Gabriela do Rosario Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4353766472120604
  • Última atualização do currículo em 10/07/2018


Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), na Linha Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. Graduada em Licenciatura em Pedagogia, também pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Desenvolveu pesquisas na condição de bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no período de 2014-2015, com trabalho concernente ao estudo da Política de Cotas no Ensino Superior. Atuação também, em Projeto de Extensão Universitária como bolsista de graduação financiado pela FAPERJ entre os anos de 2012-2014, na área de Educação, Memória e Cultura na região de Campos dos Goytacazes. Integrante, desde 2015, do Grupo de Pesquisa Estudos de Educação, Sociedade e Região coordenado pela Profa. Dra. Shirlena Campos de Souza Amaral. Atualmente é Tutora a Distância dos seguintes componentes curriculares do curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da UENF (Consórcio CEDERJ/ Fundação CECIERJ): Educação para a Diversidade, Informática em Educação e Tópicos em Educação Especial. Áreas de interesse: Análise do Discurso, Aprendizagem, Cognição, Cultura, Direitos Humanos, Diversidade, Educação Matemática, Ensino, Formação de Professores, Identidade, Inclusão Social, Linguagem, Memória, Novas tecnologias da Informação e Comunicação e Políticas Públicas, em especial, as Políticas de Ação Afirmativa aplicadas à Educação Básica e ao Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela do Rosario Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, G. R.;SILVA, G.R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Avenida Alberto Lamego
Parque Califórnia
28013602 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 997488576


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Orientador: Profª. Drª. Shirlena Campos de Souza Amaral.
Coorientador: Prof. Dr. Sérgio Arruda de Moura.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: A Política de cotas étnico-raciais como instrumento de inclusão social e afirmação da identidade negra: um olhar a partir dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profª. Drª. Shirlena Campos de Souza Amaral.
Coorientador: Prof. Dr. Sérgio Arruda de Moura.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política de cotas; Identidade; Justiça Cultural; Justiça Social; Análise do Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição e Linguagem.
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Cotas para negros e egressos de escolas públicas na UENF: uma análise sobre acesso, origem e permanência de estudantes após o ENEM/SISU.
Orientador: Shirlena Campos de Souza Amaral e Silvia Alicia Martínez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Educação na Contemporaneidade. (Carga horária: 30h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Matemática Básica e Inclusão Digital. (Carga horária: 32h).
SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Práticas Pedagógicas Educacionais. (Carga horária: 30h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Moodle para Professores e Tutores da EaD. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
A Psicopedagogia na Instituição Educacional. (Carga horária: 4h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2017 - 2017
Didática do Ensino de Matemática Básica - Elementar (Contagem ...). (Carga horária: 4h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2017 - 2017
Comunicação Efetiva. (Carga horária: 12h).
SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2017 - 2017
Formação em EAD com Ênfase na Tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2017 - 2017
Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2017 - 2017
Novas Tendências do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 4h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2017 - 2017
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Técnicas de Redação. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2017 - 2017
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 280h).
Cidade Aprendizagem, Cid Apz, Brasil.
2016 - 2016
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Escola Virtual da Fundação Bradesco, EV, Brasil.
2016 - 2016
De acordo com o novo acordo. (Carga horária: 10h).
Escola Virtual da Fundação Bradesco, EV, Brasil.
2016 - 2016
TI na Educação. (Carga horária: 7h).
Escola Virtual da Fundação Bradesco, EV, Brasil.
2015 - 2015
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Sustentabilidade, um valor para a nova geração: or. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Projeto Ensino Participativo - Teoria e Prática. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Administração da Escola e Projeto Pedagógico .... (Carga horária: 2h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2015 - 2015
Distúrbio de Aprendizagem. (Carga horária: 10h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2015 - 2015
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2015 - 2015
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas .... (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
O Índio na sala de aula. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2013 - 2013
Produção de material didático para alunos com .... (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2013 - 2013
LIBRAS. (Carga horária: 48h).
Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais, APOE, Brasil.
2013 - 2013
A (Re) Construção de Conhecimento do Ensino .... (Carga horária: 2h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2011 - 2011
"CONHECENDO O SISTEMA LINUX: UBUNTU". (Carga horária: 3h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2011 - 2011
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA.... (Carga horária: 3h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2009 - 2009
INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 50h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2008 - 2008
"DA MATEMÁTICA FINANCEIRA À EDUCAÇÃO FINANCEIRA". (Carga horária: 20h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, CEFET, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado sob a orientação da Profª. Drª.Shirlena Campos de Souza Amaral.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado sob a orientação da Profª. Drª.Shirlena Campos de Souza Amaral e coorientação do Prof. Dr. Sérgio Arruda de Moura.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica sob a orientação da Profª. Drª.Shirlena Campos de Souza Amaral e coorientação da Profª. Drª. Silvia Alicia Martínez.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão Universitária sob a orientação da Profª. Drª. Silvia Alicia Martínez.

Atividades

04/2015 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), .


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Educação para a Diversidade - Curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF - Consórcio CEDERJ.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Informática em Educação - Curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF - Consórcio CEDERJ.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Educação para a Diversidade - Curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF - Consórcio CEDERJ.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Tópicos em Educação Especial - Curso de Licenciatura em Pedagogia da UENF - Consórcio CEDERJ.



