Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4129550644707008
  • Última atualização do currículo em 08/07/2018


Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga concluiu com DISTINÇÃO o Ph.d em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Publicou 9 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 livros publicados. Participou de 36 eventos no Brasil. Orientou 12 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado, além de ter orientado 15 trabalhos de conclusão de curso na área de Artes, num total até agora de 60 participações em bancas de conclusão de curso entre mestrado e doutorado. Entre 1997 e 2012 coordenou 5 projetos de pesquisa. Atua na área de História, com ênfase em Música Popular. Em suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cultura Popular-História, Música Popular - Metodologia, Música Popular- História, Informática- Educação Musical, Música - Composição, Música-Educação e Métodos-Violão. Professor Associado III do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), aposentado em 2017, é líder do grupo de pesquisa MÚSICA POPULAR, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS. É membro parecerista da ANPPOM e do CNPq e pertenceu ao corpo editorial da Música Popular em Revista de 2013 a 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, L. O. R. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos.
Av Pasteur 436, Fundos - Curso de Música
Urca
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25423326
Fax: (21) 25423311
URL da Homepage: http://www.unirio.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Invenção da Música Popular Brasileira: de 1930 ao final do Estado Novo, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Manuela R de Souza e Silva.
Palavras-chave: Música Popular- História; Cultura Popular-História; Música-Indústria Cultural; História-Indústria Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular / Especialidade: Cultura de Massas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular / Especialidade: Música Popular.
1993 - 1995
Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: LADAM (Laboratório Digital para Aprendizagem Musical): uma estação de trabalho informatizada para ensino de música,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Ana Regina Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Computadores-Uso na Educação; Informática- Educação Musical; Música-Informática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação; Informática.
1975 - 1983
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Extensão universitária.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Professor do quadro permanente, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
APOSENTADO EM 10 DE FEVEREIRO DE 2017.

Atividades

10/2004 - Atual
Direção e administração, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, .

Cargo ou função
COORDENADOR EVENTUAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA.
06/2004 - Atual
Extensão universitária , Instituto Villa Lobos, .

Atividade de extensão realizada
CURSO DE CONTRABAIXO POPULAR (PROF. ALEX BRASIL).
03/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Villa Lobos, .

Cargo ou função
REPRESENTANTE DOS PROFESSORES ADJUNTOS NO CONSUNI.
03/2003 - Atual
Ensino, Mestrado Em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: Nação, Identidade e Música Brasileira
METODOLOGIA DA PESQUISA
Tópicos Especiais de Música e Sociedade
06/2002 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1999 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes, Centro de Letras e Artes.

Atividade realizada
Grupo de Trabalho para aperfeiçoamento e confec''cão do Manual do RADOC1999.
08/1998 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Música Popular Brasileira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música e Indústria Cultural
Prática de Conjunto
Violão Popular
10/1996 - Atual
Ensino, Educação Artística Habilitação Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música e Indústria Cultural
Prática de Conjunto
Violão Popular
08/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Instituto Villa Lobos, .

Atividade de extensão realizada
INTRODUÇÃO AO MÉTODO KODÀLY (IAN GUEST, PROFESSOR).
02/2003 - 04/2003
Direção e administração, Instituto Villa Lobos, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
3/1998 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos.

03/1997 - 03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Villa Lobos, .

Cargo ou função
REPRESENTANTE DOS PROFESSORES ASSISTENTES NO CONSUNI.
12/1997 - 3/1998
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
1/1997 - 3/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Instituto Villa Lobos.


Os Seminários de Música ProArte, PROARTE, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria Musical e Solfejo, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Documentação e História da Música

Objetivo: Estudos e pesquisa de questões relativas à musicologia brasileira, incluindo aspectos históricos, teóricos e metodológicos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Cultura Popular-História; Música Popular- História.
2.
Ensino Aprendizagem em Música

Objetivo: Estudo dos processos formais e ?não-formais? de ensino-aprendizagem em música no Brasil, sob enfoque histórico-crítico e de ?reflexão em ação?, considerando aspectos cognitivos, sociais, psicológicos, antropológicos e estético-culturais pertinentes à didática e à organização de currículos e tratamento de programas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: Música-Educação; Informática- Educação Musical.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
música popular brasileira: a pop-larização inelutável ou a vingança da Jovem Guarda?
Descrição: Estudo das transformações operadas na música popular urbana brasileira no período entre 1960 e 1975..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga - Coordenador / Anna Clara Gurjão Matos - Integrante / Julian Quezada Quilodran - Integrante.
2003 - 2006
MÚSICA AMERICANA, MÚSICA BRASILEIRA: O FOX-TROT NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940
Descrição: A música americana, notadamente o fox-trot no período entre 1930-1945, como referência importante na atividade composicional dos autores brasileiros do período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga - Coordenador / ANTONIO ELIA ZIVIANI - Integrante / ANDRÉ SANTOS F DE OLIVEIRA - Integrante.Número de orientações: 1
1998 - 2002
A MÚSICA URBANA NO RIO DE JANEIRO: DE 1930 AO FINAL DO ESTADO NOVO
Descrição: Estudo historiográfico sobe a música popular no Rio de Jaeiro no período entre 1930 e 1945. As técnicas e tecnologias - como a radiofonia e a gravação elétrica- e os mediadores sociais - como os intelectuais - na invenção daquilo que viria a configurar o que se entende hoje como a música popular brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga - Coordenador.
1997 - 1998
OS MÉTODOS PRÁTICOS DO ENSINO DE VIOLÃO NO BRASIL
Descrição: Análise dos métodos de violão popular escritos no Brasil desde 1850 até os anos 1990..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista
2012 - Atual
Periódico: Música Popular em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular/Especialidade: Música Popular.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular/Especialidade: Cultura de Massas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular/Especialidade: Indústria Cultural.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Informática na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAGA, L. O. R. C.. Violão de 7 Cordas: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2001.

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Caderno de Partituras. Rio de Janeiro: MIS, editorial, 2001.

3.
BRAGA, L. O. R. C.. LADAM (Laboratório Digital para Aprendizagem musical): uma estação informatizada para ensino de musica.. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. v. 1. 153p .

4.
BRAGA, L. O. R. C.. O Violão Brasileiro. RIO DE JANEIRO: Europa, 1988. v. 1. 110p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, L. O. R. C.. MÚSICA BRASILEIRA, MÚSICA AMERICANA: O FOX-TROT NAS DÉCADAS DE 30 E 40. In: V CONGRESSO LATINO AMERICANO DA IASPM, 2004, RIO DE JANEIRO. MÚSICA POPULAR NA AMERICA LATINA, 2004.

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Música Urbana no Rio de Janeiro entre 1930 a o final do Estado Novo: a construção de uma memória.. In: XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2000, NITERÓI. ANAIS DO XXI SIMPÓSIO DA ANPUH. NITERÓI: UFF/ANPUH, 2000.

3.
BRAGA, L. O. R. C.. A Invenção da Música Urbana no Brasil. In: XX Simpósio Nacional de História, 1999, Florianópolis. História: Fronteiras. Florianópolis: ANPUH/UFCS, 1999.

4.
BRAGA, L. O. R. C.. LADAM:uma estação de trabalho musical informatizada para ensino de música. In: XV Congress of The Brazilian Computer Society, II Brazilian Symposium on Computer Music, 1995, Canela, Rio Grande do Sul. XV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO - XXI CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE INFORMÁTICA. Porto Alegre: UFRGS, 1995. p. 1235-1247.

5.
BRAGA, L. O. R. C.. O uso de Hipermídia em Educação. In: Jornada de Produção Científica da Faculdade de Educação da UFRJ, 1994, Rio de Janeiro. Jornada de Produção Científica da Faculdade de Educação da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, André Santos F de ; BRAGA, L. O. R. C. . Música Americana, Música Brasileira: mapeamentos textuais. In: 5ª Jornada de Iniciação Científica - UNIRIO, 2006, Rio de Janeiro. 5ª Jornada de Iniciação Científica - Resumos. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006. p. 247-248.

2.
ZIVIANI, Antonio Elia ; BRAGA, L. O. R. C. . Música Americana, Música Brasileira: digitalização e transcrição de temas de foxes. In: 5ª Jornada de Iniciação Científica - UNIRIO, 2006, Rio de Janeiro. 5ª Jornada de Iniciação Científica - RESUMOS. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006. p. 248-249.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, L. O. R. C.. Os métodos práticos de ensino de violão no Brasil: um estudo analítico-comparativo no contexto da música urbana brasileira.. In: 6o. Simpósio Paranaense de Educação Musical, 1997, Londrina. 6o. Simpósio Paranaense de Ed.Musical/1o. Encontro Regional Sul da ABEM. Londrina/PR.: UniversidadeEstadual de Londina, 1997. p. 97-98.

