Márcio Antônio da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3373030719925466
  • Última atualização do currículo em 24/10/2017


Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Ensino de Ciências por Investigação também pela UFMG. Tutor do curso de Pedagogia (graduação) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tutor do Curso de Ensino de Ciências (especialização) da Universidade Federal de Minas Gerais. Leciono em escolas particulares na educação básica em Belo Horizonte. A linha de pesquisa no doutorado é o estudo do currículo. Temas de investigação: escola em tempo integral e educação integrada, ensino de ciências por investigação, interdisciplinaridade e contextualização no ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcio Antônio da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A FLEXIBILIDADE CURRICULAR E A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE DAS REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES A PARTIR DE UM TEMA GERADOR,
Orientador: Teodoro Adriano Costa Zanardi.
2013 - 2015
Mestrado profissional em Ensino de Ciências.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: A Construção da Interdisciplinaridade a partir da Realidade Local: O Olhar dos professores do Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza.
Coorientador: Prof. Dra. Suzana dos Santos Gomes.
Palavras-chave: ensino médio, interdisciplinaridade, contextualiza.
2011 - 2012
Especialização em Ensino De Ciências por Investigação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Experimento do Ovo no Vinagre - Promovendo Interdisciplinaridade por meio de uma atividade Investigativa.
Orientador: Gabriel Menezes Viana.
1994 - 2000
Graduação em Química.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma Proposta para o vestibular da UFMG em química orgânica.
Orientador: Júlio César Dias Lopes.




Formação Complementar


2016
Paulo Freire e Antonio Gramsci: concepção de sociedade e propostas educacio. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Instrumentação para o Ensino da Astronomia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Iniciação à Astronomia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Formação Técnico- Pedagógica para tutores em Educa. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
introdução à Astronomia e à Astrofísica. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD, Carga horária: 12


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 40


Colégio e Pré-Vestibular Bernoulli, BERNOULLI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor


G8 Pré-Vestibular, G8, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, coordenador, autor de material, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de uso de ferramentas tecnológicas como Moodle e Prezi na estrutura de ensino.


MAIS Pré-Vestibular, MAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, coordenador, autor de material, Carga horária: 20
Outras informações
Autor de diversos materiais, coordenador de área, coordenador de estagiários de química.


Asssociação pela Redefinição do Acesso ao Ensino, PRE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, coordenador pedagógico e de área, Carga horária: 40


Escola Estadual Pedro franca, EEPF, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental


Escola Estadual Professor Wilson Lopes do Couto, EEPWLC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor enino fundamental e médio, Carga horária: 18


Escola Estadual Santo Afonso, EESA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador EJA, Carga horária: 2
Outras informações
Pesquisador de turma EJA


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Ciências por Investigação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. A.2017SILVA, M. A.. Fessô, que dia é a prova?. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 4, p. 1-10, 2017.

2.
SILVA, M. A.2015SILVA, M. A.; Travalha, C. C. X. . Paulo Freire: Por um movimento a favor de um diálogo amoroso!. Pensar a Educação em Pauta, v. III, p. 1, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. A.; Travalha, C. C. X. . Paulo Freire: por um movimento a favor de um diálogo amoroso!. Pensar a Educação em Pauta, Belo Horizonte, 20 mar. 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. A.. Interdisciplinaridade: Para Além do Ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M. A.. Interdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, M. A.. Contribuições da Química para as Aulas de Ciências no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; GOMES, S. S. . Práticas Interdisciplinares no Ensino Médio: o Olhar dos Professores a Partir de Um Tema Gerador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, M. A.. Práticas Interdisciplinares: O Olhar dos Professores a partir de um Tema Gerador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; LIMA, V. M. ; TEIXEIRA, K. R. ; FERREIRA, E. M. . Concepções Sobre raio Atômico: Recortes de discussões professores Mestrandos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . Interdisciplinaridade: do Contexto Histórico à Prática Pedagógica - estudo de Caso em uma Escola da rede Pública de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . 100 anos do Modelo Atômico de Bohr: Encontros e Desencontros no Ensino entre a Química e a Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; GOMES, S. S. . INTERDISICPLINARIDADE: VAMOS CONSTRUI-LA? Uma Proposta Interdisciplinar construída a partir de um Tema Gerador.. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; GOMES, S. S. . tijolonaescola.blogspot.com.br. 2014; Tema: Interdisciplinaridade e Realidade Socail. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . Revisitando a Experimentação no Ensino de Química: Uma erspectiva Investigativa. 2013. .