Linhas de pesquisa


1.
Linha 1 (PICENTI) - Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação

Objetivo: A presente Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição e Linguagem se dedica aos estudos interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação. O estudo da Comunicação está centrado na Teoria da Comunicação e na Semiótica. Não obstante, é interessa da presente linha, ver como fenômenos atuais, como a cibercultura, colocam novos problemas para a comunicação, como os princípios da comunicação podem ser aplicados à educação, e como outras áreas, como a filosofia da linguagem, a psicologia cognitiva e até mesmo a poética podem enriquecer o conhecimento da comunicação. O estudo da Educação está centrado nas Teorias da Aprendizagem, nas Metodologias de Ensino e no estudo das relações entre Educação e Saúde. Entretanto, não é pretensão conduzi-lo à maneira tradicional dos programas de pedagogia, mas buscar focalizar os processos educacionais como processos de comunicação, dedicando atenção especial ao uso das novas tecnologias da informação no processo educativo. Finalmente, o estudo específico das Novas Tecnologias da Informação, embora envolva aspectos técnicos bastante específicos, é interdisciplinar por sua natureza, envolvendo os processos de comunicação e prestando-se a aplicações educacionais. O uso dessas novas tecnologias deve ser visto como variações no uso da linguagem e novas formas de aquisição de conhecimento, e estudado no contexto da cultura contemporânea..


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Política de Cotas para o Acesso ao Ensino Superior e a Questão da Permanência entre Estudantes Negros e Carentes na UENF
Descrição: O estudo visa verificar se a utilização do ENEM/SISU continua refletindo diretamente no êxito da política de cotas de recorte racial e social na UENF, permitindo a inclusão de estudantes negros e carentes a real desejada , nos termos da Lei 5.346/2008. Para além da importante questão da ocupação de vagas, a pesquisa busca conhecer o perfil dos ingressantes nos cursos de graduação da UENF, aprovados no vestibular de 2011 a 2013, bem como identificar os fatores intervenientes nos percursos dos discentes, a partir de seus registros acadêmicos, quais sejam, a evasão e a permanência prolongada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Gabriela do Rosario Silva - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Silvia Alicia Martinez - Integrante / Rafaela Nogueira do Nascimento - Integrante / Letícia Sanz Barreto - Integrante.
2012 - 2015
Políticas em Patrimônio Escolar: Recuperação, estudo e divulgação do patrimônio escolar material e intangível em Campos dos Goytacazes
Descrição: Dando continuidade a projeto anterior, o projeto visa contribuir com os estudos na área de Patrimônio Escolar, realizando mapeamento, estudo, recuperação e divulgação dos acervos documentais de escolas da cidade de Campos dos Goytacazes. No momento, os acervos em processo de tratamento e divulgação pertencem a três instituições: Liceu de Humanidades, Escola Normal e Escola Profissional Feminina...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: em questão racismo e homofobia na escola.
Descrição: O Projeto de Extensão Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: em questão racismo e homofobia na escola, encontra-se em seu terceiro ano de realização. Este apresentou como proposta no lapso temporal de 2015 a 2016, oportunizar aos educadores que atuam no Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos (LHC), um (re)pensar coletivo das práticas pedagógicas e culturais, buscando problematizá-las no âmbito dos Direitos Humanos, do direito à educação, da diversidade de cor, raça/raça e sexualidade, da não-discriminação e da proteção de grupos minoritários e/ou em estado de vulnerabilidade social no cotidiano escolar. Nessa nova etapa, para o ano de 2017, a proposta foi ampliada para o Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), por constituir-se em uma instituição de ensino de grande porte, que contempla cursos que vão desde a educação infantil à pós-graduação; uma instituição que trabalha com cursos de formação de professores para atuação nos anos iniciais da educação básica, e em virtude da importância que tem esse nível de ensino para a formação dos cidadãos. Espera-se como resultados, oportunizar a reflexão e a elaboração de um conhecimento teórico-prático voltado às demandas dos docentes e discentes do LHC e do ISEPAM, a partir de suas inserções sociais, da análise de suas próprias realidades, que podem ser percebidas como distintivas ou não, favorecendo a renovação e a ampliação de debates e análises relativos às temáticas dos Direitos Humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Amanda Leal Castelo Branco - Integrante / Nilvia Coutinho Gomes - Integrante / ANNA CAROLINE DOS SANTOS TOMAZ - Integrante / Fernanda Zanon Silva Araújo - Integrante / Solange Batista de Souza - Integrante.
2016 - 2017
Direitos Humanos, Reconhecimento e Respeito às Diferenças na Escola: o Direito de Ser
Descrição: O projeto de extensão Direitos Humanos, Reconhecimento e Respeito às Diferenças na Escola: o Direito de Ser encontra-se em seu segundo ano de realização. O mesmo vem oportunizar aos professores que atuam na escola Liceu de Humanidades de Campos, situada neste município, um (re) pensar coletivo das práticas educacionais e culturais quanto a temas relativos aos direitos humanos, como direito à educação, à diversidade, à sexualidade, à não-discriminação e o direito à proteção de minorias, no cotidiano escolar. A partir da pesquisa participativa desenvolvemos atividades com estudantes e professores do Liceu, aplicando questionários aos alunos do ensino médio regular da instituição, que possuirão duas perguntas simples, objetivando analisar de que maneira esses discentes se autodeclaram no tangente à cor/raça e orientação sexual. Os dados coletados serão compilados e apresentados aos professores, com o escopo de ressaltar a importância da discussão dos temas, que o será feito em oficinas de diálogos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Márcia Leitão Pinheiro - Integrante / NÁTHANI SIQUEIRA DE LIMA - Integrante / Patricia Teles Alvaro - Integrante / Leniete Couto - Integrante / Mayerlin Sanchez Valencia - Integrante / Yuri da Silva Kurosawa - Integrante / Amanda Leal Castelo Branco - Integrante / Sharlys Jardim da Silva Santos - Integrante / Nilvia Coutinho Gomes - Integrante / ANNA CAROLINE DOS SANTOS TOMAZ - Integrante / Fernanda Zanon Silva Araújo - Integrante / Nágila Coutinho Gomes - Integrante.
2015 - 2016
Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: o respeito às diferenças na escola
Descrição: O projeto Direitos Humanos, Reconhecimento e Diversidade: o respeito às diferenças na escola, vem oportunizar aos professores que atuam na escola Liceu de Humanidades de Campos, situada neste município, um (re) pensar coletivo das práticas educacionais e culturais quanto a temas relativos aos direitos humanos, como direito à educação, à diversidade, à sexualidade, à não-discriminação e o direito à proteção de minorias, no cotidiano escolar. A partir da pesquisa participativa desenvolvemos atividades com estudantes e professores do Liceu, aplicando questionários aos alunos do ensino médio regular da instituição, que possuirão duas perguntas simples, objetivando analisar de que maneira esses discentes se autodeclaram no tangente à cor/raça e orientação sexual. Os dados coletados serão compilados e apresentados aos professores, com o escopo de ressaltar a importância da discussão dos temas, que o será feito em oficinas de diálogos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Coordenador / Márcia Leitão Pinheiro - Integrante / NÁTHANI SIQUEIRA DE LIMA - Integrante / Patricia Teles Alvaro - Integrante / Leniete Couto - Integrante / Lyzandra Borges de Souza - Integrante / Mayerlin Sanchez Valencia - Integrante / Yuri da Silva Kurosawa - Integrante / Warllon de Souza Barcellos - Integrante / Amanda Leal Castelo Branco - Integrante / Sharlys Jardim da Silva Santos - Integrante.
2012 - 2014
Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).
Descrição: : Dando continuidade a projeto anterior, o projeto visa contribuir com os estudos na área de Patrimônio Escolar, realizando mapeamento, estudo, recuperação e divulgação dos acervos documentais de escolas da cidade de Campos dos Goytacazes. No momento, os acervos em processo de tratamento e divulgação pertencem a três instituições: Liceu de Humanidades, Escola Normal e Escola Profissional Feminina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gabriela do Rosario Silva - Integrante / Shirlena Campos de Souza Amaral - Integrante / Silvia Alicia Martinez - Coordenador / Daniela Gonçalves da Silva - Integrante / Gabriel Angelo Gomes Trindade - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino Superior (REBES)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição e Linguagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Interdisciplinaridade.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Primeiro lugar na Seleção Pública de Tutores 2017.1 da Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ)/ Consórcio CEDERJ -Disciplina: Educação para a Diversidade, Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil..
2015
Menção Honrosa ao trabalho da área - Educação e Ciências Sociais - apresentado no formato Comunicação Oral no II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Campos - Guarus.
2012
Melhor apresentação de Banner na categoria Temática CULTURA na IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, B. G. S. M. M.2017CASTRO, B. G. S. M. M. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. . A Política de Cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: a legislação em questão. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE), v. 37, p. 55-70, 2017.

