do Centro Acadêmico de Biologia.
6/2004 - 6/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria da disiciplina Elementos de Ecologia (Depto. de Ecologia/ Instituto de Biologia/ UFRJ)
4/2003 - 4/2004
Serviços técnicos especializados , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Serviço realizado
Consultoria, análise de amostras e divulgação científica.
7/2003 - 7/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina Elementos de Ecologia (Depto. de Ecologia/ Instituto de Biologia/ UFRJ)
6/2003 - 7/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Cargo ou função
Análise de amostras do microfitoplâncton, análise dos dados e elaboração de relatório.
4/2003 - 7/2003
Ensino, Ciências Biológicas - Biologia Marinha, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina Fitoplâncton Marinho (Depto. de Biologia Marinha/ Instituto de Biologia/ UFRJ)
6/2003 - 6/2003
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria do Encontro do Projeto Fundão Biologia (LOI/ Instituto de Biologia/ UFRJ): "Múltiplas visões e diferentes linguagens na educação em ciências"
4/1999 - 3/2003
Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha.

Estágio realizado
Treinamento e estudo do microfitoplâncton das Baías de Guanabara e Sepetiba.
12/2002 - 12/2002
Ensino, Ciências Biológicas - Biologia Marinha, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria do I Festival UFRJ- Mar
7/2001 - 7/2001
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoria da disciplina Elementos de Ecologia (Depto. Ecologia/ Instituto de Biologia/ UFRJ)

Colégio de Aplicação da UFRJ, CAP/ UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Curso de Especialização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Compõe o corpo docente do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica CESPEB - ênfase Ciências Biológicas Ministrou a disciplina "Corpo Humano e Saúde no Ensino de Ciências" (turma 2016/2017)

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva do Setor de Biologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No CAp/UFRJ atuo como professora da educação básica; professora-orientadora na formação inicial de professores de ciências e biologia (licenciandos) e como professora de pós-graduação (especialização).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Docente contratada, Enquadramento Funcional: Professora substituta do setor de Biologia, Carga horária: 20


Colégio Estadual Guilherme Briggs, CEGUIB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências do Ensino Fundamental, Carga horária: 16


Instituto de Tecnologia ORT, ORT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia e Ciências, Carga horária: 12


Consórcio de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor contratado, Enquadramento Funcional: Designer instrucional, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor contratado, Enquadramento Funcional: Designer instrucional do PAR, Carga horária: 30
Outras informações
O PAR (Programa de Ações Articuladas) foi desenvolvido pelo MEC em parceria com a UAB para a elaboração e oferecimento de cursos a distância de especialização em ensino de diferentes áreas do conhecimento (Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Matemática).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor contratado, Enquadramento Funcional: Supervisão de designer instrucional, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora presencial, Carga horária: 8


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediadora de exposição, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei como Mediadora do espaço "Literatura e Ciência" na feira de divulgação científica "EXPO-Interativa: Ciência para todos" durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2005.

Atividades

4/2005 - 4/2005
Serviços técnicos especializados , Museu da Vida/ FIOCRUZ, .

Serviço realizado
Mediadora do espaço "Literatura e Ciência" na EXPO-Interativa: Ciência para todos".

