Maurilio Alves Rocha Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1541690227729342
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Formado em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira (UNILAB). Foi bolsista pela CAPES do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Foi bolsista do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF\ UNILAB), atuando no curso "PLE\PLA: Leitura e produção de textos". Atualmente é professor da escola Professor Milton Façanha Abreu (MFA), ministrando e atuando nas disciplinas de Artes e Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurilio Alves Rocha Junior
Nome em citações bibliográficas
ROCHA JUNIOR, M. A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Título: GUERRILHEIROS DA UTOPIA, PERSONAGENS DA DISTOPIA: BREVE ESTUDO COMPARADO DE.
Orientador: Professora. Dra. Sueli da Silva Saraiva.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
ENSINO MÉDIO PROFESSOR MILTON FAÇANHA ABREU, E.M.P.F.A, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em INICIAÇÃO TEATRAL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. (Carga horária: 40h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2017 - 2017
CURSO DE ARTE NO ENEM: VANGUARDAS ARTISTICAS E MOVIMENTOS CULTURAIS. (Carga horária: 100h).
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEARÁ, CED, Brasil.
2016 - 2016
Avaliatividade: Teoria e Prática. (Carga horária: 6h).
IFCE CAMPUS CRATEÚS, IFCE, Brasil.
2014 - 2015
ATELIÊ: ARTES VISUAIS E LITERATURA. (Carga horária: 8h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2014 - 2014
I SEMINÁRIO DE GRUPO DE PESQUISA ORITÁ- ESPAÇOS, IDENTIDADES E MEMÓRIAS. (Carga horária: 10h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em PIBID: DO CEARÁ À ÁFRICA.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em SEMINÁRIO CAFÉ COM LETRAS- SABERES ACADÊMICOS E PR. (Carga horária: 10h).
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
As categorias narrativas e a análise literária. (Carga horária: 6h).
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
PARTICIÁÇÃO COMO OUVINTE NO SEMINÁRIO- II SIC.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
FATOS E MITOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 6h).
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
O TEATRO EM LÍNGUA PORTUGUESA- HISTÓRICO E PERSPEC. (Carga horária: 4h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
Literatura Afro-Diaspórica. (Carga horária: 20h).
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2013 - 2013
ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO, TERRITÓRIO EM DISPUTA. (Carga horária: 4h).
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, UNILAB, Brasil.
2009 - 2009
MONTAGEM BÁSICA DO MICRO.... (Carga horária: 60h).
NM INFORMÁTICA, NM INFORMÁTICA, Brasil.
2007 - 2007
FORMAÇÃO DE VENDEDOR.... (Carga horária: 120h).
BRASIL SOLIDÁRIO, BRASIL SOLIDÁRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do IsF\UNILAB, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Bolsista do Inglês Sem Fronteiras do Curso "PLE\PLA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS", tendo como coordenadora responsável: Professora. Dra. Kaline Araújo Mendes de Souza. Curso direcionado aos estudantes Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).


ENSINO MÉDIO PROFESSOR MILTON FAÇANHA ABREU, E.M.P.F.A, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de NTPPS, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais. Reforçando os laços sócio emocionais com os estudantes em sala de aula e a comunidade escolar, como também orientando na iniciação do mundo da pesquisa no ensino médio. Reforçando a importância da investigação, criação de um projeto de pesquisa e a realização\ações na comunidade a qual estão inseridos.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Artes (Arte e Educação), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Artes. Apresentando aos estudantes da escola Professor Milton Façanha Abreu a evolução das intervenções artísticas no Brasil, as vanguardas artísticas europeias, como também a produção de manifestações artísticas culturais.


Instituto Nordeste Cidadania, INEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor no cursinho Intensivão\Prosseguir, parceria com o Instituto Nordeste e Cidadania junto com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujo objetivo é ofertar disciplinas direcionadas ao Exame Nacional da Ensino Médio (ENEM 2017 e 2018) na Escola Professor Milton Façanha Abreu (MFA), no município de Mulungu (estado do Ceará).



Outros Projetos


2014 - 2016
LEITURAS DA ÁFRICA PELA VIA DA LITERATURA
Descrição: Neste projeto que atuei como estudante de graduação-bolsista, o objetivo foi aplicação da literatura africana no ensino médio, tendo como coordenadores: Professora. Drª. Sueli da Silva Saraiva, Professora. Drª. Andrea Cristina Muraro..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Do Ceará à África, as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos: um exame crítico da prática de ensino,
Descrição: Neste projeto que atuei como estudante de graduação-bolsista,o objetivo foi analisar as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos dentro da prática de ensino nas escolas de ensino médio do município de Redenção (Ceará), tendo como coordenação da professora. Drª. Monalisa Valente Ferreira..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA JUNIOR, M. A.2018ROCHA JUNIOR, M. A.. PASSADOS TRAUMÁTICOS NA AUTOBIOGRAFIA DE SOLOMON NORTHUP: UMA ANÁLISE DO ROMANCE 'DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO'. Revista África e Africanidades, v. 27, p. 1-8, 2018.

