Gema Galgani Rodrigues Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5344110576392181
  • Última atualização do currículo em 25/02/2018


Graduada em Letras-Português na FFLCH-USP (Bacharelado-2000) e na FE-USP (Licenciatura-2000). Mestre (2004) e Doutora (2010) em Educação (Linguagem e Educação), pela FE-USP. Atualmente, é professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP, em Guarulhos, onde leciona Língua Portuguesa e Leitura, Interpretação e Produção de Textos.Também atua como coordenadora do Grupo de Teatro Experimental Alpha Beta, formado por alunos do IFSP-Guarulhos. Foi coordenadora pedagógica em escola da rede municipal de São Paulo, onde ingressou como professora em 2008. Foi professora temporária na Faculdade de Educação da USP, no curso de Pedagogia. Foi professora de Língua Portuguesa na rede estadual de São Paulo e escolas particulares de Arujá. Entre 2001 e 2007, contratada pela FAFE-USP, atuou em três edições do PEC-Formação Universitária (Rede Estadual: 2003-2004 e Redes Municipais: 2003-2004 e 2006-2007). Nas duas primeiras edições, atuou como professora tutora e, na terceira, como professora orientadora. Nas três edições, os professores contemplados eram atuantes na educação infantil e/ou nas séries/anos iniciais do EF. Na UNICSUL, foi professora assistente (2006-2007), ministrando a disciplina Metodologia do Ensino de Português II, no curso de Pedagogia, e outras disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa em cursos tecnológicos. No Projeto REDEFOR, promovido em parceria pela SEE-SP e pela USP, foi professora orientadora de TCC no curso de especialização Gestão do Currículo para Professores Coordenadores (2011). Em 2012, atuou como assessora teórico-pedagógica no Projeto Acervo de Livros na Sala de Aula, financiado pela FDE e promovido pela CENP/ SEE-SP, produzindo pareceres sobre obras de literatura infantil e juvenil e apoiando a análise e seleção de livros que vieram a ser integrados aos acervos das salas de aula dos anos iniciais do EF. Em 2013, no Projeto Melhor Gestão, Melhor Ensino (MGME), promovido pela EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores ?Paulo Renato Costa Souza? ? SEE-SP), em parceria com a FPA, foi professora tutora em dois cursos de formação para professores de Língua Portuguesa da rede estadual de São Paulo, tendo, ainda, participado de formações presenciais e a distância para o exercício da tutoria especializada. Em 2008, atuou no desenvolvimento de material didático e instrucional para a Editora Moderna (videoaula em DVD - O contexto e a prática da educação infantil - Comunicação Oral, Leitura e Escrita). Na FEUSP, participa do GP ?Diversidade Cultural, Linguagem, Mídias e Educação?, coordenado pela Profa. Dra. Idméa Semeghini-Siqueira. No curso Formação Intercultural Superior do Professor Indígena do Estado de São Paulo, subvencionado pela SEE/SP e realizado pela FEUSP (2005-2008), foi, entre 2007 e 2008, co-orientadora de cursistas na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso e revisora no processo de elaboração de material didático e livros de literatura infantil produzidos pelos professores indígenas. Em 2010, teve publicado na Revista Educação & Sociedade (Qualis A1) um artigo produzido em coautoria com Idméa Semeghini-Siqueira e Tatiana Guazzelli. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologia do ensino de Língua Portuguesa: alfabetização e letramento, leitura e produção escrita, gramática / atividades epilinguísticas, literatura infantil e juvenil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gema Galgani Rodrigues Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, G. G. R.;BEZERRA, Gema Galgani Rodrigues;BEZERRA, Gema Galgani R.;BEZERRA. Gema. G. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Guarulhos.
Avenida Salgado Filho, 3501
Centro
07115000 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 23044265
URL da Homepage: www.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Linguagem e Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: Ensinar a ler e a escrever num contexto de mudança: contingências do trabalho docente na escola pública, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Idméa Semeghini-Siqueira.
Palavras-chave: Língua Portuguesa; prática de ensino; concepções docentes; Formação de professores; contingências do trabalho docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2001 - 2004
Mestrado em Linguagem e Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1ª a 4ª séries: atividades epilingüísticas em foco,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Idméa Semeghini-Siqueira.
Coorientador: Idméa Semeghini Machado Próspero di Siqueira.
Palavras-chave: Atividades epilingüísticas; Atividades lingüísticas; Atividades metalingüísticas; Formação de professores; Gramática; Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do ensino.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1999 - 2000
Graduação em Licenciatura plena para o ensino de Português.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH-USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Professor Esli Garcia Diniz, EE, Brasil.
1985 - 1992
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Professor Esli Garcia Diniz, EE, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Gamificação da Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Sciencia, SCIENCIA, Brasil.
2014 - 2014
Formação de formadores em contexto de trabalho. (Carga horária: 12h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São, SINESP, Brasil.
2014 - 2014
Autocapacitação em serviço. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
2013 - 2013
Currículo, cultura e prática pedagógica. (Carga horária: 12h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINESP, Brasil.
2013 - 2013
Educação e novas tecnologias. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINESP, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação externa - Provinha e Prova Brasil. (Carga horária: 27h).
Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, DRE-MP/SMESP, Brasil.
2013 - 2013
Currículo e a prática do coordenador pedagógico. (Carga horária: 18h).
Diretoria Regional de Ensino São MIguel_SP, DRE-DOT P, Brasil.
2013 - 2013
Tutoria - Projeto Melhor Gestão, Melhor Ensino. (Carga horária: 108h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2013 - 2013
Práticas de Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINESP, Brasil.
2013 - 2013
Gestão escolar: avaliação e reprojeto pedagógico. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINESP, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação da aprendizagem da área DI -ciclo II-EJA. (Carga horária: 12h).
Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, DRE-MP/SMESP, Brasil.
2012 - 2012
Manejo de conflitos e facilitação de diálogos. (Carga horária: 12h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São, SINESP, Brasil.
2012 - 2012
As contribuições da Neurociência para a educação. (Carga horária: 12h).
Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo, SINESP, Brasil.
2012 - 2012
A formação do educação lúdico. (Carga horária: 60h).
Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos da Faculdade de Educação, LABRIMP-FEUSP, Brasil.
2011 - 2011
Leitura como fator essencial para a cidadania. (Carga horária: 12h).
Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista-SP e Paulus Editora, DRE-SMESP/PAULUS, Brasil.
2004 - 2004
Programa de Formação Universiversitária. (Carga horária: 48h).
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
2º encontro de formação de tutores. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
Seminários de Preparação Pedagógica. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 96h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 90h).
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 96h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 90h).
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
1999 - 2000
Teen Course.
Centro de Cultura Anglo Americana-Escola de idiomas, CCAA, Brasil.
1999 - 1999
Talk and write - Oral and written communication.
Centro de Cultura Anglo Americana-Escola de idiomas, CCAA, Brasil.
1997 - 1998
Specific Course for Adults.
Centro de Cultura Anglo Americana-Escola de idiomas, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra as disciplinas Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos, supervisiona as atividades complementares e os estágios obrigatórios da Licenciatura em Matemática e coordena o Projeto de Extensão Grupo de Teatro Alpha Beta.