2.
SANTOS, E. E. R.2017SANTOS, E. E. R. ; CARVALHO, A. J. C. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. . A Linguagem Matemática e seus reflexos na aprendizagem de alunos: uma experiência nas turmas de ensino médio da Nova Educação de Jovens e Adultos (NEJA). LINKSCIENCEPLACE, v. 4, p. 226-245, 2017.

3.
SILVA, G.R.2016SILVA, G.R.; AMARAL, S.C.S. ; MARTÍNEZ, S.A. . Acesso, Origem Geográfica e Permanência Prolongada de Estudantes Cotistas Negros e Oriundos de Escolas Públicas na UENF: Uma Análise a partir da Adesão ao ENEM/SISU. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, p. 50-61, 2016.

4.
SANTOS, S. J. S.2016SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; BRANCO, A. L. C. ; KUROSAWA, Y. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. . A Proposta de um Novo Olhar na Educação Brasileira. Revista de Extensão da UENF, v. 2, p. 69-87, 2016.

5.
SILVA, G. R.;SILVA, G.R.2016SILVA, G. R.; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina bonita do laço de fita. Revista Philologus, v. 1, p. 805-820, 2016.

6.
SILVA, G. R.;SILVA, G.R.2015SILVA, G. R.; KUROSAWA, Y. S. . A EJA como Política Afirmativa na escola em perspectiva às questões étnicorraciais. LINKSCIENCEPLACE - Revista Científica Interdisciplinar, v. 2, p. 411-420, 2015.

7.
SILVA, G. R.;SILVA, G.R.2015SILVA, G. R.; BRANCO, A. L. C. ; AMARAL, S. C. S. . Política de Cotas em vista ao combate do preconceito racial brasileiro: uma análise comparativa dos discursos de FHC e Lula em seus primeiros mandatos de presidentes do Brasil. Revista Philologus, v. 63, p. 1735-1746, 2015.