2.
SILVA, M. A.. Trabalho de Conclusão de Módulo: Início, Acertos, Erros e Finalização. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carvalho, D. A. A,; CATAO, V.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Débora de Assis Assunção Carvalho. Um Olhar em Meio a Diversidade; Ensino de Ciências por Investigação, Interações entre os pares e Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem em Turmas com Estudantes surdos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, L. M.; SILVA, M. A.; OLIVEIRA, L. G.. Participação em banca de Lucinéia Máxima da Silva. Solucão em Química: História em Quadrinhos como Recurso Pedagógico no Ensino de Soluções. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Adair José Ribeiro dos Santos. Radicais Livres no Processo de Envelhecimento: Relato de uma Proposta Investigativa no Ensino de Química. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
P, I.; SILVA, L. P. M.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Luciene Paiva Moreira da Silva. Utilização de filme em uma Abordagem Investigativa das Interações intermoleculares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MENEZES, P. H. D.; FEITOSA, C. M. O.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Cristiane maria de oliveira Feitosa. A eletricidade e seus riscos: uma Perspectiva Reflexiva para o Ensino de Física. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Pereira, I. M.; VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Izabel Mendes Pereira. Refletindo atitudes mais sustentáveis - Análise das Consequencias causadas pelo lixo eletrônico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCEF - Especialização Professores fundamental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
HASTENREITER, K. C. P.; VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Karla Cristina Pires Hastenreiter. Ensino de Ciências na Alfabetização através da temática lixo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCEF - Especialização Professores fundamental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
RIBEIRO, L. M. A.; VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Leda Maria Abrantes Ribeiro. Mudando a Prática Pedagógica a partir da abordagem temática sobre o lixo na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCEF - Especialização Professores fundamental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
FERNANDES, M. R.; VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Marcia Regina Fernandes. Visitação a um Assentamento: Uma experi6encia nas aulas de ciências de estudantes de uma escola particular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCEF - Especialização Professores fundamental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SANTOS, S. M.; VENANCIO, J. M. P.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Sandra Magna dos Santos. Aulas de Ci6encias na Educação de jovens e Adultos: Sensibilização para o descarte correto do lixo doméstico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENCEF - Especialização Professores fundamental) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SILVA, A. J.; DAVID, M. A.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Andreson José da Silva. Aplicação de Uma Atividade Investigativa sobre Ytrnsformações Químicas e Conservação de Massa para melhorar a Aprendizagem dos Alunos do 1 ano do Ensino Médio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
FREITAS, D. A. C. L.; ANDRADE, H. R. C. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Daiane Aparecida Coelho de Lima Freitas. A Import6ancia de Retratar a Química no dia a dia dos alunos e das experiências em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
ALMEIDA, N. L.; MACHADO, A. H.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Nadja Lagares de Almeida. Ensino por Investigação: Reflexões sobre uma proposta para a abordagem da questão lixo no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
SILVA, M. A.; Aguiar, D. F.. Participação em banca de Cinthia Aparecida de Resende. Investigando a Relação entre a Evolução de alguns Hábitos de Consumo de energia envolvendo novas tecnologias e a preocupação de atitudes sustentáveis para três gerações diferentes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
SILVA, M. A.; SILVA, F. A. R. E.. Participação em banca de Joseli Tatiana da Silva Menezes. Uma Sequencia didática Investigativa sobre Fotossíntese: um Relato de experiência de um trabalho com alunos do Ensino Fundamental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
SILVA, M. A.; BICALHO, R. S.. Participação em banca de Anália Aparecida Rodrigues. Uso do Filme "O Dia depois de Amanhã"como um recurso motivador no ensino por Investigação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
B., D.; TEIXEIRA, K. R.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Daniela Benevenuto.A Utilização do Tema Gerador Leite no Ensino de Química da Educação de Jovens e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Química) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
SILVA, M. A.; SILVEIRA JUNIOR, C.; VENANCIO, J. M. P.. Participação em banca de Fabiana da Silva Campos.Mediação da leitura e da escrita nas aulas de Química em uma turma de educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SILVA, M. A.; SILVA, N. S.; CORGOZINHO, C. N. C.. Participação em banca de Mayara Mori Queiroz.O Ensino de Química tendo como tema a Produção de Etanol. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. A.. Concurso Público para Diretor da Prefeitura Municipal de Pompéu. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Semana Acadêmica da Química da UFV.Interdisciplinaridade: Encontros e Desencontros. 2017. (Outra).

