Nicholas Bruggner Grassi

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  • Última atualização do currículo em 30/06/2018


É doutorando e mestre em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). É professor dos cursos de Bacharelado em Design e Tecnólogo em Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). É professor substituto na UNESP, departamento de Design. Tem experiência na área de Tecnologia e Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: interfaces digitais, games, animação, cinema e 3D. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nicholas Bruggner Grassi
Nome em citações bibliográficas
GRASSI, N. B.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME PARA TREINAMENTO DE MEDITAÇÃO A PARTIR DO USO DE UMA INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR,
Orientador: Vânia Cristina Pires Nogueira Valente.
Palavras-chave: serious game; interface cérebro-computador; experiência do usuário; interface do usuário; design de games.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2014 - 2016
Mestrado profissional em Mídia e Tecnologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Vania Cristina Pires Nogueira Valente.
Palavras-chave: Gamificação; interatividade; Game Design; jogos; Mídias Digitais.
2007 - 2011
Graduação em Design Gráfico.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Save The World.
Orientador: Dorival Rossi.




Formação Complementar


2012
Voyage - Do zero ao curta em um ano. (Carga horária: 600h).
MELIES - Escola de Cinema, 3D e Animação, MELIES, Brasil.
2013 - 2013
Gamification. (Carga horária: 36h).
Coursera, COURSERA.ORG, Estados Unidos.
2009 - 2009
Arte em 3D - 3Ds Max. (Carga horária: 90h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2008 - 2008
Pré Impressão Digital. (Carga horária: 90h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2007 - 2007
Ilustração gráfica digital. (Carga horária: 90h).
SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Redação. (Carga horária: 66h).
Curso de Redação Roberto Magalhães, CURSO DE REDAÇÃO, Brasil.
2000 - 2005
Curso de Inglês. (Carga horária: 240h).
Centro de Comunicação Inglesa, CCI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .

Linhas de pesquisa
Tecnologias Midiáticas
02/2018 - 06/2018
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3644A - Imagens Animadas II
3644B - Imagens Animadas II
09/2017 - 01/2018
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3643A - Imagens Animadas I
3623C - Metodologia do Projeto I
3643B - Imagens Animadas I
04/2017 - 08/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3644A Imagens Animadas II
3644B Imagens Animadas II
10/2016 - 03/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3623A Metodologia do Projeto I
3623B Metodologia do Projeto I
3623C Metodologia do Projeto I
3643A Imagens Animadas I
3643B Imagens Animadas I

MSTECH Educação e Tecnologia, MSTECH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Gera Arte Comunicação Visual, GERAARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20


Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - Bauru, APAE-BAURU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário na direção da Casa Do Terror, Carga horária: 30
Outras informações
Voluntário na direção da Casa Do Terror, evento criado para entretenimento e arrecadação de recursos para a APAE - Bauru durante a Feira da Bondade.


Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Atividades

02/2018 - 06/2018
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação Digital
Animação Dirigida
Design de Games I
02/2018 - 06/2018
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação II
02/2018 - 06/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária I
Introdução à Produção Gráfica
Produção Gráfica para o Projeto Experimental
07/2017 - 12/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Games II
Design de Interfaces Digitais
07/2017 - 12/2017
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação I
02/2017 - 06/2017
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação Digital
Animação Dirigida
Design de Games I
02/2017 - 06/2017
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação II
08/2016 - 12/2016
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Interfaces Digitais
Design de Games II
02/2016 - 06/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação Digital
02/2016 - 06/2016
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação II
História do Audiovisual