2.
BRAGA, L. O. R. C.; CAMPOS, G. ; SANTOS, N. . 4o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. In: 4o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1993, Recife. 4o. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Recife: SBC/UFPE, 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, L. O. R. C.. O Violão Popular no Brasil: técnicas de acompanhamento e repertório solo da música urbana, duas dimensões inseparáveis.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Música popular: a poplarização inelutável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRAGA, L. O. R. C.; AZEVEDO, N. . OFICINA DE CHORO INSTRUMENTAL / ARRANJOS E PRÁTICA DE CONJUNTO (APRESENTAÇÃO PÚBLICA/CONCERTO). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRAGA, L. O. R. C.. Pequenas reflexões sobre a História e ensino de História da Música. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRAGA, L. O. R. C.. ARRANJOS DE MÚSICA DE CHOROS PARA GRUPOS MUSICAIS DE FORMAÇÃO VARIADA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BRAGA, L. O. R. C.; ZIVIANI, Antonio Elia ; OLIVEIRA, André Santos F de . Música americana, Música brasileira: o fox-trot entre 1930-1945. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, L. O. R. C.. Música americana, Música brasileira: o fox-trot entre 1930-1945. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRAGA, L. O. R. C.. RODA DE CHORO (CONCERTO MUSICAL APRESENTANDO O TRABALHO DESENVOLVIDO NO PERÍODO). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BRAGA, L. O. R. C.. A INVENÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1920 ATÉ O FINAL DO ESTADO NOVO (SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA). 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAGA, L. O. R. C.; GULAR, F. . DENTRO DA NOITE VELOZ. RIO DE JANEIRO: DO AUTOR, 2017. (Partitura Musical/Canto).

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Choro em 2017, 2017. (Partitura Musical/Outro).

3.
BRAGA, L. O. R. C.. DIVERTIMENTO A CINCO, 2012. (Partitura Musical/Outro).

4.
BRAGA, L. O. R. C.. CANÇÕES FRÍVOLAS E DILETANTES, 2012. (Partitura Musical/Canto).

5.
BRAGA, L. O. R. C.. Esturdios, 2010. (Partitura Musical/Outro).

6.
BRAGA, L. O. R. C.. CONCERTO PARA VIOLÃO E ORQUESTRA, 2010. (Partitura Musical/Orquestra).

7.
BRAGA, L. O. R. C.. CONCERTINO PARA BANDOLIM E ORQUESTRA DE CORDAS COM FLAUTA OBLIGATO, 2009. (Partitura Musical/Orquestra).

8.
BRAGA, L. O. R. C.. RONDA URBANA, 2009. (Partitura Musical/Outro).

9.
BRAGA, L. O. R. C.. Trio de Metais, 2009. (Partitura Musical/Outro).

10.
MENANDRO, C. ; BRAGA, L. O. R. C. . CHORO BRASILEIRO. BRAZILIAN CHORO. CURITIBA, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

11.
BRAGA, L. O. R. C.. Serenata para Violão e Orquestra de Cordas, 2008. (Partitura Musical/Orquestra).

12.
BRAGA, L. O. R. C.. Dois Epigramas para Violão e Oboé, 2008. (Partitura Musical/Outro).

13.
BRAGA, L. O. R. C.. Pequena Suite para Violão, 2008. (Partitura Musical/Outro).

14.
BRAGA, L. O. R. C.. Repente, 2007. (Partitura Musical/Orquestra).

15.
BARROS, S. ; BRAGA, L. O. R. C. . SUITE K-CHIMBINHO, 2007. (Partitura Musical/Outro).

16.
BRAGA, L. O. R. C.. FAGOTATA. Rio de Janeiro: do autor, 2006. (Partitura Musical/Outro).

17.
BRAGA, L. O. R. C.. ARRANJOS VARIADOS. do autor, 2006. (Partitura Musical/Outro).

18.
BRAGA, L. O. R. C.. ARRANJOS VARIADOS. Rio de Janeiro: do autor, 2005. (Partitura Musical/Outro).

19.
BRAGA, L. O. R. C.. O VIOLÃO NO BRASIL 2004 (ARTIGO EM PÁGINA ELETRÔNICA (www.bb.com.br) em 03/12/2004).

20.
BRAGA, L. O. R. C.. Canção Breve. Rio de Janeiro: Do autor, 2004. (Partitura Musical/Outro).

21.
BRAGA, L. O. R. C.. ARRANJOS PARA O CHORO DE CÂMERA. RIO DE JANEIRO: DO AUTOR, 2004. (Partitura Musical/Outro).

22.
BRAGA, L. O. R. C.. EPIGRAMAS BOÊMIOS. Rio de Janeiro: Do autor, 2003. (Partitura Musical/Outro).

23.
BRAGA, L. O. R. C.. Improviso para Clarinete e Piano. Do autor, 1998. (Partitura Musical/Outro).

24.
BRAGA, L. O. R. C.. Variações sobre um tema de Guerra Peixe. Evanston, Illinos: Bruyère Music, 1991. (Partitura Musical/Outro).

25.
BRAGA, L. O. R. C.. Impressões e Sonho. Evanston, Illinois: Bruyère Music, 1990. (Partitura Musical/Outro).

26.
BRAGA, L. O. R. C.. Rapsódia Urbana. Evanston, Illinois: Bruyere Music, 1987. (Partitura Musical/Outro).

27.
BRAGA, L. O. R. C.. Micro Suite. Evanton, Illinois: Bruyiere Music, 1987. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, J. . . Análise e sugestões de adequação didática de leitura crítica do livro do aluno para a disciplina de MÚSICA, para o projeto ?TELECURSO 2000+10?, da FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO.. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, G. M. ; NASCIMENTO, H. G. ; BRAGA, L. O. R. C. ; CARVALHO, J. A. L. L. . Recital de defesa de mestrado: Baden Powell À Vontade: reinterpretando e arranjando peças em tal estilo.. 2016.

2.
PAULETTI, R. C. ; BRAGA, L. O. R. C. ; IRLANDINI, L. A. ; COELHO, L. F. H. . Qualificação de Mestrado de Ricardo Cappra Pauletti: O VIOLÃO DE SETE CORDAS NO BRASIL E SUA TRAJETÓRIA DE ACOMPANHADOR A SOLISTA. 2016.

3.
FERREIRA, C. F. ; BRAGA, L. O. R. C. ; PEREIRA, A. R. S. ; CAMBRIA, V. . Ensaio I de Doutorado: Aportes teórico-metodológicos para a pesquisa intitulada Por que a música gaúcha 'não sobe?' Um estudo etnomusicológico sobre identidade gaúcha e Indústria Cultural. 2016.

4.
WIESE, B. ; BRAGA, L. O. R. C. ; JUSTI, L. C. ; VETROMILLA, C. D. . ENSAIO II DE DOUTORADO: O CONCERTINO NO. 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTLI E A APLICABILIDADE DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA. 2011.

5.
BOSCARINO JUNIOR, Alberto ; ULHOA, Martha ; BRAGA, L. O. R. C. ; ABREU, M. . Exame de Qualificação de Doutorado: " DO TEJO AO RIO DE JANEIRO: uma história de fados" (Alberto Boscarino Júnior). 2011.

6.
CANAUD, F. ; BRAGA, L. O. R. C. ; SIMÕES, Naílson ; MEHRY, S. . ENSAIO II DE DOUTORADO: 'DO VIRTUOSIMO AO SWING PIANÍSTICO NOS DUOS COM VIOLONCELO DE RADAMÉS GNATTALI". 2011.

7.
BRAGA, L. O. R. C.. PROGRAMA CENTROS ASSOCIADOS PARA O FORTALECIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASIL-ARGENTINA.. 2011.

8.
SÁ, JANAINA P. G. ; BRAGA, L. O. R. C. ; BARRENECHEA, L. S. ; JUSTI, L. C. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO; "A PERCUSSÃO NA OBRA MUSEU DA INCONFIDÊNCIA DE GUERRA-PEIXE. 2011.

9.
LOPES, M. C. ; TRAVASSOS, E. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; BRAGA, L. O. R. C. . ENSAIO I DE DOUTORADO: 'VIOLÊNCIA E FOLIA'. 2011.

10.
BARROS, A. A. P. ; BRAGA, L. O. R. C. ; JUSTI, L. C. ; FIGUEIREDO, C. A. . ENSAIO II DE DOUTORADO: "MESA DE BOTEQUIM: O CHORO ATINGE O SEU APOGEU EM NATAL". 2011.

11.
BITTAR, I. L. ; BRAGA, L. O. R. C. ; ULHOA, Martha ; TRAVASSOS, E. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO: O LEGADO DE MEIRA (IURI LANA BITTAR). 2010.

12.
MOREIRA JR, N. A. ; BRAGA, L. O. R. C. ; BARRENECHEA, S. ; JUSTI, L. C. . ENSAIO II DE DOUTORADO "INTERAÇÕES ENTRE O POPULAR E O ERUDITO EM TRÊS OBRAS PARA FLAUTA". 2010.

13.
LOVISI, D. M. ; BRAGA, L. O. R. C. ; MEHRY, S. ; PEREIRA, M. S. . BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO; "RADAMÉS GNATTALI E SUA MÚSICA PARA O CINEMA BRASILEIRO" (DANIEL MENEZES LOVISI). 2010.