Colégio Padre Antônio Vieira, CPAV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Leitura e escrita no ensino de Ciências
Descrição: A pesquisa fez parte da minha tese de doutoramento na qual investiguei as articulações entre leitura e escrita e aulas de Ciências na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2004
Diagnóstico da comunidade de Pescadores da Lagoa do Camorim (RJ)
Descrição: Este projeto tem como objetivo fazer um diagnóstico da comunidade de pescadores da Lagoa do Camorim, localizada em frente ao Riocentro em Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O laboratório de Recursos Pesqueiros (IB/UFRJ) em associação com a Federação de Pesca do Estrado do Rio de Janeiro (FAPESCA) está realizando estudos para desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida desta comunidade. Inicialmente o projeto visa descobrir quem são as pessoas que vivem na comunidade, quais os recursos que pescam e quais os problemas enfrentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos - Integrante / Marcelo Vianna - Coordenador.
2001 - 2004
GloBallast (PNUD/ MMA): Introdução de espécies via água de lastro de navios (bolsa PIBIC)
Descrição: O GloBallast é um projeto desenvolvido pelo MMA/ Brasil em associação com o PNUD/ ONU buscando a remoção de barreiras para a implementação efetiva do controle da água de lastro de navios e medidas de gestão em países em desenvolvimento - projeto piloto de controle e gerenciamento da transferência de espécies exóticas e/ou organismos patogênnicos por meio de água de lastro de navios do porto de Sepetiba (RJ/ Brasil). Neste projeto foram realizadas atividades de levantamento de dados pretéritos, coleta de amostras para verificação das espécies presentes na Baía de Sepetiba - especialmente na área do porto - e montagem de um banco de dados para o controle efetivo da introdução de espécies. Além disso, está em andamentoa publicação de um catálogo da comunidade do microfitoplâncton da Baía de Sepetiba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos - Integrante / Simone de Castro Viana - Integrante / Maria Célia Villac - Integrante / Denise Rivera Tenenbaum - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Organização das Nações Unidas - Auxílio financeiro.
2000 - 2001
Diatomáceas Potencialmente Tóxicas na Baía de Guanabara (bolsa/PIBIC)
Descrição: Este projeto visou estudar a dinâmica de populações do gênero de diatomáceas potencialmente tóxico Pseudo-nitzschia na Baía de Guanabara. Para isso, foram realizadas análises do gênero em amostras coletadas semanalmente em dois pontos da Baía de Guanabara durante os anos de 1999 e 2000. Esta análise incluiu o levantemento das espécies e estudo da abundância em cada ponto. Além disso, foram realizados testes de estresse par a salinidade, buscando entender o efeito da salinidade sobre o gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos - Integrante / Simone de Castro Viana - Integrante / Denise Rivera Tenenbaum - Integrante / Maria Célia Villac - Coordenador.Financiador(es): Organização das Nações Unidas - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Compartilhando Boas práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas
Descrição: Grupo de estudos e produção de materiais didáticos de professores de diferentes escolas públicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Compartilhando boas práticas de ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas
Descrição: Esse projeto estava inserido no edital da FAPERJ da Universidade apoiando a Melhoria das Escolas Públicas e tinha como objetivo principal trocar conhecimentos entre o CAp/ UFRJ, uma escola municipal e uma escola estadual do RJ, através de oficinas de experimentação e saídas de campo com os alunos e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Diversificando estratégias de ensino de Ciências e Biologia no diálogo universidade-escola.
Descrição: O Colégio de Aplicação da UFRJ e o Projeto Fundão Biologia em parceria com CIEP de Caxias estão trocando conhecimentos para atuação em formação continuada e melhoria da educação pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Produção de Material para o Portal do Professor
Descrição: Projeto coordenado pelo Colégio de Aplicação da UFRJ para produzir material para publicar no Portal do professor do MEC, buscando a melhoria desta importante ferramenta para o professor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
A Universidade atuando na melhoria da Escola Básica
Descrição: Projeto realizado em uma parceria entre o Colégio Estadual Guilherme Briggs, no qual eu atuava como professora de ciências, Projeto Fundão Biologia (UFRJ) e Colégio de Aplicação da UFRJ, cujo principal objetivo era levar para escola o conhecimento que estávamos produzindo no espaço da universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2003
Educação Ambiental na Vila (EA Vila)
Descrição: projeto de educação Ambiental realizado na Vila dos Funcionários da UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: EDUCAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Divulgação científica.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Marinha.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa no 9 Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
2008
Menção Honrosa no 5 Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
2008
Menção Honrosa no 5 Congresso de Extensão da UFRJ, UFRJ.
2002
Prêmio Phoenix Naval, Sociedade Phoenix Naval - Escola Naval.
2002
Menção Honrosa da XXIV Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, M.2016MATOS, M.; LIMA, I. V. ; Rios, N ; MACIEL, C. . ENSINO DE BIOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSERVADORAS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 3096-3108, 2016.

2.
MATOS, M.2009 MATOS, M.; VILELA, M. ; MACIEL, C. . Formando alunos leitores no diálogo entre universidade e escola: a experiência da Ciranda de Leitura de Ciências.. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 22, p. 203-214, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lima-Tavares, D. ; Ayres, A. C. M. ; VILELA, M. ; MATOS, M. . Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2016. v. 1. 334p .

2.
TENENBAUM, Denise Rivera ; VILLAC, M. C. ; VIANA, S. C. ; MATOS, M. ; HATHERLY, M. ; LIMA, I. V. ; MENEZES, M. . Phytoplankton Atlas of Sepetiba bay, Rio de Janeiro, Brazil. 16. ed. Londres: IMO, 2005. v. 1. 132p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; VILELA, M. ; Rios, N . "A gravidez na adolescência e a escola": tensões vivenciadas no ensino de Biologia. In: Ana Cléa Moreira Ayres; Mariana Cassab; Daniele Lima-Tavares. (Org.). Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. 1ed.Curitiba: Prismas, 2014, v. 1, p. 187-205.

2.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Formação docente em Ciências Biológicas no CAp UFRJ: Refletindo sobre tradições e inovações. In: Mariana Lima Vilela; Graça Regina Franco da Silva Reis; Carla Mendes Maciel. (Org.). Formação docente, pesquisa e extensão no CAp UFRJ: entre tradições e invenções. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. , p. 65-80.

