Patrícia Lima da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4401705258064479
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Técnica Administrativa em Educação, ocupando o cargo de Matemática do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande, Campus de Santo Antônio da Patrulha. Tem experiência na área de Matemática e de Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Lima da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, P. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande.
Rua Barão do Cahy 125
Cidade Alta
95500000 - Santo Antônio da Patrulha, RS - Brasil
Telefone: (51) 33627805


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Teoria de Galois Parcial e Representação Via Semirreticulados,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Antonio Paques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Álgebra;; Teoria de Galois; Ações Parciais.
2008 - 2011
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ENEM versus aprendizagem em Matemática.
Orientador: Marcus Vinicius de Azevedo Basso.




Formação Complementar


2014 - 2014
Proficiência em Língua Inglesa.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Presencial - Acadêmica, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem m Matemática III (MAT01072)

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Presencial - Acadêmica, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina Aplicações da Matemática ? A (MAT010773)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Presencial - Acadêmica, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina Geometria I (MAT01341)

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Atividades

3/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Instituto de Matemática, .

Atividade de extensão realizada
Projeto ODIN - Objetos Educacionais Digitais.

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, PMSS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Matemático, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Os desafios da Educação na Contemporaneidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Karin Ritter Jelinek em 06/12/2018.
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar as práticas e discursos pedagógicos relacionados ao ensino e a aprendizagem das Ciências e da Matemática, promovendo a análise e o estudo dos desafios da educação que emergem na contemporaneidade. A escolha da temática deu-se em razão das incertezas instauradas no cotidiano das escolas em função de diferentes questões que mobilizam ou não a aprendizagem, sejam elas oriundas da ação docente, do contexto político, econômico e/ou social ou do processo de construção do conhecimento. Nessa perspectiva, busca-se problematizar, identificar e compreender, por meio do estudo de teorias educacionais, fatores, ações, contextos, práticas pedagógicas que envolvam, interfiram e/ou promovam a construção do conhecimento no ensino das Ciências e da Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Derivações Simples e Localmente Nilpotentes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior em 10/12/2018.
Descrição: Um trabalho em conjunto para discutir aspectos de Derivações Simples e Localmente Nilpotentes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Conway's Game of Life - Utilizando o GOLLY

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior em 10/12/2018.
Descrição: Esse projeto, além de propor uma nova interação entre áreas, tem como objetivo a utilização do software Golly para conjecturar e buscar propriedades interessantes do famoso Jogo da Vida, proposto pelo matemático Conway.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Matemática e Olimpíadas
Descrição: Este projeto busca desenvolver oficinas e objetos educacionais para trabalhar com treinamento olímpico de Matemática com alunos de 8º e 9º do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Santo Antônio da Patrulha que participam das atividades do Polo POTI FURG-SAP.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patrícia Lima da Silva - Coordenador / Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior - Integrante / Leslli Adriani Mendonca Peroza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2016 - 2017
Projeto Jornal Soluções Matemáticas
Descrição: Muitos estudantes, principalmente quando iniciam uma graduação na área de ciências exatas, apresentam dificuldades em resolver problemas matemáticos. O objetivo deste projeto é complementar as bibliografias usualmente utilizadas em disciplinas de Matemática de cursos universitários, no que diz respeito a ilustrações e exemplos de soluções de problemas. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto é divulgar em um jornal, de circulação periódica trimestral, soluções não exploradas ou pouco exploradas contidas em livros didáticos que abordam estes assuntos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patrícia Lima da Silva - Integrante / Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior - Coordenador / Karin Ritter Jelinek - Integrante / João Alberto da Silva - Integrante / Juliana Sartori Ziebell - Integrante / Cristiano Rodriguez Garibotti - Integrante / Alessandro da Silva Saadi - Integrante / Jorge Mauro da Silva Junior - Integrante / Matheus Venturella - Integrante.
2016 - Atual
INCENTIVANDO POTENCIAIS EM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO
Descrição: Pensar atividades e ações que que possibilitem um encantamento pela Matemática entre os estudantes do Ensino Básico é o cerne deste projeto de extensão. O mesmo está entrelaçado com o projeto de pesquisa intitulado ?Práticas matemáticas e formação continuada de professores? (Projeto nº 344675/2013), que visa, dentre algumas de suas ações, criar um espaço de incentivo e desenvolvimento de possíveis potenciais em matemática. Assim, o objetivo geral desta ação é desenvolver atividades e recursos didáticos-pedagógicos que desenvolvam e aprofundem conceitos matemáticos e, ao mesmo tempo, incentivem nas novas gerações um gosto pela matemática. Da mesma forma, este projeto visa oportunizar aos licenciandos em Ciências Exatas, um aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, atualizando-os em relação as mais novas tendências de pesquisa e ensino de Matemática do Ensino Básico.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Patrícia Lima da Silva - Integrante / Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior - Integrante / Karin Ritter Jelinek - Coordenador.