8.
SILVA, C. A.2015SILVA, C. A. ; SILVA, G. R. ; MOURA, S. A. . Análise do ethos empregado na construção do personagem Aderbal Pimenta na novela Babilônia. Revista Philologus, v. 63, p. 494-502, 2015.

9.
SILVA, G. R.;SILVA, G.R.2015SILVA, G. R.; LIMA, N. S. ; AMARAL, S. C. S. . Cotas Raciais na universidade e Racismo: analisando o ethos nos discursos de universitários via divulgação midiática. Revista Philologus, v. 63, p. 760-776, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, S. C. S. ; BRANCO, A. L. C. ; SILVA, G. R. . A implementação da Lei 10.639/03 na Educação Básica: entre a Lei e a prática. In: Décio Nascimento Gimarães. (Org.). Escola hoje: contexto contemporâneo da educação. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 142-161.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, G. R.. Aluna analisa o sistema de cotas na universidade. Revista de Divulgação Científica: De Jovem para Jovem, Revista Conhecendo a Ciência, p. 1 - 2, 01 mar. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; SIMOES, C. F. . Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. In: 5º Encontro Internacional de Política Social 12º Encontro Nacional de Política Social, 2017, Espírito Santo. Anais do 5º Encontro Internacional de Política Social e 12º Encontro Nacional de Política Social, 2017. v. 1.

2.
SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. ; VALENCIA, M. S. ; SILVA, G. R. . A formação do professor e as diversidades raciais e de gênero na escola: uma experiência em uma escola estadual de Campos dos Goytacazes-RJ. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia. Anais do III (CNFP) e do XIII (CEPFE): por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico],11 a 13 de abril de 2016/Coordenação Maria Lourdes Spazziani, Laurence Duarte Colvara: UNESP/Prograd, 2016., 2016. p. 676-687.

3.
OLIVEIRA, A. G. S. ; SILVA, G. R. ; FONTES, C. A. . A influência do livro didático no ensino de unidades de medida na rede pública de educação de Campos dos Goytacazes. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia. Anais do III (CNFP) e do XIII (CEPFE): por uma revolução no campo da formação de professores [recurso eletrônico],11 a 13 de abril de 2016/Coordenação Maria Lourdes Spazziani, Laurence Duarte Colvara: UNESP/Prograd, 2016., 2016. p. 908-919.

4.
SILVA, G.R.; GOMES, N. C. ; AMARAL, S. C. S. . Racismo e homofobia no âmbito acadêmico: diagnósticos por meio de um estudo de caso. In: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Brasília. Anais do V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.

5.
SANTOS, S. J. S. ; SILVA, G.R. ; AMARAL, S. C. S. . Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. In: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Brasília. Anais do V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.

6.
AMARAL, S. C. S. ; BRANCO, A. L. C. ; SILVA, G.R. . A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos. In: V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016, Brasília. Anais do V Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2016.

7.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F. . A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Vitória - Espírito Santo. Anais do IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016.

8.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . A política de cotas na UENF a partir do ENEM/SISU em perspectiva da inclusão social: análise sobre acesso, permanência prolongada e lugar de origem de estudantes cotistas negros e oriundos de escolas públicas. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Vitória - Espírito Santo. Anais do IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016.

9.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MOURA, S. A. . COTAS ÉTNICO-RACIAIS, COMBATE AO RACISMO E PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA UENF E DA UNB COM A POLÍTICA DE COTAS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, CAMPOS DO GOYTACAZES. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016. v. 1. p. 1056-1069.

10.
SANTOS, S. J. S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, S. C. S. . AS REDES SOCIAIS E A SOLIDÃO HUMANA. In: XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016, CAMPOS DO GOYTACAZES. Anais do XII Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2016. v. 1. p. 770-783.

11.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; SOUZA, L. B. . RACISMO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO MAIS QUE NECESSÁRIA DE DIREITO E RESPEITO À DIVERSIDADE. In: XII Congresso Latinoamericanode Humanidades, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do XII Congresso Latinoamericanode Humanidades, 2017. v. 1. p. 1489-1502.

12.
SILVA, G. R.; SILVA, C. A. ; MOURA, S. A. . Análise do ethos empregado na construção do personagem Aderbal Pimenta na novela Babilônia. In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015, Campos dos Goytacazes. Almanaque CiFEFiL 2015 2ª edição. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - Rio de Janeiro., 2015. p. 494-502.

13.
SILVA, G. R.; LIMA, N. S. ; AMARAL, S. C. S. . Cotas raciais na universidade e racismo: analisando o ethos nos discursos de universitários, via divulgação midiática. In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015. Almanaque CiFEFiL 2015 2ª edição. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - Rio de Janeiro., 2015. p. 760-776.

14.
SILVA, G. R.; BRANCO, A. L. C. ; AMARAL, S. C. S. . Política de Cotas em vista ao combate do preconceito racial brasileiro: uma análise comparativa dos discursos de FHC e Lula em seus primeiros mandatos de presidentes do Brasil. In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015. Almanaque CiFEFiL 2015 2ª edição. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - Rio de Janeiro, 2015. p. 1735.