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias Midiáticas

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa estudar, projetar, desenvolver e validar as tecnologias criativas direcionadas aos processos e produtos tecnológicos e midiáticos. Aborda, por meio de seus eixos temáticos, as bases cognitivas e aprendizagens, estéticas e técnicas da comunicação e interação humanas mediadas pela tecnologia. Contempla a interdisciplinaridade entre as áreas da computação, comunicação, design, educação e engenharias, entre outras, decorrente da crescente demanda por novas formas de utilização de suportes midiáticos..
Palavras-chave: tecnologia; interatividade; Mídia Digital.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAME PARA TREINAMENTO DE MEDITAÇÃO A PARTIR DO USO DE UMA INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR
Descrição: Essa pesquisa busca, primeiramente, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, identificar o contexto em que se encontram os Serious Games e compreender o funcionamento e a eficiência das tecnologias eletroencefalograma (EEG) não invasivas. Em seguida, verificar a possibilidade da utilização da Interface Cérebro-Computador (ICC) junto a um Serious Game para o desenvolvimento de um gameplay que permita treinar técnicas de relaxamento. Por último, desenvolver um Serious Game que utiliza ICC junto a um joystick para testar com usuários e inferir sobre os resultados obtidos e monitorados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vania Cristina Pires Nogueira Valente em 13/07/2015.
Descrição: Desenvolvimento da pesquisa de mestrado, sob orientação da Profª. Drª. Vânia Cristina Pires Nogueira Valente. Abordagem que busca auxiliar na compreensão da gamificação, com o intuito de discutir e questionar essa estratégia no cenário atual das mídias digitais. A pesquisa busca explorar aplicações de gamificação e game design através de um estudo bibliográfico e exploratório. Identificar se os usuários de mídias digitais podem se beneficiar com o uso da gamificação. Para isso, são apresentados os conceitos desse método: como aplicar, quando aplicar, sua história e origem nas mídias digitais, educação e negócios. Por último, este trabalho apresenta estratégias com o intuito de facilitar a aplicação da gamificação nas mídias digitais para que designers, professores ou qualquer desenvolvedor que opte pela gamificação como estratégia, possa aplicá-la de forma eficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Nicholas Bruggner Grassi - Integrante / Vânia Cristina Pires Nogueira Valente - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Subárea: Mídia e Tecnologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfo da 2ª turma de bacharelado em Design, Faculdades Integradas de Bauru - FIB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRASSI, N. B.2015 GRASSI, N. B.; FABRICIO, M. A. ; BONETTI, M. H. ; VALENTE, V. C. P. N. ; FERASOLI FILHO, H. . Tutoriais gamificados e o design centrado no usuário. REVISTA GEMInIS, v. 6, p. 62-78, 2015.

2.
VALENTE, V. C. P. N.2015 VALENTE, V. C. P. N. ; BENUTTI, M. A. ; GRASSI, N. B. . UTILIZAÇÃO DE GAMES COM PARADOXOS VISUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA APRIMORAMENTO DA HABILIDADE ESPACIAL. Desafios, Práticas e Tecnologias na Era da Informação, v. 1, p. 85-90, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. ; SAMPEDRO, P. P. ; MOSCHIN, I. Z. ; BITTENCOURT, P. A. S. . TECNOLOGIAS EMERGENTES NA GAMETERAPIA: UMA REFLEXÃO PELA ÓTICA DA ECOLOGIA DOS MEIOS. In: Denis Renó; Fernando Irigaray; Francisco Roflsen Belda; Marcos Américo. (Org.). ARTES, AMBIENTES MIDIÁTICOS, EDUCAÇÃO E PLATAFORMAS. 1ed.Rosário: UNR Editora, 2018, v. , p. 182-195.

2.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . Estratégias para gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem: aplicações para o moodle. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade;  Magda Fonte; Guilhermina Miranda; Fernando Albuquerque Costa; Elisabete Cruz;  Joana Viana; Nuno Dorotea; Nuno Ricardo Oliveira; Sofia Batista.. (Org.). TECNOLOGIAS DIGITAIS E A ESCOLA DO FUTURO. 4ed.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. , p. 780-795.

3.
GRASSI, N. B.; BITTENCOURT, P. A. S. ; VALENTE, V. C. P. N. ; ALBINO, J. P. . A gamificação como recurso estratégico para motivar nativos digitais : uma abordagem. In: Prof. Dr. José Luís Bizelli; Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti; Prof. Dr.Sebastião de Souza Lemes. (Org.). Anais do X Encontro Ibero-Americano de Educação. 10ed.: , 2015, v. , p. 480-490.

