Andre Felipe de Almeida Xavier

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6686183649885446
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Possui especialização em Matemática Financeira e Estatística pelo Instituto IBE/FACEL (2012); Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2011) e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Professor de Matemática, GAAL e Estatística da Faculdade Pitágoras Betim. Professor contratado de forma exporádica das turmas de pós-graduação do Instituto IBE/FACEL e professor de matemática - Obra Social Madre Gertrudes. Possui experiência em Estatística e Probabilidade, Matemática financeira, Geometria analítica e Álgebra Linear, Matemática Básica e pré-cálculo no Centro Universitário UNA. Desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem na forma de games para as aulas de Cálculo Diferencial, Cálculo Integral e Geometria Analítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andre Felipe de Almeida Xavier
Nome em citações bibliográficas
XAVIER, A. F. A.;DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Matemática no Ensino Superior - Avaliação da Prática Docente,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Áurea Regina Guimarães Thomazi.
Palavras-chave: Ensino superior.; Educação Matemática; Pratica docente; Avaliação da aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2018
Especialização em Engenharia de Produção - Ênfase em Gestão de Operações. (Carga Horária: 372h).
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação, SOCIESC, Brasil.
Título: As ferramentas da Matemática Financeira que ajudam no processo de romada de decisões..
Orientador: Alvaro PAz Graziani.
2011 - 2012
Especialização em Matemática Financeira e Estatística. (Carga Horária: 420h).
Instituto IBE/FACEL, IBE/FACEL, Brasil.
Título: Análise de Regressão Simples e Composta.
Orientador: Cláudia Aparecida Lage Vieira.
2010 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais, UTRAMIG, Brasil.
Título: Relatório de Estágio.
Orientador: Zélia.
2000 - 2004
Graduação em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Reestruturando o processo de compras da Valoriza Engenharia Ltda..
Orientador: Prof. Bonaparte.
1996 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação Torino, EIFG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Planejamento Reverso Sala Mais. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 86h).
Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário UNA Contagem, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de Cálculo Diferencial dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção.

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial, Estatística, GAAL.

Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de matemática PEBII


Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Matemática para o curso de Farmácia e professor de Estatística e Probabilidade, Cálculo e Geometria Analítica e Álgebra Linear para o curso de Ciência da Computação.


Obra Social Madre Gertrudes, OSMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20


Instituto IBE/FACEL, IBE/FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de turma de Pós-graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Professor contratado de forma exporádica para ministrar aulas de Metodologia do Trabalho Científico e Plano de Carreiras para alunos de cursos de especialização a distância.


Colégio Santa Rita de Cássia, CSR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Desenho Geométrico, Carga horária: 8


Alma Viva do Brasil, AV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Relacionamento Bilingue, Carga horária: 40
Outras informações
Consultor de relacionamento bilingue atendendo clientes das empresas italianas ALITALIA e WIND.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Matemática no Ensino Superior - Avaliação da Prática Docente
Descrição: Trabalho de conclusão do programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário UNA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (30) .
Integrantes: Andre Felipe de Almeida Xavier - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


1996 - Atual
Laboratório de Cálculo
Descrição: Desenvolvimento de jogos e metodologias ativas de aprendizagem para auxiliar na aprendizagem das disciplinas de Cálculo Diferencial, Cálculo Integral e Geometria Analítica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2016 - Atual
Laboratório de Cálculo Diferencial
Descrição: Atividades práticas, de mentoria, trabalhadas nas aulas de cálculo diferencial com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos, com atividades, práticas, lúdicas e estudos dirigidos, ilustrando melhor os conteúdos trabalhados ao longo do semestre, utilizando outros espaços da universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Andre Felipe de Almeida Xavier - Coordenador / Paloma de Oliveira Campos - Integrante / Juliana Capanema - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Programa Mérito Docente, Centro Universitário UNA.
2017
Mensão Honrrosa Prêmio Padre Geraldo Magela, Centro Universitário UNA.
2016
Programa Mérito Docente, Centro Universitário UNA.
2015
Olimpíada de Raciocínio Lógico EUREKA, Centro Universitário UNA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE2017DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE; DE OLIVEIRA CAMPOS XAVIER, PALOMA . Laboratório de cálculo: aprendizagem baseada em jogos nas disciplinas de exatas. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, p. 7, 2017.

