Caio Abitbol Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5456042457097868
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Mestrando em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento (Estácio) Pós Graduado em Docência e Gestão da Educação a Distância (Cândido Mendes) e Graduado em Pedagogia (UERJ). Trabalho como Freelancer realizando funções de Designer Educacional, Revisor Pedagógico e Tutor, assistente de configuração de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Prestador de Serviços em Projetos no IFHT/UERJ e no Bait Rio. Fui bolsista de Iniciação Científica (CNPQ) no Projeto "Educação Continuada Docente com Apoio da Tecnologia de Informação e Comunicação" e Bolsista de Iniciação Científica (UERJ) no Projeto "Formação Humana e Tecnologias da Informação e a Comunicação: A Educação Superior e Seus Desafios na Oferta de Disciplinas com Mediação Tecnológica" Estagiei na área de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho (FRM/RJ), nos projetos Qualifica e Aprendiz Legal. Tenho experiência com Eventos, Projetos, Cursos de Pós Graduação, Extensão e Aperfeiçoamento, Tutoria acadêmica e Educação a Distância. Organizo torneios esportivos para jovens a partir de 18 anos. Estagiei na área de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho (FRM/RJ), nos projetos Qualifica e Aprendiz Legal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caio Abitbol Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, C. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Eloiza da Silva Gomes de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Docência e Gestão na Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Os Avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação e o Impacto na Educação: Desafios para o Futuro do Professor e da Educação.
Orientador: Annemarie de Moraes Heltai Lima.
2012 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: As Relações Sociais na Internet e o Impacto na Subjetividade Humana: A escola diante desse novo cenário.
Orientador: Eloiza da Silva Gomes de Oliveira.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Ciências Sociais.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio TTH Bar-Ilan, BAR-ILAN, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Gamificação para a Educação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Ensino Hibrido na educação superior. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
O sucesso acadêmico do estudante de EAD: autorregulação da aprendizagem. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2018 - 2018
Processos avaliativos no ensino superior. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Gamificação: Teoria e Aplicações Práticas. (Carga horária: 1h).
Escola Brasileira de Games Online e Udemy., UDEMY, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Elaboração de Materiais Didáticos com Recursos Tecnológicos. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2016 - 2016
Educação e Participação em Rede. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Ferramentas Web 2.0 no Contexto Pedagógico. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso Educação a Distância. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia de Pesquisa para a Internet - PPFH. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento às demandas de usuários do ambiente virtual, relativas ao atendimento de duvidas, orientações de uso de ferramentas e relato de bugs; Manter a atualização constante de informações, esclarecendo duvidas, a atualização e publicação do FAQ e a criação e publicações de avisos de orientações; Participar do acompanhamentos das ações de monitoramento e certificação de projetos; Atualizar relatórios de trabalho com números de atendimentos e soluções encaminhadas Suporte na elaboração de material para projetos. Suporte na produção de materiais para formações Elaborar planilhas, gráficos e apresentações


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntario Iniciação Científica
Outras informações
Elaboração de planilhas, gráficos, apresentações, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, e questionários. Realização de pesquisas; Atualização do banco de dados da pesquisa, no Projeto Educação Continuada Docente com Apoio da Tecnologia de Informação e Comunicação

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de planilhas, gráficos, apresentações, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, e questionários. Realização de pesquisas; Atualização do banco de dados da pesquisa no Projeto Educação Continuada Docente com Apoio Da Tecnologia De Informação e Comunicação


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço em Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Prestador de Serviço em Projetos no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT/UERJ) Assistente de Configuração de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Designer Instrucional do "Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Recuperação Ambiental" Tutoria Acadêmica, Assistente de Configuração de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e Designer Instrucional do "Programa de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Recuperação Ambiental". Tutoria Acadêmica, Tutoria de Ambiente Virtual (Moodle) e Assistente de Configuração de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) do Curso de "Pós Graduação em Orientação Educacional" Designer Instrucional do "Biênio da Educação de Casimiro de Abreu" e Tutoria Acadêmica dos Módulos de "Formação de Gestores Educacionais Públicos", "Metodologia da Educação Física para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental" e "Metodologia da Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental". Tutoria Acadêmica e Assistente de Configuração de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) do curso de "Aperfeiçoamento em Gestão Pública".