3.
TENENBAUM, Denise Rivera ; MARINHO, M. M. ; GÔMARA, G. ; MATOS, M. ; VIANA, S. C. . Fitoplâncton. In: Maria Célia Villac; Flávio da Costa Fernandes; Silvio Jblonski, Alexandre de Carvalho Leal Neto; Bruno Henrique Coutinho. (Org.). Biota da área sob influência do porto de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. Levantamento de dados pretéritos. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, v. , p. 13-22.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, M. M. ; TERRERI, L. ; MATOS, M. . A literatura infanto-juvenil e o ensino de ciências. Informativo da Sociedade Brasileira do Ensino de Biologia, p. 1 - 1, 01 fev. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, M.. Diferentes sentidos de leitura e escrita em aulas de Ciências: concepções docentes e estudantis. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2018, Belém do Pará. VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2018.

2.
MATOS, M.; LIMA, I. V. ; Rios, N ; MACIEL, C. . ENSINO DE BIOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSERVADORAS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VI ENEBIO), 2016, Maringá. VI ENEBIO e VIII Encontro regional de Ensino de Biologia - Regional 3. Maringá: SBENBio e Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2016.

3.
Rios, N ; MATOS, M. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; PORTO, F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SETOR DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS DO CAP-UFRJ E A POLÍTICA DE REGULAMENTAÇÃO DOS CAP: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES REGENTES. In: IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação ? SICEA e I SICEA Internacional: Desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea, 2015, Juiz de Fora. IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação ? SICEA e I SICEA Internacional: Desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: UFJF, 2015.

4.
MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N ; CASTRO, A. C. ; FERREIRA, A. C. L. P. ; PARANHOS, F. S. ; CRUZ, J. C. C. . CONHECENDO A MEMÓRIA DO CLUBE DE CIÊNCIAS DO CAP UFRJ: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. In: VII EREBIO-Regional 2: Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas, 2015, Niterói. VII EREBIO-Regional 2: Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas, 2015.

5.
OLIVEIRA, N. C. ; CAMPOS, A. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9 ano do CAp-UFRJ. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional II, 2012.

6.
VENTURINI, C. ; CASARIEGO, F. ; LUCAS, M. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . Contribuições da Prática de Ensino para a Formação Inicial Docente: Trabalhando o som no nono ano. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional II. Rio de Janeiro: SBENBio - Regional 2, 2012.

7.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; Rios, N ; VILELA, M. . Iniciação científica junior na escola: desafios e possibilidades. In: VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2, 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional II, 2012.

8.
MATOS, M.; Rios, N . Educação Ambiental crítica na escola. In: I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012, Rio de Janeiro. I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012.

9.
MATOS, M.; VILELA, M. . Compartilhando boas práticas de ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas. In: I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012, Rio de Janeiro. I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste, 2012.

10.
MATOS, M.. Panorama da educação Ambiental Brasileira a partir do V Fórum Brasileiro de educação Ambiental. In: V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Configuração do campo de pesquisa em educação Ambiental, 2009, São Carlos. V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Configuração do campo de pesquisa em educação Ambiental, 2009. p. 1-15.

11.
MATOS, M.; CARDOSO, I. ; MATTOS, Luíza de Abreu ; NEVES, R. ; HATJE, R. ; GOMES, M. M. ; Girão, J. . Buscando subsídios para o planejamento de ensino: as idéias de estudantes de quinta série sobre ecologia. In: I ENEBIO e III EREBIO RJ/ES, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO e III EREBIO RJ/ES, 2005. p. 46-49.

12.
MATTOS, Luíza de Abreu ; CARDOSO, I. ; MATOS, M. ; NEVES, R. ; HATJE, R. ; GOMES, M. M. ; Girão, J. . Relato sobre uma experiência de prática de ensino: atividades de planejamento e ensino de ecologia. In: I ENEBIO e III EREBIO, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO e III EREBIO, 2005. p. 119-122.

13.
NEVES, R. ; CARDOSO, I. ; MATTOS, Luíza de Abreu ; MATOS, M. ; HATJE, R. ; GOMES, M. M. ; Girão, J. . As maquetes como estratégia de ensino: os ecossistemas brasileiros. In: I ENEBIO e III EREBIO, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO e III EREBIO, 2005. p. 432-435.

14.
MACHADO, Taíssa ; HASSAN, A. B. ; BRAGA, Apoena ; LUSTOSA, G. ; DIAS, J. ; MARSICO, J. ; MATTOS, Luíza de Abreu ; OLINISKY, Maíra ; MATOS, M. ; FREITAS, S. . A prática educativa em um espaço não-formal:. In: I ENEBIO e III EREBIO, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I ENEBIO e III EREBIO, 2005. p. 489-492.

15.
MATOS, M.; TENENBAUM, Denise Rivera . O Microfitoplâncton da Baía de Sepetiba (RJ, Brasil): Abundância e Distribuição em duas épocas do ano. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. VI Congresso Brasileiro de Ecologia do Brasil/ Anais de trabalhos completos. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2003. p. 375-377.

