Daniela Augusta Guimarães Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2748636658030839
  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Graduação em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano(2000), especialização em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2008), mestrado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2012) e licenciatura em matemática pelo Programa Especial de Formação Pedagógica da Universidade de Franca (2014). Cursando Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco (USF) - Câmpus Itatiba / SP. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Machado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Augusta Guimarães Dias
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado.
Rodovia Machado - Paraguaçu - Km3
Santo Antônio
37750-000 - Machado, MG - Brasil
Telefone: (35) 32959700
Fax: (35) 32959709
URL da Homepage: http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Orientador: Luzia Batista de Oliveira Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Política Social.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A TRAJETÓRIA DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA: UM ESTUDO SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MACHADO,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: João Bôsco Hora Góis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Informática em Educação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Resultados obtidos com jovens e adultos através da informática na educação.
Orientador: Rêmulo Maia Alves.
2013 - 2014
Graduação em PROG.ESP.FOR.PED.DOCENTES-MATEMÁTICA (LICENCIATURA.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS, Brasil.
Título: Microsoft SQL Server 7.0 - estudo e experimento..
Orientador: Edmilson Marmo Moreira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Aprendizagem e Desenvolvimento: a contribuição de. (Carga horária: 20h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2014 - 2014
Ens. Integrado nos cursos de Form. Profissional. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação dos Servidores em Educação. (Carga horária: 50h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2007 - 2007
Atualização Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Escola Agrotécnica Federal de Machado, EAFM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista Capes, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado em Educação


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Informática

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do curso de Licenciatura em Computação e do curso Técnico em Informática através da portaria n°107 de 21 de junho de 2013.

Atividades

2/2015 - 7/2015
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino em Computação
Trabalho de Conclusão de Curso I
2/2015 - 7/2015
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica para Computação
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Web Design II
02/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino
Processamento de Imagens
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Ensino (Lógica de Programação)
Processamento de Imagens
01/2013 - 07/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Web Design I e II
01/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Ensino (Lógica de Programação)
Práticas de Ensino (Desenvolvimento Web)
08/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Web Design I e II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento de Imagens
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia em Educação
02/2012 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Banco de Dados
Web Design I
Web Design II

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei no Setor de Registros Escolares prestando suporte ao sistema acadêmico GIZ e no Núcleo de Tecnologia da Informação do campus.


Escola Agrotécnica Federal de Machado, EAFM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei no Núcleo de Tecnologia da Informação prestando suporte aos usuários da rede do instituto.

Atividades

04/2007 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Internet
Lógica de Programação
Programação com Delphi
Programação em PHP
Windows e Office

Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, CESEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Admissão, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2007 - 02/2008
Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Banco de Dados
Lógica Aplicada

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado, FADEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Contrato temporário


Microlins, MICROLINS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

07/2003 - 10/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Internet
Microsoft Office
Windows

Centro Educacional Unimape, UNIMAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Secretária e Professora, Carga horária: 40

Atividades

01/2003 - 12/2006
Direção e administração, Centro Educacional Unimape, .

Cargo ou função
Secretária.
01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
01/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Web
Montagem e Manutenção de Computadores

Escola Estadual de Educação Especial Hilda Nogueira da Gama, HILDA NOGUIERA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Educação, Carga horária: 30

Atividades

08/2002 - 12/2002
Direção e administração, Escola Estadual de Educação Especial Hilda Nogueira da Gama, .