4.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO E OS NOVOS MODELOS EDUCACIONAIS. In: Profª Drª Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. (Org.). V CBE V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO Pesquisa e Formação de Professores: Políticas e Programas. 5ed.Bauru: FC/UNESP, 2015, v. , p. 2127-2138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BITTENCOURT, P. A. S. ; ALBINO, J. P. ; GRASSI, N. B. . A CULTURA DIGITAL E OS SERIOUS GAMES NA EDUCAÇÃO. In: 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT, 2017, Ribeirão Preto. 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT, 2017.

2.
GRASSI, N. B.; MOSCHIN, I. Z. ; SAMPEDRO, P. P. ; VALENTE, V. C. P. N. ; BITTENCOURT, P. A. S. . O Aprendizado Tangencial em Zero Escape Virtue's Last Reward: um estudo de caso. In: I Seminário Nacional GEMS - Perspectivas Interdisciplinares em Games, Educação, Mídia e Sentido, 2017, Bauru. I Seminário Nacional GEMS - Perspectivas Interdisciplinares em Games, Educação, Mídia e Sentido, 2017.

3.
GRASSI, N. B.; SAMPEDRO, P. P. ; MOSCHIN, I. Z. ; VALENTE, V. C. P. N. ; BITTENCOURT, P. A. S. . Tecnologias emergentes na gameterapia: uma reflexão pela ótica da ecologia dos meios. In: 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017, Bauru. 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017. p. 182-195.

4.
MOSCHIN, I. Z. ; GRASSI, N. B. ; SAMPEDRO, P. P. ; VALENTE, V. C. P. N. . Kindle: um estudo das possibilidades de experiência do usuário no e-reader da Amazon. In: 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017, Bauru. 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017.

5.
SAMPEDRO, P. P. ; SILVA, G. V. ; GRASSI, N. B. ; MOSCHIN, I. Z. ; VALENTE, V. C. P. N. . Representação Espacial no Universo dos Jogos Digitais. In: 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017, Bauru. 1º. Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios, 2017.

6.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . ESTRATÉGIAS PARA GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÕES PARA O MOODLE. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2016., 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.

7.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A gamificação e os novos modelos educacionais. In: V CBE - Congresso Brasileiro de Educação, 2015, BAURU. ANAIS do V CBE - Congresso Brasileiro de Educação -, 2015. p. 2127-2138.

8.
VALENTE, V. C. P. N. ; BENUTTI, M. A. ; GRASSI, N. B. . UTILIZAÇÃO DE GAMES COM PARADOXOS VISUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA APRIMORAMENTO DA HABILIDADE ESPACIAL. In: WCSEIT2015 - II Congresso Mundial em Engenharia de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2015, Vigo - Espanha. Desafios, Práticas e Tecnologias na Era da Informação, 2015.

9.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. ; BITTENCOURT, P. A. S. . A gamificação como recurso estratégico para motivar nativos digitais: uma abordagem, 2015, Araraquara, 2015. p. 480-490.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. R. S. ; GRASSI, N. B. . DESIGN DE INTERFACE E GAMIFICATION COMO AUXILIADORES NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO. In: I Seminário Nacional GEMS - Perspectivas Interdisciplinares em Games, Educação, Mídia e Sentido, 2017. I Seminário Nacional GEMS - Perspectivas Interdisciplinares em Games, Educação, Mídia e Sentido, 2017.

2.
ANTONELLI, B. C. ; GRASSI, N. B. . APLICATIVO PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR INFANTIL. In: XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017, Bauru. XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017.

3.
GEREMIAS, G. A. ; GRASSI, N. B. . PROPOSTA DE PROVAS EM FORMATO DE GAMES A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO. In: XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017, Bauru. XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017.