15.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; BARRETO, L. S. . Cotas para negros e oriundos de escolas públicas na UENF: análise sobre acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após o ENEM/SISU. In: IV CONINTER, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do IV CONINTER, Foz do Iguaçu PR: UNIOESTE, 8 a 11 de dezembro de 2015, ISSN 2316-266X, n.4, Volume 11, 2015. v. 11. p. 19-36.

16.
KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G.R. ; AMARAL, S. C. S. . A Educação de Jovens e Adultos como uma política de ação afirmativa na escola em perspectiva às questões étnico-raciais. In: IV CONINTER, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do IV CONINTER, 2015. v. 11. p. 165-176.

17.
CASTRO, T. F. C. ; BARRETO, T. M. ; MARQUES, C. M. ; SILVA, G. R. . Funções Trigonométricas no ciclo utilizando o software geogebra. In: III Semana de Matemática, 2010, Campos dos Goytacazes. Anais da III Semana de Matemática - Campos dos Goytacazes (RJ) - 23 a 25 de setembro de 2010. Campos dos Goytacazes: Editora: Essentia, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. B. ; AMARAL, S. C. S. ; VALENCIA, M. S. ; KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; LIMA, N. S. ; BARCELLOS, W. S. . Direitos Humanos, reconhecimento e diversidade: o respeito às diferenças na escola. In: Revista de Extensão UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Resumos da VII Mostra de Extensão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Campos dos Goytacazes, 2015. p. 1-8.

2.
TRINDADE, G. A. G. ; AZEVEDO, L. S. F. ; VIEIRA, K. M. ; MARTINEZ, S. A. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; SILVA, D. G. . Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). In: VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. VI Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2014, Campos dos Goytacazes. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar).. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF, 2014. v. 06. p. 01-05.

3.
SILVA, G. R.; MARTINEZ, S. A. ; RIBEIRO, R. M. ; SILVA, D. G. . Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). In: V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2013, Campos dos Goytacazes. Anais da V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, Ciência, Saúde e Esporte. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF, 2013. p. 01-05.

4.
MARTINEZ, S. A. ; SILVA, G. R. ; MESQUITA, J. S. ; BALDES, M. A. L. ; GAMA, M. S. ; RIBEIRO, R. M. . Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). In: IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, 2012, Campos dos Goytacazes. Anais da IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. Campos dos Goytacazes: PROEX/UENF, 2012. p. 01-05.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; SIMOES, C. F. . A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas a partir da legislação. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Vitória - Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial ( Vitória, ES), 2016. p. 83-83.

2.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . A política de cotas na UENF a partir do enem/sisu em perspectiva da inclusão social: análise sobre acesso, permanência prolongada e lugar de origem dos estudantes cotista negra e oriundos de escolas públicas. In: IV Seminário Nacional de Educação Especial/ XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva/ I Seminário de Pesquisas de Pós-graduação lato sensu na perspectiva da inclusão, 2016, Espírito Santo. Seminário Capixaba de Educação Especial (Vitória, ES). Vitória- ES, 2016. p. 84-84.

3.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; LIMA, N. S. ; KUROSAWA, Y. S. . Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. In: IV Semana das Licencituras, 2016. Anais IV Semana das Licencituras- Ensinar e Aprender, esse desassossego!, 2016.

4.
SILVA, G. R.; GOMES, N. C. ; AMARAL, S. C. S. ; BRANCO, A. L. C. ; ARAUJO, F. Z. S. ; SANTOS, S. J. S. . Direitos humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. In: IV Semana das Licenciaturas, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais IV Semana das Licenciaturas- Ensinar e aprender, esse desassossego!, 2016.

5.
SILVA, G. R.; SILVA, R. R. . MEDIAÇÃO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA POSSÍVEL PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do 3º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Soluções inteligentes para um cenário de mudanças, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 24 a 27 de outubro de 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

6.
AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. ; ARAUJO, F. Z. S. ; TOMAZ, A. C. S. ; VALENCIA, M. S. . DIVERSIDADE NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: RECONHECIMENTO, RESPEITO E OS ALCANCES DO DIREITO DE SER. In: I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (CONINF), 2016, Itaperuna. Anais do I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (CONINF)- Educação, tecnologia e inclusão: desafios e oportunidades, 2016.

7.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MOURA, S. A. . ANÁLISE DA POLÍTICA DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL E DA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: UMA ANÁLISE POR MEIO DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES COTISTAS DA UENF E DA UFF. In: I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (CONINF), 2016, Itaperuna. Anais do I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (CONINF)- Educação, tecnologia e inclusão: desafios e oportunidades, 2016.

8.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MOURA, S. A. . A política de cotas étnico-raciais no ensino superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise com base nos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. In: III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (III CONEPE), 2016, Campos dos Goytacazes. Anais do 3º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Soluções inteligentes para um cenário de mudanças, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 24 a 27 de outubro de 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

9.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. . A Política de Cotas enquanto mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade étnico-racial: uma análise dos discursos dos estudantes cotistas da UENF e da UFF. In: XV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais da XV Mostra de Pós-Graduação da UENF- "Luz, Ciência e Vida" Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, 2015.

10.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. . A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análises a partir dos discursos de estudantes cotistas. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015.

11.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas raciais e sociais na UENF: análise sobre acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015.

12.
KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. ; VALENCIA, M. S. ; LIMA, N. S. . A Educação de jovens e Adultos e suas relações com as políticas Afirmativas na escola: breve discussão das questões étnico raciais. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mercado de trabalho e inovação tecnológica, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 20 a 22 de outubro de 2015. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015.

