Natália Ferrão Castelo Branco Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1400577136851163
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Possui graduação em nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Possui mestrado em nutrição (área de concentração: ciência dos alimentos) pela Pós-graduação em Nutrição da UFPE (2016). Atualmente faz doutorado no programa de pós-graduação em nutrição (área de concentração: ciência dos alimentos) da UFPE. Tem preferência de atuação nas áreas de Ciência dos alimentos, Docência e Alimentação coletiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Ferrão Castelo Branco Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, N. F. C. B.;CASTELO BRANCO MELO, NATÁLIA FERRÃO


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Nutrição.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Bioatividade de coberturas comestíveis a base de quitosana em gel e nanopartículas na conservação de morangos (Fragaria ananassa),
Orientador: Thayza Christina Montenegro Stamford.
Coorientador: Thatiana Montenegro Stamford-Arnaud.
2014 - 2016
Mestrado em Nutrição.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Bioatividade da associação de gel e nanopartículas de quitosana na conseração de uvas (Vitis Labrusca L.),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Thayza Christina Montenegro Stamford.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Nutrição.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista São Luís, CSL, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Programa de treinamento no uso do portal de periódico da CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
Marketing de Alimentos. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2015 - 2015
Preparo de doces e salgados. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2015 - 2015
Culinária especial. (Carga horária: 45h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Processamento de Imagens Microscópicas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Cozinha Brasil. (Carga horária: 10h).
Serviço Social da Indústria de Pernambuco, SESI/PE, Brasil.
2012 - 2012
Vivência na Gestão do Programa Saúde na Escola. (Carga horária: 42h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio à docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio à docência na disciplina Imunologia e Microbiologia

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio à docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio à docência na disciplina Imunologia e Microbiologia

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio à docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio à docência na disciplina Noções de Química dos Alimentos e Bebidas


