Cristina Mara França Pinto Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9657881747180980
  • Última atualização do currículo em 18/07/2018


Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas (1987) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Atualmente é Coordenadora do Curso de Letras e professora titular da Faculdade de Pará de Minas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura atuando principalmente com os seguintes temas: anáfora sem antecedente explícito, referenciação e objeto-de-discurso. Professora de Língua Portuguesa I e II no curso de Direito, Letras e Pedagogia. É também professora da Pós-graduação em Leitura e Produção de Texto da Faculdade de Pará de Minas, orientadora de TCC. Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Estadual Fernando Otávio e revisora de artigos acadêmicos. Cursou a disciplina SVT: Leitura em Ambientes Digitais: Uma Abordagem Psicolinguística na POSLIN (UFMG). Idealizadora dos projetos, Momento Literário da Escola Estadual Fernando Otávio e Campanha do agasalho FAPAM. Pós- graduada em Tecnologia de Informação e Comunicação do Ensino Fundamental- UFJF. Professora bolsista pela UAB_UFJF - orientação de trabalho de conclusão de curso, nível pós- graduação. Professora de Língua Portuguesa no Instituto de Ensino Superior J. Andrade, dos cursos Logística Empresarial e Direito. Pós-graduada em Práticas de Letramento e Alfabetização da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ. Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos - POSLIN - UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Mara França Pinto Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, C. M. F. P.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Pará de Minas, Departamento de Letras.
Rua Ricardo Marinho, 47
São Geraldo
35660398 - Pará de Minas, MG - Brasil
Telefone: (037) 32361308
URL da Homepage: http://www.fapam.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O processo de coesão referencial na produção escrita escolar.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Beatriz Nascimento Decat.
Palavras-chave: Processo de coesão; Produção escrita escolar.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Análise de Estratégias de Leitura Literária no 5º ano do Ensino Fundamental I.
Orientador: Débora Pereira de Oliveira.
2009 - 2011
Especialização em Tecnologia de informação e comunicação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, UAB-UFJF, Brasil.
Título: - A Interlocução da Produção Textual com as Interfaces Digitais..
Orientador: - Núbia Schaper Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1993 - 1995
Especialização em Programa de Pós Graduação 'lato Sensu'. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em Letras.
Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas, FCHPM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Sistema de Avaliação Integrada. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em VII Encontro de Formação Acadêmica da FAPAM - Comunicar o Bem Contagia e as. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Oficina FAPAM Virtual - Ferramentas e recursos para o professor. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
2016 - 2016
IV Encontro de formação docente. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
2009 - 2009
POSLIN. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto J. Andrade, IJAA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, UAB-UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor orientador bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 8


Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura nos cursos: Letras e Pedagogia no campus de Lagoa da Prata


Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas, FCHPM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Letras, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura no Curso de Letras. Professora de Língua Portuguesa I e II no Curso de Direito

Atividades

2/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão
Literatura infanto-juvenil
Literatura Norte-americana
Língua Portuguesa

Escola Estadual Fernando Otávio, E E F O, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Efetiva da Educação Básica, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Aposentada no primeiro cargo da Educação Básica-2009



