Letícia Barbosa da Silva Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0099741858586523
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela mesma instituição. Especialista em Língua Inglesa com ênfase em Ensino e Aprendizagem pela UNAES e Multiletramentos pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia Barbosa da Silva Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. B.;CAVALCANTE, L. B. S

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS - Campus Ponta Porã.
BR-463, km14,s/n
Sanga Puitã
79909000 - Ponta Porã, MS - Brasil
Telefone: (067) 34379600
URL da Homepage: www.ifms.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Léxico Toponímico Urbano da cidade de Campo Grande/MS: Região do Imbirussu,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Aparecida Negri Isquerdo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2011
Especialização em Multiletramentos. (Carga Horária: 390h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Letramento Crítico e Ensino Comunicativo: uma experiência com unidade didática temática.
Orientador: Maria Tereza Tedesco Vilardo Abreu.
2008 - 2009
Especialização em Teopsicologia - Aconselhamento Pastoral. (Carga Horária: 360h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DE UM GRUPO DE APOIO TEO-TERÁPICO NA TERCEIRA IDADE NO CONTEXTO DA IGREJA EVANGÉLICA BATISTA ÁGAPE.
Orientador: Rodolfo Gaede Neto.
2006 - 2007
Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Ensino e Aprediz. (Carga Horária: 480h).
Centro Universitário de Campo Grande, UNAES, Brasil.
Título: Abordagem Comunicativa: Proposta de intervenção no ensino Regular de LÍngua inglesa.
Orientador: Ruberval Franco Maciel.
2002 - 2005
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Teaching English to Speakers of Other Languages. (Carga horária: 140h).
Northern Virginia Community College, NOVA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Oficina Moodle - formação de professoresw no AVA - EaD IFMS. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento para Aplicação do TOEFL ITP. (Carga horária: 3h).
Mastertest Treinamentos, MASTER, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento para Aplicação do TOEIC. (Carga horária: 3h).
Mastertest Treinamentos, MASTER, Brasil.
2013 - 2013
Lexicologia, lexicografia e terminologia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2013
Teacher Development Interactive. (Carga horária: 100h).
Pearson Education, --, Inglaterra.
2005 - 2005
Curso de Atualização para Professores Brasileiros. (Carga horária: 80h).
Consejería de Educación da Embaixada da Espanha em Brasília, --, Brasil.
2004 - 2004
Writing. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2004 - 2004
Diploma de Español (Nivel Superior).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2002 - 2002
Projeto de Ensino Língua e Literatura. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2002 - 2002
Língua Inglesa Instrumental. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2001 - 2002
Programa de Inglês Avançado. (Carga horária: 200h).
Yázigi Internexus, --, Brasil.
2001 - 2002
Curso de Espanhol. (Carga horária: 300h).
Anglo Hispânico Idiomas, ANGLO HISPÂNICO, Brasil.
2001 - 2001
Language Course - Advanced Level. (Carga horária: 80h).
Churchill House School of English Language, --, Inglaterra.
2001 - 2001
London Examinations Level 4 Advanced Communication.
Edexcel International Foundation, EDEXCEL, Inglaterra.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Escola de Governo de MS, ESCOLAGOV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Credenciado, Enquadramento Funcional: Conteudista, Palestrante e Instrutor


Colégio Militar de Campo Grande, CMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Militar Temporária, Professora de Inglês, Carga horária: 40


Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, SED-MS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Elaboradora de Material Didático
Outras informações
Elaboradora da Apostila de Inglês do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Professora no PROJELE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora de Ensino em Língua Inglesa I - 288h


Anglo Hispânico Idiomas, ANGLO HISPÂNICO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Centro Educacional Século XX, SÉCULO XX, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Escola Máxima, MÁXIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Centro Social Dom Bosco, --, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Instrutora de Inglês



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
ATEMS - Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul
Descrição: Esta proposta de caráter interinstitucional tem como objetivo ampliar os estudos toponímicos no estado de Mato grosso do Sul por meio do estudo de dados toponímicos oriundos de diferentes fontes, além dos mapas oficiais, de maneira a oferecer um panorama mais amplo e completo sobre o acervo onomástico-toponímico. Assim, a proposta de continuação deste projeto visa, em termos gerais, a estudar a toponímia sul-mato-grossense a partir de fontes diversificadas de dados: cartografia histórica, literatura de viajantes, entrevistas orais e mapas oficiais contemporâneos; divulgar a matriz toponímica de Mato Grosso do Sul por meio de um atlas toponímico e de um glossário da toponímia sul-mato-grossense; oferecer aos estudiosos da língua portuguesa (linguistas, lexicólogos, etimólogos, filólogos e das demais áreas dos estudos linguísticos), aos pesquisadores de áreas afins (história, antropologia, sociologia) e aos pedagogos subsídios sobre a realidade linguística e cultural de Mato Grosso do Sul impressa na toponímia local; disponibilizar aos pesquisadores interessados um Banco de Dados dos topônimos sul-mato-grossenses recolhidos tanto de fontes oficiais representativas de diferentes momentos da história de Mato Grosso do Sul, como de fontes orais sobre a toponímia paralela. Para dar conta dessas possibilidades, o projeto propõe: i) ampliar o Banco de Dados do projeto ATEMS com dados toponímicos de outras fontes documentais, para além dos mapas oficiais; ii) inaugurar diferentes abordagens de estudos toponímicos no âmbito do Projeto ATEMS (dados da toponímia urbana; nomes de acidentes humanos rurais e urbanos; cartografia histórica, toponímia registrada em obras da literatura de viagens, entrevistas orais); iii) dar continuidade à cartografação dos topônimos sul-mato-grossenses com base nos modelos adotados, evidenciando aspectos como: estratos linguísticos predominantes; classificação dos topônimos, segundo a motivação; estrutura morfológica dos designativos; particularida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Estudos Lexicográficos e Terminológicos em Mato Grosso do Sul
Descrição: Os objetivos principais do Projeto são: Contribuir para o desenvolvimento da Lexicografia e da Terminologia no Brasil, sobretudo no MS; Proporcionar discussões teórico-metodológicas acerca da Lexicografia e da Terminologia; Desenvolver Projetos de Pesquisa que abordem temáticas lexicográficas e terminológicas; Incentivar o desenvolvimento de materiais lexicográficos e terminológicos (bases de dados, dicionários, glossários, vocabulários)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ciências do léxico: lexicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação em 5º lugar no concurso público para professor de português/inglêsl, IFMS - Instituto Federal do Mato Grosso do Sul., IFMS.
2013
Aprovação em Concurso Público para Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar de Campo Grande, DEPA - DECEX CMCG.
2013
Aprovação em Concurso Público para Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, SED-MS.
2013
Aprovação em Processo Seletivo da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul para Conteudista, Instrutor e/ou Palestrante na área de Língua Inglesa, ESCOLAGOV-MS.
2013
Aprovação em Concurso Público da Universidade Federal da Grande Dourados para Tradutor Intérprete - Inglês, UFGD.
2006
Aprovação em Concurso Público para Professor de Língua Inglesa da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, SED-MS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTE, L. B. S2017 CAVALCANTE, L. B. S; ISQUERDO, A. N. . Toponímia urbana na região de Imbirussu, Campo Grande/MS: registros ontológicos e cartográficos de áreas toponímicas. GUAVIRA LETRAS, v. 25, p. 105-121, 2017.