Projetos de ensino


2017 - Atual
Projeto de Desenvolvimento da Matemática
Descrição: Em virtude da defasagem da aprendizagem de Matemática básica no Ensino Fundamental e Médio, muitos alunos chegam nos cursos de graduação oferecidos pela FURG no Campus de Santo Antônio da Patrulha com pouco conhecimento sobre os conteúdos desta Ciência. Por isso, este projeto tem como propostas desenvolver oficinas de matemáticas de nível fundamental e médio com aplicabilidade direta nas disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Organizar ações que colaborem para o desenvolvimento dos estudantes de graduação do Campus FURG-SAP em relação à Matemática, tanto em nível da Educação Superior, quanto em nível da Educação Básica.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patrícia Lima da Silva - Coordenador / Alessandro da Silva Saadi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2017 - Atual
Projeto Programa de Incentivo à Matemática ? PRIMA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Alessandro da Silva Saadi em 12/12/2018.
Descrição: O Programa de Incentivo à Matemática - PRIMA é um programa que tem o intuito de colaborar com os estudantes de graduação da FURG, incentivando as ações que contribuam no aprendizado da Matemática. O Curso de Pré-Cálculo é um curso de Matemática Básica modalidade à distância com duração de até 10 semanas, onde o próprio estudante organiza seus horários de estudos. Tem o objetivo de retomar os conteúdos de Matemática Básica de nível fundamental e médio indispensáveis para as disciplinas que envolvem Matemática em nível superior a fim de promover as condições necessárias à formação acadêmica do(a) estudante. Tem a seguinte metodologia: i) O material didático está disponibilizado na plataforma Moodle. O estudante fará a leitura da apostila de cada Aula e a seguir responderá o "Questionário online" para avaliar o seu aprendizado. ii) Para que o estudante possa avançar no curso, será necessário que responda ao questionário online de cada Aula com desempenho igual ou superior a 60% e que a partir da Aula 2 terá como pré-requisito a aprovação na Aula anterior. iii) Quem não conseguir nota igual ou superior a 60% em alguma Aula, será encaminhado para as monitorias onde terá a oportunidade de sanar suas dúvidas e responder ao questionário da Aula que não conseguiu atingir a nota mínima. iv) O curso tem duração de até 10 semanas e o(a) estudante deverá responder a todos os questionários e obter uma média final igual ou superior a 60 (60%). v) O(A) estudante que concluir o curso com êxito, receberá um certificado digital de 40 horas que poderá ser usado como atividade complementar.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patrícia Lima da Silva - Integrante / Alessandro da Silva Saadi - Coordenador / Felipe Morais da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, P. L.2018 SILVA, P. L.; BALTAZAR, R. ; VENTURELLA, M. . O Problema do Sofá Ilustrado no GeoGebra. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 46-58, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
JELINEK, Karin Ritter ; SILVA, P. L. ; JANISCH, A. B. L. ; ROSA, A. C. M. . Altas Habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental. In: Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente; Josélia Maria Lorence Fraga. (Org.). Semana Acadêmica 2017. 1ed.Porto Alegre: Cidadela, 2017, v. 1, p. 225-237.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. L.; BALTAZAR, R. . ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. Anais da XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018.

2.
SILVA, P. L.; RODRIGUES, G. R. . PROCESSO DE ENSINO NO POTI E RETORNO DISCENTE. In: 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática e 4º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do Evento, 2018.

3.
SILVA, P. L.; PEROZA, L. A. M. . OFICINAS PRESENCIAIS DE DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA. In: 6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática e 4º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do Evento, 2018.

4.
JELINEK, Karin Ritter ; SILVA, P. L. . ALTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA: INCENTIVANDO POTENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII CIEM, 2017.

5.
SILVA, P. L.; BASSO, M. V. A. . ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

6.
SILVA, P. L.. ENEM VERSUS APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. In: 3ª Escola de Inverno de Educação Matemática 1º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012, Santa Maria. Anais da 3ª Escola de Inverno de Educação Matemática 1º Encontro Nacional PIBID-Matemática, 2012.