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, .

02/2015 - Atual
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e produção de textos
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Curso.
08/2014 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Produção de Textos; Metodologia do Trabalho Científico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contrato de Trabalho (ESU), Enquadramento Funcional: Professor Contratado III (Professor Doutor), Carga horária: 12
Outras informações
Professor Contratado III (Professor Doutor), junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação.

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Metodologia do ensino de português: alfabetização e letramento

Universidade de São Paulo/ Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, USP/ SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora e Membro de Comissão Examinadora, Carga horária: 10
Outras informações
A atuação no projeto REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente), desenvolvido em parceria pela Universidade de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, foi como orientadora e membro titular da Comissão Examinadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão do Currículo para Professores Coordenadores.


Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Co-orientadora de TCC
Outras informações
Co-orientadora de cursistas na elaboração de seus Trabalhos de Conclusão de Curso, no âmbito do Programa de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena [FISPI], promovido e realizado na Faculdade de Educação da USP, em 20 encontros mensais no decorrer de 2007 e 2008, totalizando 60 horas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora
Outras informações
Revisora no processo de elaboração de material didático e livros de literatura infantil produzidos pelos professores indígenas participantes do Programa de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena [FISPI], promovido e realizado na Faculdade de Educação da USP, nos anos de 2007 e 2008.


Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de formação continuada de professores, com carga horária total de 64 horas, intitulado "Metodologias de ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio I (Ler para aprender)", do Projeto Teia do Saber - Diretoria de Ensino de São Paulo, Leste 5, ocorrido em encontros semanais, na Escola de Artes e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora
Outras informações
O trabalho desenvolvido refere-se à orientação de trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura Plena para o Magistério de Educação Infantil e Séries Iniciais do ensino fundamental para uma turma de trinta professoras da rede municipal de São Paulo, participantes do PEC-Formação Universitária/Municípios - 2ª edição - pela Faculdade de Educação da USP.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Especialista
Outras informações
Curso de formação continuada de professores da rede estadual de SP, com carga horária total de 120h, intitulado "Metodologias do Ensino de Disciplinas na Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio - Língua Portuguesa e Literatura III", do Projeto Teia do Saber, promovido pela Diretoria de Ensino de Caieiras e pela Faculdade de Educação da USP.

Atividades

09/2006 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP.

Atividade realizada
Orientação de pesquisa e de elaboração de trabalhos de conclusão de curso de graduação, na área de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação-USP, FAFE-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 28
Outras informações
Curso de formação superior PEC/ Formação Universitária-USP para professores efetivos de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de redes municipais de SP.

Atividades

03/2003 - 12/2004
Ensino, PEC/ Formação Universitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Áreas do conhecimento que integram o currículo das séries iniciais do ensino fundamental
Disciplinas da área pedagógica (licenciatura plena para o magistério na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental)
Fundamentos e práticas de alfabetização e letramento
Práticas de ensino de leitura, escrita, oralidade

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação - USP, FAFE-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 28
Outras informações
Curso de ensino superior PEC/Formação Universitária-USP para professores efetivos atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental da rede estadual de São Paulo.

Atividades

08/2001 - 12/2002
Ensino, PEC/Formação Universitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplinas da área pedagógica (licenciatura plena para o magistério nas séries iniciais do ensino fundamental)
Fundamentos e práticas de alfabetização e letramento
Práticas de ensino de leitura, escrita, oralidade
Áreas do conhecimento que integram o currículo das séries iniciais do ensino fundamental

Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Assessora Teórico-Pedagógica
Outras informações
Prestação de serviços especializados de assessoria teórico-pedagógica para apoiar análise e seleção de livros que vieram a ser integrados aos acervos das salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. O Projeto Acervo de Livros em Sala de Aula foi financiado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação e promovido pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação. Os serviços prestados implicaram leitura, análise e elaboração de pareceres sobre obras de literatura infanto-juvenil, no decorrer de 40 dias a partir da assinatura do contrato.


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Especialista de atendimento do conteúdo em curso de especialização a distância para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de São Paulo.

Atividades

08/2013 - 10/2013
Ensino, Aprofundamento - Língua Portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gêneros e sequências textuais
Competência leitora
Leitura de textos literários
Competência escritora
Aspectos gramaticais notacionais
Competência na comunicação oral
05/2013 - 06/2013
Ensino, Formação de Professores de Língua Portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Abordagem de algumas práticas de leitura e escrita muito comuns na internet.
Leitura e Escrita em Blogs
Situações de aprendizagem

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrante das disciplinas "Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa", para turmas de Pedagogia; "Redação Empresarial", para alunos de Gestão em Recursos Humanos e Ciências Contábeis; "Língua Portuguesa", para alunos de Gestão em Marketing e Gestão Financeira; "Fundamentos de Comunicação e Expressão", para alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Atividades

08/2006 - 06/2007
Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2006 - 06/2007
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Empresarial
07/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e metodologia do ensino de Língua Portuguesa II

Planej Consultoria e Assessoria, PLANEJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professora Especialista
Outras informações
No decorrer do período informado, foram planejadas e ministradas orientações técnicas, palestras e aulas no âmbito de programas formativos para professores de educação infantil, professores das séries iniciais do ensino fundamental e professores de Língua Portuguesa nas cidades de Botucatu, Areiópolis e Pardinho, no interior de São Paulo.

Atividades

08/2010 - 06/2011
Serviços técnicos especializados , Planej Consultoria e Assessoria, .

Serviço realizado
Planejamento e ministração de orientações técnicas e palestras para professores atuantes na educação infantil e no ensino fundamental (ciclos I e II). ; Os temas das orientações técnicas e palestras foram: competências e habilidades de leitura, concepções e procedimentos de leitura, produção de textos escritos, revisão textual, norma ortográfica e a criança na sociedade da informação e do conhecimento..