14.
BARROS, A. A. P. ; BRAGA, L. O. R. C. ; BARROS, N. S. ; RONAI, L. . ENSAIO I DE DOUTORADO: A PRESENÇA DO CHORO NO RIO GRANDE DO NORTE (ÁLVARO ALBERTO DE PAIVA BARROS). 2010.

15.
WIESE, B. ; BRAGA, L. O. R. C. ; BARROS, N. S. ; ULHOA, Martha . ENSAIO I DE DOUTORADO : A QUESTÃO DA UTILIZAÇÃO DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA NA OBRA CONCERTINO NO.2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTALI. 2010.

16.
BRAGA, L. O. R. C.. XX CONGRESSO DA ANPPOM. 2010.

17.
FERNANDES, J. N. ; BRAGA, L. O. R. C. . I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2010.

18.
BRAGA, L. O. R. C.. Centros Associados para Fortalecimento da P-os-Graduação Brasil -Argentina. 2010.

19.
BRAGA, L. O. R. C.. ENSAIO II: " NOS ARREDORES DA CIDADE: ASPECTOS MUSICAIS HÍBRIDOS EM NOVA LIMA INGLESA DE NIVALDO ORNELAS". (DOUTORANDO BERNARDO VESCOVI FABRIS; PPGM/UNIRIO)). 2009.

20.
BRAGA, L. O. R. C.. ENSAIO II, DOUTORADO: "O BAÚ DO ANIMAL: ACERVOS MANUSCRITOS DE PARTITURAS DE CHORO DO SÉCULO XX", DOUTORANDO PEDRO DE MOURA ARAGÃO (PPGM / UNIRIO). 2009.

21.
BRAGA, L. O. R. C.; BOSCARINO JUNIOR, Alberto . ENSAIO I, DOUTORADO: ALBERTO BOSCARINO JÚNIOR: "AS FONTES DO FADO NO BRASIL", (PPGM / UNIRIO). 2009.

22.
BRAGA, L. O. R. C.; FABRIS, B. V. . ENSAIO I : (BERNARDO VESCOVI FABRIS. 2009.

23.
BRAGA, L. O. R. C.; VETROMILLA, C. D. . ENSAIO I : Presença do violão na década de 1970: as obras premiadas no Io. concurso brasileiro de composição erudita para piano e violão. 2008.

24.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, C. E. C. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (CLÁUDIA ÉBOLI CORRÊA DOS SANTOS: "AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A MUSICOTERAPIA"). 2008.

25.
BRAGA, L. O. R. C.; BARROS, N. S. . ENSAIO I : (NICOLAS DE SOUZA BARROS: "TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO ESTUDO DA VELOCIDADE ESCALAR AO VIOLÃO: DIVERSIDADE, PARÂMETROS E A BUSCA DA VELOCIDADE"). 2007.

26.
BRAGA, L. O. R. C.; LOPES, M. C. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (MARCELO DE CASTRO LOPES: " A FOLIA DE MESTRE CÉLIO: UMA PERSPECTIVA ETNOMUSICOLÓGICA")). 2007.

27.
BRAGA, L. O. R. C.; SOUZA, J. O. DE . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (JORGE OSCAR DE SOUZA: "O CONTRABAIXO ACÚSTICO EM TRÊS MOMENTOS DA MÚSICA URBANA BRASILEIRA INSTRUMENTAL"). 2007.

28.
BRAGA, L. O. R. C.; CARDOSO, T. F. S. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (THOMAS FONTES SABOGA CARDOSO: "A MÚSICA DE UM VIOLONISTA-COMPOSITOR BRASILEIRO: GUINGA, O IDIOMATISMO EM SUA OBRA"). 2007.

29.
BRAGA, L. O. R. C.; GNATTALI, R. ; ROMERO, A. ; ARAUJO, P. ; Ventura, L.R.C ; SANTOS, R. M. S. . IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA CURRICULAR DA LICENCIATURA EM MÚSICA E DOS CURSOS DE BACHARELADO DO IVL. 2006.

30.
BRAGA, L. O. R. C.; FRANCA, G. M. I. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (GABRIEL MUNIZ IMPROTA: "A COMPOSIÇÃO PARA SEÇÃO RÍTMICA NO LP "COISAS" DE MOACIR SANTOS"). 2006.

31.
BRAGA, L. O. R. C.; PEREIRA, M. S. . ENSAIO II (MÁRCIO PEREIRA DA SILVA: "O LEITMOTIV NAS TELENOVELAS"). 2006.

32.
BRAGA, L. O. R. C.; MIRANDA NETO, A. C. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (AFFONSO CELSO DE MIRANDA NETO: A GUITARRA CIGANA DE PEPEU GOMES"). 2006.

33.
BRAGA, L. O. R. C.; BOSCARINO JUNIOR, Alberto . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (ALBERTO BOSCARINO JUNIOR: "O APITO NO SAMBA: "AS DIFERENTES MATRIZES DO SAMBA-ENREDO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO"). 2006.

34.
BRAGA, L. O. R. C.; FITTIPALDI, V. P. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (VALÉRIA PRESTES FITTIPALDI: "NA TRILHA DA HISTÓRIA - MUSICALIZAÇÃO PELO TECLADO SOB A ÓTICA DAS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI"). 2005.

35.
BRAGA, L. O. R. C.; BORBOREMA, D. M. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (DENISE DE MIRANDA BORBOREMA: "MARCOS LEITE E AS DIFERENTES VOZES"). 2005.

36.
BRAGA, L. O. R. C.; PY, B. M. A. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (BRUNO MAIA DE AZEVEDO PY: "A HARMONIA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DA HARMONIA E SEU DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA CANÇÃO NO SÉCULO XX"). 2005.

37.
BRAGA, L. O. R. C.; MELO, R. M. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (RICARDO MORENO DE MELO: "TAMBOR DE MACHADINHA: DEVIR E DESCONTINUIDADE DE UMA TRADIÇÃO MUSICAL EM QUISSAMÃ")). 2005.

38.
BRAGA, L. O. R. C.; SIMÕES, Naílson . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (JOSÉOCELO MENDONÇA: "UMA EPISTEMOLOGIA DAS PRÁTICAS DA MÚSICA DE OCNCERTO PAA VIOLONCELO APLICADA AO GÊNERO CHORO")). 2005.

39.
BRAGA, L. O. R. C.; SABOGA, T. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (THOMAS FONTES SABOGA CARDOSO: "UM VIOLONISTA COMPOSITOR BRASILEIRO: GUINGA - TRADIÇÃO E INOVAÇÃO, NACIONAL E ESTRANGEIRO, POPULAR E ERUDITO EM SUA MÚSICA"). 2005.

40.
BRAGA, L. O. R. C.; PINTO, M. T. DE P. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (MARCO TULIO DE PAULA PINTO: "O SAXOFONE NA MÚSICA DE RADAMÉS GNATTALI"). 2004.

41.
BRAGA, L. O. R. C.; ALFONSO, N. R. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (neila ruiz alfonso: "Prática coral, um plano de composição"BRUNO MAIA DE AZEVEDO PY:. 2004.

42.
BRAGA, L. O. R. C.; GOMES, R. B. . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (ROGÉRIO BORDA GOMES: INDICAÇÕES PARA UMA PROPOSTA CURRICULAR EM GUITARRA ELÉTRICA"). 2004.

43.
BRAGA, L. O. R. C.; MEDEIROS, A. R. DE . EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (ALEXANDRE RAICEVICH MEDEIROS: "ERNESTO NAZARETH E A SOCIEDADE DO SEU TEMPO"). 2004.

44.
BRAGA, L. O. R. C.; SIMÕES, Naílson ; SAMPAIO, Luiz Paulo . ENSAIO II. Doutorando Paulo Sá ("A ESCOLA DO BANDOLIM: LUPERCE, JACOB E GAROTO"). 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, L. O. R. C.. música popular brasileira: a pop-larização inelutável, ou a vingança da jovem guarda. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
BRAGA, L. O. R. C.. música popular brasileira: a pop-larização inelutável ou a vingança da Jovem Guarda?. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
BRAGA, L. O. R. C.. I FESTIVAL DE CHOROS DA CIDADE DE CURITIBA. 2004. (PRESIDENTE DO JÚRI DO I FESTIVAL DE CHOROS DA CIDADE DE CURITIBA).

4.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, P. R. ; STEFANINI, G. ; EPPRECHT, L. M. R. ; DAVILA, E. M. M. ; COUTO, L. M. S. ; CARVALHO, M. B. . MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RADOC 1999. 1999. (Cartas, mapas ou similares/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BRAGA, L. O. R. C.; MARQUES, E. ; CORDAS, L. S. ; PENEZZI, A. ; COSTA, YAMANDU ; ROGERINHO . MOSAICOS. 2009. Outra.