7.
STOCK, B. S. ; SILVA, P. L. . REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacioanl de Educação Matemática: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2010.

8.
SILVA, P. L.; STOCK, B. S. . Reflexões sobre a Produção de Significado na Matemática Escolar. In: EREMATSUL - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul - XVI Edição, 2010, Porto Alegre. EREMATSUL - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul - XVI Edição. Porto Alegre: EDIPUCRS ? Editora Universitária da PUCRS, 2010. p. 342-352.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, P. L.; STOCK, B. S. . Experiência com a construção do significado de altura com a sétima série. In: 6º Salão de Ensino, 2010, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

2.
SILVA, P. L.; MATTE, M. L. ; PEDROSO, C. M. R. ; BERTI, G. C. ; BARCELOS, M. M. ; SANTOS, R. S. ; BASSO, M. V. A. . Espaço de docência: Ensinando Matemática via Tecnologias da Informação e Comunicação. In: 4º Salão de Graduação e 5º Salão de Educação a Distância, 2009, Porto Alegre. Anais do 4º Salão de Graduação e 5º Salão de Educação a Distância, 2009.

3.
SILVA, P. L.; BARCELOS, M. M. ; PEDROSO, C. M. R. ; MATTE, M. L. ; BERTI, G. C. ; SANTOS, R. S. . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. In: X Salão de Extensão UFRGS, 2009, Porto Alegre. Caderno de resumos. UFRGS/PROREXT, 2009. Porto Alegre, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, P. L.; BALTAZAR, R. . ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, P. L.; RODRIGUES, G. R. . PROCESSO DE ENSINO NO POTI E RETORNO DISCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, P. L.; PEROZA, L. A. M. . OFICINAS PRESENCIAIS DE DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JELINEK, Karin Ritter ; SILVA, P. L. . ALTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA: INCENTIVANDO POTENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, P. L.. Teoria de Galois Parcial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, P. L.; FONSECA, G. L. . Ações Parciais unitárias vistas como semi retiulados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, P. L.. ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, P. L.. ENEM versus aprendizagem em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, P. L.; FONSECA, G. L. . Cenários para Investigação: como utilizá-los em sala de aula?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, P. L.; STOCK, B. S. . Reflexões sobre a Produção de Significado na Matemática Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, P. L.; STOCK, B. S. . Reflexões sobre a Produção de Significado na Matemática Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, P. L.; STOCK, B. S. . Experiência com a construção do significado de altura com a sétima série. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, P. L.; PEDROSO, C. M. R. ; MATTE, M. L. ; BERTI, G. C. ; BARCELOS, M. M. ; SANTOS, R. S. . Espaço de docência: Ensinando Matemática via Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, P. L.; BARCELOS, M. M. ; PEDROSO, C. M. R. ; MATTE, M. L. ; BERTI, G. C. ; SANTOS, R. S. . Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino-Aprendizagem de Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, P. L.; ROSA, A. C. M. . OFICINA: Explorando a Lousa Digital. 2018.

2.
SILVA, P. L.. OFICINA: Projeto ODIN/BIOE: construção e utilização de objetos digitais interativos de Matemática. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, P. L.. Site do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha. 2017. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, P. L.; LIMA, C. L. . Algeplan Virtual. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - virtual).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, P. L.; JELINEK, Karin Ritter. Participação em banca de Tiele Janine Kaiser. O jogo e a memorização da tabuada. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
SILVA, P. L.; JELINEK, Karin Ritter. Participação em banca de Ana Regina da Rocha Mohr. O ensino de Geometria utilizando o objeto matemático Poliedros Duais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
SILVA, P. L.; JELINEK, Karin Ritter. Participação em banca de Andrisa Moreira. A Geometria como ferramenta facilitadora da compreensão do conceito de potenciação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 13º Encontro Gaúcho de Educação Matemática e 4º Encontro Nacional PIBID-Matemática. "PROCESSO DE ENSINO NO POTI E RETORNO DISCENTE" e "OFICINAS PRESENCIAIS DE DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA". 2018. (Congresso).

2.
III Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas e I Jornada de Pesquisa em Ensino de Ciências Exatas. 2018. (Outra).

3.
Seminário Saberes e Experiências da Ação Docente IV: o professor e a autoria de Produtos Educacionais. 2018. (Seminário).