Colégio Marista São Luís, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Bioatividade de nanoparticulas de quitosana microbiológica na conservação de frutos
Descrição: O projeto foi aprovado na FACEPE para implementação de bolsa de mestrado- Programa de pós-graduação em Nutrição da UFPE. Processo: IBPG 1687-4.05/13 ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Natália Ferrão Castelo Branco Melo - Coordenador / Thayza Christina Montenegro Stamford - Integrante / Jessica Rodrigues D.C. da Silva - Integrante / Mykaella Carla de Franca Cavalcant - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2014 - Atual
Prospecção de gel de quitosana enriquecido com nanoparticulas como antimicrobiano para uso na conservação de frutos e sucos
Descrição: Projeto aprovado edital Programa Primeiros Projetos PPP/FA CEPE/CNPq - 09/2014 Processo: APQ05665.07/14. Valor financiado R$ 56.800,00. Resumo: O controle químico é o principal mecanismo para redução da incidência de degradação de frutos por microrganismos, contudo devido as suas desvantagens, alternativas naturais ao uso de biocidas sintéticos têm sido propostas. Quitosana, polímero natural, apresenta propriedades peculiares tais como biocompatibilidade, biodegradabildiade e bioatividade. Tais propriedades podem ser potencializadas quando o polissacarídeo encontra-se na forma de nanoparticulas. Devido a isso a adição de nanoparticulas de quitosana apresenta amplo potencial para aplicação como antimicrobiano e para potencialização das propriedades de coberturas comestível aplicados em matriz alimentar. Diante destes aspectos, a presente proposta tem como objetivo realizar a prospecção da ação antimicrobiana da mistura gel e nanoparticula de quitosana microbiológica na conservação de frutos e de sucos. A quitosana será extraída da parede celular de fungo crescido em resíduos agroindustriais (milhorcina e manipueira). A quitosana será caracterizada quanto ao seu grau de desacetilação e peso molar. As nanoparticulas de quitosana serão obtidas pela técnica de gelificação e caracterizadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS) e por Microscopia Eletrônica de Transmissão. A atividade antimicrobiana do gel incorporado com nanoparticulas de quitosana será determinada pela técnica de microdiluição seriada e a viabilidade bacteriana na forma planctonica e em biofilme pela técnica de fluorescência (Kit LIVE/DEAD BacLightTM da Invitrogen), contra bactérias fitopatógenas. O efeito citotóxico do produto obtido será avaliado pelo Ensaio MTT e determinação da atividade antiinflamatória será pela produção de peroxido, de Oxido Nítrico e de TNF-α. Também serão realizados testes para verificar o efeito do gel incorporado por annoparticulas de quitosana sobre o controle da deterioração (microbiota autóctone) de frutos e sucos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Natália Ferrão Castelo Branco Melo - Integrante / Thayza Christina Montenegro Stamford - Coordenador / Tânia Lúcia Montenegro Stamford - Integrante / Luciana de Oliveira Franco - Integrante / Galba Maria Campos Takaki - Integrante / Thatiana Montenegro Stamford Arnaud - Integrante / Carla Bismarck Lopes - Integrante / Jessica Rodrigues D. C. da Silva - Integrante / Mikaela Carla de França Cavalcanti - Integrante / Teresinha Gonçalves da Silva - Integrante / Regina Bressan - Integrante / Janaina Vieira de Melo - Integrante / Darllety Canto da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Gravitação e a origem do universo
Descrição: Projeto realizado no Colégio Marista São Luís, no ano de 2008. Recebeu grau de distinção, obtendo o título de 2º lugar na avaliação pela banca examinadora..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Atualização em Higiene e toxicologia de alimentos
Descrição: Edital ? 2018-01-Fluxo Contínuo - Registro das ações de extensão de 2018 Curso de atualização carga horaria 70 h, pratica e teorica O curso de atualização em Higiene e toxicologia dos alimentos pretende capacitar profissionais e alunos da área da saúde a reconhecer situações de risco toxicológico, estabelecer o grau de toxicidade/potencial de irritação de uma substância presente ou não em alimentos e promover ações preventivas educacionais e de orientação técnicas relativas a segurança alimentar. O curso encontra-se vinculado a Pós-graduação de Nutrição da UFPE, tendo um aspecto prático complementar a disciplina eletiva Higiene e toxicologia dos alimentos. A área da toxicologia é um campo de características pluri e interdisciplinar que abrange o conhecimento adquirido em diversas áreas de atividades que integram os segmentos de mercado de trabalho. O curso está delineado para oferecer uma abordagem geral, detalhando algumas técnicas validadas