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Tutoria Acadêmica de disciplinas de graduação semipresenciais universais nos períodos de 2015.1(Disciplina "Formação humana com Mediação tecnológica: dialogando com Lévy e Castells"), 2015.2 (Disciplina "Aprendizagem com Mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação - bases teóricas da Psicologia"), 2016.1(Disciplina a "Sociedade do Conhecimento e as "neuroses da informação"), 2016.2(Disciplina "Fundamentos e Princípios da Educação a Distância"), 2017.1 (Sociedade do Informacionismo, Tecnologia e Formação Humana) 2017.2 (Tópicos Especiais em Formação Humana com Tecnologias I - Jovens e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de planilhas, gráficos, apresentações, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, e questionários. Realização de pesquisas; Atualização do banco de dados da pesquisa, no projeto Formação Humana e Tecnologias da Informação e a Comunicação: A Educação Superior e Seus Desafios na Oferta de Disciplinas com Mediação Tecnológica

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de planilhas, gráficos, apresentações, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, e questionários. Realização de pesquisas; Atualização do banco de dados da pesquisa, no Projeto Educação Continuada Docente com Apoio da Tecnologia de Informação e Comunicação

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .


Bait Rio, BAIT, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Eventos, Projetos e Marketing, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de atividades, projetos e eventos para jovens de 18 a 30 anos; Organização de campeonatos e torneios; Parte logística e pedagógica de cursos e aulas.


Delinea Tecnologia Educacional, DELINEA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Designer Educacional
Outras informações
Realização de tratamento didático e de linguagem a partir do original entregue pelo conteudista. O tratamento didático e de linguagem inclui: Analisar se o conteúdo e as figuras estão de acordo com manual do conteudista; Verificar questões gerais de formatação e linguagem, se estão de acordo com o projeto; Verificar se o conteúdo está de acordo com as métricas e definições do Projeto Instrucional aprovado; Contribuir didaticamente com o material de maneira a torna-lo dialógico e de fácil entendimento ao aluno;



Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem, Subjetivação e Cidadania

