Lucas Galdino Bandeira dos Santos

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3295064168817846
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Mestrando em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É vinculado e colaborador do Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC) da UFPB. Tem experiência nos seguintes temas: percepção visual, eletrofisiologia (EEG), Potencial Relacionado a Evento, Esquizofrenia e Neuromodulação. Atualmente investiga a atividade eletrofisiológica invasiva do sistema mesolímbico em um modelo animal de mania. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Galdino Bandeira dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. G. B.;SANTOS, L. G.;Lucas Galdino dos Santos;Lucas Galdino Santos;SANTOS, Lucas Galdino;SANTOS, LUCAS GALDINO BANDEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Psicologia.
Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento.
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167337


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Neuroengenharia.
Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra, IINN-ELS, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROFISIOLÓGICA DO CIRCUITO MESOLÍMBICO DE CAMUNDONGOS EM UM MODELO AGUDO DE MANIA,Orientador: Mariana Ferreira Pereira de Araújo.
2013 - 2017
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Variação Eletrofisiológica dos Processos Atencionais e sua Relação com a Qualidade do Sono em Estudantes Universitários.
Orientador: Natanael Antonio dos Santos.




Formação Complementar


2018 - 2018
Prototipagem de Placa de Circuito Impresso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2017 - 2017
The Brain and Space.
Duke University, DUKE, Estados Unidos.
2017 - 2017
I Curso de Eletroencefalografia. (Carga horária: 16h).
Programa de Pós Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento, PPGNEC, Brasil.
2016 - 2016
Eletroencefalografia na interface cérebro-máquina.
Instituto Santos Dumont, ISD, Brasil.
2015 - 2015
Métodos Eletrofisiológicos: Princípios e Aplicaçõe.
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2015 - 2015
Prática de Imunohistoquímica em Tecido Cerebral. (Carga horária: 32h).
Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra, IINN-ELS, Brasil.
2014 - 2014
Noções Básicas de Imunohistoquímica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, IIN-ELS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROFISIOLÓGICA DO CIRCUITO MESOLÍMBICO DE CAMUNDONGOS EM UM MODELO AGUDO DE MANIA
Descrição: Pacientes com doença bipolar (DB) apresentam alterações cíclicas de humor, caracterizadas por períodos de mania e depressão intercalados por períodos normais de humor (eutimia). Até o momento, esta doença não tem cura e as terapias disponíveis muitas vezes não são eficazes e provocam diversos efeitos colaterais. Evidências crescentes sugerem que a dopamina tem um papel central na DB. Especificamente, o aumento da transmissão dopaminérgica estaria associado aos estados de mania, enquanto que a diminuição da transmissão dopaminérgica estaria relacionada aos períodos de depressão. Diversos estudos sugerem que essas alterações de transmissão dopaminérgica estão relacionadas principalmente à via mesolímbica. No entanto, a etiologia e patofisiologia subjacentes à DB ainda não estão bem estabelecidas. Neste contexto, a caracterização da atividade de grandes populações de neurônios do circuito mesolímbico durante diferentes estados de humor são essenciais para uma maior compreensão dos mecanismos fisiológicos da DB..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Galdino Bandeira dos Santos - Integrante / Mariana Ferreira Pereira de Araújo - Coordenador / Renan Cipriano Moioli - Integrante / Edgard Morya - Integrante.
2017 - Atual
Cronotipos e Aprendizagem: Correlatos Eletrofisiológicos Durante Exposição a Termos de Biologia
Descrição: Os estudos já demonstram relação entre oscilações cronobiológicas e aprendizado, de forma que estas podem ser gatilhos para prejuízos na no desempenho cognitivo e também as respostas corticais relacionadas a diferentes estímulos, como palavras, significados e imagens. Do ponto de vista geral, este projeto tem relevância pela sua potencialidade em estabelecer relações entre os cronotipos biológicos e a performace cognitiva e mostrar que as oscilações circadianas podem estar relacionadas com os potenciais corticais relacionados a aprendizagem. Sendo assim, este projeto tem importância central pela sua potencialidade de aplicação no âmbito educacional de todos os níveis de ensino de forma direta com a escolha do turno de estudo respeitando a tipologia circadiana individual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Galdino Bandeira dos Santos - Integrante / Natanael Antonio dos Santos - Coordenador / Michael Jackson Oliveira de Andrade - Integrante / José Ferrari Neto - Integrante.
2016 - Atual
Medida Eletroencefalográfica Relacionada a Evento em Pacientes Esquizofrênicos Medicados