2.
XAVIER, A. F. A.;DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE2016 XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . GESTÃO DA PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS, v. 9, p. 117-116, 2016.

3.
XAVIER, A. F. A.;DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE2015 XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . AVALIAÇÃO DOCENTE NA MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A PERSPECTIVA DOS DISCENTES. Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS, v. 7, p. 11, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE; DE OLIVEIRA CAMPOS XAVIER, PALOMA . LABORATÓRIO DE CÁLCULO: GAMEFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE EXATAS. In: Cobenge, 2017, Joinville. Cobenge 2017, 2017. v. 1. p. 1-100.

2.
LADEIRA, A. P. ; DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE ; DE OLIVEIRA CAMPOS XAVIER, PALOMA ; Juliana Capanema ; LEITE, R. ; REZENDE, L. B. O. . UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM SALA DE AULA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL. In: Cobenge, 2017, Joinville. Cobenge 2017, 2017. v. 1. p. 1-100.

3.
LADEIRA, A. P. ; DE ALMEIDA XAVIER, ANDRÉ FELIPE ; DE OLIVEIRA CAMPOS XAVIER, PALOMA ; Juliana Capanema ; REZENDE, L. B. O. ; LEITE, R. . METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA EXPERIÊNCIA CONTINUADA COM ALUNOS E PROFESSORES DO LABORATÓRIO DE CÁLCULO. In: Cobenge, 2017, Joinville. Cobenge 2017, 2017. v. 1. p. 1-100.

4.
Juliana Capanema ; XAVIER, A. F. A. ; LADEIRA, A. P. ; REZENDE, L. B. O. ; Campos, Paloma de Oliveira ; LEITE, R. ; CEZAR, M. L. . CONSTRUINDO O SABER: UMA EXPERIÊNCIA PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL. In: COBENGE 2016 XLIV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2016, Natal. COMO OS CURSOS DE ENGENHARIA TÊM TRABALHADO AS DIFICULDADES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS INGRESSANTES EM TEMPOS DE WEB 2.0?, 2016. v. 1. p. 1-11.

5.
XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . Gestão da prática docente: o ensino da Matemática na educação superior. In: IV Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica (IVSSPA), 2015, Belo Horizonte. Diferentes Concepções e Práticas de Gestão Social. Belo Horizonte, 2015. v. 1. p. 190-202.

Artigos aceitos para publicação
1.
XAVIER, A. F. A.; Campos, Paloma de Oliveira . LABORATÓRIO DE CÁLCULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NAS DISCIPLINAS DE EXATAS. revista brasileira de ensino superior, 2018.

2.
XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . GESTÃO DA PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS, 2016.

3.
XAVIER, A. F. A.. AVALIAÇÃO DOCENTE NA MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A PERSPECTIVA DOS DISCENTES. Competência (Porto Alegre), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
XAVIER, A. F. A.; Campos, Paloma de Oliveira . LABORATÓRIO DE CÁLCULO: GAMEFICAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE EXATAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
XAVIER, A. F. A.. Gestão do Tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
XAVIER, A. F. A. ; Campos, Paloma de Oliveira ; XAVIER, A. F. A. . Simpósio Capacitação Docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . Gestão da Prática Docente: o ensino da Matemática na Educação Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
XAVIER, A. F. A.; Thomazi. A.R.G. . GUIA DE BOAS PRÁTICAS DOCENTES DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2015.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
XAVIER, A. F. A.. Trabalho Interdisciplinar. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cobenge - 45º Congresso Brasileiro em Educação em Engenharia. Laboratório de cálculo: aprendizagem baseada em jogos nas disciplinas de exatas. 2017. (Congresso).

2.
Econophysics Colloquium 2016. 2016. (Congresso).

3.
XIX Encontro Nacional de ModelagemComputacional. 2016. (Congresso).

4.
IV Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica.GESTÃO DA PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2015. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campos, Paloma de Oliveira ; TECCHIO, P. P. ; XAVIER, A. F. A. . Projeto Eureka - Olímpiada do Raciocínio Lógico. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Orientações de trabalhos em Grupo. TIDIR - Trabalho Interdisciplinar. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Centro Universitário UNA. Orientador: Andre Felipe de Almeida Xavier.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:28:42