4.
FERREIRA, J. R. S. ; SILVA, L. C. ; GRASSI, N. B. . POSSIBILIDADES NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA POR MEIO DA GAMIFICATION EM UM APLICATIVO. In: XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017, Bauru. XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017.

5.
PRIMOLAN, D. A. ; GAMA, K. A. ; SILVA, M. R. G. ; VEIGA, R. T. ; GRASSI, N. B. . MANUAIS DE INSTRUÇÕES A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO E REALIDADE AUMENTADA. In: XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017, Bauru. XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2017.

6.
GRASSI, N. B.; BITTENCOURT, P. A. S. ; VALENTE, V. C. P. N. ; ALBINO, J. P. . UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA BRASILEIRA. In: Jornada Científica FIB, 2016, Bauru. XI Jornada Científica FIB, 2016.

7.
GRASSI, N. B.; TROMBINI, E. C. . ROTOSCOPIA NA ANIMAÇÃO: HISTÓRIA E TECNOLOGIAS. In: Jornada Científica FIB, 2016, Bauru. XI Jornada Científica FIB, 2016.

8.
GRASSI, N. B.; CAMPOS, B. A. ; SA, D. D. . PROPOSTA DE APLICATIVO PARA CONTROLE DIGITAL DE POLTRONAS DO PAPAI. In: Jornada Científica FIB, 2016, Bauru. XI Jornada Científica FIB, 2016.

9.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO EM NETFLIX MAX E STARBUCKS REWARDS: ALÉM DOS PONTOS, DISTINTIVOS E PLACARES. In: Jornada Científica FIB, 2016, Bauru. XI Jornada Científica FIB, 2016.

10.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS. In: Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2015, Bauru. Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTE, V. C. P. N. ; BENUTTI, M. A. ; GRASSI, N. B. . Games for use with visual paradoxes dimensional space for improvement of skill. In: II WORLD CONGRESS ON SYSTEMS ENGINEERING AND INFORMATION TECHNOLOGY, 2015, Vigo. BOOK OF ABSTRACTS - II World Congress on Systems Engineering and Information Technology. Vigo: COPEC - Science and Education Research Council, 2015. v. 2. p. 22-22.

2.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. ; BITTENCOURT, P. A. S. ; ALBINO, J. P. . GAMIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ATRAIR E MOTIVAR NATIVOS DIGITAIS AO APRENDIZADO. In: X Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB, 2015, Bauru. X Jornada Científica FIB, 2015.

3.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . DIRETRIZES PARA GAMIFICAÇÃO: PROPOSTAS PARA AUXILIAR A INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS. In: Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2015, Bauru. Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2015.

4.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA PARA A DISSEMINAÇÃO DA INTERATIVIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS. In: Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2014, Bauru. Colóquio de Mídia e Tecnologia, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
GRASSI, N. B.; MOSCHIN, I. Z. ; BITTENCOURT, P. A. S. ; VALENTE, V. C. P. N. ; SAMPEDRO, P. P. . O Aprendizado Tangencial em Zero Escape Virtue's Last Reward: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. ; SAMPEDRO, P. P. ; MOSCHIN, I. Z. ; BITTENCOURT, P. A. S. . Tecnologias emergentes na gameterapia: uma reflexão pela ótica da ecologia dos meios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRASSI, N. B.. 4ª Sessão do Cineclube FIB ('O Menino e o Mundo'). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . ESTRATÉGIAS PARA GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÕES PARA O MOODLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO EM NETFLIX MAX E STARBUCKS REWARDS: ALÉM DOS PONTOS, DISTINTIVOS E PLACARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GRASSI, N. B.; CAMPOS, B. A. ; SA, D. D. . PROPOSTA DE APLICATIVO PARA CONTROLE DIGITAL DE POLTRONAS DO PAPAI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GRASSI, N. B.; TROMBINI, E. C. . ROTOSCOPIA NA ANIMAÇÃO: HISTÓRIA E TECNOLOGIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BITTENCOURT, P. A. S. ; GRASSI, N. B. ; ALBINO, J. P. ; VALENTE, V. C. P. N. . UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA BRASILEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A gamificação e os novos modelos educacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GRASSI, N. B.; BITTENCOURT, P. A. S. ; VALENTE, V. C. P. N. ; ALBINO, J. P. . A gamificação como recurso estratégico para motivar nativos digitais: uma abordagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO PARA INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . DIRETRIZES PARA GAMIFICAÇÃO: PROPOSTAS PARA AUXILIAR A INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GRASSI, N. B.; BITTENCOURT, P. A. S. ; VALENTE, V. C. P. N. ; ALBINO, J. P. . GAMIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ATRAIR E MOTIVAR NATIVOS DIGITAIS AO APRENDIZADO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GRASSI, N. B.. Oficina de Animação e Stop Motion. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. . A GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA PARA A DISSEMINAÇÃO DA INTERATIVIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Design de Games FIB - Jogo. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRASSI, N. B.; LEITE, W. C. M. . FIB Produz #51 - Professor Nicholas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GRASSI, N. B.; VALENTE, V. C. P. N. ; SILVA, G. V. . Ciência Sem Limites | Uso dos games no ensino. 2016.