Descrição: Sabendo que a esquizofrenia, juntamente com o tipo da medicação pode estar relacionada a prejuízos na estrutura anatômica e molecular envolvidas no processamento visual, esta pesquisa tem impacto direto na intervenção terapêutica relacionada ao medicamento proposto pelos atuais centros de tratamento de doenças psiquiátricas. Além disto, tem aplicação direta e indireta na neurociência visual, saúde pública e psicologia cognitiva, já que procura descrever como os distúrbios psiquiátricos afetam o sistema nervoso central através de estímulo visuais básicos. O presente projeto pretende mensurar as perdas visuais relacionados a medidas eletrofisiológicas e potenciais visuais provocados, deste modo, pretende-se: 1) verificar se há diferença de amplitude do potencial negativo P1 nos eletrodos do córtex visual entre pacientes esquizofrênicos medicados com fármacos típicos e atípicos; 2) comparar a amplitude negativa N2 em pacientes esquizofrênicos medicados; 3) analisar a diferença do potencial positivo P300 entre os grupos propostos; 4) classificar o potencial negativo N400 em esquizofrênicos medicados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Galdino Bandeira dos Santos - Integrante / Natanael Antonio dos Santos - Coordenador / Thiago Pinto e Siqueira Campos - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação da Percepção Visual de Crianças com e sem História de Desnutrição de Escolas Públicas de João Pessoa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Natanael Antonio dos Santos em 27/04/2015.
Descrição: Este plano tem como meta integrar ensino, pesquisa e extensão dentro de um modelo abrangente e multidisciplinar relacionado à inclusão social de crianças de escola públicas da cidade de João Pessoa. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção visual de crianças de escolas públicas e determinar possíveis alterações que possa comprometer o desenvolvimento escolar e cognitivo das mesmas. O propósito será aprofundar o conhecimento acerca das alterações sensoriais decorrentes da privação energética/protéico (p.ex., desnutrição atual, pregressa e crônica) no desempenho cognitivo. A deficiência energética/protéico pode acarretar alterações comportamentais e cognitivas. Esta proposta de estudar a percepção visual de crianças normais e crianças com desnutrição energética/protéico, DEP, (p.ex., desnutrição atual, pregressa e crônica) pode ser justificada: 1) a incidência e a falta de conhecimento sobre o efeito da DEP no desempenho escolar de crianças; 2) verificar as consequências cognitivas e comportamentais da DEP no desenvolvimento sensorial e cognitivo de crianças em idades pré-escolar e escolar; 3) contribuir com as pesquisas relacionadas à percepção visual e a desnutrição (pesquisas empíricas nesta área são escassas); 4) investigar a idéia de que quando um sistema sensorial é privado durante o desenvolvimento, outros sistemas aumentam as suas funções; 5) determinar estratégias apropriadas de ensino para que sejam revistas questões como preconceito e estereótipos sociais criados em relação às crianças que vivem na linha da pobreza. Na avaliação da percepção visual da forma serão utilizados a acuidade visual e o limiar sensório visual, medidas clássicas e indicadores principais da percepção visual humana. O limiar de contraste tem sido utilizado na literatura para acompanhar o desenvolvimento do sistema visual e investigar o efeito de alterações patológicas neuropsiquiátricas e neurofisiológicas no sistema nervoso central. Os testes serão realizados com métodos psicofísicos. O impacto do conjunto destas pesquisas tem aplicação direta ou indireta nas áreas da psicologia cognitiva, psicologia escolar, psicologia da experimental e neurociências. Podendo ainda melhorar a qualidade de vida das crianças com desnutrição e orientar processo de intervenção, pois quanto mais cedo problemas comportamentais relacionados a desnutrição são detectados, melhor a intervenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Galdino Bandeira dos Santos - Integrante / Natanael Antonio dos Santos - Coordenador / Natalia Leandro de Almeida - Integrante.
2015 - Atual
Sensibilidade cromática e potencial visual provocado em paciente com esquizofrenia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Natanael Antonio dos Santos em 02/09/2015.
Descrição: No presente projeto, pretende-se avaliar as funções visuais básicas de esquizofrênicos com métodos psicofísico e eletrofisiológico. A esquizofrenia é considerada uma das desordens mentais mais severas com impacto na qualidade de vida e na capacidade laboral, sendo um problema de saúde pública grave (WHO, 2008). É um transtorno que desperta grande interesse científico por seu caráter heterogêneo e por estar presente em todas as culturas e classes sociais independente da religião, raça ou cor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Galdino Bandeira dos Santos - Integrante / Natanael Antonio dos Santos - Coordenador / Thiago Monteiro de Paiva Fernandes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Perceptuais e Motores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Destaque Científico em pôster apresentado no IV Simpósio de Neuroengenharia, Insituto Santos Dumont, RN.
2015
1º Lugar no Prêmio Melhor Trabalho Científico: "Existem Efeitos Específicos dos Antipsicóticos Típicos no Processamento Visual em Pacientes com Espectro Esquizofrênico?", VI Curso e Conferências em Neurociências e Comportamento.
2015
3º Lugar do Prêmio BRAVO/ALLERGAN: "Aging effects on contrast sensitivity for vertical sine-wave gratings", Federação de Sociedades de Biologia Experimental.
2015
Menção Honrosa na XXX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, M. J. O.2018ANDRADE, M. J. O. ; CRISTINO, E. D. ; SANTOS, L. G. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; SANTOS, N. A. . Daily Variation of Visual Perception of Colors: Preliminary Studies. PSYCHOLOGY & NEUROSCIENCE (ONLINE), v. 11, p. 238-251, 2018.