e de baixo custo para determinação da toxicidade/potencial de irritação. Serão realizadas práticas de toxicologia detalhando a aprendizagem de 3 técnicas: HET-CAM, Artemia salina e o teste de citotoxicidade com Caenorhabditis elegans. Ademais proporcionará ferramentas para o desenvolvimento de habilidades técnicas para o profissional/aluno ser capacitado a conhecer e prevenir os possíveis riscos alimentares em vários pontos de atuação e a orientar e preparar material técnico-didático de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos para empresas no setor da hotelaria, catering e de serviços de alimentação, organismos de controle da segurança alimentar, como departamentos ou centros de inspeção de autarquias ou outros setores da administração pública e colaboração em empresas de consultoria do ramo agroalimentar...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Ferrão Castelo Branco Melo - Integrante / Thayza Christina Montenegro Stamford - Coordenador / Tânia Lúcia Montenegro Stamford - Integrante / Thatiana Montenegro Stamford Arnaud - Integrante / Alberto Medeiros - Integrante / Sarah Romini de Lima Bastos - Integrante / Giovanni Amadeu Paiva dos Santos - Integrante / Camila Alexandre de Luna - Integrante / Dhanilo Douglas Barbosa Silva - Integrante / Flávia Juliana Lobato de França - Integrante.
2017 - 2017
Artigo cientifico: elaboração e aplicação de softwares de gerenciamento de revisões bibliográficas.
Descrição: O conhecimento científico é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país. A carreira científica se fundamenta no espirito crítico, inovador e na vontade de conhecer, tendo por objetivo a produção do conhecimento científico. Dessa forma, os profissionais da área de pesquisa devem ter uma formação permanente continuada. As exigências na área de trabalho da pesquisa e ciência, tem requerido um aumento da produção científica, geralmente expressa pelas publicações de artigos científicos e geração de patentes. Devido a isso, os pesquisadores necessitam encontrar formas rápidas e eficientes para gerenciar seus bancos de dados, construídos através do levantamento bibliográfico por trabalhos relevantes publicados anteriormente. Os aplicativos para gerenciamento de bibliografia são ferramentas uteis que possibilitam o arquivamento de referências bibliográficas em um banco de dados relativamente simples, e facilitam as buscas, a organização e a análise dos artigos. Tais aplicativos, também organizam as citações durante a redação de textos e acrescentam ao final do texto a lista de referências bibliográficas. Nesse sentido, o presente curso de atualização tem por objetivo fornecer os fundamentos básicos para elaboração de artigos científicos, bem como do uso de ferramentas eletrônicas aplicadas à produção científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Natália Ferrão Castelo Branco Melo - Integrante / Thayza Christina Montenegro Stamford - Coordenador / Thatiana Montenegro Stamford Arnaud - Integrante / Margarida Angélica da Silva Vasconcelos - Integrante / Camila Ferreira Leal - Integrante / Francisco Humberto Xavier Junior - Integrante / Victor Hugo Albert Pires - Integrante / Juliana Maia de Lima - Integrante / Laênia Angélica Andrade Lopes - Integrante / Thaísa Gabriela Silva de Farias - Integrante.
2012 - 2013
Programa Bioquímica Solidária: Integrando Campi, Graduação e Comunidade - Ano II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Natália Ferrão Castelo Branco Melo - Integrante / Raquel Santana - Integrante / Carmem Lygia Burgos Ambrósio - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Monitoria na Disciplina Química dos alimentos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Projeto Coméia - Feira de Saúde e Cidadania - SESC
Descrição: Projeto destinado ao desenvolvimento de avaliação e orientação nutricional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Programa Saúde na Escola
Descrição: O programa trata-se da vivência na Gestão no Programa Saúde na Escola e Área Técnica de Alimentação e Nutrição realizada pela Secretaria de Saúde do Recife. Perfazendo uma carga horária total de 42 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTELO BRANCO MELO, NATÁLIA FERRÃO2018 CASTELO BRANCO MELO, NATÁLIA FERRÃO; DE MENDONÇASOARES, BRUNA LÚCIA ; MARQUES DINIZ, KATHARINA ; FERREIRA LEAL, CAMILA ; CANTO, DARLLETY ; FLORES, MIGUEL A.P. ; HENRIQUE DA COSTA TAVARES-FILHO, JOSÉ ; GALEMBECK, ANDRÉ ; MONTENEGRO STAMFORD, TANIA LUCIA ; MONTENEGRO STAMFORD-ARNAUD, THATIANA ; MONTENEGRO STAMFORD, THAYZA CHRISTINA . Effects of fungal chitosan nanoparticles as eco-friendly edible coatings on the quality of postharvest table grapes. POSTHARVEST BIOLOGY AND TECHNOLOGY, v. 139, p. 56-66, 2018.