Objetivo: Objetiva desenvolver projetos de pesquisa e de extensão junto a escolas Públicas do Rio de Janeiro, contemplando a aprendizagem humana - principalmente a realizada em ambientes virtuais. Independentemente do enfoque, a aprendizagem sempre implica mudanças de comportamento. O Projeto tem como hipótese básica que há um conjunto de saberes docentes que podem tornar os professores mais bem sucedidos e realizados nas tarefas que desenvolvem e predispostos à busca da formação contínua. As hipóteses secundárias são que esses saberes podem ser verificados, mapeados e organizados; que eles podem ser desenvolvidos através de ações de Educação Continuada; e que a tecnologia de informação e comunicação (TIC) pode ser um instrumento vital para essas ações e para a formação humana..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Palavras-chave: Aprendizagem; Desenvolvimento Humano; Educação a Distancia; Formação Humana.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Formação humana e tecnologias da informação e da comunicação: A Educação Superior e seus desafios na oferta de disciplinas com mediação tecnológica
Descrição: A universidade, hoje, começa a repensar suas metodologias, buscando adequar-se a uma geração totalmente compatibilizada com as tecnologias digitais. Nesse sentido, é importante e premente que as instituições comecem a planejar seu aporte no futuro, que, hoje, já se faz presente. O crescimento da oferta de cursos a distância, sejam eles de graduação ou pós-graduação, deflagra a necessidade de se pensar nas diversas instâncias de condução desses cursos. A educação com mediação tecnológica, pautada em uma metodologia que leve em conta a troca de informações e a formação crítica dos alunos, não pode abrir mão de recursos que privilegiem a interação. Várias discussões a respeito das formas de interação em cursos a distância vêm abordando elementos que constituem essa modalidade de ensino a presença de tutores, os recursos do ambiente virtual de aprendizagem onde o curso é ofertado, o material didático produzido para ele. Este projeto tem como objetivo principal investigar o processo de produção, desenvolvimento, oferta e avaliação de disciplinas semi presenciais para alunos de Graduação, traçando parâmetros de excelência para a produção contínua e sempre revista de disciplinas nas modalidades semi presencial e a distância...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caio Abitbol Carvalho - Integrante / Eloiza da Silva Gomes de Oliveira - Coordenador / Jose Mauro Goncalves Nunes - Integrante / Claudia Capello - Integrante / Marta Cardoso Lima Rego - Integrante / Andréa de Farias Castro - Integrante / Marco Santoro - Integrante / Eduardo Pimentel Menezes - Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
A Docência com o apoio de Tecnologias : Aprendizagem, Subjetivação e Cidadania
Descrição: O Projeto tem como hipótese básica que há um conjunto de saberes docentes que podem tornar os professores mais bem sucedidos e realizados nas tarefas que desenvolvem e predispostos à busca da formação contínua. As hipóteses secundárias são que esses saberes podem ser verificados, mapeados e organizados; que eles podem ser desenvolvidos através de ações de Educação Continuada; e que a tecnologia de informação e comunicação (TIC) pode ser um instrumento vital para essas ações e para a formação humana. A partir de levantamento bibliográfico foi elaborado e testado um questionário, elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A amostra da pesquisa será constituída por professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os dados coletados serão organizados em cinco categorias: mapeamento dos saberes docentes; conhecimento da tecnologia de informação e comunicação pelos professores; atitudes dos docentes quanto ao uso das TIC como suporte dos processos de ensino e aprendizagem; atitudes e opiniões dos professores sobre os conteúdos que ministram; e conteúdos que gostariam de ver abordados em cursos de formação continuada. Durante a análise dos dados será formado um grupo de 15 professores de escolas das três Coordenadorias para fazer a validação dos resultados da pesquisa através de grupos focais. Após a divulgação dos resultados pretendemos desenvolver ações de Educação Continuada docente com o apoio da tecnologia de informação e comunicação. Acreditamos que a Educação Continuada Docente é indispensável, não pela antiga e inócua discussão da deficiência de qualidade da formação inicial recebida, mas pela sua indispensabilidade para a adaptação ao universo profissional e ao acelerado surgimento de inovações teóricas e metodológicas. Esta formação é uma das missões de destaque no planejamento estratégico da universidade pública...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Caio Abitbol Carvalho - Integrante / Eloiza da Silva Gomes de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Biênio da Educação de Casimiro de Abreu
Descrição: O projeto tem como objetivo capacitar as Equipes Técnico-pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e das escolas e os professores do Município de Casimiro de Abreu, buscando aprimorar a qualidade da Educação no município.Compreendendo e respeitando as especificidades locais e regionais, propõe-se uma metodologia que permita desenvolver ações norteadoras para o desenvolvimento da qualidade da Educação no município, construindo procedimentos que desenvolvam a articulação entre as exigências de um saber global, orientado por diretrizes nacionais e as especificidades do saber local a ser contemplado em uma perspectiva dialógica...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Caio Abitbol Carvalho - Integrante / Gabriel Moura Souza Miranda Rodrigues - Integrante / Eloiza da Silva Gomes de Oliveira - Coordenador / Andréa Carvalho de Castro - Integrante / Marco Antônio Santoro - Integrante / Maya Suemi Lemos - Integrante / Wania Clemente de Castro - Integrante / Maria Cristina Peixoto - Integrante / Rodrigo Perez - Integrante / Gilberto Azevedo - Integrante / Ronaldo Silva Melo - Integrante.
2014 - 2015
Aperfeiçoamento em Gestão Pública
Descrição: Curso de aperfeiçoamento e 180 horas, realizado na modalidade semi-presencial, destinado a capacitar servidores públicos da Sede e das Regionais da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) em conteúdos relativos à Gestão Pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Caio Abitbol Carvalho - Integrante / Gabriel Moura Souza Miranda Rodrigues - Integrante / Eloiza da Silva Gomes de Oliveira - Coordenador / Jose Mauro Goncalves Nunes - Integrante / Rodrigo Perez - Integrante / Gilberto Azevedo - Integrante / Ronaldo Silva Melo - Integrante / José Aluizio Belizário de Souza - Integrante / Luiz Carlos Becker Jr - Integrante / Maria Cecília Lara - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, E. S. G.2015 OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; DERECZYNSKI, R. S. . Possibilidades de Inovação em Educação a Distância: Blogs Educativos como Recurso Didático. EAD em Foco, v. 5, p. 13-31, 2015.