Música
1.
BRAGA, L. O. R. C.. LUIZ OTÁVIO BRAGA, MÚSICA PARA VIOLÃO. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
LEITE, L. ; BRAGA, L. O. R. C. . Música no Parque: Luis Leite convida Luiz Otávio Braga. 2013. Interpretação.

3.
BRAGA, L. O. R. C.. CONCERTO PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE CÂMARA. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
BRAGA, L. O. R. C.. TRIO DE METAIS. 2011. Interpretação.

5.
BRAGA, L. O. R. C.. Concertino para BANDOLIM e ORQUESTRA DE CORDAS com FLAUTA obbligato. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
BRAGA, L. O. R. C.. Estúrdios para Violão. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
BRAGA, L. O. R. C.. Nordestina, para Viola da Gamba Baixo. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
BRAGA, L. O. R. C.. Final da VIII Seleção de Novos Talentos da AV-Rio - ?Homenagem a Luiz Otávio Braga?. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
BARROS, N. S. ; BRAGA, L. O. R. C. . NICOLAS DE SOUZA BARROS (RECITAL). 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
BRAGA, L. O. R. C.; PAULLETI, R. . BRAGUIANA (RICARDO PAULLETI). 2010. Arranjo.

11.
BRAGA, L. O. R. C.. "RONDA URBANA". Apresentada pelo Ensemble UNIRIO em estréia nacional na Sala Villa- Lobos, IVL / UNIRIO.. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
BRAGA, L. O. R. C.; BARROS, N. S. ; JUSTI, L. C. . EPIGRAMAS BOÊMIOS, para Oboé e Violão. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
BRAGA, L. O. R. C.; MAIA, R. ; MAIA, T. . RE-PONTEIO, para 2Violões. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
BRAGA, L. O. R. C.. ?CARTOLA ETERNO?.. 2008. Interpretação.

15.
BRAGA, L. O. R. C.. Quinteto de Metais (OS BEIJOS DO FRADE). 2008. Arranjo.

16.
BRAGA, L. O. R. C.. FAGOTATA, para quarteto de Fagotes. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
BRAGA, L. O. R. C.; DEVOS, N. ; WIESE, B. . Rapsódia Urbana, para Fagote e Violão. 2008. Interpretação.

18.
BRAGA, L. O. R. C.; BARROS, N. S. . PEQUENA SUITE, para violão: I. Tocata. II. Canção Urbana. III. Homenagem a J. Pernambuco.. 2008. Interpretação.

19.
BRAGA, L. O. R. C.. Bolacha Queimada.. 2007. Arranjo.

20.
BRAGA, L. O. R. C.. Arranjo das Bachianas No. 5. Ária e Martello de H. VILLA-LOBOS, para a Orquestra de Sopro ProArte.. 2007. Arranjo.

21.
BRAGA, L. O. R. C.. Um a Zero.. 2007. Arranjo.

22.
BRAGA, L. O. R. C.. TOCANDO COM JACOB ; PARTITURAS E PLAY-BACKS. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

23.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel ; ARAGÃO, Paulo ; ALCOFRA, Luis Flávio ; VIGNOLI, Jayme ; BOLÃO, Oscar . RADAMÉS GNATTALI 100 ANOS. 2006. Interpretação.

24.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel ; FAGERLANDE, A. ; BRAGA, L. O. ; CARDOSO, R. . Joel Nascimento Trio. 2003. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BRAGA, L. O. R. C.. ESTURDIOS. 2010.

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Trio de Metais.. 2009.

3.
BRAGA, L. O. R. C.. RONDA URBANA, para Flauta, Clarineta, Fagote e Piano. 2009.

4.
BRAGA, L. O. R. C.. Dois Epigramas Boêmios , para Oboé e Violão. 2008.

5.
BRAGA, L. O. R. C.. Serenata para Violão e Orquestra de Cordas. 2008.

6.
BRAGA, L. O. R. C.. Repente, para Viola da Gamba, Cravo, Viola Barroca , Tiorba e Orquestra de Cordas.. 2008.

7.
BRAGA, L. O. R. C.. Pequena Suite Para Violão.. 2008.

8.
BRAGA, L. O. R. C.. Concertino para Bandolim e Orquestra de Cordas. 2008.

9.
BRAGA, L. O. R. C.. TRÊS ESTUDOS EM FORMA DE CHORO.. 2007.

10.
BRAGA, L. O. R. C.. Fagotata.. 2007.

11.
BRAGA, L. O. R. C.. CAMINHANDO. 2006 (Direção Musical).

12.
BRAGA, L. O. R. C.. Ceará de Choro e Valsa. 2006 (Direção Musical).

13.
BRAGA, L. O. R. C.; FAGERLANDE, A. ; CARDOSO, R. ; NASCIMENTO, Joel . CHORO DE CÂMERA. 2005 (Recital).

14.
BRAGA, L. O. R. C.; FAGERLANDE, A. ; NASCIMENTO, Joel ; CARDOSO, R. . CHORO DE CÂMERA. 2005 (Recital).

15.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel ; MOROZOVSKI, N. . SUITE RETRATOS. 2005 (Recital).

16.
BRAGA, L. O. R. C.. Suite Coral (É de Naná). 2005.

17.
BRAGA, L. O. R. C.. TREVO DE 4 FOLHAS, para Quarteto de Violas. 2005.

18.
BRAGA, L. O. R. C.. LUPERCE MIRANDA, ALMA E CORAÇÃO. 2004 (Direção Musical).

19.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel ; FAGERLANDE, A. ; CARDOSO, R. ; SEVE, M. ; BRAGA, C. . SEM FRONTEIRAS. 2004 (Recital).

20.
BRAGA, L. O. R. C.. EPIGRAMAS BOÊMIOS, para Piano solo. 2004.

21.
BRAGA, L. O. R. C.. IMPROVISO PARA CLARINETA E PIANO. 2004.

22.
BRAGA, L. O. R. C.. Escrevi teu nome com letrinhas de macarrão. 2004.

23.
BRAGA, L. O. R. C.. Ao Jacob, seus Bandolins. 2003 (Direção Musical).

24.
BRAGA, L. O. R. C.. CAMINHANDO. 2003 (Direção Musical).

25.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel ; FAGERLANDE, A. . TRIO JOEL NASCIMENTO. 2003 (RECITAL).

26.
BRAGA, L. O. R. C.; O Canto do Pajé . Os Saraus de Jacob (Ao Jacob, seus bandolins). 2002 (Recital).

27.
BRAGA, L. O. R. C.. CONCERTOS MATINAIS 2002. 2002 (Direção Musical).

28.
BRAGA, L. O. R. C.. Festival Chorando no Rio. 2001 (Direção Musical).

29.
BRAGA, L. O. R. C.. Chorando no Rio I e II - Festival de Choros Chorando no Rio. 2001 (Direção Musical).

30.
BRAGA, L. O. R. C.; NASCIMENTO, Joel . PROGRAMAÇÃO TEATRO ZAQUEU DE MELLO. 2000 (Recital).

31.
BRAGA, L. O. R. C.. Hepteto VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA DE GUERRA-PEIXE. 1991.

32.
BRAGA, L. O. R. C.. Rapsódia Urbana. 1991.

33.
BRAGA, L. O. R. C.. DUO SEM PRETENSÃO. 1987.

34.
BRAGA, L. O. R. C.. MICRO SUITE, para trio de sopro. 1986.

35.
BRAGA, L. O. R. C.. REPONTEIO, para 2 Violões. 1986.

Demais trabalhos
1.
BRAGA, L. O. R. C.. Io. Encontro de Historiadores do Instituto Villa-Lobos Pequenas reflexões sobre a História e ensino de História da Música. 2006 (Monografia) .