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Aspectos Morfossintáticos: Tipos de Sujeito e Tipos de Casos de CV na fala de crianças de 5 a 6 anos na cidade de Pará de MInas
Descrição: Analisar a ocorrência e variação dos tipos de sujeito na fala das crianças (5-6 anos), descrição da ocorrência dos casos de CV e sua variação, observar e analisar o tratamento das variantes condicionantes e não condicionantes nos grupos de crianças (5-6anos) nas escolas do centro, bairros e periferias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
IV Simpósio de Educação: Ética e formação profissional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - 2016
Campanha do Agasalho FAPAM
Descrição: O projeto tem por objetivo arrecadar roupas para doar às entidades carentes da cidade de Pará de Minas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.
2015 - 2015
Projeto Transdisciplinar étnico-raciais: cultura indígena: um olhar sobre a alteridade
Descrição: O projeto envolve alunos da graduação em Letras, matemática e pedagogia com o objetivo de estudar a cultura indígena da tribo pataxós em Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.
2015 - 2015
Trabalho Transdisciplinar - estudos étnicos-raciais: Heranças africanas na cultura brasileira
Descrição: Trabalho sobre a herança afro na cultura brasileira , realizado pelos alunos do curso de Letras, pedagogia e matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.
2014 - 2014
Letras e Matemática através das Línguas
Descrição: A linguagem como ferramenta de implementação das Letras e da Matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Cristina Mara França Pinto Fonseca - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2003 - Atual
Periódico: FAPAM em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1977
Normalista do Ano - Curso Noturno, Instituto de Educação de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, C. M. F. P.2016FONSECA, C. M. F. P.. Uma nova teoria para o estudo dos textos: teoria da estrutura retórica - Rethorical structure theory (RST). SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 7, p. 357-371, 2016.

2.
FONSECA, C. M. F. P.2016FONSECA, C. M. F. P.. uma nova teoria para os estudos de textos : a teoria da esturutra retórica. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 7, p. 357-371, 2016.

3.
FONSECA, C. M. F. P.2015FONSECA, C. M. F. P.. As contribuições das teorias da aquisição da linguagem. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 6, p. 78-96, 2015.

4.
FONSECA, C. M. F. P.2012FONSECA, C. M. F. P.. A Ressignificação da prática pedagógica através das TICS. SynThesis Revista Digital FAPAM, v. 3, p. 1-3, 2012.

5.
FONSECA, C. M. F. P.2003FONSECA, C. M. F. P.. Anáfora sem Antecedente Expresso. FAPAM em Revista, v. 2, p. 165-180, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FONSECA, C. M. F. P.; SILVA, R. T. . Temas Relevantes do Ensino Jurídico. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014. v. 1. 12p .

Capítulos de livros publicados
1.
FONSECA, C. M. F. P.. escritores.com. In: Terezinha Pereira; Lígia Muniz; Márcio Simeone. (Org.). Pará de Minas em tempo de Literatura ensaios: escritos e escritores. 1ed.Belo Horizonte: Gráfica e Editora O Lutador, 2012, v. 500, p. 207-214.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Um novo olhar para sua cidade. Programa de Educação Fiscal, Sec. M.Ed. de Pará de Minas, 30 nov. 2003.

2.
FONSECA, C. M. F. P.. A Gramática e o Discurso. Jofapam, Pará de Minas, p. 04 - 04, 01 mar. 2001.

3.
FONSECA, C. M. F. P.. Retroceder, Jamais!. Jofapam, Pará de Minas, p. 03 - 03, 01 mar. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, C. M. F. P.. A teoria da estrutura retórica como âncora para a anáfora esquemática. In: 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários CIELLI, 2016, Maringá. A teoria da estrutura retórica como âncora para a anáfora esquemática. Maringá: CIELLI / UEM, 2016. v. 4º. p. 342-353.

2.
FONSECA, C. M. F. P.. A teoria da estrutura retórica como aporte para o processo de referenciação em textos escritos escolares. In: VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia. Caderno SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2016. v. IV. p. 384-395.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, C. M. F. P.. A teoria da estrutura retórica como âncora para a anáfora esquemática. In: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Maringá. Simpósio 22, 2016. p. 163-163.

Apresentações de Trabalho
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Como fazer a redação do ENEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FONSECA, C. M. F. P.. O Gênero Textual Propaganda Segundo o Entendimento da RST. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONSECA, C. M. F. P.. A teoria da estrutura retórica como âncora para a anáfora esquemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FONSECA, C. M. F. P.. A teoria da estrutura retórica como aporte para o processo de referenciação em textos escritos escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FONSECA, C. M. F. P.. VI Simpósio de Educação FAPAM - Educação para a cidadania. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FONSECA, C. M. F. P.. A Ressignificação da Prática Pedagógica através das TICs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FONSECA, C. M. F. P.. MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM: EXPRESSÕES E IMPRESSÕES DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura Pedagogia no mundo da Leitura IV. 2016.