2.
BARBOSA, I. C.2015 BARBOSA, I. C. ; STAMFORD, T. C. M. ; BERGER, L. R. R. ; MELO, N. F. C. B. ; PINTADO, M. ; STAMFORD, T. L. M. . STAMFORD, T. C. M. ; BERGER, L. R. R. ; MELO, N. F. C. B. ; PINTADO M.E. ; STAMFORD, T. L. M. . Potential of chitosan as an acerola (Malphighia glabra L) juice natural preservative.. International Journal of Current Microbiology and Applied Sciences (IJCMAS), v. 4, p. 929-942, 2015.

3.
BRANCO, M. F. F. C.2014BRANCO, M. F. F. C. ; MELO, N. F. C. B. ; CHAVES, V. C. B. . Violências Escolares: intervenção do profissional de educação física. The FIEP Bulletin, v. 84, p. 66-68-68, 2014.

4.
MELO, N. F. C. B.;CASTELO BRANCO MELO, NATÁLIA FERRÃO2013MELO, N. F. C. B.; BRANCO, M. F. F. C. ; CHAVES, V. C. B. . A educação física como prática profissional. The FIEP Bulletin, v. 83, p. 19, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, N. F. C. B.; FLORES, M. A. P. ; SILVA, A. D. ; GALEMBECK, A. ; TAKAKI, G. M. C. ; FRANCO, L. O ; LIMA, M. A. B. ; STAMFORD, T. L. M. ; ARNAUD, T. M. S. ; STAMFORD, T. C. M. . Synthesis and in vitro antifungal activity of fungal chitosan nanoparticles against phytopathogenic fungi. Global progress in applied microbiology: a multidisciplinary approach. 1ed.: Formatex Research Center, 2018, v. , p. 84-88.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, N. F. C. B.; FLORES, M. A. P. ; SILVA, A. D. ; GALEMBECK, A. ; TAKAKI, G. M. C. ; FRANCO, L. O. ; LIMA, M. A. B. ; STAMFORD, T. L. M. ; ARNAUD, T. M. S. ; STAMFORD, T. C. M. . Synthesis and in vitro antifungal activity of fungal chitosan nanoparticles against phytopatogenic fungi. In: Biomicroworld, 2018, Terremolinos - Málaga. VII International Conference on Environmental, industrial and applied microbiology, 2018.

2.
MELO, N. F. C. B.; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; LUCCHESI, F. A. ; STAMFORD, T. L. M. ; ARNAUD, T. M. S. ; STAMFORD, T. C. M. . Análise sensorial de uvas rubi contendo cobertura comestível de gel e nanopartículas de quitosana.. In: V Semana de engenharia de alimentos da UFPE, 2017, Recife. Arquivos Brasileiros de alimentação, 2017. v. 2.

3.
MELO, N. F. C. B.; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; TAVARES-FILHO, J. H. C. ; ARNAUD, T. M. S. ; STAMFORD, T. C. M. . Comparação do teor de antocianina em uvas rubi com e sem cobertura comestível a base de gel e nanopartículas de quitosana.. In: V Semana de engenharia de alimentos da UFPE, 2017, Recife. Arquivos Brasileiros de alimentação, 2017. v. 2.

4.
MELO, N. F. C. B.; TAVARES-FILHO, J. H. C. ; FLORES, M. A. P. ; STAMFORD, T. C. M. ; ARNAUD, T. M. S. . Avaliação do percentual de perda de peso em uvas com e sem cobertura comestível a base de gel e nanopartículas de quitosana. In: III CONNAE - Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva, 2017, Natal. Anais do congresso norte e nordeste de nutrição clínica e esportiva, 2017. v. 3.

5.
MELO, N. F. C. B.; TAVARES-FILHO, J. H. C. ; SOARES, B. L. M. ; FLORES, M. A. P. ; STAMFORD, T. C. M. . Avaliação dos parâmetros físico-químicos em uvas com e sem cobertura comestível a base de gel e nanopartículas de quitosana. In: III CONNAE - Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva, 2017, Natal. Anais do congresso norte e nordeste de nutrição clínica e esportiva, 2017. v. 3.

6.
VASCONCELOS, M. A. S. ; MELO, N. F. C. B. ; SILVA, D. C. ; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; ARNAUD, T. ; STAMFORD, T. C. M. . Antimicrobial activity of edible fungal chitosan coating impregnated with silver nanoparticles against foodborne pathogenic bacteria.. In: XXIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGÍA, 2016, Rosario. Libro de resumenes XXIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE MICROBIOLOGÍA, 2016. p. 336-336.