2.
SILVA, L. B.2006SILVA, L. B.. Alfabetizar com Ludicidade. Rabiscos de Primeira (UFMS), v. 6, p. 92-95, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, L. B. S. Referenciais Antroponímicos na Microtoponímia da Região Urbana do Imbirussu, Campo Grande/MS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, L. B.. Letramento Crítico e Ensino Comunicativo: uma experiência com unidade didática temática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. B.. Apostila de Língua Inglesa do Curso Estadual Preparatório para Ingresso no Ensino Superior. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila CIES - SED MS).

2.
SILVA, L. B.. A necessidade do conhecimento plural do professor nos diversos eixo cognitivo, como forma de promover e ampliar o letramento no CMCG. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, L. B.. Capacitação para os Professores do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior. 2011. .

4.
SILVA, L. B.. Apostila de Língua Inglesa do Curso Estadual Preparatório para Ingresso no Ensino Superior. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila CIES - SED MS).

5.
SILVA, L. B.. Capacitação para os Professores do Curso Estadual Preparatório para o Vestibular. 2010. .

6.
SILVA, L. B.. Apostila de Língua Inglesa do Curso Estadual Preparatório para Ingresso no Ensino Superior. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila CEPV - SED MS).

7.
SILVA, L. B.. Capacitação para os Professores do Curso Estadual Preparatório para o Vestibular. 2009. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e XIX Semana de Letras da UFMS.Referenciais Antroponímicos na Microtoponímia da Região Urbana do Imbirussu, Campo Grande/MS. 2017. (Seminário).

2.
11º Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, organizado pela Associação de Linguística Aplicada do Brasil. DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI (PONTA PORÃ/ PEDRO JUAN CABALLERO): PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PROPOSTAS DE ENSINO. 2015. (Congresso).

3.
CONGRESSO DE LÍNGUAS E LITERATURAS (COLITERAS). A MICROTOPONÍMIA DA REGIÃO DO IMBIRUSSU, CAMPO GRANDE-MS: DESIGNATIVOS DE LOTEAMENTOS. 2015. (Congresso).

4.
Simpósio Nacional de Línguas e Literaturas e do Encontro Nacional de Literatura e Filosofia.Delimitação da Área do Corpus na Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT): uma experiência com o domínio da terminologia. 2014. (Simpósio).

5.
XVIII SEMANA DE LETRAS E II JORNADA DE ESTUDOS DE LINGUAGENS: MEMÓRIA E PESQUISA - 25 ANOS DO CURSO DE LETRAS.Letramento Crítico e Ensino Comunicativo: uma experiência com unidade didática temática.. 2013. (Encontro).

6.
III Seminário de Educação - DEPA e V Simpósio de Educação Colégio Militar de Campo Grande - 20h. 2009. (Seminário).

7.
IV SIMPEC - Simpósio de Educação do Colégio Militar de Campo Grande - 20h. 2007. (Simpósio).

8.
Programa de Desenvolvimento de Docentes - SENAC (73h). 2007. (Outra).

9.
Minicurso Retórica e Oratória: Recursos Linguisticos e Extralinguisticos na Construção do Discurso - 16h. 2006. (Outra).

10.
XIII Semana de Letras executado pelo departamento de Letras da CCHS da UFMS - 20h. 2006. (Encontro).

11.
IX Semana de Letras da UNIDERP.Técnicas Teatrais no Ensino de Língua Estrangeira. 2005. (Seminário).

12.
IX Semana de Letras da UNIDERP - 24h. 2005. (Encontro).

13.
XII Semana de Letras executado pelo departamento de Letras da CCHS da UFMS - 20h. 2004. (Encontro).

14.
American English Center Seminar for Teachers of English - 10h. 2003. (Seminário).

15.
VIII Encontro de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) UFMS.Mesa-Redonda O Curso de Letras e o Mercado de Trabalho. 2002. (Encontro).

16.
VIII Encontro de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) UFMS.O progama de au-pair da Agência Go Aupair. 2002. (Encontro).

17.
VIII Encontro de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) UFMS - 30h. 2002. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 4:43:38