Fernanda Pedroso Guterres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9425115728897752
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharias - PPEng, com ênfase em Fenômenos de Transporte pela UNIPAMPA, desenvolvendo trabalho na área de estudo de síntese de materiais zeolíticos para aplicação em tratamento de efluentes industriais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Pedroso Guterres
Nome em citações bibliográficas
GUTERRES, F. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em ENGENHARIA.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil. Orientador: André Ricardo Felkl de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
2012 - 2017
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Síntese e Caracterização de zeólita utilizando as cinzas leves obtidas do processo de gaseificação do carvão mineral de Candiota - RS.
Orientador: Marcilio Machado Morais.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Metodista União, IME, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2015
Curso de Ingês. (Carga horária: 136h).
Topway English School, TOPWAY, Brasil.
2014 - 2014
MS EXCEL + SOFTWARE SOFT STATISTICA. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Estudo da adsorção do corante azul de metileno por resíduos de mamão Formosa, Angico-vermelho e Acácia-negra
Descrição: As indústrias têxteis geram uma grande quantidade de efluentes altamente poluidores. Tais efluentes devem ser tratados de maneira adequada antes do descarte no ambiente. A adsorção é o processo mais empregado neste tratamento e consiste em um fenômeno de superfície onde ocorre a transferência da substância da fase líquida para um sólido. Em vista disso, o uso de adsorventes de baixo custo e eficientes é uma boa alternativa. Dentre estes adsorventes, as sementes de mamão Formosa, as vagens do angico-vermelho e a casca de acácia podem ser materiais com potencial promissor. Sendo assim, este projeto visa o estudo da adsorção do corante azul de metileno por estes resíduos. Serão realizados ensaios para a cinética e isotermas de adsorção para os materiais in natura, tratados com agentes ativantes, bem como por carvões ativados produzidos com estes resíduos. Serão utilizados como agentes ativantes desses materiais o ácido fosfórico (H3PO4) e hidróxido de sódio (NaOH). Também será realizada a caracterização física e físico-química de todos os materiais adsorventes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / Elenara Oliveira da Silva - Integrante / André Ricardo Felkl de Almeida - Coordenador / Leandro Ademar Lissner - Integrante / Lauren Souza da Silva - Integrante / Emanuelle Burato de Araújo - Integrante / Taís Douglas Andrade - Integrante / Vicente Debortoli dos Santos - Integrante.
2017 - Atual
Estudo da síntese de zeólitas a partir de cinzas leves do processo de gaseificação do carvão mineral de Candiota/RS e utilização como material adsorvente