16.
MATTOS, Luíza de Abreu ; MATOS, M. ; BRAGA, Apoena ; FARIAS, Isabela de ; OLINISKY, Maíra ; MATOS, Maria ; MACHADO, Taíssa . Buscando uma nova visão de mundo: Projeto Educação Ambiental com crianças da Vila dos Funcionários da UFRJ. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. VI Congresso de Ecologia do Brasil/ Anais de Trabalhos Completos. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2003. p. 563-565.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUSTOSA, G. ; MATOS, M. ; LOUREIRO, C. F. B. . O estado da arte da Educação Ambiental brasileira a partir do V Forum Brasileiro de Educação Ambiental: agentes sociais e problemáticas. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Questões epistemológicas Contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade, 2007, Rio Claro. IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental - Questões epistemológicas Contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade, 2007.

2.
VILARDO, C. ; DAMASCENO, L. ; ABREU, T. B. ; NARAHARA, K. ; MATOS, M. . Bio na Rua: O Papel do Biólogo na Sociedade. In: I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002, João Pessoa. I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. C. L. P. ; CRUZ, J. C. C. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Refletindo sobre a gestão do lixo no CAp/ UFRJ. In: 9 Congresso de Extensão da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. 9 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

2.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; VILELA, M. . Ciranda da Leitura de Ciências - formando leitores nas aulas de Ciências. In: 5 Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5 Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. p. 142-142.

3.
MACIEL, C. ; VILELA, M. ; MATOS, M. ; SANTOS, A. V. F. . Integrando a formação inicial e continuada de professores de Ciência se Biologia na UFRJ. In: 5 Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5 Congresso de Extensão da UFRJ, 2008. p. 118-118.

4.
MATOS, M.. Questões atuais da Educação Ambiental no Brasil: temas e problemáticas trazidas no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da educação básica a pesquisa em Educação, 2007, Vitória. VII Encontro de Pesquisa em Educação da Regiâo Sudeste - Desafios da educação básica a pesquisa em Educação. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. v. 1. p. 372-372.

5.
SOUZA, P. ; FIDELIS, U. ; RHEINGANTZ, M. ; MATOS, M. ; CASTRO, A. . Levantamento preliminar da ictiofauna da bacia do rio Perequê Açu (Paraty, RJ). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002.

6.
ALMEIDA, H. ; RHEINGANTZ, M. ; FIDELIS, U. ; MATOS, M. ; SOUZA, P. . Distribuição Longitudinal, análise de meso-habitat e micro-habitat de Tetragonopterinae (Characidae) na bacia do Rio Perequê-Açu (Paraty, RJ). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002.

7.
MATOS, M.; SANTOS, V. S. ; VILLAC, M. C. . Composição e distribuição do gênero Pseudo-nitzschia na baía de Guanabara, RJ. In: IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002, Santa cruz-Aracruz. IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002.

8.
TENENBAUM, Denise Rivera ; MARINHO, M. M. ; GÔMARA, G. ; VIANA, S. C. ; MATOS, M. . Diversidade de algas da baía de Sepetiba (RJ), subsídio ao estudo da introdução de espécies exóticas: fitoplâncton. In: IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002, Santa Cruz - Aracruz. IX Reunião Brasileira de Ficologia, 2002.

9.
SOUZA, P. ; ALMEIDA, H. ; RHEINGANTZ, M. ; MATOS, M. ; FIDELIS, U. . Análise da dieta alimentar de duas espécies de Tetragonopterinae (Characidae) na bacia do Rio Perequê-Açu, Paraty.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002.