EMEF Prof. Jurandi Gomes de Araújo, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Atividades

02/2012 - 07/2014
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, EMEF Prof. Jurandi Gomes de Araújo.

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

EMEF Capistrano de Abreu, EMEF/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. Titular Fund. II e E. Médio-Português, Carga horária: 30

Atividades

01/2009 - 02/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

EMEF Senador José Ermírio de Moraes, EMEF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. Titular Fund. II e E. Médio-Português, Carga horária: 30

Atividades

03/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

E.E. Profa. Maria Isabel Neves Bastos, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PEB II Efetiva, Carga horária: 27
Outras informações
Professora de ensino fundamental e ensino médio.

Atividades

10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura
10/2004 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Alpha, COLÉGIO ALPHA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de língua portuguesa para ensino fundamental.

Atividades

01/2001 - 07/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Educação inclusiva
2.
Tecnologias da Informação e da Comunicação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Acessibilidade TIC: Acessibilidade ao currículo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: O projeto visa utilizar uma plataforma de programação (Scratch) e uma placa (Makey Makey) para a criação de jogos e atividades acessíveis, envolvendo educadores e alunos do Instituto Federal de Educação e educadores e alunos de uma escola pública no município de Guarulhos. É um projeto relacionado à área de Tecnologias Educacionais, que possibilitará a criação de recursos da área de tecnologia assistiva de forma flexível e com baixo custo, envolvendo diretamente educadores em sua produção, a partir das necessidades dos alunos. O objetivo é investigar formas de operacionalizar a adaptação de atividades e estratégias pedagógicas, garantindo a acessibilidade ao currículo por todos os alunos atendidos no ensino comum, contemplando o público-alvo da educação especial, na área de Matemática, das séries iniciais do ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Integrante / Mary Grace Pereira Andrioli - Coordenador / Ana Paula Ximenes Flores - Integrante / Cláudia Regina Stippe Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Grupo de Teatro Alpha Beta
Descrição: O Grupo de Teatro Alpha Beta é um projeto de extensão que visa à ampliação do repertório cultural e aprimoramento da expressão vocal e corporal, assim como ao desenvolvimento das competências linguísticas em leitura e produção de roteiros, contribuindo para a formação geral de estudantes e pessoas interessadas em artes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem de leitura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem da produção textual.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem de gramática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização e Letramento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZERRA, G. G. R.2018BEZERRA, G. G. R.. Educação e Teatro: interfaces formativas em um projeto de extensão. Compartilhar: Revista de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, v. Ano 2, p. 29-32, 2018.

2.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa.2010 SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. ; Guazzelli, T. . Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 563-583, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, I. M. ; BEZERRA, G. G. R. . Glossário de termos neológicos da economia. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2001. v. 1. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. . Formação preliminar, inicial e contínua de professores de linguagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: o contexto de inserção das atividades linguísticas e epiinguísticas. In: CASTELLAR, S.M.V.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I.. (Org.). Da educação infantil ao ensino fundamental. Formação docente, inovação e aprendizagem significativa. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2015, v. , p. 173-219.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, G. G. R.; Semeghini-Siqueira, I. . Atividades epilingüísticas: por uma revisão do ensino e aprendizagem de gramática no EF. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil- No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007, Campinas. Caderno de Atividades/Resumos. 16º COLE No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. 16º Congresso de Leitura do Brasil.. Campinas, 2007.

2.
BEZERRA, G. G. R.. Reflexões sobre o método etnográfico na realização de um exercício de campo em escola pública: primeiros desafios. In: Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP, 2006, São Paulo. Semana da Educação da Faculdade de Educação da USP-2006. São Paulo, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, G. G. R.. Práticas de ensino de gramática nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções docentes e viabilidade do trabalho epilingüístico. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. Uberlândia, 2006.

2.
BEZERRA, G. G. R.. O ensino de gramática na escola: concepções de um grupo de professoras em processo de formação. In: III Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2004, São Paulo. III Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2004.

3.
BEZERRA, G. G. R.. Atividades epilingüísticas: uma ponte entre as teorias lingüísticas e a prática de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. In: 1º Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2002, São Paulo. 1º Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação da USP, 2002.