2.
BRAGA, L. O. R. C.. Nacionalismo e Nacionalismo Musical no Brasil dos anos 20. 1998 (Monografia) .

3.
BRAGA, L. O. R. C.. A Invenção da Música Urbana Popular no Brasil:(Técnica, Imaginário e Música Popular da década de 20 ao final do Estado Novo). 1998 (Monografia) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MAESHIRO, M.; BRAGA, L. O. R. C.; NOGUEIRA, M. V. C.. Participação em banca de Arthur Teles Leppaus. Performance do samba batucado: sua adaptação para Bateria. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
IRLANDINI, L. A.; BRAGA, L. O. R. C.; JACQUES, T. A.; COELHO, L. F. H.. Participação em banca de RICARDO CAPPRA PAULETTI. O VIOLÃO DE SETE CORDAS NO BRASIL E SUA TRAJETÓRIA DE ACOMPANHADOR A SOLISTA. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
BRAGA, L. O. R. C.; KORMAN, C.; OLIVEIRA, L. J. P.. Participação em banca de CAIO MÁRCIO FERREIRA CHAVES DOS SANTOS. SCRIPTS PARA IMPROVISAÇÃO JAZZÍSTICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
LUCAS, M. V.; BRAGA, L. O. R. C.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de RAFAEL SOARES BEZERRA. A LINGUAGEM HARMÔNICA DE GUINGA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MEIRELLES, R.; AUGUSTO, A. J.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de Henrique Almeida Martins de Souza. Identidades narrativas e música popular: uma abordagem musicológica da Bossa Nova. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BRAGA, L. O. R. C.; AUGUSTO, A. J.; DAUELSBERG, C.. Participação em banca de Deborah Weiterschan Levy. O BRAZILIAN JAZZ NO EIXO RIO-SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1980. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
NASCIMENTO, H. G.; BRAGA, L. O. R. C.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo de Medeiros Santos. Baden Powell À Vontade: recursos interpretativos para violão solo. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.; VETROMILLA, C. D.. Participação em banca de Luicano Augusto Câmra da Silva. Di Menor e Cepa Andaluza: o uso de bordões e a construção de conhecimentos e tradições por Guinga e Paco de Lucia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
PINTO, M. T. DE P.; BRAGA, L. O. R. C.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de MÁRIO SÈVE WANDERLEY LOPES. FRASEADO DO CHORO: UMA ANÁLISE DE ESTILO POE PADRÕES DE RECORRÊNCIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
BRAGA, L. O. R. C.; MEIRELLES, R.; AUGUSTO, A. J.. Participação em banca de HENRIQUE ALMEIDA MARTINS DE SOUZA. A INFLUÊNCIA DE BARNEY KESSEL NA LINGUAGEM DA BOSSA NOVA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, L. O. R. C.; PELOSO, P.. Participação em banca de SULAMITA DE OLIVEIRA LAGE. DAS RODAS DE JONGO ÀS SALAS DE CONCERTO: UM ESTUDO DOS PADRÕES RÍTMICOS DO JONGO NA TERCEIRA SUITE BRASILEIRA DE LORENZO FERNANDES. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
FREIRE, V. L. B.; BRAGA, L. O. R. C.; ELBERT, H.. Participação em banca de MILENA CARDOSO ASSIS. MÚSICA E MÚSICOS NA CONFEITARIA COLOMBO (RIO DE JANEIRO, 1854-1930): UM ESTUDO HISTÓRICO-CULTURAL. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, L. O. R. C.; PELOSO, P.. Participação em banca de Raisa Richter. A TRANSCRIÇÃO OPERÍSTICA PARA PIANO SOLO: UM ESTUDO DOS GESTOS MUSICAIS NAS TRANSCRIÇÕES DE ALFREDO BEVILACQUA. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO JUNIOR, S. M.; AZEVEDO, C.. Participação em banca de LIVIA SCARINCI NESTROVSKI. SAMBOP - SCAT SINGING BRASILEIRO A PARTIR DA OBRA DE LENY ANDRADE (1957-1965). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

15.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, L. O. R. C.; CHEVITARESE, M. J.. Participação em banca de LUCIANA GIMENES FANTINI. SUITE NO. 2 NORDESTINA DE GUERRA-PEIXE: UM ESTUDO HISTÓRICO-ANALÍTICO. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
BREIDE, N. N. A.; BRAGA, L. O. R. C.; RACHID, A.. Participação em banca de EDUARDO HENRIQUE DE SOUZA SANTOS. PONTEIO, RODA E BAILE de RADAMÉS GNATTALI. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
AGUIAR, W.; BRAGA, L. O. R. C.; Machado, Johnson. Participação em banca de CLIDNEY DE AMORIM COUTEIRO. O VIOLÃO DE 8 CORDAS COMO INSTRUMENTO ACOMPANHADOR DO CANTO POPULAR. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.

18.
BITTAR, I. L.; BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha; TABORDA,M.. Participação em banca de IURI LANA BITTAR. Fixando uma gramática: A atividade artística de Jayme Florence (Meira) nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

19.
MOURA, JORGE C.; BRAGA, L. O. R. C.; SÁ, Paulo; AZEVEDO, ARIA RISTINA C.C. DE. Participação em banca de JORGE CARDOSO DE MOURA. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA PRÁTICA DO BANDOLIM BRASILEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASÍLIA.

20.
BRAGA, L. O. R. C.; SALGADO, J. A.; NOGUEIRA, M. V. C.. Participação em banca de IVAN MENDES DE SOUZA PAPARGUERIUS. O PÓS MODERNISMO E A MÚSICA DE RADAMÉS GNATTALI. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
PEREIRA, L. F. R.; FERNANDES, J. N.; BRAGA, L. O. R. C.; LUIS FIGUEIREDO, S.. Participação em banca de LUIS FELIPE RADICETTI PEREIRA. UM MOVIMENTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

22.
MEIRELLES, R.; BRAGA, L. O. R. C.; VERZONI, M.. Participação em banca de MANUELAI MARIA MACIEL CAMARGO. Memória musical e preservação de patrimônios na atualidade através do estudo de grupos seresteiros selecionados. 2010. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, T.. Participação em banca de WAGNER MEIRELLES SILVEIRA. GONZAGA E O VIOLÃO - DO CANGAÇO AA UNIVERSIDADE. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de DANIEL DE CASTRO FERNANDES COELHO. HEITOR VILLA-LOBOS: A ESPACIALIDADE NA "ALMA BRASILEIRA". 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
BRAGA, L. O. R. C.; SALGADO, J. A.; MEIRELLES, R.. Participação em banca de RENATA SCHMIDT DE ARRUDA GOMES. A NOSSA ORAÇÃO SE CHAMA MELODIA CANTÁ: UMA ETNOGRAFIA DO CAMPO SONORO DO TERREIRO DE UMBANDA REINO DE LUZ. 2009. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
BRAGA, L. O. R. C.; NOGUEIRA, M. V. C.. Participação em banca de JULIO CESAR VIEIRA MERLINO. CIFRAGEM ALFANUMÉRICA: UMA REVISÃO CONCEITUAL. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
BRAGA, L. O. R. C.; SIMÕES, Naílson; BOREM, F.. Participação em banca de JORGE OSCAR DE SOUZA. ?O CONTRABAIXO ACÚSTICO EM TRÊS MOMENTOS DA MÚSICA URBANA BRASILEIRA INSTRUMENTAL?.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

28.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO JUNIOR, S. M.; FREIRE, V. L. B.. Participação em banca de FERNANDA MARIA CERQUEIRA PEREIRA. O VIOLÃO NA SOCIEDADE CARIOCA TÉCNICAS, ESTILO, IDEOLOGIAS (1900-1930). 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
BRAGA, L. O. R. C.; FREIRE, V. B. L.; ARAUJO, S.. Participação em banca de FERNANDA MARIA CERQUEIRA PEREIRA. O VIOLÃO NA SOCIEDADE CARIOCA (1900-1930): TÉCNICAS, ESTÉTICAS E IDEOLOGIAS. 2007. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MÚSICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de BRUNO ROSAS MANGUEIRA. CONCEPÇÕES ESTILÍSTICAS DE HÉLIO DELMIRO:VIOLÃO E GUITARRA NA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

31.
BRAGA, L. O. R. C.; CAVALCANTE, M.; SAMPAIO, Luiz Paulo. Participação em banca de THOMAS FONTES SABOGA CARDOSO. A MÚSICA DE UM VIOLONISTA-COMPOSITOR BRASILEIRO: GUINGA, O IDIOMATISMO EM SUA OBRA. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

32.
BRAGA, L. O. R. C.; SIMÕES, Naílson; RODRIGUES, Esdras. Participação em banca de OCELO MENDONÇA FERREIRA. DO CONCERTO AO CHORO: NOVOS PARADIGMAS INTERPRETATIVOS NA PRÁTICA DO VIOLONCELLO. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade do Rio de Janeiro.

33.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha. Participação em banca de Affonso Celso de Miranda Neto. A GUITARRA CIGANA DE PEPEU GOMES: um estudo estilístico. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

34.
BRAGA, L. O. R. C.; LINS, Elizabeth Travassos. Participação em banca de Ricardo Moreno de Melo. TAMBOR DE MACHADINHA: DEVIR E DESCONTINUIDADE DE UMA TRADIÇÃO MUSICAL EM QUISSAMÃ. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

35.
BRAGA, L. O. R. C.; SAMPAIO, Luiz Paulo. Participação em banca de BRUNO MAIA DE AZEVEDO PY. A HARMONIA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

36.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha. Participação em banca de ALBERTO BOSCARINO JUNIOR. O APITO NO SAMBA: AS DIFERENTES MATRIZES DO SAMBA-ENREDO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

37.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO, S.; CAVALCANTE, M.; FERNANDES, J. N.. Participação em banca de Rogério Borda Gomes. POR UMA PROPOSTA CURRICULAR DE CURSO SUPERIOR EM GUITARRA ELÉTRICA. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

38.
BRAGA, L. O. R. C.; SERRAO, R.; NOGUEIRA, M. V. C.. Participação em banca de MARCO TÚLIO DE PAULA PINTO. O SAXOFONE NA MÚSICA DE RADAMÉS GNATTALI. 2005 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

39.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha. Participação em banca de DENISE DE MIRANDA BORBOREMA. MARCOS LEITE E AS DIFERENTES VOZES. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

