Luciana da Silva Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2523294878257028
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Possui experiência nas áreas de Educação, atuando nos seguintes temas: Políticas de implementação de Livros Didáticos de Alfabetização; Alfabetização e Letramento; Alfabetização de Jovens e adultos, autoria, autoestima e Políticas de Língua e Leitura nas escolas de Formação de Professores de Nível Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana da Silva Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Orientador: Eliana Crispim França Luquetti.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2016 - 2018
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Eliana Crispim França Luquetti.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Livro Didático; Alfabetização; Letramento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2012 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Brinquedoteca: um laboratório lúdico/pedagógico na formação inicial de professores.
Orientador: Eliana Crispim França Lequetti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual João Pessoa, C.E.J.P., Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Segunda semana Paulo Freire. (Carga horária: 20h).
Editora Dialogar, DIALOGAR, Brasil.
2017 - 2017
Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil. (Carga horária: 40h).
EDUCA Ltda, EDUCA, Brasil.
2015 - 2015
Por uma nova abordagem para o Ensino de Gramática. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2015 - 2015
O Brinquedista e a Gestão da Brinquedoteca. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABBRI, Brasil.
2009 - 2009
Alfabetização. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências do Homem - CCH, .



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisas Interdisciplinares em Comunicação, Educação e Novas Tecnologias da Informação


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
POLÍTICAS DE LÍNGUA E DE LEITURA NA ESCOLA
Descrição: O presente projeto de iniciação científica tem por objetivo avaliar as políticas de ensino de línguas, especialmente a materna, em escolas da rede pública do Município de Campos dos Goytacazes. Por entendemos que a gramática permanece como apoio fundamental do ensino de línguas, pois, a noção que se tem da mesma é de uma estrutura estável e engessada, disponível uniformemente entre os falantes, modelo que costuma ser nutrido por parte dos educadores na ausência do conhecimento da Linguística. Esperamos com esse projeto promover entre aluno, professor, administração, liberdade para o uso expressivo e funcional de seu idioma ampliando seu conhecimento nessa área, de forma a assumir sua cultura linguística, melhorando a relação entre escola e linguagem, promovendo um reflexão a respeito do uso da mesma. Assim como viabilizar ao professor trabalhar de forma contextualizada com a realidade dos alunos, além de possibilitar um processo de construção e troca de conhecimentos. Porém, como resultado mais imediato, esperamos gerar entre docentes e discentes uma dinâmica de leitura que extrapole os fins acadêmicos, tornando uma atividade cotidiana e prazerosa. A metodologia a ser utilizada será da abordagem qualitativa onde faremos um levantamento de dados da escola que possam constituir uma identidade dos alunos e professores bem como das comunidades em que se inserem. Também construímos uma amostra de 10 entrevistas, que passaram a compor o corpus, já em andamento, intitulado: a língua falada e escrita na região norte fluminense, com professores regentes de duas escolas da rede de ensino público da cidade de Campos dos Goytacazes, em que analisamos, através desses registros, as percepções dos docentes em relação ao ensino de leitura. Faremos uma análise detalhada do currículo e da bibliografia utilizada nas escolas, além de escuta das aulas e entrevistas com alunos e professores. Cumpridas essa etapas analisaremos o material didático adotado pelas escolas e como eles são utilizados. Assim poderemos sugerir alternativas de inserção de novas práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana da Silva Almeida - Integrante / Eliana Crispim França Luquetti - Coordenador / Géssica Pereira Monteiro - Integrante.
2012 - 2013
Mil Textos, Trinta Palavras: Autoria e Autoestima para Jovens e Adultos dos anos iniciais.
Descrição: O presente projeto de Iniciação Científica se agrega ao conjunto de projetos que constroem o grupo de pesquisa Escrita: Poder e Subjetividade . Tem por objetivo experimentar o que se denominou de técnica das 30 palavras: autoria e autoestima para jovens e adultos dos anos iniciais junto a três grupos de seis a oito alunos de EJA dos anos iniciais. A Técnica das 30 palavras, para este projeto de iniciação científica, terá duas versões a concreta e a digital , sendo a versão concreta para o primeiro grupo de alunos, as duas versões combinadas para o segundo grupo e a versão digital para o terceiro grupo. O tempo de aplicação de cada experimento gira em torno de cinco semanas (ou vinte e cinco dias letivos). A versão concreta foi construída em material plastificado e MDF (Medium Density Fiberboard) e servirá de referência na construção da versão digital que, após os experimentos e devidos aperfeiçoamentos, subsidiará o projeto Inserção no Mundo Letrado e Digital e Qualificação Profissional (2012) que será desenvolvido nos Telecentros Comunitários (22), coordenado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF) em parceria com o IFF e o LEEL/CCH (2011). A Técnica das 30 palavras tem por hipótese que a autoria no manejo do vocabulário básico possibilita uma experiência de elevação da autoestima do aluno em relação a sua capacidade de aprendizagem da leitura e da escrita. Espera-se como resultado que o grupo de alunos e respectivo docente, a partir da vivencia da Técnica das 30 palavras, tendam a uma relação mais amigável com o ensino/aprendizagem da escrita, sentindo-se mais confiantes em relação à expectativa de permanência escolar, à compreensão/execução das tarefas e à reflexão/avaliação dos erros gramaticais, o que será verificado por meio de medição do autoconceito do aluno em relação a escrita antes e depois do experimento. A operacionalização do projeto divide-se em três frentes de trabalho: a construção e adequação da versão digital; a realização dos experimentos em sala de aula; e a descrição e fundamentação da Técnica das 30 palavras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana da Silva Almeida - Integrante / Gerson Tavares do Carmo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; SOUZA, T. A. ; LUQUETTI, E. C. F. . Variação linguística: abordagens e concepções a partir dos livros didáticos de língua portuguesa de alfabetização utilizados em Campos dos Goytacazes (RJ). REVISTA PHILOLOGUS, v. 67, p. 1408-1424, 2017.