2.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura : O direito democrático de todos 1 e 2. 2016.

3.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura : estudos linguísticos e literários V. 2016.

4.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: Reflexões, vivências e experiências da Psicologia na leitura III. 2016.

5.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de leitura: o direito democrático de todos IV. 2014.

6.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: pedagogia no mundo da leitura III. 2014.

7.
FONSECA, C. M. F. P.. Conhecendo as obras de Cecília Meireles para as crianças. 2014.

8.
FONSECA, C. M. F. P.. Os desafios da argumantação jurídica.. 2014.

9.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: Estudos Linguísticos e Literários I. 2014.

10.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: Reflexões - Vivências e Experiências da Psicologia na Leitura I. 2014.

11.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: O Direito democrático de todos V. 2014.

12.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de Leitura: Estudos Linguísticos e Literários II. 2014.

13.
FONSECA, C. M. F. P.. 4º Simpósio de Educação: Ética e Formação Profissional. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, C. M. F. P.; CHAVES, A. M. . Dia do profissional das letras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FONSECA, C. M. F. P.; SILERI, L. ; CECILIO, G. M. ; LOPES, I. . O Ensino da Língua Portuguesa nos dias de hoje. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FONSECA, C. M. F. P.. Dicas do ENEM e a importância do ensino da língua portuguesa e da literatura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Colóquios sobre Direitos Humanos e Cidadania. 2016. (educativa).

2.
FONSECA, C. M. F. P.. I Ciclo de Leitura: as ciências contábeis no m undo da leitura.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FONSECA, C. M. F. P.. O Direito democrático de todos I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FONSECA, C. M. F. P.. O Direito democrático de todos II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FONSECA, C. M. F. P.. FAPAM em Revista. 2012. (Editoração/Outra).

6.
FONSECA, C. M. F. P.. Elementos Constituintes do Artigo Científico ou Acadêmico e as Novas Regras de Acentuação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FONSECA, C. M. F. P.. Flagrantes Linguísticos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FONSECA, C. M. F. P.. CBC - Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FONSECA, C. M. F. P.. Construindo um Glossário. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FONSECA, C. M. F. P.. Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino Fundamental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais Pedagógicos).

11.
FONSECA, C. M. F. P.. Novo Acordo Ortográfico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Camapnha do Agasalho 2015. 2015 (Social).

2.
FONSECA, C. M. F. P.; MORAIS, R. . Parada obrigatória. 2014 (Artistica).

3.
FONSECA, C. M. F. P.. Campanha do Agasalho FAPAM. 2009 (Social).

Demais trabalhos
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Aimportância do brincar na Educção Infantil. 2016 (trabalho de TCC) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTA, G.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Sandra uiza de Castro Oliveira.Estágio: uma abordagem investigativa da prática pedagógica na formação de docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

2.
MOTA, G.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Talita Mendonça dos Santos Silva.O ensino do EJA na Instituição Carcerária. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

3.
MOTA, G.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Taimara Amaral de Oliveira.A inclusão do deficiente físico na escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

4.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Patrícia do Carmo Lima Gonçalves.Incentivo à leitura para alunos do ensino fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

5.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Selma Elias de Oliveira.A importância do incentivo à leitura para a formação de leitores competentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

6.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Sônia Aparecida Barros Lara.A influência da leitura na construção do conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

7.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Alex Sandro Alves da Silva.Análise de gírias nas músicas do Rap Brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

8.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Maria Ângela de Faria.A linguística textual no discurso dos textos jornalísticos: Ambiguidade, Incoerência e Subjetividade na mídia impressa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

9.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Edmar Fabiano Branco.Redaçao no terceiro ano do ensino médio: investigação das dificuldades observando-se o contexto de produção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

10.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Marília Andrade Chaves Reis Ribeiro.Análise da (in)adequação da oralidade no universo escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

11.
VIANA, V. F.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Tatiana Roberta Moreira.A influência da internet na escrita dos alunos de 1? ano do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

12.
SILVA, R. T.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Patrícia da Silva Lacerda.As estratégias de leitura na escola que favorecem a formação de leitores competentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

13.
SILVA, R. T.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Roseli Ângela Silva Santos.Participação docente no estímulo da hábito da leitura nos adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.