2.
Semana da Pedagogia da UNA.Base Nacional Comum Curricular: Constatar para Contestar. 2017. (Outra).

3.
1 Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária. 2016. (Congresso).

4.
1 Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar.Tema gerador como Forma de Inclusão e de Mudança de Opinião de alunos-trabalhadores em uma escola pública noturna. 2016. (Seminário).

5.
1 Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar.A Interdisciplinaridade e o Currículo: Quando o Conhecimento popular chega às Salas de Aula. 2016. (Seminário).

6.
IV Encontro de Pós-graduação em Ensino de Ciências.Interdisciplinaridade e Flexibilidade Curricular: Caminhos para um Novo Ensino Médio. 2016. (Encontro).

7.
III Simpósio Mineiro de Educação Química.O Ensino por Investigação: Uma Abordagem para além dos Experimentos". 2015. (Simpósio).

8.
Mostra Cultural de Astronomia. Mostra Cultural de Astronomia Do Colégio Santa Rita de Cássia. 2015. (Exposição).

9.
Curso de Atualização - Formação técnico-pedagógica para Tutores em Educação a Distância. 2014. (Outra).

10.
Curso de Iniciação à Astronomia. 2014. (Outra).

11.
Encontro Nacional de Ensino de Química. 2014. (Encontro).

12.
Encontro Nacional de Ensino de Química.(Re)Visitando a experimentação no Ensino de Química: uma perspectiva investigativa. 2014. (Encontro).

13.
Fórum Internacional Mulheres em Ciências e Engenharias. 2014. (Outra).

14.
Segundo Seminário de Educação Integral - Educação e Cidadania: Construção de trajetórias formativas em educação Integral.Práticas interdisciplinares: O Olhar dos Professores a partir de Um Tema Gerador. 2014. (Seminário).

15.
53 Congresso Brasileiro de Química. 100 anos do Modelo Atômico de Bohr: Encontros e Desencontros no Ensino entre a Química e a Física. 2013. (Congresso).

16.
Ciclo de Palestras do CECON.Trabalho de Conclusão de Módulo: Início, Acertos, Erros e Finalização. 2013. (Encontro).

17.
Curso de Química Forense. 2013. (Oficina).

18.
Curso Química dos Alimentos. Química dos Alimentos. 2013. (Congresso).

19.
Curso Química na Cozinha como tema gerador para o ensino de química. Química na Cozinha como tema gerador para o ensino de química. 2013. (Congresso).

20.
Curso Química Orgânica na História dos Medicamentos. Química Orgânica na História dos Medicamentos. 2013. (Congresso).

21.
III Colóqio internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Congresso).

22.
II Simpósio Mineiro de Educação Química.Concepções sobre raio Atômico: recortes e discussões de Professores Mestandos. 2013. (Simpósio).