2.
SOUZA, T. A.2017SOUZA, T. A. ; MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 69-78, 2017.

3.
SANTOS, J. B. da S.2017SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; SILVA, L. D. T. A. da ; CORRÊA, J. B. . A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 342-348, 2017.

4.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SOUZA, T. A. ; SANTOS, J. B. da S. ; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1102-1112, 2017.

5.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SANTOS, J. B. da S. ; SILVA, M. T. C. da ; LUQUETTI, E. C. F. . POLÍTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1253-1261, 2017.

6.
MONTEIRO, R. L.2017MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; SOUZA, T. A. ; SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. . TRABALHANDO COM GÊNEROS: A INTERTEXTUALIDADE E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1440-1449, 2017.

7.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; SANTOS, J. B. da S. . O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 492-501, 2017.

8.
SANTOS, J. B. da S.2017SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; Silva, L. D. T. A. ; CORREA, J. B. . A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 342-348, 2017.

9.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R.L. ; SOUZA, T. A. ; SANTOS, J. B. da S. ; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1102-1112, 2017.

10.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R.L. ; SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; SILVA, M. T. C. . POLÍTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1253-1261, 2017.

11.
SOUZA, T. A.2017SOUZA, T. A. ; MONTEIRO, R.L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 69-78, 2017.

12.
COIMBRA, Marcela Vieira2016COIMBRA, Marcela Vieira ; SILVA, L. D. T. A. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL DO ISEPAM. Revista Philologus, v. 22, p. 146-155, 2016.

13.
ALMEIDA, L. S.2016ALMEIDA, L. S.; SILVA, L. D. T. A. ; COIMBRA, Marcela Vieira ; CRISÓSTOMO, Monique Teixeira ; LUQUETTI, E. C. F. . ESCRITA SOLIDÁRIA PIBID UENF/PEDAGOGIA: A ESTRATÉGIA DA TROCA DO GÊNERO TEXTUAL CARTA EM SALA DE AULA. Revista Philologus, v. 22, p. 499-511, 2016.

14.
CRISÓSTOMO, M. T.2016CRISÓSTOMO, M. T. ; SILVA, L. D. T. A. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; COIMBRA, Marcela Vieira . Escrita solidária PIBID/UENF: a estratégia da troca do gênero textual carta em sala de aula. Revista Philologus, v. 1, p. 499-511, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . Contribuições do lúdico para a formação de professores. In: Cristiane de Castro Ramos Abud. (Org.). Ludicidade e Educação. 01ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 01, p. 85-105.

2.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . Contação de histórias como estímulo a leitura e a escrita. In: Cristiane de Castro Ramos Abud. (Org.). Ludicidade e Educação. 01ed.Rio de Janeiro: Mares Editora, 2017, v. 01, p. 30-42.