13.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso e permanência de estudantes após o ENEM/SISU. In: VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais do Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica 2015 - Luz, Vida e Ciência. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015.

14.
SILVA, G.R.; LIMA, N. S. ; AMARAL, S. C. S. . Cotas raciais na universidade e racismo: analisando o ethos nos discursos de universitários, via divulgação midiática. In: X Jornada CIFEFIL, 2015, Campos dos Goytacazes. Caderno de Resumos Revista Philologus, Ano 21, N° 63 ? Supl.: Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2015, 2015. p. 2091-2092.

15.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso e permanência de estudantes após o ENEM/SISU. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.

16.
TRINDADE, G. A. G. ; AZEVEDO, L. S. F. ; MARTINEZ, S. A. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. . Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais do 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação, Trabalho e Cultura, realizado em Campos dos Goytacazes, RJ de 2 a 5 de dezembro de 2014. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014.

17.
CASTRO, T. F. C. ; BARRETO, T. M. ; MARQUES, C. M. ; SILVA, G. R. . Funções trigonométricas no ciclo utilizando o software geogebra. In: III Semana de Matemática, 2010, Campos dos Goytacazes. Anais da III Semana de Matemática - Campos dos Goytacazes (RJ) - 23 a 25 de setembro de 2010. Campos dos Goytacazes: Editora: Essentia, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, G. R.. Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; CASTRO, B. G. S. M. M. ; FARIAS, D. A. S. ; GOMES, N. C. ; GOMES, N. C. . Questões de gênero, cotas raciais, raça e a política contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, G. R.. DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO E RESPEITO À DIVERSIDADE: EM PAUTA O RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, G. R.. COTAS PARA FILHOS DE SERVIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA MORTOS OU INCAPACITADOS EM RAZÃO DO SERVIÇO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, G. R.. A POLÍTICA DE COTAS PARA NEGROS E EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA UENF: DO ACESSO ÀS ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, G. R.. A POLÍTICA DE COTAS ÉTNICO-RACIAIS EM PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: DESVELANDO OS DISCURSOS DE DISCENTES COTISTAS DA UENF E DA UFF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, G. R.. A política de cotas étnico-raciais como instrumento de inclusão social e afirmação da identidade negra: uma análise a partir dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
JORGE, C. S. ; SILVA, G. R. ; MARQUES, W. S. . Categorias nominativas no Latim: breves considerações sobre gênero, número e caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, G. R.. O preconceito étnico-racial na escola e os personagens da literatura infantil: análise do livro Menina bonita do laço de fita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SILVA, G. R.; SOUZA, L. B. ; AMARAL, S. C. S. . Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MOURA, S. A. . Cotas étnico-raciais, combate ao racismo e promoção da inclusão social: a experiência da UENF e da UNB na política de cotas para acesso à educação superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, G.R.. A implementação da política de cotas para pessoas com deficiência nas universidades estaduais do Rio de Janeiro: limites, avanços e perspectivas através da legislação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, G.R.. A política de cotas na UENF a partir do ENEM/SISU em perspctiva da inclusão social: análise, acesso, permanência prolongada e lugar de origem de estudantes cotistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, G.R.. Análise da política de cotas étnico-raciais na educação superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SILVA, G.R.. Diversidade na escola na perspectiva dos direitos humanos: reconhecimento, respeito e os alcances do direito de ser. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SILVA, G.R.; GOMES, N. C. ; ARAUJO, F. Z. S. ; BRANCO, A. L. C. ; SANTOS, S. J. S. ; AMARAL, S. C. S. . Direitos Humanos e homofobia na escola: uma discussão mais que necessária de direito e respeito à diversidade de gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SILVA, G.R.; SOUZA, L. B. ; VALENCIA, M. S. ; LIMA, N. S. ; AMARAL, S. C. S. ; KUROSAWA, Y. S. . Racismo e relações étnico-raciais na educação básica: repensando o contexto, as práticas escolares e a proposta de novos olhares para a educação brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. . Política de Cotas Étnico-raciais e Sociais na UENF e a promoção da inclusão social: diagnóstico sobre o ingresso de estudantes cotistas e acesso da população de Campos dos Goytacazes após a adesão ao ENEM/SISU. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SILVA, G.R.. Escola sem homofobia: a proposta de um novo olhar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, G.R.. Racismo e homofobia no âmbito acadêmico: diagnósticos por meio de um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SILVA, G.R.. A implementação da Lei 10.639/03 na educação básica: a experiência do Colégio Estadual Liceu de Humanida des de Campos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; MOURA, S. A. . Política de cotas étnico-raciais como mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade negra: Um diagnóstico por meio dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SILVA, G. R.. A política de cotas étnico-raciais no ensino superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise com base nos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. . A Política de Cotas enquanto mecanismo de inclusão social e a questão da afirmação da identidade étnico-racial: uma análise dos discursos dos estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso, perfil e permanência de estudantes após o ENEM/SISU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . A Política de Cotas em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade étnico-racial: análise a partir dos discursos de estudantes cotistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas raciais e sociais na UENF; análise sobre acesso, origem geográfica e permanência prolongada de estudantes após a implementação do ENEM/SISU. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SILVA, G. R.; KUROSAWA, Y. S. . A EJA como política afirmativa na escola em perspectiva à promoção da igualdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
KUROSAWA, Y. S. ; SILVA, G. R. ; AMARAL, S. C. S. ; VALENCIA, M. S. ; LIMA, N. S. . A Educação de Jovens e Adultos e suas relações com as políticas afirmativas na escola: breve discussão das questões étnico raciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SILVA, G. R.. Política de Cotas em vista ao combate do preconceito racial brasileiro: uma análise comparativa dos discursos de FHC e Lula em seus primeiros mandatos de presidentes do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SILVA, G. R.. Cotas Raciais na universidade e Racismo: analisando o ethos nos discursos de universitários via divulgação midiática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . A política de cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso e permanência após a adesão ao Enem/Sisu.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso e permanência de estudantes após o ENEM/SISU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
TRINDADE, G. A. G. ; AZEVEDO, L. S. F. ; MARTINEZ, S. A. ; AMARAL, S. C. S. ; SILVA, G. R. . Preservar a Memória, Divulgar a Cultura Escolar e afirmar a Identidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SILVA, G. R.; MARTINEZ, S. A. . Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade da comunidade (escolar). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SILVA, G. R.; MARTINEZ, S. A. ; MESQUITA, J. S. ; RIBEIRO, R. M. ; BALDES, M. A. L. . Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, G. R.. A Política de cotas étnico-raciais como instrumento de inclusão social e afirmação da identidade negra: um olhar a partir dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF 2017 (Dissertação de Mestrado).