4.
BEZERRA, G. G. R.. Práticas Epilingüísticas na Diversidade de Textos: Subsídio para o Trabalho Docente em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. In: Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001, São Paulo. Simpósio de Pesquisa da FEUSP - Programa/Resumo, 2001.

5.
BEZERRA, G. G. R.; Semeghini-Siqueira, I. ; Guazzelli, T. . Revitalizando a Formação Docente Inicial e Contínua: Comunicação a Distância entre Alunos do Ensino Fundamental por Professores e Estagiários. In: Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente, 2001, Niterói-RJ. Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente, 2001.

6.
BEZERRA, G. G. R.; MARONEZE, B. O. ; CASTELANI, C. ; ALVES, I. M. . Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. In: VII Simpósio de iniciação cientifica da USP/1º Simpósio internacional de iniciação científica da USP, 1999, São Paulo. VII Simpósio de iniciação cientifica da USP/1º Simpósio internacional de iniciação científica da USP. São Paulo.

7.
BEZERRA, G. G. R.; BENASSI, C. R. . Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. In: VI Simpósio de iniciação científica da USP, 1998, São Paulo. VI Simpósio de iniciação científica da USP. São Paulo: Tammaro Artes Gráficas e Editora Ltda, 1998. v. 1. p. 411-411.

8.
BEZERRA, G. G. R.; BENASSI, C. R. . Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. In: VI Simpósio de Iniciação científica da USP, 1998, São Paulo. VI Simpósio de Iniciação científica da USP. São Paulo, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRIOLI, M. G. P. ; BEZERRA, G. G. R. ; FLORES, A. P. X. ; SANTOS, M. L. . Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRIOLI, M. G. P. ; BEZERRA, G. G. R. ; FLORES, A. P. X. ; SANTOS, M. L. . Criação colaborativa de atividades acessíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BEZERRA, G. G. R.. Compreendendo as habilidades de leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BEZERRA, G. G. R.. Compreendendo as habilidades de leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BEZERRA, G. G. R.; Semeghini-Siqueira, I. . Atividades epílingüísticas: por uma revisão do ensino e aprendizagem de gramática no EF. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BEZERRA, G. G. R.. Concepções, habilidades e procedimentos de leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BEZERRA, G. G. R.. Oficina de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BEZERRA, G. G. R.. O ensino de gramática na escola: concepções de um grupo de professoras em processo de formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BEZERRA, G. G. R.. Atividades epilinguísticas: uma ponte entre as teorias linguísticas e a prática de Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BEZERRA, G. G. R.. Práticas epilinguísticas na diversidade de textos: subsídio para o trabalho docente em Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BEZERRA, G. G. R.; NAKAMURA, A. A. ; CASTELANI, C. ; ALVES, I. M. . Aspectos morfológicos da terminologia da economia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BEZERRA, G. G. R.; MARONEZE, B. O. ; CASTELANI, C. ; ALVES, I. M. . Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BEZERRA, G. G. R.; BENASSI, C. R. . Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BEZERRA, G. G. R.. Contingências do trabalho docente na escola pública: ensinar a ler e a escrever num contexto de mudança. São Paulo 2010 (Tese de Doutorado).

2.
BEZERRA, G. G. R.. Contribuição às reflexões sobre práticas de ensino de gramática e formação de professores de 1ª a 4ª séries: atividades epilingüísticas em foco 2004 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BEZERRA, G. G. R.. Acervos de Livros nas Salas de Aula dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
BEZERRA, G. G. R.. Projeto Acervo de Livros na Sala de Aula - CENP/SEE-SP. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEZERRA, G. G. R.; ANDRIOLI, M. G. P. ; FLORES, A. P. X. . Pesquisa sobre acessibilidade investiga o potencial do Makey Makey na educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Semeghini-Siqueira, I. ; BUTLEN, M. ; BEZERRA, G. G. R. ; Silva-Polido, Nágila Euclides . Da oralidade à constituição de leitores e produtores de cultura em meios impressos e digitais: novas tecnologias e multiletramentos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BEZERRA, G. G. R.; BERENBLUM, A. ; NASCIMENTO, C. ; PIETRI., E. . Formação dos educadores responsáveis pelas Bibliotecas Escolares e Salas de Leitura: questões de aprendizagem, mediação e organização do acervo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRIOLI, M. G. P. ; BEZERRA, G. G. R. ; FLORES, A. P. X. . Criação de dispositivos acessíveis e interativos com Makey Makey. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BEZERRA, G. G. R.. Melhor gestão, melhor ensino - Formação de Professores de Língua Portuguesa. 2013. .