3.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. . Podcast ZC #52 - Especial OSCAR 2016 (2ª Parte). 2016.

4.
BORGES, A. J. ; PINI, G. ; GRASSI, N. B. ; MOSCHIN, I. Z. . ZoomCast #50 - Jogos Vorazes A Esperanca - FINAL 2. 2016.

5.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. . PodCast ZC #51 - Especial OSCAR 2016 (1ª Parte). 2016.

6.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. . ZoomCast #5 - Oscar 2014. 2014.

7.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. ; DINARDI, R. ; OLIVEIRA, R. . ZoomCast #4 - O Fantástico Sr. Raposo. 2014.

8.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. ; DINARDI, R. ; OLIVEIRA, R. . ZoomCast #3 ? KIDS (1995). 2014.

9.
BORGES, A. J. ; GRASSI, N. B. ; OLIVEIRA, R. ; DINARDI, R. . Podcast ZC #2 - 12 Homens e Uma Sentença (análise). 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
GRASSI, N. B.. Behance de Nicholas Grassi: Portfólio digital de Design. 2016; Tema: Portfólio criado na rede social Behance para divulgação de trabalhos de Design Gráfico e Digital.. (Rede social).

2.
BORGES, A. J. ; BERTOLINI, O. ; PINI, G. ; GRASSI, N. B. ; DINARDI, R. ; OLIVEIRA, R. . Zoom News - O melhor em Foco!. 2015; Tema: Canal do Youtube com Podcasts sobre Cinema e entretenimento.. (Rede social).

3.
MOSCHIN, I. Z. ; MARQUES, M. L. ; GRASSI, N. B. ; SANCHES, A. . Resenhas à la Carte. 2015; Tema: Canal do YouTube com críticas literárias. (Rede social).

4.
GRASSI, N. B.; REGHINE, H. ; PASCHOAL, J. H. S. ; BORGES, A. J. ; PINTO, V. G. ; GARBULIO, D. . Biblioteca Aquática. 2014; Tema: Processos de Animação. (Blog).

5.
GRASSI, N. B.. Loop Island. 2013; Tema: Blog com os processos de desenvolvimento do curta metragem Loop Island, projeto de conclusão do curso Voyage da Melies - Escola de 3D, Animação e Cinema.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRASSI, N. B.. Treinamento de animação digital em After Effects. 2017. .