10.
VILLAC, M. C. ; MATOS, M. . Discriminating between potencially toxic and non-toxic diatoms, genus Pseudo nitzschia, from guanabara Bay (RJ, Brasil). In: XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2001, Rio de Janeiro. ACTA MICROSCOPICA, 2001. v. 3. p. 211-213.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, M.. Diferentes sentidos sobre leitura e escrita em aulas de Ciências: concepções docentes e estudantis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MACIEL, C. M. ; CANDIDO, C. ; CUNHA, A. C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; FERREIRA, M. H. M. ; SILVA, M. C. ; BORBA, R. C. N. ; Rios, N ; RAPOSO, N. ; OSORIO, R. ; SOUSA, L. R. M. E. A. . Compartilhando práticas de Educação Ambiental crítica na escola: resistência política e coletividade docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RAPOSO, N. ; CANDIDO, C. ; ANDRADE, D. B. ; FERREIRA, M. H. M. ; MACIEL, C. ; CUNHA, A. C. ; BOUZAN, A. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Rios, N ; BORBA, R. . ARTICULAÇÕES DOCENTES: COMPARTILHANDO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MATOS, M.. Atividades de leitura e escrita em aulas de Ciências: reflexões sobre linguagem e conhecimento escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MATOS, M.. Concepções de leitura e escrita em aulas de Ciências e o desenvolvimento da linguagem escrita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MATOS, M.; LIMA, I. V. ; Rios, N ; MACIEL, C. . ENSINO DE BIOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSERVADORAS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; MACHADO, A. ; VENTURINI, C. ; Rios, N ; TEIXEIRA, P. ; MATOS, M. . Formação continuada de professores de Ciências e Biologia no CAp/UFRJ: coletividade docente e resistência política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; MACHADO, A. ; VENTURINI, C. ; TEIXEIRA, P. ; Rios, N ; MATOS, M. . Formação Continuada de Professores de Ciências e Biologia no CAp/UFRJ: coletividade docente e resistência política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N ; FERREIRA, A. C. L. P. ; CASTRO, A. C. ; PARANHOS, F. S. ; CRUZ, J. C. C. . Conhecendo a memória do Clube de Ciências do CAp UFRJ: uma atividade desenvolvida por alunos de iniciação científica do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Rios, N ; MATOS, M. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; PORTO, F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SETOR DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS DO CAP-UFRJ E A POLÍTICA DE REGULAMENTAÇÃO DOS CAP: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES REGENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MACIEL, C. ; SOUTELINO, F. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; FERNANDES, K. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Atividades de extensão no Setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas públicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FERREIRA, A. C. L. P. ; CASTRO, A. C. ; PARANHOS, F. S. ; CRUZ, J. C. C. ; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . História de um espaço escolar: o Clube de Ciências do CAp-UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
LOSS, L. ; MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . A experimentação no ensino de Ciências e Biologia: uso e finalidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
OLIVEIRA, N. C. ; CAMPOS, A. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9º ano do CAp-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VENTURINI, C. ; CASARIEGO, F. ; LUCAS, M. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . Contribuições da prática de ensino para a formação inicial docente: trabalhando o ?som? no 9º ano.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; Rios, N ; VILELA, M. ; SALGUEIRO, F. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VILELA, M. ; SOUTELINO, F. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; FERNANDES, K. ; MATOS, M. ; Rios, N ; MACIEL, C. . Compartilhando boas práticas de ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MATOS, M.; Rios, N . Educação ambiental crítica na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MATOS, M.; LIMA, I. V. ; Rios, N ; MACIEL, C. ; VILELA, M. . Iniciação científica júnior na escola: desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Refletindo sobre o papel do CAP-UFRJ na atualidade: experiências do setor de Biologia com formação continuada e extensão.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MACIEL, C. ; VILELA, M. ; SANTOS, A. V. F. ; MATOS, M. . Integrando a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia na UFRJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MATOS, M.. Questões atuais da Educação Ambiental no Brasil: temas e problemáticas trazidas no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MATOS, M.; FERREIRA, M. S. ; ODA, R. ; SANTOS, D. F. . Ensino de Ciências e Biologia: jovens em sala de aulas convencionais diante do acesso à informação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; LIMA, I. V. ; LOSS, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . Experimentação no ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACIEL, C. ; LOSS, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Experimentação no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Oficina Pedagógica 'A gravidez na adolescência e a escola'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; VILELA, M. ; LIMA, I. V. ; Rios, N . Oficina 'A gravidez na adolescência e a escola'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACIEL, C. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Práticas pedagógicas experimentais no ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LIMA, I. V. ; MACIEL, C. ; VILELA, M. ; MATOS, M. ; PORTO, F. ; Rios, N . A gravidez na adolescência e a escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Rios, N . A gravidez na adolescência e a escola. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de formação continuada de professores).

8.
GOMES, M. M. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . O ensino experimental e suas diferentes abordagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GOMES, M. M. ; VILELA, M. ; MATOS, M. . O ensino experimental e suas diferentes abordagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
TERRERI, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

11.
MATOS, M.; TERRERI, L. ; VILELA, M. . Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

12.
MATOS, M.; TERRERI, L. ; VILELA, M. . Por que o corpo muda durante a puberdade?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

13.
TERRERI, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . Desvendando o ciclo reprodutivo feminino. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

14.
TERRERI, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . Conhecendo melhor as transformações da puberdade, o sistema endócrino e o sistema reprodutor. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

15.
MATOS, M.; TERRERI, L. ; VILELA, M. . Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula para o Portal do professor - MEC).

Demais trabalhos
1.
MATOS, M.; MATTOS, Luíza de Abreu ; DIAS, J. ; MARSICO, J. ; VILARDO, C. ; ABREU, T. B. ; HATJE, R. . Organização do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia - construindo cidadanias. 2004 (Encontro Estudantil) .

2.
NARAHARA, K. ; MATOS, M. ; PERISSE, L. ; MARSICO, J. . Organização do 15º Conselho Nacional das Entidades de Biologia. 2003 (Encontro Estudantil) .