2.
FERNANDES, T. M. P.2018 FERNANDES, T. M. P. ; SILVERSTEIN, S. M. ; BUTLER, P. D. ; KERI, S. ; SANTOS, L. G. ; NOGUEIRA, R. L. ; DOS SANTOS, NATANAEL ANTONIO . Color vision impairments in schizophrenia and the role of antipsychotic medication type. SCHIZOPHRENIA RESEARCH, v. 198, p. 1-10, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, L. G. B.; SILVA, J. B. S. ; ANDRADE, M. J. O. ; MEDEIROS, P. C. B. ; LIMA, E. S. H. ; SANTOS, N. A. . Variação Diária dos Processos Atencionais: um Estudo Eletrofisiológico. In: Carla Fernanda de Lima; Cyntia Mendes de Oliveira; Algeless MIlka Pereira Martins Lima; Flavia Danielli Martins Lima; Flávia Marcelly de SOusa MEndes da Silva. (Org.). Identidade, Contemporaneidade e Práticas Psicológicas no Contexto Brasileiro. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 976-984.

2.
SANTOS, N. A. ; PACIFICO, H. F. ; SANTOS, L. G. B. ; ALMEIDA, N. L. ; FERNANDES, T. M. P. ; ANDRADE, M. J. O. . Malnutrition and Development of Basic Visual Functions. Malnutrition and Development of Basic Visual Functions. 1ed.Berlim: AVID Science, 2018, v. , p. 1-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. G. B.; ANDRADE, M. J. O. ; FERRARI NETO, J. ; MORYA, E. ; SANTOS, N. A. . Influences of circadian rhythm on attention process: electrophysiological evidences and sleep quality effects. In: XLI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2018, Santos. Anais da XLI Reunião Anual da SBNeC, 2018.

2.
SANTOS, L. G. B.; SA, B. A. ; SANTOS, N. A. . Potencial Diagnóstico não dignóstico da Esquizofrenia através do EEG (Potencial Visual Provocado) e Redes Neurais Artificiais: estudos preliminares. In: IV Simpósio de Neuroengenharia, 2017, Maraíba, RN. Anais do IV Simpósio de Neuroengenharia, 2017. v. IV.

3.
OLIVEIRA, A. R. ; CAMPOS NETO, A. A. ; MEDEIROS, P. C. B. ; ANDRADE, M. J. O. ; SILVA, J. B. S. ; BRITO, T. D. Q. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, N. A. . Homens E Mulheres Expostos Cronicamente A Solventes Orgânicos: Diferentes Na Percepção Cromática E Acromática?. In: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016, Natal. Anais: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016.

4.
SILVA, J. B. S. ; ANDRADE, M. J. O. ; SANTOS, L. G. B. ; MEDEIROS, P. C. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; FERNANDES, T. M. P. ; SANTOS, N. A. . Contraste Visual Acromático de Pacientes Esquizofrênicos: O Efeito da Medicação Típica e Atípica. In: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016, Natal. XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016.