3.
BEZERRA, G. G. R.. Avaliação: Competências e Habilidades de Leitura I. 2010. (Orientação técnica).

4.
BEZERRA, G. G. R.. Competências e Habilidades na Educação: leitura em foco. 2010. (Orientação Técnica).

5.
BEZERRA, G. G. R.. Competências e Habilidades de Leitura II. 2010. (Orientação Técnica).

6.
BEZERRA, G. G. R.. O contexto e a prática da educação infantil - Comunicação Oral, Leitura e Escrita. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula - elaboração de roteiro e gravação em dvd como palestrante).

7.
BEZERRA, G. G. R.. Metodologias de ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médioI (Ler para aprender). 2007. .

8.
BEZERRA, G. G. R.. Metodologias do ensino de Disciplinas da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio: Língua Portuguesa e Literatura III - Aprofundamento. 2006. .

9.
BEZERRA, G. G. R.. Oficina de Língua Portuguesa. 2006. (Oficina).

Demais trabalhos
1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. . Programa de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena [FISPI]. 2009 (Formação de professores indígenas) .

2.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. . Programa de Formação Intercultural Superior do Professor Indígena [FISPI]. 2007 (Formação de Professores Indígenas) .

3.
BEZERRA, G. G. R.; Guazzelli, T. ; Semeghini-Siqueira, I. . Alfabetização e Letramento. 2004 (Curso de Formação: Grupo Articulador das Práticas Educativas) .

4.
BEZERRA, G. G. R.. Conteúdos Específicos para professores da rede municipal de Jundiaí. 2000 (Curso de Formação em Língua Portuguesa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa.; MAURO, M. A. F.; BEZERRA, Gema Galgani R.. Participação em banca de Cristina da Paz Takara. Desafios para o desenvolvimento da construção argumentativa: do ensino fundamental II à pressão dos vestibulares no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

2.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa.; PIETRI, E.; ANDRADE, M. L. V. O.; BEZERRA, G. G. R.. Participação em banca de Kátia Gisele Turollo do Nascimento. Conhecimentos prévios e contexto escolar subjacentes à transposição da teoria à prática: ensino e aprendizagem de língua materna envolvendo atividades linguísticas e epilinguísticas.. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa.; MAURO, M. A. F.; BEZERRA, G. G. R.. Participação em banca de Cristina da Paz Takara. O desafio de fazer com que os alunos articulem as ideias de maneira lógica e ao mesmo tempo criativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Linguagem e Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARBACK, N.; BEZERRA, G. G. R.; RIBEIRO, R. M.. Participação em banca de Bárbara Santana Sander.Uma discussão sobre aspectos de uma engenharia didática em uma sala de nono ano do ensino fundamental: aplicação na construção do campo conceitual aditivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

2.
BEZERRA, G. G. R.; FLORES, A. P. X.; ANDRIOLI, M. G. P.. Participação em banca de Rosimeire Rodrigues da Cunha Bonani.A utilização de jogos no ensino-aprendizagem de números inteiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
CONCEIÇÃO, M.C.T. da; NEMAN, L. S.; BEZERRA, G. G. R.. Participação em banca de Mauro Celso Trindade da Conceição.Estudo da aplicação de princípios montessorianos na formação de conceitos matemáticos: usos de materiais manipuláveis com crianças a partir de dois anos e meio e seis anos em foco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BEZERRA, G. G. R.; SILVA, A. H. da; ROCHA, R. M.; BARBOSA, S. A.. Comissão Especial de Avaliadores para Reconhecimento de Saberes e Competências. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos.Criação colaborativa de atividades acessíveis. 2016. (Encontro).

2.
II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos. 2016. (Congresso).

3.
VII Semana da Matemática e da Educação Matemática do IFSP.Comunicação oral. 2016. (Encontro).

4.
1º Simpósio Interdisciplinar de Tecnologias na Educação.Criação de dispositivos acessíveis e interativos com Makey Makey. 2015. (Simpósio).

5.
1º Simpósio Online sobre Novas Tecnologias Educacionais. 2015. (Simpósio).