2.
CARVALHO, C. A.2015CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA, E. S. G. . Formação docente com apoio das tecnologias de informação e comunicação. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, v. 5, p. 3-11, 2015.

3.
OLIVEIRA, E. S. G.2015OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Redes Sociais: Novas Perspectivas de Aprendizagem para a Atualidade. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, v. 4, p. 1-11, 2015.

4.
OLIVEIRA, E. S. G.2014OLIVEIRA, E. S. G. ; VASCONCELOS, D. ; CARVALHO, C. A. ; TRINDADE, T. ; SOUZA, R. L. ; VASCONCELOS, M. C. ; SEQUEIRA, J. . Professores e dificuldades de aprendizagem, representações sociais de desafio e perplexidade. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 19, p. 189, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Jovens e Internet. Novos Perfis de Estudante e Professor. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:ENPED:2016)., 2016, São Carlos. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:ENPED:2016).. São Carlos, 2016. v. 1.

2.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Tecnologias Educativas e Formação Docente: Impactos sobre as Práticas Pedagógicas Vigentes. In: XXIII COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL: AS PEDAGOGIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2016, Lisboa. ATAS DO XXIII COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL. Lisboa: Afirse, 2016. v. 1. p. 617-627.

3.
CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA, E. S. G. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; DERECZYNSKI, R. S. . Linguagem e Tecnologia Online: Uso Internetes. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online)., 2015, Minas Gerais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Minas Gerais, 2015. v. 4.

4.
CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA, E. S. G. ; SILVA, F. T. B. . Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Novas Práticas, Jovens Aprendizes. In: Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Campina Grande: Realize Editora, 2015. v. I.

5.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; DERECZYNSKI, R. S. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Educação na contemporaneidade: O desafio dos nativos digitais. In: 6º Seminário Nacional do EDaPECI Educação Digital na Contemporaneidade, 2015, Maceio. Anais Edapeci 2015. Maceio, 2015. v. I.

6.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . A Formação de Educadores e o uso das Tecnologias Digitais: a voz dos Professores. In: IV Seminário Web Currículo e XII!Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII!Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015. v. 1. p. 351-360.

7.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Os Professores Diante das Tecnologias Digitais. Impactos na Formação Docente. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. Anais II CONEDU - (2015), 2015. v. 2.

8.
OLIVEIRA, E. S. G. ; SÁ, Marcia Souto Maior Mourão ; CARVALHO, C. A. . A importância da Linguagem como Ferramenta de Mediação: Algumas Reflexões sobre a Constituição do Sujeito Social. In: IV Semana Internacional de Pedagogia e I Seminário Luso-Brasileiro em Educação Infantil, 2015, Maceió. Anais da IV SIP e I SLBEI 2015. Maceió, 2015. p. 1-14.

9.
OLIVEIRA, E. S. G. ; Nunes, J. M. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Visitantes e residentes digitais: A superação do conceito de nativos digitais. In: CISTI'2014 - 9ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2014, Barcelona. Sistemas Y Tecnologías de Información Actas de la 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas Y Tecnologías de informacion. Barcelona, 2014. v. I. p. 946-952.

10.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SÁ, Marcia Souto Maior Mourão ; DERECZYNSKI, R. S. . Novas tecnologias educacionais e avaliação da aprendizagem Um desafio que se apresenta à Educação. In: CISTI'2014 - 9ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2014, Barcelona. Sistemas Y Tecnologías de Información Actas de la 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas Y Tecnologías de informacion. Barcelona, 2014. v. I. p. 653-658.