40.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha. Participação em banca de ALEXANDRE RAICEVICH MEDEIROS. ERNESTO NAZARETH E O RIO DE JANEIRO DO SEU TEMPO: MÚSICA E SOCIEDADE. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

41.
BRAGA, L. O. R. C.; GALLO, S.; SANTOS, R. M. S.. Participação em banca de NEILA RUIZ ALFONZO. PRÁTICA CORAL: UM PLANO DE COMPOSIÇÃO. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FERNANDES, J. N.; BRAGA, L. O. R. C.; OLIVEIRA, L. J. P.. Participação em banca de ROBERTO STEPHENSON ANCHIETA MACHADO. Ensaio II: Gostos e Sentidos Musicais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SALGADO, J. A.; BRAGA, L. O. R. C.; MEHRY, S.; CIRIGLIANO, M. M. S.; RIBEIRO, R. S. T.. Participação em banca de Giovanni Figueiredo Padula. MÚSICA E SEXUALIDADE: AS PRÁTICAS MUSICAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA ÉTICA DO DESEJO. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SALGADO, J. A.; BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.; BARROS, F. M.; BITTER, D.. Participação em banca de JÚLIO CÉSAR SILVA ERTHAL. Trabalho com Música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SALGADO, J. A.; BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.; BARROS, F. M.; BITTER, D.. Participação em banca de JÚLIO CÉSAR SILVA ERTHAL. Trabalho com Música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SALGADO, J. A.; BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.; BARROS, F. M.; BITTER, D.. Participação em banca de JÚLIO CÉSAR SILVA ERTHAL. Trabalho com Música: um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
ULHOA, Martha; BRAGA, L. O. R. C.; ARAGAO, P. M.; COHEN, S.; MATOS, C. N.. Participação em banca de MARCÍLIO MARQUES LOPES. O DITO E O NÃO DITO: A PALAVRA CANTADA NO GESTO INSTRUMENTAL DE JACOB DO BANDOLIM. 2016. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
LAKSCHEVITZ, E.; SALGADO, J. A.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de JÚLIO CÉSAR SILVA ERTHAL. TRABALHAR COM MÚSICA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DO BRASIL: APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE ENTRADA NO CAMPO E METODOLOGIA. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BRAGA, L. O. R. C.; JUSTI, L. C.; VETROMILLA, C. D.; SOUZA, Z. R.; LIMA, A. J.. Participação em banca de ALVARO ALBERTO DE PAIVA BARROS. O CHORO E A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO PERMANENTE NA CIDADE DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
BRAGA, L. O. R. C.; BREIDE, N. N. A.; TACUCHIAN, R.; DAUELSBERG, M.; MEHRY, S.. Participação em banca de FERNANDA CHAVES CANAUD. VIRTUOSISMO E SWING REVELADOS NA REVISÃO FONOGRÁFICA DE FLOR DA NOITE E MODINHA E BAIÃO DE RADAMÉS GNATTALI. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
BRAGA, L. O. R. C.; BREIDE, N. N. A.; ULHOA, Martha; BARRENECHEA, L. S.; BOSCARINO JUNIOR, Alberto. Participação em banca de BARTOLOMEU WIESE FILHO. A APLICABILIDADE DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA: RADAMÉS GNATTALI, CONCERTINO NO. 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA E REPERTÓRIO SELECIONADO DA MÚSICA BRASILEIRA PARA VIOLÃO DOS SÉCULOS XX E XXI.. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO JUNIOR, S. M.; CHAVES, W.; FONSECA, E. J. M.; BITTER, D.. Participação em banca de Marcelo Castro Lopes. SONS, VIOLÊNCIA E DEVOÇÃO: uma etnografia das Folias de Reis em Juiz de Fora. 2013 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
TACUCHIAN, R.; BARANCOSKI, I.; AQUINO, J. L.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de ALEXANDRE RACHID JOSÉ PEDRO Jr.. "A INTERAÇÃO 'ARTE DE REGISTRAR-ORQUESTRAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE UM CONCERTO PARA ÓRGÃO E ORQUESTRA". 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
BRAGA, L. O. R. C.; BREIDE, N. N. A.; MEHRY, S.. Participação em banca de FERNANDA CHAVES CANAUD. DO VIRTUOSIMO AO SWING NOS DUOS PARA PIANO E CELLO DE RADAMÉS GNATTALI. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
BRAGA, L. O. R. C.; TABORDA,M.; BRETAS, M. L.; GRIN, M.. Participação em banca de CELSO BRANCO. GRUPOS VOCAIS CARIOCAS: REPRESENTAÇÕES DE NACIONALISMO E BRASILIDADE NO CANTO COLETIVO 1930-1958.. 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
BRAGA, L. O. R. C.; BARTOLONI, G.; CARVALHO,A. G; BARROS, N. S.; FERNANDES, J. N.. Participação em banca de CLAYTON DAUNIS VETROMILLA. O CONCURSO INM-VITALE E A PRESENÇA DO REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO NA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA DOS ANOS 1970. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

16.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO JUNIOR, S. M.; LINS, Elizabeth Travassos; ULHOA, Martha; ABREU, M.. Participação em banca de Pedro de Moura Aragão. Alexandre Gonçalves Pinto e o Choro: um estudo etnomusicológico. 2011. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
BOSCARINO JUNIOR, Alberto; BRAGA, L. O. R. C.; THIESEN, I.; MEIRELLES, R.; VALENTE, H. A.; DUARTE, M.. Participação em banca de ALBERTO BOSCARINO JUNIOR. DO TEJO AO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DE FADOS. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18.
BRAGA, L. O. R. C.; NOGUEIRA, M. V. C.; BARRENECHEA, L. S.; BREIDE, N. N. A.; SANTOS, A. R. C.. Participação em banca de BERNARDO VESCOVI FABRIS. O SAXOFONE DE NIVALDO ORNELAS E SEUS ARREDORES: INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS MUSICAIS EM SUA OBRA E INTERPRETAÇÃO. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

19.
BRAGA, L. O. R. C.; SAMPAIO, Luiz Paulo; ULHOA, Martha; GLOEDEN, E.. Participação em banca de NICOLAS LEHRER DE SOUZA BARROS. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO ESTUDO DA VELOCIDADE ESCALAR AO VIOLÃO. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

20.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, R. M. S.. Participação em banca de ELZA LANCMAN GREIF. ENSINAR E APRENDER MÚSICA: O BANDÃO NO CASO ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAGAO, P. M.; BARRENECHEA, S.. Participação em banca de LARENA FRANCO DE ARAÚJO. A TRAJETÓRIA DE DANTE SANTORO (1904-1969) NO CHORO E SUA OBRA PARA FLAUTA. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BARROS, N. S.; BREIDE, N. N. A.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de BARTHOLOMEU WIESE. "O CONCERTINO 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA DE RADAMÉS GNATTALI E A APLICABILIDADE DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA". 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRAGA, L. O. R. C.; FIGUEIREDO, C. A.; MEHRY, S.. Participação em banca de MODESTO FLÁVIO CHAGAS FONSECA. O ESTILO NA MÚSICA SETECENTISTA MINEIRA: UM OLHAR CRÍTICO. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PINTO, C. A. F.; SOUZA, Z. R.; BRAGA, L. O. R. C.. Participação em banca de ÁLVARO ALBERTO DE PAIVA BARROS. O CHORO E A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO CULTURAL PERMANENTE DA CIDADE DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BOSCARINO JUNIOR, Alberto; BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha; THIESEN, I.. Participação em banca de ALBERTO BOSCARINO JUNIOR. DO TEJO AO RIO DE JANEIRO: UMA HISTÓRIA DE FADOS.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BRAGA, L. O. R. C.; NOGUEIRA, M. V. C.; ULHOA, Martha. Participação em banca de BERNARDO VESCOVI FABRIS. O SAXOFONE DE NIVALDO ORNELAS E SEUS ARREDORES. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha; ELBERT, H.. Participação em banca de CLAYTON DAUNIS VETROMILLA. ENTRE O MODERNO E O CONSERVADOR. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
BRAGA, L. O. R. C.; SAMPAIO, Luiz Paulo. Participação em banca de NICOLAS LEHRER DE SOUZA BARROS. TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO ESTUDO DA VELOCIDADE ESCALAR NO VIOLÃO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
BRAGA, L. O. R. C.; SANTOS, R. M. S.. Participação em banca de ELZA LANCMAN GREIF. ENSINAR E APRENDER MÚSICA: O BANDÃO NO CASO ESCOLA PORTÁTIL DE MÚSICA. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BRAGA, L. O. R. C.; NEDER, A.; AUGUSTO, A. J.. Participação em banca de Deborah Weiterscham Levy. O brazilian Jazz na década de 1980 no eixo Rio-S.Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRAGA, L. O. R. C.; LUCAS, M. V.; ALMADA, C. L.. Participação em banca de Rafael Soares Bezerra. A linguagem composicional de Guinga. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRAGA, L. O. R. C.; IRLANDINI, L. A.; JACQUES, T. A.; COELHO, L. F. H.. Participação em banca de RICARDO CAPPRA PAULETTI. OVIOLÃO DE SETE CORDAS NO BRASIL E SUA TRAJETÓRIA DE ACOMPANHADOR A SOLISTA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
BRAGA, L. O. R. C.; SALGADO, J. A.; WIESE, B.. Participação em banca de SABRINA LOBO DE MORAES. SOUL MAIS SAMBA: OPOSIÇÃO ENTRE O MOVIMENTO BLACK DO RIO E O SAMBA NOS ANOS 1970. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
BARANCOSKI, I.; BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.. Participação em banca de VINÍCIUS DE MOURA VIVAS. INSTRUMENTOS DE CORDAS NA ESCOLA REGULAR: O USO DO UKULELE NO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
BRAGA, L. O. R. C.; FREIRE, V. L. B.; ARAGAO, P. M.. Participação em banca de LUCIANO AUGUSTO CÂMARA DA SILVA. AS COMPOSIÇÕES DI MENOR DE GUINGA E CEPA ANDALUZIA DE PACO DE LUCIA: ANÁLISE DE FATORES CONDICIONANTES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
BRAGA, L. O. R. C.; ARAUJO, S.; AZEVEDO, C.. Participação em banca de Liva Scarinci Nestrovski. Leny Andrade e o improviso vocal na canção (1958-1965). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ELBERT, H.; BREIDE, N. N. A.; PELOSO, P.; BRAGA, L. O. R. C.. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA PROMOÇÃO SEM TITULAÇÃO. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
BRAGA, L. O. R. C.; KORMAN, C.; CARNEIRO, J. G.. Concurso Público para Professor Substituto de Violão Popular. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LEITE, L.; BRAGA, L. O. R. C.; REQUIÃO, L. P. S.. PROFESSOR ASSISTENTE A, ÁREA DE VIOLÃO, PRÁTICA DE CONJUNTO, MÚSICA E TECNOLOGIA (IAD / UFJF). 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
BRAGA, L. O. R. C.; PELOSO, P.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE DE BANDOLIM. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
BRAGA, L. O. R. C.; DAUELSBERG, C.; PEREIRA, M.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA DISCIPLINA PIANO-LABORATÓRIO DE HARMONIA DE TECLADO. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
BRAGA, L. O. R. C.; RODRIGUES, Esdras; BIAGGI, E.; BARTOLONI, G.; GOLDEMBERG, R.. Concurso Público de Provas e Títulos para professor doutor em RTP. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