14.
SILVA, R. T.; FONSECA, C. M. F. P.. Participação em banca de Lívia Costa Silva.A literatura no processo de ensino-aprendizagem na 3ª série do ensino médio de uma escola do interior de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra: Colaboratividade e Humanologia, no encontro acadêmico " Colaborar faz Bem".Palestra: Colaboratividade humanologia, no encontro acadêmico " Colaborar faz Bem". 2017. (Outra).

2.
Palestra: Entendendo a deficiência intelectual.Palestra: Entendendo a deficiência intelectual. 2017. (Outra).

3.
V Encontro de Formação Docente da FAPAM.V Encontro de Formação Docente da FAPAM. 2017. (Simpósio).

4.
Conhecer para conviver melhor com a pessoa com deficiência :. 2016. (Outra).

5.
Alta Performance no Atendimento.Alta Performance no Atendimento. 2015. (Oficina).

6.
Curso de capacitação sobre a inclusão da pessoa com deficiência. 2015. (Outra).

7.
II Encontro de Formação Docente da FAPAM.Oficina Inovação Acadêmica: Metodologias Ativas nos Cursos de Graduação da Faculdade de Pará de Minas - FAPAM. 2015. (Oficina).

8.
II Encontro de Formação Docente da FAPAM.Currículo baseado em competências. 2015. (Encontro).

9.
III Encontro de Formação Docente da FAPAM.III Encontro de Formação Docente da FAPAM: A arte de avaliar. 2015. (Encontro).

10.
I Encontro de Formação Docente da FAPAM.Oficina Metodologias Ativas na Educação Superior. 2014. (Oficina).

11.
I Encontro de Formação Docente da FAPAM.Metodologias Ativas na Educação Superior. 2014. (Encontro).

12.
III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF.III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF. 2012. (Encontro).

13.
III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF. Avaliação de Trabalhos do Evento intitulado III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF. 2012. (Exposição).

14.
III Semana Acadêmica Integrada e I Simpósio de Formação Inicial e Continuada.A Ressignificação da Prática Pedagógica Através das TICs. 2011. (Simpósio).

15.
I Encontro de Ensino a Distância da Faculdade de Educação Física - UFJF.Apresentação das monografias de alunos do curso de especialização da atividades físicas para pessoas com deficência. 2010. (Encontro).

16.
A Ética na Relação Professor-Aluno. 2004. (Encontro).

17.
Capacitação de Educadores em Educação Fiscal.Capacitação de Educadores em Educação Fiscal. 2002. (Oficina).

18.
Semana da Educação da UIT- campus Lagoa da Prata.As línguas mudam com o passar do tempo. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, C. M. F. P.. IX Simpósio de Educação da FAPAM - Os desafios da Educação Conteporânea e a Diversidade na Escola. 2018. (Outro).

2.
FONSECA, C. M. F. P.. VIII Simpósio da escola de Educação: profissão docente, sociedade e desenvolvimento. 2017. (Outro).

3.
FONSECA, C. M. F. P.. Iª Mostra Acadêmica da Escola de Educação. 2017. (Outro).

4.
FONSECA, C. M. F. P.. Mesa Redonda: Dia do profissional de Letras e da Língua Nacional. 2017. (Outro).

5.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de leitura: O direito democrático de todos I. 2017. (Outro).