11.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SEQUEIRA, J. ; VASCONCELOS, M. C. ; LIMA, R. . Trabalho docente e transtorno de déficit de atenção (TDA/H)... ou ansiedade de informação? Dilemas no diagnóstico de nativos digitais. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Porto: CIIE/FPCEUP, 2013. v. 2. p. 3924-3938.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . O Jogar na Internet e o Mundo Real: A Importância dos Jogos Digitais na Educação. In: VI Seminário Mídias e Educação, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Relatos e Pesquisa do VI Seminário Mídias & Educação, 2015. v. I. p. 1-3.

2.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . Formação Docente para o uso das Tecnologias Digitais: Novos Saberes do Professor. In: VI Seminário Mídias & Educação, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Relatos e Pesquisa do VI Seminário Mídias & Educação. Rio de Janeiro, 2015. v. I. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. T. B. ; CARVALHO, C. A. . Adolescentes e tempo: Uma relação afetada pelas tecnologias. In: 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2016, Rio de Janeiro. 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro, 2016. p. 610-610.

2.
CARVALHO, C. A.; DERECZYNSKI, R. S. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . As relações sociais na Internet e o Impacto na subjetividade humana. A escola diante desse novo cenário. In: 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2016, Rio de Janeiro. 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro, 2016. p. 650-650.

3.
DERECZYNSKI, R. S. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . A utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como recurso didático. In: 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2016, Rio de Janeiro. 25ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro, 2016. p. 652-652.

4.
CARVALHO, C. A.; RODRIGUES, G. M. S. M. . Criação do site Pedagoteca. Articulação dos resultados da pesquisa à formação humana. In: 24ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. 24ª SEMIC UERJ. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 447-447.

5.
SILVA, F. T. B. ; CARVALHO, C. A. . Internet como ferramenta de pesquisa: A necessidade de formação de competências para a leitura online. In: 24ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. 24ª SEMIC UERJ. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 479-479.

6.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. ; DERECZYNSKI, R. S. . Tecnologias de informação e comunicação e metodologias didáticas: a transição do uso de um blog educativo para um AVEA. In: III Congresso Brasileiro de Recursos Digitais Na Educação 2015, 2015, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Recursos Digitais Na Educação 2015. São Paulo, 2015.

7.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . Games e gamificação: ouvindo jovens sobre o tema. In: III Congresso Brasileiro de Recursos Digitais Na Educação 2015, 2015, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Recursos Digitais Na Educação 2015, 2015.

8.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . A Utilização do Site Pedagoteca.com como uma Ferramenta para a Formação Continuada Docente. In: VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação e m Educação e X Seminário da Faculdade De Educação Produção do Conhecimento em Educação: ?Tensões Da/Na Escola: Homogênea? Singular??, 2015, Campinas. Anais Do VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação e m Educação e X Seminário da Faculdade De Educação Produção do Conhecimento em Educação: ?Tensões Da/Na Escola: Homogênea? Singular??. Campinas, 2015. v. 1º. p. 44-44.

9.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . Projeto ?Biênio da Educação?: Uma Experiência de Formação Continuada de Professores. In: VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação e m Educação e X Seminário da Faculdade De Educação Produção do Conhecimento em Educação: ?Tensões Da/Na Escola: Homogênea? Singular??, 2015, Campinas. Anais do VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação e m Educação e X Seminário da Faculdade De Educação Produção do Conhecimento em Educação: ?Tensões Da/Na Escola: Homogênea? Singular??. Campinas, 2015. p. 161-161.

10.
DERECZYNSKI, R. S. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . Pesquisa de resultados de uma disciplina mediada por tecnologias digitais. Ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático. In: 24ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. 24ª SEMIC UERJ. Rio de Janeiro, 2015. v. 1. p. 502-502.

11.
CARVALHO, C. A.; SILVA, F. T. B. . Jovens e redes sociais digitais. Novas formas de aprendizagem. In: 23ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. 23ª SEMIC UERJ. Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 487-487.