7.
XAVIER, V. L. ; SILVA, A. C. G. ; ANCELMO, K. M. ; VALENCIA, M. S. ; MELO, N. F. C. B. . Avaliação das boas práticas de fabricação em panificadora da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. In: XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição, 2016, Porto Alegre - RS. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2016. v. 7. p. 58-59.

8.
MELO, N. F. C. B.; SILVA, D. C. ; STAMFORD, N. ; ARNAUD, T. M. S. ; STAMFORD, T. L. M. ; STAMFORD, T. C. M. . ANTIMICROBIAL EFFECT OF FUNGAL CHITOSAN/CHITOSAN NANOPARTICLES AS GREEN EDIBLE COATING TO INHIBIT SALMONELLA SPP AND ESCHERICHIA COLI IN POSTHARVEST TABLE GRAPES. In: 25th International ICFMH Conference - FoodMicro 2016, 2016, Dublin. ABSTRACTS BOOK FOODMICRO 2016, 2016. p. 103-103.

9.
MELO, N. F. C. B.; SOARES, B. L. M. ; SILVA, F. L. ; STAMFORD, T. L. M. ; ARNAUD, T. M. S. . Probióticos encapsulados em sucos de fruta: viabilidade do microrganismo durante estocagem - Revisão Sistemática.. In: : Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos, 2015, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de alimentação e nutrição - Nutrire.. São Paulo: Cubo, 2015. v. 40. p. 212-212.

10.
MELO, N. F. C. B.; SILVA, J. R. D. C. ; ARNAUD, T. M. S. ; SOARES, B. L. M. ; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; STAMFORD, T. L. M. ; STAMFORD, T. C. M. . Antimicrobial activity of fungal chitosan nanoparticlesas alternative natural compound to inhibit food pathogens.. In: 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2015, Florianópolis - SC.. 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo: Polo Books, 2015. v. 1. p. 1-12.

11.
MELO, N. F. C. B.; SILVA, J. R. D. C. ; ARNAUD, T. M. S. ; SOARES, B. L. M. ; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; STAMFORD, T. L. M. ; STAMFORD, T. C. M. . Antimicrobial activity of edible fungalchitosan coating impregnated with chitosan nanoparticlesagainst foodborne pathogenic bacteria.. In: 28º Congresso Brasileiro de microbiologia,, 2015, Florianópolis - SC.. 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. São Paulo: Polo Books, 2015. v. 1. p. 1-12.

12.
MELO, N. F. C. B.; BRANCO, M. F. F. C. ; CHAVES, V. C. B. . Educação física, saúde e qualidade de vida. In: XI Congresso Científico Latino Americano da FIEP e 29º Congresso internacional de Educação Física, 2014, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2014. v. 84.

13.
MELO, N. F. C. B.; BRANCO, M. F. F. C. ; CHAVES, V. C. B. . Imagem corporal feminina: busca incasável por um corpo prefeito. In: Conngresso Mundial da FIEP e 28º Congresso Internacional de educação física - FIEP, 2013, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2013. v. 83.