2.
SILVA, G. R.. COTAS PARA NEGROS E EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS NA UENF: UMA ANÁLISE SOBRE ACESSO, ORIGEM E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES APÓS O ENEM/SISU. Campos dos Goytacazes 2015 (Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, G. R.; AMARAL, S. C. S. ; MARTINEZ, S. A. . Cotas 'raciais' e 'sociais' na UENF: uma análise sobre acesso, perfil e permanência de estudantes após o ENEM/SISU.. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, G. R.. Funções Trigonométricas no ciclo utilizando o Software Geogebra. 2010. .


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Cantata de Natal. 2016. Outra.

2.
SILVA, G.R.. Coral de Natal. 2015. Outra.

3.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Cantata de Páscoa. 2014. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Jesus veio para o jantar. 2013 (Peça Teatral).

2.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Mãos Vazias. 2013 (Peça Teatral).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Encontro Internacional de Política Social/12º Encontro Nacional de Política Social.Inclusão social por meio de cotas étnico-raciais e sociais na UENF. 2017. (Encontro).

2.
A gestão na sala de aula:construindo caminhos para uma aprendizagem significativa. 2017. (Outra).

3.
Bioética, justiça e condições genéticas: quanto vale uma vida?. 2017. (Outra).

4.
Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula: reflexões sobre Diagnóstico e Intervenção Precoce. 2017. (Outra).

5.
II Congresso Fluminense de Pós-Graduação. A política de cotas étnico-raciais como instrumento de inclusão social e afirmação da identidade negra: uma análise a partir dos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2017. (Congresso).

6.
I Semana do Ensino de Arte. 2017. (Encontro).

7.
Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

8.
Seminário Escola na Família: Diálogos pela Educação. 2017. (Seminário).

9.
VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2017. (Congresso).

10.
VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Coordenação do Grupo de Trabalho: Antirracismo e Sociedade, no VI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2017. (Congresso).

11.
5º CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - Desenvolvimento, Democracia e Interdisciplinaridade. 2016. (Congresso).

12.
I Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense - I CONINF. 2016. (Congresso).

13.
I Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual - I CONADS. 2016. (Congresso).

14.
II Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual e Gênero - II CONADS. 2016. (Congresso).

15.
II Encontro de Tutores e Coordenadores da Pedagogia UENF/CEDERJ. 2016. (Encontro).

16.
III CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). A política de cotas étnico-raciais no ensino superior na perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: uma análise com base nos discursos de estudantes cotistas da UENF e da UFF. 2016. (Congresso).

17.
III CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONEPE). 2016. (Congresso).

18.
II Seminário Educação, Direito e Cidadania: Diálogo Interdisciplinar. 2016. (Seminário).

19.
I MEEDUC - FÓRUM DE EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. 2016. (Outra).

20.
IV Semana das Licenciaturas. 2016. (Encontro).

21.
IV Seminário Nacional de Educação Especial, XV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva e I Seminário de Pesquisas de Pós-Graduação Lato Sensu na Perspectiva da Inclusão -. 2016. (Seminário).

22.
Palestra: A Relevância da Leitura no Século XXI. 2016. (Outra).

23.
Participação no conjunto de atividades do evento I MEEDUC - FÓRUM DE EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. 2016. (Outra).

24.
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. (Outra).

