Wagner Douglas Artur do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7090419768481235
  • Última atualização do currículo em 17/10/2016


Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (1992) UFRN/CCHLA. Atuou como Gestor Escolar na Rede Municipal de Educação - Natal/RN (1998-2008 e em 2014). Tem experiência como Técnico Pedagógico na SEEC/RN, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e na Gestão Democrática. Especialista em Educação (2008)UFRN/CCSA. Atualmente é MESTRANDO pela UFRN/CCET. (PPGDEM) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Douglas Artur do Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, W. D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Natal, Secretaria Municipal de Educação de Natal.
Rua Fabrício Pedroza
Areia Preta
59014030 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 59124050
Telefone: (084) 32324711
URL da Homepage: www.natal.rn.gov.br/sme


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Orientador: MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE.
2006 - 2008
Especialização em EDUCAÇÃO DE JOVENS E EDULTOS. (Carga Horária: 280h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Especialista em Educação.
1988 - 1992
Graduação em Gegrafia 21205 A-4.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2007
Especialista em Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ministério da Educação e da Cultura - Brasil, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Não possui, Carga horária: 10
Outras informações
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares Supervisor de Tutoria - Nordeste - RN / PB / PE / AL / SE/ BA


Secretaria Municipal de Educação NATAL, SME NATAL, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor N2 - Inspetor Escolar, Carga horária: 20


Secretaria de Estadoe da Educação RN, SEEC RN, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
REDES PESSOAIS E SUCESSO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN
Descrição: Os indicadores educacionais sobre a educação pública brasileira do ensino básico põem à mostra uma situação preocupante, pois, em 2011, mais de 37% das cidades brasileiras ficaram abaixo da nota de 3,7 estipulada pelo MEC quanto ao Ensino Fundamental II. Ademais, de todas as cidades brasileiras, 73,5% obtiveram nota inferior a 4,4, considerada ruim, ao passo que apenas 1,5% das cidades alcançaram nota superior a 5,5. O Estado do Rio Grande do Norte não constitui exceção nesse quadro educacional, pois o IDEB de 2011 para as escolas públicas alcançou, em média, 3,8 para os anos iniciais e 3,0 para os anos finais do ensino fundamental. O IDEB de 2011 da capital do estado, Natal, que enfrenta os desafios típicos de todas as grandes aglomerações urbanas brasileiras, foi de 3,9 para os anos iniciais e de 3,0 para os anos finais do ensino fundamental. Quanto aos outros municípios, esse mesmo indicador oscilou de 2,5 a 5,0 para os anos iniciais e 2,0 a 4,5 para os anos finais (INEP, 2011). Esses indicadores educacionais do ensino básico suscitam a necessidade de uma reflexão teórica sobre as causas desse medíocre desempenho escolar para que políticas públicas de educação ganhem fundamento em terreno mais sólido. Assim, os dados sociodemográficos, o arcabouço teórico e metodológica da Análise de Redes Sociais e a Sociologia da Educação de Bourdieu, de Bernard Charlot e de Bernard Lahire servem para abrir outras perspectivas de compreensão, no campo das causalidades, sobre o sucesso escolar nos meios populares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (6) .
Integrantes: Wagner Douglas Artur do Nascimento - Coordenador / MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE - Integrante / GISELY KARLA DE MEDEIROS CARVALHO - Integrante / PAULO CESAR FORMIGA RAMOS - Integrante / DIMITRI FAZITO DE ALMEIDA REZENDE - Integrante / MIKAELA SILVA DE OLIVEIRA - Integrante / CAMILA SILVA BEZERRA - Integrante / WEBER SOARES - Integrante / BRUNO LOPES DA SILVA - Integrante / VALÉRIO BEZERRA DE LIMA - Integrante / MARIA DE JESUS XAVIER AGUIRRE - Integrante.
2010 - Atual
O HABITUS DE ESTUDAR: CONSTRUTOR DE UMA NOVA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Descrição: ste Projeto apóia as suas intenções de realização nos seguintes princípios: i) buscar a ampliação das pesquisas realizadas na UFRN no âmbito do Núcleo Avançado de Políticas Públicas e no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais; ii) vislumbrar a possibilidade de ampliação e articulação entre os grupos de pesquisas vinculados aos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais/Desenvolvimento Regional, Geografia, Arquitetura e Urbanismo e acelerar a formação strictu sensu na UFRN; iii) investir na possibilidade de perspectivas de continuidade na construção do mapa Social da Região Metropolitana de Natal (RMN). A abordagem reflexiva sobre a educação básica na Região Metropolitana de Natal que se propõe neste projeto terá três componentes essenciais de sustentação: a primeira responde a uma visão demográfica, a segunda a uma visão sociológica e a terceira uma visão estatística, esta última como instrumento essencial na conexão entre as duas primeiras, com isto pretende-se obter uma leitura interdisciplinar sobre a educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Wagner Douglas Artur do Nascimento - Integrante / MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE - Coordenador / GISELY KARLA DE MEDEIROS CARVALHO - Integrante / PAULO CESAR FORMIGA RAMOS - Integrante / DIMITRI FAZITO DE ALMEIDA REZENDE - Integrante / CAMILA SILVA BEZERRA - Integrante / BRUNO LOPES DA SILVA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EXPECTATIVA DE VIDA SAUDÁVEL NO BRASIL: ASPECTOS SUBSTANTIVOS E METODÓLOGICOSS. 2016. (Exposição).

2.
I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Demografia (SPDem).O papel do CE e da Participação Social na Melhoria do Sistema Escolar. 2016. (Seminário).

3.
O EFEITO DE VARIAÇÕES NAS FUNÇÕES DEMOGRÁFICAS NA CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DE SERVIDORES PÚBLICOS. 2016. (Encontro).

4.
VOCE SABE O QUE É DEMOGRAFIA HISTÓRICA? RELATO DA EXPERIENCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO A PRESERVAÇÃO MEMORIA DOS POTIGUARES E DOS REGISTROS PAROQUIAIS DE NATAL DA. 2016. (Exposição).

5.
NUANCES DA FECUNDIDADE BRASILEIRA: ABAIXO DO NÍVEL DE REPOSIÇÃO E ESTRUTURA JOVEM. 2015. (Encontro).

6.
I ENCONTROS DE ESPORTE,SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Encontro).

7.
QUARTAS DEMOGRÁFICAS QD1. 2014. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:23:38