12.
DERECZYNSKI, R. S. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . Blogs educativos como recurso didático. Pesquisa desenvolvida com turmas de graduação.. In: 25ª UERJ Sem Muros, 2014, Rio de Janeiro. 23ª SEMIC UERJ. Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 455-455.

13.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; DERECZYNSKI, R. S. . Jovens e Tecnologias na Atualidade: Novas Formas de Aprendizagem e Desafios para a Escola. In: Semana de extensão 2014 Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: A Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Rio de Janeiro. emana de extensão 2014 Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social: A Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão/ DIREX, DEAC. Rio de Janeiro, 2014. v. 1. p. 439-440.

14.
CARVALHO, C. A.. A Importância da Formação Continuada do Professor diante do desafio do trabalho com os alunos nativos digitais. In: 22ª SEMIC Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2013, Rio De Janeiro. 22ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio De Janeiro, 2013. v. 1°. p. 393-393.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, E. S. G. ; PEREZ, R. B. C. ; MELO, R. S. ; CARVALHO, C. A. . Educação em Saúde Mediada por Tecnologia. Podemos falar de Inovação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, E. S. G. ; MELO, R. S. ; PEREZ, R. B. C. ; CARVALHO, C. A. . O Uso das Tecnologias da Informação na Formação humana de Preceptores em Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARVALHO, C. A.. As relações sociais na Internet e o Impacto na subjetividade humana. A escola diante desse novo cenário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; DERECZYNSKI, R. S. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Linguagem e Tecnologia Online: O Uso Internetes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; DERECZYNSKI, R. S. . Linguagem Na Internet: a Utilização Do Internetes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Os Professores Diante das Tecnologias Digitais. Impacto na Formação Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CARVALHO, C. A.; RODRIGUES, G. M. S. M. . Criação do site Pedagoteca. Articulação dos resultados da pesquisa à formação humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, F. T. B. ; CARVALHO, C. A. . Internet como ferramenta de pesquisa: A necessidade de formação de competências para a leitura online. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DERECZYNSKI, R. S. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . Pesquisa de resultados de uma disciplina mediada por tecnologias digitais. Ambiente virtual de aprendizagem como recurso didático.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . A utilização do Site Pedagoteca.com como uma Ferramenta para a Formação Continuada Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Projeto Biênio da Educação: Uma Experiência de Formação Continuada de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . O jogar na Internet e o Mundo Real: A Importância dos Jogos Digitais na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . Formação Docente para o Uso das Tecnologias Digitais: Novos Saberes do Professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CARVALHO, C. A.. Redes Sociais: novas perspectivas de aprendizagem para a atualidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Games e gamificação: ouvindo jovens sobre o tema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; DERECZYNSKI, R. S. . Tecnologias de informação e comunicação e metodologias didáticas: a transição do uso de um blog educativo para um AVEA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. ; SILVA, F. T. B. . Jovens e internet. Novas formas de aprendizagem, os que ensinam e os que aprendem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . A Formação de Educadores e o uso das Tecnologias Digitais: A Voz dos Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA, E. S. G. ; SILVA, F. T. B. . Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Novas Práticas, Jovens Aprendizes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CARVALHO, C. A.; SILVA, F. T. B. . Jovens e redes sociais digitais. Novas formas de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; DERECZYNSKI, R. S. ; SILVA, F. T. B. . Jovens e Tecnologias na Atualidade. Novas Formas de Aprendizagem e Desafios Para a Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
