Felipe Alves Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1569053651216387
  • Última atualização do currículo em 23/06/2018


Mestrando em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência no desenvolvimento de softwares, e atuando principalmente nas áreas de acessibilidade, sistemas multimídia, áudio digital e desenvolvimento web. Participou do projeto Métodos Computacionais para Apoio ao Ensino e ao Diagnóstico baseado em Imagens na Medicina. Foi estagiário na UFPB Virtual. Como membro do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD), participou dos projetos GT-SiM - Grupo de Trabalho de Sincronismo de Música em Rede da RNP, GT-AAAS 2.0 - Acessibilidade Como um Serviço com Foco em Pessoas com Deficiência Visual da RNP atuando como desenvolvedor Web, VLibras (Auris - Música Para Surdos) como líder de equipe e atualmente participa do projeto: GT-RAP - Serviço De Autenticação e Preservação Digital De Documentos, como pesquisador e desenvolvedor Web. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Alves Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, F. A.;ARAÚJO, FELIPE ALVES;ALVES ARAUJO, FELIPE


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Neuroengenharia.
Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, IIN-ELS, Brasil. Orientador: André Salles Cunha Peres.
2012 - 2017
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Auris - Música para Surdos.
Orientador: Carlos Eduardo Coelho Freire Batista.
2009 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Integral, CI, Brasil.




Formação Complementar


2013
Extensão universitária em LIBRAS III. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em LIBRAS II. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em LIBRAS I. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor/Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor/Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor/Pesquisador, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Serviço de Autenticação e Preservação de Documentos (GT-RAP)
Descrição: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento tem como objetivo geral investigar o potencial do uso combinado da tecnologia de DLTs, como Blockchain, Ethereum e Hyperledge, por exemplo, com repositórios ativos distribuídos para a criação de uma plataforma, escalável e agnóstica, especializada no autenticação e preservação de documentos digitais. Como prova de conceito da plataforma proposta, será feita a construção de um serviço público para registro e verificação digital da autenticidade de documentos acadêmicos. O protótipo de serviço oferecerá uma interface para que instituições de ensino possam registrar documentos oficiais, como diplomas e certificados, usando blockchain e uma interface para que os usuários possam verificar a autenticidade de um documento através do seu número de registro. Os documentos registrados no serviço serão automaticamente inseridos em um repositório de preservação digital de longo termo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Alves Araújo - Integrante / Daniel Faustino Lacerda de Souza - Integrante / Guido Lemos de Souza Filho - Integrante / Rostand Edson Oliveira Costa - Coordenador.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Remuneração.
2015 - 2017
VLibras (Auris - Música para Surdos)
Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar o sistema Auris. O sistema oferece um conjunto de funcionalidades, que permitem a percepção musical por parte de pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Fazem parte das suas funcionalidades, a manipulação e transformação do audio em uma nova mídia. Mídia esta que é transformada em vibração, para um melhor aproveitamento musical por parte dos deficientes auditivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Alves Araújo - Integrante / Carlos Eduardo Coelho Freire Batista - Integrante / Tiago Maritan Ugulino de Araújo - Coordenador.
2015 - 2017
Acessibilidade como um Serviço com foco em Pessoas com Deficiência Visual (GT-AAAS 2.0)
Descrição: O projeto desenvolveu e incrementou um protótipo de audiodescrição (AD) para geração automática (ou semiautomática) de trilhas de AD em vídeos, tomando como base sua legenda e seu roteiro, agregando aos serviços de vídeo da RNP a acessibilidade para usuários cegos. Foi desenvolvido também, uma ferramenta de criação manual de roteiros de AD para vídeos, quando esse não puder ser gerado automaticamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Sincronismo de música em rede (GT-SIM)
Descrição: O Grupo de Trabalho de Sincronismo de Música em Rede deseja analisar todos os aspectos técnicos envolvidos na realização de atividades de música em rede e construir mecanismos para manipulação de estratégias para transmissão de áudio com baixíssimo retardo. O Grupo de Trabalho desenvolverá uma plataforma de software para experimentação musical em rede, com mecanismos facilitadores para a composição, execução e reprodução de peças musicais que envolvem músicos e elementos musicais distribuídos geograficamente, interconectados através do backbone da RNP. A plataforma define mecanismos facilitadores para o estabelecimento de requisitos e restrições de sincronismo entre os elementos envolvidos em uma peça musical, cuja execução e reprodução utilizam múltiplos pontos remotos de entrada e saída de áudio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Métodos Computacionais para Apoio ao Ensino e ao Diagnóstico baseado em Imagens na Medicina
Descrição: desenvolvimento de métodos computacionais capazes de apoiar o ensino e o diagnóstico baseado em imagens na Medicina. O projeto contribuirá para as áreas de Telemedicina, de Processamento de Imagens Médicas e de Internet em Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES ARAUJO, FELIPE2017 ALVES ARAUJO, FELIPE; LIMA BRASIL, FABRICIO ; CANDIDO LIMA SANTOS, ALLISON ; DE SOUSA BATISTA JUNIOR, LUZENILDO ; PEREIRA FONSECA DUTRA, SAVIO ; EDUARDO COELHO FREIRE BATISTA, CARLOS . Auris System: Providing Vibrotactile Feedback for Hearing Impaired Population. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2017, p. 1-9, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. E. O. ; SOUZA, Daniel Faustino Lacerda de ; SOUZA FILHO, G. L ; QUEIROGA, Ademir ; DJOHNNATHA, C. ; ARAÚJO, F. A. ; LIRA, J. ; LUSTOSA, M. P. . Uso Não Financeiro de Blockchain: Um Estudo de Caso Sobre o Registro, Autenticação e Preservação de Documentos Digitais Acadêmicos. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2018, Campos do Jordão - São Paulo. I Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain - SBRC 2018), 2018. v. I.