6.
FONSECA, C. M. F. P.. Seminário de leitura: O direito democrático de todos II. 2017. (Outro).

7.
FONSECA, C. M. F. P.; LIMA, M. A. D. . Visita Técnica à Gruta de Maquiné e Museu Guimarães Rosa. 2015. (Outro).

8.
MORAIS, R. ; FONSECA, C. M. F. P. . Parada Obrigatória. 2015. (Outro).

9.
FONSECA, C. M. F. P.. FAPAM - 45 anos de Educação Superior. 2014. (Outro).

10.
FONSECA, C. M. F. P.. Leitura: ampliando o ato de ler I. 2012. (Outro).

11.
FONSECA, C. M. F. P.. Leitura: o direito democrático de todos I. 2012. (Outro).

12.
FERREIRA, E. L. ; FONSECA, C. M. F. P. . III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF. 2012. (Congresso).

13.
FONSECA, C. M. F. P.. A importância e a arte de contar histórias. 2010. (Outro).

14.
FONSECA, C. M. F. P.. CBC- Ensino Fundamental e Médio. 2010. (Outro).

15.
FONSECA, C. M. F. P.. Exposição Flagrantes Linguísticos. 2010. (Exposição).

16.
FONSECA, C. M. F. P.. 1º,2º,3º e 4º Momento Literário da Escola Estadual Fernando Otávio. 2005. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Antonieta Duarte Oliveira. Tipos e gêneroas textuais. Início: 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO: Leitura e Produção de Textos.) - Faculdade de Pará de Minas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Viena Von Áustria Libânio Rodrigues. A utilização da arte cênica / teatro para alunops com necessidades nas aulas de Educação Física. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

2.
Lilian Mara Santana. Reflexões e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos frente à Educação Inclusiva de Escolas Municipais de São João Del Rei. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

3.
Cacilda Torres Vaz de Abreu. Desenvolvimento da habilidade motora em alunos com paralisia cerebral com o treinamento de Bocha paralímpica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

4.
Bárbara Lidiane Alves Barbosa. Trabalhando a coordenação motora e a concentração de uma criança com deficiência mental utilizando atividades com as mãos.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

5.
Bárbara Caroline Silva Fonseca. Análise da relação entre irmãos deficientes no contexto escolar.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

6.
Andréa Mara Mendes Gonçalves. Reeducação postural em adultos com sindrome de Down pelo exercício Chest Expansion na água.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

7.
Edivânia Cristina de Oliveira. Programa Centro de Convivência da APAE - Sete Lagoas: Atividades físicas e inclusivas e o processo de envelhecimento de pessoas com deficiência.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

8.
Jaedenis Rodrigues Oliveira.. Prática dos professores de educação física no ensino regular com crianças com deficiência visual.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

9.
Ìsis Vieira Guimarães. O processo de inclusão: a relação do professor apoio das pessoas com deficiência nas aulas de educação física.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

10.
Eliza de Abreu Meneses. O conteúdo atletismo como possibilidade de intervenção para o desenvolvimento da marcha em aluno cego: um estudo de caso.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

11.
Juliana Rodrigues Arantes. O processo de interação (decodificação) entre o professor intérprete e o aluno com deficiência auditiva no contexto escolar.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

12.
Cristiane Paula da Silva. Os jogos e as cores, nas atividades esportivas, para um aluno com deficiência intelectual.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

13.
Alessandra Alves Bispo. Desenvolvimento da Flexibilidade em Alunos com Paralisia Cerebral. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

14.
Alessandra Mendes de Oliveira. Jogos Cooperativos como Ferramenta de Inclusão nas aulas de Educação Física. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

15.
Alex José Lemos. Como Melhorar a Coordenação Motora de Crianças com Deficiência Intelectual. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

16.
Flávia Alexandra Alves Moreira. Atividades Físicas: Aquisição e Melhoria da Coordenação Motora dos Portadores de Síndrome de Down da cidade de Morada Nova de Minas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

17.
Dirley Teixeira Viana Alves. A influência da dança de salão na melhoria da autoestima e qualidade devida de portadores com deficiência. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

18.
Helaine Cristina Lopes. Jogos cooperativos como ferramenta de socialização de deficientes auditivos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Aberta do Brasil -Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