14.
MELO, N. F. C. B.; BRANCO, M. F. F. C. ; CHAVES, V. C. B. . A importância da avaliação antropométrica em desportistas. In: Conngresso Mundial da FIEP e 28º Congresso Internacional de educação física - FIEP, 2013, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2013. v. 83.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, N. F. C. B.; BRANCO, M. F. F. C. . Gastronomia: conjecturas teóricas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MELO, N. F. C. B.; MEDEIROS, A. ; FLORES, M. A. P. ; XAVIER, V. L. ; BRANCO, M. F. F. C. ; STAMFORD, T. C. M. . Effect of fungal chitosan ediblecoatings on the strawberries sensory attributes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MELO, N. F. C. B.; STAMFORD, T. C. M. ; ARNAUD, T. M. S. ; TAVARES-FILHO, J. H. C. ; FLORES, M. A. P. . Avaliação do teor de açúcar redutor em uvas com e sem cobertura comestível a base de gel e nanopartículas de quitosana.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MELO, N. F. C. B.; ARNAUD, T. M. S. ; FLORES, M. A. P. ; GALEMBECK, A. ; STAMFORD, T. C. M. . Percentual de decomposição de uvas contendo nanopartículas de quitosana. In: II CONNUTRI - Congresso Nordestino de Nutrição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MELO, N. F. C. B.. Análise sensorial de sucos de uva em pó. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MELO, N. F. C. B.. Nanotecnologia na indústria de alimentos: uma revisão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MELO, N. F. C. B.; SANTOS, I. R. ; CAMASSARI, J. S. ; SILVA, J. R. ; COSTA, I. O. . Alimentos Industrializados na Nutrição Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MELO, N. F. C. B.; SANTOS, I. R. ; CAMASSARI, J. S. ; COSTA, I. O. ; SILVA, J. R. ; ALMEIDA, A. . Glutamina - Interferência da Suplementação no Exercício Físico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, N. F. C. B.; VALENCIA, M. S.; XAVIER, V. L.. Participação em banca de Ana Carolina Gomes da Silva e Karolinne Monteiro Ancelmo.Avaliação das boas práticas de fabricação em panificadora da cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MELO, N. F. C. B.. Consultor Ad hoc Edital PIBExC 2018. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MELO, N. F. C. B.. Revisor Lattes do Programa de Bolsas de Iniciação CIentífica/PIBIC UFPE - Edital 2018-2019. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
MELO, N. F. C. B.. Parecerista Ad Hoc do IV Enexc UFPE 2018. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MELO, N. F. C. B.. Consultora Ad Hoc da PROExC/UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MELO, N. F. C. B.. Avaliador das apresentações orais da I Sepec. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MELO, N. F. C. B.. Consultora Ad hoc III Enexc-UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

7.
MELO, N. F. C. B.. Consultora Ad hoc BEXT-UFRPE. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. Effect of fungal chitosan edible coatings on strawberries sensory attributes. 2018. (Congresso).

2.
II CONNUTRI. Avaliação do teor de açúcar redutor em uvas com e sem cobertura comestível a base de gel e nanopartículas de quitosana. 2017. (Congresso).

3.
V Semana de engenharia de alimentos.Análise sensorial de uvas rubi contendo cobertura comestível de gel e nanopartículas de quitosana. 2017. (Outra).

4.
IV Semana de Engenharia de Alimentos.Nanotecnologia na indústria de alimentos: uma revisão. 2014. (Seminário).

5.
IV Semana de Engenharia de Alimentos.Análise sensorial de sucos de uva em pó. 2014. (Simpósio).

6.
Fórum de Estágio SESC - 2013. 2013. (Encontro).

7.
XXII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN 2012). 2012. (Congresso).

8.
Atualizações em nutrição clínica. 2011. (Encontro).

9.
II Semana de Engenharia de Alimentos. 2011. (Simpósio).

10.
I Jornada de nutrição - Campus Recife - Integrando Ensino/aServiço e Atuação Profissional. 2011. (Encontro).

11.
IX Ciclo de Palestr em Nutrição e Educação Física.Glutamina - Interferência da suplementação no exercício físico. 2011. (Simpósio).

12.
VIII Ciclo de Palestras em Nutrição/Educação Física.Alimentos Industrializados na Nutrição Infantil. 2011. (Simpósio).

13.
Atualização em Nutrição nos serviços de alimentação. 2010. (Encontro).

14.
Fundamentos de Gestão e Sistemas da Qualidade na Produção de Refeições Institucionais e da Rede Comercial. 2010. (Simpósio).

15.
I Congresso Norte/Nordeste de Humanização da Área de Saúde. 2010. (Congresso).

16.
II Congresso IMIP de Saúde Integral. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, N. F. C. B.. XVI Seminário Nelson Chaves. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 11º lugar no Concurso Público da EBSERH para o Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros da Universidade Federal do Vale do São Francisco.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:33:48