6.
4ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos.Interação, acessibilidade e aprendizagem com Makey Makey e Scratch. 2015. (Oficina).

7.
4ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos.Parecerista de trabalhos submetidos ao evento. 2015. (Outra).

8.
4ª Semana da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos.Cinquenta minutos - peça teatral. 2015. (Outra).

9.
Ciclo de Palestras sobre Pesquisa Científica do Laboratório de Letramento Técnico-Científico. 2015. (Outra).

10.
Esclerose múltipla - Palestra. 2015. (Outra).

11.
VI Semana da Matemática e da Educação Matemática. 2015. (Outra).

12.
Fórum Educacional Políticas de Responsabilização e seus impactos nas escolas. 2014. (Outra).

13.
Integração e ambientação. 2014. (Encontro).

14.
20ª Educar - Feira Internacional de Educação. 2013. (Feira).

15.
20º Educador - Congresso Internacional de Educação. 2013. (Congresso).

16.
Fórum Sindical e Educacional - Humanização e Conhecimento. 2013. (Outra).

17.
XII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (XII SMELP) ? Biblioteca Escolar e Sala de Leitura: usuários, acervos e ambientes de interação midiática.Formação inicial de professores de língua materna: estágio supervisionado em Biblioteca Escolar e Sala de Leitura. 2013. (Seminário).

18.
Seminário "CONPET na Escola". 2012. (Seminário).

19.
Seminário "Pedagogia: A terceira margem". 2011. (Seminário).

20.
Palestra "Compreendendo as habilidades de Leitura" - Ed. Moderna.Compreendendo as habilidades de leitura. 2008. (Outra).

21.
16º Congresso de Leitura do Brasil- No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Atividades epilingüísticas: por uma revisão do ensino e aprendizagem de gramática no EF. 2007. (Congresso).

22.
IV Jornada de Metodologias de Ensino do Centro Universitário Salesiano.Concepções, habilidades e procedimentos de leitura. 2007. (Outra).

23.
II Congresso Nacional de Humanas da Unicsul. 2006. (Congresso).

24.
Semana CCAN Unicsul.Oficina de Língua Portuguesa. 2006. (Oficina).

25.
III Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP.O ensino de gramática na escola: concepções de um grupo de professoras em processo de formação. 2004. (Seminário).

26.
2º Encontro de Formação de Tutores. 2003. (Encontro).

27.
Abordagens qualitativas na pesquisa em educação: os vínculos entre problemáticas e métodos de pesquisa. 2003. (Seminário).

28.
II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP.Integrante da Comissão Organizadora. 2003. (Seminário).

29.
Metodologia Qualitativa de Pesquisa. 2003. (Seminário).

30.
Seminários de Preparação Pedagógica. 2003. (Seminário).

31.
1º Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.Atividades epilingüísticas: uma ponte entre as teorias lingüísticas e a prática de ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2002. (Seminário).

32.
O estado da educação - o lugar dos professores. 2002. (Outra).

33.
Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente.Revitalizando a formação docente inicial e contínua: comunicação a distância entre alunos do ensino fundamental por professores e estagiários. 2001. (Simpósio).

34.
VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP.Práticas epilingüísticas na diversidade de textos: subsídio para o trabalho docente em Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2001. (Simpósio).

35.
Palestra ?Viver e trabalhar a linguagem: o lugar da Literatura na formação do professor de português?. 2000. (Outra).

36.
VII Simpósio de iniciação cientifica da USP/1º Simpósio internacional de iniciação científica da USP.Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. 1999. (Simpósio).

37.
XLVII Seminário do Grupo e Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo ? GEL.Aspectos morfológicos da terminologia da economia. 1999. (Seminário).

38.
VI Simpósio de Iniciação científica da USP.Observatório de neologismos científicos e técnicos do português contemporâneo. 1998. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HANDAYA, A. ; MARTINS, C. R. P. ; BEZERRA, G. G. R. . VII Semana da Matemática e da Educação Matemática do IFSP. 2016. (Outro).

2.
BEZERRA, G. G. R.; FLORES, A. P. X. ; DOMINGUEZ, H. P. ; HANDAYA, A. . VI Semana da Matemática e da Educação Matemática. 2015. (Outro).

3.
BEZERRA, G. G. R.; Semeghini-Siqueira, I. . II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Bellum Bento. Avaliação no contexto escolar: visão de alunos e professores de uma escola pública. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para coordenadores-REDEFOR) - Universidade de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Gema Galgani Rodrigues Bezerra.