3.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . O processo de ensino/aprendizagem para autoria na alfabetização através das fábulas. In: Márcia Tereza Fonseca Almeida; Ilma Maria Fernandes Soares; Renato Martins e Silva. (Org.). Temas em Debate. Ied.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. I, p. 455-477.

4.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Leitura de fábulas: a intertextualidade e a formação do aluno leitor. In: Raimundo Expedito dos Santos Sousa. (Org.). Linguagem como instrumento para (re)(d)(escre)(ver) o mundo: gêneros textuais/discursivos e processos semióticos multimodais. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 1, p. 48-63.

5.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . A didatização de gêneros textuais para a leitura e autoria: caminhos possíveis. In: Pamela de Simas Rodrigues; Renato Martins e Silva. (Org.). Leituras e Releituras: aspectos literários e linguísticos. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. I, p. 17-41.

6.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . Uma análise sociolinguística de livros didáticos de alfabetização. In: Cristiane de Castro Ramos Abud. (Org.). Educação infantil, alfabetização e escola. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. , p. 173-191.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Contação de Histórias e o laboratório de informática no PIBID Pedagogia da UENF. In: XIV Evidosol, 2017, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Texto Livre, 2017. v. 6. p. 1-5.

2.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Contaçao de historias: Uma experiência no PIBID Pedagogia. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária -CBEU, 2017, Ouro Preto. VII CBEU, em 2016. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016. v. VII.

3.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Relação com a escrita: uma análise no PIBID pedagogia da UENF. In: Congresso Abralin em Cena - Língua, ensino e pesquisa: repensando fronteiras, 2017, Macaé, RJ.. Anais do Congresso Abralin em Cena IFFluminense campus Macaé. Macaé, RJ: Associação Brasileira de Linguística Instituto Federal Fluminense, 2016. p. 180-193.

4.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. . O BRINCAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE) - Vol. 03 Núm. 03/2016. Águas de Lindóia: UNESP/Prograd, 2016. v. 03. p. 5356-5365.

5.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . O USO DA FABULA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA AUTORIA NA ALFABETIZAÇÃO. In: VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2016, Uberlândia, Minas Gerais. Anais / VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU, 2016. v. 4. p. 1453-1463.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, G. P. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ANÚNCIO NO ESTÍMULO À LEITURA. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanas, 2017, João Pessoa. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanas. João Pessoa: CONINTER, 2017.

2.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. . UMA ANÁLISE DO LETRAMENTO ACADEMICO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UENF. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2017, João Pessoa. CONINTER. João Pessoa: CONINTER, 2017.

3.
LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, G. P. ; ALMEIDA, L. S. . PIBID PEDAGOGIA: A IMPORTÂNCIA DA LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA. In: I SEMINÁRIO PIBID/SUDESTE E III ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID/ES: AVALIAÇÃO, PERSPECTIVAS E METAS., 2015, Aracruz, ES. I SEMINÁRIO PIBID/SUDESTE E III ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID/ES: AVALIAÇÃO, PERSPECTIVAS E METAS., 2015. v. I.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. . A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MÉDIO. In: XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2017. v. XXI. p. 24-25.

2.
MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. . A LUDICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2017. v. XXI.

3.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, R. L. ; MONTEIRO, G. P. . O PAPEL DA LINGUÍSTICA NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES. In: XXI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2017, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2017. v. XXI. p. 177-177.

4.
ALMEIDA, L. S.; SANTOS, J. B. da S. . O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE. In: IV Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino ?Formação e trabalho docente?, 2017, Juiz de Fora. Caderno de Resumos. Juiz de Fora: Núcleo FALE/UFJF, 2017.

5.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO. In: VIII SINEFIL, 2016, Rio de Janeiro. Revista Philologus. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016. v. VIII. p. 31-31.

6.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Letramento Acadêmico uma análise da sua construção na licenciatura em pedagogia na UENF. In: XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2016, Campos dos Goytacazes. XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / XVI Semana de Pós-Graduação da UENF. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

7.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . Livro Didático de alfabetização: um estudo das obras utilizadas no município de Campos dos Goytacazes, RJ. In: XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/ XVI Semana de Pós-graduação da UENF, 2016, Campos dos Goytacazes. XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/ XVI Semana de Pós-graduação da UENF. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

8.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . A Relevância da Linguística na Capacitação de Professores para a Formação de Leitores na Escola. In: Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Conelp UERJ, 2016.

