Monique Carneiro Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5339286397546947
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutoranda em Artes Visuais - História e Teoria da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia e em Arts & Médias - Communication, Information, Médias pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (doutoramento em regime de co-tutela). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom UFBA. Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo também pela UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa, Recepção e Crítica da Imagem (GRIM) e ex-participante do Laboratório de Análise Fílmica (LAF). Pesquisa as relações entre arte e mídia, pós-arte, estética, teoria da arte, recepção estética, narrativas seriadas televisivas, cinema, representação de gênero, estética do audiovisual e crítica de arte. Atou como professora substituta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia entre 2017 e 2018, lecionando disciplinas como Comunicação e Atualidades I, Jornalismo e Sociedade e Estudo Dirigido da Comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monique Carneiro Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, Monique


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Artes Visuais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período co-tutela em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador: Marie-France Chambat-Houillon).
Título: Do lixo televisivo à televisão de arte - As fronteiras entre arte e mídia no pós-arte,
Orientador: Rosa Gabriella de Castro Gonçalves.
Coorientador: Marie-France Chambat-Houillon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2015 - 2017
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: As Mulheres de Almodóvar - Tradições e transgressões melodramáticas nas personagens de Volver,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cinema; Representações de gênero; Análise fílmica; Crítica cinematográfica; Recepção.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2010 - 2014
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Consumo Cultural e Distinção Social: uma sondagem de opinião junto aos estudantes da UFBA (2013).
Orientador: Adriano Sampaio.




Formação Complementar


2016 - 2016
História das Séries. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Universos Ficcionais. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Estética Subversiva Cinematográfica - Prof. Robert Stam. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
Cinema Latino-americano contemporâneo: desvios. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Comunicação Digital. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante da Pós-Graduação (Doutorado), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
2017.2 e 2018.1 - Comunicação e Atualidade I / Jornalismo e Sociedade / Estudo Dirigido em Comunicação / Temas Especiais em Publicidade e Propaganda / Oficina de Análise de Públicos e Mercados Culturais

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante da Pós-Graduação (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

Atividades

08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV.

Atividade realizada
Representante Discente do Doutorado.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, .

10/2017 - 08/2018
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Atualidade I / Jornalismo e Sociedade / Estudo Dirigido em Comunicação / Temas Especiais em Publicidade e Propaganda / Oficina de Análise de Públicos e Mercados Culturais
03/2015 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, .

01/2016 - 05/2016
Estágios , Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, .

Estágio realizado
Estágio Docente - COM103 - Estética da Comunicação. Orientação: Prof. Dr. Regina Gomes.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Yelp, YEP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Community Manager, Carga horária: 20
Outras informações
Redação diária de avaliações de negócios locais; Planejamento estratégico de marketing e branding; Criação, acompanhamento e execução de ações de marketing/publicidade; Gestão, monitoramento e análise de redes sociais; Criação de conteúdo para mídias sociais (Facebook e Instagram); Planejamento, produção e execução de eventos dos mais variados formatos (público médio de 20 - 100 pessoas); Prospecção de parcerias com marcas e negócios locais (Correio da Bahia; Perini; 30 Segundos; Hostel Santeria; entre outros); Atendimento de parceiros (negócios locais) e usuários (site e app); Comunicação e relacionamento com parceiros, influenciadores e imprensa; Organização e gestão de orçamentos para eventos; Gestão de comunidade digital; Relatórios semanais de ações e resultados


CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês
Outras informações
Planejamento de aulas e ensino para turmas variadas; Aplicação e correção de avaliações; Planejamento e desenvolvimento de atividades extra-curriculares


TVE / Rádio Educadora, IRDEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assessoria de comunicação e imprensa, Carga horária: 20
Outras informações
Produção de releases e newsletters; Atendimento ao público e imprensa; Clipping; Cobertura de eventos Produção e atualização de mailings


Agência Quanta, AQ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Social Media, Carga horária: 20
Outras informações
Planejamento; Criação de conteúdo; Interação digital


Rádio Metrópole, RM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30
Outras informações
Coleta de dados; Apuração; Realização de entrevistas; Redação de matérias para o jornal impresso