Cargo ou função
Auxiliar de Educação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A prática como componente curricular no processo de formação do professor de computação
Descrição: Esta tese, de abordagem qualitativa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP, na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Processos Formativos, centrou-se na temática de como a Prática como componente curricular contribuiu no processo de formação/constituição do professor de computação. O contexto para a produção de dados foi o curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) do campus Machado. Os sujeitos participantes foram dez alunos do Instituto (seis egressos e quatro matriculados) e cinco professores da Prática como componente curricular do curso de Licenciatura em Computação. O objetivo geral foi analisar a contribuição da Prática como componente curricular na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Computação; Os objetivos específicos foram: caracterizar a Prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação; investigar os objetivos que levam os alunos de um curso de Licenciatura em Computação aderirem à profissão docente; identificar indícios da constituição profissional/identitária dos alunos e professores do curso de Licenciatura em Computação e quais experiências foram mais significativas na formação do licenciado em computação. Partiu-se da hipótese de que a Prática como componente curricular, no referido curso possibilita aos alunos/professores se descobrirem professores, dado que a procura pelo curso tem, como primeira motivação, uma formação em computação, visto que a informática não é uma disciplina obrigatória na rede educacional. Foram recursos metodológicos as entrevistas narrativas, as observações nas aulas de prática e as anotações no diário de campo, os quais objetivaram produzir dados pelos sujeitos participantes, a fim de responderem à questão de pesquisa: Como a Prática como componente curricular pode contribuir na formação/constituição dos futuros professores do curso superior de Licenciatura em Computação no IFSULDEMINAS - Campus Machado? O referencial teórico adotado articulou estudos com abordagem narrativa, tal como os estudos de Walter Benjamin (1987), a formação indenitária, de acordo com Jorge Larrosa (2002, 2004, 2011 e 2014), o conceito de experiência em Walter Benjamin, Jorge Larrosa e Paul Ricoeur (1989, 1994 e 1997). Para apresentação dos dados, fizemos um breve relato sobre cada participante (alunos e professores) a partir das anotações no diário de campo. Com a análise dos dados produzidos, emergiram as seguintes categorias: As narrativas de nossas histórias e lembranças e a formação da identidade (O Ser professor) e as experiências na construção da Prática como componente curricular. A pesquisa evidenciou que a Prática como componente curricular permite que os alunos se descubram professores durante o curso e evidencia que a formação no curso de Licenciatura em Computação juntamente com os projetos de ensino, pesquisa e extensão têm sido um diferencial na formação identitária e profissional dos licenciandos em Computação do IFSULDEMINAS. A pesquisa se justifica dada a necessidade de se discutir a formação do professor em computação pelo viés da Prática como componente curricular, componente este, que ainda não foi muito debatido e não tem uma definição explícita na legislação. Palavras-chave: formação de professores, licenciatura em computação, prática de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Daniela Augusta Guimarães Dias - Integrante / Luzia Batista de Oliveira Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Web.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Imagens.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de ensino em computação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A Prática como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação: a visão de um aluno em formação. In: Adair Mendes Nacarato. (Org.). Pesquisas com (narrativas): A produção de sentidos para experiências discentes e docentes. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. , p. 133-154.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . Análise das narrativas de alunos do curso de Licenciatura em Computação: a formação da identidade docente. In: lll CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADE, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO, 2018, Criciúma SC. Análise das narrativas de alunos do curso de Licenciatura em Computação: a formação da identidade docente. Criciúma SC: Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2018. p. 102-114.

2.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A importância da prática de ensino como componente curricular na formação do licenciado em computação. In: XXIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro da Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária e X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo: Biomas e Ciência: Um tour pela vida, 2017, Itatiba/SP. A importância da prática de ensino como componente curricular na formação do licenciado em computação. Bragança Paulista: EDUSF, 2017. p. 204-214.

3.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016, Águas de Lindóia SP. Congresso Nacional (3:2016:Águas de Lindóia) - Anais [do] III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores, 2016.

4.
PINTO, A. M. ; GUIMARÃES, D. A. . Evasão no curso de Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. In: 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2014, Pouso Alegre. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2014.

5.
GUIMARÃES, D. A.. Análise do PROEJA como política pública. In: ANPOCS, 2011, Caxambu. GT08 - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2011. p. 162-162.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A prática de ensino como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação e os desafios na formação dos professores. In: XXII Encontro de Iniciação Científica, XV Encontro da Pós-Graduação, XI Encontro de Extensão Universitária e IX Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo, 2016, Bragança Paulista SP. XXII Encontro de Iniciação Científica, XV Encontro da Pós-Graduação, XI Encontro de Extensão Universitária e IX Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo, 2016.

2.
GUIMARÃES, D. A.. PROEJA ? DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS E NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. In: ABRAPSO, 2011, Recife - PE. Educação e formação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A importância da prática de ensino como componente curricular na formação do licenciado em computação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIMARÃES, D. A.; SILVA, L.B.O. . A PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUIMARÃES, D. A.. A prática de ensino como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação e os desafios na formação dos professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GUIMARÃES, D. A.. A Trajetória de Jovens e Adultos no PROEJA: Um estudo sobre o IFSULDEMINAS - Campus Machado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUIMARÃES, D. A.. Resultados obtidos com jovens e adultos através da informática na educação. 2008.

2.
GUIMARÃES, D. A.. Microsoft SQL Server 7.0 - estudo e experimento. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L.B.O. ; NACARATO, A. M. ; SCHROEDER, R. T. M. ; GUIMARÃES, D. A. . Morre uma criança sob o olhar da esperança: Uma leitura filosófico-educativa do filme: O menino e o mundo.. 2018. (Dissertação de Mestrado).

