Larissa Almeida de la Rue

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1446343059595956
  • Última atualização do currículo em 21/12/2017


Foi bolsista Capes entre 2015-2017 e concluiu o mestrado em 2017, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Em 2014 concluiu a graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Grupo de Pesquisa TCAv (Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design). Possui experiência na edição de materiais audiovisuais e fluxo de edição de programas televisivos. Pesquisa assuntos relacionados as novas formas de produção audiovisual no cenário atual das mídias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa Almeida de la Rue
Nome em citações bibliográficas
RUE, L. A. L.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Imagens Dialéticas do Audiovisual Colaborativo na HITRECORD,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sonia Estela Montaño La Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hitRECord; colaborativo; tecnocultura; audiovisual colaborativo; remix.
2011 - 2014
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Lá vem história: um estudo sobre as narrativas e as potencialidades transmídia presentes nas marcas Panvel, Polar e Zaffari.
Orientador: Tauana Weinberg Jeffman.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marco Polo, MP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Pós-Produção Audiovisual: Módulo Básico. (Carga horária: 45h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul, ESPM-SUL, Brasil.
2013 - 2013
Publimanager. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
CorelDraw X4. (Carga horária: 30h).
MicroWay, MW, Brasil.
2011 - 2011
Adobe Photoshop CS5. (Carga horária: 25h).
MicroWay, MW, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editor de Vídeos - TV Campus, Carga horária: 12
Outras informações
Edição de vídeos para o Canal 15, TV Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Edição de matérias para o Jornal UFSM e Redação UFSM. Edição dos programas Vida é Atitude e Conexões UFSM.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista assistente da professora Juliana Petermann na reformulação da grade curricular do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Redação Publicitária Mídia Impressa, Carga horária: 12


Base Jr. Empresa Junior de Engenharia Civil, BASE JR., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 5


FACOS Agência, FACOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Planejamento Publicitário, Carga horária: 12
Outras informações
Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Reformulação de PPC do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda
Descrição: Descrição: Este projeto visa analisar e propor reformulações no Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Para tanto, discutir a formação acadêmica é indissociável do pensamento sobre a construção identitária e sobre o lugar ocupado pelo profissional da área perante a sociedade. É com este intuito, inclusive, que os Planos Políticos Pedagógicos dos cursos superiores direcionam suas matrizes curriculares com vistas ao perfil do egresso, do profissional que vai atuar elaborando a mensagem publicitária, efetivamente. É sabido que a formação acadêmica na área de Publicidade e Propaganda não é exigida para atuação no mercado profissional, no contexto brasileiro...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Larissa Almeida de la Rue - Integrante / Juliana Petermann - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Pesquisa, aprendizado e divulgação publicitária: programa de Extensão "FACOS Agência"
Descrição: A FACOS Agência é uma agência de publicidade e propaganda criada para servir de laboratório aos acadêmicos do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria. O presente programa de extensão propõe-se a divulgar, ou seja, levar ao conhecimento da comunidade universitária e geral, a UFSM e suas ações pontuais através de estratégias e táticas publicitárias, as quais envolvem materiais isolados e campanhas que contemplem mídia de massa ou alternativa nas áreas de impresso, eletrônico/audiovisual e on-line. As ações realizadas englobam processos de ensino e pesquisa, o que é determinante, segundo a legislação vigente na UFSM, para enquadramento em um programa de extensão, com ações articuladas em torno da divulgação de algumas das principais realizações da Universidade e da comunidade de Santa Maria, como são a Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e a Feira do Livro de Santa Maria. A FACOS Agência oportuniza a prática publicitária orientada a partir da criação de campanhas de divulgação para ações e eventos que aconteçam no âmbito ou com participação da UFSM, compreendendo Pró-Reitorias, Órgãos Executivos, Suplementares e Unidades Universitárias, além de entidades sem fins lucrativos ou de interesse dos cursos de Comunicação Social da Instituição, a partir de atividades curriculares ou projetos. Inúmeros são os projetos realizados durante cada ano (o que justifica um programa sem prazo estipulado de término) e que contribuem para que discentes tenham aprendizado, docentes possam contribuir com seus conhecimentos e a sociedade seja informada de acontecimentos e participe dos mesmos, perfazendo essas as principais vantagens relativas ao programa. Os métodos aplicados na prática publicitária são diversos, fato que se deve principalmente a interdisciplinaridade da atividade e a forma de trabalho que se concentra em resolver problemas empíricos com base em pesquisa e sugestão de métodos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Larissa Almeida de la Rue - Integrante / Annelena Silva da Luz - Integrante / Juliana Petermann - Integrante / Giulia Mezzomo - Integrante / Luciano Mattana - Integrante / Janderle Rabaiolli - Coordenador / Thiago A Trindade - Integrante / Welson Lima Junior - Integrante / Ricardo Shinji Momoi - Integrante / Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
EXPOCOM SUL - Melhor filme de animação avulso, Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LUZ, A. S. ; RUE, L. A. L. ; LOPAS, S. ; PETERMANN, J. . Interação em Anúncios Premiados - A relação que se estabelece na imagem. Cadernos de Comunicação, Santa Maria, 17 out. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUE, L. A. L.. A HitRECord e a sua Construção Tecnocultural. In: Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2016, Curitiba. XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. São Paulo: Intercom, 2016. v. 17.