4.
VII Jornada Nacional de Educação Matemática. ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. 2018. (Congresso).

5.
A minha bicicleta calcula áreas!. 2017. (Outra).

6.
II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas. 2017. (Outra).

7.
Seminário "Saberes e Experiências da Ação Docente III: a diferença na escola" e Aula Inaugural do PPG em Ensino de Ciências Exatas. 2017. (Seminário).

8.
VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ALTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA: INCENTIVANDO POTENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Congresso).

9.
II Jornada de Discussão sobre as Avaliações em Larga Escala e os Impactos sobre o Currículo e a Docência. 2016. (Seminário).

10.
I Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas. 2016. (Outra).

11.
Saberes e Experiências da Ação Docente: fazer-se professor na contemporaneidade. 2016. (Seminário).

12.
VII Jornada de Álgebra. Teoria de Galois Parcial. 2015. (Congresso).

13.
VI Jornada de Álgebra. Ações Parciais Unitárias vistas como semi reticulados. 2014. (Congresso).

14.
V Jornada de Álgebra. 2013. (Congresso).

15.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. ALGEPLAN VIRTUAL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS. 2013. (Congresso).

16.
3ª Escola de Inverno de Educação Matemática. ENEM versus aprendizagem em Matemática. 2012. (Congresso).

17.
Semana Acadêmica da Matemática 2011. 2011. (Outra).

18.
XII Salão de Extensão.PROJETO ODIN/BIOE: CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS INTERATIVOS DE MATEMÁTICA. 2011. (Oficina).

19.
6º Salão de Ensino. Experiência com a construção do significado de altura com a sétima série. 2010. (Congresso).

20.
Semana Acadêmica da Matemática 2010.Cenários para Investigação: como utilizá-los em sala de aula?. 2010. (Outra).

21.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR. 2010. (Congresso).

22.
XVI EREMATSUL. Reflexões sobre a Produção de Significado na Matemática Escolar. 2010. (Congresso).

23.
10º Salão de Extensão. Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino-Aprendizagem de Matemática. 2009. (Congresso).

24.
27º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2009. (Congresso).

25.
4º Salão de Graduação e 5º Salão de Educação a Distância. Espaço de docência: Ensinando Matemática via Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. (Congresso).

26.
4º Salão de Graduação e 5º Salão de Educação a Distância. Espaço de docência: Ensinando Matemática via Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. (Congresso).

27.
Cinquentenário do Instituto de Matemática. 2009. (Outra).

28.
Semana Acadêmica da Matemática e Estatística 2009. 2009. (Outra).

29.
XV EREMATSUL - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul. 2009. (Congresso).

30.
9º Salão de Extensão. 2008. (Congresso).

31.
O Teorema de Pitágoras é mesmo de Pitágoras?. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, P. L.. III Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas e I Jornada de Pesquisa em Ensino de Ciências Exatas. 2018. (Outro).

2.
SILVA, P. L.. Seminário Saberes e Experiências da Ação Docente IV: o professor e a autoria de Produtos Educacionais. 2018. (Outro).

3.
SILVA, P. L.. Acolhida Cidadã no Campus FURG-SAP 2018. 2018. (Outro).

4.
SILVA, P. L.. II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas. 2017. (Outro).

5.
SILVA, P. L.. Seminário "Saberes e Experiências da Ação Docente III: a diferença na escola" e Aula Inaugural do PPG em Ensino de Ciências Exatas. 2017. (Outro).

6.
SILVA, P. L.; JELINEK, Karin Ritter ; IGNACIO, P. ; JANISCH, A. B. L. ; SCOPEL, L. M. F. . II Seminário Saberes e Experiências da Ação Docente: fazer-se professor na contemporaneidade. 2016. (Outro).

7.
GUIDOTTI, C. S. ; SILVA, P. L. ; BALTAZAR, R. ; SCOPEL, L. M. F. ; MEDINA, E. V. . I Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana Regina da Rocha Mohr. OS POLIEDROS DUAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Coorientador).

Orientações de outra natureza
1.
LESLLI ADRIANI MENDONCA PEROZA. Matemática e Olimpíadas. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
LESLLI ADRIANI MENDONCA PEROZA. Projeto de Desenvolvimento da Matemática. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Patrícia Lima da Silva.

2.
Gabriel da Rosa Rodrigues. Matemática e Olimpíadas. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Patrícia Lima da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 14:54:59