6.
NEVES, J. M.; GANDELMAN, S.; LAKSCHEVITZ, E.; BRAGA, L. O. R. C.; PINTO, C. A. F.; MEHRY, S.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ASSISTENTE. 1998. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
GNATTALI, R.; BRAGA, L. O. R. C.; MAURO JUNIOR, H.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ASSISTENTE NA ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINA ARRANJO E TÉCNICAS INSTRUMENTAIS. 1998. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
BRAGA, L. O. R. C.; GNATTALI, R.; ARAGAO, P. M.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA DISCIPLINA VIOLÃO POPULAR. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRAGA, L. O. R. C.; BARROS, N. S.; TABORDA,M.. VIII SELEÇÃO DE JOVENSTALENTOS. 2010. ASSOCIAÇÃO DE VIOLÃO DO RIO DE JANEIRO.

3.
BRAGA, L. O. R. C.; ULHOA, Martha; ARISTIDES, M.; GNATTALI, R.; CARNEIRO, J. G.. FÁBRICA DE SAMBA. 2002. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caminhos do Violão na Universidade atual.O Violão Popular na Universidade. 2017. (Encontro).

2.
O VIOLÃO NA ATUALIDADE: TÉCNICAS,ESTILOS, INTERPRETAÇÃO.A CIFRA VIOLONÍSTICA: TEORIA E PRÁTICA EM ACOMPANHAMENTOS DA MÚSICA URBANA BRASILEIRA. 2016. (Outra).

3.
Seminário "O legado de Vargas, 60 anos depois - ideias, instituições e representações.Arte e Música Popular no Estado Novo. 2014. (Seminário).

4.
Workshop Violões na Casa.O Violão Popular no Brasil: técnicas de acompanhamento e repertório solo da música urbana, duas dimensões inseparáveis.. 2013. (Oficina).

5.
XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música-Natal - 2013. Da articulação no saxofone aplicada à música instrumental na interpretação de Nivaldo Ornelas. 2013. (Congresso).

6.
II SEMINÁRIO DISCURSOS EM INTERFACES CONTEMPORÂNEAS:.Música, Nacionalismos, Vanguardas Musicais, Indústria Cultural e ?Pós-Modernidade?: isso ainda tem sentido?. 2012. (Seminário).

7.
TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA PRÁTICA DO BANDOLIM BRASILEIRO.TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NA PRÁTICA DO BANDOLIM BRASILEIRO. 2011. (Seminário).

8.
II ENCONTRO DE MUSICOLOGIA HISTÓRICA DA UFRJ.música popular brasileira: a pop-larização inelutável ou a vingança da Jovem Guarda?. 2010. (Encontro).

9.
FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA.A poplarização da música brasileira ou a vingança da jovem guarda. 2009. (Outra).

10.
FESTIVAL DE MÚSICA CIDADE DE ITAJAÍ 2009.OFICINAS DE CHORO INSTRUMENTAL / VIOLÃO DE SETE CORDAS. 2009. (Oficina).

11.
IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA DE JAZZ.IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA DE JAZZ. 2009. (Oficina).

12.
?80 ANOS DE NICANOR TEIXIERA: A ILUSTRE TRADIÇÃO DO VIOLÃO BRASILEIRO..?Brasilidade e Concepção Sonora em Nicanor Teixeira: o lugar da cultura e a cultura do lugar?.. 2008. (Simpósio).

13.
SÉRIE MÚSICA EM DEBATE VI.. ?Interpretações do estudo acadêmico: instrumentos e músicas entre a tradição popular e a universidade?. 2007. (Encontro).

14.
Io. ENCONTRO DE HISTORIADORES DO IVL.PEQUENAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA MÚSICA. 2006. (Encontro).

15.
30o. FESTIVAL NACIONAL DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.OFICINA DE CHORO INSTRUMENTAL: PRÁTICA DE CONJUNTOS DE CHOROS. 2005. (Oficina).

16.
Oficina de Choro do IAP.OFICINA DE CHORO: VIOLÃO DE SEIS E SETE CORDAS. 2005. (Oficina).

17.
OFICINA DE CHORO - VIOLÃO DE SEIS E SETE CORDAS. INSTITUTO DE ARTES DO PARÁ / CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA.OFICINA DE CHORO - VIOLÃO DE SEIS E SETE CORDAS. 2005. (Oficina).

18.
I FESTIVAL CURITIBA NO CHORO.I FESTIVAL CURITIBA NO CHORO. 2004. (Outra).

19.
II COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA MÚSICA BRASILEIRA.Música americana, Música brasileira: o fox-trot entre 1930-1945. 2004. (Outra).

20.
OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA.OFICINA DE MÚSICA DE CURITIBA. 2004. (Oficina).

21.
V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA IASPM. MÚSICA POPULAR NA AMÉRICA LATINA. 2004. (Congresso).

22.
XIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Ed Musical. A Realidade nas Escolas e a Formação do Professor de Música: políticas públicas, soluções construídas e em construção. 2004. (Congresso).

23.
XXIV FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA.XXIV FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA.. 2004. (Outra).

24.
XIX SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA DA MÚSICA DO IVL.XIX SIMPÓSIO DE PEDAGOGIA DA MÚSICA DO IVL. 2003. (Simpósio).

25.
CONCERTOS MATINAIS.CONCERTOS MATINAIS. 2002. (Oficina).

26.
FÓRUM DE PEDAGOGIA DA MÚSICA.ENSINANDO E APRENDENDO MÚSICA POPULAR. 2002. (Outra).

27.
INTRODUÇÃO AO MÉTODO KODÀLY.INTRODUÇÃO AO MÉTODO KODÀLY. 2002. (Outra).

28.
XXII FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA.Oficinas de Choro Instrumental/ Oficina de Violão Popular. 2002. (Outra).

29.
Oficina de Música de Londrina.Oficina de Música de Londrina. 2001. (Oficina).

30.
Oficina de Música Popular de Curitiba.Oficna de Música de Curitiba. 2001. (Oficina).

31.
PALESTRA SOBRE MÚSICA E SOCIEDADE (FESTIVAL DE MÚSICA DE CURITIBA).FESTIVAL DE MÚSICA DE CURITIBA. 2001. (Oficina).

32.
XIV Semana de Debates Científicos da UNIRIO.XIV semna de Debates Científicos. 2000. (Simpósio).

33.
XX I SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. A INVENÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 20 AO FINAL DO ESTADO NOVO. 2000. (Congresso).