23.
Interdisciplinaridade: Sentir, Pensar e aAgir.Interdisciplinaridade: Sentir, Pensar e Agir. 2013. (Encontro).

24.
Introduçãp à Astronomia e à astrofísica.Introdução à Astronomia e à Astrofísica. 2013. (Outra).

25.
IV Seminário Internacional Teias de Cidadania - Ocupara Cidade: educação integral em movimento.Com Tjolos se Constrói: Interdisciplinaridade no Ensino Médio com alunos-trabalhadores de Olarias. 2013. (Seminário).

26.
IX Semana De estudos de Química.Revisitando a Experimentação no Ensino de Química: Uma Perspectiva Investigativa. 2013. (Seminário).

27.
Oficina Blog na Educação.Blog na Educação. 2013. (Oficina).

28.
Oficina O uso Pedagógico dos Mapas conceituais.O Uso Pedagógico dos Mapas Conceituais. 2013. (Oficina).

29.
Química dos Produtos Naturais: Aspectos teóricos e Práticos. 2013. (Encontro).

30.
VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. Interdisciplinaridade : do Contexto Histórico à Prática Pedagógica - Estudo de Caso em uma Escola Pública de Minas Gerais. 2013. (Congresso).

31.
XXVII Encontro regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais.Interdisciplinaridade :Uma Difícil Arte? - Estudo de Caso em uma Escola da Rede pública. 2013. (Encontro).

32.
V Encontro de Especialização em Ensino de Ciências.Experimento do Ovo no Vinagre: Promovendo Interdisciplinaridade por meio de uma Atividade Investigativa. 2012. (Encontro).

33.
Seminários Abril Educação. 2011. (Seminário).

34.
Projeto-Piloto de Inovação Curricular e Capacitação de Professores do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental. 1998. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Moreira Lima. Possíveis contribuições para a Aprendizagem a partir do tema: Rompimento de Uma Barragem de Minério de Ferro.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Márcio Antônio da Silva.

2.
Fábio Domingos da Silva. Por que o Rio Picão está Secando? Uma Abordagem Investigativa a partir de um Tema Gerador. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Márcio Antônio da Silva.

3.
Márcia Pires Fiuza de Alvarenga. Uma Visão Panorâmica do Documento Preliminar da Base Nacional Comum Curricular: Implicações para o Ensino por Investigação em Química. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Márcio Antônio da Silva.

4.
Ilane Maiara Andrade. A Fosfoetanolamina: Uma Discussão no Ensino Médio a partir da Aprendizagem por Investigação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Márcio Antônio da Silva.

5.
Vilma Aparecida Alves Silva. Hábitos Alimentares na EJA: Conhecer para Mudar - Uma Atividade Investigativa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino De Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Márcio Antônio da Silva.



Inovação



Produto tecnológico
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; GOMES, S. S. . INTERDISICPLINARIDADE: VAMOS CONSTRUI-LA? Uma Proposta Interdisciplinar construída a partir de um Tema Gerador.. 2015.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. ; LIMA, V. M. ; TEIXEIRA, K. R. ; FERREIRA, E. M. . Concepções Sobre raio Atômico: Recortes de discussões professores Mestrandos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . Interdisciplinaridade: do Contexto Histórico à Prática Pedagógica - estudo de Caso em uma Escola da rede Pública de Minas Gerais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . 100 anos do Modelo Atômico de Bohr: Encontros e Desencontros no Ensino entre a Química e a Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, M. A.; SOUZA, G. P. . Revisitando a Experimentação no Ensino de Química: Uma erspectiva Investigativa. 2013. .

2.
SILVA, M. A.. Trabalho de Conclusão de Módulo: Início, Acertos, Erros e Finalização. 2013. .



Outras informações relevantes


Concluindo pós-graduação nível especialização em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade federal de Minas Gerais



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:37:30