Alexsandro de Souza Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3341037744350318
  • Última atualização do currículo em 03/11/2017


Possui 16 anos de experiência em sistemas de energia elétrica. Iniciou sua carreira trabalhando em projetos de usinas hidrelétricas e subestações elevadoras. Trabalhou com engenharia de tarifação e trabalhos envolvendo eficiência energética. Atuou como engenheiro de obras em empreendimentos de grande porte, nos segmentos de energia elétrica, mineração e siderurgia. Atuou principalmente nas áreas de montagens eletromecânicas e comissionamentos. Trabalhou como engenheiro de manutenção na área de siderurgia, atuando em sistemas elétricos de potência, com ênfase em manutenção de transformadores de potência. Atualmente atua como professor universitário, desenvolve estudos e pesquisas na área de confiabilidade em transformadores de potência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexsandro de Souza Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em Engenharia Elétrica (Ufsj / Cefet-Mg).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Avaliação preditiva de transformadores baseada em confiabilidade,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Leonidas Chaves de Resende.
Coorientador: Teresa Cristina Bessa Nogueira Assunção.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Confiabilidade.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades; Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos.
2008 - 2009
Especialização em Engenharia de Manutenção. (Carga Horária: 420h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Análise Crítica das Melhores Práticas de Manutenção.
1994 - 1999
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.




Atuação Profissional



Gerdau Açominas, GERDAU AÇOMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção, Carga horária: 44
Outras informações
Atuaçao em projetos de melhorias em engenharia de manutenção de sistemas elétrios. Elaboração de diagnósticos e análises em transformadores de potência a óleo e transformadores secos. Estudos de vida útil em transformaodre de potência a óleo. Elaboração de estudos de confiabilidade em transformaodores de potência nos divesos sistemas da usina Ouro Branco.


MIP Engenharia, MIP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produção Elétrica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela execução e supervisão da montagem elétrica e instrumentação da Coqueria II (Gerdau), incluindo testes e comissionamento: Execução de montagens de subestações de 4,16 kV, salas elétricas e ampliação da SE Coqueria. Realização de montagens de sistemas de iluminação , sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, sistemas de aterramento, montagem e manutenção de pontes rolantes, montagem de sistemas de automação e instrumentação e montagem de acionamentos elétricos.


ICEC Construções, ICEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Instalações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela execução e supervisão da montagem eletromecânica do prédio do Forno de Reaquecimento de Blocos ( Expansão Gerdau Açominas): Realização de montagens de barramentos para pontes rolantes, sistemas de iluminação e tomadas e sistemas de aterramento. Elaboração da programação semanal das atividades de montagem. Responsável pelo controle da medição da empresa sub-contratada.


Faculdade Santa Rita, FASAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, CES-CL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Instalações Elétricas e Industriais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AMANDA CARVALHO DINIZ SILVA. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO GERADOR DE IONS NEGATIVOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

2.
DIEGO MONTEIRO GUEDES. CONTROLE DE TEMPERATURA DE CCM?S. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

3.
ROBSON RODRIGUES DE MENEZES. ASPECTOS DE SEGURANÇA NA EXTRAÇÃO E INSERÇÃO DE DISJUNTORES DE MÉDIA TENSÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

4.
PATRICK FERREIRA GOMES. OTIMIZAÇÃO DE SISTEMA DE ELEVAÇÃO DE PONTE ROLANTE COM O USO DE CÉLULAS LIMITADORAS DE CARGA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

5.
LEANDRO JOSÉ CAETANO. CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA ATRAVÉS DE BANCOS DE CAPACITORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

Iniciação científica
1.
Diogo Gerônimo da Silva Fernandes. RELÉ TERMICO E SUAS APLICAÇÕES. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Enegenharia Elétrica) - Centro de Ensino Siperior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.

2.
Mailson da Cunha Miranda. SEMÁFORO SUSTENTÁVEL COM MÓDULO FOTOVOLTAICO. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Enegenharia Elétrica) - Centro de Ensino Siperior de Conselheiro Lafaiete. Orientador: Alexsandro de Souza Oliveira.



Outras informações relevantes


Atividade Acadêmica: Monitoria de Eletrônica l.
Curso de Técnicas Pedagógicas para ensino técnico - SENAI/SP



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:36:50