3.
MATOS, M.; ABREU, T. B. ; FRENKEL, E. E. . Projeto de recepção e integração de calouros. 2002 (Encontro) .

4.
MATOS, M.; VILARDO, C. ; MATTOS, Luíza de Abreu ; PERISSE, L. ; DAMASCENO, L. ; NARAHARA, K. ; ABREU, T. B. . Organização do "Bio na Rua - O papel do biólogo na sociedade". 2002 (Evento de divulgação científica e extensão universitária) .

5.
MATOS, M.; VILARDO, C. ; PERISSE, L. ; MATTOS, Luíza de Abreu ; HATJE, R. ; ABREU, T. B. . Organização do "Bio na Rua - o papel do biólogo na sociedade". 2001 (Evento de divulgação científica e extensão universitária) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATOS, M.; MACIEL, C.; FERRAZ, T. A. S.. Participação em banca de Jéssica Nunes de Carvalho. Percepção docente sobre processos de ensino-aprendizagem de Ciências para alunos surdos ou deficientes auditivos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB)) - UFRJ - Faculdade de Educação.

2.
MACIEL, C.; MATOS, M.; TEMPORAL, P.. Participação em banca de Roberval Gomes da Silva. Produção de materiais didáticos para inclusão de surdos em aulas de Ciências. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB)) - UFRJ - Faculdade de Educação.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Salomão, S; VILELA, M.; MATOS, M.. Participação em banca de Geórgia do Nascimento Saraiva.Discurso científico no livro didático de Biologia: um exercício de análise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Salomão, S; MATOS, M.. Participação em banca de Lenise Conceição de Sousa.Diálogos entre Literatura e ensino de Ciências: o que nos sugerem os livros do PROALE/UFF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

3.
MATOS, M.; Salomão, S. Participação em banca de Larissa Quaresma.A presença da literatura no ensino de Ciências: Experiências com a Chave do Tamanho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Rios, N; MATOS, M.; PORTO, F.; MACIEL, C.. Professor substituto para o setor curricular de Biologia do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2018. Colégio de Aplicação da UFRJ.

Outras participações
1.
MATOS, M.. Avaliador de sessão da 9a Semana Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MATOS, M.. Comitê científico do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2018. Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

3.
LOUREIRO, C. F. B.; Girão, J.; MATOS, M.. Professor substituto de Educação Ambiental - FE/ UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MATOS, M.. Comitê científico do VIII Encontro Regional do Ensino de Biologia. 2017. Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

5.
MACIEL, C.; LIMA, I. V.; MATOS, M.. Professor Substituto do setor curricular de Ciências Biológicas - CAp/UFRJ. 2015. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
MACIEL, C.; MATOS, M.; Rios, N. Professor substituto do setor curricular de Ciências Biológicas do CAp/UFRJ. 2013. Colégio de Aplicação da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia. Diferentes sentidos de leitura e escrita em aulas de Ciências: concepções docentes e estudantis. 2018. (Congresso).

2.
VIII EREBIO (Encontro Regional de Ensino de Biologia). 2017. (Encontro).

3.
VI Jornada Acadêmica do CAp/ UFRJ.Concepções de leitura e escrita em aulas de Ciências e o desenvolvimento da linguagem escrita. 2017. (Encontro).

4.
XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).Atividades de Leitura e escrita em aulas de Ciências: reflexões sobre linguagem e conhecimento escolar. 2017. (Encontro).

5.
SICEA Inter-regional sul-sudeste.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO CAP/UFRJ: COLETIVIDADE DOCENTE E RESISTÊNCIA POLÍTICA. 2016. (Seminário).

6.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VI ENEBIO).ENSINO DE BIOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSERVADORAS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. (Encontro).

7.
Base Nacional Curricular em debate.Base Nacional Curricular em debate. 2015. (Encontro).

8.
Movimento Escola sem Partido?.Movimento Escola sem Partido?. 2015. (Encontro).

9.
VII EREBIO - Regional 2: Tecendo laços docentes entre Ciências e Culturas. CONHECENDO A MEMÓRIA DO CLUBE DE CIÊNCIAS DO CAP UFRJ: UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. 2015. (Congresso).

10.
4ª Jornada Acadêmica do Cap-UFRJ.História de um espaço escolar: o Clube de Ciências do CAp-UFRJ. 2013. (Encontro).

11.
4ª Jornada Acadêmica do Cap-UFRJ.Atividades de extensão no Setor de Ciências Biológicas: compartilhando práticas pedagógicas entre escolas públicas.. 2013. (Encontro).

12.
III Jornada Acadêmica do CAp UFRJ - Práticas em prática.O papel do CAp-UFRJ na atualidade: experiências do Setor de Biologia com formação continuada e extensão. 2012. (Encontro).