34.
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. A INVENÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1920 ATÉ O FINAL DO ESTADO NOVO (SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA). 1999. (Congresso).

35.
XII Semana de Debates Científicos da Uni-Rio.OS MÉTODOS PRÁTICOS DE ENSINO DE VIOLÃO NO BRASIL. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRENECHEA, S. ; VETROMILLA, C. D. ; BRAGA, L. O. R. C. . XVI COLÓQUIO DE PROGRAM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UNIRIO. 2011. (Outro).

2.
BRAGA, L. O. R. C.; GRICE, J. ; BEDNARCIK,S. ; LATUCHIE, N. . JAZZ AND BRAZILIAN MUSIC: A PRATICE. 2010. (Outro).

3.
SALLES, M. I. ; FAOUR, P. ; SILVEIRA, R. ; BRAGA, L. O. R. C. . SEMANA DE PRÁTICAS MUSICAIS E PEDAGÓGICAS DO IVL. 2010. (Outro).

4.
GRICE, J. ; BRAGA, L. O. R. C. . IMPROVISAÇÃO NA MÚSICA DE JAZZ. 2009. (Outro).

5.
BRAGA, L. O. R. C.. SEMANA DE PRÁTICAS MUSICAIS E PEDAGÓGICAS DO IVL. 2008. (Outro).

6.
BRAGA, L. O. R. C.; SALLES, M. I. . SEMANA DE PRÁTICAS MUSICAIS E PEDAGÓGICAS DO IVL. 2008. (Outro).

7.
BRAGA, L. O. R. C.; GUEST, I. . introdução ao método kodàly. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Caio Márcio Ferreira Chaves dos Santos. Estruturação do estudo da improvisação. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Deborah Weiterschan Levy. A hibridação de gêneros do Jazz brasileiro na década de 1980 no eixo Rio-São Paulo: que música é essa?. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Clarissa Figueiró Ferreira. POR QUE A MÚSICA GAÚCHA ?NÃO SOBE?? Um estudo etnomusicológico sobre Identidade Gaúcha e Indústria Cultural.. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
CAIO MÁRCIO FERREIRA CHAVES DOS SANTOS. SCRIPTS PARA A IMPROVISAÇÃO JAZZÍSTICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

2.
Deborah Weiterschan Levy. O BRAZILIAN JAZZ NO EIXO RIO-SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1980. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

3.
Luciano Augusto Câmara da Silva. Di Menor e Cepa Andaluza: o uso dos bordões e a construção de conhecimentos e tradições por Guinga e Paco de Lucia. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

4.
SABRINA LOBO DE MORAES. Soul mais samba: movimento Black Rio e o samba dos anos 1970.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

5.
LIVIA NESTROVSKI. Leny Andrade e a Improvisação Vocal na Canção (1957-1965). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

6.
livia scarinci nestrovski. Sambop: o scat singing brasileiro a partir da obra de Leny Andrade (1958-1965). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

7.
JORGE OSCAR DE SOUZA. ?O CONTRABAIXO ACÚSTICO EM TRÊS MOMENTOS DA MÚSICA URBANA BRASILEIRA INSTRUMENTAL?.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

8.
THOMAS FONTES SABOGA CARDOSO. A MÚSICA DE UM VIOLONISTA-COMPOSITOR BRASILEIRO; GUINGA, O IDIOMATISMO EM SUA OBRA. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

9.
ALBERTO BOSCARINO JUNIOR. O APITO NO SAMBA: OS DIFERENTES MATIZES DO SAMBA ENREDO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

10.
Marco Tulio de Paula Pinto. O Saxofone na música de Radamés Gnattali. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

11.
Thomas Saboga. A COMPOSIÇÃO PARA VIOLÃO EM CARLOS ALTIER (GUINGA). 2005. Dissertação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

12.
ALEXANDRE RAICEVICH DE MEDEIROS. ERNESTONAZARETH E O RIO DE JANEIRO DO SEU TEMPO - MÚSICA E SOCIEDADE. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

Tese de doutorado
1.
BARTOLOMEU WIESE FILHO. A APLICABILIDADE DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA: RADAMÉS GNATTALI ? CONCERTINO N. 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA ? E REPERTÓRIO SELECIONADO DA MÚSICA BRASILEIRA PARA VIOLÃO DOS SÉCULOS XX E XXI. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

2.
ALVARO ALBERTO DE PAIVA BARROS. O CHORO E A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO CULTURAL PERMANENTE EM NATAL/RN NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

3.
BARTHOLOMEU WIESE FILHO. A APLICABILIDADE DO DEDO MÍNIMO DA MÃO DIREITA: RADAMÉS GNATTALI, CONCERTINO NO. 2 PARA VIOLÃO E ORQUESTRA E REPERTÓRIO SELECIONADO DA MÚSICA BRASILEIRA PARA VIOLÃO DOS SÉCULOS XX E XXI.. 2013. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

4.
clayton daunis vetromilla. O CONCURSO INM-VITALE E A PRESENÇA DO REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO NA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA DOS ANOS 1970. 2011. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

5.
álvaro alberto de paiva barros. O CHORO E A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO PERMANENTE NA CIDADE DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. 2010. Tese (Doutorado em MÚSICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

6.
BERNARDO VESCOVI FABRIS. O SAXOFONE DE NIVALDO ORNELAS E SEUS ARREDORES:INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS MUSICAIS HÍBRIDAS EM SUA OBRA E INTERPRETAÇÃO. 2010. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

7.
BERNARDO VESCOVI FABRIS. O SAXOFONE DE NIVALDO ORNELAS: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA. 2009. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

8.
CLAYTON DAUNIS VETROMILLA. O CONCURSO INM-VITALE E A PRESENÇA DO REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO NA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA DOS ANOS 1970. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

9.
PAULO SÁ. A PRÁTICA INTERPRETATIVA DO BANDOLIM NA MÚSICA BRASILEIRA:. 2005. Tese - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

10.
PAULO SÁ. A PRÁTICA INTERPRETATIVA DO BANDOLIM NA MÚSICA BRASILEIRA:. 2002. Tese (Doutorado em Doutorado Em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, . Coorientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisco Eduardo de Souza Falcon. O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO CONTRABAIXISTA ATRAVÉS DO ESTUDO DAS MELODIAS DO GÊNERO MUSICAL CHORO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

2.
LINO CAMENIETZKI AMORIM. BLOCO CARNAVALESCO: AS ORQUESTRAS PERCUSSIVAS DO SAMBA E DO MARACATU COMO RECURSO DE ARRANJO PARA MÚSICA POPULAR". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Música Popular Brasileira) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

3.
YASSIR CHEDIAK. A Viola caipira nas instituições. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

4.
MIGUEL ÂNGELO MACHADO. A necessidade do ensino de guitarra elétrica na academia.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

5.
ANTONIO S DANTAS. A IMPORTÂNCIA DO PRJETO SAMBA E CHORO NA PRAÇA NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE SEUS EXPECTADORES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística Habilitação Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

6.
NAYANA TORRES. ?Candeia e a Escola de Samba Quilombo: exemplo de preservação das tradições culturais e manifestações artísticas em resistência à comercialização das escolas de samba.?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística Habilitação Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

7.
RAFAEL TAVEIRA MEIRE. O SAX DE PIXINGUINHA E O VIOLÃO DE SETE CORDAS.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística Habilitação Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

8.
LUIZ FELIPE LIMA RODRIGUES. A FUNÇÃO DO VIOLÃO DE 6 CORDAS NOS CONJUNTOS REGIONAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

9.
Fernando Viveiros de Castro Duarte. O Ensino do Violão de Sete Cordas: estudo de caso Válter Silva. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

10.
Thomas Saboga. Os Violonistas-Compositores no Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

11.
ROBERTO DE MENEZES MEIER. OS CHORINHOS DIDÁTICOS DE ALTAMIRO CARRILHO: ANÁLISE E APRECIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

12.
Bernardo Dantas. Monografia de conclusão de curso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

13.
Luciana Pires de Sá Requião. Músicos-Professores: um estudo de caso. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.

14.
Anna Paes de Carvalho. Ensino-Aprendizagem de Violão na Escola do Choro. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga.



Educação e Popularização de C & T



Musica
1.
LEITE, L. ; BRAGA, L. O. R. C. . Música no Parque: Luis Leite convida Luiz Otávio Braga. 2013. Interpretação.



Outras informações relevantes


A título de tornar menos tediosa a análise deste currículo, preferi omitir a listagem muito extensa de gravações para discos, rádio e TV feitas por mim em 25 anos de atividade artística. Foram citados apenas alguns trabalhos de arranjos musicais e orquestrações produzidas no Brasil e exterior e algumas direções artísticas e atividade docente em seminários e extensões. Destarte, as pesquisas que ora realizo sobre o passado da música urbana brasileira, consignando meu doutoramento em História, atam-se diretamente a aplicá-las na atividade docente na UNI-RIO e, doravante as únicas nas quais fixar-me-ei.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 14:13:26