9.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. . Brinquedoteca um espaço de formação de professores. In: Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2016, Campos dos Goytacazes. CONFICT 2016. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2016.

10.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SILVA, M. T. C. da ; LUQUETTI, E. C. F. . Um incentivo a leitura e a autoria através do uso de fábulas em sala de aula. In: IV Semana das Licenciaturas: ensina e aprender, esse desassossego!, 2016, Campos dos Goytacazes. IV Semana das Licenciaturas: Ensinar e aprender, esse desassossego!. Campos dos Goytacazes: Essentia editora, 2016.

11.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . A formação do professor, e os desafios de trabalhar leitura e linguagem na escola. In: VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015, Campos dos Goytacazes. Luz, Vida e Ciência. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2015. p. 23-23.

12.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . BRINQUEDOTECA: UM LABORATÓRIO LÚDICO/PEDAGÓGICO NECESSÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. In: XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: CNLF, 2015.

13.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . As implicações da Formação de Professores na construção de políticas de formação de leitores na escola. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística Aplicada, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Circulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2014. v. XVIII. p. 62-62.

14.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . Políticas de Formação de leitores na escola. In: VI Congresso de Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2014, Campos dos Goytacazes. O Caminho para a inovação. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2014. p. 23-23.

15.
ALMEIDA, L. S.; BÊTTAS, R. S. M. ; CARMO, G. T. . Mil Textos, Trinta Palavras: Experimentos em sala de aula da técnica das 30 palavras para autoria e autoestima dos jovens e adultos dos anos iniciais.. In: V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Campos dos Goytacazes. A ciência pela água. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013. p. 23-23.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; AZEVEDO, S. M. ; LUQUETTI, E. C. F. . ?As contribuições do estudo dos gêneros textuais nos diversos contextos de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. . A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MÉDIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, R. L. ; MONTEIRO, G. P. . O Papel da Linguística na capacitação de professores para a formação de alunos leitores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; SANTOS, J. B. da S. ; SILVA, M. T. C. da ; MONTEIRO, R. L. . POLÍTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, G. P. ; SANTOS, J. B. da S. ; SOUZA, T. A. ; MONTEIRO, R. L. . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; SOUZA, T. A. ; MONTEIRO, G. P. ; SANTOS, J. B. da S. . TRABALHANDO COM GÊNEROS: A INTERTEXTUALIDADE E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, T. A. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, R. L. . A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. . A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTRANGEIROS COM A LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ALMEIDA, L. S.. Práticas de Oralidade na Escola: uma proposta de educação transformadora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALMEIDA, L. S.. AS PESQUISAS SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ALMEIDA, L. S.; SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. . O Lúdico na formação de professores: contribuições da brinquedoteca na capacitação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . A relevância da linguística na capacitação de professores para a formação de leitores na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . Contaçao de historias: Uma experiência no PIBID Pedagogia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . RELAÇÃO COM A ESCRITA: UMA ANÁLISE NO PIBID PEDAGOGIA DA UENF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SILVA, M. T. C. da . UM INCENTIVO A LEITURA E A AUTORIA ATRAVÉS DO USO DE FÁBULAS EM SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . ?A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS PRÁTICAS TEXTUAIS NA DOCÊNCIA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . ?A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UENF?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; LUQUETTI, E. C. F. . O Uso da Fábula no processo de ensino/aprendizagem para autoria na alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. . Livro Didático de Alfabetização: um estudo das obras utilizadas no Município de Campos dos Goytacazes, RJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . Brinquedoteca: um laboratório lúdico/pedagógico na formação inicial de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, G. P. ; PAIVA, J. B. N. . PIBID Pedagogia: A importância da Linguística na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a capacitação de professores para a formação de leitores na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALMEIDA, L. S.. Mil textos, trinta palavras: autoria e autoestima para jovens e adultos dos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . Brinquedoteca: um laboratório lúdico/pedagógico necessário na formação inicial de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; PAIVA, J. B. N. ; LUQUETTI, E. C. F. . A paródia e suas contribuições no ensino de língua e leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. . Sequência didática: um facilitador no ensino de gêneros textuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . Políticas de Formação de leitores na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; MOURA, S. A. ; LUQUETTI, E. C. F. . AS IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . CONCEPÇÕES A CERCA DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . A formação do Professor, e os desafios de trabalhar leitura e linguagem na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. . A formação do professor e as políticas de Língua e Leitura na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
TRINDADE, G. A. G. ; BÊTTAS, R. S. M. ; ALMEIDA, L. S. . Autoria, autoestima e inclusão nos anos iniciais da educação de jovens e adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
MONTEIRO, G. P. ; ALMEIDA, L. S. . O Incentivo à Leitura pelo Estudo do Meio em Confronto com a Realidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
ALMEIDA, L. S.; CARMO, G. T. . Mil Textos, Trinta Palavras: Experimentos em sala de aula da técnica das 30 palavras para autoria e autoestima dos jovens e adultos dos anos iniciais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, L. S.; BÊTTAS, R. S. M. ; CARMO, G. T. . Jogos Incentivam a Leitura e a Escrita de Jovens e Adultos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. S.; MOURA, S. A. ; LUQUETTI, E. C. F. . Política de Formação de Leitores na Escola. 2015. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ALMEIDA, L. S.. Ser Professor. 2017 (Café Literário).