2.
Daniela Gullo. Interdisciplinaridade: questões conceituais e metodológicas dos processos de ensino e aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para coordenadores-REDEFOR) - Universidade de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Gema Galgani Rodrigues Bezerra.

3.
Êdela Mendes Francisco. A escola e seus diferentes tipos de inclusão: trabalhando a diversidade e superando a exclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para coordenadores-REDEFOR) - Universidade de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Gema Galgani Rodrigues Bezerra.

4.
Francisleine Passos Alves Barbosa. Avaliação da aprendizagem escolar: reflexões sobre concepções e práticas docentes em uma escola pública estadual. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para coordenadores-REDEFOR) - Universidade de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Gema Galgani Rodrigues Bezerra.

5.
Aurineide Aparecida Danzi. A influência do ambiente escolar na implementação eficaz do currículo: concepções de alunos do ensino fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do currículo para coordenadores-REDEFOR) - Universidade de São Paulo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Gema Galgani Rodrigues Bezerra.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa.2010 SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. ; Guazzelli, T. . Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 563-583, 2010.


Livros e capítulos
1.
ALVES, I. M. ; BEZERRA, G. G. R. . Glossário de termos neológicos da economia. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2001. v. 1. 270p .

1.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. ; BEZERRA, G. G. R. . Formação preliminar, inicial e contínua de professores de linguagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: o contexto de inserção das atividades linguísticas e epiinguísticas. In: CASTELLAR, S.M.V.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I.. (Org.). Da educação infantil ao ensino fundamental. Formação docente, inovação e aprendizagem significativa. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2015, v. , p. 173-219.


Apresentações de Trabalho
1.
BEZERRA, G. G. R.. Práticas epilinguísticas na diversidade de textos: subsídio para o trabalho docente em Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BEZERRA, G. G. R.. Atividades epilinguísticas: uma ponte entre as teorias linguísticas e a prática de Língua Portuguesa no ensino fundamental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BEZERRA, G. G. R.. O ensino de gramática na escola: concepções de um grupo de professoras em processo de formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BEZERRA, G. G. R.. Oficina de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BEZERRA, G. G. R.. Concepções, habilidades e procedimentos de leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BEZERRA, G. G. R.. Compreendendo as habilidades de leitura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANDRIOLI, M. G. P. ; BEZERRA, G. G. R. ; FLORES, A. P. X. ; SANTOS, M. L. . Criação colaborativa de atividades acessíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRIOLI, M. G. P. ; BEZERRA, G. G. R. ; FLORES, A. P. X. . Criação de dispositivos acessíveis e interativos com Makey Makey. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BEZERRA, G. G. R.. Melhor gestão, melhor ensino - Formação de Professores de Língua Portuguesa. 2013. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEZERRA, G. G. R.; BERENBLUM, A. ; NASCIMENTO, C. ; PIETRI., E. . Formação dos educadores responsáveis pelas Bibliotecas Escolares e Salas de Leitura: questões de aprendizagem, mediação e organização do acervo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA, G. G. R.; Semeghini-Siqueira, I. . II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP. 2003. (Outro).

2.
BEZERRA, G. G. R.; FLORES, A. P. X. ; DOMINGUEZ, H. P. ; HANDAYA, A. . VI Semana da Matemática e da Educação Matemática. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos para Docentes para exercer o cargo de Professora de Língua Portuguesa II ? Área 1, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, conforme edital de 06 de julho de 2005.

Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos para Orientador de Disciplina no curso de Pedagogia da UNESP, pelo processo seletivo 11/2011, conforme publicação no Diário Oficial de 24 de abril de 2013.

Aprovada em Processo Seletivo para contratação de um Professor Contratato III (Professor Doutor), por prazo determinado, para as disciplinas ?EDM323-Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização?, ?EDM405?Metodologia do Ensino de PortuguêsI?, ?EDM406-Metodologia do Ensino de Português II?, nos termos do Edital FEUSP 71/2013, classificada em primeiro lugar, conforme publicado no Diário Oficial de 15 de fevereiro de 2014.

Integrante do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Linguagem, Mídia e Educação (DiCLiME - USP-0301 - Plataforma LATTES), coordenado pela Profa. Dra. Idméa Semeghini-Siqueira.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:42:50