2.
ROCHA JUNIOR, M. A.2017 ROCHA JUNIOR, M. A.. GUERRILHEIROS DA UTOPIA, PERSONAGENS DA DISTOPIA: BREVE ESTUDO COMPARADO DE 'A GERAÇÃO DA UTOPIA' E 'UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA'. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES, v. 25, p. 1-19, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA JUNIOR, M. A.. Grandes Garotos Choram (Conto literário). In: MATA, Jackson da; Edições Cavalo Café. (Org.). Corolário da Alma. 1ed.Gramado, RS: Edições Cavalo Café, 2018, v. 1, p. 82-84.

2.
ROCHA JUNIOR, M. A.. Confetes (conto literário). In: MEDEIROS, Alfer. (Org.). Miríade. 1ed.São Paulo: Andross, 2017, v. 1, p. 207-209.

3.
ROCHA JUNIOR, M. A.. Almas Negras em Paisagens Atlânticas (Conto literário). In: Projeto Apparere. (Org.). É isso mesmo!?. 1ed.São Paulo: Perser, 2017, v. 1, p. 97-98.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA JUNIOR, M. A.; SARAIVA, S. S. . NEGRURA EM MIM: REFLEXÕES & DEBATES DO CONTO ?MINHA COR?, DE RAQUEL ALMEIDA. In: SEMANA UNIVERSITÁRIA -UNILAB, 2015, REDENÇÃO. SEMANA UNIVERSITÁRIA -UNILAB, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA JUNIOR, M. A.; SARAIVA, S. S. . UTOPIA E DISTOPIA: CARACTERIZAÇÃO DAS LUTAS DE LIBERTAÇÃO DOS ROMANCES A GERAÇÃO DA UTOPIA (1999) E UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA (2002). In: IV SEMANA UNIVERSITÁRIA - UNILAB, 2017, REDENÇÃO. IV SEMANA UNIVERSITÁRIA -UNILAB, 2016.

2.
DELFINO, C. C. DE A. ; ROCHA JUNIOR, M. A. . EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS NA SALA DE AULA. In: I SEMANA INTERNACIONAL DE LETRAS -UNILAB, 2016, REDENÇÃO. ANAIS DA SEMANA INTERNACIONAL DE LETRAS, 2016. p. 14.

3.
ROCHA JUNIOR, M. A.; DELFINO, C. C. DE A. . ADULTÉRIO, INVEJA E LOUCURA: OS LAÇOS DE SANGUE ENTRE AS PERSONAGENS DE DOM CASMURRO E OTELO. In: I SEMANA INTERNACIONAL DE LETRAS - UNILAB, 2016, REDENÇÃO. ANAIS DA SEMANA INTERNACIONAL DE LETRAS, 2016. p. 52.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA JUNIOR, M. A.; DELFINO, C. C. DE A. . ADULTÉRIO, INVEJA E LOUCURA: OS LAÇOS DE SANGUE ENTRE AS PERSONAGENS DE 'DOM CASMURRO' E 'OTELO'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DELFINO, C. C. DE A. ; ROCHA JUNIOR, M. A. . EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS NA SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA JUNIOR, M. A.; DELFINO, C. C. DE A. . DA LINGUÍSTICA TEXTUAL AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DOS PROBLEMAS DE REDAÇÕES DOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA MARIA DO CARMO BEZERRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SARAIVA, S. S. ; DELFINO, C. C. DE A. ; ROCHA JUNIOR, M. A. . A VISÃO CAROLINIANA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DA OBRA QUARTO DE DESPEJO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DELFINO, C. C. DE A. ; ROCHA JUNIOR, M. A. . EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS NA SALA DE AULA: EXPLORAÇÃO DO GUIA PARA PROFESSORES 'CARTAS PARA ANGOLA'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EDUCAÇÃO DO CEARÁ: CONQUISTAS E DESAFIOS (PULSAR DE HISTÓRIA). 2018. (Seminário).

2.
IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (IV SIC),.DA LINGUÍSTICA TEXTUAL AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DE CASO DOS PROBLEMAS DE REDAÇÕES DOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA M.C.B. 2016. (Seminário).

3.
ENALIC.ENSINO DE LITERATURA AFRICANA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO CASO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DO CARMO BEZERRA. 2014. (Simpósio).

4.
II Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (II SIC). 2013. (Seminário).



Outras informações relevantes


Foi Integrante do CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE LETRAS (CA) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com vigência de dezembro de 2013 a dezembro de 2014. Publicou o conto "Grandes garotos choram" na coletânea "Corolário da alma" (ISBN: 978-85-69564-48-5), no ano de 2018.  Um dos finalistas do concurso literário ofertado pela editora Perser. Publicou o conto "Almas negras em paisagens atlânticas", na coletânea "É isso mesmo?!" (ISBN: 9788546406425), no ano de 2017. Este mesmo conto foi publicado na revista áfrica e africanidades, no ano de 2018 (http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/0170072018.pdf) Publicou o conto "Confetes" na editora Andross, na coletânea "Miríade" (ISBN: 9788554610074), no ano de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:44:56