2.
GRASSI, N. B.. Oficina de Animação 2D: Técnicas no After Effects. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GRASSI, N. B.. A História dos videogames. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

4.
GRASSI, N. B.. Roteiro, Storyboard e Planos para Animação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

5.
GRASSI, N. B.. O que é Stop Motion?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

6.
GRASSI, N. B.. Profissionais envolvidos no desenvolvimento de games. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

7.
GRASSI, N. B.. Técnicas de animação. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

8.
GRASSI, N. B.. Como criar um Game Design Document. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

9.
GRASSI, N. B.. Concept Art - Design de Games. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

10.
GRASSI, N. B.. Oficina de Animação e Stop Motion. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GRASSI, N. B.. O que é Gamificação?. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

12.
GRASSI, N. B.. Breve história da animação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

13.
GRASSI, N. B.. Princípios da animação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

14.
GRASSI, N. B.. User Interface Design. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

15.
GRASSI, N. B.. Animação - Ciclo de Caminhada. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

16.
GRASSI, N. B.. Tutorial Ciclo de Caminhada. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

17.
GRASSI, N. B.. Experiência do Usuário e Design Centrado no Usuário. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

18.
GRASSI, N. B.. Infográficos Animados. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo desenvolvido para aula).

19.
GRASSI, N. B.. Resenhas à la Carte. 2016. (Animação de Vinheta e edição).

20.
GRASSI, N. B.. Oficina de Animação e Stop Motion. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação de slides para aula).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRASSI, N. B.; ANDRADE, A. B. P.; FOGOLIN, A. P.. Participação em banca de Lucas Fúrio Melara.INTERDESIGNERS 4.0. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GRASSI, N. B.; BECCARI, M. N.. Participação em banca de Marcel Barcelos Nogueira Barboza.UM JOGO DE PALAVRAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
GRASSI, N. B.; PIZARRO, C. V.. Participação em banca de Larissa Paes de Almeida.LUDIC LUCID DREAM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
GRASSI, N. B.; FERRO, G. S.. Participação em banca de Victor Vianna de Andrade Lima.IRV INK. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
GRASSI, N. B.; TEIXEIRA, S. A.. Participação em banca de Matheus Barbosa Peixoto.GENUL: UMA APLICAÇÃO DE GAME DESIGN NO APRENDIZADO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
GRASSI, N. B.; TEIXEIRA, S. A.. Participação em banca de Felipe Barroso Rosa.TWISTED TALE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
DOMICIANO, C. L. C.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de André Willy Beltrane Pinto.WITAN: IDENTIDADE DE MARCA E DESIGN GRÁFICO DE HIDROMEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; TEIXEIRA, S. A.; VIEIRA, R. M.. Participação em banca de Mathias Pedro Estevan Pires Mariano Tomazini Ribeiro.Fluid Conversation: Mecânica de diálogos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; GOMES, C.; MOON, R. M. B.. Participação em banca de Helena Bamberg e Raquel Romano.PROJETO D.ELAS: DESIGN POR ELAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; SANETI, L.; MATSUMOTO, M. T.. Participação em banca de Samuel Evangelista Vieira.Animação e processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; PIOCCOPI, F.. Participação em banca de Natália Inês Martins Ferreira.Webtoon: Planejamento e Processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; RINO, M.; TEIXEIRA, S. A.. Participação em banca de Rodrigo Morelli Cavalcante.Game Design Level 1. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
OLIVEIRA, B. J.; GRASSI, N. B.; SAMPEDRO, P. P.. Participação em banca de Diego Augusto Camargo et al..Infinitus: curta-metragem de animação com o tema ?Desconstrução?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Faculdades Integradas de Bauru.

14.
AMERICO, M.; PESSOTO, A. H. V.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Beatriz Montanhaur.As Brumas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
AMERICO, M.; PESSOTO, A. H. V.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Victor Eduardo Nunes Barboza."O CONTROLE" - A PRODUÇÃO DE UMA ANIMAÇÃO 2D UTILIZANDO RECURSOS DO AFTER EFFECTS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
AMERICO, M.; PESSOTO, A. H. V.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Amaury Oliveira e Victor Gonçalves.RELATÓRIO FINAL DA ANIMAÇÃO "SPRAWLER". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radialismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; TEIXEIRA, S. A.. Participação em banca de Isabela Coelho Dourado.REENCONTRANDO AS CORES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
ROSSI, D. C.; BARATA, T. Q. F.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Renato Correia Di Lábio.JIMI'S TINY HOME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; PIOCCOPI, F.. Participação em banca de Virgínia Rúbia Alves Ferreira Xavier de Moraes.PEARL - JÓIAS MAKERS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
ROSSI, D. C.; GRASSI, N. B.; OLIVEIRA, V. A.. Participação em banca de Aline Merli Rizzo.CHROMO EMOTION. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Produto) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
PEREIRA, D. D.; GRASSI, N. B.; CASTRO, J. A. G. F.. Participação em banca de Guilherme Bispo da Silva.WHAT'S DEATH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