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Ricardo Felkl de Almeida em 14/04/2018.
Descrição: O carvão mineral é o recurso energético mais abundante do mundo e é a mais importante reserva energética do planeta. No Brasil, a maior parte das reservas de carvão mineral se encontram no sul do país, na Bacia do rio Paraná. Os carvões sulbrasileiros não são ideais para utilização em termelétricas, devido ao seu baixo poder calorífico (3200 kcal kg-1) e seu alto teor de cinzas (52 a 59%). No entanto, a gaseificação destes carvões permite um melhor aproveitamento de seu poder calorífico e aumenta a eficiência de conversão em energia elétrica. A gaseificação do carvão acontece quando o carvão reage com oxigênio e água, gerando o syngas, alcatrão de carvão e cinzas. As cinzas são os resíduos sólidos da eliminação dos compostos voláteis do carvão mediante sua queima e são constituídas basicamente por compostos de Si e Al, o que possibilita sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas. Zeólitas são minerais, naturais ou sintéticos, que possuem estruturas cristalinas bem definidas, microporosas e hidratadas. A estrutura das zeólitas contém canais e cavidades uniformes, resultando em uma porosidade de dimensões regulares, o que permite seu uso como peneiras moleculares. As zeólitas mais comuns são aluminossilicatos, que apresentam uma carga negativa devido à diferença na valência dos átomos de Si e Al, que são neutralizadas por cátions de compensação. A presença desses cátions confere às zeólitas sua capacidade de troca iônica. Atualmente, a zeólita mais importante e mais utilizada na indústria é a zeólita A, que possui poros e cavidades relativamente grandes (11,4 e 4,2 Å), o que permite sua utilização em diversas aplicações. As zeólitas podem ser sintetizadas a partir de tratamento hidrotérmico de fontes de Si e Al. O desenvolvimento industrial das últimas décadas é um dos principais responsáveis pela poluição do meio ambiente, sendo a contaminação de águas naturais um grande problema da sociedade moderna, o qual se deve, em grande parte, aos descartes de efluentes industriais contaminados nos rios e mares. As zeólitas são materiais com um elevado potencial para tratamento de efluentes líquidos, devido às suas propriedades. Pelo exposto, este projeto tem como objetivo sintetizar e caracterizar a zeólita a partir das cinzas leves obtidas do processo de gaseificação do carvão de Candiota/RS e utilizá-la em processos de adsorção para tratamento de efluentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / André Ricardo Felkl de Almeida - Coordenador / Cibele Mensh Canabarro - Integrante / Emanuelle Burato de Araújo - Integrante / Larissa Vieira Gomes - Integrante.
2016 - 2017
Síntese da zeólita tipo A a partir de cinzas leves do processo de gaseificação do carvão mineral de Candiota/RS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / Marcilio Machado Morais - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal do Pampa - Outra.
2014 - 2014
Estudo in-situ das propriedades de nanoestruturas preparadas por eletrodeposição
Descrição: Estudo das propriedades magnéticas de filmes ultrafinos de Co, Ni e Fe produzidos por eletrodeposição sobre substratos de ouro de baixo custo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Coordenador / André Gündel - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pampa - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2017
Desenvolvimento de Tecnologias em Energia e Carboquímica na Região da Campanha
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / Ana Rosa Costa Muniz - Coordenador / Rodolfo Rodrigues - Integrante.
2014 - 2015
Produção de Células Solares de Baixo Custo
Descrição: Estudo de filmes de óxido de zinco (ZnO) dopados com alumínio produzidos por eletrodeposição sobre um substrato de ouro de baixo custo para formar a camada tipo n de células solares de baixo custo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / André Gündel - Coordenador / Wladimir Hernandez Flores - Integrante / Gabriel Trindade dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2013 - 2013
Monitoria de Cálculo I
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Fernanda Pedroso Guterres - Integrante / Sonia Maria da Silva Junqueira - Coordenador.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Trabalho Destaque - ESTUDO DA ADSORÇÃO DE AZUL DE METILENO POR RESÍDUOS DE ANGICO-VERMELHO TRATADO COM NaOH, XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, V. D. ; SILVA, E. O. ; GUTERRES, F. P. ; OLIVEIRA, F. P. ; LISSNER, L. A. ; RODRIGUES, L. M. . ESTUDO DA METODOLOGIA DE EXTRAÇÃO DO ÓLEO DO FARELO DE ARROZ E ANÁLISE DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO. In: VI Convibra - Agronomia, 2018. Anaid do VI Congresso Online - Agronomia, 2018.

2.
SILVA, E. O. ; GUTERRES, F. P. ; OLIVEIRA, F. P. ; SANTOS, V. D. ; ALMEIDA, A. R. F. . EMPREGO DO RESÍDUO DE VAGENS DO ANGICO VERMELHO (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan) COMO ADSORVENTE DE CORANTE TÊXTIL. In: VI Convibra - Agronomia, 2018. Anais do VI Congresso Online - Agronomia, 2018.

3.
SILVA, L. S. ; GUTERRES, F. P. ; SILVA, E. O. ; LISSNER, L. A. ; ALMEIDA, A. R. F. . ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO POR SEMENTES DE MAMÃO FORMOSA TRATADA COM NaOH. In: XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018, Bagé. Anais do XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018.

4.
ARAUJO, E. B. ; GUTERRES, F. P. ; ALMEIDA, A. R. F. ; SILVA, E. O. ; LISSNER, L. A. ; ANDRADE, T. D. ; SANTOS, V. D. . ESTUDO DA ADSORÇÃO DE AZUL DE METILENO POR RESÍDUOS DE ANGICO-VERMELHO TRATADO COM NaOH. In: XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018, Bagé. Anais do XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018.

5.
ANDRADE, T. D. ; GUTERRES, F. P. ; SANTOS, V. D. ; ARAUJO, E. B. ; SILVA, E. O. ; ALMEIDA, A. R. F. . ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO POR PALHA DE AZEVÉM IMPREGNADA COM H3PO4. In: XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018, Bagé. Anais do XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste, 2018.

6.
RIBEIRO, R. B. ; NASCIMENTO, R. S. ; JÚNIOR, V. V. F. ; GUTERRES, F. P. ; MUNIZ, A. R. C. . ANÁLISE DOS PRODUTOS GASOSOS DA HIDROPIRÓLISE DE CARVÃO MINERAL POR CROMATOGRAFIA GASOSA. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2017, São Carlos. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2016. p. 3113.

7.
SILVA, E. O. ; OLIVEIRA, F. P. ; GUTERRES, F. P. ; ALMEIDA, A. R. F. ; MUNIZ, A. R. C. . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO PELA CINZA LEVE PROVENIENTE DA GASEIFICAÇÃO DO CARVÃO DE CANDIOTA - RS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2017, São Carlos. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2017. p. 2979.