13.
III Jornada Acadêmica do CAp UFRJ - Práticas em prática.Iniciação Científica Júnior na escola: desafios e possibilidades. 2012. (Encontro).

14.
I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.Educação Ambiental crítica na escola. 2012. (Seminário).

15.
I SICEA Inter-regional Sudeste-Sul e II SICEA Regional Sudeste de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.Compartilhando boas práticas de ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas. 2012. (Seminário).

16.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2.A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9 ano do CAp-UFRJ. 2012. (Encontro).

17.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2.Iniciação científica junior na escola: desafios e possibilidades. 2012. (Encontro).

18.
VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 2.Contribuições da Prática de Ensino para a Formação Inicial Docente: Trabalhando o som no nono ano. 2012. (Encontro).

19.
Em defesa dos CAp: educação pública e formação docente em questão.Extensão e formação continuada no CAp/ UFRJ. 2011. (Seminário).

20.
Entre os muros do CAp: desafios à formação. 2011. (Seminário).

21.
I Encontro de Formadores de Professores de Ciências e Biologia. 2011. (Encontro).

22.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica para a Pesquisa em Educação. Questões atuais da Educação Ambiental no Brasil: temas e problemáticas trazidas no V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2007. (Congresso).

23.
II World Environmental Education Congress. Baía de Guanabara: atividades de educação ambiental realizadas em um espaço não-formal na Vila Residencial da UFRJ. 2004. (Congresso).

24.
X Reunião Brasileira de Ficologia. Fitoplânton: que nome esquisito é este?. 2004. (Congresso).

25.
X Reunião Brasileira de Ficologia. O Mundo dos Microorganismos Marinhos. 2004. (Congresso).

26.
VI Congresso de Ecologia do Brasil. Buscando uma nova visão de mundo: Projeto Educação Ambiental com crianças da Vila dos Funcionários da UFRJ. 2003. (Congresso).

27.
VI Congresso de Ecologia do Brasil. O Microfitoplâncton da baía de Sepetiba (RJ, Brasil): Abundância e Distribuição em duas épocas do ano. 2003. (Congresso).

28.
Bio na Rua.Por que estudar o Mar?. 2002. (Outra).

29.
Ciência no CA.O mundo fantástico das µ e das MACROalgas. 2002. (Encontro).

30.
II Simpósio O Uso do Mar e sua Proteção - 500 Anos da Baía de Guanabara.A importância do estudo em conjunto de campo e bioensaios do gênero de algas potencialmente tóxicas Pseudo-nitzschia na baía de Guanabara. 2002. (Simpósio).

31.
IX Reunião Brasileira de Ficologia. Composição e distribuição do gênero Pseudo-nitzschia na baía de Guanabara, RJ. 2002. (Congresso).

32.
XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.O Microfitoplâncton da baía de Sepetiba (RJ, Brasil): Composição, Abundância e Distribuição. 2002. (Encontro).

33.
Bio na Rua.Microalgas marinhas: quando elas são nocivas?. 2001. (Outra).

34.
XXIII Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.Diatomáceas potencialmente tóxicas na baía de Guanabara, Rio de Janeiro: Dinâmica no Ambiente. 2001. (Encontro).

35.
I Encontro de Botânica da UFRJ.Diatomáceas potencialmente tóxicas do gênero Pseudo-nitzschia da baía de Guanabara, RJ: bioensaios. 2000. (Encontro).

36.
I Encontro de Botânica da UFRJ.Diatomáceas potencialmente tóxicas do gênero Pseudo-nitzschia da baía de Guanabara, RJ: dinâmica no ambiente. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, M.. VII EREBIO - Regional 2: Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 2015. (Congresso).

2.
MATOS, M.. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia - SBEnBio - Regional 2 RJ/ES. 2012. (Congresso).

3.
REIS, G. R. F. S. ; VILELA, M. ; MATOS, M. . Ciclo de debates - Aquilo que nos une. 2012. (Congresso).

4.
LOUREIRO, C. F. B. ; MATOS, M. . Ciclo de debates do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade LIEAS/ FE/ UFRJ. 2008. (Congresso).

5.
LOUREIRO, C. F. B. ; MATOS, M. ; MATTOS, Luíza de Abreu . 2 Colóquio de Educação Ambiental do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade LIEAS/ FE/ UFRJ: A Educação Ambiental no Ensino Formal. 2007. (Congresso).