2.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SOUZA, T. A. . O Poeta: poesias do nosso eterno Pedro Lyra. 2017 (Sarau de Poesias).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Nacional Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.As contribuições do estudo dos gêneros textuais nos diversos contextos de ensino. 2017. (Outra).

2.
IV COLÓQUIO DE LETRAMENTOS DO NÚCLEO FALE: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE. O Lúdico na formação de professores: contribuições da brinquedoteca na capacitação docente. 2017. (Congresso).

3.
7º CBEU - UFOP 2016. Contaçao de historias: Uma experiência no PIBID Pedagogia. 2016. (Congresso).

4.
Abralin em Cena:Língua, ensino e pesquisa: repensando fronteiras. 2016. (Congresso).

5.
Abralin em Cena:Língua, ensino e pesquisa: repensando fronteiras. RELAÇÃO COM A ESCRITA: UMA ANÁLISE NO PIBID PEDAGOGIA DA UENF. 2016. (Congresso).

6.
CONELP ? Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

7.
CONELP ? Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. A relevância da linguística na capacitação de professores para a formação de leitores na escola. 2016. (Congresso).

8.
CONGRESSO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES. ?A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E AS PRÁTICAS TEXTUAIS NA DOCÊNCIA?. 2016. (Congresso).

9.
CONGRESSO LATINOAMERICANO DE HUMANIDADES. ?A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UENF?. 2016. (Congresso).

10.
III Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED - UFRJ. 2016. (Simpósio).

11.
IV SEMANA DAS LICENCIATURAS.UM INCENTIVO A LEITURA E A AUTORIA ATRAVÉS DO USO DE FÁBULAS EM SALA DE AULA. 2016. (Outra).

12.
VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica,. Brinquedoteca: Um espaço de formação de professores. 2016. (Congresso).

13.
VI SIELP ? Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.O Uso da Fábula no processo de ensino/aprendizagem para autoria na alfabetização. 2016. (Simpósio).

14.
XVI Mostra de Pós-Graduação.Livro Didático de Alfabetização: um estudo das obras utilizadas no Município de Campos dos Goytacazes, RJ. 2016. (Outra).

15.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

16.
Por Uma Nova Abordagem Para o Ensino de Gramática. 2015. (Outra).

17.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A paródia e suas contribuições no ensino de língua e leitura. 2015. (Simpósio).

18.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015. (Simpósio).

19.
VII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. (Congresso).

20.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Brinquedoteca: um laboratório lúdico/pedagógico necessário na formação inicial de professores. 2015. (Congresso).

21.
19° Encontro de Iniciação Científica da UENF.Políticas de Formação de Leitores na Escola. 2014. (Encontro).

22.
Fórum do PIBID 2014. 2014. (Outra).

23.
3º Semana de Geografia. 2013. (Outra).

24.
A utilização do livro infantil na sala de aula. 2013. (Oficina).

25.
Contribuições nas práticas de leitura. 2013. (Oficina).

26.
Elaboração de Textos. 2013. (Oficina).

27.
II Jornada PIBID Pedagogia. 2013. (Oficina).

28.
II Jornada PIBID Pedagogia.O Incentivo à Leitura pelo Estudo do Meio em Confronto com a Realidade. 2013. (Outra).

29.
Jogos pedagógicos. 2013. (Oficina).

30.
Seminário Hispano-Brasileiro de Qualidade da Educação para a Inclusão Social. 2013. (Seminário).

31.
Seminário Hispano-Brasileiro de Qualidade da Educação Para Inclusão Social.Autoria Autoestima e Inclusão nos Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Seminário).