5.
SANTOS, L. G. B.; FERNANDES, T. M. P. ; ANDRADE, M. J. O. ; SILVA, J. B. S. ; OLIVEIRA, A. R. ; CRISTINO, E. D. ; SANTOS, N. A. . Esquizofrenia e Processamento Visual: possíveis influências dos antipsicóticos na discriminação de cores. In: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016, Natal. XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016.

6.
OLIVEIRA, A. R. ; CAMPOS NETO, A. A. ; MEDEIROS, P. C. B. ; ANDRADE, M. J. O. ; SILVA, J. B. S. ; BRITO, T. D. Q. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, N. A. . Homens e Mulheres Expostos Cronicamente a Solventes Orgânicos: Diferentes na Percepção Cromática e Acromática?. In: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016, Natal. XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016.

7.
SANTOS, L. G. B.; MACHADO, D. G. S. ; MEDEIROS, P. C. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; ANDRADE, M. J. O. ; COELHO, W. G. ; CAMPOS, T. P. E. S. ; SA, B. A. ; URQUIZA, P. K. ; SANTOS, N. A. . Caracterização de N2 e P300 em portadores de Esquizofrenia utilizando EEG e Potencial Relacionado a Evento Visual. In: III Simpósio de Neuroengenharia, 2016, Macaíba. Anais do III Simpósio de Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont, 2016.

8.
SILVA, J. B. S. ; OLIVEIRA, A. R. ; CAMPOS NETO, A. A. ; CAMPOS, T. P. E. S. ; SANTOS, L. G. B. ; SA, B. A. ; SANTOS, N. A. . O Teste Do Labirinto Visual: Interfaces Entre Psicofísica, Rastreamento Ocular e Matlab. In: III Simpósio de Neuroengenharia, 2016, Macaíba. Anais do III Simpósio de Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont,, 2016.

9.
SANTOS, L. G. B.; ANDRADE, M. J. O. ; GADELHA, MJN ; ALMEIDA, N. L. ; FERNANDES, T. M. P. ; SILVA, J. B. S. ; SANTOS, N. A. . Alterações no contraste de luminância espacial durante o envelhecimento normal. In: XXX Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 2015, São Paulo, SP. Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2015.

10.
ALMEIDA, N. L. ; FERNANDES, T. M. P. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, K. M. A. F. ; ANDRADE, M. J. O. ; SANTOS, N. A. . Avaliação da Sensibilidade ao Contraste Visual Acromática de crianças com e sem histórico de Desnutrição Energético-Proteica durante o período pós-natal. In: XXX Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 2015, São Paulo, SP. Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 2015.

11.
SILVA, J. B. S. ; MEDEIROS, P. C. B. ; SANTOS, L. G. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; CRISTINO, E. D. ; SANTOS, N. A. . Effects of transcranial direct current stimulation in the treatment of Alzheimer Disease: a review. In: VII Simpósio Internacional em Neuromodulação, 2015, São Paulo. Anais do VII Simpósio Internacional em Neuromodulação. São Paulo: Instituto Scala, 2015. v. 1. p. 1-42.

12.
FERNANDES, T. M. P. ; SILVA, N. P. ; ALMEIDA, N. L. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, N. A. . Processamento Visual e Esquizofrenia: Papel ou Mito dos Antipsicóticos Típicos?. In: XXX Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, 2015, São Paulo, SP. Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2015.