19.
Igor Nunes Rodarte. Inclusão da ginática artística no grupo de coluna da 3ª idade da cidade de Pompéu. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

20.
Izabella Diniz Faria. Efeitos da cinesioterapia aquática nas marcha em um caso de diplegia espática leve. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

21.
Lucialne Aparecida Corrêa Vasconcelos. A concentração nas atividades de Educação Física dos deficientes intelectuais. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

22.
Maria Antonia de Faria. O lúdico como ferramenta alternativa de aprendizagem. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

23.
Rita de Cássia Machado Pereira. A hora do deficiente visual na sala de aula: apontamentos sobre aula de Educação Física. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

24.
Rosa Alexandra Andrade. Como cuidar e prevenir a obesidade em pessoas com deficiência. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

25.
Simone Cardos. Futsal adaptado para deficientes intelectuais de Bom Despacho. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

26.
Wanessa Giselle Valadares e Silva. Abordagem fisioterpêutica em indivíduos com AVC. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

27.
Nilcia Gomes da Silva. Ginástica Olímpica Adpatada para Deficientes Visuais: um relato de experiência. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

28.
Maria Auxiliadora Aparecida da Silva Santos. Formação Leitora- Apropriação da compreensão de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO: Leitura e Produção de Textos.) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

29.
Silvania Rodrigues Pereira Teixeira. A importância do trabalho com os diferentes gêneros textuais nas aulas de Língua Inglesa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO: Leitura e Produção de Textos.) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

30.
Maria Mercês da Silva. A importância da intertextualidade no processo de interpretação textual. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO: Leitura e Produção de Textos.) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia Flávia da Silveira Rodrigues. Os contos de fadas e o desenvolvimento emcional das crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

2.
Sílvia Helena Aparecida F. Vazante. A contribução dos contos de fadas na formação da personalidade da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

3.
Janete Dias Rocha Faria. As contribuições da ludicidade no desenvolvimento cognitivo e social da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

4.
Danila Santana Duarte. O papel do professor no combate e na prevenção do "bullying" em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

5.
Gorete Raimunda Guimarães Santos. O ensino da gramática normativa na sala de aula: as dificuldades da aprendizagem no 6ª ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

6.
Mônica Gomes de Mello Goulart. Como ensinar a gramática normativa da língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental ll. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

7.
Derly Lopes Lebrão Medeiros. Dificuldades de aprendezagem por deficientes intelectuais em relação à leitura e à escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

8.
Flávia Aparecida Rezende. A leitura literária no ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

9.
Janaína Soares Ribeiro. O valor da leitura para a construção da criticidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

10.
Flávia Cristina Aguiar. A linguagem como preconceito social em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

11.
Maria Aparecida Trindade de Oliveira. O Gênero notícia como ferramenta de produção de texto na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

12.
Marisa Nunes Gomes. A incultura nas salas ded aula através do estudo da literatura de cordel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.

13.
Márcia Lopes. Coesão em Textos Escritos da primeira à quarta séries. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Cristina Mara França Pinto Fonseca.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FONSECA, C. M. F. P.; SILVA, R. T. . Temas Relevantes do Ensino Jurídico. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014. v. 1. 12p .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FONSECA, C. M. F. P.; SILERI, L. ; CECILIO, G. M. ; LOPES, I. . O Ensino da Língua Portuguesa nos dias de hoje. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FONSECA, C. M. F. P.. Dicas do ENEM e a importância do ensino da língua portuguesa e da literatura. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FONSECA, C. M. F. P.; CHAVES, A. M. . Dia do profissional das letras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONSECA, C. M. F. P.. Leitura: ampliando o ato de ler I. 2012. (Outro).

2.
FONSECA, C. M. F. P.. Leitura: o direito democrático de todos I. 2012. (Outro).

3.
FERREIRA, E. L. ; FONSECA, C. M. F. P. . III Encontro de Ensino a distância da Educação Física da UFJF. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:48:31