8.
RIBEIRO, R. B. ; GUTERRES, F. P. ; NASCIMENTO, R. S. ; FERREIRA JUNIOR, V. V. ; RODRIGUES, R. ; MUNIZ, A. R. C. . Hidropirólise do carvão mineral da jazida de Candiota/RS. In: V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, 2017, Criciúma, 2017.

9.
SILVA, E. O. ; OLIVEIRA, F. P. ; GUTERRES, F. P. ; ALMEIDA, A. R. F. ; MUNIZ, A. R. C. . Estudo do potencial de adsorção de corante azul de metileno pelas cinzas leves e pesadas do processo de gaseificação do carvão mineral de Candiota - RS. In: V Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, 2017, Criciúma, 2017.

10.
SÁ, F. D. ; NUNES, I. R. ; NASCIMENTO, R. ; RIBEIRO, R. B. ; RIBEIRO, P. B. ; GUTERRES, F. P. ; MUNIZ, A. C. . IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS AROMÁTICOS PRESENTES NO ALCATRÃO DE HULHA PROVENIENTE DA GASEIFICAÇÃO DO CARVÃO MINERAL DE CANDIOTA-RS. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica, 2017, São Carlos. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 2016. p. 3084.

11.
GUTERRES, F. P.; MORAIS, M. M. ; FLORES, W. H. ; ALMEIDA, A. R. F. . SÍNTESE DE ZEÓLITA A PARTIR DAS CINZAS LEVES OBTIDAS DO PROCESSO DE GASEIFICAÇÃO DO CARVÃO DE CANDIOTA/RS. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP, 2017, Maringá/PR. Anais do ENEMP 2017, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SA, F. D. ; GUTERRES, F. P. ; RAUPP, I. N. ; MUNIZ, A. R. C. ; RODRIGUES, R. . Desenvolvimento e operação de uma planta piloto para gaseificação do carvão mineral de Candiota. In: 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana - RS. SALÃO DE PESQUISA - Orais, 2016. v. 8.

2.
DIAS, Y. R. ; GUTERRES, F. P. ; MUNIZ, A. R. C. ; RODRIGUES, R. . Caracterização prévia das cinzas volantes, coproduto da gaseificação do carvão mineral de Candiota - RS. In: 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Uruguaiana - RS. SALÃO DE PESQUISA - Orais, 2016. v. 8.

3.
GUTERRES, F. P.; GUNDEL, A. ; FLORES, W. H. . Filmes finos de óxido de zinco dopados com alumínio para uso em células solares. In: VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Bagé - RS. Salão de Pesquisa - Oral, 2015. v. 7.

4.
GUTERRES, F. P.; GUNDEL, A. . Eletrodeposição de filmes ultrafinos de Co, Ni e Fe em substratos de ouro. In: II Mostra de Iniciação Científica de Engenharias, 2014, Bagé - RS. II Mostra de Iniciação Científica de Engenharias, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUTERRES, F. P.; MORAIS, M. M. ; ALMEIDA, A. R. F. . CARACTERIZAÇÃO DA ZEÓLITA SINTETIZADA DE CINZAS LEVES DA GASEIFICAÇÃO DO CARVÃO MINERAL DE CANDIOTA/RS. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento/RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. v. 9.

2.
GUTERRES, F. P.; GUNDEL, A. ; SANTOS, G. T. . Estudo das propriedades magnéticas de filmes ultrafinos de Co, Ni e Fe preparados por eletrodeposição. In: VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé - RS. Salão de Pesquisa, 2014. v. 6.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Convibra Agronomy. 2018. (Outra).

2.
XI Semana Acadêmica de Engenharia Química.Roda de Conversa - Experiências da Graduação. 2018. (Encontro).

3.
4º Seminário Nacional Energia para o Desenvolvimento. 2016. (Outra).

4.
VIII Semana Acadêmica de Engenharia Química - SAEQ. 2015. (Outra).

5.
VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE.Filmes finos de óxido de zinco dopados com alumínio para uso em células solares. 2015. (Simpósio).

6.
A Simulação de Processos na Engenharia Química. 2014. (Outra).

7.
VI Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão - SIEPE.Estudo das propriedades magnéticas de filmes ultrafinos de Co, Ni e Fe preparados por eletrodeposição. 2014. (Simpósio).

8.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. 2012. (Simpósio).

9.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE / Oficina de Sabão Ecológico. 2012. (Oficina).

10.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE / Oficina Estimulando o Raciocínio Matemático Através de Atividades Lúdicas. 2012. (Oficina).

11.
V Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Química - SAEQ. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUTERRES, F. P.; MUNIZ, A. R. C. . Ciclo de Palestras: Desenvolvimento de Tecnologias em Energia e Carboquímica na Região da Campanha. 2017. (Outro).

2.
GUTERRES, F. P.. IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 11:00:08