13.
SANTOS, L. G. B.; SANTOS, N. A. . Doença de Alzheimer no Sistema Visual: Uma Revisão Bibliográfica. In: I Conferência e VI Simpósio de Psicobiologia, 2014, Natal, RN. I Conferência e VI Simpósio de Psicobiologia, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. B. S. ; ANDRADE, M. J. O. ; SANTOS, L. G. B. ; MEDEIROS, P. C. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; FERNANDES, T. M. P. ; SANTOS, N. A. . Contraste Visual Acromático dePacientes Esquizofrênicos: o Efeito da Medicação Típica e Atípica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, A. R. ; CAMPOS NETO, A. A. ; MEDEIROS, P. C. B. ; ANDRADE, M. J. O. ; SILVA, J. B. S. ; BRITO, T. D. Q. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, N. A. . Homens E Mulheres Expostos Cronicamente A Solventes Orgânicos: Diferentes Na Percepção Cromática E Acromática?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, L. G. B.; FERNANDES, T. M. P. ; ANDRADE, M. J. O. ; SILVA, J. B. S. ; OLIVEIRA, A. R. ; CRISTINO, E. D. ; SANTOS, N. A. . Esquizofrenia e Processamento Visual: possíveis influências dos antipsicóticos na discriminação de cores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, L. G. B.; SANTOS, N. A. . SENSIBILIDADE CROMÁTICA E POTENCIAL VISUAL PROVOCADO EM PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, L. G. B.; FERNANDES, T. M. P. ; ARAUJO, A. B. ; SILVA, N. P. ; ALMEIDA, N. L. ; SANTOS, N. A. . Existem Efeitos Específicos dos Antipsicóticos Típicos no Processamento Visual em Pacientes com Espectro Esquizofrenicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, L. G. B.; ANDRADE, M. J. O. ; GADELHA, MJN ; ALMEIDA, N. L. ; FERNANDES, T. M. P. ; SANTOS, N. A. . Alterações no Contraste de Luminância Espacial Durante o Envelhecimento Normal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERNANDES, T. M. P. ; SILVA, N. P. ; ALMEIDA, N. L. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, N. A. . Processamento Visual e Esquizofrenia: Papel ou Mito dos Antipsicóticos Típicos?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, N. L. ; FERNANDES, T. M. P. ; SANTOS, L. G. B. ; SANTOS, K. M. A. F. ; ANDRADE, M. J. O. ; SANTOS, N. A. . Avaliação da Sensibilidade ao Contraste Visual Acromática de Crianças com e sem Histórico de Desnutrição Energético-Proteica Durante o Período Pós-Natal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, J. B. S. ; MEDEIROS, P. C. B. ; SANTOS, L. G. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; CRISTINO, E. D. ; SANTOS, N. A. . Effects of Transcranial Direct Current Stimulation in the Treatment of Alzheimer Disease: a Review. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTOS, L. G. B.; SANTOS, N. A. . Doença de Alzheimer no Sistema Visual: Uma Revisão Bibliográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. G. B.. Ministrante no Minicurso: Neurociências: Eletrofisiologia, Percepção e Comportamento. 2017. .

2.
SANTOS, L. G. B.; CAMPOS, T. P. E. S. ; COELHO, W. G. . Ministrante no Minicurso - Neurociência e Percepção Visual: possibilidades e perspectivas. 2016. .

3.
SANTOS, L. G. B.; SILVA, J. B. S. ; CRISTINO, E. D. ; OLIVEIRA, A. R. ; MEDEIROS, P. C. B. ; SILVA, M. A. ; COELHO, W. G. . Organizador e Coordenador do Minicurso: Neurociência e Percepção Visual. 2015. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio de Neuroengenharia.Potencial Diagnóstico não dignóstico da Esquizofrenia através do EEG (Potencial Visual Provocado) e Redes Neurais Artificiais: estudos preliminares. 2017. (Outra).

2.
III Simpósio de Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont.Caracterização de N2 e P300 em portadores de Esquizofrenia utilizando EEG e Potencial Relacionado a Evento Visual. 2016. (Simpósio).

3.
XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental- FeSBE. Esquizofrenia e Processamento Visual: possíveis influências dos antipsicóticos na discriminação de cores. 2016. (Congresso).

4.
Reunião Anual - Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Alterações no Contraste de Luminância Espacial Durante o Envelhecimento Normal. 2015. (Congresso).

5.
Reunião Anual - Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Alterações no Contraste de Luminância Espacial Durante o Envelhecimento Normal. 2015. (Congresso).

6.
Simpósio - Brazilian Research Association of Vision and Ophthalmology - FeSBE.Mensuração de Funções Visuais em Pacientes com Espectro Esquizofrênicos Medicados. 2015. (Simpósio).

7.
I Conferência e VI Simpósio de Psicobiologia.Doença de Alzheimer no Sistema Visual: Uma Revisão Bibliográfica. 2014. (Simpósio).

8.
V Curso e Conferências em Neurociências e Comportamento. 2014. (Congresso).

9.
I CONAC - CONGRESSO ACADÊMICO DE CANCEROLOGIA. 2013. (Congresso).

10.
VI Ciclo de Palestras do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox). 2013. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:36:34