22.
PEREIRA, D. D.; GRASSI, N. B.; CASTRO, J. A. G. F.. Participação em banca de Bruno Ricardo de Abreu.ARTBOOK COLLECTION. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

23.
AMANTINI, S. N. S. R.; GRASSI, N. B.; MONTILHA, A. A. P.. Participação em banca de Renan Cayres Zacarin de Paula Joga e Luísa Gonçalves Spiri.O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO FUNDAMENTADO EM CONCEITOS DO DESIGN, SEMIÓTICA E INTERPRETAÇÃO DAS CORES NOS VIDEOGAMES. 2017.

24.
AMANTINI, S. N. S. R.; CASTRO, J. A. G. F.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Franciane Miriã Rodrigues.ESTUDE BATERA: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA APERFEIÇOAMENTO DE BATERISTAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

25.
CASTRO, J. A. G. F.; AMANTINI, S. N. S. R.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Thaís Moreira Garmes.TRAMA STORE: DESENVOLVIMENTO DE UMA COLEÇÃO DE LINGERIE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

26.
AMANTINI, S. N. S. R.; CASTRO, J. A. G. F.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Jenyfer Soares da Silva.DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS LÚDICOS PARA USO NO ENSINO DA PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

27.
CASTRO, J. A. G. F.; AMANTINI, S. N. S. R.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Luiz Felipe Cirqueira Gomes e Vitor Henrique Severino.AUREO DESIGN: APLICATIVO EDUCATIVO DE DESENHO ANTROPOMÉTRICO PARA CELULARES E MESAS DIGITALIZADORAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

28.
AMANTINI, S. N. S. R.; CASTRO, J. A. G. F.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Ronan A. Dias e Gabriela Brasolim.UMUT: GAME QUE AUXILIA O ENTENDIMENTO DE CRIANÇAS DURANTE O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.

29.
NAKATA, M. K.; HENRIQUES, F.; GRASSI, N. B.. Participação em banca de Bruno Henrique Carneiro Feltran.Mannaz: o processo de criação de um jogo baseado na filosofia dos games independentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

30.
GODOY, K. M. M.; GRASSI, N. B.; DOMICIANO, C. L. C.. Participação em banca de Lydia dos Santos Garcia e Pamela Palhares Garcia.DESENVOLVIMENTO DE LIVRO INFANTIL SOBRE SERES MITOLÓGICOS DAS CIVILIZAÇÕES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB.MANUAIS DE INSTRUÇÕES A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO E REALIDADE AUMENTADA. 2017. (Outra).

2.
XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB.APLICATIVO PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR INFANTIL. 2017. (Outra).

3.
XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB.PROPOSTA DE PROVAS EM FORMATO DE GAMES A PARTIR DA GAMIFICAÇÃO. 2017. (Outra).

4.
XII Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB.POSSIBILIDADES NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA POR MEIO DA GAMIFICATION EM UM APLICATIVO. 2017. (Outra).

5.
3ª Sessão do Cineclube FIB ("O planeta dos Macacos"). 2016. (Outra).

6.
IV Congresso Internacional TIC e Educação - ticEDUCA2016. ESTRATÉGIAS PARA GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: APLICAÇÕES PARA O MOODLE. 2016. (Congresso).

7.
XI Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.UM ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA BRASILEIRA. 2016. (Outra).

8.
XI Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.PROPOSTA DE APLICATIVO PARA CONTROLE DIGITAL DE POLTRONAS DO PAPAI. 2016. (Outra).

