João Maria Pereira Ascenso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5549796189791240
  • Última atualização do currículo em 19/02/2013


Possui graduação em Psicologia Social e das Organizações - ICS e ISCTE, Lisboa (2003). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Possui extensa experiência na maior Multinacional Europeia de Treinamento e Desenvolvimento, grupo CEGOS, com sede em Paris, onde atuou na filial em Portugal CEGOC, líder de mercado em Portugal. Atuou como consultor e treinador sênior em todas as áreas do comportamento organizacional aplicado às Empresas, nomeadamente Liderança, Liderança com Inteligência Emocional, Mudança Organizacional, Mudança Organizacional Positiva, Emoções nos Processos de Decisão de Gestão de Topo, Técnicas de Negociação, Técnicas de Persuasão Avançadas, Técnicas de Vendas e Técnicas de Atendimento. No Brasil foi o responsável do Treinamento Comportamental da segunda maior Rede de Hospitais Privados do Brasil, a Rede D´OR, e atualmente é Professor Associado da Fundação Dom Cabral, considerada pelo Financial Times como a 8ª Escola de Negócios do Mundo e a maior da América Latina, e também é Diretor Geral da Socrates and Plato Academy, uma empresa de Consultoria e Treinamento de Topo que atua no mercado Brasileiro e Português. Desde 2009 tem trabalhado na elaboração do projeto de Doutorado em Neurociência Cognitiva no Idor, sob a orientação do Dr. Jorge Moll Neto e o Dr. Ricardo de Oliveira Souza. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Maria Pereira Ascenso
Nome em citações bibliográficas
ASCENSO, J. M. P.


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Graduação em Psicologia Social e das Organizações.
ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis, Portugal.
Título: Modelos da Aprendizagem de Adultos e Autoaprendizagem Organizacional e o seu Impacto na Aprendizagem nos Cursos de E-Learning.
Orientador: Carla Khan.




Atuação Profissional



Fundação Dom Cabral.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Associado
Outras informações
Professor interno para a FDC e para os clientes da FDC espalhados por todo o Brasil, mas principalmente São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória. Professor de todos os cursos de treinamento comportamental e áreas do comportamento organizacional, nomeadamente Liderança, Liderança com Inteligência Emocional com aplicação do Emotional Competence Inventory, Liderança Ética, Liderança Autêntica, Liderança Transformadora, Liderança Situacional, Gestão do Tempo, Gestão de Conflitos, Técnicas de Persuasão aplicada a Diretores Organizacionais, Técnicas de Negociação com a Metodologia da Kellogg, Coaching Tradicional, Coaching Apreciativo, Técnicas de Vendas, Mudança Organizacional e Mudança Organizacional Positiva. A Fundação Dom Cabral, segundo o ranking do Financial Times, é considerada a 8ª Melhor Escola de Negócios do Mundo e a melhor Escola de Negócios da América Latina.


João Maria Pereira Ascenso Consultoria ME - Socrates and Plato Academy.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretor Geral
Outras informações
É Diretor Geral da Socrates and Plato Academy, uma Empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching com atuação no mercado Brasileiro e Português. Para maiores detalhes, ver a apresentação da Sócrates and Plato Academy.


Rede D´OR Hospitais.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Treinamento Comportamental, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelas estratégias de curto, médio e longo prazos de todo o treinamento comportamental para a Rede LABS D´OR em todos os níveis hierárquicos. Responsável pessoalmente pelo treinamento de topo dos diretores da Rede. A Rede D´OR atualmente é uma das maiores organizações hospitalares do Brasil, incluindo mais de uma dezena de hospitais espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro, região Nordeste, São Paulo e Brasília. Nesta primeira fase a estratégia tem sido dar treinamento intensivo às chefias de todos os níveis hierárquicos, especialmente nas áreas de liderança e negociação, para as equipes de topo organizacional.


CEGOC-TEA.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor e Treinador Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Consultor e Formador em Investigação Apreciativa e Mudança Organizacional Positiva (baseado em pesquisa desenvolvida na Case Western Reserve University em Investigação Apreciativa, Consultor em Mudança Organizacional, Liderança, Liderança com Inteligência Emocional, Inteligência Emocional das Equipes, Emotional Team Building, Técnica de Persuasão Avançada aplicada ao comportamento organizacional e Equipes de Topo Organizacional, Gestão do Stress, Gestão do Tempo, Técnicas Avançadas de Comunicação, Gestão de Conflitos, Competências de Auto-Aprendizagem, Negociação, Técnicas de Vendas, Excelência no Serviço ao Cliente, Facilitador de Melhoria dos Processos Formais e Informais de Processos de Decisão, especialmente orientado para equipes de topo das organizações.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Ceitil, M. ; ASCENSO, J. M. P. . Gestão e Desenvolvimento de Competências. 1. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2006. v. 1. 448p .



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Ceitil, M. ; ASCENSO, J. M. P. . Gestão e Desenvolvimento de Competências. 1. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2006. v. 1. 448p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:29:46