Linhas de pesquisa


1.
Laboratório de Análise Fílmica
2.
Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
Os musicais no Brasil: Cinema e Televisão
Descrição: Com apoio do Edital Universal CNPq 14/2013, O objetivo basilar desse projeto é a criação de uma rede interdisciplinar de pesquisa, gestada e gerida no Póscom-UFBA, visando à sistematização e à difusão de conhecimento acerca dos musicais no Brasil em suas dimensões cinematográfica e televisiva nos domínios da ficção e do documentário, da origem do cinema sonoro até os dias de hoje. Pretendemos realizar uma cartografia analítica da produção de musicais no Brasil, tentando entende-los tanto como obras singulares quanto em conjunto e a partir de seus contextos históricos. Identificar as espécies e modelos narrativos dominantes, os produtos de maior sucesso de bilheteria e os filmes que acumulam maior capital artístico. Perceber de que maneira a musicalidade e as danças regionais foram transpostas para as telas e até que ponto estes modos de fazer construíram ou reproduziram convenções capazes de unificar todas estas obras sob uma denominação comum. Desejamos, enfim, entender como essa classe de filmes responde aos desafios do tempo e às necessidades estéticas e históricas deste novo século.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Monique Carneiro Aguiar - Integrante / Guilherme Maia - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: teorias da comunicação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Televisão.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, Monique; MAIA, Guilherme . Mulheres & Chanchada: uma análise dos tipos femininos em comédias musicais da Atlântida. In: V Congreso Internacional AsAECA - Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas., 2016, Buenos Aires. V Congresso AsAECA | Actas, 2016. v. 1. p. 1156-1166.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, Monique. De Mojica a Isolados ? Os novos contornos do terror no cinema nacional. In: III Cocaal ? Colóquio de Cinema e Arte da América Latina., 2015, Niterói, RJ. Relatos Selvagens: Tensões, Disputas e Desvio. Teresópolis, RJ: 2AB Editora, 2015. p. 28-28.

Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, Monique. Arte ou Entretenimento? - Uma questão de mídia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AGUIAR, Monique. As mulheres de Almodóvar - Uma análise da representação feminina em Volver. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
AGUIAR, Monique; MAIA, Guilherme . Mulheres & Chanchada: uma análise dos tipos femininos em comédias musicais da Atlântida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AGUIAR, Monique. De Mojica a Isolados - Os novos contornos do terror no cinema nacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AGUIAR, Monique. Crítica: Hannibal (TV series 2013). 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio de História da Arte PPGAV/UFBA. 2018. (Outra).

2.
Cheating muchachitas: globalização e nacionalismo cultural no filme de tango. 2016. (Outra).

3.
II Roteiros de Recepção - Quadrinhos e Recepção: reflexões sobre a interação entre o público e a nona arte. 2016. (Encontro).

4.
Semana Mahomed Bamba de Comunicação e I Seminário do Laboratório de Análise Fílmica (PósCom).As mulheres de Almodóvar - uma análise da representação feminina em Volver. 2016. (Seminário).

5.
V Congreso Internacional AsAECA - Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. Mulheres & Chanchada: uma análise dos tipos femininos em comédias musicais da Atlântida. 2016. (Congresso).

6.
3ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2015. (Congresso).

7.
Cinefuturo - IX Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2015. (Seminário).

8.
III Colóquio de Cinema e Arte da América Latina. De Mojica a Isolados - Os novos contornos do terror no cinema nacional. 2015. (Congresso).

9.
I Roteiros de Recepção - Diretoras do Audiovisual na Bahia. 2015. (Encontro).

10.
Cinefuturo - VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2011. (Seminário).

11.
VI Seminário Internacional de Cinema de Audiovisual. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUIAR, Monique. I Colóquio de História da Arte PPGAV/UFBA. 2018. (Outro).

2.
AGUIAR, Monique. Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual - Cinefuturo. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovação em seleções públicas:

1) Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação - Professor Substituto - Abril de 2017 - Aprovada e classificada em 3º lugar.
Disciplinas: COM103 - Estética da Comunicação / COM112 - Oficina de Comunicação Audiovisual.

Resultado publicado no Diário Oficial da União, p.64, no dia 13 de abril de 2017.

2) Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Comunicação - Professor Substituto - setembro de 2017 - Aprovada e classificada em 2º lugar.
Disciplinas: COM113 - Comunicação e Atualidade I / COM305 - Jornalismo e Sociedade / COM358 - Estudo Orientado em Comunicação.

Resultado publicado no Diário Oficial da União, p.54, no dia 18 de setembro de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:53:07