9.
XI Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.ROTOSCOPIA NA ANIMAÇÃO: HISTÓRIA E TECNOLOGIAS. 2016. (Outra).

10.
XI Jornada Científica Faculdades Integradas de Bauru - FIB.A GAMIFICAÇÃO EM NETFLIX MAX E STARBUCKS REWARDS: ALÉM DOS PONTOS, DISTINTIVOS E PLACARES. 2016. (Outra).

11.
5º Colóquio Lecotec de Pesquisa - Ley de Medios. 2015. (Congresso).

12.
Colóquio de Mídia e Tecnologia. DIRETRIZES PARA GAMIFICAÇÃO: PROPOSTAS PARA AUXILIAR A INTERATIVIDADE ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E USUÁRIOS. 2015. (Congresso).

13.
Colóquio de Mídia e Tecnologia: Educação, comunicação e desenvolvimento internacional.. 2015. (Congresso).

14.
Colóquio de Mídia e Tecnologia: Ética, método e avaliação na pesquisa. 2015. (Congresso).

15.
La televisión pública en Europa: estrategias programáticas en el esceneario digital.. 2015. (Outra).

16.
Seminário de dissertação sobre tecnologias digitais. 2015. (Seminário).

17.
V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas. 2015. (Congresso).

18.
V CBE - Congresso Brasileiro de Educação: "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas. A gamificação e os novos modelos educacionais. 2015. (Congresso).

19.
V CBE - Congresso Brasileiro de Educação - Minicurso Tecnologias Educacionais X Práticas Pedagógicas: produzindo e explorando objetos educacionais digitais. 2015. (Oficina).

20.
X Encontro Ibero-Americano de Educação. A gamificação como recurso estratégico para motivar nativos digitais: uma abordagem. 2015. (Congresso).

21.
X Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru. Gamificação: Uma abordagem para atrair e motivar nativos digitais ao aprendizado. 2015. (Congresso).

22.
Colóquio de Mídia e Tecnologia. A GAMIFICAÇÃO COMO PROPOSTA PARA A DISSEMINAÇÃO DA INTERATIVIDADE NAS MÍDIAS DIGITAIS. 2014. (Congresso).

23.
Colóquio Mídia e Tecnologia: Difusion de Innovaciones Tecnológicas.. 2014. (Congresso).

24.
Colóquio Mídia e Tecnologia: Oficina de Currículo Lattes. 2014. (Oficina).

25.
Palestra: Perspectiva e tendência da indústria americana de televisão e o seu impacto no mercado brasileiro. 2014. (Outra).

26.
InterDesigners. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMANTINI, S. N. S. R. ; GRASSI, N. B. . Encontro de Design - TEIA 2016. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Pereira de Freitas. AS AVENTURAS DE ACQUA: SERIOUS GAME SOBRE O USO CONSCIENTE DA ÁGUA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Nicholas Bruggner Grassi.

2.
Lincoln Sbragi e Cristian Rinaldo Razuk. BLOODYTRIBES: DESENVOLVIMENTO DE UM GAME DO GÊNERO BEAT'EM UP A PARTIR DA PESQUISA SOBRE A CULTURA DOS FLIPERAMAS NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Nicholas Bruggner Grassi.

3.
Eduardo Hirosse Pirillo e Tomás Gushiken Paulozzi. TAMAHAGANE: PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO SOBRE A HISTÓRIA DO JAPÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Nicholas Bruggner Grassi.

4.
Lucas Fernandes Golbete. NA COZINHA COM A MADRINHA: DESENVOLVIMENTO DE ANIMAÇÃO PARA INSTRUÇÃO INFANTIL SOBRE O CHOCOLATE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Nicholas Bruggner Grassi.

5.
Daniele Cristina Braga e Eduardo Nunes Andrade Santos. OZZON: DESENVOLVIMENTO DE CONCEPT ART E DESIGN DE SERIOUS GAME EDUCATIVO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Integradas de Bauru. Orientador: Nicholas Bruggner Grassi.




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