2.
GUIMARÃES, D. A.. Introdução ao Joomla - Gerenciador de conteúdos Web. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Prof. Doutora Maria Aparecida R. Cangussu; GUIMARÃES, D. A.; FRANCO, M. E.. Participação em banca de Jardel Neves.As TDICS e jogos digitais no ensino de matemática na visão dos alunos do ensino fundamental como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
ALMEIDA, C. C.; GUIMARÃES, D. A.; SANTOS, F. A. O.. Participação em banca de Wagner Eurico Corsini.As possibilidades de inclusão nos cenários educacional, digital e social.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
GUIMARÃES, D. A.; Prof. Doutora Maria Aparecida R. Cangussu; Prof. Michele Correa Freitas Soares. Participação em banca de Mirian Viviane Dias.Evasão escolar no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
GUIMARÃES, D. A.; ALMEIDA, C. C.; BRAGION, M. L. L.. Participação em banca de Romilda Barbosa de Almeida.Gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Desconectados:desafio pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
GUIMARÃES, D. A.; Prof. Doutora Maria Aparecida R. Cangussu; CARVALHO FILHO, C. G.. Participação em banca de Any Caroliny de Paula Gonçalves e Renata Carvalho Costa.A utilização de blog como recurso didático no ensino de ciências em escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

6.
GUIMARÃES, D. A.; Prof. Doutora Maria Aparecida R. Cangussu; Prof. Michele Correa Freitas Soares. Participação em banca de Aline Aparecida de S. Andrade e Cleusiane Dayane M. Negrão.Bullying - Estudo da ocorrência em uma pública da cidade de Machado - MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Jornada de Computação e Educação.A importância da Prática de Ensino como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Computação. 2017. (Outra).

2.
XXIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro da Pós-Graduação, XII Encontro de Extensão Universitária e X Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo: Biomas e Ciência: Um tour pela vida.A importância da prática de ensino como componente curricular na formação do licenciado em computação. 2017. (Encontro).

3.
1° Encontro das Licenciaturas do IFSULDEMINAS. 2016. (Encontro).

4.
III Congresso Nacional de  Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. A PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO. 2016. (Congresso).

5.
XXII Encontro de Iniciação Cientifica, XV Encontro de Pós-Graduação, XI Encontro de extensão Universitária e IX Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.A prática de ensino como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação e os desafios na formação dos professores. 2016. (Encontro).

6.
Palestra com Leonardo Boff: Ciências Biológicas e Sustentabilidade. 2015. (Outra).

7.
XXI Encontro de Iniciação Científica, XIV Encontro da Pós-Graduação, o X Encontro de Extensão Universitária e VIII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.A prática de ensino como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação e os desafios na formação dos professores. 2015. (Encontro).

8.
I Seminário de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2014. (Seminário).

9.
Palestra: A formação docente no PIBID para a utilização das TIC's.. 2014. (Outra).

10.
Palestra: Construindo Aplicações para a Nuvem com ASP.NET MVC. 2014. (Outra).

11.
Palestra : Educação e Computação: Uma possibilidade na implementação de um jogo de tabuleiro em um u sistema embarcado para apoio ao ensino de Matemática.. 2014. (Outra).

12.
Palestra: Inteligência Artificial. 2014. (Outra).

13.
Palestra: Modelos utilizados no desenvolvimento de Software. 2014. (Outra).

14.
Palestra: Motivação como incentivo à Inovação. 2014. (Outra).

15.
Palestra: Perpectivas do mercado de trabalho de T.I.. 2014. (Outra).

16.
Palestra: Tendências Tecnológicas. 2014. (Outra).

17.
III Colóquio Internacional sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Outra).

18.
1° Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.A Trajetória de Jovens e Adultos no PROEJA: Um estudo sobre o IFSULDEMINAS - Campus Machado. 2012. (Simpósio).

19.
ABRAPSO. PROEJA ? DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS E NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADES. 2011. (Congresso).

20.
ANPOCS. Análise do PROEJA como política pública. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, D. A.. II Jornada de Computação e Educação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. 2015. (Outro).

2.
GUIMARÃES, D. A.. I Jornada de Computação e Educação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luís Alberto Aparecido da Silva. A contribuição da Prática como Componente Curricular na formação do Licenciado em Computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Daniela Augusta Guimarães Dias.

2.
Talles Marques Borges. A inserção no mercado de trabalho através do curso técnico em informática do PRONATEC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Daniela Augusta Guimarães Dias.

3.
Aleandro Manoel Pinto. Evasão no curso de Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Daniela Augusta Guimarães Dias.

4.
Henrique Borges Morais. Informática na Educação: Limites e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Daniela Augusta Guimarães Dias.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, D. A.. A prática de ensino como componente curricular no curso de Licenciatura em Computação e os desafios na formação dos professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, D. A.. I Jornada de Computação e Educação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. 2014. (Outro).

2.
GUIMARÃES, D. A.. II Jornada de Computação e Educação do IFSULDEMINAS - Câmpus Machado. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


- Aprovada em 1º lugar no Concurso de Provas e Títulos no Cargo de Professor da Área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Machado (conforme Diário Oficial da União de 12/12/2011, seção 02, página 19).


 - Aprovada em 1º lugar no Concurso de Provas e Títulos no Cargo de Assistente em Administração da Escola Agrotécnica Federal de Machado (conforme Diário Oficial da União de 28/12/2007, seção 02, página 19)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:19:43