32.
V Confict. Mil Textos Trinta Palavras: Autoria e Autoestima para Jovens e Adultos dos Anos Iniciais. 2013. (Congresso).

33.
Visitação a Ludoteca - Universidade Federal de Viçosa. 2013. (Oficina).

34.
V Semana Acadêmica da UENF/ XIII Semana Acadêmica da Pedagogia. 2013. (Congresso).

35.
Educação Integral: Cenário e Perspectivas. 2012. (Encontro).

36.
IV Semana Acadêmica da UENF/ XII Semana Acadêmica da Pedagogia. 2012. (Congresso).

37.
Inclusão Escolar: O Direito na Prática. 2011. (Seminário).

38.
I Semana Acadêmica Unificada da UENF/ IX Semana Acadêmica de Pedagogia. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, L. S.. XII JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. (Outro).

2.
LUQUETTI, E. C. F. ; MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. . Encontro PIBID/UENF. 2016. (Outro).

3.
ALMEIDA, L. S.. Fórum PIBID UENF/IFF. 2016. (Outro).

4.
LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; MONTEIRO, R. L. . XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2016. (Outro).

5.
LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. . Fórum PIBID/UENF. 2015. (Outro).

6.
ALMEIDA, L. S.. X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

7.
ALMEIDA, L. S.; SILVA, M. T. C. da ; AGUIAR, S. . I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

8.
ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, G. P. ; AGUIAR, S. ; MONTEIRO, R. L. ; SILVA, M. T. C. ; PAIVA, J. B. N. . XIV Semana Acadêmica da Pedagogia da UENF: Inovações na Prática Docente. 2014. (Congresso).

9.
LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. . Fórum PIBID 2014. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; SOUZA, T. A. ; LUQUETTI, E. C. F. . Variação linguística: abordagens e concepções a partir dos livros didáticos de língua portuguesa de alfabetização utilizados em Campos dos Goytacazes (RJ). REVISTA PHILOLOGUS, v. 67, p. 1408-1424, 2017.

2.
SOUZA, T. A.2017SOUZA, T. A. ; MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; LUQUETTI, E. C. F. . A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: SEU PROCESSO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 69-78, 2017.

3.
SANTOS, J. B. da S.2017SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ALMEIDA, L. S. ; SILVA, L. D. T. A. da ; CORRÊA, J. B. . A PRÁTICA DE LEITURA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 342-348, 2017.

4.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SOUZA, T. A. ; SANTOS, J. B. da S. ; MONTEIRO, G. P. ; LUQUETTI, E. C. F. . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1102-1112, 2017.

5.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; MONTEIRO, R. L. ; SANTOS, J. B. da S. ; SILVA, M. T. C. da ; LUQUETTI, E. C. F. . POLÍTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: DESAFIOS E REALIDADE. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1253-1261, 2017.

6.
MONTEIRO, R. L.2017MONTEIRO, R. L. ; ALMEIDA, L. S. ; SOUZA, T. A. ; SANTOS, J. B. da S. ; LUQUETTI, E. C. F. . TRABALHANDO COM GÊNEROS: A INTERTEXTUALIDADE E A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR. REVISTA PHILOLOGUS, v. 69, p. 1440-1449, 2017.

7.
ALMEIDA, L. S.2017ALMEIDA, L. S.; SANTOS, J. B. da S. . O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 492-501, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, G. A. G. ; BÊTTAS, R. S. M. ; ALMEIDA, L. S. . Autoria, autoestima e inclusão nos anos iniciais da educação de jovens e adultos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MONTEIRO, G. P. ; ALMEIDA, L. S. . O Incentivo à Leitura pelo Estudo do Meio em Confronto com a Realidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALMEIDA, L. S.; CARMO, G. T. . Mil Textos, Trinta Palavras: Experimentos em sala de aula da técnica das 30 palavras para autoria e autoestima dos jovens e adultos dos anos iniciais.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, L. S.; LUQUETTI, E. C. F. ; MOURA, S. A. . Políticas de Formação de leitores na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Participação no grupo de pesquisa do CNPQ: Escrita: poder e subjetividades. Coordenado pelo Prof. Gerson Tavares do Carmo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:04:50