2.
RUE, L. A. L.. First Stars I see Tonight: a nova imaginação e o caráter da imagem. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - Intercom, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - Comunicação e Cidade Espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 37.

3.
RUE, L. A. L.; JEFFMAN, T. M. W. . A Cornetto e as Histórias de Amor: Análise do relacionamento entre a marca e seu consumidor. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. Comunicação: Guerra e Paz. São: Intercom, 2014. v. 37.

4.
RUE, L. A. L.; LUZ, A. S. ; RODRIGUES, H. A. ; PETERMANN, J. ; MARQUES, D. M. . Repertório que te forma e te transforma. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça. Comunicação: Guerra e Paz. São Paulo: Intercom, 2014. v. 15.

5.
LUZ, A. S. ; RUE, L. A. L. ; PETERMANN, J. . A Análise Da Metafunção Ideacional Nos Anúncios Premiados. In: Intercom Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. Santa Cruz do Sul: Adaltech Solução para Eventos, 2013. v. XVIII.

6.
RUE, L. A. L.; LUZ, A. S. ; MEZZOMO, G. ; MATTANA, L. . Absolut Atlantis. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2013, Santa Cruz do Sul. Comunicação em tempos de redes socias: afetos, emoções e subjetividades. São Paulo: Intercom, 2013.

7.
RUE, L. A. L.; LUZ, A. S. ; LOPAS, S. ; PETERMANN, J. . Interação em anúncios premiados - a relação que se estabelece na imagem. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012. v. 35.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PETERMANN, J. ; RUE, L. A. L. . Reformulação de PPC do Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. In: 28ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2013, Santa Maria. Anais da 28ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

2.
RUE, L. A. L.; MEZZOMO, G. ; LUZ, A. S. ; PALUDO, G. . As Feras Invadem o Urbano. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2012, Santa Maria. 27ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZ, A. S. ; MEZZOMO, G. ; RODRIGUES, H. A. ; RUE, L. A. L. ; PETERMANN, J. ; SARAIVA, H. ; PAZ, D. . 29ª Jornada Acadêmica Integrada. 2014. (Campanha Publicitária).

2.
MEZZOMO, G. ; PETERMANN, J. ; RUE, L. A. L. ; RABAIOLLI, J. ; TRINDADE, T. . Comunicação em História - Divulgação da Exposição realizada pela FACOS durante a Feira do Livro de Santa Maria. 2012. (Campanha Publicitária).

3.
PETERMANN, J. ; MEZZOMO, G. ; RABAIOLLI, J. ; TRINDADE, T. A. ; LIMA JUNIOR, W. ; RUE, L. A. L. . Música Folder de Divulgação do curso utilizado durante a Profitecs. 2012. (Campanha Publicitária).

4.
LUZ, A. S. ; RUE, L. A. L. ; PETERMANN, J. ; RABAIOLLI, J. ; MOMOI, R. S. . Copa CSS. 2011. (Campanha Publicitária).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Repertório que te forma e te transforma. 2014. (Congresso).

2.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Cornetto e as Histórias de Amor: Análise do relacionamento entre a marca e seu consumidor. 2014. (Congresso).

3.
38ª Semana Acadêmica da Comunicação. 2013. (Outra).

4.
Festival Mundial de Publicidade e Propaganda. 2013. (Outra).

5.
Jornada Acadêmica Integrada.Reformulação de PPC do Curso de Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda. 2013. (Outra).

6.
XIV Intercom Sul. 2013. (Congresso).

7.
XIV Intercom Sul. ABSOLUT ATLANTIS. 2013. (Congresso).

8.
Intercom Sul. 2012. (Congresso).

9.
Intercom Sul.Várias Maneiras de Fritar um Hambúrguer. 2012. (Oficina).

10.
Jornada Acadêmica Integrada.As Feras Invadem o Urbano. 2012. (Outra).

11.
Semana da ARP - Associação Rio-grandense de Propaganda. 2012. (Outra).



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Estudos "Semiótica da Imagem", no ano de 2013, na Universidade Federal de Santa Maria.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:34:51