2.
ARAÚJO, FELIPE ALVES; BATISTA, CARLOS EDUARDO . Auris. In: the 22nd Brazilian Symposium, 2016, Teresina. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - Webmedia '16. New York: ACM Press. p. 135.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAÚJO, F. A.; JACOBI, E. B. ; SOUZA, J. A. ; RODRIGUES, J. F. ; MOIOLI, R. C. ; ARAUJO, M. F. P. ; PERES, A. S. C. . Characterization of Auditory Evoked Potential for Different Tones in Marmoset Primary Auditory Cortex. Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2018.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . Ciência transmite música a deficientes auditivos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ARAÚJO, F. A.. Musicalização. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
ARAÚJO, F. A.. Expotec termina hoje em João Pessoa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . Musicalização acessível através da tecnologia: estande na Expotec 2016 torna possível. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . Vibrações fazem o deficiente auditivo escutar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
ARAÚJO, F. A.. Vibrações. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica


Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . SISTEMA BASEADO EM COMPONENTES PARA O PROVIMENTO DA ACESSIBILIDADE MUSICAL ATRAVÉS DE INTERFACES DE ÁUDIO E VIBROTÁCTEIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170109305, título: "SISTEMA BASEADO EM COMPONENTES PARA O PROVIMENTO DA ACESSIBILIDADE MUSICAL ATRAVÉS DE INTERFACES DE ÁUDIO E VIBROTÁCTEIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 24/05/2017



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop RNP (WRNP).Registro e Autenticação para Preservação Digital (Blockchain). 2018. (Oficina).

2.
House Symposium of Brain Institute. 2017. (Simpósio).

3.
IV Simpósio de Neuroengenharia.Sistema Auris - Transdução Musical em Feedback Tátil. 2017. (Simpósio).

4.
Portas Abertas do IIN-ELS. A matemática no Instituto Santos Dumont: multiplicando saberes, subtraindo desigualdades e somando esforços para transformar a realidade científico-social do Nordeste brasileiro. 2017. (Exposição).

5.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).A matemática no Instituto Santos Dumont: multiplicando saberes, subtraindo desigualdades e somando esforços para transformar a realidade científico-social do Nordeste brasileiro. 2017. (Outra).

6.
Expotec. Auris. 2016. (Exposição).

7.
Campus Party. 2012. (Encontro).

8.
ERCEMAPI. 2011. (Simpósio).



Inovação



Patente
1.
 ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . SISTEMA BASEADO EM COMPONENTES PARA O PROVIMENTO DA ACESSIBILIDADE MUSICAL ATRAVÉS DE INTERFACES DE ÁUDIO E VIBROTÁCTEIS. 2017, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020170109305, título: "SISTEMA BASEADO EM COMPONENTES PARA O PROVIMENTO DA ACESSIBILIDADE MUSICAL ATRAVÉS DE INTERFACES DE ÁUDIO E VIBROTÁCTEIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 24/05/2017


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . Musicalização acessível através da tecnologia: estande na Expotec 2016 torna possível. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
ARAÚJO, F. A.; BATISTA, C. E. C. F. . Ciência transmite música a deficientes auditivos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 2:36:23