6.
LOUREIRO, C. F. B. ; MATOS, M. ; MATTOS, L. . 1 Colóquio de Educação Ambiental do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade LIEAS/ FE/ UFRJ: A contribuição do pensamento crítico para a Educação Ambiental. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Carla Cândido. Compartilhando boas práticas de ensino de Ciências e Biologia entre escolas públicas. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação da UFRJ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jéssica Nunes de Carvalho. Percepção docente sobre processos de ensino-aprendizagem de Ciências para alunos surdos ou deficientes auditivos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

2.
Andréa Villela Mafra da Silva. Autonomia e uso de material didático impresso na educação a distância: a interação entre aluno e conteúdo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

3.
Clarice Couto e Silva de Oliveira Prates. Material didático inclusivo para pessoas com deficiência visual na educação a distância. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

4.
Vera Horn. A linguagem no material didático impresso ressignificando a autoria. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

5.
Graziela Jardim Pacheco. Atividades em materiais didáticos impressos de cursos semipresenciais de licenciatura em Ciências Biológicas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

6.
Sandra Maria de Souza Ferreira Amaral. Linguagem em materiais didáticos impressos de cursos semipresenciais de licenciatura em Ciências Biológicas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

7.
Lucio Antonio de Paula. Elementos gráficos e periféricos do material didático impresso do curso profissionalizante de bombeiro hidráulico da FAETEC. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

8.
Helena Oliveira de Paula. Análise das atividades enquanto elemento instrucional do material didático impresso de didática dos cursos das licenciaturas do Consórcio CEDERJ/ UAB. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

9.
Benedito Jorge Sérgio. Análise da linguagem do módulo de didática dos cursos das licenciaturas do Consórcio CEDERJ/ UAB. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

10.
Mariza Rodrigues Lannes. Utilização de material impresso em educação a distância no contexto atual: SESI/ SENAI. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

Iniciação científica
1.
Rainer de Oliveira Seffrin. Iniciação à Ciência Ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - Colégio de Aplicação da UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

2.
Luisa Lessa. Iniciação à Ciência Ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - Colégio de Aplicação da UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

3.
Flora Dias Siqueira. Iniciação à Ciência Ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - Colégio Pedro II, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

4.
Marcos Paulo Maia Jorge. Iniciação à Ciência Ecologia pela investigação de modelos de ambientes naturais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - CIEP Jornalista Antônio Carlos Moreyra, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

5.
Ana Clara Luquett. Repensando a gestão do lixo no CAp. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - Colégio de Aplicação da UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

6.
Juliana Cruz. Repensando a gestão do lixo no CAp. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Básica) - Colégio de Aplicação da UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

Orientações de outra natureza
1.
Licenciandos em Estágio Supervisionado no CAp/ UFRJ. Estágio supervisionado Docente. 2015. Orientação de outra natureza. (Graduação) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

2.
seis licenciandos de Ciências Biológicas das UFRJ. Co-participação e regências. 2013. Orientação de outra natureza. (Graduação) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

3.
Cinco licenciandos de Ciências Biológicas da UFRJ. Co-participações em sala de aula e regências. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

4.
Seis licenciandos de Ciências Biológicas da UFRJ. Co-participações em sala de aula e regências. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Colégio de Aplicação da UFRJ. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

5.
Três licenciandos de Ciências Biológicas da UFRJ. Orientação para produção de material didático no programa "Prodocência" - Projeto Fundão/ UFRJ. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.

6.
Três licenciandos de Ciências Biológicas da UFF. Regências. 2008. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, N. C. ; CAMPOS, A. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . A experimentação didática no Ensino de Ciências: um estudo de caso no 9º ano do CAp-UFRJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VENTURINI, C. ; CASARIEGO, F. ; LUCAS, M. ; MATOS, M. ; CASSAB, M. . Contribuições da prática de ensino para a formação inicial docente: trabalhando o ?som? no 9º ano.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MATOS, M.; MACIEL, C. ; LIMA, I. V. ; Rios, N ; VILELA, M. ; SALGUEIRO, F. . Iniciação Científica Júnior na Escola: Desafios e Possibilidades.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES, M. M. ; VILELA, M. ; MATOS, M. . O ensino experimental e suas diferentes abordagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MACIEL, C. ; MATOS, M. ; VILELA, M. ; Rios, N . Práticas pedagógicas experimentais no ensino de Ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MACIEL, C. ; VIDAL, F. ; LIMA, I. V. ; LOSS, L. ; MATOS, M. ; VILELA, M. . Experimentação no ensino de Ciências e Biologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, I. V. ; MACIEL, C. ; VILELA, M. ; MATOS, M. ; PORTO, F. ; Rios, N . A gravidez na adolescência e a escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MACIEL, C. ; PORTO, F. ; LIMA, I. V. ; MATOS, M. ; Rios, N . A gravidez na adolescência e a escola. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de formação continuada de professores).



Outras informações relevantes


Informações adicionais:

1) Aprovação em concursos públicos em instituições nas quais não exerci o cargo:
- Concurso para professor de Ciências no Município do Rio de Janeiro - 2003.
- Concurso para professor de Ciências no Município do Rio de Janeiro - 2008.
- Concurso para professor de Ciências e Biologia substituto no colégio Pedro II - 2010.



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