25.
Seminário Pensamento Social: Desigualdades e Mudanças Sociais. 2016. (Seminário).

26.
VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS. 2016. (Simpósio).

27.
XII Congreso Latinoamericano de Humanidades. 2016. (Congresso).

28.
XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016. (Congresso).

29.
XVI Mostra de Pós-Graduação da UENF. 2016. (Outra).

30.
Colóquio: Conhecendo o sistema de avaliação da pós-graduação (CAPES). 2015. (Encontro).

31.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

32.
I Fórum de Pedagogia na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). 2015. (Encontro).

33.
II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2015. (Congresso).

34.
III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária do CCH " Luz, ciência e vida". 2015. (Seminário).

35.
Seminário "Mediação, Justiça e Sociedade". 2015. (Seminário).

36.
Workshop "Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar: a Teoria na Prática". 2015. (Oficina).

37.
X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outra).

38.
XV Mostra de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ry Ribeiro. 2015. (Exposição).

39.
Construindo uma Escola para Todos. 2014. (Seminário).

40.
I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). 2014. (Congresso).

41.
II Aniversário do NEABI- Relações Raciais no Brasil - entre ações e tensõe. 2014. (Encontro).

42.
II Seminário de Pesquisa e Extensão Universitária.PRESERVAR A MEMÓRIA, DIVULGAR A CULTURA ESCOLAR E AFIRMAR A IDENTIDADE DA COMUNIDADE (ESCOLAR). 2014. (Seminário).

43.
Os índios na História do Brasil: avanços e desafios das abordagens interdisciplinares. 2014. (Outra).

44.
I Aniversário do NEABI - 10 anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios. 2013. (Encontro).

45.
I Seminário " Extensão Universitária em Debate".Preservar a Memória, divulgar a Cultura e Afirmar a identidade na comunidade(escolar).. 2013. (Seminário).

46.
Projeto "Olhares: África-Brasil". 2013. (Seminário).

47.
V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. 2013. (Exposição).

48.
IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF. 2012. (Exposição).

49.
IV Semana Acadêmica da UENF/ XII Semana Acadêmica da Pedagogia. 2012. (Congresso).

50.
Mesa-Redonda Educação e Relações Étnico-raciais:em foco a Lei 10.639/03. 2012. (Outra).

51.
SEMANA DAS LICENCIATURAS. 2011. (Exposição).

52.
III SEMANA DE MATEMÁTICA DO IF FLUMINENSE. 2010. (Outra).

53.
Mitos nos Transtornos do Comportamento e na Aprendizagem. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, G. R.. Seminário Educação e Direito: inclusão da teoria à prática. 2017. (Outro).

2.
SILVA, G.R.; AMARAL, S. C. S. ; VIEIRA, R. R. M. . II Encontro de Tutores e Coordenadores da Pedagogia UENF/CEDERJ. 2016. (Outro).

3.
SILVA, G. R.; CARMO, G. T. ; CASTELANO, K. L. ; SILVA, C. B. ; AMARAL, S. C. S. ; MANHAES, F. C. . I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

4.
SILVA, G.R.. Coral de Natal. 2015. (Outro).

5.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Cantata de Páscoa. 2014. (Outro).

6.
SILVA, G. R.. IV SEMANA ACADÊMICA DA UENF / XII SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA. 2013. (Congresso).

7.
SILVA, G.R.. Peça Teatral Mãos Vazias. 2013. (Outro).

8.
SILVA, G.R.; SILVA, R. R. . Cantata de Natal. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leidiane Aparecida Ravani Santos. Inclusão Escolar: o desafio de uma educação para todos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

2.
Adriana Rocha Gomes. Educação de Crianças Autistas:uma análise na perspectiva da Inclusão Social. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

3.
Wilder José Gama de Oliveira. Inclusão Social em perspectiva da Diversidade e Identidade de Gênero: uma proposta educacional para além de ?rótulos? na Educação Básica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).

4.
Márcia Maria Dias Santos. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: a escolarização da Pessoa com Deficiência no Brasil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, G. R.. Funções Trigonométricas no ciclo utilizando o Software Geogebra. 2010. .



Outras informações relevantes


1) Pesquisa desenvolvida na Iniciação Científica (2014-2015) selecionada para compor o rol de entrevistas, publicada no Vol.2, nº 1 - Março de 2015/ 3ª edição, da Revista Conhecendo a Ciência - Revista de Divulgação Científica: De Jovem para Jovem PIBIC/UENF.
2) Revista PAPIRO Ano II, nº 2, Novembro de 2013. Revista Laboratorial da Disciplina Leitura e Produção de texto I e II (Ministrada pelo Professor Doutor Sérgio Arruda de Moura, também idealizador da revista). A mesma consiste em uma produção coletiva dos alunos ingressantes do 1º semestre de 2011 no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Tal produção contou com o apoio, orientação e supervisão do Professor Doutor Sérgio Arruda de Moura. Conselho Editorial: Emiliana do Espirito Santo da Lapa, João Bosco Freire Bruno, Liana Azevedo Bento, Lucas Soares Silva Póvoa e Luciana Siqueira Ribeiro. Revisão, Diagramação e Projeto Gráfico: Emiliana do Espirito Santo da Lapa, João Bosco Freire Bruno, Liana Azevedo Bento, Lucas Soares Silva Póvoa e Luciana Siqueira Ribeiro. Redatores: Ana Luiza Batista, Ana Paula da Rosa de Góis Lopes, Ana Valéria Boniolo Medeiros, Daniela Gonçalves da Silva, Emiliana do Espirito Santo da Lapa, Euza de Souza Silva, Francielle Nunes de Souza, Gabriela do Rosario Silva, Graciellen Pinto da Rosa, João Bosco Freire Bruno, Júlia Glória Soares da S. Pinto, Layra Curty, Liana Azevedo Bento, Lucas Soares Silva Póvoa, Maria da Glória M. de Oliveira, Martinho G. Fernandes Neto, Otacílio Santos Carvalho e Rhayanne Rangel da Silva.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:13:35