OLIVEIRA, E. S. G. ; CARVALHO, C. A. ; DERECZYNSKI, R. S. ; SILVA, F. T. B. . Blogs como recursos didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DERECZYNSKI, R. S. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. T. B. . Blogs educativos como recurso didático. Pesquisa desenvolvida com turmas de Graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CARVALHO, C. A.; RODRIGUES, G. M. S. M. . Os Nativos Digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CARVALHO, C. A.. A Importância da Formação Continuada do Professor diante do desafio do trabalho com os alunos nativos digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
OLIVEIRA, E. S. G. ; Nunes, J. M. G. ; CARVALHO, C. A. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Teorias Cognitivistas e o E-Learning: A Importância de Ausubel e Bruner. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, C. A.; RODRIGUES, G. M. S. M. . Pedagoteca.com. 2015; Tema: Educação. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELO, R. S.; PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.. Participação em banca de Elisangela; Carla; Luciana; João; José; Sueli; Barbara. "Empatizando" na escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MELO, R. S.; PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.. Participação em banca de Cleidilson; Edna; Sonia; Therezinha. Evasão Escolar - Intervenção na realidade social considerando as demandas dos alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MELO, R. S.; PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.; BORGES, L. P. C.. Participação em banca de Maria; Adriana; Libia; Simone; Vanessa. Reverberar sobre os valores para fomentar o elo entre os autores na rotina escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MELO, R. S.; CARVALHO, C. A.; BORGES, L. P. C.. Participação em banca de Luis; Adriana; Alessandra; Girlhane; Sheila; Suely. O uso das tecnologias da informação e comunicação a favor do bom convívio no ambiente escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.; ALMEIDA, F. D. L.. Participação em banca de Adriana; Max; Rosana; Rosângela. O uso do reconhecimento Biométrico na rede pública do Estado do Rio de Janeiro como ferramenta de auxílio para a gestão escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.; ALMEIDA, F. D. L.. Participação em banca de Alexandre; Cláudia; Cristiene; Jane; Lilliane; Luiz. Cultura, Educação, Escola e Comunidade na Formação integrada do aluno cidadão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.; LOIVOS, K. C.. Participação em banca de Andrea; Elizabete; Maria; Patricia; Rita; Rose. Valorizar o sentimento de pertencimento à escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CASTRO, A. F.; CARVALHO, C. A.; MATA, M. C. M.. Participação em banca de Adriana; Georgia; Simone; Luzia; Sabrina. Empoderamento Femino. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MELO, R. S.; CARVALHO, C. A.; SANTOS, T. L. A.. Participação em banca de Márcio; Andre; Iamni; Rosangela; Velfe. À margem da sociedade, "Elas" na presão: a atuação do orientador educacional através do projeto "Leitura na Escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
MELO, R. S.; CARVALHO, C. A.; SANTOS, T. L. A.. Participação em banca de Aline; Glória; Maria Helena; Juliana; Ricardo;. Nenhum a menos: Inclusive, eu. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
SANTOS, T. L. A.; CARVALHO, C. A.; LOIVOS, K. C.. Participação em banca de Claudia; Edvaldo; Renata; Patricia; Viviane; Ione. Trabalho e cidadania: morivações para o futuro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
SANTOS, T. L. A.; CARVALHO, C. A.; LOIVOS, K. C.. Participação em banca de Adriana; Cristiene; Luciene; Miriam; Talita. Protagonismo juvenil: revisitação de espaço escolar e orientação educacional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
PEREZ, R. B. C.; CARVALHO, C. A.; ALMEIDA, F. D. L.. Participação em banca de Trícia; Rosa; Tatiane; Sheila; Rozilane; Marcos; Isabella. Encontrando caminhos de retorno na perspectiva da Orientação Educacional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Orientação Educacional) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Pedagógica 2014. 2014. (Outra).

2.
Crianças e Adultos: Embates do Terceiro Milênio - Crianças Transgênero. 2013. (Seminário).

3.
IV Semana De Ciências Sociais UERJ. 2013. (Outra).

4.
XVII Semana da Educação UERJ.Nativos Digitais - Desafios para a Educação na Contemporaneidade. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTORO, M. A. ; CARVALHO, C. A. . Seminário Corpo,Educação e Tecnologias. 2015. (Outro).

2.
CARVALHO, C. A.; OLIVEIRA, E. S. G. ; Nunes, J. M. G. ; AZEVEDO, G. ; MELO, R. S. ; PEREZ, R. ; RODRIGUES, G. M. S. M. . Seminário Práticas Inovadoras em Gestão Pública. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
CARVALHO, C. A.; RODRIGUES, G. M. S. M. . Pedagoteca.com. 2015; Tema: Educação. (Site).



Outras informações relevantes


Estágio Supervisionado na Educação Infantil
Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:21:46